GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO"

Transcrição

1 GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Aula 3 Computação em Nuvem Bacharelado em Ciência da Computação Professor MSc. Ariel da Silva Dias Complexo Educacional FMU

2 Computação em Nuvem

3 Por que Nuvem?

4 Um Pouco De História

5 Um Pouco De História Computação em nuvem não se trata de uma tecnologia pronta que saiu de um laboratório pela mão de um grupo de pesquisadores e virou produto. Essa característica faz com que seja difícil identificar com precisão a sua origem... Mas há indícios bem interessantes, um deles remete-se a Jonh McCarthy Jonh McCarthy ( )

6 Um Pouco De História Jonh McCarthy foi um Cientista da Computação e Matemático norte americano, criador da linguagem Lisp e do termo Inteligência Artificial. Estudou matemática com Jonh Nash em Princeton, e realizou a primeira partida de xadrez computadorizada entre cientistas dos EUA e da ex-urss. Ele transmitiu os movimentos por telégrafo. Jonh McCarthy ( )

7 Um Pouco De História Jonh McCarthy teve uma ideia! Jonh McCarthy ( )

8 Um Pouco De História Jonh McCarthy teve uma ideia: A Time Sharing ou Computação por Tempo Compartilhado. Jonh McCarthy ( )

9 Um Pouco De História Jonh McCarthy teve uma ideia: A Time Sharing ou Computação por Tempo Compartilhado. A ideia era que dois usuários pudessem interagir com uma única máquina em tempo real. Realizando determinadas tarefas, utilizando inclusive o tempo ocioso entre cada processo. Jonh McCarthy ( )

10 Um Pouco De História Jonh McCarthy teve uma ideia: A Time Sharing ou Computação por Tempo Compartilhado. A ideia era que dois usuários pudessem interagir com uma única máquina em tempo real. Realizando determinadas tarefas, utilizando inclusive o tempo ocioso entre cada processo. Ele percebeu que assim era possível aproveitar melhor o computador e, o principal, com menos investimento! Jonh McCarthy ( )

11 Um Pouco De História Jonh McCarthy teve uma ideia: A Time Sharing ou Computação por Tempo Compartilhado. A ideia era que dois usuários pudessem interagir com uma única máquina em tempo real. Realizando determinadas tarefas, utilizando inclusive o tempo ocioso entre cada processo. Ele percebeu que assim era possível aproveitar melhor o computador e, o principal, com menos investimento! Resultado: Mais Lucro$$$ Jonh McCarthy ( )

12 Um Pouco De História No mesmo instante, outros eventos que revolucionaram a computação estavam acontecendo...

13 Um Pouco De História No mesmo instante, outros eventos que revolucionaram a computação estavam acontecendo... Joseph Carl entrou para a história ao ser um dos pioneiros da internet. Pois, ao fazer parte da ARPA, foi encarregado de encontrar outras utilizadas para o computador que não fosse apenas a de ser uma poderosa calculadora. Joseph Carl ( )

14 Um Pouco De História Joseph Carl foi um dos primeiros a perceber que os computadores poderiam trabalhar de maneira conectada, de forma a permitir a comunicação global. Seus trabalhos determinaram a origem da Intergalactic Computer Network que posteriormente deu origem a ARPANET... Joseph Carl ( )

15 Um Pouco De História Joseph Carl foi um dos primeiros a perceber que os computadores poderiam trabalhar de maneira conectada, de forma a permitir a comunicação global. Seus trabalhos determinaram a origem da Intergalactic Computer Network que posteriormente deu origem a ARPANET... mãe avó da INTERNET Joseph Carl ( )

16 Um Pouco De História Embora possamos associar várias tecnologias, conceitos e pesquisas ao assunto, ao juntarmos os trabalhos de John McCarthy e Joseph Carl temos uma grande ajuda na tarefa de compreender a origem e a evolução da computação em nuvem.... e se dois usuários pudessem interagir com uma mesma máquina em tempo real?... e se os computadores pudessem trabalhar de maneira conectada?

17 Um Pouco De História... e se vários usuários pudessem interagir com uma ou mais máquinas, conectadas entre elas, em tempo real???

18 Entendendo C.N.

19 Entendendo Computação em Nuvem Redes Locais Corporativas Necessita de ter uma licença para cada determinado computador; Todos os dados gerados estão restritos a este computador, exceto quando compartilhados em rede; Número de servidores cada vez maiores (arquivos, DBs, backup); Local de armazenamento de arquivos limitado.

20 Entendendo Computação em Nuvem Computação em Nuvem nasceu com algumas propostas Minimizar os custos através do corte nas despesas de manutenção, compra de equipamentos e mão de obra; Reduzir espaço, estabelecendo controle de toda uma rede através de servidores externos. Ex.: Virtualização; Segurança e comodidade sem ter conhecimento técnico, com serviços pagos. Empresas perceberam que se tornou muito mais prático com a escalabilidade dos serviços em cloud garantir a segurança de backup e acesso aos arquivos;

21 Características

22 Características

23 Características Software como Serviço (SaaS)

24 Características O servidor do software se responsabiliza por toda estrutura necessária para a disponibilização do sistema (servidores, conectividade, cuidados com segurança) e o cliente utiliza o software via internet, pagando um valor recorrente pelo uso.

25 Características Benefício Não exige que o cliente crie uma estrutura e capacite os profissionais para manter o sistema funcionando, permitindo que ela se foque no seu negócio.

26 Características Benefício Permite uma abordagem gradual de implantação, podendo começar com poucas licenças e expandir conforme o retorno positivo dos investimentos.

