CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA"

Transcrição

1

2 CONTRATO DE LOCAÇÃO

3 CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA Advogado, Palestrante e Professor Professor de Dir. Civil em cursos de pós graduação lato sensu Professor da ESA Escola Superior da Advocacia Núcleos Professor de Direito Civil da FACCAMP Coordenador do Curso de Especialização em Direito de Família e Sucessões do Complexo Andreucci

4 CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA Advogado, Palestrante e Professor Membro efetivo da Comissão de Direito de Família e Sucessões da OAB/SP Membro efetivo da Comissão do Jovem Advogado da OAB/SP Membro efetivo do IBDFAM Membro efetivo da Academia Brasileira de Direito Civil

5 CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA Advogado, Palestrante e Professor Advogado do CREMESP Especialista em Direito Civil pela FMU Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino (Buenos Aires) Autor de obras jurídicas

6 CONTRATO DE LOCAÇÃO RESIDENCIAL NÃO RESIDENCIAL SHOPPING CENTER

7 O contrato de Locação RESIDENCIAL NÃO RESIDENCIAL SHOPPING CENTER

8 LOCAÇÃO RESIDENCIAL NOÇÕES GERAIS Partes Locador: o que transfere a posse do bem Locatário: o que recebe a posse direta Por regra é contrato: BILATERAL (ambos contraem obrigações) TEMPORÁRIO (sendo em certo caso real) ONEROSO (há sacrifício econômico/patrimonial recíproco)

9 LOCAÇÃO RESIDENCIAL NOÇÕES GERAIS Em razão de expressa previsão legal, a existência de mais de uma pessoa como locadora ou locatária pressupõe SOLIDARIEDADE Obs: é possível da dispensa da solidariedade Art. 2º Havendo mais de um locador ou mais de um locatário, entende-se que são solidários se o contrário não se estipulou. Obs. Processualmente, a ação poderá ser proposta contra qualquer dos inquilinos, repercutindo os efeitos da sentença a todos. Trata-se, no nosso entender, de litisconsórcio facultativo.

10 LOCAÇÃO RESIDENCIAL PRAZOS Poderá ser firmada por prazo determinado, convolando-se e indeterminado em certos casos Art. 47. Quando ajustada verbalmente ou por escrito e como prazo inferior a trinta meses, findo o prazo estabelecido, a locação prorroga-se automaticamente, por prazo indeterminado, somente podendo ser retomado o imóvel: Importante O locador não poderá requerer a restituição da coisa na vigência do prazo determinado, salvo hipótese excepcional Art. 4 o Durante o prazo estipulado para a duração do contrato, não poderá o locador reaver o imóvel alugado O locatário poderá resilir o contrato vigente por prazo determinado a qualquer tempo, obviamente arcando com a cláusula penal Art. 4 o ( ) o locatário, todavia, poderá devolvê-lo, pagando a multa pactuada, proporcional ao período de cumprimento do contrato, ou, na sua falta, a que for judicialmente estipulada.

11 PRAZOS LOCAÇÃO RESIDENCIAL Se o prazo for indeterminado, locatário poderá resilir o contrato a qualquer tempo por meio de notificação premonitória Art. 6 o O locatário poderá denunciar a locação por prazo indeterminado mediante aviso por escrito ao locador, com antecedência mínima de trinta dias.

12 LOCAÇÃO RESIDENCIAL CLÁUSULA PENAL O que é cláusula penal? Como calcular?

13 LOCAÇÃO RESIDENCIAL MORTE DAS PARTES Se o locador morrer, transfere-se a locação aos seus herdeiros. Art. 10. Morrendo o locador, a locação transmite-se aos herdeiros. Essa nota é importantíssima, porquanto afeta diretamente à legitimidade processual ativa ou passiva que imóvel; Se falecer o locatário Art. 11. Morrendo o locatário, ficarão sub-rogados nos seus direitos e obrigações: I - nas locações com finalidade residencial, o cônjuge sobrevivente ou o companheiro e, sucessivamente, os herdeiros necessários e as pessoas viviam na dependência econômica do de cujus, desde que residentes no II - nas locações com finalidade não residencial, 5e, se for o caso, seu sucessor no negócio.

14 LOCAÇÃO RESIDENCIAL FIM DA RELAÇÃO Com o término da sociedade conjugal: Art. 10. Em casos de separação de fato, separação judicial, divórcio ou dissolução da união estável, a locação residencial prosseguirá automaticamente com o cônjuge ou companheiro que permanecer no imóvel 1 o Nas hipóteses previstas neste artigo e no art. 11, a sub-rogação será comunicada por escrito ao locador e ao fiador, se esta for a modalidade de garantia locatícia. 2 o O fiador poderá exonerar-se das suas responsabilidades no prazo de 30 (trinta) dias contado do recebimento da comunicação oferecida pelo sub-rogado, ficando responsável pelos efeitos da fiança durante 120 (cento e vinte) dias após a notificação ao locador.

15 LOCAÇÃO RESIDENCIAL VALOR DOS ALUGUERES Livre pactuação Índice de correção livremente eleito Veda-se a cobrança de alugueres de modo antecipado: usa-se, depois se paga O valor da sublocação não poderá ultrapassar ao da locação Art. 21. O aluguel da sublocação não poderá exceder o da locação; nas habitações coletivas multifamiliares, a soma dos aluguéis não poderá ser superior ao dobro do valor da locação A ação revisional poderá ser proposta para reajuste do valor ao mercado, desde que entre o pedido e a última fixação tenham passado 3 anos ou mais Art. 19. Não havendo acordo, o locador ou locatário, após três anos de vigência do contrato ou do acordo anteriormente realizado, poderão pedir revisão judicial do aluguel, a fim de ajustá - lo ao preço de mercado.

