Computação em nuvem: tudo o que você precisa saber sobre sistemas baseados na computação em nuvem

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Computação em nuvem: tudo o que você precisa saber sobre sistemas baseados na computação em nuvem"

Transcrição

1 Computação em nuvem: tudo o que você precisa saber sobre sistemas baseados na computação em nuvem

2 Introdução Neste ebook procuraremos mostrar um pouco sobre a tecnologia da computação em nuvem e suas aplicações nas empresas. É importante ressaltar que soluções em cloud computing são utilizadas no mundo todo há anos e têm se mostrado excelentes estratégias para cortar gastos sem abrir mão de diversas vantagens. Mas para entender melhor seus benefícios, você precisa saber o que é computação em nuvem. Se tudo isto mudou, como se faz hoje para atrair, seduzir e impactar o target, levando-o ao consumo? Como, afinal, aumentar as vendas online com as ferramentas digitais?

3 1. O que é computação em nuvem?

4 Definição: Computação em nuvem (do inglês, cloud computing) é, conceitualmente, o acesso remoto, normalmente pela internet, a sistemas ou recursos computacionais. É a utilização de capacidade de processamento, de armazenamento, e de aplicações em ambientes compartilhados e interligados por meio da internet. Mobilidade e compartilhamento são os termos que regem as relações com a tecnologia atualmente. Equipamentos portáteis possibilitam estar online a todo o momento e em qualquer lugar. Seguindo a tendência, a computação em nuvem apareceu como alternativa para aliar comodidade e independência aos usuários. Mas você sabe exatamente o que é a computação em nuvem?

5 Quando pensamos na computação em nuvem, entendemos conceitos que vão desde acessar pela internet, arquivos com trabalhos como um texto no Google Docs, edições de vídeos - tidas como tarefas mais complexas além de programas, aplicativos e sistemas inteiros que funcionam na nuvem. Isso quer dizer que você não precisa mais instalar softwares localmente, adquirir hardwares robustos, e nem se preocupar em disponibilizar armazenamento de seus dados em ambiente próprio: ao invés de ter que acessar o disco rígido do seu computador ou um ambiente restrito dentro da rede de sua empresa, tudo que você precisa estará salvo na nuvem. Você só precisará estabelecer uma conexão com o servidor remoto através de um equipamento com acesso à internet em qualquer lugar do planeta. Pode ser que pouca gente se dê conta, mas a computação em nuvem é utilizada há muitos anos, por exemplo, em contas de de serviços como Hotmail ou Gmail. Já não precisamos mais de programas para baixar as mensagens instalados localmente, pois podemos acessá-las via web, através de um simples login. Redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter, também são exemplos de aplicações em cloud computing.

6 A computação em nuvem apareceu no Brasil no início dos anos 2000, mas haviam outros termos para nomear a tecnologia. Somente por volta de 2008, ela começou a ser conhecida desta forma e ter maior aceitação do mercado. De lá para cá seu uso se disseminou e evoluiu rapidamente. Foram incorporadas diversas funcionalidades e houve uma popularização da ideia, facilitando sua utilização, inclusive, por pessoas físicas. Empresas de todos os portes aderiram à tecnologia. O crescimento do volume de informações e a necessidade de armazenamento seguro de dados fez com que a demanda por computação em nuvem crescesse de forma proporcional. Uma pesquisa realizada recentemente pela companhia Dell revelou que os serviços na nuvem já estão na lista de prioridades dos CIOs brasileiros: cerca de 90% das pequenas e médias empresas já possuem ou planejam adotar a tecnologia. Com mais softwares sendo desenvolvidos para a nuvem, a previsão é que, ainda este ano, mais de 25% de todos os aplicativos (cerca de 48 milhões) sejam disponibilizados na nuvem, de acordo com o estudo Global Technology Outlook: Nuvem de 2014: uma fase mais disruptiva.

7 De acordo com o Gartner Group, a nuvem já acelera o mercado em nível mundial. Com base na sua previsão para , a consultoria espera bater US$ 250 bilhões em As previsões são bastante otimistas: "o uso da computação em nuvem está crescendo e, em 2016, esse crescimento vai aumentar para tornar-se a maior parte dos gastos de TI." Para o Gartner Group, 2016 será um ano decisivo para o estabelecimento desta tecnologia. As nuvens privadas começarão a dar lugar às nuvens híbridas, e quase metade das grandes empresas terão implementações dessas nuvens híbridas até o fim de Algumas projeções da consultoria IDC indicam um crescimento de 67% ao ano no mercado de computação em nuvem. E o melhor: deve continuar assim, pelo menos, até 2020.

8 2. Mas por que a nuvem?

9 Frequentemente, ao consultar materiais sobre redes e telecomunicações, é possível que você encontre alguns desenhos de nuvens representando a abstração. Isso traduz uma estrutura que não precisa ser conhecida naquele momento. Dessa forma, a nuvem - no contexto de abstração - passou a representar a internet em fluxogramas e diagramas, e este conceito foi absorvido pela tecnologia computacional.

10 Atualmente, existe uma evolução muito rápida desta tecnologia computacional e de telecomunicações, o que faz com que o acesso à internet se popularize, tornando-se também mais amplo, disponível e rápido. Esse panorama acaba criando uma excelente condição para a disseminação do conceito cloud computing pelo mundo. Independente da aplicação, com a computação em nuvem, o usuário não precisa estar ciente da estrutura que há por trás do serviço. Dessa forma, quantos servidores trabalham, quais as configurações usadas, como é feito o escalonamento e qual é a localização física do servidor são informações que não preocupam quem utiliza serviços em nuvem. Basta saber que sua aplicação está disponível e tudo bem.

11 3. Como funciona uma nuvem?

12 Você deve estar se perguntando como o processo de computação em nuvem funciona e como é formada a infraestrutura de um datacenter, a virtualização de equipamentos, sua conectividade, entre outras questões. Vamos esclarecer estas dúvidas nesse capítulo. A plataforma utilizada para cloud computing é a internet, como você já sabe. Através dela são feitos acessos remotos a serviços, programas e arquivos. Isso quer dizer que você não precisa ter programas e aplicativos rodando no seu computador: tudo está na rede, ou melhor, na nuvem. Basta estar conectado ao serviço. Para o usuário, mais um alívio: não existe mais o risco de ter um vírus invadindo o seu computador, risco de perda de dados importantes, ou mesmo a preocupação com backup. Não há necessidade de aquisição de softwares e hardware para a utilização dos aplicativos e sistemas.

