IDEF3 - Process Description Capture Method

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "IDEF3 - Process Description Capture Method"

Transcrição

1 IDEF3 - Process Description Capture Method Como foi referido no texto anterior, a metodologia IDEF é constituída por vários módulos, cada um destes com especificidades e propriedades adequadas ao contexto em que são utilizadas. O IDEF3 foi criado especificamente para capturar e representar descrições de sequências de actividades. O objectivo principal da metodologia IDEF3 é o de fornecer um método estruturado para ser possível a captura e representação de actividades de um determinado sistema ou organização. A aquisição do conhecimento associado a essa actividade é conseguida através da captura directa de eventos ou actividades existentes no mundo real. Para esta tarefa ser levada a cabo de uma forma correcta e intuitiva, e necessário identificar os objectos que participam no processo, precedências e relações entre esses mesmos objectos e eventos ou actividades que estejam associadas a esses processos. Um conceito ou notação bastante importante utilizado na organização básica de uma descrição e captura de processo através de IDEF3 é o conceito de cenário. Um cenário pode ser interpretado como sendo uma actividade ou situação recorrente, um conjunto de situações que descrevem os problemas típicos enfrentados por uma organização ou o contexto em que um determinado processo se inicia ou evolui. Os cenários estabelecem o núcleo de actividade e as fronteiras de uma descrição de um processo. A sua denominação toma sempre a forma de frases imperativas (verbos ou frases verbais como Inspeccionar Peça, Emitir Factura ) e em alguns casos utiliza-se verbos que funcionem como nomes (gerûndio) (Inspeccionado Peça, Calibrando Instrumento). Uma descrição de processos através da metodologia IDEF3 foi desenvolvida no pressuposto de existirem dois tipos de abordagem ou estratégias para a captura e descrição de conhecimento (leia-se knowledge) e/ou processos: - Process Schematics : Neste tipo de abordagem, o conhecimento intrínseco do processo e o objecto central da abordagem e captura, juntamente com os vários tipos de relações associadas entre eles como temporais, lógicas, no contexto de um cenário. - Object Schematics : Esta segunda dimensão organiza os processos utilizando como foco os objectos e as transições de estados associados a eles num único cenário ou no seguimento de um alinhamento de cenários. Seguidamente irá ser feita a descrição dos principais componentes e estruturas existentes na metodologia IDEF3, bem como alguns exemplos práticos tendo por cenário ou eventos possíveis aplicações para o projecto em causa. Irá ser respeitada a terminologia original em inglês nas denominações dos vários blocos, elementos e outras partes constituintes da metodologia IDEF3.

2 PROCESS SCHEMATICS UOB Units of Behaviour Box Para se compreender de uma forma correcta a verdadeira finalidade da utilização das UOB Boxes, é necessário primeiro fazer uma distinção entre tipos e instâncias. Esta distinção é familiar no desenvolvimento e implantação de sistemas de informação de bases de dados. Para se efectuar um primeiro modelo da base de dados, o seu projectista tenta identificar, no âmbito de todos os objectos existentes, as variadas e diferentes classes ou tipos existentes no modelo. Um objecto em particular é então uma instância de uma classe ou tipo de objectos. Uma UOB box descreve basicamente what s going on num determinado sistema ou processo, de uma forma geral. Uma UOB descreve um determinado tipo de situação. A representação de uma UOB é apresentada na figura seguinte: Fig. 1 Representação de uma UOB Links Os links ligam as diferentes UOB Boxes de forma a que possa ser representado de forma dinâmica um determinado processo. Os links têm como principal objectivo apontar e representar interligações significativas entre diferentes UOB, permitindo compreender de uma forma intuitiva e fácil a dinâmica de funcionamento de um processo ou actividade. Os links podem representar diferentes tipos de ligação/relação entre UOB. Como exemplo, pode-se representar através das links relações temporais, lógicas, etc. mas na maioria das situações, os links definem e representam precedências temporais entre UOB. As variadas representações de links serão apresentadas em seguida, juntamente com um breve comentário explicativo: - Links de simples precedência Estes tipos de links expressam precedência temporal entre instâncias de várias UOB. - Links de precedência condicionada Este tipo de links permite representar qualquer tipo de restrições, cuidados, ou situações especiais que devem ser levados em conta na relação temporal, lógica ou outra que exista entre duas UOB. - Links relacionais Este tipo de link define ou assinala uma relação entre duas UOB.

3 Junctions As junctions definem a existência de uma convergência ou divergência do fluxo entre os variados processos. Providenciam um mecanismo simples destinado a especificar a lógica da ramificação (branching) dos vários processos. Adicionalmente, as junctions simplificam a captura do timing e das várias interligações de sequências entre os vários caminhos ou paths dos múltiplos processos. Na sua topologia, podemos identificar dois tipos principais de junctions: Fan-out junctions representam uma divergência do fluxo do processo para vários caminhos paralelos ou alternativos. A pequena linha representada do lado direito da figura indica que vários paths existem nesta junction Fan-in junctions representam a convergência de vários paths (paralelos ou alternativos) num único fluxo. A pequena linha no lado esquerdo da figura indica que multiplos caminhos se agregam nesta junction Mas as junctions apenas da forma que estão definidas não permitem capturar de forma correcta e intuitiva o(s) fluxo(s) existentes num determinado processo, nem como se processa a sua ramificação ou convergência. Para isso utiliza-se cinco representações lógicas de forma a que seja possível capturar e descrever todos fluxos, relações, precedências e acções dos processos a serem representados através desta metodologia: AND junction assíncrona indica que todos os processos que precedem ou que se seguem a esta junction irão ocorrer, não obrigatoriamente de forma simultânea, antes do fluxo do processo seguir o seu normal fluxo. AND junction síncrona indica que todos os processos que precedem ou que se seguem a esta junction irão ocorrer de forma simultânea antes de o fluxo do processo continuar na direcção previamente estabelecida. OR junction assíncrona define que pelo menos um processo irá ocorrer antes ou depois da junction, não necessariamente de forma simultânea antes do processo seguir o seu normal curso. OR junction síncrona indica que um ou mais processos que se apresentam antes ou depois da junction vão ocorrer de forma simultânea antes do normal curso do processo XOR junction define que apenas um dos processos que se encontram representados antes ou depois da junction ocorre antes do processo seguir o seu normal curso.

