BEM-VINDO À SUA NOVA MORADIA GUIA DO PROPRIETÁRIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BEM-VINDO À SUA NOVA MORADIA GUIA DO PROPRIETÁRIO"

Transcrição

1 BEM-VINDO À SUA NOVA MORADIA GUIA DO PROPRIETÁRIO

2 INTRODUÇÃO Parabéns! A CAIXA faz questão de desejar boas-vindas a você e a toda sua família. Sabemos que a conquista da casa própria representa uma grande mudança na sua vida. Por isso, criamos o CAIXA De Olho na Qualidade, um conjunto de iniciativas para ajudar você a zelar pelo seu patrimônio. Uma delas é o canal de comunicação exclusivo , pelo qual você poderá esclarecer dúvidas e registrar eventuais problemas em sua casa. Neste guia, você encontra informações importantes sobre o seu contrato de financiamento e dicas para cuidar bem da sua moradia e nela viver melhor. Leia com atenção e boa sorte nesta nova fase da sua vida. PARTE 1 Informações importantes sobre seu contrato O que você precisa saber sobre o contrato de financiamento habitacional para famílias com renda mensal bruta de até R$ 1.600,00, com recursos FAR ou seja, o seu contrato, está aqui. Antes de tudo, gostaríamos de parabenizá-lo pela conquista. Você acaba de realizar o grande sonho de sua vida: comprar sua casa própria. Fazer parte da sua história é sempre motivo de orgulho para a CAIXA.

3 Ao realizar o sonho da casa própria, você deve assumir algumas responsabilidades: Agora que assinou o seu contrato, você se torna responsável por tudo o que acontecer com o seu imóvel e, por isso, deve tomar posse ocupando-o logo após o recebimento das chaves.»» A não ocupação de seu imóvel é motivo de rescisão do seu contrato, podendo a CAIXA selecionar outra pessoa para ocupá-lo. É permitido o exercício de pequenas atividades comerciais no imóvel, desde que você e sua família residam nele e que não acarretem prejuízos/incômodos aos demais moradores. A partir da assinatura do contrato, as despesas incidentes sobre o imóvel, como IPTU, energia elétrica, água, taxas de condomínio, limpeza urbana, entre outras, são de sua responsabilidade, portanto é necessário que você faça o pagamento regularmente para garantir a prestação dos serviços e o seu conforto. Você deve também manter o imóvel em boas condições, com segurança e conservação, assumindo as despesas de obras e reparos necessários. Você deve manter o pagamento das prestações de seu contrato de financiamento em dia.»» O seu contrato é de 120 prestações mensais, o que significa um prazo de 10 anos. Assim, você deve pagar até o vencimento a prestação definida no contrato de compra e venda, durante os 120 meses do financiamento. O primeiro pagamento vence 30 dias após a assinatura do contrato. Você pode escolher a data de vencimento na contratação ou alterá-la durante a vigência do financiamento. O Débito Automático CAIXA é a forma mais prática de efetuar os pagamentos, pois não é preciso ficar esperando o recebimento do boleto de cobrança. Você também pode pagar usando o boleto bancário. Com ele, a prestação pode ser paga até a data de vencimento em toda a rede bancária. Após o vencimento, o pagamento do boleto pode ser feito em casas lotéricas, correspondentes bancários CAIXA Aqui ou, dependendo do tempo de atraso, somente nas agências da CAIXA.

4 Cuidado para não perder o seu imóvel Isso pode acontecer se você: Atrasar o pagamento das prestações. Nesse caso, a dívida vence de uma vez e você não pode comprar outro imóvel com os mesmos descontos e vantagens. Por isso, quando tiver qualquer problema para pagar as prestações, procure a CAIXA imediatamente. Utilizar o imóvel para fins comerciais ou outros fins que não o residencial (para você e para sua família). Pode usá-lo apenas para pequenos negócios, como fazer costuras, confeccionar doces ou salgados para vender etc., desde que more no imóvel e não prejudique/incomode seu vizinho. Não morar no imóvel e abandonar, vender, alugar, ceder ou emprestá-lo a outras pessoas. Fizer declarações falsas para obtenção do imóvel. Não cumprir as obrigações que estão no seu contrato de financiamento (contrato que você assinou para conseguir a casa própria). Lembramos que é muito importante que você informe imediatamente à CAIXA quando houver alteração em qualquer informação que você deu antes da assinatura do seu contrato ou caso o seu número de telefone tenha mudado. PARTE 2 Como cuidar da segurança e beleza da sua casa Agora que você já recebeu as chaves da sua moradia, a responsabilidade por deixá-la sempre funcionando e cada vez mais bonita é sua. Para que sua casa ou apartamento continue como novo por muito tempo, você deve seguir alguns cuidados simples. Vamos conhecê-los? Cuidar bem do seu imóvel garante a segurança, o conforto e a economia da sua família. Todos os moradores precisam saber como fazer isso. A manutenção e a conservação da sua casa ou apartamento são muito importantes e são responsabilidade sua e de sua família.

5 Com a manutenção preventiva, aquela feita ANTES de haver necessidade de conserto ou reparo, sua moradia dura mais, apresenta menos defeitos e você gasta menos. Siga as dicas que a CAIXA preparou especialmente para você: Mantenha os ambientes bem ventilados para evitar o surgimento de mofo nas paredes e bolor nos tetos, nos rejuntes e dentro dos armários, principalmente no banheiro e na cozinha. Portas, janelas, torneiras, pisos, paredes e outros itens da sua casa são feitos de materiais diferentes. Por isso, cada material precisa de um cuidado adequado. Deposite corretamente o lixo, colocando-o no local certo, no dia de coleta. Não jogue lixo nas áreas de uso comum. Se existir coleta seletiva de lixo no seu endereço, separe o lixo orgânico (restos de alimentos e papel higiênico usado) do lixo seco (papéis, plásticos, metais) que pode ser reciclado. Não acumule lixo no interior da sua casa. Mantenha livres os extintores e hidrantes. DICAS DE LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO: A. Portas e janelas Para limpar portas e janelas, remova a poeira com espanador ou escova macia, depois passe um pano umedecido e, em seguida, um pano seco. Se a sujeira não sair, utilize esponja macia, água e detergente neutro. Não jogue água nas esquadrias, para evitar ferrugem nas partes metálicas e inchamentos nas partes de madeira. Nunca utilize esponjas de aço, produtos ácidos, tíner, facas, tesouras ou objetos parecidos.

6 Nas janelas, limpe os orifícios dos trilhos inferiores e NÃO remova as borrachas ou massas de vedação. Use os trincos com suavidade, eles não devem ser forçados. Lubrifique as dobradiças com óleo e as fechaduras com grafite em pó. Não se apoie nas portas e janelas, pois elas podem empenar ou mesmo ser deslocadas da posição correta. B. Paredes, pisos e tetos Evite o uso de produtos ácidos, soda cáustica ou produtos com amoníaco, para não danificar os rejuntes ou pintura. Nas áreas secas, os pisos e paredes em cerâmica devem ser limpos apenas com pano úmido e, se precisar, use apenas sabão neutro. Não jogue água com balde ou mangueira. Se aparecer mofo, use água sanitária ou vinagre dissolvidos em água ou detergente (use esponja ou pano levemente umedecido). Não utilize palhas ou esponjas de aço na limpeza da cerâmica, para não riscar. Não bata com peças pontiagudas na cerâmica, porque ela pode lascar. Não use objetos com ponta na limpeza de cantos. Limpe com uma escova apropriada. Não use escovas duras, para não estragar o rejunte e causar infiltração. Não pendure vasos ou qualquer outro objeto nos forros de gesso, porque eles não suportam peso. Nunca molhe o forro de gesso, pois o contato com a água pode danificá-lo seriamente. Mantenha espaço ao redor dos armários, principalmente aqueles colocados junto às paredes externas, para que haja ventilação entre o móvel e a parede. Abra a janela do banheiro, após o banho, para evitar mofo no teto e em paredes não azulejadas. Na área da cozinha, limpe regularmente as cerâmicas com produto desengordurante.

