PROVA DELEGADO MT CESPE QUESTÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROVA DELEGADO MT CESPE QUESTÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO"

Transcrição

1 PROVA DELEGADO MT CESPE QUESTÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO 31 Em março de 2017, o governo de determinado estado da Federação declarou nulo ato que, de boa-fé, havia concedido vantagem pecuniária indevida aos ocupantes de determinado cargo a partir de janeiro de Nessa situação hipotética, Ao ato de anulação do ato que havia concedido vantagem pecuniária ofendeu diretamente o princípio da proporcionalidade. B o ato de anulação foi legal, pois atendeu a todos os preceitos legais e jurisprudenciais sobre a extinção dos atos administrativos. C o correto seria a revogação do ato, e não a sua anulação. D a declaração de nulidade do ato é nula de pleno direito, pois ocorreu a decadência do direito. E o princípio da autotutela da administração pública protege o ato de anulação determinado pelo governo. Letra D. Tendo em vista que já se passaram mais do que 5 anos, previsto no art. 54, da Lei nº 9.784/99, a Administração Pública perdeu o prazo para fazer a anulação. Não seria revogação, porque em tese se tratava de ato ilegal. Assim, caso fosse possível, seria anulação. 32 A entidade caracterizada por ser pessoa jurídica de direito privado criada por lei específica, com totalidade de capital público e forma organizacional livre, é denominada A empresa pública. B sociedade de economia mista. C consórcio público. D fundação pública. E autarquia federal. LETRA A Por ser entidade criada com capital TOTALMENTE público, trata-se de EMPRESA PÚBLICA. 33 De acordo com o entendimento do STJ, no curso da ação de improbidade administrativa, a decretação da indisponibilidade de bens do réu dependerá da A constatação da inexistência de meios de prestação de caução. B presença de fortes indícios da prática do ato imputado. C prova de dilapidação do patrimônio.

2 D presença do periculum in mora concreto. E prova da impossibilidade de recuperação do patrimônio público. LETRA B O Superior Tribunal de Justiça, ao proceder à exegese do art. 7º da Lei n /92, firmou jurisprudência segundo a qual o juízo pode decretar, fundamentadamente, a indisponibilidade ou bloqueio de bens do indiciado ou demandado, quando presentes fortes indícios de responsabilidade pela prática de ato ímprobo que cause lesão ao patrimônio público ou importe enriquecimento ilícito, prescindindo da comprovação de dilapidação de patrimônio, ou sua iminência. Isso porque o periculum in mora, nessa fase, milita em favor da sociedade, encontra-se implícito no comando legal que rege, de forma peculiar, o sistema de cautelaridade da ação de improbidade administrativa, no intuito de garantir o ressarcimento ao erário e/ou devolução do produto do enriquecimento ilícito, decorrente de eventual condenação, nos termos estabelecidos no art. 37, 7º, da Constituição. Nesse sentido: PROCESSUAL CIVIL E ADMINISTRATIVO. RECURSO ESPECIAL REPETITIVO. APLICAÇÃO DO PROCEDIMENTO PREVISTO NO ART. 543-C DO CPC. AÇÃO CIVIL PÚBLICA. IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. CAUTELAR DE INDISPONIBILIDADE DOS BENS DO PROMOVIDO. DECRETAÇÃO. REQUISITOS. EXEGESE DO ART. 7º DA LEI N /1992, QUANTO AO PERICULUM IN MORA PRESUMIDO. MATÉRIA PACIFICADA PELA COLENDA PRIMEIRA SEÇÃO. 1. Tratam os autos de ação civil pública promovida pelo Ministério Público Federal contra o ora recorrido, em virtude de imputação de atos de improbidade administrativa (Lei n /1992). 2. Em questão está a exegese do art. 7º da Lei n /1992 e a possibilidade de o juízo decretar, cautelarmente, a indisponibilidade de bens do demandado quando presentes fortes indícios de responsabilidade pela prática de ato ímprobo que cause dano ao Erário. 3. A respeito do tema, a Colenda Primeira Seção deste Superior Tribunal de Justiça, ao julgar o Recurso Especial /ES, de relatoria do em. Ministro Napoleão Nunes Maia Filho, Relator para acórdão Ministro Mauro Campbell Marques (DJe 21/9/2012), reafirmou o entendimento consagrado em diversos precedentes (Recurso Especial /MG, Rel. Ministra Eliana Calmon, Segunda Turma, julgado em 19/9/2013, DJe 26/9/2013; Recurso Especial /AM, Rel. Ministro Herman Benjamin, Segunda Turma, julgado em 18/4/2013, DJe 10/5/2013; Agravo Regimental no Agravo no Recurso Especial /DF, Rel. Ministro Teori Albino Zavascki, Primeira Turma, julgado em 28/8/2012, DJe 6/9/2012; Agravo Regimental no Agravo no Recurso Especial /SP, Rel. Ministro Benedito Gonçalves, Primeira Turma, julgado em 21/6/2012, DJe 29/6/2012; e Recurso Especial /PI, Rel. Ministro Castro Meira, Segunda Turma, julgado em 16/12/2010, DJe 10/2/2011) de que, "(...) no comando do art. 7º da Lei 8.429/1992, verifica-se que a indisponibilidade dos bens é cabível quando o julgador entender presentes fortes indícios de responsabilidade na prática de ato de improbidade que cause dano ao Erário, estando o periculum in mora