13 Os seus programas e arquivos são armazenados em equipamentos com enormes capacidades de armazenamento e processamento. Por causa da geração do fluxo dos dados, esse agrupamento de servidores precisa de uma infraestrutura bastante específica de gerenciamento. Essa estrutura inclui diversas funções, que passam por equilíbrio dinâmico, monitoramento do desempenho, processamento adequado da grande quantidade de informações, redundância, disponibilidade ininterrupta e confiável. Para dar conta de toda essa importante dinâmica, o agrupamento de servidores precisa de muitos recursos. Os locais que abrigam estes equipamentos são os datacenters, que podem estar em qualquer lugar do mundo, cercados de segurança digital e física. Os datacenters necessitam de uma estrutura apropriada de funcionamento. Eles devem, antes de mais nada, possuir uma infraestrutura de rede com acesso rápido e seguro à internet. Precisam ser alimentados por um sistema que evite oscilações ou a falta de energia elétrica, o qual poderá ser composto por nobreaks, geradores de potência e mesmo uma subestação elétrica.

14 Além dos sistemas contra incêndio e de controle de temperatura, os datacenters necessitam de um mecanismo de segurança física, com o controle de acesso garantido com câmaras de segurança e sistema de identificação. Além dessa todas estas estruturas, os datacenters precisam resguardar os dados, para o caso de, mesmo com tanta proteção, ocorrer um problema. Recursos como backup automático e servidores virtuais, entre outras soluções tecnológicas, são adotadas para a boa funcionalidade do sistema. Acima descrevemos uns dos elementos necessários para o uso da tecnologia de computação em nuvem, a parte do Serviço. Outro elemento é o meio de comunicação - geralmente, a internet e, por fim, o cliente que usa o seu equipamento (celular, tablet, computador) para acessar os serviços. A utilização da nuvem depende da necessidade de suas aplicações, do modelo de negócios, tipo de informação e do nível de acesso aos dados. As empresas, muitas vezes, não desejam que suas informações sejam acessadas publicamente. Desta forma, existem diversos tipos de nuvem:

15 Nuvem privada Só pode ser utilizada por um usuário. Toda a infraestrutura e serviços são idealizados e fornecidos através de um ambiente seguro. Este tipo de nuvem é bloqueado e gerenciado, constituído por um datacenter privado. Nuvem pública Nesse tipo de nuvem a infraestrutura e os serviços são de um provedor de serviços e são disponibilizados para as empresas públicas ou para vários vizinhos em uma base compartilhada.

16 Nuvem comunitária A infraestrutura dessa nuvem e de seus serviços é compartilhada por empresas que possuem interesses em comum. Sua administração pode ser local ou remota, feita por empresas ou terceiros. Nuvem híbrida É uma combinação dos modelos público e privado que garante que a infraestrutura da nuvem e seus serviços sejam compostos por duas ou mais nuvens que permanecem únicas, mas são usadas em conjunto.

17 4. A nuvem na prática

18 As transações comerciais são afetadas pela simultaneidade e rotinas das confecções (vendas simultâneas, baixas de estoque, devoluções, entrada de pedidos) e podem ser otimizadas com serviços em nuvem.

19 Alguns serviços de cloud computing contam com recursos que permitem a colaboração em tempo real, seja na área de vendas ou em outros departamentos. Com essa solução, funcionários de diferentes áreas podem colaborar entre si através da troca de arquivos, dados e informações. Com isso, um dos principais problemas das grandes empresas - a falta de comunicação pode ter um fim. Os benefícios são imediatos, uma vez que, para obter uma informação do setor financeiro que está localizado em outra unidade da empresa, basta listar a informação desejada no sistema, pois a tudo o que precisa está disponível. A emissão de notas fiscais, bem como o gerenciamento dos estoques, também se beneficiam da tecnologia cloud computing. Os sistemas de gestão podem ser acessados de qualquer lugar, seja de dentro da empresa ou de algum outro equipamento externo.

20 5. Quais as principais vantagens do modelo CloudComputing?

21 Maior capacidade de armazenamento e para processar dados Não importa se o seu projeto começou pequeno e cresceu de forma rápida: com o armazenamento na nuvem você não precisa se preocupar com a capacidade ou a memória do sistema. Fazer cópia dos dados é coisa do passado. Na nuvem, uma cópia automática de todos os dados é feita com a frequência que você desejar e armazenada em dispositivos de backup remotos, dispensando o armazenamento local.

22 Altíssima disponibilidade Ainda falando do acesso aos dados, saber que você pode chegar a eles a partir de qualquer lugar com acesso à rede, sem a necessidade de mantê-los em um único computador ou transportá-los em cds e pendrives, é outro benefício considerável. Na nuvem há total disponibilidade de informações, 100% atualizadas e compartilhadas em tempo real. Maior flexibilidade O modelo elástico também é uma boa vantagem. Ele pode ser modificado a partir das necessidades do usuário. E cabe ao fornecedor todas as tarefas como desenvolvimento, armazenamento, atualização e backup. Quem precisa, acessa e utiliza. Menos recursos ociosos Compartilhar informações e tornar o trabalho colaborativo acaba sendo mais fácil, pois todos os usuários acessam aplicações e informações de um mesmo lugar.

23 Menos dinheiro desperdiçado Financeiramente acessível em todos os aspectos, a tecnologia de computação em nuvem é mais barata se comparada à compra e instalação de uma rede de servidores próprio. Adquirir, configurar e dar suporte aos softwares é muito mais oneroso, sem contar que o modelo SaaS (Software as a Service), muito comum em soluções cloud computing, trabalha com assinaturas mais baratas do que a aquisição de programas que se desatualizam rapidamente. Redução do espaço físico perdido na empresa Uma das principais vantagens da utilização da computação em nuvem é a possibilidade de executar os arquivos através de servidores remotos, sem a necessidade de uma máquina potente para isso. Monitores e periféricos dão conta do recado. Logo, você pode aproveitar melhor o espaço da empresa, antes utilizado por diversos computadores que precisavam guardar todos os arquivos. Já não há mais necessidade de equipamentos físicos com recursos de memória, processamento e armazenamento tão altos quanto antes.