4 OBJECT SCHEMATICS Este tipo de esquema captura, gere e permite visualizar descrições de processos tendo por base a abordagem através da inspecção da acção dos objectos no contexto de um processo. Esta representação permite observar de que forma objectos de vários tipos interagem entre si se transformam em outros tipos de objectos no decorrer de um determinado processo, representando também os eventos e mudanças de estado associados à execução de um processo. Na metodologia IDEF3, um objecto é uma representação de algo físico ou apenas conceptual, servindo para caracterizar de uma forma mais intuitiva todo o processo e a sua respectiva evolução e interacção com pessoas e recursos. Os Objects Schematics podem ser desenvolvidos no contexto de um único cenário, e é possível através destes, caracterizar as transições de estados associadas aos objectos participantes de um determinado cenário. Neste caso utiliza-se os denominados Transition Schematics, que permitem aos utilizadores especificar e definir as regras que regulam as transições entre os estados dos diferentes objectos na ocorrência de um cenário. De seguida é apresentada uma breve descrição dos elementos principais que são utilizados para representar os Object Schematics. Objects e Object States Um objecto, para além da sua própria individualidade, pertence a um grupo de outros objectos que partilham entre si determinadas características, sendo esse grupo denominado de tipo ou classe de objectos. Assim sendo, o tipo de objectos é representado através do seguinte símbolo: Fig. 2 - Símbolos de tipos de objectos Um objecto que se encontre num determinado estado ou etapa durante a ocorrência de um processo é representado de forma análoga à anterior, mas acrescentando uma referência que permita identificar qual o estado ou evolução que se está a desenrolar no objecto no contexto de um cenário ou processo: Fig 3 Símbolos de estados de objectos

5 Também nos Objects Schematics são utilizados links para indicar relações de precedência, lógicas etc: Fig. 4 Representação de diferentes links Conditions È importante fazer uma correcta distinção entre a caracterização de um objecto de um determinado tipo ou classe (ou possivelmente estado) e as condições ou regras que regulam e governam a forma como o objecto se transforma e evolui nos seus diferentes estados. Existem quatro tipos básicos de conditions associados a objectos na metodologia IDEF3: Entry, Transition, State e Exit. As conditions State e Exit estão associadas intrinsicamente a estados e respectivas transições, ao passo que as conditions Entry e Transition estão alocadas com as diferentes interfaces entre os estados e os links de transição referidos e descritos anteriormente. Uma possível representação dos conteúdos que foram apresentados neste tópico é apresentada em seguida: Fig. 5 Conditions e objectos

6 Da mesma forma que nos Process Schematics, também nos Object Schematics também são utilizadas junctions, que se representam de maneira ligeiramente diferente Fig. 6 Operadores Lógicos REFERENTS Os referents permitem optimizar a compreensão e representar informação adicional tanto em Process Schematics como em Object Schematics. São utilizados para, por exemplo, fazer referência a uma UOB previamente definida, sem existir uma duplicação da sua própria definição, permitindo indicar que uma instância de uma determinada UOB ocorre num ponto específico do processo. Permite também representar a transferência de controlo ou a existência de um loop no processo. Existem dois símbolos básicos de referents utilizados na metodologia IDEF3: - Call and Continue Referent indica que o elemento em questão apenas necessita de se iniciar antes de o elemento descrito pelo referent possa progredir para a conclusão do processo. Pode-se considerar que esta referent é assíncrona. - Call and Wait Referent este referent funciona de forma síncrona, ou seja, o elemento em causa necessita de iniciar e concluir as tarefas definidas para a sua execução, antes de ser completado o processo. Existem quatro classes básicas de referents utilizadas nesta metodologia. Cada uma destas classes é identificada com uma expressão ou denominação. Assim, os referents podem ser do tipo UOB, Scenario, TS (transition schematic) e GO-TO.

7 EXEMPLOS No contexto do projecto que está a ser realizado, e utilizando como exemplo a modelação de um processo de encomenda de material (incluindo a escolha de fornecedor), irá ser descrita a forma como poderia ser este processo representado por um Process Schematic. Em primeiro lugar, deve ser feita uma pequena introdução aos conceitos que regem a decomposição das UOB s nos Process Schematics. As regras de decomposição são de facto bastante simples. É utilizado neste documento o conceito de drill-down, ou seja, fazer uma decomposição directa de cada UOB, representando correctamente numeradas as UOB s imediatamente a seguir à UOB principal, de forma a que intuitivamente e de uma forma lógica se possa compreender os conceitos e fluxos associados a determinado processo. A figura seguinte apresenta de forma simples e directa o que foi descrito neste parágrafo: Fig. 7 Decomposição numérica das UOB s Então, com todos os conceitos descritos neste documento sobre a sintaxe e semântica utilizadas na representação de processos na linguagem IDEF3, uma possível captura e descrição do processo de encomenda de material, ao fornecedor corrente ou a possíveis fornecedores poderá ser a que está representada na figura seguinte. Note-se a decomposição que foi efectuada na UOB material, permitindo visualizar toda a sequência de acções a tomar para que se possa dar início à encomenda de material, quer ao fornecedor corrente, quer analisando as condições apresentadas por possíveis fornecedores:

8 Fig. 8 Exemplo da representação do processo encomendar material Além da própria representação dos processos através das respectivas UOB s, também devem ser criados documentos associados ás próprias UOB s, documentos esses que devem permitir uma melhor compreensão do papel destas no contexto de uma determinada actividade ou processo, principalmente em casos de maior complexidade. Estes documentos, denominados formulários de elaboração de UOB, permitem também descrever e identificar objectos, factos e restrições, permitindo uma melhor caracterização dos componentes e das funções associadas à elaboração e implementação de uma UOB. Fig. 9 Formulário de elaboração de UOB

9 Um exemplo de um formulário de elaboração de UOB respeitante a um processo de encomenda de um material genérico é apresentado de seguida: Fig. 10 Formulário de elaboração de UOB preenchido No caso de um Object Schematics, uma possível descrição do fluxo do processo de tratamento de maquinagem do aço para transformação em peça comercial ou componente pode ser modelizada através de um Transition Schematic, que apresenta a evolução de estados e transformações a que um objecto está sujeito no decorrer de um processo. Fig. 11 Transition Schematic para um processo de transformação de matéria-prima

10 A linguagem IDEF3 apresenta-se como uma poderosa ferramenta para a captura e descrição de processos. Esta linguagem foi concebida para permitir uma representação conveniente e acessível de informação, know-how e factos acerca de um sistema ou processo e a forma como os factores atrás descritos interagem no processo. Esta metodologia permite organizar de uma forma conveniente toda a informação e fluxo associados a um sistema, embora, como sistema de captura e descrição, permita uma certa flexibilidade e mesmo tolerância na forma como estas são efectuadas.

