CELSIUS, TEMPERATURA E CALOR PARTE 2. CONTEÚDO Calor Capacidade térmica Calor específico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CELSIUS, TEMPERATURA E CALOR PARTE 2. CONTEÚDO Calor Capacidade térmica Calor específico"

Transcrição

1 CELSIUS, TEMPERATURA E CALOR PARTE 2 CONTEÚDO Calor Capacidade térmica Calor específico AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS No capítulo anterior deste material didático refletimos sobre o conceito de temperatura e sugerimos que você pesquisasse sobre as diferenças e semelhanças entre calor e temperatura. Possivelmente nessas pesquisas apareceram as expressões quente e frio. Lembre-se de que calor e temperatura são conceitos que possuem uma relação bastante intrínseca e, no cotidiano, muitas vezes trocamos um pelo outro. Isso não significa que, na Física, calor e temperatura tenham o mesmo significado. Sabemos que a temperatura de um corpo está relacionada com o grau de agitação dos átomos de um corpo. Já o calor é uma forma de energia, transferida de um corpo para o outro. A transferência de energia ocorre porque existirá uma diferença de temperatura entre os corpos. A unidade de medida de calor, mais comumente usada, é a caloria (cal). Embora a temperatura destas centelhas ultrapasse o C, o calor que elas transmitem quando encostam na pele é muito pequeno o que ilustra o fato de que temperatura e calor são conceitos diferentes. Figura 1 Centelhas produzidas em um esmeril Fonte: Trilllogic Innoventions Nos estudos associados ao tema Calor, dois assuntos merecem destaque: os conceitos de capacidade térmica (C) e calor específico (c). Apesar de suas definições serem bastante parecidas, eles possuem significados profundos e diferenciados.

2 Capacidade térmica Associado à característica que os corpos possuem de absorver calor está a grandeza denominada capacidade térmica. Capacidade térmica (C) é a quantidade de calor necessária para variar em 1 ºC, a temperatura de um corpo. Utiliza-se geralmente duas expressões para o cálculo da capacidade térmica. C = m.c Capacidade térmica Massa Calor específico Ou Capacidade térmica C = Q Quantidade de calor Variação da temperatura A unidade de medida da capacidade térmica é a cal/ºc (ou J/ºC no SI). Ao fazermos referência a objetos, como uma panela de metal ou um copo de vidro, dentre outros, é importante destacar a importância do conceito de capacidade térmica, pois, como podemos observar, em uma das expressões, a massa do objeto também é importante para o cálculo desta grandeza. Imaginemos, por exemplo, que dois corpos A e B inicialmente a uma temperatura de 25 o C, recebam uma mesma quantidade de calor (500 cal). Uma pessoa resolveu medir a temperatura desses corpos após determinado tempo e descobre que suas temperaturas são agora de 95 o C para o corpo A e de 58 o C para o corpo B. Determinando a capacidade térmica para os corpos A e B, teremos:

3 Corpo A C = Q Q = 500 cal t = 95 o C 25 o C = 70 o C C = 500 cal 70 o C C = 7,1 cal/ o C Corpo B C = Q Q = 500 cal t = 58 o C 25 o C = 33 o C C = 500 cal 33 o C C = 15,1cal/ o C Esse valor indica que, para elevar a temperatura do corpo A de 1ºC, é necessário fornecer ao corpo 7,1cal. Esse valor indica que, para elevar a temperatura do corpo B de 1 o C, é necessário fornecer ao corpo uma quantidade de calor de 15,1cal. Olhando os exemplos, qual dos dois corpos precisa de mais calor para elevar sua temperatura de 1 ºC? Se você escolheu o corpo B, acertou! Ou seja, a capacidade térmica dele é maior. Calor específico Na Física o calor específico está associado com a seguinte definição: Calor específico é quantidade de calor necessária para elevar em 1 grau Celsius a temperatura de 1 grama de uma substância. O conceito de calor específico refere-se a uma porção do corpo (1 grama). Observe a tabela abaixo na qual foram colocados os calores específicos de algumas substâncias: Substância Calor específico (cal/g o C) Água 1,00 Alumínio 0,22 Chumbo 0,031 Ferro 0,11 Mercúrio 0,033 Prata 0,056 Compare os valores e responda à seguinte questão: Que relação poderia existir entre esses valores e a utilização do mercúrio em termômetros e da água para a refrigeração de motores de automóveis? Na tabela podemos observar que: c água = 1,00 cal/g o C e c mercúrio = 0,033 cal/g o C

4 Pela definição de calor específico, devemos fornecer (ou ceder) 1 cal para aumentar em 1 o C a temperatura de 1 g de água e fornecer (ou ceder) 0,033 cal para aumentar em 1 o C a temperatura de 1 g de mercúrio. Em qual das duas situações o corpo precisa receber (ou ceder) menos calor para aumentar em 1 o C sua temperatura? O calor específico da água é igual a 1,0 cal/gºc (lê-se: uma caloria por grama grau Celsius). Isso significa que é necessário fornecer uma quantidade de calor de 1,0 cal para que se eleve em 1 ºC esse 1 grama de água. Sendo assim, quanto menor o calor específico de uma substância, mais facilmente ela pode sofrer variações em sua temperatura, que é o caso do mercúrio, por exemplo. Durante o dia, a temperatura no deserto é muito elevada e, durante a noite, sofre uma grande redução. Isto ocorre em virtude do pequeno calor específico da área. Quanto maior o calor específico de uma substância, menos ele se aquece ao receber certa quantidade de calor. A água é uma das substâncias com calor específico de valor mais elevado. Por essa razão, certa massa de água (lago, rio, piscina etc), ao receber calor do Sol, sofre pequenas variações em sua temperatura, em comparação com outros objetos situados em sua vizinhança. Ainda pelo mesmo motivo, quando o Sol se põe, isto é, quando a água e os outros objetos liberarem calor para o ambiente, o resfriamento da água é muito mais lento que o daqueles objetos. Assim, é fácil entender porque é tão agradável mergulhar na água em um dia muito quente. Por outro lado, como a areia tem um calor específico de valor pouco elevado, ela se aquece e se resfria com facilidade. Por isso, nos desertos, embora os dias sejam excessivamente quentes, as noites costumam apresentar temperaturas muito baixas. ALVARENGA, B. Curso de Física volume 2. São Paulo: Scipione, Uma equação importante Na determinação da quantidade de calor cedido ou retirado de um corpo quando ocorre variação em sua temperatura utiliza-se a expressão Q = m.c. Onde: Q é a quantidade de calor que o corpo recebeu (ou perdeu). m é a massa, c é o calor específico Δ é a variação da temperatura

