O IPCop Firewall é uma "caixa fechada" que possui um kernel próprio e diversas ferramentas integradas como VPN, IDS, Proxy, Firewall, QoS e outras.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O IPCop Firewall é uma "caixa fechada" que possui um kernel próprio e diversas ferramentas integradas como VPN, IDS, Proxy, Firewall, QoS e outras."

Transcrição

1 O que é o IPCop Firewall O IPCop Firewall é uma "caixa fechada" que possui um kernel próprio e diversas ferramentas integradas como VPN, IDS, Proxy, Firewall, QoS e outras. Toda a administração do IPCop é realizada via página web, com conexão SSL segura e criptografada, o que torna a ferramenta ainda mais interessante do ponto de vista de segurança. Este artigo tem como principal objetivo mostrar a instalação do IPCop, a configuração do PPPoE para conexões ADSL (uso o Velox da Telemar como base para este artigo) e instalação de um MOD Server para instalação futura de addons. Por padrão o IPCop Firewall bloqueia todas as conexões vindas da rede externa, mas permite qualquer conexão vinda da rede interna para a externa, ou seja, nada entra, porém tudo pode sair e o que saiu pode voltar. Nas próximas páginas iremos realizar o download do arquivo de instalação, instalar a ferramenta e configurá-la. Então, vamos lá?! Download e instalação A versão atual do IPCop Firewall é a e será a versão utilizada neste artigo. Antes de baixar o instalador, será necessário realizar um dimensionamento de hardware que suporte o IPCop. Para uma rede de até 20 estações, o seguinte hardware suporta perfeitamente: Pentium II 200 MHz 64 Mb de RAM (128 Mb para melhor performance) 5 Gb de HD 2 placas de rede Lógico que você pode usar um hardware equivalente, caso ache melhor. Acesse o link: iso?download e escolha um mirror para baixar os 40 Mb do IPCop. Terminado o download, será necessário confeccionar um CD com o arquivo ISO. Com o CD pronto, basta colocá-lo na máquina que será seu firewall e aguardar o boot. Se o CD estiver OK, a seguinte tela aparecerá:

2 Processo de instalação 1. Agora apenas pressione a tecla ENTER para iniciar o progresso de instalação. 2. Selecione agora a linguagem do produto. Eu recomendo que ele seja instalado em inglês (English), para facilitar futuros updates da ferramenta e por ser uma linguagem universal. Pressione ENTER após a escolha. 3. Apenas pressione ENTER para prosseguir a instalação.

3 4. Deixe selecionado o tipo de instalação CDROM e pressione ENTER no botão OK. Irá aparecer uma outra tela pedindo que você insira o CD do IPCop no drive, basta pressionar a tecla ENTER para prosseguir (assumindo que o CD já esteja no driver). 5. Agora preste bastante atenção! Todos os dados serão apagados da máquina onde estiver sendo instalado o IPCop, OK?! Pressione ENTER para que ele inicie o particionamento automático do firewall.

4 Tela do início do particionamento:

5 6. Ao final da cópia aparecerá uma box com os botões Restore e Skip, selecione com a tecla TAB o botão Skip e pressione ENTER. 7. Agora iniciaremos um passo da instalação que irá requerer bastante atenção, para não termos problemas. Antes vou explicar como o IPCop trabalha. No firewall que vamos instalar aqui no artigo, utilizaremos somente 2 placas de rede: uma para a rede interna e outra para a rede externa, certo?! O IPCop trata as placas de acordo com sua aplicabilidade: Placa interna: GREEN Placa externa: RED Placa da DMZ: ORANGE Iremos utilizar somente a GREEN e RED, neste artigo, onde a GREEN terá o IP interno de sua rede, para que todas as outras estações possam encontrá-la e a RED terá um IP dado pelo provedor ADSL, que no meu caso é o Velox da Telemar. Bom, agora que já sabemos o que é cada coisa, podemos retornar a instalação. A seguinte tela deverá estar diante de você: Selecione Probe e pressione a tecla ENTER para que o IPCop vasculhe sua máquina a procura de uma placa de rede conhecida. Após ter encontrado ele irá instalá-la e configurá-la automaticamente, cabendo a você definir o endereço IP da mesma. Esta configuração será apenas da placa GREEN, a RED será configurada posteriormente, OK?! Não se esqueça disso! :P Ao final da busca, deverá aparecer a seguinte tela, contendo o modelo da sua placa de rede, como mostra a figura abaixo:

6 Apenas pressione ENTER. Agora defina um endereço IP e a máscara de subrede para sua placa GREEN. No meu artigo irei usar o endereço com máscara Depois vá até o botão OK navegando com a tecla TAB e pressione ENTER para continuar. Aguarde o final do up da placa GREEN. Pressione ENTER no botão que mostra um pequeno sumário da instalação, dizendo que a mesma está completa.

7 8. Escolha o layout de seu teclado e pressione ENTER. 9. Selecione seu time zone e pressione ENTER.

8 10. Defina um nome para a sua máquina. Chamarei a minha de ipcop mesmo. 11. Defina agora o domínio de sua máquina. Este é o sufixo de DNS que você usa em sua rede interna. Por exemplo eu usei expertti.com.br e o nome completo da máquina será ipcop.expertti.com.br.

9 12. Agora selecione o botão Disable ISDN e pressione ENTER. 13. Agora iremos definir como será a configuração de nosso firewall. Como eu falei anteriormente este artigo irá abordar apenas 2 placas de rede, por tanto nossa configuração será (GREEN + RED), como o próprio IPCop irá chamar. Nesta tela que estamos agora, mostrada abaixo, iremos escolher a forma GREEN + RED e configurar a placa RED.

10 Selecione Network configuration type e pressione ENTER. Escolha a opção GREEN + RED e pressione ENTER, como mostra a figura abaixo: Configuração da placa RED Na tela de Networking configuration menu, selecione Drivers and card assigments e pressione ENTER. Apenas pressione ENTER na tela seguinte. Agora será necessário repetir o passo 7, para configurar a interface RED. Selecione o botão Probe para que o IPCop procure sua placa e adicione um driver para ela. Ao final da instalação da placa iremos retornar para a tela abaixo:

11 Agora selecione Address settings e pressione ENTER. Selecione RED e pressione ENTER. Navegue usando a seta para baixo, até a opção PPPOE e pressione a barra de espaço, para marcála com um "*", depois vá até o botão OK e pressione ENTER para retornarmos a tela anterior. Selecione Done e pressione ENTER.

