Internet, Intranet e Extranet

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Internet, Intranet e Extranet"

Transcrição

1 Internet, Intranet e Extranet Disciplina: Teoria e Fundamentos de Sistemas de Informação Professor: Thiago Silva Prates

2 Ancestral da Internet O ancestral da internet foi a ARPANET, um projeto iniciado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD) em 1969, incluindo muitas universidades que realizavam pesquisas com fundos militares. Agência de Projetos de Pesquisa Avançada ou ARPA (Advanced Research Projects Agency) é conhecida atualmente como DARPA o D acrescentado é para palavra Defesa. A ARPANET foi dividida em duas redes: a MILNET, que compreende todas as instalações militares e a ARPANET que incluia site não-militares.

3 Crescimento da Internet

4 Como a Internet funciona No início da Internet, as principais empresas de telecomunicações em todo o mundo concordaram em conectar suas redes para que seus usuários pudessem compartilhar informações pela Internet. Essas grandes empresas de telecomunicações são chamados Network Service Providers (NSPs, provedores de serviços). A combinação de hardwares e outros NSPs os cabos de fibras óptica que abrangem todo o globo formam o backbone (espinha dorsal) da Internet.

5 Como a Internet funciona A internet transmite dados de um computador, chamado host, para outro. As várias redes de comunicação que estão ligadas para formar a internet trabalham em grande parte da mesma maneira transmitem os dados em porções chamadas pacotes, e cada um deles carrega os endereços dos emissores e receptores com outras informações.

6 Protocolos da Internet O conjunto de convenções utilizado para transmitir pacotes de um host para outro é o IP. Endereço IP: é um número de 64 bits que identifica um computador na Internet. Muitos protocolos são utilizados em conexão com IP. O mais conhecido é o Protocolo de Controle de Transmissão (TCP). Muitas pessoas utilizam TCP/IP como uma abreviação para combinação dos procolos TCP e IP, usada na maior parte das aplicações na Internet.

7 URL (Uniform Resource Locator) Um Localizador Uniforme de Recursos (URL, do inglês Uniform Resource Locator) é um endereço web que especifica a localização exata de uma página web por meio de letras e palavras que são mapeadas para um IP. A URL fornece informações pela Internet para designar onde os recursos da Internet, como servidores e documentos, estão localizados. O HTTP (Protocolo de Transporte de Hipertexto) especifica o método de acesso é o principal método para interagir com a Internet.

8 ICANN A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) é responsável por gerenciar os endereços IP e os nomes de domínios da Internet. Os nomes dos domínios devem aderir a regras rigorosas. Sempre possuem duas partes separadas por um ponto: A parte mais a direita indicando o código do país (com au para Austrália, ca para Canadá, dk para Dinamarca, fr para França e jp para Japão). A parte à esquerda do nome do domínio identifica o host, que pode ser nome de uma empresa ou instituição pública.

9 Afiliação dos domínios Identificação com edu gov net Afiliação Sites de negócios Sites educacionais Sites governamentais Sites de rede org Sites de organizações nãogovernamentais

10 Conexão via provedor de serviços de Internet Um Provedor de Serviços de Internet (ISP, do inglês Internet Service Provider) é qualquer empresa que forneça acesso à Internet para pessoas e organizações. Para se conectar à Internet por meio de um ISP, deve-se possuir uma conta com o provedor de serviços (para o qual geralmente se paga), um software (um navegador) e dispositivos como um smartphone ou computador que suportam a conexão via TCP/IP.

11 Computação em Nuvem A Computação em Nuvem refere-se a um ambiente de computação em que o software e o armazenamento são fornecidos como um serviço de Internet. Oferece muitas vantagens para as empresas. Ao terceirizar os Sistemas de Informação de negócios para a nuvem a empresa economiza em design, instalação e manutenção de sistema.

12 Internet x Web Os termos Internet e Web são usado muitas vezes como sinônimos, tecnicamente se referem a duas tecnologias diferentes. A Internet é a infraestrutura que existe na web. A Web consiste em um software de servidor e cliente, ao HTTP e linguagens de marcação que se combinam para fornecer informações e serviços através da Internet.

13 Web A Web foi concebida para tornar as informações fáceis de encontrar e organizar. Ela conecta bilhões de documentos, agora chamados de páginas web, armazenados em milhões de servidores em todo o mundo. São conectados uns aos outros por meio de hiperlinks. Com os hiperlinks, os usuários podem saltar entre página armazenada em vários servidores. São acessados e vistos com um software denominado de navegador web. Exemplos: Chrome, Firefox, Safari, Edge, etc.

14 HTML A Linguagem de Marcação de Hipertexto (HTML, do inglês HyperText Markup Language) é a linguagem-padrão de descrição de páginas para sites web. O HTML é definido pelo World Wide Web Consortium (referido como W3C) e se desenvolveu por várias revisões atualmente na versão HTML5. O HTML informa ao navegador como exibir as características da fonte, formatação de parágrafo, layout da página, imagens, hyperlinks e o conteúdo da página.