Cross-functional Flowcharts Swimlanes

Cross-functional Flowcharts Swimlanes Cross-functional Flowcharts Swimlanes Numa primeira abordagem a este tipo de representação, é possível afirmar que os Cross-functional Flowcharts, que neste documento serão, para mais fácil interpretação

Leia mais

3. Modelação Evolução histórica

3. Modelação Evolução histórica 3. Modelação 3.1. Evolução histórica 1 2 Evolução histórica Antes de serem abordados os modelos Ambiental e Comportamental, é importante observar o quadro seguinte, que apresenta a evolução histórica dos

Leia mais

Diagramas. Abordaremos agora cada um destes tipos de diagrama: 1. Diagrama Use-Case. 2. Diagrama de Colaboração. 3. Diagrama de Sequência

Diagramas. Abordaremos agora cada um destes tipos de diagrama: 1. Diagrama Use-Case. 2. Diagrama de Colaboração. 3. Diagrama de Sequência Diagramas Os diagramas utilizados pela UML são compostos de nove tipos: diagrama de use case, de classes, de objecto, de estado, de sequência, de colaboração, de actividade, de componente e o de instalação/execução.

Leia mais

Diagramas de Package

Diagramas de Package 190 Diagramas de Package À medida que os sistemas software se tornam mais complexos e o número de classes aumenta: Torna-se difícil efectuar a gestão das diversas classes A identificação de uma classe

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS CONCEITOS BÁSICOS

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS CONCEITOS BÁSICOS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CONCEITOS BÁSICOS Necessidade das base de dados Permite guardar dados dos mais variados tipos; Permite um rápido e fácil acesso aos dados; Acelera os processos de

Leia mais

Tema 2: Modelo Dinâmico

Tema 2: Modelo Dinâmico Tema 2: Modelo Dinâmico Diagrama de sequência (ou Diagrama de Sequência de Mensagens) é um diagrama usado em UML (Unified Modeling Language), representando a sequência de processos (mais especificamente,

Leia mais

No contexto informático. Requisitos

No contexto informático. Requisitos Nuno Melo e Castro Sistema Conjunto de itens interdependentes que interagem para realizar uma tarefa Um método ou conjunto de procedimentos que definem um comportamento Pode ser automatizado ou manual,

Leia mais

Normalização de dados

Normalização de dados 1 Normalização de dados Vantagens da normalização A normalização permite: Agrupar os atributos de uma entidade de forma a reduzir o número de dependências funcionais existentes entre os dados numa base

Leia mais

Visões Arquiteturais. Visões Arquiteturais

Visões Arquiteturais. Visões Arquiteturais Visões Arquiteturais Separar diferentes aspectos em visões separadas com o objetivo de gerenciar complexidade. Cada visão descreve diferentes conceitos da Engenharia. Visões permitem reduzir a quantidade

Leia mais

Análise e modelação de sistemas

Análise e modelação de sistemas Análise e modelação de sistemas ì Classe T11: Comportamento baseado em interaçãoes Referências: UML e ferramentas CASE, A. Silva e C. Videira, Cap. 7 Aulas AMS do IST 2 Programa ì Comunicação ì Interacção

Leia mais

Desenvolvimento de um modelo de ensino da Física

Desenvolvimento de um modelo de ensino da Física Desenvolvimento de um modelo de ensino da Física Modelação ou desenvolvimento de um modelo Processo cognitivo de aplicação dos princípios de uma teoria para produzir um modelo de um objecto físico ou de

Leia mais

UML Visão Geral UML Visão geral v.1.1, Novembro de 2001

UML Visão Geral UML Visão geral v.1.1, Novembro de 2001 UML Visão Geral 1 Índice Introdução Diagramas O que é a UML? Diagrama de casos de utilização Valor da UML Diagrama de classes Origens da UML Diagrama de objectos Parceiros da UML Diagrama de componentes

Leia mais

Gere Com Saber. Universidade do Minho Licenciatura em Engenharia Informa tica

Gere Com Saber. Universidade do Minho Licenciatura em Engenharia Informa tica Universidade do Minho Licenciatura em Engenharia Informa tica Disciplina de Desenvolvimento de Sistemas de Software Ano Lectivo de 2009/10 Gere Com Saber Andre Barbosa - no 49357 David Leal - no 49321

Leia mais

Como escrever um relatório. Ana Filipa Pereira Ramos

Como escrever um relatório. Ana Filipa Pereira Ramos Como escrever um relatório Ana Filipa Pereira Ramos Índice Função do relatório... 2 Normas e regras... 2 Capa e página de rosto... 3 Resumo e Palavras-chave... 4 Agradecimentos... 4 Índice... 5 Pág. 1

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Sumário Engenharia de Software Modelos de desenvolvimento de software Fases de desenvolvimento Programação modular Abordagem top-down e bottom-up Linguagens de programação: Compilação / Interpretação Aplicação

Leia mais

DS: notação. Falta-nos apenas dar exemplos de DSS que contenham a criação de objectos temporários e sua posterior destruição.

DS: notação. Falta-nos apenas dar exemplos de DSS que contenham a criação de objectos temporários e sua posterior destruição. DS: notação Falta-nos apenas dar exemplos de DSS que contenham a criação de objectos temporários e sua posterior destruição. Martins 2008 147 DS: notação Martins 2008 148 DS: notação Mensagem condicional

Leia mais

Análise de Sistemas 4º Bimestre (material 3)

Análise de Sistemas 4º Bimestre (material 3) Análise de Sistemas 4º Bimestre (material 3) Permite a visualização das classes que irão compor o sistema com seus respectivos atributos e métodos, bem como demonstrar como elas se relacionam, complementam

Leia mais

Diagramas de Interacção

Diagramas de Interacção 24 Diagramas de Interacção Sumário: Tipos de Diagramas de Interacção Interacções Diagramas de Comunicação conceitos base Diagramas de Sequência conceitos base Diagramas de Comunicação conceitos avançados

Leia mais

Fábio Amado João Maio 33306

Fábio Amado João Maio 33306 Fábio Amado 33637 João Maio 33306 Universidade de Aveiro Especificação, Modelação e Projecto de Sistemas Embutidos 21-11-2009 1. UML - o que é? 2. A Natureza dos Sistemas Embutidos 1. Heterogeneidade 2.

