A ATMOSFERA. Envelope gasoso que circunda a Terra, composto de uma mistura de gases e líquidos / sólidos suspensos (aerossóis).

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A ATMOSFERA. Envelope gasoso que circunda a Terra, composto de uma mistura de gases e líquidos / sólidos suspensos (aerossóis)."

Transcrição

1 A ATMOSFERA Envelope gasoso que circunda a Terra, composto de uma mistura de gases e líquidos / sólidos suspensos (aerossóis).

2 A ATMOSFERA Pode ser dividida em camadas, que estão relacionadas com propriedades químicas e físicas, mas que influem diretamente na tendência de mudança de temperatura da atmosfera de acordo com a altura.

3 A ATMOSFERA Ao contrário do que parece ser o senso comum, a atmosfera não é composta apenas por gases. Existe material sólido nela disperso, como poeira em suspensão, pólen, microorganismos, etc. Há, ainda, uma porção líquida dispersa, composta de gotículas resultantes da condensação do vapor d água, na forma de nuvens, neblinas e chuvas. Gases % Nitrogênio 78 Oxigênio 21 CO 2, CH 4, H 2, NO 2, SO 2, O 3 e gases nobres 1

4 TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS NA ATMOSFERA GRANDE REATOR QUÍMICO contém, além do oxigênio (composto altamente reativo), diversos compostos em pequena concentração, os quais podem atuar como reagentes e/ou catalisadores, e a luz solar, como fonte de energia. Tempo de residência = capacidade de reagir na atmosfera, a qual varia de acordo com as condições ambientais

5 Fontes de emissão: NATURAIS: vulcão, superfície do mar ANTRÓPICAS: criadas pela humanidade (por exemplo, chaminé) PONTUAL: um ponto localizado (chaminé) DIFUSA: a emissão está espalhada em uma grande área (superfície do mar) MÓVEL: chaminé de um navio ESTACIONÁRIA: chaminé de uma fábrica Classificação dos poluentes: PRIMÁRIO: composto que chega à atmosfera pela emissão direta de uma fonte natural ou antrópica SECUNDÁRIO: composto formado como produto de uma reação entre compostos existentes na atmosfera

6 SORVEDOUROS Processo de consumo dos componentes que chegam na atmosfera. Chuva (deposição úmida) / Vento (deposição seca) / Reações químicas

7 CICLOS BIOGEOQUÍMICOS São os principais caminhos pelos quais elementos importantes para os processos terrestres e a vida, se movem através dos compartimentos ambientais. Alguns elementos que circulam nos ciclos biogeoquímicos são indispensáveis para a vida. Eles podem ser divididos em 3 grupos: os chamados seis grandes macro nutrientes, que formam a maior parte dos compostos orgânicos: C, H, O, N, P, S, os outros macro nutrientes, necessários em grande quantidade para diversas formas de vida, esse grupo inclui por exemplo, K, Ca, Fe e Mg, os micro nutrientes, que são necessários em pequenas quantidades em pelo menos um organismo vivo, por exemplo, Cu (enzimas) e Mo (fixador de nitrogênio por algumas bactérias).

8 CICLO DO CARBONO

9 CICLO DO CARBONO Compostos líquidos, sólidos e gasosos. Número de oxidação variando de -4 a +4. Transporte entre os vários compartimentos ambientais. Principais reações com o carbono na atmosfera: CO 2 + H 2 O + hν carbono fixado (planta) + O 2 (fotossíntese) absorção de CO 2 pelos vegetais O 2 + respiração seres vivos CO 2 + H 2 O respiração dos seres vivos H 2 O CO 2 (g) CO 2 (aq) CO 2 (aq) + H 2 O H 2 CO 3 dissolução do CO 2 em água H 2 CO 3 H + + HCO - 3 reações em equilíbrio em meio aquoso HCO - 3 H + + CO 2-3 CaCO 3 (s) Ca 2+ + CO 2-3 interação com íons metálicos Interferência humana: combustível + O 2 CO 2 + H 2 O carbono de fontes não-renováveis

10 CICLO DO NITROGÊNIO

11 CICLO DO NITROGÊNIO Os óxidos de nitrogênio (NOx) são compostos presentes em algumas das etapas do ciclo do nitrogênio e podem entrar na atmosfera sob diversas formas. Entre elas, a mais importante é o NO 2, que é um gás visível em concentrações acima de 1,8 mg m -3, de cor marrom avermelhada. O NO 2 é combinado com a umidade da atmosfera formando HNO 3, que é muito corrosivo.

12 ÓXIDOS DE NITROGÊNIO Os óxidos de nitrogênio são encontrados na atmosfera com diferentes combinações: N 2 O, NO, NO 2, N 2 O 3, etc. Dentre eles, somente N 2 O, NO e NO 2 são encontrados em quantidades significativas e apresentam papel relevante na química atmosférica. N 2 O emitido por fontes naturais, por meio da ação bacteriana e por reação entre N 2 e O 3 na atmosfera considerado um gás ESTUFA. NO produzido na atmosfera por ação de microorganismos, sendo também um dos principais poluentes produzidos pela ação humana, pois é comum a todos os processos de combustão. É oxidado pelo ozônio e pelo oxigênio, em processos fotoquímicos, transformando-se em NO 2 (NO + O 3 NO 2 + O 2 ). NO 2 um dos principais poluentes secundários presentes na atmosfera nas grandes cidades. Sua principal fonte é a rápida oxidação do NO na atmosfera.

13 CICLO DO ENXOFRE O enxofre apresenta um ciclo que se desenvolve entre o ar e os minerais presentes na superfície da Terra. No entanto, pode-se dizer que existem dois ciclos, o maior ocorreria na crosta terrestre com os sedimentos minerais. O menor aconteceria na atmosfera, com reações envolvendo gases e material particulado.

14 CICLO DO ENXOFRE Nutriente essencial Diferentes números de oxidação (-2 até +6) Espécies gasosas: SO 2 (combustão), H 2 S (emitido por águas ou regiões úmidas do continente que contém pouco oxigênio) e dimetilsulfeto (emitido por fitoplânctons existentes na superfície dos oceanos) Na água SO 2-4 Segundo principal ânion presente em águas marinhas Existem grandes quantidades de sulfato, na atmosfera, agregado às partículas. Muitas destas são provenientes de gotículas de água que são formadas nas ondas e levadas pelo vento spray marinho (podendo ser levado para o interior do continente sobretudo sendo depositado a centenas de km do litoral). Contribuição humana: SO 2 (subproduto da combustão de materiais tais como combustíveis fósseis e massas vegetais como a madeira). Grande parte do enxofre é transformada em partículas de sulfato na atmosfera ou sofre transformações, formando H 2 SO 4 e aumentando a acidez da chuva.

15 CICLO DO OXIGÊNIO Manahan, S. E., Environmental chemistry. 8th ed.; CRC Press, 2005

16 PROCESSO DE COMBUSTÃO Grandes fontes de energia e emissão de compostos para a atmosfera do mundo contemporâneo. Grande problema para os centros urbanos e países ricos. Combustão é a queima de um material com o oxigênio do ar, processo que libera como produtos gases e partículas. Combustível + ar (O 2 e N 2 ) gases (NO + SO 2 + CO 2 ) + partículas Os gases formados na combustão são invisíveis aos olhos humanos, não têm cheiro ou se acham em quantidades suficientes para ser detectados pelo odor. Composição do material combustível previsão dos possíveis gases emitidos no processo de combustão. Os óxidos de nitrogênio são formados em todas as combustões, independentemente da composição do material queimado.