3 implícito no referido dispositivo, atendendo determinação contida no art. 37, 4º, da Constituição, segundo a qual 'os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível'. O periculum in mora, em verdade, milita em favor da sociedade, representada pelo requerente da medida de bloqueio de bens, porquanto esta Corte Superior já apontou pelo entendimento segundo o qual, em casos de indisponibilidade patrimonial por imputação de conduta ímproba lesiva ao erário, esse requisito é implícito ao comando normativo do art. 7º da Lei n /92. Assim, a Lei de Improbidade Administrativa, diante dos velozes tráfegos, ocultamento ou dilapidação patrimoniais, possibilitados por instrumentos tecnológicos de comunicação de dados que tornaria irreversível o ressarcimento ao erário e devolução do produto do enriquecimento ilícito por prática de ato ímprobo, buscou dar efetividade à norma afastando o requisito da demonstração do periculum in mora (art. 823 do CPC), este, intrínseco a toda medida cautelar sumária (art. 789 do CPC), admitindo que tal requisito seja presumido à preambular garantia de recuperação do patrimônio do público, da coletividade, bem assim do acréscimo patrimonial ilegalmente auferido". 4. Note-se que a compreensão acima foi confirmada pela referida Seção, por ocasião do julgamento do Agravo Regimental nos Embargos de Divergência no Recurso Especial /RJ, Rel. Ministro Mauro Campbell Marques, DJe 7/6/ Portanto, a medida cautelar em exame, própria das ações regidas pela Lei de Improbidade Administrativa, não está condicionada à comprovação de que o réu esteja dilapidando seu patrimônio, ou na iminência de fazê-lo, tendo em vista que o periculum in mora encontra-se implícito no comando legal que rege, de forma peculiar, o sistema de cautelaridade na ação de improbidade administrativa, sendo possível ao juízo que preside a referida ação, fundamentadamente, decretar a indisponibilidade de bens do demandado, quando presentes fortes indícios da prática de atos de improbidade administrativa. 6. Recursos especiais providos, a que restabelecida a decisão de primeiro grau, que determinou a indisponibilidade dos bens dos promovidos. 7. Acórdão sujeito ao regime do art. 543-C do CPC e do art. 8º da Resolução n. 8/2008/STJ. (REsp /BA, Rel. Ministro NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO, Rel. p/ Acórdão Ministro OG FERNANDES, PRIMEIRA SEÇÃO, julgado em 26/02/2014, DJe 19/09/2014) 34 A administração pública de determinado município brasileiro constatou o funcionamento irregular de um estabelecimento que comercializava refeições. Nessa hipótese I se houver tentativa do proprietário para impedir o fechamento do estabelecimento, a administração poderá utilizar-se da força pública, independentemente de decisão liminar. Certa. Trata-se da coercibilidade do poder de polícia do estado.

4 II a administração, com a utilização de seus próprios meios, poderá impedir o funcionamento do estabelecimento Certa. Trata-se da autoexecutoriedade do poder de polícia. III a administração estará impedida de utilizar o critério da discricionariedade para impedir o funcionamento do estabelecimento Errado. A depender do nível de irregularidade a Administração Pública poderá interditar ou tomar outra medida. Por isso tem liberdade. IV a administração deverá utilizar a polícia judiciária para executar o ato de impedir o funcionamento do estabelecimento. Errado. A polícia administrativa poderá impedir a atividade. Não é preciso, a princípio, recorrer á polícia judiciária (polícia civil ou militar). Estão certos apenas os itens A I e II. B I e III. C III e IV. D I, II e IV. E II, III e IV. LETRA A 35 O prédio onde funciona a delegacia de polícia de determinado município é de propriedade do respectivo estado da Federação. Nessa situação hipotética A a desafetação do prédio resultará em sua reversão para bem de uso comum. B se for abandonado, o prédio poderá ser objeto de usucapião, desde que pro misero. C o prédio poderá ser adquirido por terceiros. D o prédio poderá ser objeto de hipoteca legal. E o prédio está na categoria de bem dominical. LETRA C Entre as opções é a melhor resposta. Letra A está errada porque o prédio é bem de uso especial. Letra B errada porque não se admite, em nenhum caso, a usucapião. Letra C certa porque, se o bem se tornar dominical poderá ser alienado, se, ainda, preencher as demais condições que a lei fixa.

5 Letra D errada porque não se admite, em nenhum caso, a hipoteca, ou qualquer outro direito real de garantia, sobre os bens públicos. Letra E errada porque, em se tratando de bem destinado ao serviço público, é considerado bem de uso especial. 36 O delegado de polícia de determinado município solicitou o aditamento do valor, a ampliação do objeto e a prorrogação de contrato administrativo regulado pela Lei de Licitações e Contratos que tem por objeto a prestação de serviços educacionais a serem executados de forma contínua: curso de língua inglesa ministrado aos policiais lotados na sua delegacia. Nessa situação hipotética A a possibilidade de prorrogação do contrato administrativo dependerá de seu tempo de vigência. Certa. Entre as opções é a melhor. Essa questão vamos mais por eliminação, naquele sentido a menos errada. Mas, a depender do prazo de vigência, se não estiver encerrado, poderá ser prorrogado. B se a vigência do contrato estiver encerrada, a sua prorrogação, nos termos requeridos pelo delegado de polícia, será considerada um novo contrato. Errada. Mal redigida. Se estiver encerrado, não há como ser prorrogado. C se ficar comprovada a economicidade, a ampliação do objeto poderá incluir outras línguas estrangeiras. Errado porque seria ampliação do contrato sem a respectiva licitação. D ficará dispensada a análise de condições mais vantajosas do ponto de vista econômico, por já ter sido feita essa análise na etapa da licitação. Errada. Deve ser feita a análise de condições mais vantajosas do ponto de vista econômico para a prorrogação. E se o aditamento do valor ultrapassar o limite legal, o contrato de prestação de serviços será considerado um novo contrato. Errada. Questão confusa! No aditamento, em tese, não há limites. E se for aditado, não será novo contrato. LETRA A 37 A fiscalização exercida pelo TCU na prestação de contas de convênio celebrado entre a União e determinado município, com o objetivo de apoiar projeto de educação sexual voltada para o adolescente, insere-se no âmbito do controle A provocado. B meritório. C subordinado. D prévio. E vinculado LETRA E