12 Agora selecione Done e pressione ENTER, quando estiver na tela Networking configuration menu, para finalizarmos a instalação. 14. Agora caso você precise, você poderá configurar um servidor DHCP para sua rede interna. Eu não irei utilizá-lo neste artigo, por isso não marque a opção Enabled e apenas vá até o botão OK com TAB e pressione ENTER. 15. Vamos escolher as senhas administrativas para nosso firewall. Precisaremos definir a senha do usuário root do Linux e do usuário admin do IPCop. Primeiro defina a senha do usuário root, depois do admin. Pronto, se você ver a tela abaixo, sua instalação estará pronta! Deixe a máquina reiniciar e vamos configurar o IPCop. Configurando o Velox e compartilhando a internet Agora que nosso IPCop está instalado, vamos acessar a console web dele, no endereço: Lembrando que o IP foi o que eu usei no meu artigo e que você deve substituí-lo pelo IP que você designou durante a instalação, OK?! :P Aceite o certificado digital e se tudo der certo a seguinte tela se abrirá para você:

13 Agora vamos configurar a conexão Velox, certo?! Vá até o menu Network > DIALUP. Será necessário efetuar login com o usuário admin, que definimos a senha nos últimos passos da instalação. No campo Interface, selecione PPPoE e clique no botão Refresh, para remontar os campos relativos ao PPPoE. Configurações de DialUp Agora sete o campo Idle timeout para 0. Selecione Connect on IPCop restart. Em Reconnection, selecione Persistent. No campo User Name, na parte de Authentication entre com o número de telefone que você usa para logar no velox, por exemplo: e coloque também sua senha. O método (Method) de autenticação deve ser PAP or CHAP. Deixe o DNS como Automatic. Adicione um nome para sua conexão configurada e clique em Save. Ao clicar no botão Save, a conexão será salva e iniciada. Para acompanhar o status, abra a tela do servidor IPCop e pressione as teclas ALT+F12 para ver os logs de conexão. Se tudo der certo você verá o IPCop subindo sua interface RED. Caso você queira desconectar basta ir no menu SYSTEM > Home e usar os botões Disconnect e Connect. Pronto seu servidor está conectado ao Velox, agora será necessário apenas efetuar as configurações de proxy para liberação das estações, para que você possa se autenticar na tela do Velox Zone. Vá no menu SERVICES > PROXY e configure como mostra a tela abaixo:

14 Você pode trocar as configurações como porta ou tamanho do cache, caso você queira. Estas opções são por sua conta e de acordo com suas necessidades. Pronto, agora vá em suas estações de trabalho e sete como default gateway seu novo servidor de firewall. Feito isso basta tentar acessar qualquer página, para que ele peça a autenticação do provedor ADSL, caso não esteja conectado e você já poderá navegar com proxy transparente. Caso alguma estação específica necessite de configurações de proxy para funcionar, basta você configurar o endereço de proxy e a porta, de acordo com as configurações do seu firewall. Instalando o MOD Server para os Add-Ons Nosso IPCop já está instalando, configurado e funcionando. Talvez da maneira que ele esteja instalado ele atenda perfeitamente todas as suas necessidades, porém se você precisa editar as regras de firewall e bloquear tráfego de dentro pra fora, como por exemplo MSN Messenger, você irá precisar instalar alguns add-ons ao produto. Não é objetivo deste artigo demonstrar a instalação de adds em seu IPCop, pois a quantidade de adds e as necessidades de utilização, podem variar de usuário para usuário. Vou apenas mostrar como funciona e indicar alguns links para baixar adds. Antes de instalar qualquer Add-On, será necessário configurar um server, que é chamado de MOD server. Antes, acesse seu servidor via web, no endereço selecione SYSTEM > SSH ACCESS efetue login como Admin e marque a opção SSH Access e clique em Save. Iremos precisar de acesso via SSH ao servidor. A porta SSH utilizada pelo IPCop é a porta 222. Vamos baixar o MOD server compatível com a versão do IPCop. Instalando o MOD Server O link que contém diversos Addons é: #Addon%20Server Vá até o link:

15 e escolha um mirror para baixar o arquivo addons-2.3-cli-b1.tar.gz. Terminado o download, será necessário enviar este arquivo via SFTP para seu servidor Firewall, de preferência para a raiz do sistema ('/'). No Linux use o utilitário scp e no Windows utilize o utilitário Winscp ( Com o arquivo copiado para a raiz de seu sistema ('/'), efetue login como root no firewall IPCop e execute: # tar zxvf addons-2.3-cli-b1.tar.gz # cd addons #./setup -i Se tudo der certo o seguinte resultado aparecerá: Efetue logout e logue novamente como admin, na página de administração do IPCop ( e note que apareceu um menu chamado ADDONS, que será utilizado para adicionar adds ao seu sistema IPCop. Pronto, agora seu IPCop já possui um servidor MOD, o que possibilita a utilização de addons. No link: s é possível encontrar diversos outros links que contêm addons para o IPCop. Porém é necessário prestar muita atenção na compatibilidade de um determinado add com a versão que você está usando no IPCop, OK?! Um site que contém vários adds legais é o: Instalando um Addon em seu IPCop Após salvar o arquivo de instalação do add, que normalmente serão do tipo *.tar.gz, abra seu navegador de internet no endereço administrativo do IPCop, que é Importante: antes de começar a instalar o qualquer addon leia atentamente a documentação do mesmo para saber onde ele irá "interferir" em seu sistema.

16 Dentro da página de administração, vá no menu ADDONS > ADDONS. Logo no final da página existe uma tabela Install new addon, onde você deverá clicar no botão Arquivo para selecionar o arquivo de instalação do add que foi baixado. Depois clique no botão Upload para enviá-lo ao servidor. Alguns adds pedem um reboot do servidor para funcionar, por isso é necessário verificar este ponto na documentação de cada add. Bom, com este pequeno tutorial você estará apto a instalar adds em seu firewall, adicionando funcionalidades como o SquidGuard, DansGuardian, QoS, dentre outros. O resto do aprendizado da ferramenta é por sua conta. :) Espero que você tenha gostado do artigo e que ele lhe possa ser bastante útil. Um abraço.

17 IpCop _Uso eficiente do IPCOP Firewall Rate This Nesse artigo abordaremos dicas e truques para um uso mais eficiente do IPCOP como solução de firewall de sua rede com uso de layer-7. Veremos como fazer para bloquear MSN, programas P2P e recursos adicionais. Usando o IPCOP Firewall para bloqueios de alto nível Quem acompanha o Viva o Linux já deve ter lido o excelente artigo de Alan Cota: IPCop Firewall Uma ótima opção de proteção para sua rede ADSL Eu já instalei este firewall em clientes pequenos e médios (de 8 a 40 máquinas) e posso atestar que sua interface de configuração é muito intuitiva, o que faz com que os próprios clientes possam administrá-lo (incrível, mas é verdade!). Se você pensar que um firewall deve contar com acompanhamento constante e quem deve fazer este acompanhamento é você Bom, o fato é que sua instalação já foi esmiuçada naquele artigo, mas acredito que se deve colocar para os leitores os vários recursos (os mais úteis, pelo menos) disponíveis. Pense em bloquear, na sua rede, MSN, programas P2P (Kazaa, emule, etc) e Skype. O que você acha disso? Interessante, não? Por si só, o IPCOP possui funções básicas, padrão de qualquer firewall, mas no artigo a que me referi você viu a possibilidade de estender os seus recursos através dos addons, disponibilizados em sua maioria por terceiros. Bem, vamos ver como poderíamos fazer para efetuar os bloqueios que descrevemos acima e liberar todo o potencial do IPCOP.

