CURRICULUM VITTAE. CONSULTORIAS EM MEIO AMBIENTE (Especialidade ICTIOFAUNA):

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURRICULUM VITTAE. CONSULTORIAS EM MEIO AMBIENTE (Especialidade ICTIOFAUNA):"

Transcrição

1 CURRICULUM VITTAE 1 - DADOS PESSOAIS Nome: DÉBORA MATIOLI SOUZA HOJO 2 - FORMAÇÃO ACADÊMICA Mestre em Aqüicultura pelo Programa de Pós-Graduação do Centro de Aqüicultura da Universidade Estadual Paulista (UNESP Jaboticabal), maio/2008. Bacharel em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Lavras, UNILAVRAS, dezembro/ EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL SÓCIO EMPRESA: ICHTHYOLOGY CONSULTORIA AMBIENTAL LTDA. Atuação como gerente administrativa e técnica especialista em ictiofauna na elaboração e revisão de documentos. SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE MINAS GERAIS SUPRAM Central Metropolitana Período: 04 a 09 de Atuação como analista ambiental em processos de licenciamento ambiental (meio biótico), através da elaboração de pareceres únicos, participação em reuniões com empreendedores, consultores e URC s/copam, realização de vistorias técnicas. CONSULTORIAS EM MEIO AMBIENTE (Especialidade ICTIOFAUNA): Empresa: BIOS CONSULTORIA E SERVIÇOS AMBIENTAIS LTDA. Período: início janeiro de 2005 (em andamento) Monitoramento da ictiofauna em Sistemas de Transposição de Peixes (UHE Funil,UHE Risoleta Neves, UHE Aimorés, UHE Santo Antônio);

2 Acompanhamento Ambiental e Resgate de Peixes após parada de máquina de unidade geradora (UHE Nova Avanhandava, UHE Barra Bonita, UHE Santo Antônio); Acompanhamento Ambiental durante Comissionamento de Unidades Geradoras (UHE Aimorés, UHE Santo Antônio); Captura, Marcação e Recaptura de peixes para avaliação da eficácia de Sistemas de Transposição de Peixes ou para proposição do mesmo (UHE Funil,UHE Risoleta Neves, UHE Porto Estrela, PCH Grão Mongol); Acompanhamento Ambiental e Resgate de Peixes em Trecho de Vazão Reduzida (AHE Capim Branco); Monitoramento da ictiofauna em área de influência de empreendimentos hidrelétricos (UHE Funil,UHE Risoleta Neves, UHE Aimorés,UHE Porto Estrela, UHE Retiro Baixo); Resgate de peixes durante deplecionamento de reservatório (UHE Aimorés); Resgate de peixes em ensecadeiras e vãos de vertedouro, durante período de implantação da UHE Santo Antônio, Porto Velho, RO; Resgate de peixes em poços residuais do Igapó Engenho Velho, durante atividade de supressão vegetal, período de implantação da UHE Santo Antônio, Porto Velho, RO. Empresa: ICHTHYOLOGY CONSULTORIA AMBIENTAL LTDA. Período: início junho de 2008 (em andamento) Elaboração de Relatório e Plano de Controle Ambiental -RCA/PCA, grupo temático ictiofauna de empreendimentos hidrelétricos (CGH Posses, CGH Barulho, CGH Cadeado, CGH Pedro Teixeira,PCH Fazenda Cachoeira); Coordenação de atividades e revisão de documentos referentes à PCA PCH Luminárias, Monitoramento PCH Oliveira, RCA/PCA PCH Nepomuceno (ictiofauna); Desenvolvimento do projeto de eliminação de exóticos na área de influência da UHE Baguari; Amostragens de Ictiofauna em Trecho de Vazão Reduzida de empreendimentos hidrelétricos visando auxiliar na determinação de vazões (PCH Água Fria, PCH Vista Alegre). Empresa: AEL ATIVIDADE EMPRESARIAL LTDA. Período: junho de 2010, dezembro de Elaboração do Estudo de Pré-viabilidade referente ao grupo temático ictiofauna para as PCH s Perdizes, Sacramento, Inferno e Desemboque, rio Araguari, MG; Elaboração de Relatório e Plano de Controle Ambiental -RCA/PCA, grupo temático ictiofauna de empreendimentos hidrelétricos (PCH s Perdizes, Sacramento, Inferno e Desemboque). Empresa: GOLDER ASSOCIATES BRASIL CONSULTORIA E PROJETOS LTDA. Período: setembro de 2008 a agosto de 2010.

3 Elaboração de Estudo e Relatório de Impacto Ambiental EIA/RIMA referente aos projetos VALE: - implantação de nova pilha de estéril Projeto PDE Trevo (Mina de Alegria), Mariana, MG; - implantação da Mina de Dois Irmãos, nos municípios de Barão de Cocais, Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo, MG; - projeto Barragem Vale do Brumado e Usina de Itabiritos, Mariana, MG; - expansão da Mina Fazendão, Mariana, MG. Empresa: CACHOEIRA DO BRUMADO ENERGIA ELÉTRICA LTDA. Período: início maio de 2008 (em andamento) Monitoramento da ictiofauna na área de influência da PCH Cachoeira do Brumado, Lima Duarte, MG; Resgate de peixes no trecho de ensecadeiras e de vazão reduzida da PCH Cachoeira do Brumado, Lima Duarte, MG. Empresa: CERNE AMBIENTAL LTDA. Período: janeiro de 2008 a setembro de Elaboração de Estudo de Pré-viabilidade de empreendimentos hidrelétricos (AHE Ponte do Indaiá, UHE Bom Retiro); Monitoramento da ictiofauna em área de influência da PCH Mucuri, Carlos Chagas, MG; Elaboração de Relatório e Plano de Controle Ambiental - RCA/PCA, grupo temático ictiofauna de empreendimentos hidrelétricos (PCH B3, PCH Figueirinhas, PCH Areado, PCH Serra do Meio, PCH Mateus José). Empresa: CON ENERGIA Cooperativa de Serviços e Negócios em Energia Período: janeiro de Elaboração de Estudo e Relatório de Impacto Ambiental - EIA/RIMA visando licenciamento da PCH Perdigão, rio Lambari/MG. Empresa: LUZBOA S/A. Período: junho de Elaboração de Relatório e/ou Plano de Controle Ambiental - RCA/PCA, grupo temático ictiofauna de empreendimentos hidrelétricos (PCH Luminárias, PCH Nepomuceno, PCH Tróia); Monitoramento da ictiofauna em área de influência da PCH Nepomuceno.

