Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download ""

Transcrição

1 Professor Alexsander Pacheco INTERNET - parte I

2 INTERNET Parte 1 Professor Alexsander Pacheco Autor do livro Informática Um manual prático para concursos da Editora Fortium (Brasília - DF) prof_alx@yahoo.com.br Grupo: prof_alx@yahoogrupos.com.br

3

4 A Internet teve origem em programas militares desenvolvidos no EUA em Os americanos, temendo uma guerra nuclear, e prevendo o corte das comunicações, conceberam um sistema interligando vários computadores fisicamente distantes uns dos outros.

5 O ponto crucial seria a autonomia; se um dos computadores saísse do ar, os demais não poderiam ser comprometidos. O sistema foi chamado de ARPANET. Com o tempo, o que era uma exclusividade estratégica popularizou-se, atingindo universidades e institutos científicos. A ARPANET é a origem da Internet.

6 Se o computador A desejar enviar uma mensagem para o computador C, utiliza-se a rota AC.

7 Caso exista alguma falha na rota AC, por meio dessa tecnologia é possível enviar a mensagem pela rota ABC.

8 Uma rede de computadores é uma coleção de equipamentos que estão interligados para permitir a troca de informações ou compartilhamento de serviços.

9 Entre os diversos aspectos para classificar uma rede, podemos destacar a área abrangida, conforme a seguir. LAN (Local Area Network): rede local, sendo formada por computadores interligados numa área geográfica restrita, como um escritório, escola ou empresa.

10 MAN (Metropolitan Area Network): rede metropolitana, sendo composta por computadores distantes dentro de uma cidade. WAN (Wide Area Network): rede geograficamente distribuída, interliga computadores espalhados entre cidades ou países.

11 A Internet é uma WAN formada pela junção de diversas redes interligadas por canais de comunicação de alta capacidade e velocidade, chamados de Backbone (espinha dorsal). Como existem milhares de rotas na Internet a chance de paralisação total da rede é muito pequena.

12

13 1. (Electronic Mail) O correio eletrônico é um dos serviços mais populares da Internet, possibilitando o envio de mensagens, não havendo a necessidade de que o destinatário dessa mensagem também esteja on-line.

14 2. Chat Serviço que possibilita a troca de mensagens instantâneas.

15 3. Acesso remoto Permite acessar computadores por meio da Internet e executar tarefas no sistema acessado, assim como acontece com o usuário local.

16 4. Transferência de arquivos Podemos copiar arquivos do nosso computador para a Internet ou vice-versa.

17 5. WWW (Wide World Web) A Web nasceu em 1991 no laboratório CERN, na Suíça. Seu criador, Tim Berners- Lee, a concebeu apenas como uma linguagem que serviria para interligar computadores do laboratório e outras instituições de pesquisa e exibir documentos científicos de forma simples e fácil de acessar.

18 A visualização de páginas Web é feita por meio dos navegadores, também conhecidos como Browsers. Um navegador é um programa capaz de solicitar, interpretar e exibir documentos, usando o protocolo HTTP (Hypertext Transfer Protocol).

19 A Web revolucionou a Internet por reunir interface gráfica, recursos de multimídia e hipertexto. Convencionou-se chamar de "páginas" os documentos de hipertexto disponíveis na Internet.

20 O termo site, em inglês, significa "terreno, sítio, lugar" e, na grande rede, é o local de uma pessoa, empresa ou organização, onde está concentrado o conjunto de páginas interligadas que compõem o website.

21 Normalmente um site possui uma Homepage (página inicial) que é a porta de entrada de um website, servindo de índice para as demais páginas do website.

22 Linguagem de marcação de hipertexto (HTML, HyperText Markup Language), é a linguagem padrão utilizada para escrever páginas de documentos Web. Permite formatar os elementos exibidos e criar ligações entre páginas Web, criando assim documentos com o conceito de hipertexto. Além de texto, uma página Web pode conter imagens, som, animações ou vídeo.

23 A maneira mais fácil de se visitar sites na Internet é através dos hyperlinks, ou apenas links, que permitem que o navegador pule de uma página a outra na Web simplesmente clicando sobre uma área de texto ou imagem. Os links costumam ser partes do texto sublinhadas, e na maioria das vezes com uma cor diferente do restante.

24 O navegador pode mostrar texto, imagens e animações, sendo que as novas versões já são capazes de reproduzir sons, música e vídeo, graças aos Plugins (programas que se acoplam aos navegadores, estendendo suas capacidades multimídia).

25

26 Protocolo de Transferência de Arquivos, é o protocolo de aplicação que provê serviços de transferência, renomeação e remoção de arquivos. Permite copiar arquivos de algum local da Internet para o computador do usuário (processo chamado de Download) e também o processo inverso (Upload).

27 1. Freeware Programa gratuito distribuído livremente, sob condições estabelecidas pelos autores, geralmente, sem oferecer garantia de manutenção ou atualização. Não é a mesma coisa que software livre, já que o código fonte do programa não é disponibilizado.