17 REAÇÕES FOTOQUÍMICAS Iniciada pela molécula que absorve um fóton de luz. Ex: NO 2 + hν NO + O Os óxidos de nitrogênio desempenham um papel fundamental na formação de novos compostos na atmosfera, como o ozônio, aldeídos e compostos orgânicos nitrogenados. Formação de NO 2 : NO + O 3 NO 2 + O 2 (oxidação do NO pelo O 3 ) NO + RO 2 NO 2 + RO (reação do NO com radicais peróxidos) Consumo de NO 2 : NO 2 + hν (λ 430 nm) NO + O O + O 2 O 3 -Em regiões sem poluição: [O 3 ] ppb -Em locais poluídos: [O 3 ] ~ 500 ppb

18 OXIDANTES NA ATMOSFERA Espécies químicas ávidas por elétrons, as quais, em uma reação, retiram elétrons da outra espécie reagente. Um indício de que a espécie foi oxidada é o aumento do número relativo de átomos de oxigênio da sua molécula. São compostos de grande importância para a química atmosférica, uma vez que são modificadores da sua composição química, interferem na qualidade do ar, e alguns compostos podem influir no balanço térmico da atmosfera. Principais oxidantes presentes na atmosfera: O 3, H 2 O 2, HO, HO 2, nitrato radical (NO 3 ) e nitrato de peroxiacetila (PAN). O ozônio é responsável pelo início de todas as cadeias de oxidação primárias que ocorrem na atmosfera natural. Formação desses oxidantes na atmosfera: Radical OH : O 3 + hν O 2 + O e O + H 2 O 2HO (Fotólise do ozônio) carbonílicos) 2O 2 + HCHO + hν 2HO + CO e HO 2 + NO NO 2 + HO (Fotodecomposição de compostos Peróxido de hidrogênio: HO 2 + HO 2 H 2 O 2 + O 2 Ozônio: Consumo de NO 2 Os oxidantes desempenham o papel fundamental de limpeza da atmosfera; o processo de oxidação produz sempre moléculas mais solúveis em água, facilitando sua remoção da atmosfera pela água de chuva.

19 SMOG FOTOQUÍMICO Regiões industrializadas que possuem tráfego intenso. Maior intensidade em dias de muito sol e pouco vento. O smog fotoquímico é resultado da quebra do estado fotoestacionário: Fotodissociação do NO 2 : NO 2 + hν NO + O 2 2 Formação de ozônio: O + O 2 O 3 Decomposição do ozônio e formação de NO 2 : NO + O 3 NO 2 + O 2 A formação e o acúmulo do ozônio depende não só de NOx, mas também da presença de peróxidos na atmosfera. (NO + RO 2 NO 2 + RO ) Os peróxidos são formados como produto da reação entre COV e oxidantes.

20 SMOG FOTOQUÍMICO Contribuição dos COV na atmosfera (hidrocarbonetos alcenos): RCHCHR + O RCH 2 + RCO RCH 2 + O 2 RCH 2 O 2 Formação de radicais livres Formação de peróxido RCH 2 O 2 + NO RCH 2 O + NO 2 Formação de NO 2 RCH 2 O + O 2 RCHO + HO 2 RCH 2 O 2 + NO 2 RCH 2 O 2 NO 2 Formação de aldeídos Formação de nitratos orgânicos (PAN nitrato de peroxilacetila) O PAN pode significar uma forma de o NO 2 ser estabilizado e transportado a longas distâncias, sem sofrer reação na atmosfera. Sob diferentes condições ambientais o equilíbrio da reação de formação do PAN pode ser deslocado, para a regeneração do NO 2, longe da fonte de emissão dos óxidos de nitrogênio. Os compostos formados são geralmente mais solúveis em água do que seus precursores e são mais facilmente retirados da atmosfera por deposição úmida. Estes compostos são tóxicos e causam problemas de poluição.

21 COMPOSIÇÃO Variação da composição dos gases atmosféricos envolvidos no smog fotoquímico, ao longo do dia

22 INVERSÃO TÉRMICA Acúmulo dos materiais na atmosfera, favorecendo as reações fotoquímicas pelo aumento da concentração dos reagentes, diminuindo a dispersão do smog fotoquímico. Solução: diminuir a emissão de poluentes primários, que são os precursores dos poluentes secundários. Para os oxidantes e aldeídos, deve-se atuar sobre os precursores das reações fotoquímicas, ou seja, os COV e NO x.

23 INVERSÃO TÉRMICA Acúmulo dos materiais na atmosfera, favorecendo as reações fotoquímicas pelo aumento da concentração dos reagentes, diminuindo a dispersão do smog fotoquímico. Origens naturais e antrópicas Solução: diminuir a emissão de poluentes primários, que são os precursores dos poluentes secundários. Para os oxidantes e aldeídos, deve-se atuar sobre os precursores das reações fotoquímicas, ou seja, os COV e NO x.

24 INVERSÃO TÉRMICA Acúmulo dos materiais na atmosfera, favorecendo as reações fotoquímicas pelo aumento da concentração dos reagentes, diminuindo a dispersão do smog fotoquímico. Processos de combustão Solução: diminuir a emissão de poluentes primários, que são os precursores dos poluentes secundários. Para os oxidantes e aldeídos, deve-se atuar sobre os precursores das reações fotoquímicas, ou seja, os COV e NO x.

25 INVERSÃO TÉRMICA Acúmulo dos materiais na atmosfera, favorecendo as reações fotoquímicas pelo aumento da concentração dos reagentes, diminuindo a dispersão do smog fotoquímico. Grande vilão: emissão veicular Catalisadores oxidar COV, formando CO 2 e H 2 O, reduzindo os NOx a N 2 Solução: diminuir a emissão de poluentes primários, que são os precursores dos poluentes secundários. Para os oxidantes e aldeídos, deve-se atuar sobre os precursores das reações fotoquímicas, ou seja, os COV e NO x.

26 PROPRIEDADE ÁCIDO/BÁSICA DA ATMOSFERA Propriedades ácido/básica dos óxidos e amônia: -Os óxidos são compostos formados pela combinação de oxigênio e de um outro elemento. -Os óxidos formados pelos não-metais são compostos moleculares e muito deles possuem propriedades ácidas, sendo que alguns se apresentam como gases à temperatura ambiente. -Os óxidos formados pelos metais são compostos iônicos, alguns com propriedades básicas, e se encontram na forma de sólidos à temperatura ambiente. -Os óxidos ácidos são formados pelo processo de combustão.

27 PROPRIEDADE ÁCIDO/BÁSICA DA ATMOSFERA -Maior importância ambiental: SO 2 (g) + H 2 O H 2 SO 3 SO 3 (g) + H 2 O H 2 SO 4 2NO 2 (g) + H 2 O HNO 3 + HNO 2 CO 2 (g) + H 2 O H 2 CO 3 CaO(s) + H 2 O Ca(OH) 2 Amônia: -Composto com propriedades básicas existente em quantidade significativa na atmosfera. NH 3 + H 2 O NH 4 OH Alguns ácidos podem ser emitidos diretamente, como por exemplo, o HCl, o HNO 3 e o ácido acético.

28 FORMAÇÃO DE ÁCIDOS NA ATMOSFERA À exceção do NO os gases formados na combustão dependem da composição do material queimado. Seres vivos macroconstituintes C, H, O, S, N óxidos (queima). Ex: combustíveis fósseis. Carvão mineral menor tratamento pode conter S e N como elementos contaminantes. Gás natural quase que exclusivamente C e H Álcool combustível fermentação do caldo extraído da cana-de-açúcar C, H, O (etanol) Gasolina, óleo diesel, óleo combustível, carvão mineral CO 2, H 2 O, NOx, SO 2 e material particulado. Gás natural e álcool combustível CO 2, H 2 O, NOx e material particulado. Lenha CO 2, H 2 O, NOx, SO 2 e material particulado.

