Sistemas Operacionais de Tempo Real - Teclados Matriciais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistemas Operacionais de Tempo Real - Teclados Matriciais"

Transcrição

1 1 / 27 Sistemas Operacionais de Tempo Real - Teclados Matriciais por Henrique Frank W. Puhlmann Introdução Chaves eletromecânicas são uma forma quase primitiva de interface entre um sistema eletrônico e um ser humano. Por meio delas, podemos selecionar, programar e responder a estímulos do sistema. As chaves organizadas em arranjos matriciais, por exemplo, formam dispositivos mais complexos, que conhecemos por teclados. Este artigo trata de rotinas padronizadas em linguagem C para microcontroladores da família MCS-51, para configurar e tratar as particularidades de um teclado, gerando os sinais de estímulo e realizando a leitura, realizando também debouncing por software, identificando a(s) tecla(s) acionada(s) e preparando uma rotina para o tratamento dessa(s) tecla(s). Para uma melhor compreensão do que será tratado nesse artigo, recomendo a leitura dos seguintes artigos técnicos: Leitura de chaves mecânicas e o processo de debounce Teclado matricial e varredura de teclas Sistemas Operacionais de Tempo Real - Introdução Sistemas Operacionais de Tempo Real - Timers

2 2 / 27 Arquitetura de Hardware Na biblioteca de rotinas padronizadas, que será apresentada a seguir, são consideradas duas formas distintas de seleção da matriz de teclas: Seleção por linhas codificadas A seleção por linhas codificadas, como ilustrado na Figura 1, pode ser realizada utilizando-se um decodificador/ Multiplexador na saída dos sinais de seleção. Um componente desse tipo é o 74LS139 [1]. Nessa forma de seleção do teclado são utilizados poucos pinos do port para codificar o número da linha de seleção a ser ativada em código binário. Ou seja, 1 bit seleciona até duas linhas, 2 bits quatro etc. A intenção foi a de economizar pinos nos ports do microcontrolador, especialmente se o teclado for grande. A rotina da biblioteca para essa configuração foi batizada de ROTINA DE LEITURA DE MATRIZ DE CONTATOS I.. Figura 1: Teclado matricial com seleção por linhas codificadas Seleção por linhas separadas A seleção com linhas separadas é realizada conforme ilustrado na Figura 2. A rotina da biblioteca para essa configuração foi batizada de ROTINA DE LEITURA DE MATRIZ DE CONTATOS II.

3 3 / 27 Figura 2: Teclado matricial com seleção por linhas separadas Rotinas padronizadas em C para teclados matriciais O código em linguagem C para os teclados matriciais segue o mesmo padrão do desenvolvido para os timers em Sistemas Operacionais de Tempo Real Timers. Tem um conjunto de definições e variáveis, uma parte a ser inserida na rotina de interrupção do timer, de forma que quando o timer virtual do teclado terminar a contagem, é sinalizado para o programa principal que a contagem terminou. No programa principal são inseridas algumas inicializações, as rotinas de leitura do teclado, debounce e tratamento da tecla. Essa solução é um pouco diferente da implementada para os displays de 7 segmentos, pois entende-se que tratar teclado não é uma tarefa prioritária para um sistema e não necessita de uma temporização precisa. Assim, o trecho de código para a leitura do teclado não foi colocado dentro da rotina de interrupção do timer. Assim ela é executada na medida em que é possível. Definições e variáveis A seguir os códigos exemplo referentes às definições e configurações correspondentes às arquiteturas descritas anteriormente. Esse trecho de código é inserido tipicamente num arquivo do tipo.h do programa.

4 4 / 27 ROTINA DE LEITURA DE MATRIZ DE CONTATOS I (Sinais de seleção codificados) - Definições e Inicializações

5 ROTINA DE LEITURA DE MATRIZ DE CONTATOS II (Sinais de seleção separados) - Definições e Inicializações 5 / 27

6 6 / 27 São utilizadas algumas convenções com relação às definições e uso das constantes. Em todo o programa, 1 quer dizer ligado ou ativo e 0 desligado ou inativo. Este trecho de código é na sua essência o configurador do teclado, amarrando as particularidades do hardware com o software. O que deve ser configurado: #define FREQ_DE_INTERRUP_TIMER_MATRIZ_DE_CONTATOS: Define a frequência com a qual é realizada um a varredura completa do teclado. 10 vezes por segundo é uma taxa razoável; #define NUMERO_DE_LINHAS_DA_MATRIZ: Define o número de linhas de seleção da matriz de teclas; #define PORTA_DE_ENTRADA_DA_MATRIZ: Define em que port estão conectadas as entradas do teclado; #define PORTA_DE_SAIDA_DA_SELECAO_DA_MATRIZ: Define em que port estão conectadas as linhas de seleção das teclas; #define MASCARA_DA_MATRIZ: Aqui é definida a posição e abrangência das linhas de entrada; #define MASCARA_DA_SELECAO: Filtra os bits dos sinais de seleção; #define SELETOR_DOS_SINAIS_DE_SELECAO: Define posição do primeiro bit do conjunto de seleção que será deslocado em anel para selecionar as colunas de teclas ; #define SAIDAS_INVERTIDAS : Colocar essa linha como comentário, se acaso as linhas de seleção não precisarem ser invertidas; #define INCREMENTO_PARA_O_CONTADOR_DE_SELECAO: Define o "mais 1" no contador, no caso da seleção codificada; unsigned char ucmatrizdecontatosdeentrada[numero_de_linhas_da_matriz]: É necessário iniciar com zeros essa matriz; As demais variáveis e constantes são calculadas automaticamente pelo programa. Rotina de debounce - Definições e Inicializações

7 7 / 27 Rotina de Identificação de Contatos - Definições e Inicializações Código a ser inserido no corpo do programa principal O código a seguir testa um flag (bflagdetemporizacaodamatrizdecontatos) que é ativado pela rotina de interrupção quando for terminada a contagem do temporizador virtual de leitura do teclado. Se o flag foi acionado, é realizada a varredura do teclado e testado se há teclas acionadas. Se houver teclas acionadas, a rotina sinaliza com outro flag (bflagdenovaleituradematrizdecontatos) de que há contatos acionados. Nesse código estão indicadas as rotinas de debounce, identificação dos contatos acionados e de execução de ações em função dos contatos acionados. Esses códigos serão apresentados mais adiante.