Leia mais

Metodologia Simplified. António Rocha

Metodologia Simplified. António Rocha Metodologia Simplified António Rocha - 2003 Metodologias As empresas precisam de uma metodologia simples e eficaz para realizarem o seu primeiro projecto OO Uma metodologia tem mais probabilidades de ser

Leia mais

Desenho de Software. Sumário

Desenho de Software. Sumário (QJHQKDULDGD3URJUDPDomR Desenho de Software Carla Ferreira Carla.Ferreira@dei.ist.utl.pt Sumário Objectivos Problemas Qualidades Técnicas Avaliação e Validação Casos Notáveis Exemplo Conclusões Desenho

Leia mais

1. Introdução O que é um relatório Organização de um relatório Identificação As 4 questões...

1. Introdução O que é um relatório Organização de um relatório Identificação As 4 questões... Cabeçalho da secção 1 Índice 1. Introdução...1 1.1. O que é um relatório...1 2. Organização de um relatório...2 2.1. Identificação...2 2.2. As 4 questões...2 2.3. Informação adicional...2 2.4. Estrutura...2

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Sistemas de Informação Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras Engenharia Informática 3º ano - 2003/2004 Ana Maria Madureira Informação Informação informatióne conjunto de dados em princípio

Leia mais

Guia auto-avaliação segundo EFQM GUIA PARA A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA EFQM NA AUTO-AVALIAÇÃO DE PROJECTOS EM PARCERIA

Guia auto-avaliação segundo EFQM GUIA PARA A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA EFQM NA AUTO-AVALIAÇÃO DE PROJECTOS EM PARCERIA GUIA PARA A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA EFQM NA AUTO-AVALIAÇÃO DE PROJECTOS EM PARCERIA 1 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. A METODOLOGIA EFQM E O QUESTIONÁRIO PARA AUTO- AVALIAÇÃO... 4 3. A METODOLOGIA EM PROJECTOS

Leia mais

Diagramas de Use Case Resumo

Diagramas de Use Case Resumo 0 Diagramas de Use Case Resumo Os diagramas de Use Case permitem definir os requisitos funcionais de um sistema: que serviços deve fornecer; a quem os deve fornecer. Notação diagramática facilita o diálogo

Leia mais

Visões Arquiteturais. Visões Arquiteturais. Visões Arquiteturais. Visão Conceitual

Visões Arquiteturais. Visões Arquiteturais. Visões Arquiteturais. Visão Conceitual Visões Arquiteturais Separar diferentes aspectos em visões separadas com o objetivo de gerenciar complexidade. Cada visão descreve diferentes conceitos da Engenharia. Visões permitem reduzir a quantidade

Leia mais

Professor Emiliano S. Monteiro

Professor Emiliano S. Monteiro Professor Emiliano S. Monteiro É uma padronização de modelagem. Ele é desenhada! Como é uma linguagem desenhada, os desenhos podem ser codificados em qualquer linguagem de qualquer forma, não necessariamente

Leia mais

UML - Diagramas de Casos de Utilização (Use Case Diagrams)

UML - Diagramas de Casos de Utilização (Use Case Diagrams) UML - Diagramas de Casos de Utilização (Use Case Diagrams) 1 Objectivo Um diagrama de casos de utilização de um sistema mostra actores (tipos de utilizadores), casos de utilização e relações entre eles

Leia mais

engenharia de requisitos

engenharia de requisitos 4. documentação 1 o processo de modelo de actividades de alto nível identificação, descoberta de requisitos análise e negociação de requisitos documento de requisitos documentação de requisitos validação

Leia mais

7.8 DIAGRAMA DE CLASSES

7.8 DIAGRAMA DE CLASSES 7.8 DIAGRAMA DE CLASSES O diagrama de classes representa a estrutura do sistema, recorrendo ao conceito de classe e suas relações. O modelo de classes resulta de um processo de abstracção onde são identificados

Leia mais

Guião 1 Anexo (v1.0) 2. Do léxico à frase 2.1. Classes de palavras e critérios para a sua identificação

Guião 1 Anexo (v1.0) 2. Do léxico à frase 2.1. Classes de palavras e critérios para a sua identificação F a c u l d a d e d e L e t r a s d a U n i v e r s i d a d e d e L i s b o a D e p a r t a m e n t o d e L i n g u í s t i c a G e r a l e R o m â n i c a E s t r u t u r a d a s F r a s e s e m P o r

Leia mais

Conceitos Básicos de Algoritmos

Conceitos Básicos de Algoritmos Conceitos Básicos de Algoritmos 35 TIPOS PRIMITIVOS Palavra-reservada: inteiro - define variáveis numéricas do tipo inteiro, ou seja, sem casas decimais Palavra-reservada: real - define variáveis numéricas

Leia mais

Função Fundamental do SO

Função Fundamental do SO Função Fundamental do SO Gestão do Hardware Uma das funções fundamentais do sistema operativo é gerir os recursos do hardware de um modo o mais transparente possível ao utilizador Recursos principais a

Leia mais

Programação I Apresentação

Programação I Apresentação Programação I Apresentação Prof. Carlos Alberto carlos.batista@facape.br carlos36_batista@yahoo.com.br Referências JUNIOR, D. P.; NAKAMITI, G. S.; ENGELBRECHT, A. de M. E.; BIANCHI, F. Algoritmos e Programação

Leia mais

UML Diagramas de Interação

UML Diagramas de Interação CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação UML Diagramas de Interação Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo Análise e Projeto de Sistemas Faculdade de Computação