27 Características Benefício Permite aumentar ou diminuir as licenças com o tempo, de acordo com as necessidades do negócio.

28 Características Infraestrutura como Serviço (IaaS)

29 Características A empresa não necessita de investir em servidores e atualizar o parque computacional constantemente. Desta forma, é realizada a contratação de um provedor de serviço de infraestrutura de hardware, o qual fornecerá recurso computacional para suprir a necessidade do negócio.

30 Características Benefício Não há a necessidade de uma equipe de suporte de TI.

31 Características Benefício Não precisa se preocupar em atualizar o parque de máquinas, bem como a manutenção de servidores, uma vez que tudo está sob a responsabilidade do fornecedor do serviço.

32 Características Plataforma como Serviço (IaaS)

33 Características Ambiente que permite o desenvolvimento, teste, execução e gerenciamento de aplicativos na nuvem. Com a PaaS, não há a necessidade de adquirir todo o ambiente computacional necessário para o desenvolvimento, ou seja, não há a necessidade de comprar, construir ou gerenciar a infraestrutura subjacente.

34 Características Benefício Permite a criação e a implementação de software de aplicativo baseado na Web sem o custo e a complexidade de comprar e gerenciar hardware subjacente, software operacional e serviços públicos.

35 Características Benefício O ambiente PaaS fornece todo o pacote de discos de recursos de TI como serviço. Ele fornece todas as instalações necessárias para dar suporte ao ciclo de vida completo da construção e entrega de aplicativos baseados na Web.

Cloud Computing. Prof. Marcio R. G. de Vazzi Analista De sistemas Especialista em Gestão Mestrando em Educação

Cloud Computing. Prof. Marcio R. G. de Vazzi Analista De sistemas Especialista em Gestão Mestrando em Educação Cloud Computing Prof. Marcio R. G. de Vazzi Analista De sistemas Especialista em Gestão Mestrando em Educação www.vazzi.com.br profmarcio@vazzi.com.br Your Logo Estrutura da palestra Estrutura da T.I.

Leia mais

Computação em nuvem (Cloud Computing)

Computação em nuvem (Cloud Computing) Computação em nuvem (Cloud Computing) Disciplina: Gestão da Tecnologia de Sistemas Professor: Thiago Silva Prates Computação em nuvem O termo computação em nuvem refere-se a modelo de capacitação na qual

Leia mais

Introdução a Computação em Nuvem

Introdução a Computação em Nuvem Introdução a Computação em Nuvem Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia

Leia mais

Aula 05. Infraestrutura de TI: hardware e software Pearson. Todos os direitos reservados.

Aula 05. Infraestrutura de TI: hardware e software Pearson. Todos os direitos reservados. Aula 05 Infraestrutura de TI: hardware e software slide 1 Infraestrutura de TI: hardware e software 1. Quais os componentes da infraestrutura de TI? 2. Quais as principais tecnologias de hardware computacional,

Leia mais

Informática. Cloud Computing e Storage. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Cloud Computing e Storage. Professor Márcio Hunecke. Informática Cloud Computing e Storage Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPUTAÇÃO EM NUVEM Cloud Computing ou Computação em Nuvem pode ser definido como um modelo no

Leia mais

Nuvem e Virtualização Redes Programáveis

Nuvem e Virtualização Redes Programáveis Nuvem e Virtualização Redes Programáveis Visão Geral da Nuvem A computação em nuvem envolve muitos computadores conectados em uma rede, possibilitando que eles sejam fisicamente localizados em qualquer

Leia mais

Introdução a Computação em Nuvem

Introdução a Computação em Nuvem Introdução a Computação em Nuvem Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia

Leia mais

INTERNET DAS COISAS NAS NUVENS

INTERNET DAS COISAS NAS NUVENS INTERNET DAS COISAS NAS NUVENS por Tito Ocampos Abner Carvalho Cleiton Amorim Hugo Brito Agenda Introdução Computação em nuvem + Internet das Coisas Infraestrutura como Serviço Plataforma como Serviço

Leia mais

5 Infraestrutura de TI

5 Infraestrutura de TI Hardware consiste na tecnologia para processamento computacional, armazenamento, entrada e saída de dados. Ex: grandes mainframes, servidores, computadores pessoais, laptops e dispositivos móveis. 1 2

Leia mais

Carlos Eduardo de Carvalho Dantas

Carlos Eduardo de Carvalho Dantas Cloud Computing Carlos Eduardo de Carvalho Dantas (carloseduardocarvalhodantas@gmail.com) Nós somos o que repetidamente fazemos. Excelência, então, não é um ato, mas um hábito. Aristóteles. Conectividade

Leia mais

ESTUDO DO REAPROVEITAMENTO DE DISPOSITIVOS COMPUTACIONAIS COM VISTAS À SUSTENTABILIDADE NA ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.

