Computação em Nuvens

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Computação em Nuvens"

Transcrição

1 Computação em Nuvens André Lucio de Oliveira Maria das Graças Araújo Chapetta Angélica Machareth de Andrade Lorran Borges dos Santos Pimenta Carlos Thiago RESUMO O objetivo deste trabalho é apresentar uma pesquisa sobre a computação em nuvens, mostrando os principais conceitos envolvidos nesta tecnologia. O trabalho se propõe a expor uma visão geral sobre a infraestrutura e os modelos de serviços empregados na Cloud Computing, ressaltando as vantagens e desvantagens de se utilizar as técnicas disponibilizadas por esta abordagem. Palavras Chaves: Cloud Computing, Computação em Nuvens, IaaS, SaaS, PaaS.

2 Introdução Computação em nuvem é um termo relativamente novo, devido a isso não há uma definição bem consistente sobre o assunto causando ainda muita divergência de opiniões quanto à utilização do termo. Computação em Nuvem é uma maneira eficiente de aumentar e tornar flexível os recursos computacionais. Com o de desenvolvimento da sociedade, serviços básicos são indispensáveis. Computação em nuvem é uma tendência recente de tecnologia que tem por objetivo proporcionar serviços de tecnologia da Informação sobre demanda com pagamento baseado no uso. Computação em nuvem pretende e prover serviços para todos, desde o usuário final que hospeda seus documentos pessoais na Internet até empresas que terceirizarão toda a parte de TI para outras empresas. Com a computação em nuvem, os usuários estarão movendo seus dados e aplicações para a nuvem, podendo acessá-los de forma simples e de qualquer local, é uma maneira bastante eficiente de maximizar os recursos computacionais. A computação em nuvem surgiu da necessidade de ter seus dados em mãos a qualquer momento, só é preciso uma maquina ligada a internet onde as pessoas não têm que fazer instalação, configuração e atualização de softwares. Assim, a utilização da computação em nuvem é uma solução inteligente para as pessoas que precisam de seus dados a todo instante. O objetivo deste trabalho é compreender o funcionamento da computação em nuvem através de uma pesquisa que apresenta seus conceitos, características, modelos de aplicação e tipos de serviços. Conceito de Computação em Nuvem Computação: Ato ou efeito de computar, Calcular, processar, analisar. Computação pode ser definida também como a busca de uma solução para um problema a partir de entradas (inputs) e através de um algoritmo. Nuvem: Grande reservatório de recursos facilmente utilizáveis e acessíveis através da Internet na forma de serviços daí a alusão à nuvem.

3 Computação nas nuvens é a possibilidade de acessar arquivos e executar diferentes tarefas usando a internet. Você não precisar instalar aplicativos no seu computador, pois pode acessar muitos serviços online, já que seus dados não se encontram em um só computador, mais sim em uma rede. Computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet. Os dados ficam na nuvem e podem ser apagados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da nuvem. Quando conectado ao serviço on-line, você pode utilizar suas ferramentas e salvar todo o trabalho que foi feito, e depois pode acessar tudo que foi feito de qualquer lugar, e é exatamente por isso que seu computador estará nas nuvens, pelo fato de você poder acessar os aplicativos em qualquer computador que tenha acesso á internet. Para os usuários utilizarem os serviços, necessita apenas ter em suas máquinas um sistema operacional, um navegador e acesso a Internet. Todos os recursos e processamentos computacionais ficam disponíveis na Internet, com isso, o computador será apenas um chip ligado à internet, a "grande nuvem" de computadores. Isso implicará diretamente no custo da aquisição de máquinas por parte dos usuários. O conceito de trabalhar na nuvem pode fazer com os computadores venham a diminuir o seu preço, fazendo com que mais pessoas possam ter acesso a diversidade de produtos fornecidos pelas empresas. Muitos destes serviços on-line se tornaram gratuito, e isto faz com que cada vez mais a internet ganhe destaque. A computação em nuvem foi desenvolvida com o objetivo de fornecer serviços de fácil acesso e de baixo custo e garantir que as pessoas não precisem mais se preocupar com seus dados, pois a qualquer momento elas podem acessar seus dados de qualquer lugar. Os usuários não precisam se preocupar com backups. Se os componentes falharem, é de responsabilidade de o provedor substituí-los e tornar os dados disponíveis em qualquer tempo.

4 Características Essenciais O modelo de computação em nuvem é composto por cinco características essenciais, três modelos de serviço e quatro modelos de implantação. Para que a aplicação seja realmente uma aplicação na nuvem ela deve atender suas características essenciais. Estas características são: Auto-serviço sob demanda O usuário pode abastecer os recursos computacionais sem necessitar de interação humana com o provedor de serviço. Acesso por banda larga: Os recursos estão disponíveis através da Internet e podem ser por mecanismos padronizados independente da plataforma, podendo ser acessado tanto por celulares, notebooks, desktops, etc. Agrupamento de recursos O provedor de serviços agrupa os recursos computacionais (armazenamento, processamento, memória, banda larga e máquinas virtuais) através de um modelo multi-tenant que os recursos físicos e virtuais distribuídos dinamicamente de acordo com a necessidade do cliente. Geralmente o cliente não tem controle ou conhecimento sobre a localização exata de onde os arquivos estão armazenados, mas pode especificar o local em um nível de maior abstração como o estado ou o país. Elasticidade rápida Os recursos podem ser disponibilizados rapidamente e elasticamente configurados, ou até de forma automática em alguns casos, aumentando ou diminuindo a quantidade de recursos de acordo com a necessidade do usuário. Serviço mensurado A nuvem controla e aperfeiçoa de forma automática a utilização dos recursos conforme o serviço fornecido. O uso dos recursos pode ser controlado e monitorado entre o usuário e o provedor de forma transparente. Modelos de Serviços A arquitetura de computação em nuvem é baseada em camadas, sendo que cada uma destas trata de uma particularidade na disponibilizarão de recursos para as aplicações.