7 C. Banheiro, cozinha e área de serviço Evite o entupimento da pia da cozinha retirando todo o resto de alimento antes de lavar a louça. Faça limpeza periódica nos ralos, sifões e caixa de gordura. Não coloque nada que possa causar entupimento. Cuidado: não utilize ácidos, arames ou líquidos quentes, para não danificar as instalações. Não jogue no vaso sanitário fraldas, absorventes e outros materiais que possam entupir a tubulação. Verifique vazamentos nas válvulas ou caixas de descarga. Não aperte excessivamente os registros e torneiras, pois isso danifica a vedação. Nunca use produtos com soda cáustica na tubulação do esgoto. Não utilize as bancadas, pias, lavatórios ou vasos sanitários como apoio para coisas pesadas. Nunca suba ou se pendure nas bancadas, pias, lavatórios ou vasos sanitários. Não pendure objetos nas tubulações aparentes. Não utilize esponja ou palha de aço e produtos químicos para a limpeza das torneiras, registros, pias, tanque e vaso sanitário. Use água e sabão neutro, com pano macio. Verifique o desgaste da borracha de vedação das torneiras e a troque quando necessário torneira pingando pode representar um grande aumento na conta de água. Antes de fazer qualquer furo nas paredes ou no piso, veja onde ficam as instalações de água, esgoto ou gás, observando o Manual do Proprietário. Mantenha sempre ventilados os ambientes com aparelhos como aquecedores, fornos e fogões a gás. Nunca teste ou procure vazamentos de gás usando fósforo ou qualquer outro tipo de fogo. Use espuma de sabão ou sabonete. Se sentir cheiro de gás, não acenda luzes nem risque fósforos. Ventile o ambiente, abrindo portas e janelas. Não descarte óleo de cozinha na pia ou rede de esgoto. Reserve o óleo utilizado em garrafas pet e informe-se sobre como descartá-lo corretamente.

8 Procure um posto de coleta próximo de sua casa e incentive seus vizinhos a fazer o mesmo. O óleo reciclado pode ser utilizado na produção de sabão. Além de economizar, você estará ajudando na preservação do meio ambiente, evitando que as águas de rios e nascentes sejam contaminadas. D. Energia elétrica Verifique sempre a voltagem da rede na casa ou apartamento e dos aparelhos usados nas tomadas: 110V ou 220V. Evite o uso de benjamins, tês, adaptadores e extensões, para não sobrecarregar a fiação da casa e nem provocar curto-circuito, explosão e incêndio. Sempre que for trocar lâmpadas ou fazer qualquer reparo elétrico, desligue os disjuntores correspondentes, limpe e reaperte os componentes e então religue o quadro de disjuntores. Se o disjuntor desarmar, tente religá-lo apenas uma vez. Se ele voltar a desarmar, não force o dispositivo e procure o equipamento que pode estar causando curto-circuito ou sobrecarga. Na dúvida, consulte um eletricista. Em caso de curto-circuito, sobrecarga ou princípio de incêndio, desligue imediatamente o quadro de disjuntores. Antes de fazer qualquer furo nas paredes ou piso, veja onde ficam as instalações elétricas, consultando o Manual do Proprietário. Os interruptores e tomadas devem ser limpos apenas nas partes externas, somente com pano seco. Se a água do chuveiro elétrico não esquentar, verifique se o disjuntor está desarmado e religue-o. Se o problema continuar, verifique se a resistência do chuveiro elétrico está queimada e a substitua. Atenção para a voltagem correta. Não ultrapasse a carga elétrica prevista no projeto. Todas essas informações estão no Manual do Proprietário. E. Pelo menos uma vez por ano Complete as falhas dos rejuntes dos azulejos e pisos em cerâmica, se houver. Limpe as caixas de gordura e jogue o material coletado no lixo. No caso de existir fossa séptica, esta recebe os esgotos domiciliares e, para evitar entupimentos e contaminações, deve ser limpa mediante a contratação de serviço especializado, com intervalo médio de um ano ou quando houver necessidade. Limpe a caixa d água, verificando eventuais vazamentos.

9 Verifique e troque telhas quebradas. Limpe as calhas ou condutores de água. Se você mora em condomínio e as soluções de esgotamento sanitário, abastecimento de água e drenagem são coletivas, ou seja, atendam a todos os imóveis de seu condomínio, cobre do seu síndico a limpeza da fossa séptica, das caixas de gordura, da caixa d água e das calhas, bem como a troca das telhas quando necessário. As áreas internas e externas devem ser pintadas periodicamente. O intervalo pode ser de 2 a 5 anos, conforme o material e a exposição ao tempo, evitando envelhecimento, descascamento e fissuras que possam causar infiltrações. F. Se você for o síndico do condomínio Verifique os equipamentos de uso comum, como elevadores, bombas, interfones, antena coletiva, iluminação de emergência, caixas d água, extintores e equipamentos de segurança. Tenha sempre por perto telefones úteis, como de profissionais de reparos, manutenção e serviços gerais. Verifique sempre a necessidade de desinsetização ou outras medidas para eliminar insetos, ratos e cupins, mas tenha muito cuidado com o material a ser utilizado, normalmente tóxico, providenciando o devido isolamento do local durante a aplicação e a comunicação prévia aos demais condôminos. Deposite corretamente o lixo, colocando-o no local certo, no dia de coleta. Observe os prazos de recarga dos extintores. Dedique-se a realizar a prestação de contas das despesas condominiais e sempre dê publicidade às suas ações, pois isso confere credibilidade e respeito à sua administração. Ao permitir a instalação de antenas de TV na cobertura, acompanhe e verifique o serviço para que não haja quebra, retiradas ou danos às telhas ou calhas. G. Cuide do patrimônio de todos A sua moradia vai além da sua casa: as famílias dividem muitas áreas de uso comum, seja em loteamentos ou condomínios. Por exemplo, as calçadas

10 em volta dos blocos ou casas, as áreas verdes, lixeiras, corredores, áreas de lazer. Essas áreas não podem ser divididas ou vendidas e precisam ser conservadas. Preserve as plantas e móveis de uso de todos. Use, adequadamente, todas as partes e instalações do condomínio, conforme as regras da Convenção de Condomínio e do Regimento Interno. Ensine as crianças a cuidar das áreas de uso comum como se fossem a casa delas. H. Dicas para boa convivência Respeitar os vizinhos é a única forma de merecer o respeito deles. Todos devem ser respeitados como moradores, vizinhos e cidadãos. Todo morador deve participar das decisões, expressando suas opiniões e sugestões para a melhoria do seu loteamento ou condomínio. Ter sempre boas relações com seus vizinhos e tratar todos com gentileza demonstra o quanto você sabe viver em comunidade. Use e abuse do bom-dia, do boa-tarde e do boa-noite. Sua opinião é muito importante e a dos seus vizinhos também. Ouvir e respeitar a opinião dos outros, mesmo que você não pense do mesmo jeito, mostra toda sua grandeza. Não deixe de participar das reuniões do condomínio, pois essa é a forma de você dar opiniões sobre a gestão e as decisões que envolvem a administração do seu residencial. Evite barulhos excessivos e respeite os horários de silêncio estabelecidos. Caso seu condomínio permita animais (verifique a Convenção de Condomínio e o Regimento Interno), não os deixe soltos nas áreas de uso comum e tenha cuidado para não interferir no sossego, na higiene e na segurança das outras pessoas. Não deixe seu animal de estimação fazer as necessidades nas áreas de uso comum. Os dejetos devem ser descartados corretamente, no lixo orgânico. A Convenção de Condomínio e o Regimento Interno existem para facilitar a convivência de todos. Procure conhecer a Convenção e o Regimento do seu condomínio e veja quais são seus direitos e deveres. Comunique à prefeitura ou à polícia qualquer tipo de ocorrência que possa colocar em risco a segurança dos moradores da localidade. Se necessário, solicite que essa comunicação seja feita pelo representante da comunidade.