ESTUDO DO REAPROVEITAMENTO DE DISPOSITIVOS COMPUTACIONAIS COM VISTAS À SUSTENTABILIDADE NA ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. ESTUDO DO REAPROVEITAMENTO DE DISPOSITIVOS COMPUTACIONAIS COM VISTAS À SUSTENTABILIDADE NA ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Lucas Zorzi Marcelo Augusto Gonçalves Bardi Universidade São Francisco lucas.zorzi@hotmail.com

Leia mais

Servidor de Armazenamento em Nuvem

Servidor de Armazenamento em Nuvem Aula 10 Servidor de Armazenamento em Nuvem Prof. Roitier Campos Gonçalves Cloud Computing modelo tecnológico que habilita de forma simplificada o acesso on-demand a uma rede, a qual possui um pool de recursos

Leia mais

Segurança da Informação

Segurança da Informação INF 108 Segurança da Informação Computação em Nuvem Prof. João Henrique Kleinschmidt Introdução Centralização do processamento Surgimento da Teleinformática Década de 60 Execução de programas localmente

Leia mais

Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco Universidade Federal de Pernambuco Graduação em Ciência da Computação Centro de Informática 2017.1 Uma biblioteca Multi-Tenant para Flask Proposta de Trabalho de Graduação Aluno: Bruno Resende Pinheiro

Leia mais

COMPUTADORES NAS EMPRESAS Cloud Computing Prof. Reginaldo Brito

COMPUTADORES NAS EMPRESAS Cloud Computing Prof. Reginaldo Brito COMPUTADORES NAS EMPRESAS Prof. Reginaldo Brito Os computadores são essenciais para enfrentar o desafio da concorrência global, na qual as empresas precisam ser eficientes e ágeis e tem de produzir produtos

Leia mais

c) poupar capital e aumentar recursos financeiros para a atividade fim da organização;

c) poupar capital e aumentar recursos financeiros para a atividade fim da organização; O IMPACTO DO PROCESSAMENTO EM NUVENS NO DATACENTER CORPORATIVO Por Antonio Fonte É cada vez maior o uso de nuvens por organizações de todos os portes e setores da economia. As principais inovações digitais

Leia mais

Um guia passo a passo para colocar aplicativos COBOL na nuvem. Implante em ambientes virtuais e na nuvem com o Visual COBOL

Um guia passo a passo para colocar aplicativos COBOL na nuvem. Implante em ambientes virtuais e na nuvem com o Visual COBOL Um guia passo a passo para colocar aplicativos COBOL na nuvem Implante em ambientes virtuais e na nuvem com o Visual COBOL 1 As novas possibilidades: COBOL na nuvem Colocar seus aplicativos COBOL na nuvem

Leia mais

Servidor. Servidor rack. Servidor de blade

Servidor. Servidor rack. Servidor de blade Data center É um espaço onde se concentram os recursos e sistemas necessários para o processamento das informações de uma empresa. Um data center é formado por 3 componentes principais: servidores, conectividade

Leia mais

CARACTERÍSTICAS Interface intuitiva. Em pouco tempo você está ambientado com o software;

CARACTERÍSTICAS Interface intuitiva. Em pouco tempo você está ambientado com o software; DATASHEET 1 UMA REVOLUCIONÁRIA FERRAMENTA DE MONITORAMENTO DE REDES Monsta é uma poderosa ferramenta de monitoramento que diagnostica, detecta, alerta e auxilia na solução de problemas existentes em sua

Leia mais

Tecnologia de Informação em SI s Hardware

Tecnologia de Informação em SI s Hardware Tecnologia de Informação em SI s Prof. Dr. Mauricio Pitangueira INF 404 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO O Brien, 2012 Infraestrutura de TI: hardware Componentes da infraestrutura de TI Introdução - O Ambiente Competitivo

Leia mais

Modernização Empresarial, Modernização na Nuvem e Migração

Modernização Empresarial, Modernização na Nuvem e Migração Modernização Empresarial, Modernização na Nuvem e Migração Priscila Siqueira Applications Snr Director 12 de Novembro de 2014 Tendências Conduzindo à Computação na Nuvem GLOBALIZAÇÃO 9 Bilhões de dispositivos

Leia mais

BD e Cloud Gerenciamento de. Dados na Nuvem

BD e Cloud Gerenciamento de. Dados na Nuvem CIn/UFPE In940 - Banco de Dados Gerenciamento de Dados na Nuvem Conceitos e Arquiteturas Chaina Santos Oliveira - cso2 Roteiro Motivação Computação em Nuvem Gerenciamento de dados na Nuvem Sistemas de

Leia mais

Infra Estrutura Hardware e Software

Infra Estrutura Hardware e Software Infra Estrutura Hardware e Software CEA145 Teoria e Fundamentos de Sistemas de Informação Universidade Prof. Federal George de H. G. Ouro Fonseca Preto DECEA / João Monlevade Universidade

Leia mais

Desmistificando a computação em nuvem para as empresas de seguros

Desmistificando a computação em nuvem para as empresas de seguros 34 Desmistificando a computação em nuvem para as empresas de seguros KELVIN CLETO GONÇALVES Atualmente, com o avanço da tecnologia e a possibilidade de ter acesso à internet através de uma série de dispositivos,

Leia mais

DATA PROTECTION FOR VMWARE

DATA PROTECTION FOR VMWARE DATA PROTECTION FOR VMWARE Proteção de dados simplesmente avançada convergente, na nuvem e além Atualmente a maioria das cargas de trabalho funciona em ambientes virtualizados. A proteção dessas cargas

Leia mais

Guia Combina sobre Computação na Nuvem: tire aqui todas as suas dúvidas

Guia Combina sobre Computação na Nuvem: tire aqui todas as suas dúvidas Guia Combina sobre Computação na Nuvem: tire aqui todas as suas dúvidas Introdução 3 Afinal, o que é a Computação na Nuvem? 5 Quais são as vantagens da computação na nuvem para empresas? 9 Como funciona

Leia mais

DIREITO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

DIREITO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO DIREITO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Prof. Fabiano Taguchi http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@gmail.com Surgimento das redes militares, protocolos e Internet PROCESSO TECNOLÓGICO A EVOLUÇÃO