24 Maior segurança das informações A questão da segurança pode ser vista por algumas pessoas como o ponto de atenção da computação em nuvens. No entanto, o ambiente virtual tem se mostrado seguro nessa perspectiva e as empresas que fornecem esse tipo de serviço estão bastante atentas e investem muito em prevenção de riscos. As empresas que oferecem serviços de segurança na nuvem trabalham com total proteção e sigilo dos dados armazenados. Maior velocidade em resposta das ações Como todos os arquivos estão disponíveis online, o que você precisa está a um clique de distância e pode ser acessado por diversas pessoas, em diferentes locais. Essa praticidade tornando as respostas mais ágeis.

25 6. Investimento na medida certa

26 Adotar tecnologias de computação em nuvem permite que o investimento seja feito na medida certa, adequando a verba às necessidades das empresas. Com orçamentos muitas vezes apertados e inconstância dos clientes, a computação em nuvem pode ser a chave para o sucesso de um negócio, uma vez que você pode aumentar ou reduzir as necessidades de armazenamento conforme os projetos. Existe ainda uma boa economia nos custos de infraestrutura que incluem hardware, software, manutenção, ferramentas de monitoramento de rede, entroncamento digital e analógico, bases de dados, energia e refrigeração. Com os serviços em nuvem, reduz-se gastos com mão-de-obra de TI, já que este modelo em nuvem permite eliminar a necessidade de gerenciamento de vários fornecedores, dando tempo produtivo para que a equipe possa se concentrar em iniciativas que sejam mais estratégicas para os negócios.

27 Agora que você sabe mais sobre a computação em nuvem, você entendeu os benefícios que ela pode trazer para o seu negócio? Solicite mais informações no site da Verup. Acha que esse conteúdo é interessante para alguém? Compartilhe!

Informática. Cloud Computing e Storage. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Cloud Computing e Storage. Professor Márcio Hunecke. Informática Cloud Computing e Storage Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPUTAÇÃO EM NUVEM Cloud Computing ou Computação em Nuvem pode ser definido como um modelo no

Leia mais

Computação em nuvem (Cloud Computing)

Computação em nuvem (Cloud Computing) Computação em nuvem (Cloud Computing) Disciplina: Gestão da Tecnologia de Sistemas Professor: Thiago Silva Prates Computação em nuvem O termo computação em nuvem refere-se a modelo de capacitação na qual

Leia mais

Introdução a Computação em Nuvem

Introdução a Computação em Nuvem Introdução a Computação em Nuvem Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia

Leia mais

COMPUTADORES NAS EMPRESAS Cloud Computing Prof. Reginaldo Brito

COMPUTADORES NAS EMPRESAS Cloud Computing Prof. Reginaldo Brito COMPUTADORES NAS EMPRESAS Prof. Reginaldo Brito Os computadores são essenciais para enfrentar o desafio da concorrência global, na qual as empresas precisam ser eficientes e ágeis e tem de produzir produtos

Leia mais

COMPUTADORES NAS EMPRESAS Cloud Computing Prof. Reginaldo Brito

COMPUTADORES NAS EMPRESAS Cloud Computing Prof. Reginaldo Brito COMPUTADORES NAS EMPRESAS Prof. Reginaldo Brito Os computadores são essenciais para enfrentar o desafio da concorrência global, na qual as empresas precisam ser eficientes e ágeis e tem de produzir produtos

Leia mais

Introdução a Computação em Nuvem

Introdução a Computação em Nuvem Introdução a Computação em Nuvem Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia

Leia mais

Carlos Eduardo de Carvalho Dantas

Carlos Eduardo de Carvalho Dantas Cloud Computing Carlos Eduardo de Carvalho Dantas (carloseduardocarvalhodantas@gmail.com) Nós somos o que repetidamente fazemos. Excelência, então, não é um ato, mas um hábito. Aristóteles. Conectividade

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA JUAN CASSIUS CARNEIRO PEREIRA PEDRO M. NETO GOOGLE CLOUD PONTA GROSSA 2017 2 JUAN CASSIUS

Leia mais

Cloud Computing. Prof. Marcio R. G. de Vazzi Analista De sistemas Especialista em Gestão Mestrando em Educação

Cloud Computing. Prof. Marcio R. G. de Vazzi Analista De sistemas Especialista em Gestão Mestrando em Educação Cloud Computing Prof. Marcio R. G. de Vazzi Analista De sistemas Especialista em Gestão Mestrando em Educação www.vazzi.com.br profmarcio@vazzi.com.br Your Logo Estrutura da palestra Estrutura da T.I.

Leia mais

Guia Combina sobre Computação na Nuvem: tire aqui todas as suas dúvidas

Guia Combina sobre Computação na Nuvem: tire aqui todas as suas dúvidas Guia Combina sobre Computação na Nuvem: tire aqui todas as suas dúvidas Introdução 3 Afinal, o que é a Computação na Nuvem? 5 Quais são as vantagens da computação na nuvem para empresas? 9 Como funciona

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Conteúdo Complementar Introdução à Informática FORMAÇÃO TÉCNICA Curso Técnico em Agronegócio Introdução à Informática Sumário Ferramentas colaborativas na Internet 5 Armazenamento de arquivos online 6

Leia mais

Computação em Nuvens

Computação em Nuvens Computação em Nuvens André Lucio de Oliveira Maria das Graças Araújo Chapetta Angélica Machareth de Andrade Lorran Borges dos Santos Pimenta Carlos Thiago RESUMO O objetivo deste trabalho é apresentar

Leia mais

Servidor de Armazenamento em Nuvem

Servidor de Armazenamento em Nuvem Aula 10 Servidor de Armazenamento em Nuvem Prof. Roitier Campos Gonçalves Cloud Computing modelo tecnológico que habilita de forma simplificada o acesso on-demand a uma rede, a qual possui um pool de recursos

Leia mais

Aula 05. Infraestrutura de TI: hardware e software Pearson. Todos os direitos reservados.