15 Web 2.0 A Web 2.0 é vista como uma plataforma de computação que comporta aplicações e compartilhamento de informações entre usuários. A Web evoluiu de um recurso unidirecional, em que os usuários apenas obtinham informações, para um recurso bidimensional. Sites como YouTube, Wikipédia, Twitter, Facebook são exemplo desse fenômeno.

16 Ferramentas de Busca Uma ferramenta de busca é um recurso importante que possibilita encontrar informações na web especificando palavras-chaves, para um tópico de interesse. O mercado de ferramentas de buscas é dominado pela Google. Outras ferramentas de buscas incluem o Bing e o chinês Baidu. A Google se aproveitou de sua posição dominante para se expandir para outros serviços baseados na web, principalmente , agenda, mapas e aplicativos para smartphones.

17 Portais Web Um Portal Web é uma página web que combina informações úteis, links e funciona como ponto entrada para a web. Normalmente contêm um mecanismo de busca, diretórios de assunto, manchetes diárias e outros itens de interesse. Exemplo: O portal do IFNMG.

18 O é uma forma útil de comunicação pela web que suporta texto, conteúdo HTML e compartilhamento de documentos, como anexos. Muitas pessoas utilizam serviços de , como Hotmail, Gmail, Yahoo, entre outros. Pode ser acessado por sistemas baseados na web ou por meio de aplicativos como o Microsoft Outlook, Apple Mail e Mozilla Thunderbird.

19 Intranet A Intranet é uma alternativa barata e muita poderosa para outras formas de comunicação interna, incluindo redes de computadores convencionais. Utilizam a infraestrutura e os padrões da Internet. Usar uma Intranet oferece uma vantagem considerável: muitas pessoas já estão familiarizadas com a tecnologia e elas precisam de pouco treinamento para fazer uso.

20 Extranet Extranet é uma rede que conecta recursos selecionados da Intranet de uma empresa com clientes, fornecedores ou outros parceiros. Preocupações com segurança e desempenho são diferentes em relação ao site ou à rede com base na intranet.

21 Referências STAIR, R. M,; REYNOLDS, G. W. Princípios de Sistemas de Informação. 11. ed. São Paulo: Cengage Learning, nternet-no-mundo/

Internet. Geanderson Esteves dos Santos IC (2018/02) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática

Internet. Geanderson Esteves dos Santos IC (2018/02) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática IC (2018/02) Introdução Crescimento dos computadores host: 72 milhões em 2000 162 milhões em 2002 2 bilhões em

Leia mais

O que Fazer na Internet

O que Fazer na Internet Internet Histórico O que é a Internet O que é a Internet A Internet é uma rede de computadores à escala mundial, destinada à troca de informações. Os computadores são interligados através de linhas comuns

Leia mais

Graduado em Analises e Desenvolvimento de Sistemas Analista de Sistemas (Seplag) Instrutor(Egp-Ce) Professor(CEPEP)

Graduado em Analises e Desenvolvimento de Sistemas Analista de Sistemas (Seplag) Instrutor(Egp-Ce) Professor(CEPEP) Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: www.veniciopaulo.com Graduado em Analises e Desenvolvimento de Sistemas Analista de Sistemas (Seplag) Instrutor(Egp-Ce) Professor(CEPEP) REDES DE COMPUTADORES

Leia mais

Programação para Internet

Programação para Internet Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Programação para Internet Curso de Sistemas de Informação Prof. Dr. Daniel A. Furtado Módulo 1 Introdução à Programação para Internet 2 Conteúdo

Leia mais

Internet. Operação de Computadores e Sistemas

Internet. Operação de Computadores e Sistemas Internet Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Fevereiro de 2017 1/24 Introdução O que é a Internet para você? O que você faz na Internet? 2/24

Leia mais

Browser é um programa desenvolvido para permitir a navegação pela web, capaz de processar diversas linguagens, como HTML, ASP, PHP.

Browser é um programa desenvolvido para permitir a navegação pela web, capaz de processar diversas linguagens, como HTML, ASP, PHP. Browser é um programa desenvolvido para permitir a navegação pela web, capaz de processar diversas linguagens, como HTML, ASP, PHP. Sua interface vai variar de acordo com a marca, onde quem escolhe é o

Leia mais

INTERNET. Definição. Rede internacional de computadores que permite comunicação e transferência de dados entre outros serviços.

INTERNET. Definição. Rede internacional de computadores que permite comunicação e transferência de dados entre outros serviços. INTERNET Prof. Luiz A. Nascimento Definição 2 Rede internacional de computadores que permite comunicação e transferência de dados entre outros serviços. Utiliza o protocolo TCP/IP É a rede das redes. Normalmente

Leia mais

Aula 04. Administração. Importância da Comunicação. Independente do tipo de negócio, a comunicação é fundamental para o sucesso da organização.

Aula 04. Administração. Importância da Comunicação. Independente do tipo de negócio, a comunicação é fundamental para o sucesso da organização. Administração de Sistemas de Informação Aula 04 Importância da Comunicação Independente do tipo de negócio, a comunicação é fundamental para o sucesso da organização. Os gerentes precisam conhecer conceitos

Leia mais

Importância da Comunicação. O que é Comunicação?(Aurélio) O que é Comunicação? Telecomunicação. O que é telecomunicação?