16 LOCAÇÃO RESIDENCIAL DIREITO DE PREFERÊNCIA Contrato verbal Contrato instrumentalizado em documento particular Contrato instrumentalizado em documento público Tanto por tanto Prazo para exercício do direito prelação 30 dias Os mais antigos aos mais novos e os mais idosos a estes também O condômino ao inquilino

17 LOCAÇÃO RESIDENCIAL DIREITO DE PREFERÊNCIA O inquilino ignorado terá quais direitos? Art. 33. O locatário preterido no seu direito de preferência poderá reclamar do alienante as perdas e danos ou, depositando o preço e demais despesas do ato de transferência, haver para si o imóvel locado, se o requerer no prazo de seis meses, a contar do registro do ato no cartório de imóveis, desde que o contrato de locação esteja averbado pelo menos trinta dias antes da alienação junto à matrícula do imóvel. Parágrafo único: A averbação far-se-á à vista de qualquer das vias do contrato de locação desde que subscrito também por duas testemunhas. Em resumo Contrato escrito com 2 testemunhas Averbado na matrícula 30 dias antes da alienação Adjudicação do imóvel em 6 meses Pagamento do preço + custos da alienação

18 LOCAÇÃO RESIDENCIAL BENFEITORIAS Úteis Necessárias Voluptuárias Art. 35. Salvo expressa disposição contratual em contrário, as benfeitorias necessárias introduzidas pelo locatário, ainda que não autorizadas pelo locador, bem como as úteis, desde que autorizadas, serão indenizáveis e permitem o exercício do direito de retenção. Comparativo com o Código Civil Art O possuidor de boa-fé tem direito à indenização das benfeitorias necessárias e úteis, bem como, quanto às voluptuárias, se não lhe forem pagas, a levantá-las, quando o puder sem detrimento da coisa, e poderá exercer o direito de retenção pelo valor das benfeitorias necessárias e úteis.

19 GARANTIAS LOCAÇÃO RESIDENCIAL Caução Real ou fidejussória Em dinheiro limitação da 3 alugueres Seguro fiança Art. 41. O seguro de fiança locatícia abrangerá a totalidade das obrigações do locatário.

20 LOCAÇÃO RESIDENCIAL GARANTIAS Fiança É UNILATERAL (pois só o fiador assume obrigações: pagar a dívida) Impõe-se a forma ESCRITA 819, CC. (NULA será a garantia verbal 166, IV, CC) Essencialmente, é GRATUITO, podendo, porém, ser ONEROSO. Não admite interpretação extensiva, por ser contrato BENÉFICO (819, segunda parte, CC) Contrato ACESSÓRIO

21 LOCAÇÃO RESIDENCIAL GARANTIAS Fiança Cláusula de benefício de ordem Cuida-se de privilégio que milita em favor do fiador no sentido de que seus bens só poderão ser excutidos APÓS a constrição dos bens do devedor, caso não sejam estes suficientes. A responsabilidade do fiador, portanto, por regra, é SUBSIDIÁRIA, considerando o caráter acessório da fiança. Somente até a CONTESTAÇÃO (procedimento comum) ou até a nomeação de bens à penhora (794, CC) (execução) O fiador deverá indicar bens do devedor livres e situados no mesmo Município (em que tramita a ação), eximindo-se da responsabilidade

22 LOCAÇÃO RESIDENCIAL GARANTIAS Fiança Cláusula de benefício de ordem Não gozará o fiador do benefício (828, CC) Se o fiador renunciar expressamente ao privilégio Se assumiu o posto de pagador principal ou de devedor solidário Se o devedor principal cair em insolvência (pessoa natural) ou falir (p. jurídica)

23 LOCAÇÃO RESIDENCIAL GARANTIAS Fiança LIMITAÇÃO DA GARANTIA Se for prestada por prazo DETERMINADO: NÃO será admitida a DESVINCULAÇÃO antes do termo final Se a fiança tiver duração ILIMITADA poderá o fiador: Exonerar-se Quando lhe convier Responsabilizando-se por TODOS os efeitos da garantia pelo prazo de 60 (sessenta) DIAS CÓDIGO CIVIL Art. 40, X prorrogação da locação por prazo indeterminado uma vez notificado o locador pelo fiador de sua intenção de desoneração, ficando obrigado por todos os efeitos da fiança, durante 120 (cento e vinte) dias após a notificação ao locador Bastando, para tanto, simples NOTIFICAÇÃO (judicial ou extrajudicial)

24 LOCAÇÃO RESIDENCIAL GARANTIAS Fiança Responsabilidade até o fim do prazo determinado ou até a entrega das chaves? ANTIGO texto do artigo 39 da Lei 8.245/91 Art. 39. Salvo disposição contratual em contrário, qualquer das garantias da locação se estende até a efetiva devolução do imóvel. (não vige mais) ATUAL texto do artigo 39 da Lei 8.245/91 Art. 39. Salvo disposição contratual em contrário, qualquer das garantias da locação se estende até a efetiva devolução do imóvel, ainda que prorrogada a locação por prazo indeterminado, por força desta Lei. (Redação dada pela Lei nº , 9/dez./2009)

25 LOCAÇÃO RESIDENCIAL PRAZOS CONTRATUAIS Contrato ESCRITO Prazo igual ou superior a 30 meses Findo o prazo, contrato EXTINTO. Significa que a ação para desocupação poderá ser proposta no dia seguinte! Se o inquilino se mantiver na posse por mais de trinta dias sem resistência do locador, renovação automática por prazo indeterminado A denúncia do contrato por parte do locador não precisará de motivação, devendo-se conceder o prazo de 30 dias para desocupação

26 LOCAÇÃO RESIDENCIAL PRAZOS CONTRATUAIS Contrato VERBAL ou prazo inferior a 30 meses Findo o prazo, contrato restará renovado automaticamente. A denúncia do contrato por parte do locador será sempre cheia, amparando-se no art. 9º ou 47 da Lei.

