Aula 05. COMPETÊNCIAS DA POLÍCIA FEDERAL (continuação)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 05. COMPETÊNCIAS DA POLÍCIA FEDERAL (continuação)"

Transcrição

1 Página1 Curso/Disciplina: Segurança Pública Aula: Competências da Policia Federal. Polícia Civil. Guarda Municipal 05 Professor (a): Luis Alberto Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 05 COMPETÊNCIAS DA POLÍCIA FEDERAL (continuação) Além de apurar os crimes e contravenções, é também competência da polícia federal, nos termos do art. 144, 1.º, II, CRFB, prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins (art. 33, Lei /06). 27) (Banca: CESPE/UNB. Órgão: DPF. Prova: Agente da Polícia Federal) A Polícia Federal tem competência constitucional para prevenir e reprimir, com exclusividade, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho. Gabarito: incorreta. A polícia federal age preventiva e repressivamente. A questão deixa a entender que a Polícia Federal reprimiria com exclusividadade tais crimes, o que está incorreto. 28) (Banca: CESPE/UNB. Órgão: DPF. Prova: Agente da Polícia Federal) Compete à Polícia Federal, com exclusividade, realizar ações condimentes ao tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins; ao contrabando e ao descaminho. Gabarito: incorreta. 29) (Banca: CESPE/UNB. Órgão: TRF-5. Prova: Juiz Federal) Caso seja praticado crimes de estelionato contra instituição privada que integra o SUS, a instauração do inquérito policial é atribuição constitucionalmente prevista para a Polícia Federal. Gabarito: incorreta. O SUS é uma autarquia federal, porém o crime atingiu uma instituição privada, logo a polícia federal não irá investigar. Ademais, também compete à Polícia Federal prevenir e reprimir o contrabando e o descaminho.

2 Página2 Contrabando é a comercialização de produto ilícito que vem do exterior. Quando esse produto ingressa no território nacional, configura-se o contrabando. Porém, deve ser observado o princípio da especialidade. Se o invíduo traz armas do exterior, o crime será o de tráfico de armas (norma específica); se importa drogas, comete tráfico ilícito de entorpecentes. Portanto, o contrabando tem um viés genérico. O descaminho se configura quando o indivíduo importa produto lícito burlando o fisco. Se o indivíduo importa cigarros do Paraguai, e a pessoa declara que traz caixas de fósforo em vez de cigarros. Neste caso não há contrabando porque o produto é lícito. Se a Polícia Federal apreende um produto de contrabando, será competente a Justiça Federal do local da apreensão, nos termos da Súmula 151 do STJ. Ex.: a Polícia Federal apreende um carregamento de simulacro de arma de fogo no interior de São Paulo. Súmula 151, STJ. A competencia para o processo e julgamento por crime de contrabando ou descaminho define-se pela prevenção do juizo federal do lugar da apreensão dos bens. A atuação da Polícia Federal para prevenir e reprimir esses crimes é realizada sem prejuízo da ação: a) Fazendária; b) De outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência. FUNÇÕES DA POLÍCIA FEDERAL Compete à Polícia Federal exercer as seguintes funções (art. 144, 1.º, III e IV): a) Polícia Marítima; b) Polícia Aeroportuária; Quando a polícia federal atua como polícia aeroportuária (em portos e aeroportos), os órgão de segurança pública estaduais podem exercer o patrulhamento aéreo em caráter residual. Ou seja, quando a aeronáutica e a polícia federal não fazem, é possível que a polícia civil, militar ou o corpo de bombeiros façam o patrulhamento aéreo. O âmbito material da polícia aeroportuária, privativa da União, não se confunde com o do policiamento ostensivo do espaço aéreo, que respeitados os limites das áreas constitucionais das Polícias Federal e Aeronáutica Militar se inclui no poder residual da Polícia dos Estados (STF, ADI 132, rel. Min. Sepúlvedra Pertence, j. em 30/04/2003). Portanto, característica da polícia federal de ser uma polícia aeroportuária (privativa da União) não se confunde com o policiamento em caráter residual exercido pelas Polícias dos Estados.

3 Página3 30) (Banca: CESPE/UNB. Órgão: MPE/AM. Prova: Promotor de Justiça) O âmbito da polícia aeroportuária confunde-se com o policiamento ostensivo do espaço aéreo. Assim, não pode a polícia militar dos estados exercer a atividade de radiopatrulha aérea, pois essa atividade é privativa da União. Gabarito: incorreta. O fato de a droga haver sido transportada por via aérea ocasiona, por si só, a competência da Justiça Federal? Não, conforme a jurisprudência do STF. O fato de a droga haver sido transportada por via aérea não ocasiona, por si só, a competência da Justiça Federal. Prevalece, sob tal ângulo, o local em que apreendida (STF, RE , rel. p/ o ac. min. Marco Aurélio, j. em 04/12/2007, 1ª T, Dje de ). c) Polícia de Fronteiras; A Polícia Rodoviária Federal não é uma polícia de fronteiras, mas sim a Polícia Federal. d) Polícia Judiciária da União (atividade exclusiva). A Polícia Federal é a única polícia judiciária da União, assim como a Polícia Civil é a única polícia judiciária dos Estados e do DF. A Polícia judiciária é aquela que investiga, é a chamada polícia repressiva, que tem como característica a instauração do inquérito policial para fins de investigação. Assim, no âmbito federal a única polícia que investiga é a Polícia Federal. No inquérito policial não se colhem provas (em regra), mas sim elementos de informativos. As provas, em regra, são colhida mediante contraditório judicial. Logo, somente no âmbito no processo é possível considerar uma prova. Contudo, há exceções: as provas cautelares, não repetíveis e antecipadas são colhidas na fase do inquérito. Art. 155, CPP. O juiz formará sua convicção pela livre apreciação da prova produzida em contraditório judicial, não podendo fundamentar sua decisão exclusivamente nos elementos informativos colhidos na investigação, ressalvadas as provas cautelares, não repetíveis e antecipadas.

4 Página4 PROVAS CAUTELARES PROVAS NÃO REPETÍVEIS PROVAS ANTECIPADAS Contraditório diferido (exercido posteriormente) Existe risco de perecimento em razão da demora, ou seja, é aquele que tende a desaparecer se não for produzida desde logo. Exemplo: busca e apreensão, interceptação telefônica. Contraditório diferido (exercido posteriormente) Foi produzida na fase de inquérito e que não pode ser reproduzida em juízo em virtude de desaparecimento da fonte probatória. Exemplo: perícia em crime de estupro; exame de corpo de delito. Contraditório real São produzidas com observância do contraditório, perante o juiz, antes do momento processual adequado. Exemplo: testemunha enferma que inspire receio de que, ao tempo da instrução, já não exista (art. 225, CPP). Art Se qualquer testemunha houver de ausentar-se, ou, por enfermidade ou por velhice, inspirar receio de que ao tempo da instrução criminal já não exista, o juiz poderá, de ofício ou a requerimento de qualquer das partes, tomar-lhe antecipadamente o depoimento. Não se admite, no Brasil, o chamado processo judicialiforme. PROCESSO JUDICIALIFORME Início da ação penal nas contravenções penais por meio de AUTO DE PRISÃO EM FLAGRANTE DELITO PORTARIA EXPEDIDA PELO DELEGADO OU MAGISTRADO REQUERIMENTO DO MINISTÉRIO PÚBLICO 31) (Banca: CESPE/UNB. Órgão: DPF. Prova: Papiloscopista da Polícia Federal) Compete ao Departamento de Polícia Federal (DPF): Apurar infrações penais praticadas em detrimento de interesse da União.