Importância da Comunicação. O que é Comunicação?(Aurélio) O que é Comunicação? Telecomunicação. O que é telecomunicação? Telecomunicações, Redes de Computadores e Internet Importância da Comunicação Independente do tipo de negócio, a comunicação é fundamental para o sucesso da organização. Os gerentes precisam conhecer conceitos

Leia mais

Desenvolvimento em Ambiente Web. Prof. MSc André Yoshimi Kusumoto

Desenvolvimento em Ambiente Web. Prof. MSc André Yoshimi Kusumoto Desenvolvimento em Ambiente Web Prof. MSc André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Internet A Internet é um conjunto de redes de computadores de domínio público interligadas pelo mundo inteiro,

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Jordana Sarmenghi Salamon jssalamon@inf.ufes.br jordanasalamon@gmail.com http://inf.ufes.br/~jssalamon Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda

Leia mais

Introdução a Web. Programação para a Internet. Prof. Vilson Heck Junior

Introdução a Web. Programação para a Internet. Prof. Vilson Heck Junior Introdução a Web Programação para a Internet Prof. Vilson Heck Junior Introdução Quer ter idéias? Quer vender algo? Talvez comprar? A Web é uma forma universal de comunicação, na qual você pode participar.

Leia mais

Aula 05. Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio Pearson. Todos os direitos reservados.

Aula 05. Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio Pearson. Todos os direitos reservados. Aula 05 Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio slide 1 Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio 1. Quais são os principais componentes das redes de telecomunicações e quais são as principais

Leia mais

Aula 5 Navegando na Rede

Aula 5 Navegando na Rede Aula 5 Navegando na Rede DIM0103 Introdução à Informática Profº Pedro Alexandre Início das redes Princípios de Comunicação Como dois computadores poderiam trocar informações? Como deve ser o processo de

Leia mais

Internet. Professor Yuri Karan Benevides Tomas

Internet. Professor Yuri Karan Benevides Tomas Internet Professor Yuri Karan Benevides Tomas yuri.tomas@ifms.edu.br Horários de aula Terça-feira e quinta-feira 13h às 13h45min / 13h45min às 14h30min 5 semanas de aula 09 a 13 de janeiro 16 a 20 de janeiro

Leia mais

INFORMÁTICA INSTRUMENTAL - INTERNET. Profª Ana Paula Mandelli

INFORMÁTICA INSTRUMENTAL - INTERNET. Profª Ana Paula Mandelli INFORMÁTICA INSTRUMENTAL - INTERNET Profª Ana Paula Mandelli anapaula_mandelli@hotmail.com Como funciona a Internet Cada país que participa da Internet possui estruturas de rede chamadas backbones com

Leia mais

Estruturas básicas de redes Internet Padronização e Protocolos

Estruturas básicas de redes Internet Padronização e Protocolos Estruturas básicas de redes Internet Padronização e Protocolos Universidade Católica de Pelotas Cursos de Engenharia da Computação Disciplina: Rede Computadores I 2 Agenda Estruturas básicas de redes A

Leia mais

INTERNET P R O F. M A R C O A N T Ô N I O PROF. MARCO ANTÔNIO

INTERNET P R O F. M A R C O A N T Ô N I O PROF. MARCO ANTÔNIO INTERNET P R O F. M A R C O A N T Ô N I O PROF. MARCO ANTÔNIO Conceito É uma rede de computadores interligadas, que possibilita o acesso a informações sobre e em qualquer lugar do mundo. Rede das Redes

Leia mais

FIC de Introdução ao Desenvolvimento Front-End de Sites e Sistemas Web. Bem vindos! Prof. Edjandir Corrêa Costa

FIC de Introdução ao Desenvolvimento Front-End de Sites e Sistemas Web. Bem vindos! Prof. Edjandir Corrêa Costa FIC de Introdução ao Desenvolvimento Front-End de Sites e Sistemas Web Bem vindos! Prof. Edjandir Corrêa Costa edjandir.costa@ifsc.edu.br Objetivo geral Aprender a desenvolver um site completo, funcional,

Leia mais

Pesquisa e análise de informação

Pesquisa e análise de informação A ARPANet (Advanced Research Projects Agency Network) - Projeto do Ministério da Defesa dos Estados Unidos da América, criado em 1969, que tinha como objetivo interligar em rede, computadores utilizados

Leia mais

Aplicações Gerais de Informá5ca

Aplicações Gerais de Informá5ca Aplicações Gerais de Informá5ca Prof. Marcos V. O. de Assis mvoassis@gmail.com marcos.assis@ufpr.br hap://mvoassis.wordpress.com O que vimos até agora? Introdução à Informá5ca Estrutura geral do Computador

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Web

Desenvolvimento de Aplicações Web Desenvolvimento de Aplicações Web André Tavares da Silva andre.silva@udesc.br Método de Avaliação Serão realizadas duas provas teóricas e dois trabalhos práticos. MF = 0,1*E + 0,2*P 1 + 0,2*T 1 + 0,2*P

Leia mais

Informática. Internet / Intranet. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Internet / Intranet. Professor Márcio Hunecke. Informática Internet / Intranet Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática CONCEITOS DE REDES E INTERNET Uma rede de computadores é um conjunto de equipamentos interligados de

