O presente ensaio tem em mira discutir a Lei /13, que dispõe sobre a investigação criminal conduzida pelo delegado de polícia.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O presente ensaio tem em mira discutir a Lei /13, que dispõe sobre a investigação criminal conduzida pelo delegado de polícia."

Transcrição

1 TÍTULO: BREVE ENSAIO SOBRE A LEI /13 Autor: Márcio Alberto Gomes Silva, Delegado de Polícia Federal e Professor da FACAPE Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. O presente ensaio tem em mira discutir a Lei /13, que dispõe sobre a investigação criminal conduzida pelo delegado de polícia. Vejamos o artigo 2º do novel mandamento legal: Art. 2 o As funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais exercidas pelo delegado de polícia são de natureza jurídica, essenciais e exclusivas de Estado. O dispositivo transcrito supra deixa claro o que já se podia extrair da análise da legislação processual penal pátria: a natureza jurídica do cargo de delegado de polícia. Se estudarmos o Código de Processo Penal e as leis processuais penais extravagantes, perceberemos, sem maior esforço, que o exercício do cargo de delegado de polícia demanda formação jurídica. Só uma autoridade pública dotada de conhecimento jurídico terá capacidade técnica para bem coligir elementos de prova compatíveis com a legislação processual penal e com a Lei Maior, no curso de procedimento inquisitivo. Desde a instauração do inquérito policial (seja por meio de portaria, seja pela confecção de auto de prisão em flagrante), o delegado de polícia é demandado pela legislação processual penal a usar de conhecimento jurídico. Ele deve tipificar condutas; conhecer acerca da sua atribuição para apurar crimes e consequente competência do juízo criminal respectivo; dominar os direitos constitucionais do investigado, a fim de respeitá-los de maneira irrestrita; saber sobre prescrição e demais causas extintivas da punibilidade, com o fito de não instaurar procedimento natimorto, dentre outros aspectos nitidamente jurídicos que gravitam em torno da deflagração do procedimento inquisitivo.

2 No curso do inquérito policial, o delegado de polícia determinará a materialização das diligências descritas de maneira não exaustiva nos artigos 6º e 7º do CPP. A autoridade policial precisa conhecer profundamente o título VII do CPP (da prova) e, ainda, o Direito Constitucional (a prova precisa ser corretamente coligida, para que alhures não seja tachada de ilegítima ou ilícita, redundando em impunidade). Neste particular, é preciso deixar claro que é perfeitamente possível a condenação de acusado com base exclusivamente em prova colhida no curso do inquérito policial, nos termos da parte final do artigo 155 do CPP: Art O juiz formará sua convicção pela livre apreciação da prova produzida em contraditório judicial, não podendo fundamentar sua decisão exclusivamente nos elementos informativos colhidos na investigação, ressalvadas as provas cautelares, não repetíveis e antecipadas (grifo meu). Para falar um pouco sobre provas cautelares e não repetíveis (pedido de busca e apreensão, interceptação telefônica/telemática, quebra de sigilo bancário/fiscal, etc.), é fantasioso imaginar a confecção de uma representação de medida cautelar sem o domínio do conhecimento jurídico. Essas provas (cautelares/não repetíveis) são importantes armas postas à disposição da autoridade policial para elucidação de delitos e, depois de submetidas ao contraditório diferido já no curso do processo, poderão lastrear condenação criminal, nos moldes do artigo transcrito supra. Ao fim do procedimento inquisitorial, o delegado de polícia deverá confeccionar relatório final (peça que põe termo ao inquérito). O relato deverá analisar as provas coletadas no curso do feito, concluindo acerca da existência ou não de infração penal, sobre a responsabilização ou não do investigado, dentre outros aspectos de natureza nitidamente jurídica. Continuemos. O 1 o do artigo 2º, da Lei /13 deixa claro que autoridade policial sempre foi e sempre será sinônimo de delegado de polícia na legislação pátria:

3 1 o Ao delegado de polícia, na qualidade de autoridade policial, cabe a condução da investigação criminal por meio de inquérito policial ou outro procedimento previsto em lei, que tem como objetivo a apuração das circunstâncias, da materialidade e da autoria das infrações penais. A legislação processual penal cita em diversas oportunidades a expressão autoridade policial. O estudo, ainda que a voo de pássaro, do arcabouço processual revela, sem necessidade de maior esforço intelectivo, que tal designação se refere ao delegado de polícia de carreira. Quem mais tem atribuição para instaurar inquérito policial e termo circunstanciado? Quem mais pode representar ao judiciário pela decretação de medida cautelar no bojo do procedimento inquisitivo que preside, no âmbito da polícia judiciária? Ainda assim, o dispositivo em comento foi importante para sepultar por completo, por exemplo, interpretações teratológicas e isoladas que permitiam a instauração de termo circunstanciado pela PM ou pela PRF (termo circunstanciado, em que pese ser apuratório simplificado, tem natureza jurídica de procedimento investigativo, sendo por isso de atribuição da polícia judiciária, sob a presidência de delegado de polícia). O 2 o do artigo 2º da Lei /13 dá à autoridade policial ampla discricionariedade requisitória (veja que a legislação não fala em mera solicitação, mas de verdadeira ordem). Por óbvio, o descumprimento injustificado da requisição pode sujeitar o responsável às penas previstas em lei. Vejamos o dispositivo: 2 o Durante a investigação criminal, cabe ao delegado de polícia a requisição de perícia, informações, documentos e dados que interessem à apuração dos fatos. O 4 o, do mesmo artigo 2º é importante garantia de que investigações não serão avocadas/redistribuídas ao bel prazer de superiores hierárquicos da autoridade policial. Ao revés, a autoridade superior só poderá avocar/redistribuir o feito nas hipóteses previstas no dispositivo a seguir transcrito (se o fizer fora das hipóteses legais, o ato pode tranquilamente ser corrigido pelo Judiciário, via mandado de segurança):