Leia mais

A modelagem de Negócio com UML

A modelagem de Negócio com UML A modelagem de Negócio com UML Introdução A passagem do Modelo do Negócio para o Modelo do Sistema envolve a definição de quais Casos de Uso do Negócio deverão ser automatizados; No momento em que os requisitos

Leia mais

Sumário. Modelo Entidade-Associação. Modelo Entidade-Associação. Entidades. André Restivo. September 21, 2010

Sumário. Modelo Entidade-Associação. Modelo Entidade-Associação. Entidades. André Restivo. September 21, 2010 Sumário Modelo Entidade-Associação André Restivo Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto September 21, 2010 1 Introdução 2 3 4 5 6 Notação Visual André Restivo (FEUP) Modelo Entidade-Associação

Leia mais

Diagramas de Classe. Sumário. Introdução aos Diagramas de Classe

Diagramas de Classe. Sumário. Introdução aos Diagramas de Classe 38 Diagramas de Classe Sumário Introdução aos Diagramas de Classe Notação base Classes Níveis de modelação Relações entre as classes Decorações Extensões 39 Génese Use Cases Permitem modelar a captura

Leia mais

Notas de Aula 03: Introdução a Orientação a Objetos e a UML

Notas de Aula 03: Introdução a Orientação a Objetos e a UML Notas de Aula 03: Introdução a Orientação a Objetos e a UML Objetivos da aula: Introduzir os conceitos da Orientação à Objetos (O.O) Introduzir os conceitos da UML Relacionar os processos às ferramentas

Leia mais

Introdução à Programação

Introdução à Programação Introdução à Program João Manuel R. S. Tavares Sumário 1. Ciclo de desenvolvimento de um programa; 2. Descrição de algoritmos; 3. Desenvolvimento modular de programas; 4. Estruturas de controlo de um programa.

Leia mais

Modelagem Usando Orientação à Objetos (Programação Orientada a Objetos) Prof. Responsáveis Wagner Santos C. de Jesus

Modelagem Usando Orientação à Objetos (Programação Orientada a Objetos) Prof. Responsáveis Wagner Santos C. de Jesus Curso Disciplina Linguagem de Programação II Curso Engenharia da Computação Modelagem Usando Orientação à Objetos (Programação Orientada a Objetos) Site : http://www1.univap.br/~wagner/ec.html Prof. Responsáveis

Leia mais

Engenharia da Programação

Engenharia da Programação Engenharia da Programação LEIC 4º ano, 1º Semestre, ano lectivo de 2002-03 2º Exame (o exame é composto por 10 perguntas (1-10) cotadas com 1 valor cada) Data: 8 de Fevereiro de 2003 Duração Exame: 1h30

Leia mais

Lógica Computacional

Lógica Computacional Aula Teórica 2: Sintaxe da Lógica Proposicional António Ravara Simão Melo de Sousa Departamento de Informática, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa Departamento de Informática,

Leia mais

Um SGBD permite que cada utilizador tenha uma vista diferente (abstrata) do conteúdo da base de dados;

Um SGBD permite que cada utilizador tenha uma vista diferente (abstrata) do conteúdo da base de dados; 1 Bioinformatica Conceitos Básicos Camadas de abstração Um SGBD permite que cada utilizador tenha uma vista diferente (abstrata) do conteúdo da base de dados; Cada utilizador necessita de ter acesso a

Leia mais

2. METODOLOGIA DE INSPECÇÃO

2. METODOLOGIA DE INSPECÇÃO METODOLOGIA DE INSPECÇÃO 1/240 2. METODOLOGIA DE INSPECÇÃO INSPECÇÃO E DIAGNÓSTICO Sub-capítulos: 2.1 Introdução 2.4 Métodos de diagnóstico 2.5 Conclusões do capítulo 2/240 1 2.1 Introdução 3/240 1. INSPECÇÃO

Leia mais

1 Modelagem de Processos de Negócio Engenharia de Software.

1 Modelagem de Processos de Negócio Engenharia de Software. 1 Modelagem de Processos de Negócio Engenharia de Software. Modelagem de processos de negócio A Modelagem de Processo de Negócio é uma das atividades que visa a criação de um modelo com os processos de

Leia mais

Capítulo 5 Modelação do Sistema 1

Capítulo 5 Modelação do Sistema 1 Capítulo 5 Modelação do Sistema Capítulo 5 Modelação do Sistema 1 Assuntos abordados Modelos de contexto Modelos de interação Modelos estruturais Modelos comportamentais Engenharia orientada a modelos

Leia mais

UFCD 0781 Análise de Sistemas de Informação. Formadora: Sónia Rodrigues. Conteúdos. Conteúdos. Conteúdos. Conteúdos. Objectivos da UFCD:

UFCD 0781 Análise de Sistemas de Informação. Formadora: Sónia Rodrigues. Conteúdos. Conteúdos. Conteúdos. Conteúdos. Objectivos da UFCD: UFCD 0781 Análise de Sistemas de Informação Objectivos da UFCD: Reconhecer e utilizar as diferentes metodologias de análise de sistemas de informação, no âmbito do processo de informatização de uma organização.

Leia mais

5. Gestão e planeamento de um projecto

5. Gestão e planeamento de um projecto 5. Gestão e planeamento de um projecto 1 2 Gestão e planeamento de um projecto A gestão de um projecto reúne um conjunto de actividades relacionadas, como a gestão de recursos a vários níveis e o controlo

Leia mais

(Actos não legislativos) REGULAMENTOS. 1. No artigo 2. o, segundo parágrafo, é aditado o seguinte n. o 12:

(Actos não legislativos) REGULAMENTOS. 1. No artigo 2. o, segundo parágrafo, é aditado o seguinte n. o 12: 8.12.2010 Jornal Oficial da União Europeia L 323/1 II (Actos não legislativos) REGULAMENTOS REGULAMENTO (UE) N. o 1088/2010 DA COMISSÃO de 23 de Novembro de 2010 que altera o Regulamento (CE) n. o 976/2009

Leia mais

Ciclo de Desenvolvimento de BD

Ciclo de Desenvolvimento de BD Ciclo de Desenvolvimento de BD Gerenciamento de Dados e Informação Investigação dos Dados Modelagem dos Dados Modelagem Conceitual Fernando Fonseca Ana Carolina Robson Fidalgo Projeto do Banco de Dados