8 8 / 27 ROTINA DE LEITURA DE MATRIZ DE CONTATOS I (Sinais de seleção codificados)

9 ROTINA DE LEITURA DE MATRIZ DE CONTATOS II (Sinais de seleção separados) 9 / 27

10 10 / 27 Rotina de debounce Na saída da rotina de leitura de contatos é acionado um flag (bflagdenovaleituradematrizdecontatos) para sinalizar que há novos dados. Esse flag é testado e se afirmativo inicia-se o processo de debounce. A rotina de debounce basicamente testa se o que foi lido está estável há pelo menos N leituras. Se não, é reiniciado o contador de debounce. Como a frequência de leitura do teclado é baixa, o valor de N pode ser pequeno também, por exemplo 2 ou 3. Quando a rotina decide que a leitura está estável e tem tecla acionada, é acionado um flag (bflagdeterminodedebounce) para ativar o próximo passo do tratamento de teclas.

11 11 / 27 Rotina que identifica os contatos acionados Esta rotina varre a matriz de teclas, verifica se há teclas acionadas. Se positivo, determina a posição dessas teclas e o número total de teclas acionadas. Se houver teclas acionadas, a rotina sinaliza com um flag (bflagresultadosmatrizdecontatos) para ativar o próximo passo do programa de tratamento de teclas.

12 12 / 27 Rotina de execução de ações em função dos contatos Código a ser inserido na rotina de interrupção do Timer 0 O trecho de código a seguir implementa um temporizador virtual para temporização do início de varredura do teclado. Sempre que o contador termina a contagem, o contador é reinicializado e é sinalizado que a temporização terminou.

13 13 / 27 EXEMPLO Nesse programa foi aproveitado o mesmo programa desenvolvido para a demonstração de operação dos timers e displays de 7 segmentos de tempo real, acrescidos os trechos relativos ao teclado. Aqui será programado o Timer 0 no modo 2 de operação, com o microcontrolador operando com um clock de 4 MHz e uma frequência de interrupção de 1,5 khz. Foram definidos 3 displays de 7 segmentos do tipo II com a seleção separada, e atualizados a cada 30 contagens cada um. Também foi definido um teclado matricial, cujas linhas de entrada estão alocadas aos bits 0 a 2 do Port 2 e as linhas de seleção aos bits 4 a 7 do mesmo Port. Confira o código no quadro abaixo.

14 14 / 27

15 15 / 27

16 16 / 27

17 17 / 27

18 18 / 27

19 19 / 27

20 20 / 27

21 21 / 27

22 22 / 27

23 23 / 27

24 24 / 27 Simulação do Exemplo Se você quiser simular o programa exemplo acima e explorá-lo um pouco mais, siga os seguintes passos:. Instale o KEIL C51 μvision [2]; Baixe o arquivo Testa_Teclado.zip [3]; Instale os arquivos de Testa_Teclado.zip num diretório para testes; Navegue até o diretório de testes e acione o arquivo Testa_teclado.uvproj (2 clickes ) (Figura 3). Figura 3: Arquivos no diretório de teste Nesse instante deverá abrir o programa Keil e a tela deverá ser a retratada na Figura 4. Esse painel permite navegar no código em C, editá-lo e compilá-lo. Não é necessário fazer isso para realizar a simulação, mas você poderá posteriormente alterar alguns parâmetros do código e testar o programa com as novas alterações.

25 25 / 27 Figura 4: Programa Keil pronto com o programa exemplo carregado A seguir coloque o programa no modo de Debug (Figura 5, Figura 6 e Figura 7) para que se possa iniciar a simulação. Figura 5: Selecionando o modo Debug do programa

26 26 / 27 Antes de entrar no modo de depuração, aparece na tela a mensagem da Figura 6. Clique no OK para continuar. Figura 6: Aviso de que no modo de avaliação, o código fica limitado a 2K Figura 7: Modo Debug de operação Observe que já estão destacados os painéis de monitoramento do Timer 0, do Port 1, cujo bit 1 deverá ser alternado a cada término de contagem do temporizador de software do teste do timer e cujos bits 5, 6 e 7 são usados como linhas de seleção dos 3 displays, e o Port 3, onde aparecem os códigos de cada dígito de 7 segmentos. Nessa simulação, aparecem os números 1, 2 e 3 respectivamente nos displays 0, 1 e 2. Também aparece o painel de monitoramento do Port 2, onde os bits de 0 a 2 são as entradas do teclado e os bits 4 a 7 os sinais de seleção da matriz É possível utilizar as teclas de função F11 para executar o programa passo a passo ou F5 para entrar em execução. Recomendo que você inicie a simulação utilizando o passo a passo para poder observar detalhadamente como que funciona o mecanismo de operação desse programa.

27 27 / 27 Resumo Neste artigo técnico foram apresentadas algumas possíveis soluções padronizadas para a leitura e tratamento de teclados matriciais com auxílio de um timer de hardware. Essas soluções constituem uma biblioteca padronizada para a utilização dos teclados matriciais em microcontroladores da família MCS-51, codificada em C, para ser compilada no programa da Keil. Depois foi desenvolvido um programa exemplo para que você possa simular o que foi apresentado e observar os detalhes dessa implementação. Repare que a aplicação tem uma complexidade razoável e foi montada a partir das rotinas de biblioteca em menos de meia hora. E funciona!!!! Este artigo é o quarto da série de artigos que abordam algumas funções comuns em projetos de sistemas embarcados de tempo real. Confira os demais artigos (em breve). Sistemas Operacionais de Tempo Real Sistemas Operacionais de Tempo Real - Introdução - Apresentação introdutória do que é um sistema operacional e as características que o tornam um sistema de tempo real. Também são apresentadas algumas estruturas que facilitam o seu projeto. Bibliotecas de funções e rotinas padronizadas em linguagem C para MCS-51 Timers - É apresentada uma biblioteca desenvolvida em linguagem C para a inicialização e o uso dos Timers do MCS-51; Displays de 7 segmentos É apresentada uma biblioteca desenvolvida em linguagem C para a inicialização e o uso em displays de 7 segmentos; Teclados Matriciais (este artigo) É apresentada uma biblioteca desenvolvida em linguagem C para varredura, leitura, debounce, identificação da tecla acionada e desvio para a rotina de tratamento. A forma como as rotinas foram escritas, permitem sua fácil reutilização em outros projetos; Periféricos (Em breve) - É apresentada uma biblioteca desenvolvida em linguagem C para a inicialização e o uso de alguns periféricos, tais como conversores A/D, sensor de temperatura e memórias seriais. Referências [1] [2] [3]