Aula 05. Infraestrutura de TI: hardware e software Pearson. Todos os direitos reservados. Aula 05 Infraestrutura de TI: hardware e software slide 1 Infraestrutura de TI: hardware e software 1. Quais os componentes da infraestrutura de TI? 2. Quais as principais tecnologias de hardware computacional,

Leia mais

Desmistificando a computação em nuvem para as empresas de seguros

Desmistificando a computação em nuvem para as empresas de seguros 34 Desmistificando a computação em nuvem para as empresas de seguros KELVIN CLETO GONÇALVES Atualmente, com o avanço da tecnologia e a possibilidade de ter acesso à internet através de uma série de dispositivos,

Leia mais

Servidor. Servidor rack. Servidor de blade

Servidor. Servidor rack. Servidor de blade Data center É um espaço onde se concentram os recursos e sistemas necessários para o processamento das informações de uma empresa. Um data center é formado por 3 componentes principais: servidores, conectividade

Leia mais

5 Infraestrutura de TI

5 Infraestrutura de TI Hardware consiste na tecnologia para processamento computacional, armazenamento, entrada e saída de dados. Ex: grandes mainframes, servidores, computadores pessoais, laptops e dispositivos móveis. 1 2

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL Produto: Servidores Dedicados Gerenciados

PROPOSTA COMERCIAL Produto: Servidores Dedicados Gerenciados PROPOSTA COMERCIAL Produto: Servidores Dedicados Gerenciados Página 1 de 9 Sumário SOBRE A LOCAWEB 3 INFRAESTRUTURA DO DATA CENTER 4 SOLUÇÃO PROPOSTA 5 DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS INCLUSOS 6 CONDIÇÕES COMERCIAIS

Leia mais

COMPUTAÇÃO EM NUVEM Renato da Costa BB CESPE 2008 Texto III Seu desktop na Internet Com o surgimento da Internet, o usuário de computador ganhou um fornecimento ilimitado de informações. Nos últimos anos,

Leia mais

COMPUTADORES NAS EMPRESAS Cloud Computing Prof. Reginaldo Brito

COMPUTADORES NAS EMPRESAS Cloud Computing Prof. Reginaldo Brito COMPUTADORES NAS EMPRESAS Prof. Reginaldo Brito COMPUTADORES E A EMPRESA Os computadores são essenciais para enfrentar o desafio da concorrência global, na qual as empresas precisam ser eficientes e ágeis

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação

Introdução à Ciência da Computação 1 Universidade Federal Fluminense Campus de Rio das Ostras Curso de Ciência da Computação Introdução à Ciência da Computação Professor: Leandro Soares de Sousa e-mail: leandro.uff.puro@gmail.com site:

Leia mais

Virtualização do System302 em ambiente VMWARE

Virtualização do System302 em ambiente VMWARE GUIA DO USUÁRIO Virtualização do System302 em ambiente VMWARE ABR / 17 SYSTEM302 DOC-0149-00 smar www.smar.com.br Especificações e informações estão sujeitas a modificações sem prévia consulta. Informações

Leia mais

Resolução de Problemas da Informática Básica. Roger Daniel Boeira

Resolução de Problemas da Informática Básica. Roger Daniel Boeira Resolução de Problemas da Informática Básica Roger Daniel Boeira boeira.roger@gmail.com Usuário: userlab Senha: Equileus rogerdanielboeira.weebly.com Práticas de Backup O que é backup e como fazer? Backup

Leia mais

Servidores. Um Servidor, em redes de computadores, nada mais é que um host da rede capaz de oferecer um determinado serviço a outros hosts da redes.

Servidores. Um Servidor, em redes de computadores, nada mais é que um host da rede capaz de oferecer um determinado serviço a outros hosts da redes. Roitier Campos Gonçalves Iporá, GO, 02 Maio de 2017 Introdução As redes de computadores são uma necessidade da humanidade para o seu desenvolvimento. Entretanto, esse desenvolvimento é relativo, tendo

Leia mais

GERENCIAMENTO DE DADOS Exercícios

GERENCIAMENTO DE DADOS Exercícios GERENCIAMENTO DE DADOS Exercícios EXERCÍCIO 1 Marque a opção correta: 1. O conceito de administração de recursos de dados envolve o gerenciamento dos: a. Recursos de dados de uma organização e do seu pessoal.

Leia mais

FACULDADE MULTIVIX CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2º PERÍODO MARIANA DE OLIVEIRA BERGAMIN MONIQUE MATIELLO GOMES THANIELE ALMEIDA ALVES

FACULDADE MULTIVIX CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2º PERÍODO MARIANA DE OLIVEIRA BERGAMIN MONIQUE MATIELLO GOMES THANIELE ALMEIDA ALVES FACULDADE MULTIVIX CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2º PERÍODO MARIANA DE OLIVEIRA BERGAMIN MONIQUE MATIELLO GOMES THANIELE ALMEIDA ALVES COMPUTAÇÃO EM NUVEM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 2015 MARIANA DE OLIVEIRA

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS PHONE

SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS PHONE Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS PHONE Copyright GVT 2015 1 Versão 1.4.2 www.gvtcloud.com.br 1 Cloud... 3 2 Instalação do Cloud... 4 3 Configuração e uso dos componentes Cloud... 7 3.1 Tela

Leia mais

Sistema Operacionais II. Aula: Virtualização

Sistema Operacionais II. Aula: Virtualização Sistema Operacionais II Aula: Virtualização Objetivos Entender o que é uma máquina virtual. Instalar várias máquinas virtuais em um mesmo computador usando o VirtualBox. Aprender os modos de rede suportados

Leia mais

INTERNET DAS COISAS NAS NUVENS

INTERNET DAS COISAS NAS NUVENS INTERNET DAS COISAS NAS NUVENS por Tito Ocampos Abner Carvalho Cleiton Amorim Hugo Brito Agenda Introdução Computação em nuvem + Internet das Coisas Infraestrutura como Serviço Plataforma como Serviço

Leia mais

BENEFÍCIOS QUE SÓ A VIVO TEM

BENEFÍCIOS QUE SÓ A VIVO TEM TI BENEFÍCIOS QUE SÓ A VIVO TEM ı Novidade: consulte o book completo para conhecer todas as ofertas e argumentações de venda! ı Alta Disponibilidade da máquina virtual: 99,95% garantida por SLA ı As melhores

Leia mais

Download e Upload. De forma muito objetiva podemos dizer que um arquivo possui pelo menos três características que os definem:

Download e Upload. De forma muito objetiva podemos dizer que um arquivo possui pelo menos três características que os definem: Download e Upload Aula 4 1. Download É o ato de descarregar ou baixar um arquivo (textos, imagens, músicas, filmes). Fazer o download de algo significa fazer uma cópia de um arquivo da internet para o

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL Produto: Gmail for work

PROPOSTA COMERCIAL Produto: Gmail for work PROPOSTA COMERCIAL Produto: Gmail for work Sumário SOBRE A SRVFLORIPA 3 INFRAESTRUTURA DO DATA CENTER 4 SOLUÇÕES PROPOSTAS 5 VANTAGENS SRVFLORIPA 6 CONDIÇÕES COMERCIAIS 7 CONDIÇÕES GERAIS 8 PRAZOS E DEMAIS