5 Atenção: Observe que para a grandeza Q (quantidade de calor) ser expressa em cal (calorias) é necessário que a temperatura t esteja expressa em o C (graus Celsius), o calor específico c em cal/g o C (calorias por grama graus Celsius) e a massa m em g (gramas). Observe a figura 2 onde temos três líquidos com a mesma quantidade de massa que inicialmente estavam a uma mesma temperatura. Ao receberem a mesma quantidade de calor sofreram variação de temperatura diferente. Acompanhe no exemplo a seguir, a utilização desta expressão para resolver a situação proposta. Figura 2. Líquidos recebendo a mesma quantidade de calor Fonte: Fundação Bradesco Um bloco de 2 kg de ferro inicialmente à temperatura ambiente (20 C) recebe calor até atingir a temperatura de 400 C. Determine: a) Qual a quantidade de calor que o bloco de ferro recebeu para chegar a 400 C? b) A quantidade de calor que o bloco de ferro deve ceder ao meio ambiente para que sua temperatura e chegue a 0 o C. Resolução a) A quantidade de calor (Q) é determinada a partir da expressão Q = m.c.δ, onde m = 1 kg, mas lembre-se, conforme comentado anteriormente que para a quantidade de calor ser expressa em cal (calorias), a massa deve estar expressa em gramas. Portanto no nosso exemplo m = 2 kg = g. O calor específico do ferro é informado na tabela 1 (c = 0,11 cal/gºc).

6 A variação de temperatura (Δ ) é obtida através da relação; Δ = final inicial Teremos então: Δ = Δ = 380 ºC Com estas informações, já podemos fazer uso da expressão Q = m.c.δ, e determinar a quantidade de calor. Q = m.c.δ Q = 2.000x0,11x380 Q = cal Nesta situação o bloco recebeu calorias para elevar sua temperatura de 20 ºC até 400 ºC. b) Novamente utilizamos a expressão Q = m.c.δ, onde: m = 2 kg = g c = 0,11 cal/gºc Δ = final inicial Nesta nova situação a temperatura inicial é de 20 ºC mas a temperatura final, desta vez, é menor que a inicial pois o bloco perde calor. De acordo com o enunciado ele deve se resfriar até ºC. Portanto Δ = final inicial Δ = 0 20 Δ = 20 ºC E para a quantidade de calor ficamos com: Q = m.c.δ Q = 2.000x0,11x( 20) Q = cal O sinal negativo que acompanha o valor numérico indica que o bloco de ferro perdeu calorias para diminuir sua temperatura de 20 ºC até 0 ºC.

7 ATIVIDADES 1. Uma panela de alumínio tem 300 gramas de massa e foi inadvertidamente levada vazia ao fogo de um fogão que a aqueceu da temperatura ambiente de 25 ºC até a temperatura de 85 ºC. a) Consulte na tabela deste capítulo o calor específico do alumínio. b) Determine a quantidade de calorias absorvidas pela panela de alumínio. 2. (UEL 2012 Adaptada.) O homem utiliza o fogo para moldar os mais diversos utensílios. Por exemplo, um forno é essencial para o trabalho do ferreiro na confecção de ferraduras. Para isso, o ferro é aquecido até que se torne moldável. Considerando que a massa de ferro empregada na confecção de uma ferradura é de 0,5 kg, que a temperatura em que o ferro se torna moldável é de 520 ºC e que o calor específico do ferro vale 0,1 cal/gºc, assinale a alternativa que fornece a quantidade de calor, em calorias, a ser cedida a essa massa de ferro para que possa ser trabalhada pelo ferreiro. Dado: temperatura inicial da ferradura: 20 ºC. a) 250 b) 2500 c) d)

8 3. Um cozinheiro necessita aquecer 0,6 kg de água que se encontrava à 25 ºC. Ao levar a água ao fogo, ele observa que que ela começa a ferver 5 minutos depois. Desconsiderando-se as perdas de calor para o ambiente e considerando a temperatura de ebulição da água igual a 100 ºC, determine a quantidade de calor recebida pela água. (Adote 1 litro = 1 kg.) 4. O que significa dizer que um objeto tem capacidade térmica de 150 cal/cº? 5. (UFSE Adaptada.) A tabela abaixo apresenta a massa m de cinco objetos de metal, com seus respectivos calores específicos sensíveis c. METAL c(cal/gºc) m(g) Ferro 0, Cobre 0, Prata 0, Chumbo 0, O objeto que tem maior capacidade térmica é o de: a) ferro b) chumbo c) prata d) cobre

9 6. Um objeto inicialmente a 20 ºC recebe 600 cal o que faz sua temperatura chegar a 30ºC. Em razão desta elevação de temperatura sua capacidade térmica é a) 80 cal/ºc b) 60 cal/ºc c) 30 cal/ºc d) 20 cal/ºc INDICAÇÕES Oficina Calor Vídeo Calor e Temperatura REFERÊNCIAS ALVARENGA, B. Curso de Física volume 2. São Paulo: Scipione, GASPAR, A. Física, volume 2. São Paulo: Ática, GONÇALVES FILHO, A.; TOSCANO, C. Física e realidade volume 2. São Paulo: Scipione, GREF - Grupo de Reelaboração do Ensino de Física. Leituras de Física Termodinâmica. São Paulo: Edusp, PIETROCOLA, M. Física em contextos: pessoal, social e histórico volume 2. São Paulo: FTD, 2011.

10 TRILLLOGIC INNOVENTIONS. Centelhas produzidas em um esmeril. Disponível em: < Acesso em: 16 mai h23min. VON BAEYER, H. A Física e o mundo que nos rodeia. Rio de Janeiro: Campus, GABARITO 1. a) c = 0,22 cal/gºc b) Utilizando a expressão Q = m.c.δ, teremos: Q =? m = 300 g c = 0,22 cal/gºc Δ = 85 ºC 25 ºC = 60 ºC Q = m.c.δ, Q = 300x0,22x60 Q = cal 2. Alternativa C Utilizando a expressão Q = m.c.δ, teremos: Q =? m = 0,5 kg = 500 g c = 0,1 cal/gºc Δ = 520 ºC 20 ºC = 500 ºC Q = m.c.δ, Q = 500x0,1x500 Q = cal 3. Utilizando a expressão Q = m.c.δ, teremos: Q =? m = 0,6 kg = 600 g c = 1 cal/gºc Δ = 100 ºC 25 ºC = 75 ºC Q = m.c.δ, Q = 600x1x75 Q = cal

11 4. Significa que se o objeto receber (ou ceder) uma quantidade de energia de 150 calorias, sua temperatura variará de 1 ºC. 5. Alternativa A Metal c(cal/gºc) m(g) Capacidade térmica Ferro 0, C = m.c C = 200x0,113 C = 22,6 cal/ ºC Cobre 0, C = m.c C = 200x0,093 C = 18,6 cal/ ºC Prata 0, C = m.c C = 200x0,056 C = 11,2 cal/ ºC Chumbo 0, C = m.c C = 200x0,031 C = 6,2 cal/ ºC 6. Alternativa B Utilizando-se a expressão C = Q Onde, Q = 600 cal = 30 ºC 20 ºC = 10 ºC Teremos: C = Q C = C = 60 cal/ ºC

Termologia. Calor: Energia em trânsito de um corpo para outro devido a diferença de temperaturas entre eles.