27 LOCAÇÃO RESIDENCIAL RITO E AÇÃO O rito será o comum (art. 59, LL) A ação para retomada será de DESPEJO. Despejo em caráter liminar... Desocupação em 15 dias Contrato SEM garantia Art. 59, IX a falta de pagamento de aluguel e acessórios da locação no vencimento, estando o contrato desprovido de qualquer das garantias previstas no art. 37, por não ter sido contratada ou em caso de extinção ou pedido de exoneração dela, independentemente de motivo. O inquilino poderá elidir a desocupação, pagando em 15 dias: Aluguéis e acessórios Cláusula penal, juros, custas e honorários de no mínimo 10 por cento, salvo previsão diversa no contrato. (Art. 62, II)

28 LOCAÇÃO RESIDENCIAL RITO E AÇÃO Cabe execução? Análise do art. 784, VIII, CPC.

29 LOCAÇÃO RESIDENCIAL RECURSO Apenas devolutivo, autorizando-se a execução provisória 58, V - os recursos interpostos contra as sentenças terão efeito somente devolutivo. Caberá execução provisória nos moldes do 475-O, CPC Poderá o inquilino pleitear a concessão do efeito suspensivo 995, parágrafo único, CPC: A eficácia da decisão recorrida poderá ser suspensa por decisão do relator, se da imediata produção de seus efeitos houver risco de dano grave, de difícil ou impossível reparação, e ficar demonstrada a probabilidade de provimento do recurso.

30 LOCAÇÃO RESIDENCIAL AÇÃO REVISIONAL Rito COMUM Indispensável a menção do NOVO VALOR Regra dos 80% (68, II, a e b ) Na contestação deverá haver contraproposta Poderá ser determinada perícia O importe fixado em sentença retroagirá à data da citação O saldo será cobrado sob a ótica do 523, CPC Qual o valor da causa?

31 LOCAÇÃO NÃO RESIDENCIAL REGRAS IMPORTANTES

32 LOCAÇÃO NÃO RESIDENCIAL AÇÃO RENOVATÓRIA (Art. 51) Contrato escrito e por prazo determinado Cinco anos de locação mínima (um contrato ou mais, desde que ininterruptos) Prazo mínimo e ininterrupto de 3 anos na mesma atividade empresarial

33 LOCAÇÃO NÃO RESIDENCIAL AÇÃO RENOVATÓRIA (Art. 51) Prazo DECADENCIAL para ajuizamento PRAZO PARA AJUIZAMENTO ART. 51, 5º INÍCIO FIM MESES 5 PRAZO DO CONTRATO 60 MESES 54 MESES

34 LOCAÇÃO NÃO RESIDENCIAL PRAZOS CONTRATUAIS Contrato ESCRITO, prazo DETERMINADO Findo o prazo, contrato EXTINTO. Significa que a ação para desocupação poderá ser proposta no dia seguinte! (Art. 56) Se o inquilino se mantiver na posse por mais de trinta dias sem resistência do locador, renovação automática por prazo indeterminado A denúncia do contrato por parte do locador não precisará de motivação, devendo-se conceder o prazo de 30 dias para desocupação (Art. 57)

35 Shopping Center Especificidades desta locação

36 SHOPPING CENTER Shopping Cuida-se de locação não residencial ou, como muitos preferem, empresarial Possui características especiais Visualiza-se sistema dúplice de aluguel, ou mínimo percentual Valor fixo, mínimo Valor variável, incidente o percentual sobre a receita Será devido o MAIOR VALOR! Por isso há auditorias frequentes, inclusive na boca do caixa

37 SHOPPING CENTER Shopping Pagamento em dobro do locatício no mês de dezembro (13º) Há estabelecimentos que cobram 50% a mais em novembro também O inquilino não pode fazer promoções quando quiser, pois estará vinculado à Associação de Lojistas e submisso às datas impostas pelo empreendedor Cumprirá os horários impostos pelo empreendedor

38 SHOPPING CENTER Shopping Não poderá mudar de ramo Não poderá mudar a decoração da loja Comum cláusula de performance, a qual obriga o lojista a atingir metas sob pena de infração contratual. Geralmente, o aluguel performance é pago a partir do 6º mês de locação Comum a cláusula res sperata, afeta à obrigatoriedade de cessão de espaço pelo empreendedor ao lojista quando finalizada a construção

39 SHOPPING CENTER Shopping O empreendedor não poderá repassar ao lojista os gastos com: Art. 22, parágrafo único: a) obras de reformas ou acréscimos que interessem à estrutura integral do imóvel; b) pintura das fachadas, empenas, poços de aeração e iluminação, bem como das esquadrias externas; ( ) d) indenizações trabalhistas e previdenciárias pela dispensa de empregados, ocorridas em data anterior ao início da locação;

40 SHOPPING CENTER Para refletir Caso o empreendimento não alcance as espectativas, poderá o inquilino lojista manejar ação para reparação de danos? No nosso entender, SIM, desde que prove que há nexo causal entre o fracasso do emprendimento e a conduta do empreendedor locador que, por exemplo, deixou de cumprir as estratégias de marketing e divulgação

41 SHOPPING CENTER Renovatória Obedece aos mesmos requisitos, com uma ressalva: O locador não poderá elidir a renovação com arrimo no argumento do uso próprio previsto no art. 52, II.

42 SHOPPING CENTER Plus Contrato built-to-suit Significa construído para servir Trata-se de locação por encomenda, em que o inquilino contrata a contrução, modificação, adequação de imóvel pertencente ao locador, devendo este erguer/adequar o empreendimento de acordo com a atividade que será exercida pelo futuro inquilino

43 Muito Obrigado! SUCESSO

PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DE LOCAÇÃO

PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DE LOCAÇÃO PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DE LOCAÇÃO Lei n. 8.245/91 - Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes Ação de Despejo por Falta de Pagamento - Petição Inicial O art.

