Bacharelado em Tecnologia da Informação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Bacharelado em Tecnologia da Informação"

Transcrição

1 Bacharelado em Tecnologia da Informação UFRN UNIDADE DE VINCULAÇÃO: INSTITUTO METRÓPOLE DIGITAL Curso: Tecnologia da Informação Turno: ( )M ( )T ( )N ( )MT ( )MN ( )TN ( X )MTN Município- Sede: Natal Modalidade: ( X )Bacharelado ( )Licenciatura ( )Formação ( )Tecnólogo Habilitação: Ênfase: Código do Currículo: 1 Período letivo de ingresso pelo Vestibular e SISU: 1º ( 120 ) Vagas: Matutino/Vespertino 1º ( 120 ) Vagas: Noturno 1.1 Exigências para a Integralização Curricular OBRIGATÓRIA OPTATIVA 1 COMPONENTES CURRICULARES Carga horária (CH1) Pres. Lab. Dist ATIVIDADES ATIVIDADES COMPONENTES ACADÊMICAS ACADÊMICAS CURRICULARES ESPECÍFICAS ESPECÍFICAS (CH3) (CH2) (CH4) 1080 Máximo: 240 CARGA HORÁRIA TOTAL (CH1 + CH2 + CH3 + CH4) Subtotal CH1: 1155 Subtotal CH2: Subtotal CH3: 1185 Total: 2400 A carga horária obrigatória descrita no quadro refere- se ao mínimo de componentes (CH1) e atividades (CH2) obrigatórios, e às disciplinas do núcleo comum. O restante da carga horária depende da ênfase escolhida, mas deve ser no máximo de 240 horas em atividades acadêmicas específicas. Dessa forma, o aluno precisa complementar sua carga com componentes curriculares para integralizar 2400 considerando um máximo de 240 em atividades. As durações ideais, mínima e máxima do curso estão descritas no quadro abaixo. DURAÇÃO DO CURSO (EM SEMESTRES) MÁXIMO IDEAL MÍNIMO LIMITES DE CARGA- HORÁRIA POR SEMESTRE MÁXIMO IDEAL MÍNIMO A carga horária de componentes e atividades optativas deve ser balanceada entre componentes e atividade de forma totalizar a carta horária (CH3) necessária para integralizar o mínimo de 2400 horas.

2 1.2 O Núcleo Comum Como o curso será oferecido nos turnos diurnos (matutino e vespertino) e noturno, há necessidade de duas estruturas curriculares do curso para cada um dos cursos. Estas estruturas estão descritas a seguir Diurno Quadro da Estrutura Curricular BTI Núcleo Comum - DIURNO NÍVEL DE EXECUÇÃO CURRICULAR 1 IMD0011 Circuitos Lógicos e Laboratório B S IMD0012 Introdução a Técnicas de Programação B S IMD0013 Elementos de Matemática para Computação D S IMD0014 Introdução ao Cálculo D S 4 - IMD0015 Tecnologia da Informação e Sociedade M S ECT Práticas de Leitura e Escrita em Português I D S TOTAL NÍVEL DE EXECUÇÃO CURRICULAR 2 IMD0021 Organização e Arquitetura de Computadores D S 4 IMD IMD0022 Estrutura de Dados Básicas I D S 90 6 IMD0012 IMD0023 Fund. Matemáticos da computação D S 90 6 IMD IMD0024 Cálculo Diferencial e Integral I D S 4 IMD IMD0025 Laboratório de Programação I D S 30 2 IMD0012 ECT Práticas de Leitura e Escrita em Português II M S 45 3 ECT - ECT Práticas de Leitura e Escrita em Inglês M S TOTAL NÍVEL DE EXECUÇÃO CURRICULAR 3 IMD0031 Redes de Computadores D S 4 IMD IMD0032 Estrutura de Dados Básicas II D S 90 6 IMD0022 IMD0033 Probabilidade D S 4 IMD IMD0034 Vetores e Geometria Analítica D S 4 IMD IMD0035 Laboratório de Programação II D S 30 2 IMD IMD0036 Sistemas Operacionais D S 4 IMD TOTAL 3 24 TOTAL GERAL

3 1.2.1 Noturno Quadro da Estrutura Curricular BTI Núcleo Comum NOTURNO NÍVEL DE EXECUÇÃO CURRICULAR 1 IMD0011 Circuitos Lógicos e Laboratório B S IMD0012 Introdução a Técnicas de Programação B S IMD0013 Elementos de Matemática para Computação D S IMD0014 Introdução ao Cálculo D S ECT Práticas de Leitura e Escrita em Português I D S TOTAL NÍVEL DE EXECUÇÃO CURRICULAR 2 IMD0021 Organização e Arquitetura de Computadores D S 4 IMD IMD0023 Fund. Matemáticos da computação D S 90 6 IMD IMD0024 Cálculo Diferencial e Integral I D S 4 IMD IMD0015 Tecnologia da Informação e Sociedade M S ECT Práticas de Leitura e Escrita em Português II M S 45 3 ECT - TOTAL NÍVEL DE EXECUÇÃO CURRICULAR 3 IMD0031 Redes de Computadores D S 4 IMD IMD0022 Estrutura de Dados Básicas I D S 90 6 IMD IMD0034 Vetores e Geometria Analítica D S 4 IMD IMD0025 Laboratório de Programação I D S 30 2 IMD0012 ECT Práticas de Leitura e Escrita em Inglês M S TOTAL NÍVEL DE EXECUÇÃO CURRICULAR 4 IMD0036 Sistemas Operacionais D S 4 IMD IMD0032 Estrutura de Dados Básicas II D S 90 6 IMD0022 IMD0033 Probabilidade D S 4 IMD IMD0035 Laboratório de Programação II D S 30 2 IMD TOTAL TOTAL GERAL Para o turno noturno do ciclo comum, devido à menor disponibilidade de horários, a carga horária semestral deve ser reduzida. Desta forma, o núcleo comum foi estendido para 4 semestres.

4 1.3 As ênfases do BTI Ao concluir 80% da carga horária dos componentes curriculares obrigatórios núcleo comum, os discentes optarão entre distintos percursos formativos, observado seu mérito acadêmico relativo, conforme se detalha mais adiante, As opções são: 1. preservar sua condição de afiliado à ênfase TI; 2. alteração da ênfase a que se encontram afiliados, vinculando- se a uma das ênfases relacionadas: a) Sistemas Embarcados (SE) b) Sistemas de Informação De Gestão (SIG) c) Informática Educacional (IE); d) Engenharia de Software (ES), e) Ciências da Computação (CC) Uma vez optantes e selecionados para uma das ênfases supracitadas, os alunos cursarão nos próximos três semestres componentes curriculares obrigatórios e optativos condizentes com a formação requerida para o reingresso no respectivo Curso de 2º ciclo; uma vez selecionados nesse processo, os alunos vinculados às novas ênfases terão garantidos seus reingressos nos Cursos de 2º ciclo após a conclusão do BTI. As ênfases que se encerram no primeiro ciclo serão descritas mais adiante. As ênfases que permitem reingresso nos cursos de segundo ciclo estão descritas nos Projetos Pedagógicos dos respectivos cursos. 1.4 Mecanismos de Seleção Vários cursos oferecerão vagas para receber egressos do BTI para concluir uma segunda formação. Estes cursos se enquadram em duas categorias: cursos de formação tradicional (em um ciclo) que recebem discentes egressos do BTI através do reingresso tradicional, visando preencher vagas ociosas; cursos de formação em dois ciclos que recebem discentes oriundos do BTI. No primeiro caso, o egresso do BTI deverá submeter- se a um processo de seleção de reingresso como qualquer outro portador de diploma de nível superior. No caso dos cursos que aderiram ao modelo de formação em dois ciclos implantado na UFRN, o acesso aos mesmos por parte dos egressos do BTI se dará por meio de um pré cadastro em uma das ênfases do BTI.