5 Página5 32) (Banca: CESPE/UNB. Órgão: DPF. Prova: Papiloscopista da Polícia Federal) Compete ao Departamento de Polícia Federal (DPF): Apurar infrações penais praticadas em detrimento de interesse de quaisquer autarquias. Gabarito: incorreta. Somente autarquia federal. 33) (Banca: CESPE/UNB. Órgão: DPF. Prova: Papiloscopista da Polícia Federal) Compete ao Departamento de Polícia Federal (DPF): Apurar infrações penais praticadas em detrimento de interesse de empresas públicas federais. 34) (Banca: CESPE/UNB. Órgão: DPF. Prova: Papiloscopista da Polícia Federal) Compete ao Departamento de Polícia Federal (DPF): Exercer as funções de polícia marítima. 35) (Banca: CESPE/UNB. Órgão: DPF. Prova: Papiloscopista da Polícia Federal) Compete ao Departamento de Polícia Federal (DPF): Exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária de todas as unidades da Federação. Gabarito: incorreta. Apenas da União. 36) (Banca: CESPE/UNB. Órgão: DPF. Prova: Escrivão da Polícia Federal) A apuração das infrações penais praticadas contra empresas públicas da União somente é de competência da Polícia Federal caso tenham repercussão interestadual, exigindo repressão uniforme. Gabarito: incorreta. Sendo crime contra empresa pública federal (da União), a apuração pela polícia federal independe da necessidade de repercussão interestaduale repressão uniforme. 37) (Banca: CESPE/UNB. Órgão: DPF. Prova: Escrivão da Polícia Federal) Atendidas as disposições legais, é atribuição da polícia federal apurar infrações penais cuja prática tenha repercussão interestadual e exija repressão uniforme. 38) (Banca: CESPE/UNB. Órgão: DPF. Prova: Delegado de Polícia Federal) Os crimes praticados em detrimento de bens das agências reguladoras criadas pela União devem ser apurados pela Polícia Federal.

6 Página6 39) (Banca: CESPE/UNB. Órgão: DPF. Prova: Agente de Polícia Federal) Compete à Polícia Federal a polícia aministrativa realizada pela União. Gabarito: incorreta. Também exercem a função de polícias administrativas da União a PFF e a PRF. 40) (Banca: CESPE/UNB. Órgão: DPF. Prova: Delegado de Polícia Federal) A função de polícia judiciária não exclui da Polícia Federal o poder de polícia administrativa. 41) (Banca: CESPE/UNB. Órgão: DPF. Prova: Agente de Polícia Federal) Incumbe à Polícia Rodoviária Federal exercer a função de polícia de fronteiras. Gabarito: incorreta. A PRF não é exerca e função de polícia de fronteiras. POLÍCIA CIVIL Nos termos do art. 144, 4.º, da CRFB, são características da a polícia civil: a) Dirigida por Delegado de Polícia de Carreira; b) Caráter residual: a polícia civil apura infrações desde que não sejam militares ou de competência da PF. Art. 144, 4.º. Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares. Não há inconstitucionalidade caso uma lei exija que o Chefe da Polícia Civil seja da classe mais elevada. 1. Não é materialmente inconstitucional a exigência de que o Chefe da Polícia Civil seja delegado de carreira da classe mais elevada, conforme nova orientação do STF. Precedente: ADI 3.062, Rel. Min. Gilmar Mendes. 2. Todavia, a instituição de requisitos para a nomeação do Delegado-Chefe da Polícia Civil é matéia de iniciativa privativa do Poder Executivo (CRFB/1988, art. 61, 1º, II, c e e), e, desta forma, não pode ser tratada por Emenda Constitucional de iniciativa parlamentar. Precedentes (STF, ADI 5.075, rel. Min. Roberto Barroso, j. em 19/08/2015). São forças auxiliares do exército a: a) Polícia Militar; FORÇAS AUXILIARES DO EXÉRCITO

7 Página7 b) Corpo de Bombeiro Militar (o corpo de bombeiro exerce atividade de defesa civil, n/f da Lei). Não são forças auxiliares das Forças Armadas como um todo (o que também englobaria Marinha e Aeronáutica). Art. 144, 7.º. A lei disciplinará a organização e o funcionamento dos órgãos responsáveis pela segurança pública, de maneira a garantir a eficiência de suas atividades. Quando na Constituição estiver previsto apenas o termo lei, trata-se de uma lei ordinária, porém nada impede que seja editada uma lei complementar, conforme entendimento do STF transcrito a seguir: A previsão, na Carta estadual, da regência, quanto à polícia civil, mediante lei complementar não conflita com a Constituição Federal (STF, ADI 2.314, rel. p/ o ac. min. Marco Aurélio, j. em 17/06/2015). GUARDA MUNICIPAL São características da Guarda Municipal: a) Não é um órgão de segurança pública; b) Criação facultativa; c) Protege bens, serviços e instalações dos municípios. Art. 144, 8.º. Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei. A Guarda Municipal é uma autarquia, logo pode exercer o poder de polícia (multa, por exemplo). Apenas entidades da Adminstração Direta e da Administração Indireta, desde que estas tenham pesonalidade jurídica de direito público. O STF já se manifestou no sentido da possibilidade do exercício do poder de polícia pela Guarda Municipal. É constitucional a atribuição às guardas municipai do exercício de poder de polícia de trânsito, inclusive para imposição de sanções administrativas legalmente previstas (STF, RE , rel. p/ o ac. min. Roberto Barroso, j. em 06/08/2015). Quanto ao porte de arma de fogo, a Guarda Municipal pode portar, em serviço, nos Municípios que tenham entre a habitantes. Nos Municípios que possuam mais de habitantes e nas Capitais (independente da população), a Guarda Municipal poderá portar arma de fogo em serviço ou fora do serviço, nos termos do art. 6.º, III e IV, do Estatuto do Desarmamento (Lei ). Art. 6.º. É proibido o porte de arma de fogo em todo o território nacional, salvo para os casos previstos em legislação própria e para: III os integrantes das guardas municipais das capitais dos Estados e dos Municípios com mais de (quinhentos mil) habitantes, nas condições estabelecidas no regulamento desta Lei.

8 Página8 IV - os integrantes das guardas municipais dos Municípios com mais de (cinqüenta mil) e menos de (quinhentos mil) habitantes, quando em serviço; MUNICÍPIOS a HABITANTES (em serviço) GUARDA MUNICIPAL CAPITAIS (em serviço ou fora) MUNICÍPIOS + DE HABITANTES (em serviço ou fora) O porte de arma de fogo fora dessas condições configura crime. CRIMES PENAS GRAVE Comércio ilegal de arma de fogo *4 a 8 anos + multa Sendo de uso restrito: Tráfico Internacional de arma de fogo *4 a 8 anos + multa + 1/2 MÉDIO Posse ou Porte ilegal de arma de fogo de uso restrito Porte ilegal de arma de fogo de uso permitido Disparo de arma de fogo *3 a 6 anos + multa *2 a 4 anos + multa *2 a 4 anos + multa Posse irregular de arma de fogo de uso permitido 1 a 3 anos + multa LEVE Omissão de cautela 1 a 2 anos + multa * +1/2 se forem praticados por pessoas dos Arts. 6.º, 7.º e 8.º. 42) (Banca: CESPE/UNB. Órgão: SEJUS. Prova: Agente penitenciário) Os municípios têm a faculade de, por meio de lei, constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, não lhes cabendo, contudo, o exercício da polícia ostensiva. SEGURANÇA VIÁRIA A segurança viária (incluída pela EC 82/14) tem como finalidades a preservação da ordem pública e a incolumidade das pessoas e do seu patrimônio nas vias públicas, nos termos do art. 144, 10 e incisos. Art. 144, 10. A segurança viária, exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do seu patrimônio nas vias públicas:

9 Página9 I - compreende a educação, engenharia e fiscalização de trânsito, além de outras atividades previstas em lei, que assegurem ao cidadão o direito à mobilidade urbana eficiente; e II - compete, no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, aos respectivos órgãos ou entidades executivos e seus agentes de trânsito, estruturados em Carreira, na forma da lei. SEGURANÇA VIÁRIA (EC 82/2014) FINALIDADES PRESERVAÇÃO DA ORDEM PÚBLICA INCOLUMIDADE DAS PESSOAS E DO SEU PATRIMÔNIO NAS VIAS PÚBLICAS EDUCAÇÃO SEGURANÇA VIÁRIA ENGENHARIA FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO Assegurando ao cidadão o direito à mobilidade urbana eficiente. OUTRAS ATIVIDADES PREVISTAS EM LEI COMPETÊNCIA Âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios RESPECTIVOS ÓRGÃOS ENTIDADES EXECUTIVOS AGENTES DE TRÂNSITO, ESTRUTURADOS EM CARREIRA, NA FORMA DA LEI

10 Página10 43) (Ano: Banca: FCC. Órgão: DPE/CE. Prova: Defensor Público de Entrância Inicial) A Emenda Constitucional no 82, de 16 de julho de 2014, introduziu no Título V da Constituição (Da Defesa do Estado e das Instituições Democráticas) disciplina específica sobre a segurança viária. Nos termos de suas disposições, a segurança viária: a) é exercida para a melhoria do transporte público em perímetro urbano e a preservação da incolumidade das pessoas e do seu patrimônio nas vias públicas. Comentário: incorreta. b) compreende a educação, engenharia e fiscalização de trânsito, além de outras atividades previstas em lei, que assegurem ao cidadão o direito à mobilidade urbana eficiente. Gabarito. c) compete privativamente aos Estados e ao Distrito Federal, que lhe dão execução por meio de órgãos ou entidades específicos e seus agentes de trânsito, estruturados em carreira, na forma da lei. Comentário: incorreta. Compete também aos Municípios. d) compete privativamente aos Municípios, que lhe dão execução por meio de órgãos ou entidades específicos e seus agentes de trânsito, estruturados em carreira, na forma da lei. e) constitui direito fundamental assegurado mediante o exercício pelo Poder Público de atividades de planejamento, administração, normatização, pesquisa, registro e licenciamento de veículos, formação, habilitação e reciclagem de condutores, educação, engenharia, operação do sistema viário, policiamento, fiscalização, julgamento de infrações e de recursos e aplicação de penalidades. 44) (Banca: CESPE/UNB. Órgão: MPE/AM. Prova: Promotor de Justiça) A gestão da segurança pública, como parte integrante da administração pública, é atribuição privativa dos Poderes Legislativos estaduais. Gabarito: incorreta. Poder Executivo. 45) (Ano: Banca: CESPE/UNB. Órgão: PRF. Prova: Policial Rodoviário Federal) Com relação às normas sobre segurança pública, meio ambiente e família a) a Polícia Federal, a PRF e a polícia ferroviária federal são consideradas, juntamente com as polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército. Comentário: incorreta. Apenas a PM e CBM. b) o meio ambiente é bem de uso especial, que a administração pública pode utilizar para a realização de suas atividades e a consecução de seus fins.

11 Página11 Comentário: incorreta. O meio ambiente é bem de uso comum. Art. 225, CRFB. Art Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações. c) a PRF exerce as funções de polícia de fronteira e o policiamento ostensivo das rodovias federais. Comentário: incorreta. A PRF não é polícia de fronteira, e não faz o policiamento ostensivo das rodovias federais. d) são penalmente inimputáveis apenas menores de dezesseis anos, sujeitos às normas da legislação especial. Comentário: incorreta. Art. 228, CRFB. especial. Art São penalmente inimputáveis os menores de dezoito anos, sujeitos às normas da legislação e) a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes é considerada entidade familiar. Gabarito. Art. 226, 4.º, CRFB. Art. 226, 4.º. Entende-se, também, como entidade familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes. 46) (Banca: CESPE/UNB. Órgão: DPF. Prova: Escrivão da Polícia Federal) As Guardas Municipais podem ser instituídas com a finalidade de proteger os bens, os serviços e as instalações municipais, funcionando como polícia judiciária nos crimes praticados em detrimento dos Municípios. Gabarito: incorreta. Não é polícia judiciária. 47) (Banca: CESPE/UNB. Órgão: DPF. Prova: Delegado da Polícia Federal) A Constituição de 1988 prevê, em caráter obrigatório, o regime de remuneração na forma de subsídio para todos os policiais federais. Todos os integrantes da segurança pública recebem na forma de subsídio. 48) (Banca: CESPE/UNB. Órgão:Detran/DF. Prova: Auxiliar de trânsito) A segurança pública deverá ser exercida pelas polícias federal, rodoviária federal, ferroviária federal, civis, militares e corpos de bombeiros militares.

12 Página12 49) (Banca: CESPE/UNB. Órgão:Detran/DF. Prova: Auxiliar de trânsito) As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reservas do Exército, subordinam-se, juntamente com as polícias civis, aos governadores dos estados, do Distrito Federal (DF) e dos territórios. 50) (Banca: CESPE/UNB. Órgão:Detran/DF. Prova: Auxiliar de trânsito) O patrulhamento ostensivo das rodovias federais é de competência exclusiva dos DETRANs. Gabarito: incorreta. Competência exclusiva da PRF. 51) (Banca: FUNRIO. Órgão: PRF. Prova: Policial Rodoviário Federal) A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos: I - polícia federal; II - polícia rodoviária federal; III - polícia ferroviária federal; IV - polícias civis; V - polícias militares e corpos de bombeiros militares. Neste sentido, é correto afirmar que incumbe a) à polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência. Gabarito. b) à polícia rodoviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, exercer com exclusividade as funções de polícia judiciária da União. Comentário: incorreta. PRF não é polícia judiciária da União. c) à polícia ferroviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras. Comentário: incorreta. d) às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei. Comentário: incorreta. A PF apura essas infrações.

13 Página13 e) às polícias militares, ressalvada a competência da União, exercer as funções de polícia judiciária e apurar as infrações penais. Comentário: incorreta. PM não é polícia judiciária. 52) (Ano:. Banca:. Órgão:. Prova: ) Considere as seguintes assertivas a respeito da Segurança Pública: I. Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil. Comentário: correta. II. As polícias militares e corpos de bombeiros militares subordinam-se, juntamente com as polícias civis, aos Governadores dos Estados e do Distrito Federal. Comentário: correta. III. A polícia ferroviária federal, órgão temporário, organizado e mantido pelos Estados e Distrito Federal, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das ferrovias federais. Comentário: incorreta. Órgão permanente. IV. Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares. Comentário: correta. De acordo com a Constituição Federal brasileira, está correto o que se afirma APENAS em: a) I, II e III. b) I, II e IV. c) I e IV. d) II e III. Gabarito: Letra B. 53) (Banca: CESPE/UNB. Órgão: PC/ES. Prova: Perito Criminal) No tocante ao tema da segurança pública e sua organização, julgue o item seguinte. Sendo a segurança um dever estatal, direito e responsabilidade de todos, os municípios, em momentos de instabilidade social, podem constituir guardas municipais destinadas ao policiamento ostensivo. Gabarito: incorreta. Guarda Municipal não é polícia.

INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS. Segurança Pública. Composição da Segurança Pública 11/07/2012

INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS. Segurança Pública. Composição da Segurança Pública 11/07/2012 DEFESA DO ESTADO E DAS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS Rodrigo Belmonte rodrigoabelmonte@terra.com.br Segurança Pública Art. 144 a CF/88 Dever do Estado Direito e responsabilidade de todos Finalidade: preservação

Leia mais

FORÇAS ARMADAS SEGURANÇA PÚBLICA

FORÇAS ARMADAS SEGURANÇA PÚBLICA SEGURANÇA PÚBLICA A quem incumbe? É dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. Na CF: arts. 144 e 42 Finalidades Preservação da ordem pública Preservação da incolumidade das pessoas e do patrimônio

Leia mais

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VÍTOR CRUZ Módulo extra 6 - Forças Armadas e Segurança Pública: FORÇAS ARMADAS:

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VÍTOR CRUZ Módulo extra 6 - Forças Armadas e Segurança Pública: FORÇAS ARMADAS: Módulo extra 6 - Forças Armadas e Segurança Pública: FORÇAS ARMADAS: Forças Armadas = Marinha + Exército + Aeronáutica Conceito: instituições permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia

Leia mais

Legislação aplicada à PF. Lei nº 7102/1983

Legislação aplicada à PF. Lei nº 7102/1983 Legislação aplicada à PF Lei nº 7102/1983 Considerações Iniciais 3 4 5 Organização administrativa Vamos estudar o quê? Ilustração... Vamos estudar o órgão públicos já que o DPF, é órgão... - conceito -

Leia mais

OS DESAFIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL. Professora Rosilene Diniz

OS DESAFIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL. Professora Rosilene Diniz OS DESAFIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL Professora Rosilene Diniz O QUE É SEGURANÇA PÚBLICA E QUAIS OS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS PELA SEGURANÇA DO CIDADÃO? O QUE FAZ CADA ÓRGÃO FEDERATIVO PARA GARANTIR A

Leia mais

PROC. PENAL DAVI ANDRÉ INQUÉRITO PENAL. fim a apuração das infrações penais e da sua autoria. (Redação dada pela Lei nº 9.043, de 9.5.

PROC. PENAL DAVI ANDRÉ INQUÉRITO PENAL. fim a apuração das infrações penais e da sua autoria. (Redação dada pela Lei nº 9.043, de 9.5. 1 PROC. PENAL PONTO 1: INQUÉRITO PENAL PONTO b): INQ. PENAL INQUÉRITO PENAL BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: 1. NORBERTO AVENA 2. NESTOR TÁVORA 3. EDILSON M. BONFIM 4. AURY LOPES JR. 5. DAVI ANDRÉ COSTA SILVA 1.CONCEITO,

Leia mais

José Afonso da Silva, Pedro Lenza, Alexandre de Moraes e Maria S. Z. Di Pietro

José Afonso da Silva, Pedro Lenza, Alexandre de Moraes e Maria S. Z. Di Pietro SEGURANÇA PÚBLICA José Afonso da Silva, Pedro Lenza, Alexandre de Moraes e Maria S. Z. Di Pietro Prof. Dr. João Miguel da Luz Rivero jmlrivero@gmail.com Polícia e Segurança Pública São dois termos que

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 101, DE 2015

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 101, DE 2015 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 101, DE 2015 Modifica o art. 144 da Constituição Federal, para determinar que o Diretor-Geral da Polícia Federal tenha a designação de Delegado-Geral de Polícia Federal,

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 224, DE 2010

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 224, DE 2010 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 224, DE 2010 Altera o art. 14 da Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, para determinar como causa de aumento de pena do crime de porte ilegal de arma de fogo

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE REFERÊNCIA

QUESTIONÁRIO DE REFERÊNCIA 1. Nome da organização: Departamento de Polícia Federal. QUESTIONÁRIO DE REFERÊNCIA 2. Endereço: Setor de Autarquias Sul, Quadra 6, Lotes 9/10, Brasília/DF, Brasil. Telefone: 55 61 2024-8366 Fax: 55 61

Leia mais

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO 1 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1. A Polícia Civil e a Constituição da República A Polícia Civil, vista sob o âmbito administrativo, possui natureza jurídica de órgão pertencente à Administração

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2017

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2017 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2017 Altera os arts. 21, 22, 42 e 144 da Constituição e o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) para federalizar os órgãos de segurança pública.

Leia mais

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Eficácia Jurídica e Eficácia Social Eficácia Social: efetividade Eficácia Jurídica: aptidão para a produção de efeitos Classificação de José Afonso da Silva Adotada

Leia mais

Inquérito Policial Esquematizado - PF

Inquérito Policial Esquematizado - PF Inquérito Policial Esquematizado - PF SUMÁRIO UNIDADE 1 Processo Penal UNIDADE 2 Persecução penal 2.1 Diferença entre Policia Administrativa e Polícia Judiciária UNIDADE 3 Conceito 3.1 Finalidade UNIDADE

Leia mais

Atuação da POLÍCIA FEDERAL no Intercâmbio Internacional de Patrimônio Genético Brasília, 7 de junho de 2016

Atuação da POLÍCIA FEDERAL no Intercâmbio Internacional de Patrimônio Genético Brasília, 7 de junho de 2016 Atuação da POLÍCIA FEDERAL no Intercâmbio Internacional de Patrimônio Genético Brasília, 7 de junho de 2016 SUMÁRIO 1 A POLÍCIA FEDERAL: Atribuições e Organização 2 CRIMES RELACIONADOS AO INTERCÂMBIO DE

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Forças policiais no sistema constitucional Paulo Tadeu Rodrigues Rosa* 1. Disciplina das forças policiais na Constituição Federal O direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL I AULA DIA 04/05/2015. Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA

DIREITO PROCESSUAL PENAL I AULA DIA 04/05/2015. Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA DIREITO PROCESSUAL PENAL I AULA DIA 04/05/2015 Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com 10.2.5. Características - Procedimento escrito: não se permite uma investigação verbal. Todas

Leia mais

COMPETÊNCIA EM RAZÃO DA NATUREZA DA INFRAÇÃO

COMPETÊNCIA EM RAZÃO DA NATUREZA DA INFRAÇÃO JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA III COMPETÊNCIA EM RAZÃO DA NATUREZA DA INFRAÇÃO FIXADA A COMARCA COMPETENTE (RATIONE LOCI), QUAL SERÁ A JUSTIÇA COMPETENTE EM RAZÃO DA NATUREZA DA INFRAÇÃO OU FATOS INCRIMINADORES

Leia mais

A questão baseia-se na literalidade do art. 283, 284 e 285 do CPP:

A questão baseia-se na literalidade do art. 283, 284 e 285 do CPP: Cargo: S01 - AGENTE DE POLÍCIA CIVIL Disciplina: Noções de Direito Processual Penal Questão Gabarito por extenso Justificativa A questão baseia-se na literalidade do art. 283, 284 e 285 do CPP: Conclusão

Leia mais

Guarda Municipal de Fortaleza Direito Constitucional Segurança Pública Emilly Albuquerque

Guarda Municipal de Fortaleza Direito Constitucional Segurança Pública Emilly Albuquerque Guarda Municipal de Fortaleza Direito Constitucional Segurança Pública Emilly Albuquerque 2013 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. SEGURANÇA PÚBLICA Art. 144 CF Art.

Leia mais

Atualidades Teoria e Exercícios DEPEN Aula 00 Sistema de Justiça Criminal Prof. Leandro Signori

Atualidades Teoria e Exercícios DEPEN Aula 00 Sistema de Justiça Criminal Prof. Leandro Signori Caro aluno, É com imenso prazer que nos encontramos no PONTO DOS CONCURSOS para esta jornada em busca de um excelente resultado na disciplina de ATUALIDADES no concurso do DEPEN para o cargo de AGENTE

Leia mais

PARECER Nº 003/2011/JURÍDICO/CNM INTERESSADO: MUNICÍPIO DE BUENO BRANDÃO - MG ASSUNTO: ATENDIMENTO PELO MUNICÍPIO DE COMPETÊNCIAS DE OUTROS ENTES.