6 A questão foi dada como letra E. no entanto, entendo que poderia, também, ser a letra B, pois o TCU poderia analisar a conveniência do programa. E, também, poderia ser a letra D, pois o controle poderia ser prévio, bem como, caberia até mesmo a letra A. 38 Um delegado de polícia, ao tentar evitar ato de violência contra um idoso, disparou, contra o ofensor, vários tiros com revólver de propriedade da polícia. Por erro de mira, o delegado causou a morte de um transeunte. Nessa situação hipotética, a responsabilidade civil do Estado A dependerá da prova de culpa in eligendo. Errada porque não depende de prova de culpa, por ser objetiva a responsabilidade. B dependerá de o delegado estar, no momento da ocorrência, de serviço. Errado. Basta que esteja no EXERCÍCIO de função administrativa. C dependerá da prova de ter havido excesso por parte do delegado. Errado. Tem que provar apenas: conduta, dano e nexo causal. D existirá se ficar provado o nexo de causalidade entre o dano e a ação. E será excluída se o idoso tiver dado causa ao crime. Errado. Mesmo que o idoso tivesse dado causa ao crime não excluiria, em princípio, a responsabilidade civil do Estado. LETRA D 39 Enquanto uma rodovia municipal era reformada, o município responsável utilizou, como meio de apoio à execução das obras, parte de um terreno de particular. Nessa hipótese, houve o que se denomina A servidão administrativa. B limitação administrativa. C intervenção administrativa supressiva. D ocupação temporária. E requisição administrativa. LETRA D Trata-se da ocupação temporária que ocorre quando o Poder Público deixa alocados, em algum terreno desocupado, máquinas, equipamentos, barracões de operários etc. Pode haver indenização quando a ocupação decorre de obras e serviços vinculados a processo de desapropriação

7 40 Configura hipótese de inexigibilidade de licitação a A prestação de serviço de natureza singular para a divulgação de campanha educacional dirigida à população. Errado porque não se insere em caso de inexigibilidade. B aquisição de serviço de informática prestado por empresa pública que tenha sido criada para esse fim específico. Errada porque não está entre as hipóteses que comportam inexigibilidade. Talvez, poderia ser dispensável. Art. 24: VIII - para a aquisição, por pessoa jurídica de direito público interno, de bens produzidos ou serviços prestados por órgão ou entidade que integre a Administração Pública e que tenha sido criado para esse fim específico em data anterior à vigência desta Lei, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado; C aquisição de gêneros perecíveis, enquanto durar o processo licitatório correspondente, desde que realizada com base no preço do dia. Errada porque é caso de licitação dispensável. XII - nas compras de hortifrutigranjeiros, pão e outros gêneros perecíveis, no tempo necessário para a realização dos processos licitatórios correspondentes, realizadas diretamente com base no preço do dia; (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994) D aquisição de armamento de determinada marca, desde que justificada a escolha por motivos de segurança pública. Errado porque não se insere em caso de inexigibilidade. E contratação, por intermédio de empresário exclusivo, de cantor consagrado pela crítica especializada. LETRA E Gustavo Scatolino Direito Administrativo Procurador da Fazenda Nacional Atualmente é Procurador da Fazenda Nacional. Bacharel em Direito e Pós-graduado em Direito Administrativo e Processo Administrativo. Ex-Assessor de Ministro do STJ. Aprovado em vários concursos públicos, dentre eles, Analista Judiciário do STJ, exercendo essa função durante 5 anos, e Procurador do Estado do Espírito Santo. Gran Cursos Online

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.286.792 - MT (2011/0242875-0) RELATORA : MINISTRA REGINA HELENA COSTA RECORRENTE : MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MATO GROSSO RECORRIDO : JOSÉ GERALDO RIVA ADVOGADO : MÁRIO RIBEIRO

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PODER JUDICIÁRIO 2ª VARA CÍVEL DE DIAMANTINO DECISÃO

ESTADO DE MATO GROSSO PODER JUDICIÁRIO 2ª VARA CÍVEL DE DIAMANTINO DECISÃO ESTADO DE MATO GROSSO PODER JUDICIÁRIO 2ª VARA CÍVEL DE DIAMANTINO DECISÃO Numero do Processo: 1000069-90.2018.8.11.0005 AUTOR: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO MATO GROSSO / MT RÉU: RAFAEL BELLO BASTOS,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL D E C I S Ã O

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL D E C I S Ã O Processo nº 4635-48.2017.4.01.3400 Ação Civil Pública de Improbidade Administrativa Classe 7300 Requerente: Ministério Público Federal Requeridos: Jorge Victor Rodrigues e outros D E C I S Ã O Trata-se

Leia mais

Em 08 de agosto de 2018 faço conclusão destes autos ao(à) Exmo(a). Sr(a). Dr(a). Andre Gustavo Livonesi, MM. Juiz(a) de Direito.

Em 08 de agosto de 2018 faço conclusão destes autos ao(à) Exmo(a). Sr(a). Dr(a). Andre Gustavo Livonesi, MM. Juiz(a) de Direito. fls. 158 Em 08 de agosto de 2018 faço conclusão destes autos ao(à) Exmo(a). Sr(a). Dr(a). Andre Gustavo Livonesi, MM. Juiz(a) de Direito. DECISÃO Processo nº: 1002405-08.2018.8.26.0407 Classe - Assunto

Leia mais

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO 01 - Aplicada em: 2017 Banca: CESPE Órgão: TRE-TO Prova: Analista Judiciário - Área Administrativa O direito administrativo consiste em um conjunto de regramentos e

Leia mais

Improbidade Administrativa

Improbidade Administrativa A Lei nº 8.429/1992, conhecida como Lei de, explicita situações consideradas violadoras da probidade na condução dos negócios públicos. Tipifica as figuras de enriquecimento ilícito (artigo 9 ), prejuízo

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DO PIAUÍ

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DO PIAUÍ PROCESSO Nº 6850-11.2015.4.01.4000 CLASSE: 7300 AÇÃO CIVIL PÚBLICA / IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA REQUERENTE: MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL REQUERIDO(S): ANTÔNIO JOSÉ CASTELO BRANCO MEDEIROS E OUTROS DECISÃO