28 2. Shareware Programa fornecido gratuitamente por um tempo pré-estabelecido para avaliação do usuário. Geralmente, após o vencimento do prazo, é necessário que o usuário realize o registro do software, mediante o pagamento de licença.

29 3. Demo Versão de demonstração para programas de computadores, geralmente disponibilizando apenas algumas funções mais limitadas. Tem a função de divulgar o produto para que o usuário possa testá-lo antes da aquisição.

30 4. Software Proprietário Programa fornecido sob condições restritas impostas pelos seus criadores, normalmente não podendo ser copiado, redistribuído ou modificado. O seu código fonte não é disponibilizado.

31 5. Software Livre Programa de computador que pode ser executado, copiado, estudado e redistribuído sem nenhuma restrição. O seu código fonte é disponibilizado livremente.

Informática INTERNET

Informática INTERNET INTERNET A origem da Internet e a sua evolução Guerra Fria (anos 60) => ARPANET Interligar as principais Universidades dos EUA => Intercâmbio de informação. Expansão da rede para as Universidades da Europa.

Leia mais

Pesquisa e análise de informação

Pesquisa e análise de informação A ARPANet (Advanced Research Projects Agency Network) - Projeto do Ministério da Defesa dos Estados Unidos da América, criado em 1969, que tinha como objetivo interligar em rede, computadores utilizados

Leia mais

FIC de Introdução ao Desenvolvimento Front-End de Sites e Sistemas Web. Bem vindos! Prof. Edjandir Corrêa Costa

FIC de Introdução ao Desenvolvimento Front-End de Sites e Sistemas Web. Bem vindos! Prof. Edjandir Corrêa Costa FIC de Introdução ao Desenvolvimento Front-End de Sites e Sistemas Web Bem vindos! Prof. Edjandir Corrêa Costa edjandir.costa@ifsc.edu.br Objetivo geral Aprender a desenvolver um site completo, funcional,

Leia mais

Browser é um programa desenvolvido para permitir a navegação pela web, capaz de processar diversas linguagens, como HTML, ASP, PHP.

Browser é um programa desenvolvido para permitir a navegação pela web, capaz de processar diversas linguagens, como HTML, ASP, PHP. Browser é um programa desenvolvido para permitir a navegação pela web, capaz de processar diversas linguagens, como HTML, ASP, PHP. Sua interface vai variar de acordo com a marca, onde quem escolhe é o

Leia mais

Instalação, Configuração e Operação em Redes Locais e Internet

Instalação, Configuração e Operação em Redes Locais e Internet Instalação, Configuração e Operação em Redes Locais e Internet CEF 2 Ano Lectivo 2008/2009 Professora: Sílvia Castro 1. Conceitos introdutórios: Hardware e Software Os sistemas informáticos, em geral,

Leia mais

INTRODUÇÃO À INTERNET E À WORLD WIDE WEB

INTRODUÇÃO À INTERNET E À WORLD WIDE WEB INTRODUÇÃO À INTERNET E À WORLD WIDE WEB CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA MODALIDADE SUBSEQÜENTE DESENVOLVIMENTO WEB I PROF. ALEXANDRO DOS SANTOS SILVA 1 1 SUMÁRIO Conceitos básicos Histórico Principais modelos

Leia mais

Construção de Sites. Introdução ao Universo Web. Prof. Nícolas Trigo

Construção de Sites. Introdução ao Universo Web. Prof. Nícolas Trigo Construção de Sites Introdução ao Universo Web Prof. Nícolas Trigo trigo.nicolas@gmail.com CONCEITOS BÁSICOS Internet à conglomerado de redes de computadores que permite o acesso a informações e a transferência

Leia mais

Programação para Web

Programação para Web Colégio Estadual João Manoel Mondrone Ensino Fundamental, Médio, Profissional e Norm Técnico em Informática Programação para Web Profª Ana Paula Mandelli anapaula_mandelli@hotmail.com O que é a COMUNICAÇÃO?

Leia mais

INFORMÁTICA Aula demonstrativa

INFORMÁTICA Aula demonstrativa INFORMÁTICA Aula demonstrativa Prof. Alexandre de Paiva Saborêdo. E mail: asaboredo@concursosecursos.com.br INFORMÁTICA Aula demonstrativa Utilização da Sala de Aula Virtual. Navegadores de Internet Utilização

Leia mais

Internet. Operação de Computadores e Sistemas

Internet. Operação de Computadores e Sistemas Internet Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Fevereiro de 2017 1/24 Introdução O que é a Internet para você? O que você faz na Internet? 2/24

Leia mais

INTERNET. Definição. Rede internacional de computadores que permite comunicação e transferência de dados entre outros serviços.