Termologia. Calor: Energia em trânsito de um corpo para outro devido a diferença de temperaturas entre eles. Calor e Temperatura Termologia Estuda os fenômenos ligados a calor e temperatura Calor: Energia em trânsito de um corpo para outro devido a diferença de temperaturas entre eles. Temperatura: É uma grandeza

Leia mais

Lista Plantão Bloch

Lista Plantão Bloch 1. (Espcex (Aman) 2017) Um trem de 150 m de comprimento se desloca com velocidade escalar constante de 16 m s. Esse trem atravessa um túnel e leva 50 s desde a entrada até a saída completa de dentro dele.

Leia mais

A definição de calor é usada apenas para indicar a energia que está sendo transferida, e não a energia que o corpo possui.

A definição de calor é usada apenas para indicar a energia que está sendo transferida, e não a energia que o corpo possui. A calorimetria é a ciência que estuda o calor. Calor é uma forma de energia em trânsito, ou seja, é a energia transferida de um corpo com maior temperatura para um corpo de menor temperatura. Em um sistema

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº CALORIMETRIA: Calor Sensível 1. (Uel 2012) O homem utiliza o fogo para moldar os mais diversos utensílios. Por

Leia mais

AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 37 Comparando os calores específicos da água e da areia

AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 37 Comparando os calores específicos da água e da areia AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 37 Comparando os calores específicos da água e da areia 9º NO DO ENSINO FUNDAMENTAL - 1º ANO DO ENSINO MÉDIO INTRODUÇÃO Uma das propriedades mais importantes

Leia mais

Calorimetria - Quantidade de calor - Calor especifico - Capacidade térmica - Mudanças de fase da substância

Calorimetria - Quantidade de calor - Calor especifico - Capacidade térmica - Mudanças de fase da substância ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO INDIVIDUAL DE ESTUDO PARA ATENDIMENTO DA PROGRESSÃO PARCIAL ESTUDOS INDEPENDENTES- 1º e 2º SEMESTRE RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012 ANO

Leia mais

Os efeitos do calor sobre os corpos fazem parte do nosso cotidiano e podem ser facilmente percebidos. A ideia de que o calor é uma forma de energia

Os efeitos do calor sobre os corpos fazem parte do nosso cotidiano e podem ser facilmente percebidos. A ideia de que o calor é uma forma de energia Capítulo 4 Calor: energia térmica em trânsito Os efeitos do calor sobre os corpos fazem parte do nosso cotidiano e podem ser facilmente percebidos. A ideia de que o calor é uma forma de energia foi estabelecida

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de Exercícios 2_3 BIMESTRE Nome: Nº Turma: 9 EF Profa Kelly Data: Conteúdo: Calorimetria. 1 Um bloco de 600 g de prata, inicialmente a 20 C, é aquecido até

Leia mais

CALORIMETRIA (CONTINUAÇÃO)

CALORIMETRIA (CONTINUAÇÃO) CALORIMETRIA (CONTINUAÇÃO) Calor latente Nem toda a troca de calor existente na natureza se detém a modificar a temperatura dos corpos. Em alguns casos há mudança de estado físico destes corpos. Neste

Leia mais

Lista de Térmica Professor: Janer Telles

Lista de Térmica Professor: Janer Telles Lista de Térmica Professor: Janer Telles Questão 01) Dois corpos A e B, de massas iguais, são aquecidos simultaneamente. O gráfico abaixo representa o comportamento térmico desses corpos durante o processo

Leia mais

Colégio Avanço de Ensino Programado

Colégio Avanço de Ensino Programado α Colégio Avanço de Ensino Programado Avaliação Contínua 1º Semestre - 1º Bim. /2016 Nota: Professor (a): Mário Disciplina: Física Turma: 1ª Série Ensino Médio Nome: Nº: Atividade deverá ser entregue em

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º Ano EM

Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º Ano EM Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º Ano EM CALORIMETRIA TEMPERATURA Todo corpo que esteja a uma temperatura acima do zero absoluto é constituído de partículas

Leia mais

O trabalho (estudo) espanta três males: o vício, a pobreza e o tédio.

O trabalho (estudo) espanta três males: o vício, a pobreza e o tédio. UNIPAC - CAMPUS TEÓFILO OTONI CURSO: AGRONOMIA DISCIPLINA: FÍSICA I PERÍODO: 2 PROFESSOR: ARNON RIHS. DATA: EXERCÍCIOS AVALIATIVOS EM SALA VALOR: PONTOS Acesse: www.professorarnon.com O trabalho (estudo)

Leia mais

Podemos definir como quente um corpo que tem suas moléculas agitando-se muito, ou seja, com alta energia cinética. Analogamente, um corpo frio, é

Podemos definir como quente um corpo que tem suas moléculas agitando-se muito, ou seja, com alta energia cinética. Analogamente, um corpo frio, é Podemos definir como quente um corpo que tem suas moléculas agitando-se muito, ou seja, com alta energia cinética. Analogamente, um corpo frio, é aquele que tem baixa agitação das suas moléculas. Tem

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº CALORIMETRIA:

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº CALORIMETRIA: Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº CALORIMETRIA: Calor Sensível 1. (Uel 2012) O homem utiliza o fogo para moldar os mais diversos utensílios. Por

Leia mais

Figura 1 Locomotiva a vapor Fonte: Burciaga/Freerangestock.com

Figura 1 Locomotiva a vapor Fonte: Burciaga/Freerangestock.com CALOR, ENERGIA E TRABALHO CONTEÚDO 1 a lei da Termodinâmica AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Energia e Trabalho Nos dias atuais é muito normal quando falamos sobre o consumo de energia, trazermos juntos uma

Leia mais

Capitulo-4 Calor e Temperatura

Capitulo-4 Calor e Temperatura Capitulo-4 Calor e Temperatura www.plantaofisica.blogspot.com.br 1 Resumo de aula: Termometria. 1- Temperatura Termometria é a parte da física que se preocupa unicamente em formas de se medir a temperatura

Leia mais

Lista de Exercícios - CALORIMETRIA, MUDANÇA DE FASE E TROCA DE CALOR

Lista de Exercícios - CALORIMETRIA, MUDANÇA DE FASE E TROCA DE CALOR 9º EF EXERCÍCIOS Lista de Exercícios - CALORIMETRIA, MUDANÇA DE FASE E TROCA DE CALOR 1 Quantas calorias são necessárias para vaporizar 1,00 litro de água, se a sua temperatura é, inicialmente, igual a

Leia mais

9. (Uel 95) Uma escala de temperatura arbitrária X está relacionada com a escala Celsius, conforme o gráfico a seguir.