Sistemas Operacionais de Tempo Real Displays de 7 segmentos

Sistemas Operacionais de Tempo Real Displays de 7 segmentos 1 / 31 Sistemas Operacionais de Tempo Real Displays de 7 segmentos por Henrique Frank W. Puhlmann Introdução Este artigo faz parte da série de artigos que apresenta Bibliotecas de funções e rotinas padronizadas

Leia mais

EXPERIÊNCIA 4: IMPLEMENTAÇÃO DE UM CRONÔMETRO

EXPERIÊNCIA 4: IMPLEMENTAÇÃO DE UM CRONÔMETRO EXPERIÊNCIA 4: IMPLEMENTAÇÃO DE UM CRONÔMETRO Autores: Prof. Dr. André Riyuiti Hirakawa, Prof. Dr. Carlos Eduardo Cugnasca e Prof. Dr. Paulo Sérgio Cugnasca Versão 1.0-05/2005 1. OBJETIVO Esta experiência

Leia mais

Instruções para instalação do software ESI[Tronic] + KTS. Figura 2

Instruções para instalação do software ESI[Tronic] + KTS. Figura 2 Instruções para instalação do software ESI[Tronic] + KTS Passo 1 É importante que o KTS esteja conectado ao computador (via porta USB ou serial) e na energia, vide figura 1. Observar também se o LED verde

Leia mais

Simulação de programas assembly para o HCS12 no CodeWarrior

Simulação de programas assembly para o HCS12 no CodeWarrior UNIFEI Universidade Federal de Itajubá IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação ELT044 Laboratório de Microcontroladores Simulação de programas assembly para o HCS12 no CodeWarrior

Leia mais

Prof. Adilson Gonzaga

Prof. Adilson Gonzaga Prof. Adilson Gonzaga Outras características importantes em Microprocessadores/Microcontroladores Redução de Potência de Operação As versões CHMOS (89C51, 89S52, etc ) da família MCS-51 possuem dois modos

Leia mais

MSP430 Lab 01 Instalação do Code Composer Studio e teste da Launchpad

MSP430 Lab 01 Instalação do Code Composer Studio e teste da Launchpad MSP430 Lab 01 Instalação do Code Composer Studio e teste da Launchpad Imagem LaunchPad Texas Instruments Neste post iremos tratar dos primeiros passos com o microcontrolador MSP430G2553 da Texas Instruments

Leia mais

14/3/2016. Prof. Evandro L. L. Rodrigues

14/3/2016. Prof. Evandro L. L. Rodrigues SEL 433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I Prof. Evandro L. L. Rodrigues Tópicos do curso Conceitos básicos - Aplicações e utilizações dos microcontroladores

Leia mais

07/06/2015. Outras características importantes em Microprocessadores/Microcontroladores SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I

07/06/2015. Outras características importantes em Microprocessadores/Microcontroladores SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I Redução de Potência de Operação As versões CHMOS (89C51, 89S52, etc ) da família MCS-51 possuem dois modos de controle de redução de potência de operação do chip.

Leia mais

Portas de entrada e saída; Interrupções; Interrupções externas; Temporizadores Contadores; Interface Serial

Portas de entrada e saída; Interrupções; Interrupções externas; Temporizadores Contadores; Interface Serial Periféricos Integrados do 8051 Portas de entrada e saída; Interrupções; Interrupções externas; Temporizadores Contadores; Interface Serial Periféricos Integrados do 8051 Portas de entrada e saída O 8051

Leia mais

SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I

SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I SEL 433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I Apresentação do curso Critério de avaliação Média final = 0.8 * MP + 0.2 * ME onde MP = (P1 + P2) / 2 e ME = Notas

Leia mais

Técnicas de Interface com Microcontroladores (8051)

Técnicas de Interface com Microcontroladores (8051) SEL- APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I Técnicas de Interface com Microcontroladores (0) Estrutura das Portas do 0: Todas as quatro Portas (P0,P,P,P) da família de Microcontroladores MCS- são bi-direcionais.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 9º PERÍODO. Profª Danielle Casillo

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 9º PERÍODO. Profª Danielle Casillo UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 9º PERÍODO Profª Danielle Casillo Ambiente de software desenvolvido para a programação, configuração, depuração e documentação de programas

Leia mais

Tutorial 132 CP DUO Configuração MODBUS Escravo

Tutorial 132 CP DUO Configuração MODBUS Escravo Tutorial 132 CP DUO Configuração MODBUS Escravo Este documento é propriedade da ALTUS Sistemas de Informática S.A., não podendo ser reproduzido sem seu prévio consentimento. Altus Sistemas de Informática

Leia mais

Localizador de Defeitos

Localizador de Defeitos Manual de Instalação Rev. 4 Índice Índice...2 1 - Software...3 1.1 - Instalação...3 2 - Driver de comunicação...5 2.1 - Windows XP...5 2.2 - Windows Vista...7 2.3 - Windows 7...10 2.4 - Windows 8...13

Leia mais

EXPERIÊNCIA 5: IMPLEMENTAÇÃO DE UM CRONÔMETRO COM INTERRUPÇÃO

EXPERIÊNCIA 5: IMPLEMENTAÇÃO DE UM CRONÔMETRO COM INTERRUPÇÃO EXPERIÊNCIA 5: IMPLEMENTAÇÃO DE UM CRONÔMETRO COM INTERRUPÇÃO Autores: Prof. Dr. Marco Túlio Carvalho de Andrade, Prof. Dr. Carlos Eduardo Cugnasca, Prof Dr. André Riyuiti Hirakawa, Prof. Dr. Paulo Sérgio

Leia mais

O Pino P2.7 não está sendo usado e cada Display mostrará valores de 0 a 9.