INTERNET. Definição. Rede internacional de computadores que permite comunicação e transferência de dados entre outros serviços. INTERNET Prof. Luiz A. Nascimento Definição 2 Rede internacional de computadores que permite comunicação e transferência de dados entre outros serviços. Utiliza o protocolo TCP/IP É a rede das redes. Normalmente

Leia mais

O que Fazer na Internet

O que Fazer na Internet Internet Histórico O que é a Internet O que é a Internet A Internet é uma rede de computadores à escala mundial, destinada à troca de informações. Os computadores são interligados através de linhas comuns

Leia mais

Introdução a Web. Programação para a Internet. Prof. Vilson Heck Junior

Introdução a Web. Programação para a Internet. Prof. Vilson Heck Junior Introdução a Web Programação para a Internet Prof. Vilson Heck Junior Introdução Quer ter idéias? Quer vender algo? Talvez comprar? A Web é uma forma universal de comunicação, na qual você pode participar.

Leia mais

Métodos de Estudo & Investigação Científica O que é?

Métodos de Estudo & Investigação Científica O que é? O que é? Internet: Antecedentes 4 e 11 de Fevereiro de 1945: Os presidentes dos países Aliados reunem-se em Yalta na Crimeia. - Roosevelt, Churchill e Stalin 2 Internet: Antecedentes Roosevelt e Churchill

Leia mais

INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO PARA WEB

INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO PARA WEB INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO PARA WEB PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO Navegador O navegador também conhecido como web browser é um programa que habilita seus usuários a interagirem com documentos hospedados em

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Informação O que é Informação? Informação: conjunto de dados relacionados entre si. Sociedade de Informação Mais e Melhor Informação Recebemos tanta informação durante o dia que perdemos

Leia mais

Internet - Navegação. Conceitos. 1 Marco Soares

Internet - Navegação. Conceitos. 1 Marco Soares Internet - Navegação Conceitos 1 Internet A Internet é uma rede de comunicação de milhões de computadores conetados, que oferece inúmeros serviços. Cada computador está ligado a uma rede que por sua vez

Leia mais

7º ano Ano letivo 2015/2016. Artur Ramísio

7º ano Ano letivo 2015/2016. Artur Ramísio 7º ano Ano letivo 2015/2016 Artur Ramísio Informações de preparação para o teste de avaliação. Internet: principais serviços, endereços e funcionalidades dos browsers; segurança na Internet; pesquisa e

Leia mais

Ana Fonseca - A Internet. Introdução

Ana Fonseca - A Internet. Introdução A Internet Disciplina: Sociedade, Tecnologia e Ciência 5 Núcleo gerador 5: Redes de Informação e Comunicação. Domínios de Referência: DR4 Contexto macroestrutural. Temas: Redes e Tecnologias. Trabalho

Leia mais

Nesta disciplina aprenderemos. HTML CSS JavaScript Jquery PHP

Nesta disciplina aprenderemos. HTML CSS JavaScript Jquery PHP Introdução Nesta disciplina aprenderemos HTML CSS JavaScript Jquery PHP HTML é a abreviatura de HyperText Mark-up Language. O HTML foi inventado em 1990, por um cientista chamado Tim Berners-Lee. A finalidade

Leia mais

Internet. Geanderson Esteves dos Santos IC (2018/02) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática

Internet. Geanderson Esteves dos Santos IC (2018/02) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática IC (2018/02) Introdução Crescimento dos computadores host: 72 milhões em 2000 162 milhões em 2002 2 bilhões em

Leia mais

Desenvolvimento em Ambiente Web. Prof. MSc André Yoshimi Kusumoto

Desenvolvimento em Ambiente Web. Prof. MSc André Yoshimi Kusumoto Desenvolvimento em Ambiente Web Prof. MSc André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Internet A Internet é um conjunto de redes de computadores de domínio público interligadas pelo mundo inteiro,

Leia mais

Internet. Informática para Secretariado 23/06/2015

Internet. Informática para Secretariado 23/06/2015 Internet Informática para Secretariado 23/06/2015 Objetivos Apresentar o surgimento da Internet no mundo e no Brasil Apresentar os conceitos de Internet Conhecer os serviços de Internet Histórico A Internet

Leia mais

Protocolo HTTP. Professor Leonardo Larback

Protocolo HTTP. Professor Leonardo Larback Protocolo HTTP Professor Leonardo Larback Protocolo HTTP No final da década de 1980, Tim Berners-Lee criou o protocolo HTTP (HyperText Transfer Protocol) e o padrão de arquivo HTML (HyperText Markup Language)

Leia mais

Aula 5 Navegando na Rede

Aula 5 Navegando na Rede Aula 5 Navegando na Rede DIM0103 Introdução à Informática Profº Pedro Alexandre Início das redes Princípios de Comunicação Como dois computadores poderiam trocar informações? Como deve ser o processo de

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Aula 3 http://www.ic.uff.br/~bianca/introinfo/ Aula 3-12/09/2007 1 Objetivo da disciplina O objetivo dessa disciplina é dar ao aluno noções básicas de computação. Serão apresentados

Leia mais

Prof. Sergio Koch. Internet & Intranet. Aula 01

Prof. Sergio Koch. Internet & Intranet. Aula 01 Prof. Sergio Koch Aula 01 Internet e Intranet são conceitos fundamentais para quem estuda Informática para concursos. Nessa AULA 01, iremos comparar as definições para, posteriormente, analisarmos algumas

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 2: MODELO OSI. Professor: LUIZ LEÃO