11 Tenha sempre à mão telefones úteis (vizinhos, polícia, bombeiros, hospitais, escola etc.). A maneira que você se relaciona com a sua comunidade serve de exemplo para os seus filhos e para os filhos dos seus vizinhos. Portanto, você tem muita influência no futuro deles. Depende de você prolongar a felicidade deste momento em que recebe a sua nova moradia. I. Segurança na residência Não forneça informações sobre os moradores e oriente os familiares e empregados a fazerem o mesmo. Mantenha-se alerta nas saídas e chegadas, evitando sair ou chegar sozinho em horário avançado. Observe atentamente a movimentação na rua e desconfie de situações estranhas e fora do comum. Se notar que a residência está aberta ou que apresenta movimentação estranha em seu interior, não entre de forma alguma e acione a polícia. Mantenha o controle das chaves da residência e evite que vizinhos disponham de cópia. Durante os horários de pouca ou nenhuma movimentação de pessoas no empreendimento, mantenha trancadas as portas e janelas dos ambientes voltados para áreas externas. Evite a permanência de objetos na parte externa da residência que possam despertar o interesse de marginais. Reforce a segurança com cães (se em condomínios, somente conforme as regras da Convenção de Condomínio e do Regimento Interno), chaves tetra, ferrolhos, alarme etc. J. Economia de água e energia Poupe água e energia elétrica. Assim, você contribui para a preservação do meio ambiente e para a economia da sua família, sem perder o conforto, a segurança e o bem-estar.

12 DICAS IMPORTANTES Para economizar água Escove os dentes com a torneira fechada. Tome banhos rápidos. Enquanto fizer a barba, abra a torneira apenas para limpar o aparelho ou enxaguar o rosto. Mantenha a válvula de descarga do vaso sanitário regulada. Ao limpar os pisos, utilize vassoura e não mangueira. Regue as plantas com regador. Use a máquina de lavar em sua capacidade máxima. Quando lavar no tanque, feche a torneira enquanto esfrega as roupas. Limpe os pratos antes de lavar e feche a torneira enquanto ensaboa e esfrega as louças. Não deixe as torneiras pingando ou encanamentos vazando. Avise a companhia de abastecimento de água sobre vazamentos na rua. Acompanhe seu consumo de água pela conta mensal. Para economizar energia elétrica Abra a porta de geladeiras e freezers apenas quando for necessário. Coloque e retire os alimentos e bebidas de uma só vez. Ao comprar geladeiras, procure o selo Procel/Inmetro que garante maior economia de energia. Regule a temperatura interna da geladeira de acordo com a estação do ano. No inverno, ela não precisa ser muito baixa. Descongele regularmente a geladeira. Camada grossa de gelo é sinal de desperdício de energia. Mantenha sempre livre e limpa a serpentina, que fica na parte traseira da geladeira. Instale a geladeira em locais bem ventilados, desencostados de paredes ou móveis e distantes de fontes de calor como sol, fogões ou fornos elétricos.

13 Não cubra as prateleiras da geladeira com tábuas, vidros, plásticos ou outros materiais, pois eles impedem a circulação de ar frio. Verifique sempre as borrachas de vedação da geladeira. Procure usar os chuveiros fora do horário de maior gasto (das 17h30 às 20h30). Nos dias quentes, coloque a chave do chuveiro na posição verão ou na posição de água menos quente. Utilize a luz natural sempre que possível e evite lâmpadas acesas durante o dia. Apague as lâmpadas de ambientes desocupados. Limpe sempre lustres, luminárias, difusores e arandelas. Assim, o ambiente fica melhor iluminado e se gasta menos energia. Cores claras nas paredes refletem melhor a luz e diminuem a necessidade de iluminação artificial. Desligue o ferro sempre que terminar de passar roupas. Prefira as lâmpadas fluorescentes compactas, que são mais econômicas que as incandescentes. PARTE 3 Pode ou não pode? Pode, se você tiver certos cuidados: Pintar o interior da sua moradia na sua cor preferida. Limpar áreas de piso cerâmico com pano molhado ou úmido. Trocar as luminárias. Instalar aparelho de ar-condicionado, desde que esteja prevista tal carga no projeto elétrico e nos locais indicados pela construtora. Caso necessite, chame um eletricista qualificado para executar um novo circuito e verifique se é preciso solicitar o aumento da carga instalada. Colocar quadros, armários, ganchos de rede, TV e outros suportes nas paredes ou nos tetos, respeitando as regras constantes no Manual do Proprietário. Antes de furar as paredes, veja no manual onde passam as tubulações elétricas, de água, de esgoto e de gás.

14 Não pode NA SUA MORADIA Importante! Não faça de uma reforma uma grande dor de cabeça. Você pode perder a garantia do seu imóvel. A CAIXA e a construtora não serão responsáveis pelas reformas que você fizer na sua moradia. A reforma faz perder a garantia do imóvel como um todo. A. Ampliações Nunca faça ampliações nos apartamentos. Nas casas, somente faça ampliações com projeto técnico elaborado por profissional responsável, com emissão dos respectivos ART Anotação de Responsabilidade Técnica / RRT Registro de Responsabilidade Técnica, e aprovado pela prefeitura. A remoção de paredes coloca a construção em alto risco, em especial quando elas sustentam os pavimentos superiores ou são autoportantes (alvenaria estrutural, paredes de concreto etc.). B. Piso Não corte o piso ou a laje para embutir instalações e fios. Não tampe os ralos. Não lave o piso com mangueira ou jogando água com balde. Limpe as áreas de piso cerâmico com pano molhado ou úmido, pois pode haver vazamento para o pavimento inferior, causando sérios danos. C. Paredes externas Nunca abra vãos para instalar portas ou janelas. Não instale cabeamento externo para antena de TV. Não instale antenas de TV nas fachadas dos prédios. Não feche os vãos de janelas ou portas com alvenaria ou outro elemento, isso prejudica a iluminação e a ventilação da sua casa. D. Gás Não modifique o local dos botijões. Não mude ou bloqueie a canalização de gás.

15 Não use botijão quando houver gás de rua encanado ou abastecimento central no condomínio. E. Fundações e alicerces Não altere ou faça ampliações sem consultar o projeto estrutural e sem o acompanhamento de engenheiro ou arquiteto responsável. F. Cobertura para automóveis (garagens) Só construa cobertura para automóveis conforme definição e autorização do condomínio. Para casas em loteamento, obedeça às normas da prefeitura para coberturas provisórias. Se a cobertura é permanente (com laje), observar as mesmas regras para ampliações (item a). G. Itens gerais Não coloque ganchos ou varais em áreas externas do condomínio. Não troque ou modifique as pinturas ou o piso das áreas comuns e não substitua janelas nem coloque grades, toldos ou coberturas sem aprovação em assembleia de condomínio. Não use áreas comuns para depositar seus pertences, como bicicletas, botijão de gás etc. Não instale antena de TV nem modifique a disposição de telhas sem orientação do condomínio. Subir no telhado é a maior causa de danos que provocam vazamentos. Não use áreas comuns para depositar lixo e restos de materiais de construção. Não deixe água parada em objetos, vasos de plantas, pneus e mantenha a caixa d água tampada, a fim de evitar a proliferação de doenças. Não permita que as crianças entrem nas caixas d água ou cisternas, mesmo em dias de calor. Parabéns e felicidades a você e à sua família!

16 SAC (informações, reclamações, sugestões ou elogios) Para pessoas com deficiência auditiva ou de fala Ouvidoria (denúncias e reclamações não solucionadas) facebook.com/caixa twitter.com/caixa caixa.gov.br mcmv.caixa.gov.br SUGESTÕES, ELOGIOS, DÚVIDAS OU RECLAMAÇÕES

MANUAL DO IMÓVEL. Caro amigo proprietário,

MANUAL DO IMÓVEL. Caro amigo proprietário, Caro amigo proprietário, O seu imóvel foi construído com a experiência e qualidade que a Edificatto Construtora adquiriu desde 2008, em atividades no setor de edificações. Este manual, além de atender

Leia mais

AR-CONDICIONADO 8 H / DIA = 35,3% / MÊS

AR-CONDICIONADO 8 H / DIA = 35,3% / MÊS O Brasil vive uma crise hídrica e energética que está afetando a distribuição de ambos os recursos no país todo, em maior ou menor intensidade. O Estado de São Paulo, em especial a capital, vem sofrendo

Leia mais

MANUAL COM DICAS SOBRE CONSUMO DE ENERGIA

MANUAL COM DICAS SOBRE CONSUMO DE ENERGIA SISTEMA SOLAR DE AQUECIMENTO DE ÁGUA a) Quando for adquirir um sistema de aquecimento solar dê sempre preferência aos modelos com o Selo Procel. b) Dimensione adequadamente o sistema (coletores e reservatórios)

Leia mais

Aquecedores são aparelhos que consomem muita energia elétrica. Por isso, evite deixar o seu sempre ligado.