O Pino P2.7 não está sendo usado e cada Display mostrará valores de 0 a 9. Lista de Exercícios 2 Conceitos envolvidos: a) Interface serial RS232 b) Interface com Teclado Matricial c) Interface com Displays de 7 segmentos d) Interface com LCD e) Interface com Conversores A/D e

Leia mais

Lista de Exercícios 1

Lista de Exercícios 1 Conceitos envolvidos: a) Memória de Dados (interna e externa) b) Memória de Programa (interna e externa) c) Operações aritméticas e lógicas d) Portas e) Endereçamento a Bit f) Contadores e Temporizadores

Leia mais

Dispositivos Externos Guia do Usuário

Dispositivos Externos Guia do Usuário Dispositivos Externos Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos

Leia mais

Prof. Adilson Gonzaga

Prof. Adilson Gonzaga Prof. Adilson Gonzaga Temporização da CPU Todos os Microcontroladores da família MCS-51 têm um oscilador interno. Para uso deste oscilador deve-se conectar um cristal entre os pinos Xtal1 e Xtal2 da CPU.

Leia mais

Manual Studio Uno 2.0

Manual Studio Uno 2.0 Manual Studio Uno.0 Primeiros Passos REVISÃO 0.4 - Mostrar fio motor passando pelo buraco - Tirar estrela Manual Studio Uno.0 Primeiros Passos O Studio Uno é um ambiente que torna fácil a programação do

Leia mais

Tutorial de Instalação LINUX EDUCACIONAL versão 4.0 Este tutorial foi elaborado a partir do material de autoria de Rafael Nink.

Tutorial de Instalação LINUX EDUCACIONAL versão 4.0 Este tutorial foi elaborado a partir do material de autoria de Rafael Nink. Tutorial de Instalação LINUX EDUCACIONAL versão 4.0 Este tutorial foi elaborado a partir do material de autoria de Rafael Nink. 12 de maio de 2011 Tutorial de Instalação Linux Educacional Este tutorial

Leia mais

Manual de Compilação/Execução da Aplicação SmartHome

Manual de Compilação/Execução da Aplicação SmartHome Manual de Compilação/Execução da Aplicação SmartHome 1. Pré-Requisitos de Instalação 2. Passos para Executar a Aplicação 3. Instruções de Uso das Funcionalidades 4. Observações 1. Pré-Requisitos de Instalação

Leia mais

Boas práticas para o desenvolvimento de software Parte I

Boas práticas para o desenvolvimento de software Parte I 1 / 5 Boas práticas para o desenvolvimento de software Parte I por Henrique Frank W. Puhlmann A minha experiência profissional é baseada no desenvolvimento de software básico (firmware) para microprocessadores,

Leia mais

EL08D - MICROCONTROLADORES

EL08D - MICROCONTROLADORES Teclado Matricial Curso Técnico de Nível Médio Integrado Eletrônica - 8o Período Disciplina de Microcontroladores 2 (EL08D) 1º Sem 2016 Professor Gabriel Kovalhuk Email: kovalhuk@utfpr.edu.br Página pessoal:

Leia mais

LCDs Inteligentes. LCD Inteligente. Gabriel Kovalhuk DAELN / UTFPR

LCDs Inteligentes. LCD Inteligente. Gabriel Kovalhuk DAELN / UTFPR LCD Inteligente LCD Display de Cristal Líquido; Dispositivo de saída, usado para mostrar informações do sistema; Os LCDs inteligentes possuem um controlador, que recebe as informações do sistema, processa

Leia mais

Microprocessadores TIMER/COUNTER I

Microprocessadores TIMER/COUNTER I Microprocessadores TIMER/COUNTER I Prof. Clayrton Henrique rev. 01 mar. 2016 Roteiro Introdução; Características; Modos de Operação; Modo 0 Modo 1 Modo 2 Modo 3 Exemplos; Referências... 2 Introdução Apresentação

Leia mais

LABORATÓRIO DE ARQUITETURA DE COMPUTADORES PREPARAÇÃO 02: DISPLAY DE 7 SEGMENTOS MICROCONTROLADO

LABORATÓRIO DE ARQUITETURA DE COMPUTADORES PREPARAÇÃO 02: DISPLAY DE 7 SEGMENTOS MICROCONTROLADO AEVSF Autarquia Educacional do Vale do São Francisco FACAPE Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina Curso de Ciência da Computação LABORATÓRIO DE ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. Sérgio

Leia mais

PLATAFORMA PARA ESTUDO EM PROGRAMAÇÃO DE MICROCONTROLADORES FAMÍLIA 8051

PLATAFORMA PARA ESTUDO EM PROGRAMAÇÃO DE MICROCONTROLADORES FAMÍLIA 8051 PLATAFORMA PARA ESTUDO EM PROGRAMAÇÃO DE MICROCONTROLADORES FAMÍLIA 8051 MODELO: EE0216 DESCRIÇÃO Plataforma de treinamento em microcontroladores família 8051 base em aço carbono e pés de borracha, pintura

Leia mais

Prof. Adilson Gonzaga

Prof. Adilson Gonzaga Exemplo de Projeto com Microcontrolador MCS-51 Prof. Adilson Gonzaga Definições Iniciais: Microcontrolador Tamanho da Memória de Programa Interna define o tamanho da Memória de Programa Externa a ser utilizada.