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 2: MODELO OSI. Professor: LUIZ LEÃO FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Professor: LUIZ LEÃO Conteúdo Desta Aula HISTÓRICO DAS REDES MODELO EM CAMADAS FUNÇÕES DAS CAMADAS OSI 1 2 3 4 5 CLASSIFICAÇÃO DAS REDES MODELO DE REFERÊNCIA OSI PRÓXIMOS

Leia mais

Informática. 05- Considere a janela do Internet Explorer abaixo:

Informática. 05- Considere a janela do Internet Explorer abaixo: Informática 01- Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que 2 ou mais computadores possam compartilhar recursos físicos e lógicos. Quanto

Leia mais

ATENÇÃO O TCP/IP não é um protocolo. TCP/IP é um conjunto de diversos protocolos em 04 camadas próprias que se relaciona com o modelo OSI.

ATENÇÃO O TCP/IP não é um protocolo. TCP/IP é um conjunto de diversos protocolos em 04 camadas próprias que se relaciona com o modelo OSI. PROTOCOLOS DE TRANSMISSÃO DE DADOS PROTOCOLO TCP/IP Trata-se da sigla da palavra inglesa Transmission Control Protocol / Internet Protocol ou, simplesmente Protocolo de Controle de Transmissão / Protocolo

Leia mais

INTERNET P R O F. M A R C O A N T Ô N I O PROF. MARCO ANTÔNIO

INTERNET P R O F. M A R C O A N T Ô N I O PROF. MARCO ANTÔNIO INTERNET P R O F. M A R C O A N T Ô N I O PROF. MARCO ANTÔNIO Conceito É uma rede de computadores interligadas, que possibilita o acesso a informações sobre e em qualquer lugar do mundo. Rede das Redes

Leia mais

S.O. em ambiente gráfico e modo de texto

S.O. em ambiente gráfico e modo de texto S.O. em ambiente gráfico e modo de texto Sistema Operativos: 1 @ Ms-Dos @ Windows 95, @ Windows 98, @ Windows ME, @ Windows XP, @ Windows NT, @ Windows 2000, @ Windows Vista @ Windows 7/8 e 10 @ Unix,

Leia mais

Programação para Internet

Programação para Internet Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Programação para Internet Curso de Sistemas de Informação Prof. Dr. Daniel A. Furtado Módulo 1 Introdução à Programação para Internet 2 Conteúdo

Leia mais

INFORMÁTICA INSTRUMENTAL - INTERNET. Profª Ana Paula Mandelli

INFORMÁTICA INSTRUMENTAL - INTERNET. Profª Ana Paula Mandelli INFORMÁTICA INSTRUMENTAL - INTERNET Profª Ana Paula Mandelli anapaula_mandelli@hotmail.com Como funciona a Internet Cada país que participa da Internet possui estruturas de rede chamadas backbones com

Leia mais

itic 7/8 Serviços básicos da Internet Informação 7 Unidade 3 Pesquisa e análise de informação na Internet

itic 7/8 Serviços básicos da Internet Informação 7 Unidade 3 Pesquisa e análise de informação na Internet itic 7/8 Informação 7 Serviços básicos da Internet Unidade 3 Pesquisa e análise de informação na Internet Os Principais Serviços da Internet @ Correio eletrónico (e-mail) @ Acesso remoto @ World Wide Web

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Redes de Computadores Prof Pedro Vunge I Semestre de 2017 SUMÁRIO I - Introdução às Redes de Computadores 1.1 Considerações iniciais 1.2 O surgimento

Leia mais

Informática I. Aula 2. Ementa

Informática I. Aula 2.  Ementa Informática I Aula 2 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 2-29/08/2007 1 Ementa Noções Básicas de Computação (Hardware, Software e Internet) HTML e Páginas Web Internet e a Web Javascript e

Leia mais

INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO AVANÇADA PARA WEB E AO HTML. Prof. Msc. Hélio Esperidião

INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO AVANÇADA PARA WEB E AO HTML. Prof. Msc. Hélio Esperidião INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO AVANÇADA PARA WEB E AO HTML Prof. Msc. Hélio Esperidião NAVEGADOR O navegador também conhecido como web browseré um programa que habilita seus usuários a interagirem com documentos

Leia mais

CEF 2 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Instalação e Configuração de. Computadores em Redes Locais e à Rede Internet. Ano Letivo 2012/2013

CEF 2 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Instalação e Configuração de. Computadores em Redes Locais e à Rede Internet. Ano Letivo 2012/2013 PLANIFICAÇÃO ANUAL Instalação e Configuração de Computadores em Redes Locais e à Rede Internet CEF 2 Instalação e Operação de Sistemas Informáticos Ano Letivo 2012/2013 Ano Letivo: 2012/2013 E 2013/2014

Leia mais

DIREITO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

DIREITO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO DIREITO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Prof. Fabiano Taguchi http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@gmail.com Surgimento das redes militares, protocolos e Internet PROCESSO TECNOLÓGICO A EVOLUÇÃO

Leia mais

Redes de Computadores e Internet

Redes de Computadores e Internet Redes de Computadores e Internet CEA145 Teoria e Fundamentos de Sistemas de Informação Universidade Prof. MSc. Federal George de H. G. Ouro Fonseca Preto DECEA / João Monlevade Universidade

Leia mais

Programação para Internet. Professor Pedro Ramires 1º Informática

Programação para Internet. Professor Pedro Ramires 1º Informática Programação para Internet Professor Pedro Ramires 1º Informática Introdução a Web HTML é a sigla em inglês para HiperText Markup Language, que em português significa linguagem para marcação de hipertexto.