4 4 o O inquérito policial ou outro procedimento previsto em lei em curso somente poderá ser avocado ou redistribuído por superior hierárquico, mediante despacho fundamentado, por motivo de interesse público ou nas hipóteses de inobservância dos procedimentos previstos em regulamento da corporação que prejudique a eficácia da investigação. O 5 o do artigo 2º é um marco. Em que pese não ostentar a prerrogativa da inamovibilidade (ainda), o delegado de polícia agora só pode ser removido por ato fundamentado (se a fundamentação for mendaz ou insuficiente para justificar a remoção, o ato pode ser corrigido pelo Judiciário, via mandado de segurança): 5 o A remoção do delegado de polícia dar-se-á somente por ato fundamentado. O 6 o do artigo 2º trata do indiciamento (ato fundamentado, da lavra do delegado de polícia, que imputa formalmente ao investigado o cometimento de determinada infração penal). O indiciamento pode ser manejado por despacho ou no bojo do relatório final e pode ser direto ou indireto (presencial ou não). Em qualquer caso, a autoridade policial deverá deixar claro o porquê do ato, mediante análise pormenorizada das provas coligidas no bojo do feito: 6 o O indiciamento, privativo do delegado de polícia, darse-á por ato fundamentado, mediante análise técnicojurídica do fato, que deverá indicar a autoria, materialidade e suas circunstâncias. O artigo 3º da lei estudada deixa claro que o cargo de delegado de polícia é privativo de bacharel em Direito (consequência ululante da natureza jurídica das suas funções) e que o tratamento protocolar dispensado à autoridade policial é o mesmo recebido por juízes, promotores, defensores públicos e advogados (uso do pronome de tratamento Vossa Excelência, por exemplo):

5 Art. 3 o O cargo de delegado de polícia é privativo de bacharel em Direito, devendo-lhe ser dispensado o mesmo tratamento protocolar que recebem os magistrados, os membros da Defensoria Pública e do Ministério Público e os advogados. A lei em comento trata, como visto, da investigação criminal e serviu de reforço ao sistema processual escolhido pelo legislador constituinte originário, valorizando a figura do delegado de polícia (apuração inquisitiva tocada pela polícia judiciária, sob a presidência do delegado de polícia, com clara divisão entre as funções estatais de investigar, acusar e julgar, todas cometidas a órgãos distintos). Foi um excelente passo, que precisa ser acompanhado da modernização completa do aparelho policial. A população clama por investigações mais céleres e mais efetivas, que só serão alcançadas com maiores investimentos na polícia judiciária. Basicamente é preciso investir em quatro eixos: a) melhor remuneração dos servidores; b) melhoria das estruturas e dos equipamentos à disposição da polícia (prédios, armas, viaturas, ferramentas, etc.); c) constante aperfeiçoamento dos policiais (oferta de cursos e treinamento continuado); d) incremento do efetivo (realização continuada de concursos públicos). Alterações legislativas pontuais, como a feita pela lei aqui estudada, e a modernização do aparelho policial, proposta no parágrafo anterior, decerto contribuirão para conferir maior eficiência às investigações (o que redundará em processos mais bem instruídos e menor impunidade).

INVESTIGAÇÃO CRIMINAL CONDUZIDA PELO DELEGADO DE POLÍCIA. Lei n º /13 (vigor em 20 de junho de 2013)

INVESTIGAÇÃO CRIMINAL CONDUZIDA PELO DELEGADO DE POLÍCIA. Lei n º /13 (vigor em 20 de junho de 2013) INVESTIGAÇÃO CRIMINAL CONDUZIDA PELO DELEGADO DE POLÍCIA Lei n º 12.830/13 (vigor em 20 de junho de 2013) ELISA MOREIRA CAETANO Delegada de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais. Especialista em Ciências

Leia mais

A NATUREZA JURÍDICA DO CARGO DE DELEGADO DE POLÍCIA (E A CRÍTICA ÀS PEC 51, 73 E 361)

A NATUREZA JURÍDICA DO CARGO DE DELEGADO DE POLÍCIA (E A CRÍTICA ÀS PEC 51, 73 E 361) A NATUREZA JURÍDICA DO CARGO DE DELEGADO DE POLÍCIA (E A CRÍTICA ÀS PEC 51, 73 E 361) Autor: Márcio Alberto Gomes Silva, Delegado de Polícia Federal, Especialista em Ciências Criminais, Professor da FACAPE

Leia mais

Direito Processual Penal. Aula demonstrativa. Prof. Aurélio Casali

Direito Processual Penal. Aula demonstrativa. Prof. Aurélio Casali Direito Processual Penal Aula demonstrativa Prof. Aurélio Casali 1 (SEJUS/PI 2017) Quanto a lei processual no tempo, marque a alternativa CORRETA. a) Um processo que tiver sido encerrado sob a vigência

Leia mais

Professor Sandro Caldeira Inquérito Policial

Professor Sandro Caldeira Inquérito Policial Professor Sandro Caldeira Inquérito Policial Inquérito Policial Histórico Origem: Surgiu em Roma Inquérito Policial Histórico O nome que é utilizado hoje veio com o Decreto 4.824, de 28 de novembro de

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL I AULA DIA 04/05/2015. Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA

DIREITO PROCESSUAL PENAL I AULA DIA 04/05/2015. Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA DIREITO PROCESSUAL PENAL I AULA DIA 04/05/2015 Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com 10.2.5. Características - Procedimento escrito: não se permite uma investigação verbal. Todas