Leia mais

CAPÍTULO 2. Entendendo a Internet

CAPÍTULO 2. Entendendo a Internet CAPÍTULO 2 Entendendo a Internet 2.1 O que é a Internet Internet é a rede mundial pública de computadores interligados, por meio da qual se transmite informações e dados para outros computadores conectados

Leia mais

CONCEITO DE INTERNET CLOUD COMPUTING WEB CONEXÃO MODEM PROVEDOR BACKBONE NÚMERO IP REDE WIRELESS ENDEREÇO MAC BROWSER HTML URL

CONCEITO DE INTERNET CLOUD COMPUTING WEB CONEXÃO MODEM PROVEDOR BACKBONE NÚMERO IP REDE WIRELESS ENDEREÇO MAC BROWSER HTML URL CONCEITO DE INTERNET CLOUD COMPUTING WEB CONEXÃO MODEM PROVEDOR BACKBONE NÚMERO IP REDE WIRELESS ENDEREÇO MAC BROWSER HTML URL DOMÍNIO DOMÍNIO DE NÍVEL MÁXIMO PROTOCOLOS CONJUNTO TCP/IP HTTP HTTPS TELNET

Leia mais

5 Infraestrutura de TI

5 Infraestrutura de TI Hardware consiste na tecnologia para processamento computacional, armazenamento, entrada e saída de dados. Ex: grandes mainframes, servidores, computadores pessoais, laptops e dispositivos móveis. 1 2

Leia mais

Internet. A Grande Rede Mundial. Givanaldo Rocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha

Internet. A Grande Rede Mundial. Givanaldo Rocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha Internet A Grande Rede Mundial Givanaldo Rocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha O que é a Internet? InterNet International Network A Internet é uma rede mundial de

Leia mais

SI06 DIMENSÃO TECNOLÓGICA I

SI06 DIMENSÃO TECNOLÓGICA I 1 2 1. Apresentar os principais tipos de software. 2. Compreender os componentes básicos de uma rede de telecomunicações. 3. Compreender como o uso da internet participa no processo de acesso à informação.

Leia mais

ATENÇÃO O TCP/IP não é um protocolo. TCP/IP é um conjunto de diversos protocolos em 04 camadas próprias que se relaciona com o modelo OSI.

ATENÇÃO O TCP/IP não é um protocolo. TCP/IP é um conjunto de diversos protocolos em 04 camadas próprias que se relaciona com o modelo OSI. PROTOCOLOS DE TRANSMISSÃO DE DADOS PROTOCOLO TCP/IP Trata-se da sigla da palavra inglesa Transmission Control Protocol / Internet Protocol ou, simplesmente Protocolo de Controle de Transmissão / Protocolo

Leia mais

Introdução à Web. Prof. Esp. Andrew Rodrigues.

Introdução à Web. Prof. Esp. Andrew Rodrigues. Introdução à Web Prof. Esp. Andrew Rodrigues http://andrewtec.wordpress.com 1 Internet O que é a Internet? Internet Não é uma organização, empresa, instituição ou local definido; Não há controle centralizado,

Leia mais

Internet - Navegação. Conceitos. 1 Marco Soares

Internet - Navegação. Conceitos. 1 Marco Soares Internet - Navegação Conceitos 1 Internet A Internet é uma rede de comunicação de milhões de computadores conetados, que oferece inúmeros serviços. Cada computador está ligado a uma rede que por sua vez

Leia mais

Informática. 09- Considere a figura a seguir:

Informática. 09- Considere a figura a seguir: Informática 01- Ao utilizar o editor de apresentações Impress, do pacote Libre Office, é possível cronometrar a apresentação quando exibida. Este recurso é acessível por meio da opção Cronometrar, presente

Leia mais

Concurso PM-PE Prova de Informática 2014

Concurso PM-PE Prova de Informática 2014 Concurso PM-PE Prova de Informática 2014 Prova de Informática para oficiais comentada pelo professor Jeferson Bogo, do curso Gran Cursos Online. Obs.: a questão de número 30 foi anulada. 25. (PM-PE 2014,

Leia mais

INTERNET AVANÇADO. Instrutores:

INTERNET AVANÇADO. Instrutores: INTERNET AVANÇADO Instrutores: Leonardo Chaves Galdino ( lcgm@cin.ufpe.br ) Marcela Azevedo C. de Melo ( macm3@cin.ufpe.br ) Marlon Reghert ( mras@cin.ufpe.br ) Capítulo 1 - Redes de Computadores e Internet

Leia mais

Questões ESAF ATA/MF. Prof. Sérgio Spolador

Questões ESAF ATA/MF. Prof. Sérgio Spolador Questões ESAF ATA/MF Prof. Sérgio Spolador ESAF 2013 As mídias sociais colaborativas são aquelas nas quais os usuários colaboram diretamente uns com os outros, podendo acertar a produção de um novo conteúdo

Leia mais

Aula 05. Infraestrutura de TI: hardware e software Pearson. Todos os direitos reservados.

