FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS"

Transcrição

1 unesp DISCIPLINA: TEMA: PROFESSORES: UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Jaboticabal FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS Departamento de Produção Vegetal Silvicultura Florestas sob Regime de Alto Fuste Sérgio Valiengo Valeri Rinaldo César de Paula DESBASTES MÓDULO 16 DESBASTES, são cortes parciais feitos em povoamentos em desenvolvimento. Com eles estimulase o crescimento das árvores remanescentes, aumentando, assim, a produção de madeira utilizável. DESBASTES E DENSIDADES DE ÁRVORES REMANESCENTES Plantio 1 o Desbaste (aos 8 anos) 2 o Desbaste (aos 10 anos) 3 o Desbaste (aos 12 anos) 2000 mudas/ha 1400 árvores/ha 1000 árvores/ha 700 árvores/ha o Desbaste (aos 15 anos) 5 o Desbaste (aos 19 anos) Cote final (aos 25 anos) () () () 500 árvores/ha 300 árvores/ha 0 árvores/ha ROTAÇÃO é o período existente entre o plantio e o corte final. No caso presente é de 25 anos.

2 2 DESBASTES E PRODUÇÃO DE MADEIRA DAS ÁRVORES RETIRADAS Desbaste n o N o de Árvores/ha Produção de madeira retirada Anterior Retiradas Remanescentes (m 3 /ha) 1 o o o o o Cote final TOTAL 710 USO DO DESBASTE É ele usado na condução de florestas de coníferas (Pinus) e folhosas (Eucalipto), sob regime de alto fuste, visandose a obtenção de máximo desenvolvimento dos fustes e por consequência, maior produção de madeira. Pinus sp Corymbia citriodora pequenos fustes Celulose e papel aglomerado madeira serrada Pequenos fustes moirões lenha postes de cerca leves Grandes fustes madeira serrada laminados madeira serrada Grandes fustes postes pesados dormentes 0,45: tem menor resistência mecânica e por isso é mais facilmente trablhada para os fins acima. Densidades básicas médias (g cm 3 ) 0,80: apresenta alta resistência mecânica e ao ataque de agentes deteriorantes. A densidade básica da madeira aumenta com a idade da árvore Observação: as madeiras serradas e laminados são considerados produtos nobres.

3 3 POR QUE A ALTA DENSIDADE DE MUDAS NO PLANTIO? Porque se deseja fustes desenvolvidos com ramos finos E não, fustes desenvolvidos com ramos grossos Os ramos grossos não caem naturalmente com facilidade, exigem maor trabalho para sua retirada, além de produzir nós de grandes dimensões, reduzindo a quantidade útil de madeira e seu valor comercial. E os ramos finos? Eles caem precocemente, quando sombreados, produzem nós de pequenas dimensões e o valor comercial do fuste é maior. PORTANTO: A alta densidade no plantio proporciona sombreamento mútuo dos ramos inferiores. Por isso, eles são ramos finos que morrem precocemente, caindo de forma natural. Os superiores, recebendo luminosidade, continuam desenvolvendose. POR QUE O DESBASTE? Com alta densidade Com desbaste A medida que o tempo passa, as árvores em alta densidade competem por água, nutrientes e luminosidade. Isto ocasionaria, em determinado momento, a redução da taxa de crescimento, principalmente em relação ao DAP. Fazendose o desbaste, a competição diminue, elevando a taxa de crescimento das árvores, atingindo assim, o objetivo de se produzir máxima quantidade de madeira de boa qualidade (com poucos nós).

4 4 QUANDO FAZER O DESBASTE? O desbaste é feito, quando a redução da taxa de crescimento for significativa. Isto ocorre quando o Incremento Volumétrico Corrente Anual (I.C.A.) for menor que o Incremento Volumétrico Médido Anual (I.M.A.). TAL FATO OCORRE NA IDADE DE CORTE! A idade de corte depende da espécie, do solo, do espaçamento de plantio e remanescentes e mercado da madeira. Por que a periodicidade dos desbastes? Em rotações longas, o númer de árvores deverá ser reduzido gradativamente para forçar a competição entre elas, ter maior eficiência de seleção e maior produção de madeira. Se o desbaste for feito sem periodicidade, haveria a formação de clareiras e as árvores tombariam, pois não apresentariam copas e raízes resistentes ao vento. COMO DESBASTAR? 1. DESBASTE SELETIVO. No Brasil, geralmente, são selecionadas as árvores que deverão permanecer no povoamento. As demais, mortas, dominadas, defeituosas (tortas, bifurcadas, com foxtail e com danificações), são desbastadas ou cortadas. As árvores selecionadas ou remnescentes serão aquelas que apresentam boa forma e grandes dimensões. É importante que estas árvores fiquem uniformemente distribuídas na área, mesmo que algumas boas sejam eliminadas e outras menos desejáveis continuem a compor o povoamento, evitandose a formação de clareiras. Desbaste seletivo

5 5 2. DESBASTE MECÂNICO OU SISTEMÁTICO 2 a linha 3 a linha 1 a linha 2 a linha 3 a linha 1 a linha Neste método, linhas inteiras de plantas são desbastadas sistematicamente, sem a seleção de árvores. Geralmente, são desbastadas todas as árvores das terceiras linhas de plantio, de modo que o espaço aberto favoreça o crescimento das árvores da 2 a linha (anterior) e da 1 a linha (posterior). COMO ELE É USADO? Este método é mais eficientemente aplicado quando o povoamento é jovem, denso e uniforme, uma vez que linhas inteiras são retiradas sem haver seleção. QUAIS SÃO AS SUAS VANTAGENS? O método é simples, prático, dispensa a seleção de árvores, facilita o corte e retirada das mesmas. 3. DESBASTE MISTO OU CONJUGADO Povoamento de Pinus Linhas de plantio 4 a 5 a 6 a 1 a 2 a 3 a 4 a 5 a 6 a 1 a 2 a Consiste na associação dos métodos seletivos e o mecânico. São estabelecidas algumas linhas para serem totalmente desbastadas, enquanto que nas demais linhas é efetuado o desbaste seletivo.

6 6 EXEMPLO DE DESBASTE MISTO OU CONJUGADO Linhas de Plantio 4 a 5 a 6 a 1 a 2 a 3 a 4 a 5 a 6 a 1 a 2 a Desbaste X Método 1 o ao 5 o 1 o 1 o ao 5 o 1 o 1 o ao 5 o 1 o 1 o ao 5 o x x x x x x x Seletivo Sist. Seletivo Sist. Seletivo Sist. Seletivo Nos povoamentos de Pinus elliottii var. elliottii e P. taeda da Klabin do Paraná S.A., 1 o e 2 o desbaste são mistos e os demais são eletivos. QUANTAS VEZES DESBASTAR E EM QUAL INTENSIDADE? Espécie Desbaste Idade (ano)anterior N o de árvores/ha % Árvores retiradas Remanescente Atual Atual Acumulada Pinus sp 1 o ,00 30,00 Eucalyptus sp 2 o ,57 50,00 3 o ,00 65,00 4 o ,57 75,00 5 o ,00 85,00 C. Final ,00 100,00 1 o ,00 40,00 2 o ,00 64,00 3 o ,00 78,40 4 o ,00 87,04 5 o ,00 92,24 C. Final ,00 100,00 A intensidade de desbaste é a porcentagem de árvores retiradas. O número de desbastes varia em função da espécie, solo, espaçamento, mercado de madeira e características desejáveis do produto final. QUANTO MAIOR FOR O NÚMERO DE DESBASTES, MENOR DEVERÁ SER A INTENSIDADE DE CADA UM DELES COMO OBTER MADEIRAS PARA Fazendose desbastes mais frequentes e de intensidade moderada. FINS NOBRES? E O CUSTO X LUCRO DOS PRODUTOS NOBRESA? O custo para a obtenção de madeiras pra fins nobres é alto, devido à elevada frequência de desastes. O lucro é alto devido a elevada qualidade do produto obtido.