Leia mais

Figura 1 - Uma possível forma de acesso à informação compartilhada.

Figura 1 - Uma possível forma de acesso à informação compartilhada. 14 1 Introdução Uma das técnicas de simulação numérica largamente utilizada para calcular esforços e o comportamento de estruturas em engenharia, mediante a utilização de computadores, é a Análise de Elementos

Leia mais

1. INTERNET OU NET. O que é necessário para aceder à Internet? Hardware. Computador. Linha telefónica normal, linha RDIS, ligação por cabo ou ADSL.

1. INTERNET OU NET. O que é necessário para aceder à Internet? Hardware. Computador. Linha telefónica normal, linha RDIS, ligação por cabo ou ADSL. 1. INTERNET OU NET 1 O que é a Internet? A Internet, ou apenas Net, é uma rede mundial de computadores ligados entre si através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites e

Leia mais

Professor: Jarbas Araújo.

Professor: Jarbas Araújo. Professor: Jarbas Araújo professorjarbasaraujo@gmail.com O que é rede de computadores e para que Serve? Como surgiu? Como era antes das redes? Componentes de uma rede Tipos de rede O que é rede de computadores?

Leia mais

27/05/2014 REDES LOCAIS

27/05/2014 REDES LOCAIS REDES LOCAIS Um grupo de computadores conectados com a finalidade de compartilhar recursos. Os computadores em uma rede local são normalmente ligados por um cabo de transmissão dentro de uma pequena área,

Leia mais

4. Rede de Computador. Redes de computadores e suas infraestruturas

4. Rede de Computador. Redes de computadores e suas infraestruturas Redes de computadores e suas infraestruturas Definição Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por

Leia mais

Introdução às Redes de Computadores. Prof. M.e Helber Wagner da Silva

Introdução às Redes de Computadores. Prof. M.e Helber Wagner da Silva Introdução às Redes de Computadores Prof. M.e Helber Wagner da Silva helber.silva@ifrn.edu.br 1 O que é uma rede? Rede de computadores é a interconexão de computadores e equipamentos que usa fios ou ondas

Leia mais

Informática Básica Eletrotécnica/Mecânica

Informática Básica Eletrotécnica/Mecânica Informática Básica Eletrotécnica/Mecânica Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://www.hipolito.info Aula 05 - Informática Básica - Internet Roteiro Histórico E-mail Dicas de segurança

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Paraíso do Tocantins. Informática Básica

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Paraíso do Tocantins. Informática Básica INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Paraíso do Tocantins Informática Básica Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio Aula 05 2015/2 Thatiane de Oliveira Rosa

Leia mais

Internet. Autor: Jonh Kleber de Melo R. Mendonça

Internet. Autor: Jonh Kleber de Melo R. Mendonça Internet Autor: Jonh Kleber de Melo R. Mendonça 0 Sumário O que é Internet... 01 Tipos de Conexão... 02 Acesso Discado... 02 Acesso ADSL... 03 http://... 03 WWW (World Wide Web)... 03 Link ou Hiperlink...

Leia mais

Graduado em Analises e Desenvolvimento de Sistemas Analista de Sistemas (Seplag) Instrutor(Egp-Ce) Professor(CEPEP)

Graduado em Analises e Desenvolvimento de Sistemas Analista de Sistemas (Seplag) Instrutor(Egp-Ce) Professor(CEPEP) Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: www.veniciopaulo.com Graduado em Analises e Desenvolvimento de Sistemas Analista de Sistemas (Seplag) Instrutor(Egp-Ce) Professor(CEPEP) REDES DE COMPUTADORES

Leia mais

INFORMÁTICA. Com o Professor: Rene Maas

INFORMÁTICA. Com o Professor: Rene Maas INFORMÁTICA Com o Professor: Rene Maas Arquivos anexados a mensagens de e-mail podem conter vírus, que só contaminarão a máquina se o arquivo anexado for executado. Portanto, antes de se anexar um arquivo

Leia mais

COMENTÁRIO À PROVA DA PM-PB - FRANKLIN FELIPE

COMENTÁRIO À PROVA DA PM-PB - FRANKLIN FELIPE PROVA A Caros alunos, neste domingo (29 de ABRIL/18) foi aplicada pelo IBFC a prova do concurso da PM-PB para os cargos de Soldado e Bombeiro (nível médio), dessa forma, segue os comentários para esclarecimentos

Leia mais

HTML: Linguagem de Marcação de HiperTexto (HyperText Markup Language) Pimentel, Morganna BSI -UNIRIO DPW