Leia mais

Processo Coletivo Guilherme Kronemberg Hartmann

Processo Coletivo Guilherme Kronemberg Hartmann Processo Coletivo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA (Art. 37, 4º, CRFB c/c Lei nº 8.429/1992) 1. A ação de improbidade

Leia mais

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA Conceito: é o designativo técnico para a chamada corrupção administrativa, que, sob diversas formas, promove o desvirtuamento da Administração Pública

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA EM RESP Nº 1.188.608 - RS (2011/0037312-8) RELATOR EMBARGANTE ADVOGADO EMBARGADO INTERES. : MINISTRO ARNALDO ESTEVES LIMA : RODOVIÁRIA VENÂNCIO AIRES LTDA - MICROEMPRESA : EVELISE

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.467.458 - SP (2014/0157622-2) RELATOR AGRAVANTE ADVOGADOS AGRAVADO PROCURADOR : MINISTRO OG FERNANDES : MAKRO ATACADISTA S/A : MARIANA MONTE ALEGRE DE PAIVA E OUTRO(S) SERGIO

Leia mais

QUINTA CÂMARA CÍVEL Agravo de Instrumento nº Relator: DES. HENRIQUE CARLOS DE ANDRADE FIGUEIRA

QUINTA CÂMARA CÍVEL Agravo de Instrumento nº Relator: DES. HENRIQUE CARLOS DE ANDRADE FIGUEIRA QUINTA CÂMARA CÍVEL Agravo de Instrumento nº 0065128-06.2016.8.19.0000 Relator: DES. HENRIQUE CARLOS DE ANDRADE FIGUEIRA ADMINISTRATIVO. PROCESSO CIVIL. AÇÃO CIVIL PÚBLICA POR ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA.

Leia mais

Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Rio Grande do Sul 1ª Vara Federal de Bagé

Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Rio Grande do Sul 1ª Vara Federal de Bagé Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Rio Grande do Sul 1ª Vara Federal de Bagé AÇÃO CIVIL PÚBLICA DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA Nº 5001247-67.2015.4.04.7109/RS AUTOR: MINISTÉRIO PÚBLICO

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 370.012 - SC (2013/0228913-8) RELATOR : MINISTRO BENEDITO GONÇALVES EMENTA PROCESSUAL CIVIL. TRIBUTÁRIO. AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL. SERVENTIAS

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Improbidade Administrativa parte 02 Espécies de improbidade

DIREITO ADMINISTRATIVO. Improbidade Administrativa parte 02 Espécies de improbidade DIREITO ADMINISTRATIVO Improbidade Administrativa parte 02 Espécies de improbidade Ato de improbidade administrativa é todo aquele que, à custa da Administração Pública e do interesse público, importa

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO ACRE Vara Cível da Comarca de Brasileia. Decisão

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO ACRE Vara Cível da Comarca de Brasileia. Decisão fls. 53 Autos n.º 0800031-47.2018.8.01.0003 Classe Ação Civil Pública Autor Ministério Público de Brasiléia - Acre Requerido Fernanda de Souza Hassem Cesar e outros Decisão Trata-se de Ação Civil Pública

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo 1 Direito Administrativo AÇÃO CIVIL PÚBLICA A jurisprudência desta Corte é assente no sentido de que a isenção do art. 18 da Lei n. 7.347/85 aplica-se unicamente à parte autora, não sendo aplicável à ré

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça DESIS no RECURSO ESPECIAL Nº 1.149.398 - DF (2009/0136016-5) RELATOR : MINISTRO MAURO CAMPBELL MARQUES REQUERENTE : ARROZELLA ARROZEIRA TURELLA LTDA ADVOGADO : ÉDISON FREITAS DE SIQUEIRA E OUTRO(S) REQUERIDO

Leia mais

Vistos, etc. Com inteligência do disposto no art. 37, 4º da CF combinado com art. 7º da Lei n /92, visando resguardar a eficácia do

Vistos, etc. Com inteligência do disposto no art. 37, 4º da CF combinado com art. 7º da Lei n /92, visando resguardar a eficácia do fls. 316 Autos n 0900075-31.2017.8.24.0048 Ação: Ação Civil de Improbidade Administrativa/PROC Autor: Ministério Público do Estado de Santa Catarina Réu: Evandro Eredes dos Navegantes e outros Vistos,

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO HERMAN BENJAMIN RECORRENTE : FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO PROCURADOR : RAFAEL DE OLIVEIRA RODRIGUES E OUTRO(S) RECORRIDO : MAKRO ATACADISTA S/A ADVOGADOS : SERGIO FARINA FILHO EMENTA

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.394.408 - SP (2013/0232663-0) RELATOR : MINISTRO NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO AGRAVANTE : VIVO S/A ADVOGADOS : ALESSANDRA FRANCISCO DE MELO FRANCO MARIA FERNANDA DE AZEVEDO COSTA

Leia mais

Jurisprudência em Teses - N. 82 PODER DE POLÍCIA

Jurisprudência em Teses - N. 82 PODER DE POLÍCIA Edição N. 82 Brasília, 31 de maio de 2017. As teses aqui resumidas foram elaboradas pela Secretaria de Jurisprudência, mediante exaustiva pesquisa na base de jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça,

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Atualização 1: para ser juntada na pág. 736 do Livro Principais Julgados de 2016 Depois da conclusão do julgado "STJ. 4ª Turma. REsp 1.261.856/DF, Rel. Min. Marco Buzzi, julgado

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça EDcl no RECURSO ESPECIAL Nº 1.396.488 - SC (2013/0252134-1) RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS EMBARGANTE : FAZENDA NACIONAL PROCURADOR : PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL EMBARGADO : MARCELO BIGOLIN

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL ESTÁCIO-CERS DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Prof. André Mota deomotaadv@yahoo.com.br (F) Professor André Mota (IG) @profandremota.am (TW) profandremota TEORIA GERAL DOS RECURSOS 1. DEFINIÇÃO