4 Empresa: CONENERGÉTICA PARTICIPAÇÕES S/A Período: março de 2009 a outubro de Elaboração de Relatório e/ou Plano de Controle Ambiental - RCA/PCA, grupo temático ictiofauna da CGH Boa Vista; Monitoramento da ictiofauna em área de influência da CGH Boa Vista. Empresa: RIBEIRO NUNES ENGENHARIA LTDA. Período: agosto e novembro de Elaboração de Estudo e Relatório de Impacto Ambiental - EIA/RIMA visando licenciamento do futuro Loteamento Parques do Vale, Caratinga, MG. Empresa: TUTELATUS CONSULTORIA LTDA. Período: abril de 2007 e fevereiro de Elaboração de Estudo e Relatório de Impacto Ambiental - EIA/RIMA visando licenciamento do futuro aterro sanitário de Juiz de Fora, MG. Empresa: TECISAN TÉCNICA DE ENGENHARIA CIVIL E SANITÁRIA LTDA. Período: abril de 2007 e julho de Elaboração de Estudo e Relatório de Impacto Ambiental - EIA/RIMA visando licenciamento do futuro aterro sanitário de Ribeirão das Neves, MG. Empresa: BRANDT MEIO AMBIENTE, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA. Período: abril de 2007 e julho de Elaboração de Estudo e Relatório de Impacto Ambiental EIA/RIMA referente aos projetos: - Licenciamento da área de plantio de eucaliptos - VERACEL localizada no município de Almenara, MG; - implantação de mina de ferro da MMX Mineração e Metálicos S.A., nos municípios de Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas, MG. 4 ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO 4.1 -ATIVIDADES DE PESQUISA Bolsista de Iniciação Científica (FAPEMIG): Monitoramento sazonal da diversidade de formigas existentes em Campo Rupestre e Mata Ciliar na Reserva Boqueirão, Ingaí, MG. Período: (40 horas semanais).

5 4.2 - ATIVIDADES DOCENTES Monitora de Citologia, disciplina do curso de Ciências Biológicas da UNILAVRAS. Período: 2001, totalizando 24 horas/aula ESTÁGIO EXTRACURRICULAR Bios Consultoria e Serviços Ambientais Ltda. Atividades: Monitoramento da ictiofauna no sistema de transposição de peixes da UHE Funil, 44 horas semanais (janeiro, novembro e dezembro de 2004); Acompanhamento Ambiental e Resgate de Peixes após parada de máquina de unidade geradora da UHE Funil (janeiro de 2003); Transposição Manual de Peixes na UHE Funil, 44 horas semanais (dezembro de 2002 a março de 2003). Centro Universitário de Lavras UNILAVRAS Atividade: Auxiliar em aulas práticas em campo. Disciplina Ecologia de Sistemas. Período: fevereiro a novembro de 2003 (carga horária total: 800 horas); agosto a dezembro de 2002 (carga horária total: 300 horas). Insecta Manejo Integrado de Pragas Urbanas - INSECTA Atividade: Estudo dirigido das principais pragas urbanas, sobre o manejo integrado de pragas urbanas e suas etapas, reconhecimento de equipamentos de aplicação e demais ferramentas, acompanhamento no campo das etapas do manejo,visitas técnicas.período: março a julho de 2002 (Carga horária total: 128 horas) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis IBAMA Atividade: Acompanhamento das atividades desenvolvidas no Escritório Regional de Lavras,MG. Carga horária: 40 horas semanais. Período: agosto a outubro de PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS TÉCNICOS CIENTÍFICOS - International Symposium on Fish Passages in South America: Universidade Federal de Lavras, MG. Período 30 de julho a 03 de agosto de XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia: Universidade do Vale do Itajaí, SC. Período 28 de janeiro a 01 de fevereiro de I Simpósio Sul Mineiro de Piscicultura: Universidade Federal de Lavras, MG. Período: 29 e 30 de setembro a 01 de outubro de Carga horária: 24 horas. - XXV Congresso Brasileiro de Zoologia: Universidade de Brasília, DF. Período: 8 a 13 de fevereiro de XXI Encontro Anual de Etologia: Universidade Federal de Uberlândia, MG. Período: 31 de outubro a 02 de novembro de III Simpósio de Ecologia Comportamental e de Interações: Universidade Federal de Uberlândia, MG. Período: 31 de outubro a 02 de novembro de 2003.

6 - 5 Seminário de Iniciação Científica: Universidade do Estado de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia,Ciências e Letras de Carangola, MG. Período: 05 a 07 de novembro de Encontro de Divulgação da Produção Científica: Universidade do Estado de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia,Ciências e Letras de Carangola, MG. Período: 05 a 07 de novembro de IV Ciclo de palestras em Ecologia Evolutiva: Universidade Federal de Lavras, MG. Período: 17 a 19 de novembro de Carga horária: 09 horas. - I Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do UNILAVRAS: Centro Universitário de Lavras, MG. Período: 27 e 28 de agosto de II Ciclo de palestras em Ecologia Evolutiva: Universidade Federal de Lavras, MG. Período: 18 a 22 de março de Carga horária: 15 horas. - V Congresso Aberto aos Estudantes de Biologia: UNICAMP, Campinas,SP. Período: 08 a 12 de outubro de CURSOS DE CURTA DURAÇÃO - Conservação da Fauna Silvestre, no XXV Congresso Brasileiro de Zoologia, realizado na Universidade de Brasília, UNB. Período: 08 a 13 de fevereiro de Carga horária: 7,5 horas/aula. - Estatística Experimental (disciplina extracurricular), realizado no Centro Universitário de Lavras, MG. Período: fevereiro a julho de Carga horária: 60 horas/aula. - Comportamento e Ecologia de Insetos, no XXI Encontro Anual de Etologia e III Simpósio de Ecologia Comportamental e de Interações realizado na Universidade Federal de Uberlândia, UFU. Período: 31 de outubro a 02 de novembro de Carga horária: 6 horas. - Biologia de Peixes Neotropicais de Água Doce, realizado no Centro Universitário de Lavras, MG. Período: 1 a 3 de outubro de Carga horária: 12h. - Contaminação Ambiental x Dano Genético, realizado no Centro Universitário de Lavras, MG. Período: 1 a 3 de outubro de Carga horária: 12h. - Ecologia Manejo Mamíferos Silvestres, realizado no Centro Universitário de Lavras, MG. Período: 30 de maio a 01 de junho de Carga horária: 20 horas. - II Curso de Capacitação Educação Ambiental Conservação Recursos Hídricos, realizado na Universidade Federal de Lavras, UFLA, MG. Período: 29 a 30 de agosto de Carga horária: 16h. 5 PUBLICAÇÕES 5.1- Dissertação de Mestrado Composição e alimentação da ictiofauna da área de influência da Usina Hidrelétrica de Funil, localizada no rio Grande, região sul do estado de Minas Gerais. Defendida e aprovada em maio de Monografia Estudo da alimentação natural de Pimelodus maculatus, La Cepède (1803)(Osteichthyes, Pimelodidae) a jusante da Usina Hidrelétrica de Funil MG. Defendida e aprovada em novembro de 2004.