Aula 05. Infraestrutura de TI: hardware e software Pearson. Todos os direitos reservados. Aula 05 Infraestrutura de TI: hardware e software slide 1 Infraestrutura de TI: hardware e software 1. Quais os componentes da infraestrutura de TI? 2. Quais as principais tecnologias de hardware computacional,

Leia mais

INTRODUÇÃO À INTERNET E À WORLD WIDE WEB

INTRODUÇÃO À INTERNET E À WORLD WIDE WEB INTRODUÇÃO À INTERNET E À WORLD WIDE WEB CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA MODALIDADE SUBSEQÜENTE DESENVOLVIMENTO WEB I PROF. ALEXANDRO DOS SANTOS SILVA 1 1 SUMÁRIO Conceitos básicos Histórico Principais modelos

Leia mais

O computador foi criado para. auxiliar o homem em tarefas

O computador foi criado para. auxiliar o homem em tarefas Introdução O computador foi criado para auxiliar o homem em tarefas repetitivas. REDES DE COMPUTADORES Slide 1 Introdução Teve início como uma máquina de calcular e mais tarde tornou-se um dos instrumentos

Leia mais

Protocolo HTTP. Professor Leonardo Larback

Protocolo HTTP. Professor Leonardo Larback Protocolo HTTP Professor Leonardo Larback Protocolo HTTP No final da década de 1980, Tim Berners-Lee criou o protocolo HTTP (HyperText Transfer Protocol) e o padrão de arquivo HTML (HyperText Markup Language)

Leia mais

Métodos de Estudo & Investigação Científica O que é?

Métodos de Estudo & Investigação Científica O que é? O que é? Internet: Antecedentes 4 e 11 de Fevereiro de 1945: Os presidentes dos países Aliados reunem-se em Yalta na Crimeia. - Roosevelt, Churchill e Stalin 2 Internet: Antecedentes Roosevelt e Churchill

Leia mais

Processo Judicial Eletrônico

Processo Judicial Eletrônico Processo Judicial Eletrônico Internet: origem, desenvolvimento e funcionamento Conceitos básicos das novas tecnologias Documento eletrônico Criptografia e métodos de assinatura digital Processo eletrônico

Leia mais

As três bombas do século XX (Einstein, 1950)

As três bombas do século XX (Einstein, 1950) Processamento e Transferência da Informação por Meio Eletrônico PPGCI - IBICT A Internet como Objeto, Fonte e Campo de Estudo PGED - IBqM Jacqueline Leta Fábio Castro Gouveia As três bombas do século XX

Leia mais

INTERNET PROF. PABLO LEONARDO

INTERNET PROF. PABLO LEONARDO INTERNET pablo@estudotop.com.br pabloleonardo.silva@gmail.com Youtube: Informática passo a passo Facebook: Estudo top Periscope: @professor_pablo www.estudotop.com.br PROF. PABLO LEONARDO INTERNET Rede

Leia mais

Informática. Professor: Diego Oliveira. Conteúdo 04: Internet

Informática. Professor: Diego Oliveira. Conteúdo 04: Internet Informática Professor: Diego Oliveira Conteúdo 04: Internet O que veremos hoje? Histórico e Fundamentos Navegadores SUAP Pesquisa de Informações Download de Arquivos Correio Eletrônico Grupos e Fórum de

Leia mais

Estruturas de Comunicação de Dados Aula 3 Camadas de Aplicação e Transporte

Estruturas de Comunicação de Dados Aula 3 Camadas de Aplicação e Transporte Estruturas de Comunicação de Dados Aula 3 Camadas de Aplicação e Transporte Escola Maria Eduarda Ramos de Barros Curso técnico em redes de computadores Carpina - PE Roteiro Aplicações de Rede Transporte

Leia mais

Computação Instrumental

Computação Instrumental Computação Instrumental Antonio Cesar Germano Martins amartins@sorocaba.unesp.br Engenharia Ambiental 2º Semestre de 2016 1 Memória de Massa Entrada Barramento Saída Memória Principal Unidade Central de

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Outlook Express a) Correio Eletrônico O software de correio eletrônico surgiu com o objetivo de auxiliar a comunicação e a troca de informações entre

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE INTERNET. Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA

CONCEITOS BÁSICOS DE INTERNET. Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA CONCEITOS BÁSICOS DE INTERNET Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA conceito inicial Amplo sistema de comunicação Conecta muitas redes de computadores Apresenta-se de várias formas Provê

Leia mais

A Internet. Dados Voz Vídeo Multimídia

A Internet. Dados Voz Vídeo Multimídia A Internet A Internet é um grande conjunto de redes de computadores interligadas pelo mundo inteiro; de forma integrada viabilizando a conectividade independente do tipo de máquina que seja utilizada,

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 38/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 38/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 38/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Internet 9 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Internet 9 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 4854 - Internet 9 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução 1.1. A Origem da Internet... 21 1.2. A Trajetória da Internet no Brasil... 22 1.3. O Que é a Word Wide Web?...