5 Os serviços de computação na nuvem são divididos em três classes, que levam em consideração o nível de abstração do recurso provido e o modelo de serviço do provedor. O nível de abstração pode ser visto como a camada de arquitetura onde os serviços das camadas superiores podem ser compostos pelos serviços das camadas inferiores. As três classes de serviço são nomeadas da seguinte forma: Infraestrutura como Serviço (IaaS), camada inferior; Plataforma como Serviço (PaaS), camada intermediária; e Software como Serviço (SaaS), camada superior. Infraestrutura como Serviço - IaaS Nesta classe são oferecidos os serviços de infraestrutura sobre demanda, isto é, oferecem recursos de hardware como computação, armazenamento e comunicação. Este tipo de serviço prove servidores capazes de executar softwares customizados e operar em diferentes sistemas operacionais. Possui uma aplicação que funciona como uma interface única para a administração da infraestrutura, promovendo a comunicação com hosts, switches, roteadores e o suporte para a inclusão de novos equipamentos. Por se tratar da camada inferior, esta também é responsável por prover a infraestrutura necessária para as camadas intermediária e superior. Plataforma como Serviço - PaaS Esta é a camada intermediária. É oferecido como serviço um ambiente no qual o desenvolvedor pode criar e programar aplicações sem ter que se preocupar em saber quantos processadores ou o quanto de memória esta sendo usada para executá-lo a tarefa. Utilizando-se da camada inferior, fornecem uma infraestrutura com alto nível de integração compatível com diversos sistemas operacionais, linguagens de programação e ambientes de desenvolvimentos. Software como Serviço SaaS A camada mais alta da arquitetura da computação na nuvem tem a responsabilidade de disponibilizar aplicações completas ao usuário final. Este acesso é provido pelos prestadores de serviço através de portais web, sendo completamente transparente ao usuário, o que permite a execução de programas que executam na nuvem a partir de uma máquina local. Para oferecer esta transparência, o SaaS utiliza-se das duas camadas inferiores, o PaaS e o IaaS.

6 Modelo de Implantação No modelo de implantação, dependemos das necessidades das aplicações que serão executadas. A restrição ou abertura de acesso depende do processo de negócios, do tipo de informação e do nível de visão desejado. Percebemos que certas organizações não desejam que todos os usuários possam acessar e utilizar determinados recursos no seu ambiente de computação em nuvem. Surge assim, a necessidade de ambientes mais restritos, onde somente alguns usuários devidamente autorizados possam utilizar os serviços providos. Conforme o NIST, os modelos de implantação da computação em nuvem podem ser divididos em: privado, público, comunidade e híbrido. Nuvem Privada Nuvem de uso exclusivo de uma organização Nuvem Pública Nuvem disponibilizada livremente e acessada por qualquer um que conheça localização do serviço Nuvem Comunidade Compartilhamento por diversas empresas de uma nuvem, visando uma comunidade específica. Nuvem Híbrida Composição de duas ou mais nuvens, que podem ser privadas, comunidade ou pública. Tecnologias de Computação em Nuvem A computação em nuvem envolve uma grande quantidade de conceitos e tecnologias. Empresas e corporações como a Amazon, Google e Microsoft estão publicando serviços computacionais seguindo a lógica da infraestrutura de computação em nuvem, sendo a Amazon a pioneira em disponibilizar e comercializar infraestrutura deste tipo. Seus dados não estão confinados em um disco rígido de seu computador, eles estão disponíveis na web. Como por exemplo: O Gmail tem muitas funções para organizar não só as mensagens, mas também os arquivos recebidos com elas. Ele também conta filtros de mensagens e incorpora o seu mensageiro oficial, chamado Google Talk.

7 O Google Maps é outro exemplo, já que, com ele, pode-se navegar para qualquer lugar do mundo a partir de uma referência. Além disso, você pode criar trajetos para andar de carro pela sua cidade, partindo de um ponto e tendo uma localização como destino. O Google Docs. tem muitas ferramentas no estilo Office, com elas você pode acessar um processador de textos, uma ferramenta para planilhas e até mesmo criar e visualizar apresentações de slides. O Google Music, você pode ouvir suas músicas em qualquer lugar. As musicas podem ser adicionadas e ouvidas a partir de qualquer computador, bastando você usar o seu login. A prova de que a Google é uma das grandes partidárias da computação em nuvens é o Chrome OS, o sistema operacional desenvolvido pela gigante que tem o intuito de funcionar exclusivamente com aplicativos web, o que exige muito menos capacidade de processamento de uma máquina. A Microsoft Live tem os vários serviços disponíveis pelo Live. Além de conferir suas mensagens do Hotmail, você pode acessar o Messenger mesmo que não o tenha instalado no computador para conversar com seus contatos. Pelo Live, também é possível acessar e usar os recursos de uma versão online da suíte Office, composta pelos aplicativos Word, Excel, PowerPoint e OneNote. Os arquivos são salvos online, mas também é possível baixá-los para o computador que você quiser. Para armazenamento online, a Microsoft tem o SkyDrive, que disponibiliza atualmente 25 GB para você armazenar o que quiser. Tanto para documentos ou imagens de tamanho pequeno como para arquivos maiores, tudo pode ser feito nas nuvens, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados.

8 Vantagens A maior vantagem da computação em nuvem é a possibilidade de utilizar softwares sem que estes estejam instalados no computador. As vantagens da computação em nuvens são muitas. Uma delas é que as pessoas não precisam de um computador potente, pois tudo é feito em servidores remotos. É uma das vantagens mais importante para a maior parte das pessoas. A facilidade de acessar dados, arquivos e aplicativos em qualquer lugar é outro beneficio utilizado pela maior parte da população. O modelo de pagamento pelo uso possibilita ao usuário pagar somente o que necessita, evitando desperdício de recursos, e também é possível ampliar a disponibilidade de recursos conforme o usuário verifica necessidade do mesmo. Assim possibilita que os riscos relacionados à infra-estrutura sejam minimizados, pois a empresa não precisa comprar muitos recursos físicos e não assume responsabilidade sobre a infra-estruturada contratada. Outra vantagem é na facilidade de utilização dos serviços e compartilhamento de recursos, alem da confiabilidade dos serviços uma vez que a empresas que oferecem os serviços é avaliado por sua reputação, principalmente pela capacidade manter os dados seguros através de cópias e de controle de acesso rigoroso. Desvantagens E a maior desvantagem da computação em nuvem, é o acesso à internet. Caso você perca o acesso, comprometerá todos os sistemas embarcados. Mais existe outras desvantagens como: segurança, confiabilidade e disponibilidade. A segurança é o desafio mais visível a ser enfrentado, pois a informação que antes era armazenada localmente irá localizar-se na nuvem em local físico que não se tem precisão onde é e nem que tipos de dados estão sendo armazenados junto a ela. A privacidade e integridade das informações são então itens de suma importância, pois especialmente em nuvens públicas existe uma grande exposição a ataques.