18 No presente artigo utilizei o CD do IPCOP versão (a última versão disponível) e a máquina é um AMD K6-II 500Mhz, com 256 de memória e um HD de 20 Gb, com 2 interfaces de rede (RED e GREEN). Uma máquina simples. Acredito que pode ser usada com boa performance em uma rede com até 10 clientes fazendo uso intensivo da Internet, com os serviços normais (HTTP, POP, SMTP e FTP). Aqui exemplificamos usando o serviço Velox. Além disso, você pode obter toda uma gama de informações para administrar melhor sua rede: logs, gráficos, Snort IDS, estatísticas do servidor, etc. Lembrar que nesta rede você possui usuários teimosos, que consomem sua largura de banda (média de 300K) com programas P2P, MSN e Skype. Você quer bloquear o uso destes programas em toda a rede (sem exceções para administrar), fazendo com que efetivamente os funcionários façam o que são pagos para fazer: produzir. Além de proteger sua rede contra muitas outras coisas: vírus, instalação de programas baixados via internet, etc. É claro que você não deve deixar nas máquinas destes usuários acesso a modens (internos ou externos). O SQUID Proxy Uma vez tendo feito a instalação básica na nossa máquina firewall, a primeira providência é fazer com os usuários passem a trabalhar por meio do proxy SQUID e de preferência em modo transparente (sem precisar configurar no browser do usuário). Após habilitar as máquinas da rede para receberem seus números IP via DHCP, do próprio IPCOP, começamos nossa brincadeira. O que devemos instalar primeiro seriam os MODS Advanced Proxy e URL Filter. Desta forma, através do SQUID e algumas regras, obteremos muitas vantagens: proxy transparente, definição das máquinas da rede que podem ou não acessar a internet, uso de sub-redes mais racional, limites de transferência de arquivos, tipos de browsers para acesso e até diversas formas de autenticação do usuário. Com o URL Filter e o SQUIDGuard podemos usar listas que podem ser atualizadas automaticamente, o que vai limitar em muito o raio de ação dos nossos funcionários Além disso, temos a possibilidade de construir nossas próprias listas de bloqueio: por URL, por domínio, etc Podemos também criar um backup das nossas configurações de filtros.

19 O fato de podermos contar com o SQUID para fazer este trabalho complexo não elimina a necessidade de efetuarmos alguns bloqueios. Os que descreveremos a seguir utilizarão os recursos do IPTABLES e NetFILTER, junto com a técnica do L7-filter, a implementar no Kernel do nosso box IPCOP, como fazem determinados firewalls no mercado, a um custo de aquisição e administrativo muito maior que o nosso. Bloqueando os indesejáveis Para começar, devemos obter o addon layer7-filter (de Markus Hoffmann) em: * e instalar (detalhes na página), usando o WinSCP e Putty, conforme explicado aqui mesmo no Viva o Linux no artigo de referência no início deste. Aconselho reiniciar o firewall. A partir deste momento você já pode contar com uma série de padrões de bloqueio via instruções usando o IPTABLES. Repare que em: * você deve baixar e colocar no local correto o arquivo: * /msnmessenger.pat e o: * /msn-filetransfer.pat o local correto é /etc/l7-protocols/protocols/ no IPCOP box. Em /etc/rc.d/rc.local você deve acrescentar o seguinte: # Skype and MSN blocked /sbin/iptables -t mangle -A POSTROUTING -m layer7 l7dir /etc/l7- protocols/protocols l7proto msnmessenger -j DROP /sbin/iptables -t mangle -A POSTROUTING -m layer7 l7dir /etc/l7-

20 protocols/protocols l7proto msn-filetransfer -j DROP /sbin/iptables -t mangle -A POSTROUTING -m layer7 l7dir /etc/l7- protocols/protocols l7proto skypetoskype -j DROP /sbin/iptables -t mangle -A POSTROUTING -m layer7 l7dir /etc/l7- protocols/protocols l7proto skypeout -j DROP Repare que as regras apresentadas só serão válidas a partir do instante em que você digitar (rodar) /etc/rc.d/rc.local após atualizar o arquivo. Além disso, coloque também na sua Custom Blacklist o seguinte domínio: passport.com. Isso vai eliminar o uso do Web Messenger (messenger via browser). Atenção também quanto ao Skype. Peguei e usei os arquivos presentes na página de referência dos protocolos (vide acima) e não os colocados pela instalação default. Se houver alguma máquina logada no MSN ou Skype, experimente fazer o logoff e tente conectar novamente Testei aqui com o Skype versão (Beta), MSN Messenger 7.5 e o Miranda IM configurado para atuar na rede MSN. Bom, para voltar ao estado anterior, você pode simplesmente comentar as linhas do arquivo com #, salvar, rodar novamente, além de também rodar (executar) os arquivos rc.firewall e rc.firewall.local com os parâmetros restart e reload, respectivamente (estão no mesmo diretório). Tudo voltará ao normal. Programas P2P Existem vários, mas os de maior uso estarão presentes para que efetuemos o bloqueio via layer-7 (vide acima) ou utilizando o P2PBlock (também do Markus), visto abaixo: * Também muito fácil de instalar e usar, funcionou eficientemente com o emule 0.46C em nossa rede de testes (marquei os itens em String-match e layer7-filter, juntos). Mais recursos Acredito que agora você já possui um razoável nível de proteção em sua rede, mas aconselho também a instalação dos MODS TimeLimit e IPTStat, respectivamente úteis para bloqueio por máquina (e tempo) e verificação das regras de chains do IPTABLES em tempo real.

21 Outro conjunto de recursos muito útil e também fácil de configurar e usar é o COPFilter, mostrado logo a seguir. Ele acrescenta um incrível conjunto de recursos (proteção para POP e SMTP -, SPAM, Vírus e páginas de internet e FTP), já totalmente integrados e configurados no IPCOP. Vale à pena experimentar Bom, ficamos por aqui e espero que você experimente este sensacional, barato e fácil de usar firewall de alto nível, que nada fica a dever aos grandões do mercado. Sua instalação e uso são muito simples e os recursos, inúmeros. Vale a sua criatividade.