Leia mais

Estudo das ações locatícias. Ministrante: Luciane Lopes Silveira

Estudo das ações locatícias. Ministrante: Luciane Lopes Silveira Estudo das ações locatícias Ministrante: Luciane Lopes Silveira LEI DO INQUILINATO Lei 8245/91 Tit. I Da Locação Cap. I- Disposições Gerais (...) Cap. II Disposições Especiais - Da locação Residencial

Leia mais

Organização e Técnica Comercial

Organização e Técnica Comercial Organização e Técnica Comercial Têisi Colares teisi@intoconsultoria.com.br 51-82058935 Escola de Educação Profissional Inteligência Educacional Locação Imobiliária Não é obrigatório contrato. O CONTRATO

Leia mais

Sumário. Lei do Inquilinato Anotada

Sumário. Lei do Inquilinato Anotada Sumário I II Lei do Inquilinato Anotada Questões Teóricas e Práticas do Direito Locatício 1 Quais são os princípios fundamentais do direito contratual que também se aplicam ao contrato de locação? 2 Resumidamente,

Leia mais

Ações judiciais na locação de imóveis urbanos

Ações judiciais na locação de imóveis urbanos Ações judiciais na locação de imóveis urbanos Ação revisional de aluguel Ação de consignação de aluguel e acessórios da locação Prof. Denis Donoso Denis Donoso blogspot.denisdonoso.com.br Apresentação

Leia mais

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO.

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO. COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO. SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI Nº 71, DE 2007. Altera a Lei nº 8.245, de 18 de outubro de 1991, que dispõe sobre as Locações de Imóveis Urbanos

Leia mais

Sumário. Lei do Inquilinato Anotada

Sumário. Lei do Inquilinato Anotada Sumário I II Lei do Inquilinato Anotada Questões Teóricas e Práticas do Direito Locatício 1 Quais são os princípios fundamentais do direito contratual que também se aplicam ao contrato de locação? 2 Resumidamente,

Leia mais

Como era e como ficou

Como era e como ficou Como era e como ficou José Fernando Simão AASP, maio de 2014. Art. 4º - Como era Art. 4º Durante o prazo estipulado para a duração do contrato, não poderá o locador reaver o imóvel alugado. O locatário,

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO DA EDIÇÃO ATUALIZADA LEI 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991

ÍNDICE SISTEMÁTICO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO DA EDIÇÃO ATUALIZADA LEI 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 ÍNDICE SISTEMÁTICO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO DA EDIÇÃO ATUALIZADA LEI 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 TÍTULO I DA LOCAÇÃO Capítulo I Disposições Gerais Seção I Da Locação em Geral Contrato de locação Conceito

Leia mais

I Locação em geral. 30 dias Antecedência mínima necessária para que o Locador denuncie locações de prazo indeterminado.

I Locação em geral. 30 dias Antecedência mínima necessária para que o Locador denuncie locações de prazo indeterminado. I Locação em geral 10 anos Contratos com tal prazo dependem da vênia conjugal, sob pena do período excedente não ser respeitado pelo cônjuge não anuente 30 dias Antecedência mínima necessária para que

Leia mais

PRINCIPAIS PRAZOS NA LEI Nº 8.245, DE (Lei das Locações)

PRINCIPAIS PRAZOS NA LEI Nº 8.245, DE (Lei das Locações) PRINCIPAIS PRAZOS NA LEI Nº 8.245, DE 18-10-1991 (Lei das Locações) LOCAÇÃO NÃO RESIDENCIAL Depósito judicial e complemento Art. 62. Nas ações de despejo fundadas na falta de pagamento de aluguel e acessórios

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO DA EDIÇÃO ATUALIZADA LEI 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991

ÍNDICE SISTEMÁTICO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO DA EDIÇÃO ATUALIZADA LEI 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 ÍNDICE SISTEMÁTICO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO DA EDIÇÃO ATUALIZADA LEI 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 TÍTULO I DA LOCAÇÃO Capítulo I Disposições Gerais Seção I Da Locação em Geral Contrato de locação Conceito

Leia mais

Ações de locação e o novo CPC

Ações de locação e o novo CPC Ações de locação e o novo CPC GERALDO FONSECA DE BARROS NETO Doutorando e Mestre em Direito Processual Civil pela PUC-SP; Professor de Direito Processual Civil e Direito Comercial da PUC-Campinas; Coordenador

Leia mais

Lei do Inquilinato Comentada

Lei do Inquilinato Comentada Sílvio de Salvo Venosa Lei do Inquilinato Comentada Doutrina e Prática Lei nº 8.245, de 18-10-1991 13ª Edição SÃO PAULO EDITORA ATLAS S.A. - 2014 1991 by Editora Atlas S.A. 1.ed. 1992; 2. ed. 1994; 3.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Gilberto Maistro 1-) Ações locatícias: Estão elencadas na lei 8345/91. Do art. 76 ao art. 90 = disposições gerais e transitória;

Leia mais

CONTRATO PARA ALUGUEL RESIDENCIAL

CONTRATO PARA ALUGUEL RESIDENCIAL MODELOS DE DOCUMENTOS Agilidade e Praticidade CONTRATO PARA ALUGUEL RESIDENCIAL (CONTRATO DE LOCAÇÃO RESIDENCIAL Dentro das normas da nova Lei nº 12.112/09) Este modelo de contrato trata-se de um exemplo.

Leia mais

Legitimidade: é do locatário para que ele force o locador a renovar o contrato de locação (art. 51 a 57 da Lei 8245/91).

Legitimidade: é do locatário para que ele force o locador a renovar o contrato de locação (art. 51 a 57 da Lei 8245/91). Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Direito Empresarial Professora: Carolina Lima Monitor: André Manso de Carvalho Silva AULA 03 Legitimidade: é do locatário para que ele force o locador a renovar

Leia mais

LEI N o Lei de Locações dos Imóveis Urbanos

LEI N o Lei de Locações dos Imóveis Urbanos LEI N o 8.245 - Lei de Locações dos Imóveis Urbanos Detalhamento da Lei: 1. LOCAÇÃO EM GERAL A locação de imóvel urbano regula-se pelo disposto nesta lei. A locação pode ser residencial e não residencial.

Leia mais

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA Advogado, palestrante e professor de Dir. Civil, Prática Civil e Dir. do Consumidor em cursos preparatórios para a OAB e para Concursos Públicos; professor de Dir. Civil

Leia mais

LEI Nº 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991

LEI Nº 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 LEI Nº 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Gilberto Maistro 1-) Ações locatícias conti.: a) Ação de Despejo: Liminar: Será passível de liminar (tutela provisória) quando

Leia mais

Direito Empresarial

Direito Empresarial www.uniestudos.com.br Direito Empresarial Helder Goes Professor de Direito Empresarial do Universo de Estudos Advogado e Consultor Jurídico Graduado em Direito pela Universidade Tiradentes Especialista

Leia mais

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA Advogado, palestrante e parecerista; Professor de Dir. Civil, Prática Civil e Dir. do Consumidor em cursos preparatórios para a OAB e para Concursos Públicos; Professor de

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior. (Aula 23/10/2017).