Leia mais

Professor Sandro Caldeira Inquérito Policial

Professor Sandro Caldeira Inquérito Policial Professor Sandro Caldeira Inquérito Policial PERSECUÇÃO PENAL Fases: Investigativa; Ação Penal; PRIMEIRA FASE DA PERSECUÇÃO PENAL INQUÉRITO POLICIAL INQUÉRITO POLICIAL Conceito Natureza Jurídica Finalidade

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA

CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI No 7.193, DE 2010 Dispõe sobre a investigação criminal conduzida pelo Delegado de Polícia. Autor: Deputado ARNALDO FARIA DE SÁ Relator:

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Inquérito policial Parte 6 Prof. Thiago Almeida . Negativa de cumprimento, diante de juízo de conveniência?. Dispositivo vetado na Lei 12.830/13: Art. 2º, 3º O delegado de polícia

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Inquérito policial Características Parte 4 Prof. Thiago Almeida > Observação: o sigilo das investigações na Lei 12.850/13: Art. 23. O sigilo da investigação poderá ser decretado

Leia mais

Professor Wisley Aula 02

Professor Wisley Aula 02 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 7 INQUÉRITO POLICIAL 1. CONCEITO É o procedimento administrativo inquisitivo e preparatório,

Leia mais

O DELEGADO DE POLÍCIA COMO GARANTIDOR DOS DIREITOS HUMANOS

O DELEGADO DE POLÍCIA COMO GARANTIDOR DOS DIREITOS HUMANOS O DELEGADO DE POLÍCIA COMO GARANTIDOR DOS DIREITOS HUMANOS Autor: Márcio Alberto Gomes Silva, Delegado de Polícia Federal, Especialista em Ciências Criminais, Especialista em Inteligência Policial, autor

Leia mais

QUESTÕES. 11 O inquérito pode ser instaurado mediante requisição do Ministério Público.

QUESTÕES. 11 O inquérito pode ser instaurado mediante requisição do Ministério Público. QUESTÕES 1 No inquérito policial em que figure como indiciado um inimigo do delegado de polícia responsável pelas investigações, o Ministério Público oporá exceção de suspeição em relação a esse delegado.

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale Definição é o procedimento administrativo de caráter inquisitório e sigiloso, que visa buscar a materialidade e autoria acerca de uma infração penal. Características

Leia mais

SUMÁRIO. Manuais das Carreiras-Brene-Lepore-Manual Delegado Policia Civil-4ed.indb 9 23/05/ :52:28

SUMÁRIO. Manuais das Carreiras-Brene-Lepore-Manual Delegado Policia Civil-4ed.indb 9 23/05/ :52:28 SUMÁRIO... 19 1. Introdução e breve reconstrução histórica da função e da carreira... 19 2. Fundamento constitucional da carreira... 20 2.1 abrangência da expressão autoridade policial... 20 3. Lei de

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Inquérito policial Noções gerais Parte 3 Prof. Thiago Almeida Transferência das investigações: Art. 2º, 4º - O inquérito policial ou outro procedimento previsto em lei em curso

Leia mais

APROVA CONCURSOS. Prof. Wisley. PC SP Polícia Civil do Estado de São Paulo/Investigador. Aulas 01 e 02 Direito Processual Penal INQUÉRITO POLICIAL

APROVA CONCURSOS. Prof. Wisley. PC SP Polícia Civil do Estado de São Paulo/Investigador. Aulas 01 e 02 Direito Processual Penal INQUÉRITO POLICIAL APROVA CONCURSOS Prof. Wisley PC SP Polícia Civil do Estado de São Paulo/Investigador Aulas 01 e 02 Direito Processual Penal INQUÉRITO POLICIAL 1. CONCEITO É o procedimento administrativo inquisitivo e

Leia mais

SUMÁRIO A ǧ.! A A ǧ

SUMÁRIO A ǧ.! A A ǧ SUMÁRIO... 19 1. Introdução e breve reconstrução histórica da função e da carreira... 19 2. Fundamento constitucional da carreira... 20 2.1 Abrangência da expressão Autoridade Policial... 20 3. Lei de

Leia mais

Inquérito Policial Esquematizado - PF

Inquérito Policial Esquematizado - PF Inquérito Policial Esquematizado - PF SUMÁRIO UNIDADE 1 Processo Penal UNIDADE 2 Persecução penal 2.1 Diferença entre Policia Administrativa e Polícia Judiciária UNIDADE 3 Conceito 3.1 Finalidade UNIDADE

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR CORREGEDOR GERAL DO E. TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR CORREGEDOR GERAL DO E. TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR CORREGEDOR GERAL DO E. TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. SINDICATO DOS DELEGADOS DE POLÍCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - SINDPESP, inscrito no C.N.P.J. sob no. 61.397.295/0001-76,

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL CAPÍTULO II - INQUÉRITO POLICIAL...

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL CAPÍTULO II - INQUÉRITO POLICIAL... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 17 CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL... 19 1. Introdução e breve reconstrução histórica da função e da carreira...19 2. Fundamento constitucional

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL...