9. (Uel 95) Uma escala de temperatura arbitrária X está relacionada com a escala Celsius, conforme o gráfico a seguir. 1. (G1) Em uma determinada escala arbitrária o ponto de congelamento da água é de 10 unidades, enquanto que o ponto de ebulição é de 210 unidades. Todas as medidas feitas ao nível do mar. Qual é a temperatura

Leia mais

Q = m.l CALOR LATENTE E CALOR ESPECÍFICO CONTEÚDOS. Mudanças de estado Calor latente Calor específico

Q = m.l CALOR LATENTE E CALOR ESPECÍFICO CONTEÚDOS. Mudanças de estado Calor latente Calor específico CALOR LATENTE E CALOR ESPECÍFICO CONTEÚDOS Mudanças de estado Calor latente Calor específico AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Anteriormente, vimos a expressão Q = m.c.δθ, utilizada para calcular quantidade

Leia mais

Lista de exercícios. Temperatura e Dilatação Prof. Willian Rederde. 01-(Mackenzie-SP) Numa cidade da Europa, no decorrer de um ano, a temperatura

Lista de exercícios. Temperatura e Dilatação Prof. Willian Rederde. 01-(Mackenzie-SP) Numa cidade da Europa, no decorrer de um ano, a temperatura Lista de exercícios Temperatura e Dilatação Prof. Willian Rederde 01-(Mackenzie-SP) Numa cidade da Europa, no decorrer de um ano, a temperatura mais baixa no inverno foi de 23 ºF e a mais alta no verão

Leia mais

Fís. Professor: Leo Gomes Monitor: Arthur Vieira. Fís

Fís. Professor: Leo Gomes Monitor: Arthur Vieira. Fís . Semana 19 Professor: Leo Gomes Monitor: Arthur Vieira Exercícios de calorimetria 19 jun EXERCÍCIOS DE AULA 1. (ENEM) Aquecedores solares usados em residências têm o objetivo de elevar a temperatura da

Leia mais

O que você deve saber sobre

O que você deve saber sobre O que você deve saber sobre Quando um corpo recebe calor, dois efeitos distintos podem ocorrer: se receber calor sensível, sua temperatura aumenta e o corpo não sofre mudança de fase; se receber calor

Leia mais

Colégio Dominus Vivendi Professor Anderson Lista de exercícios 2º ano (REC)

Colégio Dominus Vivendi Professor Anderson Lista de exercícios 2º ano (REC) Colégio Dominus Vivendi Professor Anderson Lista de exercícios 2º ano (REC) 1-(Mackenzie-SP) Numa cidade da Europa, no decorrer de um ano, a temperatura mais baixa no inverno foi de 23 ºF e a mais alta

Leia mais

CALORIMETRIA - EXERCÍCIOS E TESTES DE VESTIBULARES

CALORIMETRIA - EXERCÍCIOS E TESTES DE VESTIBULARES CALORIMETRIA - EXERCÍCIOS E TESTES DE VESTIBULARES 1. (UFV-96) Ao derramarmos éter sobre a pele, sentimos uma sensação de resfriamento em conseqüência de: a. o éter penetrar nos poros, congelando imediatamente

Leia mais

Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo. Entregue no dia da prova.

Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo. Entregue no dia da prova. Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 2º Ano E.M. Data: /08/2019 Série Professor(a): Everton Trabalho Recuperação Matéria: Física Valor: 5,0 Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use

Leia mais

Física II. Capítulo 03 Transferência de Calor. Técnico em Edificações (PROEJA) Prof. Márcio T. de Castro 17/05/2017

Física II. Capítulo 03 Transferência de Calor. Técnico em Edificações (PROEJA) Prof. Márcio T. de Castro 17/05/2017 Física II Capítulo 03 Transferência de Calor Técnico em Edificações (PROEJA) 17/05/2017 Prof. Márcio T. de Castro Parte I 2 Quantidade de Calor Quantidade de Calor (Q): energia térmica em trânsito entre

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades Caro educando, você está recebendo o conteúdo de recuperação. Faça a lista de exercícios com atenção, ela norteará os seus estudos. Utilize o livro didático adotado pela escola como fonte de estudo. Se

Leia mais

Propagação do Calor e Calorimetria

Propagação do Calor e Calorimetria Condução Térmica Física 3 - Capítulo 3 Propagação do Calor e Calorimetria Propagação de calor em que a energia térmica passa de partícula para partícula, sem transporte de matéria. Ocorre nos materiais

Leia mais

A) condensação do vapor de água dissolvido no ar ao encontrar uma superfície à temperatura mais baixa.

A) condensação do vapor de água dissolvido no ar ao encontrar uma superfície à temperatura mais baixa. lista_1-conceitos_iniciais_em_termologia Questão 1 Os cálculos dos pesquisadores sugerem que a temperatura média dessa estrela é de T i = 2.700 C. Considere uma estrela como um corpo homogêneo de massa

Leia mais

VARIAÇÃO DA TEMPERATURA

VARIAÇÃO DA TEMPERATURA VARIAÇÃO DA TEMPERATURA 1. CAPACIDADE TÉRMICA DE UM OBJETO Todos os objetos, quando recebem a mesma quantidade de energia, sofrem a mesma variação temperatura? Em geral, a temperatura de um objeto aumenta

Leia mais

Energia: Capacidade de realizar trabalho.

Energia: Capacidade de realizar trabalho. Energia: Capacidade de realizar trabalho. Formas de energia: Matéria: - Cinética (movim. macroscópico, térmica, etc) - Potencial (elétrica, gravitacional, elástica, etc) Tudo que tem massa e ocupa lugar

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS CALOR, TEMPERATURA, ESCALAS TERMOMÉTRICAS, CALOR ESPECÍFICO, CALOR SENSÍVEL, CALOR LATENTE, PROCESSOS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR

LISTA DE EXERCÍCIOS CALOR, TEMPERATURA, ESCALAS TERMOMÉTRICAS, CALOR ESPECÍFICO, CALOR SENSÍVEL, CALOR LATENTE, PROCESSOS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR LISTA DE EXERCÍCIOS CALOR, TEMPERATURA, ESCALAS TERMOMÉTRICAS, CALOR ESPECÍFICO, CALOR SENSÍVEL, CALOR LATENTE, PROCESSOS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR Prof: José Lucas Física B A prática em Física vem da

Leia mais

CALORIMETRIA Calor. CALORIMETRIA Potência ou Fluxo de Calor

CALORIMETRIA Calor. CALORIMETRIA Potência ou Fluxo de Calor CALORIMETRIA Calor É a transferência de energia de um corpo para outro, decorrente da diferença de temperatura entre eles. quente frio Unidades de calor 1 cal = 4,186 J (no SI) 1 kcal = 1000 cal Fluxo

Leia mais

Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física Ensino Médio, 9º Ano Calor sensível, capacidade térmica e calor específico

Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física Ensino Médio, 9º Ano Calor sensível, capacidade térmica e calor específico Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física Ensino Médio, 9º Ano Calor sensível, capacidade térmica e calor específico Calor Sensível Calor que produz variação de temperatura sem que o estado físico

Leia mais

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Graduação em Engenharia da Computação Prática 05 - Calor Específico Alunos: Egmon Pereira; Igor Otoni Ripardo de Assis Leandro de Oliveira Pinto;

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL NILSON SOCORRO CURSO DE FÍSICA Módulo 1

COLÉGIO ESTADUAL NILSON SOCORRO CURSO DE FÍSICA Módulo 1 CURSO DE FÍSICA Módulo 1 ÍNDICE TERMOMETRIA...2 Equilíbrio térmico...2 Escalas de temperatura...2 Escala Celsius...2 Escala Fahrenheit...2 Escala Kelvin...3 Exercícios de classe...3 Atividades para casa...4

Leia mais

Lista de Exercícios Clinton. Física

Lista de Exercícios Clinton. Física Lista de Exercícios Clinton Física SÉRIE: 2º ANO DATA: 31 / 01 / 7 01. (UFSM-RS) Calor é: a) a energia contida em um corpo. b) a energia que se transfere de um corpo para outro, quando existe uma diferença

Leia mais

Dados: - calor latente de vaporização da água: 540cal/g - calor específico da água: 10cal/g C

Dados: - calor latente de vaporização da água: 540cal/g - calor específico da água: 10cal/g C 1. (Fuvest 92) Adote: calor específico da água = 1 cal/g. C Um recipiente contendo 3600g de água à temperatura inicial de 80 C é posto num local onde a temperatura ambiente permanece sempre igual a 20

Leia mais

Lista 6 Exercícios de Calorimetria

Lista 6 Exercícios de Calorimetria Lista 6 Exercícios de Calorimetria 1 (FMU) A temperatura durante a mudança de estado, para uma dada substância, a) é sempre maior que zero b) é sempre menor que zero c) varia conforme o estado de agregação

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO 2º TRIMESTRE FÍSICA

LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO 2º TRIMESTRE FÍSICA LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO 2º TRIMESTRE FÍSICA ALUNO(a): Nº: SÉRIE: 2ª TURMA: UNIDADE: VV JC JP PC DATA: / /2017 Obs.: Esta lista deve ser entregue resolvida no dia da prova de recuperação. Valor:

Leia mais

Professor: Renan Oliveira

Professor: Renan Oliveira Professor: Renan Oliveira Questão 01 - (FFFCMPA RS/2008) Considere as seguintes afirmações sobre termologia. I. O calor específico é uma propriedade das substâncias e a capacidade térmica é uma propriedade

Leia mais

O que é temperatura, energia interna e energia térmica?

O que é temperatura, energia interna e energia térmica? O CALOR O que é temperatura, energia interna e energia térmica? Temperatura: Vimos que temperatura de um corpo está associada com a energia cinética energia de movimento das moléculas/átomos que constituem

Leia mais

11- Se você andar pela praia numa noite de verão, observará que a areis está mais fria do que a água do mar. Você pode explicar?

11- Se você andar pela praia numa noite de verão, observará que a areis está mais fria do que a água do mar. Você pode explicar? 1-(UFF-RJ) Três corpos, 1, 2 e 3, de mesma massa, mas de materiais diferentes estão inicialmente à mesma temperatura T o. Os corpos recebem a mesma quantidade de calor e atingem temperaturas finais T 1,

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - FÍSICA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - FÍSICA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE FÍSICA BANCO DE QUESTÕES - FÍSICA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Um copo de água está à temperatura

Leia mais

Aquecimento de um sistema

Aquecimento de um sistema Aquecimento de um sistema Aquecimento de diferentes quantidades de água Quando se fornece, num dado intervalo de tempo, a mesma quantidade de energia a dois sistemas, A e B, que diferem apenas na sua massa.

Leia mais

1 Conceito de calorimetria. 2 Introdução. 3 Definição de caloria. 4 Calor específico. 5 Calorímetro (interativo) 6 Tabela de calores específicos

1 Conceito de calorimetria. 2 Introdução. 3 Definição de caloria. 4 Calor específico. 5 Calorímetro (interativo) 6 Tabela de calores específicos 1 Conceito de calorimetria 2 Introdução 3 Definição de caloria 4 Calor específico 5 Calorímetro (interativo) 6 Tabela de calores específicos 7 Capacidade térmica 8 Trocas de calor 9 Calor latente 10 Curva

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 20 CALORIMETRIA PROF. BETO E PH

LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 20 CALORIMETRIA PROF. BETO E PH LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 20 CALORIMETRIA PROF. BETO E PH 1) Um dos materiais que a artista Gilda Prieto utiliza em suas esculturas é o bronze. Esse material apresenta calor específico

Leia mais

UFSC Departamento de Química QMC 5119 Introdução ao Laboratório de Química

UFSC Departamento de Química QMC 5119 Introdução ao Laboratório de Química UFSC Departamento de Química QMC 5119 Introdução ao Laboratório de Química 2015.1 1 EXPERIÊNCIA N 0 3: DETERMINAÇÃO DO CALOR DE REAÇÃO E CALOR DE SOLIDIFICAÇÃO 1. Introdução As transformações químicas

Leia mais

CALORIMETRIA. 1) Um bloco de zinco de capacidade igual a 20 Cal/ o C recebe 100 Cal. Calcule a variação de temperatura do bloco.

CALORIMETRIA. 1) Um bloco de zinco de capacidade igual a 20 Cal/ o C recebe 100 Cal. Calcule a variação de temperatura do bloco. CALORIMETRIA 1) Um bloco de zinco de capacidade igual a 20 Cal/ o C recebe 100 Cal. Calcule a variação de temperatura do bloco. R: 5ºC 2) Uma esfera de ferro tem capacidade térmica de 40 Cal/ o C. Ao receber

Leia mais

Note que, no Sistema Internacional de Unidades (SI) o calor é medido em calorias (cal) ou joules (J).

Note que, no Sistema Internacional de Unidades (SI) o calor é medido em calorias (cal) ou joules (J). Calor e temperatura Prof. lucasmarqui Calor e Temperatura são dois conceitos fundamentais na termologia (Termofísica) os quais, são considerados sinônimos. No entanto, o calor designa a troca de energia

Leia mais

AULA 9. Determinação da entalpia de dissolução de sais. Laboratório de Química QUI OBJETIVOS. Compreender o conceito entalpia;

AULA 9. Determinação da entalpia de dissolução de sais. Laboratório de Química QUI OBJETIVOS. Compreender o conceito entalpia; AULA 9 Determinação da entalpia de dissolução de sais OBJETIVOS Compreender o conceito entalpia; Determinar a capacidade calorífica de um calorímetro; Determinar a entalpia de dissolução de alguns sais.