Leia mais

Análise e Modelação de Sistemas

Análise e Modelação de Sistemas Análise e de Sistemas Classe T09 comportamental: Diagramas de estado Referências: Conceptual Modeling of Informa;on Systems (Chapter 13) Aulas AMS do IST 2 comportamental em UML Comportamento baseado em

Leia mais

Introdução à Programação. João Manuel R. S. Tavares

Introdução à Programação. João Manuel R. S. Tavares Introdução à Programação João Manuel R. S. Tavares Sumário 1. Ciclo de desenvolvimento de um programa; 2. Descrição de algoritmos; 3. Desenvolvimento modular de programas; 4. Estruturas de controlo de

Leia mais

Modelos Empresariais e Futuras Direcções

Modelos Empresariais e Futuras Direcções Modelos Empresariais e Futuras Direcções 1 Três Perspectivas: Modelo da Empresa Funcional - O que é que a empresa faz - Tradicionalmente analisado com recursos a DFDs. Descreve: Objectivos globais do todo

Leia mais

UML. Sistemas de Informação. Introdução. Introdução. Unified Modeling Language - Índice Introdução. Descrever. Diagramas Use Case

UML. Sistemas de Informação. Introdução. Introdução. Unified Modeling Language - Índice Introdução. Descrever. Diagramas Use Case UML Sistemas de Informação Vitor Vaz da Silva Unified Modeling Language - Índice Introdução Diagramas Use Case Classes Actividades Interacção Estados Sistema Físicos Modelação Casos de Estudo (Case Studies)

Leia mais

DIAGRAMAS DE ACTIVIDADE

DIAGRAMAS DE ACTIVIDADE DIAGRAMAS DE ACTIVIDADE Vão permitir especificar com maior detalhe os fluxos das actividades/funcões identificadas de forma genérica nos use cases. As actividades são, ao mais alto nível, actividades de

Leia mais

S.I. nas Organizações

S.I. nas Organizações S.I. nas Organizações A inserção de SI nas organizações obriga a definir: as actividades da organização contempladas pelo sistema. o grupo de pessoas envolvidas. Deste modo e por ordem crescente de envolvimento

Leia mais

Linguagem UML. Linguagem de Modelagem Unificada UML. Diagramas de Comportamento Parte 2. Rosemary Silveira Filgueiras Melo

Linguagem UML. Linguagem de Modelagem Unificada UML. Diagramas de Comportamento Parte 2. Rosemary Silveira Filgueiras Melo Linguagem de Modelagem Unificada UML Diagramas de Comportamento Parte 2 Rosemary Silveira Filgueiras Melo rosesfmelo@hotmail.com 1 Tópicos abordados Diagramas tripé da Análise Diagramas de Sequência Diagramas

Leia mais

Casos de Uso. Leonardo Gresta Paulino Murta

Casos de Uso. Leonardo Gresta Paulino Murta Casos de Uso Leonardo Gresta Paulino Murta leomurta@ic.uff.br O que é? Uma técnica para capturar requisitos funcionais Descreve o sistema sob a perspectiva do usuário final Descreve a interação típica

Leia mais

MEIO ENVOLVENTE TRANSACCIONAL. O meio envolvente transaccional é constituído pelos elementos que interagem directamente com a indústria.

MEIO ENVOLVENTE TRANSACCIONAL. O meio envolvente transaccional é constituído pelos elementos que interagem directamente com a indústria. MEIO ENVOLVENTE TRANSACCIONAL O meio envolvente transaccional é constituído pelos elementos que interagem directamente com a indústria. Clientes: consumidores actuais e potenciais dos bens e serviços oferecidos

Leia mais

Programação Orientada a Objectos - P. Prata, P. Fazendeiro

Programação Orientada a Objectos - P. Prata, P. Fazendeiro Programação Orientada a Objetos 1.1 - Perspectiva histórica: Conceitos A evolução das linguagens de programação tem-se feito na procura de ferramentas: -cada vez mais próximas da percepção humana - e que

Leia mais

Módulo 5: Trabalho de Aplicação Pedagógica (TAP) Guia de Exploração Pedagógica do Módulo - Formando

Módulo 5: Trabalho de Aplicação Pedagógica (TAP) Guia de Exploração Pedagógica do Módulo - Formando Módulo 5: Trabalho de Aplicação Pedagógica (TAP) Guia de Exploração Pedagógica do Módulo - Formando Índice Guia de Exploração Pedagógica do Módulo - Formando 1. Enquadramento do Módulo 1.1. Introdução

Leia mais

SISTEMAS DE INFOMAÇÃO GEOGRÁFICA Reconhecer conceitos associados aos SIG/GIS Estabelecer um conjunto de procedimentos em função da análise a efectuar

SISTEMAS DE INFOMAÇÃO GEOGRÁFICA Reconhecer conceitos associados aos SIG/GIS Estabelecer um conjunto de procedimentos em função da análise a efectuar Objectivos deste módulo: SISTEMAS DE INFOMAÇÃO GEOGRÁFICA Reconhecer conceitos associados aos SIG/GIS Estabelecer um conjunto de procedimentos em função da análise a efectuar Elisabete A. Silva elisabetesilva@de.ucp.pt

Leia mais

Introdução aos Sistemas Integrados de Gestão de Bibliotecas

Introdução aos Sistemas Integrados de Gestão de Bibliotecas Introdução aos Sistemas Integrados de Gestão de Bibliotecas (Integrated Library Systems ILS) (Library Management Systems LMS) A Implementação de um ILS 1 Racional Implementação inclui todas as actividades

Leia mais

Modelagem de Sistemas. Análise de Requisitos. Modelagem

Modelagem de Sistemas. Análise de Requisitos. Modelagem Modelagem de Sistemas Teoria Geral de Sistemas TADS 2. Semestre Prof. André Luís Para abordarmos de forma mais profunda os conceitos de Modelagem de Sistemas de Informação, precisamos também falar na Engenharia

Leia mais

Conceitos básicos de algoritmos

Conceitos básicos de algoritmos Conceitos básicos de algoritmos Operadores Aritméticos Unários: +, - Exemplos: +1-5.9... var a: inteiro... a