7 5.3 Publicações em Anais de Eventos - SOUZA, D.M.; SILVA, Z.; SILVA, M.O.B.; REZENDE, G.F.; NOGUEIRA, L.A. Monitoring Fish Fauna at Funil Hydroelectric Power Plant Fishway, Grande River, MG, Brazil. Pp In: Pompeu, P.S., H.A. Santos & C.B.M. Alves (Eds.). Proceedings of the International Symposium on Fish Passages in South America. Lavras, UFLA, 100p. - SOUZA, D. M.; HOJO, R. E. S.; SILVA, Z.; SILVA, M. O. B.; BRAGA, A. L. C. Composição E Estrutura Da Comunidade De Peixes Da Área De Influência Da Usina Hidrelétrica De Funil, Rio Grande, MG. In: XVII ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA. Itajaí, SC, SOUZA, D. M.; HOJO, R. E. S. Estrutura da Ictiofauna em um trecho da Bacia do Alto Rio Doce, MG. In: XVII ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA. Itajaí, SC, SOUZA, D. M.; BRAGA, A. L. C.; COSTA, F. A. F. Diversidade de formigas existentes em campo rupestre e mata ciliar na Reserva Boqueirão, Ingaí, MG. In: XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA. Brasília, DF, p SOUZA, D. M.; BRAGA, A. L. C.; COSTA, F. A. F. Monitoramento sazonal da diversidade de formigas existentes em campo rupestre e mata de galeria na Reserva Boqueirão, Ingaí, MG. In: 5 SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E 2 ENCONTRO DE DIVULGAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA. Carangola, MG, SOUZA, D. M.; BRAGA, A. L. C.; COSTA, F. A. F. Monitoramento sazonal da diversidade de formigas existentes em Campo Rupestre e Mata de Galeria na Reserva do Boqueirão, Ingaí, MG. In: I SEMINÁRIO DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNILAVRAS, Lavras SOUZA, D. M.; CARVALHO, L. R. P.; LIMA, P.D.A.; COSTA, F. A. F.; VILLELA, V. A. Predação de sementes de Stryphnodendron adstringens (MART.) COV (LEGUMINOSAE) na Reserva Boqueirão, Ingaí, MG. In: XXI ENCONTRO ANUAL DE ETOLOGIA E III SIMPÓSIO DE ECOLOGIA COMPORTAMENTAL E DE INTERAÇÕES, Uberlândia, MG, ATIVIDADES DE DIVULGAÇÃO - SOUZA, D. M. Apresentação oral durante o International Symposium on Fish Passages in South America do estudo Monitoring Fish Fauna at Funil Hydroelectric Power Plant Fishway, Grande River, MG, Brazil,, em agosto de SOUZA, D. M. Reportagem cedida a EPTV - Sul de Minas, no dia 23 de janeiro de 2006, informando sobre as atividades desenvolvidas no Sistema de Transposição de Peixes da Usina Hidrelétrica de Funil, MG e atividades de marcação e soltura de peixes na mesma área. - SOUZA, D. M. Reportagem cedida à TV Universitária, Lavras, MG, no dia 01 de fevereiro de 2006, informando sobre as atividades desenvolvidas no Sistema de

8 Transposição de Peixes da Usina Hidrelétrica de Funil, MG e atividades de marcação e soltura de peixes na mesma área. - SOUZA, D. M. Entrevista cedida à Companhia Vale do Rio Doce, no dia 30 de março de 2005, informando sobre as atividades desenvolvidas no Sistema de Transposição de Peixes da Usina Hidrelétrica de Funil, MG. - SOUZA, D. M. Entrevista cedida ao Jornal do Comércio, RJ, no dia 30 de março de 2005, informando sobre as atividades desenvolvidas no Sistema de Transposição de Peixes da Usina Hidrelétrica de Funil, MG. - SOUZA, D. M. Entrevista cedida ao site O Eco, no dia 30 de março de 2005, informando sobre as atividades desenvolvidas no Sistema de Transposição de Peixes da Usina Hidrelétrica de Funil, MG. - SOUZA, D. M. Reportagem cedida a EPTV - Sul de Minas, no dia 29 de março de 2005, informando sobre as atividades desenvolvidas no Sistema de Transposição de Peixes da Usina Hidrelétrica de Funil, MG. - SOUZA, D. M. Reportagem cedida à TV Universitária, Lavras (MG), no dia 25 de fevereiro de 2005, informando sobre as atividades desenvolvidas no Sistema de Transposição de Peixes da Usina Hidrelétrica de Funil, MG. - SOUZA, D. M. Integrante da Comissão Organizadora da IV Semana Cultural de Biologia realizada de 1 a 3 de outubro de 2003, no Centro Universitário de Lavras, MG.

ICHTHYOLOGY Consultoria Ambiental LTDA. Curriculum vitae

ICHTHYOLOGY Consultoria Ambiental LTDA. Curriculum vitae Curriculum vitae ICHTHYOLOGY Consultoria Ambiental LTDA. BERNARDO DO VALE BEIRÃO Sócio da empresa ICHTHYOLOGY Consultoria Ambiental LTDA. Data de nascimento: 23 de dezembro de 1980 Naturalidade: Belo Horizonte

Leia mais

I SIMPÓSIO DE BIOLOGIA ANIMAL 24 A 28 DE MAIO DE 2010 TERESINA - PI PROGRAMAÇÃO FINAL

I SIMPÓSIO DE BIOLOGIA ANIMAL 24 A 28 DE MAIO DE 2010 TERESINA - PI PROGRAMAÇÃO FINAL I SIMPÓSIO DE BIOLOGIA ANIMAL 24 A 28 DE MAIO DE 2010 TERESINA - PI PROGRAMAÇÃO FINAL 24/05 8:00 ENTREGA DO MATERIAL 8:30 9:45 ABERTURA P1 TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS E O RISCO

Leia mais

CURRÍCULO ELIANA PESSOA

CURRÍCULO ELIANA PESSOA CURRÍCULO ELIANA PESSOA FORMAÇÃO ACADÊMICA 2008 Universidade Católica de Brasília Mestrado em Educação Dissertação: Educação Empreendedora: Concepções e Práticas Pedagógicas em Instituições de Ensino Superior

Leia mais

DOSSIÊ EMPRESARIAL LUMATEC PROJETOS E CONSULTORIA. Rua Pernambuco, 353 sala 1113 Funcionários Belo Horizonte - MG. (31) 3262-2838 www.lumatec.eng.

DOSSIÊ EMPRESARIAL LUMATEC PROJETOS E CONSULTORIA. Rua Pernambuco, 353 sala 1113 Funcionários Belo Horizonte - MG. (31) 3262-2838 www.lumatec.eng. DOSSIÊ EMPRESARIAL LUMATEC PROJETOS E CONSULTORIA Rua Pernambuco, 353 sala 1113 Funcionários Belo Horizonte - MG. (31) 3262-2838 DADOS DA EMPRESA Razão Social: LUMATECH PROJETOS LTDA. Título (Nome Fantasia):

Leia mais

Sub Bacia: Rio Paracatu

Sub Bacia: Rio Paracatu PARECER ÚNICO SUPRAM-NOR PROTOCOLO Nº. 025328/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº: 08186/2006/001/2006 LOC Outorga Nº: APEF Nº. Reserva legal Nº. Empreendimento: Votorantim Metais

Leia mais

José Pinto Ferreira Sobrinho

José Pinto Ferreira Sobrinho Currículo José Pinto Ferreira Sobrinho Av. Princesa Isabel, 1433 Santana 12.211-620 São José dos Campos SP; Tels: (12) 3033-7575 / 9733-1155 E-mail: jp.spectro@itelefonica.com.br. OBJETIVO Área acadêmica

Leia mais

5º Relatório Consolidado do Programa de Conscientização Ambiental da População Envolvida na Obra de Dragagem RC 260713

5º Relatório Consolidado do Programa de Conscientização Ambiental da População Envolvida na Obra de Dragagem RC 260713 PLANO BÁSICO AMBIENTAL DA DRAGAGEM DE APROFUNDAMENTO DO PORTO DE SANTOS 5º Relatório Consolidado do Programa de Conscientização Ambiental da População Envolvida na Obra de Dragagem RC 260713 IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

LAUDOS DE COBERTURA VEGETAL APLICADOS AO LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM PORTO ALEGRE 4ª edição

LAUDOS DE COBERTURA VEGETAL APLICADOS AO LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM PORTO ALEGRE 4ª edição LAUDOS DE COBERTURA VEGETAL APLICADOS AO LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM PORTO ALEGRE 4ª edição PROGRAMA DO CURSO DATA 07, 08, 14 e 15 de dezembro de 2013 RESUMO Curso de treinamento teórico e prático sobre

Leia mais

Gestão de Riscos e oportunidades relacionadas à Ictiofauna. Dezembro de 2011

Gestão de Riscos e oportunidades relacionadas à Ictiofauna. Dezembro de 2011 Gestão de Riscos e oportunidades relacionadas à Ictiofauna Dezembro de 2011 Consultas realizadas pelo Programa Peixe Vivo Foram realizadas várias consultas, no 2º semestre de 2007, à comunidade científica,

Leia mais

Eleição :: Diretoria do Núcleo Regional de Minas Gerais

Eleição :: Diretoria do Núcleo Regional de Minas Gerais Eleição :: Diretoria do Núcleo Regional de Minas Gerais A eleição da nova Diretoria do Núcleo Regional de Minas Gerais para o triênio 2014 / 2017 ocorreu no dia 26 de junho de 2014, em Belo Horizonte.