5 Ao longo do BTI, o estudante se defronta com escolhas em pelo menos um momento; ao concluir o núcleo da execução curricular, o discente poderá solicitar, caso deseje e durante o período previsto a cada semestre, a alteração de em uma das ênfases específicas do BTI. O cadastro em uma das ênfases garantirá ao discente prioridade na matrícula nos componentes curriculares que fazem parte da formação escolhida. Entretanto, todo discente do BTI poderá se matricular em qualquer componente curricular do curso, desde que possua os pré- requisitos e haja vaga disponível. Todos os alunos do BTI que fizerem solicitação de cadastro ou de alteração em uma das ênfases do BTI serão cadastrados em tal ênfase se o número de vagas na ênfase for igual ou superior ao número de graduandos solicitantes. No caso do número de graduando solicitantes do cadastro em uma das ênfases do BTI ser maior que o número de vagas, a ordem de prioridade para cadastro na ênfase será determinada pelo Índice de Eficiência Acadêmica (IEA), conforme Regimento dos Cursos de Graduação da UFRN. Em caso de novo empate, a ordem de prioridade será decidida por sorteio. A participação descrita acima é facultativa e, havendo interesse por parte do estudante que já participou da seleção, ele poderá solicitar, à Coordenação do BTI, sua participação em outra solicitação de cadastro na ênfase de interesse. O discente que integralizar os componentes curriculares obrigatórios em um semestre letivo especial (semestre de férias) participará, automaticamente, do cadastro no semestre letivo regular imediatamente após o semestre de férias desta integralização.

6 2 ÊNFASES DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA Conforme explicado na seção anterior, a estrutura curricular do BTI propõe um núcleo de componentes curriculares comuns nos primeiros períodos (três períodos para o diurno e quatro períodos para o noturno) e componentes curriculares específicos organizados em ênfases de formação específicas. Há dois grupos de ênfases. O primeiro encerra- se no sexto período quando o aluno conclui o BTI e não tem o interesse em reingressar nos cursos de segundo ciclo. a) Sistemas Embarcados (SE) b) Sistemas de Informação de Gestão (SIG) c) Informática Educacional (IE) O segundo grupo de ênfases destina- se àqueles alunos que têm por objetivo o reingresso nos cursos de segundo ciclo. d) Engenharia de Software (ES), e) Ciências da Computação (CC) Nesta situação, os alunos ficam vinculados ao BTI até o sexto período, mas têm o acesso por reingresso de segundo ciclo aos cursos subsequentes às ênfases. É importante ressaltar que as ênfases serão oferecidas no seguinte turnos, com as seguintes vagas: Ênfase Turno Vagas Sistemas Embarcados Matutino 40 Ciência da Computação Matutino 50 Engenharia de Software Vespertino 40 Sistemas de Informação de Gestão Noturno 40 Informática Educacional Noturno 40 Tecnologia da Informação Livre 30 TOTAL 240 A seguir, vamos apresentar as estruturas curriculares de cada uma destas ênfases.

7 2.1 Ênfases sem segundo ciclo Sistemas Embarcados Os sistemas com eletrônica embarcada estão presentes no nosso dia a dia de forma quase ubíqua. Celulares, PDA, GPS, carros, eletrodomésticos, aviões, navios petroleiros, plataformas de exploração de petróleo, sistemas de automação bancária, sistemas de automação industrial, sistemas médico- hospitalares, sistemas de telecomunicação são alguns exemplos de sistemas embarcados. Os sistemas embarcados utilizam uma extensa gama de tecnologias, metodologias, métodos e técnicas como microcontroladores (ARM, AVR, entre outros), lógica programável (FPGA, ASICs, SoCs, Ips), hardware reconfigurável, sistemas operacionais embarcados, sistemas de tempo real, sistemas críticos, robótica, PCs embarcados (embedded PC), sensores, atuadores, redes cabeadas ou sem fio, protocolos de comunicação (CAN, I2C entre outros) e sistemas de baixo consumo de energia. O tempo de desenvolvimento cada vez mais curto e a complexidade cada vez maior dos projetos de sistemas embarcados tornam necessário o uso de metodologias e estratégias que permitam atender os requisitos do projeto e as restrições características desse tipo de sistema. Competências e Habilidades da Ênfase Sistemas Embarcados As habilidades adquiridas pelo egresso do curso de Sistemas Embarcados, visam compor competências específicas. Seguem algumas desejáveis: Ser capaz de projetar sistemas eletrônicos de aplicações específicas; Ser capaz de gerenciar equipes em projetos de pequeno e grande porte; Ser capaz de desenvolver plataformas para testes de sistemas; Com estas habilidades, o egresso será competente em: Gerir empresas desenvolvedoras de hardware e software para sistemas dedicados Conhecer, compreender, analisar e sintetizar plataformas de sistemas eletrônicos diversos.

8 Estrutura Curricular da Ênfase Sistemas Embarcados DIURNO NÍVEL DE EXECUÇÃO CURRICULAR 4 IMD0301 Especificação e Modelagem de Sistemas Embarcados D S 4 - IMD0302 Circuitos Eletrônicos D S 4 - IMD0303 Sistemas Embarcados de Tempo Real D S 4 - IMD0304 Projeto de Sistemas Operacionais D S 4 IMD0036 IMD0305 Projeto Integrado I A S 90 6 IMD0301 IMD0302 IMD0303 IMD0304 Optativa D N 4 - Atividade Complementar A N TOTAL NÍVEL DE EXECUÇÃO CURRICULAR 5 IMD0306 Sistemas Digitais D S 4 - IMD0307 Sistemas Híbridos D S 4 - IMD0308 Redes de Sensores D S 4 - IMD0309 Instrumentação Eletroeletrônica D S 4 - IMD0310 Controle Digital D S 4 - IMD0311 Projeto Integrado II A S 90 6 IMD0306 IMD0307 IMD0308 IMD0309 IMD0310 Atividade Complementar A N TOTAL NÍVEL DE EXECUÇÃO CURRICULAR 6 IMD0312 Desenvolvimento em Plataformas Específicas D S 4 - IMD0313 Testes de Circuitos D S 4 - IMD0314 Sensores Inteligentes D S 4 - IMD0315 Gerenciamento de Projetos D S 4 - IMD0316 Prototipação de Circuitos Impressos D S 4 - IMD0317 Projeto Integrado III A S 90 6 IMD0312 IMD0313 IMD0314 IMD0315 IMD0316 Atividade Complementar A N TOTAL TOTAL DA ÊNFASE TOTAL GERAL Todas as disciplinas obrigatórias das demais ênfases, quando não forem igualmente obrigatórias desta ênfase em particular, serão consideradas como optativas.