Configuração para Uso do Tablet no GigaChef e Outros Dispositivos

Configuração para Uso do Tablet no GigaChef e Outros Dispositivos Configuração para Uso do Tablet no GigaChef e Outros Dispositivos Birigui SP Setembro - 2013 1. Configurando o Ambiente. Este documento mostra como configurar o ambiente do GigaChef para usar o Tablet

Leia mais

TUTORIAL WINDOWS 7. Curso Técnico em Informática. Aluno: Ricardo B. Magalhães Período: Noturno Profª: Patrícia Pagliuca

TUTORIAL WINDOWS 7. Curso Técnico em Informática. Aluno: Ricardo B. Magalhães Período: Noturno Profª: Patrícia Pagliuca GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA SECITEC ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA UNIDADE DE LUCAS DO RIO VERDE Curso Técnico em Informática

Leia mais

Rede VPN UFBA Procedimento para configuração

Rede VPN UFBA Procedimento para configuração UFBA Universidade Federal da Bahia STI Superintendência de Tecnologia da Informação Rede VPN UFBA Procedimento para configuração 2015 Índice Introdução... 2 Windows 8... 3 Windows 7... 11 Windows VISTA...

Leia mais

FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS SEVEN ORIGINAL

FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS SEVEN ORIGINAL Prof.: Patricia Magalhães - Comp.: Hardware e Software 1 2 FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS SEVEN ORIGINAL Prof. Patrícia G. P. Magalhães Faça Backup antes de iniciar a formatação

Leia mais

Network Camera. Guia do SNC easy IP setup Versão de software 1.0 Antes de operar o aparelho, leia todo este manual e guarde-o para referência futura.

Network Camera. Guia do SNC easy IP setup Versão de software 1.0 Antes de operar o aparelho, leia todo este manual e guarde-o para referência futura. 4-441-095-71 (1) Network Camera Guia do SNC easy IP setup Versão de software 1.0 Antes de operar o aparelho, leia todo este manual e guarde-o para referência futura. 2012 Sony Corporation Índice Salvar

Leia mais

Guia de início rápido do Bomgar B200

Guia de início rápido do Bomgar B200 Guia de início rápido do Bomgar B200 Este guia o orientará pela configuração inicial de seu Bomgar Box. Caso tenha dúvidas, entre em contato pelo número +01.601.519.0123 ou support@bomgar.com. Pré-requisitos

Leia mais

Configurando seu Modem TP-Link, 1 - Conectando os Cabos ao Modem

Configurando seu Modem TP-Link, 1 - Conectando os Cabos ao Modem Configurando seu Modem TP-Link, 1 - Conectando os Cabos ao Modem Conecte seu PC na porta LAN do Modem através de um cabo de rede conforme mostrado na figura abaixo. Conecte o cabo de telefone com conector

Leia mais

VIRTUALIZAÇÃO CORPORATIVA

VIRTUALIZAÇÃO CORPORATIVA VIRTUALIZAÇÃO CORPORATIVA O modelo de virtualização corporativa utilizando o sistema Xen Server sera demostra novamente com o uso da ferramente virtual box de forma que, seja possível a demostração dos

Leia mais

MANUAL DO INSTALADOR XD EM AMBIENTES MICROSOFT WINDOWS

MANUAL DO INSTALADOR XD EM AMBIENTES MICROSOFT WINDOWS MANUAL DO INSTALADOR XD EM AMBIENTES MICROSOFT WINDOWS Está disponível a partir da versão 2014.73 do XD Rest/Pos/Disco um novo formato no instalador em ambientes Microsoft Windows. O instalador passa a

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL

APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri Colaboração Empresa Júnior da Fatec Jales Monitora: Ângela Lopes Manente SUMÁRIO 1. INTERNET... 3 2. ACESSANDO A

Leia mais

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br Índice Instalação ProjectNet Manager... Página 2 Configuração Inicial ProjectNet Manager... Página 8 Instalação do Microsoft SQL Server Express... Página 10 Apontando um Banco de Dados já existente...

Leia mais

OI CLOUD SEJA BEM-VINDO!

OI CLOUD SEJA BEM-VINDO! OI CLOUD SEJA BEM-VINDO! O QUE É O OI CLOUD? O Oi Cloud é um serviço de armazenamento, compartilhamento e sincronização de arquivos. Esses arquivos ficarão acessíveis a partir de qualquer dispositivo,

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO MILLENNIUM BASIC

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO MILLENNIUM BASIC MANUAL DE INSTALAÇÃO DO MILLENNIUM BASIC O primeiro passo para fazer a instalação do Millennium Basic é fazer o download dos programas executáveis para a máquina do usuário. Acesse o portal de conteúdo

Leia mais

T.I. para o DealerSuite: Servidores Versão: 1.1

T.I. para o DealerSuite: Servidores Versão: 1.1 T.I. para o DealerSuite: Servidores Versão: 1.1 Lista de Figuras T.I. para o Dealer Suite: Servidores Figura 1 Tela Principal do ESXi...4 Figura 2 Tela VMware Player...5 Figura 3 Arquivo /etc/exports do

Leia mais

,QVWDODomR. Dê um duplo clique para abrir o Meu Computador. Dê um duplo clique para abrir o Painel de Controle. Para Adicionar ou Remover programas

,QVWDODomR. Dê um duplo clique para abrir o Meu Computador. Dê um duplo clique para abrir o Painel de Controle. Para Adicionar ou Remover programas ,QVWDODomR 5HTXLVLWRV0tQLPRV Para a instalação do software 0RQLWXV, é necessário: - Processador 333 MHz ou superior (700 MHz Recomendado); - 128 MB ou mais de Memória RAM; - 150 MB de espaço disponível

Leia mais

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez PIXMA MX531 Sistema Operacional Windows 1 Preparando para Conectar a Multifuncional na Rede Requisitos da Rede Antes de conectar sua multifuncional

Leia mais

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 1-Antes de iniciar a instalação do SQL é necessário liberar as permissões do usuário para evitar erro, para realizar esse procedimento

Leia mais

SOFTWARE VIAWEB. Como instalar o Software VIAWEB

SOFTWARE VIAWEB. Como instalar o Software VIAWEB SOFTWARE VIAWEB Como instalar o Software VIAWEB O Software VIAWEB é na verdade um receptor de eventos. A única diferença é que os eventos são recebidos via INTERNET. Portanto, a empresa de monitoramento

Leia mais

e Autorizador Odontológico

e Autorizador Odontológico 1 CONTROLE DE DOCUMENTO Revisor Versão Data Publicação Diego Ortiz Costa 1.0 08/08/2010 Diego Ortiz Costa 1.1 09/06/2011 Diego Ortiz Costa 1.2 07/07/2011 2 Sumário CONTROLE DE DOCUMENTO... 2 1. Informações

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - ANDROID

SISTEMA OPERACIONAL - ANDROID Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL - ANDROID 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Introdução Protegido... 3 3 Instalação do APLICATIVO DOS PAIS... 4 3.1 Local de instalação do Filho Protegido... 5 3.2 Tela de

Leia mais

Passos para a instalação

Passos para a instalação Manual de Instalação da Comanda Eletrônica Arquivos para instalação no computador.net Framework 3.5 ActiveSync (programa que vem junto com o Pocket que faz a integração do aparelho com o computador do

Leia mais

LEUCOTRON EQUIPAMENTOS LTDA ROTEIRO DE INTERLIGAÇÃO SIP ACTIVE IP COM REGISTRO

LEUCOTRON EQUIPAMENTOS LTDA ROTEIRO DE INTERLIGAÇÃO SIP ACTIVE IP COM REGISTRO LEUCOTRON EQUIPAMENTOS LTDA PÓS-VENDAS LEUCOTRON ROTEIRO DE INTERLIGAÇÃO SIP ACTIVE IP COM REGISTRO SANTA RITA DO SAPUCAÍ MINAS GERAIS 2012 PÓS VENDAS LEUCOTRON ROTEIRO DE INTERLIGAÇÃO SIP ACTIVE IP COM

Leia mais

Neste manual você terá o exemplo de acesso 3G pelo programa ASEE, existem 02 tipos, o segundo é o MEYE. No cd existe o manual do MEYE.

