UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Jaboticabal FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS. Departamento de Produção Vegetal

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Jaboticabal FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS. Departamento de Produção Vegetal"

Transcrição

1 unesp UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Jaboticabal FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS Departamento de Produção Vegetal MÓDULO 14 DISCIPLINA: TEMA: ROFESSORES: Silvicultura Condução, manejo e regeneração florestal: idade de corte e regimes florestais Sérgio Valiengo Valeri Rinaldo César de Paula CONDUÇÃO, EXPLORAÇÃO E REGENERAÇÃO FLORESTAL INTRODUÇÃO Floresta Implantada Benefícios e produtos Condução Custo Qualidade Uma vez implantada, a floresta deve ser conduzida adequadamente para que os benefícios e os produtos inicialmente pretendidos sejam obtidos a baixo custo e com a qualidade desejada. A condução da floresta está intimamente relacionada com a sua exploração e regeneração. A regeneração pode ser feita por meio do plantio de mudas ou por meio da brotação das touças, após o corte das árvores efetuado durante a exploração. Considerando que a grande maioria das florestas implantadas visam a produção de madeira a ser usada para vários fins, serão abordados principalmente os aspectos relativos aos povoamentos conduzidos para a obtenção desse produto florestal.

2 2 2. IDADE DE CORTE Uma floresta deve ser explorada quando as árvores que a constituem atingirem o máximo crescimento e produzirem a quantidade máxima de madeira. O tempo necessário para que isto ocorra é chamado de idade de corte ou rotação e pode variar principalmente em função da espécie, do espaçamento entre as árvores e da finalidade da produção. A idade de corte pode ser determinada com o acompanhamento do crescimento da floresta. Para tanto, anualmente são medidos o diâmetro, a altura e o volume das árvores em parcelas permanentes representativas do povoamento. Com estes elementos, determina-se o incremento volumétrico médio anual (I.M.A.) e o incremento volumétrico corrente anual (I.C.A.) da floresta. A idade de corte deverá corresponder ao ano no qual o incremento corrente se iguala ao incremento médio, estando assim a floresta na época de exploração.

3 VOLUME (st/ha/ano) IDADE (anos) IMA (st/ha/ano) ICA(st/ha/ano) FIGURA 1. Variação do incremento corrente anual e incremento médio anual para Eucalyptus spp. nas regiões de cerrado do Estado de São Paulo. QUADRO 1. Evolução do provável crescimento volumétrico para Eucalyptus spp. nas regiões de cerrado do Estado de São Paulo Idade em anos Volume provável Estéreos/ha I.M.A. Estéreos/ha/ano I.C.A. Estéreos/ha/ano ,5 25, ,9 38, ,5 41, ,6 33, ,5 26, ,0 21,0 Verifica-se pelos dados do Quadro 01 que o incremento corrente anual atinge o valor máximo no 4 o ano, decrescendo acentuadamente nos anos subsequentes. Consequentemente, inicia-se a partir do 5 o ano um sensível decréscimo do incremento médio anual. Como se observa pela Figura 1 e pelo Quadro 1, o corte deverá ser efetuado entre o 5 o e 6 o ano. Este resultado é válido para os povoamentos de Eucalyptus grandis, E. saligna e E. urophylla crescendo com a produtividade média de 30 estéreos/ha/ano, nas condições de cerrado do Estado de São Paulo (FERREIRA & TIMONI, 1979). Até a idade de corte, as plantas aproveitam totalmente os fatores de crescimento (água, luz, nutrientes, etc.) colocados à sua disposição. A partir deste momento, o crescimento das árvores começa a diminuir, em função da competição entre elas. A manutenção da floresta com o crescimento estagnado

4 4 não é interessante e para se manter o povoamento no máximo de seu potencial de crescimento volumétrico, deverão ser efetuados cortes totais ou parciais. Houve uma tendência para a diminuição dos ciclos de corte, em função principalmente da implantação de florestas energéticas destinadas à produção de madeira para energia (lenha, carvão vegetal e álcool), com o uso de espaçamentos mais reduzidos. Entretanto, a necessidade dos cortes em fases muito jovens de crescimento, provoca a exportação excessiva de nutrientes do solo, diminuindo a sua fertilidade e comprometendo a produtividade das rotações futuras. A idade de corte poderá ser determinada também em função do crescimento da floresta em diâmetro, área basal e massa de matéria seca. 3. REGIMES FLORESTAIS A maneira através da qual ocorre a regeneração das florestas é denominada de regime florestal. Fundamentalmente, existem dois regimes florestais: o de Talhadia e o de Alto Fuste. No regime de talhadia, a regeneração ocorre por brotação das touças, havendo duas modalidades deste regime: talhadia simples regular e talhadia esquadrinhada. A primeira modalidade é amplamente usada no Brasil para espécies de eucalipto principalmente para obtenção de madeira de pequenas dimensões. Na talhadia esquadrilhada as árvores dominantes de um povoamento florestal são cortadas, ocorrendo a brotação sob a proteção das árvores remanescentes. Pode ser aplicada apenas para as espécies de sombra com capacidade de brotação da touça, sendo adequada para a condução de florestas de proteção de encostas e de florestas constituídas por árvores de diferentes idades. No regime de alto fuste a regeneração pode ser natural, por sementes, ou artificialmente com o plantio de mudas obtidas por sementes ou clones, e a condução de florestas é realizada com a aplicação de desbastes periódicos, e é usada para obtenção de toras de grandes dimensões para construção civil e moveis. As espécies mais usadas no Brasil são do gênero Pinus. Corymbia citriodora (Eucalyptus citriodora) é usado em regime de talhadia sob alto fuste que será tratado em módulo específico.