9 A confiabilidade esta relacionada à freqüência com que o sistema falha e qual o impacto de suas falhas (perda ou não dados). As aplicações desenvolvidas para computação em nuvem devem ser confiáveis, ou seja, elas devem possuir uma arquitetura que permita que os dados permaneçam intactos mesmo que haja falhas ou erros em um ou mais servidores ou máquinas virtuais sobre os quais essas aplicações estão executando. Essa característica está relacionada à política e gerenciamento das cópias de backup. O armazenamento na computação em nuvem também gera desconfiança. As pessoas se preocupam com seus dados que na maioria das vezes são colocadas em um ambiente virtual, muitas pessoas não se sentem à vontade com isso. A disponibilidade é uma grande preocupação, pois mesmo sistemas da Google, como o Gmail, ficaram fora do ar, e por mais que o sistema esteja sempre on-line o usuário sempre necessita do funcionamento da internet que também é um serviço que não possui disponibilidade ao nível de uma rede local. Uma alternativa é ter mais de um prestador e, assim, mais de uma nuvem, o que permitiria aos usuários executar seus programas em outra nuvem enquanto outra esta fora do ar. No entanto, esta alternativa não é tão simples, pois requer que haja interoperabilidade entre as nuvens. Outra coisa importante é que a necessidade de utilizar servidores remotos é imprescindível que a internet seja rápida, principalmente quando se trata de arquivos mais pesados como jogos on-line. Os servidores ficam em lugares distantes, por isso uma internet de velocidade baixa é ruim para o aproveitamento da tecnologia.

10 Conclusão A computação em nuvens faz parte do seu dia a dia e está presente no nosso cotidiano, muitas vezes utilizamos seus serviços sem saber que se trata de computação em nuvem, serviços estes comumente utilizados por várias pessoas como os aplicativos do Google, Hotmail e Facebook. Agora, fica a expectativa da evolução da computação. Vamos aguarda as próximas evoluções. A Computação em Nuvem irá representar uma revolução na computação. Tanto na maneira de fazer negócios quanto na forma que as pessoas usarão os computadores. Se ela realmente será o futuro, só o tempo poderá dizer. Com certeza, essa nova tecnologia vem para abrir uma nova fronteira na tecnologia, revolucionando toda a economia e o cotidiano das pessoas tornando o mais prático e acessível. Embora haja aspectos afetados por ela, como a privacidade, por exemplo, que ficará em segundo plano. A queda da privacidade ainda assim, pode servir no sentido do desenvolvimento de um sistema de monitoria e fiscalização no desperdício de recursos o que seria uma importante ferramenta no desenvolvimento em tempos de crise e problemas ambientais, mas pode ferir gravemente esse direito das pessoas. Esse é um lado polêmico da história. Cabe a nós avaliar a tendência de aceitação desse sistema de acordo com suas vantagens e desvantagens. Como sabemos, todas as aplicações estão sujeita a falhas e o Brasil ainda não dispõe de uma internet de alta velocidade, portanto antes de efetuar um contrato com uma empresa para colocar seus dados na nuvem é importante verificar bem o contrato, saber qual a taxa de transmissão da rede, fazer um estudo e verificar se a rede não estará sujeita a um congestionamento no tráfego de dados, conhecerem bem a empresa e analisar se realmente é viável estar migrando seu sistema para um ambiente virtual. O que se pode afirmar sem dúvidas é que o conceito de Computação em Nuvem será uma das, se não for a, maior revolução na tecnologia mundial e na informática, que possibilitará uma infinidade de coisas, ora boas ora ruins e também que não irá demorar a ocorrer. Visto que as transformações já começaram, esse conceito irá se tornar integralmente real num futuro bem próximo.

11 Referencias Bibliográficas [1] Disponível em: < Acesso em: 18 Maio 2013 [2] Disponível em: < > Acesso em: 21 Maio 2013 [3] Disponível em: < Acesso em: 26 Maio [4] Disponível em: < Acesso em: 27 Maio [5] Disponível em: < 0Mota%20-%20Artigo.pdf> Acesso em: 30 Maio [6] Disponível em: < Acesso em: 01 Junho [7] Disponível em: < Acesso em: 01 Junho 2013.

Informática. Cloud Computing e Storage. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Cloud Computing e Storage. Professor Márcio Hunecke. Informática Cloud Computing e Storage Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPUTAÇÃO EM NUVEM Cloud Computing ou Computação em Nuvem pode ser definido como um modelo no

Leia mais

Introdução a Computação em Nuvem

Introdução a Computação em Nuvem Introdução a Computação em Nuvem Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia

Leia mais

Introdução a Computação em Nuvem

Introdução a Computação em Nuvem Introdução a Computação em Nuvem Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia

Leia mais

Computação em nuvem (Cloud Computing)

Computação em nuvem (Cloud Computing) Computação em nuvem (Cloud Computing) Disciplina: Gestão da Tecnologia de Sistemas Professor: Thiago Silva Prates Computação em nuvem O termo computação em nuvem refere-se a modelo de capacitação na qual

Leia mais

Carlos Eduardo de Carvalho Dantas

Carlos Eduardo de Carvalho Dantas Cloud Computing Carlos Eduardo de Carvalho Dantas (carloseduardocarvalhodantas@gmail.com) Nós somos o que repetidamente fazemos. Excelência, então, não é um ato, mas um hábito. Aristóteles. Conectividade

Leia mais

INTERNET DAS COISAS NAS NUVENS

INTERNET DAS COISAS NAS NUVENS INTERNET DAS COISAS NAS NUVENS por Tito Ocampos Abner Carvalho Cleiton Amorim Hugo Brito Agenda Introdução Computação em nuvem + Internet das Coisas Infraestrutura como Serviço Plataforma como Serviço

Leia mais

Cloud Computing. Prof. Marcio R. G. de Vazzi Analista De sistemas Especialista em Gestão Mestrando em Educação

Cloud Computing. Prof. Marcio R. G. de Vazzi Analista De sistemas Especialista em Gestão Mestrando em Educação Cloud Computing Prof. Marcio R. G. de Vazzi Analista De sistemas Especialista em Gestão Mestrando em Educação www.vazzi.com.br profmarcio@vazzi.com.br Your Logo Estrutura da palestra Estrutura da T.I.