Neste manual você terá o exemplo de acesso 3G pelo programa ASEE, existem 02 tipos, o segundo é o MEYE. No cd existe o manual do MEYE. Neste manual você terá o exemplo de acesso 3G pelo programa ASEE, existem 02 tipos, o segundo é o MEYE. No cd existe o manual do MEYE. Introdução Os modelos de DVR Stand Alone H.264 da Luxseg são todos

Leia mais

PROCEDIMENTO INSTALAÇÃO SINAI ALUGUEL

PROCEDIMENTO INSTALAÇÃO SINAI ALUGUEL 1º Passo: Baixar o arquivo http://www.sinaisistemaimobiliario.com.br/instalar/instalador_aluguel.rar. 2º Passo: No SERVIDOR ao qual o sistema deverá ser instalado: a) Criar uma pasta, preferencialmente

Leia mais

CATÁLOGO DE CUSTOMIZAÇÕES Conferência com Coletores (WEB)

CATÁLOGO DE CUSTOMIZAÇÕES Conferência com Coletores (WEB) CATÁLOGO DE CUSTOMIZAÇÕES Conferência com Coletores (WEB) Índice ÍNDICE... 2 CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 3 DADOS DO PROJETO... 4 OBJETIVO(S) DO PROJETO... 4 ESCOPO... 4 CONFERÊNCIA DE ITENS... 4 PARAMETRIZAÇÃO

Leia mais

Guia de Instalação Rápida TEW-623PI 3.02

Guia de Instalação Rápida TEW-623PI 3.02 Guia de Instalação Rápida TEW-623PI 3.02 Índice Português 1. Antes de Iniciar 1 2. Como Instalar 2 3. Usando o Adaptador Wireless 4 Troubleshooting 5 Version 02.05.2010 1. Antes de Iniciar Português Conteúdo

Leia mais

Lojamundi Tecnologia Sem Limites www.lojamundi.com. br

Lojamundi Tecnologia Sem Limites www.lojamundi.com. br Compre sua Câmera IP HD 1080p na Lojamundi e instale você mesmo a partir deste tutorial Modelos LIRDNS200(Teto) e LBN24(Externa) Vamos mostrar como é fácil fazer a instalação de câmeras IP e tudo de maneira

Leia mais

D-Link500T. Simulador Site DLINK - Clique Aqui. D-Link500T - Alterar usuário e senha

D-Link500T. Simulador Site DLINK - Clique Aqui. D-Link500T - Alterar usuário e senha D-Link500T Simulador Site DLINK - Clique Aqui D-Link500T - Alterar usuário e senha 1 - Para configurar, digite o IP do seu modem (padrão: http://10.1.1.1 ) no seu navegador. A seguinte tela deverá aparecer:

Leia mais

Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1

Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1 Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1 Normatização: Provimento nº 22/2014 Corregedoria Geral de São Paulo Segue o link com a íntegra do provimento, publicado no site da ARPEN-SP, em 18/09/2014:

Leia mais

NOVA VERSÃO SAFE DOC MANUAL

NOVA VERSÃO SAFE DOC MANUAL NOVA VERSÃO SAFE DOC MANUAL COMO ACESSAR O APLICATIVO SAFE DOC CAPTURE Acesse o aplicativo SAFE-DOC CAPTURE clicando no ícone na sua área de trabalho: SAFE-DOC Capture Digite o endereço do portal que é

Leia mais

Sobre o Visual C++ 2010

Sobre o Visual C++ 2010 O Visual Studio é um pacote de programas da Microsoft para desenvolvimento de software, suportando diversas linguagens como C#, C++, C, Java, Visual Basic, etc. Nesta série de tutoriais vou focar apenas

Leia mais

Manual aplicativo webprint.apk

Manual aplicativo webprint.apk Manual aplicativo webprint.apk SÃO PAULO JULHO /2010 Sumário Instalando a aplicação no Cartão de memória:... 3 COMO CONECTAR O APLICATIVO MOTOROLA WEB PRINT E IMPRESSORA PENTAX POCKET JET 3.... 7 Aprendendo

Leia mais

VPN do TCE para WINDOWS 1. Instalação. 3. Na janela Choose Setup Type, clique no botão VPN Only e então clique em Next.

VPN do TCE para WINDOWS 1. Instalação. 3. Na janela Choose Setup Type, clique no botão VPN Only e então clique em Next. VPN do TCE para WINDOWS 1 Instalação 3. Na janela Choose Setup Type, clique no botão VPN Only e então clique em Next. 1. Baixe em seu computador a versão do programa compatível com o sistema operacional

Leia mais

Tutorial do aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Rede e-tec Brasil

Tutorial do aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Rede e-tec Brasil Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Tutorial do aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Rede e-tec Brasil 2015 I F P A 1 0 5 a n o s SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 2 1 CALENDÁRIO

Leia mais

Instalação de Carta de Correção Eletrônica Spalla

Instalação de Carta de Correção Eletrônica Spalla Instalação de Carta de Correção Eletrônica Spalla Introdução A Carta de Correção Eletrônica(CC-e) é um evento legal e tem por objetivo corrigir algumas informações da NF-e, desde que o erro não esteja

Leia mais

Para usar com Impressoras multifuncionais (MFPs) ativadas para a Tecnologia Xerox ConnectKey

Para usar com Impressoras multifuncionais (MFPs) ativadas para a Tecnologia Xerox ConnectKey Aplicativo Xerox App Gallery Guia de Utilização Rápida 702P03997 Para usar com Impressoras multifuncionais (MFPs) ativadas para a Tecnologia Xerox ConnectKey Use o Aplicativo Xerox App Gallery para localizar

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH)

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) TUTORIAL PRIMEIROS PASSOS: PREPARANDO SEU PC PARA CONSEGUIR DESENVOLVER SEU PRIMEIRO SITE EM WORDPRESS! Parte Um Autoria e

Leia mais

Manual Para Peticionamento Online

Manual Para Peticionamento Online Manual Para Peticionamento Online 1. Após abrir a página do PROJUDI, digite seu usuário e senha 1.1. Para advogados o usuário é o cpf.adv (ex: 12345678900.adv). 1.2. Após digitar os dados (login e senha),