Aquecedores são aparelhos que consomem muita energia elétrica. Por isso, evite deixar o seu sempre ligado. Aquecedor central Aquecedores são aparelhos que consomem muita energia elétrica. Por isso, evite deixar o seu sempre ligado. Planeje seu uso e habitue-se a ligá-lo apenas o tempo necessário para que você

Leia mais

Energia elétrica: como usar e economizar

Energia elétrica: como usar e economizar endividado.com.br Energia elétrica: como usar e economizar Como fazer uso eficiente de Energia Quanto maior o desperdício de energia, maior é o preço que você e o meio ambiente pagam por ela. Ao usar a

Leia mais

Manual de Consumo Consciente de Energia. Veja se você está aproveitando a energia com todo o conforto e segurança que ela traz.

Manual de Consumo Consciente de Energia. Veja se você está aproveitando a energia com todo o conforto e segurança que ela traz. Manual de Consumo Consciente de Energia. Veja se você está aproveitando a energia com todo o conforto e segurança que ela traz. Quando você utiliza energia de forma eficiente, todo mundo sai ganhando.

Leia mais

Consumo Consciente. Faz bem para você, para a sociedade e para o planeta

Consumo Consciente. Faz bem para você, para a sociedade e para o planeta Consumo Consciente Faz bem para você, para a sociedade e para o planeta Uma mudança do bem Para nós da Rossi, o consumo consciente é algo vital para a sustentabilidade da sociedade e para o futuro do nosso

Leia mais

Limpando a Caixa D'água

Limpando a Caixa D'água Limpando a Caixa D'água É muito importante que se faça a limpeza no mínimo 2 (duas) vezes ao ano. Caixas mal fechadas/tampadas permitem a entrada de pequenos animais e insetos que propiciam sua contaminação.

Leia mais

É O COMBATE DO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA. É OBTER O MELHOR RESULTADO, DIMINUINDO O CONSUMO, SEM PREJUÍZO DE SEU CONFORTO E LAZER.

É O COMBATE DO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA. É OBTER O MELHOR RESULTADO, DIMINUINDO O CONSUMO, SEM PREJUÍZO DE SEU CONFORTO E LAZER. É O COMBATE DO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA. É OBTER O MELHOR RESULTADO, DIMINUINDO O CONSUMO, SEM PREJUÍZO DE SEU CONFORTO E LAZER. Na verdade você corre o risco de molhar o medidor e causar Curto-circuito.

Leia mais

Orientação ao Usuário dos Serviços de Água e Esgoto:

Orientação ao Usuário dos Serviços de Água e Esgoto: Orientação ao Usuário dos Serviços de Água e Esgoto: Todo cidadão tem direitos e deveres para com a sociedade e se cada um fizer sua parte, todos irão ganhar. São direitos de todos os cidadãos, referentes

Leia mais

Guia de Assistências BB Seguro Residencial

Guia de Assistências BB Seguro Residencial Guia de Assistências BB Seguro Residencial Como acionar os serviços de assistência? Sempre que precisar acionar uma assistência, entre em contato com a Central de Atendimento Aliança do Brasil: 0800 729

Leia mais

Guia de Assistências BB Seguro Residencial

Guia de Assistências BB Seguro Residencial Guia de Assistências BB Seguro Residencial Como acionar os serviços de assistência? Sempre que precisar acionar uma assistência, entre em contato com a Central de Atendimento Aliança do Brasil: 0800 729

Leia mais

Dicas da Eletrobras Procel para economizar energia elétrica em residências e condomínios

Dicas da Eletrobras Procel para economizar energia elétrica em residências e condomínios Dicas da Eletrobras Procel para economizar energia elétrica em residências e condomínios Utilizar a energia elétrica com eficiência significa combater desperdícios, e todos nós devemos participar ativamente

Leia mais

LOUÇAS E INSTALAÇÕES SANITÁRIAS

LOUÇAS E INSTALAÇÕES SANITÁRIAS Antes de executar qualquer furação nas paredes, consulte a planta de instalações hidráulicas em anexo, para evitar perfurações e danos à rede hidráulica, bem como na impermeabilização. Não jogue quaisquer

Leia mais

PENSE NO MEIO AMBIENTE SIRTEC TEMA: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA DISPOSIÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS

PENSE NO MEIO AMBIENTE SIRTEC TEMA: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA DISPOSIÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS PENSE NO MEIO AMBIENTE SIRTEC TEMA: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA DISPOSIÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS Abril/2015 Fazer obras e serviços para transmissão, distribuição e uso de energia. Contribuir para o bem

Leia mais

SANEAMENTO BÁSICO Água Esgoto

SANEAMENTO BÁSICO Água Esgoto SANEAMENTO BÁSICO Água Esgoto Direitos e Deveres do Usuário Publicado e distribuído pela: Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro - RJ 2014 MENSAGEM

Leia mais

DICAS PARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM CASA

DICAS PARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM CASA DICAS PARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM CASA SELO PROCEL Prefira equipamentos com SELO PROCEL, e/ou consumo A de consumo de energia. GELADEIRA Evitar abrir a porta toda hora. Regular o termostato

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES Linha de Fornos a gás Modelos: S651/S652/S653/S656/S657/S658/S660/S661/S662/ S665/S666/S667/S670/S671/S672/S675/S676/S677 ATENÇÃO! - Leia e siga rigorosamente as instruções deste manual

Leia mais

Cliente Celpe. Seja bem-vindo. Orientações Importantes sobre a Energia Elétrica e o Uso Consciente

Cliente Celpe. Seja bem-vindo. Orientações Importantes sobre a Energia Elétrica e o Uso Consciente Cliente Celpe Seja bem-vindo. Orientações Importantes sobre a Energia Elétrica e o Uso Consciente LIGAÇÃO NOVA Ao construir ou adquirir um imóvel novo, é necessário solicitar que a Celpe faça a ligação

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A COLETA SELETIVA DO LIXO E DICAS DE CONSUMO CONSCIENTE

INSTRUÇÕES PARA A COLETA SELETIVA DO LIXO E DICAS DE CONSUMO CONSCIENTE 12:43 Page 1 INSTRUÇÕES PARA A COLETA SELETIVA DO LIXO E DICAS DE CONSUMO CONSCIENTE Jardins é Page 2 LIXO UM PROBLEMA DE TODOS Reduzir a quantidade de lixo é um compromisso de todos. Uma pessoa é capaz

Leia mais

Guia de Assistências BB Seguro Residencial Estilo

Guia de Assistências BB Seguro Residencial Estilo Guia de Assistências BB Seguro Residencial Estilo Como acionar os serviços de assistência? Sempre que precisar acionar uma assistência, entre em contato com a Central de Atendimento Aliança do Brasil:

Leia mais

MANUAL DO LOCATÁRIO. Guia ilustrado com tudo sobre a sua nova locação

MANUAL DO LOCATÁRIO. Guia ilustrado com tudo sobre a sua nova locação MANUAL DO LOCATÁRIO Guia ilustrado com tudo sobre a sua nova locação TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE SEU NOVO LAR VISTORIA E OCUPAÇÃO MANUTENÇÕES E BENFEITORIAS PAGAMENTO E REAJUSTE DESOCUPAÇÃO DO

Leia mais

REDUÇÃO DE DESPERDÍCIO DE RECURSOS NATURAIS

REDUÇÃO DE DESPERDÍCIO DE RECURSOS NATURAIS CONSUMO CONSCIENTE REDUÇÃO DE DESPERDÍCIO DE RECURSOS NATURAIS ÁGUA ENERGIA INSUMOS Desenvolvimento Sustentável A ÁGUA NOSSO BEM MAIS PRECIOSO Distribuição de toda água doce 1,8 % 0,96 % 0,02 % 0,001 %

