RESUMO. Palavras-chave: Disciplina. Educação Física. Motivação. ABSTRACT

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RESUMO. Palavras-chave: Disciplina. Educação Física. Motivação. ABSTRACT"

Transcrição

1 AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO CENTRO DE ENSINO JOSÉ MALAQUIAS DA CIDADE DE LAGO DO JUNCO MA. Diego Marques de Mesquita 1 RESUMO A intenção desta pesquisa é verificar a motivação dos alunos do Ensino Médio nas aulas de Educação Física. A pesquisa foi realizada no C.E. José Malaquias, escola estadual da cidade de Lago do Junco MA, contando com a participação de 103 alunos de ambos os sexos. Primeiramente foi realizado um levantamento bibliográfico, logo após uma pesquisa de campo, utilizando-se da aplicação de um questionário para os alunos. Entre as constatações verificadas no estudo durante a análise dos dados, destaca-se que 38,8% dos estudantes coloca a disciplina nos últimos lugares; observou-se também que o futebol é a atividade preferida dos alunos nas aulas; nota-se também que a grande maioria dos estudantes, 69,9% deles não está satisfeito com as suas aulas. Assim conclui-se que a maioria dos alunos não se sente satisfeito e nem motivados para participar das aulas de educação física. Palavras-chave: Disciplina. Educação Física. Motivação. 1 ABSTRACT The intent of this research is to verify the motivation of high school students in physical education classes. The survey was conducted in the C.E. José Malaquias, state school in the city of Lago do Junco - MA, with the participation of 103 students of both sexes. A literature review was performed first, after a field survey, using the application of a questionnaire to students. Among the findings verified in the study for data analysis, it is highlighted that 38.8% of students puts discipline in the last places; it was also observed that football is a favorite activity of students in class; Note also that the vast majority of students, 69.9% of them are not satisfied with their classes. So it appears that most students do not feel satisfied and not motivated to participate in physical education classes. Word-Key: Discipline. Physical Education. Motivation. 1 Licenciado em Educação Física pela Faculdade de Educação São Francisco FAESF

2 1. INTRODUÇÃO 36 Segundo Betti e Zuliani (2002), a educação física é uma expressão que surge no século XVIII, em obras de filósofos preocupados com a educação. A formação da criança e do jovem passa a ser concebida como uma educação integral corpo, mente e espírito, como desenvolvimento pleno da personalidade. Para os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) a Educação Física enquanto componente curricular da educação básica deve assumir então outra tarefa: introduzir e integrar o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir do jogo, do esporte, das atividades rítmicas e dança, das ginásticas e práticas de aptidão física, em benefício da qualidade da vida (BRASIL, 1998). Segundo o Coletivo de Autores (1992) a educação física é uma disciplina que é tratada pedagogicamente na escola, do conhecimento de uma área denominada aqui de cultura corporal. Na qual ela será configurada com temas de atividades, particularmente corporais e seus conteúdos, o estudo desse conhecimento visa apreender a expressão corporal como linguagem. A satisfação e a motivação são aspectos determinantes nas escolhas e estratégias adotadas pelas pessoas ao longo da vida. Estas passam a influenciar significativamente seu envolvimento, comprometimento, dedicação e realização nas experiências cotidianas (FOLLE; POZZOBON; FARIAS, 2007). Segundo Folle, Pozzobon e Farias (2007) é a motivação que leva as pessoas a uma ação ou à inércia durante alguma atividade, sendo um exame das razões pelas quais se escolhe realizá-las, por um longo período, ou ainda, com um desempenho mais eficaz. No entanto, quanto à falta de motivação dos estudantes na escola para as aulas de educação física, os professores deverão enfrentar grandes problemas onde vivenciam juntos com seus alunos algumas experiências frustrantes gerando desinteresse e indisposição, tornando-se muito difícil alcançar os objetivos educacionais (MÜLLER, 1998). Para Maggil (1984), a motivação é um fator muito importante para a compreensão da aprendizagem e do desenvolvimento de habilidades motoras, pois essa exerce um importante papel na iniciação, manutenção e intensidade do comportamento. Os alunos estando desmotivados durante as aulas de educação física, eles não exercerão as atividades, ou então, realizaram de qualquer forma as atividades proposta pelo professor.

3 37 Para Campos (1995), a motivação é muito importante no processo educativo, sendo que o individuo que aprende, tenta alcançar uma performance e sua motivação para isso torna-se de importância crucial. Dessa forma o professor deve buscar meios que motivem o estudante a aprender e mantenha-o interessado no que está aprendendo. A intenção de realizar esse estudo com os alunos da rede estadual de ensino surgiu da necessidade de observar a motivação e satisfação dos alunos nas atividades propostas pelos professores de educação física, buscando os pontos positivos e negativos relacionados a esse processo de educação através do movimento humano. Dessa forma, no sentido de entender esse fenômeno da Educação Física Escolar como fator importante na construção do conhecimento é que se estrutura este estudo, no qual tem por base o seguinte objetivo: Identificar o nível de motivação dos alunos do ensino médio do turno matutino nas aulas de educação física da escola estadual Centro de Ensino José Malaquias, em Lago do Junco MA. Sendo assim, a educação física visa preparar os alunos para serem praticantes lúcidos e ativos, no qual incorporem os esportes e os demais componentes da cultura corporal em sua vida, para deles tirar o melhor proveito possível. Por se tratar de uma disciplina de muita importância para o desenvolvimento do individuo, resolveu-se avaliar o nível das aulas de educação física por parte dos alunos dessa escola estadual, a única da cidade de Lago do Junco MA. 2. MATERIAIS E MÉTODOS O presente estudo trata-se de uma pesquisa de campo com características descritivas e abordagens quantitativas onde se investigou a participação e a satisfação dos alunos na prática da educação física escolar. Foram analisadas 4 (quatro) turmas do ensino médio. Trabalhando com uma amostra de 103 (cento e três) estudantes de ambos os gêneros, sendo eles com idade entre 14 (catorze) e 19 (dezenove) anos. A escola Centro de Ensino José Malaquias foi escolhida por se tratar da única na cidade que oferece ensino médio. Todos os estudantes envolvidos estavam devidamente matriculados na referida instituição, que fica localizada na Avenida Roseana Sarney, S/N no centro da cidade de Lago do Junco MA.