Leia mais

GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Aula 3 Computação em Nuvem Bacharelado em Ciência da Computação Professor MSc. Ariel da Silva Dias Complexo Educacional FMU Computação em Nuvem Por que Nuvem? Um Pouco

Leia mais

Nuvem e Virtualização Redes Programáveis

Nuvem e Virtualização Redes Programáveis Nuvem e Virtualização Redes Programáveis Visão Geral da Nuvem A computação em nuvem envolve muitos computadores conectados em uma rede, possibilitando que eles sejam fisicamente localizados em qualquer

Leia mais

Introdução TI na nuvem: como funciona? TI Própria vs. na nuvem: desafios e benefícios

Introdução TI na nuvem: como funciona? TI Própria vs. na nuvem: desafios e benefícios 1 2 3 4 5 6 Introdução TI na nuvem: como funciona? TI Própria vs. na nuvem: desafios e benefícios 3.1 - Nuvem local 3.2 - Nuvem pública 3.3 - Nuvem híbrida Quanto custa a migração para a nuvem? 4.1 - Qual

Leia mais

Descubra as novas funcionalidades com Office 365 My I-365, uma nova forma de colaborar. 2013 Ipsos

Descubra as novas funcionalidades com Office 365 My I-365, uma nova forma de colaborar. 2013 Ipsos Descubra as novas funcionalidades com Office 365 My I-365, uma nova forma de colaborar Mensagens chave Ser lider com nossos clientes O que estamos falando e também sobre Ser moderno Ser eficiente Estar

Leia mais

PMR3507 Fábrica digital

PMR3507 Fábrica digital LSA Laboratório de Sistemas de Automação www.pmrlsa.poli.usp.br PMR3507 Fábrica digital Cloud computing Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 116/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 116/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 116/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

CLIPPING SERVICE. Clipping Service 2014 Todos direitos reservados

CLIPPING SERVICE. Clipping Service 2014 Todos direitos reservados CLIPPING SERVICE O que é o Android? O Android, na verdade, é um sistema operacional para aparelhos móveis como celulares (nesse caso, smartphones) e tablets. É ele que define o visual, os recursos e funcionalidades

Leia mais

Passo 1: Acesso ao site. Planilhas Google: como fazer planilhas melhores que Excel

Passo 1: Acesso ao site. Planilhas Google: como fazer planilhas melhores que Excel Sabe-se que o Excel é uma excelente ferramenta para se trabalhar com planilhas, gráficos, funções entre outros recursos. Se você usa ou já usou, sabe da importância de ter conhecimentos básicos e avançados

Leia mais

O VALOR DO BACKUP NA NUVEM. Fernando Henrique Feitosa

O VALOR DO BACKUP NA NUVEM. Fernando Henrique Feitosa 1 O VALOR DO BACKUP NA NUVEM Fernando Henrique Feitosa fernando.feitosa@dbacorp.com.br 2 DESCRIÇÃO Esse artigo tem como objetivo principal explanar de forma gerencial qual visão devemos adotar ao escolher

Leia mais

CONCEITO DE INTERNET CLOUD COMPUTING WEB CONEXÃO MODEM PROVEDOR BACKBONE NÚMERO IP REDE WIRELESS ENDEREÇO MAC BROWSER HTML URL

CONCEITO DE INTERNET CLOUD COMPUTING WEB CONEXÃO MODEM PROVEDOR BACKBONE NÚMERO IP REDE WIRELESS ENDEREÇO MAC BROWSER HTML URL CONCEITO DE INTERNET CLOUD COMPUTING WEB CONEXÃO MODEM PROVEDOR BACKBONE NÚMERO IP REDE WIRELESS ENDEREÇO MAC BROWSER HTML URL DOMÍNIO DOMÍNIO DE NÍVEL MÁXIMO PROTOCOLOS CONJUNTO TCP/IP HTTP HTTPS TELNET

Leia mais

Os Dados Pessoais são coletados para os seguintes propósitos e usando os seguintes serviços: POLÍTICA DE PRIVACIDADE COMPLETA

Os Dados Pessoais são coletados para os seguintes propósitos e usando os seguintes serviços: POLÍTICA DE PRIVACIDADE COMPLETA Os Dados Pessoais são coletados para os seguintes propósitos e usando os seguintes serviços: Dados Pessoais: Permissão de armazenamento, Permissão de calendário, Permissão de compartilhamento de Bluetooth,

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware Arquitetura de Computadores Infraestrutura de TI: Hardware Computação Informação + Automação Tratamento dos dados em informação por meios automáticos Dispositivos eletrônicos Aplicados em Computadores,

Leia mais

E-Guide A GESTÃO DE PLATAFORMAS UNIFICADAS PARA UC EM NUVENS HÍBRIDAS É UMA NECESSIDADE

E-Guide A GESTÃO DE PLATAFORMAS UNIFICADAS PARA UC EM NUVENS HÍBRIDAS É UMA NECESSIDADE E-Guide A GESTÃO DE PLATAFORMAS UNIFICADAS PARA UC EM NUVENS HÍBRIDAS É UMA NECESSIDADE A s i n s t a l a ç õ e s m a i s maduras de comunicações unificadas em nuvem híbrida oferecem um equilíbrio entre

Leia mais

[EBOOK] Software médico: conheça todas as possibilidades para o seu consultório

[EBOOK] Software médico: conheça todas as possibilidades para o seu consultório HiDoctor [EBOOK] Software médico: conheça todas as possibilidades para o seu consultório Centralx [EBOOK] Software médico: conheça todas as possibilidades para o seu consultório 2 A tecnologia é hoje um

Leia mais

Manipulação de arquivos Pacote Office Libre Office. Prof. Ana Paula Domingos

Manipulação de arquivos Pacote Office Libre Office. Prof. Ana Paula Domingos Manipulação de arquivos Pacote Office Libre Office Prof. Ana Paula Domingos Copiar arquivos 1. Selecionar o arquivo desejado; 2. Clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção: Copiar; 3. Clicar

Leia mais

Manual do Usúario Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.3.1. Copyright Vivo 2014. http://vivosync.com.br

Manual do Usúario Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.3.1. Copyright Vivo 2014. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.3.1 Copyright Vivo 2014 http://vivosync.com.br 1 Vivo Sync... 3 2 Instalação do Vivo Sync... 4 3 Configurações... 7 3.1 Geral... 9 3.2 Fotos... 11 3.2.1 UpLoad:... 11 3.2.2 Download:...