7 7 BIBLIOGRAFIA CONSULTADA AGUIAR, I.B. Condução, exploração e regeneração florestal. Jaboticabal: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias UNESP, p. (Boletim Didático, 4). CUNHA, N.T.S., NAGY, J.L. Silvicultura. In: Manual técnico florestal; apostila do Colégio Florestal de Irati. Campo Largo: Ingra S.A., p VALE, A.B., OLIVEIRA, A.D., FELFILI, J.M., QUINTAES, P.C.G. Desbastes florestais. Brasil Florestal, Brasília, n. 59, p. 4557, Testes de Asserção e Razão Responda as questões abaixo, preenchendo os espaços entre parênteses do quadro final de respostas com as letras: (A) Se as duas proposições (P1 e P2) forem corretas e a segunda for justificativa da primeira. Orientação: coloque a palavra porque entre as proposições P1 e P2 para confirmar se P2 é justificativa de P1; (B) Se proposições (P1 e P2) forem corretas e a segunda não for justificativa da primeira; (C) Se a primeira proposição (P1) for correta e a segunda (P2) incorreta; (D) Se a primeira proposição (P1) for incorreta e a segunda (P2) correta; (E) Se a primeira (P1) e a segunda (P2) proposições forem incorretas. 1. (P1) Desbastes são cortes totais feitos em povoamentos em desenvolvimento. (P2) O desbaste estimula o crescimento das árvores remanescentes, aumentado a produção de madeira utilizável. 2. (P1) A partir do plantio até o corte final, a densidade de árvores cresce. (P2) Durante a rotação, são feitos desbastes periódicos. 3. (P1) A produção de madeira de 300 árvores do corte final é maior do que as retiradas em 5 desbastes. (P2) No corte final, a densidade delas é menor, portanto são mais desenvolvidas. 4. (P1) Podese obter máximo desenvolvimento dos fustes. (P2) O máximo desenvolvimento dos fustes também se obtém através do desbaste. 5. (P1) Corymbia citriodora (Eucalyptus citriodora) é usado para produção de laminados. (P2) Tem densidade menor que 0,5 g/cm (P1) Dormentes são feitos com madeira de Pinus sp. (P2) Madeira de Pinus sp tem elevada resistência mecânica. 7. (P1) A alta densidade de plantio visa fustes com ramos finos. (P2) Os ramos grossos caem naturalmente com facilidade. 8. (P1) A baixa densidade no plantio proporciona sombreamento mútuo dos ramos inferiores. (P2) Por isso, na condição de baixa densidade, esses são ramos finos e morrem precocemente. 9. (P1) A medida que o tempo passa, as árvores em baixa densidade competem pelos elementos do meio físico. (P2) Essa condição ocasionaria, em determinado momento, a redução da taxa de crescimento, principalmente em altura. 10. (P1) O desbaste é feito quando a redução da taxa de crescimento for significativa. (P2) Os desbastes periódicos favorecem a competição entre as árvores, com maior eficiência de seleção e maior produção de madeira. 11. (P1) Em rotações longas, o número de desbastes deverá ser reduzido rapidamente, quando o povoamento ainda é jovem. (P2) Na idade de desbaste, o incremento volumétrico médio anual é menor que o incremento volumétrico corrente anual.

8 8 12. (P1) No Brasil, geralmente, são selecionadas as melhores árvores que deverão ser retiradas do povoamento. (P2) As árvores remanescentes serão aquelas que apresentam boa forma e grandes dimensões. 13. (P1) Desbaste mecânico é aquele em que linhas inteiras de árvores são desbastadas sistematicamente. (P2) Esse método é mais eficientemente aplicado quando o povoamento é jovem, denso e uniforme. 14. (P1) O desbaste misto consiste na associação dos métodos seletivo e o mecânico. (P2) São estabelecidas algumas linhas para serem totalmente desbastadas, enquanto que nas demais linhas é efetuado o desbaste seletivo. 15. (P1) Quanto menor for o número de árvores retiradas, maior será a intensidade de desbaste. (P2) A intensidade de desbaste é a porcentagem do número de árvores remanescentes em relação ao total existente antes do desbaste. 16. (P1) Para se obter madeiras para fins nobres, devem ser feitos desbastes mais frequentes e de intensidade moderada. (P2) Quanto menor for o número de desbastes, maior deverá ser a intensidade de cada um deles. 17. (P1) O custo para a obtenção de madeiras para fins nobres é alto. (P2) A frequência de desbastes para a obtenção de madeiras para fins nobres é alta. Quadro de Respostas 1. ( ) 2. ( ) 3. ( ) 4. ( ) 5. ( ) 6. ( ) 7. ( ) 8. ( ) 9. ( ) 10. ( ) 11. ( ) 12. ( ) 13. ( ) 14. ( ) 15. ( ) 16. ( ) 17. ( ) O Gabarito é apresentado na página 9.

9 9 Gabarito do Módulos Florestas sob Regime de Alto Fuste 1. ( D ) 2. ( D ) 3. ( A ) 4. ( A ) 5. ( E ) 6. ( E ) 7. ( C ) 8. ( E ) 9. ( E ) 10. ( B ) 11. ( E ) 12. ( D ) 13. ( B ) 14. ( A ) 15. ( E ) 16. ( B ) 17. ( A )

UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Jaboticabal FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS. Departamento de Produção Vegetal

UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Jaboticabal FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS. Departamento de Produção Vegetal unesp UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Jaboticabal FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS Departamento de Produção Vegetal MÓDULO 14 DISCIPLINA: TEMA: ROFESSORES: Silvicultura Condução, manejo e

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Jaboticabal FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS

UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Jaboticabal FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS unesp DISCIPLINA: TEMA: PROFESSORES: UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Jaboticabal FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS Departamento de Produção Vegetal Silvicultura Desrama Artificial Sérgio Valiengo

Leia mais

21/06/2010. De acordo com a idade, os povoamentos florestais podem ser: equiânios ou inequiânios.

21/06/2010. De acordo com a idade, os povoamentos florestais podem ser: equiânios ou inequiânios. Povoamentos florestais Povoamento florestal é uma parte da floresta que se distingue do resto da floresta por causa da sua estrutura e composição particular de espécies arbóreas, e o tamanho mínimo situa-se

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Jaboticabal FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS. Departamento de Produção Vegetal

UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Jaboticabal FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS. Departamento de Produção Vegetal unesp UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Jaboticabal FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS Departamento de Produção Vegetal MÓDULO 15 DISCIPLINA: TEMA: ROFESSORES: Silvicultura Talhadia Simples Regular

Leia mais

Pinus Patula Pinus Nigra Pinus Caribaea Produção de Pinus. Pinus elliotti

Pinus Patula Pinus Nigra Pinus Caribaea Produção de Pinus. Pinus elliotti Pinus Patula Pinus Nigra Pinus Caribaea Produção de Pinus Pinus elliotti Pinus Pinaster Pinus Taeda - P. elliottii e P. taeda- introduzidas dos Estados Unidos, visto que as atividades com florestas plantadas

Leia mais

CEDRO AUSTRALIANO CEDRO AUSTRALIANO DE SEMENTE OU CLONADO? QUAL PLANTAR?