HTML: Linguagem de Marcação de HiperTexto (HyperText Markup Language) Pimentel, Morganna BSI -UNIRIO DPW HTML: Linguagem de Marcação de HiperTexto (HyperText Markup Language) Pimentel, Morganna BSI -UNIRIO 1 DPW 2017.2 2 WWW: uma breve história Tim Berners-Lee pesquisador inglês na CERN (Organização Europeia

Leia mais

LiveGeek.Me DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES EM HTML5

LiveGeek.Me DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES EM HTML5 DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES EM HTML5 APRESENTAÇÃO www.soualuno.livegeek.me andresimonelli@livegeek.me Inscreva-se no curso: livegeek.me/cursos.html - História da internet; - Linha do tempo da linguagem

Leia mais

São montadas as primeiras conexões internacionais com a Arpanet na Noruega.

São montadas as primeiras conexões internacionais com a Arpanet na Noruega. INTRODUÇÃO A INTERNET Internet ("Entre-rede") é uma rede de computadores, capaz de interligar todos os computadores do mundo através de várias redes interligadas. Cada rede individual é administrada, mantida

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Ferramentas Multimídia a) Ferramentas Multimídia Multimídia: Multimídia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de mídia estática

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Jordana Sarmenghi Salamon jssalamon@inf.ufes.br jordanasalamon@gmail.com http://inf.ufes.br/~jssalamon Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda

Leia mais

Informática. Conceitos Gerais. Professor Márcio Hunecke.

Informática.   Conceitos Gerais. Professor Márcio Hunecke. Informática E-mail: Conceitos Gerais Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática E-MAIL: CONCEITOS GERAIS O correio eletrônico tornou-se popular devido a sua grande facilidade em

Leia mais

Equipamentos, Tipos de Rede, Topologias, Prof. Roberto Andrade

Equipamentos, Tipos de Rede, Topologias, Prof. Roberto Andrade Introdução a Redes Equipamentos, Tipos de Rede, Topologias, Internet, Intranet e Extranet Prof. Roberto Andrade Rede doméstica ou Rede Ponto a Ponto (PeertoPeer) O que é: Interligar um computador diretamente

Leia mais

Informática. Software. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Software. Professor Márcio Hunecke. Informática Software Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA SOFTWARE O COMPUTADOR Um sistema computacional é formado basicamente por duas estruturas.

Leia mais

SI06 DIMENSÃO TECNOLÓGICA I

SI06 DIMENSÃO TECNOLÓGICA I 1 2 1. Apresentar os principais tipos de software. 2. Compreender os componentes básicos de uma rede de telecomunicações. 3. Compreender como o uso da internet participa no processo de acesso à informação.

Leia mais

INTERNET. A figura mostra os inúmeros backbones existentes. São cabos de conexão de altíssima largura de banda que unem o planeta em uma rede mundial.

INTERNET. A figura mostra os inúmeros backbones existentes. São cabos de conexão de altíssima largura de banda que unem o planeta em uma rede mundial. INTERNET A figura mostra os inúmeros backbones existentes. São cabos de conexão de altíssima largura de banda que unem o planeta em uma rede mundial. DNS (Domain Name System) Sistema de Nome de Domínio

Leia mais

INTERNET AVANÇADO. Instrutores:

INTERNET AVANÇADO. Instrutores: INTERNET AVANÇADO Instrutores: Leonardo Chaves Galdino ( lcgm@cin.ufpe.br ) Marcela Azevedo C. de Melo ( macm3@cin.ufpe.br ) Marlon Reghert ( mras@cin.ufpe.br ) Capítulo 1 - Redes de Computadores e Internet

Leia mais

Noções sobre Redes de Computadores. Aula 16/06 Secretariado Executivo

Noções sobre Redes de Computadores. Aula 16/06 Secretariado Executivo Noções sobre Redes de Computadores Aula 16/06 Secretariado Executivo Conceito básico de redes Conjunto de computadores interligados compartilhando, softwares, arquivos e periféricos Objetivos Compartilhamento

Leia mais

Prof. Daniel Hasse. Multimídia e Hipermídia

Prof. Daniel Hasse. Multimídia e Hipermídia Prof. Daniel Hasse Multimídia e Hipermídia AULA 01 O que é multimídia? Prof. Daniel Hasse Livro - Multimídia: conceitos e aplicações Os principais conceitos da tecnologia da multimídia serão abordados

Leia mais

UNIDADE Internet. Serviços Básicos. A Internet disponibiliza diversos serviços sendo de realçar: Correio Electrónico. Grupos de Discussão - Newsgroups

UNIDADE Internet. Serviços Básicos. A Internet disponibiliza diversos serviços sendo de realçar: Correio Electrónico. Grupos de Discussão - Newsgroups Serviços Básicos A Internet disponibiliza diversos serviços sendo de realçar: Correio Electrónico Grupos de Discussão - Newsgroups World Wide Web WWW Listas de Correio Transferência de Ficheiros - FTP

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com INTERNET Surgiu através de pesquisas e projetos voltados para o Departamento de Defesa Norte-Americano