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL ESTÁCIO-CERS DIREITO PROCESSUAL CIVIL Prof. André Mota deomotaadv@yahoo.com.br (F) Professor André Mota (IG) @profandremota.am (TW) profandremota TEORIA GERAL DOS RECURSOS 1. DEFINIÇÃO

Leia mais

Número:

Número: Justiça Federal da 1ª Região PJe - Processo Judicial Eletrônico 21/08/2018 Número: 1002237-32.2017.4.01.3200 Classe: AÇÃO CIVIL DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA Órgão julgador: 3ª Vara Federal Cível da SJAM

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 236.545 - MG (2012/0204628-8) RELATOR : MINISTRO MAURO CAMPBELL MARQUES AGRAVANTE : MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE : DAYSE MARIA ANDRADE ALENCAR E OUTRO(S) AGRAVADO :

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 19 PARTE 2

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 19 PARTE 2 AULA 19 PARTE 2 Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo I - Introdução ao Código de Defesa do Consumidor: Inversão do ônus da prova nas relações de consumo 1 Defesa do Réu (Fornecedor)

Leia mais

RIO GRANDE ENERGIA S A

RIO GRANDE ENERGIA S A APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXIGIBILIDADE DE COBRANÇA C/C REPETIÇÃO DE INDÉBITO E INDENIZAÇÃO POR DANO MORAL. LITIGÂNCIA DE MÁ-FÉ. ADVOGADO. A garantia do livre acesso ao Judiciário é direito

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA EM RESP Nº 1.269.069 - CE (2011/0308063-4) RELATOR : MINISTRO HERMAN BENJAMIN EMBARGANTE : PEDRO PAULO CIRINO NUNES ADVOGADO : DANIELA SABOYA PERINA EMBARGADO : FAZENDA NACIONAL

Leia mais

Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba

Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba O documento a seguir foi juntado aos autos do processo de número 0600668-66.2018.6.15.0000 em 20/08/2018 19:52:39 por VICTOR

Leia mais

Direitos Reais. Posse: direito de retenção; responsabilidade pelos danos causados à coisa;

Direitos Reais. Posse: direito de retenção; responsabilidade pelos danos causados à coisa; TEMA 11: POSSE EMENTÁRIO DE TEMAS: Posse: direito de retenção; responsabilidade pelos danos causados à coisa; LEITURA OBRIGATÓRIA CHAVES, Cristiano. Direitos Reais. Cristiano Chaves e Nelson Rosenvald.

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgInt no RECURSO ESPECIAL Nº 1.586.576 - SE (2016/0045415-1) RELATOR AGRAVANTE AGRAVADO ADVOGADO : MINISTRO BENEDITO GONÇALVES : FAZENDA NACIONAL : INTERGRIFFE'S NORDESTE INDUSTRIA DE CONFECÇÕES LTDA :

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO CASTRO MEIRA : LUIS CAPUCCI NETO : MUNICÍPIO DE ITÁPOLIS EMENTA trabalhistas propostas por servidores públicos municipais contratados sob o regime celetista, instituído por meio de legislação

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.310.876 - DF (2012/0039428-6) RELATOR : MINISTRO HERMAN BENJAMIN AGRAVANTE : CIRO NOGUEIRA LIMA FILHO : JOSE DE CASTRO MEIRA JUNIOR E OUTRO(S) - DF021616 AGRAVADO : MINISTÉRIO

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO TEORI ALBINO ZAVASCKI EMENTA TRIBUTÁRIO. LIMITES PERCENTUAIS À COMPENSAÇÃO. POSSIBILIDADE. REPETIÇÃO DE INDÉBITO TRIBUTÁRIO. CORREÇÃO MONETÁRIA. ÍNDICES PREVISTOS NO MANUAL DE ORIENTAÇÃO

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 18/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 18/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 18/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.286.253 - SP (2011/0211865-3) RELATOR : MINISTRO NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO AGRAVANTE : COMPANHIA DE SANEAMENTO BÁSICO DO ESTADO DE SÃO PAULO - SABESP INTERES. : ANTONIO GONÇALVES

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 120/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 120/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 120/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO MAURO CAMPBELL MARQUES AGRAVANTE AGRAVADO EMENTA PROCESSUAL CIVIL E TRIBUTÁRIO. AGRAVO REGIMENTAL. ADUANEIRO. PENA DE PERDIMENTO DE VEÍCULO OBJETO DE ARRENDAMENTO MERCANTIL (LEASING)

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg nos EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA EM RESP Nº 908.806 - SP (2009/0068733-7) RELATOR : MINISTRO TEORI ALBINO ZAVASCKI EMENTA TRIBUTÁRIO. ICMS. PEDIDO DE CREDITAMENTO. CAUSA DE PEDIR: PAGAMENTO INDEVIDO. APLICABILIDADE

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO PODER JUDICIÁRIO AGRAVO DE INSTRUMENTO N. 004396.0-79.2016.4.01.0000/BA (d) RELATOR AGRAVANTE AGRAVADO PROCURADOR PROCURADOR DESEMBARGADOR FEDERAL OLINDO MENEZES FRANCISCO SILVA CONCEIÇÃO BA00015656 -

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 927.723 - SP (2007/0167963-7) RELATOR : MINISTRO MAURO CAMPBELL MARQUES AGRAVANTE : CARLOS ALBERTO GONÇALVES ADVOGADO : JULIANA NOGUEIRA BRAZ E OUTRO(S) AGRAVADO : FAZENDA

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO LEI Nº 9.784/99 E 8.429/92

ALEXSSANDER AUGUSTO LEI Nº 9.784/99 E 8.429/92 ALEXSSANDER AUGUSTO LEI Nº 9.784/99 E 8.429/92 CAÇA ERROS... questões adaptadas Lei 8.429/92: Lei de Improbidade Administrativa "Todos os seus sonhos podem se tornar realidade se você tem coragem para

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.267.980 - SC (2011/0173063-1) RELATOR : MINISTRO HERMAN BENJAMIN AGRAVANTE : JARAGUÁ FABRIL S/A E OUTROS ADVOGADO : GILMAR KRUTZSCH E OUTRO(S) AGRAVADO : FAZENDA NACIONAL