CEDRO AUSTRALIANO CEDRO AUSTRALIANO DE SEMENTE OU CLONADO? QUAL PLANTAR? DE SEMENTE OU CLONADO? QUAL PLANTAR? Com o surgimento de novos materiais genéticos no mercado, existem dúvidas sobre qual é a melhor opção para o plantio de cedro australiano. Elaboramos este documento

Leia mais

CAPÍTULO 3 CORTE DE CIPÓS

CAPÍTULO 3 CORTE DE CIPÓS CAPÍTULO 3 CORTE DE CIPÓS Corte de Cipós 37 APRESENTAÇÃO Os cipós são plantas trepadeiras que se desenvolvem sobre os troncos e copas de outras árvores. Os cipós ocorrem em toda a Floresta Amazônica, sendo

Leia mais

Diretrizes de silvicultura para a gestão do Pinus pinea para a produção de pinha em Portugal

Diretrizes de silvicultura para a gestão do Pinus pinea para a produção de pinha em Portugal Diretrizes de silvicultura para a gestão do Pinus pinea para a produção de pinha em Portugal João Abranches Freire (1), Abel Rodrigues (2), Isabel Carrasquinho (2), Conceição Santos Silva (3), Mariana

Leia mais

Espaçamento e Plantio

Espaçamento e Plantio Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Dois Vizinhos Engenharia Florestal Tratos e Métodos Silviculturais Espaçamento e Plantio Eng. Ftal. Dr. Prof. Eleandro José Brun Dois Vizinhos - PR, 2016-01.

Leia mais

INVENTÁRIO FLORESTAL ÍNDICE DE SÍTIO

INVENTÁRIO FLORESTAL ÍNDICE DE SÍTIO INVENTÁRIO FLORESTAL ÍNDICE DE SÍTIO IMPORTÂNCIA DESAFIO DA Silvicultura: UTILIZAÇÃO SUSTENTADA (CONTÍNUA) DOS RECURSOS FLORESTAIS, COM O MÍNIMO DANO AMBIENTAL POSSÍVEL, OTIMIZANDO O USO DOS RECURSOS AMBIENTAIS

Leia mais

L C F Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas

L C F Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas em Propriedades Agrícolas PRODUTOS FLORESTAIS MADEIREIROS E NÃO MADEIREIROS Prof. Geraldo Bortoletto Jr. FLORESTAS NO BRASIL (milhões ha) Florestas Naturais = 477,7 Florestas de proteção = 240,0 Florestas

Leia mais

OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE PINUS EM REGIMES DE BAIXA DENSIDADE EM SÍTIOS FLORESTAIS DISTINTOS. Apresentação: Pôster

OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE PINUS EM REGIMES DE BAIXA DENSIDADE EM SÍTIOS FLORESTAIS DISTINTOS. Apresentação: Pôster OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE PINUS EM REGIMES DE BAIXA DENSIDADE EM SÍTIOS FLORESTAIS DISTINTOS Apresentação: Pôster Nathalia Sousa Braga 1 ; Carlakerlane da Silva Prestes 2 ; Eglison Souza Barbosa 3 ; Bianca

Leia mais

SUSTENTADA (CONTÍNUA) DOS RECURSOS FLORESTAIS, COM O MÍNIMO DANO AMBIENTAL POSSÍVEL, OTIMIZANDO O USO DOS RECURSOS AMBIENTAIS (MELHORES PRÁTICAS DE

SUSTENTADA (CONTÍNUA) DOS RECURSOS FLORESTAIS, COM O MÍNIMO DANO AMBIENTAL POSSÍVEL, OTIMIZANDO O USO DOS RECURSOS AMBIENTAIS (MELHORES PRÁTICAS DE INVENTÁRIO FLORESTAL ÍNDICE DE SÍTIO IMPORTÂNCIA DESAFIO DA Silvicultura: i lt UTILIZAÇÃO SUSTENTADA (CONTÍNUA) DOS RECURSOS FLORESTAIS, COM O MÍNIMO DANO AMBIENTAL POSSÍVEL, OTIMIZANDO O USO DOS RECURSOS

Leia mais

AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE HÍBRIDOS DE Eucalyptus urophylla X Eucalyptus grandis EM TERCEIRA ROTAÇÃO PARA FINS ENERGÉTICOS

AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE HÍBRIDOS DE Eucalyptus urophylla X Eucalyptus grandis EM TERCEIRA ROTAÇÃO PARA FINS ENERGÉTICOS AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE HÍBRIDOS DE Eucalyptus urophylla X Eucalyptus grandis EM TERCEIRA ROTAÇÃO PARA FINS ENERGÉTICOS André Vitor da Costa Manso 1, Renan Speranza Mangialardo 1, Rafael

Leia mais

o Software SISPINUS Manual do Usuário Edilson Batista de Oliveira Veda M. Malheiros de Oliveira Embrapa Florestas BIBLIOTECA

o Software SISPINUS Manual do Usuário Edilson Batista de Oliveira Veda M. Malheiros de Oliveira Embrapa Florestas BIBLIOTECA Embrapa Florestas BIBLIOTECA o Software SISPINUS Manual do Usuário Edilson Batista de Oliveira Eng. Agrônomo, Doutor Veda M. Malheiros de Oliveira Eng. Florestal, Mestre Ministério da Empresa Brasileira

Leia mais

LCF Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas. SILV 02 Seleção de Espécies/Procedências e Clones

LCF Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas. SILV 02 Seleção de Espécies/Procedências e Clones LCF1581-2016 Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas SILV 02 Seleção de Espécies/Procedências e Clones Tópicos - Produtividade Florestal - Importância da Seleção de espécies e material genético -

Leia mais

Unidade Terras Quentes, Acidentadas, do vale do Itapemirim

Unidade Terras Quentes, Acidentadas, do vale do Itapemirim Unidade Terras Quentes, Acidentadas, Secas ou de Transição Chuvosas/Secas do vale do Itapemirim Elzimar de Oliveira Gonçalves Engª Florestal, DSc. Ciência Florestal Professora Adjunta II DEF/CCA/UFES 28

Leia mais

Espaçamento. amento de Plantio. - Conceitos e Aplicações. ESALQ, Universidade de São Paulo. de Eucalyptus Piracicaba, Outubro de 2006

Espaçamento. amento de Plantio. - Conceitos e Aplicações. ESALQ, Universidade de São Paulo. de Eucalyptus Piracicaba, Outubro de 2006 Espaçamento amento de Plantio - Conceitos e Aplicações - José Luiz Stape stape@usp.br ESALQ, Universidade de São Paulo I Simpósio Sobre Uso Múltiplo M de Eucalyptus Piracicaba, Outubro de 2006 Suprimento,

Leia mais

LCF Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas. SILV 02 Seleção de Espécies/Procedências e Clones

LCF Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas. SILV 02 Seleção de Espécies/Procedências e Clones LCF1581-2017 Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas SILV 02 Seleção de Espécies/Procedências e Clones Tópicos - Produtividade Florestal - Importância da Seleção de espécies e material genético -

Leia mais

Unidade de Ensino 3: Princípios Gerais de Produção Florestal

Unidade de Ensino 3: Princípios Gerais de Produção Florestal Unidade de Ensino 3: Princípios Gerais de Produção Florestal Disciplina: Manejo e produção florestal Curso: Agronomia Períodos: Matutino/Noturno 2016.2 Docente: Prof. Dra. Marcela Midori Yada IMPLANTAÇÃO

Leia mais

EFEITO DE INTENSIDADES DE DESBASTE SOBRE O CRESCIMENTO EM ALTURA E DIÂMETRO DE Eucalyptus citriodora HOOK

EFEITO DE INTENSIDADES DE DESBASTE SOBRE O CRESCIMENTO EM ALTURA E DIÂMETRO DE Eucalyptus citriodora HOOK IPEF n.48/49, p.1-7, jan./dez.1995 TRABALHO DE PESQUISA/ RESEARCH PAPER EFEITO DE INTENSIDADES DE DESBASTE SOBRE O CRESCIMENTO EM ALTURA E DIÂMETRO DE Eucalyptus citriodora HOOK Ivor Bergemann de Aguiar