9 2.1.2 Sistemas de Informação de Gestão A ênfase em Sistemas de Informação de Gestão tem por objetivo preparar profissionais com conhecimentos para o projeto, construção, manutenção e gerenciamento de Sistemas de Informação Computacionais de Gestão Organizacional. Os sistemas Integrados de Gestão são amplos sistemas que cuidam do processo organizacional de empresas e governo automatizando processos e fornecendo ao gestor público e privado o gerenciamento, monitoramento e acesso rápido a informação. Estes sistemas normalmente possuem um escopo amplo, uma arquitetura bem definida e uma necessidade de distribuição e integração com outros sistemas existentes. O aluno que optar por esta ênfase vai desenvolver habilidades compreender as necessidades de modernização de organizações e atuar no desenvolvimento de software para instituições públicas e privadas nos mais diversos tipos de plataformas (Web, Mobile, Desktop, etc). O aluno estará apto a desenvolver sistemas integrados de gestão que representam sistemas críticos para o funcionamento do setor público ou de empresas privadas. As principais perspectivas de mercado de trabalho são atuar em empresas que desenvolvem softwares de gestão, atuar em unidades de tecnologia da informação de empresas e do setor público e desenvolver empreendimentos na área de tecnologia da informação.

10 Estrutura Curricular da Ênfase Sistemas de Informação de Gestão NOTURNO NÍVEL DE EXECUÇÃO CURRICULAR 4 IMD0401 Banco de Dados IMD0402 Análise de Requisitos e Projeto de Software D D S S 4 IMD0022 IMD IMD0022 IMD0025 IMD0403 Protocolo e Serviços de Internet D S 30 2 IMD TOTAL NÍVEL DE EXECUÇÃO CURRICULAR 5 IMD0404 Programação Concorrente e Distribuída D S 4 IMD0031 IMD0032 IMD0405 Programação com Bancos de Dados D S 4 IMD0401 IMD0406 Testes de Software D S 4 IMD0402 IMD0407 Desenvolvimento de Sistemas Web I IMD0408 Programação para Ambiente Desktop TOTAL NÍVEL DE EXECUÇÃO CURRICULAR 6 D D S S 4 IMD0032 IMD IMD0032 IMD0035 IMD0409 Desenvolvimento para Dispositivos Móveis D S 4 IMD0402 IMD0032 IMD0410 Processos de Software D S 4 IMD0402 Sistemas de Informações de Gestão e de Apoio a IMD0402 IMD0411 D S 4 Decisão IMD0412 Desenvolvimento de Sistemas Web II D S 4 IMD0407 Optativa D N 4 TOTAL NÍVEL DE EXECUÇÃO CURRICULAR 7 D S IMD0402 IMD0413 Governança e Gestão de TI 4 IMD0410 IMD0414 Segurança da Informação D S 4 IMD0031 IMD0415 Sistema de Informação Distribuído D S 4 IMD0404 IMD0416 Gerência e Administração de Data Center D S 4 IMD0031 Optativa D N 4 Total NÍVEL DE EXECUÇÃO CURRICULAR 8 Optativa D N Optativa D N Optativa D N Optativa D N Total *O aluno ainda está no núcleo comum.

11 Todas as disciplinas obrigatórias das demais ênfases, quando não forem igualmente obrigatórias desta ênfase em particular, serão consideradas como optativas Informática Educacional O Bacharelado em Tecnologia da Informação com ênfase em Informática Educacional busca formar profissionais de TI que possam transitar entre as áreas de Informática e Educação contribuindo para uma área em ampla expansão. Em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar as chamadas novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) de forma integrada ao projeto pedagógico dos cursos é uma maneira de se aproximar da geração que está presente nos bancos escolares. Ao longo dos anos, a sociedade brasileira se depara com iniciativas para a integração ensino/aprendizagem e tecnologias. Programas de formação continuada para esta integração são ofertados sucessivamente ao longo dos anos. Muitos professores ganham a oportunidade de reconhecer as potencialidades pedagógicas das TIC e incorporá- las à sua prática. Em todo este processo é imprescindível a presença de profissionais capacitados que possam auxiliar nas dinâmicas necessárias para a condução de um ambiente mais propício à aprendizagem. Competências e Habilidades da Ênfase Informática Educacional A partir desta perspectiva, o curso BTI ênfase em Informática Educacional compreende um conjunto de conhecimentos científicos e práticos necessários para a atuação de profissionais nos seguintes contextos: planejamento e execução de programas de capacitação profissional, em organizações diversas, que empreguem a Informática como suporte e apoio educativo; produção e gerenciamento de equipes para elaboração de materiais didáticos em que diversas mídias que envolvam a informática sejam aplicadas; participação em equipes para, produção/aplicação/avaliação de softwares educacionais e ambientes virtuais de aprendizagem como apoio à educação nas suas diversas modalidades de ensino; Organização e administração de laboratórios de informática em ambiente escolar;

12 Participação em equipes multidisciplinares de projetos que envolvam a informática e a educação; Participação em programas de inclusão digital; Estrutura Curricular da Ênfase Informática Educacional Diurno NÍVEL DE EXECUÇÃO CURRICULAR 4 IMD0500 Tecnologia e Mídias D S 90 6 IMD0501 Inteligência Artificial Aplicada à Educação D S 4 IMD0502 Educação, Cognição e Tecnologias Digitais D S 4 IMD0401 Banco de Dados D S 4 IMD0503 IMD0504 Aspectos filosóficos e Sociológicos da D S 4 Informática Tópicos Especiais em Informática e D S 4 Educação I Atividade Complementar A 4 TOTAL NÍVEL DE EXECUÇÃO CURRICULAR 5 IMD0022 IMD0023 IMD0505 Ambientes Virtuais Colaborativos D S 4 IMD0407 Desenvolvimento de Sistema Web I D S 4 IMD0032 IMD0035 IMD0506 Tecnologias para Educação a Distância D S 90 6 IMD0507 Métodos e Técnicas de Educação Assistida por D S 6 90 Computador DIM0511 Engenharia de requisitos D S 4 DIM0504 IMD0508 Tópicos Especiais em Informática e Educação D S 4 II Atividade Complementar A 4 TOTAL NÍVEL DE EXECUÇÃO CURRICULAR 6 IMD0409 Desenvolvimento para Dispositivos Móveis D S 4 IMD0402 IMD0032 IMD0412 Desenvolvimento de Sistemas Web II D S 4 IMD0407 IMD0509 Acessibilidade Digital D S 4 DIM0508 Projeto de Interfaces de Usuário D S 4 IMD0510 Empreendedorismo e Administração D S 4 Atividade complementar A 4 TOTAL 3 24 TOTAL DA ÊNFASE TOTAL GERAL Co- Req - Co- Req Co- Req

13 Estrutura Curricular da Ênfase Informática Educacional Noturno NÍVEL DE EXECUÇÃO CURRICULAR 4 IMD0401 Banco de Dados D S 4 NÍVEL DE EXECUÇÃO CURRICULAR 5 IMD0022 IMD0023 IMD0502 Educação, Cognição e Tecnologias Digitais D S 4 IMD0407 Desenvolvimento de Sistema Web I D S 4 IMD0032 IMD0035 IMD0503 Aspectos Filosóficos e Sociológicos da D S 4 Informática IMD0500 Tecnologia e Mídias D S 90 6 IMD0501 Inteligência Artificial Aplicada à Educação D S 4 Atividade Complementar A 4 TOTAL NÍVEL DE EXECUÇÃO CURRICULAR 6 IMD0507 Métodos e Técnicas de Educação Assistida por D S 6 90 Computador DIM0412 Desenvolvimento de Sistema Web II D S 4 IMD0407 IMD0409 Desenvolvimento para Dispositivos Móveis D S 4 IMD0402 IMD0032 IMD0504 Tópicos Especiais em Informática e Educação I D S 4 IMD0505 Ambientes Virtuais Colaborativos D S 4 Atividade Complementar A 4 TOTAL NÍVEL DE EXECUÇÃO CURRICULAR 7 IMD0509 Acessibilidade Digital D S 4 IMD0510 Empreendedorismo e Administração D S 4 IMD0506 Tecnologias para Educação a Distância D S 90 6 IMD0508 Tópicos Especiais em Informática e Educação II D S 4 DIM0508 Projeto de Interfaces de Usuário D S 4 Atividade complementar A 4 TOTAL TOTAL DA ÊNFASE TOTAL GERAL * O aluno ainda está no núcleo comum Todas as disciplinas obrigatórias das demais ênfases, quando não forem igualmente obrigatórias desta ênfase em particular, serão consideradas como optativas Co- Req Co- Req Co- Req Co- Req