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior. (Aula 23/10/2017). CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 23/10/2017). Contrato de Fiança. Contrato de fiança (Artigo 818 e seguintes, Código Civil). Conceito: é o contrato

Leia mais

8. Sub-Rogação do Fiador

8. Sub-Rogação do Fiador DIREITO CIVIL Contratos em Espécie Corretagem, Transporte, Seguro, Constituição de Renda. Jogo e Aposta Parte 14 Prof. Rafael da Mota Mendonça 8. Sub-Rogação do Fiador Art. 831. O fiador que pagar integralmente

Leia mais

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA. Contrato FIANÇA

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA. Contrato FIANÇA CARLOS EDUARDO DE ANDRADE Contrato de FIANÇA WWW.CEA.ADV.BR Modalidades de garantia Caução real Caracteriza-se de afetação de BEM CERTO para garantia de pagamento de dívida. Penhor Hipoteca Anticrese Caução

Leia mais

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA Advogado, palestrante e parecerista; Professor de Dir. Civil, Prática Civil e Dir. do Consumidor em cursos preparatórios para a OAB e para Concursos Públicos; Professor de

Leia mais

CONTRATO DE LOCAÇÃO DE IMÓVEL PARA FIM RESIDENCIAL

CONTRATO DE LOCAÇÃO DE IMÓVEL PARA FIM RESIDENCIAL CONTRATO DE LOCAÇÃO DE IMÓVEL PARA FIM RESIDENCIAL Pelo presente instrumento particular, de um lado, (qualificação completa), doravante simplesmente denominados de LOCADOR; e de outro lado (qualificação

Leia mais

Ações de locação e o novo CPC

Ações de locação e o novo CPC Ações de locação e o novo CPC ANSELMO PRIETO ALVAREZ Procurador do Estado de São Paulo; Mestre e Doutor em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da (PUC/SP); Pós-doutor pela Universidade de

Leia mais

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA CARLOS EDUARDO DE ANDRADE Advogado, palestrante e parecerista; Professor de Dir. Civil, Prática Civil e Dir. do Consumidor em cursos preparatórios para a OAB e para Concursos Públicos; Professor de Dir.

Leia mais

LOCAÇÕES URBANAS RESIDENCIAIS, NÃO RESIDENCIAIS E POR TEMPORADA

LOCAÇÕES URBANAS RESIDENCIAIS, NÃO RESIDENCIAIS E POR TEMPORADA LOCAÇÕES URBANAS RESIDENCIAIS, NÃO RESIDENCIAIS E POR TEMPORADA DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS É o ato de vontade lícito, obediente ao ordenamento jurídico, que documenta uma série de fatos jurídicos, patrimoniais

Leia mais

CARTILHA DE LOCATÁRIOS

CARTILHA DE LOCATÁRIOS CARTILHA DE LOCATÁRIOS (TIRE SUAS DÚVIDAS) O QUE É PRECISO PARA LOCAÇÃO DE IMÓVEL? Os documentos necessários se encontram no site, mas os principais são: a) Comprovação de renda; b) Carteira de identidade;

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CONTRATO DE FIANÇA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CONTRATO DE FIANÇA CONTRATO DE FIANÇA Disposições gerais: artigos 818 a 826 do CC Efeitos da fiança: artigos 827 a 836 do CC Extinção da fiança: artigos 837 a 839 do CC 1. Conceito Fiança ou caução fidejussória é a promessa

Leia mais

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA Advogado, palestrante e parecerista; Professor de Dir. Civil, Prática Civil e Dir. do Consumidor em cursos preparatórios para a OAB e para Concursos Públicos; Professor de

Leia mais

Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes.

Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes. LEI DO INQUILINATO LOCAÇÃO - Lei 8.245, de 18.10.91 (LI), arts. 1º a 4º LEI N. 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes. O Presidente

Leia mais

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA. Contratos EMPRÉSTIMO

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA. Contratos EMPRÉSTIMO CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA Contratos de EMPRÉSTIMO WWW.CEAMAIA.ADV.BR EMPRÉSTIMO Cuida-se de contrato por meio do qual uma pessoa empresta uma coisa fungível ou infungível a outrem, a quem recairá

Leia mais

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo. No módulo 10, tratamos dos recursos. Agora veremos algumas questões sobre a fase executiva.

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo. No módulo 10, tratamos dos recursos. Agora veremos algumas questões sobre a fase executiva. CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL PONTO A PONTO PARA TRIBUNAIS MÓDULO 11 EXECUÇÃO Professora: Janaína Noleto Curso Agora Eu Passo () Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo.

Leia mais

LEI DE INQUILINATO.

LEI DE INQUILINATO. LEI DE INQUILINATO www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. NOÇÕES GERAIS...5 Conceitos Iniciais... 5 Locação de imóvel... 5 Características do contrato de locação...7 Objeto da Lei do Inquilinato (art. 1º)...7

Leia mais

Turmas Especiais 2015 Programa da disciplina.

Turmas Especiais 2015 Programa da disciplina. Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo FDSBC Curso de Prática Jurídica Civil Prof. Titular Pedro Marini Neto Prof. Substituto Estevan Lo Ré Pousada Turmas Especiais 2015 Calendário de atividades

Leia mais

Ações de família. Ações possessórias

Ações de família. Ações possessórias Ações de família 1. Alimentos 2. Divórcio 3. Exoneração de alimentos por maioridade civil 4. Investigação de paternidade 5. Reconhecimento e extinção de união estável 6. Regulamentação de guarda e visita

Leia mais

Página 4 16 Trata se de resposta aos embargos à execução em que se aduz essencialmente a falta de capacidade postulatória.