Leia mais

CONCEITOS WEB E SEGURANÇA

CONCEITOS WEB E SEGURANÇA INFORMÁTICA BÁSICA PROF. FABIANO TAGUCHI http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@gmail.com CONCEITOS WEB E SEGURANÇA PROF. FABIANO TAGUCHI http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@gmail.com

Leia mais

Internet. Explorar diferentes formas de informação disponível na Internet:

Internet. Explorar diferentes formas de informação disponível na Internet: A Internet Explorar diferentes formas de informação disponível na Internet: 1. O browser 2. Identificar os principais serviços da Internet; 3. Utilizar as funcionalidades de um browser para navegar na

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Jordana Sarmenghi Salamon jssalamon@inf.ufes.br jordanasalamon@gmail.com http://inf.ufes.br/~jssalamon Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda

Leia mais

INFORMÁTICA (PREF. DUQUE DE CAXIAS-RJ / AUXILIAR ADMINISTRATIVO / CONSULPLAN / 2015)

INFORMÁTICA (PREF. DUQUE DE CAXIAS-RJ / AUXILIAR ADMINISTRATIVO / CONSULPLAN / 2015) INFORMÁTICA O texto a seguir contextualiza as questões de 01 a 05, que são baseadas nos aplicativos para escritório. Aplicativos para escritório são muito importantes na atualidade. Existem aqueles que

Leia mais

Estruturas de Comunicação de Dados Aula 3 Camadas de Aplicação e Transporte

Estruturas de Comunicação de Dados Aula 3 Camadas de Aplicação e Transporte Estruturas de Comunicação de Dados Aula 3 Camadas de Aplicação e Transporte Escola Maria Eduarda Ramos de Barros Curso técnico em redes de computadores Carpina - PE Roteiro Aplicações de Rede Transporte

Leia mais

Ambiente Moderno. O SGBD permite que uma organização armazene dados em um único local, onde os dados poderão ser atualizados e

Ambiente Moderno. O SGBD permite que uma organização armazene dados em um único local, onde os dados poderão ser atualizados e Ambiente Moderno O SGBD permite que uma organização armazene dados em um único local, onde os dados poderão ser atualizados e recuperados. Exemplos: Dataflex, Unify,DB2, Paradox Firebird,CA-OpenIngres,

Leia mais

Desenvolvimento Web. Introdução Geral. Prof. Vicente Paulo de Camargo

Desenvolvimento Web. Introdução Geral. Prof. Vicente Paulo de Camargo Introdução Geral Prof. Vicente Paulo de Camargo Web e Internet A Internet é uma rede de computadores que conecta milhões de computadores Se comunicam através do protocolos específicos A Web é uma forma

Leia mais

Dicionário de termos da Internet

Dicionário de termos da Internet Dicionário de termos da Internet Conheça as palavras do mundo virtual, as expressões usadas na Internet, dicionário de termos técnicos e siglas, o internetês. Introdução Muitas vezes nos deparamos com

Leia mais

FUNDAMENTOS DE NEGOCIO ELECTRÔNICO PROGRAMAÇÃO WEB

FUNDAMENTOS DE NEGOCIO ELECTRÔNICO PROGRAMAÇÃO WEB FUNDAMENTOS DE NEGOCIO ELECTRÔNICO PROGRAMAÇÃO WEB Anselmo Nhane e José Mizela 2/24/2014 Anselmo Nhane - José Mizela 1 FUNDAMENTOS DE NEGOCIO ELECTRÓNICO PROGRAMAÇÃO WEB Fundamentos de Negocio Electrónico

Leia mais

HTML? HTML? HTML? HTML e HTTP. HTML e HTTP 26/02/2011

HTML? HTML? HTML? HTML e HTTP. HTML e HTTP 26/02/2011 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE 1 2 HTML? INTERNET BÁSICA: EXTENSIBLE HYPERTEXT MARKUP LANGUAGE XHTML PARTE 1 Hypertext Markup Language (Linguagem de

Leia mais

Redes. Redes (Introdução e Tipologias) Introdução às redes. Introdução às redes. Sumário. Equipamento de rede/comunicação. Introdução às redes:

Redes. Redes (Introdução e Tipologias) Introdução às redes. Introdução às redes. Sumário. Equipamento de rede/comunicação. Introdução às redes: Redes (Introdução e Tipologias) Equipamento de rede/comunicação Redes Sumário : Redes de computadores; Sinergias de redes; Hardware e software de rede. : ; 1 Tecnologias Informáticas 10º Ano 2004/2005

Leia mais

Um esquema de nomes para localização de fontes de informação na Web, esse esquema chama-se URI.