Leia mais

Servidor de Armazenamento em Nuvem

Servidor de Armazenamento em Nuvem Aula 10 Servidor de Armazenamento em Nuvem Prof. Roitier Campos Gonçalves Cloud Computing modelo tecnológico que habilita de forma simplificada o acesso on-demand a uma rede, a qual possui um pool de recursos

Leia mais

COMPUTAÇÃO EM NUVEM Renato da Costa BB CESPE 2008 Texto III Seu desktop na Internet Com o surgimento da Internet, o usuário de computador ganhou um fornecimento ilimitado de informações. Nos últimos anos,

Leia mais

CLOUD COMPUTING: O USO DA PLATAFORMA AWS E ARMAZENAMENTO NO AMAZON S3.

CLOUD COMPUTING: O USO DA PLATAFORMA AWS E ARMAZENAMENTO NO AMAZON S3. CLOUD COMPUTING: O USO DA PLATAFORMA AWS E ARMAZENAMENTO NO AMAZON S3. Michele Marques Costa 1,2, WillianFressati 2 ¹Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil marquesmih04@gmail.com wyllianfressati@unipar.br

Leia mais

Manipulação de arquivos Pacote Office Libre Office. Prof. Ana Paula Domingos

Manipulação de arquivos Pacote Office Libre Office. Prof. Ana Paula Domingos Manipulação de arquivos Pacote Office Libre Office Prof. Ana Paula Domingos Copiar arquivos 1. Selecionar o arquivo desejado; 2. Clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção: Copiar; 3. Clicar

Leia mais

CRISTIANI MARIANI MARCELA ROBLES MAFFI PAULA ALVES ALGORITMO: COMPUTAÇÃO EM NUVEM TRABALHO ACADÊMICO CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, ES

CRISTIANI MARIANI MARCELA ROBLES MAFFI PAULA ALVES ALGORITMO: COMPUTAÇÃO EM NUVEM TRABALHO ACADÊMICO CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, ES CRISTIANI MARIANI MARCELA ROBLES MAFFI PAULA ALVES ALGORITMO: COMPUTAÇÃO EM NUVEM TRABALHO ACADÊMICO CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, ES 2015 CRISTIANI MARIANI - 21204 MARCELA GOMES ROBLES MAFFI - 13216 PAULA

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Computação e Armazenamento na Nuvem a) A Nuvem A nuvem é um dos apelidos aplicados a um determinado ambiente de rede. Existem nuvens com acesso restrito

Leia mais

Nuvem Computacional da UFABC

Nuvem Computacional da UFABC Nuvem Computacional da UFABC I Workshop @NUVEM Prof. Dr. Gustavo Sousa Pavani Universidade Federal do ABC (UFABC) 22 de Novembro de 2017 Gustavo S. Pavani (UFABC) Nuvem Computacional da UFABC 22 de Novembro

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação

Introdução à Ciência da Computação 1 Universidade Federal Fluminense Campus de Rio das Ostras Curso de Ciência da Computação Introdução à Ciência da Computação Professor: Leandro Soares de Sousa e-mail: leandro.uff.puro@gmail.com site:

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Conteúdo Complementar Introdução à Informática FORMAÇÃO TÉCNICA Curso Técnico em Agronegócio Introdução à Informática Sumário Ferramentas colaborativas na Internet 5 Armazenamento de arquivos online 6

Leia mais

18/03/2014. Manipulação de arquivos Pacote Office Libre Office. Copiar arquivos. Recortar arquivos - Mover. Microsoft Office

18/03/2014. Manipulação de arquivos Pacote Office Libre Office. Copiar arquivos. Recortar arquivos - Mover. Microsoft Office Copiar arquivos Manipulação de arquivos Pacote Office Libre Office Prof. Ana Paula Domingos 1. Selecionar o arquivo desejado; 2. Clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção: Copiar; 3. Clicar

Leia mais

COMPUTADORES NAS EMPRESAS Cloud Computing Prof. Reginaldo Brito

COMPUTADORES NAS EMPRESAS Cloud Computing Prof. Reginaldo Brito COMPUTADORES NAS EMPRESAS Prof. Reginaldo Brito Os computadores são essenciais para enfrentar o desafio da concorrência global, na qual as empresas precisam ser eficientes e ágeis e tem de produzir produtos

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA JUAN CASSIUS CARNEIRO PEREIRA PEDRO M. NETO GOOGLE CLOUD PONTA GROSSA 2017 2 JUAN CASSIUS

Leia mais

FACULDADE MULTIVIX CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2º PERÍODO MARIANA DE OLIVEIRA BERGAMIN MONIQUE MATIELLO GOMES THANIELE ALMEIDA ALVES

FACULDADE MULTIVIX CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2º PERÍODO MARIANA DE OLIVEIRA BERGAMIN MONIQUE MATIELLO GOMES THANIELE ALMEIDA ALVES FACULDADE MULTIVIX CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2º PERÍODO MARIANA DE OLIVEIRA BERGAMIN MONIQUE MATIELLO GOMES THANIELE ALMEIDA ALVES COMPUTAÇÃO EM NUVEM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 2015 MARIANA DE OLIVEIRA

Leia mais

COMPUTADORES NAS EMPRESAS Cloud Computing Prof. Reginaldo Brito

COMPUTADORES NAS EMPRESAS Cloud Computing Prof. Reginaldo Brito COMPUTADORES NAS EMPRESAS Prof. Reginaldo Brito Os computadores são essenciais para enfrentar o desafio da concorrência global, na qual as empresas precisam ser eficientes e ágeis e tem de produzir produtos

Leia mais

Nuvem e Virtualização Redes Programáveis

Nuvem e Virtualização Redes Programáveis Nuvem e Virtualização Redes Programáveis Visão Geral da Nuvem A computação em nuvem envolve muitos computadores conectados em uma rede, possibilitando que eles sejam fisicamente localizados em qualquer

Leia mais

Resumo. Palavras-Chave

Resumo. Palavras-Chave INFRAESTRUTURA DE HARDWARE E SOFTWARE PARA UM SERVIÇO DE COMPUTAÇÃO EM NUVEM DISPONIBILIZADO PARA O CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Wagner R. Weiner t1, Amanda M. T. da Silva

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 122/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 122/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 122/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

COMPUTAÇÃO PARALELA E DISTRIBUÍDA

COMPUTAÇÃO PARALELA E DISTRIBUÍDA COMPUTAÇÃO PARALELA E DISTRIBUÍDA Aluno: Alessandro Faletti Orientadora: Noemi Rodriguez Introdução O objetivo inicial no projeto era aplicar a possibilidade de processamento em paralelo no sistema CSBase