Leia mais

Centro Nacional de Inteligência Justiça Federal

Centro Nacional de Inteligência Justiça Federal Nota Técnica n. 12/2018 Fortaleza, 17 de maio de 2018. Assunto: Tema 531/STJ. Devolução ao Erário de valores recebidos de boa-fé pelo servidor público, quando pagos indevidamente pela administração. Avaliação

Leia mais

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA Conceito: é o designativo técnico para a chamada corrupção administrativa, que, sob diversas formas, promove o desvirtuamento da Administração Pública e afronta os princípios

Leia mais

TEMA 4 DIREITO ADMINISTRATIVO

TEMA 4 DIREITO ADMINISTRATIVO PROVA ORAL QUESTÃO 1 Considerando a presença de indícios de prática de atos de improbidade administrativa por determinado servidor público, a autoridade administrativa responsável pelo inquérito representou

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg nos EDcl no RECURSO ESPECIAL Nº 1.346.852 - PR (2012/0205691-9) RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS AGRAVANTE : LUZIA APARECIDA DE OLIVEIRA ADVOGADOS : ARIELTON TADEU ABIA DE OLIVEIRA E OUTRO(S) THAIS

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.347.326 - MG (2012/0207915-8) RELATOR : MINISTRO NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO RECORRENTE : MARIA CRISTINA GOMES E OUTROS ADVOGADO : MARIA DE FÁTIMA CHALUB MALTA E OUTRO(S) RECORRIDO

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça PEDIDO DE TUTELA PROVISÓRIA Nº 1.256 - DF (2018/0013130-3) RELATOR : MINISTRO HERMAN BENJAMIN REQUERENTE : PLURAL INDUSTRIA GRAFICA LTDA E OUTROS ADVOGADO : FLAVIO EDUARDO SILVA DE CARVALHO - DF020720

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça CONFLITO DE COMPETÊNCIA Nº 123.828 - GO (2012/0161212-4) RELATOR SUSCITANTE SUSCITADO : MINISTRO MAURO CAMPBELL MARQUES : TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ESTADO DE GOIÁS : JUÍZO DE DIREITO DE JARAGUÁ -

Leia mais

Polícia Civil Direito Administrativo Improbidade Administrativa Clóvis Feitosa

Polícia Civil Direito Administrativo Improbidade Administrativa Clóvis Feitosa Polícia Civil Direito Administrativo Improbidade Administrativa Clóvis Feitosa 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Improbidade Administrativa Clovis Feitosa IMPROBIDADE

Leia mais

EXECUÇÃO DE CRÉDITOS DA FAZENDA PÚBLICA: RITO DA EXECUÇÃO FISCAL OU DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL.

EXECUÇÃO DE CRÉDITOS DA FAZENDA PÚBLICA: RITO DA EXECUÇÃO FISCAL OU DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL. P á g i n a 128 EXECUÇÃO DE CRÉDITOS DA FAZENDA PÚBLICA: RITO DA EXECUÇÃO FISCAL OU DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL. Rodrigo Toaldo Cappellari 59 O presente ensaio tem por escopo a análise de um tema afeto

Leia mais

A Execução Fiscal e o novo CPC. < competência > Prof. Mauro Luís Rocha Lopes

A Execução Fiscal e o novo CPC. < competência > Prof. Mauro Luís Rocha Lopes A Execução Fiscal e o novo CPC < competência > Prof. Mauro Luís Rocha Lopes LEF, art. 5º A competência para processar e julgar a execução da Dívida Ativa da Fazenda Pública exclui a de qualquer outro juízo,

Leia mais

R E L A T Ó R I O O EXMO. SR. DESEMBARGADOR FEDERAL LÁZARO

R E L A T Ó R I O O EXMO. SR. DESEMBARGADOR FEDERAL LÁZARO R E L A T Ó R I O GUIMARÃES (RELATOR): O EXMO. SR. DESEMBARGADOR FEDERAL LÁZARO Trata-se de agravo inominado interposto ante decisão que negou seguimento ao recurso, impugnando decisum proferido pelo MM.

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.763.619 - SP (2018/0224659-7) RELATOR : MINISTRO HERMAN BENJAMIN RECORRENTE : MOIZANIEL JOSE MOREIRA ADVOGADO : PAULO LOPES DE ORNELLAS - SP103484 RECORRIDO : FAZENDA DO ESTADO DE

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgInt no AgRg no AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 760681 - SC (2015/0196926-6) RELATOR : MINISTRO NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO AGRAVANTE : ESTADO DE SANTA CATARINA PROCURADOR : EZEQUIEL PIRES E OUTRO(S) - SC007526

Leia mais

URGENTE PEDIDO DE LIMINAR IN AUDITA ALTERA PARS

URGENTE PEDIDO DE LIMINAR IN AUDITA ALTERA PARS EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ FEDERAL DA VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ANÁPOLIS/GO. Procedimento Preparatório nº 1.18.001.000217/2016-95 e Cópias do Inquérito Policial nº 0005/2015 URGENTE PEDIDO

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 36/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 36/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 36/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Improbidade Administrativa Guilherme Kronemberg Hartmann

Improbidade Administrativa Guilherme Kronemberg Hartmann Improbidade Administrativa Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA (Art. 37, 4º, CRFB c/c Lei nº 8.429/1992) - Lei nº 8.429/1992:

Leia mais

Número:

Número: Justiça Federal da 1ª Região PJe - Processo Judicial Eletrônico Consulta Processual 16/07/2018 Número: 1012743-15.2018.4.01.3400 Classe: AÇÃO CIVIL DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA Órgão julgador: 20ª Vara

Leia mais

XVI - RECURSO EM SENTIDO ESTRITO

XVI - RECURSO EM SENTIDO ESTRITO RELATOR : DESEMBARGADORA FEDERAL VICE PRESIDENTE RECORRENTE : MINISTERIO PUBLICO FEDERAL RECORRIDO : EDSON ANTONIO DE OLIVEIRA ADVOGADO : NASCIMENTO ALVES PAULINO E OUTRO ORIGEM : PRIMEIRA VARA FEDERAL