Leia mais

Tutorial de Utilização do Software- Mini CLP FIT

Tutorial de Utilização do Software- Mini CLP FIT Tutorial de Utilização do Software- Mini CLP FIT tsfit-06 SIMULANDO UM PROGRAMA INTRODUÇÃO Este documento descreve a utilização do Mini Controlador FIT e seus recursos de software e hardware, com o intuito

Leia mais

Aula 10 Microcontrolador Intel 8051 Parte 1

Aula 10 Microcontrolador Intel 8051 Parte 1 Aula 10 Microcontrolador Intel 8051 Parte 1 SEL 0415 INTROD. À ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Prof. Dr. Marcelo A. C. Vieira SEL 0415 Microcontroladores Grupo de Sistemas Digitais n Microcontrolador é o nome

Leia mais

Interrupção. Prof. Adilson Gonzaga

Interrupção. Prof. Adilson Gonzaga Interrupção Prof. Adilson Gonzaga Estrutura de Programação Assembly Programa Principal Chamada de Sub-rotina1 Programa Principal Chamada de Sub-rotina2 Sub-rotina1 Subrotina2 Programa Principal Chamada

Leia mais

Acetatos de apoio às aulas teóricas

Acetatos de apoio às aulas teóricas Microprocessadores e Aplicações Acetatos de apoio às aulas teóricas Ana Cristina Lopes Dep. Engenharia Electrotécnica http://orion.ipt.pt anacris@ipt.pt Ana Cristina Lopes, 24 de Outubro de 2004 Microprocessadores

Leia mais

Tutorial 133 DUO Criação de telas e utilização do teclado

Tutorial 133 DUO Criação de telas e utilização do teclado Tutorial 133 DUO Criação de telas e utilização do teclado Este documento é propriedade da ALTUS Sistemas de Informática S.A., não podendo ser reproduzido sem seu prévio consentimento. Altus Sistemas de

Leia mais

MANUAL TÉCNICO PROCEDIMENTO DE RECUPERAÇÃO DE FIRMWARE P/ FAMÍLIA WOM 5000

MANUAL TÉCNICO PROCEDIMENTO DE RECUPERAÇÃO DE FIRMWARE P/ FAMÍLIA WOM 5000 MANUAL TÉCNICO PROCEDIMENTO DE RECUPERAÇÃO DE FIRMWARE P/ FAMÍLIA WOM 5000 1. Introdução Eventualmente, caso o WOM 5000 seja desligado no meio de uma atualização de firmware ou restauração de backup (mesmo

Leia mais

INTRODUÇÃO: MICROCONTROLADORES

INTRODUÇÃO: MICROCONTROLADORES INTRODUÇÃO: MICROCONTROLADORES MICROCONTROLADOR X MICROPROCESSADOR Baixa capacidade de processamento Freq. Operação em MHz Custo de R$ 7,00 a 30,00 Aplicações mais restrita Alta capacidade de processamento

Leia mais

Objetivos MICROCONTROLADORES HARDWARE. Aula 03: Periféricos. Prof. Mauricio. MICRO I Prof. Mauricio 1. Arquitetura de um Microcontrolador

Objetivos MICROCONTROLADORES HARDWARE. Aula 03: Periféricos. Prof. Mauricio. MICRO I Prof. Mauricio 1. Arquitetura de um Microcontrolador MICROCONTROLADORES HARDWARE 1 Prof. Mauricio Aula 03: Objetivos 2 Arquitetura de um Microcontrolador Unidade Central de Processamento Portas de Entrada e Saída Porta Serial Temporizador / Contador Conversor

Leia mais

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Select Soluções Manual de Instalação Windows SBackup STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Sumário 1. REQUERIMENTOS DE HARDWARE E SOFTWARE... 3 1.1. SOFTWARE... 3 2. PRIMEIROS PASSOS... 4 3. DOWNLOAD E INSTALAÇÃO

Leia mais

Manual de Instalação C3SL

Manual de Instalação C3SL Manual de Instalação C3SL 1 / 14 Manual de Instalação Linux Educacional Este manual tem como objetivo auxiliar na instalação do sistema operacional Linux Educacional - versão 6.0. Aqui, são descritos e

Leia mais

Quartus II: Modo Esquemático. Leandro Schwarz

Quartus II: Modo Esquemático. Leandro Schwarz Quartus II: Modo Esquemático Leandro Schwarz Requisitos do Projeto Requisitos do Projeto Definição do problema: Uma empresa deseja implementar um semáforo para pedestres, com as seguintes características;

Leia mais

Princípio de Funcionamento

Princípio de Funcionamento Treinamento Princípio de Funcionamento Programa Teclados Chaves Botoeiras IHM s Fins de Curso Sensores etc... Protocolos Padrões Elétricos Tensão Corrente etc... Relés Contatores etc... SKIP BK Descrição

Leia mais

Apêndice B Sistema Sem Fios Adotado 171 B.1 SISTEMA ADOTADO

Apêndice B Sistema Sem Fios Adotado 171 B.1 SISTEMA ADOTADO Apêndice B Sistema Sem Fios Adotado 171 B.1 SISTEMA ADOTADO O sistema empregado nos ensaios de modelos físicos consiste de dispositivos discutidos em um dos trabalhos pesquisados. Estes dispositivos passaram

Leia mais

Kit Teclado TS 4x4 v1..0 Manual do usuário

Kit Teclado TS 4x4 v1..0 Manual do usuário Kit Teclado TS 4x4 v1..0 Manual do usuário 1 Apresentação O Kit Teclado TS 4x4 v1.0 foi desenvolvido pela VW Soluções utilizando-se como base o microcontrolador PIC16F886 da Microchip. Ele possui 16 teclas

Leia mais

Notas de Aplicação. Programação da IHM no SPDSW. HI Tecnologia. Documento de acesso publico

Notas de Aplicação. Programação da IHM no SPDSW. HI Tecnologia. Documento de acesso publico Notas de Aplicação Programação da IHM no SPDSW HI Tecnologia Documento de acesso publico ENA.00004 Versão 1.01 fevereiro-2014 HI Tecnologia Programação da IHM no SPDSW Apresentação Esta nota de aplicação

Leia mais

Suporta os microcontroladores: R. Leonardo da Vinci, Campinas/SP CEP F.: (19) Kit de Desenvolvimento ACEPIC 28

Suporta os microcontroladores: R. Leonardo da Vinci, Campinas/SP CEP F.: (19) Kit de Desenvolvimento ACEPIC 28 Suporta os microcontroladores: PIC16F870, PIC16F872, PIC16F873A, PIC16F876A, PIC16F886, PIC18F2420, PIC18F2520, PIC18F2525, PIC18F2620, PIC18F2455, PIC 18F2550 e outros com 28 pinos O Kit de desenvolvimento