14 2.2 Ênfases de Formação Específica para Segundo Ciclo Os diversos cursos que irão receber discentes do BTI para cumprir uma segunda formação, indicarão conjuntos de componentes curriculares que os discentes devem cursar no bacharelado e proverão os docentes e a infra- estrutura (salas de aula, laboratórios, etc.). Para os cursos tradicionais de formação em ciclo único, os discentes do BTI cursarão os componentes curriculares nas turmas já abertas para os cursos respectivos, ocupando vagas ociosas. Para os cursos de formação em dois ciclos, as turmas serão abertas especificamente para os discentes do BTI que optaram por aquela ênfase que leva a uma formação específica Engenharia de Software Esta ênfase contem as disciplinas que preparam os alunos para o Bacharelado em Engenharia de Software que tem o objetivo de formar profissionais capazes de utilizarem fundamentos científicos, técnicos, e éticos que condizem com o exercício da Engenharia de Software. Maiores detalhes estão descritos no projeto pedagógico do curso.

15 Estrutura Curricular da Ênfase Engenharia de Software - Diurno Código Nome do Componentes Obr CR CH Requisito Co/Pré 4º PERÍODO DIM0501 Boas Práticas De Programação S 2 30 DIM0108 Pré DIM111 Estrutura de Dados Avançadas S 6 90 IMD Pré DIM0541 Banco de Dados S 6 90 IMD Pré DIM504 Análise e Projeto Orientado a Objetos S 4 DIM0108 Pré DIM0508 Projeto de Interfaces de Usuário S 4 (POO I ou II) PSI0987 Fundamentos Do Trabalho Em Grupo S º Período Total 24 3 DIM Programação Concorrente S 4 DIM0500 Pré IMD0407 Desenvolvimento de Sistema Web I D S IMD0032 Pré IMD0035 DIM0507 Teste de Software I S 4 DIM0108 Pré DIM0506 Projeto Detalhado de Software S 4 DIM0501 Pré DIM0505 Lógica Aplicada a Engenharia De Software S 4 DIM0511 Engenharia de Requisitos S 4 DIM0504 Pré 6º Período Total 24 3 DIM0502 Programação Distribuída S 4 DIM0412 Desenvolvimento de Sistema Web II D S IMD0407 Pré DIM0512 Teste De Software II S 4 DIM0507 Pré DIM0514 Arquitetura De Software S 4 DIM0506 Pré DIM0516 Métodos Formais para Engenharia de Software S 4 DIM0505 Pré IMD0510 Empreendedorismo e Administração N 4 Total 24 3 Todas as disciplinas obrigatórias das demais ênfases, quando não forem igualmente obrigatórias desta ênfase em particular, serão consideradas como optativas Ciência da Computação A ênfase de Ciência da Computação tem como objetivo preparar o aluno, através de uma sólida base científica e tecnológica, ao ingresso do Bacharelado em Ciência da Computação. Este, por sua vez, visa habilitar o aluno ao desenvolvimento de novas tecnologias, embasadas em conhecimentos teóricos e científicos, que promovam a criação de produtos e serviços computacionais inovadores.

16 Com esta visão, a ênfase de Ciência da Computação do BTI enfoca sua formação no desenvolvimento de competências e habilidades para resolução de problemas de cunho tecnológico, apoiando- se, para isso, nos fundamentos básicos da computação. Os egressos do BTI dessa ênfase estarão aptos a continuar sua formação no Bacharelado em Ciência da Computação, podendo assim atuar no desenvolvimento tecnológico e científico da computação por meio de pesquisas inovadoras, bem como no desenvolvimento de produtos e serviços das diferentes áreas da computação (compiladores, sistemas operacionais, realidade virtual, jogos e entretenimento digital, inteligência artificial, entre outros). Estrutura Curricular da Ênfase Ciência da Computação Código Nome do Componente Obr CR CH Requisito Co/Pré 4 o. PERÍODO CALCULO NUMERICO PARA CIENCIA DA S 4 MAT0312 e Pré DIM0404 COMPUTACAO MAT0343 DIM0434 BANCO DE DADOS S 4 DIM0111 Pré DIM0433 ENGENHARIA DE SOFTWARE S 4 DIM0110 Pré DIM0430 LOGICA APLICADA A COMPUTACAO S 4 DIM0422 Pré IMD PROJETO DE SISTEMAS OPERACIONAIS S 4 IMD0012 Pré Optativa S 4 5 o. PERÍODO DIM0439 TEORIA DA COMPUTACAO S 4 DIM0422 Pré DIM0412 TEORIA DOS GRAFOS E ALGORITMOS S 4 DIM0111 Pré LING. DE PROGRAMACAO: CONCEITOS E S 4 DIM0111 Pré DIM0437 PARADIGMAS DIM0503 PROGRAMAÇÃO CONCORRENTE S 4 DIM0108 Pré Optativa S 4 Optativa S 4 6 o. PERÍODO DIM0406 ALGORITMOS AVANÇADOS S 4 DIM0111 Pré S 4 DIM0110 e Pré DIM0440 INTELIGENCIA ARTIFICIAL DIM0430 e EST0322 S 4 DIM0439 e Pré DIM0442 COMPILADORES DIM0437 DIM0444 PROGRAMACAO DISTRIBUIDA S 4 DIM0438 Pré Optativa S 4 Optativa S 4 Todas as disciplinas obrigatórias das demais ênfases, quando não forem igualmente obrigatórias desta ênfase em particular, serão consideradas como optativas.

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Identificação do Curso Nome do Curso: Sistemas de Informação Titulação: Bacharelado Modalidade de ensino: Presencial

Leia mais

Projeto Pedagógico do Bacharelado em Ciência da Computação. Comissão de Curso e NDE do BCC

Projeto Pedagógico do Bacharelado em Ciência da Computação. Comissão de Curso e NDE do BCC Projeto Pedagógico do Bacharelado em Ciência da Computação Comissão de Curso e NDE do BCC Fevereiro de 2015 Situação Legal do Curso Criação: Resolução CONSU no. 43, de 04/07/2007. Autorização: Portaria

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. RECONHECIDO conforme PORTARIA nº 295, de 25 de Junho de 2008.