Leia mais

FÍSICA QUANTIDADE DE CALOR CALORIMETRIA. Prof. Rangel M. Nunes

FÍSICA QUANTIDADE DE CALOR CALORIMETRIA. Prof. Rangel M. Nunes 1 FÍSICA QUANTIDADE DE CALOR CALORIMETRIA 2 CONTEÚDOS: Quantidade de calor; Unidades de calor; Calor específico; Calor sensível e calor latente; Mudanças de estado físico; 3 Conceito de Calor Vimos que

Leia mais

Aula 01. Me. Leandro B. Holanda, 1. Definições e conceitos fundamentais. Calor

Aula 01. Me. Leandro B. Holanda,   1. Definições e conceitos fundamentais. Calor Aula 01 1. Definições e conceitos fundamentais Calor Se um bloco de cobre quente for colocado num béquer de água fria o bloco de cobre se resfria e a água se aquece até que o cobre e a água atinjam a mesma

Leia mais

MEDINDO TRABALHO E CALOR

MEDINDO TRABALHO E CALOR MEDINDO TRABALHO E CALOR 1 Eixo III: Energia - Aplicações Tema 7: Calculando a energia térmica Tópicos / Habilidades 18 Medindo Trabalho e Calor 18.1 Saber distinguir situações em que há transferência

Leia mais

Observação Calor x Temperatura

Observação Calor x Temperatura Prof. Jackson Alves Definição Parte da química que estuda a energia na forma de calor envolvido, seja nos processos químicos ou físicos. Observação Calor x Temperatura Instrumento de medição: Calorímetro

Leia mais

Cap 18 (8 a edição) Temperatura, Calor e Primeira lei da termodinâmica

Cap 18 (8 a edição) Temperatura, Calor e Primeira lei da termodinâmica Termodinâmica: estuda a energia térmica. Cap 18 (8 a edição) Temperatura, Calor e Primeira lei da termodinâmica O que é temperatura: mede o grau de agitação das moléculas. Um pedaço de metal a 10 o C e

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA 1 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos:Dilatação Térmica

Sala de Estudos FÍSICA 1 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos:Dilatação Térmica Sala de Estudos FÍSICA 1 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos:Dilatação Térmica 1. (Uerj 2016) Fenda na Ponte Rio-Niterói é uma junta de dilatação, diz CCR. De acordo

Leia mais

CALORIMETRIA. 1 cal = 4,2 J.

CALORIMETRIA. 1 cal = 4,2 J. CALORIMETRIA Setor 1210 Prof. Calil A CALORIMETRIA estuda energia denominada CALOR que vai, de maneira natural, do corpo quente para o corpo frio. Calor não deve ser Calor sensivel confundido com a energia

Leia mais

Bacharelado em Engenharia Civil. Disciplina: Física Geral e Experimental II 2º período Prof. Cristiano Ferrari

Bacharelado em Engenharia Civil. Disciplina: Física Geral e Experimental II 2º período Prof. Cristiano Ferrari Bacharelado em Engenharia Civil Disciplina: Física Geral e Experimental II 2º período Prof. Cristiano Ferrari Fenômenos Térmicos Escalas de Temperatura Comparando as Escalas Conversões entre Escalas

Leia mais

FÍSICA MÓDULO 16 CALOR E A SUA PROPAGAÇÃO. Professor Ricardo Fagundes

FÍSICA MÓDULO 16 CALOR E A SUA PROPAGAÇÃO. Professor Ricardo Fagundes FÍSICA Professor Ricardo Fagundes MÓDULO 16 CALOR E A SUA PROPAGAÇÃO CALOR E A SUA PROPAGAÇÃO Como discutimos em módulos anteriores, o calor é uma energia que se propaga de uma região com maior temperatura

Leia mais

ESTUDOS DIRIGIDOS - DATA DE ENTREGA: 23/05/17 ESTUDO DIRIGIDO 5 (ED5)

ESTUDOS DIRIGIDOS - DATA DE ENTREGA: 23/05/17 ESTUDO DIRIGIDO 5 (ED5) Y Campus Brasília-DF Curso: Engenharia Civil Disciplina: Fundamentos de Termodinâmica Profº: MSc. Demetrius dos Santos Leão NOTA (Valor: 1,0 ponto) Nome do aluno: RA: Turma: AVALIAÇÃO GERAL: ( ) Completo.

Leia mais

NOME: TURMA: 33AA / 33IA / 33MA Nº PROFESSOR: ELIO ASSALIN TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DE FÍSICA (VALOR DE 2,0 PONTOS) NOTA:

NOME: TURMA: 33AA / 33IA / 33MA Nº PROFESSOR: ELIO ASSALIN TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DE FÍSICA (VALOR DE 2,0 PONTOS) NOTA: NOME: TURMA: 33AA / 33IA / 33MA Nº PROFESSOR: ELIO ASSALIN TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DE FÍSICA (VALOR DE 2,0 PONTOS) NOTA: Questões do 1 bimestre: Conteúdo: Escalas termométricas, conversão de temperatura

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Física Ano: 2º - Ensino Médio Professor: Marcelo Caldas Chaves

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Física Ano: 2º - Ensino Médio Professor: Marcelo Caldas Chaves Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ano: 2º - Ensino Médio Professor: Marcelo Caldas Chaves Atividades para Estudos Autônomos Data: 3 / 4 / 2019 Aluno(a): N o : Turma: QUESTÃO

Leia mais

Universidade de São Paulo. Instituto de Física de São Carlos. Licenciatura em Ciências Exatas CALOR. Jaqueline Gonçalves Dias, nᵒusp

Universidade de São Paulo. Instituto de Física de São Carlos. Licenciatura em Ciências Exatas CALOR. Jaqueline Gonçalves Dias, nᵒusp Universidade de São Paulo Instituto de Física de São Carlos Licenciatura em Ciências Exatas CALOR Jaqueline Gonçalves Dias, nᵒusp 5613890 José Mauricio Renan Outubro 2011 Trabalho investigativo: Calor

Leia mais

Temperatura Calor Transmissão de calor 1 a Lei da Termodinâmica

Temperatura Calor Transmissão de calor 1 a Lei da Termodinâmica Temperatura Calor Transmissão de calor 1 a Lei da Termodinâmica Temperatura Temperatura Temperatura: é o grau de agitação das partículas (átomos, moléculas) de um corpo. Lei zero da termodinâmica Se dois

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL FÍSICA TÉRMICA E DAS RADIAÇÕES. Calor e Temperatura. Professor Elder Latosinski

INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL FÍSICA TÉRMICA E DAS RADIAÇÕES. Calor e Temperatura. Professor Elder Latosinski INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL FÍSICA TÉRMICA E DAS RADIAÇÕES Calor e Temperatura Professor Elder Latosinski INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL

Leia mais

Turma: 2301 Turno: Manhã Professor: Douglas Baroni

Turma: 2301 Turno: Manhã Professor: Douglas Baroni Colégio Zaccaria TELEFAX: (0 XX 21) 3235-9400 www.zaccaria.g12.br Lista de exercícios Física II (Recuperação) 1º Período 2014 Aluno(a): N.º Turma: 2301 Turno: Manhã Professor: Douglas Baroni QUESTÃO 1

Leia mais

LISTA DE REVISÃO PARA O TESTE DO 2º TRIMESTRE

LISTA DE REVISÃO PARA O TESTE DO 2º TRIMESTRE 9ºANO EF LISTA DE REVISÃO PARA O TESTE DO 2º TRIMESTRE 1. Um recipiente cilíndrico de vidro tem área da base relativamente pequena se comparada com sua altura. Ele contém água em temperatura ambiente até

Leia mais

Física Geral e Experimental III. Dilatação

Física Geral e Experimental III. Dilatação Física Geral e Experimental III Dilatação 6. Em um dia quente em Las Vegas um caminhão-tanque foi carregado com 37.000 L de óleo diesel. Ele encontrou tempo frio ao chegar a Payson, Utha, onde a temperatura

Leia mais

Aprofundamento Profº. JB

Aprofundamento Profº. JB DILATAÇÃO E CALORIMETRIA 2ª. Lista 2º. Em 1) As dilatações lineares de duas hastes metálicas A e B são dadas em função das respectivas variações de temperatura, de acordo com os diagramas abaixo. A haste

Leia mais

TC 1 Revisão UECE 1 a. fase Física Prof. João Paulo

TC 1 Revisão UECE 1 a. fase Física Prof. João Paulo 1. (IFCE 2011) Um estudante de Física resolveu criar uma nova escala termométrica que se chamou Escala NOVA ou, simplesmente, Escala N. Para isso, o estudante usou os pontos fixos de referência da água:

Leia mais

Lista de Exercícios de Física P 2 2º Bimestre. A análise dessa situação permite afirmar que a temperatura da água irá diminuir por que

Lista de Exercícios de Física P 2 2º Bimestre. A análise dessa situação permite afirmar que a temperatura da água irá diminuir por que Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2ª série: Professor: Jonas Tavares (Ensino médio) Disciplina: Física No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes

Leia mais

CELSIUS, TEMPERATURA E CALOR PARTE 1. CONTEÚDOS Equilíbrio térmico Temperatura Escalar termométricas

CELSIUS, TEMPERATURA E CALOR PARTE 1. CONTEÚDOS Equilíbrio térmico Temperatura Escalar termométricas CELSIUS, TEMPERATURA E CALOR PARTE 1 CONTEÚDOS Equilíbrio térmico Temperatura Escalar termométricas AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Iniciamos agora uma reflexão sobre um outro campo de estudo da Física relacionado

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de Física - 4º Bimestre Nome: Ano: 9ºA/B/C Profa. Kelly N.: / /17 OBS: 9 C considerar somente até o exercício 15. (A) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Leia mais

TEMPERATURA. Os constituintes da matéria (moléculas, átomos etc.) movem-se continuamente em um movimento de agitação.

TEMPERATURA. Os constituintes da matéria (moléculas, átomos etc.) movem-se continuamente em um movimento de agitação. TEMPERATURA Os constituintes da matéria (moléculas, átomos etc.) movem-se continuamente em um movimento de agitação. É possível associar a existência de uma energia à energia cinética média desses constituintes

Leia mais

Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 2 o ano Disciplina: Física - Calorimetria Mudanças de fase. Pré Universitário Uni-Anhanguera

Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 2 o ano Disciplina: Física - Calorimetria Mudanças de fase. Pré Universitário Uni-Anhanguera Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 2 o ano Disciplina: Física - Calorimetria Mudanças de fase 01 - (FPS PE) Uma barra de gelo com massa

Leia mais

Fís. Professor: Leo Gomes Monitor: Arthur Vieira. Fís

Fís. Professor: Leo Gomes Monitor: Arthur Vieira. Fís . Semana 19 Professor: Leo Gomes Monitor: Arthur Vieira Calorimetria 19 jun RESUMO Calor é definido como qualquer fluxo espontâneo de energia de um objeto para outro, causado somente pela diferença de

Leia mais

Aula 9 CONSERVAÇÃO DE ENERGIA II CALOR ESPECÍFICO DE SUBSTÂNCIA SÓLIDA. Menilton Menezes

Aula 9 CONSERVAÇÃO DE ENERGIA II CALOR ESPECÍFICO DE SUBSTÂNCIA SÓLIDA. Menilton Menezes Aula 9 CONSERVAÇÃO DE ENERGIA II CALOR ESPECÍFICO DE SUBSTÂNCIA SÓLIDA META Aplicar o princípio das trocas de calor nos processos de transferência de energia. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá:

Leia mais

1 Conceito de calorimetria 12 Mudança de fase. 2 Introdução 13 Leis gerais das mudanças de fase. 3 Definição de caloria 14 Mudança de fase da água

1 Conceito de calorimetria 12 Mudança de fase. 2 Introdução 13 Leis gerais das mudanças de fase. 3 Definição de caloria 14 Mudança de fase da água 1 Conceito de calorimetria 12 Mudança de fase 2 Introdução 13 Leis gerais das mudanças de fase 3 Definição de caloria 14 Mudança de fase da água 4 Calor específico 15 Resumo das equações e unidades 5 Calorímetro

Leia mais

Física do Calor. Calor, Capacidade Térmica e Calor Específico

Física do Calor. Calor, Capacidade Térmica e Calor Específico 4300159 Física do Calor Calor, Capacidade Térmica e Calor Específico Calor e Energia Como discutido anteriormente, denominados calor a energia que transita entre corpos devido exclusivamente ao contato

Leia mais

AULA 13 CALORIMETRIA. 1- Introdução

AULA 13 CALORIMETRIA. 1- Introdução AULA 13 CALORIMETRIA 1- Introdução Neste capítulo estudaremos o calor e suas aplicações. Veremos que o calor pode simplesmente alterar a temperatura de um corpo, ou até mesmo mudar o seu estado físico.

Leia mais

A termodinâmica estuda os fenómenos térmicos.

A termodinâmica estuda os fenómenos térmicos. Sistema termodinâmico A termodinâmica estuda os fenómenos térmicos. SISTEMA TERMODINÂMICO TEMPERATURA ENERGIA INTERNA Sistema termodinâmico Sistema em que importa considerar a energia interna e a sua variação.

