Navegação. Na parte superior da janela do mapa há uma caixa de ferramentas que auxilia a navegação pelo mapa:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Navegação. Na parte superior da janela do mapa há uma caixa de ferramentas que auxilia a navegação pelo mapa:"

Transcrição

1 MÓDULO 5 Urubu Maps

2 URUBU MAPS O Urubu Maps é o Sistema de Informação Geográfica do Sistema Urubu. Através dele é possível visualizar todos os dados inseridos no BAFS e gerar mapas com diversos filtros. Ele permite uma melhor noção da distribuição dos dados e algumas análises espaciais básicas. O Urubu Maps também pode ser acessado de dentro do Urubu Web, na opção Mapa de atropelamento, ou diretamente no endereço sig.bafs.cbee.ufla.br.

3 VISUALIZANDO DADOS Acessando o Urubu Map, o usuário poderá visualizar os seus dados e todos os dados públicos enviados ao Sistema via Urubu Mobile. Abaixo há a visualização inicial do mapa. Na parte esquerda encontram- se as ferramentas de visualização e filtros para visualização dos dados. Na parte superior do mapa encontram- se as opções de zoom e navegação e a escala. Os pontos indicam dados finalizados e inseridos no BAFS. Cada uma das cores representa uma das classes: azul para mamíferos, amarelo para aves, vermelho para répteis e verde para antbios.

4 O Dado Todos os dados finalizados no Urubu Web estão disponíveis ao público através do Urubu Maps. É possível visualizar o detalhamento de cada um dos dados apenas clicando em um dos pontos. Na visualização, é possível ver a fotografia do animal atropelado, a espécie, o projeto vinculado, o Xpo de coleta de dados (eventual ou sistemáxca), o empreendimento (rodovia ou ferrovia), o cedente dos dados e a classificação taxonômica do espécime.

5 Navegação Na parte superior da janela do mapa há uma caixa de ferramentas que auxilia a navegação pelo mapa: Zoom por região Permite a seleção de uma determinada área, focando o zoom diretamente nela. Zoom por aproximação Aumenta a escala do mapa, aproximando determinada área e permixndo maior detalhamento. Posição anterior do histórico Retorna a úlxma posição de zoom. Zoom por afastamento Reduz a escala do mapa, afastando determinada área e permixndo visualização mais ampla. Zoom inicial do mapa Retorna o mapa a posição e zoom originais. Posição seguinte do histórico Avança para próxima posição de zoom.

6 Mapas Na opção Mapas, pode- se escolher o mapa de fundo para visualização do dados. Os Xpos de mapas são exemplificados nas páginas seguintes. Google Híbrido É o mapa padrão do Urubu Maps. Ele é consxtuído por uma imagem de satélite com divisões políxcas, nome das principais cidades e, quando com maior escala, visualiza- se também as rodovias. Google Satélite Apresenta apenas a imagem de satélite. Google Estrada Apresenta a malha viária, as divisões políxcas e o nome das principais cidades. Google Terreno Apresenta as formas de relevo, as divisões políxcas e o nome das principais cidades.

7 Google Híbrido Google Satélite

8 Google Estrada Google Terreno

9 Camadas As camadas são as informações que podem ser inseridas no mapa e representarão o conjunto de dados e parte de sua interpretação. Nesta opção, é possível visualizar as camadas disponíveis para gerar mapas e as camadas axvas (que o usuário está usando no momento). As opções são: dados de Fauna Atropelada, Biomas e Vegetação, Divisões PolíXcas, Unidades de Conservação e Malha Viária. Para gerar um mapa não é obrigatória a seleção de todas as opções ou até mesmo de todas as camadas. Pode- se escolher aquelas de acordo com o objexvo da visualização.

10 Camada Fauna atropelada Nesta camada é possível escolher quais dados de fauna atropelada serão visualizados: os pertencentes ao CBEE ou os públicos. Para as insxtuições com dados privados, haverá também a opção de visualizar os dados próprios. Observa- se que após selecionar a camada de dados que desejo visualizar, ela aparece na opção Camadas axvas.

11 Camada Biomas e Vegetação Neta camada é possível escolher a representação dos biomas e vegetações naxvas brasileiras e relacioná- las com atropelamentos de animais. No exemplo abaixo, foi selecionada a camada Biomas" para compor o mapa.

12 Camada Divisões PolíKcas Apresenta as divisões dos estados brasileiros e o Distrito Federal.

13 Camada Unidade de Conservação Nesta camada é possível escolher o mapeamento das unidades de conservação nacionais: em uma camada apresentam- se as federais e em outra, as estaduais e municipais. Exemplificado no mapa abaixo, está as unidades de conservação estaduais e municipais.

14 Camada Malha Viária É possível sobrepor o mapeamento das estradas federais, estaduais e municipais do Brasil. Abaixo, escolheu- se a camada referente as "Rodovias Federais.

15 Desenho Na opção Desenho" é possível inserir objetos no mapa, de modo a destacar áreas.

16 Desenhar linha Essa ferramenta permite desenhar uma linha, por exemplo ligando dois pontos, e fornece a distância em quilômetros (km).

17 Desenhar polígonos Essa ferramenta permite desenhar polígonos de diversos vérxces, selecionando uma área. É apresentada a área do polígono criado em hectares (ha).

18 Desenhar retângulos Habilita o desenho de retângulos, selecionando uma área. É apresentada a área do retângulo criado em hectares (ha).

19 Desenhar pontos Permite criar pontos no mapa.

20 Editar desenhos Após criar os desenhos, a ferramenta de edição permite alterá- los, aumento o tamanho, modificando o formato ou inserindo mais vérxces aos polígonos.