Leia mais

Improbidade Administrativa

Improbidade Administrativa Improbidade Administrativa - Lei 8429/1992 Professora Claudete Pessôa Ação de Improbidade Administrativa Fundamento: preservação do Princípio da Moralidade Administrativa art. 37, caput, CF. Poderoso

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO ARI PARGENDLER RECORRENTE : SERV SCREEN INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MATERIAIS SERIGRÁFICOS LTDA - MASSA FALIDA REPR. POR : ALFREDO LUIZ KUGELMAS - SÍNDICO ADVOGADO : RENATO DE LUIZI JÚNIOR

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.459.072 - SP (2014/0130356-4) RELATOR : MINISTRO BENEDITO GONÇALVES AGRAVANTE : USINA GOIANESIA S/A AGRAVADO : FAZENDA NACIONAL ADVOGADO : PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR RECORRENTE RECORRIDO RECURSO ESPECIAL Nº 1.417.942 - PB (2013/0376201-9) : MINISTRO HUMBERTO MARTINS : CÍCERO DE LUCENA FILHO : WALTER DE AGRA JUNIOR E OUTRO(S) : MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL : EVERALDO

Leia mais

RECUPERAÇÃO JUDICIAL I

RECUPERAÇÃO JUDICIAL I Superior Tribunal de Justiça Brasília, 27 de Maio de 2015 - Nº 35 As teses aqui resumidas foram elaboradas pela Secretaria de Jurisprudência, mediante exaustiva pesquisa na base de jurisprudência do Superior

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 488.007 - RN (2014/0056893-4) RELATOR : MINISTRO MAURO CAMPBELL MARQUES AGRAVANTE : MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL AGRAVADO : FRANCISCO DE ASSIS SILVA SANTOS ADVOGADO

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 90.001 - SP (2011/0207167-7) RELATORA : MINISTRA ASSUSETE MAGALHÃES AGRAVANTE : MUNICÍPIO DE SÃO PAULO PROCURADOR : ROGÉRIO STEFFEN E OUTRO(S) AGRAVADO : BEARINGPOINT

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.135.251 - SP (2009/0068784-3) RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS RECORRENTE : FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO PROCURADOR : MARIA AMÉLIA SANTIAGO DA SILVA MAIO E OUTRO(S) RECORRIDO

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.064.528 - RN (2008/0123592-4) RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS AGRAVANTE : NATAL COMBUSTÍVEIS LTDA ADVOGADO : RODRIGO DANTAS DO NASCIMENTO AGRAVADO : ESTADO DO

Leia mais

Responsabilidade Civil dos Hospitais e Clínicas

Responsabilidade Civil dos Hospitais e Clínicas AULA 13 Responsabilidade Civil dos Hospitais e Clínicas Ato extramédico Ato paramédico Ato médico Para haver responsabilidade objetiva do hospital, é necessário provar primeiro a responsabilidade subjetiva

Leia mais

A Notificação Prévia Prejudica A Razoável Duração Do Processo. por ato de improbidade administrativa foi instituída pela Medida Provisória

A Notificação Prévia Prejudica A Razoável Duração Do Processo. por ato de improbidade administrativa foi instituída pela Medida Provisória A notificação prévia nas ações de responsabilidade civil por ato de improbidade administrativa foi instituída pela Medida Provisória 2.225-45/2001, a qual incluiu, por meio de seu artigo 4º, sete parágrafos

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO CASTRO MEIRA : IA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL EMENTA PROCESSUAL CIVIL. EXECUÇÃO FISCAL. EXTINÇÃO. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS. VERBA IRRISÓRIA. EXASPERAÇÃO. 1. Os honorários advocatícios são

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.358.093 - SC (2012/0262241-8) RELATOR : MINISTRO NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO AGRAVANTE : FAZENDA NACIONAL PROCURADOR : PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL AGRAVADO : SB INFORMÁTICA

Leia mais

ANÁLISE DA APLICAÇÃO DAS MULTAS POR FALTA DE PAGAMENTO DE ISS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO NA VIGÊNCIA DE MEDIDA LIMINAR

ANÁLISE DA APLICAÇÃO DAS MULTAS POR FALTA DE PAGAMENTO DE ISS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO NA VIGÊNCIA DE MEDIDA LIMINAR ANÁLISE DA APLICAÇÃO DAS MULTAS POR FALTA DE PAGAMENTO DE ISS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO NA VIGÊNCIA DE MEDIDA LIMINAR MARCUS OLIVEIRA Mestre em Direito Tributário Questão problema Pode haver aplicação

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA 8.429/92 ARTUR PRADO

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA 8.429/92 ARTUR PRADO DIREITO ADMINISTRATIVO LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA 8.429/92 ARTUR PRADO LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA 1-CONCEITO Em sentido amplo, Improbidade Administrativa é o ato ilegal ou contrário aos princípios

Leia mais

Concurso Delegado de Polícia Civil da PC/MS Questões de Direito Administrativo

Concurso Delegado de Polícia Civil da PC/MS Questões de Direito Administrativo QUESTÃO 72 Concurso Delegado de Polícia Civil da PC/MS Questões de Direito Administrativo Gabarito: Letra D Comentário: Art. 12. O serviço de busca e fornecimento da informação é gratuito, salvo nas hipóteses

Leia mais

PROVA DE DELEGADO DA POLÍCIA CIVIL DO RIO GRANDE DO SUL (PC RS) FUNDATEC QUESTÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÕES 41 A 48

PROVA DE DELEGADO DA POLÍCIA CIVIL DO RIO GRANDE DO SUL (PC RS) FUNDATEC QUESTÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÕES 41 A 48 PROVA DE DELEGADO DA POLÍCIA CIVIL DO RIO GRANDE DO SUL (PC RS) FUNDATEC QUESTÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÕES 41 A 48 QUESTÃO NÚMERO 41 I Errado. O Direito Administrativo não teve origem na Idade