Leia mais

Seguro Residencial Itaú. Itaú Seguros de Auto e Residência Plano de Assistência 24 horas

Seguro Residencial Itaú. Itaú Seguros de Auto e Residência Plano de Assistência 24 horas Itaú Seguros de Auto e Residência Plano de Assistência 24 horas I PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO PLANO APARTAMENTO Confira os serviços, limites e critérios a seguir. 1. Solicitação dos serviços Os serviços

Leia mais

Reciclar, são ações que. Reduzir É o inicio da conservação do meio. Reutilizar Significa reutilizar um produto de

Reciclar, são ações que. Reduzir É o inicio da conservação do meio. Reutilizar Significa reutilizar um produto de Especialistas em meio ambiente alertam para a necessidade da utilização racional dos recursos naturais. Reduzir, Reutilizar e Reciclar, são ações que contribuem para o consumo responsável reduzindo o impacto

Leia mais

Práticas Verdes Para Condomínios

Práticas Verdes Para Condomínios Guia de Práticas Verdes Para Condomínios A economia que faz bem para o seu bolso e para o meio ambiente Com o objetivo de incentivar e disseminar práticas sustentáveis em condomínios, o Secovi Rio criou

Leia mais

DEPARTAMENTOS DA EMPRESA,

DEPARTAMENTOS DA EMPRESA, DEPARTAMENTOS DA EMPRESA, CONTATOS E HORÁRIOS DE ATENDIMENTO Nosso horário de funcionamento é de segunda a sexta das 8h às 12h e das 14h às 18h e aos sábados das 8h às 12h. Gerência Administrativa (imobiliaria@preservil.com.br)

Leia mais

Introdução. Esses acidentes são os mais variados possíveis. Ingestão de água sanitária ou outros

Introdução. Esses acidentes são os mais variados possíveis. Ingestão de água sanitária ou outros Introdução Quase todos os dias vemos nos noticiários ou ouvimos dos colegas relatos de acidentes ocorridos em residências, principalmente com crianças. Estatísticas de acidentes indicam que acidentes fatais

Leia mais

b) Instalações de fornecimento de gás; c) Ressarcimento dos danos causados direta ou indiretamente a alimentos e utensílios domésticos;

b) Instalações de fornecimento de gás; c) Ressarcimento dos danos causados direta ou indiretamente a alimentos e utensílios domésticos; CAPITALIZAÇÃO É com grande satisfação que esta Sociedade de Capitalização oferece ao Titular do Título de Capitalização o benefício denominado Reparos Emergenciais, a seguir descritos: 1. DEFINIÇÕES 1.1.

Leia mais

Profa. Ana Luiza Veltri

Profa. Ana Luiza Veltri Profa. Ana Luiza Veltri EJA Educação de Jovens e Adultos Água de beber Como está distribuída a água no mundo? A Terra, assim como o corpo humano, é constituída por dois terços de água; Apenas 1% da quantidade

Leia mais

Dicas de conservação e limpeza

Dicas de conservação e limpeza Dicas de conservação e limpeza No uso diário de seus armários, alguns cuidados devem ser tomados a fim de prolongar a vida útil do produto. Água Tome cuidado particular em torno da pia, do forno e dos

Leia mais

Manual de serviços. Órion Assistência

Manual de serviços. Órion Assistência Manual de serviços Órion Assistência Índice Chaveiro... 4 Eletricista... 5 Encanador... 6 Vidraceiro... 7 Limpeza da Empresa... 8 Reparos em bebedouro... 9 Retorno Antecipado do Usuário... 10 Vigia...

Leia mais

:: Introdução :: A parceria que deu certo. :: Escolhendo seu fogão novo ::

:: Introdução :: A parceria que deu certo. :: Escolhendo seu fogão novo :: :: Introdução :: No dia-a-dia, em muitas ocasições, sem perceber, desperdiçamos água, alimentos, luz, gás, gasolina e outros produtos necessários para o nosso bem-estar por simples falta de consciência

Leia mais

Verificar a estanqueidade da válvula de descarga, torneira automática e torneira A cada 5 anos. Limpar o crivo do chuveiro

Verificar a estanqueidade da válvula de descarga, torneira automática e torneira A cada 5 anos. Limpar o crivo do chuveiro TABELA DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA ITEM DESCRIÇÃO PERIODICIDADE Esquadrias de Alumínio Limpeza geral esquadria (zona urbana ou rural) 1 vez ao ano. Limpeza geral esquadria (zona marítima ou industrial) 1

Leia mais

Economia de água. Ao usar o vaso sanitário

Economia de água. Ao usar o vaso sanitário Economia de água Economizar água não é mais só um hábito saudável. Atualmente, é uma grande responsabilidade com o futuro. Se não mudarmos nossos hábitos, a escassez de água para o consumo vai nos afetar

Leia mais

Seguro Residencial Itaú. Itaú Seguros de Auto e Residência Plano de Assistência 24 horas

Seguro Residencial Itaú. Itaú Seguros de Auto e Residência Plano de Assistência 24 horas Itaú Seguros de Auto e Residência Plano de Assistência 24 horas I PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO PLANO APARTAMENTO + PET Confira os serviços, limites e critérios a seguir. 1. Solicitação dos serviços Os

Leia mais

Sustentabilidade do Planeta. Todo mundo deve colaborar!

Sustentabilidade do Planeta. Todo mundo deve colaborar! Sustentabilidade do Planeta Todo mundo deve colaborar! Situação no mundo atual O Planeta pede socorro!!!! A atividade humana tem impactado negativamente o meio ambiente. Os padrões atuais de consumo exploram

Leia mais

Corpo de Bombeiros. São Paulo

Corpo de Bombeiros. São Paulo Corpo de Bombeiros São Paulo ACIDENTES E INCÊNDIOS DOMÉSTICOS ADULTOS Acidentes Os acidentes domésticos são muito comuns. Mesmo com todo o cuidado, há objetos e situações que podem tornar todas as divisões

Leia mais

Combate Eficaz ao. Desperdício

Combate Eficaz ao. Desperdício 1 Programa Fazendo e Aprendendo Você constrói o seu conhecimento Combate Eficaz ao Desperdício Desenvolvendo atitudes e ações inteligentes para reduzir despesas. Carlos Prates pratescarlos@uol.com.br www.ibahia.com

Leia mais

Dicas de economia, segurança e uso adequado da energia

Dicas de economia, segurança e uso adequado da energia Página 1 de 8 Dicas de economia, segurança e uso adequado da energia Energia elétrica não é um recurso inesgotável. Por isso, descubra o que você pode fazer para poupá- la. Com pequenos cuidados, economizar

Leia mais

SUSTENTABILIDADE? COMO ASSIM?

SUSTENTABILIDADE? COMO ASSIM? SUSTENTABILIDADE? COMO ASSIM? 1. Matéria Bruta Representa a vontade de melhorar o 6. Reciclagem mundo e construir um futuro mais próspero. É o equilíbrio econômico, social e ambiental que garante a qualidade

Leia mais

NOVOS PACOTES DE ASSISTÊNCIA RESIDENCIAL - A partir de 16/06/2015

NOVOS PACOTES DE ASSISTÊNCIA RESIDENCIAL - A partir de 16/06/2015 NOVOS PACOTES DE ASSISTÊNCIA RESIDENCIAL - A partir de 16/06/2015 Para as contratações e renovações, a partir de 16/06/2015, os planos disponíveis serão: a) Serviço para casa (Plus Casa) Plus Casa Chaveiro

Leia mais

MANUAL DO PROPRIETÁRIO E CERTIFICADO DE GARANTIA

MANUAL DO PROPRIETÁRIO E CERTIFICADO DE GARANTIA MANUAL DO PROPRIETÁRIO E CERTIFICADO DE GARANTIA sca.com.br Parabéns! Agora, a mudança faz parte da sua vida. Neste manual, você encontrará as principais informações para garantir que seu mobiliário S.C.A.