Leia mais

Nuvem Computacional da UFABC

Nuvem Computacional da UFABC Nuvem Computacional da UFABC I Workshop @NUVEM Prof. Dr. Gustavo Sousa Pavani Universidade Federal do ABC (UFABC) 22 de Novembro de 2017 Gustavo S. Pavani (UFABC) Nuvem Computacional da UFABC 22 de Novembro

Leia mais

COMPUTADORES NAS EMPRESAS Cloud Computing Prof. Reginaldo Brito

COMPUTADORES NAS EMPRESAS Cloud Computing Prof. Reginaldo Brito COMPUTADORES NAS EMPRESAS Prof. Reginaldo Brito Os computadores são essenciais para enfrentar o desafio da concorrência global, na qual as empresas precisam ser eficientes e ágeis e tem de produzir produtos

Leia mais

CLOUD COMPUTING: O USO DA PLATAFORMA AWS E ARMAZENAMENTO NO AMAZON S3.

CLOUD COMPUTING: O USO DA PLATAFORMA AWS E ARMAZENAMENTO NO AMAZON S3. CLOUD COMPUTING: O USO DA PLATAFORMA AWS E ARMAZENAMENTO NO AMAZON S3. Michele Marques Costa 1,2, WillianFressati 2 ¹Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil marquesmih04@gmail.com wyllianfressati@unipar.br

Leia mais

Elimine as ameaças e s indesejados! Simples e eficiente, experimente o que é viver sem Spam

Elimine as ameaças e  s indesejados! Simples e eficiente, experimente o que é viver sem Spam ------------- Quero te apresentar o AntiSpam Cloud Security, software para segurança de e-mail corporativo em nuvens Elimine as ameaças e e-mails indesejados! Simples e eficiente, experimente o que é viver

Leia mais

COMPUTAÇÃO EM NUVEM E PROCESSAMENTO MASSIVO DE DADOS Conceitos, tecnologias e aplicações

COMPUTAÇÃO EM NUVEM E PROCESSAMENTO MASSIVO DE DADOS Conceitos, tecnologias e aplicações COMPUTAÇÃO EM NUVEM E PROCESSAMENTO MASSIVO DE DADOS Conceitos, tecnologias e aplicações Jaqueline Joice Brito Slides em colaboração com Lucas de Carvalho Scabora Sumário Computação em Nuvem Definição

Leia mais

Contratação de serviços de computação multinuvem. Breno Costa Outubro de 2017

Contratação de serviços de computação multinuvem. Breno Costa Outubro de 2017 Contratação de serviços de computação multinuvem Breno Costa Outubro de 2017 Agenda 1. Benefícios de Computação em Nuvem para governo 2. Recomendações e pontos críticos a observar 3. Contratação TCU 2017

Leia mais

Aula 12. Aquisição de Hardware

Aula 12. Aquisição de Hardware Aula 12 Tecnologias de informação para construção de sistemas de informação. Sistemas de Informação TADS 4. Semestre Prof. André Luís 1 2 Implantação de Sistemas Assim que o sistema de informação tiver

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA TECNOLOGIAS DA PROFESSOR CARLOS MUNIZ TECNOLOGIAS DA O QUE É TECNOLOGIA DA (TI)? No início, os computadores eram tidos apenas como "máquinas gigantes" que tornavam possível a

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA GABRIEL BOJKO LUIZ OTÁVIO OYAMA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA GABRIEL BOJKO LUIZ OTÁVIO OYAMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA GABRIEL BOJKO LUIZ OTÁVIO OYAMA COMPUTAÇÃO EM NUVEM MICROSOFT AZURE PONTA GROSSA 2017 GABRIEL

Leia mais

Sistemas de Computação e de Informação

Sistemas de Computação e de Informação Sistemas de Computação e de Informação SLIDE 4 Professor Júlio Cesar da Silva juliocesar@eloquium.com.br site: http://eloquium.com.br/ twitter: @profjuliocsilva Qual é a historia dos sistemas e computadores?

Leia mais

Filtragem de entrada interrompe ameaças da Internet antes que eles cheguem ao seu servidor de

Filtragem de entrada interrompe ameaças da Internet antes que eles cheguem ao seu servidor de ------------- Elimine as ameaças e e-mails indesejados! Simples e eficiente, experimente o que é viver sem Spam Filtragem de entrada interrompe ameaças da Internet antes que eles cheguem ao seu servidor

Leia mais

AZURE. Como criar uma conta no Azure e pagar em reais. Infobusiness Informática

AZURE. Como criar uma conta no Azure e pagar em reais. Infobusiness Informática AZURE Como criar uma conta no Azure e pagar em reais. Infobusiness Informática Índice Como criar uma conta no Azure Um contrato de licenciamento é a solução Como contratar o Azure Modelo de compra direta

Leia mais

Computação em nuvem: tudo o que você precisa saber sobre sistemas baseados na computação em nuvem

Computação em nuvem: tudo o que você precisa saber sobre sistemas baseados na computação em nuvem Computação em nuvem: tudo o que você precisa saber sobre sistemas baseados na computação em nuvem Introdução Neste ebook procuraremos mostrar um pouco sobre a tecnologia da computação em nuvem e suas aplicações

Leia mais

CONCEITO DE INTERNET CLOUD COMPUTING WEB CONEXÃO MODEM PROVEDOR BACKBONE NÚMERO IP REDE WIRELESS ENDEREÇO MAC BROWSER HTML URL