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. RECONHECIDO conforme PORTARIA nº 295, de 25 de Junho de 2008. CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS RECONHECIDO conforme PORTARIA nº 295, de 25 de Junho de 2008. Título: Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Turno: Noturno

Leia mais

Diretrizes Curriculares Nacionais e com a Legislação Interna, tendo como princípio a compreensão da informática em suas bases epistemológicas de

Diretrizes Curriculares Nacionais e com a Legislação Interna, tendo como princípio a compreensão da informática em suas bases epistemológicas de RESOLUÇÃO Nº 014/2010 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Informática, da Escola Superior de Tecnologia, da Universidade do Estado do Amazonas. O REITOR, EM EXERCÍCIO, DA UNIVERSIDADE

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Habilitação: Bacharel em Sistemas de Informação Cálculo I - 90 6 Lógica - Programação I - 90 6 1º. Fundamentos de Sistemas de Informação - Metodologia da Pesquisa - 30 2 Comunicação Empresarial - 30 2

Leia mais

O Curso de Tecnologia da Informação na UFRN

O Curso de Tecnologia da Informação na UFRN O Curso de Tecnologia da Informação na UFRN Jair Cavalcanti Leite 1, Apuena Vieira Gomes 2, Bruno Santana da Silva 2, José Ivonildo do Rego 3 1 Departamento de Matemática e Informática e Matemática Aplicada

Leia mais

Aprovado no CONGRAD: 10.08.10 Vigência: ingressos a partir de 2011/1

Aprovado no CONGRAD: 10.08.10 Vigência: ingressos a partir de 2011/1 Aprovado no CONGRAD: 10.08.10 Vigência: ingressos a partir de 2011/1 CÓD. 207 - CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Noite - Currículo nº 06 CÓD. 2509 - CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Manhã e Noite - Currículo

Leia mais

Curso: Bacharelado em Informática. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação

Curso: Bacharelado em Informática. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Curso: Bacharelado em Informática Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Informações Básicas do Currículo Duração Ideal 8 semestres Mínima 6 semestres Máxima 14 semestres Carga Horária Aula

Leia mais

CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA VISCONDE DE CAIRU CEPPEV CURSO: GESTÃO DE DATACENTER E COMPUTAÇÃO EM NUVEM 2013.2

CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA VISCONDE DE CAIRU CEPPEV CURSO: GESTÃO DE DATACENTER E COMPUTAÇÃO EM NUVEM 2013.2 NÚMERO DE VAGAS: 25 (Vinte e Cinco) Vagas. PREVISÃO DE INÍCIO DAS AULAS 01 de Novembro de 2013 CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA VISCONDE DE CAIRU CEPPEV APRESENTAÇÃO / JUSTIFICATIVA A Fundação Visconde

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO PERFIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO PERFIL PERFIL 3001 - Válido para os alunos ingressos a partir de 2002.1 Disciplinas Obrigatórias Ciclo Geral Prát IF668 Introdução à Computação 1 2 2 45 MA530 Cálculo para Computação 5 0 5 75 MA531 Álgebra Vetorial

Leia mais

Pós-graduação Lato Sensu em Informática Aplicada na Educação

Pós-graduação Lato Sensu em Informática Aplicada na Educação Pós-graduação Lato Sensu em Informática Aplicada na Educação 1. Público Alvo Este curso de Pós-Graduação Lato Sensu é destinado principalmente a alunos graduados em cursos da área de Educação (Pedagogia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CAMPUS DE SOBRAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CAMPUS DE SOBRAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CAMPUS DE SOBRAL INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR (Currículo 2006.2) Agosto de 2010 Hodiernamente não mais se concebe que a formação do futuro profissional

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÃO. COORDENADORA Iris Fabiana de Barcelos Tronto irisbarcelos@ufv.br

SISTEMA DE INFORMAÇÃO. COORDENADORA Iris Fabiana de Barcelos Tronto irisbarcelos@ufv.br SISTEMA DE INFORMAÇÃO COORDENADORA Iris Fabiana de Barcelos Tronto irisbarcelos@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2010 89 Bacharelado ATUAÇÃO Sistemas de Informação é um curso da área de Informática voltado

Leia mais

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO SOBRE O CURSO Com a revolução tecnológica, não é só o mundo que muda, mas a área de tecnologia também. O Engenheiro de Computação é um profissional fundamental para que essa evolução

Leia mais

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO SOBRE O CURSO A revolução tecnológica das últimas décadas, especialmente na área de informática, tem alterado nossa sociedade. O Engenheiro de Computação é um profissional que

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MISSÃO DO CURSO A concepção do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas está alinhada a essas novas demandas

Leia mais

SALA DE REUNIÕES DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, em Manaus, 19 de março de 2013. JOSÉ ALDEMIR DE OLIVEIRA Presidente

SALA DE REUNIÕES DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, em Manaus, 19 de março de 2013. JOSÉ ALDEMIR DE OLIVEIRA Presidente UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N.º 18/2013 - CONSUNIV Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Controle e Automação, bacharelado, oferecido em Manaus e

Leia mais

Orientações sobre o Programa de Nivelamento UNA Contagem - 2009.2

Orientações sobre o Programa de Nivelamento UNA Contagem - 2009.2 Orientações sobre o Programa de Nivelamento UNA Contagem - 2009.2 O que é o programa de Nivelamento? É uma atividade complementar obrigatória, que tem a finalidade de desenvolver as habilidades básicas

Leia mais

Introdução à Engenharia de Controle e Automação

Introdução à Engenharia de Controle e Automação Introdução à Engenharia de Controle e Automação O CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DA FACIT Renato Dourado Maia Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros Fundação Educacional Montes

Leia mais

Prof. Dr. Reinaldo Gonçalves Nogueira Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação Diretor

Prof. Dr. Reinaldo Gonçalves Nogueira Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação Diretor À PROGRAD: Prof.ª Sandramara Matias Chaves Goiânia, 22 de Novembro de 2013 Em reunião no dia 22 de Novembro de 2013, o Conselho Diretor da EMC, aprovou a alteração do Anexo 1 da Resolução CEPEC 765/2005,

Leia mais

FACULDADE DE TALENTOS HUMANOS

FACULDADE DE TALENTOS HUMANOS FACULDADE DE TALENTOS HUMANOS PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO UBERABA MG INSTITUTO EDUCACIONAL GUILHERME DORÇA PRESIDENTE: LUIZ HUMBERTO DORÇA FACULDADE DE TALENTOS HUMANOS DIRETOR

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.640, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2015

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.640, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2015 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.640, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2015 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.061, DE 30 DE SETEMBRO DE 2010

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.061, DE 30 DE SETEMBRO DE 2010 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E ETENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.061, DE 30 DE SETEMBRO DE 2010 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 30/2005

RESOLUÇÃO CONSEPE 30/2005 RESOLUÇÃO CONSEPE 30/2005 APROVA O CURRÍCULO E O PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM INFORMÁTICA, DO CÂMPUS DE ITATIBA, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente do Conselho de Ensino,

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SOBRE O CURSO A tecnologia ocupa papel de destaque no atual cenário socioeconômico mundial, presente em todos os setores e atividades econômicas. Essa revolução transformou o mundo

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº09/2011 Aprova a estrutura curricular do Curso de Administração do Centro de

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SOBRE O CURSO A tecnologia ocupa papel de destaque no atual cenário socioeconômico mundial, presente em todos os setores e atividades econômicas. Essa revolução transformou o mundo

Leia mais

O Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores possui flexibilidade para atender dois tipos de certificações intermediárias, que são:

O Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores possui flexibilidade para atender dois tipos de certificações intermediárias, que são: 1) Formas de participação do Corpo Discente: O Colegiado do Curso é um órgão consultivo, deliberativo e normativo, onde é possível a participação do corpo discente nas decisões que competem a exposição