Leia mais

Modelos de Mostradores de Hidrômetros

Modelos de Mostradores de Hidrômetros O hidrômetro é um aparelho utilizado para medir o consumo de água. Assim toda vez que você abrir a torneira, o chuveiro ou der descarga, o hidrômetro entra em ação. É ele que indica a quantidade de água

Leia mais

DICAS COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR

DICAS COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR DICAS COMBATE AO DESPERDÍCIO DE COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR ENERGIA ELÉTRICA NO LAR O consumo de energia elétrica vem aumentando no Brasil em virtude do desenvolvimento econômico

Leia mais

Regras, Coberturas e Serviços Assistência Casa

Regras, Coberturas e Serviços Assistência Casa Regras, Coberturas e Serviços Assistência Casa - 1 - Assistência 24h residencial para execução de reparos emergenciais, como: hidráulica, elétrica, desentupimento, chaveiro, quebra-galho e conexão telefônica

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES Usuário Versão 1.1 BEBEDOUROS TROPICAL. Bebedouros Tropical www.bebedourostropical.com.br. Produtos com Certificação Inmetro

MANUAL DE INSTRUÇÕES Usuário Versão 1.1 BEBEDOUROS TROPICAL. Bebedouros Tropical www.bebedourostropical.com.br. Produtos com Certificação Inmetro MANUAL DE INSTRUÇÕES Usuário Versão 1.1 Bebedouros Tropical www.bebedourostropical.com.br BEBEDOUROS TROPICAL LEIA E SIGA TODAS AS REGRAS DE SEGURANÇA E INSTRUÇÕES OPERACIONAIS ANTES DE USAR. sac@bebedourostropical.com.br

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIDADE ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA GERÊNCIA DE APOIO ADMINISTRATIVO S E F A Z SECRETARIA DA FAZENDA

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIDADE ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA GERÊNCIA DE APOIO ADMINISTRATIVO S E F A Z SECRETARIA DA FAZENDA S E F A Z SECRETARIA DA FAZENDA GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ SECRETARIA DA FAZENDA UNIDADE ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA GERÊNCIA DE APOIO ADMINISTRATIVO Apresentação Este manual pretende dar dicas simples aos

Leia mais

Guia do Morador - Mod.065.03 2

Guia do Morador - Mod.065.03 2 Guia do Morador 2 Índice Cascais Envolvente. Pág.04 1. Recomendações para uso e manutenção 2.1 A sua Casa..... Pág.05 2.2 Espaços Comuns...... Pág.06 2.3 Espaços Exteriores.....Pág.07 2. Cuidados Especiais

Leia mais

Guia de Assistências BB Seguro Residencial

Guia de Assistências BB Seguro Residencial Guia de Assistências BB Seguro Residencial Como acionar os serviços de assistência? Sempre que precisar acionar uma assistência, entre em contato com a Central de Atendimento Aliança do Brasil: 0800 729

Leia mais

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica Como racionalizar energia eléctrica Combater o desperdício de energia eléctrica não significa abrir mão do conforto. Pode-se aproveitar todos os benefícios que a energia oferece na medida certa, sem desperdiçar.

Leia mais

A CAMPANHA. A campanha foi iniciada no dia 16 de março, e visa conscientizar a todos sobre a importância do uso consciente de energia elétrica.

A CAMPANHA. A campanha foi iniciada no dia 16 de março, e visa conscientizar a todos sobre a importância do uso consciente de energia elétrica. A CAMPANHA A campanha foi iniciada no dia 16 de março, e visa conscientizar a todos sobre a importância do uso consciente de energia elétrica. Ao usarmos a energia elétrica de forma consciente e responsável

Leia mais

MANUAL DO BENEFÍCIO ASSISTÊNCIA RESIDENCIAL 24 HORAS

MANUAL DO BENEFÍCIO ASSISTÊNCIA RESIDENCIAL 24 HORAS MANUAL DO BENEFÍCIO ASSISTÊNCIA RESIDENCIAL 24 HORAS Junho/2014 1080.0776.0302 ÍNDICE ACIONAMENTO DOS SERVIÇOS...3 REEMBOLSOS...3 QUANTIDADE DE INTERVENÇÕES...3 SERVIÇOS...3 BOMBEIRO HIDRÁULICO...3 ELETRICISTA...4

Leia mais

Esplanada sem desperdício: preservando o meio ambiente.

Esplanada sem desperdício: preservando o meio ambiente. Implementar ações voltadas ao uso racional de recursos sustentabilidade naturais para promover a ambiental e socioeconômica na Administração Pública Federal. A Esplanada terá metas de racionalização do

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA COORDENADORIA DE MANUTENÇÃO LISTA DE VERIFICAÇÕES SERVIÇOS PREVENTIVOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA COORDENADORIA DE MANUTENÇÃO LISTA DE VERIFICAÇÕES SERVIÇOS PREVENTIVOS LOCAL: SETOR/ENDEREÇO: PERÍODO: RESPONSÁVEL PELAS INFORMAÇÕES: LISTA DE VERIFICAÇÕES SERVIÇOS PREVENTIVOS SISTEMAS HIDROSSANITÁRIOS PERÍODICIDADE SERVIÇOS PREVENTIVOS STATUS SEMANA 01 DIÁRIO Verificação

Leia mais

Seguro Residencial Itaú. Itaú Seguros de Auto e Residência Plano de Assistência 24 horas

Seguro Residencial Itaú. Itaú Seguros de Auto e Residência Plano de Assistência 24 horas Itaú Seguros de Auto e Residência Plano de Assistência 24 horas I PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO PLANO CASA Confira os serviços, limites e critérios a seguir. 1. Solicitação dos serviços Os serviços deverão

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO HIDRÁULICA

MANUAL DE INSTALAÇÃO HIDRÁULICA MANUAL DE INSTALAÇÃO HIDRÁULICA Esquema de Instalação Hidráulica RESIDENCIAL Atenção: Modelo meramente ilustrativo em casas térreas. Para sua segurança e garantia do bom funcionamento das tubulações de

Leia mais

MANUAL DO CONDÔMINO. O edital de convocação deve indicar com clareza os assuntos a serem debatidos, a data, horário e local.

MANUAL DO CONDÔMINO. O edital de convocação deve indicar com clareza os assuntos a serem debatidos, a data, horário e local. MANUAL DO CONDÔMINO REGULAMENTO INTERNO Cada prédio possui as suas próprias necessidades e, por isso, tanto a convenção como o regulamento interno devem ser redigidos especialmente para a edificação em

Leia mais

Corpo de Bombeiros. São Paulo

Corpo de Bombeiros. São Paulo Corpo de Bombeiros São Paulo ACIDENTES E INCÊNDIOS DOMÉSTICOS ADULTOS E IDOSOS Acidentes Os acidentes domésticos são muito comuns. Mesmo com todo o cuidado, há objetos e situações que podem tornar todas

Leia mais

ERALDO IMOVEIS LTDA Rua Castro, 300 - Loja 01 Caiobá 83260000 - Matinhos - PR

ERALDO IMOVEIS LTDA Rua Castro, 300 - Loja 01 Caiobá 83260000 - Matinhos - PR MANUAL DO LOCATÁRIO Caro (a) Locatário (a): É uma satisfação tê-lo como nosso novo cliente. Esperamos que tenha uma excelente locação. Elaboramos este Manual do Locatário com informações importantes para

Leia mais

MANUAL DO LOCATÁRIO. Setor Administrativo MATTOS ADMINISTRADORA, PROJETOS E EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA

MANUAL DO LOCATÁRIO. Setor Administrativo MATTOS ADMINISTRADORA, PROJETOS E EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA Setor Administrativo MATTOS ADMINISTRADORA, PROJETOS E EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA 1 Sejam Bem Vindos! Prezado (a) Locatário (a), A Mattos Administradora Projetos e Empreendimentos Imobiliários Ltda,

Leia mais

PROJETO DE ECONOMIA ECONOMIA DE CONSUMO ÁGUA E ENERGIA EM CASA, RUA, TRABALHO, ESCOLA...