Leia mais

Resumo. Palavras-Chave

Resumo. Palavras-Chave INFRAESTRUTURA DE HARDWARE E SOFTWARE PARA UM SERVIÇO DE COMPUTAÇÃO EM NUVEM DISPONIBILIZADO PARA O CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Wagner R. Weiner t1, Amanda M. T. da Silva

Leia mais

Backup. É um cópia de segurança de dados de um dispositivo para outro, para que possam ser restaurados em caso de perda acidental.

Backup. É um cópia de segurança de dados de um dispositivo para outro, para que possam ser restaurados em caso de perda acidental. Professor Gedalias Valentim Informática para Concursos É um cópia de segurança de dados de um dispositivo para outro, para que possam ser restaurados em caso de perda acidental. Porque fazer Perda acidental

Leia mais

Grande parte dessa escolha está fortemente ligada ao valor agregado que o outsourcing traz à sua atividade.

Grande parte dessa escolha está fortemente ligada ao valor agregado que o outsourcing traz à sua atividade. OUTSOURCING DE IMPRESSÃO: um caminho para a transformação digital em sua empresa 1 www.simpress.com.br SUMÁRIO Introdução 3 O panorama atual do outsourcing 4 Vantagens para gestão 6 Confiabilidade e parceria

Leia mais

PLANO DE CONTINGÊNCIA DA BIBLIOTECA

PLANO DE CONTINGÊNCIA DA BIBLIOTECA PLANO DE CONTINGÊNCIA DA BIBLIOTECA CANOAS, 2018 p. 1 1 Apresentação A Biblioteca La Salle da Universidade La Salle está estruturada para atender todos os níveis de ensino e modalidades de ensino. A infraestrutura

Leia mais

Unidade III. Unidade III. Existe uma tendência dos sistemas de informação a funcionarem cada vez mais em Intranets e na Internet.

Unidade III. Unidade III. Existe uma tendência dos sistemas de informação a funcionarem cada vez mais em Intranets e na Internet. Unidade III Unidade III 3 GERENCIAMENTO DA SEGURANÇA DA TI Existe uma tendência dos sistemas de informação a funcionarem cada vez mais em Intranets e na Internet. 1 As organizações estão sofrendo, a cada

Leia mais

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO CND CND PORTAL DE RELACIONAMENTO Cadastro CND Painel de Controle

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO CND CND PORTAL DE RELACIONAMENTO Cadastro CND Painel de Controle Sage CND SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 1 2. CND... 2 1.1. 1.2. Cadastro CND... 2 Painel de Controle... 6 3. CND PORTAL DE RELACIONAMENTO.... 10 1. Apresentação A Plataforma Sage visa dinamizar os negócios

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL. Produto: Exchange

PROPOSTA COMERCIAL. Produto: Exchange PROPOSTA COMERCIAL Produto: Exchange Sumário SOBRE A LOCAWEB 3 INFRAESTRUTURA DO DATA CENTER 4 SOLUÇÕES PROPOSTAS 5 BENEFÍCIOS LOCAWEB 7 CONDIÇÕES COMERCIAIS 8 PRAZOS E DEMAIS CONDIÇÕES 9 www.locaweb.com.br/exchange

Leia mais

Conheça o Vivo Cloud. Soluções avançadas com as melhores tecnologias do mercado para aprimorar seus negócios. Sua empresa precisa de Cloud.

Conheça o Vivo Cloud. Soluções avançadas com as melhores tecnologias do mercado para aprimorar seus negócios. Sua empresa precisa de Cloud. Vivo Cloud Conheça o Vivo Cloud Soluções avançadas com as melhores tecnologias do mercado para aprimorar seus negócios. Sua empresa precisa de Cloud Recursos de computação, armazenamento, redes, segurança,

Leia mais

18/03/2014. Manipulação de arquivos Pacote Office Libre Office. Copiar arquivos. Recortar arquivos - Mover. Microsoft Office

18/03/2014. Manipulação de arquivos Pacote Office Libre Office. Copiar arquivos. Recortar arquivos - Mover. Microsoft Office Copiar arquivos Manipulação de arquivos Pacote Office Libre Office Prof. Ana Paula Domingos 1. Selecionar o arquivo desejado; 2. Clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção: Copiar; 3. Clicar

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Sistemas de Informação Gestão de SI- seções 4.1: Gestão de Sistemas de Informação 4.2: Gestão eletrônica de documentos 1 Seção 4.1 GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 2 Contexto Essa gestão ocorre em um modelo

Leia mais

Uma Revolução nas Nuvens

Uma Revolução nas Nuvens Uma Revolução nas Nuvens A Revolução já Aconteceu Os Serviços de Software por Internet, reconhecidos por Bill Gates em memorando de 2005 aos funcionários da Microsoft como algo que mudaria radicalmente

Leia mais

Introdução à Programação Aula 01. Prof. Max Santana Rolemberg Farias Colegiado de Engenharia de Computação

Introdução à Programação Aula 01. Prof. Max Santana Rolemberg Farias Colegiado de Engenharia de Computação Introdução à Programação Aula 01 Prof. Max Santana Rolemberg Farias max.santana@univasf.edu.br Colegiado de Engenharia de Computação QUAL O OBJETIVO DA DISCIPLINA? Objetivo Tornar vocês (alunos) capazes

Leia mais

Proposta Comercial. Produto: G Suite

Proposta Comercial. Produto: G Suite Proposta Comercial Produto: G Suite Sumário Sobre a Locaweb... 3 Locaweb em Números... 3 Soluções Proposta... 4 Principais Características... 4 Condições Comerciais... 5 Prazos e Condições Gerais... 8

Leia mais

Sistema Operacional. Prof. Leonardo Barreto Campos. 1/30

Sistema Operacional. Prof. Leonardo Barreto Campos.   1/30 Sistema Operacional Prof. Leonardo Barreto Campos 1/30 Sumário Introdução Middleware e SO de Rede SO de Rede Processos e Threads Leitura Complementar Bibliografia 2/30 Introdução A tarefa de qualquer sistema

Leia mais

ENGEMAN CLOUD. Instalação Local (On Premise) versus Utilização na Nuvem (Cloud)

ENGEMAN CLOUD. Instalação Local (On Premise) versus Utilização na Nuvem (Cloud) ENGEMAN CLOUD Instalação Local (On Premise) versus Utilização na Nuvem (Cloud) INSTALAÇÃO LOCAL A instalação local do Engeman pode ser dispendiosa de gerenciar, por alguns motivos. Você precisará: fornecer

Leia mais

BANCO DE DADOS NA NUVEM (DbaaS) Escalabilidade, performance e segurança com custos reduzidos.