4 A seleção dos estudantes ocorreu de forma livre, onde os mesmos deveriam estar devidamente matriculados em um dos anos do ensino médio da referida escola. Os alunos foram analisados por meio de um questionário, onde o mesmo foi composto por 9 (nove) questões fechadas que abordam temas como: satisfação, motivação, participação, atividades preferidas nas aulas de educação física. Após a entrega da carta de apresentação para o diretor da escola, foi autorizada a realização da pesquisa. Em seguida foi realizada uma visita em cada sala de aula, onde a proposta da pesquisa foi apresentada aos alunos. Aqueles que concordaram em participar receberam um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), no qual os mesmos ou, em alguns casos, seus respectivos pais ou responsáveis assinaram consentindo em colaborar com a pesquisa. Em seguida, os participantes receberam um questionário semiestruturado com nove questões objetivas, que foi devidamente respondido e devolvido ao pesquisador responsável. Para a análise dos dados obtidos através das respostas dos participantes ao questionário, realizou-se um fichamento dos dados encontrados, destacando as respostas objetivas nos resultados através de tabelas RESULTADOS E DISCUSSÃO Investigou-se a percepção de 103 (cento e três) estudantes sendo eles de ambos os gêneros, com idades entre 14 (catorze) e 19 (dezenove) anos, todos do ensino médio, devidamente matriculados na escola Centro de Ensino José Malaquias, localizada na cidade de Lago do Junco MA. Onde os mesmos foram questionados sobre algumas questões relacionadas às aulas de educação física. De acordo como demostra na tabela 1, uma grande maioria dos alunos 70,8% deles considera o local das aulas de Educação Física inadequado para as atividades propostas. TABELA 1 O local onde as aulas de Educação Física são realizadas está adequado com as atividades sugeridas pelo professor? Sim (29,2%) Não (70,8%) A escola disponibiliza de uma quadra que algum tempo não passa por reforma, apresentando assim alguns buracos, o piso não é um dos melhores, também não tem cobertura e nas extremidades construíram uma parede de cerca de 50 centímetros de altura, tornando um pouco perigoso a pratica de atividades neste local.

5 REVISTA BRASILEIRA DE ASSUNTOS INTERDISCIPLINARES REBAI De acordo com a tabela 2, os alunos foram questionados a respeito de sua preferência, em qual colocação daria para a disciplina de Educação Física. TABELA 2 Dentre as disciplinas de seu curso, a educação física fica em qual lugar na sua preferência? 1º lugar (22,3%) 2º lugar (13,6%) 3º lugar (25,3%) Penúltimo (18,4%) Último (20,4%) 39 Como podemos observar 38,8% dos estudantes coloca a disciplina nos últimos lugares, sendo um número bem considerável. É de se esperar que o professor da disciplina esteja criando novas estratégias para motivar estes alunos, tornando suas aulas mais dinâmicas, considerando sempre o momento emocional e as ansiedades que permeiam a vida do estudante naquele momento (MORAIS; VARELA. 2007). Pois segundo Campos (1986) a aprendizagem vai depender também acima de tudo do interesse do estudante e para que isso ocorra à escola tem que motiva-lo. Na tabela abaixo, observamos as atividades de que os alunos consideram preferidas. TABELA 3 Quais os tipos de atividade que você mais gosta de fazer nas aulas de Educação Física? Futebol (31%) Vôlei (17,4%) Queimada (15,5%) Futsal (9,8%) J. Recreação (6,8%) Dança (19,5%)

6 Como podemos verificar, o futebol é a atividade preferida dos alunos, isso pode ser atribuído a alguns fatores, entre eles a forte influência da mídia, que dá bastante ênfase ao futebol, esporte esse que é considerado paixão nacional. Acredita-se também que outro fator seja o incentivo dos pais para a pratica dessa modalidade esportiva. Para Chicati (2000) o mais importante motivo seja o conteúdo ministrado nas aulas de educação física, que até hoje o principal continua sendo o esporte. 40 Já na tabela 4, quando questionados se estão satisfeitos com as aulas de educação física, pode constatar que uma boa parte dos estudantes respondeu negativamente à pergunta, chegando aos 69,9% de rejeição. TABELA 4 Você está satisfeito com as aulas de Educação Física? Sim (30,1%) Não (69,9%) Para Folle, Pozzobon e Farias (2007) a satisfação é um fator importante para manter os alunos interessados em participar das aulas, em especial para se manterem ativos durante seu processo ensino-aprendizagem. Na tabela seguinte, buscou-se identificar se os estudantes se sentem motivados a frequentar as aulas de educação física.

7 TABELA 5 Você sente-se motivado para a prática das aulas de Educação Física? Sim (47,6%) Não (52,4%) 41 Como podemos observar ficou muito equilibrada essa questão, onde os estudantes acabam se contradizendo, no quadro anterior mostra que a grande maioria demonstrou que não se sente satisfeito com as aulas, já nessa questão cai à quantidade que responderam negativamente. Para Franchin e Barreto (2006), a falta de interesse dos estudantes para a disciplina de educação física no ensino médio vem em um processo que se inicia dos primeiros anos do ensino fundamental, onde os professores não estão muito preocupados em diversificar os conteúdos propostos em suas aulas, com isso acaba não tendo a participação efetiva dos alunos. 4. CONCLUSÃO Através deste estudo foi possível concluir que grande parte dos alunos pesquisados não está satisfeito e nem motivado com as suas aulas de educação física. Observou-se também que a grande maioria dos estudantes considera inadequado o local onde as aulas são realizadas. Além disso, quando relacionado à preferência dos alunos pela disciplina, uma parte considerável colocaram a disciplina de educação física nas últimas colocações. Sobre as atividades preferidas houve uma grande escolha pelo futebol, confirmando o fenômeno da esportividade que ainda hoje se eterniza nas aulas de educação física. Por fim, é importante ressaltar a importância do estímulo à motivação dos alunos nas aulas. Uma vez motivados, será possível proporcionar o alcance do objetivo proposto, aonde estes estudantes vão criando vínculos que serão carregados no seu dia-a-dia, em que o profissional de educação física deve ter por prioridade a valorização do aluno independentemente da sua habilidade motora com o conteúdo que é trabalhado.