PROJETO DE ECONOMIA ECONOMIA DE CONSUMO ÁGUA E ENERGIA EM CASA, RUA, TRABALHO, ESCOLA... 1 PROJETO DE ECONOMIA ECONOMIA DE CONSUMO ÁGUA E ENERGIA EM CASA, RUA, TRABALHO, ESCOLA... Risco de racionamento de energia existe para 2015, alertaram em 2014 os economistas Treze anos após o apagão que

Leia mais

cartilha da economia de energia 75 dicas

cartilha da economia de energia 75 dicas cartilha da economia de energia 75 dicas ÍNDICE Dicas gerais Dicas para computadores Dicas para forno micro-ondas Dicas para máquina de lavar roupas 3 6 7 8 Por que é importante economizar energia? Dicas

Leia mais

MANUAL DE CONSERVAÇÃO DOS PRODUTOS CRIARE

MANUAL DE CONSERVAÇÃO DOS PRODUTOS CRIARE MANUAL DE CONSERVAÇÃO DOS PRODUTOS CRIARE Para que a vida útil do seu produto seja maior, recomendamos que estas informações sejam transmitidas às pessoas que executam a limpeza da sua casa. DE OLHO NA

Leia mais

SERVIÇOS PREVENTIVOS E MANUTENÇÃO 1. OBJETIVO DO SERVIÇO

SERVIÇOS PREVENTIVOS E MANUTENÇÃO 1. OBJETIVO DO SERVIÇO 1. OBJETIVO DO SERVIÇO A Assistência de Serviços Preventivos e Manutenção do Seguro Proteção Residencial Veraneio, garante a mão de obra de profissional(is) especializado(s) para realizar(em) pequenos

Leia mais

8- O que você poderia fazer para contribuir com a preservação desse recurso (água)?

8- O que você poderia fazer para contribuir com a preservação desse recurso (água)? Resultado da Enquete Resposta aberta 8- O que você poderia fazer para contribuir com a preservação desse recurso (água)? Reduzir o tempo do banho. Reaproveitar mais a água que utilizo em casa, evitar desperdícios,

Leia mais

Dicas para economizar energia

Dicas para economizar energia Dicas para economizar energia Vilões do Consumo Os vilões do consumo de energia elétrica são os aparelhos com alta potência ou grande tempo de funcionamento. Considerando uma residência de quatro pessoas,

Leia mais

DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA NO SEU DIA A DIA

DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA NO SEU DIA A DIA ÁGUA Economizar água é uma necessidade urgente em todo o mundo. Se não houver mudanças de hábitos no curto prazo, em poucos anos, teremos grandes problemas de abastecimento, sem contar com os 768 milhões

Leia mais

MANUAL DO LOCATÁRIO. Manual do locatário. P á g i n a 0

MANUAL DO LOCATÁRIO. Manual do locatário. P á g i n a 0 MANUAL DO LOCATÁRIO P á g i n a 0 Entrada no imóvel A Uniterras Imóveis entregará as chaves do seu imóvel após a assinatura do contrato de locação. A partir deste momento, você deverá utilizar o imóvel

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA HABITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO URBANO

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA HABITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO URBANO PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA HABITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO URBANO DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO USO DE IMÓVEL - CONTRU () - 1 - PROCEDIMENTOS E CUIDADOS 1. Verifique no lacre, no rótulo

Leia mais

Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. CIÊNCIAS DA NATUREZA

Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. CIÊNCIAS DA NATUREZA 2 Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. 3 Habilidades: Refletir sobre a importância da água para o Planeta Terra, para a vida e o

Leia mais

CONDOMÍNIO RESIDENCIAL FORTALEZA. ANEXO II Memorial Descritivo

CONDOMÍNIO RESIDENCIAL FORTALEZA. ANEXO II Memorial Descritivo CONDOMÍNIO RESIDENCIAL FORTALEZA ANEXO II Memorial Descritivo 1. DESCRIÇÃO GERAL DO EMPREENDIMENTO. O Empreendimento, comercializado sob Condomínio Residencial Viva Bem, é composto por 04 (quatro) blocos,

Leia mais

Caixa d Água. Materiais necessários. Anotações. 0800 771 0001 odebrechtambiental.com odebrecht.amb

Caixa d Água. Materiais necessários. Anotações. 0800 771 0001 odebrechtambiental.com odebrecht.amb Materiais necessários Separe todo o material que será utilizado para a limpeza do seu reservatório. Anotações Papai, precisamos separar o material de limpeza. Claro, filha! Caixa d Água SAIBA COMO LIMPAR

Leia mais

Repare nestes pontos ao escolher seu imóvel.

Repare nestes pontos ao escolher seu imóvel. Repare nestes pontos ao escolher seu imóvel. Existem muitos ítens importantes a considerar antes de fechar a compra de um novo imóvel. O Itaú vai ajudar você a ficar alerta à eles e se preparar para evitar

Leia mais

Semana da Prevenção de Resíduos - 16 a 23 de Novembro. Dicas de Prevenção e Preservação

Semana da Prevenção de Resíduos - 16 a 23 de Novembro. Dicas de Prevenção e Preservação Semana da Prevenção de Resíduos - 16 a 23 de Novembro Dicas de Prevenção e Preservação Tenha em conta Nunca comece uma reparação, por muito pequena que seja, sem antes desligara tomada do equipamento;

Leia mais

FEZ CERTO, TÁ LIGHT AQUI VOCÊ FICA LIGADO NAS DICAS DE SEGURANÇA E ECONOMIA DA LIGHT.

FEZ CERTO, TÁ LIGHT AQUI VOCÊ FICA LIGADO NAS DICAS DE SEGURANÇA E ECONOMIA DA LIGHT. FEZ CERTO, TÁ LIGHT AQUI VOCÊ FICA LIGADO NAS DICAS DE SEGURANÇA E ECONOMIA DA LIGHT. DICAS DE SEGURANÇA Não solte pipa próximo à rede elétrica. Não faça ligações irregulares ( gato ). Além de perigoso,

Leia mais

VAMOS CUIDAR DA ÁGUA!

VAMOS CUIDAR DA ÁGUA! VAMOS CUIDAR DA ÁGUA! OLÁ! TUDO BEM? Prepare-se! Nas próximas páginas você vai aprender ainda mais sobre a água e entender porque economizar cada gotinha dela é tão importante. Veja a seguir algumas dicas

Leia mais

INTRODUÇÃO. Seja bem-vindo.

INTRODUÇÃO. Seja bem-vindo. INTRODUÇÃO A humanidade, atualmente, consome 20% a mais dos recursos naturais do que a natureza consegue renovar. Uma das principais causa dessa situação é o aumento progressivo da população do planeta,

Leia mais

A Importância da reciclagem

A Importância da reciclagem Texto 1 A Importância da reciclagem Vanessa Minuzzi Bidinoto Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que jogamos fora. Para compreendermos a reciclagem

Leia mais

Rua Dante Francisco Zattera, Quadra 4907, lote 14, Loteamento Cidade Nova II. Bairro Distrito Industrial Caxias do Sul RS

Rua Dante Francisco Zattera, Quadra 4907, lote 14, Loteamento Cidade Nova II. Bairro Distrito Industrial Caxias do Sul RS MEMORIAL DESCRITIVO: APRESENTAÇÃO DO EMPREENDIMENTO: LOCALIZAÇÃO: Rua Dante Francisco Zattera, Quadra 4907, lote 14, Loteamento Cidade Nova II. Bairro Distrito Industrial Caxias do Sul RS DESCRIÇÃO: Edifício

Leia mais

ANEXO XVII PLANO DE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS E EDIFICAÇÕES

ANEXO XVII PLANO DE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS E EDIFICAÇÕES ANEXO XVII PLANO DE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS E EDIFICAÇÕES Complexo Esportivo de Deodoro Edital 1.10 1. Instalações Hidráulicas e Sanitárias Os serviços de manutenção de instalações hidráulicas e sanitárias,

Leia mais

DICAS PARA UM MUNDO MELHOR

DICAS PARA UM MUNDO MELHOR DICAS PARA UM MUNDO MELHOR Cartilha do Meio Ambiente Mobilização Energia Transporte Água CUIDANDO DO FUTURO Desenvolvimento sustentável define-se como aquele que atende às necessidades do presente sem

Leia mais

DICAS PARA A SUA ECONOMIA

DICAS PARA A SUA ECONOMIA DICAS PARA A SUA ECONOMIA SELO PROCEL Quer saber como economizar energia de forma simples e em situações práticas do dia a dia? Clique nos números. Depois, é só colocar em prática. 11 7 1 Ao comprar refrigeradores,

Leia mais

MANUAL DO PROPRIETÁRIO ISO 9001: 2008 CONJ. RES. JUIZ DEMÓSTENES

MANUAL DO PROPRIETÁRIO ISO 9001: 2008 CONJ. RES. JUIZ DEMÓSTENES MANUAL DO PROPRIETÁRIO CONJ. RES. JUIZ DEMÓSTENES B. VERAS 1 2 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 5 POLÍTICA DA QUALIDADE... 7 PROJETOS: RESPONSÁVEIS TÉCNICOS... 8 FABRICANTES E FORNECEDORES... 9 ENTREGA DO IMÓVEL...