CONCEITO DE INTERNET CLOUD COMPUTING WEB CONEXÃO MODEM PROVEDOR BACKBONE NÚMERO IP REDE WIRELESS ENDEREÇO MAC BROWSER HTML URL CONCEITO DE INTERNET CLOUD COMPUTING WEB CONEXÃO MODEM PROVEDOR BACKBONE NÚMERO IP REDE WIRELESS ENDEREÇO MAC BROWSER HTML URL DOMÍNIO DOMÍNIO DE NÍVEL MÁXIMO PROTOCOLOS CONJUNTO TCP/IP HTTP HTTPS TELNET

Leia mais

Uma Revolução nas Nuvens

Uma Revolução nas Nuvens Uma Revolução nas Nuvens A Revolução já Aconteceu Os Serviços de Software por Internet, reconhecidos por Bill Gates em memorando de 2005 aos funcionários da Microsoft como algo que mudaria radicalmente

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Computação e Armazenamento na Nuvem a) A Nuvem A nuvem é um dos apelidos aplicados a um determinado ambiente de rede. Existem nuvens com acesso restrito

Leia mais

Sistemas Operacionais de Redes Windows. Ricardo Kléber

Sistemas Operacionais de Redes Windows. Ricardo Kléber Sistemas Operacionais de Redes Windows Ricardo Kléber ricardo.galvao@ifrn.edu.br Objetivos Instalar e configurar e manter o Sistema Operacional Windows Server; Montar na prática uma rede cliente-servidor

Leia mais

Informática, ética e sociedade

Informática, ética e sociedade Informática, ética e sociedade Professor: Alex Sandro Forghieri alex.forghieri@ifsc.edu.br Agenda Profissional de Informática 2 Agenda Profissional de Informática 3 Profissional de Informática 1. Profissionais

Leia mais

Sistemas Operacionais II

Sistemas Operacionais II Introdução Instituto de Informátic ca - UFRGS Introdução à Cloud Computing Aula 26 A Internet se popularizou como uma fonte de acesso a recursos Se encontra de tudo (documentos, vídeos, acesso a serviços

Leia mais

COMPUTAÇÃO EM NUVEM Renato da Costa BB CESPE 2008 Texto III Seu desktop na Internet Com o surgimento da Internet, o usuário de computador ganhou um fornecimento ilimitado de informações. Nos últimos anos,

Leia mais

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE Visão Geral dos O é fundamental para o gerenciamento de um ambiente de TI, uma vez que a eficácia é seriamente comprometida se uma organização não souber quais ativos de software ela possui, onde estão

Leia mais

TÍTULO: REAPROVEITAMENTO DE DISPOSITIVOS COMPUTACIONAIS PARA IMPLANTAÇÃO DE AMBIENTE PARA COMPUTAÇÃO EM NUVEM

TÍTULO: REAPROVEITAMENTO DE DISPOSITIVOS COMPUTACIONAIS PARA IMPLANTAÇÃO DE AMBIENTE PARA COMPUTAÇÃO EM NUVEM 16 TÍTULO: REAPROVEITAMENTO DE DISPOSITIVOS COMPUTACIONAIS PARA IMPLANTAÇÃO DE AMBIENTE PARA COMPUTAÇÃO EM NUVEM CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE

Leia mais

Redundância de com cliente Zimbra em CentOS

Redundância de  com cliente Zimbra em CentOS Redundância de e-mail com cliente Zimbra em CentOS Eduardo Garcia de Medeiros 1 Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas (FATEC) Rua Gonçalves Chaves, 602 - Centro 2 Curso Superior de Tecnologia em redes

Leia mais

O VALOR DO BACKUP NA NUVEM. Fernando Henrique Feitosa

O VALOR DO BACKUP NA NUVEM. Fernando Henrique Feitosa 1 O VALOR DO BACKUP NA NUVEM Fernando Henrique Feitosa fernando.feitosa@dbacorp.com.br 2 DESCRIÇÃO Esse artigo tem como objetivo principal explanar de forma gerencial qual visão devemos adotar ao escolher

Leia mais

ENTREGRANDO BENEFÍCIOS PARA GRANDES EMPRESAS

ENTREGRANDO BENEFÍCIOS PARA GRANDES EMPRESAS ENTREGRANDO S PARA GRANDES EMPRESAS ENTREGRAND BAIXO CUSTO S Baixos custos Proteção Interna ao Acesso de Dados Precisamos gerenciar o acesso de dados online e off-line, mas ferramentas dedicadas são caras,

Leia mais

Aula 6 Sistemas de Informações Gerenciais Gestão da Tecnologia da Informação Professor MSc. Ariel da Silva Dias Complexo Educacional FMU

Aula 6 Sistemas de Informações Gerenciais Gestão da Tecnologia da Informação Professor MSc. Ariel da Silva Dias Complexo Educacional FMU GESTÃO E INOVAÇÃO EM TI Aula 6 Sistemas de Informações Gerenciais Gestão da Tecnologia da Informação Professor MSc. Ariel da Silva Dias Complexo Educacional FMU INTRODUÇÃO Estratégia A arte de comandar

Leia mais

OPERA Cloud. Tecnologia que potencializa as operações e distribuição de seu hotel

OPERA Cloud. Tecnologia que potencializa as operações e distribuição de seu hotel OPERA Cloud Tecnologia que potencializa as operações e distribuição de seu hotel O que é o OPERA Cloud? O Oracle Hospitality OPERA Cloud Services (OPERA Cloud) é uma plataforma empresarial, voltada para