8 REFERÊNCIAS BETTI, M.; ZULIANI, L. R. Educação física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte Ano 1, Número 1, BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física/Secretária de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, CAMPOS, D. M. S. Psicologia da aprendizagem. 19. ed. Petrópolis:Vozes,1986. CAMPOS, R. W. S. A prática técnico pedagógica do professor de educação física em referência à análise da qualidade do ensino em escolas públicas de 2o grau f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade Humana) Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro, COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, CHICATI, K. C. Motivação nas aulas de educação física no ensino médio. Revista da Educação Física/UEM. Maringá, v. 11, n. 1, p , 2000 FOLLE, A.; POZZOBON, M. E.; FARIAS, G. O. Nível de satisfação de escolares nas aulas de educação física: um contributo para as ações pedagógicas do professor Disponível em: < Acesso em: 19 dez FRANCHIN, F.; BARRETO, S. M. G. Motivação nas aulas de educação física: um enfoque no ensino médio. In: I Seminário de Estudos em Educação Física Escolar, 2006, São Carlos. MAGGIL, R. A. A aprendizagem motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blucher, MORAES, C. R.; VARELA, S. Motivação do Aluno Durante o Processo de Ensino- Aprendizagem. Revista Eletrônica de Educação. Ano I, No. 01, ago. / dez

Pró-Reitoria de Graduação Curso de Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso

Pró-Reitoria de Graduação Curso de Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso 1. Pró-Reitoria de Graduação Curso de Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso O INTERESSE PELA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO. Autora: Thuany Ferreira Rodrigues Orientador:

Leia mais

A MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

A MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA Isabela de Paulo Sousa Ana Luiza Barbosa Anversa Patric Paludette Flores Vânia de Fátima Matias de Souza Luciane Cristina Arantes da Costa A motivação é o processo

Leia mais

X SEMANA ACADÊMICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

X SEMANA ACADÊMICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Fabiano Augusto Teixeira 1 Alexandra Folle² 1 Acadêmico do curso de Licenciatura em Educação Física ²Mestre. Docente

Leia mais

A PRÁTICA DO FUTSAL LÚDICO

A PRÁTICA DO FUTSAL LÚDICO A PRÁTICA DO FUTSAL LÚDICO SILVA, Brenda Catherine Cardoso 1 PEREIRA, Eduí 2 1 Acadêmica do curso de Graduação em Educação Física da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva 2 Docente do curso

Leia mais

A MOTIVAÇÃO NA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DE 7º E 9º ANOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

A MOTIVAÇÃO NA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DE 7º E 9º ANOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A MOTIVAÇÃO NA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DE 7º E 9º ANOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA THE MOTIVATION FOR THE PARTICIPATION OF STUDENTS OF 7TH AND 9TH YEARS IN THE AULAS OF PHYSICAL EDUCATION Augusto Lopes

Leia mais

4ª Jornada Científica e Tecnológica e 1º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 16, 17 e 18 de outubro de 2012, Muzambinho MG

4ª Jornada Científica e Tecnológica e 1º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 16, 17 e 18 de outubro de 2012, Muzambinho MG 4ª Jornada Científica e Tecnológica e 1º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 16, 17 e 18 de outubro de 2012, Muzambinho MG O Esporte Escolar: Uma Análise Quantitativa com Estudantes do Nono Ano do

Leia mais

Recepção: 08/12/2014 Aceitação: 10/03/2015. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 20, Nº 203, Abril de

Recepção: 08/12/2014 Aceitação: 10/03/2015. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 20, Nº 203, Abril de Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital. Buenos Aires, Año 20, Nº 203, Abril de 2015. http://www.efdeportes.com/efd203/motivacao-nas-aulas-de-educacao-fisica.htm Motivação nas aulas de Educação

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

A UTILIZAÇÃO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A UTILIZAÇÃO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Yanka Gabrieli Lino dos Reis Graduanda em Educação Física, Faculdade Praia Grande (FPG) Gabriel Luiz Hassenteufel

Leia mais

MOTIVAÇÃO EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A PARTICIPAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

MOTIVAÇÃO EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A PARTICIPAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA Nome do autor Pró-Reitoria de Graduação Curso de Educação Física Projeto de Pesquisa TCC II TÍTULO DO PROJETO MOTIVAÇÃO EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A PARTICIPAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Leia mais

ASPECTOS MOTIVADORES E DESMOTIVADORES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

ASPECTOS MOTIVADORES E DESMOTIVADORES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA - UniCEUB FACULDADE DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E SAÚDE FACES LUCIANA MOREIRA MORAES ASPECTOS MOTIVADORES E DESMOTIVADORES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA Brasília 2014 LUCIANA

Leia mais

ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): PROPOSTA INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA PEDAGOGIA DO MOVIMENTO RESUMO

ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): PROPOSTA INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA PEDAGOGIA DO MOVIMENTO RESUMO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): PROPOSTA INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA PEDAGOGIA DO MOVIMENTO RESUMO A Educação Física escolar tem um papel fundamental no processo educativo

Leia mais

OS EFEITOS DA DANÇA NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS

OS EFEITOS DA DANÇA NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS OS EFEITOS DA DANÇA NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS SILVA, Thayssa Lorrane Falce da 1 LEITE, Regina Aparecida de Almeida 2 1 Acadêmica do curso de Graduação em Educação Física da Faculdade de Ciências

Leia mais

Prof. Dr. Francisco Martins da Silva Orientador Educação Física UCB. Prof. Dr. Jonato Prestes Educação Física UCB

Prof. Dr. Francisco Martins da Silva Orientador Educação Física UCB. Prof. Dr. Jonato Prestes Educação Física UCB 1 Artigo de autoria de Wellington Rodrigues de Sousa Junior, intitulado INTERESSE DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, aposentado como requisito parcial para obtenção do grau

Leia mais

VII Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da Faculdade de Educação Física da USP- SEMEF Relato de Experiência

VII Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da Faculdade de Educação Física da USP- SEMEF Relato de Experiência VII Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da Faculdade de Educação Física da USP- SEMEF 2018 Relato de Experiência RESUMO COPA DO MUNDO E A CULTURA CORPORAL Adriana Vieira de Lima Colégio

Leia mais

Percepção de alunos do Ensino Fundamental sobre as aulas de Educação Física ministradas por estudantes estagiários

Percepção de alunos do Ensino Fundamental sobre as aulas de Educação Física ministradas por estudantes estagiários ARTIGO ORIGINAL Percepção de alunos do Ensino Fundamental sobre as aulas de Educação Física ministradas por estudantes estagiários Perception of school students fundamental lessons on Physical Education

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SEUS CONTEÚDOS: UMA ANÁLISE DO INTERESSE DOS ALUNOS DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SEUS CONTEÚDOS: UMA ANÁLISE DO INTERESSE DOS ALUNOS DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Recebido em: 21/03/2011 Emitido parece em: 06/05/2011 Artigo inédito EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SEUS CONTEÚDOS: UMA ANÁLISE DO INTERESSE DOS ALUNOS DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Cláudia Christina

Leia mais

Psicólogo do Esporte: a percepção de atletas sobre a importância desse profissional.