Leia mais

Configurações da impressora

Configurações da impressora Configurações da impressora Este tópico inclui: "Acessando a página de inicialização" na página 1-14 "Acessando o modo de economia de energia" na página 1-15 "Acessando o modo Intelligent Ready" na página

Leia mais

EXPERIÊNCIA 3: INTERFACE COM TECLADO E DISPLAY

EXPERIÊNCIA 3: INTERFACE COM TECLADO E DISPLAY EXPERIÊNCIA 3: INTERFACE COM TECLADO E DISPLAY Autores: Prof. Dr. André Riyuiti Hirakawa, Prof. Dr. Paulo Sérgio Cugnasca e Prof. Dr. Carlos Eduardo Cugnasca Versão: 05/2005 1. OBJETIVO Esta experiência

Leia mais

ELE Microprocessadores I

ELE Microprocessadores I ELE 1078 - Microprocessadores I AULA 13 Conjunto de Instruções do Microprocessador 8085A - Entrada e Saída (I/O) - 13.1 - Grupos de Instruções As instruções no 8085 são distribuídas em 5 grupos: Grupo

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores I

Organização e Arquitetura de Computadores I Organização e Arquitetura de Computadores I Entrada e Saída Slide 1 Entrada e Saída Dispositivos Externos E/S Programada Organização e Arquitetura de Computadores I Sumário E/S Dirigida por Interrupção

Leia mais

Ferramentas Utilizadas: CE-GPS e MALA DE TESTE (Qualquer Fabricante)

Ferramentas Utilizadas: CE-GPS e MALA DE TESTE (Qualquer Fabricante) Tutorial de Teste Tipo de Equipamento: GPS Marca: CE Modelo: CE- GPS Ferramentas Utilizadas: CE-GPS e MALA DE TESTE (Qualquer Fabricante) Objetivo: Realizar a partida/disparo de uma mala de teste de qualquer

Leia mais

EASYCODE: Uma ferramenta de produtividade

EASYCODE: Uma ferramenta de produtividade 1 / 16 EASYCODE: Uma ferramenta de produtividade por Henrique Frank W. Puhlmann Introdução Neste artigo vou apresentar uma ferramenta de software que utilizo há muitos anos, o EASYCODE. Garimpei essa ferramenta

Leia mais

Microcontroladores PIC16 - XM 116 -

Microcontroladores PIC16 - XM 116 - T e c n o l o g i a Microcontroladores PIC16 - XM 116 - Os melhores e mais modernos MÓDULOS DIDÁTICOS para um ensino tecnológico de qualidade. Microcontroladores PIC16 - XM 116 - INTRODUÇÃO O mundo da

Leia mais

Introdução ao Microcontrolador PIC

Introdução ao Microcontrolador PIC Introdução ao Microcontrolador PIC Nikolas Libert Aula 11 Eletrônica Digital ET52C Tecnologia em Automação Industrial Memórias Memórias Memória de dados Núcleo do μc Memória de código Normalmente os microcontroladores

Leia mais

Conformidade de PMV com NTCIP 1203

Conformidade de PMV com NTCIP 1203 1 / 13 Conformidade de PMV com NTCIP 1203 por Henrique Frank W. Puhlmann Introdução. Neste artigo serão apresentadas algumas soluções e metodologias desenvolvidas num projeto específico, com o foco na

Leia mais

FACULDADE DE TALENTOS HUMANOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS DE ELETIVA I PARA AUTOMAÇÃO E CONTROLE

FACULDADE DE TALENTOS HUMANOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS DE ELETIVA I PARA AUTOMAÇÃO E CONTROLE FACULDADE DE TALENTOS HUMANOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS DE ELETIVA I PARA AUTOMAÇÃO E CONTROLE PROF. ENG. ESP. ANTONIO CARLOS LEMOS JÚNIOR acjunior@facthus.edu.br

Leia mais

Jadsonlee da Silva Sá

Jadsonlee da Silva Sá Introdução aos Sistemas Microcontrolados Jadsonlee da Silva Sá Jadsonlee.sa@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jadsonlee.sa Introdução aos Sistemas Microcontrolados Assembly, C, java,... Circuito Reset

Leia mais

Unidade de Controle. Sinais e temporização da busca de instrução. Prof. Eduardo Appel

Unidade de Controle. Sinais e temporização da busca de instrução. Prof. Eduardo Appel Unidade de Controle Prof Eduardo Appel appel@upftchebr Uma CPU de um microprocessador pode interpretar o conteúdo de uma palavra de memória como sendo o código de instrução Mas pergunta-se: Qual o número

Leia mais

Plano de Aula. 1 o semestre. Aula número 010 Interrupções Internas Timers. Uso de interrupções internas produzidas pelos timers

Plano de Aula. 1 o semestre. Aula número 010 Interrupções Internas Timers. Uso de interrupções internas produzidas pelos timers Diretoria de Curso Plano de Aula 1 o semestre Nome do curso Eng. Ciências da Computação + TI + TADS + Eng. Elétrica Nome da Unidade Curricular Microprocessadores e Microcontroladores Aula número 010 Tema

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO O SISTEMA OPERACIONAL PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO O SISTEMA OPERACIONAL PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA PROFESSOR CARLOS MUNIZ O QUE É UM SISTEMA OPERACIONAL? Há muitos tipos de Sistemas Operacionais, cuja complexidade varia e depende de que tipo de funções é provido, e para que

Leia mais

Manual de instruções 3ª Edição (Março 2015)

Manual de instruções 3ª Edição (Março 2015) Manual de instruções 3ª Edição (Março 2015) MVG-3 Medidor de vazão de gás Atenção: Leia atentamente o manual de instruções antes de iniciar a instalação e operação. 2 1. CARACTERISTICAS DO EQUIPAMENTO:

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO SERVIDOR

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO SERVIDOR MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO 22.4.0 SERVIDOR SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. INSTALAÇÃO DO SOFTWARE 4 3. UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA 17 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Identificar elementos no Texto Para a produção

Leia mais

2.1 NesC Seguem alguns dos principais desafios impostos à linguagem NesC:

2.1 NesC Seguem alguns dos principais desafios impostos à linguagem NesC: 2 TinyOS e NesC O framework de programação mais utilizado em redes de sensores sem fio é composto pelo sistema operacional TinyOS [11] e pela linguagem de programação NesC [12]. A linguagem NesC foi definida

Leia mais

Manual para App Android e Software Windows

Manual para App Android e Software Windows INSTALAÇÃO DO APLICATIVO Acesse www.nse.com.br/downloads-manuais e baixe os programas de acordo com o dispositivo que irá utilizar. - Para uso em computador com Windows baixe Software Windows. - Para uso

Leia mais

A instalação do DCR compreende apenas a descompactação do arquivo DCR.zip num diretório no disco. Descompacte o arquivo DCR.zip num novo diretório.