Leia mais

Sumário. CEAD - FACEL Manual do Aluno, 02

Sumário. CEAD - FACEL Manual do Aluno, 02 Manual CEAD - FACEL Sumário 03... Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Atualizando seu perfil Esqueceu sua senha de acesso 09... O meu AVA Conhecendo meu AVA Navegando na disciplina Barra de navegação

Leia mais

Treinamento de e-commerce

Treinamento de e-commerce Treinamento de e-commerce Bem vindo ao treinamento de e commerce mais rápido e direto de todos! Utilize este documento para se orientar sempre que necessário e não se preocupe, em caso de necessidade,

Leia mais

Módulo e-rede Magento v1.0. Manual de. Instalação do Módulo. estamos todos ligados

Módulo e-rede Magento v1.0. Manual de. Instalação do Módulo. estamos todos ligados Módulo e-rede Magento v1.0 Manual de Instalação do Módulo estamos todos ligados 01 02 03 04 Introdução 3 Versão 3 Requerimentos 3 Manual de instalação 4 05 06 4.1 Instruções iniciais 4 4.2 Instalação e

Leia mais

TUTORIAL PROCESSOS DE INSTALAÇÃO DO MYMIX MOBILE

TUTORIAL PROCESSOS DE INSTALAÇÃO DO MYMIX MOBILE Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Configurar computador para o IIS... 3 3. Configurar o serviço do IIS (Servidor Web)... 5 4. Instalar mymix Mobile no Coletor... 7 5. Configurar

Leia mais

Trabalhando com Mala Direta e Etiquetas de Endereçamento no BrOffice/LibreOffice

Trabalhando com Mala Direta e Etiquetas de Endereçamento no BrOffice/LibreOffice Departamento de Tecnologia da Informação Divisão de Relacionamento e Gestão do Conhecimento Trabalhando com Mala Direta e Etiquetas de Endereçamento no BrOffice/LibreOffice Criação de Etiquetas passo a

Leia mais

Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8

Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8 Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8 1 - Introdução O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, CGCO, criou, há um ano, uma equipe para atender à demanda de criação de novos sites

Leia mais

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez PIXMA MG3510 Mac OS 1 Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez PIXMA MG3510 Mac OS Preparando para Conectar Minha Multifuncional

Leia mais

TUTORIAL PARA O GESTOR MUNICIPAL

TUTORIAL PARA O GESTOR MUNICIPAL PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA TUTORIAL PARA O GESTOR MUNICIPAL 3º CICLO DA AVALIAÇÃO PELO GESTOR MUNICIPAL PROVAB 2014 Brasília/DF, 30 de dezembro de 2014. 1 APRESENTAÇÃO Senhor(a)

Leia mais

Aprenda a instalar a plataforma de monitorização Cacti

Aprenda a instalar a plataforma de monitorização Cacti Aprenda a instalar a plataforma de monitorização Cacti Date : 27 de Março de 2014 Um administrador deve possuir as melhores ferramentas de monitorização para que tenha uma visão facilitada de toda a rede.

Leia mais

Dtec - Ubuntu Desktop 9.04 para Thin Clients Versão 1 APRESENTAÇÃO

Dtec - Ubuntu Desktop 9.04 para Thin Clients Versão 1 APRESENTAÇÃO 1 APRESENTAÇÃO Este tutorial tem como objetivo principal divulgar de maneira rápida, prática e didática a instalação de uma pequena rede de computadores do tipo Thin Clients ligadas a um Servidor Ubuntu

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO SAT DIMEP PDV CAKE

MANUAL DE INSTALAÇÃO SAT DIMEP PDV CAKE MANUAL DE INSTALAÇÃO SAT DIMEP PDV CAKE INSTALAÇÃO DO EQUIPAMENTO O procedimento de instalação do SAT (Dimep) é bastantes simples, para equipamentos Dimep basta seguir as etapas abaixo. 1. Instalação do

Leia mais

Manual do Usúario Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.3.1. Copyright Vivo 2014. http://vivosync.com.br

Manual do Usúario Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.3.1. Copyright Vivo 2014. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.3.1 Copyright Vivo 2014 http://vivosync.com.br 1 Vivo Sync... 3 2 Instalação do Vivo Sync... 4 3 Configurações... 7 3.1 Geral... 9 3.2 Fotos... 11 3.2.1 UpLoad:... 11 3.2.2 Download:...

Leia mais

CRIAÇÃO DE TABELAS NO ACCESS. Criação de Tabelas no Access

CRIAÇÃO DE TABELAS NO ACCESS. Criação de Tabelas no Access CRIAÇÃO DE TABELAS NO ACCESS Criação de Tabelas no Access Sumário Conceitos / Autores chave... 3 1. Introdução... 4 2. Criação de um Banco de Dados... 4 3. Criação de Tabelas... 6 4. Vinculação de tabelas...

Leia mais

Sistema De Gerenciamento Web UFFS

Sistema De Gerenciamento Web UFFS Sistema De Gerenciamento Web UFFS Acesso ao Sistema Link para acesso O acesso ao SGW UFFS é feito através de um link, que por segurança, poderá não ser permanente. Este mesmo link será modificado com uma

Leia mais

INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial

INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial 2 1. O Sistema PrinterTux O Printertux é um sistema para gerenciamento e controle de impressões. O Produto consiste em uma interface web onde o administrador efetua o cadastro

Leia mais

NITGEN iaccess GUIA RÁPIDO DE USUÁRIO. www.fingertech.com.br - Fingertech Imp. e Com. de Produtos Tecnológicos LTDA.

NITGEN iaccess GUIA RÁPIDO DE USUÁRIO. www.fingertech.com.br - Fingertech Imp. e Com. de Produtos Tecnológicos LTDA. NITGEN iaccess GUIA RÁPIDO DE USUÁRIO 1 Sumário 1. Descrição do Software... 3 1.1 Visão Geral do Software... 3 1.2 Principais Características... 3 1.3 Especificação mínima e recomendada... 3 2. Instalação

Leia mais

Manual de Procedimentos de Acesso VPN Versão 3.2

Manual de Procedimentos de Acesso VPN Versão 3.2 Título: Código: Manual de Procedimentos de Acesso VPN Área Responsável TIRS-2 Data de Emissão 08/09/2014 Revisão 03 Página 1-17 Manual de Procedimentos de Acesso VPN Versão 3.2 DGTI/TIRS-2 Manual de Procedimentos

Leia mais

www.sysdevsolutions.com Driver Next Versão 1.0 de 07-03-2011 Português

www.sysdevsolutions.com Driver Next Versão 1.0 de 07-03-2011 Português Driver Next Versão 1.0 de 07-03-2011 Português Índice Configuração dos documentos no Backofficce... 3 O Driver ERP Next... 6 Configurações principais... 6 Configurações do vendedor... 7 Configurações do

Leia mais

Backup Exec 2012. Guia de Instalação Rápida

Backup Exec 2012. Guia de Instalação Rápida Backup Exec 2012 Guia de Instalação Rápida Instalação Este documento contém os seguintes tópicos: Requisitos do sistema Lista de verificação de pré-instalação do Backup Exec Instalação típica do Backup

Leia mais

Laboratório de Redes de Computadores INSTALANDO SERVIDOR APACHE NOS CENTOS 6.5

Laboratório de Redes de Computadores INSTALANDO SERVIDOR APACHE NOS CENTOS 6.5 Laboratório de Redes de Computadores Professor Responsável: Dinailton José da Silva Tratamento dos dados gerados pelo Servidor de Web a partir do arquivo de logs. Configuração do Servidor Web para armazenar

Leia mais

TCI Sistemas Integrados

TCI Sistemas Integrados TCI Sistemas Integrados Manual Gera arquivo Prefeitura 1 Índice 1 - Cadastros obrigatórios para Gerar Arquivo para Prefeitura...3 2 Gerar Arquivo...8 3 Retorno Arquivo Prefeitura...19 2 1 Cadastros obrigatórios

Leia mais

ANEXO: Como conectar a rede

ANEXO: Como conectar a rede ANEXO: Como conectar a rede A. Como ajustar o endereço IP do DVR e abrir a porta TCP do roteador? É necessário configurar redirecionamento da porta para permitir o acesso do DVR através do roteador. 1.

Leia mais

IBRX Sistemas Eletrônicos. Manual técnico. Configuração: IBRX Módulo portão Rev 020216 2. O IBRX Portão funciona em 4 tipos de conexão:

IBRX Sistemas Eletrônicos. Manual técnico. Configuração: IBRX Módulo portão Rev 020216 2. O IBRX Portão funciona em 4 tipos de conexão: IBRX Portão IBRX Módulo portão Rev 020216 2 Manual técnico O IBRX Portão funciona em 4 tipos de conexão: Servidor Cliente Online DHCP Cliente Online Cliente Offline Modo Servidor: Neste modo o módulo cria

Leia mais

HOW TO. Instalação do Firewall 6.1 Software

HOW TO. Instalação do Firewall 6.1 Software Introdução HOW TO Página: 1 de 14 Para fazer a migração/instalação do 6.1 Software, é necessária a instalação do Sistema Operacional Linux Fedora Core 8. Explicaremos passo a passo como formatar a máquina,

Leia mais

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAD. Manual do Usuário

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAD. Manual do Usuário Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAD Manual do Usuário SISEMAnet Sistema Integrado de Meio Ambiente Módulo 1 Portal Submódulo Portal de Segurança Módulo Externo Versão

Leia mais

INSTALANDO SISTEMA PFSENSE COMO FIREWALL/PROXY

INSTALANDO SISTEMA PFSENSE COMO FIREWALL/PROXY INSTALANDO SISTEMA PFSENSE COMO FIREWALL/PROXY Gerson R. G. www.websolutti.com.br PASSO A PASSO PARA INSTALAÇÃO DO PFSENSE 1. BAIXANDO O PFSENSE 2. INICIANDO A INSTALAÇÃO 3. CONFIGURAÇÃO BÁSICA INICIAL

Leia mais

Manual do KLinkStatus. Paulo Moura Guedes Tradução: Marcus Gama

Manual do KLinkStatus. Paulo Moura Guedes Tradução: Marcus Gama Paulo Moura Guedes Tradução: Marcus Gama 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Usando o KLinkStatus 6 3 Configurando o KLinkStatus 8 4 Créditos e Licença 11 5 Instalação e compilação 12 Resumo KLinkStatus é um verificador

Leia mais

*Este tutorial foi feito para o Windows 7, mas pode ser usado em qualquer outro Windows, basta seguir o mesmo raciocínio.

*Este tutorial foi feito para o Windows 7, mas pode ser usado em qualquer outro Windows, basta seguir o mesmo raciocínio. Tutorial Sensores *Este tutorial foi feito para o Windows 7, mas pode ser usado em qualquer outro Windows, basta seguir o mesmo raciocínio. *É necessário ter o Microsoft Excel instalado no computador.

Leia mais

Configurar Thin Client X1 e X1W

Configurar Thin Client X1 e X1W Configurar Thin Client X1 e X1W Vamos mostrar como você pode utilizar os Thin Client s (clientes remotos) X1 e X1W em seu callcenter de forma muito simples. Primeiro Passo: Prepare o Servidor Remoto -

Leia mais

Procedimento para solucionar erro na instalação do certificado digital

Procedimento para solucionar erro na instalação do certificado digital Rio de Janeiro, 15 de fevereiro de 2012. Procedimento para solucionar erro na instalação do certificado digital Por favor, leia este documento atentamente. Em alguns casos, o certificado digital não está

Leia mais

Registro de Retenções Tributárias e Pagamentos

Registro de Retenções Tributárias e Pagamentos SISTEMA DE GESTÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS (SiGPC) CONTAS ONLINE Registro de Retenções Tributárias e Pagamentos Atualização: 20/12/2012 A necessidade de registrar despesas em que há retenção tributária é

Leia mais

TUTORIAL DE ATUALIZAÇÃO PARA

TUTORIAL DE ATUALIZAÇÃO PARA Windows 10 Material elaborado em 05/01/2016 Sumário TUTORIAL DE ATUALIZAÇÃO PARA Windows 10... 1 Antes de iniciar... 1 Windows 10 Ferramenta Get Windows 10... 4 Windows 10 Ferramenta Criação de Mídia...

Leia mais

Instalação Remota Distribuição Linux

Instalação Remota Distribuição Linux Instalação Remota Distribuição Linux A distribuição linux utilizada para a instalação é a Debian. Download pode ser realizado acessando o site: http://www.debian.org Distribuição Linux Instalação Remota

Leia mais

MicroWork TOUCH CHECKLIST

MicroWork TOUCH CHECKLIST Considerações Gerais O possibilita a execução diferenciada do CheckList de serviços do Veículo, com mobilidade e segurança através da captura de fotos, integradas automaticamente para o sistema MicroWork

Leia mais

Usando o email e a Internet

Usando o email e a Internet Usando o email e a Internet Novo no Windows 7? Mesmo que ele tenha muito em comum com a versão do Windows que você usava antes, você ainda pode precisar de uma ajuda para fazer tudo direitinho. Este guia

Leia mais

Gerenciamento da impressora

Gerenciamento da impressora Impressora a laser Phaser 4400 Gerenciamento da impressora Visão geral Siga os procedimentos abaixo para iniciar o programa de instalação Xerox no seu sistema operacional. As seguintes seções também contêm

Leia mais

Criando um Site. Por: João Paulo Almeida

Criando um Site. Por: João Paulo Almeida Por: João Paulo Almeida Criando um Site Essa foi a parte do curso que eu mais gostei, quando realizei meu primeiro site. Vamos precisar de 3 ferramentas para colocar nosso site em pleno funcionamento.

Leia mais

CURSO BÁSICO DE CRIAÇÃO DE SITES MÓDULO 2 AULA 6

CURSO BÁSICO DE CRIAÇÃO DE SITES MÓDULO 2 AULA 6 ORGANIZANDO SEU SITE Bom agora vamos ver como ficou seu site: Veja que todo visitante vai entrar na página do seu blog. No entanto você tem três sites bem diferentes no mesmo site: 1. Blog 2. Loja 3. Serviço

Leia mais

Cadeira de Tecnologias de Informação. Ano lectivo 2009/2010. Sites dinâmicos. Com Expression Web TI2009/10 EWD_1. Filipa Pires da Silva (2009)

Cadeira de Tecnologias de Informação. Ano lectivo 2009/2010. Sites dinâmicos. Com Expression Web TI2009/10 EWD_1. Filipa Pires da Silva (2009) Cadeira de Tecnologias de Informação Ano lectivo 2009/2010 Sites dinâmicos Com Expression Web TI2009/10 EWD_1 .ASPX vs.html HTML: HTML é uma linguagem para descrever páginas web HTML significa Hyper Text

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO SUPERVISOR WEB

MANUAL DE INSTALAÇÃO SUPERVISOR WEB MANUAL DE INSTALAÇÃO SUPERVISOR WEB [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Frente

Leia mais

Manual de Utilização. Ao acessar o endereço www.fob.net.br chegaremos a seguinte página de entrada: Tela de Abertura do Sistema

Manual de Utilização. Ao acessar o endereço www.fob.net.br chegaremos a seguinte página de entrada: Tela de Abertura do Sistema Abaixo explicamos a utilização do sistema e qualquer dúvida ou sugestões relacionadas a operação do mesmo nos colocamos a disposição a qualquer horário através do email: informatica@fob.org.br, MSN: informatica@fob.org.br

Leia mais

FONSECA, LUCIANO DUARTE FERRAMENTAS DE DIAGNÓSTICO ERD COMMANDER

FONSECA, LUCIANO DUARTE FERRAMENTAS DE DIAGNÓSTICO ERD COMMANDER Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática DIEGO FONSECA, LUCIANO DUARTE FERRAMENTAS

Leia mais

Manual de Operações do Painel Administrativo do site www.jornalrotadomar.com.br

Manual de Operações do Painel Administrativo do site www.jornalrotadomar.com.br Manual de Operações do Painel Administrativo do site www.jornalrotadomar.com.br 2015 DMW DESIGN - AGÊNCIA DIGITAL contato@dmwdesign.com.br www.dmwdesign.com.br Login Para efetuar o Login no Painel Administrativo

Leia mais

GPS NEXTEL. GUIA DE UTILIZAÇÃO É NAVEGAÇÃO 3D. É GPS. É NEXTEL.

GPS NEXTEL. GUIA DE UTILIZAÇÃO É NAVEGAÇÃO 3D. É GPS. É NEXTEL. GPS NEXTEL. É NAVEGAÇÃO 3D. É GPS. É NEXTEL. Com o serviço* oferecido pela Nextel, você dispõe de um avançado sistema GPS de navegação, com rotas e mapas 3D, orientação por voz, localização de pontos de

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA

COMANDO DA AERONÁUTICA COMANDO DA AERONÁUTICA COMANDO GERAL DE APOIO CENTRO DE COMPUTAÇÃO DA AERONÁUTICA DO RIO DE JANEIRO Manual de Utilização do E-mail Corporativo da Força Aérea Brasileira SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 WEBMAIL...3

Leia mais

Procedimento para instalação do OMNE-Smartweb em Raio-X

Procedimento para instalação do OMNE-Smartweb em Raio-X Procedimento para instalação do OMNE-Smartweb em Raio-X A primeira coisa a analisarmos é onde ficará posicionado o servidor de Raio-x na rede do cliente, abaixo será colocado três situações básicas e comuns

Leia mais

ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR)

ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR) ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR) O MOODLE (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment) é um Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA) de código aberto, livre e gratuito que se mantém em desenvolvimento

Leia mais

PROCEDIMENTO DO CLIENTE

PROCEDIMENTO DO CLIENTE PROCEDIMENTO DO CLIENTE Título: Como participar do processo de produção. Objetivo: Aprender os passos importantes em que eu participo. Onde: Empresa Quem: Cliente Quando: Início Parabéns Você está preste

Leia mais

O segundo passo é a instalação, abra o arquivo que esta zipado, e execute o

O segundo passo é a instalação, abra o arquivo que esta zipado, e execute o devem ser baixados paraprograma ambos os Sistemas DE TRANSFERÊNCIA Operacionais. O segundo passo é a instalação, abra o arquivo que esta zipado, e execute o arquivoo que primeiro nele se passo encontra

Leia mais

e-volution Tutorial de utilização Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016

e-volution Tutorial de utilização Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016 e-volution Tutorial de utilização Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016 Sobre a e-volution Biblioteca virtual com conteúdo atualizado, multimídia e interativo Acervo customizado de acordo

Leia mais

REITORA Ulrika Arns. VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto. DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho

REITORA Ulrika Arns. VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto. DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho 2014 Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação - NTIC 17/01/2014 REITORA Ulrika Arns VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho COORDENADOR DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Manual Mobuss Construção - Móvel

Manual Mobuss Construção - Móvel Manual Mobuss Construção - Móvel VISTORIA & ENTREGA - MÓVEL Versão 1.0 Data 22/04/2014 Mobuss Construção - Vistoria & Entrega Documento: v1.0 Blumenau SC 2 Histórico de Revisão Versão Data Descrição 1.0

Leia mais

Manual de Operação Programa SCPPE

Manual de Operação Programa SCPPE SCPPE Sistema de Controle de Pesagem e Portaria por Eixos Fábrica, Administração, Vendas, Locação e Assistência Técnica. Fone/Fax: 41 3377 1577 Rua O Brasil para Cristo, 364 Boqueirão CEP 81650 110 CURITIBA

Leia mais

Manual do Usuário Sistema de Acuidade Visual Digital

Manual do Usuário Sistema de Acuidade Visual Digital Manual do Usuário Sistema de Acuidade Visual Digital Página 1 de 16 Índice DonD - Sistema para Teste de Acuidade Visual...3 Componentes do Produto...4 Instalação...5 Abrindo o sistema do DonD...5 Configuração...6

Leia mais

ipads Embarque da plataforma de gestão Mosyle Informações complementares

ipads Embarque da plataforma de gestão Mosyle Informações complementares ipads Embarque da plataforma de gestão Mosyle Informações complementares Prezadas Famílias, É chegada a hora de embarcarmos a plataforma de gestão Mosyle nos ipads que serão utilizados pelos estudantes

Leia mais