29 FORMAÇÃO DE ÁCIDOS NA ATMOSFERA NO 2 Na presença de luz solar: NO 2 + HO HNO 3 Durante a noite: NO 2 + O 3 NO 3 + O 2 O NO 2, além de atuar como catalisador de reações fotoquímicas, próximo da região que foi emitido, ainda irá atuar em regiões pouco mais distantes, contribuindo para a formação da chuva ácida. NO 2 + NO 3 N 3 2 O 5 A formação de H 2 SO 4 é lenta em atmosfera N 2 O 5 + H 2 O 2HNO 3 limpa, mas, em presença de material SO 2 particulado contendo íons metálicos (Fe(III) SO 2 + HO HSO 3 e Mn(II)), a velocidade de reação é HSO 3 + O 2 HO 2 + SO 3 aumentada x. SO 3 + H 2 O H 2 SO 4 gotículas de água na atmosfera: SO 2 (g) + H 2 O (aq) H 2 SO 3 (aq) 2H 2 SO 3 + O 2 2H 2 SO 4

30 AMÔNIA ATMOSFÉRICA Gás incolor à temperatura ambiente, odor extremamente forte, mais leve do que o ar. É o único gás básico existente em quantidade significativa na atmosfera. Fontes: decomposição de MO, emissões provenientes de fezes de animais, utilização de fertilizantes, queima de biomassa. Pode ser retirada da atmosfera por processos físicos (deposições seca e úmida) ou processos químicos (oxidação com formação de NOx e reação com espécies ácidas, formando partículas secundárias). Capaz de neutralizar, em determinada extensão, a acidez causada por gases e partículas. Apresenta alta solubilidade (dissolve-se facilmente nas gotículas formadoras de nuvens). Além de aumentar o ph, atua na conversão de espécies ácidas, como H 2 SO 4 e HNO 3 em partículas de sulfato e nitrato. Estimativas indicam que a amônia emitida anualmente para a atmosfera pode neutralizar 32% da produção anual de ácidos provenientes de fontes naturais e produzidos por atividades humanas. O material particulado formado pela neutralização da amônia é muito fino, o que resulta em alto tempo de residência na atmosfera, sendo esse um dos principais mecanismos de transporte de tais poluentes gasosos a longas distâncias.

31 MATERIAL PARTICULADO Partícula sólida ou líquida presente na atmosfera. ATMOSFÉRICO A massa de todas essas partículas é conhecida como MATERIAL PARTICULADO TOTAL EM SUSPENSÃO (MPTS) e constitui uma medida de massa total delas por unidade de volume, expressa em µg m -3. Poeira, cinzas e fumaças. O tamanho das partículas também influi nas propriedades atmosféricas, pois espalham a luz em diferentes direções. As partículas com diâmetro entre 0,1 e 1 µm causam grandes efeitos na visibilidade, além de reduzir a quantidade de radiação solar que chega ao solo. Partículas entre 0,1 10 µm servem como núcleos para condensar vapor de água formando nuvens. Fontes naturais: atividades vulcânicas, o vento sobre o continente e sobre os oceanos, pólen, COV, vírus, bactérias. Atividades humanas: processos de combustão e industriais, uso de veículos, manejo do solo, etc.

32 BALANÇO TÉRMICO DO PLANETA Os gases que possuem a capacidade de absorver a radiação infravermelha na atmosfera são conhecidos como GASES ESTUFA e são responsáveis pelo EFEITO ERSTUFA, fenômeno que mantém o planete aquecido. Sem o efeito estufa, a vida, tal como está estabelecida em nosso planeta, seria inviável. O vapor da água é o principal componente da atmosfera que absorve a radiação infravermelha e a reemite para a superfície do planeta. O segundo composto em importância devido a sua quantidade na atmosfera é o CO 2. Um fator a ser considerado é o potencial de aquecimento global (PAG) de cada composto. Tal fator indica qual é o potencial de cada molécula em contribuir para o efeito estufa.

33 PROTOCOLO DE KYOTO Atividade para o dia 04/10

34 CONSEQÜÊNCIAS DO EFEITO ESTUFA ELEVAÇÃO GLOBAL DA TEMPERATURA MÉDIA: -Nível do mar: derretimento de geleiras elevação do nível do mar. -Mudança global do clima: o aumento da temperatura média global deverá ter sérias implicações sobre o clima produção agrícola aumento da fome nos países mais atingidos, além de acarretar tempestades e inundações em algumas regiões e secas em regiões onde atualmente o clima é ameno. -Doenças: a população de alguns insetos deve proliferar e expandir, à medida que as latitudes ao norte se tornam mais quentes e úmidas.

35 SOLUÇÕES PARA DIMINUIR O AQUECIMENTO GLOBAL Atividade para o dia 04/10

36 QUÍMICA DA ESTRATOSFERA (apresentação de 20-25min dupla) QUÍMICA DA TROPOSFERA (apresentação de 20-25min dupla) Atividade para o dia 27/09/10

Nuvens e o Aerossol Atmosférico. Leonardo Baptista

Nuvens e o Aerossol Atmosférico. Leonardo Baptista Nuvens e o Aerossol Atmosférico Leonardo Baptista Estrutura da atmosfera Massa da atmosfera (ar seco): 5,13 1018 kg Qual a composição da atmosfera? Composição da atmosfera Nitrogênio: 78,084% Oxigênio:

Leia mais

Poluição do ar. Tempo de residência: tempo médio de permanência da espécie no ar.

Poluição do ar. Tempo de residência: tempo médio de permanência da espécie no ar. Poluição do ar Para avaliar a extensão de alcance do poluente, deve-se conhecer o tempo de residência da espécie na atmosfera e as condições atmosféricas Tempo de residência: tempo médio de permanência

Leia mais

Sequência de Aulas - Ciclos Biogeoquímicos

Sequência de Aulas - Ciclos Biogeoquímicos Sequência de Aulas - Ciclos Biogeoquímicos 1. Nível de Ensino: Ensino Médio 2. Conteúdo Estruturante: Biogeoquímica 2.1 Conteúdo Básico: Matéria, Composição dos elementos químicos. 2.2 Conteúdo Específico:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÉ-VESTIBULAR RUMO À UNIVERSIDADE CAMPUS JOÃO MONLEVADE QUÍMICA AMBIENTAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÉ-VESTIBULAR RUMO À UNIVERSIDADE CAMPUS JOÃO MONLEVADE QUÍMICA AMBIENTAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÉ-VESTIBULAR RUMO À UNIVERSIDADE CAMPUS JOÃO MONLEVADE QUÍMICA AMBIENTAL ORIENTADORA: PROF.ª DRA. KARLA VIEIRA P R OF. LUCAS SIQUEIRA O QUE É Parte da química que estuda

Leia mais

Divirta-se com o Clube da Química

Divirta-se com o Clube da Química Divirta-se com o Clube da Química Produzido por Genilson Pereira Santana www.clubedaquimica.com A idéia é associar a Química ao cotidiano do aluno usando as palavras cruzadas, o jogo do erro, o domino,

Leia mais

PROBLEMAS AMBIENTAIS INVERSÃO TÉRMICA INVERSÃO TÉRMICA 14/02/2014. Distribuição aproximada dos principais poluentes do ar de uma cidade (SP)

PROBLEMAS AMBIENTAIS INVERSÃO TÉRMICA INVERSÃO TÉRMICA 14/02/2014. Distribuição aproximada dos principais poluentes do ar de uma cidade (SP) PROBLEMAS AMBIENTAIS Distribuição aproximada dos principais poluentes do ar de uma cidade (SP) Liga-se com a hemoglobina impedindo o O2 de ser conduzido INVERSÃO TÉRMICA *Inversão térmica é um fenômeno