BANCO DE DADOS NA NUVEM (DbaaS) Escalabilidade, performance e segurança com custos reduzidos. BANCO DE DADOS NA NUVEM (DbaaS) Escalabilidade, performance e segurança com custos reduzidos. INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO De acordo com um estudo da TechNavio, a taxa de crescimento anual do mercado global de

Leia mais

de TI nov-18

de TI nov-18 Consumerização é o termo dado para o uso de dispositivos pessoais no ambiente de trabalho. Tablets, netbooks, iphones e Androids que são usados nas empresas por funcionários e que tendem* a aumenta a produtividade.

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - ANDROID

SISTEMA OPERACIONAL - ANDROID Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL - ANDROID Copyright GVT 2015 Versão 1.0.0 www.gvtcloud.com.br 1 1 Cloud... 3 2 Instalação do Cloud... 4 3 Configuração e uso dos componentes Cloud... 7 3.1 Conta e

Leia mais

Proposta Comercial. Produto: G Suite

Proposta Comercial. Produto: G Suite Proposta Comercial Produto: G Suite Sumário Sobre a Locaweb... 3 Locaweb em Números... 3 Soluções Proposta... 4 Principais Características... 4 Condições Comerciais... 5 Prazos e Condições Gerais... 8

Leia mais

Redes de Computadores.

Redes de Computadores. Redes de Computadores www.profjvidal.com REDES PONTO-A-PONTO E CLIENTE-SERVIDOR REDES DE COMPUTADORES Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações

Leia mais

Informática I. Aula 2. Ementa

Informática I. Aula 2.  Ementa Informática I Aula 2 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 2-29/08/2007 1 Ementa Noções Básicas de Computação (Hardware, Software e Internet) HTML e Páginas Web Internet e a Web Javascript e

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - ios

SISTEMA OPERACIONAL - ios Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL - ios Copyright GVT 2015 Versão 1.4.2 www.gvtcloud.com.br 1 1 Cloud... 3 2 Instalacão do Cloud... 4 3 Configuração e uso do Cloud... 6 3.1 Home... 6 3.2 Fotos... 9

Leia mais

Guia de recursos: produtividade de workstations

Guia de recursos: produtividade de workstations Guia de recursos: produtividade de workstations Conteúdo Além do desktop: produtividade de workstations 2 Descubra como obter a maior produtividade possível de aplicativos de alto desempenho que requerem

Leia mais

ENTREGRANDO BENEFÍCIOS PARA GRANDES EMPRESAS

ENTREGRANDO BENEFÍCIOS PARA GRANDES EMPRESAS ENTREGRANDO S PARA GRANDES EMPRESAS ENTREGRAND BAIXO CUSTO S Baixos custos Proteção Interna ao Acesso de Dados Precisamos gerenciar o acesso de dados online e off-line, mas ferramentas dedicadas são caras,

Leia mais

Aula 05. Fundamentos de Hardware e Software. Prof. Dr. Dilermando Piva Jr.

Aula 05. Fundamentos de Hardware e Software. Prof. Dr. Dilermando Piva Jr. 05 Aula 05 Fundamentos de Hardware e Software Prof. Dr. Dilermando Piva Jr. Site Disciplina: http://fundti.blogspot.com.br/ Fundamentos de Hardware Sistemas de Computação Sistemas de Computação Computador

Leia mais

Copyright 2012 EMC Corporation. Todos os direitos reservados.

Copyright 2012 EMC Corporation. Todos os direitos reservados. Copyright 2012 EMC Corporation. Todos os direitos reservados. 1 TRANSFORMANDO E SIMPLIFICANDO A TI Visão Geral da VCE Julho de 2012 A VCE HOJE Motivadores do setor Panorama do mercado Proposta de valor

Leia mais

PLANO DE CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS SCAI GESTORA DE RECURSOS LTDA. 21 DE FEVEREIRO DE 2019

PLANO DE CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS SCAI GESTORA DE RECURSOS LTDA. 21 DE FEVEREIRO DE 2019 PLANO DE CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS DA SCAI GESTORA DE RECURSOS LTDA. 21 DE FEVEREIRO DE 2019 ÍNDICE GERAL 1. INTRODUÇÃO 3 2. COMPLIANCE 3 3. PLANOS DE CONTINGÊNCIA 4 4. ATUALIZAÇÃO E REVISÃO 5 5. ACESSO

Leia mais

Sistemas de Informação (SI) Infraestrutra de Tecnologia da Informação (TI): Software

Sistemas de Informação (SI) Infraestrutra de Tecnologia da Informação (TI): Software Sistemas de Informação (SI) Infraestrutra de Tecnologia da Informação (TI): Software Prof.ª Dr.ª Symone Gomes Soares Alcalá Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiânia (RG) Faculdade de Ciências

Leia mais

APRESENTAÇÃO CORPORATIVA.

APRESENTAÇÃO CORPORATIVA. APRESENTAÇÃO CORPORATIVA www.totalnuvem.com.br EMPRESA A TOTALNUVEM, é uma empresa brasileira, com a união de profissionais que trouxeram a experiência acumulada tanto em arquitetura quanto em desenho

Leia mais

Aprendizado móvel e computação em nuvem para educação

Aprendizado móvel e computação em nuvem para educação Aprendizado móvel e computação em nuvem para educação Silvia Mara Novaes Sousa Bertani Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani O que é Mobile Learning? Mobile learning A aprendizagem móvel envolve

Leia mais

D igitação de Eventos

D igitação de Eventos Digitação de Eventos Índice 1. PLATAFORMA SAGE... 3 1.1. 1.2. 1.3. 1.4. 1.5. Primeiro Acesso... 4 Conhecendo a Plataforma... 5 Seleção da Empresa de Trabalho... 6 Sair do Sistema/ Minhas configurações...