Página 4 16 Trata se de resposta aos embargos à execução em que se aduz essencialmente a falta de capacidade postulatória. Página 1 1 Contestação à ação de despejo por falta de pagamento, em que o réu alega falta de interesse de agir do autor, visto que, em havendo título executivo a via adequada não é a ação de conhecimento.

Leia mais

LEI DE 18/10/1991 DOU 21/10/1991. Dispõe sobre as Locações dos Imóveis Urbanos e os Procedimentos a Elas Pertinentes.

LEI DE 18/10/1991 DOU 21/10/1991. Dispõe sobre as Locações dos Imóveis Urbanos e os Procedimentos a Elas Pertinentes. LEI 8.245 DE 18/10/1991 DOU 21/10/1991 Dispõe sobre as Locações dos Imóveis Urbanos e os Procedimentos a Elas Pertinentes. TITULO I Da Locação (artigos 1 a 57) CAPITULO I Disposições Gerais (artigos 1

Leia mais

ÁREAS E DEPARTAMENTOS DA ADMINISTRADORA

ÁREAS E DEPARTAMENTOS DA ADMINISTRADORA ÁREAS E DEPARTAMENTOS DA ADMINISTRADORA CADASTRO : Assuntos relativos à documentação necessária para contratos de locação Esclarecimento de dúvidas sobre cláusulas contratuais. VISTORIA : Realização e

Leia mais

Contratos Built to Suit

Contratos Built to Suit Alexandre Junqueira Gomide Especialista e Mestre em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em Portugal. Mestre em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

DESCUMPRIMENTO DAS OBRIGAÇÕES

DESCUMPRIMENTO DAS OBRIGAÇÕES DESCUMPRIMENTO DAS OBRIGAÇÕES CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA Advogado, Professor, Palestrante Professor de Dir. Civil em cursos de pós graduação lato sensu Professor da ESA Escola Superior da Advocacia

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Page 1 of 21 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991. Mensagem de veto Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos

Leia mais

LEI No 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991.O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

LEI No 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991.O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei: Lei do Inquilinado (Lei 8245/91) - Íntegra Atualizado pela Lei nº 12.112, de 2009 LEI No 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991.O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991. Mensagem de veto Texto compilado Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei: TÍTULO I. Da Locação CAPÍTULO I

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei: TÍTULO I. Da Locação CAPÍTULO I LEI N o 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991. Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono

Leia mais

Altera a Lei nº 8.245, de 18 de outubro de 1991, para aperfeiçoar as regras e procedimentos sobre locação de imóvel urbano.

Altera a Lei nº 8.245, de 18 de outubro de 1991, para aperfeiçoar as regras e procedimentos sobre locação de imóvel urbano. LEI Nº 12.112, DE 09 DE DEZEMBRO DE 2009 Altera a Lei nº 8.245, de 18 de outubro de 1991, para aperfeiçoar as regras e procedimentos sobre locação de imóvel urbano. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (15/10/2018). Embargos de Terceiro.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (15/10/2018). Embargos de Terceiro. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (15/10/2018). Embargos de Terceiro. Conceito: embargos de terceiro são instrumento utilizado por

Leia mais

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA Advogado, palestrante e parecerista; Professor de Dir. Civil, Prática Civil e Dir. do Consumidor em cursos preparatórios para a OAB e para Concursos Públicos; Professor de

Leia mais

Por este instrumento particular e na melhor forma de direito, as partes abaixo qualificadas têm entre si, justo e contratado o seguinte:

Por este instrumento particular e na melhor forma de direito, as partes abaixo qualificadas têm entre si, justo e contratado o seguinte: CONTRATO DE LOCAÇÃO. I PARTES CONTRATANTES Por este instrumento particular e na melhor forma de direito, as partes abaixo qualificadas têm entre si, justo e contratado o seguinte: Locador: Locatário: Fiadores

Leia mais

Goiânia GO: R. 5, nº 935, Sl. 2, 1º Andar, St. Oeste (P. Tamandaré). F , CEP

Goiânia GO: R. 5, nº 935, Sl. 2, 1º Andar, St. Oeste (P. Tamandaré). F , CEP LEI N o 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991. Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991. Mensagem de veto Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes.

Leia mais

REINA EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA

REINA EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA LEI Nº 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991. Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes (Alterada pela LEI Nº 12.112, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2009) O PRESIDENTE DA REPÚBLICA,

Leia mais

TÍTULO I. Da Locação CAPÍTULO I. Disposições Gerais SEÇÃO I. Da locação em geral

TÍTULO I. Da Locação CAPÍTULO I. Disposições Gerais SEÇÃO I. Da locação em geral TÍTULO I Da Locação CAPÍTULO I Disposições Gerais SEÇÃO I Da locação em geral Art. 1º A locação de imóvel urbano regula - se pelo disposto nesta lei: Parágrafo único. Continuam regulados pelo Código Civil

Leia mais

Institutos de Direito Aula - Garantias

Institutos de Direito Aula - Garantias Institutos de Direito Aula - Garantias CAMILA VILLARD DURAN CAMILADURAN@USP.BR Garantias! Conceito e classificação! Garantias reais e pessoais 1% Garantias! Conceito! Direitos e obrigações acessórios (em

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CONTRATO DE FIANÇA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CONTRATO DE FIANÇA CONTRATO DE FIANÇA Disposições gerais: artigos 818 a 826 do CC Efeitos da fiança: artigos 827 a 836 do CC Extinção da fiança: artigos 837 a 839 do CC 1. Conceito Fiança ou caução fidejussória é a promessa

Leia mais

Direito Empresarial. Aula 20. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Empresarial. Aula 20. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Empresarial Aula 20 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos.

1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos. 1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos. Contrato é a convenção estabelecida entre duas ou mais pessoas para constituir, regular, anular ou extinguir, entre elas, uma relação jurídico-patrimonial.