Leia mais

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para:

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: Técnico em Informática na Formação de Instrutores Carga Horária: 1000 horas Estágio Curricular:

Leia mais

Bacharelado em Humanidades

Bacharelado em Humanidades UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE CURSO Bacharelado em Humanidades 1. Perfil do Egresso Em consonância

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE TUTORES MÓDULO INTERMEDIÁRIO E AVANÇADO 2015 POLOS UFRN CENTRAL, CENEP, MOSSORÓ, CAICÓ E ANGICOS

PROCESSO SELETIVO DE TUTORES MÓDULO INTERMEDIÁRIO E AVANÇADO 2015 POLOS UFRN CENTRAL, CENEP, MOSSORÓ, CAICÓ E ANGICOS PROCESSO SELETIVO DE TUTORES MÓDULO INTERMEDIÁRIO E AVANÇADO 2015 POLOS UFRN CENTRAL, CENEP, MOSSORÓ, CAICÓ E ANGICOS A Coordenação de Cursos Técnicos do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES FEITAS PELO ALUNO. 1. O que são as Atividades Complementares de Ensino do NED-ED?

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES FEITAS PELO ALUNO. 1. O que são as Atividades Complementares de Ensino do NED-ED? PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES FEITAS PELO ALUNO 1. O que são as Atividades Complementares de Ensino do NED-ED? O Centro Universitário de Goiás (Uni-Anhangüera) estabeleceu no início letivo de 2006 que todo

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral Curso: ENGENHARIA ELÉTRICA SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão O Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar engenheiros com sólidos e atualizados conhecimentos científicos

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC 1 CURSO: BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Dados de Identificação da Universidade de Cuiabá - UNIC Dirigente da Mantenedora Presidente: Ed. Rodrigo

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: Redes de Computadores MISSÃO DO CURSO Com a modernização tecnológica e com o surgimento destes novos serviços e produtos, fica clara a necessidade de profissionais

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR DE SELEÇÃO DISCENTE ESTUDANTES VOLUNTÁRIOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA GRUPOS DE PESQUISA (GPs) COM PROJETOS EM ANDAMENTO

EDITAL COMPLEMENTAR DE SELEÇÃO DISCENTE ESTUDANTES VOLUNTÁRIOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA GRUPOS DE PESQUISA (GPs) COM PROJETOS EM ANDAMENTO EDITAL COMPLEMENTAR DE SELEÇÃO DISCENTE ESTUDANTES VOLUNTÁRIOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA GRUPOS DE PESQUISA (GPs) COM PROJETOS EM ANDAMENTO N.º 07/2015 A Direção Acadêmica da FADERGS Faculdade de Desenvolvimento

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL - UERGS RESOLUÇÃO CONEPE nº 007/2013

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL - UERGS RESOLUÇÃO CONEPE nº 007/2013 RESOLUÇÃO CONEPE nº 007/2013 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Computação e dá outras providências. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual do Rio Grande

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR APROVADO PELA RESOLUÇÃO

Leia mais

ü Curso - Bacharelado em Sistemas de Informação

ü Curso - Bacharelado em Sistemas de Informação Curso - Bacharelado em Sistemas de Informação Nome e titulação do Coordenador: Coordenador: Prof. Wender A. Silva - Mestrado em Engenharia Elétrica (Ênfase em Processamento da Informação). Universidade

Leia mais

COERÊNCIA DO CURRÍCULO DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO EM FACE DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

COERÊNCIA DO CURRÍCULO DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO EM FACE DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS COERÊNCIA DO CURRÍCULO DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO EM FACE DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS O documento que serviu de base para a análise a seguir é o denominado "Diretrizes Curriculares

Leia mais

Curso Técnico em Informática para Internet. Depto Acadêmico de Saúde e Serviços (DASS) Campus Florianópolis

Curso Técnico em Informática para Internet. Depto Acadêmico de Saúde e Serviços (DASS) Campus Florianópolis Curso Técnico em Informática para Internet Depto Acadêmico de Saúde e Serviços (DASS) Campus Florianópolis Rede Escola Técnica Aberta do Brasil Programa nacional MEC (SEED/SETEC) - Decreto No.6301 de 12/12/2007

Leia mais

CURSO: REDES DE COMPUTADORES

CURSO: REDES DE COMPUTADORES CURSO: REDES DE COMPUTADORES Dados de Identificação da Universidade de Cuiabá - UNIC Dirigente da Mantenedora Presidente: Ed. Rodrigo Calvo Galindo Base Legal da Mantenedora A Ata de Assembléia Geral para

Leia mais

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para:

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: INSTITUIÇÃO: IFRS CAMPUS BENTO GONÇALVES CNPJ: 94728821000192 ENDEREÇO: Avenida Osvaldo Aranha, 540. Bairro Juventude. CEP: 95700-000 TELEFONE: (0xx54) 34553200 FAX: (0xx54) 34553246 Curso de Educação

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DOS CURSOS DA FIPP

REGULAMENTO INTERNO DOS CURSOS DA FIPP REGULAMENTO INTERNO DOS CURSOS DA FIPP BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 72/2009 Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação, modalidade

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: SISTEMAS DA INFORMAÇÃO MISSÃO DO CURSO Os avanços da ciência, a melhoria dos processos produtivos e a abertura de mercado, são exemplos de fatores que contribuíram

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA MISSÃO DO CURSO O Curso de Engenharia Elétrica tem por missão a graduação de Engenheiros Eletricistas com sólida formação técnica que

Leia mais

CÓD. 483 - CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. MATRIZ CURRICULAR Currículo nº 03 I- NÚCLEO DOS CONTEÚDOS BÁSICOS

CÓD. 483 - CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. MATRIZ CURRICULAR Currículo nº 03 I- NÚCLEO DOS CONTEÚDOS BÁSICOS Aprovado no CONGRAD de: 24.09.2013 Retificado no CONGRAD de: 13.05.2014 Vigência: retroativa aos ingressantes de 2014/1 CÓD. 483 - CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MATRIZ CURRICULAR Currículo nº 03 CÓD.

Leia mais

31956 Monografia II 31926

31956 Monografia II 31926 Currículo Novo 2006/01 Duração: 182 créditos 2.730h, acrescidas de 270h de atividades complementares, totalizando 3.000h 31544 Teoria das Organizações I - 31554 Matemática I - 31564 Teoria das Organizações

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR E DIMENSIONAMENTO DA CARGA HORÁRIA POR PERÍODO LETIVO (A CARGA HORÁRIA APRESENTADA NAS TABELAS REFEREM-SE À HORA AULA DE 50 MINUTOS)

MATRIZ CURRICULAR E DIMENSIONAMENTO DA CARGA HORÁRIA POR PERÍODO LETIVO (A CARGA HORÁRIA APRESENTADA NAS TABELAS REFEREM-SE À HORA AULA DE 50 MINUTOS) MATRIZ CURRICULAR E DIMENSIONAMENTO DA POR PERÍODO LETIVO (A APRESENTADA NAS TABELAS REFEREM-SE À HORA AULA DE 50 MINUTOS) PRIMEIRO SEMESTRE / 1 O ANO Leitura e Interpretação de Textos 2-40 Matemática

Leia mais

ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO 2009 1 Resumo do Curso Disciplinas N. de Créditos Carga horária Disciplinas Obrigatórias Disciplinas do CB/CTC 74 1.200 Obrigatórias da Engenharia 35 765 Obrigatórias do Curso

Leia mais

Projeto Pedagógico do Curso

Projeto Pedagógico do Curso Projeto Pedagógico do Curso Fundamentação Diretrizes curriculares do MEC Diretrizes curriculares da SBC Carta de Princípios da UNICAP Projeto Pedagógico Institucional da UNICAP Diretrizes Curriculares

Leia mais

Regulamento do Curso de. Mestrado Integrado em Engenharia Informática

Regulamento do Curso de. Mestrado Integrado em Engenharia Informática Regulamento do Curso de Mestrado Integrado em Engenharia Informática (Ciclo integrado de estudos superiores) (Registado na DGES através do n.º R/A-Cr 21/2013) Artigo 1.º Regulamento geral aplicável O Curso

Leia mais

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). DOCENTE PROFESSOR CELSO CANDIDO Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Conhecimentos: o Web Designer; o Arquitetura de Máquina; o Implementação

Leia mais

O que é Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)?