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 15 CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL... 19 1. INTRODUÇÃO E BREVE RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA FUNÇÃO E DA CARREIRA...19 2. FUNDAMENTO CONSTITUCIONAL

Leia mais

Breve ensaio sobre a Lei /17 Infiltração policial na internet

Breve ensaio sobre a Lei /17 Infiltração policial na internet Breve ensaio sobre a Lei 13.441/17 Infiltração policial na internet Márcio Alberto Gomes Silva é Delegado de Polícia Federal, Professor da Faculdade Pio X, do CICLO/CERS Aracaju, do Supremo, da Escola

Leia mais

INQUÉRITO POLICIAL E SISTEMAS DE INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR

INQUÉRITO POLICIAL E SISTEMAS DE INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR INQUÉRITO POLICIAL E SISTEMAS DE INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR Noções preliminares Polícia: Art. 144 - A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação

Leia mais

LEI Nº , DE 20 DE JUNHO DE Dispõe sobre a investigação criminal conduzida pelo Delegado de Polícia

LEI Nº , DE 20 DE JUNHO DE Dispõe sobre a investigação criminal conduzida pelo Delegado de Polícia LEI Nº 12.830, DE 20 DE JUNHO DE 2013. Dispõe sobre a investigação criminal conduzida pelo Delegado de Polícia Contexto social de sua criação Discussões entre Polícia e Ministério Público PEC nº 37 - Foi

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale Definição é o procedimento administrativo de caráter inquisitório e sigiloso, que visa buscar a materialidade e autoria acerca de uma infração penal. Características

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Polícia Judiciária Eleitoral. Prof. Karina Jaques

DIREITO ELEITORAL. Polícia Judiciária Eleitoral. Prof. Karina Jaques DIREITO ELEITORAL Prof. Karina Jaques CAPÍTULO I DA POLÍCIA JUDICIÁRIA ELEITORAL Art. 1º O Departamento de Polícia Federal ficará à disposição da Justiça Eleitoral sempre que houver eleições, gerais ou

Leia mais

Comentários à Lei n /2013, que dispõe sobre a investigação criminal conduzida por Delegado de Polícia.

Comentários à Lei n /2013, que dispõe sobre a investigação criminal conduzida por Delegado de Polícia. Comentários à Lei n. 12.830/2013, que dispõe sobre a investigação criminal conduzida por Delegado de Polícia. Professor Julio Ponte www.pontodosconcursos.com.br www.facebook.com/professorjulioponte 1 de

Leia mais

Conteúdo: Inviolabilidades Constitucionais: Inviolabilidade do Domicílio; Inquérito Policial: Conceito; Natureza Jurídica; Características.

Conteúdo: Inviolabilidades Constitucionais: Inviolabilidade do Domicílio; Inquérito Policial: Conceito; Natureza Jurídica; Características. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 03 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Inviolabilidades Constitucionais: Inviolabilidade do Domicílio; Inquérito Policial: Conceito; Natureza

Leia mais

INQUÉRITO POLICIAL EXERCÍCIOS LEGISLAÇÃO JURISPRUDÊNCIA

INQUÉRITO POLICIAL EXERCÍCIOS LEGISLAÇÃO JURISPRUDÊNCIA INQUÉRITO POLICIAL EXERCÍCIOS LEGISLAÇÃO JURISPRUDÊNCIA Cupom futuropolicial30. 30% de desconto na compra de qualquer curso, válido até 23h59 de segunda-feira (23/05). 1ª QUESTÃO (CESPE) Com relação ao

Leia mais

INTRODUÇÃO CONCEITO E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA PRISÃO EM FLAGRANTE DELITO NO DIREITO BRASILEIRO... 27

INTRODUÇÃO CONCEITO E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA PRISÃO EM FLAGRANTE DELITO NO DIREITO BRASILEIRO... 27 SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO... 25 Capítulo 2 CONCEITO E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA PRISÃO EM FLAGRANTE DELITO NO DIREITO BRASILEIRO... 27 2.1 Funções da prisão em flagrante delito... 28 2.2 Natureza jurídica

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Conceito de Autoridade Policial em nossa Sistemática Processual Paulo Henrique da Silva Carvalho * Analisando o Código de Processo Penal Brasileiro e a legislação processual penal

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Polícia Judiciária Eleitoral - Parte 2. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Polícia Judiciária Eleitoral - Parte 2. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL - Parte 2 Prof. Roberto Moreira de Almeida CAPÍTULO II DA NOTÍCIA-CRIME ELEITORAL Art. 3º. Qualquer pessoa que tiver conhecimento da existência de infração penal eleitoral deverá, verbalmente

Leia mais

PREVENÇÃO E COMBATE AO TRÁFICO DE ARMAS E DROGAS. Ivana David Desembargadora 4ª Câmara de Direito Criminal Tribunal de Justiça do Estado do São Paulo

PREVENÇÃO E COMBATE AO TRÁFICO DE ARMAS E DROGAS. Ivana David Desembargadora 4ª Câmara de Direito Criminal Tribunal de Justiça do Estado do São Paulo PREVENÇÃO E COMBATE AO TRÁFICO DE ARMAS E DROGAS Ivana David Desembargadora 4ª Câmara de Direito Criminal Tribunal de Justiça do Estado do São Paulo DESAFIOS PARA O COMABATE AO TRÁFICO DE ARMAS E DROGAS

Leia mais

INQUÉRITO POLICIAL. Art. 4º ao 23 do CPP

INQUÉRITO POLICIAL. Art. 4º ao 23 do CPP INQUÉRITO POLICIAL Art. 4º ao 23 do CPP o inquérito policial é um procedimento administrativo, inquisitório e preparatório e consiste em um conjunto de diligências realizadas pela polícia investigativa

Leia mais

No procedimento investigatório criminal serão observados os direitos e garantias individuais consagrados

No procedimento investigatório criminal serão observados os direitos e garantias individuais consagrados No procedimento investigatório criminal serão observados os direitos e garantias individuais consagrados na Constituição da República Federativa do Brasil, aplicando-se, no que couber, as normas do Código

Leia mais

RECOMENDAÇÃO 003/2011

RECOMENDAÇÃO 003/2011 RECOMENDAÇÃO 003/2011 O GECAP Grupo Executivo de Controle Externo da Atividade Policial, representado por seu Promotor de Justiça Coordenador, por designação do Exmo. Senhor Procurador-Geral de Justiça,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº INSTRUÇÃO Nº CLASSE 19 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL

RESOLUÇÃO Nº INSTRUÇÃO Nº CLASSE 19 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº 23.396 INSTRUÇÃO Nº 958-26.2013.6.00.0000 CLASSE 19 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL Relator: Ministro Dias Toffoli Interessado: Tribunal Superior Eleitoral Dispõe sobre a apuração de crimes eleitorais.