21 Importar geometria Para quê serve? Precisa de extensão específica de arquivo para importação? O polígono precisa estar georreferenciado? Tem tamanho máximo de arquivo para importação? Não parece estar funcionando.

22 Pesquisa Como é para funcionar? Parece não estar funcionando no mapa.

23 Informações Esta opção permite acessar informações do mapa, por meio das coordenadas geográficas. Clicando no botão AXvar, na guia Pelo mapa, e dando um clique duplo em um ponto do mapa, aparece as coordenadas e informações deste local (caso pertença a algumas das camadas do mapa).

24 É possível procurar também por uma localização específica na guia Pelas coordenadas. Escolha o datum, o formato da coordenada e insira a laxtude e a longitude para ser localizada no mapa.

25 Busca por endereço Esta ferramenta permite a localização de endereços. Pode- se digitar o endereço completo na opção Entre com o endereço ou importar um arquivo de texto com vários endereços na opção Selecione um arquivo.

Manual do cliente Pessoa Jurídica BÁSICO

Manual do cliente Pessoa Jurídica BÁSICO Manual do cliente Pessoa Jurídica BÁSICO www.seocar.com.br (19) 3892-8050 Avenida Santos Pinto nº 137 sala 61 Centro Serra Negra SP CEP: 13930-000 0 INTRODUÇÃO Obrigado por adquirir o sistema Seocar de

Leia mais

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3 1 2 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3 2.1 ACESSO AO SISTEMA... 3 2.1.1 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB... 3 2.1.2 MANUAL DO USUÁRIO... 5 2.2 FUNCIONALIDADES... 5 2.2.1

Leia mais

TUTORIAL PARA NAVEGAÇÃO NO MAPA DO HABITASAMPA

TUTORIAL PARA NAVEGAÇÃO NO MAPA DO HABITASAMPA 1 Descrição geral O habitasampa é uma ferramenta dedicada a publicação de mapas através da intra/internet e é utilizada para a integração e o compartilhamento das informações relativas à habitação no município

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO...3 ACESSO AO SISTEMA...4 FUNCIONALIDADES...5 SIG-PCJ... 3 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB...4 MANUAL DO USUÁRIO...

Sumário APRESENTAÇÃO...3 ACESSO AO SISTEMA...4 FUNCIONALIDADES...5 SIG-PCJ... 3 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB...4 MANUAL DO USUÁRIO... SIG-PCJ Sumário APRESENTAÇÃO...3 SIG-PCJ... 3 ACESSO AO SISTEMA...4 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB...4... 4 FUNCIONALIDADES...5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 FERRAMENTAS DE NAVEGAÇÃO DO MAPA...5 FERRAMENTAS DE

Leia mais

Edição Vetorial de Ponto, Linha e Polígono. Prof. Herondino

Edição Vetorial de Ponto, Linha e Polígono. Prof. Herondino Edição Vetorial de Ponto, Linha e Polígono Prof. Herondino Edição Vetorial A edição de dados vetoriais no SPRING é executada sobre mapas temáticos, cadastrais, redes e de MNT (modelos numéricos de terreno).

Leia mais

O VGeo, Visualizador de Informações Geográficas do Departamento Nacional. de Infraestrutura de Transportes (DNIT), é um sistema web de dados espaciais

O VGeo, Visualizador de Informações Geográficas do Departamento Nacional. de Infraestrutura de Transportes (DNIT), é um sistema web de dados espaciais 1 INTRODUÇÃO O VGeo, Visualizador de Informações Geográficas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), é um sistema web de dados espaciais desenvolvido pelo setor de geotecnologias

Leia mais

TUTORIAL DE NAVEGAÇÃO DO HABITASAMPA MAPA

TUTORIAL DE NAVEGAÇÃO DO HABITASAMPA MAPA TUTORIAL DE NAVEGAÇÃO DO HABITASAMPA MAPA , TUTORIAL PARA NAVEGAÇÃO NO MAPA DO HABITASAMPA Descrição geral 1 O habitasampa é uma ferramenta dedicada a publicação de mapas através da intra/internet e é

Leia mais

Guia Prático para Emissão de Plantas de Localização Online

Guia Prático para Emissão de Plantas de Localização Online Guia Prático para Emissão de Plantas de Localização Online Município de Abrantes Divisão de Ordenamento do Território 01-10-2012 CONTEÚDO Acesso à aplicação... 2 Utilização da aplicação... 3 Pesquisas...

Leia mais

SIGA-GUANDU MANUAL DO USUÁRIO 1

SIGA-GUANDU MANUAL DO USUÁRIO 1 SIGA-GUANDU MANUAL DO USUÁRIO 1 SIGA-GUANDU MANUAL DO USUÁRIO 2 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 1.1 SIGA-GUANDU... 3 2. FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3 2.1 ACESSO AO SISTEMA... 3 2.1.1 ACESSANDO

Leia mais

APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 ACESSO AO SISTEMA... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 MANIPULAÇÃO DE CAMADAS...

APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 ACESSO AO SISTEMA... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 MANIPULAÇÃO DE CAMADAS... Sumário APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS E ADMINISTRADOR ACESSO AO SISTEMA... 4 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA...