PARECER Nº 003/2011/JURÍDICO/CNM INTERESSADO: MUNICÍPIO DE BUENO BRANDÃO - MG ASSUNTO: ATENDIMENTO PELO MUNICÍPIO DE COMPETÊNCIAS DE OUTROS ENTES. PARECER Nº 003/2011/JURÍDICO/CNM INTERESSADO: MUNICÍPIO DE BUENO BRANDÃO - MG ASSUNTO: ATENDIMENTO PELO MUNICÍPIO DE COMPETÊNCIAS DE OUTROS ENTES. DA CONSULTA: O Prefeito de Bueno Brandão no Estado de

Leia mais

Escola de Formação Política Miguel Arraes

Escola de Formação Política Miguel Arraes Escola de Formação Política Miguel Arraes Curso de Atualização e Capacitação Sobre Formulação e Gestão de Políticas Públicas Módulo III Políticas Públicas e Direitos Humanos Aula 7 Gestão em Segurança

Leia mais

RECOMENDAÇÃO N.º 01/ NCAP

RECOMENDAÇÃO N.º 01/ NCAP RECOMENDAÇÃO N.º 01/2011 - NCAP O MINISTÉRIO PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL E TERRITÓRIOS, por intermédio dos Promotores de Justiça signatários, em exercício nas Promotorias de Justiça de Controle Externo

Leia mais

SEGURANÇA PÚBLICA: TERCEIRIZAÇÃO E IGUALDADE. ADILSON ABREU DALLARI Prof. Titular da PUC/SP

SEGURANÇA PÚBLICA: TERCEIRIZAÇÃO E IGUALDADE. ADILSON ABREU DALLARI Prof. Titular da PUC/SP SEGURANÇA PÚBLICA: TERCEIRIZAÇÃO E IGUALDADE ADILSON ABREU DALLARI Prof. Titular da PUC/SP I Introdução Estado de Direito: contenção do poder e garantia de direitos vida humana e segurança urbanização,

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL 145 QUESTÕES DE PROVAS IBFC POR ASSUNTOS 06 QUESTÕES DE PROVAS FCC 24 QUESTÕES ELABORADAS PELO EMMENTAL Edição Maio 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução

Leia mais

26/05/2017 SÉRGIO BAUTZER LEGISLAÇÃO EXTRAVAGANTE

26/05/2017 SÉRGIO BAUTZER LEGISLAÇÃO EXTRAVAGANTE SÉRGIO BAUTZER LEGISLAÇÃO EXTRAVAGANTE CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PMDF (SOLDADO) 1. Estatuto do Desarmamento (Lei n.º 10.826/2003). 2. Crimes hediondos (Lei n.º 8.072/1990). 3. Crimes resultantes de preconceitos

Leia mais

Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se. eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no

Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se. eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Parágrafo único. Cada legislatura terá a duração de quatro anos. Art. 45. A Câmara

Leia mais

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ 1 01. A Constituição Federal de 1988 consagra diversos princípios, os quais exercem papel extremamente importante no ordenamento

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO E LEGISLAÇÃO DE TRANSPORTES URBANOS (PARA O CARGO DE AUXILIAR DE FISCAL DE

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO E LEGISLAÇÃO DE TRANSPORTES URBANOS (PARA O CARGO DE AUXILIAR DE FISCAL DE LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO E LEGISLAÇÃO DE TRANSPORTES URBANOS (PARA O CARGO DE AUXILIAR DE FISCAL DE TRANSPORTES URBANOS de acordo com o Edital do concurso da Secretaria Municipal de Transporte do Rio de

Leia mais

LEI /2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais)

LEI /2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais) Página1 Resumo esquematizado sobre a LEI 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais) Elaborado em 13/08/2014 Márcio André Lopes Cavalcante SOBRE O QUE TRATA A LEI A Lei 13.022/2014 institui normas

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o, DE 2015

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o, DE 2015 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o, DE 2015 (Da Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a apurar as causas, razões, consequências, custos sociais e econômicos da violência, morte e desaparecimento

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº INSTRUÇÃO Nº CLASSE 19 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL

RESOLUÇÃO Nº INSTRUÇÃO Nº CLASSE 19 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº 23.396 INSTRUÇÃO Nº 958-26.2013.6.00.0000 CLASSE 19 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL Relator: Ministro Dias Toffoli Interessado: Tribunal Superior Eleitoral Dispõe sobre a apuração de crimes eleitorais.

Leia mais

QUESTÕES DE CONCURSOS FISCAL DE RENDAS ICMS/RJ

QUESTÕES DE CONCURSOS FISCAL DE RENDAS ICMS/RJ QUESTÕES DE CONCURSOS FISCAL DE RENDAS ICMS/RJ - 2009 01 Assinale a alternativa que defina corretamente o poder regulamentar do chefe do Executivo, seja no âmbito federal, seja no estadual. a) O poder

Leia mais

OBJETO DA NORMA E CONCEITOS E TIPOS PENAIS

OBJETO DA NORMA E CONCEITOS E TIPOS PENAIS - LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL - - Lei nº 12.850/13 - Lei de Combate às Organizações Criminosas - Professor: Marcos Girão - OBJETO DA NORMA E CONCEITOS E TIPOS PENAIS 1 OBJETO DA LEI Nº 12.850/13 Art. 1 o

Leia mais

DA INTERVENÇÃO FEDERAL (ARTS. 34 A 36) (vários autores) Disciplina: Direito Constitucional II

DA INTERVENÇÃO FEDERAL (ARTS. 34 A 36) (vários autores) Disciplina: Direito Constitucional II DA INTERVENÇÃO FEDERAL (ARTS. 34 A 36) (vários autores) Disciplina: Direito Constitucional II Prof. Dr. João Miguel da Luz Rivero jmlrivero@gmail.com www.rivero.pro.br O Estado Federal fundamenta-se no

Leia mais

Mestrando: Iran Alves Moraes

Mestrando: Iran Alves Moraes Seminário: Apuração das infrações penais ambientais. Atribuições Mestrando: Iran Alves Moraes Seminário: Apuração das infrações penais ambientais. Atribuições constitucionais e infraconstitucionais do

Leia mais

Estatuto Geral das Guardas Municipais. Desmistificação numa abordagem jurídica

Estatuto Geral das Guardas Municipais. Desmistificação numa abordagem jurídica Estatuto Geral das Guardas Municipais Desmistificação numa abordagem jurídica Wagner Soares Currículo 1º Tenente da Polícia Militar 7º BPM Santana do Ipanema 9º BPM Delmiro Gouveia Copes Caatinga Formação

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Reorganiza as atribuições gerais e as classes dos cargos da Carreira Policial Federal, fixa a remuneração e dá outras providências.

Leia mais

SUMÁRIO A ǧ.! A A ǧ

SUMÁRIO A ǧ.! A A ǧ SUMÁRIO... 19 1. Introdução e breve reconstrução histórica da função e da carreira... 19 2. Fundamento constitucional da carreira... 20 2.1 Abrangência da expressão Autoridade Policial... 20 3. Lei de

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE ÍNDICE ALFABÉTICO-REMISSIVO DA CRFB/

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE ÍNDICE ALFABÉTICO-REMISSIVO DA CRFB/ SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO FEDERAL...13 ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CRFB/1988....15 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988....18 ÍNDICE ALFABÉTICO-REMISSIVO DA CRFB/1988...115 CÓDIGO PENAL...143 LEI

Leia mais

Professor Paulo Sergio Legislação Aplicada Teoria e Exercícios

Professor Paulo Sergio Legislação Aplicada Teoria e Exercícios LEGISLAÇÃO RELATIVA AO DPRF LEGISLAÇÃO RELATIVA À PRF: 1. Art.144 da Constituição Federal - Perfil constitucional: funções institucionais. 2. Art. 20 da Lei nº 9.503/1997. 3. Decreto nº 1.655/1995. 4.