Leia mais

ABCE Associação Brasileira de Consultores de Engenharia

ABCE Associação Brasileira de Consultores de Engenharia ABCE Associação Brasileira de Consultores de Engenharia Filiada à Federación Panamericana de Consultores FEPAC Membro do Conselho Consultivo da Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP 1. Empresa Razão

Leia mais

Engenharia de Produção

Engenharia de Produção Não jogue este impresso em via pública. Preserve o meio ambiente. Universidade Federal do Espírito Santo Engenharia de Produção Centro Universitário Norte do Espírito Santo (São Mateus) Engenharia de Produção

Leia mais

Edital nº 56, de 16 de junho de 2016, publicado no Diário Oficial da União nº 115, de 17 de junho de 2016.

Edital nº 56, de 16 de junho de 2016, publicado no Diário Oficial da União nº 115, de 17 de junho de 2016. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAUDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA CLÍNICA CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 56, de 16 de junho

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMERCIO, TURISMO E MINERAÇÃO- SICTM.

SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMERCIO, TURISMO E MINERAÇÃO- SICTM. 1 Quadro Funcional da Secretaria Nome Zeno Nicolau Schneider Jose Almiro Muller José Aparecido Marques de Assis Angela Maria Souza Iara Knabben Melo Leidiane Luiza Viegas da Silva Ivone Matias Esdras Alves

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CIRURGIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CIRURGIA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CIRURGIA CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 05, de 11 de fevereiro de

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa de Pós-Graduação em Administração Proposta de Curso de Especialização Latu-Sensu

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa de Pós-Graduação em Administração Proposta de Curso de Especialização Latu-Sensu Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa de Pós-Graduação em Administração Proposta de Curso de Especialização Latu-Sensu CURSO DE ESPECIALIZACAO EM GESTÃO PÚBLICA PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO

Leia mais

Data Horário Evento Palestrante Local Público

Data Horário Evento Palestrante Local Público Data Horário Evento nte Local Público 19 h ABERTURA Pronunciamento da Profª Elisete Reis Oliveira Diretora Geral Campus Muriaé IF Suste Minas Gerais Profª Elisete Reis Oliveira Diretora Geral Campus Muriaé

Leia mais

AVALIAÇÕES AMBIENTAIS

AVALIAÇÕES AMBIENTAIS AVALIAÇÕES AMBIENTAIS Avaliação Ambiental em Áreas Contaminadas Barreiras de Contenção Mobilização de Equipe Análise da Contaminação Avaliação de Impactos em APP AVALIAÇÕES AMBIENTAIS Avaliações Ambientais

Leia mais

EÓLICA FAÍSA III GERAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ENERGIA S.A. 1ª. EMISSÃO PÚBLICA DE DEBÊNTURES RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO EXERCÍCIO DE 2013

EÓLICA FAÍSA III GERAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ENERGIA S.A. 1ª. EMISSÃO PÚBLICA DE DEBÊNTURES RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO EXERCÍCIO DE 2013 EÓLICA FAÍSA III GERAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ENERGIA S.A. 1ª. EMISSÃO PÚBLICA DE DEBÊNTURES RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO EXERCÍCIO DE 2013 Rio de Janeiro, 30 de Abril de 2014. Prezados Senhores

Leia mais

Sistema de Alerta da Bacia do rio Doce

Sistema de Alerta da Bacia do rio Doce Sistema de Alerta da Bacia do rio Doce Belo Horizonte, 26 de novembro de 2015 às 19:30 h. Previsão da turbidez A CPRM está utilizando um modelo simplificado para a previsão de Turbidez na calha do rio

Leia mais

Prédio da Reitoria UFMG, Campus Pampulha, Belo Horizonte, MG UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Prédio da Reitoria UFMG, Campus Pampulha, Belo Horizonte, MG UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Prédio da Reitoria UFMG, Campus Pampulha, Belo Horizonte, MG Foto: Foca Lisboa UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS UFMG Foto: Foca Lisboa INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL FUNDADA EM 1927 ENSINO GRATUITO LOCALIZADA

Leia mais

Licenciamento Ambiental de Plantas de Biogás

Licenciamento Ambiental de Plantas de Biogás Licenciamento Ambiental de Plantas de Biogás Antônio Malard Gerente de Produção Sustentável 23/11/2015 FEAM: Eixos de Atuação POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida. Estudos,

Leia mais

FACITEC - Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas IESST Instituto de Ensino Superior Social e Tecnológico

FACITEC - Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas IESST Instituto de Ensino Superior Social e Tecnológico FACITEC - Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas IESST Instituto de Ensino Superior Social e Tecnológico Credenciada pela portaria: MEC 292, de 15.02.2001 DOU Nº 35-E, de 19.02.2001, Seção 1 RESOLUÇÃO

Leia mais

Curriculum Vitae. Mateus Assunção Silveira. Porto Alegre, Dezembro de 2012.

Curriculum Vitae. Mateus Assunção Silveira. Porto Alegre, Dezembro de 2012. Curriculum Vitae Mateus Assunção Silveira Porto Alegre, Dezembro de 2012. CURRICULUM VITAE MATEUS ASSUNÇÃO SILVEIRA 1. Dados Pessoais: Data e local de nascimento: 08/04/1983, Caçapava do Sul, RS, Brasil.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 46/2011, de 03 de novembro de 2011.