Leia mais

Extensões à JCA. Manuel DI Universidade do Minho Setembro de

Extensões à JCA. Manuel DI Universidade do Minho Setembro de Extensões à JCA 1 O que são? Implementações da JCA/JCE disponibilizadas por empresas como a IAIK incluem, na sua maioria, funcionalidades adicionais que são muito importantes na implementação de aplicações

Leia mais

1 REPRESENTAÇÃO DIGITAL DE INFORMAÇÃO Bases de Numeração Representação de Números em Base 2 5

1 REPRESENTAÇÃO DIGITAL DE INFORMAÇÃO Bases de Numeração Representação de Números em Base 2 5 PREFÁCIO 1 REPRESENTAÇÃO DIGITAL DE INFORMAÇÃO 1 1.1 Bases de Numeração 3 1.1.1 Representação de Números Inteiros em Base b 3 1.1.2 Representação de Números em Base 2 5 1.1.3 Representação de Números Fraccionários

Leia mais

DOCUMENTO DE APOIO N.º 1

DOCUMENTO DE APOIO N.º 1 DOCUMENTO DE APOIO N.º 1 Tema: Definição da Estratégia de Sistemas de Informação / Tecnologias de Informação Definição da Estratégia de Sistemas de Informação / Tecnologias de Informação Definição de Processos

Leia mais

Programação Funcional Apontamentos (Versão 1.16)

Programação Funcional Apontamentos (Versão 1.16) Programação Funcional Apontamentos (Versão 1.16) Pedro Quaresma de Almeida 1 2 de Outubro de 2008 1 Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. Conteúdo 1 Introdução 2 1.1 Diferentes Metodologias.............................

Leia mais

Relatório de Especificação de Requisitos. Pesquisa Em Arquivos

Relatório de Especificação de Requisitos. Pesquisa Em Arquivos Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Licenciatura em Engenharia Informática e Computação LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA AVANÇADA Relatório de Especificação de Requisitos Pesquisa Em Arquivos Março

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina Centro Tecnológico Departamento de Informática e Estatística Ciências da Computação & Engenharia Eletrônica

Universidade Federal de Santa Catarina Centro Tecnológico Departamento de Informática e Estatística Ciências da Computação & Engenharia Eletrônica Universidade Federal de Santa Catarina Centro Tecnológico Departamento de Informática e Estatística Ciências da Computação & Engenharia Eletrônica Aula 1-T 1. Projeto de unidade lógico-aritmética (ULA).

Leia mais

DIAGRAMAS DE SEQUÊNCIA

DIAGRAMAS DE SEQUÊNCIA DIAGRAMAS DE SEQUÊNCIA Extraem-se dos UCs Martins 2008 112 DIAGRAMAS DE SEQUÊNCIA 1: withdrawmoney(amount) 2: balance = getbalance() Martins 2008 113 DIAGRAMAS DE SEQUÊNCIA simples síncrona assíncrona

Leia mais

, -. # +! $/ #0 21' 3!" # 4 * # 4

, -. # +! $/ #0 21' 3! # 4 * # 4 1 2 ! "!"$ % &'' ( ) * ) +!$' $ - Introduzir agentes como uma extensão de objectos. - Promover o uso de representações standard e ferramentas que suportem análise, especificação e o design de software

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Engenharia de Software Prof Pedro Vunge www.pedrovunge.com I Semestre de 2019 SUMÁRIO l,ostttuto SU'1ll.lOR,OUTto;ICO DE OtN0ASETT.CNOLOClA Capítulo

Leia mais

1. CARACTERÍSTICAS DA ORGANIZAÇÃO

1. CARACTERÍSTICAS DA ORGANIZAÇÃO 0. INTRODUÇÃO Este estudo de caso - The case of Lawrence Livermore National Laboratories Zephyr Project, destina-se à disciplina de Análise de Sistemas de Informação, do mestrado de Gestão de Informação,

Leia mais

Os diagramas de use case capturam os requisitos funcionais do sistema.

Os diagramas de use case capturam os requisitos funcionais do sistema. 109/166 Diagramas de Classe Sumário Colaborações Orientação aos Objectos Diagramas de Classe I conceitos base Diagramas de Classe II conceitos avançados Relações conceitos avançados Diagramas de objectos

Leia mais

Notas sobre o formato do Projecto Final / Dissertação do MIEM (adaptadas em Nov de orientação em vigor no GEIN)

Notas sobre o formato do Projecto Final / Dissertação do MIEM (adaptadas em Nov de orientação em vigor no GEIN) Notas sobre o formato do Projecto Final / Dissertação do MIEM (adaptadas em Nov. 2007 de orientação em vigor no GEIN) O relatório de Projecto Final / Dissertação deve ser encadernado de acordo com as regras

Leia mais

INTRODUÇÃ SISTEMAS AMBIENTAIS

INTRODUÇÃ SISTEMAS AMBIENTAIS LEA - População, Recursos e Ambiente 1º Ano / 1º Semestre - 2006-07 INTRODUÇÃ ÇÃO À ANÁLISE DE SISTEMAS AMBIENTAIS DIAGRAMAS CAUSAIS 8 de Novembro de 2006 Bernardo Augusto bra@civil.ist.utl.pt Índice Sistemas

Leia mais

BANCO DE DADOS I. Prof. Luiz Antônio Vivacqua C. Meyer

BANCO DE DADOS I. Prof. Luiz Antônio Vivacqua C. Meyer BANCO DE DADOS I Prof. Luiz Antônio Vivacqua C. Meyer Projeto de Banco de Dados Etapas do Desenvolvimento de um Projeto de Sistemas: 1. Levantamento de Requisitos a. Requisitos Funcionais b. Requisitos

Leia mais

Circuito de dados e circuito de controlo

Circuito de dados e circuito de controlo Circuito de dados e circuito de controlo Considerações iniciais Exemplo 2 1 As metodologias estudadas até agora permitem projectar circuitos digitais combinatórios e digitais de pequena complexidade. Estas

Leia mais

Paradigmas de Programação

Paradigmas de Programação Paradigmas de Programação Sintaxe e semântica Aula 4 Prof.: Edilberto M. Silva http://www.edilms.eti.br Prof. Edilberto Silva / edilms.eti.br Sintaxe A sintaxe de uma linguagem de programação é a forma