Leia mais

Sistemas Operacionais II

Sistemas Operacionais II Introdução Instituto de Informátic ca - UFRGS Introdução à Cloud Computing Aula 26 A Internet se popularizou como uma fonte de acesso a recursos Se encontra de tudo (documentos, vídeos, acesso a serviços

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 116/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 116/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 116/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

CENTRAL DE CURSOS 29/06/2014

CENTRAL DE CURSOS 29/06/2014 INFORMÁTICA 1 PHISHING / PHISHING SCAM Mensagens não solicitadas enviadas por e-mail de uma fonte aparentemente verdadeira (banco, empresa ou site popular); Procura induzir o acesso à páginas fraudulentaspara

Leia mais

ENGEMAN CLOUD. Instalação Local (On Premise) versus Utilização na Nuvem (Cloud)

ENGEMAN CLOUD. Instalação Local (On Premise) versus Utilização na Nuvem (Cloud) ENGEMAN CLOUD Instalação Local (On Premise) versus Utilização na Nuvem (Cloud) INSTALAÇÃO LOCAL A instalação local do Engeman pode ser dispendiosa de gerenciar, por alguns motivos. Você precisará: fornecer

Leia mais

O que é um sistema distribuído?

O que é um sistema distribuído? Disciplina: Engenharia de Software 4 Bimestre Aula 1: ENGENHARIA DE SOFTWARE DISTRIBUÍDO O que é um sistema distribuído? Segundo Tanenbaum e Steen (2007) um sistema distribuído é uma coleção de computadores

Leia mais

Armazenamento de Dados

Armazenamento de Dados Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática IC (2018/02) Introdução Relacionar os objetivos do armazenamento secundário Identificar e descrever as mídias

Leia mais

MEU SISTEMA ESTÁ LENTO! ENTENDA AS POSSÍVEIS CAUSAS DESTE PROBLEMA

MEU SISTEMA ESTÁ LENTO! ENTENDA AS POSSÍVEIS CAUSAS DESTE PROBLEMA MEU SISTEMA ESTÁ LENTO! ENTENDA AS POSSÍVEIS CAUSAS DESTE PROBLEMA VOCÊ SABIA? Algumas vezes temos uma lentidão ao utilizar o Shop Control 9 e o primeiro culpado é sempre o sistema. Mas ao tratarmos dessa

Leia mais

Características de Sistemas Distribuídos

Características de Sistemas Distribuídos Tópicos O conceito de Características de Carlos Ferraz cagf@cin.ufpe.br Infra-estrutura básica Exemplos Vantagens e desvantagens Convergência digital Características 2002-2003 Carlos A. G. Ferraz 2 O Conceito

Leia mais

Computação em nuvem: tudo o que você precisa saber sobre sistemas baseados na computação em nuvem

Computação em nuvem: tudo o que você precisa saber sobre sistemas baseados na computação em nuvem Computação em nuvem: tudo o que você precisa saber sobre sistemas baseados na computação em nuvem Introdução Neste ebook procuraremos mostrar um pouco sobre a tecnologia da computação em nuvem e suas aplicações

Leia mais

Segurança da Informação

Segurança da Informação INF 108 Segurança da Informação Computação em Nuvem Prof. João Henrique Kleinschmidt Introdução Centralização do processamento Surgimento da Teleinformática Década de 60 Execução de programas localmente

Leia mais

Tópicos Especiais em Redes - TER. Cloud Computing. Prof. Dayvidson Bezerra Contato:

Tópicos Especiais em Redes - TER. Cloud Computing. Prof. Dayvidson Bezerra Contato: Tópicos Especiais em Redes - TER Cloud Computing Prof. Dayvidson Bezerra Contato: dayvidsonbezerra@gmail.com O que é Computação na Nuvem? O que é Computação na Nuvem? Segundo o NIST, Cloud Computing é

Leia mais

Introdução à Programação Aula 01. Prof. Max Santana Rolemberg Farias Colegiado de Engenharia de Computação

Introdução à Programação Aula 01. Prof. Max Santana Rolemberg Farias Colegiado de Engenharia de Computação Introdução à Programação Aula 01 Prof. Max Santana Rolemberg Farias max.santana@univasf.edu.br Colegiado de Engenharia de Computação QUAL O OBJETIVO DA DISCIPLINA? Objetivo Tornar vocês (alunos) capazes

Leia mais

COMPUTAÇÃO EM NUVEM E PROCESSAMENTO MASSIVO DE DADOS Conceitos, tecnologias e aplicações

COMPUTAÇÃO EM NUVEM E PROCESSAMENTO MASSIVO DE DADOS Conceitos, tecnologias e aplicações COMPUTAÇÃO EM NUVEM E PROCESSAMENTO MASSIVO DE DADOS Conceitos, tecnologias e aplicações Jaqueline Joice Brito Slides em colaboração com Lucas de Carvalho Scabora Sumário Computação em Nuvem Definição

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS Introdução a Sistemas Operacionais Andreza Leite andreza.leite@univasf.edu.br Plano de Aula Introdução aos Sistemas Operacionais Fundamentação Teórica Evolução Histórica Características

Leia mais

Características de Sistemas Distribuídos

Características de Sistemas Distribuídos Características de Sistemas Distribuídos Carlos Ferraz cagf@cin.ufpe.br 2002-2003 Carlos A. G. Ferraz 2 Tópicos O conceito de Sistemas Distribuídos Infra-estrutura básica Exemplos Vantagens e desvantagens

Leia mais

Sistema Operacionais II. Aula: Virtualização

Sistema Operacionais II. Aula: Virtualização Sistema Operacionais II Aula: Virtualização Objetivos Entender o que é uma máquina virtual. Instalar várias máquinas virtuais em um mesmo computador usando o VirtualBox. Aprender os modos de rede suportados

Leia mais

CONCEITO DE INTERNET CLOUD COMPUTING WEB CONEXÃO MODEM PROVEDOR BACKBONE NÚMERO IP REDE WIRELESS ENDEREÇO MAC BROWSER HTML URL

CONCEITO DE INTERNET CLOUD COMPUTING WEB CONEXÃO MODEM PROVEDOR BACKBONE NÚMERO IP REDE WIRELESS ENDEREÇO MAC BROWSER HTML URL CONCEITO DE INTERNET CLOUD COMPUTING WEB CONEXÃO MODEM PROVEDOR BACKBONE NÚMERO IP REDE WIRELESS ENDEREÇO MAC BROWSER HTML URL DOMÍNIO DOMÍNIO DE NÍVEL MÁXIMO PROTOCOLOS CONJUNTO TCP/IP HTTP HTTPS TELNET

Leia mais

Servidores. Um Servidor, em redes de computadores, nada mais é que um host da rede capaz de oferecer um determinado serviço a outros hosts da redes.