Leia mais

Manual do SARE para Projetos de Restauração Ecológica

Manual do SARE para Projetos de Restauração Ecológica Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo Manual do SARE para Projetos de Restauração Ecológica Orientações para o uso do sistema para cadastro de projetos 1 Índice Orientações iniciais...p.4

Leia mais

QGIS CONCEITOS BÁSICOS *

QGIS CONCEITOS BÁSICOS * QGIS CONCEITOS BÁSICOS * Laboratório de Geotecnologias da UPM 1. Introdução O QGIS é um Sistema de Informações Geográficas (SIG) gratuito e de código aberto (GNU General Public License) desenvolvido pela

Leia mais

aconstrução de rodovias pode apresentar inúmeros impactos ao

aconstrução de rodovias pode apresentar inúmeros impactos ao Conheça os sistemas: Infoambiente da BR 116/RS Manual do usuário Infoambiente da BR 116/392 aconstrução de rodovias pode apresentar inúmeros impactos ao meio ambiente, tanto positivos como negativos. A

Leia mais

LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE GEOPROCESSAMENTO

LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE GEOPROCESSAMENTO LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE GEOPROCESSAMENTO Correção Geométrica Elaboração: Cláudia Soares Machado Eduardo Jun Shinohara Mariana Giannotti Colaboração: André Luiz da Silva Daniel Ayres Nunes de Castro e

Leia mais

Tutorial Localização de Aluno pelo Google Maps

Tutorial Localização de Aluno pelo Google Maps Tutorial Localização de Aluno pelo Google Maps Conteúdo 1 Visualizar Mapa de Endereço de Alunos... 1 1.1 Como utilizar os dados apresentados... 2 2 Como inserir ou alterar coordenadas... 4 2.1 Coordenadas

Leia mais

Balcão Guia de Apoio à utilização da Funcionalidade para Georreferenciação de Operações (FGO)

Balcão Guia de Apoio à utilização da Funcionalidade para Georreferenciação de Operações (FGO) Balcão 2020 - Guia de Apoio à utilização da Funcionalidade para Georreferenciação de Operações (FGO) Índice 1 Informação Técnica:... 2 2 Passo-a-Passo:... 3 I. Formulário Candidatura - Caracterização -

Leia mais

Manual do Navegador Sig Cuiabá

Manual do Navegador Sig Cuiabá Manual do Navegador Sig Cuiabá Módulo Público - Versão 1.3 04/2015 Elaboração: Gilmar Souza Acácio Conteúdo Introdução... 3 Características de um SIG... 3 Requisitos para a utilização do Sig Cuiabá...

Leia mais

AULA 2 Planos Vistas e Temas

AULA 2 Planos Vistas e Temas 2.1 AULA 2 Planos Vistas e Temas Nesta aula serão apresentados os conceitos de Planos de Informação, Vista e Tema e sua manipulação no TerraView. Para isso será usado o banco de dados criado na AULA 1,

Leia mais

1 - Obter as séries temporais de um ponto (pág. 1/2)

1 - Obter as séries temporais de um ponto (pág. 1/2) 1 - Obter as séries temporais de um ponto (pág. 1/2) As séries podem ser obtidas: Clicando com o botão esquerdo do mouse sobre o mapa do Google Maps em qualquer local da América do Sul ; Fornecendo as

Leia mais

INFORMAÇÕES IMPORTANTES AOS USUÁRIOS DO SISTEMA DE CADASTRO AMBIENTAL RURAL DO RIO GRANDE DO SUL

INFORMAÇÕES IMPORTANTES AOS USUÁRIOS DO SISTEMA DE CADASTRO AMBIENTAL RURAL DO RIO GRANDE DO SUL INFORMAÇÕES IMPORTANTES AOS USUÁRIOS DO SISTEMA DE CADASTRO AMBIENTAL RURAL DO RIO GRANDE DO SUL Instalação do Módulo de Cadastro do RS; Obtenção do número de inscrição no CAR; Obtenção do recibo de inscrição

Leia mais

Edição Vetorial Criação de camadas

Edição Vetorial Criação de camadas Edição Vetorial Criação de camadas 1. Introdução A interface gráfica do QGIS permite ao usuário editar shapefiles existentes ou criar novos shapefiles. Para criar uma nova camada vetorial, é necessário

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO ADMINISTRADOR SASD Sistema de apoio a secretaria departamental

GUIA DO USUÁRIO ADMINISTRADOR SASD Sistema de apoio a secretaria departamental IBILCE UNESP 2010 GUIA DO USUÁRIO ADMINISTRADOR SASD Sistema de apoio a secretaria departamental Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Informações Gerais Título GBD Guia

Leia mais

Um pequeno guia do usuário do SiscoloDW

Um pequeno guia do usuário do SiscoloDW Um pequeno guia do usuário do SiscoloDW 1) Acessando o sistema Navegando para http://pentaho.lampada.uerj.br:8080/pentaho/login, o usuário pode acessar o Sistema com as seguintes credenciais (Fig 1): Usuário:

Leia mais

1 - Inicializando o Sistema Página Inicial Tempo Real Guia Dados do veículo Guia de Alertas Operações...

1 - Inicializando o Sistema Página Inicial Tempo Real Guia Dados do veículo Guia de Alertas Operações... Índice 1 - Inicializando o Sistema... 4 2 - Página Inicial Tempo Real... 4 2.1 Guia Dados do veículo... 6 2.2 Guia de Alertas... 6 2.3 Operações... 7 2.4 Cadastrando uma operação... 8 2.5 Acesso ao menu

Leia mais

Sistema de Visualização de Sistemas Convectivos. Sistema de Visualização de Sistemas Convectivos

Sistema de Visualização de Sistemas Convectivos. Sistema de Visualização de Sistemas Convectivos Sistema de Visualização de Sistemas Convectivos 1. Introdução: O aplicativo Previsão a Curto Prazo e Evolução dos Sistemas Convectivos denominado de FORTRACC, foi desenvolvido com o objetivo de obter a

Leia mais

Treinamento W3-Vendas

Treinamento W3-Vendas Rossana Silva 1.0 04/08/2015 1 / 35 Rossana Silva 1.0 04/08/2015 2 / 35 1. Índice 1. Índice... 2 2. Revisões... 3 3. Objetivos... 4 4. Tela de login... 5 5. Dashboard Geral... 6 6. Vendas... 7 7. Cadastros...