Leia mais

AVALIAÇÃO DE MÉTODOS DE CUBAGEM COM NÚMERO IGUAL DE SEÇÕES DO TRONCO DE ÁRVORES DE EUCALIPTO

AVALIAÇÃO DE MÉTODOS DE CUBAGEM COM NÚMERO IGUAL DE SEÇÕES DO TRONCO DE ÁRVORES DE EUCALIPTO AVALIAÇÃO DE MÉTODOS DE CUBAGEM COM NÚMERO IGUAL DE SEÇÕES DO TRONCO DE ÁRVORES DE EUCALIPTO Brenno Cunha Freitas 1 e Valdir Carlos Lima de Andrade 2 1 Aluno do Curso de Engenharia Florestal; Campus de

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ GRUPO DE ESTUDOS LUIZ DE QUEIROZ

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ GRUPO DE ESTUDOS LUIZ DE QUEIROZ UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ GRUPO DE ESTUDOS LUIZ DE QUEIROZ I Simpósio de Técnicas de Plantio e Manejo de Eucalyptus para Uso Múltiplo MANEJO DE Eucalyptus

Leia mais

VARIAÇÃO DA UMIDADE E DENSIDADE BÁSICA EM Eucalyptus sp EM DUERÉ - TO

VARIAÇÃO DA UMIDADE E DENSIDADE BÁSICA EM Eucalyptus sp EM DUERÉ - TO VARIAÇÃO DA UMIDADE E DENSIDADE BÁSICA EM Eucalyptus sp EM DUERÉ - TO Wanessa Dias de Melo; Edy Eime Pereira Baraúna; Renato da Silva Vieira; Thiago Campos Monteiro. Aluna do Curso de Engenharia florestal;

Leia mais

CRESCIMENTO DE CLONES DE

CRESCIMENTO DE CLONES DE CRESCIMENTO DE CLONES DE Eucalyptus EM FUNÇÃO DA DOSE E FONTE DE BORO UTILIZADA Parceria RR Agroflorestal e VM Claudemir Buona 1 ; Ronaldo Luiz Vaz de A. Silveira 1 ; Hélder Bolognani 2 e Maurício Manoel

Leia mais

PROJETO: Resultados parciais dos experimentos de manejo da brotação de Eucalyptus spp. da Acesita Energética na região do Vale do Jequitinhonha

PROJETO: Resultados parciais dos experimentos de manejo da brotação de Eucalyptus spp. da Acesita Energética na região do Vale do Jequitinhonha PROJETO: Resultados parciais dos experimentos de manejo da brotação de Eucalyptus spp. da Acesita Energética na região do Vale do Jequitinhonha DANILO ROCHA ACESITA ENERGÉTICA S/A. AV. AFONSO PENA, 1500

Leia mais

PROJETO: Estudo da viabilidade técnica do interplantio de florestas de Eucalyptus em segunda rotação

PROJETO: Estudo da viabilidade técnica do interplantio de florestas de Eucalyptus em segunda rotação PROJETO: Estudo da viabilidade técnica do interplantio de florestas de Eucalyptus em segunda rotação. INTRODUÇÃO CÉSAR A. G. FINGER JORGE VIEIRA GONZAGA ANTONIO J. P. FREITAS FLORESTAL GUAÍBA LTDA. CAIXA

Leia mais

MANEJO DE EUCALIPTO PARA USO IVICILTIPLO*---- Ivone WSk, A Klabin do Parana, estabelecida em Telemaco Borba-PR, inic

MANEJO DE EUCALIPTO PARA USO IVICILTIPLO*---- Ivone WSk, A Klabin do Parana, estabelecida em Telemaco Borba-PR, inic 1- INTRODUCÃO MANEJO DE EUCALIPTO PARA USO IVICILTIPLO*---- Ivone ---- 1WSk, A Klabin do Parana, estabelecida em Telemaco Borba-PR, inic OV...\01V...0N v.z v_ov:-..s-; Nt. &if- '-------'- u'1/4g9-11:-

Leia mais

ESTUDO DE PROGRAMA PARA ABASTECIMENTO DA FÁBRICA

ESTUDO DE PROGRAMA PARA ABASTECIMENTO DA FÁBRICA INFLUÊNCIA DA IDADE EM Pinus taeda SOBRE A QUALIDADE DE MADEIRA PARA PRODUÇÃO DE CELULOSE APRESENTAÇÃO Carlos José Mendes * A Papel e Celulose Catarinense S/A é uma empresa do Grupo Klabin e tem produção

Leia mais

AGOSTO 2017 Inovações para Levantamentos da Base Florestal

AGOSTO 2017 Inovações para Levantamentos da Base Florestal Clewerson F. Scheraiber Supervisor de Geoprocessamento - Klabin/PR AGOSTO 2017 Inovações para Levantamentos da Base Florestal Sistematização de processo de Cadastro e Integração Corporativa Agenda 1. Introdução

Leia mais

o manejo das ~'~IL-:.I áreas de Pinus

o manejo das ~'~IL-:.I áreas de Pinus , o manejo das ~'~L-:. áreas de Pinus A disponibilidade da madeira de Pinus como matéria-prima para diferentes finalidades teve origem, principalmente, nos reflorestamentos implantados com recursos provenientes

Leia mais

COMPARAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE HÍBRIDOS DE EUCALYPTUS UROPHYLLA X EUCALYPTUS GRANDIS 1 INTRODUÇÃO

COMPARAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE HÍBRIDOS DE EUCALYPTUS UROPHYLLA X EUCALYPTUS GRANDIS 1 INTRODUÇÃO COMPARAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE HÍBRIDOS DE EUCALYPTUS UROPHYLLA X EUCALYPTUS GRANDIS Augusto de Faria Locci¹, Murilo Caliente Marques¹, André da Vitor Costa Manso² Rafael Ribeiro Soler², Raoni

Leia mais

Avanços e aplicações de biotecnologias na propagação vegetativa de plantas Desenvolvimento clonal de Pinus taeda via Embriogênese somática

Avanços e aplicações de biotecnologias na propagação vegetativa de plantas Desenvolvimento clonal de Pinus taeda via Embriogênese somática Avanços e aplicações de biotecnologias na propagação vegetativa de plantas Desenvolvimento clonal de Pinus taeda via Embriogênese somática Regiane Abjaud Estopa Maio de 2011 Klabin: Uma empresa líder 110

Leia mais

SEMINÁRIO mais e melhor pinhal

SEMINÁRIO mais e melhor pinhal SEMINÁRIO mais e melhor pinhal Painel 2 - Incentivo ao investimento: aumentar a rentabilidade do pinhal Instalação e Condução a Custos Mínimos Cantanhede, 14/12/2012 Rui Rosmaninho I. ENQUADRAMENTO GERAL

Leia mais

O Setor de Celulose e Papel

O Setor de Celulose e Papel O Setor de Celulose e Papel Polpa e Papel 2016.2 Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal Setor de Ciências Agrárias UFPR klockuer@ufpr.br ou klockuer@gmail.com Prof. Dr. Umberto Klock CADEIA

Leia mais

Desbaste pelo alto, uma alternativa rentável para povoamentos de Pinus taeda no Sul do Brasil. Mário Dobner Jr. Jürgen Huss.