O que é Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)? O que é Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)? O Enade é componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. É aplicado

Leia mais

UNPBFPB CONHECENDO AS DIRETRIZES DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS 2012.1. Heloysa Helena Coordenação Pedagógica do NEaD

UNPBFPB CONHECENDO AS DIRETRIZES DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS 2012.1. Heloysa Helena Coordenação Pedagógica do NEaD CONHECENDO AS DIRETRIZES DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS 2012.1 Heloysa Helena Coordenação Pedagógica do NEaD João Pessoa/2012 PORQUE PRATICAR A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA? Modalidade educacional autorizada/recomendada

Leia mais

ANEXO I - EDITAL Nº 15/2015 QUADRO GERAL DE DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS POR DISCIPLINA E CURSOS LICENCIATURA EM FÍSICA

ANEXO I - EDITAL Nº 15/2015 QUADRO GERAL DE DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS POR DISCIPLINA E CURSOS LICENCIATURA EM FÍSICA INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROCESSO SELETIVO DO 2º SEMESTRE 205 ANEXO I - EDITAL Nº 5/205 QUADRO GERAL DE DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS POR DISCIPLINA E CURSOS LICENCIATURA EM FÍSICA

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC Programador de Dispositivos Móveis. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC Programador de Dispositivos Móveis. Parte 1 (solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO

Leia mais

Proposta do novo Projeto Pedagógico do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Núcleo Docente Estruturante (NDE)

Proposta do novo Projeto Pedagógico do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Núcleo Docente Estruturante (NDE) Proposta do novo Projeto Pedagógico do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Núcleo Docente Estruturante (NDE) 20/05/2015 Agenda 1 2 3 4 5 6 Introdução e Motivação Resultados da

Leia mais

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2013 INTRODUÇÃO: O presente trabalho apresenta a relação de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a serem reorganizados no

Leia mais

Entre os elementos desejados no perfil dos egressos podem ser citados:

Entre os elementos desejados no perfil dos egressos podem ser citados: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Apesar do foco do curso de Engenharia de Computação da UCDB está na área de software, o profissional formado pelo curso de Engenharia da Computação deve adquirir as seguintes

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE COMPLEMENTARES São Paulo 2011.1 1 1- Atividades Complementares De acordo com a Lei 9.131 de 1995 e os Pareceres 776/07 de 03/12/97 e 583/2001 as Diretrizes Curriculares dos cursos

Leia mais

RESOLVE: Art. 1 o Aprovar o Projeto Político Pedagógico do Curso de Engenharia Elétrica, modalidade Bacharelado, do Centro de Tecnologia, no Campus I.

RESOLVE: Art. 1 o Aprovar o Projeto Político Pedagógico do Curso de Engenharia Elétrica, modalidade Bacharelado, do Centro de Tecnologia, no Campus I. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 23/2008 Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Engenharia Elétrica, do Centro

Leia mais

BOLETIM DE SERVIÇO - FIPAR ON LINE

BOLETIM DE SERVIÇO - FIPAR ON LINE BOLETIM DE SERVIÇO - FIPAR ON LINE ANO II Nº 003 Editado pela Secretaria Geral das FIPAR Faculdades Integradas de Paranaíba FIPAR Paranaíba, 08 de agosto de 2008. AVISO DE PUBLICAÇÃO E ADEQUAÇÃO DE MATRIZ

Leia mais

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA Cachoeira, março de 2011 REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE TREINAMENTO PROFISSIONAL Nº 004/2015

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE TREINAMENTO PROFISSIONAL Nº 004/2015 PCD 125.62 UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA / UFJF PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE TREINAMENTO PROFISSIONAL Nº 004/2015 Projetos: Escritório

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VALIDAÇÃO DO USO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO MEDIADAS POR TABLETS CHAMADA Nº. 001/2013 A Universidade Federal do Maranhão

Leia mais

Universidade. Estácio de Sá. Informática e Telecomunicações

Universidade. Estácio de Sá. Informática e Telecomunicações Universidade Estácio de Sá Informática e Telecomunicações A Estácio Hoje reconhecida como a maior instituição particular de ensino superior do país, a Universidade Estácio de Sá iniciou suas atividades

Leia mais

1.2) PROJETO DE VIRTUALIZAÇÃO DE COMPUTADORES DE MESA

1.2) PROJETO DE VIRTUALIZAÇÃO DE COMPUTADORES DE MESA 1.1) PLANO DE APLICAÇÃO DE RECURSOS (EM ANEXO) 1.2) PROJETO DE VIRTUALIZAÇÃO DE COMPUTADORES DE MESA INTRODUÇÃO O curso de engenharia florestal possui 4395 horas de aulas em disciplinas obrigatórias e

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E TECNOLOGIA CAMPUS Bambuí

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E TECNOLOGIA CAMPUS Bambuí 45 APÊNDICE B - MATRIZ CURRICULAR 1º Período Sigla Disciplina CHT 1 CHP 2 CH Total Pré-requisitos AED1 Algoritmos e Estruturas de Dados I 40 40 80 - CALC1 Cálculo I 80-80 - FC Fundamentos da Computação

Leia mais

CoNaIISI 2014 2º Congresso Nacional de Engenharia Informática / Sistemas de Informação

CoNaIISI 2014 2º Congresso Nacional de Engenharia Informática / Sistemas de Informação CoNaIISI 2014 2º Congresso Nacional de Engenharia Informática / Sistemas de Informação San Luis, 13 y 14 de Novembro de 2014 CHAMADA PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS O CoNaIISI é organizado pela rede de

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC

PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC IMES - INSTITUTO MANTENEDOR DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA LTDA CNPJ nº. 04.670.333/0001-89 PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC O INSTITUTO MANTENEDOR DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Escola de Ciências e Tecnologia. Tutoria no Bacharelado em Ciências e Tecnologia. Introdução.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Escola de Ciências e Tecnologia. Tutoria no Bacharelado em Ciências e Tecnologia. Introdução. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Escola de Ciências e Tecnologia Tutoria no Bacharelado em Ciências e Tecnologia (Rascunho) Introdução O Bacharelado em Ciências e Tecnologia (BCT), da Universidade

Leia mais

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0 SOBRE O CURSO O mercado de trabalho precisa de profissionais completos, com habilidades de gestão e que liderem equipes multidisciplinares em empresas de todos os setores econômicos

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA TERRA

CURSO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA TERRA CENTRO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA Instituto de Física Instituto de Geociências Instituto de Matemática Observatório do Valongo CURSO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA TERRA REGULAMENTO I DOS OBJETIVOS

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA TUTORES DS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE AMERICANA

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA TUTORES DS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE AMERICANA EDITAL N.º 005/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA TUTORES DS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE AMERICANA A Direção Geral da Faculdade de Americana - FAM torna público que até às 12 horas do dia 12 de janeiro

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DO TURNO NOTURNO PARA TURMAS A PARTIR DE JULHO DE 2013

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DO TURNO NOTURNO PARA TURMAS A PARTIR DE JULHO DE 2013 ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DO TURNO NOTURNO PARA TURMAS A PARTIR DE JULHO DE 2013 Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica Vagas no Vestibular: 40 (quarenta) regime semestral

Leia mais

FACULDADE KENNEDY BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FACULDADE KENNEDY BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FACULDADE KENNEDY BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO A Faculdade Kennedy busca sempre melhorar a qualidade, oferecendo serviços informatizados e uma equipe de profissionais preparada para responder

Leia mais

Resolução nº 015, de 25 de fevereiro de 2014.