Leia mais

ERP em Nuvem. SAP Business One VS NetSuite

ERP em Nuvem. SAP Business One VS NetSuite ERP em Nuvem SAP Business One VS NetSuite Ambos, SAP Business One e NetSuite são produtos consolidados no mercado como uma plataforma completa e integrada de negócios e com o objetivo de ajudar as empresas

Leia mais

VIRTUALIZAÇÃO DE SERVIDORES - HYPER-V E SYSTEM CENTER

VIRTUALIZAÇÃO DE SERVIDORES - HYPER-V E SYSTEM CENTER 20409 - VIRTUALIZAÇÃO DE SERVIDORES - HYPER-V E SYSTEM CENTER CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 1: Avaliando o ambiente de virtualização Este módulo fornece uma visão geral das tecnologias de virtualização

Leia mais

Proposta Comercial. SaguiControl

Proposta Comercial. SaguiControl Proposta Comercial SaguiControl 2 Quem nós somos? SOMOS UMA EMPRESA DE DESENVOLVIMENTO DE SOLUÇÕES EM NUVEM Somos uma empresa de tecnologia parceira Microsoft, cujo os fundadores possuem mais de 14 anos

Leia mais

BANCO DE DADOS NA NUVEM (DbaaS) Escalabilidade, performance e segurança com custos reduzidos.

BANCO DE DADOS NA NUVEM (DbaaS) Escalabilidade, performance e segurança com custos reduzidos. BANCO DE DADOS NA NUVEM (DbaaS) Escalabilidade, performance e segurança com custos reduzidos. INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO De acordo com um estudo da TechNavio, a taxa de crescimento anual do mercado global de

Leia mais

Gerencie sua segurança de rede para até 250 estações a partir de um único painel

Gerencie sua segurança de rede para até 250 estações a partir de um único painel VISÃO GERAL DO PRODUTO Gerencie sua segurança de rede para até 250 estações a partir de um único painel CYBERSECURITY EXPERTS ON YOUR SIDE Com o ESET Cloud Administrator, você pode gerenciar a segurança

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Sistemas de Informação Gestão de SI- seções 4.1: Gestão de Sistemas de Informação 4.2: Gestão eletrônica de documentos 1 Seção 4.1 GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 2 Contexto Essa gestão ocorre em um modelo

Leia mais

Internet, Intranet e Extranet

Internet, Intranet e Extranet Internet, Intranet e Extranet Disciplina: Teoria e Fundamentos de Sistemas de Informação Professor: Thiago Silva Prates Ancestral da Internet O ancestral da internet foi a ARPANET, um projeto iniciado

Leia mais

Aula 2. Prof: Carlos Eduardo de Carvalho Dantas

Aula 2. Prof: Carlos Eduardo de Carvalho Dantas Sistemas Operacionais Aula 2 Prof: Carlos Eduardo de Carvalho Dantas (carloseduardoxpto@gmail.com) http://carloseduardoxp.wordpress.com As três coisas mais difíceis no mundo: guardar segredo, perdoar uma

Leia mais

Informática, ética e sociedade

Informática, ética e sociedade Informática, ética e sociedade Professor: Alex Sandro Forghieri alex.forghieri@ifsc.edu.br Agenda Profissional de Informática 2 Agenda Profissional de Informática 3 Profissional de Informática 1. Profissionais

Leia mais

Conheça o Vivo Cloud. Soluções avançadas com as melhores tecnologias do mercado para aprimorar seus negócios. Sua empresa precisa de Cloud.

Conheça o Vivo Cloud. Soluções avançadas com as melhores tecnologias do mercado para aprimorar seus negócios. Sua empresa precisa de Cloud. Vivo Cloud Conheça o Vivo Cloud Soluções avançadas com as melhores tecnologias do mercado para aprimorar seus negócios. Sua empresa precisa de Cloud Recursos de computação, armazenamento, redes, segurança,

Leia mais

Servidores. Um Servidor, em redes de computadores, nada mais é que um host da rede capaz de oferecer um determinado serviço a outros hosts da redes.

Servidores. Um Servidor, em redes de computadores, nada mais é que um host da rede capaz de oferecer um determinado serviço a outros hosts da redes. Roitier Campos Gonçalves Iporá, GO, 02 Maio de 2017 Introdução As redes de computadores são uma necessidade da humanidade para o seu desenvolvimento. Entretanto, esse desenvolvimento é relativo, tendo

Leia mais

Gerenciamento de Redes. Introdução

Gerenciamento de Redes. Introdução Gerenciamento de Redes Introdução Motivação As redes estão ficando cada vez mais importantes para as empresas não são mais infraestrutura dispensável: são de missão crítica (não podem parar!) As redes

Leia mais

PMR3507 Fábrica digital

PMR3507 Fábrica digital LSA Laboratório de Sistemas de Automação www.pmrlsa.poli.usp.br PMR3507 Fábrica digital Cloud computing Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas

Leia mais

TÉCNICAS DE WEBDESIGN PROF. MARCELO CASTRO WEB DESIGN: INTRODUÇÃO

TÉCNICAS DE WEBDESIGN PROF. MARCELO CASTRO WEB DESIGN: INTRODUÇÃO WEB DESIGN: INTRODUÇÃO Breve Histórico dos Computadores Década de 1940 Um dos primeiros computadores eletrônicos, o ENIAC, foi desenvolvido na Universidade da Pensilvânia em 1945 Década de 1940 Miniaturização

Leia mais

Sistemas Distribuídos. Ricardo Ribeiro dos Santos

Sistemas Distribuídos. Ricardo Ribeiro dos Santos Sistemas Distribuídos Ricardo Ribeiro dos Santos ricrs@ec.ucdb.br Curso de Engenharia de Computação UCDB Julho/2003 Tópicos Características de um SD Modelos arquiteturais para implementação de SD Características

Leia mais

APRESENTAÇÃO CORPORATIVA.