Leia mais

Modelagem de Processos. Prof a. Silvia Inês Dallavalle de Pádua

Modelagem de Processos. Prof a. Silvia Inês Dallavalle de Pádua Modelagem de Processos Prof a. Silvia Inês Dallavalle de Pádua 1 BIBLIOGRAFIA DEBEVOISE, T;GENEVA,R. The microguide Process Modeling in BPMN. Booksurge, 2008. VALLE, R.; OLIVEIRA, S.B. Análise e modelagem

Leia mais

Código dos Contratos Públicos dois anos de vigência do Código

Código dos Contratos Públicos dois anos de vigência do Código Código dos Contratos Públicos dois anos de vigência do Código Visão do Dono de Obra Parque Escolar E.P.E. João Sintra Nunes Apresentação na Ordem dos Engenheiros 3 de Fevereiro de 2011 Enquadramento da

Leia mais

AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL

AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL MESTRADO EM CIÊNCIAS DO MAR DISCIPLINA DE ECOTOXICOLOGIA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL José Lino Costa jlcosta@fc.ul.pt 11-05-2018 Professor Auxiliar na FCUL Vice-director do MARE DEFINIÇÃO DE IMPACTO

Leia mais

Introdução à Programação

Introdução à Programação Introdução à Programação Linguagens de Programação: sintaxe e semântica de linguagens de programação e conceitos de linguagens interpretadas e compiladas Engenharia da Computação Professor: Críston Pereira

Leia mais

Sistemas de Gestão e Monitorização Contínua de Energia. 26 de Novembro de 2009

Sistemas de Gestão e Monitorização Contínua de Energia. 26 de Novembro de 2009 Sistemas de Gestão e Monitorização Contínua de Energia 26 de Novembro de 2009 Estrutura do documento 1. Empresas e a Energia 2. Gestão de Energia 3. EWebReport 4. Exemplo Lisboa ENova Estrutura do documento

Leia mais

Passos práticos: definir o objectivo do projecto identificar o tipo de projecto descrever o objectivo e procurar o tipo de teste indicado na tabela

Passos práticos: definir o objectivo do projecto identificar o tipo de projecto descrever o objectivo e procurar o tipo de teste indicado na tabela Passos práticos: definir o objectivo do projecto identificar o tipo de projecto descrever o objectivo e procurar o tipo de teste indicado na tabela definir o objectivo do teste descrever o objectivo e

Leia mais

Autismo Teacch. Módulo IX - Autismo - Perda de contacto com a realidade exterior Educação, Sociedade e Deficiência APS - Portugal

Autismo Teacch. Módulo IX - Autismo - Perda de contacto com a realidade exterior Educação, Sociedade e Deficiência APS - Portugal Autismo Teacch realidade exterior Educação, Sociedade e Deficiência APS - Portugal 1 Funcionamento Este modelo é um modelo que tem por base a estruturação e adequação do ambiente, de forma a diminuir os

Leia mais

Análise e Processamento de Bio-Sinais. Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica. Sinais e Sistemas. Licenciatura em Engenharia Física

Análise e Processamento de Bio-Sinais. Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica. Sinais e Sistemas. Licenciatura em Engenharia Física Análise e Processamento de Bio-Sinais Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica Licenciatura em Engenharia Física Faculdade de Ciências e Tecnologia Slide 1 Slide 1 Sobre Modelos para SLIT s Introdução

Leia mais

Técnicas de Modelação de Dados

Técnicas de Modelação de Dados Técnicas de Modelação de Dados Diagrama Entidade-Relacionamento (ER) Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas de Informáticos Programação e Sistemas de Informação Módulo 13 Técnicas

Leia mais

2. Modelação da Interface com o Utilizador

2. Modelação da Interface com o Utilizador SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Modelação do Conhecimento e Bases de Dados 2. Modelação da Interface com o Utilizador 1999 João Falcão e Cunha 2.1 Introdução ao Processo de Modelação Problemas e Modelos; Objectivos

Leia mais

Q d( ) P. a( ) c( ) e( ) c( ) S. c( ) d( )

Q d( ) P. a( ) c( ) e( ) c( ) S. c( ) d( ) ELEMENTOS BÁSICOS DA LINGUAGEM JAVA Patricia Della Méa Plentz INE-CTC-UFSC E-Mail: plentz@inf.ufsc.br URL: http://moodle.ufsc.br INE5605-Turma 0238B Sumário 2.1 Classes e Objetos na POO 2.2 2 Revisão da

Leia mais

Padrões. Arquitetura de Software Thaís Batista

Padrões. Arquitetura de Software Thaís Batista Padrões Endereçam uma classe de problemas recorrentes e apresenta uma solução para eles (podem ser considerados um par problema-solução) Permitem a construção de software com propriedades definidas Ajudam

Leia mais

Inteligência Artificial Taguspark

Inteligência Artificial Taguspark Inteligência Artificial Taguspark Repescagem do Primeiro Teste 22 de Julho de 2006 9H00-10H30 Nome: Número: Este teste tem 7 perguntas e 12 páginas. Escreva o número em todas as páginas. Deve ter na mesa

Leia mais

Introdução à Norma ISO Henrique Silva Direção-Geral do Território FCUL, 12 e 19 de Outubro de 2017

Introdução à Norma ISO Henrique Silva Direção-Geral do Território FCUL, 12 e 19 de Outubro de 2017 Introdução à Norma ISO 19115 Henrique Silva Direção-Geral do Território FCUL, 12 e 19 de Outubro de 2017 CONCEITOS 2 A Norma ISO 19115 Metadados para Informação Geográfica Providencia uma estrutura para

Leia mais

Domain Logic Patterns. Pedro Lemos N.º Arquitecturas de Software LEIC

Domain Logic Patterns. Pedro Lemos N.º Arquitecturas de Software LEIC Pedro Lemos N.º 49467 pcml@rnl.ist.utl.pt Arquitecturas de Software 2004 - LEIC Outline da Apresentação 1. Introdução e Motivação de Padrões de Software 2. Padrões Arquitecturais para Aplicações Empresariais

Leia mais

Representação do Conhecimento

Representação do Conhecimento Baseado nos slides de Tom Lenarts (IRIDIA) Representação do Conhecimento Capítulo 10 Sumário Engenharia Ontológica Categorias e objectos Acções, situações e eventos Conhecimento sobre crenças O mundo de

Leia mais