Leia mais

Derretimento de gelo nas calotas polares Aumento do nível dos oceanos Crescimento e surgimento de desertos Aumento de furacões, tufões e ciclones

Derretimento de gelo nas calotas polares Aumento do nível dos oceanos Crescimento e surgimento de desertos Aumento de furacões, tufões e ciclones O Sr. ROBERTO BRITTO (PP-BA) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, venho a esta tribuna falar sobre o Aquecimento Global. Todos os dias acompanhamos na televisão,

Leia mais

INTRODUÇÃO AO CONTROLE DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA Fonte: CETESB

INTRODUÇÃO AO CONTROLE DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA Fonte: CETESB INTRODUÇÃO AO CONTROLE DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA Fonte: CETESB 1 INTRODUÇÃO A poluição do ar é um fenômeno recorrente principalmente da atividade humana em vários aspectos. Dentre os quais podemos destacar:

Leia mais

REQUERIMENTO. (Do Sr. Vittorio Medioli) Senhor Presidente:

REQUERIMENTO. (Do Sr. Vittorio Medioli) Senhor Presidente: REQUERIMENTO (Do Sr. Vittorio Medioli) Requer o envio de Indicação ao Poder Executivo, relativa à redução de emissões de gases de efeito estufa. Senhor Presidente: Nos termos do art. 113, inciso I e 1

Leia mais

Aula 16 DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO

Aula 16 DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO Aula 16 DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO I Ocorre de maneira natural; Atividade humana; Década de 1970 preocupação com a biodiversidade e poluição; Esforço global... Substituir civilização

Leia mais

ENEM 2009 - Prova resolvida Química

ENEM 2009 - Prova resolvida Química ENEM 2009 - Prova resolvida Química 01. A atmosfera terrestre é composta pelos gases nitrogênio (N 2) e oxigênio (O 2), que somam cerca de 99 %, e por gases traços, entre eles o gás carbônico (CO 2), vapor

Leia mais

3 Os hidrocarbonetos e a importância de seu estudo no ambiente

3 Os hidrocarbonetos e a importância de seu estudo no ambiente 3 Os hidrocarbonetos e a importância de seu estudo no ambiente Os hidrocarbonetos são compostos químicos formados unicamente por átomos de carbono e hidrogênio, estando presentes na natureza como constituintes

Leia mais

Questão 1. Questão 2. Resposta

Questão 1. Questão 2. Resposta Questão 1 Os componentes principais dos óleos vegetais são os triglicerídeos, que possuem a fórmula genérica ao lado: Nessa fórmula, os grupos R, R e R representam longas cadeias de carbono, com ou sem

Leia mais

Abril de 2008. Daniela Alexandra Diogo

Abril de 2008. Daniela Alexandra Diogo O Abril de 2008 Daniela Alexandra Diogo 16 1 Ambos os métodos podem criar severos danos ambientais, portanto, devem ser muito bem controlados. Conclusão Com este trabalho aprendemos que a água é muito

Leia mais

UNESP- 2013- Vestibular de Inverno

UNESP- 2013- Vestibular de Inverno UNESP- 2013- Vestibular de Inverno 1-Compostos de crômio têm aplicação em muitos processos industriais, como, por exemplo, o tratamento de couro em curtumes e a fabricação de tintas e pigmentos. Os resíduos

Leia mais

Unidade IV Ser Humano e saúde. Aula 17.1

Unidade IV Ser Humano e saúde. Aula 17.1 Unidade IV Ser Humano e saúde. Aula 17.1 Conteúdo: O efeito estufa. Habilidade: Demonstrar uma postura crítica diante do uso do petróleo. REVISÃO Reações de aldeídos e cetonas. A redução de um composto

Leia mais

PROVA DE QUÍMICA - 1998 Segunda Etapa

PROVA DE QUÍMICA - 1998 Segunda Etapa PROVA DE QUÍMICA - 1998 Segunda Etapa QUESTÃO 01 Num laboratório químico, havia três frascos que continham, respectivamente, um alcano, um álcool e um alqueno. Foram realizados experimentos que envolviam

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS PROF. PANTHERA

CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS PROF. PANTHERA CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS PROF. PANTHERA COMPOSIÇÃO QUÍMICA COMPLEXA Está representada por: Substâncias inorgânicas: água e sais minerais. Substâncias orgânicas (possuem o carbono como elemento

Leia mais

POLUIÇÃO DO AR. Composição Atmosférica. Nitrogênio Oxigênio Vapor de água Argônio Dióxido de Carbono Neon Hélio Metano

POLUIÇÃO DO AR. Composição Atmosférica. Nitrogênio Oxigênio Vapor de água Argônio Dióxido de Carbono Neon Hélio Metano PLUIÇÃ Composição Atmosférica Gases % em Volume D AR Nitrogênio xigênio Vapor de água Argônio Dióxido de Carbono Neon Hélio Metano 78.1% 21% varia de 0-4% 0.93% por volta de 0.3% abaixo dos 0.002% 0.0005%

Leia mais

Emissões de poluentes e gases de efeito estufa por veículos automotores e motores de combustão. Paulo Romeu Moreira Machado Panambí, RS - 2010

Emissões de poluentes e gases de efeito estufa por veículos automotores e motores de combustão. Paulo Romeu Moreira Machado Panambí, RS - 2010 3:22:03 1 Emissões de poluentes e gases de efeito estufa por veículos automotores e motores de combustão Paulo Romeu Moreira Machado Panambí, RS - 2010 Roteiro 1 Introdução 2 O motor de combustão interna

Leia mais

Emissões Atmosféricas e Mudanças Climáticas

Emissões Atmosféricas e Mudanças Climáticas CONCURSO PETROBRAS TÉCNICO(A) AMBIENTAL JÚNIOR Emissões Atmosféricas e Mudanças Climáticas Questões Resolvidas QUESTÕES RETIRADAS DE PROVAS DA BANCA CESGRANRIO DRAFT Produzido por Exatas Concursos www.exatas.com.br

Leia mais

Poluição do ar. Segundo o pesquisador Paulo Saldiva, coordenador. Deu no jornal. Nossa aula

Poluição do ar. Segundo o pesquisador Paulo Saldiva, coordenador. Deu no jornal. Nossa aula A UU L AL A Poluição do ar Segundo o pesquisador Paulo Saldiva, coordenador do laboratório de poluição atmosférica experimental da Faculdade de Medicina da USP, a relação entre o nível de poluição e a

Leia mais

Reações Químicas Reações Químicas DG O QUE É UMA REAÇÃO QUÍMICA? É processo de mudanças químicas, onde ocorre a conversão de uma substância, ou mais, em outras substâncias. A + B REAGENTES C +

Leia mais

Efeitos da poluição do ar

Efeitos da poluição do ar Efeitos da poluição do ar Por: Vânia Palmeira Campos UFBA IQ -Dpto Química Analítica - LAQUAM (Laboratório de Química Analítica Ambiental) Campus Universitário de Ondina, s/n, CEP:40-170-290, Salvador-BA

Leia mais

A Termoquímica tem como objetivo o estudo das variações de energia que acompanham as reações químicas.

A Termoquímica tem como objetivo o estudo das variações de energia que acompanham as reações químicas. A Termoquímica tem como objetivo o estudo das variações de energia que acompanham as reações químicas. Não há reação química que ocorra sem variação de energia! A energia é conservativa. Não pode ser criada

Leia mais

O clima está diferente. O que muda na nossa vida?

O clima está diferente. O que muda na nossa vida? O clima está diferente. O que muda na nossa vida? 06/2011 Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada. 2 SUMÁRIO

Leia mais

De onde vêm as lágrimas?