APRESENTAÇÃO CORPORATIVA. APRESENTAÇÃO CORPORATIVA www.totalnuvem.com.br EMPRESA A TOTALNUVEM, é uma empresa brasileira, com a união de profissionais que trouxeram a experiência acumulada tanto em arquitetura quanto em desenho

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL Produto: Servidores Dedicados Gerenciados

PROPOSTA COMERCIAL Produto: Servidores Dedicados Gerenciados PROPOSTA COMERCIAL Produto: Servidores Dedicados Gerenciados Página 1 de 9 Sumário SOBRE A LOCAWEB 3 INFRAESTRUTURA DO DATA CENTER 4 SOLUÇÃO PROPOSTA 5 DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS INCLUSOS 6 CONDIÇÕES COMERCIAIS

Leia mais

Armazenamento de Dados

Armazenamento de Dados Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática IC (2018/02) Introdução Relacionar os objetivos do armazenamento secundário Identificar e descrever as mídias

Leia mais

Documentos. Guia de Utilização do OVD ULTEO ISSN Dezembro,

Documentos. Guia de Utilização do OVD ULTEO ISSN Dezembro, Documentos Dezembro, 2016 146 ISSN 1677-9274 Guia de Utilização do OVD ULTEO Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Informática Agropecuária Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Leia mais

OpenStack. Conheça a plataforma Cloud Open Source

OpenStack. Conheça a plataforma Cloud Open Source OpenStack Conheça a plataforma Cloud Open Source AGENDA 1 2 3 4 5 6 O que é o OpenStack? Comunidades OpenStack Primeiro Deploy Diferenciais de Mercado Case de desenvolvimento em OpenStack Como melhor seu

Leia mais

OUTROS TRABALHOS EM:

OUTROS TRABALHOS EM: OUTROS TRABALHOS EM: www.projetoderedes.com.br Curso de Tecnologia em Produção Industrial Disciplina: Tecnologia da Informação Aplicada à Produção Professor: José Maurício S. Pinheiro AULA 5: O Armazenamento

Leia mais

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE: WE-Talk C A L L C E N T E R OMNICHANNEL NA NUVEM

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE: WE-Talk C A L L C E N T E R OMNICHANNEL NA NUVEM TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE: C A L L C E N T E R OMNICHANNEL NA NUVEM A pressão para a adoção de tecnologias em call center é crescente! Isso acontece porque os clientes são cada vez mais tecnológicos

Leia mais

Roteiro 01: Introdução a redes de computadores

Roteiro 01: Introdução a redes de computadores SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS CC Conectividade Docente: Nataniel Vieira 1 módulo Técnico em Informática Roteiro 01: Introdução a redes de computadores

Leia mais

STORAGE FOUNDATION DE NUVEM HÍBRIDA VNX E VMAX

STORAGE FOUNDATION DE NUVEM HÍBRIDA VNX E VMAX EMC FORUM 2015 1 EMC FORUM 2015 STORAGE FOUNDATION DE NUVEM HÍBRIDA VNX E VMAX PROVEN SOLUTIONS 2 O SOFTWARE ESTÁ REDEFININDO TODAS AS EMPRESAS COLOCANDO A TI NO CENTRO 11 12 1 10 2 9 TI 3 8 4 7 6 5 AUMENTANDO

Leia mais

CONFIDENCIAL DA EMC SOMENTE PARA USO INTERNO

CONFIDENCIAL DA EMC SOMENTE PARA USO INTERNO EMC FORUM 2015 CONFIDENCIAL Copyright 2015 EMC DA Corporation. EMC Todos SOMENTE os direitos reservados. PARA USO INTERNO 1 EMC FORUM 2015 ENTENDENDO A ESTRATÉGIA DE CI DA EMC CONFIDENCIAL DA EMC SOMENTE

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais 01 Introdução e Conceitos Definição: É um software que atua como intermediário entre o usuário e o hardware do computador e, serve também como intermediário entre os softwares aplicativos

Leia mais

Componente de aplicação. Figura 1 - Elementos funcionais de uma aplicação sendo executados de forma distribuída

Componente de aplicação. Figura 1 - Elementos funcionais de uma aplicação sendo executados de forma distribuída 11 1 Introdução Recentes avanços em redes de computadores impulsionaram a busca e o desenvolvimento de meios para facilitar e acelerar o desenvolvimento de aplicações em sistemas distribuídos, tornando

Leia mais

SI06 DIMENSÃO TECNOLÓGICA I

SI06 DIMENSÃO TECNOLÓGICA I 1 2 1. Apresentar os principais tipos de software. 2. Compreender os componentes básicos de uma rede de telecomunicações. 3. Compreender como o uso da internet participa no processo de acesso à informação.