Leia mais

TUTORIAL PLANO DE GERENCIAMENTO OPERACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS

TUTORIAL PLANO DE GERENCIAMENTO OPERACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GRUPAMENTO TÉCNICO DE SUPRIMENTO DE ÁGUA PARA INCÊNDIO TUTORIAL PLANO DE GERENCIAMENTO OPERACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS INTRODUÇÃO O GTSAI, visando

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE ESTUDOS SÓCIOAMBIENTAIS LABORATÓRIO DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS E GEOPROCESSAMENTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE ESTUDOS SÓCIOAMBIENTAIS LABORATÓRIO DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS E GEOPROCESSAMENTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE ESTUDOS SÓCIOAMBIENTAIS LABORATÓRIO DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS E GEOPROCESSAMENTO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO LAPIG-MAPS WANESSA CAMPOS SILVA Goiânia Junho de 2013

Leia mais

Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico. 05/2017 Versão 1.0

Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico. 05/2017 Versão 1.0 05/2017 Versão 1.0 Conteúdo Ferramentas de Edição... 3 1) Barra de ferramentas de edição... 3 2) Inserir uma geometria... 4 3) Ferramenta Snap... 5 4) Selecionar geometrias... 6 5) Editar uma geometria...

Leia mais

Estudo de alternativas de traçado de estradas utilizando Autodesk Infraworks

Estudo de alternativas de traçado de estradas utilizando Autodesk Infraworks Estudo de alternativas de traçado de estradas utilizando Autodesk Infraworks Wagner Bersani Frazillio & Ferroni Apresentação de um caso de uso do Autodesk Infraworks no estudo de alternativas de traçado

Leia mais

Parte I. Tela inicial

Parte I. Tela inicial Manual do Usuário Índice Parte I Tela inicial Parte II Visão geral das ferramentas de navegação Ferramenta de zoom automático Ferramenta de zoom in e zoom out com escolha de centro Ferramenta de zoom window

Leia mais

Manual de Usuário Versão 3.0

Manual de Usuário Versão 3.0 Manual de Usuário Versão 3.0 Objetivo Este Manual de Usuário é destinado a todos os usuários do website VisionLink que necessitam monitorar localização, horímetro e condições vitais do equipamento: Clientes

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL SG3

MANUAL OPERACIONAL SG3 MANUAL OPERACIONAL SG3 (Sistema de Gerenciamento de Terceiros) Introdução O presente manual tem por finalidade orientar todas as empresas terceiras, quanto às funcionalidades do SG3 (Sistema de Gerenciamento

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL SG3

MANUAL OPERACIONAL SG3 MANUAL OPERACIONAL SG3 (Sistema de Gerenciamento de Terceiros) Introdução O presente manual tem por finalidade orientar todas as empresas terceiras, quanto às funcionalidades do SG3 (Sistema de Gerenciamento

Leia mais

Caro usuário, Acesse o endereço: Clique no ícone AUTORIZAÇÃO

Caro usuário, Acesse o endereço:   Clique no ícone AUTORIZAÇÃO Caro usuário, Para complementar as informações referentes à sua solicitação de intervenção em recursos naturais (corte de vegetação nativa ou intervenção em área de preservação permanente); ou ao processo

Leia mais

CÁLCULO DE VOLUME, MAPA DE DECLIVIDADE E ÁREA DE INUNDAÇÃO

CÁLCULO DE VOLUME, MAPA DE DECLIVIDADE E ÁREA DE INUNDAÇÃO GUIA PRÁTICO DataGeosis Versão 2.3 CÁLCULO DE VOLUME, MAPA DE DECLIVIDADE E ÁREA DE INUNDAÇÃO Paulo Augusto Ferreira Borges Engenheiro Agrimensor Treinamento e Suporte Técnico 1. INTRODUÇÃO O DataGeosis

Leia mais

Sistema de Marcação de Consulta

Sistema de Marcação de Consulta Sistema de Marcação de Consulta Sumário 1. CADASTRO 2 a. CADASTRO DE HOSPITAL i. HOSPITAL ii. IMAGEM iii. JUNTA MÉDICA b. CADASTRO DE PLANO DE SAÚDE c. CADASTRO DE ESPECIALIDADE d. CADASTRO DE MÉDICO i.

Leia mais

Tutorial de Acesso as Imagens via ArcGIS 10.X

Tutorial de Acesso as Imagens via ArcGIS 10.X Tutorial de Acesso as Imagens via ArcGIS 10.X Paulo Rafael Alves Goiânia, 2016 Acesso ao Conjunto de Imagens Landsat de 1989 a 2014 via WMS (Web Map Service) no ArcGIS 10.X Inicie o programa através do

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

MANUAL DE ACESSO AO ATLAS DIGITAL GEOAMBIENTAL. Autores: Eric Pereira Iara Christina de Campos Luciana Hiromi Yoshino Kamino Flávio Fonseca do Carmo

MANUAL DE ACESSO AO ATLAS DIGITAL GEOAMBIENTAL. Autores: Eric Pereira Iara Christina de Campos Luciana Hiromi Yoshino Kamino Flávio Fonseca do Carmo MANUAL DE ACESSO AO ATLAS DIGITAL GEOAMBIENTAL Autores: Eric Pereira Iara Christina de Campos Luciana Hiromi Yoshino Kamino Flávio Fonseca do Carmo BELO HORIZONTE MG 2016 MANUAL DE ACESSO AO ATLAS DIGITAL