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO MAURO CAMPBELL MARQUES EMENTA ADMINISTRATIVO. PODER DE POLÍCIA. LOJA DE DEPARTAMENTO. VIGILÂNCIA NÃO OSTENSIVA. ART. 10, 4º, DA LEI N. 7.102/83. INAPLICABILIDADE. 1. Pacífico o entendimento

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO HERMAN BENJAMIN AGRAVANTE : ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADOR : OLGA ALINE ORLANDINI CAVALCANTE E OUTRO(S) AGRAVADO : JOSÉ FERNANDO ROTH ADVOGADO : DÊNIS BADERMANN DE LEMOS E OUTRO(S)

Leia mais

AGENTES II E IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

AGENTES II E IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA AGENTES II E IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA Direito de greve e à sindicalização: Os servidores públicos gozam do direito de greve, nos termos e limites previstos em lei específica, conforme dispõe o art. 37,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE VITÓRIA DA CONQUISTA

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE VITÓRIA DA CONQUISTA AUTOR: MINISTERIO PUBLICO FEDERAL RÉUS: HÉLIO RAMOS LIMA, MÔNICA ALVES DE SOUZA LIMA, LAÉRCIO SOARES, ANSELMO CORREIA LIMA, NIVALDO DE SOUZA LIMA, EVANDRO ALVES MARINHO, ADAUTO SOUZA PINHEIRO, CONSTRUTORA

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal RECURSO EXTRAORDINÁRIO 910.603 MINAS GERAIS RELATORA : MIN. CÁRMEN LÚCIA RECTE.(S) :MARLUCIA BARBOSA OTONI ADV.(A/S) :ALESSANDRA COIMBRA DE CASTRO E OUTRO(A/S) RECDO.(A/S) :MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgInt no AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 777.387 - SC (2015/0227479-3) RELATOR AGRAVANTE AGRAVADO ADVOGADOS : MINISTRO BENEDITO GONÇALVES : FAZENDA NACIONAL : MAXUL ALIMENTOS LTDA : EDSON LUIZ FAVERO - SC010874

Leia mais

FUNDAÇÃO REGIONAL EDUCACIONAL DE AVARÉ ESTADO DE SÃO PAULO

FUNDAÇÃO REGIONAL EDUCACIONAL DE AVARÉ ESTADO DE SÃO PAULO FUNDAÇÃO REGIONAL EDUCACIONAL DE AVARÉ ESTADO DE SÃO PAULO CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS Nº 001/2018 EDITAL DE DIVULGAÇÃO DO GABARITO DA PROVA DISCURSIVA A Fundação Regional Educacional de Avaré,

Leia mais

ISS NO STJ. Robinson Barreirinhas Agosto/2012

ISS NO STJ. Robinson Barreirinhas Agosto/2012 ISS NO STJ Robinson Barreirinhas robinson.barreirinhas@gmail.com Agosto/2012 ISS local da prestação DL 406/1968, art. 12. Considera-se local da prestação do serviço: a) o do estabelecimento prestador ou,

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO HERMAN BENJAMIN EMENTA TRIBUTÁRIO. EXPEDIÇÃO DE CERTIDÃO POSITIVA DE DÉBITO COM EFEITO DE NEGATIVA. SÓCIO FIADOR NA EMPRESA. EXPEDIÇÃO. IMPOSSIBILIDADE. 1. O art. 4º, II, da Lei 6.830/1980

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 611.065 - ES (2014/0278137-7) RELATORA AGRAVANTE ADVOGADO AGRAVADO : MINISTRA REGINA HELENA COSTA : ELISEU IOSHITO SUZUKI : FABRÍCIO DE OLIVEIRA CAMPOS E OUTRO(S) : MINISTÉRIO

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO MARANHÃO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO MARANHÃO Consulta realizada em: 31/05/ :01:14 Processo de 2 Grau

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO MARANHÃO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO MARANHÃO Consulta realizada em: 31/05/ :01:14 Processo de 2 Grau PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO MARANHÃO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO MARANHÃO Consulta realizada em: 31/05/2015 16:01:14 Processo de 2 Grau Numeração Única: 0000428 93.2009.8.10.0104 Número: 0428942013

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 714.100 - SP (2015/0120881-6) RELATOR : MINISTRO MAURO CAMPBELL MARQUES : OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E TABELIAO DE NOTAS DO MUNICIPIO DE CARAPICUIBA

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 24/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 24/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 24/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo DEMONSTRATIVA Professor Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br Olá, bem-vindo ao nosso curso para o concurso de Auditor-Fiscal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO BENEDITO GONÇALVES AGRAVANTE : MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE PROCURADORES : DAYSE MARIA ANDRADE ALENCAR E OUTRO(S) GLEYTON PRADO E OUTRO(S) AGRAVADO : BANCO ABN AMRO REAL S/A ADVOGADO

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.409.209 - CE (2013/0338180-5) RELATORA : MINISTRA ELIANA CALMON EMENTA PROCESSUAL CIVIL E PREVIDENCIÁRIO - RECURSO ESPECIAL - EXECUÇÃO - ÓBITO DA PARTE AUTORA - PRESCRIÇÃO DA PRETENSÃO

Leia mais

A EXECUÇÃO PROVISÓRIA DA PENALIDADE DE CONTRATAR COM O PODER PÚBLICO IMPOSTA EM AÇÕES DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. DESCABIMENTO.

A EXECUÇÃO PROVISÓRIA DA PENALIDADE DE CONTRATAR COM O PODER PÚBLICO IMPOSTA EM AÇÕES DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. DESCABIMENTO. A EXECUÇÃO PROVISÓRIA DA PENALIDADE DE CONTRATAR COM O PODER PÚBLICO IMPOSTA EM AÇÕES DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. DESCABIMENTO. Gina Copola Α (novembro/2.011) I - Tema que tem nos causado grande preocupação

Leia mais