De onde vêm as lágrimas? De onde vêm as lágrimas? É toda substância que, em solução aquosa, sofre dissociação, liberado pelo menos um cátion diferente de H + e um ânion diferente de OH -. a) Presença de oxigênio b) Sal não oxigenado

Leia mais

RESOLUÇÕES E COMENTÁRIOS DAS

RESOLUÇÕES E COMENTÁRIOS DAS 1 RESOLUÇÕES E COMENTÁRIOS DAS QUESTÕES ( ) I Unidade ( ) II Unidade ( x ) III Unidade FÍSICA E GEOGRAFIA Curso: Ensino Fundamental Ano: 1.º Turma: ABCDEFG Data: / / 11 009 Física Profs. 1. Resolução I

Leia mais

Recursos energéticos e os desafios ambientais

Recursos energéticos e os desafios ambientais Recursos energéticos e os desafios ambientais Recursos naturais Tudo que o homem retira da natureza que lhe tem proveito. Classificação Renováveis São recursos que podem ser repostos. Classificação Não-renováveis

Leia mais

Os Ciclos Biogeoquímicos. Estágio- Docência: Camila Macêdo Medeiros

Os Ciclos Biogeoquímicos. Estágio- Docência: Camila Macêdo Medeiros Os Ciclos Biogeoquímicos Estágio- Docência: Camila Macêdo Medeiros (Odum, 1971). Ciclos Biogeoquímicos Bio Porque os organismos vivos interagem no processo de síntese orgânica e decomposição dos elementos.

Leia mais

Confederação Nacional do Transporte - CNT Diretoria Executiva da CNT. DESPOLUIR Programa Ambiental do Transporte

Confederação Nacional do Transporte - CNT Diretoria Executiva da CNT. DESPOLUIR Programa Ambiental do Transporte Confederação Nacional do Transporte - CNT Diretoria Executiva da CNT DESPOLUIR Programa Ambiental do Transporte Promoção SEST / SENAT Conteúdo Técnico ESCOLA DO TRANSPORTE JULHO/2007 Plante Árvores O

Leia mais

TIPOS DE REAÇÕES QUÍMICAS MATERIAL RETIRADO PARCIALMENTE OU NA INTEGRA DE LISTAS DE EXERCÍCIOS ENCONTRADAS NA INTERNET

TIPOS DE REAÇÕES QUÍMICAS MATERIAL RETIRADO PARCIALMENTE OU NA INTEGRA DE LISTAS DE EXERCÍCIOS ENCONTRADAS NA INTERNET TIPOS DE REAÇÕES QUÍMICAS MATERIAL RETIRADO PARCIALMENTE OU NA INTEGRA DE LISTAS DE EXERCÍCIOS ENCONTRADAS NA INTERNET 1. Unifor-CE O metal potássio reage vigorosamente com água, produzindo hidrogênio

Leia mais

As questões de 31 a 34 referem-se ao texto abaixo.

As questões de 31 a 34 referem-se ao texto abaixo. QUÍMICA As questões de 31 a 34 referem-se ao texto abaixo. Em diversos países, o aproveitamento do lixo doméstico é quase 100%. Do lixo levado para as usinas de compostagem, após a reciclagem, obtém-se

Leia mais

2. (Ifsc 2014) A reação abaixo representa este processo: CO 3H H COH H O ΔH 12 kcal/mol

2. (Ifsc 2014) A reação abaixo representa este processo: CO 3H H COH H O ΔH 12 kcal/mol 1. (Uel 2014) A gasolina é uma mistura de vários compostos. Sua qualidade é medida em octanas, que definem sua capacidade de ser comprimida com o ar, sem detonar, apenas em contato com uma faísca elétrica

Leia mais

QUESTÕES DE QUÍMICA DA UNICAMP PROVA DE 2014.

QUESTÕES DE QUÍMICA DA UNICAMP PROVA DE 2014. QUESTÕES DE QUÍMICA DA UNICAMP PROVA DE 2014. 1- Prazeres, benefícios, malefícios, lucros cercam o mundo dos refrigerantes. Recentemente, um grande fabricante nacional anunciou que havia reduzido em 13

Leia mais

De onde veio e para onde vai o carbono que faz parte do nosso corpo?

De onde veio e para onde vai o carbono que faz parte do nosso corpo? De onde veio e para onde vai o carbono que faz parte do nosso corpo? 07/2011 Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não

Leia mais

Tipos e fontes de energias alternativas e convencionais.

Tipos e fontes de energias alternativas e convencionais. Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Agrárias Departamento de Engenharia Agrícola Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola Tipos e fontes de energias alternativas e convencionais. Robson

Leia mais

Ciclos Globais de Carbono, Nitrogênio e Enxofre:

Ciclos Globais de Carbono, Nitrogênio e Enxofre: Ciclos Globais de Carbono, Nitrogênio e Enxofre: Claudia Rocha Martins, Pedro Afonso de Paula Pereira, Wilson Araújo Lopes e Jailson B. de Andrade O estudo químico da atmosfera busca compreender este sistema

Leia mais

QUÍMICA QUESTÃO 41 QUESTÃO 42

QUÍMICA QUESTÃO 41 QUESTÃO 42 Processo Seletivo/UNIFAL- janeiro 2008-1ª Prova Comum TIPO 1 QUÍMICA QUESTÃO 41 Diferentes modelos foram propostos ao longo da história para explicar o mundo invisível da matéria. A respeito desses modelos

Leia mais

DURAÇÃO DA PROVA: 03 HORAS

DURAÇÃO DA PROVA: 03 HORAS INSTRUÇÕES: PRCESS SELETIV 2013/2 - CPS PRVA DISCURSIVA DE QUÍMICA CURS DE GRADUAÇÃ EM MEDICINA 1. Só abra a prova quando autorizado. 2. Veja se este caderno contém 5 (cinco) questões discursivas. Caso

Leia mais

Heitor Remigio Guerra

Heitor Remigio Guerra Poluição do Ar Heitor Remigio Guerra Atmosfera A Atmosfera é uma fina camada que envolve alguns planetas, composta basicamente por gases e poeira, retidos pela ação da força da gravidade. Atmosfera AS

Leia mais

Biogás. Página 1 de 5

Biogás. Página 1 de 5 Biogás O atual sistema económico conduz à produção de grandes quantidades de resíduos agrícolas, industriais e domésticos, os quais, podem conter componentes importantes e valiosos, revelando-se ainda

Leia mais

ENXOFRE: UM POLUENTE EM POTENCIAL NA COMPOSIÇÃO DO ÓLEO DIESEL BRASILEIRO.

ENXOFRE: UM POLUENTE EM POTENCIAL NA COMPOSIÇÃO DO ÓLEO DIESEL BRASILEIRO. Salvador/BA 25 a 28/11/2013 ENXOFRE: UM POLUENTE EM POTENCIAL NA COMPOSIÇÃO DO ÓLEO DIESEL BRASILEIRO. Thiago Emanoel Pereira da Silva (*), David Oliveira de Carvalho, Michelle Juliana Pereira da Silva,

Leia mais

VI OLIMPÍADA BAIANA DE QUÍMICA 2011

VI OLIMPÍADA BAIANA DE QUÍMICA 2011 VI OLIMPÍADA BAIANA DE QUÍMICA 2011 RESPONDA AS QUESTÕES DE 1 a 30, MARCANDO UMA DAS ALTERNATIVAS DE ACORDO COM O QUE SE PEDE QUESTÃO 1 Peso 2 A dissolução do cloreto de amônio, NH 4 Cl(s), em água ocorre

Leia mais

Ciclos Biogeoquímicos. Prof. Maximiliano Segala Prof. Antônio Ruas Saneamento Básico e Saúde Pública

Ciclos Biogeoquímicos. Prof. Maximiliano Segala Prof. Antônio Ruas Saneamento Básico e Saúde Pública Ciclos Biogeoquímicos Prof. Maximiliano Segala Prof. Antônio Ruas Saneamento Básico e Saúde Pública Introdução Energia solar proporciona condições para síntese de matéria orgânica pelos seres autótrofos