Leia mais

Tutorial Índice de Potencial de Consumo - IPC

Tutorial Índice de Potencial de Consumo - IPC Tutorial Índice de Potencial de Consumo - IPC Autor: Vitor Pires Vencovsky 1. Introdução Este tutorial tem como objetivo realizar análises de mercado utilizando o software Gismaps Viewer e os Índices de

Leia mais

Consulta a banco de dados no Spring

Consulta a banco de dados no Spring UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento Consulta a banco de dados no Spring Grazielle Anjos Carvalho Vladimir Diniz Belo

Leia mais

Cálculo de áreas utilizando os programas Google Earth e GE-Path

Cálculo de áreas utilizando os programas Google Earth e GE-Path Cálculo de áreas utilizando os programas Google Earth e GE-Path A utilização de imagens de satélites permitem a observação detalhada de áreas urbanas e agrícolas e utilizá-las para o planejamento de ações,

Leia mais

Sumário 1. Inicializando o Sistema Arquitetura do Sistema Consulta Rápida de Veículos Informações Gerais...

Sumário 1. Inicializando o Sistema Arquitetura do Sistema Consulta Rápida de Veículos Informações Gerais... 1 Sumário 1. Inicializando o Sistema... 3 2. Arquitetura do Sistema... 5 2.1. Menu... 5 2.1.1. Detalhamento do Menu e Submenu... 5 2.2. Barra de Ferramentas... 6 2.2.1. Ações... 6 2.2.2. Crédito Disponível...

Leia mais

Manual de Utilização do Zimbra Webmail

Manual de Utilização do Zimbra Webmail Universidade Federal da Paraíba Superintendência de Tecnologia da Informação Campus Universitário I, João Pessoa Paraíba CEP.: 58051-900 +55 83 3209-8650 Manual de Utilização do Zimbra Webmail Introdução.

Leia mais

Introdução a Informática - 1º semestre AULA 05 Prof. André Moraes

Introdução a Informática - 1º semestre AULA 05 Prof. André Moraes Introdução a Informática - 1º semestre AULA 05 Prof. André Moraes Continuação de assunto sobre - Recursos do BrOffice Impress. 8.3 TRANSIÇÃO DE SLIDES A transição de slide é um recurso bastante utilizado

Leia mais

Como publicar páginas Web no GoogleSites

Como publicar páginas Web no GoogleSites 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível PASSO 1 ACESSE O ENDEREÇO DO GOOGLE SITES Como publicar páginas Web no GoogleSites Ao criar sua conta no Gmail,

Leia mais

Cálculo de áreas no Google Earth utilizando arquivo de GPS

Cálculo de áreas no Google Earth utilizando arquivo de GPS Cálculo de áreas no Google Earth utilizando arquivo de GPS A utilização de aparelhos de GPS permite a aquisição de coordenadas geográficas (latitude, longitude e altitude) em áreas de trabalho visando

Leia mais

Guia de Consulta Rápida

Guia de Consulta Rápida Guia de Consulta Rápida Exportação de dados Modelo de Preenchimento Importar Planilha Modelo de Planilha de Importação Exportação de dados: Relatório Pessoa Planilha de Endereçamento: Na seção Mala Direta,

Leia mais

INDICE PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (CTI) GERÊNCIA DE GEOPROCESSAMENTO

INDICE PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (CTI) GERÊNCIA DE GEOPROCESSAMENTO INDICE 1 ACESSO AO SITE...03 2 TODAS AS FERRAMENTAS DISPONÍVEIS NO SITE...03 3 MENU GRUPO DE MAPAS/IMAGEM 2010/TERRENO...04 1º GRUPO DE MAPAS (CAMADAS)...04 2º IMAGEM SATÉLITE 2010...05 3º TERRENO...05

Leia mais

PRODUÇÃO INTELECTUAL 1. CADASTRO DE PRODUÇÕES E PUBLICAÇÕES

PRODUÇÃO INTELECTUAL 1. CADASTRO DE PRODUÇÕES E PUBLICAÇÕES PRODUÇÃO INTELECTUAL 1. CADASTRO DE PRODUÇÕES E PUBLICAÇÕES Essa aplicação possibilita cadastrar e manter os diversos tipos de produções (bibliográfica, técnica, artística, culturais, entre outras) desenvolvidas

Leia mais

Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs

Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs Objetivos Elaboração de provas utilizando o recurso Formulários do Google Docs; Compreender as funcionalidades do Formulário; Gerar planilhas

Leia mais

TUTORIAL WEBGIS ROSANA SP Versão 1

TUTORIAL WEBGIS ROSANA SP Versão 1 TUTORIAL WEBGIS ROSANA SP Versão 1 1 APRESENTAÇÃO O WebGIS é um instrumento que visa por meio da tecnologia de softwares e aplicativos melhorar a gestão de diversos setores da área pública, como controle

Leia mais

Sumário 1 Primeiros Passos Acessando o Sistema Conhecendo a tela Inicial... 4

Sumário 1 Primeiros Passos Acessando o Sistema Conhecendo a tela Inicial... 4 Este manual tem como objetivo auxiliar os correspondentes na digitação e acompanhamento de propostas do produto Consignado, digitadas junto ao Banco Daycoval. A seguir, veremos o passo a passo para a digitação