Leia mais

Curso de Peças para Delegado de Polícia. Professor Márcio Alberto Gomes Silva

Curso de Peças para Delegado de Polícia. Professor Márcio Alberto Gomes Silva Curso de Peças para Delegado de Polícia Professor Márcio Alberto Gomes Silva 1. Introdução O delegado de polícia pode, no curso do inquérito policial, lançar mão de várias diligências aptas a elucidar

Leia mais

I Súmula. II Fundamentação teórica e fática

I Súmula. II Fundamentação teórica e fática I Súmula Nos termos do art. 155 do Código de Processo Penal, o juiz somente poderá formar sua convicção pela livre apreciação das provas produzidas em contraditório judicial, não podendo utilizar os elementos

Leia mais

INQUÉRITO POLICIAL PARTE I

INQUÉRITO POLICIAL PARTE I INQUÉRITO POLICIAL PARTE I 01) INTRODUÇÃO Em um primeiro momento, é necessário compreender onde o inquérito policial se insere no estudo do Direito Processual Penal. Trata-se de um PROCEDIMENTO PERSECUTÓRIO,

Leia mais

RESOLUÇÃO N XXXXXXX INSTRUÇÃO N xxx-xx.20xx CLASSE 19 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL.

RESOLUÇÃO N XXXXXXX INSTRUÇÃO N xxx-xx.20xx CLASSE 19 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL. RESOLUÇÃO N XXXXXXX INSTRUÇÃO N xxx-xx.20xx6.00.0000 - CLASSE 19 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL. Relator: Ministro Dias Toffoli. Interessado: Tribunal Superior Eleitoral. Dispõe sobre a apuração de crimes

Leia mais

SUMÁRIO. CAPÍTULO I Funções do delegado de polícia... 25

SUMÁRIO. CAPÍTULO I Funções do delegado de polícia... 25 SUMÁRIO TÍTULO I Aspectos gerais CAPÍTULO I Funções do delegado de polícia... 25 1. Função de Polícia Judiciária e Investigação Criminal 25 1.1. Previsão legal... 25 1.1.1. Polícia Judiciária x Polícia

Leia mais

Aula 2: Inquérito Policial. Prof. Ma. Luane Lemos. São Luis,

Aula 2: Inquérito Policial. Prof. Ma. Luane Lemos. São Luis, Aula 2: Inquérito Policial 1. Conceito É o procedimento investigatório instaurado em razão da prática de uma infração penal, composto de uma série de diligências, e que tem como objetivo obter elementos

Leia mais

Direito Processual Penal Material de Apoio Professor Rodrigo Sengik.

Direito Processual Penal Material de Apoio Professor Rodrigo Sengik. COMPETÊNCIA PRA TI PERDER O MEDO!!! Art. 69. Determinará a competência jurisdicional: I - o lugar da infração: II - o domicílio ou residência do réu; 1 Direito Processual Penal Material de Apoio III -

Leia mais

INQUÉRITO POLICIAL. Base legal: artigo 5º do Código de Processo Penal CPP: Cabe ressaltar que:

INQUÉRITO POLICIAL. Base legal: artigo 5º do Código de Processo Penal CPP: Cabe ressaltar que: INQUÉRITO POLICIAL 1-Definição: trata-se de uma das formas de investigação preliminar, pré processual, entendida como procedimento administrativo voltado para a apuração do fato criminoso e de sua autoria.

Leia mais

Mãe, Bacharel em Direito, Especialista em Direito Penal e Processo Penal, Advogada, Professora, Palestrante.

Mãe, Bacharel em Direito, Especialista em Direito Penal e Processo Penal, Advogada, Professora, Palestrante. Não é possível exibir esta imagem no momento. Não é possível exibir esta imagem no momento. Não é possível exibir esta imagem no momento. PROCESSO PENAL Prof.ª Priscila Souto Mãe, Bacharel em Direito,

Leia mais

Direito Processual Penal Promotor de Justiça 4ª fase

Direito Processual Penal Promotor de Justiça 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Processual Penal Promotor de Justiça 4ª fase Período 2008 2015 1) VUNESP - JE - TJ RJ (2012) Assinale a alternativa correta no que concerne ao regramento que o

Leia mais

CONCEITO NATUREZA DO INQUÉRITO POLICIAL

CONCEITO NATUREZA DO INQUÉRITO POLICIAL CONCEITO Inquérito Policial é todo o procedimento policial destinado a reunir elementos necessários à apuração da pratica de uma infração penal. É destinado sempre ao Ministério publico ou diretamente

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL I. Fontes e Princípios Aplicáveis ao Direito Processual Penal... 002 II. Lei Processual Penal e Sistemas do Processo Penal... 005 III. Inquérito Policial... 006 IV. Processo e

Leia mais

MPU Processo Penal Investigação Criminal Armando Júnior

MPU Processo Penal Investigação Criminal Armando Júnior MPU Processo Penal Investigação Criminal Armando Júnior 2013 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. INVESTIGAÇÃO CRIMINAL #1) INTRODUÇÃO à Jus puniendi à Persecução penal

Leia mais

Curso preparatório para o Concurso da Polícia Civil de Santa Catarina

Curso preparatório para o Concurso da Polícia Civil de Santa Catarina Curso preparatório para o Concurso da Polícia Civil de Santa Catarina RESOLUÇÃO DE QUESTÕES Processo Penal 1. (FEPESE, 2016 / SJC-SC - Agente de Segurança Socioeducativo) Assinale a alternativa que indica

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº INSTRUÇÃO Nº CLASSE 19 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL

RESOLUÇÃO Nº INSTRUÇÃO Nº CLASSE 19 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº 23.363 INSTRUÇÃO Nº 1160-71.2011.6.00.0000 CLASSE 19 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL Relator: Ministro Arnaldo Versiani Interessado: Tribunal Superior Eleitoral Dispõe sobre a apuração de crimes

Leia mais

Princípios: 1 Obrigatoriedade Art. 5 o Nos crimes de ação pública o inquérito policial será iniciado: 2 Indisponibilidade Art. 17. A autoridade policial não poderá mandar arquivar autos de inquérito. 3

Leia mais

XXIII EXAME DE ORDEM PROCESSO PENAL PROF CHRISTIANO GONZAGA

XXIII EXAME DE ORDEM PROCESSO PENAL PROF CHRISTIANO GONZAGA XXIII EXAME DE ORDEM PROCESSO PENAL PROF CHRISTIANO GONZAGA Princípios Devido Processo Legal Juiz Natural PRINCÍPIOS IMPORTANTES Ampla Defesa Presunção de Inocência Aplicação da lei processual Art. 2º,

Leia mais

MODERNO PANORAMA DO INQUÉRITO POLICIAL PROF. HENRIQUE HOFFMANN

MODERNO PANORAMA DO INQUÉRITO POLICIAL PROF. HENRIQUE HOFFMANN MODERNO PANORAMA DO INQUÉRITO POLICIAL PROF. HENRIQUE HOFFMANN Visão Constitucional da Segurança Pública Órgãos e funções policiais Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale (continuação) Definição é o procedimento administrativo de caráter inquisitório e sigiloso, que visa buscar a materialidade e autoria acerca de uma infração penal. sequência

Leia mais

CURSO TROPA DE ELITE PREPARAÇÃO PARA A GUERRA

CURSO TROPA DE ELITE PREPARAÇÃO PARA A GUERRA CURSO TROPA DE ELITE PREPARAÇÃO PARA A GUERRA POLÍCIA FEDERAL 2012 AGENTE/ESCRIVÃO PROF. EMERSON CASTELO BRANCO DISCIPLINA: PROCESSO PENAL 1. INQUÉRITO POLICIAL PARTE 1 1. 1. Noções iniciais - A partir

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INQUÉRITO POLICIAL

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INQUÉRITO POLICIAL SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INQUÉRITO POLICIAL... 21 Modelo 1 Ofício restituindo requisição para instauração de inquérito policial elaborada pelo MP (ou por juiz)... 29 Modelo 2 Ofício encaminhando notícia de crime

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale Princípios Gerais de Processo Penal (continuação) Princípios 14. Princípio do devido processo legal Ninguém será privado de sua liberdade e de seus bens, sem que haja

Leia mais

Professor Wisley Aula 04

Professor Wisley Aula 04 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 7 1. INDICIAMENTO É atribuir a alguém a autoria de determinada infração penal na fase

Leia mais

a) A PEC 37 prejudicará a atuação da Receita Federal, do Banco Central do Brasil, do IBAMA e de outros órgãos públicos;

a) A PEC 37 prejudicará a atuação da Receita Federal, do Banco Central do Brasil, do IBAMA e de outros órgãos públicos; PEC 37 DESCONSTRUINDO MITOS Márcio Alberto Gomes Silva é Delegado de Polícia Federal, Especialista em Ciências Criminais pela UNAMA/UVB e Professor da FACAPE - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPE. Organização do Ministério Público. Lei Complementar 106/2003 Parte 7. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPE. Organização do Ministério Público. Lei Complementar 106/2003 Parte 7. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPE Organização do Ministério Público Lei Complementar 106/2003 Parte 7 Prof. Karina Jaques Art. 35 - No exercício de suas funções, cabe ao Ministério Público: l - instaurar inquéritos civis

Leia mais

Improbidade Administrativa Guilherme Kronemberg Hartmann

Improbidade Administrativa Guilherme Kronemberg Hartmann Improbidade Administrativa Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br DIVISÃO TOPOGRÁFICA - Procedimento administrativo (arts. 14/16, Lei nº 8.429/1992).

Leia mais

Legislação Especial para Delegado de Polícia do Pará

Legislação Especial para Delegado de Polícia do Pará Legislação Especial para Delegado de Polícia do Pará Investigação criminal conduzida pelo Delegado de Polícia (Lei n o 12.830/2013) Professores Lorena Nascimento e Julio Ponte www.pontodosconcursos.com.br

Leia mais

Aula nº 11. Informações bancárias diretamente das instituições financeiras

Aula nº 11. Informações bancárias diretamente das instituições financeiras Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: Art. 5 o XII CF/88 - Inviolabilidade do Sigilo de Correspondências Professor: Luís Alberto Monitora: Vanessa Alves Aula nº 11 1. ART. 5 O

Leia mais

MEDICINA LEGAL. Traumatologia. Perícia Parte 1. Profª. Leilane Verga

MEDICINA LEGAL. Traumatologia. Perícia Parte 1. Profª. Leilane Verga MEDICINA LEGAL Traumatologia Parte 1 Profª. Leilane Verga Prova Exame de corpo de delito Exame complementar PERÍCIA Definições conjunto de procedimentos médicos e técnicos que tem como finalidade o esclarecimento

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº 77, DE 14 DE SETEMBRO DE 2004

CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº 77, DE 14 DE SETEMBRO DE 2004 CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº 77, DE 14 DE SETEMBRO DE 2004 Regulamenta o artigo 8º da Lei Complementar nº 75, de 20 de maio de 1993, disciplinando, no âmbito do Ministério

Leia mais

26/08/2012 PROCESSO PENAL I. PROCESSO PENAL I Relação com os outros ramos do direito

26/08/2012 PROCESSO PENAL I. PROCESSO PENAL I Relação com os outros ramos do direito I 5ª -Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 I Relação com os outros ramos do direito 2 1 Relação do direito Processual Penal com outros ramos do Direito e ciências auxiliares Direito Constitucional.