Leia mais

Introdução. O que é a Internet? História da Internet. Aparecimento da Internet no Brasil

Introdução. O que é a Internet? História da Internet. Aparecimento da Internet no Brasil Introdução O que é a Internet? História da Internet Aparecimento da Internet no Brasil Se você nasceu depois de 1994, acredite: houve uma época em que não tínhamos internet. Ou melhor, a internet até existia,

Leia mais

Plano de Aula - Internet 9 - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Internet 9 - cód Horas/Aula Plano de Aula - Internet - cód. 4854 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 Introdução Aula 2 Continuação do Capítulo 1 Introdução Aula 3 Capítulo 2 Navegadores Aula 4 Continuação do Capítulo 2 Navegadores 1.1.

Leia mais

Cliente / Servidor. Servidor. Cliente. Cliente. Cliente. Cliente

Cliente / Servidor. Servidor. Cliente. Cliente. Cliente. Cliente Internet e Intranet Cliente / Servidor Cliente Servidor Cliente Cliente Cliente Cliente / Servidor SERVIDOR Computador ou equipamento que fornece algum tipo de serviço em redes (Armazenamento e compartilhamento

Leia mais

Informática Básica Eletrotécnica/Mecânica

Informática Básica Eletrotécnica/Mecânica Informática Básica Eletrotécnica/Mecânica Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://www.hipolito.info Aula 05 - Informática Básica - Internet Roteiro Histórico E-mail Dicas de segurança

Leia mais

Conceitos Básicos em Redes de Computadores

Conceitos Básicos em Redes de Computadores UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS - UEMG Conceitos Básicos em Redes de Computadores Referências: - Redes de Computadores e a Internet. J. Kurose e K. Ross. Ed. Pearson, 2010 - Seção 1.1 11 Conceitos

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores HTTP Prof. Thiago Dutra Agenda Definição de HTTP Hipertexto Características do HTTP O HTTP e a Web Conexões HTTP Mensagens HTTP Cookies Caches Web GET Condicional

Leia mais

Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação

Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação Network Fundamentals Capítulo 3 1 Aplicações A Interface entre usuário e Rede de Dados A Camada de aplicação provê recursos para enviar e receber dados

Leia mais

Internet 10 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Internet 10 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 5540 - Internet 10 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Conceito 1.1. Um Pouco de História: a Origem da Internet... 23 1.1.1. A Internet no Brasil... 25 1.2. WWW... 25 1.3. HTML...

Leia mais

Introdução. Capítulo 1

Introdução. Capítulo 1 Capítulo 1 Introdução Copyright The McGraw-Hill Companies, Inc. Permission required for reproduction Copyright or display. 2011 The McGraw-Hill Companies, All Rights Reserved. Capítulo 1: Esboço 1.1 VISÃO

Leia mais

Plano de Aula - Internet 10 - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Internet 10 - cód Horas/Aula Plano de Aula - Internet 10 - cód. 5540 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 Internet - Conceito Aula 2 Continuação do Capítulo 1 Internet - Conceito Aula 3 Capítulo 2 Navegadores Aula 4 Capítulo 3 Internet

Leia mais

Internet. Informática para Secretariado 23/06/2015

Internet. Informática para Secretariado 23/06/2015 Internet Informática para Secretariado 23/06/2015 Objetivos Apresentar o surgimento da Internet no mundo e no Brasil Apresentar os conceitos de Internet Conhecer os serviços de Internet Histórico A Internet

Leia mais

INTRODUÇÃO ÀS APLICAÇÕES PARA WEB

INTRODUÇÃO ÀS APLICAÇÕES PARA WEB INTRODUÇÃO ÀS APLICAÇÕES PARA WEB Material cedido pelo prof. Francisco Dantas Nobre Neto Professor: Rhavy Maia Guedes E-mail: rhavy.maia@gmail.com, rhavymg.wordpress.com Sites vs Aplicativos Web Aplicativos

Leia mais

São montadas as primeiras conexões internacionais com a Arpanet na Noruega.

São montadas as primeiras conexões internacionais com a Arpanet na Noruega. INTRODUÇÃO A INTERNET Internet ("Entre-rede") é uma rede de computadores, capaz de interligar todos os computadores do mundo através de várias redes interligadas. Cada rede individual é administrada, mantida

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Mozilla Thunderbird a) Correio Eletrônico O software de correio eletrônico surgiu com o objetivo de auxiliar a comunicação e a troca de informações entre

Leia mais

Informática para Concursos Professor Thiago Waltz

Informática para Concursos Professor Thiago Waltz Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Correio Eletrônico a) Correio Eletrônico O software de correio eletrônico surgiu com o objetivo de auxiliar a comunicação e a troca de informações entre

Leia mais

Internet Explorer 8.0 Navegador (Browser)

Internet Explorer 8.0 Navegador (Browser) Internet Explorer 8.0 Navegador (Browser) O Internet Explorer 8 foi projetado para facilitar a navegação e a interação com sites na Internet ou na intranet. Sempre que você usa a Internet, ou um software

Leia mais

Fundamentos da Informática Aula 04 Introdução à Internet Simulado com Questões de Concursos Públicos Professor: Danilo Giacobo - GABARITO

Fundamentos da Informática Aula 04 Introdução à Internet Simulado com Questões de Concursos Públicos Professor: Danilo Giacobo - GABARITO Fundamentos da Informática Aula 04 Introdução à Internet Simulado com Questões de Concursos Públicos Professor: Danilo Giacobo - GABARITO 1. É uma técnica de fraude online usada por criminosos para persuadi-lo