Leia mais

Instruções para uso do HEMERA Sistematizador GHOEM de Textualizações Sumário

Instruções para uso do HEMERA Sistematizador GHOEM de Textualizações Sumário Instruções para uso do HEMERA Sistematizador GHOEM de Textualizações Sumário Acessando o sistema... 02 Cadastros... 03 Usuários... 03 Depoentes... 04 Trabalhos... 04 Depoimentos... 05 Parágrafos... 06

Leia mais

SICAN - Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Cooperativas, Associações e demais Agentes Manual do Sistema

SICAN - Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Cooperativas, Associações e demais Agentes Manual do Sistema SICAN - Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Cooperativas, Associações e demais Agentes Manual do Sistema Produtor Rural 1. Pré-Cadastro SICAN...3 2. Preenchimento do cadastro...5

Leia mais

Manual Telemetria - Odômetro

Manual Telemetria - Odômetro Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Odômetro... 4 Componentes... 5 Faixas Odômetro... 5 Configura Faixa... 13 Detalhado Período... 22 Consolidado Dia... 25 Consolidado

Leia mais

Manual de Sistema - 07/2016 Versão

Manual de Sistema - 07/2016 Versão Manual de Sistema - 07/2016 Versão 5.12.0.5808 O Geocloud depende de alguns softwares para o seu melhor funcionamento. Depois de diversos testes e ajustes, para oferecer aos nossos usuários a melhor experiência

Leia mais

Oficina de Publicações

Oficina de Publicações q Ministério da Educação Colégio Pedro II Campus Realengo II Oficina de Publicações Centro de Inclusão Digital Prof. Wilson Choeri Setembro/2015 1 Apresentação Seja bem-vindo (a) ao Centro de Inclusão

Leia mais

Guia do Usuário. Explorar nunca foi tão dinâmico. Copyright Elsevier Inc. All rights reserved

Guia do Usuário. Explorar nunca foi tão dinâmico. Copyright Elsevier Inc. All rights reserved Guia do Usuário Explorar nunca foi tão dinâmico elsevier.com/geofacets Copyright Elsevier Inc. All rights reserved ÍNDICE BEM-VINDO: APRESENTANDO O GEOFACETS BEM-VINDO AO O Geofacets é um aplicativo baseado

Leia mais

ITQ InForm Recebimentos

ITQ InForm Recebimentos 7 ITQ InForm Recebimentos Manual do Usuário Atualizado em: 27/02/2012 http://www.itquality.com.br Sumário Introdução...2 O ITQ InForm Recebimentos...3 Características do Sistema...3 Antes de Instalar...3

Leia mais

TUTORIAL PARA VOLUME POR SUPERFÍCIES

TUTORIAL PARA VOLUME POR SUPERFÍCIES TUTORIAL PARA VOLUME POR SUPERFÍCIES 1 O módulo de volumes por superfície do sistema posição permite o cálculo de volumes por comparativo entre triângulos Volume simples e o cálculo de volumes por platô

Leia mais

JORNAL PIO-PARDO MANUAL DO USUÁRIO. versão 1.1

JORNAL PIO-PARDO MANUAL DO USUÁRIO. versão 1.1 JORNAL PIO-PARDO MANUAL DO USUÁRIO versão 1.1 INTRODUÇÃO Este é um manual do usuário de como publicar uma notícia no portal de notícias do Jornal Pio Pardo. Logo em seguida será apresentado o passo-a-passo.

Leia mais

Tutorial QGIS Modelagem Numérica de Terreno

Tutorial QGIS Modelagem Numérica de Terreno Tutorial QGIS Modelagem Numérica de Terreno Sistemas de Informações Geográficas Engenharia de Agrimensura e Cartográfica 7º Período Alunos: Valter Antônio da Silva Thomas Lucas Ricardo Professor: Ângelo

Leia mais

Sumário. 1 DKWeb Alunos Configuração de Parâmetros. Configuração de Parâmetros DKWeb Alunos 1.5. Guia de uso Revisão 10/09/2015

Sumário. 1 DKWeb Alunos Configuração de Parâmetros. Configuração de Parâmetros DKWeb Alunos 1.5. Guia de uso Revisão 10/09/2015 1 DKWeb Alunos Configuração de Parâmetros Configuração de Parâmetros DKWeb Alunos 1.5 Guia de uso Revisão 10/09/2015 Sumário 1. Acesso aos parâmetros... 2 2. Alterar imagem de fundo... 3 3. Alterando o

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

Figura 1 Login Caso o professor tenha problema com o usuário/senha utilizar o item 1.2.

Figura 1 Login Caso o professor tenha problema com o usuário/senha utilizar o item 1.2. TUTORIAL RM PORTAL Sumário Módulo I - Entrando no Portal...3 Login...3 Recuperar uma Senha...3 Módulo II - Menu do Professor...5 Quadro de Horários...5 Turmas...6 Exibir uma Turma...6 Localizar um Aluno...7

Leia mais

Transferir/Enviar Bens para Outra Unidade

Transferir/Enviar Bens para Outra Unidade Patrimônio Móvel 95 4.10.5 Transferir/Enviar Bens para Outra Unidade Usuários: Responsável pelo DMP (Departamento de Material e Patrimônio) Perfil: Gestor Patrimônio Local, Gestor Patrimônio Global e Gestor

Leia mais

Manual do SARE para Projetos de Restauração Ecológica

Manual do SARE para Projetos de Restauração Ecológica Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo Manual do SARE para Projetos de Restauração Ecológica Orientações para o uso do sistema para cadastro de projetos 1 Índice Orientações Iniciais Pág. 03

Leia mais

Sumário 1. Perfil Fórum Tarefa Wiki Glossário Mensagem Privada Notas...