Leia mais

Lista de Exercícios de Revisão Prova 04

Lista de Exercícios de Revisão Prova 04 Lista de Exercícios de Revisão Prova 04 1) (UnB DF) Um bloco de gelo de 40g, a 10ºC, é colocado em um recipiente contendo 120g de água a 25ºC. Qual é a temperatura de equilíbrio do sistema (em ºC)? Calor

Leia mais

Calor e equilíbrio térmico. Prof. Marco Simões

Calor e equilíbrio térmico. Prof. Marco Simões Calor e equilíbrio térmico Prof. Marco Simões Definição Joule é o autor da descoberta que o calor não é uma substância, mas uma forma de energia, que pode ser transferir ou converter. James Presco> Joule

Leia mais

1 Conceito de calorimetria 12 Mudança de fase. 2 Introdução 13 Leis gerais das mudanças de fase. 3 Definição de caloria 14 Mudança de fase da água

1 Conceito de calorimetria 12 Mudança de fase. 2 Introdução 13 Leis gerais das mudanças de fase. 3 Definição de caloria 14 Mudança de fase da água 1 Conceito de calorimetria 12 Mudança de fase 2 Introdução 13 Leis gerais das mudanças de fase 3 Definição de caloria 14 Mudança de fase da água 4 Calor específico 15 Resumo das equações e unidades 5 Calorímetro

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 2E

CADERNO DE EXERCÍCIOS 2E CADERNO DE EXERCÍCIOS 2E Ensino Médio Ciências da Natureza I Conteúdo Habilidade da Questão Matriz da EJA/FB 1 Calor e variação da temperatura H45 2 Calor e mudança de fase H45 3 Razões trigonométricas

Leia mais

CALORIMETRIA E TERMOLOGIA

CALORIMETRIA E TERMOLOGIA CALORIMETRIA E TERMOLOGIA CALORIMETRIA Calor É a transferência de energia de um corpo para outro, decorrente da diferença de temperatura entre eles. quente Fluxo de calor frio BTU = British Thermal Unit

Leia mais

III. Pode-se afirmar que é(são) correta(s) apenas: a) I. b) I e II. c) I e III. d) II e III. e) Todas estão corretas.

III. Pode-se afirmar que é(são) correta(s) apenas: a) I. b) I e II. c) I e III. d) II e III. e) Todas estão corretas. PROVA DE FÍSIA 2º ANO - 3ª MENSAL - 1º TRIMESTRE TIPO A 01) onsidere seus conhecimentos sobre mudanças de fase e analise as afirmações I, II e III, referentes à substância água, um recurso natural de alto

Leia mais

1.3.2 Temperatura, equilíbrio térmico e escalas de temperatura

1.3.2 Temperatura, equilíbrio térmico e escalas de temperatura 1.3.2 Temperatura, equilíbrio térmico e escalas de temperatura Temperatura A temperatura está relacionada com a agitação térmica das partículas que formam o sistema. Aumento de temperatura de um sistema:

Leia mais

Sumário. Do Sol ao aquecimento. A energia no aquecimento/arrefecimento de sistemas. A 1ª Lei da termodinâmica pode traduzir-se por:

Sumário. Do Sol ao aquecimento. A energia no aquecimento/arrefecimento de sistemas. A 1ª Lei da termodinâmica pode traduzir-se por: Sumário Do Sol ao Aquecimento Unidade temática 1 1ª Lei da Termodinâmica. Análise de situações em que a variação de energia interna se faz à custa de trabalho, calor e radiação. Capacidade térmica mássica

Leia mais

Ciências da Natureza I Ensino Médio Oficina Calor Material do aluno

Ciências da Natureza I Ensino Médio Oficina Calor Material do aluno Caro aluno Esse material foi elaborado com o objetivo de ajudá-lo a desenvolver as seguintes habilidades: H44 Reconhecer as propriedades térmicas dos materiais, compreendendo os processos de trocas de

Leia mais

Lista Básica Calor Sensível e Calor Latente Professor Caio Gomes

Lista Básica Calor Sensível e Calor Latente Professor Caio Gomes 1. (Eear 2017) Um estudante irá realizar um experimento de física e precisará de 500 g de água a 0 C. Acontece que ele tem disponível somente um bloco de gelo de massa igual a 500 g e terá que transformá-lo

Leia mais

Temperatura, Calor e a Primeira Lei da Termodinâmica

Temperatura, Calor e a Primeira Lei da Termodinâmica Temperatura, Calor e a Primeira Temperatura; A Lei Zero da Termodinâmica; Medindo a Temperatura; Escala Celsius e Fahrenheit; Dilatação Térmica; Temperatura e Calor; Absorção de Calor por Sólidos e Líquidos;

Leia mais

Uma Escola Pensando em Você Aluno(a): nº Série: 2 col C Disciplina: Física. Ensino: Médio Professor: Renato Data:, de 2010

Uma Escola Pensando em Você Aluno(a): nº Série: 2 col C Disciplina: Física. Ensino: Médio Professor: Renato Data:, de 2010 Uma Escola Pensando em Você luno(a): nº Série: 2 col C Disciplina: Física Ensino: Médio Professor: Renato Data:, de 21 Trabalho de Recuperação de Física (1º e 2 imestres) Instruções: 1. O trabalho deverá

Leia mais

COLÉGIO: 2º ANO DO ENSINO MÉDIO - TURMA: ATIVIDADE DE REVISÃO PARA A PROVA DA 2ª UNIDADE

COLÉGIO: 2º ANO DO ENSINO MÉDIO - TURMA: ATIVIDADE DE REVISÃO PARA A PROVA DA 2ª UNIDADE COLÉGIO: 2º ANO DO ENSINO MÉDIO - URMA: ROFESSOR: MARCOS EMÍLIO DISCILINA: FÍSICA AIIDADE DE REISÃO ARA A ROA DA 2ª UNIDADE CALORIMERIA 1. (Ufpe 96) A figura a seguir representa a temperatura de um líquido

Leia mais

QUESTÕES GERAIS DE FÍSICA TÉRMICA

QUESTÕES GERAIS DE FÍSICA TÉRMICA QUESTÕES GERAIS DE FÍSICA TÉRMICA 01. (ITA) - O verão de 1994 foi particularmente quente nos Estados Unidos da América. A diferença entre a máxima temperatura do verão e a mínima do inverno anterior foi

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de Estudos Básicos e Instrumentais 3 Termologia Física II Prof. Roberto Claudino Ferreira Prof. Roberto Claudino 1 ÍNDICE 1. Conceitos Fundamentais;

Leia mais

Condutores e Isolantes Térmicos

Condutores e Isolantes Térmicos Condutores e Isolantes Térmicos O calor se transfere dos objetos mais quentes para os mais frios. Se vários objetos a temperaturas diferentes estão em contato, os que estão mais quentes acabarão esfriando

Leia mais

Prof. Renato. EME Prof. Vicente Bastos SESI Carrão. Física 2ª. Série Aula 13

Prof. Renato. EME Prof. Vicente Bastos SESI Carrão. Física 2ª. Série Aula 13 Aula 13 Medindo o calor 1. Mudança de estado físico (solidificação) (liquefação) Sólido - Líquido - Gás (fusão) (ebulição) 2. Curvas de aquecimento Gráfico de Temperatura x Quantidade de calor: T x Q Exemplos:

Leia mais