Servidores. Um Servidor, em redes de computadores, nada mais é que um host da rede capaz de oferecer um determinado serviço a outros hosts da redes. Roitier Campos Gonçalves Iporá, GO, 02 Maio de 2017 Introdução As redes de computadores são uma necessidade da humanidade para o seu desenvolvimento. Entretanto, esse desenvolvimento é relativo, tendo

Leia mais

Aula 05. Infraestrutura de TI: hardware e software Pearson. Todos os direitos reservados.

Aula 05. Infraestrutura de TI: hardware e software Pearson. Todos os direitos reservados. Aula 05 Infraestrutura de TI: hardware e software slide 1 Infraestrutura de TI: hardware e software 1. Quais os componentes da infraestrutura de TI? 2. Quais as principais tecnologias de hardware computacional,

Leia mais

Aplicações Gerais de Informá5ca

Aplicações Gerais de Informá5ca Aplicações Gerais de Informá5ca Prof. Marcos V. O. de Assis mvoassis@gmail.com marcos.assis@ufpr.br hap://mvoassis.wordpress.com O que vimos até agora? Introdução à Informá5ca Estrutura geral do Computador

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 44/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 44/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 44/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 38/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 38/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 38/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas

Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas Desafios e Características Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática DAD (2019/01) Tópicos Apresentação da disciplina Introdução Desafios e características

Leia mais

SMARTPHONE, SUA FERRAMENTA DE VENDAS. Rodrigo Soares (61)

SMARTPHONE, SUA FERRAMENTA DE VENDAS. Rodrigo Soares (61) SMARTPHONE, SUA FERRAMENTA DE VENDAS SMARTPHONE, SUA FERRAMENTA DE VENDAS Extraia o máximo do seu smartphone para vender mais. Rodrigo Soares Consultor A SÓS Equipe Luxúria Vendedor apaixonado Instrutor

Leia mais

TÍTULO: REAPROVEITAMENTO DE DISPOSITIVOS COMPUTACIONAIS PARA IMPLANTAÇÃO DE AMBIENTE PARA COMPUTAÇÃO EM NUVEM

TÍTULO: REAPROVEITAMENTO DE DISPOSITIVOS COMPUTACIONAIS PARA IMPLANTAÇÃO DE AMBIENTE PARA COMPUTAÇÃO EM NUVEM 16 TÍTULO: REAPROVEITAMENTO DE DISPOSITIVOS COMPUTACIONAIS PARA IMPLANTAÇÃO DE AMBIENTE PARA COMPUTAÇÃO EM NUVEM CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE

Leia mais

PROFESSOR LÉO MATOS INFORMÁTICA

PROFESSOR LÉO MATOS INFORMÁTICA PROFESSOR LÉO MATOS INFORMÁTICA NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1 Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows). 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e BrOffice).

Leia mais

PMR3507 Fábrica digital

PMR3507 Fábrica digital LSA Laboratório de Sistemas de Automação www.pmrlsa.poli.usp.br PMR3507 Fábrica digital Cloud computing Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas

Leia mais

Backup Armazenamento Compartilhamento. Nuvem

Backup Armazenamento Compartilhamento. Nuvem Backup Armazenamento Compartilhamento Nuvem VOCÊ SABIA? 25% de economia nos custos quando as empresas utilizam soluções em nuvem em substituição a soluções in house 77% das empresas que testam seus sistemas

Leia mais

Sistemas de Informação (SI) Infraestrutra de Tecnologia da Informação (TI): Software

Sistemas de Informação (SI) Infraestrutra de Tecnologia da Informação (TI): Software Sistemas de Informação (SI) Infraestrutra de Tecnologia da Informação (TI): Software Prof.ª Dr.ª Symone Gomes Soares Alcalá Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiânia (RG) Faculdade de Ciências

Leia mais

Um guia passo a passo para colocar aplicativos COBOL na nuvem. Implante em ambientes virtuais e na nuvem com o Visual COBOL

Um guia passo a passo para colocar aplicativos COBOL na nuvem. Implante em ambientes virtuais e na nuvem com o Visual COBOL Um guia passo a passo para colocar aplicativos COBOL na nuvem Implante em ambientes virtuais e na nuvem com o Visual COBOL 1 As novas possibilidades: COBOL na nuvem Colocar seus aplicativos COBOL na nuvem

Leia mais

Introdução aos Sistemas Distribuídos

Introdução aos Sistemas Distribuídos Introdução aos Sistemas Distribuídos Prof. Leonardo Barreto Campos http://sites.google.com/sitew/leonardobcampos 1/29 Sumário Ementa; Bibliografia Calendário Site Introdução Características http://sites.google.com/sitew/leonardobcampos

Leia mais

Descubra as novas funcionalidades com Office 365 My I-365, uma nova forma de colaborar. 2013 Ipsos

Descubra as novas funcionalidades com Office 365 My I-365, uma nova forma de colaborar. 2013 Ipsos Descubra as novas funcionalidades com Office 365 My I-365, uma nova forma de colaborar Mensagens chave Ser lider com nossos clientes O que estamos falando e também sobre Ser moderno Ser eficiente Estar

Leia mais

Requisitos do sistema para o Qlik Sense. Qlik Sense February 2018 Copyright QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Requisitos do sistema para o Qlik Sense. Qlik Sense February 2018 Copyright QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Requisitos do sistema para o Qlik Sense Qlik Sense February 2018 Copyright 1993-2018 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2018 QlikTech International AB. Todos os direitos

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 110/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 110/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 110/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Guia Combina sobre Computação na Nuvem: tire aqui todas as suas dúvidas

Guia Combina sobre Computação na Nuvem: tire aqui todas as suas dúvidas Guia Combina sobre Computação na Nuvem: tire aqui todas as suas dúvidas Introdução 3 Afinal, o que é a Computação na Nuvem? 5 Quais são as vantagens da computação na nuvem para empresas? 9 Como funciona