Desbaste pelo alto, uma alternativa rentável para povoamentos de Pinus taeda no Sul do Brasil. Mário Dobner Jr. Jürgen Huss. Desbaste pelo alto, uma alternativa rentável para povoamentos de Pinus taeda no Sul do Brasil Mário Dobner Jr. Jürgen Huss Apoio: DESBASTES PELO ALTO 1 Mário Dobner Jr. Jürgen Huss email: mario.dobner@ufsc.br

Leia mais

EFEITO DO ESPAÇAMENTO DE PLANTIO NA PRODUÇÃO DE MADEIRA E SERAPILHEIRA DE EUCALYPTUS DUNNI NA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ

EFEITO DO ESPAÇAMENTO DE PLANTIO NA PRODUÇÃO DE MADEIRA E SERAPILHEIRA DE EUCALYPTUS DUNNI NA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ EFEITO DO ESPAÇAMENTO DE PLANTIO NA PRODUÇÃO DE MADEIRA E SERAPILHEIRA DE EUCALYPTUS DUNNI NA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ Edson Roberto Silveira 1 ; Driéli Aparecida Reiner 2 ; Julio Rodolfo Smaniotto 3

Leia mais

Estimativa do volume de madeira em unidades de referência tecnológica com sistema agrossilvipastoril

Estimativa do volume de madeira em unidades de referência tecnológica com sistema agrossilvipastoril Anais do 1º Simpósio Internacional de Arborização de Pastagens em Regiões Subtropicais 81 Estimativa do volume de madeira em unidades de referência tecnológica com sistema agrossilvipastoril Emiliano Santarosa

Leia mais

Partição de biomassa em clones de Eucalyptus na região litorânea do Rio Grande do Norte

Partição de biomassa em clones de Eucalyptus na região litorânea do Rio Grande do Norte http://dx.doi.org/10.12702/viii.simposfloresta.2014.5-557-1 Partição de biomassa em clones de Eucalyptus na região litorânea do Rio Grande do Norte Jucier M. de S. e Silva 1, Gualter G. C. da Silva 1,

Leia mais

LCF Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas. Manejo de Florestas Eucalyptus - Pinus - Tectona. Prof.

LCF Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas. Manejo de Florestas Eucalyptus - Pinus - Tectona. Prof. LCF1581-2016 Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas Manejo de Florestas Eucalyptus - Pinus - Tectona Prof. Weber Amaral, PhD Eucalyptus Eucalyptus Uso da Madeira - Energia (lenha e carvão) - Fonte

Leia mais

CRESCIMENTO DE LOURO-PARDO

CRESCIMENTO DE LOURO-PARDO CRESCIMENTO DE LOURO-PARDO (Cordia trichotoma (Vell.) Arráb. ex Steud.) EM SISTEMA AGROSSILVIPASTORIL Maria Izabel Radomski 1, Vanderley Porfírio-da-Silva 2, Denise Jeton Cardoso 2 1 Pesquisadora, Embrapa

Leia mais

DESENVOLVIMENTO INICIAL DE ESPÉCIES DE EUCALIPTO DE MÚLTIPLO USO EM MATO GROSSO DO SUL

DESENVOLVIMENTO INICIAL DE ESPÉCIES DE EUCALIPTO DE MÚLTIPLO USO EM MATO GROSSO DO SUL DESENVOLVIMENTO INICIAL DE ESPÉCIES DE EUCALIPTO DE MÚLTIPLO USO EM MATO GROSSO DO SUL Rafael Silveira da Luz (PIBIC/CNPq-UNIDERP), e-mail: rafaelsilveira@hotmail.com.br. Denise Renata Pedrinho (Orientadora),

Leia mais

Inventário Florestal Exercício 3 ROTEIRO DE AULA PRÁTICA 12. ÁREA BASAL, DAP MÉDIO E VOLUME CILÍNDRICO DE UMA PARCELA 1. OBJETIVO

Inventário Florestal Exercício 3 ROTEIRO DE AULA PRÁTICA 12. ÁREA BASAL, DAP MÉDIO E VOLUME CILÍNDRICO DE UMA PARCELA 1. OBJETIVO 1 Disciplina: Silvicultura Data: / / Tema: Aluno: Inventário Florestal Exercício 3 ROTEIRO DE AULA PRÁTICA 1. ÁREA BASAL, DAP MÉDIO E VOLUME CILÍNDRICO DE UMA PARCELA 1. OBJETIVO Estimar, através do Inventário

Leia mais

PRODUÇÃO DE SERAPILHEIRA DE PINUS ELLIOTTII ENGELM EM UM SISTEMA SILVIPASTORIL (SSP) EM DIFERENTES NÍVES DE DESBASTE 1

PRODUÇÃO DE SERAPILHEIRA DE PINUS ELLIOTTII ENGELM EM UM SISTEMA SILVIPASTORIL (SSP) EM DIFERENTES NÍVES DE DESBASTE 1 PRODUÇÃO DE SERAPILHEIRA DE PINUS ELLIOTTII ENGELM EM UM SISTEMA SILVIPASTORIL (SSP) EM DIFERENTES NÍVES DE DESBASTE 1 Joana Camargo Nogara 2, Maiara Do Nascimento Da Ponte 3, Tagliane Eloíse Walker 4,

Leia mais

Qualidade da Madeira de Eucalyptus. Jose Lívio Gomide

Qualidade da Madeira de Eucalyptus. Jose Lívio Gomide Qualidade da Madeira de Eucalyptus Jose Lívio Gomide Biowork IX Biotecnologia Florestal UFV, 30/agosto/2007 Celulose Brasileira de Eucalyptus Fatores de Sucesso: A floresta de Eucalyptus A indústria de

Leia mais

Relações morfométricas para árvores dominantes de Pinus taeda no estado do Paraná

Relações morfométricas para árvores dominantes de Pinus taeda no estado do Paraná Relações morfométricas para árvores dominantes de Pinus taeda no estado do Paraná Anna Paula Lora Zimmermann¹; Frederico Dimas Fleig²; Cristina Gouvea Redin³, Ananda Virgínia de Aguiar 4 ; ¹Universidade

Leia mais

LCF 510 Inventário Florestal. Crescimento e Produção de Florestas

LCF 510 Inventário Florestal. Crescimento e Produção de Florestas LCF 510 Inventário Florestal Crescimento e Produção de Florestas Crescimento Como todo outro ser vivo as árvores reproduzem-se, crescem e morrem. Toda atividade florestal está na dependência desses fenômenos

Leia mais

LCF 510 I nven á tári F o l Florestal Crescimento e Produção de Florestas

LCF 510 I nven á tári F o l Florestal Crescimento e Produção de Florestas LCF 510 Inventário Florestal l Crescimento e Produção de Florestas Crescimento Como todo outro ser vivo as árvores reproduzem-se, crescem e morrem. Toda atividade florestal está na dependência desses fenômenos

Leia mais

Softwares para estimativa do crescimento, produção e carbono do componente arbóreo em ILPF

Softwares para estimativa do crescimento, produção e carbono do componente arbóreo em ILPF 64 Anais do 1º Simpósio Internacional de Arborização de Pastagens em Regiões Subtropicais Softwares para estimativa do crescimento, produção e carbono do componente arbóreo em ILPF Edilson Batista de Oliveira

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA N o 48. Maio/1979 SITUAÇÃO DA PRODUÇÃO DE SEMENTES FLORESTAIS NO BRASIL

CIRCULAR TÉCNICA N o 48. Maio/1979 SITUAÇÃO DA PRODUÇÃO DE SEMENTES FLORESTAIS NO BRASIL CIRCULAR TÉCNICA N o 48 Maio/1979 PBP/1.11 Nelson Kazuo Kano * Jânio Carlos Gonçalves * Paulo Yoshio Kageyama ** Walter Sales Jacob *** SITUAÇÃO DA PRODUÇÃO DE SEMENTES FLORESTAIS NO BRASIL 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

O USO DA FLORESTA COMO SUPRIDORA DE ENERGIA NA CHAMPION PAPEL E CELULOSE S.A.

O USO DA FLORESTA COMO SUPRIDORA DE ENERGIA NA CHAMPION PAPEL E CELULOSE S.A. O USO DA FLORESTA COMO SUPRIDORA DE ENERGIA NA CHAMPION PAPEL E CELULOSE S.A. 1. APRESENTAÇÃO Manoel de Freitas * Os planos de uso da floresta como supridora de energia na Champion Papel e Celulose S.A.