Leia mais

Composição da atmosfera terrestre. Fruto de processos físico-químicos e biológicos iniciados há milhões de anos Principais gases:

Composição da atmosfera terrestre. Fruto de processos físico-químicos e biológicos iniciados há milhões de anos Principais gases: Poluição do ar Composição da atmosfera terrestre Fruto de processos físico-químicos e biológicos iniciados há milhões de anos Principais gases: Nitrogênio 78% Oxigênio 21% Argônio 0,9% Gás Carbônico 0,03%

Leia mais

Matéria: Biologia Assunto: Problemas Ambientais Prof. Enrico Blota

Matéria: Biologia Assunto: Problemas Ambientais Prof. Enrico Blota Matéria: Biologia Assunto: Problemas Ambientais Prof. Enrico Blota Biologia Ecologia Problemas ambientais Em ecologia, POLUIR é contaminar um ecossistema ou parte dele com fatores prejudiciais ao equilíbrio

Leia mais

DATA: 17/11/2015. 2. (ENEM) Discutindo sobre a intensificação do efeito estufa, Francisco Mendonça afirmava:

DATA: 17/11/2015. 2. (ENEM) Discutindo sobre a intensificação do efeito estufa, Francisco Mendonça afirmava: EXERCÍCIOS REVISÃO QUÍMICA AMBIENTAL (EFEITO ESTUFA, DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO E CHUVA ÁCIDA) e EQUILÍBRIO QUÍMICO DATA: 17/11/2015 PROF. ANA 1. Na década de 70, alguns cientistas descobriram quais

Leia mais

SIMULAÇÃO E AVALIAÇÃO DO EFEITO ESTUFA A PARTIR DA ADIÇÃO DA CO 2 EM UM SISTEMA FECHADO

SIMULAÇÃO E AVALIAÇÃO DO EFEITO ESTUFA A PARTIR DA ADIÇÃO DA CO 2 EM UM SISTEMA FECHADO 1 SIMULAÇÃO E AVALIAÇÃO DO EFEITO ESTUFA A PARTIR DA ADIÇÃO DA CO 2 EM UM SISTEMA FECHADO Diego Oliveira Cordeiro 1 diegoocordeiro@gmail.com Janduir Egito da Silva 1 jaduires@yahoo.com Cláudia Laís Araújo

Leia mais

Exercícios de Problemas Ambientais

Exercícios de Problemas Ambientais Exercícios de Problemas Ambientais Material de apoio do Extensivo 1. Observe a imagem, que apresenta uma situação de intensa poluição do ar que danifica veículos, edifícios, monumentos, vegetação e acarreta

Leia mais

SÉRIE: 2º ano EM Exercícios de recuperação final DATA / / DISCIPLINA: QUÍMICA PROFESSOR: FLÁVIO QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA

SÉRIE: 2º ano EM Exercícios de recuperação final DATA / / DISCIPLINA: QUÍMICA PROFESSOR: FLÁVIO QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA SÉRIE: 2º ano EM Exercícios de recuperação final DATA / / DISCIPLINA: QUÍMICA PROFESSOR: FLÁVIO QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA QUESTÃO 01 Em uma determinada transformação foi constatado que poderia ser representada

Leia mais

ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS QUESTÕES É OBRIGATÓRIO

ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS QUESTÕES É OBRIGATÓRIO IX Olimpíada Capixaba de Química 2011 Prova do Grupo II 2 a série do ensino médio Fase 02 Aluno: Idade: Instituição de Ensino: Coordenador da Instituição de Ensino: ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS

Leia mais

Ar condicionado: Ar que foi aquecido, arrefecido, humidificado ou desumidificado para manter os espaços interiores dentro dos parâmetros de conforto.

Ar condicionado: Ar que foi aquecido, arrefecido, humidificado ou desumidificado para manter os espaços interiores dentro dos parâmetros de conforto. A Aerossol: Liquido ácido ou partículas sólidas que são suficientemente pequenas para ficarem suspensas no ar. Elevadas concentrações destes aerossóis podem ser irritantes para os pulmões e têm sido associados

Leia mais

Geografia. Professor: Jonas Rocha

Geografia. Professor: Jonas Rocha Geografia Professor: Jonas Rocha Questões Ambientais Consciência Ambiental Conferências Internacionais Problemas Ambientais Consciência Ambiental Até a década de 1970 o homem acreditava que os recursos

Leia mais

QUÍMICA ANALÍTICA AMBIENTAL 106213. Prof. Marcelo da Rosa Alexandre

QUÍMICA ANALÍTICA AMBIENTAL 106213. Prof. Marcelo da Rosa Alexandre QUÍMICA ANALÍTICA AMBIENTAL 106213 Prof. Marcelo da Rosa Alexandre Ciência Ambiental e Meio Ambiente 1 - De acordo com G. Tyler Miller Jr (Ciência Ambiental, 11 a Ed, 2007), Meio Ambiente é tudo que afeta

Leia mais

Interacção da Radiação com a Matéria

Interacção da Radiação com a Matéria Interacção da Radiação com a Matéria Já sabemos que: As radiações eletromagnéticas têm comportamento ondulatório e corpuscular. Cada radiação apresenta as suas características individuais; Os corpúsculos

Leia mais

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS O fluxo de energia em um ecossistema é unidirecional e necessita de uma constante renovação de energia, que é garantida pelo Sol. Com a matéria inorgânica que participa dos ecossistemas

Leia mais

Qualidade Ambiental Química

Qualidade Ambiental Química Qualidade Ambiental Química Programa Revisão dos Conceitos Básicos de Química e Estatística Poluição o Ar e a Química da Troposfera Reações Químicas ligadas à Emissão de Poluentes da Atmosfera Bibliografia

Leia mais

b) explique duas medidas adotadas pelo poder público para minimizar o problema da poluição atmosférica na cidade de São Paulo.

b) explique duas medidas adotadas pelo poder público para minimizar o problema da poluição atmosférica na cidade de São Paulo. 1. (Fuvest 2013) Observe a imagem, que apresenta uma situação de intensa poluição do ar que danifica veículos, edifícios, monumentos, vegetação e acarreta transtornos ainda maiores para a população. Trata-se

Leia mais

Ciclos Biogeoquímicos

Ciclos Biogeoquímicos Os organismos retiram constantemente da natureza os elementos químicos de que necessitam, mas esses elementos sempre retornam ao ambiente. O processo contínuo de retirada e de devolução de elementos químicos

Leia mais

TEXTO DE APOIO I PERCURSO AR

TEXTO DE APOIO I PERCURSO AR TEXTO DE APOIO I PERCURSO AR Todas as atividades econômicas humanas geram poluição Quem vive nas grandes cidades, às vezes, enfrenta dias de pele irritada ou um incômodo nos olhos, sem uma razão aparente.