Leia mais

Sistemas Operacionais. Sistema de entrada e Saída

Sistemas Operacionais. Sistema de entrada e Saída Sistemas Operacionais Sistema de entrada e Saída Sistema de Entrada e Saída I/O É uma das principais tarefas de um sistema computacional Como máquina abstrata o S.O. deve oferecer uma visão padronizada

Leia mais

Conceitos computacionais

Conceitos computacionais Conceitos computacionais Conceitos computacionais Informática Médica Prof. Jean D. H. M. Andreazza Fatec - Bauru Computador é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações

Leia mais

GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Aula 3 Computação em Nuvem Bacharelado em Ciência da Computação Professor MSc. Ariel da Silva Dias Complexo Educacional FMU Computação em Nuvem Por que Nuvem? Um Pouco

Leia mais

INTRODUÇÃO A SISTEMAS OPERACIONAIS

INTRODUÇÃO A SISTEMAS OPERACIONAIS INTRODUÇÃO A SISTEMAS OPERACIONAIS Prof. Me. Hélio Esperidião DEFINIÇÃO DE SISTEMA OPERACIONAL. O sistema operacional é uma camada de software colocada sobre o hardware para gerenciar todos os componentes

Leia mais

Desmistificando a computação em nuvem para as empresas de seguros

Desmistificando a computação em nuvem para as empresas de seguros 34 Desmistificando a computação em nuvem para as empresas de seguros KELVIN CLETO GONÇALVES Atualmente, com o avanço da tecnologia e a possibilidade de ter acesso à internet através de uma série de dispositivos,

Leia mais

Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco Universidade Federal de Pernambuco Graduação em Ciência da Computação Centro de Informática 2017.1 Uma biblioteca Multi-Tenant para Flask Proposta de Trabalho de Graduação Aluno: Bruno Resende Pinheiro

Leia mais

Componente de aplicação. Figura 1 - Elementos funcionais de uma aplicação sendo executados de forma distribuída

Componente de aplicação. Figura 1 - Elementos funcionais de uma aplicação sendo executados de forma distribuída 11 1 Introdução Recentes avanços em redes de computadores impulsionaram a busca e o desenvolvimento de meios para facilitar e acelerar o desenvolvimento de aplicações em sistemas distribuídos, tornando

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 20/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 20/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 20/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Silvio Fernando Vieira Correia Filho Paulo Henrique dos Santos

Silvio Fernando Vieira Correia Filho Paulo Henrique dos Santos Silvio Fernando Vieira Correia Filho Paulo Henrique dos Santos MISSÃO DO SERPRO Prover e integrar soluções de tecnologia da informação e comunicação para o êxito da governança do Estado, em benefício da

Leia mais

INFORMÁTICA (PREF. DUQUE DE CAXIAS-RJ / AUXILIAR ADMINISTRATIVO / CONSULPLAN / 2015)

INFORMÁTICA (PREF. DUQUE DE CAXIAS-RJ / AUXILIAR ADMINISTRATIVO / CONSULPLAN / 2015) INFORMÁTICA O texto a seguir contextualiza as questões de 01 a 05, que são baseadas nos aplicativos para escritório. Aplicativos para escritório são muito importantes na atualidade. Existem aqueles que

Leia mais

Unidade III. Unidade III. Existe uma tendência dos sistemas de informação a funcionarem cada vez mais em Intranets e na Internet.

Unidade III. Unidade III. Existe uma tendência dos sistemas de informação a funcionarem cada vez mais em Intranets e na Internet. Unidade III Unidade III 3 GERENCIAMENTO DA SEGURANÇA DA TI Existe uma tendência dos sistemas de informação a funcionarem cada vez mais em Intranets e na Internet. 1 As organizações estão sofrendo, a cada

Leia mais

Backup. É um cópia de segurança de dados de um dispositivo para outro, para que possam ser restaurados em caso de perda acidental.

Backup. É um cópia de segurança de dados de um dispositivo para outro, para que possam ser restaurados em caso de perda acidental. Professor Gedalias Valentim Informática para Concursos É um cópia de segurança de dados de um dispositivo para outro, para que possam ser restaurados em caso de perda acidental. Porque fazer Perda acidental

Leia mais

Técnico em Radiologia. Prof.: Edson Wanderley

Técnico em Radiologia. Prof.: Edson Wanderley Técnico em Radiologia Prof.: Edson Wanderley Rede de Computadores Modelo Mainframe Terminal Computador de grande porte centralizado; Os recursos do computador central, denominada mainframe são compartilhadas

Leia mais

INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO.

INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO. INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ 2019. Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO. CONCEITOS BÁSICOS E UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS PARA EDIÇÃO DE TEXTOS, PLANILHAS ELETRÔNICAS E APRESENTAÇÕES:

Leia mais

Administradora de Consórcios. Uma nova era de treinamentos inicia agora.

Administradora de Consórcios. Uma nova era de treinamentos inicia agora. Administradora de Consórcios Uma nova era de treinamentos inicia agora. & Uma nova plataforma de comunicação, treinamentos e desenvolvimento de colaboradores Premissas do projeto Permitir a criação ilimitada

Leia mais

Quando Distribuir é bom

Quando Distribuir é bom Quando Distribuir? Se não precisar, não distribua. Problema de natureza descentralizada Rede de manufatura com atividades concorrentes de engenharia em locações remotas; Teleconferência; Automação industrial.

Leia mais

Infra Estrutura Hardware e Software

Infra Estrutura Hardware e Software Infra Estrutura Hardware e Software CEA145 Teoria e Fundamentos de Sistemas de Informação Universidade Prof. Federal George de H. G. Ouro Fonseca Preto DECEA / João Monlevade Universidade

Leia mais

Google Apps Professional

Google Apps Professional Google Apps Professional INFORMAÇÕES DE CONTATO www.google.com/a/enterprise E-mail: appsenterprise@google.com Soluções avançadas. Inovação do Google. Baixo custo. Com o Google Apps Professional, você pode

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 86/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 86/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 86/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Redes de Computadores. Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período

Redes de Computadores. Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período Redes de Computadores Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período PARTE I: CONCEITOS BÁSICOS SUMÁRIO 1. VISÃO GERAL: 1.1 Introdução; 1.2 Funções Básicas; 1.3 Máquina de Camadas; 1.5 Tipos de Sistemas