Leia mais

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE As normas elaboradas pelo Poder Constituinte Originário são colocadas acima de todas as outras manifestações de direito. A própria Constituição Federal determina um procedimento

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR Silvana Dantas Aula 01 MPU 2017 DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR PROFª SILVANA DANTAS.

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR Silvana Dantas Aula 01 MPU 2017 DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR PROFª SILVANA DANTAS. 01 MPU 2017 DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR PROFª SILVANA DANTAS 1 APRESENTAÇÃO CURRÍCULO DO PROFESSOR : possui graduação em direito pela Universidade Federal de Campina Grande PB; Pós-graduanda em Direito

Leia mais

o Constituiçã Federal

o Constituiçã Federal Constituição Federal 1. Constituição Federal...8 Título I - Dos Princípios Fundamentais...8 Título II - Dos Direitos e Garantias Fundamentais...8 Capítulo I - Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos...8

Leia mais

Autoritarismo do Código de Processo Penal de 1941 vs. Constituição Federal de Processo Penal...8. Sistema Acusatório...

Autoritarismo do Código de Processo Penal de 1941 vs. Constituição Federal de Processo Penal...8. Sistema Acusatório... Sumário Autoritarismo do Código de Processo Penal de 1941 vs. Constituição Federal de 1988...2 Contexto Político e Histórico... 2 Características da Constituição de 1937... 4 Código de Processo Penal de

Leia mais

TESTE RÁPIDO LEGISLAÇÃO APLICADA A POLÍCIA FEDERAL

TESTE RÁPIDO LEGISLAÇÃO APLICADA A POLÍCIA FEDERAL TESTE RÁPIDO LEGISLAÇÃO APLICADA A POLÍCIA FEDERAL Lei 6.815/80 (Estatuto do Estrangeiro) 1- (PF/2013/Escrivão) Julgue o item abaixo, a respeito da deportação de estrangeiro prevista na Lei n.º 6.815/1980.

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO

O GOVERNADOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO LEI Nº 11.200 DE 30/01/1995 (DOPE 31/01/1995) ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DO ESTADO NOTA 1: Os cargos em comissão fixados nesta Lei, foram extintos pelo Art. 16 da Lei nº 11.629, de 28 de janeiro de 1999.

Leia mais

GUARDA MUNICIPAL. 35. À luz dos preceitos da Constituição Federal referentes à segurança pública, assinale a alternativa INCORRETA.

GUARDA MUNICIPAL. 35. À luz dos preceitos da Constituição Federal referentes à segurança pública, assinale a alternativa INCORRETA. GUARDA MUNICIPAL 35. À luz dos preceitos da Constituição Federal referentes à segurança pública, assinale a alternativa INCORRETA. a) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão constituir

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 4.840, DE 2016 (Do Sr. Alberto Fraga)

PROJETO DE LEI N.º 4.840, DE 2016 (Do Sr. Alberto Fraga) *C0059067A* C0059067A CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 4.840, DE 2016 (Do Sr. Alberto Fraga) Estabelece normas de atuação dos advogados das instituições de ensino superior que mantenham atendimento

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Conceito de Autoridade Policial em nossa Sistemática Processual Paulo Henrique da Silva Carvalho * Analisando o Código de Processo Penal Brasileiro e a legislação processual penal

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Súmula 122 do Superior Tribunal de Justiça e competência para o julgamento de contravenções penais: uma análise à luz da jurisprudência dos Tribunais Superiores Alexandre Piccoli

Leia mais

MUNICÍPIO DE PARAMIRIM

MUNICÍPIO DE PARAMIRIM PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 03, DE 06 DE JANEIRO DE 2017. Cria a Guarda Municipal do município de Paramirim, Estado da Bahia, e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE PARAMIRIM, Estado da Bahia,

Leia mais

CARREIRAS POLICIAIS RODOVIÁRIA FEDERAL CIVIL POLÍCIA VOLUME.

CARREIRAS POLICIAIS RODOVIÁRIA FEDERAL CIVIL POLÍCIA VOLUME. CARREIRAS POLICIAIS POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL CIVIL VOLUME 1 www.alfaconcursos.com.br Língua Portuguesa...13 1. Interpretação e Compreensão de Texto... 17 2. Reescritura de Frases e Parágrafos do Texto...

Leia mais

LFG MAPS. INQUÉRITO POLICIAL 08 questões. qualquer diligência, que será realizada, ou não, a juízo da autoridade.

LFG MAPS. INQUÉRITO POLICIAL 08 questões. qualquer diligência, que será realizada, ou não, a juízo da autoridade. NOÇÕES DE DIREITO PENAL Nível de importância Tema QTDE de Questões Porcentagem (%) 1 Inquérito Policial 8 32% 2 Prisões 7 28% 3 Provas 6 24% 4 Ação Penal 2 8% 5 Habeas Corpus 2 8% TOTAL 25 100% INQUÉRITO

Leia mais

Prof. Raul de Mello Franco Jr. - UNIARA PODER EXECUTIVO. 3ª aula. Prof. Raul de Mello Franco Jr.

Prof. Raul de Mello Franco Jr. - UNIARA PODER EXECUTIVO. 3ª aula. Prof. Raul de Mello Franco Jr. PODER EXECUTIVO 3ª aula Prof. Raul de Mello Franco Jr. SUBSÍDIOS do PRESIDENTE, do VICE e dos MINISTROS São fixados pelo CN, por decreto-legislativo (art. 49, VIII, CF). Devem ser fixados em parcela única.

Leia mais

SEGURANÇA NOS CAMPI DA UFRJ

SEGURANÇA NOS CAMPI DA UFRJ SEGURANÇA NOS CAMPI DA UFRJ Abril /2017 Paulo Mario Ripper Prefeito da UFRJ Área federal, não território As universidades federais, cujos bens são de propriedade da União, NÃO SÃO territórios federais,

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA MILITAR GOIÁS SOLDADO DE 3ª CLASSE

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA MILITAR GOIÁS SOLDADO DE 3ª CLASSE CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA MILITAR GOIÁS SOLDADO DE 3ª CLASSE LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 1 Linguagem: como instrumento de ação e interação presente

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Professor Victor Alves Aula dia 14/03/2017

DIREITO TRIBUTÁRIO. Professor Victor Alves Aula dia 14/03/2017 DIREITO TRIBUTÁRIO Professor Victor Alves Aula dia 14/03/2017 Conceito de Tributo: Art. 3º do CTN - Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não

Leia mais

Noções de Estado. Organização da Federação e Poderes do Estado

Noções de Estado. Organização da Federação e Poderes do Estado Noções de Estado Noções de Estado Organização da Federação e Poderes do Estado Estado É a sociedade política e juridicamente organizada, dotada de soberania, dentro de um território, sob um governo, para

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL Prezado (a) candidato (a) Coloque seu número de inscrição e nome no quadro abaixo: Nº de Inscrição Nome DIREITO CONSTITUCIONAL QUESTÃO 01 Considerando as últimas discussões e deliberações na Câmara dos

Leia mais

Algumas questões tiveram um nível relativamente elevado, considerando o cargo a que destinadas. Contudo, não vejo possibilidade de recurso.