Leia mais

MARINHA DO BRASIL CENTRO DE INSTRUÇÃO E ADESTRAMENTO AERONAVAL ORDEM INTERNA Nº 30-38. Comissão Interna para Conservação de Energia

MARINHA DO BRASIL CENTRO DE INSTRUÇÃO E ADESTRAMENTO AERONAVAL ORDEM INTERNA Nº 30-38. Comissão Interna para Conservação de Energia MARINHA DO BRASIL CENTRO DE INSTRUÇÃO E ADESTRAMENTO AERONAVAL SÃO PEDRO DA ALDEIA, RJ. Em 04 de março de 2009. ORDEM INTERNA Nº 30-38 Assunto: Referência: Anexo: Comissão Interna para Conservação de Energia

Leia mais

Manual do Usuário BEBEDOURO REFRIGERADO. Modelo ABDK020DP2A0BR

Manual do Usuário BEBEDOURO REFRIGERADO. Modelo ABDK020DP2A0BR Manual do Usuário BEBEDOURO REFRIGERADO Modelo ABDK020DP2A0BR Parabéns por escolher um produto DAKO Ele foi desenvolvido dentro de padrões internacionais de qualidade, com a mais atualizada tecnologia

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES * CERTIFICADO DE GARANTIA. Leia todas as instruções antes de utilizar o produto e guarde o manual para futuras referências.

MANUAL DE INSTRUÇÕES * CERTIFICADO DE GARANTIA. Leia todas as instruções antes de utilizar o produto e guarde o manual para futuras referências. MANUAL DE INSTRUÇÕES * CERTIFICADO DE GARANTIA MANUAL DO USUÁRIO Obrigado por escolher a Churrasqueiras Maqui-Rio. Neste manual você encontra todas as informações para a sua segurança e o uso adequado

Leia mais

Certificado de Garantia

Certificado de Garantia MANUAL DE INSTRUÇÕES FOGÕES A GÁS Leia atentamente este manual antes de utilizar o produto ALFATEC EQUIPAMENTO E SERVIÇOS LTDA Rua Gerson Ferreira, 31-A - Ramos - CEP: 1030-151 - RJ Tel/Fax: (0xx1) 5-001

Leia mais

MANUAL DO PROPRIETÁRIO

MANUAL DO PROPRIETÁRIO EDIFÍCIO RADIANZA MANUAL DO PROPRIETÁRIO APRESENTAÇÃO 3 A COPEMA vem construindo uma nova paisagem em Ribeirão Preto. Isto pode ser observado em seus empreendimentos de bom gosto e qualidade consagrada,

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE MODIFICAÇÕES EM APARTAMENTOS

PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE MODIFICAÇÕES EM APARTAMENTOS PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE MODIFICAÇÕES EM APARTAMENTOS Para solicitar modificações nos apartamentos, o cliente deverá vir até a empresa em horário comercial no setor de Projetos com sua carta de

Leia mais

Aquecedor à Óleo de Ambiente. Manual do Usuário

Aquecedor à Óleo de Ambiente. Manual do Usuário Aquecedor à Óleo de Ambiente Manual do Usuário Índice 1. Segurança... 5 1.1 Medidas Importantes de Segurança... 5 1.2 Segurança Elétrica... 6 2. Descrição dos Componentes... 7 3. Instalação... 7 4. Utilização...

Leia mais

Manual do Locatário. www.grupoperfeito.com.br

Manual do Locatário. www.grupoperfeito.com.br Manual do Locatário www.grupoperfeito.com.br Com mais de 10 anos de história a PERFEITO EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS se destaca em um mercado altamente competitivo. www.grupoperfeito.com.br www.grupoperfeito.com.br

Leia mais

ALLIANZ HELP ASSISTÊNCIA RESIDENCIAL ANUAL STANDARD

ALLIANZ HELP ASSISTÊNCIA RESIDENCIAL ANUAL STANDARD ALLIANZ HELP ASSISTÊNCIA RESIDENCIAL ANUAL STANDARD Sempre que precisar utilizar sua Assistência, entre em contato com a CENTRAL DE ATENDIMENTO ALLIANZ GLOBAL ASSISTANCE: 0800 770 4374 (território nacional)

Leia mais

PARABÉNS. VOCÊ FEZ A MELHOR ESCOLHA.

PARABÉNS. VOCÊ FEZ A MELHOR ESCOLHA. PARABÉNS. VOCÊ FEZ A MELHOR ESCOLHA. Você acaba de adquirir um produto de alta qualidade. O Bebedouro Refrigerado LATINA ACQUATRONIC utiliza um inovador sistema eletrônico para refrigeração da água e materiais

Leia mais

Verifique se a voltagem da tomada é a mesma do aparelho (115V ou 220 V).

Verifique se a voltagem da tomada é a mesma do aparelho (115V ou 220 V). 1. INFORMAÇÕES INICIAIS Parabéns! Você acaba de adquirir um equipamento CONSERVEX. Os equipamentos CONSERVEX são fabricados com avançada tecnologia e dentro dos mais novos conceitos aplicados aos equipamentos

Leia mais

CARTILHA DE UTILIZAÇÃO CONSCIENTE DA ENERGIA ELÉTRICA

CARTILHA DE UTILIZAÇÃO CONSCIENTE DA ENERGIA ELÉTRICA CARTILHA DE UTILIZAÇÃO CONSCIENTE DA ENERGIA ELÉTRICA Companhia Paulista de Força e Luz Companhia Piratininga de Força e Luz Companhia Luz e Força Santa Cruz Companhia Jaguari de Energia Companhia Luz

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO CONDOMÍNIO RESIDENCIAL TORRES DO VALLE

MEMORIAL DESCRITIVO CONDOMÍNIO RESIDENCIAL TORRES DO VALLE MEMORIAL DESCRITIVO CONDOMÍNIO RESIDENCIAL TORRES DO VALLE 1- IDENTIFICAÇÃO Empreendimento: Condomínio Residencial Torres do Valle Local: Rua Helvino de Moraes, 1385 Vila São José Taubaté- SP Proprietário:

Leia mais

MANUAL DO PROPRIETÁRIO

MANUAL DO PROPRIETÁRIO MANUAL DO PROPRIETÁRIO APRESENTAÇÃO 3 A COPEMA vem construindo uma nova paisagem em Ribeirão Preto. Isto pode ser observado em seus empreendimentos de bom gosto e qualidade consagrada, conquistada ao

Leia mais

Manual de Instruções Bebedouro Stilo Eletrônico. Imagem meramente ilustrativa.

Manual de Instruções Bebedouro Stilo Eletrônico. Imagem meramente ilustrativa. Manual de Instruções Bebedouro Stilo Eletrônico Imagem meramente ilustrativa. Bebedouro Stilo LIBELL Eletrônico 1- MANUAL DE USUÁRIO Parabéns por ter escolhido a Libell Eletrodomésticos Ltda. para fazer

Leia mais

ÍNDICE OBJETIVO DO PROGRAMA DEFINIÇÕES E COBERTURAS EXCLUSÕES ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES

ÍNDICE OBJETIVO DO PROGRAMA DEFINIÇÕES E COBERTURAS EXCLUSÕES ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES 02 ÍNDICE OBJETIVO DO PROGRAMA DEFINIÇÕES E COBERTURAS EXCLUSÕES 03 03 06 03 OBJETIVO DO PROGRAMA Este programa tem por objetivo prestar serviços de assistência emergencial, as residências através do sistema

Leia mais