Leia mais

QUANTIFICAÇÃO DO VOLUME E INCREMENTO PARA EUCALYPTUS GRANDIS W. HILL MAIDEN. 1

QUANTIFICAÇÃO DO VOLUME E INCREMENTO PARA EUCALYPTUS GRANDIS W. HILL MAIDEN. 1 QUANTIFICAÇÃO DO VOLUME E INCREMENTO PARA EUCALYPTUS GRANDIS W. HILL MAIDEN. 1 Nádia Luiza Behrenz 2, Evandro De Freitas 3, Jaqueline Dalla Nora 4, Rafaela Cristina Stiegemeier 5. 1 Trabalho de Conclusão

Leia mais

Anais do II Seminário de Atualização Florestal e XI Semana de Estudos Florestais

Anais do II Seminário de Atualização Florestal e XI Semana de Estudos Florestais AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE VARIÁVEIS DENDROMÉTRICAS DE Pinus taeda L. EM DIFERENTES ESPAÇAMENTOS Rodrigo Lima*, Mario Takao Inoue, Afonso Figueiredo Filho, Antonio José de Araujo, Jean Alberto Sampietro

Leia mais

http://www.lcf.esalq.usp.br/proestacao 1 VIII Simpósio Técnicas de Plantio e Manejo de Eucalipto Para Usos Múltiplos ASPECTOS TÉCNICOS DO MANEJO DE BROTAÇÃO DO EUCALIPTO: Desbrota precoce e convencional

Leia mais

Anais do II Seminário de Atualização Florestal e XI Semana de Estudos Florestais

Anais do II Seminário de Atualização Florestal e XI Semana de Estudos Florestais AJUSTE DE EQUAÇÕES DE VOLUME PARA PLANTIO DE Pinus taeda EM CASCAVEL, ESTADO DO PARANÁ. Mailson Roik*, Prof. Dr. Afonso Figueiredo Filho, Gerson dos Santos Lisboa. *Mestrando em Ciências Florestais Universidade

Leia mais

LCE 306 Meteorologia Agrícola. Importância Agroecológica dos Ventos. Aula # 13. Prof. Paulo Cesar Sentelhas Prof. Luiz Roberto Angelocci

LCE 306 Meteorologia Agrícola. Importância Agroecológica dos Ventos. Aula # 13. Prof. Paulo Cesar Sentelhas Prof. Luiz Roberto Angelocci LCE 306 Meteorologia Agrícola Prof. Paulo Cesar Sentelhas Prof. Luiz Roberto Angelocci Aula # 13 Importância Agroecológica dos Ventos Uso de Quebra-Ventos Naturais e Artificiais ESALQ/USP 2012 Os ventos

Leia mais

Pinus taeda. Pinheiro-do-banhado, Pinos, Pinho-americano.

Pinus taeda. Pinheiro-do-banhado, Pinos, Pinho-americano. Pinus Taeda Nome Científico: Família: Nomes populares: Ocorrência: Características: Pinus taeda Pinaceae Pinheiro, Pinheiro-americano, Pinus, Pinheiro-amarelo, Pinheirorabo-de-raposa, Pinheiro-do-banhado,

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA N o 130. Fevereiro/1981. NOVAS TECNICAS DE ESPAÇAMENTOS PARA Eucalyptus spp.

CIRCULAR TÉCNICA N o 130. Fevereiro/1981. NOVAS TECNICAS DE ESPAÇAMENTOS PARA Eucalyptus spp. IPEF: FILOSOFIA DE TRABALHO DE UMA ELITE DE EMPRESAS FLORESTAIS BRASILEIRAS PBP/1.3.1 1. INTRODUÇÃO CIRCULAR TÉCNICA N o 130 Fevereiro/1981 NOVAS TECNICAS DE ESPAÇAMENTOS PARA Eucalyptus spp. ISSN 0100-3453

Leia mais

Oportunidades de Negócios com Pinus elliottii

Oportunidades de Negócios com Pinus elliottii Oportunidades de Negócios com Pinus elliottii Paulo Cesar Nunes Azevedo Engenheiro Agrônomo Lei 5.106 - Lei de Incentivos Fiscais ao Reflorestamento Início da resinagem e comercialização de madeira na

Leia mais

LCF Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas. DENDROMETRIA e INVENTÁRIO

LCF Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas. DENDROMETRIA e INVENTÁRIO LCF1581-2010 Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas DENDROMETRIA e INVENTÁRIO Tópico 10 Inventário de pequenas florestas Topografia Planta Planialtimétrica da floresta Atividades de campo Atividades

Leia mais

SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS DO MELHORAMENTO GENÉTICO DE PINUS E EUCALIPTOS NO BRASIL

SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS DO MELHORAMENTO GENÉTICO DE PINUS E EUCALIPTOS NO BRASIL SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS DO MELHORAMENTO GENÉTICO DE PINUS E EUCALIPTOS NO BRASIL Antonio Higa & Luciana Duque Silva Universidade Federal do Paraná 1 Conteúdo Objetivos da apresentação Importância

Leia mais

Manejo das árvores e propriedades da madeira em sistema de ILPF com eucalipto

Manejo das árvores e propriedades da madeira em sistema de ILPF com eucalipto 9 Manejo das árvores e propriedades da madeira em sistema de ILPF com eucalipto André Dominghetti Ferreira Ademar Pereira Serra Alex Marcel Melotto Davi José Bungenstab Valdemir Antônio Laura 122 Sistemas

Leia mais

Componente Florestal nos Sistemas Silvipastoris. Disciplina; Integração Agricultura Pecuária Prof. Danilo Gusmão

Componente Florestal nos Sistemas Silvipastoris. Disciplina; Integração Agricultura Pecuária Prof. Danilo Gusmão Componente Florestal nos Sistemas Silvipastoris Disciplina; Integração Agricultura Pecuária Prof. Danilo Gusmão Por: ADENILSON DO RÊGO OLIVEIRA JÚNIOR JOYCE PEREIRA DE SOUZA PAES JULLIA ANGELIN LATALISA

Leia mais

MODELAGEM HIPSOMÉTRICA DE CLONES DE EUCALYPTUS spp. NA CHAPADA DO ARARIPE PE

MODELAGEM HIPSOMÉTRICA DE CLONES DE EUCALYPTUS spp. NA CHAPADA DO ARARIPE PE MODELAGEM HIPSOMÉTRICA DE CLONES DE EUCALYPTUS spp. NA CHAPADA DO ARARIPE PE Raíssa Santos Ferreira (1); Marcella Gomes de Barros Monteiro (1); Géssyca Fernanda de Sena Oliveira (2); Mayara Fernandes Costa

Leia mais

Instituto de Florestas Departamento de Silvicultura. Prof. Paulo Sérgio dos S. Leles

Instituto de Florestas Departamento de Silvicultura. Prof. Paulo Sérgio dos S. Leles Instituto de Florestas Departamento de Silvicultura Espaçamento de plantio em recomposição florestal Prof. Paulo Sérgio dos S. Leles Laboratório de Pesquisa e Estudos em Reflorestamentos LAPER Departamento

Leia mais

Manejo de plantios homogêneos de espécies nativas da Amazônia

Manejo de plantios homogêneos de espécies nativas da Amazônia Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia Manejo de plantios homogêneos de espécies nativas da Amazônia Palestrante: MSc. Raquel Medeiros 1 Botucatu- SP 2011 Restauraçã o ecológica Estudos com Plantios

Leia mais

SILVICULTURA DE Eucalyptus EM ÁERAS DE OCORRÊNCIA DE GEADAS NO SUL DO BRASIL

SILVICULTURA DE Eucalyptus EM ÁERAS DE OCORRÊNCIA DE GEADAS NO SUL DO BRASIL SILVICULTURA DE Eucalyptus EM ÁERAS DE OCORRÊNCIA DE GEADAS NO SUL DO BRASIL James Stahl Klabin: Uma empresa líder 110 anos de tradição, inovação, liderança e sustentabilidade 17 unidades fabris em nove

Leia mais

LCF Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas

LCF Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas LCF581-2016 Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas 2. Aula Seleção de Espécies/Procedências e Clones Weber Amaral, PhD Email: wana@usp.br Última aula: Fatores da competitividade: Michael Porter,