Algumas questões tiveram um nível relativamente elevado, considerando o cargo a que destinadas. Contudo, não vejo possibilidade de recurso. Olá, pessoal Para quem não me conhece ainda, meu nome é Renan Araujo e sou professor aqui no Estratégia Concursos, lecionando as matérias de Direito Penal, Processual Penal e Legislação aplicada ao MP

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº INSTRUÇÃO Nº CLASSE 19 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL

RESOLUÇÃO Nº INSTRUÇÃO Nº CLASSE 19 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº 23.363 INSTRUÇÃO Nº 1160-71.2011.6.00.0000 CLASSE 19 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL Relator: Ministro Arnaldo Versiani Interessado: Tribunal Superior Eleitoral Dispõe sobre a apuração de crimes

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL DECISÃO /2015 20ª VARA FEDERAL PROCESSO nº 28278-06.2015.4.01.3400 AUTOR : UNIÃO DOS ADVOGADOS PÚBLICOS FEDERAIS DO BRASIL RÉ : UNIÃO FEDERAL DECISÃO A UNIÃO DOS ADVOGADOS PÚBLICOS DO BRASIL ajuizou a

Leia mais

CARLOS MENDONÇA DIREITO PREVIDENCIÁRIO

CARLOS MENDONÇA DIREITO PREVIDENCIÁRIO CARLOS MENDONÇA DIREITO PREVIDENCIÁRIO Conteúdo Programático Direito Previdenciário: Seguridade social: origem e evolução legislativa no Brasil; conceito; organização e princípios constitucionais. Da assistência

Leia mais

O ESTADO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

O ESTADO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA O ESTADO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA ESTADO Conjunto de regras, pessoas e organizações que se separam da sociedade para organizá-la. - Só passa a existir quando o comando da comunidade

Leia mais

Polícia Civil Legislação Penal Especial Liana Ximenes

Polícia Civil Legislação Penal Especial Liana Ximenes Polícia Civil Legislação Penal Especial Liana Ximenes Crimes de Trânsito- Lei 9503/97 Arts. 291-301 do CTB - Parte Geral Arts.302-312 do CTB Crimes em espécie Parte Geral Art. 291. Aos crimes cometidos

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES 2007/1 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES Disciplina: DIREITO PROCESSUAL PENAL I Curso: DIREITO Código CR PER Co-Requisito Pré-Requisito

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 2ª. VARA DA JUSTIÇA FEDERAL SECÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DO PIAUÍ,

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 2ª. VARA DA JUSTIÇA FEDERAL SECÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DO PIAUÍ, EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 2ª. VARA DA JUSTIÇA FEDERAL SECÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DO PIAUÍ, Processo nº xxx Recorrente: Audrey Martins Magalhães Recorrido: xxx Paciente: XXX RECURSO EM SENTIDO

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Processual Penal Delegado da Polícia Federal Período: 2004-2016 Sumário Direito Processual Penal... 3 Inquérito Policial... 3 Auxiliares da Justiça... 4 Interrogatório

Leia mais

AS POLÍCIAS JUDICIÁRIAS E SUAS ATRIBUIÇÕES NA INVESTIGAÇÃO CRIMINAL

AS POLÍCIAS JUDICIÁRIAS E SUAS ATRIBUIÇÕES NA INVESTIGAÇÃO CRIMINAL AS POLÍCIAS JUDICIÁRIAS E SUAS ATRIBUIÇÕES NA INVESTIGAÇÃO CRIMINAL Adriano Zeferino de Vasconcelos 1 Valdenir Teixeira dos Santos Filho 2 RESUMO Este trabalho tem por finalidade analisar o contexto das

Leia mais

O presente ensaio tem em mira discutir a Lei /13, que dispõe sobre a investigação criminal conduzida pelo delegado de polícia.

O presente ensaio tem em mira discutir a Lei /13, que dispõe sobre a investigação criminal conduzida pelo delegado de polícia. TÍTULO: BREVE ENSAIO SOBRE A LEI 12.830/13 Autor: Márcio Alberto Gomes Silva, Delegado de Polícia Federal e Professor da FACAPE Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. O presente ensaio

Leia mais

O TRÂNSITO É TÃO IMPORTANTE PARA A VIDA NACIONAL QUE COSTITUI UM NOVO DIREITO, FUNDAMENTAIS, QUE DIZEM COM A PRÓPRIA

O TRÂNSITO É TÃO IMPORTANTE PARA A VIDA NACIONAL QUE COSTITUI UM NOVO DIREITO, FUNDAMENTAIS, QUE DIZEM COM A PRÓPRIA A RESPONSABILIDADE DOS PREFEITOS NA MUNICIPALIZAÇÃO DO TRÂNSITO Prof. Dr. José Leles de Souza Cetran/SC 1 O TRÂNSITO É TÃO IMPORTANTE PARA A VIDA NACIONAL QUE COSTITUI UM NOVO DIREITO, CITADO DENTRE OS

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. MÓDULO II 1. Regras de competência 2. Procedimento 3. Pedidos 4. Recurso Ordinário Constitucional

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. MÓDULO II 1. Regras de competência 2. Procedimento 3. Pedidos 4. Recurso Ordinário Constitucional CONTEÚDO PROGRAMÁTICO MÓDULO II 1. Regras de competência 2. Procedimento 3. Pedidos 4. Recurso Ordinário Constitucional 1. REGRAS DE COMPETÊNCIA O habeas corpus deve ser interposto à autoridade judicial

Leia mais

RESOLUÇÃO N XXXXXXX INSTRUÇÃO N xxx-xx.20xx CLASSE 19 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL.

RESOLUÇÃO N XXXXXXX INSTRUÇÃO N xxx-xx.20xx CLASSE 19 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL. RESOLUÇÃO N XXXXXXX INSTRUÇÃO N xxx-xx.20xx6.00.0000 - CLASSE 19 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL. Relator: Ministro Dias Toffoli. Interessado: Tribunal Superior Eleitoral. Dispõe sobre a apuração de crimes

Leia mais

A ENTIDADE QUE LUTA POR VOCÊ

A ENTIDADE QUE LUTA POR VOCÊ A ENTIDADE QUE LUTA POR VOCÊ LEGISLAÇÃO DISCIPLINAR EDUARDO HENRIQUE KNESEBECK ENCONTRO DE ENTIDADES REPRESENTATIVAS CURITIBA, 18 DE MAIO DE 2016 > Interpretação da legislação disciplinar Há necessidade

Leia mais

QUEM TEM MEDO DA INDEPENDÊNCIA DA POLÍCIA FEDERAL? 1

QUEM TEM MEDO DA INDEPENDÊNCIA DA POLÍCIA FEDERAL? 1 QUEM TEM MEDO DA INDEPENDÊNCIA DA POLÍCIA FEDERAL? 1 A Medida Provisória nº. 657/2014, aprovada no dia 11 de novembro de 2014, no Senado, trata da nomeação exclusiva de Delegados para o cargo de Diretor-Geral

Leia mais

]âü áw ûé x T ûé cxçtä MARQUE CERTO ( C ) OU ERRADO ( E ) PARA AS QUESTÕES DE JURISDIÇÃO E AÇÃO PENAL

]âü áw ûé x T ûé cxçtä MARQUE CERTO ( C ) OU ERRADO ( E ) PARA AS QUESTÕES DE JURISDIÇÃO E AÇÃO PENAL MARQUE CERTO ( C ) OU ERRADO ( E ) PARA AS QUESTÕES DE JURISDIÇÃO E AÇÃO PENAL 1 - (CESPE/Agente Penitenciário/1998) Embora a função jurisdicional seja função precípua do Poder Judiciário, não pode o juiz,

Leia mais

Você encontrará vários outros materiais gratuitos em meu site:

Você encontrará vários outros materiais gratuitos em meu site: Você encontrará vários outros materiais gratuitos em meu site: www.legislacaomilitar.com.br DIREITO ADMINSITRATRIVO MILITAR (NORMAS PERTINENTES À PMTO) Prof. Sérgio Nunnes: Especialista em Direito Constitucional,