Psicólogo do Esporte: a percepção de atletas sobre a importância desse profissional. Psicólogo do Esporte: a percepção de atletas sobre a importância desse profissional. Beatris L. A. HUHN ¹ ; Matheus R. DIAS ²; Douglas ELEOTERIO ³; Lucas V. GOMES 4; Rafael C. KOCIAN 5; Mariana Z. MARTINS

Leia mais

A PESQUISA CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: LEVANTAMENTOS PRELIMINARES ENTRE OS ALUNOS DO IFTM/PATOS DE MINAS

A PESQUISA CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: LEVANTAMENTOS PRELIMINARES ENTRE OS ALUNOS DO IFTM/PATOS DE MINAS A PESQUISA CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: LEVANTAMENTOS PRELIMINARES ENTRE OS ALUNOS DO IFTM/PATOS DE MINAS BARBATO, Luis Fernando Tosta 1 ; SOUZA, Nathália Gaya 2. RESUMO: O objetivo dessa pesquisa foi entender

Leia mais

MOTIVAÇÃO DE ESCOLARES DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

MOTIVAÇÃO DE ESCOLARES DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOI: 10.4025/reveducfis.v23i1.12202 MOTIVAÇÃO DE ESCOLARES DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA MOTIVATION OF SCHOLARS IN JUNIOR HIGH BY PHYSICAL EDUCATION Alexandra Folle

Leia mais

A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL

A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL Kelen dos Santos Junges - UNESPAR/Campus de União da Vitória Mariane de Freitas - UNESPAR/Campus de União da Vitória

Leia mais

PREFÊRENCIA E ADESÃO À PRÁTICA DE MODALIDADES ESPORTIVAS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

PREFÊRENCIA E ADESÃO À PRÁTICA DE MODALIDADES ESPORTIVAS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL 5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG PREFÊRENCIA E ADESÃO À PRÁTICA DE MODALIDADES ESPORTIVAS DE ESTUDANTES DO

Leia mais

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES 2018

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES 2018 ATIVIDADES EXTRACURRICULARES 2018 A Brincadeira na Educação Infantil é uma atividade essencial para as crianças, onde a mesma não tem um valor de passatempo, mas de criar recursos para enfrentar o mundo

Leia mais

A AUSÊNCIA DE AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A AUSÊNCIA DE AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A AUSÊNCIA DE AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Autor (1) Nivea Maria Nunes Lemos (2) Antônia Raquel Ferreira de Souza (3) Gizelle Duarte Martins Lima; (4) Poliana Freire

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERSPECTIVA DOS ALUNOS

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERSPECTIVA DOS ALUNOS EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERSPECTIVA DOS ALUNOS Maiara Beatriz Giordani Guariente Suhellen Lee Porto Orsoli Silva Resumo: A Educação Física, componente obrigatório da Educação Básica deve desenvolver sua

Leia mais

Revista Diálogos Interdisciplinares GEPFIP/UFMS/CPAQ

Revista Diálogos Interdisciplinares GEPFIP/UFMS/CPAQ ISSN 2359-5051 Diálogos Interdisciplinares GEPFIP/UFMS/CPAQ Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação Interdisciplinar de Professores EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO SOB A ÓTICA DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA

Leia mais

O JOGO DAS TRÊS PISTAS COMO PROPOSTA DIDÁTICA NO ENSINO DE ZOOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO

O JOGO DAS TRÊS PISTAS COMO PROPOSTA DIDÁTICA NO ENSINO DE ZOOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO O JOGO DAS TRÊS PISTAS COMO PROPOSTA DIDÁTICA NO ENSINO DE ZOOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO Francisco Ageu Ribeiro do Nascimento (Bolsista PIBID/ IFCE) Amaurício Lopes Rocha Brandão (Instituto Federal do Ceará)

Leia mais

CUBO MÁGICO: uma estratégia pedagógica utilizada nas aulas de matemática 1

CUBO MÁGICO: uma estratégia pedagógica utilizada nas aulas de matemática 1 CUBO MÁGICO: uma estratégia pedagógica utilizada nas aulas de matemática 1 Renata Cleiton Piacesi Corrêa 2 ; Vitoria Cardoso Batista 3 INTRODUÇÃO O ensinar e aprender a matemática nas salas de aula da

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 1ª SÉRIE 5-EDUCAÇÃO FÍSICA

EDUCAÇÃO FÍSICA 1ª SÉRIE 5-EDUCAÇÃO FÍSICA EDUCAÇÃO FÍSICA 1ª SÉRIE 5-EDUCAÇÃO FÍSICA Série 1ª SÉRIE Área de Conhecimento Linguagens e códigos e suas tecnologias Carga Horária Anual DIURNO: 37h OBJETIVO: Compreender os usos do corpo na sociedade

Leia mais

O PIBID E A REALIDADE ESCOLAR: CONHECENDO O COLÉGIO BIBIANA BITENCOURT. Palavras-chave: Pibid; Vivência; Arte e Ensino; Práticas docentes.

O PIBID E A REALIDADE ESCOLAR: CONHECENDO O COLÉGIO BIBIANA BITENCOURT. Palavras-chave: Pibid; Vivência; Arte e Ensino; Práticas docentes. O PIBID E A REALIDADE ESCOLAR: CONHECENDO O COLÉGIO BIBIANA BITENCOURT Carolina Cordeiro Siqueira 1, Emanueli Kingeriski de Campos 2, Daiane S. S. da Cunha 3, Denise Cristina Holzer 4 (PIBID-UNICENTRO).

Leia mais

Palavras-chave: Engenharia de Telecomunicações, Engenharia de Alimentos, Processo ensino-aprendizagem, investigação, avaliação.

Palavras-chave: Engenharia de Telecomunicações, Engenharia de Alimentos, Processo ensino-aprendizagem, investigação, avaliação. AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE ENGENHARIA NA DISCIPLINA INTRODUÇÃO A ENGENHARIA E SUAS IMPLICAÇÕES NAS DISCIPLINAS PROFISSIONALIZANTES Adriana M. Tonini atonini@unibh.br Centro

Leia mais

ESPORTE NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESCOLARES

ESPORTE NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESCOLARES ESPORTE NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESCOLARES Autor: José de Caldas Simões Neto; Co-autora: Maria Leciana da Silva; Co-autor: Francisco Matos dos Santos Junior Centro Universitário

Leia mais

Atividades rítmicas e expressão corporal

Atividades rítmicas e expressão corporal Atividades rítmicas e expressão corporal LADAINHAS CANTIGAS BRINQUEDOS CANTADOS FOLCLORE MOVIMENTOS COMBINADOS DE RÍTMOS DIFERENTES RODAS Estas atividades estão relacionados com o folclore brasileiro,

Leia mais

A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO SOBRE A ATIVIDADE FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE TORRES/RS

A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO SOBRE A ATIVIDADE FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE TORRES/RS ISSN 1678-1740 http://ulbratorres.com.br/revista/ Torres, Vol. I - Novembro, 2016 Submetido em: Jul/Ago/Set, 2016 Aceito em: Out/2016 A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO SOBRE A ATIVIDADE FÍSICA RELACIONADA

Leia mais

RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA NO PROCESSO EDUCACIONAL DO EDUCANDO PICNOSCA, J. MALDONADO, S.B.

RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA NO PROCESSO EDUCACIONAL DO EDUCANDO PICNOSCA, J. MALDONADO, S.B. RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA NO PROCESSO EDUCACIONAL DO EDUCANDO PICNOSCA, J. MALDONADO, S.B. Resumo Essa pesquisa teve como objetivo analisar como se dá participação dos pais junto ao processo

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Educação Física Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1º, 2º, 3º Ano Carga Horária: 80h/a (67/H) Docente Responsável: EMENTA

Leia mais

SITUAÇÃO PROFISSIONAL DOS ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA UNIVERSIDADE POSITIVO

SITUAÇÃO PROFISSIONAL DOS ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA UNIVERSIDADE POSITIVO SITUAÇÃO PROFISSIONAL DOS ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA UNIVERSIDADE POSITIVO Leonardo Gomes Tavares leonardo.tavares@up.com.br Roberto Selow rselow@up.com.br Salmo Pustilnick salmo@up.com.br

Leia mais

O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO

O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO Maria Paula de Morais Silva maria.paula.demorais@gmail.com Valter Costa de Vasconcelos valteruepb@hotmail.com

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 308 INICIAÇÃO NO FUTSAL ENTRE CRIANÇAS DE 7 A 14 ANOS Verena Ancila da Rocha Carvalho 1 RESUMO Introdução: A proposta desse trabalho tem como finalidade através de uma pesquisa bibliográfica e um questionário

Leia mais

DESAFIOS ENFRENTADOS PELO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO

DESAFIOS ENFRENTADOS PELO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO 1 DESAFIOS ENFRENTADOS PELO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO Challenges faced by the physical education teacher in his pedagogical practice in middle

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR 1º PERÍODO Aulas semanais. C.H.T. (h/sem) Anatomia Humana

MATRIZ CURRICULAR 1º PERÍODO Aulas semanais. C.H.T. (h/sem) Anatomia Humana Unidades Curriculares MATRIZ CURRICULAR Natureza 1º PERÍODO Núcleo Anatomia Humana Ampliada 4 73h20min Filosofia e Ética da Relação Ser Educação Fundamentos da Relação Ser Educação Ginástica I História

Leia mais

ESEFAP ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA ALTA PAULISTA. Palavras chaves: Educação Física Escolar, Ensino Médio, Motivação.

ESEFAP ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA ALTA PAULISTA. Palavras chaves: Educação Física Escolar, Ensino Médio, Motivação. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: ASPECTOS MOTIVACIONAIS EDMILSON FERNANDES DOIRADO ROSEMEIRE DIAS DE OLIVEIRA ESEFAP ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA ALTA PAULISTA TUPÃ SÃO PAULO O profissional

Leia mais

DISCIPLINAS CRÉDITOS TEÓRICA PRÁTICA CORPO, MOVIMENTO E CONHECIMENTO BIOLÓGICO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS INFANTIS

DISCIPLINAS CRÉDITOS TEÓRICA PRÁTICA CORPO, MOVIMENTO E CONHECIMENTO BIOLÓGICO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS INFANTIS 1º HISTÓRIA E CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA CORPO, MOVIMENTO E CONHECIMENTO BIOLÓGICO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS INFANTIS COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I * PROCESSO PEDAGÓGICO DO 2 1 1 36 ATLETISMO

Leia mais

EXPERIMENTANDO A PRÁTICA E A APLICAÇÃO DE JOGOS NO UNIVERSO INFANTIL NO MÊS DA CRIANÇA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

EXPERIMENTANDO A PRÁTICA E A APLICAÇÃO DE JOGOS NO UNIVERSO INFANTIL NO MÊS DA CRIANÇA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EXPERIMENTANDO A PRÁTICA E A APLICAÇÃO DE JOGOS NO UNIVERSO INFANTIL NO MÊS DA CRIANÇA: RELATO DE EXPERIÊNCIA Edilene Linhares Linhares Universidade Nove de Julho edl227@hotmail.com; Ricardo Yoshio Silveira

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTOAVALIAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL 2014/01 a 2014/02 APRESENTAÇÃO O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

COMPORTAMENTO DOS ALUNOS A PARTIR DA INTERVENÇÃO DO EDUCADOR FÍSICO

COMPORTAMENTO DOS ALUNOS A PARTIR DA INTERVENÇÃO DO EDUCADOR FÍSICO COMPORTAMENTO DOS ALUNOS A PARTIR DA INTERVENÇÃO DO EDUCADOR FÍSICO ALMEIDA, Taís da Silva 1 ; PANDA, Maria Denise Justo 2 Palavras Chave: Educação Física, Anos Iniciais. Introdução: Na escola a Educação

Leia mais

FICHAS DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA

FICHAS DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA ISSN 2316-7785 FICHAS DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA Resumo expandido Isabel Cristina Thiel 1 UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina isabelthiel@gmail.com Regina

Leia mais

Participação dos alunos do ensino fundamental nas aulas de educação física: um estudo de caso

Participação dos alunos do ensino fundamental nas aulas de educação física: um estudo de caso 84 Educação Física em Revista - EFR 2013, v. 7, n. 2, p. 84-92 Artigo Original Participação dos alunos do ensino fundamental nas aulas de educação física: um estudo de caso Fabiano A. Teixeira, Alexandra

Leia mais

POSSIBILIDADES DA GINÁSTICA GERAL NO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL FREI FLORENTINO/MG. Bianca TIBÚRCIO¹, Ieda M. S. KAWASHITA².