Leia mais

Matéria: Sistema Computacional - SC. Prof.: Esp.: Patrícia Dias da Silva Peixoto

Matéria: Sistema Computacional - SC. Prof.: Esp.: Patrícia Dias da Silva Peixoto Matéria: Sistema Computacional - SC Prof.: Esp.: Patrícia Dias da Silva Peixoto SISTEMA OPERACIONAL E TIPOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS O QUE É UM SISTEMA OPERACIONAL (S.O.). Por mais complexo que possa parecer,

Leia mais

PROPOSTA TÉCNICA / COMERCIAL

PROPOSTA TÉCNICA / COMERCIAL PROPOSTA TÉCNICA / COMERCIAL SERVIÇO DE BACKUP ONLINE EM NUVENS 1 Prezado(a) Apresentamos a proposta de solução integrada de tecnologia, oferecendo serviços com rotinas automatizadas para backup, em nuvem,

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.: UNIDADE 03 - TI CLOUD COMPUTING :.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.: UNIDADE 03 - TI CLOUD COMPUTING :. PÓS EM COMÉRCIO EXTERIOR E ESTRATÉGIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.: UNIDADE 03 - TI CLOUD COMPUTING :. VERSÃO: AGOSTO DE 2018 Professor:

Leia mais

SEJA MAIS UM CONECTADO

SEJA MAIS UM CONECTADO SEJA MAIS UM CONECTADO QUEM SOMOS A RL CONNECT foi criada com objetivo de atender com qualidade e eficiência um público cada vez mais exigente, que procura uma conexão rápida e estável. Possuímos uma infraestrutura

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 122/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 122/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 122/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

TÍTULO: REAPROVEITAMENTO DE DISPOSITIVOS COMPUTACIONAIS PARA IMPLANTAÇÃO DE AMBIENTE PARA COMPUTAÇÃO EM NUVEM

TÍTULO: REAPROVEITAMENTO DE DISPOSITIVOS COMPUTACIONAIS PARA IMPLANTAÇÃO DE AMBIENTE PARA COMPUTAÇÃO EM NUVEM 16 TÍTULO: REAPROVEITAMENTO DE DISPOSITIVOS COMPUTACIONAIS PARA IMPLANTAÇÃO DE AMBIENTE PARA COMPUTAÇÃO EM NUVEM CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE

Leia mais

TELEFONIA IP: Possibilidades para aumentar os resultados de sua empresa

TELEFONIA IP: Possibilidades para aumentar os resultados de sua empresa TELEFONIA IP: Possibilidades para aumentar os resultados de sua empresa SUMÁRIO C L I Q U E E A C E S S E Introdução.... 3 C A N A L T E L E C O M. C O M. B R Um novo mundo de opções.... 4 Comunicação

Leia mais

VIRTUALIZAÇÃO DE SERVIDORES - HYPER-V E SYSTEM CENTER

VIRTUALIZAÇÃO DE SERVIDORES - HYPER-V E SYSTEM CENTER 20409 - VIRTUALIZAÇÃO DE SERVIDORES - HYPER-V E SYSTEM CENTER CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 1: Avaliando o ambiente de virtualização Este módulo fornece uma visão geral das tecnologias de virtualização

Leia mais

CRISTIANI MARIANI MARCELA ROBLES MAFFI PAULA ALVES ALGORITMO: COMPUTAÇÃO EM NUVEM TRABALHO ACADÊMICO CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, ES

CRISTIANI MARIANI MARCELA ROBLES MAFFI PAULA ALVES ALGORITMO: COMPUTAÇÃO EM NUVEM TRABALHO ACADÊMICO CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, ES CRISTIANI MARIANI MARCELA ROBLES MAFFI PAULA ALVES ALGORITMO: COMPUTAÇÃO EM NUVEM TRABALHO ACADÊMICO CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, ES 2015 CRISTIANI MARIANI - 21204 MARCELA GOMES ROBLES MAFFI - 13216 PAULA

Leia mais

MONITORAMENTO POLÍTICA DE DISASTER RECOVERY QUALIDADE POLÍTICAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO FAQ...

MONITORAMENTO POLÍTICA DE DISASTER RECOVERY QUALIDADE POLÍTICAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO FAQ... SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 DATA CENTER... 4 3 TOPOLOGIA... 7 4 - A POSSIBILIDADE DE ESCALABILIDADE EM CLUSTER (BALANCE)... 8 5 ALTA DISPONIBILIDADE... Erro! Indicador não definido. 6 POLÍTICA DE BACKUP...

Leia mais

KASPERSKY ENDPOINT SECURITY FOR BUSINESS Select Ferramentas para capacitar uma equipe de trabalho móvel, garantir a conformidade com políticas de segurança de TI e bloquear malware. O nível Select da Kaspersky

Leia mais

Vantagens do Backup Corporativo

Vantagens do Backup Corporativo Vantagens do Backup Corporativo QUANDO FOI A ÚLTIMA VEZ QUE VOCÊ TEVE QUE FAZER UM RESTORE? Quando foi a última vez que você teve que restaurar o backup da sua empresa? Sua empresa tem um sistema de Backup?

Leia mais

Sistemas Operacionais. Aula 1

Sistemas Operacionais. Aula 1 Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre Bacharelado em Sistemas de Informação Sistemas Operacionais Aula 1 Prof. Filipo Mór www.filipomor.com 2018/II Capítulo 1 Introdução aos Sistemas Operacionais Esta aula

Leia mais

1 - Qual a melhor forma de iniciar ou me aprofundar os estudos sobre OpenStack?

1 - Qual a melhor forma de iniciar ou me aprofundar os estudos sobre OpenStack? APOSTILA AULA 4 PERGUNTAS FREQUENTES 1 - Qual a melhor forma de iniciar ou me aprofundar os estudos sobre OpenStack? O melhor caminho para ter os primeiros contatos e começar a fazer os primeiros testes

Leia mais

A EQUIPE POR TRÁS DO 1TISS

A EQUIPE POR TRÁS DO 1TISS A EQUIPE POR TRÁS DO 1TISS O Sistema 1TISS foi desenvolvido pela equipe da Central On-Line, empresa especializada em Tecnologia da Informação, que atua há mais de 15 anos com conectividade e soluções modulares

Leia mais

Curso: Redes de Computadores

Curso: Redes de Computadores Curso: Redes de Computadores Cadeira de Introdução a Sistemas Operacionais. Bibliografia Sistemas Operacionais Modernos Andew S. Tanembaum Sistema Operacionais Abraham Silberchatz, Peter Galvin e Greg

Leia mais

Guia Rápido Aplicativo TW Viewer. Compatível com toda linha TW. Obrigado pela preferência!

Guia Rápido Aplicativo TW Viewer. Compatível com toda linha TW. Obrigado pela preferência! Guia Rápido Aplicativo TW Viewer Versão 1.0 Compatível com toda linha TW Obrigado pela preferência! Tenha certeza de que estamos sempre trabalhando com empenho para entregar a você equipamentos e serviços

Leia mais