Leia mais

Disciplina: EB68 C Conservação e Recuperação Ambiental

Disciplina: EB68 C Conservação e Recuperação Ambiental Curso de Graduação em Engenharia Ambiental Disciplina: EB68 C Conservação e Recuperação Ambiental Profa. Patrícia C. Lobo Faria http://paginapessoal.utfpr.edu.br/patricialobo Monitoramento de áreas em

Leia mais

ARBORIZAÇÃO E PAISAGISMO

ARBORIZAÇÃO E PAISAGISMO INSTITUTO DEFEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS - IFAM ARBORIZAÇÃO E PAISAGISMO I ARBORIZAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS Profa: Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal BREVE HISTÓRICO Século

Leia mais

INTEGRAÇÃO FLORESTA / INDUSTRIA

INTEGRAÇÃO FLORESTA / INDUSTRIA INTEGRAÇÃO FLORESTA / INDUSTRIA III REUNIÃO DE INTEGRAÇÃO E ATUALIZAÇÃO TÉCNICA EM FLORESAS PLANTADAS Raul Chaves 16/setembro/2008 A Duratex é uma Empresa do Grupo ITAÚSA A DIVISÃO MADEIRA NO BRASIL São

Leia mais

Acadêmico do Curso de Agronomia, Bolsista PIBIC- CNPq. 3

Acadêmico do Curso de Agronomia, Bolsista PIBIC- CNPq. 3 MANEJO DE ÁREA FLORESTAL DE PINUS ELLIOTTI VISANDO A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA AGROFLORESTAL COM FORRAGEIRAS PERENES DE VERÃO EM DISTINTOS NÍVEIS DE SOMBREAMENTO 1 Rafael Pettenon Botton 2, Cleusa Adriane

Leia mais

PARA PRODUÇÃO DE MADEIRA E RESINA

PARA PRODUÇÃO DE MADEIRA E RESINA AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE FLORESTA DE PINUS Sidney Araujo Cordeiro - Doutorando em Ciência Florestal, Universidade Federal de Viçosa, sidney.cordeiro@ufv.br Márcio Lopes da Silva - Professor do Departamento

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E COMPARAÇÃO DA MADEIRA DE Pinus patula, P. elliottii E P. taeda ATRAVÉS DE SUAS PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS.

CARACTERIZAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E COMPARAÇÃO DA MADEIRA DE Pinus patula, P. elliottii E P. taeda ATRAVÉS DE SUAS PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS. CARACTERIZAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E COMPARAÇÃO DA MADEIRA DE Pinus patula, P. elliottii E P. taeda ATRAVÉS DE SUAS PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS. Daniela Melchioretto, Jackson Roberto Eleotério Universidade

Leia mais

Ciclagem biogeoquímica de nutrientes.

Ciclagem biogeoquímica de nutrientes. XXXIV Reunião Técnico-Científica do PTSM Manejo de resíduos florestais Ciclagem biogeoquímica de nutrientes. Fábio Poggiani, Departamento de Ciências Florestais Esalq/USP fpoggian@esalq.usp.br 1 O CICLO

Leia mais

Características gerais da Madeira Prof. Dr. Umberto Klock.

Características gerais da Madeira Prof. Dr. Umberto Klock. AT073 - Introdução à Engenharia Industrial Madeireira Características gerais da Madeira Prof. Dr. Umberto Klock. 1 Características gerais da Madeira O que iremos apresentar e discutir? Plantas superiores

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Jaboticabal FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS

UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Jaboticabal FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS unesp DISCIPLINA: TEMA: PROFESSORES: Edição 03: UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Jaboticabal FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS Departamento de Produção Vegetal Silvicultura Sistemas de Exploração

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA N o 108. Julho/1980

CIRCULAR TÉCNICA N o 108. Julho/1980 IPEF: FILOSOFIA DE TRABALHO DE UMA ELITE DE EMPRESAS FLORESTAIS BRASILEIRAS PBP/.. CIRCULAR TÉCNICA N o 08 Julho/980 ISSN 000- ESTUDO COMPARATIVO DE DIFERENTES TIPOS DE RECIPIENTES PARA A PRODUÇÃO DE MUDAS

Leia mais

QUANTIFICAÇÃO DO MATERIAL COMBUSTÍVEL E DOS NUTRIENTES EM UM POVOAMENTO DE Pinus Taeda.

QUANTIFICAÇÃO DO MATERIAL COMBUSTÍVEL E DOS NUTRIENTES EM UM POVOAMENTO DE Pinus Taeda. QUANTIFICAÇÃO DO MATERIAL COMBUSTÍVEL E DOS NUTRIENTES EM UM POVOAMENTO DE Pinus Taeda. QUANTIFICATION OF THE COMBUSTIBLE MATERIAL AND THE NUTRIENTS IN A Pinus Taeda STAND. Cedinara Arruda Santana 1 Mauro

Leia mais

Série Plus de novos softwares da Embrapa para simulação simultânea de múltiplos regimes de manejo de florestas plantadas

Série Plus de novos softwares da Embrapa para simulação simultânea de múltiplos regimes de manejo de florestas plantadas 135 4 Encontro Brasileiro de Silvicultura Série Plus de novos softwares da Embrapa para simulação simultânea de múltiplos regimes de manejo de florestas plantadas Edilson Batista de Oliveira 1 1 Doutor

Leia mais

Escolha da área para plantio Talhonamento Construção de aceiros e estradas

Escolha da área para plantio Talhonamento Construção de aceiros e estradas Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Dois Vizinhos Engenharia Florestal Tratos e Métodos Silviculturais Escolha da área para plantio Talhonamento Construção de aceiros e estradas Eng. Ftal.

Leia mais

FATORES QUE PODEM INFLUENCIAR O SUCESSO DE UM EMPREENDIMENTO FLORESTAL

FATORES QUE PODEM INFLUENCIAR O SUCESSO DE UM EMPREENDIMENTO FLORESTAL 4 Workshop Internacional de Mogno Africano FATORES QUE PODEM INFLUENCIAR O SUCESSO DE UM EMPREENDIMENTO FLORESTAL Dr. Jorge R. Malinovski São Paulo, 29 de Abril de 2016 SUMÁRIO 4 Workshop Internacional

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICAS DA MADEIRA DE Araucaria angustifolia PROCEDENTE DA REGIÃO CENTRO OESTE DO PARANÁ

PROPRIEDADES FÍSICAS DA MADEIRA DE Araucaria angustifolia PROCEDENTE DA REGIÃO CENTRO OESTE DO PARANÁ PROPRIEDADES FÍSICAS DA MADEIRA DE Araucaria angustifolia PROCEDENTE DA REGIÃO CENTRO OESTE DO PARANÁ Diego Leonardo Holk (ICV), Giordano Marques Corradi, Éverton Hillig (Orientador), Gilmara de Oliveira

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA N o 164 NOVEMBRO 1988 PRODUTIVIDADE FLORESTAL

CIRCULAR TÉCNICA N o 164 NOVEMBRO 1988 PRODUTIVIDADE FLORESTAL IPEF: FILOSOFIA DE TRABALHO DE UMA ELITE DE EMPRESAS FLORESTAIS BRASILEIRAS ISSN 0100-3453 CIRCULAR TÉCNICA N o 164 NOVEMBRO 1988 APRESENTAÇÃO PRODUTIVIDADE FLORESTAL Admir Lopes Mora * Edson Antonio Balloni

Leia mais

PERSPECTIVA DE USO DA FLORESTA COMO SUPRIDORA DE ENERGIA

PERSPECTIVA DE USO DA FLORESTA COMO SUPRIDORA DE ENERGIA PERSPECTIVA DE USO DA FLORESTA COMO SUPRIDORA DE ENERGIA 1. INTRODUÇÃO Edílson César Moraes Fazzio * A companhia Guatapará de Celulose e Papel pretende iniciar suas atividades no rpimeiro semestre de 1982,