POSSIBILIDADES DA GINÁSTICA GERAL NO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL FREI FLORENTINO/MG. Bianca TIBÚRCIO¹, Ieda M. S. KAWASHITA². POSSIBILIDADES DA GINÁSTICA GERAL NO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL FREI FLORENTINO/MG Bianca TIBÚRCIO¹, Ieda M. S. KAWASHITA² Resumo Este estudo se constitui em uma pesquisa qualitativa com o

Leia mais

RECURSOS EDUCACIONAIS. Recursos educacionais e laboratórios de ensino. VÍDEOS MICROBIOLÓGICOS: aprendendo e ensinando

RECURSOS EDUCACIONAIS. Recursos educacionais e laboratórios de ensino. VÍDEOS MICROBIOLÓGICOS: aprendendo e ensinando RECURSOS EDUCACIONAIS Recursos educacionais e laboratórios de ensino VÍDEOS MICROBIOLÓGICOS: aprendendo e ensinando Agnes Kiesling Casali agnescasali@prof.una.br Patrícia Silva Costa patbio24@gmail.com

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS DEMONSTRATIVOS NAS AULAS DE QUÍMICA

A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS DEMONSTRATIVOS NAS AULAS DE QUÍMICA A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS DEMONSTRATIVOS NAS AULAS DE QUÍMICA Yuri Miguel da Silva 1 ; Sebastião Lucas de Farias 2 ; Magadã Lira 3 ; 1 Instituto Federal de Pernambuco - Campus Vitória

Leia mais

O USO DO FACEBOOK NO ENSINO DE BIOLOGIA

O USO DO FACEBOOK NO ENSINO DE BIOLOGIA O USO DO FACEBOOK NO ENSINO DE BIOLOGIA Alan de Angeles Guedes da Silva¹ Universidade Estadual da Paraíba alandeangeles@bol.com.br INTRODUÇÃO As mudanças ocorridas com o advento das novas tecnologias vêm

Leia mais

O USO DE AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO DA MATEMÁTICA: O Portal Educacional e o Projeto Aprendendo por Tabelas

O USO DE AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO DA MATEMÁTICA: O Portal Educacional e o Projeto Aprendendo por Tabelas O USO DE AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO DA MATEMÁTICA: O Portal Educacional e o Projeto Aprendendo por Tabelas Eunice Medeiros Gonçalves (autora) Colégio Visão Professora nice-mg@hotmail.com

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GINÁSTICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, NA VISÃO DOS DOCENTES

A IMPORTÂNCIA DA GINÁSTICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, NA VISÃO DOS DOCENTES A IMPORTÂNCIA DA GINÁSTICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, NA VISÃO DOS DOCENTES Luana França Dalla Nora Amanda Diangelis Marques Taugen Maria Cristina Chimelo Paim Universidade Luterana do Brasil

Leia mais

Atividades Extraclasse

Atividades Extraclasse Atividades Extraclasse No Marista Ipanema, o estudante também aprende e desenvolve habilidades além da sala de aula. As turmas das Atividades Extraclasse, para cada modalidade, são divididas de acordo

Leia mais

As contribuições das práticas laboratoriais no processo de Ensino-Aprendizagem na área de Química

As contribuições das práticas laboratoriais no processo de Ensino-Aprendizagem na área de Química As contribuições das práticas laboratoriais no processo de Ensino-Aprendizagem na área de Química Monialine Santos de Sousa 1, Juliana da Conceição Souza Lima 1, Andressa Marques Leite 1, Raíla Vieira

Leia mais

Prefeitura Municipal de Ibotirama publica:

Prefeitura Municipal de Ibotirama publica: Prefeitura Municipal de Ibotirama 1 Quarta-feira Ano Nº 2587 Prefeitura Municipal de Ibotirama publica: Resolução CME nº 003/2017 -Aprovar a Matriz Curricular do Ensino Fundamental II, integrando-a a estrutura

Leia mais

A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS: DISCIPLINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MENTAIS

A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS: DISCIPLINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MENTAIS A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS: DISCIPLINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MENTAIS Carina da Silva Ourives Nanci Félix Veloso RESUMO ULBRA Cachoeira do Sul carinaourives046@gmail.com

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL ANÁLISE DA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DOS MUNÍCIPIOS DE ALVORADA DO OESTE E POMENTA BUENO- RO.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL ANÁLISE DA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DOS MUNÍCIPIOS DE ALVORADA DO OESTE E POMENTA BUENO- RO. EDUCAÇÃO AMBIENTAL ANÁLISE DA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DOS MUNÍCIPIOS DE ALVORADA DO OESTE E POMENTA BUENO- RO. Lila Francisca de. O. R. Matos - lila@unescnet.br UNESC Faculdades

Leia mais

Matriz Curricular (2017-atual)

Matriz Curricular (2017-atual) 1 Matriz Curricular (2017-atual) A matriz curricular do curso superior em Educação Física, modalidade Licenciatura está dividida em oito períodos, totalizando quatro anos de duração mínima. Cada período

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL BARASUOL, Cristiano de Castro 1 ; NASCIMENTO, Rosangela Conceição Gomes 2 Palavras-chave: Educação Física. Anos Iniciais. Currículo

Leia mais

O IMPACTO DA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

O IMPACTO DA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO O IMPACTO DA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO CALDEIRA, T. V. S. GASPAR, M. M. RESUMO Esta pesquisa tem como objetivo analisar o impacto do ENEM no âmbito escolar, em relação à

Leia mais

Pesquisa realizada na disciplina de Pesquisa de Mercado do curso de administração 2

Pesquisa realizada na disciplina de Pesquisa de Mercado do curso de administração 2 ANÁLISE SOBRE A EXPECTATIVA DOS ACADÊMICOS APÓS A FORMAÇÃO SUPERIOR: UM ESUDO NA UNIJUÍ - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DA CIDADE DE SANTA ROSA 1 ANALYSIS ON THE EXPECTATION

Leia mais

Acadêmica do Curso de Educação Física, ULBRA SM. Bolsista do Pibid/ Capes. 2

Acadêmica do Curso de Educação Física, ULBRA SM. Bolsista do Pibid/ Capes. 2 DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CULTURAL DOS ATLETAS DE FUTSAL DA EMEF ALTINA TEIXEIRA Nabil Ferreira El Hodali 1 Thierri Caruccio Guerra 2 Leonardo Gasparine Fernandes 3 Lurian da Rocha Alves 4 Janaina Gomes

Leia mais

PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUANTO AO USO DE ATIVIDADES PRÁTICAS EM BIOLOGIA

PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUANTO AO USO DE ATIVIDADES PRÁTICAS EM BIOLOGIA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUANTO AO USO DE ATIVIDADES PRÁTICAS EM BIOLOGIA Ramon Lima Silva, Hélio Félix dos Santos Neto; Getúlio José de Carvalho Júnior; Marcela Bernardes Portela. Universidade Federal

Leia mais

Pesquisa realizada com alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública estadual. 2

Pesquisa realizada com alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública estadual. 2 O APRENDIZADO EM BIOLOGIA SOB A ÓTICA DE ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE IJUÍ, RS 1 THE LEARNING IN BIOLOGY UNDER THE OPTICS OF STUDENTS OF THE 1ST YEAR OF MIDDLE SCHOOL