Resolução nº 015, de 25 de fevereiro de 2014. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Conselho Superior Resolução nº

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ENGENHARIA CIVIL MISSÃO DO CURSO O Curso de Engenharia Civil do CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTACIO RADIAL DE SÃO PAULO tem por missão graduar Engenheiros Civis

Leia mais

Curso de Engenharia. Formação Geral 1º e 2º anos

Curso de Engenharia. Formação Geral 1º e 2º anos Curso de Engenharia Formação Geral 1º e 2º anos DISCIPLINA 1º Bimestre Introdução à Engenharia Informática Matemática Produção de Textos 2º Bimestre Cálculo I Física I Inglês Metodologia Científica 3º

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE, BACHARELADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das disposições gerais O presente

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL UNIDADE SANTO AMARO São Paulo, fevereiro de 2012 NOSSA MISSÃO Proporcionar acesso a um ensino de qualidade para diferentes segmentos da população, criando vínculos fortes e duradouros

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação 2013 163. FÍSICA Licenciatura. COORDENADOR Orlando Pinheiro da Fonseca Rodrigues ofonseca@ufv.br

UFV Catálogo de Graduação 2013 163. FÍSICA Licenciatura. COORDENADOR Orlando Pinheiro da Fonseca Rodrigues ofonseca@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2013 163 FÍSICA Licenciatura COORDENADOR Orlando Pinheiro da Fonseca Rodrigues ofonseca@ufv.br 164 Currículos dos Cursos UFV Licenciatura (Integral) ATUAÇÃO O curso de graduação

Leia mais

ENGENHARIA DA PRODUÇÃO 2.0

ENGENHARIA DA PRODUÇÃO 2.0 ENGENHARIA DA PRODUÇÃO 2.0 SOBRE O CURSO Mercados dinâmicos demandam profissionais com formação completa e abrangente, aptos a liderarem equipes multidisciplinares em empresas de todos os setores econômicos

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO CAPITULO I DAS FINALIDADES Art. 1º - Os cursos de pós-graduação da UNIABEU são regidos pela Lei Federal 9394/96 Lei de Diretrizes

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Campus de Quixadá. Apresentação do Curso

Universidade Federal do Ceará Campus de Quixadá. Apresentação do Curso Universidade Federal do Ceará Campus de Quixadá Apresentação do Curso Coordenação Graduações tecnológicas Justificativa Áreas de atuação Metodologias de ensino Organização Curricular Avaliações Frequência

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEME MENTARES CURSO DE ENFERMAGEM. Belo Horizonte

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEME MENTARES CURSO DE ENFERMAGEM. Belo Horizonte MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEME MENTARES CURSO DE ENFERMAGEM Belo Horizonte 2013 ÍNDICE 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 FINALIDADE... 3 3 DEVERES DO COORDENADOR EM RELAÇÃO AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES... 4 4 DEVERES

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 242/2014

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 242/2014 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 242/2014 Altera a Deliberação CONSEP Nº 107/2012, que Dispõe sobre o Currículo Pleno do Curso de Pedagogia - Licenciatura, regime seriado semestral. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA,

Leia mais

www.fafia.edu.br PORTARIA - FAFIA Nº 016/2014

www.fafia.edu.br PORTARIA - FAFIA Nº 016/2014 PORTARIA - FAFIA Nº 016/2014 Regulamenta a implantação e os procedimentos para oferta de componentes curriculares em regime semipresencial. A Professora ROSANE MARIA SOUZA DOS SANTOS, Diretora da Faculdade

Leia mais

EDITAL Nº 11/2014. Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria em Ensino a Distância

EDITAL Nº 11/2014. Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria em Ensino a Distância UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA EDITAL Nº 11/2014 Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria em Ensino a Distância A Pró-Reitora, no uso de suas atribuições regimentais e tendo em

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 012/07 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 012/07 CONSUNI RESOLUÇÃO Nº 012/07 CONSUNI APROVA A ALTERAÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO HABILITAÇÃO EM COMÉRCIO EXTERIOR E ADMINISTRAÇÃO HABILITAÇÃO EM MARKETING E O REGULAMENTO

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. Parte 1 (solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO

Leia mais

C.E.S.A.R Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife Regimento Interno do Mestrado Profissional em Engenharia de Software

C.E.S.A.R Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife Regimento Interno do Mestrado Profissional em Engenharia de Software C.E.S.A.R Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife Regimento Interno do Mestrado Profissional em Engenharia de Software Junho 005 Capítulo I DA ESTRUTURA E DO OBJETIVO Art. º Este Regimento estabelece

Leia mais

Projeto Integrador. Faculdade Senac

Projeto Integrador. Faculdade Senac Projeto Integrador Faculdade Senac Faculdade de Tecnologia SENAC Goiás adota o Projeto Integrador nos cursos da área de Tecnologia da Informação com o intuito de possibilitar ao aluno criação de um produto

Leia mais

I Seminário Integrador do Curso de Administração

I Seminário Integrador do Curso de Administração I Seminário Integrador do Curso de Administração! Coordenador: Prof.,MSc.,Mário,Mendonça mariomacneto@gmail.com, Vice9Coordenador: Prof.,MSc.,Robson,Materko robsonmaterko@yahoo.com.br, Telefone:,(96),331291763

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLENTARES

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLENTARES CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLENTARES 1 Prezado(a) aluno(a): Este é o Manual de Atividades Complementares do Curso Superior

Leia mais

PROCESSO SELETIVO. Edital DG nº013-2015 PROGRAMA DE INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA - PIPC

PROCESSO SELETIVO. Edital DG nº013-2015 PROGRAMA DE INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA - PIPC PROCESSO SELETIVO Edital DG nº013-2015 PROGRAMA DE INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA - PIPC FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI PROGRAMA DE INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA - PIPC EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE JORNALISMO

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE JORNALISMO ORGANIZAÇÃO CURRICULAR O curso de Jornalismo da Unipampa está estruturado em oito semestres e tem carga horária total de 3.060 horas, sessenta horas a mais que o aconselhado pelas novas Diretrizes Curriculares.

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ingressantes 2008 Semestre 1 Semestre 2

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ingressantes 2008 Semestre 1 Semestre 2 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ingressantes 2008 Cálculo I 40 Cálculo II 40 Princípios Desenvolvimento de Algoritmos I 80 Princípios Desenvolvimento de Algoritmos II 80 Matemática 40 Lógica Matemática 40 Probabilidade

Leia mais