Leia mais

Lei nº 8.245, de 18 de outubro de 1991

Lei nº 8.245, de 18 de outubro de 1991 LEI Nº 12.112, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2009 Altera a Lei n o 8.245, de 18 de outubro de 1991, para aperfeiçoar as regras e procedimentos sobre locação de imóvel urbano. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber

Leia mais

Classe processual: DESPEJO POR FALTA DE PAGAMENTO CUMULADO COM COBRANÇA (94)

Classe processual: DESPEJO POR FALTA DE PAGAMENTO CUMULADO COM COBRANÇA (94) Poder Judiciário da União TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS 3VARCIVBSB 3ª Vara Cível de Brasília Número do processo: 0712749-09.2018.8.07.0001 Classe processual: DESPEJO POR FALTA

Leia mais

COMPROMISSO DE COMPRA E VENDA

COMPROMISSO DE COMPRA E VENDA COMPROMISSO DE COMPRA E VENDA Pelo presente instrumento particular de compromisso de compra venda, de um lado... (nome completo e por extenso de quem está vendendo), nacionalidade..., estado civil...,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos. LEI No 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991.

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos. LEI No 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI No 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte

Leia mais

QUADRO DE SUGESTÕES MINUTA SUGESTÕES SINCOR-SP JUSTIFICATIVAS

QUADRO DE SUGESTÕES MINUTA SUGESTÕES SINCOR-SP JUSTIFICATIVAS QUADRO DE SUGESTÕES MINUTA SUGESTÕES SINCOR-SP JUSTIFICATIVAS CIRCULAR SUSEP Nº XXX, DE XX DE XXXXXX DE 20XX Dispõe sobre regras e critérios para a elaboração e a comercialização de planos de seguro do

Leia mais

TÍTULO I. Da Locação CAPÍTULO I. Disposições Gerais SEÇÃO I. Da locação em geral

TÍTULO I. Da Locação CAPÍTULO I. Disposições Gerais SEÇÃO I. Da locação em geral Lei Nº 8.245, de 18 de Outubro de 1991. TÍTULO I Da Locação CAPÍTULO I Disposições Gerais SEÇÃO I Da locação em geral Art. 1º A locação de imóvel urbano regula - se pelo disposto nesta lei: Parágrafo único.

Leia mais

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA MAIA CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA Advogado, palestrante e parecerista; Professor de Dir. Civil, Prática Civil e Dir. do Consumidor em cursos preparatórios para a OAB e para Concursos Públicos; Professor

Leia mais

ESTADO DO AMAZONAS PREFEITURA MUNICIPAL DE BOA VISTA DO RAMOS CNPJ: /

ESTADO DO AMAZONAS PREFEITURA MUNICIPAL DE BOA VISTA DO RAMOS CNPJ: / CARTA CONTRATO Nº 009/2014. CARTA CONTRATO PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA PARA LOCAÇÃO DE IMÓVEL, FIRMADA ENTRE A PREFEITURA MUNICIPAL DE BOA VISTA DO RAMOS E A SENHORA BRINA RAYRA STRAUS RODRIGUES,

Leia mais

CONTRATO DE LOCAÇÃO. O prazo de vigência do presente contrato é de 12 (doze) meses, iniciando em 19/09/2014 e expirando em 18/09/2015.

CONTRATO DE LOCAÇÃO. O prazo de vigência do presente contrato é de 12 (doze) meses, iniciando em 19/09/2014 e expirando em 18/09/2015. CONTRATO DE LOCAÇÃO Aos dezenove dias do mês de setembro do ano de dois mil e quatorze, de um lado, a CARDINAL EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO LTDA, pessoa jurídica de direito privado, estabelecida na cidade

Leia mais

CARTILHA IMOBILIÁRIA

CARTILHA IMOBILIÁRIA CARTILHA IMOBILIÁRIA Dicas para o Locador Não faça contrato verbal. Prepare um contrato por escrito. O contrato deve conter nome e qualificação das partes, prazo de duração o mesmo, valor do aluguel, período

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. LEGALE - Aula 3 Estabelecimento Empresarial. Professor: Rogério Martir

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. LEGALE - Aula 3 Estabelecimento Empresarial. Professor: Rogério Martir PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO LEGALE - Aula 3 Estabelecimento Empresarial Professor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado em Direito Empresarial

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 de 18 13/09/2016 14:03 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991. Mensagem de veto Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os

Leia mais

Seção V - Do direito de Preferência Seção VI - Das Benfeitorias Seção VII - Das Garantias Locatícias Seção VIII - Das Penalidades Criminais e Civis

Seção V - Do direito de Preferência Seção VI - Das Benfeitorias Seção VII - Das Garantias Locatícias Seção VIII - Das Penalidades Criminais e Civis ÍNDICE Título I - Da Locação Capítulo I - Disposições Gerais Seção I - Da locação em Geral Seção II - Das sublocações Seção III - Do aluguel Seção IV - Dos deveres do Locador e do Locatário Seção V - Do

Leia mais

Institutos de Direito Aula - Garantias

Institutos de Direito Aula - Garantias Institutos de Direito Aula - Garantias CAMILA VILLARD DURAN CAMILADURAN@USP.BR Garantias! Conceito e classificação! Garantias reais e pessoais Garantias! Conceito! Direitos e obrigações acessórios (em

Leia mais

LEI DO INQUILINATO. LEI Nº 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 (*) Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e elas pertinentes.

LEI DO INQUILINATO. LEI Nº 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 (*) Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e elas pertinentes. LEI DO INQUILINATO LEI Nº 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 (*) Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e elas pertinentes. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. DOAÇÃO Artigos 538 a 554 do Código Civil

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. DOAÇÃO Artigos 538 a 554 do Código Civil DOAÇÃO Artigos 538 a 554 do Código Civil 1. Conceito Art. 538. Considera-se doação o contrato em que uma pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens para o de outra. 2. Elementos

Leia mais

Prof. Anderson Nogueira

Prof. Anderson Nogueira OUTRAS FORMAS DE PAGAMENTO PREVISTAS NO CÓDIGO CIVIL DE 2002 REGRAS SOBRE ESPÉCIE PREVISÃO OBSERVAÇÕES AS PARTES Unilateral Pagamento em Consignação LEGAL Art. 334, 335 do C.C., e 890 do C.P.C. Depósito

Leia mais

ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA Lei /2017 Art. 9º. Melhim Namem Chalhub

ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA Lei /2017 Art. 9º. Melhim Namem Chalhub ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA Lei 13.476/2017 Art. 9º Melhim Namem Chalhub GARANTIA DE DÍVIDA FUTURA CÓDIGO CIVIL Código Civil: Art. 1.362. O contrato, que serve de título à propriedade fiduciária, conterá: I o

Leia mais

I) LOCADOR(ES): VITAL GONÇALO DA SILVA JÚNIOR RG SSP/PE CPF III) FIADOR CAUÇÃO SEG. DE FIANÇA LOCATÏCIA

I) LOCADOR(ES): VITAL GONÇALO DA SILVA JÚNIOR RG SSP/PE CPF III) FIADOR CAUÇÃO SEG. DE FIANÇA LOCATÏCIA CONTRATO DE LOCAÇÃO Nº 003/2014 Os signatários, celebrantes do presente contrato ajustaram entre si, a presente locação, de acordo com as condições e cláusulas a seguir enumeradas I) LOCADOR(ES): VITAL

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE... ESTADO...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE... ESTADO... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE... ESTADO... NOME COMPLETO, nacionalidade, estado civil, profissão, inscrito no RG sob o nº..., e no CPF sob o nº..., residente

Leia mais

LEI DO INQUILINATO Lei nº 8.245, de 18 de outubro de 1991 Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e procedimentos a elas pertinentes.

LEI DO INQUILINATO Lei nº 8.245, de 18 de outubro de 1991 Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e procedimentos a elas pertinentes. LEI DO INQUILINATO Lei nº 8.245, de 18 de outubro de 1991 Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e procedimentos a elas pertinentes. Da Locação em Geral Art. 1º A locação de imóvel urbano regula-se

Leia mais

LEI Nº 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 (*) Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e elas pertinentes.

LEI Nº 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 (*) Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e elas pertinentes. LEI DO INQUILINATO LEI Nº 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 (*) Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e elas pertinentes. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu

Leia mais

1. de imóveis de propriedade da União, dos Estados e dos Municípios, de suas autarquias e fundações públicas;

1. de imóveis de propriedade da União, dos Estados e dos Municípios, de suas autarquias e fundações públicas; LEI Nº 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono

Leia mais

LEI Nº 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 TÍTULO I CAPÍTULO I SEÇÃO I

LEI Nº 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 TÍTULO I CAPÍTULO I SEÇÃO I LEI Nº 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono

Leia mais

LEI 8.245/91 - LEI DO INQUILINATO

LEI 8.245/91 - LEI DO INQUILINATO LEI 8.245/91 - LEI DO INQUILINATO O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei: TÍTULO I Da Locação CAPÍTULO I Disposições Gerais Art. 1º A locação

Leia mais

Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes. TÍTULO I. Da Locação CAPÍTULO I. Disposições Gerais.

Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes. TÍTULO I. Da Locação CAPÍTULO I. Disposições Gerais. LEI N o 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991. Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono

Leia mais

LEI DO INQUILINATO - LOCAÇÃO DE IMÓVEIS URBANOS LEI Nº 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 (DOU ) Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos

LEI DO INQUILINATO - LOCAÇÃO DE IMÓVEIS URBANOS LEI Nº 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 (DOU ) Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos LEI DO INQUILINATO - LOCAÇÃO DE IMÓVEIS URBANOS LEI Nº 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 (DOU 21.10.1991) Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes O Presidente da

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991. Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes. O PRESIDENTE

Leia mais

Íntegra da Lei do Inquilinato

Íntegra da Lei do Inquilinato Íntegra da Lei do Inquilinato Saiba o que diz a legislação brasileira a respeito de locação de imóveis LEI 8245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 (LEI DO INQUILINATO) ~Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior. (Aula 13/11/2017) EFEITOS DA POSSE.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior. (Aula 13/11/2017) EFEITOS DA POSSE. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 13/11/2017) Direito das Coisas: efeitos da posse. EFEITOS DA POSSE. 4- Direito de retenção por benfeitorias.

Leia mais

Lei do Inquilinato. dez anos. Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes.

Lei do Inquilinato. dez anos. Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes. Lei do Inquilinato Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

Leia mais

Chácara Recanto do sossego

Chácara Recanto do sossego Chácara Recanto do sossego Contrato de Locação Temporária IMÓVEL: Chácara Recanto do sossego; localizada na Estrada Pitangueiras no Km 40,5 da Rodovia Vereador Francisco de Almeida. LOCADOR: --------------------------------------------,sob

Leia mais

LEI N.º 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes.

LEI N.º 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes. LEI N.º 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono

Leia mais

ANEXO - I - J - MINUTA DE CONTRATO DE LOCAÇÃO CONTRATO N.º /.

ANEXO - I - J - MINUTA DE CONTRATO DE LOCAÇÃO CONTRATO N.º /. ANEXO - I - J - MINUTA DE CONTRATO DE LOCAÇÃO CONTRATO N.º /. PROCESSO N.º CONTRATO DE LOCAÇÃO DE IMÓVEL QUE ENTRE SI CELEBRAM O MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS (OU ENTIDADE DOTADA DE PERSONALIDADE JURÍDICA),

Leia mais

PROCEDIMENTO DE JURISDIÇÃO VOLUNTÁRIA

PROCEDIMENTO DE JURISDIÇÃO VOLUNTÁRIA MÓDULOS 22 PROCEDIMENTO DE JURISDIÇÃO VOLUNTÁRIA Artigo 719 do Código de Processo Civil A jurisdição voluntária exerce uma função de administração pública de interesses privados exercida pelo Poder Judiciário.

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991. Mensagem de veto Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes.

Leia mais

COMPRA E VENDA E SUAS CLÁUSULAS

COMPRA E VENDA E SUAS CLÁUSULAS COMPRA E VENDA E SUAS CLÁUSULAS Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo II - Contratos em Espécie - Aula n. 41 Contrato A compra e venda é um contrato sinalagmático, em que uma pessoa

Leia mais

LEI DO INQUILINATO LEI 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991

LEI DO INQUILINATO LEI 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 LEI DO INQUILINATO LEI 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional

Leia mais