Leia mais

Segurança Kaspersky para pequenas e médias empresas

Segurança Kaspersky para pequenas e médias empresas Segurança Kaspersky para pequenas e médias empresas 2018 As PMEs têm problemas e requisitos exclusivos Mudança para a TI na nuvem Solução multifuncional simples Pagamento por utilização Grande diversidade

Leia mais

a) Escopo de Serviço. b) Escopo de Usuários. c) Escopo dos Recursos. d) Escopo das Responsabilidades e Investimentos.

a) Escopo de Serviço. b) Escopo de Usuários. c) Escopo dos Recursos. d) Escopo das Responsabilidades e Investimentos. PORTARIA ICMC N º 049/2014 Dispõe sobre Normas para Uso, Administração, Recursos e Investimentos da Cloud-ICMC. O Diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo,

Leia mais

Introdução aos sistemas de informação

Introdução aos sistemas de informação Introdução aos sistemas de informação Sistemas de Informação Sistemas de Informação Um conjunto de informações relacionadas que coletam, manipulam e disseminam dados e informações e fornecem realimentação

Leia mais

Sis i te t mas a O perac a i c o i nai a s um p ouco c d a a h is i tó t ria i. a... SO His i t s ó t r ó ic i o

Sis i te t mas a O perac a i c o i nai a s um p ouco c d a a h is i tó t ria i. a... SO His i t s ó t r ó ic i o Sistemas Operacionais um pouco da história... - Evolução dos SO s através do tempo - Novas técnicas não são assimiladas simultaneamente por todos - Década de 40, não existia SO - O programador é o faz

Leia mais

Sistemas de Informação Gerenciais

Sistemas de Informação Gerenciais Sistemas de Informação Gerenciais Seção 1.4 Tecnologia da Informação (TI) 1 Atividade SI é muito importante para especialistas. Como gestor pode ajudar na definição de um sistema empresarial? observar

Leia mais

Controle. Otimize. Expanda. Gerenciamento de Ativos de Software

Controle. Otimize. Expanda. Gerenciamento de Ativos de Software Controle. Otimize. Expanda. Gerenciamento de Ativos de Software O Que é Gerenciamento de Ativos de Software (SAM)? GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE O SAM (Software Asset Management, ou Gerenciamento

Leia mais

Grupo Técnico de Cibersegurança 1 Pesquisa ANBIMA de Cibersegurança 2017

Grupo Técnico de Cibersegurança 1 Pesquisa ANBIMA de Cibersegurança 2017 1 Pesquisa ANBIMA de Cibersegurança 2017 Aplicação da pesquisa ação realizada pelo subgrupo 2 Envio para 262 instituições (30/8 a 22/9); Assets (117 instituições) envio de 2 pesquisas (3 Ed. da pesquisa

Leia mais

Gestão Estratégica de Cobrança Integrada 1. APRESENTAÇÃO DO SISTEMA. 1.1 Instalando o GECOBI. Manual do Usuário

Gestão Estratégica de Cobrança Integrada 1. APRESENTAÇÃO DO SISTEMA. 1.1 Instalando o GECOBI. Manual do Usuário 1. APRESENTAÇÃO DO SISTEMA O Preâmbulo GECOBI é um sistema corporativo que possui um conjunto de ferramentas operacionais desenvolvidas para otimizar a gestão e a operação das empresas de cobrança. O sistema

Leia mais

Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes. Computação em Nuvem

Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes. Computação em Nuvem Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes Computação em Nuvem Introdução Centralização do processamento Surgimento da Teleinformática Década de 60 Execução de programas localmente Computadores Pessoais

Leia mais

TÉCNICO EM INFORMÁTICA. Módulo II Fundamentos de Redes

TÉCNICO EM INFORMÁTICA. Módulo II Fundamentos de Redes TÉCNICO EM INFORMÁTICA 1 Módulo II Fundamentos de Redes 2 FUNDAMENTOS DE REDES Parte - I FUNDAMENTOS DE REDES - CONCEITO Redes de Computadores Uma rede de computadores é formada por 2 ou mais módulos de

Leia mais

Apresentação da ATA de Registro de Preços da Solução Hiperconvergente Nutanix para o Sistema S

Apresentação da ATA de Registro de Preços da Solução Hiperconvergente Nutanix para o Sistema S Apresentação da ATA de Registro de Preços da Solução Hiperconvergente Nutanix para o Sistema S Sumário 1. O que é a Solução Nutanix? a) Virtualização em Alta Densidade b) Desempenho e Capacidade Linear

Leia mais

PLANO DE CONTINGÊNCIA. Coordenação de Tecnologia da Informação - Exercício 2019

PLANO DE CONTINGÊNCIA. Coordenação de Tecnologia da Informação - Exercício 2019 PLANO DE CONTINGÊNCIA Coordenação de Tecnologia da Informação - Exercício 2019 Plano de Contingência Continuidade dos Serviços de Informática Propósito Estabelecer um plano de recuperação após desastres

Leia mais

São Paulo. August,

São Paulo. August, São Paulo August, 28 2018 Estratégia Multi-Cloud Visão geral executiva Rafael Novo FCTO, DellEMC @TechRafaNovo O maior desafio de datacenter que os CIOs enfrentam em 2018 é: desenvolver uma estratégia

Leia mais

Sistema Operacional. Etapa

Sistema Operacional. Etapa Etapa 1-2017 HARDWARE PARTE FÍSICA DA MÁQUINA HARDWARE HARDWARE HARDWARE SOFTWARE PARTE LÓGICA DA MÁQUINA SOFTWARE INTERMEDIÁRIO ENTRE O HARDWARE E O SOFTWARE PRINCIPAL PROGRAMA DO COMPUTADOR Um sistema

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Redes de Computadores Prof Pedro Vunge I Semestre de 2017 SUMÁRIO I - Introdução às Redes de Computadores 1.1 Considerações iniciais 1.2 O surgimento

Leia mais