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Introdução às Redes de Computadores Parte I Prof. Thiago Dutra Agenda n Histórico n Antes do surgimento n Nascimento da redes n ARPANET n Crescimento da

Leia mais

Arquitetura da World Wide Web. WWW: Histórico. WWW: Usos. WWW: Histórico. WWW Tecnologias Fundamentais. Comércio Eletrônico na WWW

Arquitetura da World Wide Web. WWW: Histórico. WWW: Usos. WWW: Histórico. WWW Tecnologias Fundamentais. Comércio Eletrônico na WWW Arquitetura da World Wide Web World Wide Web Sistema de informação em escala global acessível em tempo real através de redes de computadores como a Internet. Comércio Eletrônico na WWW Wagner Meira Jr.,

Leia mais

Redes de Computadores e Internet

Redes de Computadores e Internet Redes de Computadores e Internet CEA145 Teoria e Fundamentos de Sistemas de Informação Universidade Prof. MSc. Federal George de H. G. Ouro Fonseca Preto DECEA / João Monlevade Universidade

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Prof. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul brivaldo@facom.ufms.br 17 de abril de 2017 Sumário 1 Introdução 2 Componentes de Rede Serviços de Rede Protocolo 3 Acesso Residencial O que é uma Rede?

Leia mais

milenaresende@fimes.edu.br

milenaresende@fimes.edu.br Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior Sistemas de Informação A Internet, Intranets e Extranets milenaresende@fimes.edu.br Uso e funcionamento da Internet Os dados da pesquisa de TIC reforçam

Leia mais

Ana Fonseca - A Internet. Introdução

Ana Fonseca - A Internet. Introdução A Internet Disciplina: Sociedade, Tecnologia e Ciência 5 Núcleo gerador 5: Redes de Informação e Comunicação. Domínios de Referência: DR4 Contexto macroestrutural. Temas: Redes e Tecnologias. Trabalho

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA 1. A arquitetura TCP/IP possui diferentes protocolos organizados em uma estrutura hierárquica. Nessa arquitetura, exemplos de protocolos das camadas de Rede, Transporte e Aplicação, são, respectivamente,

Leia mais

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ADS PROGRAMAÇÃO WEB E MOBILE

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ADS PROGRAMAÇÃO WEB E MOBILE SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ADS PROGRAMAÇÃO WEB E MOBILE Prof. Dr. Daniel Caetano 2014-1 DISCUSSÃO Desenvolvimento Web Quais os ambientes operacionais? Servidor Web Servidor de Aplicações Navegador Desenvolvimento

Leia mais

Programação para Web

Programação para Web Colégio Estadual João Manoel Mondrone Ensino Fundamental, Médio, Profissional e Norm Técnico em Informática Programação para Web Profª Ana Paula Mandelli anapaula_mandelli@hotmail.com O que é a COMUNICAÇÃO?

Leia mais

Prof. Sergio Koch. Internet & Intranet. Aula 01

Prof. Sergio Koch. Internet & Intranet. Aula 01 Prof. Sergio Koch Aula 01 Internet e Intranet são conceitos fundamentais para quem estuda Informática para concursos. Nessa AULA 01, iremos comparar as definições para, posteriormente, analisarmos algumas

Leia mais

Histórico e definição

Histórico e definição Histórico e definição Introdução Qualquer empresa que tenha uma infraestrutura de computadores utiliza a interconexão por meio de redes para compartilhamento e segurança das informações. Já pensou ter

Leia mais

MÓDULO 3: REDES E TELECOMUNICAÇÕES LISTA DE EXERCÍCIOS. Questões sobre o Estudo de Caso da Comunicação por Satélite: Fim

MÓDULO 3: REDES E TELECOMUNICAÇÕES LISTA DE EXERCÍCIOS. Questões sobre o Estudo de Caso da Comunicação por Satélite: Fim MÓDULO 3: REDES E TELECOMUNICAÇÕES 1 LISTA DE EXERCÍCIOS EXERCÍCIO SOBRE COMUNICAÇÃO POR SATÉLITE Questões sobre o Estudo de Caso da Comunicação por Satélite: 1. Quais são as vantagens e limitações das

Leia mais

3. Autorização para a utilização de cookies no nosso Website

3. Autorização para a utilização de cookies no nosso Website INFORMAÇÕES RELATIVAS A COOKIES 1. Introdução Esta folha informativa serve para o informar em relação à política de cookies do nosso website LM ALimentar, (doravante referido como LM ALimentar, Nós, Nosso(s)

Leia mais

Desenvolvimento Web. Introdução Geral. Prof. Vicente Paulo de Camargo

Desenvolvimento Web. Introdução Geral. Prof. Vicente Paulo de Camargo Introdução Geral Prof. Vicente Paulo de Camargo Web e Internet A Internet é uma rede de computadores que conecta milhões de computadores Se comunicam através do protocolos específicos A Web é uma forma

Leia mais

INTERNET. A figura mostra os inúmeros backbones existentes. São cabos de conexão de altíssima largura de banda que unem o planeta em uma rede mundial.