Leia mais

Calagem, adubação de base, de plantio e de cobertura

Calagem, adubação de base, de plantio e de cobertura Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Dois Vizinhos Engenharia Florestal Tratos e Métodos Silviculturais Calagem, adubação de base, de plantio e de cobertura Eng. Ftal. Dr. Prof. Eleandro José

Leia mais

MANEJO DE RESĺDUOS E CICLAGEM DE NUTRIENTES EM FLORESTAS PLANTADAS

MANEJO DE RESĺDUOS E CICLAGEM DE NUTRIENTES EM FLORESTAS PLANTADAS MANEJO DE RESĺDUOS E CICLAGEM DE NUTRIENTES EM FLORESTAS PLANTADAS Prof. Dr. nat. techn. Mauro Valdir Schumacher Ecologia e Nutrição Florestal Departamento de Ciências Florestais/CCR/UFSM schumacher@pesquisador.cnpq.br

Leia mais

LCF Economia de Recursos. Hilton Thadeu Z. do Couto

LCF Economia de Recursos. Hilton Thadeu Z. do Couto LCF 685 - Economia de Recursos Florestais Hilton Thadeu Z. do Couto 1 Recursos Florestais Florestas: NATIVAS e IMPLANTADAS produzem bens Diretos e Indiretos Para manejar essas florestas (produção contínua

Leia mais

DETECÇÃO DO DESMATAMENTO

DETECÇÃO DO DESMATAMENTO ANEXO 2 DETECÇÃO DO DESMATAMENTO VERIFICAÇÃO DE CAMPO, DADOS DETER, DADOS PRODES, IMAGEM MODIS E TM/LANDSAT PERCURSO 2 Coordenadas: S 11,21 o ; W 55,58 o DESCRIÇÃO PONTO 5 Classificação: Degradação l

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE POVOAMENTOS FLORESTAIS INTRODUÇÃO E CONCEITOS

IMPLANTAÇÃO DE POVOAMENTOS FLORESTAIS INTRODUÇÃO E CONCEITOS IMPLANTAÇÃO DE POVOAMENTOS FLORESTAIS INTRODUÇÃO E CONCEITOS - Conjunto de técnicas que envolvem processo de transformação de uma determinada área em povoamento florestal artificial, visando o aumento

Leia mais

Avaliação de variáveis do povoamento com base em parcelas

Avaliação de variáveis do povoamento com base em parcelas Avaliação de variáveis do povoamento com base em parcelas Inventário Florestal Licenciatura em Engª Florestal e dos Recursos Naturais 4º semestre 2015-2016 Área basal média e diâmetro quadrático médio

Leia mais

Disciplina: BI63 B ECOSSISTEMAS. Tema da aula - Distúrbios: Sucessão Ecológica: principais conceitos e aplicações.

Disciplina: BI63 B ECOSSISTEMAS. Tema da aula - Distúrbios: Sucessão Ecológica: principais conceitos e aplicações. Curso de Graduação em Engenharia Ambiental Disciplina: BI63 B ECOSSISTEMAS Tema da aula - Distúrbios: Sucessão Ecológica: principais conceitos e aplicações. http://www.usp.br/agen/bols/2000/rede517.htm

Leia mais

PA 06 - Sistemas e Procedimentos Silviculturais. Ademir R. Ruschel Pesq. Embrapa Amazônia Oriental

PA 06 - Sistemas e Procedimentos Silviculturais. Ademir R. Ruschel Pesq. Embrapa Amazônia Oriental PA 06 - Sistemas e Procedimentos Silviculturais Ademir R. Ruschel Pesq. Embrapa Amazônia Oriental PA 06 - Atividades Tratamentos silviculturais pós-exploração Amazônia Oriental João Olegário Pereira de

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA N o 104. Junho/1980 INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS SILVICULTURAIS NA PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL

CIRCULAR TÉCNICA N o 104. Junho/1980 INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS SILVICULTURAIS NA PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL IPEF: FILOSOFIA DE TRABALHO DE UMA ELITE DE EMPRESAS FLORESTAIS BRASILEIRAS PBP/3.1.6 CIRCULAR TÉCNICA N o 104 Junho/1980 ISSN 0100-3453 INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS SILVICULTURAIS NA PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL

Leia mais

Efeito da adubação potássica em plantios de E. grandis conduzidos em segunda rotação em solos com diferentes teores de potássio trocável

Efeito da adubação potássica em plantios de E. grandis conduzidos em segunda rotação em solos com diferentes teores de potássio trocável Gava n 89 Efeito da adubação potássica em plantios de E. grandis conduzidos em segunda rotação em solos com diferentes teores de potássio trocável José Luiz Gava Cia. Suzano de Papel e Celulose RESUMO:

Leia mais

FLORESTAS PARA PRODUÇÃO DE ÁGUA

FLORESTAS PARA PRODUÇÃO DE ÁGUA IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL EM BACIAS HIDROGRÁFICAS FLORESTAS PARA PRODUÇÃO DE ÁGUA Dr. Valdir de Cicco Engenheiro Florestal Pesquisador Científico BOTUCATU - SP. 2013 SUMÁRIO Laboratório de Hidrologia Florestal.

Leia mais

AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE PLANTAÇÕES DE EUCALIPTO SUBMETIDAS A DESBASTE 1

AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE PLANTAÇÕES DE EUCALIPTO SUBMETIDAS A DESBASTE 1 Avaliação Econômica de Plantações de Eucalipto... 48 AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE PLANTAÇÕES DE EUCALIPTO SUBMETIDAS A DESBASTE Thelma Shirlen Soares, Márcio Lopes da Silva 3, João Ricardo Vasconcelos Gama,

Leia mais

DEPOSIÇÃO DE SERAPILHEIRA DE PINUS ELLIOTTII EM UM SISTEMA SILVIPASTORIL 1 DEPOSITION OF LITTER OF PINUS ELLIOTTII IN A SILVOPASTORIL SYSTEM

DEPOSIÇÃO DE SERAPILHEIRA DE PINUS ELLIOTTII EM UM SISTEMA SILVIPASTORIL 1 DEPOSITION OF LITTER OF PINUS ELLIOTTII IN A SILVOPASTORIL SYSTEM DEPOSIÇÃO DE SERAPILHEIRA DE PINUS ELLIOTTII EM UM SISTEMA SILVIPASTORIL 1 DEPOSITION OF LITTER OF PINUS ELLIOTTII IN A SILVOPASTORIL SYSTEM Valéria Escaio Bubans 2, Tagliane Eloíse Walker 3, Maiara Do

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA N o 142. Fevereiro/1982. TOMADA DE DECISÃO FACE À DIFERENTES ALTERNATIVAS DE MANEJO DE UMA FLORESTA DE Eucalyptus spp.

CIRCULAR TÉCNICA N o 142. Fevereiro/1982. TOMADA DE DECISÃO FACE À DIFERENTES ALTERNATIVAS DE MANEJO DE UMA FLORESTA DE Eucalyptus spp. IPEF: FILOSOFIA DE TRABALHO DE UMA ELITE DE EMPRESAS FLORESTAIS BRASILEIRAS PBP/6. IRULAR TÉNIA N o 142 Fevereiro/1982 ISSN 0100-3453 TOMADA DE DEISÃO FAE À DIFERENTES ALTERNATIVAS DE MANEJO DE UMA FLORESTA

Leia mais

Poda experimental de Schinus terebinthifolius Raddi (pimenta-rosa) em área de Cerrado

Poda experimental de Schinus terebinthifolius Raddi (pimenta-rosa) em área de Cerrado NOTA TÉCNICA DE PESQUISA Poda experimental de Schinus terebinthifolius Raddi (pimenta-rosa) em área de Cerrado Annete Bonnet, Gustavo Ribas Curcio, Edberto Moura, Deborah Santos, Roberto Ogata 2016 Foto:

Leia mais