Leia mais

Substâncias puras e misturas; análise imediata

Substâncias puras e misturas; análise imediata Segmento: Pré-vestibular Resoluções Coleção: Alfa, Beta e Gama Disciplina: Química Volume: 1 Série: 5 Substâncias puras e misturas; análise imediata 1. C Considerando as ilustrações, temos: I. Mistura

Leia mais

São partículas que atravessam o filtro, mas não são dissolvidas

São partículas que atravessam o filtro, mas não são dissolvidas O que existe na água do mar? 1. materiais sólidos ou particulados 2. colóides 3. materiais dissolvidos 1. materiais sólidos ou particulados A definição de particulado é operacional. Todo material com >

Leia mais

química FUVEST ETAPA Resposta QUESTÃO 1 QUESTÃO 2 c) Determine o volume adicionado da solução

química FUVEST ETAPA Resposta QUESTÃO 1 QUESTÃO 2 c) Determine o volume adicionado da solução Química QUESTÃO 1 Um recipiente contém 100 ml de uma solução aquosa de H SO 4 de concentração 0,1 mol/l. Duas placas de platina são inseridas na solução e conectadas a um LED (diodo emissor de luz) e a

Leia mais

TC Revisão 2 Ano Termoquímica e Cinética Prof. Alexandre Lima

TC Revisão 2 Ano Termoquímica e Cinética Prof. Alexandre Lima TC Revisão 2 Ano Termoquímica e Cinética Prof. Alexandre Lima 1. Em diversos países, o aproveitamento do lixo doméstico é quase 100%. Do lixo levado para as usinas de compostagem, após a reciclagem, obtém-se

Leia mais

Questões ambientais em regiões urbanas. Mônica Yukie Kuwahara Eraldo Genin Fiore

Questões ambientais em regiões urbanas. Mônica Yukie Kuwahara Eraldo Genin Fiore Questões ambientais em regiões urbanas Mônica Yukie Kuwahara Eraldo Genin Fiore Objetivos Apresentar os contornos gerais dos principais problemas ambientais de regiões urbanas, com foco para a cidade de

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO QUÍMICA APLICADA - MESTRADO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO QUÍMICA APLICADA - MESTRADO strado em Química Aplicada Seleção 2007 1/6 1 a etapa do Processo de Seleção 2007 - Parte 1 Questão 01: (A) Arranje, em ordem crescente de comprimento de onda, os seguintes tipos de fótons de radiação

Leia mais

A profundidade do oceano é de 3794 m (em média), mais de cinco vezes a altura média dos continentes.

A profundidade do oceano é de 3794 m (em média), mais de cinco vezes a altura média dos continentes. Hidrosfera Compreende todos os rios, lagos,lagoas e mares e todas as águas subterrâneas, bem como as águas marinhas e salobras, águas glaciais e lençóis de gelo, vapor de água, as quais correspondem a

Leia mais

PRESERVAR O MEIO AMBIENTE UMA MISSÃO DE TODOS NÓS

PRESERVAR O MEIO AMBIENTE UMA MISSÃO DE TODOS NÓS PRESERVAR O MEIO AMBIENTE UMA MISSÃO DE TODOS NÓS Meio Ambiente Tudo que está a nossa volta: todas as formas de vida e todos os elementos da natureza. Ecologia Ciência que estuda a relação dos seres vivos

Leia mais

1.1 Poluentes atmosféricos. 1.2 Principais Poluentes Atmosféricos

1.1 Poluentes atmosféricos. 1.2 Principais Poluentes Atmosféricos 18 1. Introdução Nos últimos anos, o crescimento econômico dos países desenvolvidos provocou o aumento da demanda mundial por energia. Com esta também veio um forte aumento da dependência do petróleo e

Leia mais

FONTES DE ENERGIA. Energia. [Do gr. energéia, pelo lat. energia]. 1. Maneira como se

FONTES DE ENERGIA. Energia. [Do gr. energéia, pelo lat. energia]. 1. Maneira como se Energia. [Do gr. energéia, pelo lat. energia]. 1. Maneira como se exerce uma força. 2. Força moral; firmeza. 3. Vigor, força. 4. Filos. Segundo Aristóteles, o exercício mesmo da atividade, em oposição

Leia mais

MÁQUINAS TÉRMICAS AT-101

MÁQUINAS TÉRMICAS AT-101 Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira MÁQUINAS TÉRMICAS AT-101 M.Sc. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br INTRODUÇÃO: Uma das formas mais empregadas para produção

Leia mais

Carboidratos No momento em que você está lendo e procurando entender suas células nervosas estão realizando um trabalho e, para isso, utilizam a

Carboidratos No momento em que você está lendo e procurando entender suas células nervosas estão realizando um trabalho e, para isso, utilizam a A química da Vida A Água A água é o componente biológico essencial à manutenção da vida animal e vegetal. No entanto existem organismos que possuem homeostase (equilíbrio interno) submetida às condições

Leia mais

Gestão ambiental e gerenciamento de resíduos. Prof. ª Karen Wrobel Straub

Gestão ambiental e gerenciamento de resíduos. Prof. ª Karen Wrobel Straub Gestão ambiental e gerenciamento de resíduos Prof. ª Karen Wrobel Straub MEIO AMBIENTE De acordo com a definição contida na norma NBR ISO 14001:1996- Sistemas de Gestão Ambiental Meio ambiente é a circunvizinhança

Leia mais

Ciclos do elementos Carbono, Nitrogênio e Enxofre

Ciclos do elementos Carbono, Nitrogênio e Enxofre Ciclos do elementos Carbono, Nitrogênio e Enxofre Atmosfera Atmosfera é a camada gasosa ao redor da Terra. Hidrosfera é a parte líquida da Terra que corresponde a cerca de 80% da superfície. A água dos

Leia mais

1. Evolução da atmosfera

1. Evolução da atmosfera 1. Evolução da atmosfera Breve história O nosso planeta está envolvido por uma camada gasosa atmosfera cuja espessura é de aproximadamente 1110 km (+- 1/5 do raio terrestre). Esta camada gasosa tem várias

Leia mais

Química de Águas Naturais. -todas as formas de vida existentes no planeta Terra dependem da água;

Química de Águas Naturais. -todas as formas de vida existentes no planeta Terra dependem da água; Química de Águas Naturais todas as formas de vida existentes no planeta Terra dependem da água; a água cobre 70% da superfície do planeta, apenas uma parte dessa quantidade (~2,8%) é água doce sendo que

Leia mais

QUÍMICA DO COTIDIANO DOS ÓXIDOS - QUÍMICA AMBIENTAL

QUÍMICA DO COTIDIANO DOS ÓXIDOS - QUÍMICA AMBIENTAL QUÍMICA DO COTIDIANO DOS ÓXIDOS - QUÍMICA AMBIENTAL QUÍMICA AMBIENTAL (POLUIÇÃO DO AR) Poluentes atmosféricos Efeito Estufa Destruição da camada de ozônio Inversão térmica Ilhas de calor Chuva ácida Smog

Leia mais

É a superfície coberta por água o que corresponde a 70% da mesma; Encontrada em: - Oceanos; - Mares; - Águas continentais (rios, lagos e geleiras);

É a superfície coberta por água o que corresponde a 70% da mesma; Encontrada em: - Oceanos; - Mares; - Águas continentais (rios, lagos e geleiras); É a superfície coberta por água o que corresponde a 70% da mesma; Encontrada em: - Oceanos; - Mares; - Águas continentais (rios, lagos e geleiras); - 97,5% é água salgada - 2,5% apenas é água doce Distribuição:

Leia mais

TERMOQUÍMICA. O que é o CALOR? Energia térmica em transito

TERMOQUÍMICA. O que é o CALOR? Energia térmica em transito TERMOQUÍMICA Termoquímica PROF. Prof. DAVID David TERMOQUÍMICA O que é o CALOR? Energia térmica em transito TERMOQUÍMICA Estuda as quantidades de calor liberadas ou absorvidas durante as reações químicas

Leia mais

GABARITO 5 a lista de exercícios/ Data: /09/2014 // gabarito 12/09/2014

GABARITO 5 a lista de exercícios/ Data: /09/2014 // gabarito 12/09/2014 Centro Universitário Anchieta Engenharia Química Físico Química I Prof. Vanderlei I Paula GABARITO 5 a lista de exercícios/ Data: /09/014 // gabarito 1/09/014 1) Alguns fatores podem alterar a rapidez

Leia mais

ECOLOGIA IMPACTOS ANTRÓPICOS (AR E ÁGUA) - AR

ECOLOGIA IMPACTOS ANTRÓPICOS (AR E ÁGUA) - AR ECOLOGIA IMPACTOS ANTRÓPICOS (AR E ÁGUA) é uma das áreas da biologia que mais cai no ENEM, sendo que, dentro da ecologia, impactos ambientais são pontos bem cobrados. Nessa aula, iremos estudar alguns

Leia mais

Tecnologia Pneumática. 1) Incremento da produção com investimento relativamente pequeno.