A instalação do DCR compreende apenas a descompactação do arquivo DCR.zip num diretório no disco. Descompacte o arquivo DCR.zip num novo diretório. Manual DCR Sumário Apresentação... 1 Instalar o DCR... 1 Ativar o DCR... 1 Treinamento... 2 Entrar no Modo Treinamento... 2 Criar um Conjunto de Entrada... 2 Treinar a RNA... 4 Retreinar a RNA... 5 Testar

Leia mais

Microcontroladores PIC18 - XM 118 -

Microcontroladores PIC18 - XM 118 - T e c n o l o g i a Microcontroladores PIC18 - XM 118 - Os melhores e mais modernos MÓDULOS DIDÁTICOS para um ensino tecnológico de qualidade. Microcontroladores PIC18 - XM 118 - INTRODUÇÃO O mundo da

Leia mais

FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS SEVEN ORIGINAL

FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS SEVEN ORIGINAL Prof.: Patricia Magalhães - Comp.: Hardware e Software 1 2 FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS SEVEN ORIGINAL Prof. Patrícia G. P. Magalhães Faça Backup antes de iniciar a formatação

Leia mais

MSP430 Lab 06 Comunicação com display de 40 2 e análise das formas de onda no analisador lógico

MSP430 Lab 06 Comunicação com display de 40 2 e análise das formas de onda no analisador lógico MSP430 Lab 06 Comunicação com display de 40 2 e análise das formas de onda no analisador lógico Neste Lab iremos descrever os passos para a implementação do processo de comunicação entre o MSP430G2553,

Leia mais

Configurações da impressora

Configurações da impressora Configurações da impressora Este tópico inclui: "Acessando o modo de economia de energia" na página 1-14 "Selecionando opções de saída" na página 1-14 "Evitando o acesso às configurações do painel dianteiro"

Leia mais

MSP430 - Arquitertura

MSP430 - Arquitertura Curso Técnico de Nível Médio Integrado Eletrônica - 8o Período Disciplina de Microcontroladores 2 (EL08D) Professor Gabriel Kovalhuk Email: kovalhuk@utfpr.edu.br Página pessoal: http://paginapessoal.utfpr.edu.br/kovalhuk

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão 2017.10 Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Etapa 1: Instalação do Sisloc... 4 Passo a passo...4 3. Etapa 2: Configurando acesso

Leia mais

UCP 8051 (parte 02) Professor Adão de Melo Neto

UCP 8051 (parte 02) Professor Adão de Melo Neto UCP 85 (parte 2) Professor Adão de Melo Neto Barramento de endereços UCP 85 É unidirecional (6 BITS), porque a informação flui apenas em uma direção, da CPU para a memória ou para os elementos de E/S.

Leia mais

EXPERIÊNCIA 5: INTERFACE COM TECLADO E DISPLAY

EXPERIÊNCIA 5: INTERFACE COM TECLADO E DISPLAY EXPERIÊNCIA 5: INTERFACE COM TECLADO E DISPLAY Autores: Prof. Dr. André Riyuiti Hirakawa e Prof. Dr. Carlos Eduardo Cugnasca Versão: 04/2009 1. OBJETIVO Esta experiência tem por objetivo a familiarização

Leia mais

Ashampoo Rescue Disc

Ashampoo Rescue Disc 1 Ashampoo Rescue Disc Este programa permite você criar um CD, DVD ou Pendrive de recuperação. O Sistema de recuperação é destinado a dois tipos de situações: 1. Restaurar um backup para o seu disco principal.

Leia mais

Copyright 2014 VW Soluções

Copyright 2014 VW Soluções 1. Especificações técnicas 2. Hardware 3. Software 4. Protocolo de transmissão 5. Garantia 6. Isenção de responsabilidade Índice 1. Especificação técnicas: Dimensões da frente do gabinete: 10,3 cm x 10,3

Leia mais

Antes de instalar o software

Antes de instalar o software Antes de instalar o software Antes de usar a impressora, os drivers e o software Status Monitor devem ser instalados. O software se encontra no CD- ROM de instalação do software fornecido com a impressora.

Leia mais

Revisão: Projeto e síntese de Circuitos Digitais em FPGA

Revisão: Projeto e síntese de Circuitos Digitais em FPGA Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Revisão: Projeto e síntese de Circuitos Digitais em FPGA DCA0119 Sistemas Digitais Heitor Medeiros Florencio

Leia mais

Arquitetura do Disciplina de Microcontroladores. Prof. Ronnier Prof. Rubão

Arquitetura do Disciplina de Microcontroladores. Prof. Ronnier Prof. Rubão Arquitetura do 8051 Disciplina de Microcontroladores Prof. Ronnier Prof. Rubão Objetivo fim Entender as noções básicas de microprocessadores, microcontroladores e sistemas embarcados Estudar a arquitetura

Leia mais

LABORATÓRIO DE ARQUITETURA DE COMPUTADORES PREPARAÇÃO 03: INTERRUPÇÕES

LABORATÓRIO DE ARQUITETURA DE COMPUTADORES PREPARAÇÃO 03: INTERRUPÇÕES AEVSF Autarquia Educacional do Vale do São Francisco FACAPE Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina Curso de Ciência da Computação LABORATÓRIO DE ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. Sérgio