RESOLUÇÃO Nº 46/2011, de 03 de novembro de 2011. RESOLUÇÃO Nº 46/2011, de 03 de novembro de 2011. O Presidente do Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

Projeto Nascentes Urbanas. MÓDULO BÁSICO Autora : Deise Nascimento Proponente: OSCIP Instituto Árvore da Vida

Projeto Nascentes Urbanas. MÓDULO BÁSICO Autora : Deise Nascimento Proponente: OSCIP Instituto Árvore da Vida Projeto Nascentes Urbanas MÓDULO BÁSICO Autora : Deise Nascimento Proponente: OSCIP Instituto Árvore da Vida O projeto Nascentes Urbanas conjuga ações de recuperação e preservação ambiental, abrange o

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação 2013 95 ENGENHARIA AMBIENTAL. COORDENADORA Ann Honor Mounteer ann@ufv.br

UFV Catálogo de Graduação 2013 95 ENGENHARIA AMBIENTAL. COORDENADORA Ann Honor Mounteer ann@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2013 95 ENGENHARIA AMBIENTAL COORDENADORA Ann Honor Mounteer ann@ufv.br 96 Currículos dos Cursos UFV Engenheiro Ambiental ATUAÇÃO O curso de Engenharia Ambiental da UFV habilita

Leia mais

PLANO DE ESTAGIO INTEGRADO A PROPOSTA PEDAGOGICA DO CURSO. Curso: 002358 - ECOLOGIA E ANALISE AMBIENTAL Nivel: Superior

PLANO DE ESTAGIO INTEGRADO A PROPOSTA PEDAGOGICA DO CURSO. Curso: 002358 - ECOLOGIA E ANALISE AMBIENTAL Nivel: Superior (1) Auxiliar na analise de relatorios de pesquisa mineral (1) Preencher relatorios tecnicos (1) Acompanhar programas de pesquisa ambiental (1) Acompanhamento supervisionado para elaborar planilhas e relatorios

Leia mais

MUNICÍPIO DE TOLEDO Estado do Paraná

MUNICÍPIO DE TOLEDO Estado do Paraná LEI Nº 1.963, de 13 de agosto de 2007 Altera a legislação que dispõe sobre o Plano de Cargos e Vencimentos para os servidores públicos municipais de Toledo. O POVO DO MUNICÍPIO DE TOLEDO, por seus representantes

Leia mais

Faculdades Ibmec-RJ. Regulamento de Atividades Complementares do Curso de Graduação em Administração

Faculdades Ibmec-RJ. Regulamento de Atividades Complementares do Curso de Graduação em Administração Faculdades Ibmec-RJ Regulamento de Atividades Complementares do Curso de Graduação em Administração I. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES: Art.1 O presente regulamento tem por finalidade estatuir e normatizar

Leia mais

MINUTA DE RESOLUÇÃO DE ACOMPANHAMENTO E REGISTRO DAS ATIVIDADES DOCENTES NA UFRPE

MINUTA DE RESOLUÇÃO DE ACOMPANHAMENTO E REGISTRO DAS ATIVIDADES DOCENTES NA UFRPE 1 MINUTA DE RESOLUÇÃO DE ACOMPANHAMENTO E REGISTRO DAS ATIVIDADES DOCENTES NA UFRPE CONSIDERANDO a necessidade de aperfeiçoar o acompamhamento e registro das atividades desenvolvidas pelo corpo docente

Leia mais

Metas / 2016 PESQUISA. Criados mais quatro projetos de pesquisa em desenvolvimento

Metas / 2016 PESQUISA. Criados mais quatro projetos de pesquisa em desenvolvimento PESQUISA Foram desenvolvidos 5 projetos de pesquisa; 1. Família e seus reflexos jurídicos na sociedade contemporânea; 2. Educação a distância: reflexões sobre o processo de ensinoaprendizagem; 3. Formação

Leia mais

FACULDADE DE ODONTOLOGIA

FACULDADE DE ODONTOLOGIA FACULDADE DE ODONTOLOGIA ANEXO II REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES I Das Atividades Artigo 1º As Atividades Complementares estão de acordo com as políticas do Conselho Nacional de Educação

Leia mais

CONTRATO OBRA CREDOR EMPRESA NPD

CONTRATO OBRA CREDOR EMPRESA NPD SC-033/13 RESIDENCIAL HIBISCO. RESIDENCIAL FIGUEIRA RESIDENCIAL CANARIO. RESIDENCIAL BEIJA FLOR. RESIDENCIAL ESPLENDIDO. RESIDENCIAL HIBISCO. RESIDENCIAL FIGUEIRA RESIDENCIAL CANARIO. RESIDENCIAL ESPLENDIDO.

Leia mais

Unidade: 10 CANOAS - GRADUAÇÃO Curso: 010656 CIENCIAS BIOLOGICAS - BACHARELADO Habilitação: BACHAREL(A) EM CIENCIAS: BIOLOGIA.

Unidade: 10 CANOAS - GRADUAÇÃO Curso: 010656 CIENCIAS BIOLOGICAS - BACHARELADO Habilitação: BACHAREL(A) EM CIENCIAS: BIOLOGIA. PÁGINA 00 / 00 /0/0 : Unidade: 0 CANOAS - GRADUAÇÃO Curso: 00 CIENCIAS BIOLOGICAS - BAARELADO Habilitação: BAAREL(A) EM CIENCIAS: BIOLOGIA Com Renovação Reconhecimento: Portaria Nro - D.O.U. DE //0 Disciplinas

Leia mais

Eliana Lúcia Ferreira Coordenadora do Curso.

Eliana Lúcia Ferreira Coordenadora do Curso. BOAS VINDAS Prezado aluno, Seja bem vindo ao Curso de Licenciatura Plena em Educação Física, modalidade à Distância da Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (FAEFID/UFJF).

Leia mais

Curso de Desenvolvimento de Negócios Sociais e Inclusivos

Curso de Desenvolvimento de Negócios Sociais e Inclusivos Curso de Desenvolvimento de Negócios Sociais e Inclusivos O curso de Desenvolvimento de Negócios Sociais e Inclusivos visa a despertar o interesse de pessoas que queiram empreender na área social. Trata-se

Leia mais

BICHO DO MATO TRABALHOS EM ANDAMENTO

BICHO DO MATO TRABALHOS EM ANDAMENTO BICHO DO MATO A BICHO DO MATO INSERIDA NO MERCADO DESDE 2006, APRESENTA ALGUNS ESTUDOS QUE ESTÃO SENDO REALIZADOS E/OU JÁ FORAM REALIZADOS EM ALGUNS ESTADOS NO PAÍS (MINAS GERAIS, PARÁ, GOIÁS, RIO DE JANEIRO,

Leia mais

COMPLEXO ENERGÉTICO AMADOR AGUIAR, MINAS GERAIS, BRASIL: GESTÃO DE RISCOS, POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E GOVERNANÇA

COMPLEXO ENERGÉTICO AMADOR AGUIAR, MINAS GERAIS, BRASIL: GESTÃO DE RISCOS, POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E GOVERNANÇA I SEMINÁRIO DA REDE INCÊNDIOS-SOLO I SIMPÓSIO IBERO-AFRO-AMERICANO DE RISCOS, INCÊNDIOS FLORESTAIS E TERRITÓRIO UNIVERSIDADE DO ALGARVE FARO 04 a 06/11/2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL - UFG/EA, Campus Samambaia - Goiânia, GO. - MATRIZ CURRICULAR - PRÉ- REQUISITO(S) UNID. RESP.

CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL - UFG/EA, Campus Samambaia - Goiânia, GO. - MATRIZ CURRICULAR - PRÉ- REQUISITO(S) UNID. RESP. CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL - UFG/EA, Campus Samambaia - Goiânia, GO. - MATRIZ CURRICULAR - CHTS C H S NÚCLEO NATUREZA 01 5117 Introdução à Engenharia Florestal EA 32 32 00 Específico Obrigatória 02

Leia mais

Minicurrículos dos palestrantes

Minicurrículos dos palestrantes Minicurrículos dos palestrantes Carla Veiga Agência Nacional de Águas Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ Mestre em Química pela Universidade Fluminense UFF Atua como Especialista

Leia mais

PCH Senhora do Porto Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS

PCH Senhora do Porto Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS PCH Senhora do Porto Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS 4.8 Programa de Acompanhamento e Resgate de Fauna durante a Limpeza e Enchimento da Área do Reservatório Revisão 00 NOV/2013

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS PROCESSO Nº 41.050 RELTOR: Cons. Maria Cristina Freire Barbosa PRECER Nº 93/2015 PROVDO EM 28.01.2015 PUBLICDO NO MINS GERIS DE 18.04.2015 Manifesta-se sobre o reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia

Leia mais

Associação Brasileira de Consultores de Engenharia

Associação Brasileira de Consultores de Engenharia ABCE Associação Brasileira de Consultores de Engenharia Filiada à Federación Panamericana de Consultores FEPAC Membro do Conselho Consultivo da Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP 1. Empresa Razão

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 74, de NOVEMBRO

Leia mais

Abelhas. Carminda da Cruz Landim

Abelhas. Carminda da Cruz Landim Catálogo Agronomia APRESENTAÇÃO Desde sua origem, em 1987, a Editora Unesp, braço editorial da Universidade Estadual Paulista, tem como objetivo desempenhar papel dinamizador da cultura, presumindo-se

Leia mais

ALFA PVBLICA CONSULTORIA JÚNIOR EM GESTÃO

ALFA PVBLICA CONSULTORIA JÚNIOR EM GESTÃO EDITAL Nº 01/2014 - PROCESSO SELETIVO PARA MEMBROS DO NÚCLEO SOCIAL JÚNIOR E NÚCLEO DE ESTUDOS Torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas à participação no Núcleo Social Júnior

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO ANEXO II - MODELO DA PROPOSTA DE PROJETO PRÓ-EXTENSÃO EDITAL nº 0/03 PROEXT Campus: Projeto de Extensão Inserir aqui o Título de Projeto N o (PROEXT) - PRÓ-EXTENSÃO - Programa Institucional de Incentivo

Leia mais

EQUIPE DE QUALIDADE E GESTÃO AMBIENTAL (DQGA)

EQUIPE DE QUALIDADE E GESTÃO AMBIENTAL (DQGA) EQUIPE DE QUALIDADE E GESTÃO AMBIENTAL (DQGA) - DIRETORIA DE QUALIDADE E GESTÃO AMBIENTAL (DQGA) - FEAM - QUADRO DE INDICADORES E METAS DA DIRETORIA DE QUALIDADE E GESTÃO AMBIENTAL (DQGA) FEAM CÓD OBJETIVO

Leia mais

Organizar o projeto editorial do livro comemorativo dos 60 anos da declaração universal dos direitos humanos.

Organizar o projeto editorial do livro comemorativo dos 60 anos da declaração universal dos direitos humanos. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS TERMO DE REFERÊNCIA OEI/BR08-001/SEDH/PR - FORTALECIMENTO DA ORGANIZAÇÃO DO MOVIMENTO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL E DIVULGAÇÃO

Leia mais

PLANO DE ESTAGIO INTEGRADO A PROPOSTA PEDAGOGICA DO CURSO. Curso: 000014 - CIENCIAS BIOLOGICAS (BIOLOGIA) Nivel: Superior

PLANO DE ESTAGIO INTEGRADO A PROPOSTA PEDAGOGICA DO CURSO. Curso: 000014 - CIENCIAS BIOLOGICAS (BIOLOGIA) Nivel: Superior PLANO DE ESTAGIO INTEGRADO A PROPOSTA PEDAGOGICA DO CURSO Curso: 000014 - CIENCIAS BIOLOGICAS (BIOLOGIA) Nivel: Superior Area Profissional: 0011 - EDUCACAO Area de Atuacao: 0046 - MONITORIA-AULA/BIOLOGICAS/EDUC

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 03, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2012.

RESOLUÇÃO Nº 03, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2012. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Conselho Universitário -CONSU RESOLUÇÃO Nº 03, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2012. Dispõe sobre a utilização de espaços físicos do

Leia mais

ANEXO I CURSO: ADMINISTRAÇÃO - EQUIVALÊNCIAS

ANEXO I CURSO: ADMINISTRAÇÃO - EQUIVALÊNCIAS ANEXO I CURSO: ADMINISTRAÇÃO - EQUIVALÊNCIAS DISCIPLINA ADM009 - Informática Básica - CON001 - Informática Básica - /Ciências Contábeis ADM010 - Metodologia Científica - ADM042 - Metodologia Científica

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL DA CONSTRUÇÃO. LI n 711/2010

GESTÃO AMBIENTAL DA CONSTRUÇÃO. LI n 711/2010 Estaleiro e Base Naval para a Construção de Submarinos Convencionais e de Propulsão GESTÃO AMBIENTAL DA CONSTRUÇÃO LI n 711/2010 RELATÓRIO ANUAL - 2012 SEÇÃO II PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA Projeto

Leia mais

FICHA PROJETO - nº 226-MA

FICHA PROJETO - nº 226-MA FICHA PROJETO - nº 226-MA Mata Atlântica Grande Projeto Chamada 03 1) TÍTULO: Apoio a criação de Unidades de Conservação na Floresta Atlântica de Pernambuco. 2) MUNICÍPIOS DE ATUAÇÃO DO PROJETO: Água Preta,

Leia mais

EDITAL N. 17 DE 27 DE MARÇO 2014 DISPÕE SOBRE A OFERTA DE DISCIPLINAS EM PERÍODO ESPECIAL PARA A PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL

EDITAL N. 17 DE 27 DE MARÇO 2014 DISPÕE SOBRE A OFERTA DE DISCIPLINAS EM PERÍODO ESPECIAL PARA A PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL EDITAL N. 17 DE 27 DE MARÇO 2014 DISPÕE SOBRE A OFERTA DE DISCIPLINAS EM PERÍODO ESPECIAL PARA A PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL A Direção-Geral do Câmpus Porto Velho Calama por meio do Departamento

Leia mais

5.1. Programa de Gerenciamento Ambiental. Revisão 00 NOV/2013. PCH Jacaré Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS

5.1. Programa de Gerenciamento Ambiental. Revisão 00 NOV/2013. PCH Jacaré Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS PROGRAMAS AMBIENTAIS 5.1 Programa de Gerenciamento Ambiental NOV/2013 CAPA ÍNDICE GERAL 1. Introdução... 1 1.1. Ações já Realizadas... 2 2. Justificativa... 4 3. Objetivos... 5 4. Área de Abrangência...

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA IN Nº 011 Declaração de Isenção de Licenciamento Ambiental DILA

INSTRUÇÃO NORMATIVA IN Nº 011 Declaração de Isenção de Licenciamento Ambiental DILA INSTRUÇÃO NORMATIVA IN Nº 011 Declaração de Isenção de Licenciamento Ambiental DILA Disciplina o processo de dispensa de licenciamento ambiental das atividades localizadas no município de Blumenau, e passíveis

Leia mais

EDITAL Nº 002/2012 PROCESSO SELETIVO INTERNO DE PROFESSORES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SETE LAGOAS - UNIFEMM

EDITAL Nº 002/2012 PROCESSO SELETIVO INTERNO DE PROFESSORES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SETE LAGOAS - UNIFEMM EDITAL Nº 002/2012 PROCESSO SELETIVO INTERNO DE PROFESSORES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SETE LAGOAS - UNIFEMM Artigo 1º - O Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM, informa que no período de 22/05/2012

Leia mais

Lei nº 9.991 de 24 de julho de 2000.