Leia mais

Direito. Processual Penal. Inquérito Policial

Direito. Processual Penal. Inquérito Policial Direito Processual Penal Inquérito Policial Inquérito Policial Conceito / Finalidades a) Art. 4º do CPP das infrações penais Apuração da autoria b) Art.2º, 1º,Lei 12.830/13 das circunstâncias Apuração

Leia mais

PRÁTICAS PROCESSUAIS AULA I. 1º Tenente PM PACHECO

PRÁTICAS PROCESSUAIS AULA I. 1º Tenente PM PACHECO PRÁTICAS PROCESSUAIS AULA I 1º Tenente PM PACHECO PROJETO CEFS 2018 Esta disciplina tem por objetivo ensinar o conjunto de procedimentos a serem adotados, em conformidade com as formalidades previstas

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Processo Penal Eleitoral. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Processo Penal Eleitoral. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Código Eleitoral Art. 355. As infrações penais definidas neste Código são de ação pública. Ac.-TSE 21295/2003: cabimento de ação penal privada subsidiária

Leia mais

SUMÁRIO. Pratica Penal -Delegado de Policia-Silva-1ed.indb 11 27/12/ :32:36

SUMÁRIO. Pratica Penal -Delegado de Policia-Silva-1ed.indb 11 27/12/ :32:36 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INQUÉRITO POLICIAL... 17 Modelo 1 Ofício restituindo requisição para instauração de inquérito policial elaborada pelo MP (ou por juiz)... 25 Modelo 2 Ofício encaminhando notícia de crime

Leia mais

PROCESSO PENAL MARATONA OAB XX

PROCESSO PENAL MARATONA OAB XX PROCESSO PENAL MARATONA OAB XX AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA RESOLUÇÃO 213/15 RESOLUÇÃO Nº 213/15 - CNJ Art. 1º Determinar que toda pessoa presa em flagrante delito, independentemente da motivação ou natureza

Leia mais

Sumário TÍTULO 1 INQUÉRITO POLICIAL, PRISÕES E PODER DECISÓRIO DO DELEGADO DE POLÍCIA

Sumário TÍTULO 1 INQUÉRITO POLICIAL, PRISÕES E PODER DECISÓRIO DO DELEGADO DE POLÍCIA Sumário TÍTULO 1 INQUÉRITO POLICIAL, PRISÕES E PODER DECISÓRIO DO DELEGADO DE POLÍCIA Capítulo 1 Moderno conceito do inquérito policial... 25 Capítulo 2 Juízo de valor do delegado de polícia... 31 Capítulo

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Das Provas (Parte I) Profª. Letícia Delgado 1)Previsão: Capítulo XI, título VII - (art. 240 a 250 do CPP). 2)Prova: todo e qualquer elemento capaz de influir no convencimento do

Leia mais

OBRA: GUILHERME DE SOUZA NUCCI-MANUAL DE PROCESSO PENAL E EXECUÇÃO PENAL EDITORA RT OBRA: EUGÊNIO PACELLI DE OLIVEIRA CURSO DE PROCESSO PENAL EDITORA

OBRA: GUILHERME DE SOUZA NUCCI-MANUAL DE PROCESSO PENAL E EXECUÇÃO PENAL EDITORA RT OBRA: EUGÊNIO PACELLI DE OLIVEIRA CURSO DE PROCESSO PENAL EDITORA OBRA: GUILHERME DE SOUZA NUCCI-MANUAL DE PROCESSO PENAL E EXECUÇÃO PENAL EDITORA RT OBRA: EUGÊNIO PACELLI DE OLIVEIRA CURSO DE PROCESSO PENAL EDITORA LUMEN JURIS CONCEITO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO, preparatório

Leia mais

Conselho da Justiça Federal

Conselho da Justiça Federal RESOLUÇÃO N. 063, DE 26 DE JUNHO DE 2009. Dispõe sobre a tramitação direta dos inquéritos policiais entre a Polícia Federal e o Ministério Público Federal. O Presidente do Conselho da Justiça Federal,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Reorganiza as atribuições gerais e as classes dos cargos da Carreira Policial Federal, fixa a remuneração e dá outras providências.

Leia mais

PERSECUÇÃO PENAL INVESTIGAÇÃO CRIMINAL ACUSAÇÃO CRIMINAL

PERSECUÇÃO PENAL INVESTIGAÇÃO CRIMINAL ACUSAÇÃO CRIMINAL PERSECUÇÃO PENAL INVESTIGAÇÃO CRIMINAL ACUSAÇÃO CRIMINAL INVESTIGAÇÃO CRIMINAL Polícia judiciária Procedimento inquisitivo Ausência de partes Contraposição de interesses Dupla função FUNÇÕES DA INVESTIGAÇÃO

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I FUNÇÃO E CARREIRA DO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL...