Leia mais

Tecnologias Digitais

Tecnologias Digitais Tecnologias Digitais MicroControlador Portas Lógicas PAL Processado r ARM CPLD FPGA Sinais analógicos e Digitais Sinais analógicos e Digitais Os sinais são analógicos quando as tensões medidas ao longo

Leia mais

Temporização Interrupções. Prof: Evandro L. L. Rodrigues. Rotinas de Atraso

Temporização Interrupções. Prof: Evandro L. L. Rodrigues. Rotinas de Atraso Temporização Interrupções Prof: Evandro L. L. Rodrigues Rotinas de Atraso Temporização da CPU Todos os Microcontroladores da família MCS-51 têm um oscilador interno. Para uso deste oscilador deve-se conectar

Leia mais

Estrutura Básica de um Computador

Estrutura Básica de um Computador SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Estrutura Básica de um Computador Aula 2 Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira INTRODUÇÃO n Organização Æ implementação do hardware, componentes, construção

Leia mais

18/10/2010. Unidade de Controle Controle. UC Microprogramada

18/10/2010. Unidade de Controle Controle. UC Microprogramada Arquitetura de Computadores Unidade de Controle Controle Microprogramado Prof. Marcos Ribeiro Quinet de Andrade Universidade Federal Fluminense - UFF Pólo Universitário de Rio das Ostras - PURO UC Microprogramada

Leia mais

Parte II Arquitetura. professorferlin.blogspot.com. professorferlin.blogspot.com. Sociedade Paranaense de Ensino e Informática

Parte II Arquitetura.   professorferlin.blogspot.com. professorferlin.blogspot.com. Sociedade Paranaense de Ensino e Informática www.spei.br Sociedade Paranaense de Ensino e Informática Parte II Arquitetura 2 1 Estrutura Básica 3 4 2 Arquitetura Básica 5 CLP x Computador A fonte de alimentação possui características ótimas de filtragem

Leia mais

Dispositivos Externos Guia do Usuário

Dispositivos Externos Guia do Usuário Dispositivos Externos Guia do Usuário Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos

Leia mais

Temporização da CPU SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I. Ciclos de Máquina. Ciclos de Máquina. Temporização Interrupções Rotinas de Atraso

Temporização da CPU SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I. Ciclos de Máquina. Ciclos de Máquina. Temporização Interrupções Rotinas de Atraso SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I Temporização da CPU Todos os Microcontroladores da família MCS-51 têm um oscilador interno. Para uso deste oscilador deve-se conectar um cristal entre os pinos

Leia mais

29/03/2017. Temporização da CPU SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I. Ciclos de Máquina. Ciclos de Máquina

29/03/2017. Temporização da CPU SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I. Ciclos de Máquina. Ciclos de Máquina SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I Temporização da CPU Todos os Microcontroladores da família MCS-5 têm um oscilador interno. Para uso deste oscilador deve-se conectar um cristal entre os pinos

Leia mais

Lista de Exercícios 1

Lista de Exercícios 1 Conceitos envolvidos: a) Memória de Dados (interna e externa) b) Memória de Programa (interna e externa) c) Operações aritméticas e lógicas d) Portas e) Endereçamento a Bit f) Contadores e Temporizadores

Leia mais

Arquitetura Von Neumann Dados e instruções são obtidos da mesma forma, simplificando o desenho do microprocessador;

Arquitetura Von Neumann Dados e instruções são obtidos da mesma forma, simplificando o desenho do microprocessador; 1 Microprocessador Um microprocessador é um circuito eletrônico capaz de realizar diversas tarefas conforme os comandos específicos. Para isso ele deve ler esses comandos da memória de programa (ROM) e

Leia mais

Dispositivos Externos Guia do Usuário

Dispositivos Externos Guia do Usuário Dispositivos Externos Guia do Usuário Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos

Leia mais

Período Saulo O. D. Luiz

Período Saulo O. D. Luiz Sistemas Microcontrolados Período 2009.2 Aula 2 1 Saulo O. D. Luiz Roteiro Características de um Microcontrolador 2 Saulo O. D. Luiz Características de um Microcontrolador Microcontrolador de fabricantes

Leia mais

SSC510 Arquitetura de Computadores 1ª AULA

SSC510 Arquitetura de Computadores 1ª AULA SSC510 Arquitetura de Computadores 1ª AULA REVISÃO DE ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Arquitetura X Organização Arquitetura - Atributos de um Sistema Computacional como visto pelo programador, isto é a estrutura

Leia mais

TUTORIAL DE MANUSEIO DO DESCARREGADOR (software) O software esta disponível no site da Luffe:

TUTORIAL DE MANUSEIO DO DESCARREGADOR (software) O software esta disponível no site da Luffe: TUTORIAL DE MANUSEIO DO DESCARREGADOR (software) O software esta disponível no site da Luffe: www.luffe.com.br Baixe o executável e instale no seu computador Após instalado iremos seguir o passo a passo

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO KIT CPLD_EE01

APRESENTAÇÃO DO KIT CPLD_EE01 APRESENTAÇÃO DO KIT CPLD_EE01 O kit CPLD_EE01 foi desenvolvido para alunos de cursos técnicos, engenharia e desenvolvedores na área de circuitos digitais, o mesmo conta com alguns módulos que podem ser

Leia mais

Retrofitting de Robôs. Walter Fetter Lages Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Engenharia Elétrica

Retrofitting de Robôs. Walter Fetter Lages Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Engenharia Elétrica Retrofitting de Robôs Walter Fetter Lages Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Engenharia Elétrica fetter@eletro.ufrgs.br 1 Introdução Robôs Manipuladores Robôs Industriais Móveis

Leia mais

PCS-2529 Introdução aos Processadores. Prof. Dr. Paulo Sérgio Cugnasca

PCS-2529 Introdução aos Processadores. Prof. Dr. Paulo Sérgio Cugnasca PCS-2529 Introdução aos Processadores Prof. Dr. Paulo Sérgio Cugnasca 1 2 Existem 4 esquemas diferentes de E/S possíveis, cada um se aplicando em uma determinada situação. E/S Programada. E/S Acionada

Leia mais