Lei nº 9.991 de 24 de julho de 2000. Lei nº 9.991 de 24 de julho de 2000. Estabelece que as concessionárias de Serviços públicos de Distribuição, Transmissão ou Geração de energia elétrica, devem aplicar, anualmente, um percentual mínimo

Leia mais

PROCESSO N.º 679/04 PROTOCOLO N.º 5.657.507-3/04 PARECER N.º 674/04 APROVADO EM 08/12/2004 INTERESSADA: FACULDADE DA CIDADE DE UNIÃO DA VITÓRIA FACE

PROCESSO N.º 679/04 PROTOCOLO N.º 5.657.507-3/04 PARECER N.º 674/04 APROVADO EM 08/12/2004 INTERESSADA: FACULDADE DA CIDADE DE UNIÃO DA VITÓRIA FACE PROTOCOLO N.º 5.657.507-3/04 PARECER N.º 674/04 APROVADO EM 08/12/2004 CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR INTERESSADA: FACULDADE DA CIDADE DE UNIÃO DA VITÓRIA FACE MUNICÍPIO: UNIÃO DA VITÓRIA ASSUNTO: Adequação

Leia mais

Relatório de Execução

Relatório de Execução Relatório de Execução Nome do Beneficiário: Francisco Edviges Albuquerque Período a que se refere o Relatório: De: 01/04/2013 a 31/12/2013 Auxílio nº: OBEDUC 912/2013 Instituição Vinculada: Universidade

Leia mais

Procedimentos e Aspectos Licenciamento Ambiental das Atividades E&P no ES

Procedimentos e Aspectos Licenciamento Ambiental das Atividades E&P no ES Paulo César Hartung Gomes Governador do Estado Maria da Glória Brito Abaurre Secretária da SEAMA Diretora Presidente do IEMA João Lages Neto Gerência de Controle Ambiental Procedimentos e Aspectos Licenciamento

Leia mais

Banco inovador, parceiro do cliente em soluções financeiras, para. empresas comprometidas com a geração de oportunidades e o

Banco inovador, parceiro do cliente em soluções financeiras, para. empresas comprometidas com a geração de oportunidades e o ABIMAQ Maio de 2014 BDMG Missão: Banco inovador, parceiro do cliente em soluções financeiras, para empresas comprometidas com a geração de oportunidades e o desenvolvimento sustentável de Minas Gerais.

Leia mais

PROGRAMAS EXECUTIVOS ISAG

PROGRAMAS EXECUTIVOS ISAG PROGRAMAS EXECUTIVOS ISAG Executive Programs ISAG www.isag.pt VALORES DE FUTURO INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO Bem-vindo aos Programas Executivos do ISAG.

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO MARANHÃO-IESMA UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO-UNISULMA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO MARANHÃO-IESMA UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO-UNISULMA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO MARANHÃO-IESMA UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO-UNISULMA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Especialização em Gerência e Monitoramento Ambiental

Leia mais

Plano de Ensino 1º semestre de 2016. Professores: CLEANTES ALVES LEITE JR. / JOÃO CARLOS IVO DE ABREU

Plano de Ensino 1º semestre de 2016. Professores: CLEANTES ALVES LEITE JR. / JOÃO CARLOS IVO DE ABREU Plano de Ensino 1º semestre de 2016 ÁREA DE GESTÃO E NEGÓCIOS Unidade Curricular: AVALIAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS Professores: CLEANTES ALVES LEITE JR. / JOÃO CARLOS IVO DE ABREU Carga horária: 133h Carga

Leia mais

Getulio de Assis Gurgel

Getulio de Assis Gurgel Getulio Av. Parque Águas Claras Qd. 105 Lt. 2495 Bl. B apt o 202. CEP: 71.930-000 Fone(s): +55(61) 8111-0373. getulio.gurgel@yahoo.com.br Informações Pessoais Pós Graduando em Avaliação de Flora e Fauna

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO AMBIENTAL PRÉVIO RAP

TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO AMBIENTAL PRÉVIO RAP TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO AMBIENTAL PRÉVIO RAP 1 - INTRODUÇÃO O objetivo deste TERMO DE REFERÊNCIA é orientar a elaboração mais eficiente do RELATÓRIO AMBIENTAL PRÉVIO - RAP definido

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA AMBIENTAL

FACULDADE DE ENGENHARIA AMBIENTAL FACULDADE DE ENGENHARIA AMBIENTAL MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL (Adequada conforme as exigências da Resolução CNE/CES Nº. 11, de 11 de março de 2002) (Matriz curricular aprovada pela

Leia mais

Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança EIV

Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança EIV Prévio EIV ESTUDOS PARA A REGULAMENTAÇÃO DO EIV NO MUNICÍPIO DE CURITIBA APRESENTAÇÃO AO CONCITIBA 31.05.2012 Coordenação de Uso do Solo IPPUC Prévio Regulamentação IPPUC CONCITIBA 31.05.2012 SUMÁRIO O

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação 2014 231 ENGENHARIA CIVIL. COORDENADOR Paulo Sérgio de Almeida Barbosa pbarbosa@ufv.br

UFV Catálogo de Graduação 2014 231 ENGENHARIA CIVIL. COORDENADOR Paulo Sérgio de Almeida Barbosa pbarbosa@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2014 231 ENGENHARIA CIVIL COORDENADOR Paulo Sérgio de Almeida Barbosa pbarbosa@ufv.br 232 Currículos dos Cursos do CCE UFV Engenheiro Civil ATUAÇÃO Ao Engenheiro Civil compete

Leia mais

Cursos de capacitação em gestão de águas na Bacia do Rio Paranaíba

Cursos de capacitação em gestão de águas na Bacia do Rio Paranaíba Cursos de capacitação em gestão de águas na Bacia do Rio Paranaíba Paulo Salles Universidade de Brasília psalles@unb.br 5 a Reuniao da Camara Tecnica Rio Quente, 7-8 de maio de 2009 Esta apresentação Objetivos

Leia mais

Especialização em Educação Especial: Deficiência Intelectual

Especialização em Educação Especial: Deficiência Intelectual Especialização em Educação Especial: Deficiência Intelectual 600 horas Curso Aprovado pela Secretaria do Estado de São Paulo Portaria CEE 356 de 18/09/2013. Escola Superior de Tecnologia e Educação de

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO DOS CURSOS DE LICENCIATURA

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO DOS CURSOS DE LICENCIATURA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO DOS CURSOS DE LICENCIATURA outubro/2010

Leia mais

Estudo com primatas rende prêmio internacional a pesquisadora da Ufes

Estudo com primatas rende prêmio internacional a pesquisadora da Ufes g1 globoesporte gshow famosos & etc vídeos ASSINE JÁ CENTRAL E-MAIL ENTRAR MENU G1 Espírito Santo BUSCAR MENU G1 Espírito Santo BUSCAR Educação 01/06/2016 17h45 - Atualizado em 01/06/2016 17h52 Estudo

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec: PROFª NAIR LUCCAS RIBEIRO Código: 156 Município: TEODORO SAMPAIO Área de conhecimento: Ciências da Natureza Componente Curricular: Biologia

Leia mais

FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE ABERTURA DE PROCESSO - FAP EMPREENDIMENTO: EMPREENDIMENTOS MILITARES

FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE ABERTURA DE PROCESSO - FAP EMPREENDIMENTO: EMPREENDIMENTOS MILITARES FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE ABERTURA DE PROCESSO - FAP EMPREENDIMENTO: EMPREENDIMENTOS MILITARES Instruções para acesso ao sistema Acessar Serviços on line no site do Ibama e clicar e cadastro, abre a

Leia mais

SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida.

SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida. SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Criação de Rios de Preservação: A Experiência em Minas Gerais Palestrante: Erick Almeida Silva Coordenador de Áreas Protegidas IEF- Regional

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO GABINETE DO PREFEITO

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO GABINETE DO PREFEITO Anexo A Minuta de acompanhamento Parcial do Protocolo de Intenções PROGRAMA PBA JIRAU LOCALIDADE VALOR (R$) Status I PROGRAMA DE COMPENSAÇÃO SOCIAL 16.300.000,00 1) Subprograma de Apoio ao Município 10.300.000,00

Leia mais

Curriculum Vitae Cláudia Hipólito Lopes. Bióloga

Curriculum Vitae Cláudia Hipólito Lopes. Bióloga Curriculum Vitae Cláudia Hipólito Lopes Bióloga 2015 Dados Pessoais Nome: Cláudia Luísa Salvador Hipólito Lopes Data de nascimento: 17-09-1982 Morada: Rua Albano Pereira da Ponte nº11, Capelas 9545-118

Leia mais

O pequeno agricultor e o uso de Tecnologias da Informação

O pequeno agricultor e o uso de Tecnologias da Informação O pequeno agricultor e o uso de Tecnologias da Informação Anderson Rodrigo dos Santos 1 Cássia Isabel Costa Mendes 2 Incluir os pequenos agricultores no uso da Tecnologia da Informação (TI) é um dos grandes

Leia mais

Currículum Vitae. Edmar Roberto Santana de Rezende

Currículum Vitae. Edmar Roberto Santana de Rezende Currículum Vitae Edmar Roberto Santana de Rezende 1 Dados Pessoais Nome: Edmar Roberto Santana de Rezende Filiação: Edmar Roberto Tonholo de Rezende e Marise Santana de Rezende Nascimento: 25/07/1979,

Leia mais

CURSO GESTÃO PÚBLICA E ELABORAÇÃO DE PROJETOS SUSTENTÁVEIS

CURSO GESTÃO PÚBLICA E ELABORAÇÃO DE PROJETOS SUSTENTÁVEIS CURSO GESTÃO PÚBLICA E ELABORAÇÃO DE PROJETOS SUSTENTÁVEIS LICENCIAMENTO AMBIENTAL PARA OBRAS MUNICIPAIS Mariana Paula Pereira Consultora de Gestão Ambiental Novembro/2015 POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE

Leia mais

CURRICULUM VITAE CESAR LUIS SCHERER MARECHAL CÂNDIDO RONDON - PARANÁ

CURRICULUM VITAE CESAR LUIS SCHERER MARECHAL CÂNDIDO RONDON - PARANÁ CURRICULUM VITAE CESAR LUIS SCHERER MARECHAL CÂNDIDO RONDON - PARANÁ 2014 1 - DADOS PESSOAIS 1.1 - Nome: Cesar Luis Scherer 1.2 - Filiação: Arthur Astor Scherer e Araci Scherer 1.3 - Data de Nascimento:

Leia mais

MANUAL HAE - WEB MANUAL WEB HAE

MANUAL HAE - WEB MANUAL WEB HAE MANUAL HAE - WEB MANUAL WEB HAE PROJETO HAE - WEB www.cpscetec.com.br/hae *NÃO DEVERÃO ser lançados os projetos de Coordenação de Curso, Responsável por Laboratório, Coordenação de Projetos Responsável

Leia mais

Edital 001/ 2014. SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS Modalidade Graduação

Edital 001/ 2014. SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS Modalidade Graduação PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Cornélio Procópio-Pr Edital 001/ 2014 SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS Modalidade Graduação

Leia mais

PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO GERÊNCIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO TUBARÃO PROJETO DE EXTENSÃO COORDENAÇÃO OBJETIVOS

PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO GERÊNCIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO TUBARÃO PROJETO DE EXTENSÃO COORDENAÇÃO OBJETIVOS PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO GERÊNCIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO TUBARÃO PROJETO DE EXTENSÃO Horta Escolar Uma maneira gostosa de crescer COORDENAÇÃO Prof. Celso Lopes de Albuquerque

Leia mais

BAMAQ S/A - BANDEIRANTES MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

BAMAQ S/A - BANDEIRANTES MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Vagas de Estágio BAMAQ S/A - BANDEIRANTES MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Endereço: RODOVIA FERNÃO DIAS BR 381, 2211 - BANDEIRANTES - Contagem/MG - 32.240-090 Título: Estagiário Nº de Vagas: 1 Área de Atuação:

Leia mais

RESOLUÇÃO 01 /2015 RESOLVE. Art. 1 - Aprovar o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização, denominado Autismo.

RESOLUÇÃO 01 /2015 RESOLVE. Art. 1 - Aprovar o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização, denominado Autismo. RESOLUÇÃO 01 /2015 Aprova o Curso de Pós-Graduacão Lato Sensu, na modalidade de Especialização, com a denominação de Curso de Especialização em Autismo. O COLEGIADO ACADÊMICO DA FACULDADE CAMPOS ELÍSEOS

Leia mais

Câmpus de Bauru. Plano de Ensino. Disciplina 0003739A - Laboratório de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo V: Habitação de Interesse Social

Câmpus de Bauru. Plano de Ensino. Disciplina 0003739A - Laboratório de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo V: Habitação de Interesse Social Curso 2010 - Arquitetura e Urbanismo Ênfase Identificação Disciplina 0003739A - Laboratório de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo V: Habitação de Interesse Social Docente(s) Maria Helena Carvalho Rigitano,

Leia mais

publicado no DOE de 09/05/2013 PARECER CEE/PE Nº 06/2013 -CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 18/02/2013

publicado no DOE de 09/05/2013 PARECER CEE/PE Nº 06/2013 -CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 18/02/2013 INTERESSADA: UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE/FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NAZARÉ DA MATA ASSUNTO: RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS- PORTUGUÊS/ INGLÊS RELATORA: CONSELHEIRA

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE EMPREENDIMENTOS HIDRELÉTRICOS

LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE EMPREENDIMENTOS HIDRELÉTRICOS Fórum de Debates da agpch LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE EMPREENDIMENTOS HIDRELÉTRICOS RAFAEL VOLQUIND Diretor Técnico 01 de Outubro de 2015 Porto Alegre RS Brasil IMPACTOS AMBIENTAIS DE EMPREENDIMENTOS HIDRELÉTRICOS

Leia mais

1.1. O processo seletivo será coordenado pela comissão Coordenadora do CECANE UFV (Centro

1.1. O processo seletivo será coordenado pela comissão Coordenadora do CECANE UFV (Centro UFV PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ASSESSOR TÉCNICO CECANE UFV 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1. O processo seletivo será coordenado pela comissão Coordenadora do CECANE UFV (Centro Colaborador em Alimentação

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 3º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 3º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação I Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) A natureza

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET Porto Alegre, Março/2010 Regulamentação das Atividades Complementares A disciplina de Atividades Complementares

Leia mais

21º Prêmio Expressão de Ecologia

21º Prêmio Expressão de Ecologia 21º Prêmio Expressão de Ecologia Edição 2013-2014 Projeto: Gincana Socioambiental Organização: Unimed Regional Maringá Página: 1/1 PÁGINA 1: Inform ações cadastrais: P1: Título do projeto am biental participante:

Leia mais