Sumário 1. Perfil Fórum Tarefa Wiki Glossário Mensagem Privada Notas... Sumário 1. Perfil... 3 1.1. Modificar Perfil... 3 1.2. Mudar a Senha... 7 2. Fórum... 9 2.1. Adicionar um Novo Tópico ao Fórum... 9 2.2. Responder ao Fórum...12 2.3. Inserção de Link no Fórum...14 2.4.

Leia mais

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL REDE PETRO-BC

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL REDE PETRO-BC INTRODUÇÃO Para atualizar os dados de sua empresa junto a Rede Petro-BC, você deve seguir os procedimentos abaixo. O cadastro está organizado em: Dados Principais, endereços, contatos, apresentação da

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO: PLATAFORMA WEB SISTEMA PLANTIO DIRETO / ÍNDICE DE QUALIDADE PARTICIPATIVO (IQP)

MANUAL DO USUÁRIO: PLATAFORMA WEB SISTEMA PLANTIO DIRETO / ÍNDICE DE QUALIDADE PARTICIPATIVO (IQP) MANUAL DO USUÁRIO: PLATAFORMA WEB SISTEMA PLANTIO DIRETO / ÍNDICE DE QUALIDADE PARTICIPATIVO (IQP) Elaborado por: Cássio Alexandre Rolan Wandscheer (CIH/FPTI) Versão 2 Maio/2015 Página 2 Sumário 1 ÍNDICE

Leia mais

Sibele Loss Edimara Heis

Sibele Loss Edimara Heis Sibele Loss Edimara Heis 2016 TUTORIAL ETC Tela Inicial É a primeira tela que aparece ao se logar no sistema. Nesta tela encontram se as funcionalidades do ETC (Notificações, Documentos, Biblioteca, Mensagens,

Leia mais

MANUAL SIGA INGRESSO ÍNDICE

MANUAL SIGA INGRESSO ÍNDICE Sistema Informatizado Gerenciamento Acadêmico Acesso das Secretarias Acadêmicas Setoriais MANUAL SIGA INGRESSO ÍNDICE 1. Introdução... 2 2. Ingresso Acesso Inicial... 3 3. Ficha do Aluno... 7 4. Conclusão...

Leia mais

[GUIA RÁPIDO: OFFICE SWAY]

[GUIA RÁPIDO: OFFICE SWAY] [GUIA RÁPIDO: OFFICE SWAY] O Sway é uma ferramenta para a criação de materiais online, funcionando como um painel em que podem ser colocados elementos dinâmicos e interativos. Ele se baseia no conceito

Leia mais

Data4Company Guia ra pido do Portal WEB

Data4Company Guia ra pido do Portal WEB Data4Company Guia ra pido do Portal WEB Acessar o portal 1. Acesse o endereço do Data4Company e informe o ambiente, usuário e sua senha. 2. Essa é a tela inicial. Nessa tela aparecem os dados sobre os

Leia mais

Manual de Utilização do Webmail v1.1

Manual de Utilização do Webmail v1.1 Manual de Utilização do Webmail v1.1 (mail.ufvjm.edu.br) 1 Sumário Como Fazer o Login...3 Como Alterar a Senha...4 Como Enviar um E-mail...5 Como Criar uma Assinatura de E-mail...11 Como Criar Filtros...13

Leia mais

Caro usuário, Acesse o endereço: Clique no ícone AUTORIZAÇÃO

Caro usuário, Acesse o endereço:   Clique no ícone AUTORIZAÇÃO Caro usuário, Para complementar as informações referentes à sua solicitação de intervenção em recursos naturais (corte de vegetação nativa ou intervenção em área de preservação permanente); ou ao processo

Leia mais

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015 Fale Conosco MT-611-00002-7 Última Atualização 23/07/2015 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Abrir um chamado para relacionamento com o Cadastro de Fornecedores através

Leia mais

Sumário. Tutorial: Webquest

Sumário. Tutorial: Webquest 1 Sumário Acessando a Ferramenta... 2 Página Inicial do ambiente de Ferramentas... 3 Acessar o ambiente da Webquest... 4 Criando uma Webquest... 5 Etapas para Criação da Webquest... 6 Gerenciador de imagem...

Leia mais

CURSO BÁSICO. Ao selecionar a sua disciplina, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis.

CURSO BÁSICO. Ao selecionar a sua disciplina, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. CURSO BÁSICO COMO PARTICIPAR Da disciplina Ao selecionar a sua disciplina, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. Na parte superior da tela há uma barra de navegação

Leia mais

MAPA GERAL. As principais funcionalidades do Mapa são as seguintes:

MAPA GERAL. As principais funcionalidades do Mapa são as seguintes: MAPA GERAL Este Mapa Interativo do município de Loures coloca à disposição dos utilizadores um conjunto de ferramentas que permite a visualização e exploração da informação e a impressão de plantas. As

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014

MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014 MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014 ÍNDICE Apresentação Principais Botões Login Usúario Resultado Método Quantum Preencher Método Quantum Extrato On-Line Engenharia de Função Grupos

Leia mais

AULA 4. Atividade Complementar 10: Sistemas lineares 2x2 e sua interpretação geométrica 31

AULA 4. Atividade Complementar 10: Sistemas lineares 2x2 e sua interpretação geométrica 31 AULA 4 Atividade Complementar 10: Sistemas lineares 2x2 e sua interpretação geométrica 31 Conteúdos Estruturantes: Números e Álgebra / Geometrias Conteúdo Básico: Sistemas lineares / Geometria espacial

Leia mais

SICAN - Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Cooperativas, Associações e demais Agentes