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS TIPOS

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS TIPOS SISTEMAS DISTRIBUÍDOS TIPOS Slides cedidos pela Professora Aline Nascimento TIPOS DE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Sistemas de Computação Distribuídos de Alto Desempenho Utilizado para tarefas de computação de

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS PHONE

SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS PHONE Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS PHONE Copyright GVT 2015 1 Versão 1.4.2 www.gvtcloud.com.br 1 Cloud... 3 2 Instalação do Cloud... 4 3 Configuração e uso dos componentes Cloud... 7 3.1 Tela

Leia mais

Matéria: Sistema Computacional - SC. Prof.: Esp.: Patrícia Dias da Silva Peixoto

Matéria: Sistema Computacional - SC. Prof.: Esp.: Patrícia Dias da Silva Peixoto Matéria: Sistema Computacional - SC Prof.: Esp.: Patrícia Dias da Silva Peixoto SISTEMA OPERACIONAL E TIPOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS O QUE É UM SISTEMA OPERACIONAL (S.O.). Por mais complexo que possa parecer,

Leia mais

Curso Técnico em Informática

Curso Técnico em Informática COLÉGIO EST. JOÃO MANOEL MONDRONE - ENS. FUNDAMENTAL, MÉDIO, PROFISSIONAL E NORMAL Rua Mato Grosso n.2233 - Fone/Fax (045) 3264-1749-3264-1507 Curso Técnico em Informática Disciplina: Informática Instrumental

Leia mais

Teste como Serviço (TaaS) na Computação em Nuvem

Teste como Serviço (TaaS) na Computação em Nuvem Teste como Serviço (TaaS) na Computação em Nuvem Ricardo Ramos de Oliveira ICMC-USP E-mail: ricardoramos@icmc.usp.br Orientador: Prof. Dr. Adenilso da Silva Simao 1/64 Apresentação Ricardo Ramos de Oliveira

Leia mais

Conheça o Drive. Encontre arquivos facilmente com o Drive e mantenha todos os seus documentos protegidos.

Conheça o Drive. Encontre arquivos facilmente com o Drive e mantenha todos os seus documentos protegidos. Conheça o Drive Com o Google Drive, você pode armazenar arquivos na nuvem, compartilhá-los com membros da sua equipe ou parceiros externos e acessá-los de qualquer local. Encontre arquivos facilmente com

Leia mais

COMPUTADORES NAS EMPRESAS Cloud Computing Prof. Reginaldo Brito

COMPUTADORES NAS EMPRESAS Cloud Computing Prof. Reginaldo Brito COMPUTADORES NAS EMPRESAS Prof. Reginaldo Brito COMPUTADORES E A EMPRESA Os computadores são essenciais para enfrentar o desafio da concorrência global, na qual as empresas precisam ser eficientes e ágeis

Leia mais

INFORMÁTICA. 03. O Internet Relay Chat permite que diversas pessoas realizem comunicação on-line por meio da Internet.

INFORMÁTICA. 03. O Internet Relay Chat permite que diversas pessoas realizem comunicação on-line por meio da Internet. INFORMÁTICA Acerca de serviços e ferramentas da Internet, julgue os itens a seguir: 01. Atualmente, para que softwares de correios eletrônicos possam funcionar adequadamente, uma versão de um software

Leia mais

Introdução TI na nuvem: como funciona? TI Própria vs. na nuvem: desafios e benefícios

Introdução TI na nuvem: como funciona? TI Própria vs. na nuvem: desafios e benefícios 1 2 3 4 5 6 Introdução TI na nuvem: como funciona? TI Própria vs. na nuvem: desafios e benefícios 3.1 - Nuvem local 3.2 - Nuvem pública 3.3 - Nuvem híbrida Quanto custa a migração para a nuvem? 4.1 - Qual

Leia mais

Informática. Plataforma G Suite. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Plataforma G Suite. Professor Márcio Hunecke. Informática Plataforma G Suite Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática PLATAFORMA G SUITE G Suite (antigo Google Apps) é um serviço de nuvem (SaaS Software as a Service) do

Leia mais

CARTILHA EXPLICATIVA SOBRE O SOFTWARE DE MEDIÇÃO DE QUALIDADE DE CONEXÃO

CARTILHA EXPLICATIVA SOBRE O SOFTWARE DE MEDIÇÃO DE QUALIDADE DE CONEXÃO CARTILHA EXPLICATIVA SOBRE O SOFTWARE DE MEDIÇÃO DE QUALIDADE DE CONEXÃO (SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA) Cartilha disponibilizada em atendimento ao disposto na Resolução Anatel nº 574/2011 Página 1

Leia mais

SEJA MAIS UM CONECTADO

SEJA MAIS UM CONECTADO SEJA MAIS UM CONECTADO QUEM SOMOS A RL CONNECT foi criada com objetivo de atender com qualidade e eficiência um público cada vez mais exigente, que procura uma conexão rápida e estável. Possuímos uma infraestrutura

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Arquitetura de Sistemas Distribuídos Cap. 12 Sommerville 8 ed. Introdução: É um software que usa várias máquinas para executar suas tarefas. Praticamente todos os sistemas baseado em grandes computadores

Leia mais

Computação em Grid e em Nuvem

Computação em Grid e em Nuvem Computação em Grid e em Nuvem Grids Computacionais Características Infraestrutura Produtos Exemplos Computação em Nuvem Características Modelos Infraestrutura Exemplos 1 Grids Computacionais Definição

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.: UNIDADE 03 - TI CLOUD COMPUTING :.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.: UNIDADE 03 - TI CLOUD COMPUTING :. PÓS EM COMÉRCIO EXTERIOR E ESTRATÉGIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.: UNIDADE 03 - TI CLOUD COMPUTING :. VERSÃO: AGOSTO DE 2018 Professor:

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Redes de Computadores Prof Pedro Vunge I Semestre de 2017 SUMÁRIO I - Introdução às Redes de Computadores 1.4 Principais componentes de uma rede

Leia mais

Aula 05. Fundamentos de Hardware e Software. Prof. Dr. Dilermando Piva Jr.

Aula 05. Fundamentos de Hardware e Software. Prof. Dr. Dilermando Piva Jr. 05 Aula 05 Fundamentos de Hardware e Software Prof. Dr. Dilermando Piva Jr. Site Disciplina: http://fundti.blogspot.com.br/ Fundamentos de Hardware Sistemas de Computação Sistemas de Computação Computador

Leia mais