Tecnologia Pneumática. 1) Incremento da produção com investimento relativamente pequeno. Tecnologia Pneumática Vantagens: 1) Incremento da produção com investimento relativamente pequeno. 2) Redução dos custos operacionais. A rapidez nos movimentos pneumáticos e a libertação do operário (homem)

Leia mais

U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D E M I N A S G E R A I S SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO.

U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D E M I N A S G E R A I S SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D E M I N A S G E R A I S QUÍMICA Prova de 2 a Etapa SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. Leia atentamente as instruções que se seguem. 1 - Este Caderno de Prova contém cinco

Leia mais

Atmosfera terrestre: Descrição física e química; emissões atmosféricas naturais e antropogênicas; suas transformações. Transporte atmosférico.

Atmosfera terrestre: Descrição física e química; emissões atmosféricas naturais e antropogênicas; suas transformações. Transporte atmosférico. Atmosfera terrestre: Descrição física e química; emissões atmosféricas naturais e antropogênicas; suas transformações. Transporte atmosférico. Por: Vânia Palmeira Campos UFBA IQ -Dpto Química Analítica

Leia mais

Composição da água do mar

Composição da água do mar Composição da água do mar Vanessa Hatje Tópicos Composição da água do mar Princípio de Marcet Estado estacionário e tempo de residência Comportamento conservativo vs não-conservativo 1 Salinidade nos oceanos

Leia mais

CONTROLE DA POLUIÇÃO AMBIENTAL

CONTROLE DA POLUIÇÃO AMBIENTAL CONTROLE DA POLUIÇÃO AMBIENTAL Prof. Eduardo Lucena Cavalcante de Amorim Qual a diferença entre poluição e contaminação? Poluição é qualquer fator que altera o aspecto do sistema original; seja água, ar,

Leia mais

Elementos essenciais a vida: Zn, Mo e o Co. - Água; - Macronutrientes: C, H, O, N e o P mais importantes, mas também S, Cl, K, Na, Ca, Mg e Fe;

Elementos essenciais a vida: Zn, Mo e o Co. - Água; - Macronutrientes: C, H, O, N e o P mais importantes, mas também S, Cl, K, Na, Ca, Mg e Fe; Elementos essenciais a vida: - Água; - Macronutrientes: C, H, O, N e o P mais importantes, mas também S, Cl, K, Na, Ca, Mg e Fe; - Micronutrientes principais: Al, Bo, Cr, Zn, Mo e o Co. Bio organismos

Leia mais

Disciplina: Introdução à Engenharia Ambiental. 6 - Poluição do Ar. Professor Sandro Donnini Mancini. Setembro, 2015.

Disciplina: Introdução à Engenharia Ambiental. 6 - Poluição do Ar. Professor Sandro Donnini Mancini. Setembro, 2015. Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba Disciplina: Introdução à Engenharia Ambiental Graduação em Engenharia Ambiental 6 - Poluição do Ar Professor Sandro Donnini Mancini Setembro, 2015. POLUIÇÃO

Leia mais

MECANISMOS BÁSICOS DE CORROSÃO

MECANISMOS BÁSICOS DE CORROSÃO Centro Universitário de Brasília Disciplina: Química Tecnológica Geral Professor: Edil Reis MECANISMOS BÁSICOS DE CORROSÃO No estudo dos processos corrosivos devem ser sempre consideradas as variáveis

Leia mais

Tipos de Energia. Gravitacional; Elétrica; Magnética; Nuclear.

Tipos de Energia. Gravitacional; Elétrica; Magnética; Nuclear. Fontes de Energia Tipos de Energia Gravitacional; Elétrica; Magnética; Nuclear. Fontes de Energia Primaria fontes que quando empregadas diretamente num trabalho ou geração de calor. Lenha, para produzir

Leia mais

QUÍMICA (2ºBimestre 1ºano)

QUÍMICA (2ºBimestre 1ºano) QUÍMICA (2ºBimestre 1ºano) TABELA PERIÓDICA ATUAL Exemplo: Se o K (potássio) encontra-se no 4º período ele possui 4 camadas. Nº atômico = Z 19 K-2; L-8, M-8; N-1 Propriedades gerais dos elementos Metais:

Leia mais

Tabel e a l P rió dica

Tabel e a l P rió dica Tabela Periódica Desenvolvimento histórico da Tabela Periódica Dmitri Mendeleev (1834-1907 ) Escreveu em fichas separadas as propriedades (estado físico, massa, etc) dos elementos químicos. Enquanto arruma

Leia mais

Introdução à Química Inorgânica

Introdução à Química Inorgânica Introdução à Química Inorgânica Orientadora: Drª Karla Vieira Professor Monitor: Gabriel Silveira Química A Química é uma ciência que está diretamente ligada à nossa vida cotidiana. A produção do pão,

Leia mais

1 INTRODUÇÃO 1.1 Conceitos gerais

1 INTRODUÇÃO 1.1 Conceitos gerais 1 INTRODUÇÃO 1.1 Conceitos gerais A atmosfera da Terra é fruto de processos físico-químicos e biológicos iniciados há milhões de anos. Evoluiu, a partir do gás carbônico (CO 2 ) e vapor d água (H 2 O),

Leia mais

Lista de Exercícios 4 Indústrias Químicas Resolução pelo Monitor: Rodrigo Papai de Souza

Lista de Exercícios 4 Indústrias Químicas Resolução pelo Monitor: Rodrigo Papai de Souza Lista de Exercícios 4 Indústrias Químicas Resolução pelo Monitor: Rodrigo Papai de Souza 1) a-) Calcular a solubilidade do BaSO 4 em uma solução 0,01 M de Na 2 SO 4 Dissolução do Na 2 SO 4 : Dado: BaSO

Leia mais

Sequência Didática: Poluição Atmosférica

Sequência Didática: Poluição Atmosférica UFS Mestrado em Ensino de Ciências e matemática Disciplina: O Ensino Experimental em Ciências Naturais Autores: Thisciane Ismerim Silva Santos e Leiliane Docente: Luiz Adolfo de Mello Sequência Didática:

Leia mais

Guia do Professor do Objeto Poluição Atmosférica

Guia do Professor do Objeto Poluição Atmosférica 1 Guia do Professor do Objeto Poluição Atmosférica Unidade Curricular: Comportamento dos gases / funções inorgânicas - óxidos Módulo: Poluição atmosférica Atividade: Óxido e poluição atmosférica 1. Introdução

Leia mais

Ecologia Geral CICLOS BIOGEOQUÍMICOS

Ecologia Geral CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Ecologia Geral CICLOS BIOGEOQUÍMICOS 98-99% dos organismos são constituído por: -Sódio (Na) -Potássio (K) -Magnésio (Mg) -Cloro (Cl) -Carbono (C) -Hidrogênio (H -Nitrogênio (N) -Oxigênio (O) 1-2% restante:

Leia mais

Questão 31. Questão 33. Questão 32. alternativa D. alternativa E

Questão 31. Questão 33. Questão 32. alternativa D. alternativa E Questão 31 2007 é considerado pela UNESCO como o ano Heliofísico. O Sol é responsável pelos ventos, pela formação das nuvens e pela chuva. Graças a ele, a água evapora, as plantas fazem fotossíntese, crescem

Leia mais