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA Campus: MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA Goiânia Eseffego Curso: Educação Física Universidade Estadual de Goiás Modalidade: Licenciatura Resolução CsA n. 966/2016 Integralização

Leia mais

O OLHAR DO PROFESSOR DA EJA: METODOLOGIA COM CARÁTER INVESTIGATIVO EM SALA DE AULA

O OLHAR DO PROFESSOR DA EJA: METODOLOGIA COM CARÁTER INVESTIGATIVO EM SALA DE AULA O OLHAR DO PROFESSOR DA EJA: METODOLOGIA COM CARÁTER INVESTIGATIVO EM SALA DE AULA INTRODUÇÃO Renata Nery Ribeiro Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia natinhanery@hotmail.com Baraquizio Braga do

Leia mais

CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A APROPRIAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A APROPRIAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A APROPRIAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Resumo Marcela Silva da Luz 1 - UNESP Jáima Pinheiro Oliveira 2 - UNESP Grupo de Trabalho Educação

Leia mais

ATIVIDADES TURNO INTEGRAL MARISTA PROGRAMAÇÃO FLEXÍVEL

ATIVIDADES TURNO INTEGRAL MARISTA PROGRAMAÇÃO FLEXÍVEL TURNO INTEGRAL MARISTA ATIVIDADES Viver a qualidade e a excelência da educação do Marista São Francisco, convivendo e aprendendo em um ambiente multidisciplinar e seguro, essa é a proposta do Turno Integral

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSOS DE LICENCIATURAS PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2017.2 5º. PERÍODO Diálogos com a Escola-Campo I / Prática Pedagógica V Observação do Campo de Estágio (com

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR NOME: EDUCAÇÃO FÍSICA II PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR CURSO: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO ANO: 2º CARGA HORÁRIA: 3 A/S - 120 H/A 100 H/R DOCENTE RESPONSÁVEL: ANA

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Licenciatura em Educação Física no ano de

Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Licenciatura em Educação Física no ano de A DANÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES 1 DANCE IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION: A REFLECTION ON THE PEDAGOGICAL PRACTICES OF TEACHERS Priscila Costa

Leia mais

RELATÓRIO DE RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2016/2 Este relatório objetiva publicitar os resultados da auto avaliação do

RELATÓRIO DE RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2016/2 Este relatório objetiva publicitar os resultados da auto avaliação do RELATÓRIO DE RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2016/2 Este relatório objetiva publicitar os resultados da auto avaliação do Curso de Ciências Contábeis, realizada pelos discentes

Leia mais

ARTE: ESPAÇO DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SANTOS, Scheila Pires 1 TOSTES, Jessica Caroline Do Couto 2 NAIMAIER, Juliana Alegre Fortes 3

ARTE: ESPAÇO DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SANTOS, Scheila Pires 1 TOSTES, Jessica Caroline Do Couto 2 NAIMAIER, Juliana Alegre Fortes 3 ARTE: ESPAÇO DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SANTOS, Scheila Pires 1 TOSTES, Jessica Caroline Do Couto 2 NAIMAIER, Juliana Alegre Fortes 3 RESUMO O presente trabalho relata a experiência vivenciada pelos

Leia mais

VMSIMULADOS PEB II - EDUCAÇÃO FÍSICA CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS VOLUME II 1

VMSIMULADOS PEB II - EDUCAÇÃO FÍSICA CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS VOLUME II  1 PEB II - EDUCAÇÃO FÍSICA CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS VOLUME II WWW.VMSIMULADOS.COM.BR 1 PEB II EDUCAÇÃO FÍSICA - VOLUME II PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA II CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 01.

Leia mais

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS UNICRUZ - UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS UNICRUZ - UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS UNICRUZ - UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES Art. 1º - O presente regulamento estabelece as normas para a efetivação

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 118797 A prática esportiva tem importância significativa para os seus praticantes, pois, numa prática bem orientada, podem-se aprender valores fundamentais à vida, como união, respeito, amizade

Leia mais

PIBID E EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: IDENTIFICANDO A VISÃO DOS ESTUDANTES SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA ESTADUAL WALFREDO GURGEL

PIBID E EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: IDENTIFICANDO A VISÃO DOS ESTUDANTES SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA ESTADUAL WALFREDO GURGEL PIBID E EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: IDENTIFICANDO A VISÃO DOS ESTUDANTES SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA ESTADUAL WALFREDO GURGEL Alexson Gomes de Lima (Autor); Luana Stefanya Costa Mendes (Co-Autor);

Leia mais

O TREINADOR DE FUTEBOL NAS CATEGORIAS DE BASE: ANÁLISE DA FORMAÇÃO E PERCEPÇÃO ACERCA DAS CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS AO PROCESSO DE ENSINO

O TREINADOR DE FUTEBOL NAS CATEGORIAS DE BASE: ANÁLISE DA FORMAÇÃO E PERCEPÇÃO ACERCA DAS CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS AO PROCESSO DE ENSINO O TREINADOR DE FUTEBOL NAS CATEGORIAS DE BASE: ANÁLISE DA FORMAÇÃO E PERCEPÇÃO ACERCA DAS CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS AO PROCESSO DE ENSINO Felipe Corbellini 1 - Celer Faculdades Diogo Ottoni Ferrari 2

Leia mais

UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO INTEGRAL ATRAVÉS DO ESPORTE

UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO INTEGRAL ATRAVÉS DO ESPORTE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO INTEGRAL ATRAVÉS DO ESPORTE UMA DAS PRIMEIRAS ESCOLAS DE ESPORTES DE SÃO PAULO A MedSport oferece, desde 1981, Iniciação Poliesportiva para crianças e jovens de 4 a 15 anos. Por

Leia mais

BAIXA FREQUÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE SEUS DETERMINANTES

BAIXA FREQUÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE SEUS DETERMINANTES BAIXA FREQUÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE SEUS DETERMINANTES Autor: Marcos Antonio Rocha de Lima 1 Secretaria de Educação de Fortaleza, marcosrochahgcc@gmail.com

Leia mais

Relatório de Autoavaliação Institucional. Ano letivo 2017 EaD GOIÂNIA, 2018.