INTERNET. A figura mostra os inúmeros backbones existentes. São cabos de conexão de altíssima largura de banda que unem o planeta em uma rede mundial. INTERNET A figura mostra os inúmeros backbones existentes. São cabos de conexão de altíssima largura de banda que unem o planeta em uma rede mundial. DNS (Domain Name System) Sistema de Nome de Domínio

Leia mais

COMO SURGIU A INTERNET E SUAS APLICAÇÕES

COMO SURGIU A INTERNET E SUAS APLICAÇÕES COMO SURGIU A INTERNET E SUAS APLICAÇÕES 1 INTRODUÇÃO A Web é mais uma criação social do que técnica. Eu não a projetei como um brinquedinho. Tim Berners-Lee, criador da World Wide Web. 2 INTRODUÇÃO TECNOLOGIA

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE SERVIÇOS INTERNET. Disciplina: INFORMÁTICA Prof. AFONSO MADEIRA

CONCEITOS BÁSICOS DE SERVIÇOS INTERNET. Disciplina: INFORMÁTICA Prof. AFONSO MADEIRA CONCEITOS BÁSICOS DE SERVIÇOS INTERNET Disciplina: INFORMÁTICA Prof. AFONSO MADEIRA Como funciona Rede de computadores que promove a interligação entre máquinas de padrões e plataformas completamente distintas

Leia mais

Professor Alexsander Pacheco INTERNET - parte I INTERNET Parte 1 Professor Alexsander Pacheco Autor do livro Informática Um manual prático para concursos da Editora Fortium (Brasília - DF) E-mail: prof_alx@yahoo.com.br

Leia mais

INTERNET. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1

INTERNET. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1 INTERNET Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Internet Origem: Guerra Fria DARPA (Departamento de Defesa de Pesquisas Avançadas)

Leia mais

Informática I. Aula 20. http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 20-27/11/06 1

Informática I. Aula 20. http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 20-27/11/06 1 Informática I Aula 20 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 20-27/11/06 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de Hardware e Software Microprocessadores Sistemas Numéricos e Representação

Leia mais

INFORMÁTICA E TI AULA 03 SEMANA TEMÁTICA ISS GUARULHOS

INFORMÁTICA E TI AULA 03 SEMANA TEMÁTICA ISS GUARULHOS INFORMÁTICA E TI AULA 03 SEMANA TEMÁTICA ISS GUARULHOS Prof. Luiz Rezende 1 - Um contador está documentando um manual para um plano de contas por meio do MSWord 2010, em sua configuração padrão, e decide

Leia mais

Internet. Professor: Jailson Torquato

Internet. Professor: Jailson Torquato Internet Professor: Jailson Torquato O que é a Internet INTERNET Interconectadas Rede Rede das Redes Gigantesca rede mundial de computadores que inclui desde grandes computadores até PC s Uso dos meios

Leia mais

NOÇÕES DE INFORMÁTICA ALISSON CLEITON MÓDULO VI

NOÇÕES DE INFORMÁTICA ALISSON CLEITON MÓDULO VI NOÇÕES DE INFORMÁTICA ALISSON CLEITON MÓDULO VI 1. O termo banda é bastante empregado quando se fala do uso e do acesso à Internet. O conceito assim expresso está diretamente associado: A) à memória disponível

Leia mais

Backup e Restauração Banco de Dados. Evandro Deliberal

Backup e Restauração Banco de Dados. Evandro Deliberal Backup e Restauração Banco de Dados Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal Redes de armazenamento: Tecnologias e Virtualização Agenda I. DAS e Introdução a

Leia mais

CONCEITOS INICIAIS. Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web;

CONCEITOS INICIAIS. Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web; CONCEITOS INICIAIS Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web; O que é necessário para se criar páginas para a Web; Navegadores; O que é site, Host, Provedor e Servidor Web; Protocolos.

Leia mais

Informática I. Aula 2. Ementa

Informática I. Aula 2.  Ementa Informática I Aula 2 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 2-29/08/2007 1 Ementa Noções Básicas de Computação (Hardware, Software e Internet) HTML e Páginas Web Internet e a Web Javascript e

Leia mais

27/05/2014 REDES LOCAIS

27/05/2014 REDES LOCAIS REDES LOCAIS Um grupo de computadores conectados com a finalidade de compartilhar recursos. Os computadores em uma rede local são normalmente ligados por um cabo de transmissão dentro de uma pequena área,

Leia mais

Ambiente Moderno. O SGBD permite que uma organização armazene dados em um único local, onde os dados poderão ser atualizados e

Ambiente Moderno. O SGBD permite que uma organização armazene dados em um único local, onde os dados poderão ser atualizados e Ambiente Moderno O SGBD permite que uma organização armazene dados em um único local, onde os dados poderão ser atualizados e recuperados. Exemplos: Dataflex, Unify,DB2, Paradox Firebird,CA-OpenIngres,

Leia mais

CURSO: PREPARATÓRIO PARA PM ALAGOAS

CURSO: PREPARATÓRIO PARA PM ALAGOAS CURSO: PREPARATÓRIO PARA PM ALAGOAS Professor Reinaldo professorreinaldoalves@gmail.com 1. Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows). 2. Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes

Leia mais