SUMÁRIO CAPÍTULO I FUNÇÃO E CARREIRA DO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL... SUMÁRIO CAPÍTULO I FUNÇÃO E CARREIRA DO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL... 23 1. Introdução e breve reconstrução histórica da função e da carreira... 23 2. Fundamento constitucional da carreira... 24 2.1. Abrangência

Leia mais

DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL

DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL Cleyson Brene Paulo Lépore Coleção MANUAIS DAS CARREIRAS Teoria e Prática Coordenação: Paulo Lépore Manual do DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL Teoria e Prática 5ª Edição Revista, atualizada e ampliada 2017 CAPÍTULO

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Comissões Parlamentares e Comissões Parlamentares de Inquérito Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Comissões Parlamentares de Inquérito: Art. 58, 3º, CF/88: As comissões

Leia mais

Noções de Direito Processual Penal - PF Prof. RODRIGO DAMASCENO Aulas: 1 a 6

Noções de Direito Processual Penal - PF Prof. RODRIGO DAMASCENO Aulas: 1 a 6 Noções de Direito Processual Penal - PF Prof. RODRIGO DAMASCENO contato@rodrigodamasceno.com.br Aulas: 1 a 6 - I - INQUÉRITO POLICIAL - arts. 4º a 23 do CPP- Conceito & Natureza: Procedimento administrativo

Leia mais

Questão 01) O inquérito policial consiste no conjunto de diligências efetuadas pela polícia judiciária para a

Questão 01) O inquérito policial consiste no conjunto de diligências efetuadas pela polícia judiciária para a Questão 01) O inquérito policial consiste no conjunto de diligências efetuadas pela polícia judiciária para a apuração de uma infração penal e de sua autoria. Tratase de procedimento investigatório de

Leia mais

PROF. Leonardo Galardo DIREITO PROCESSUAL PENAL

PROF. Leonardo Galardo DIREITO PROCESSUAL PENAL 01) O inquérito policial consiste no conjunto de diligências efetuadas pela polícia judiciária para a apuração de uma infração penal e de sua autoria. Trata se de procedimento investigatório de caráter

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale Inquérito Policial (continuação) Inquérito Policial indiciamento Indiciamento é a atribuição da prática de uma infração a uma pessoa, no I.P., desde que haja indícios

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br As alterações ocorridas pela Lei nº 11.690/2008 Dr. Rodrigo Vieira * Diante da publicação da Lei nº 11.690 no DOU na data de 10.06.2008, essa entrará em vigor no dia 09.08.2008,

Leia mais

Aula 04. Isolar o local do crime. Inciso II:

Aula 04. Isolar o local do crime. Inciso II: Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Penal Objetivo Aula: Direito Processual Penal Objetivo - 04 Professor(a): Elisa Pittaro Monitor(a): Beatriz Moreira Leite Aina Aula 04 INQUÉRITO POLICIAL: Instaurado

Leia mais

INQUÉRITO POLICIAL - V TERMO CIRCUNSTANCIADO - ARQUIVAMENTO

INQUÉRITO POLICIAL - V TERMO CIRCUNSTANCIADO - ARQUIVAMENTO INQUÉRITO POLICIAL - V TERMO CIRCUNSTANCIADO - ARQUIVAMENTO TERMO CIRCUNSTANCIADO TERMO CIRCUNSTANCIADO -Substitui o inquérito policial, é utilizado para crimes de menor potencial ofensivo (pena máxima

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR Ação Penal Militar

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR Ação Penal Militar DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR Ação Penal Militar Parte 2 Prof. Pablo Cruz A oficialidade também se aplica na fase preliminar de investigação => assim, a investigação será promovida por órgãos oficiais

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES 2007/1 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES Disciplina: DIREITO PROCESSUAL PENAL I Curso: DIREITO Código CR PER Co-Requisito Pré-Requisito

Leia mais

IUS RESUMOS. Inquérito Policial Parte 1. Organizado por: Max Danizio Santos Cavalcante

IUS RESUMOS. Inquérito Policial Parte 1. Organizado por: Max Danizio Santos Cavalcante Inquérito Policial Parte 1 Organizado por: Max Danizio Santos Cavalcante SUMÁRIO I DO INQUÉRITO POLICIAL... 3 1. Da investigação preliminar: noções preliminares sobre inquérito... 3 1.1 Espécies de investigação

Leia mais

Professor Wisley Aula 11

Professor Wisley Aula 11 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 9 - Professor Wisley Aula

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPE. Lei nº 8.625, de 12 de Fevereiro de 1993 (Lei Orgânica Nacional do Ministério Público) Parte 4. Prof.

LEGISLAÇÃO DO MPE. Lei nº 8.625, de 12 de Fevereiro de 1993 (Lei Orgânica Nacional do Ministério Público) Parte 4. Prof. LEGISLAÇÃO DO MPE Lei nº 8.625, de 12 de Fevereiro de 1993 (Lei Orgânica Nacional do Ministério Público) Parte 4 Prof. Karina Jaques Da Comissão de Concurso Art. 34. À Comissão de Concurso, órgão auxiliar

Leia mais

QUESTÃO 1 ASPECTOS MACROESTRUTURAIS QUESITOS AVALIADOS

QUESTÃO 1 ASPECTOS MACROESTRUTURAIS QUESITOS AVALIADOS TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO QUESTÃO 2. Definição de três classes de perguntas.25 2.2 Definição de uma espécie de pergunta quanto a sua estrutura.00 TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO QUESTÃO 2 2. Integridade pessoal e

Leia mais

TEMA: Prisões. Gabarito Comentado

TEMA: Prisões. Gabarito Comentado 01/04/19 TEMA: Prisões Gabarito Comentado 1 - (CESPE JUIZ SUBSTITUTO 2019) A gravidade específica do ato infracional e o tempo transcorrido desde a sua prática não devem ser considerados pelo juiz para

Leia mais

Destinatários do Inquérito Policial: - MP/ Querelante: destinatário imediatos - Juiz: destinatário mediato (para decidir sobre medidas cautelares)

Destinatários do Inquérito Policial: - MP/ Querelante: destinatário imediatos - Juiz: destinatário mediato (para decidir sobre medidas cautelares) PROCESSO PENAL Professor: Mauro Stürmer INQUÉRITO POLICIAL: Qual a natureza Jurídica? (o que é isso para o direito). Destinatários do Inquérito Policial: Finalidade do Inquérito Policial: É um procedimento

Leia mais