Um esquema de nomes para localização de fontes de informação na Web, esse esquema chama-se URI. Aula 01 - Visão geral do HTML5 Professor Bruno Kiedis De acordo com o W3C a Web é baseada em 3 pilares: Um esquema de nomes para localização de fontes de informação na Web, esse esquema chama-se URI. Um

Leia mais

COMITÊ DE TECNOLOGIA DA. INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (CoTIC) Serviço de Correio Eletrônico: Política de Uso. Versão 1.0

COMITÊ DE TECNOLOGIA DA. INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (CoTIC) Serviço de Correio Eletrônico: Política de Uso. Versão 1.0 COMITÊ DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (CoTIC) Serviço de Correio Eletrônico: Política de Uso Versão 1.0 Florianopolis, abril de 2016. 1 Apresentação e Justificativa A Universidade Federal de

Leia mais

Introdução às redes de Computadores

Introdução às redes de Computadores Introdução às redes de Computadores Carlos Gustavo A. da Rocha Antes de seu surgimento (década de 50) Máquinas: grandes; complexas; muito difíceis de se operar; de propósito específico Pouca ou nenhuma

Leia mais

Internet, Intranet e Extranet

Internet, Intranet e Extranet Internet, Intranet e Extranet Disciplina: Teoria e Fundamentos de Sistemas de Informação Professor: Thiago Silva Prates Ancestral da Internet O ancestral da internet foi a ARPANET, um projeto iniciado

Leia mais

Safeweb Meetings. Manual do Usuário - Versão 2.43 Produzido por: Informática Educativa

Safeweb Meetings. Manual do Usuário - Versão 2.43 Produzido por: Informática Educativa 1 Safeweb Meetings Manual do Usuário - Versão 2.43 Produzido por: Informática Educativa 2 Sumário 1. Sobre o Safeweb Meetings... 3 2. Acesso ao programa... 4 3. Marcar Evento... 6 3 1. Sobre o Safeweb

Leia mais

Construção de sites Aula 1

Construção de sites Aula 1 Construção de sites Aula 1 Programa Instrutor Universidade Federal do Paraná Pró-reitoria de Assuntos Estudantis Departamento de Informática 31 de Julho de 2010 Indice Estrutura da Internet 1 Estrutura

Leia mais

Rede de computadores WAP. Professor Carlos Muniz

Rede de computadores WAP. Professor Carlos Muniz Rede de computadores Professor Carlos Muniz O QUE É? (sigla para Wireless Application Protocol; em português, Protocolo para Aplicações sem Fio) é um padrão internacional para aplicações que utilizam comunicações

Leia mais

Lista de exercícios - 1º bimestre 2016 REDES

Lista de exercícios - 1º bimestre 2016 REDES Lista de exercícios - 1º bimestre 2016 REDES Jean Nicandros Stragalinos Neto. Prontuário: 1616251. Curso: ADS 2º Módulo. 1) Desenhe duas redes com 7 e 8 computadores e defina a configuração IP de cada

Leia mais

Programação para Internet I

Programação para Internet I Programação para Internet I Aula 04 Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br http://www.diemesleno.com.br Na aula passada vimos... Na aula passada vimos... Unidade I - Conceitos básicos sobre

Leia mais

Linguagem de Programação Visual. Estrutura Basica do HTML5 Prof. Gleison Batista de Sousa

Linguagem de Programação Visual. Estrutura Basica do HTML5 Prof. Gleison Batista de Sousa Linguagem de Programação Visual Estrutura Basica do HTML5 Prof. Gleison Batista de Sousa O que vai ser estudado Codificação; Linguagem de Programação; Infra Estrutura Basica; Ferramentas; Implantação;

Leia mais

UNIDADE 3: Internet. Navegação na Web utilizando um browser. Utilização de uma aplicação para Correio Electrónico

UNIDADE 3: Internet. Navegação na Web utilizando um browser. Utilização de uma aplicação para Correio Electrónico PROFTIC INTERNET Professor Samuel António 2017 Navegação na Web utilizando um browser Utilização de uma aplicação para Correio Electrónico A Internet, ou apenas Net, é uma rede mundial de computadores

Leia mais

Aula 1 Apresentação sobre a Internet

Aula 1 Apresentação sobre a Internet Aula 1 Apresentação sobre a Internet Olá seja bem-vindo à primeira aula do curso de Internet 2014, neste curso você aprenderá noções básicas sobre a utilização do que hoje é o maior meio de comunicação

Leia mais

COMO SURGIU A INTERNET E SUAS APLICAÇÕES

COMO SURGIU A INTERNET E SUAS APLICAÇÕES COMO SURGIU A INTERNET E SUAS APLICAÇÕES 1 INTRODUÇÃO A Web é mais uma criação social do que técnica. Eu não a projetei como um brinquedinho. Tim Berners-Lee, criador da World Wide Web. 2 INTRODUÇÃO TECNOLOGIA

Leia mais

A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S D E O L I V E I R I N H A ( ) E S C O L A B Á S I C A D E O L I V E I R I N H A ( )

A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S D E O L I V E I R I N H A ( ) E S C O L A B Á S I C A D E O L I V E I R I N H A ( ) DISCIPLINA: TIC ANO: 7º TURMAS: A ANO LECTIVO: 2011/2012 P L A N I F I C A Ç Â O A N U A L - T I C UNIDADE DIDÁTICA 1: Tecnologias da Informação e Comunicação AULAS PREVISTAS: 13 x 90 Minutos Utilizar

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 38/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 38/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 38/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais