FAQ (Frequently Asked Questions) PERGUNTAS FREQUENTES SELEÇÃO NACIONAL DE PROJETOS CULTURAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FAQ (Frequently Asked Questions) PERGUNTAS FREQUENTES SELEÇÃO NACIONAL DE PROJETOS CULTURAIS"

Transcrição

1 1. Onde faço a inscrição dos meus projetos? No site 2. Há alguma forma de fazer inscrição dos projetos por outro meio? Não, somente online. Os anexos não serão aceitos por correio. Caso você tenha interesse em enviar anexos, utilize o item ANEXOS do formulário de inscrição. Além desse item, é disponibilizado o campo INFORMAÇÕES ADICIONAIS, no qual você pode indicar o endereço de páginas, portais ou blogs em que podem ser encontradas mais informações sobre o projeto. 3. Não consigo abrir o formulário de inscrição. Desative o bloqueio de pop up de seu navegador e tente novamente. Recomendamos o uso dos navegadores Internet Explorer e Mozilla Firefox. 4. Quem pode participar? Qualquer pessoa física ou jurídica que tenha projeto inscrito em uma das leis de incentivo à cultura contempladas no edital. 5. Como crio meu login e minha senha? Você deve digitar um nome no campo Login e uma senha com exatamente 6 caracteres, composta somente com letras e/ou números, e repetir a senha digitada no campo Confirmação. 6. Que tipo de projeto pode ser inscrito? Qualquer projeto cultural nas áreas citadas. Atenção: para realizar a inscrição, o projeto não precisa estar aprovado nas leis de incentivo, mas o patrocínio será concedido somente mediante a apresentação de certificado/aprovação na lei de incentivo definida pelo Oi Futuro. 7. Quais são as áreas culturais atendidas pelo programa? a. Artes Cênicas: montagens e apresentações de espetáculos inéditos para adultos e crianças, circulação de espetáculos e realização de festivais.

2 b. Artes Visuais: idealização e montagem de exposições inéditas, performances, bienais e festivais. c. Audiovisual: mostras e festivais, finalização de filmes de longa metragem, exibições e cineclubes. d. Cultura Popular: festivais e mostras. e. Dança: produção e montagem de espetáculos inéditos e festivais. f. Intermídia (Artes Integradas): exposições, espetáculos e eventos com ênfase na convergência de linguagens. g. Mobile Art: criação de conteúdos artísticos para dispositivos móveis. h. Música: produção e realização de shows e festivais. i. Tecnologia e Novas Mídias: criação e desenvolvimento de jogos eletrônicos e aplicativos culturais e/ou artísticos, seminários, encontros e conferências. 8. O que significa a área cultural Artes Integradas? Projetos que contemplem em sua programação mais de uma área cultural. Exemplo: Festivais de Inverno, com exposições de artes visuais, debates literários, espetáculos teatrais e shows musicais. 9. O que significa a área cultural Mobile Art? Produções artísticas e interativas a distância que se valem de dispositivos móveis como celulares, tablets, computadores portáteis e outros aparelhos com conexão sem fio (wireless). Nessas obras, a interação entre usuário, dispositivo e localização é elemento fundamental para a ação. 10. Quais os estados atendidos por este edital de seleção? Para a seleção nacional de projetos culturais serão aceitos projetos culturais de estados de que possuam leis estaduais de incentivo à cultura. 11. A inscrição é totalmente gratuita? Sim.

3 12. Posso inscrever mais de um projeto? Sim. Cada proponente cadastrado pode inscrever quantos projetos quiser. 13. Como inscrever mais de um projeto? Você precisa concluir a inscrição de um projeto para só então começar a inscrever outro. Importante: só será possível mais de uma inscrição da mesma pessoa física ou jurídica com o mesmo login e senha. 14. Eu posso terminar a inscrição em outro momento? Sim. Use a opção SALVAR E CONTINUAR DEPOIS, caso não tenha todas as informações solicitadas. Para concluir, digite seu login e a senha e preencha os dados que faltam. O seu projeto só estará inscrito quando você clicar em CONCLUIR. 15. Eu tento passar para outra etapa da inscrição e não consigo. O que devo fazer? Fique atento aos campos com asterisco, que são de preenchimento obrigatório. Se não forem preenchidos corretamente, não será possível seguir adiante. 16. Posso alterar os dados do proponente após inscrever meu projeto? Não. Após salvar os dados não é possível nenhuma alteração na ficha de inscrição, apenas a inclusão de novos projetos. 17. Esqueci minha senha. O que devo fazer? Clique no botão Esqueci minha senha!. O sistema enviará automaticamente uma nova senha para o cadastrado. 18. Quando as inscrições serão encerradas? Às 17 horas do dia 12 de dezembro de 2013 (horário de Brasília). Eventuais prorrogações de prazo serão divulgadas pelo Oi Futuro em Os anexos deverão ser enviados pelo site? Sim, são aceitos anexos de arquivos Word, Excel, Powerpoint,.PDF,.JPEG,.MP3 e.wmv, com limite máximo de 10 MB. Os anexos devem estar presentes no formulário de inscrição.

4 20. Quando será divulgado o resultado? Em data a ser divulgada no site O que é público social? Por público social entende-se: alunos de instituições públicas de ensino, pessoas em situação de risco social ou com deficiência, atendidas por entidades filantrópicas ou organizações governamentais ou não governamentais. 22. O que é estratégia de divulgação? Descreva como pretende divulgar seu projeto (veiculação em diferentes mídias, peças gráficas e outras ações). 23. O que são estratégias de divulgação e promoção do projeto para o patrocinador? Além de descrever a relevância institucional do projeto e seu alinhamento à marca da empresa, relacione as possíveis oportunidades de contrapartidas a serem oferecidas à patrocinadora do projeto. 24. O que é conteúdo digital? O que isso tem a ver com meu projeto cultural? O Programa Oi Patrocínios Culturais Incentivados pretende selecionar iniciativas culturais originais que tenham entre seus objetivos a mobilização de público, a formação de plateias sempre lembrando a força dos jovens e que procurem estimular a geração de conteúdos digitais para a circulação da arte brasileira em sua mais potente produção. Se sua iniciativa contempla a geração de vídeos, músicas, imagens ou algum aplicativo sobre arte e cultura para dispositivos móveis, será possível contribuir para que todo o Brasil possa ver e compartilhar o produto de seu projeto, além de potencializar sua divulgação. 25. Que tipo de ação pode ser realizada com o conteúdo digital do meu projeto? Os projetos que têm como objetivo a produção de conteúdos digitais, como jogos, aplicativos e portais, e qualquer outra proposta que contemple ou permita a geração de conteúdo

5 audiovisual e musical, podem ser divulgados e distribuídos por meio de mídias multiplataformas. 26. Por que meu projeto deve possuir licenças e direitos necessários para a produção e distribuição dos conteúdos digitais? As licenças e direitos obtidos pelo proponente para a realização do projeto podem, eventualmente, não contemplar a produção e distribuição por meio das mídias digitais, como as citadas acima. Nesse caso, o projeto ficará impedido por lei de aproveitar as oportunidades de potencializar sua divulgação e distribuição. 27. Os projetos devem, obrigatoriamente, prever a geração de conteúdo digital? Não. A produção de conteúdo digital é um dos critérios de avaliação e sua ausência no teor da proposta não é eliminatória. 28. O envio do orçamento é obrigatório? Sim. Insira no formulário o arquivo com formato Excel. Há um modelo padrão para download no formulário de inscrição de projeto. O arquivo pode ser adaptado pelo proponente, caso seja necessário. 29. Como fica o orçamento se eu não estiver com projeto inscrito nas leis? Deve ser preenchido numa planilha de acordo com sua previsão de custos. 30. O envio do cronograma de realização é obrigatório? Sim. Insira no formulário o arquivo com formato Word ou Excel. 31. O que devo informar no campo cartas de anuência de elenco e de equipe? Aqui você deve anexar as cartas de confirmação de participação no projeto de diretores, atores e integrantes da ficha técnica. Atenção: estas cartas não serão exigidas nos casos de informações ainda não confirmadas. Neste caso, é importante destacar que estes dados estão pendentes de confirmação para justificar a ausência das cartas.

6 32. Como devo informar a lei? Selecione o tipo de lei, o estado e uma das leis que aparecem no sistema. Atenção para as leis contempladas no edital. 33. Os projetos selecionados neste edital serão apoiados por meio de quais leis? O edital visa à concessão de patrocínio financeiro incentivado pelas Leis Estaduais de Incentivo à Cultura. Esse edital não visa a patrocínio via Leis Municipais de Incentivo à Cultura ou de Lei Rouanet. 34. O que é valor do certificado ou aprovação? É o valor aprovado para cada projeto nas leis de incentivo. 35. O que é data de validade de certificado ou aprovação e data limite de captação? É o período em que o projeto, devidamente aprovado por uma das leis de incentivo existentes, está apto a obter patrocínios para sua realização. Caso o projeto já aprovado tenha tido o seu prazo de captação original expirado, deverá apresentar cópia da publicação, na imprensa oficial, da aprovação da prorrogação do prazo de captação, até 31/12/ O que é contrapartida? Contrapartida é o valor do patrocínio que não será descontado pela empresa em impostos devidos com base no patrocínio incentivado. É o que se chama de recursos próprios, valor que o patrocinador desembolsa de seu orçamento sem perspectiva de retorno ou abatimento. 37. Como preencher o valor já captado? O patrocínio captado com outras empresas e instituições deve ser informado. Caso não haja verba captada, o proponente deverá inserir 0, O que são leis de incentivo? As leis de incentivo são instrumentos legais criados por governos de todas as esferas (federal, estadual e municipal) que estimulam o patrocínio de empresas em projetos culturais que não

7 teriam chance de obter recursos diretos da iniciativa privada. Os órgãos públicos de cultura, obedecendo a uma política cultural definida, criam regras para que determinados projetos culturais possam oferecer às empresas patrocinadoras descontos em impostos (imposto de renda para leis federais, ICMS para estaduais e ISS, para as municipais) se estas investirem nos projetos aprovados por essas leis. 39. Meu projeto ainda não foi aprovado em nenhuma lei de incentivo. Posso inscrevê-lo? Os projetos não precisam estar necessariamente enquadrados nas leis de incentivo no ato da inscrição, embora essa informação seja relevante no momento da avaliação. Caso seja selecionado, o projeto deverá estar aprovado na lei de incentivo definida pelo Oi Futuro para efetivação do patrocínio. 40. Qual a verba disponível para patrocínio de cada projeto? Não existem faixas de valores predefinidas. Geralmente, os valores aportados por projeto são definidos na fase de seleção, considerando-se o potencial de viabilização junto a outros patrocinadores. 41. Quantos projetos serão selecionados? Não existe um número predefinido de projetos a serem aprovados. 42. Pode haver um copatrocinador? Poderão existir outros patrocinadores, desde que estes não sejam concorrentes diretos ou indiretos das empresas Oi. É importante ressaltar que o patrocínio é da Oi. O Oi Futuro, como gestor do Programa de Patrocínios, assinará as peças do projeto patrocinado como Apoio cultural. 43. É necessário ter aprovação prévia do projeto na Lei de Incentivo à Cultura para realizar a inscrição dele no edital? Não, a aprovação prévia não é condição para inscrição. A aprovação é necessária apenas para a contratação dos projetos que forem selecionados.

8 44. Não encontrei resposta para minha dúvida. O que eu faço? Sugerimos que leia todo o regulamento do edital. Caso sua dúvida persista, envie um através do site: e selecione o assunto Editais.

FAQ (Frequently Asked Questions) PERGUNTAS FREQUENTES

FAQ (Frequently Asked Questions) PERGUNTAS FREQUENTES 1. Onde faço a inscrição dos meus projetos? No site www.oifuturo.org.br. 2. Há alguma forma de fazer inscrição dos projetos por outro meio? Não, somente online. Os anexos não serão aceitos por correio.

Leia mais

FAQ (Frequently Asked Questions) PERGUNTAS FREQUENTES SELEÇÃO DE PROGRAMAÇÃO DOS CENTROS CULTURAIS OI FUTURO

FAQ (Frequently Asked Questions) PERGUNTAS FREQUENTES SELEÇÃO DE PROGRAMAÇÃO DOS CENTROS CULTURAIS OI FUTURO 1. Onde faço a inscrição dos meus projetos? No site www.oifuturo.org.br. 2. Há alguma forma de fazer inscrição dos projetos por outro meio? Não, somente online. Os anexos não serão aceitos por correio.

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES EDITAL 2017/2018 SELEÇÃO NACIONAL CONCEITOS GERAIS:

PERGUNTAS FREQUENTES EDITAL 2017/2018 SELEÇÃO NACIONAL CONCEITOS GERAIS: CONCEITOS GERAIS: O que é cocriação? Cocriação compreende práticas de engajamento de pessoas de maneira aberta e colaborativa para a construção de respostas a problemas ou desafios em comum. Em tempos

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE RESIDENCIA ARTÍSTICA 2018/2019 PROGRAMA PONTES PERGUNTAS FREQUENTES

CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE RESIDENCIA ARTÍSTICA 2018/2019 PROGRAMA PONTES PERGUNTAS FREQUENTES DÚVIDAS SOBRE O PROGRAMA Quem pode participar? Somente proponentes pessoa jurídica que realizam festivais não patrocinados por concorrentes diretos ou indiretos das empresas Oi. Que tipo de projeto pode

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES EDITAL 2017/2018 SELEÇÃO DE PROGRAMAÇÃO DOS CENTROS CULTURAIS OI FUTURO CONCEITOS GERAIS:

PERGUNTAS FREQUENTES EDITAL 2017/2018 SELEÇÃO DE PROGRAMAÇÃO DOS CENTROS CULTURAIS OI FUTURO CONCEITOS GERAIS: CONCEITOS GERAIS: O que é cocriação? Cocriação compreende práticas de engajamento de pessoas de maneira aberta e colaborativa para a construção de respostas a problemas ou desafios em comum. Em tempos

Leia mais

A seleção visa à concessão de patrocínio financeiro incentivado exclusivamente pela Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal, Lei 5.021/2013.

A seleção visa à concessão de patrocínio financeiro incentivado exclusivamente pela Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal, Lei 5.021/2013. O OI FUTURO torna público, para conhecimento dos interessados, que receberá inscrições para o processo de Seleção de Projetos Culturais Incentivados do Distrito Federal. A seleção visa à concessão de patrocínio

Leia mais

DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA. ANEXO III Orientações gerais para uso do sistema online PROJETOS CULTURAIS

DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA. ANEXO III Orientações gerais para uso do sistema online PROJETOS CULTURAIS DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA ANEXO III Orientações gerais para uso do sistema online 2 MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA ON LINE DE CAPTAÇÃO DE DO SESI-SP O SESI-SP na área da Cultura, anualmente, apresenta uma

Leia mais

EDITAL DE CHAMAMENTO MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS ONLINE DO SESI-SP

EDITAL DE CHAMAMENTO MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS ONLINE DO SESI-SP EDITAL DE CHAMAMENTO 2020 MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS ONLINE DO SESI-SP Manual do Usuário Sistema de Captação de Projetos culturais online do Sesi-SP O SESI-SP na área da

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS EDITAL AGENDA DE FUTURO SERRA DO SALITRE

PERGUNTAS E RESPOSTAS EDITAL AGENDA DE FUTURO SERRA DO SALITRE PERGUNTAS E RESPOSTAS EDITAL AGENDA DE FUTURO SERRA DO SALITRE 1. Quais são os objetivos do edital?... 3 2. Quem pode se inscrever? Quantos projetos posso enviar?... 3 3. Como para inscrever meu projeto?...

Leia mais

Seleção de projetos culturais. orientações gerais para uso do sistema online

Seleção de projetos culturais. orientações gerais para uso do sistema online Seleção de projetos culturais orientações gerais para uso do sistema online MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS ONLINE DO SESI-SP O SESI-SP na área da Cultura apresenta anualmente

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES DO PROGRAMA RIO DE JANEIRO A JANEIRO

PERGUNTAS FREQUENTES DO PROGRAMA RIO DE JANEIRO A JANEIRO riodejaneiroajaneiro.com.br PERGUNTAS FREQUENTES DO PROGRAMA RIO DE JANEIRO A JANEIRO O programa Rio de Janeiro a Janeiro é uma parceria dos Governos Federal e Estadual, Prefeitura Municipal do Rio de

Leia mais

FAQ (Frequently Asked Questions) PERGUNTAS FREQUENTES

FAQ (Frequently Asked Questions) PERGUNTAS FREQUENTES 1. Onde faço a inscrição dos meus projetos? No site www.oifuturo.org.br. 2. Há alguma forma de fazer inscrição dos projetos por outro meio? Não, somente online. Os anexos não serão aceitos por correio.

Leia mais

COMO REALIZAR O CADASTRO NA PLATAFORMA

COMO REALIZAR O CADASTRO NA PLATAFORMA COMO REALIZAR O CADASTRO NA PLATAFORMA Seja bem vindo(a). O IDCult SESC-SC é uma plataforma para receber exclusivamente projetos da área de Cultura. O objetivo deste documento é sanar possíveis dúvidas

Leia mais

seleção de projetos culturais Perguntas Frequentes

seleção de projetos culturais Perguntas Frequentes seleção de projetos culturais Perguntas Frequentes SISTEMA P: Mesmo tendo realizado o cadastro online de Pessoa Jurídica, devo fazer cadastro como Pessoa Física/Proponente? R: Sim, caso você seja o proponente

Leia mais

MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC

MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC 1º PASSO: Acesse o Site do Sistema PIBIC, www.pibic.ufpa.br, preferencialmente pelo navegador Firefox Irá aparecer está tela abaixo: 2º PASSO Clique no menu Seleção PIBIC

Leia mais

PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO ELETRÔNICO

PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO ELETRÔNICO PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO ELETRÔNICO Seguem abaixo orientações acerca do preenchimento do Formulário Eletrônico para inscrição no Edital de Seleção de Projetos Culturais Lei Rouanet 2015 para patrocínio

Leia mais

Como cadastrar uma instituição no Portal Rural Sustentável

Como cadastrar uma instituição no Portal Rural Sustentável Como cadastrar uma instituição no Portal Rural Sustentável Na página inicial vá em Cadastre sua instituição : Preencha o formulário inicial com informações de sua instituição: IMPORTANTE: Cadastre e-mail

Leia mais

PROGRAMA OI DE PATROCÍNIO CULTURAL INCENTIVADO E PROGRAMAÇÃO OI FUTURO EDITAL DE SELEÇÃO 2012/2013

PROGRAMA OI DE PATROCÍNIO CULTURAL INCENTIVADO E PROGRAMAÇÃO OI FUTURO EDITAL DE SELEÇÃO 2012/2013 O OI FUTURO torna público, para conhecimento dos interessados, que receberá inscrições para o Processo de Seleção do Programa Oi de Patrocínios Culturais 2012/2013 e para a Seleção da Programação Oi Futuro

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES EDITAL 2015/2016 SELEÇÃO NACIONAL DE PROJETOS CULTURAIS

PERGUNTAS FREQUENTES EDITAL 2015/2016 SELEÇÃO NACIONAL DE PROJETOS CULTURAIS 1. Onde faço a inscrição dos meus projetos? No site www.oifuturo.org.br 2. Há alguma forma de fazer inscrição dos projetos por outro meio? Não, somente online. 3. Não consigo abrir o formulário de inscrição.

Leia mais

NOVO EDITAL NATURA MUSICAL 2017

NOVO EDITAL NATURA MUSICAL 2017 REGULAMENTO NOVO EDITAL NATURA MUSICAL 2017 1 REGULAMENTO NOVO EDITAL NATURA MUSICAL 2017 Índice 3 Sobre o Natura Musical 4 Categoria: Lançamento de Novos Trabalhos 5 Critérios de seleção 6 Informações

Leia mais

Como efetuar a inscrição no Portal do Candidato

Como efetuar a inscrição no Portal do Candidato Como efetuar a inscrição no Portal do Candidato 1. Inicie seu navegador: Internet Explorer ou Google Chrome ou Mozilla Firefox 2. Digite o endereço eletrônico na barra de endereço: www.ifmg.edu.br/vestibularifmg.php

Leia mais

TUTORIAL ESPORTE DA ESCOLA

TUTORIAL ESPORTE DA ESCOLA Portal do Projeto PST Brasil em Convênio com o Ministério do Esporte - Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social TUTORIAL ESPORTE DA ESCOLA ORIENTAÇÕES DE CADASTRO: Coordenadores

Leia mais

TUTORIAL ESPORTE DA ESCOLA

TUTORIAL ESPORTE DA ESCOLA Portal do Projeto PST Brasil em Convênio com o Ministério do Esporte - Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social TUTORIAL ESPORTE DA ESCOLA ORIENTAÇÕES DE CADASTRO: Coordenadores

Leia mais

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site.

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site. MANUAL DO USUÁRIO Esta á a tela inicial da aplicação. Nesta tela podemos efetuar o cadastro, autenticar-se, encontrar os eventos que estão disponíveis para inscrição. Tendo a opção de seleção de eventos

Leia mais

FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO À CULTURA

FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO À CULTURA I ORIENTAÇÃO GERAL 1. Antes de efetuar a inscrição de Projetos Culturais: Leia atentamente o Edital Nº. XXX, disponível para receber a inscrição de projetos. Após conhecer o conteúdo do edital leia a legislação

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: RELATÓRIO TRIMESTRAL VERSÃO 1.0 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 22/03/2013 1.0 Criação do documento Aline Oliveira - MINC 3 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO...

Leia mais

Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon

Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon SiMon é um Sistema para Gerenciamento das Monitorias. Com o propósito de facilitar a navegação no site, disponibilizamos este

Leia mais

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL PROGRAMA CAIXA DE APOIO A FESTIVAIS DE TEATRO E DANÇA PATROCÍNIO 2012 REGULAMENTO

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL PROGRAMA CAIXA DE APOIO A FESTIVAIS DE TEATRO E DANÇA PATROCÍNIO 2012 REGULAMENTO CAIXA ECONÔMICA FEDERAL PROGRAMA CAIXA DE APOIO A FESTIVAIS DE TEATRO E DANÇA PATROCÍNIO 2012 REGULAMENTO 1. OBJETO 1.1 O presente Regulamento tem por objeto a seleção para patrocínio de projetos de festivais

Leia mais

PROGRAMA OI DE PATROCÍNIO CULTURAL INCENTIVADO EDITAL DE SELEÇÃO 2014/2015 SELEÇÃO PROGRAMAÇÃO DOS CENTROS CULTURAIS OI FUTURO

PROGRAMA OI DE PATROCÍNIO CULTURAL INCENTIVADO EDITAL DE SELEÇÃO 2014/2015 SELEÇÃO PROGRAMAÇÃO DOS CENTROS CULTURAIS OI FUTURO O OI FUTURO torna público, para conhecimento dos interessados, que receberá inscrições para a Seleção de projetos para a Programação dos Centros Culturais OI FUTURO 2014/2015. A Seleção de projetos para

Leia mais

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB MANUAL DO USUÁRIO NOTAS FISCAIS Sumário INTRODUÇÃO... 2 FUNDAMENTOS... 3 ACESSANDO O AUDATEX WEB... 3 NOTAS FISCAIS... 4 CADASTRANDO NOTAS FISCAIS... 5 VISUALIZANDO AS NOTAS

Leia mais

MANUAL PARA INSCRIÇÃO ONLINE - EJA EaD

MANUAL PARA INSCRIÇÃO ONLINE - EJA EaD 1 Sumário 1. Antes da Inscrição, você precisa saber 3 2. Prepare-se para a Inscrição 3 3. Acessar o Site para Inscrição Online EJA EaD 4 4. Página Inicial 4 5. Local de Prova 4 6. Modalidade 6 7. Dados

Leia mais

Primeiro Bloco: Orientações quanto aos recursos de comunicação e interação disponíveis no AVA

Primeiro Bloco: Orientações quanto aos recursos de comunicação e interação disponíveis no AVA Primeiro Bloco: Orientações quanto aos recursos de comunicação e interação disponíveis no AVA 1. Como acessar o ambiente virtual? Acesse a página da Universidade FUMEC (www.fumec.br), e então clique no

Leia mais

Portal de Cotação da FCC S.A.

Portal de Cotação da FCC S.A. da FCC S.A. Manual do fornecedor Revisão 2 17/07/2017 Portal de Cotação da FCC S.A. Manual do fornecedor Introdução Para facilitar o processo de compras da FCC S.A. foi criado um novo portal de cotações,

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO AVINST

GUIA DO USUÁRIO AVINST Grupo de Banco de Dados IBILCE UNESP 2014 GUIA DO USUÁRIO AVINST Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Sobre o sistema AVINST O sistema AVINST é um sistema online desenvolvido em parceria com

Leia mais

DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA

DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA GERÊNCIA EXECUTIVA DE CULTURA Seleção de projetos culturais 2 1. INTRODUÇÃO 1.1 O programa Domingo na Paulista - é realizado pelo Serviço Social da Indústria Departamento Regional

Leia mais

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Recebi o convite de Certificação E AGORA? Sua empresa foi convidada a participar do processo de certificação, momento em que deverão

Leia mais

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola SigFormação Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados Manual do Usuário/Escola 2018 Sumário CADASTRO DE USUÁRIO... 3 LOGIN E CADASTRO DA FORMAÇÃO... 5 ENVIO DO PROJETO FORMAÇÃO...

Leia mais

- REGULAMENTO GERAL -

- REGULAMENTO GERAL - EDITAL PÚBLICO PROGRAMAÇÃO ANUAL DE ATIVIDADES CULTURAIS 2019 CHC SANTA CASA - REGULAMENTO GERAL - 1. DA REALIZAÇÃO A Programação Anual de Atividades Culturais 2019 é promovida pela Irmandade da Santa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO Av. Fernando Correa da Costa, nª 2367 Cidade Universitária - 78060-900 - MT TUTORIAL COMO SUBMETER RESUMO NA IX MOSTRA DE EXTENSÃO Av. Fernando Correa da Costa, nª 2367 Cidade Universitária - 78060-900

Leia mais

Eleições CELOS Fundação Celesc de Seguridade de Social

Eleições CELOS Fundação Celesc de Seguridade de Social Eleições CELOS 2017 Fundação Celesc de Seguridade de Social ELEIÇÕES CELOS 2017 Como votar? Resultados Cadastro no Autoatendimento Esqueci Minha Senha Dúvidas 2 ELEIÇÕES CELOS 2017 A eleição ocorrerá no

Leia mais

1. Acesse o site https://www.49cbg.com.br/envio-de-resumos.php e selecione a opção Clique aqui para enviar seu resumo/submit abstract

1. Acesse o site https://www.49cbg.com.br/envio-de-resumos.php e selecione a opção Clique aqui para enviar seu resumo/submit abstract 1. Acesse o site https://www.49cbg.com.br/envio-de-resumos.php e selecione a opção Clique aqui para enviar seu resumo/submit abstract Figura 1: Menu envio de resumos 49º CBG 2. Na página de login no sistema

Leia mais

Manual de Procedimento para Comercialização das substâncias sujeitas a Controle Especial 1ºPasso: Pré-cadastro no sistema SIPEAGRO:

Manual de Procedimento para Comercialização das substâncias sujeitas a Controle Especial 1ºPasso: Pré-cadastro no sistema SIPEAGRO: Manual de Procedimento para Comercialização das substâncias sujeitas a Controle Especial 1ºPasso: Pré-cadastro no sistema SIPEAGRO: Acessar o endereço eletrônico do MAPA www.agricultura.gov.br e na página

Leia mais

E S C O L A A L E M Ã C O R C O V A D O D E U T S C H E S C H U L E

E S C O L A A L E M Ã C O R C O V A D O D E U T S C H E S C H U L E Inscrição de novos alunos na Escola Alemã Corcovado Processo de Seleção Manual para inscrição online Sumário 1. Acessar portal de inscrição... 1 1.1. Inscrição... 1 1.1.1. Inscrição Candidato... 2 1.1.2.

Leia mais

REGULAMENTO Mostra Curta Audiovisual

REGULAMENTO Mostra Curta Audiovisual REGULAMENTO - 2019 Mostra Curta Audiovisual 1. OBJETIVOS A Mostra Curta Audiovisual é um evento de caráter cultural, não competitivo, que tem como objetivos promover um local de encontro entre os produtores

Leia mais

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Recebi o convite de Certificação E AGORA? Sua empresa foi convidada a participar do processo de certificação, momento em que deverão

Leia mais

TUTORIAL DE INSCRIÇÃO / SELEÇÕES DEAD-IFPE ACESSO

TUTORIAL DE INSCRIÇÃO / SELEÇÕES DEAD-IFPE ACESSO TUTORIAL DE INSCRIÇÃO / SELEÇÕES DEAD-IFPE ACESSO 1- Ao acessar a opção de inscrição no site da seleção, será apresentada a tela abaixo: 2- Nos em que os candidatos são servidores do IFPE, a opção Entrar

Leia mais

MANUAL. Assunto (o que é) Objetivo (porquê) Público-Alvo (para quem) Natureza (como)

MANUAL. Assunto (o que é) Objetivo (porquê) Público-Alvo (para quem) Natureza (como) Assunto (o que é) Manual de Acesso e Cadastro para Ficha de Inscrição do Concurso Agrinho 2017. Objetivo (porquê) Auxiliar nas dúvidas no preenchimento da Ficha de Inscrição do Concurso Agrinho 2017. Público-Alvo

Leia mais

Seleção de projetos Fundação Telefônica Vivo

Seleção de projetos Fundação Telefônica Vivo Seleção de projetos Fundação Telefônica Vivo Edital 2018 São Paulo, 4 de junho de 2018 fundacaotelefonica.org.br/apoio-aos-fundos/ Sumário 1. Objetivo... 04 2. Quem pode participar... 04 3. Pré-requisitos

Leia mais

Edital 40/2014. Cadastro e Inscrição

Edital 40/2014. Cadastro e Inscrição Edital 40/2014 Cadastro e Inscrição Sumário Primeiros Passos Cadastro Acesso Tela Inicial Edital 40/2014 Criando propostas Elaborando propostas Identificação da ação Projeto de orientador Caracterização

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO SISTEMA DE BIBLIOTECAS SiB BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO SISTEMA DE BIBLIOTECAS SiB BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO SISTEMA DE BIBLIOTECAS SiB BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES Passo a passo para o autodepósito de teses e dissertações na BDTD-FURG

Leia mais

15º Festival Internacional de Cinema Infantil FICI 2017

15º Festival Internacional de Cinema Infantil FICI 2017 15º FICI 2017 INSCRIÇÕES DE FILMES BRASILEIROS REGULAMENTO 1. APRESENTAÇÃO O 15 acontecerá entre setembro e novembro de 2017 em diferentes cidades brasileiras. As inscrições para filmes brasileiros estão

Leia mais

Manual de Uso do Sistema da CBDS Painel Filiada - Federação. Versão 1.0

Manual de Uso do Sistema da CBDS Painel Filiada - Federação. Versão 1.0 Manual de Uso do Sistema da CBDS Painel Filiada - Federação Versão 1.0 Sumário 1. Visão Geral do Sistema 2. Acesso ao sistema da CBDS - Painel Filiada 3. Painel Filiada para as Federações (Filiação Direta)

Leia mais

TUTORIAL PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHO

TUTORIAL PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHO 1) Acesse o Portal de Evento do IFRS em http://eventos.ifrs.edu.br e role a página até chegar na Semana de Educação, Ciência e Cultura Campus Bento Gonçalves. Clique em Acessar a conferência. 2) Ao abrir

Leia mais

Ao acessar o link de inscrições dos cursos do DCTA/IFI ( aparecerá a seguinte tela:

Ao acessar o link de inscrições dos cursos do DCTA/IFI (  aparecerá a seguinte tela: Ao acessar o link de inscrições dos cursos do DCTA/IFI (www.cursos.ifi.cta.br) aparecerá a seguinte tela: Caso já tenha realizado cadastro, basta inserir seu e-mail cadastrado e senha e clicar em Login

Leia mais

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 2.0

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 2.0 MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS Versão 2.0 1 Atenção Siga cuidadosamente todas as orientações deste Manual durante o processo de inscrição online >> 1º Passo: Acessar o SalicWeb Para inscrever

Leia mais

PROGRAMA OI DE PATROCÍNIOS CULTURAIS INCENTIVADOS EDITAL DE SELEÇÃO 2017/2018 SELEÇÃO NACIONAL DE PROJETOS CULTURAIS

PROGRAMA OI DE PATROCÍNIOS CULTURAIS INCENTIVADOS EDITAL DE SELEÇÃO 2017/2018 SELEÇÃO NACIONAL DE PROJETOS CULTURAIS A OI e o OI FUTURO tornam público que receberão inscrições para o Processo de Seleção Nacional de Projetos Culturais 2017. A Seleção Nacional de Projetos Culturais 2017 visa à concessão de patrocínio financeiro

Leia mais

PASSO A PASSO. Cadastro no Bússola para Signatários no Movimento ODS - SC

PASSO A PASSO. Cadastro no Bússola para Signatários no Movimento ODS - SC PASSO A PASSO 1 Cadastro no Bússola para Signatários no Movimento ODS - SC ORIENTAÇÃO Para cadastro de signatários, sendo pessoa física ou jurídica é necessário, acessar a página do edital para criar a

Leia mais

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 2.0

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 2.0 MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS Versão 2.0 1 Atenção Siga cuidadosamente todas as orientações deste Manual durante o processo de inscrição online >> 1º Passo: Acessar o SalicWeb Para inscrever

Leia mais

1ª etapa: CADASTRO NO SISTEMA. 2ª etapa: ENTRANDO NO SISTEMA PARA CADASTRAR O PROJETO. Nome da pessoa que irá preencher o cadastro.

1ª etapa: CADASTRO NO SISTEMA. 2ª etapa: ENTRANDO NO SISTEMA PARA CADASTRAR O PROJETO. Nome da pessoa que irá preencher o cadastro. 1ª etapa: CADASTRO NO SISTEMA Nome da pessoa que irá preencher o cadastro. E-mail da pessoa que irá preencher o cadastro. Nome do usuário que será utilizado para o acesso ao sistema. Deve ter até 8 caracteres,

Leia mais

Manual do Fornecedor

Manual do Fornecedor Manual do Fornecedor Cadastrando-se no ME Como se cadastrar Reset de Senha Como resetar a senha Conhecendo a Plataforma Como navegar Alterando dados cadastrais Cotação Pedidos Acessando cotações Conhecendo

Leia mais

Como submeter uma proposta de projeto de pesquisa

Como submeter uma proposta de projeto de pesquisa Como submeter uma proposta de projeto de pesquisa Esse tutorial irá lhe auxiliar no momento de submeter uma proposta de projetos de pesquisa com finalidade didático-pedagógica. Fiquem atentos sempre aos

Leia mais

COELBA COMPANHIA DE ELETRICIDADE DO ESTADO DA BAHIA REGULAMENTO DE PATROCÍNIO DOS PROJETOS CULTURAIS

COELBA COMPANHIA DE ELETRICIDADE DO ESTADO DA BAHIA REGULAMENTO DE PATROCÍNIO DOS PROJETOS CULTURAIS COELBA COMPANHIA DE ELETRICIDADE DO ESTADO DA BAHIA REGULAMENTO DE PATROCÍNIO DOS PROJETOS CULTURAIS A Coelba, uma empresa do Grupo Neoenergia, tem consciência do seu importante papel na melhoria da qualidade

Leia mais

Guia de Uso MobileID Renovação de Certificado Digital

Guia de Uso MobileID Renovação de Certificado Digital MobileID Renovação de Certificado Digital Certisign Certificadora Digital Certisign 2017 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. REQUISITOS... 3 4. SOLICITAÇÃO DA RENOVAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL...

Leia mais

Bem-vindo ao Localizador 3.0! Neste manual você terá informações de como utilizar seu Localizador da maneira mais eficiente.

Bem-vindo ao Localizador 3.0! Neste manual você terá informações de como utilizar seu Localizador da maneira mais eficiente. Introdução Bem-vindo ao Localizador 3.0! Neste manual você terá informações de como utilizar seu Localizador da maneira mais eficiente. Para o completo funcionamento do Localizador, existem dois itens

Leia mais

MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos

MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos www.metrologia2017.org.br E-mail: metrologia2017@metrologia.org.br Telefone: 21-25327373 SUMÁRIO 1. COMO REALIZAR SUA INSCRIÇÃO?... 3 2. COMO REALIZAR

Leia mais

TUTORIAL PARA SUBMISSÃO DOS PROJETOS PAPIM 2017 NO SISPROL:

TUTORIAL PARA SUBMISSÃO DOS PROJETOS PAPIM 2017 NO SISPROL: TUTORIAL PARA SUBMISSÃO DOS PROJETOS PAPIM 2017 NO SISPROL: Todos os docentes que forem submeter projeto ao Programa PAPIM 2017 deverão: Cadastrar o projeto no SISPROL, para tal o professor proponente

Leia mais

MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS

MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS Sumário 1. Como Acessar o Portal de Chamada Pública... 2 1.1. Onde registrar um novo usuário... 3 1.2. Primeiro Acesso ao Portal... 4 1.3.

Leia mais

CONCAFÉ. Manual do Usuário

CONCAFÉ. Manual do Usuário CONCAFÉ Manual do Usuário SUMÁRIO 1. Introdução...3 2. Funcionalidades do Sistema...3 2.1. Autenticação...3 2.1.1. Como acessar o sistema?...3 2.2. Como solicitar acesso ao sistema...3 2.3. Como recuperar

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema Registro Digital

Manual do Usuário. Sistema Registro Digital Sistema Registro Digital Manual do Usuário Sistema Registro Digital Elaborado pela GTI - JUCEMG À Junta Comercial do Estado Belo Horizonte, MG NOVEMBRO/2015 Sumário 1. Apresentação... 4 2. Pré-requisitos...

Leia mais

Instruções de Acesso: Eventos Científicos. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 22/09/2016)

Instruções de Acesso: Eventos Científicos. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 22/09/2016) Instruções de Acesso: Eventos Científicos Primeiro Acesso No primeiro acesso informe os números do CPF e depois selecione a opção Prosseguir Se você for aluno da FACTHUS ao clicar na opção prosseguir preencha

Leia mais

CADASTRO DE PROCESSO DIGITAL NO SPA PASSO-A-PASSO

CADASTRO DE PROCESSO DIGITAL NO SPA PASSO-A-PASSO CADASTRO DE PROCESSO DIGITAL NO SPA PASSO-A-PASSO -PASSO 1: Acessar ao site ATENÇÃO: navegador da internet a ser utilizado para acessar ao SPA: Explorer -PASSO 2:

Leia mais

Manual para cadastramento de propostas de projeto Edital I Desenvolvimento da Capacidade Humana e Institucional Projetos de Estudo

Manual para cadastramento de propostas de projeto Edital I Desenvolvimento da Capacidade Humana e Institucional Projetos de Estudo Manual para cadastramento de propostas de projeto Edital I Desenvolvimento da Capacidade Humana e Institucional Projetos de Estudo O presente manual tem como objetivo orientar a pessoa usuária do Módulo

Leia mais

Manual do Fornecedor

Manual do Fornecedor Manual do Fornecedor Índice Cadastrando-se no ME Reset de Senha Conhecendo a Plataforma Cotação Pedidos Item Pedido Como se cadastrar Como resetar a senha Como navegar Alterando dados cadastrais Acessando

Leia mais

MOSTRAS ARTÍSTICAS CAPÍTULO I DO FESTIVAL

MOSTRAS ARTÍSTICAS CAPÍTULO I DO FESTIVAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CABEDELO EDITAL N 07/2018 DIRETORIA GERAL III ATREVA-SE FESTIVAL DE ARTES DO IFPB CAMPUS CABEDELO MOSTRAS ARTÍSTICAS O Instituto Federal

Leia mais

Módulo de Solicitação de Recursos

Módulo de Solicitação de Recursos Módulo de Solicitação de Recursos Manual do Usuário Página 1 de 25 Introdução O SIGA é o Sistema de Gerenciamento do Programa Integração AABB Comunidade onde é possível realizar os principais procedimentos

Leia mais

REGULAMENTO CRIANDO ASAS - 11ª EDIÇÃO

REGULAMENTO CRIANDO ASAS - 11ª EDIÇÃO EDITAL CRIANDO ASAS - 11ª EDIÇÃO REGULAMENTO 1. APRESENTAÇÃO O Instituto Criar, em parceria com a Universidade Estácio, torna pública a 11ª Edição do Edital Criando Asas. Com inscrição entre os dias 16

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL CAMPUS AVANÇADO UBERABA PARQUE TECNOLÓGICO

ORIENTAÇÕES SOBRE A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL CAMPUS AVANÇADO UBERABA PARQUE TECNOLÓGICO ORIENTAÇÕES SOBRE A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL CAMPUS AVANÇADO UBERABA PARQUE TECNOLÓGICO OLÁ PESSOAL! VOU ESCLARECER PARA VOCÊ UM POUQUINHO SOBRE O QUE É A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL, VAMOS LÁ? O QUE É ASSISTÊNCIA

Leia mais

Manual do Usua rio - OAB Serviços

Manual do Usua rio - OAB Serviços Manual do Usua rio - OAB Serviços Versão 1.0 Autor: OAB Serviços 1 1. Instalando o aplicativo OAB Serviços (Android) Para realizar a instalação do aplicativo OAB Serviços é necessário acessar a Play Store

Leia mais

PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE

PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE CADASTRAR UM USUÁRIO ENTRAR NO SISTEMA (LOGIN) CANCELAR A INSCRIÇÃO SAIR DO SISTEMA (LOGOUT) RECUPERAR

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Processo Seletivo Acadêmico Versão 2.1.5 Última revisão: 18/12/2017 2017 Versão: 1.0 Documentação: André L. M. C. Revisão:

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO CONTRATANTE V. 26/07/2016

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO CONTRATANTE V. 26/07/2016 MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO CONTRATANTE V. 26/07/2016 ÍNDICE 1. SIGEC HOC APRESENTAÇÃO... 3 2. LOGING NO SISTEMA... 3 2.1. Usuário e Senha... 3 3. ÁREA DE ACESSO... 4 4. CADASTRO... 5 4.1. Fornecedores...

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO EM SAÚDE. FAQ - Perguntas. e Respostas Frequentes

CURSO DE FORMAÇÃO EM SAÚDE. FAQ - Perguntas. e Respostas Frequentes CURSO DE FORMAÇÃO EM SAÚDE FAQ - Perguntas e Respostas Frequentes 2016 1 APRESENTAÇÃO Caro aluno, Elaboramos este FAQ para que você possa esclarecer suas dúvidas imediatamente. Nos baseamos nos principais

Leia mais

Cadastro do novo Bilhete Único - SPTRANS

Cadastro do novo Bilhete Único - SPTRANS Sumário 1. Objetivo... 2 2. Cadastro para emissão do NOVO Bilhete Único... 3 3. Sessão Expirada... 111 4. Etapas do Cadastro... 144 5. Finalização do Cadastro... 166 6. Pesquisa de Satisfação...18 1 1.

Leia mais

Avante Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM

Avante Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM Sumário 1. Acessando o AVANT... 3 2. Efetuar Login no AVANT.... 4 2.1 Digitar Usuário... 4 2.2 Selecionar Escola... 5 2.3 Digitar Senha... 5 3. Tela de Boas Vindas

Leia mais

MANUAL. Via Portal do Cidadão

MANUAL. Via Portal do Cidadão MANUAL Enviar Proposta de Licitações" Via Portal do Cidadão Para efetuar esta operação o usuário deverá acessar o portal balneariopicarras.atende.net rolar a página até o final, clicando na aba Enviar

Leia mais

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento SEBRAE-GO 1 Sumário Introdução... 3 1) Acesso ao Sistema... 4 1.1. LOGIN... 4 1.2. ALTERAR SENHA... 7 1.3. RECUPERAR SENHA...

Leia mais

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA CENTRO COREOGRÁFICO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO CHAMAMENTO PÚBLICO DE RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS OCUPAÇÃO DE SALA JUNHO A DEZEMBRO DE 2017 1 INTRODUÇÃO 1.1. A SECRETARIA MUNICIPAL

Leia mais

Figura 1 Acesso ao módulo de projetos da IECLB

Figura 1 Acesso ao módulo de projetos da IECLB Pela graça de Deus, livres para cuidar. Buscai o bem e não o mal (Amós 5.14ª) Secretaria Geral IECLB nº 246.301/16a Manual para cadastramento de propostas de projeto Edital I Ação Missionária O presente

Leia mais

Seleção para Estágio Manual de Utilização do Sistema

Seleção para Estágio Manual de Utilização do Sistema 1 / 8 ÍNDICE OBJETIVO... CONTEXTO GERAL... DETALHAMENTO...3 1. Acesso ao sistema...3. Operação do sistema...3 3. Cadastramento de áreas...4 4. Cadastramento de programas/projetos...4 5. Copiar a oferta

Leia mais

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS Tutorial discente Outubro/2016 1 Sumário 1. Como acessar o Portal do Aluno (SGE)... 3 2. Como acessar a Comunidade Acadêmica... 14 3. Como acessar o Portal Educação

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA AS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DAS ÁREAS ARTÍSTICO-CULTURAIS. Cadastramento de Entidades e Inscrição de Candidatos

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA AS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DAS ÁREAS ARTÍSTICO-CULTURAIS. Cadastramento de Entidades e Inscrição de Candidatos SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA SEEC Eleição dos representantes da sociedade civil no Conselho Estadual de Cultura CONSEC MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA AS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DAS ÁREAS ARTÍSTICO-CULTURAIS

Leia mais

Manual de utilização do portal NIX-UP para Upload de Notas Fiscais de Serviço

Manual de utilização do portal NIX-UP para Upload de Notas Fiscais de Serviço Manual de utilização do portal NIX-UP para Upload de Notas Fiscais de Serviço Este manual tem como objetivo demonstrar a utilização do portal NIX- UP para upload (carregamento) das notas fiscais de prestação

Leia mais

Tutorial para utilização do Sistema

Tutorial para utilização do Sistema Tutorial para utilização do Sistema Orfeu versão 1.0 Elaborado por: Informática Sistemas e Projeto Processo EACH, em maio de 2012 Antonio Carlos de O. Macedo Luísa Adib Dino 1. PREFÁCIO Este tutorial fornece

Leia mais

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO MANUAL PASSO A PASSO DO MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO SETEMBRO/2017 1 ACESSE O SISTEMA MOODLE Para acessar o Moodle você deverá ter um computador ou dispositivo com acesso à internet. E deverá

Leia mais

PORTAL DE TERCEIROS PRESTADORES DE SERVIÇOS

PORTAL DE TERCEIROS PRESTADORES DE SERVIÇOS PORTAL DE TERCEIROS PRESTADORES DE SERVIÇOS 1. Como Acessar Na internet, acesse o seguinte endereço: www.brf-br.com/terceiros Concluído o Pré-Cadastro, sua empresa poderá acessar o Portal através da senha

Leia mais

Alegres, Jubilai! Igreja sempre em reforma: agora são outros 500 Nele vivemos, nos movemos e existimos (Atos a)

Alegres, Jubilai! Igreja sempre em reforma: agora são outros 500 Nele vivemos, nos movemos e existimos (Atos a) Alegres, Jubilai! Igreja sempre em reforma: agora são outros 500 Nele vivemos, nos movemos e existimos (Atos 17. 28a) Secretaria Geral IECLB nº 254.455a/17 Manual para cadastramento de propostas de projeto

Leia mais

CHAMAMENTO PÚBLICO DE PATROCÍNIO A PROJETOS E EVENTOS Nº 01/2018 1º SEMESTRE DE 2018 PROCESSO INTERNO 489/2017

CHAMAMENTO PÚBLICO DE PATROCÍNIO A PROJETOS E EVENTOS Nº 01/2018 1º SEMESTRE DE 2018 PROCESSO INTERNO 489/2017 CHAMAMENTO PÚBLICO DE PATROCÍNIO A PROJETOS E EVENTOS Nº 01/2018 1º SEMESTRE DE 2018 PROCESSO INTERNO 489/2017 ESCLARECIMENTO 35 enviado por e-mail em 15/1/2018, às 13h09 No Item 9. Orçamento - Fala de

Leia mais

O sistema é acessado pela internet, usando os navegadores Internet Explorer 10+ ou Google Chrome.

O sistema é acessado pela internet, usando os navegadores Internet Explorer 10+ ou Google Chrome. Página 1 Sumário 1. Apresentação... 3 2. Etapas do Processo Seletivo... 3 3. Acesso ao sistema para empresas que possuem cadastro... 3 4. Como Cadastrar uma Empresa... 5 5. Editar Cadastro da Empresa...

Leia mais

Utilização do e-saj para Defensores

Utilização do e-saj para Defensores Utilização do e-saj para Defensores Este manual tem como objeto a apresentação de maneira clara e objetiva do aplicativo e-saj (Sistema de Automação da Justiça), utilizado pelo Tribunal de Justiça de São

Leia mais

COMO FAZER A SUA INSCRIÇÃO ON-LINE

COMO FAZER A SUA INSCRIÇÃO ON-LINE COMO FAZER A SUA INSCRIÇÃO ON-LINE No portal da FEC, selecione o evento que deseja fazer a inscrição. Procure no corpo da página, o link " Faça aqui a sua inscrição" ou o botão específico de inscrição.

Leia mais