Relatório de Autoavaliação Institucional. Ano letivo 2017 EaD GOIÂNIA, 2018. Relatório de Autoavaliação Institucional Ano letivo 2017 EaD GOIÂNIA, 2018. SUMÁRIO 1 SOBRE A INSTITUIÇÃO... 2 2 CURSOS AVALIADOS... 3 ADMINISTRAÇÃO (EaD)... 4 PEDAGOGIA (EaD)... 12 1 1 SOBRE A INSTITUIÇÃO

Leia mais

Prof. Maria Emilia Nunes Rodrigues Arenas Secretaria Municipal de Educação São José do Rio Preto - SP

Prof. Maria Emilia Nunes Rodrigues Arenas Secretaria Municipal de Educação São José do Rio Preto - SP Área de Linguagens Educação Física Ensino Fundamental O Ensino Fundamental Duas fases Quatro eixos de formação Anos Iniciais (1 ao 5 ano) Anos Finais (6 ao 9 ano) Letramentos e capacidade de aprender;

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA

DIAGNÓSTICO DA UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA DIAGNÓSTICO DA UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA Girlene dos Santos Souza girlenessouza@gmail.com Mário Luiz Farias Cavalcanti mariolfcavalcanti@yahoo.com.br Maria de Fátima Machado Gomes

Leia mais

METODOLOGIA DA PARTICIPAÇAO/GLOBAL NO FUTSAL NA EMEF ALTINA TEIXEIRA

METODOLOGIA DA PARTICIPAÇAO/GLOBAL NO FUTSAL NA EMEF ALTINA TEIXEIRA METODOLOGIA DA PARTICIPAÇAO/GLOBAL NO FUTSAL NA EMEF ALTINA TEIXEIRA Nabil Ferreira el Hodali 1 Thierri Caruccio Guerra 2 Leonardo Gasparine Fernandes 3 Lurian da Rocha Alves 4 Janaina Gomes Cantes 5 Adriana

Leia mais

Grupo de pesquisa: CIEI Cultura, infância e educação infantil

Grupo de pesquisa: CIEI Cultura, infância e educação infantil Educação Infantil e o Lúdico na Matemática: pontos cardeais para o trabalho docente. Acadêmicas: Alessandra Medeiros dos Santos Sônia Maria Simões Gonsalves Orientadora: Dra. Elisa dos Santos Vanti Grupo

Leia mais

ÁREA - CONHECIMENTOS. 9º Ano

ÁREA - CONHECIMENTOS. 9º Ano ÁREA - CONHECIMENTOS 9º Ano EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO A BASE DO SISTEMA EDUCATIVO É O ALUNO, E A ESCOLA UMA VIA INSTITUCIONAL ENTRE OUTRAS, DE ACESSO À EDUCAÇÃO E IMPLICITAMENTE À PRÁTICA DE ATIVIDADES

Leia mais

CONTEÚDOS APLICADOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR:

CONTEÚDOS APLICADOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR: 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG CONTEÚDOS APLICADOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR: Perspectiva de

Leia mais

AS PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DO 6ª ANO SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE REFORÇO EM MATEMÁTICA

AS PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DO 6ª ANO SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE REFORÇO EM MATEMÁTICA ISSN 2316-7785 AS PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DO 6ª ANO SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE REFORÇO EM MATEMÁTICA Katherine Simões Pinheiro 1 k-tyy@hotmail.com Fabíola Vieira da Costa 2 fabi_vik@hotmail.com Robson

Leia mais

PERCEPÇÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA VISÃO DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE JUAZEIRO DO NORTE CE

PERCEPÇÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA VISÃO DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE JUAZEIRO DO NORTE CE PERCEPÇÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA VISÃO DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE JUAZEIRO DO NORTE CE Maria Miqueline da Conceição DANIEL (1); Jeane Dantas SOUSA (2) (1) Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

A VISÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

A VISÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA A VISÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA GRANIEL *, Daiana - PUCPR day_edfisica@hotmail.com HOFMANN **, Ana Paula PUCPR aninhahofmann@gmail.com KOGUT ***, Maria Cristina - PUCPR Cristina.k@pucpr.br

Leia mais

A EDUCAÇÃO FÍSICA, SUA RELAÇÃO HISTÓRICA COM O MUNDO DO TRABALHO E SUAS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO

A EDUCAÇÃO FÍSICA, SUA RELAÇÃO HISTÓRICA COM O MUNDO DO TRABALHO E SUAS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO A EDUCAÇÃO FÍSICA, SUA RELAÇÃO HISTÓRICA COM O MUNDO DO TRABALHO E SUAS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO Physical education, historical relationship with work and possibilities for integrated

Leia mais

Lueny Amorim de oliveira (1); Lainne Saraiva Garreta (1); Malena Correia Costa (2) Antônia Gomes do Nascimento (3)

Lueny Amorim de oliveira (1); Lainne Saraiva Garreta (1); Malena Correia Costa (2) Antônia Gomes do Nascimento (3) A HISTÓRIA DA QUÍMICA COMO INSTRUMENTO MOTIVADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE QUÍMICA NAS TURMAS DE 1 ANO DO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÃO DOS EDUCANDOS. Lueny Amorim de oliveira (1);

Leia mais

Crenças de autoeficácia e motivação de alunos de graduação: um estudo sobre a disciplina de Prática Musical de Conjunto.

Crenças de autoeficácia e motivação de alunos de graduação: um estudo sobre a disciplina de Prática Musical de Conjunto. Crenças de autoeficácia e motivação de alunos de graduação: um estudo sobre a disciplina de Prática Musical de Conjunto Victor Lucas Bento Universidade Federal do Paraná victorlucasb@hotmail.com Rosane

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Ives Alves de Jesus¹ ¹ Estudante do curso de licenciatura plena em pedagogia, Campus Crixás. yves-alves@outlook.com

Leia mais

I I EITIC. Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica do IFAL. Resumo Ciências Humanas

I I EITIC. Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica do IFAL. Resumo Ciências Humanas TÍTULO ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS DO IFAL CAMPUS MARECHAL DEODORO INGRESSOS NO PROGRAMA DE AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO / ANO 2013 PARA DIAGNÓSTICO NUTRICIONAL E AVALIAÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES Autor: Sileide da

Leia mais

PERFIL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DA REDE PÚBLICA DE CAXIAS DO SUL

PERFIL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DA REDE PÚBLICA DE CAXIAS DO SUL III Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG I Salão de Extensão & I Mostra Científica http://ojs.fsg.br/index.php/pesquisaextensao ISSN 2318-8014 PERFIL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DA REDE PÚBLICA

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA 2014/01 a 2014/02 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1. Análise

Leia mais

A importância das aulas laboratoriais como uma ferramenta didática para os professores de Biologia. Apresentação: Pôster

A importância das aulas laboratoriais como uma ferramenta didática para os professores de Biologia. Apresentação: Pôster 1 A importância das aulas laboratoriais como uma ferramenta didática para os professores de Biologia Apresentação: Pôster Maicon Gonçalves BALBINO 1 ; Alisson Abreu RODRIGUES 2 ; Wendell Kennedy Azevedo

Leia mais