Leia mais

4. AÇÃO CIVIL EX DELICTO 4.1 Questões

4. AÇÃO CIVIL EX DELICTO 4.1 Questões SUMÁRIO 1. APLICAÇÃO DO DIREITO PROCESSUAL PENAL 1.1 A lei processual no espaço 1.2 A lei processual no tempo (irretroatividade) 1.3 A lei processual em relação às pessoas 1.3.1 Imunidades 1.3.2 Imunidade

Leia mais

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Raphael Spyere do Nascimento

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Raphael Spyere do Nascimento Poderes Administrativos 1. (CESPE/ANEEL/2010) Com fundamento no poder disciplinar, a administração pública, ao ter conhecimento de prática de falta por servidor público, pode escolher entre a instauração

Leia mais

Tropa de Elite - Polícia Civil Legislação Penal Especial Crimes de Trânsito Liana Ximenes

Tropa de Elite - Polícia Civil Legislação Penal Especial Crimes de Trânsito Liana Ximenes Tropa de Elite - Polícia Civil Legislação Penal Especial Crimes de Trânsito Liana Ximenes 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Arts. 291-301 do CTB - Parte Geral

Leia mais

IUS RESUMOS. Características e funções da Justiça Eleitoral. Organizado por: Samille Lima Alves

IUS RESUMOS. Características e funções da Justiça Eleitoral. Organizado por: Samille Lima Alves Características e funções da Justiça Eleitoral Organizado por: Samille Lima Alves SUMÁRIO I. CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES DA JUSTIÇA ELEITORAL... 3 1. Características e competências da Justiça Eleitoral...

Leia mais

ANEXO I MINUTA DE PROJETO DE LEI ORGÂNICA DA SEGURANÇA PÚBLICA PROJETO DE LEI Nº DE 2015

ANEXO I MINUTA DE PROJETO DE LEI ORGÂNICA DA SEGURANÇA PÚBLICA PROJETO DE LEI Nº DE 2015 ANEXO I MINUTA DE PROJETO DE LEI ORGÂNICA DA SEGURANÇA PÚBLICA PROJETO DE LEI Nº DE 2015 Dispõe sobre o funcionamento dos órgãos de segurança pública. O CONGRESSO NACIONAL decreta: CAPÍTULO XX DO REGISTRO

Leia mais

CRIMES TRANSFRONTEIRIÇOS. ANTONIO CARLOS VIDEIRA Superintendente de Segurança Pública/SEJUSP MS Brasília - DF, 27 de outubro de 2015

CRIMES TRANSFRONTEIRIÇOS. ANTONIO CARLOS VIDEIRA Superintendente de Segurança Pública/SEJUSP MS Brasília - DF, 27 de outubro de 2015 CRIMES TRANSFRONTEIRIÇOS ANTONIO CARLOS VIDEIRA Superintendente de Segurança Pública/SEJUSP MS Brasília - DF, 27 de outubro de 2015 Características das Fronteiras 7.363 km de Linha seca 9.523 km de rios

Leia mais

22/11/ ( CESPE - PC-GO - Agente de Polícia) A administração direta da União inclui

22/11/ ( CESPE - PC-GO - Agente de Polícia) A administração direta da União inclui 1. (2016 - CESPE - PC-GO - Agente de Polícia) A administração direta da União inclui a) a Casa Civil. b) o Departamento Nacional deinfraestrutura detransportes (DNIT). c) as agências executivas. d) o Instituto

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. 1. Introdução histórica 2. Natureza jurídica 3. Referências normativas 4. Legitimidade 5. Finalidade 6. Hipóteses de cabimento

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. 1. Introdução histórica 2. Natureza jurídica 3. Referências normativas 4. Legitimidade 5. Finalidade 6. Hipóteses de cabimento CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Introdução histórica 2. Natureza jurídica 3. Referências normativas 4. Legitimidade 5. Finalidade 6. Hipóteses de cabimento Habeas corpus - Tenhas corpo (...) a faculdade concedida

Leia mais

Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO -

Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO - Curso Resultado Um novo conceito em preparação para concursos! Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO - Trabalho finalizado em julho/2015.

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 19

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 19 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 19 Processo X Procedimento... 19 O Procedimento Comum no Processo de Conhecimento... 19 Procedimentos Especiais... 20 Atividade Jurisdicional Estrutura... 20

Leia mais

Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 02 Aula Direito Previdenciário para o Concurso do INSS

Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 02 Aula Direito Previdenciário para o Concurso do INSS Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 02 Aula 001-005 Direito Previdenciário para o Concurso do INSS Fontes Hierarquia (ordem de graduação) Autonomia (entre os diversos ramos) Aplicação (conflitos entre

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA TJPE

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA TJPE DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA TJPE Prof. Jean Pitter BANCA: IBFC INFORMAÇÕES GERAIS DO CONCURSO CARGOS: Técnico (60 vagas) e Analista (49 vagas) INSCRIÇÕES: 24 de julho a 24 de agosto. Valores:

Leia mais

TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL

TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL Aula 03 NOS CAPÍTULOS ANTERIORES... Surgimento dos Direitos Humanos Internacionalização dos Direitos Humanos Sistemas Globais de Proteção dos Direitos Humanos 1 ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Contextualização

Leia mais

TEMA 4: ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO

TEMA 4: ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO TEMA 4: ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para: (...) O Estado não intervirá em seus Municípios, nem a União nos

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA MILITAR GOIÁS CADETE

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA MILITAR GOIÁS CADETE CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA MILITAR GOIÁS CADETE LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 1 Linguagem: como instrumento de ação e interação presente em todas as atividades

Leia mais

CURSO TROPA DE ELITE PREPARAÇÃO PARA A GUERRA

CURSO TROPA DE ELITE PREPARAÇÃO PARA A GUERRA CURSO TROPA DE ELITE PREPARAÇÃO PARA A GUERRA POLÍCIA FEDERAL 2012 AGENTE/ESCRIVÃO PROF. EMERSON CASTELO BRANCO DISCIPLINA: PROCESSO PENAL 1. INQUÉRITO POLICIAL PARTE 1 1. 1. Noções iniciais - A partir

Leia mais

Professor Wisley Aula 09

Professor Wisley Aula 09 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 5 FORRO POR PRERROGATIVA DE FUNÇÃO 1. OBSERVAÇÕES I Não se fala mais em manutenção

Leia mais

Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO. Prof. Me. Edson Guedes

Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO. Prof. Me. Edson Guedes Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO Prof. Me. Edson Guedes 1. Introdução ao Direito 1.1 Origem do Direito: Conflitos humanos; Evitar a luta de todos contra todos; 1. Introdução ao Direito 1.2 Conceito de

Leia mais

Crime Circunstância Órgão competente Fundamento

Crime Circunstância Órgão competente Fundamento Crime Circunstância Órgão competente Fundamento Doloso contra a vida (Júri) Abuso de autoridade Crimes "Internacionais" Descaminho Militares Autor militar federal e vítima militar Justiça Militar art.

Leia mais

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Sujeitos Processuais. Gustavo Badaró aula de

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Sujeitos Processuais. Gustavo Badaró aula de Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Sujeitos Processuais Gustavo Badaró aula de 11.10.2016 1. Noções Gerais 2. Juiz PLANO DA AULA Peritos, interpretes e auxiliares da justiça 3. Ministério

Leia mais

Polícia Civil Direito Administrativo Improbidade Administrativa Clóvis Feitosa

Polícia Civil Direito Administrativo Improbidade Administrativa Clóvis Feitosa Polícia Civil Direito Administrativo Improbidade Administrativa Clóvis Feitosa 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Improbidade Administrativa Clovis Feitosa IMPROBIDADE

Leia mais