SICAN - Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Cooperativas, Associações e demais Agentes SICAN - Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Cooperativas, Associações e demais Agentes Manual do Sistema Cooperativas . Pré-Cadastro SICAN...3 2. Preenchimento do cadastro...5

Leia mais

Suap-EDU MANUAL DO DOCENTE

Suap-EDU MANUAL DO DOCENTE Suap-EDU MANUAL DO DOCENTE Professor Erivelto Bauer de Matos (Campus Novo Hamburgo) Coordenadoria Sistêmica de Registros Acadêmicos - CSRA/IFSul Coordenadoria de Produção de Tecnologias Educacionais -

Leia mais

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4 Página 1 de 17 SUMÁRIO 1. ACESSO... 2 2. MENU PRINCIPAL... 3 2.1 Página Inicial... 3 2.2 Botões no Topo da Tela... 4 2.3 Campos para Exibição... 4 2.4 Página da Turma... 5 3. MENU USUÁRIO... 5 3.1 Central

Leia mais

Processamento de edifício com sapatas

Processamento de edifício com sapatas Processamento de edifício com sapatas Este exemplo tem o objetivo de demonstrar o processo de entrada de dados e processamento de projetos estruturais que já possuem os elementos de fundações lançados.

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA FLEXISS PARA ACESSO DE PROFISSIONAIS DE ODONTOLOGIA VERSÃO ONLINE versão: [22/07/2016]

MANUAL DO SISTEMA FLEXISS PARA ACESSO DE PROFISSIONAIS DE ODONTOLOGIA VERSÃO ONLINE versão: [22/07/2016] MANUAL DO SISTEMA FLEXISS PARA ACESSO DE PROFISSIONAIS DE ODONTOLOGIA VERSÃO ONLINE versão: 3.2.303 [22/07/2016] M A N U A L D O S I S T E M A F L E X I S S P A R A A C E S S O D O S D E N T I S T A S

Leia mais

SAO-WEB Manual do Usuário

SAO-WEB Manual do Usuário Documento SAO-WEB Manual do Usuário 1 Referência: SAO-WEB Sistema SAO-WEB Módulo Geral Responsável Trion Data 05/2010 Objetivo Descrever o funcionamento do SAO WEB. O SAO-WEB é uma forma de acesso ao SAO-ERP

Leia mais

Histórico das Revisões

Histórico das Revisões Sistema TerraSIG MÓDULO PROCESSAMENTO DE IMAGENS MANUAL DO USUÁRIO Abril/2008 Histórico das Revisões Data Versão Descrição Autor 04.04.2008 1.0 Confecção Cristhiane 23.04.2008 1.0 Alteração Cristhiane

Leia mais

Tutorial. Conselho de Escola

Tutorial. Conselho de Escola Tutorial Conselho de Escola Este tutorial apresenta o passo a passo para a utilização do módulo Conselho de Escola para as escolas. Os perfis que possuem acesso a esse módulo na escola são: Diretor Vice-diretor

Leia mais

GEOWEB INCLUSÃO PRODUTIVA NO SEU MUNICÍPIO

GEOWEB INCLUSÃO PRODUTIVA NO SEU MUNICÍPIO GEOWEB INCLUSÃO PRODUTIVA NO SEU MUNICÍPIO Instruções Básicas Outubro de 2017 VISÃO GERAL mapas.cnpm.embrapa.br/mds 2 VISÃO GERAL Esta é a visão geral da tela ao acessar o GeoWeb pela primeira vez. Nenhuma

Leia mais

AULA 13 Plugin TerraPrint

AULA 13 Plugin TerraPrint 13.1 AULA 13 Plugin TerraPrint Esta aula apresenta as funcionalidades básicas do plugin de diagramação de impressão do TerraView denominado TerraPrint. Nela será utilizado o mesmo banco de dados criado

Leia mais

Exercicio EAD : Tema: Cadastro de Produtor/Propriedade/Talhões

Exercicio EAD : Tema: Cadastro de Produtor/Propriedade/Talhões Exercicio EAD : 1-2014 Tema: Cadastro de Produtor/Propriedade/Talhões a) Cadastrar um produtor rural: b) Cadastrar uma propriedade rural vinculada ao produtor rural c) Cadastrar tres talhões vinculados

Leia mais

INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO

INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO Carina Regina de Macedo RELATÓRIO DE ATIVIDADES LABORATÓRIO Nº 1: MODELAGEM DA BASE DE DADOS Base de Dados Georeferenciados para Estudos Urbanos no Plano Piloto de Brasília.

Leia mais

Produção Intelectual SIGAA

Produção Intelectual SIGAA Produção Intelectual SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2015 www.ufs.br Produção Intelectual Objetivos Este módulo permite o cadastramento e o gerenciamento das produções

Leia mais

MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7

MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7 MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE SUMÁRIO ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7 EDITANDO O BANNER 9 ADICIONANDO UM MAPA DE LOCALIZAÇÃO

Leia mais

SCC: Sistema de Controle de Chamado: Módulo Cliente

SCC: Sistema de Controle de Chamado: Módulo Cliente SCC: Sistema de Controle de Chamado: Módulo Cliente Guia prático do Usuário Versão 1 Março/2014 Equipe Técnica: Rafael Medeiros Sperb, Dr. Responsável Geral Alencar Cabral, Analista de Sistemas - TI Rodrigo

Leia mais

Manual Orçamentação Particular 05/2018

Manual Orçamentação Particular 05/2018 Manual Orçamentação Particular 05/08 Índice Tela de Login...... Pesquisando Peças no veículo.. 6 Quando gerar um orçamento particular.. 4 Atenção - Peças sem Operação.... 7 Gerando um novo orçamento particular..

Leia mais