5 5 BIBLIOGRAFIA CONSULTADA ANÔNIMO. Desbastes. (Apostila de ENF Técnicas Silviculturais). Universidade Federal de Viçosa. 6p. s.d. BALLONI, E.A. Manejo de florestas de Eucalyptus. In: CURSO DE TREINAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE CORTE, São Paulo, SBS, p. (Datilografado). BALLONI, E.A., SIMÕES, J.W., SILVA, A.P. Condução de touças de Eucalyptus., Silvicultura, São Paulo, n.14, p.87-89, FERREIRA, C.A., TIMONI, J.L. Contribuição ao estudo da determinação da época de corte em povoamentos de Eucalyptus spp. (E. urophylla, E. grandis, E. saligna). Silvicultura, São Paulo, n.14, p.85-86, FONSECA, A.G. et al. Influência da época de corte sobre o vigor das brotações de povoamentos de E. saligna Sm. Viçosa, SIF, p (Boletim Técnico, 1). FREITAS, M., SILVA, A.P., GUTIERREZ NETO, F. Manejo de eucaliptais para rotações sucessivas. Boletim Informativo IPEF, Piracicaba, v.6, n.19, p.3-13, FREITAS, M., SILVA, A.P., GUTIERREZ NETO, F., CAVENA, R.A O interplantio como alternativa para rotações sucessivas em Eucalyptus. IPEF, Piracicaba, n.19, p.1-16, GUTIÉRREZ, G.L. Lignotuberulos o protuberancias de la raiz. In: ATLAS DEL EUCALIPTO, Sevilla, ICONA, p. (Tomo 1).

6 6 MORAES, M.L. Relatório de estágio realizado na Companhia Agro-Florestal Monte Alegre. Agudos, CAFMA, p. (Datilografado). NASCIMENTO FILHO, M.B., MAGALHÃES J.G.R., FERNANDES, J.C., PEREIRA, J.R. Influência da altura de corte sobre a sobrevivência das touças de Eucalyptus. Silvicultura, São Paulo, n.28, p , NICOLIELO, N. Aspectos gerais sobre manejo florestal em florestas homogêneas de Pinus spp. In: CURSO DE TREINAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE CORTE, São Paulo, SBS, p. (Datilografado). PEREIRA, A.R., BRANDI, R.M. Condução da brotação em povoamentos de eucalipto. Viçosa, SIF, p (Boletim Técnico, 6). PEREIRA, A.R., LADEIRA, H.P. Custos de desbrota em povoamentos de eucaliptos. Silvicultura, São Paulo, n.28, p , SIMÕES, J.W., BRANDI, R.M., LEITE, N.B., BALLONI, E.A. Formação, manejo e exploração de florestas com espécies de rápido crescimento. Brasília, IBDF, p. SPELTZ, R.M., MOREIRA, M.F. Arraste de desbastes de Pinus spp. Com animais uma opção no sistema de exploração. Silvicultura, São Paulo, n.28, p , VALE, A.B., OLIVEIRA, A.D., FELFILI, J.M., QUINTAES, P.C.G. Desbastes florestais. Brasil Florestal, Brasília, n.59, p.45-57, VEIGA, A.A. Desbastes em função da área basal. Silvicultura em São Paulo, São Paulo, v.1. n.1, p.61-69, Testes de Asserção e Razão Responda as questões abaixo, preenchendo os espaços entre parênteses do quadro final de respostas com as letras: (A) Se as duas proposições (P1 e P2) forem corretas e a segunda for justificativa da primeira. Orientação: coloque a palavra porque entre as proposições P1 e P2 para confirmar se P2 é justificativa de P1; (B) Se proposições (P1 e P2) forem corretas e a segunda não for justificativa da primeira; (C) Se a primeira proposição (P1) for correta e a segunda (P2) incorreta; (D) Se a primeira proposição (P1) for incorreta e a segunda (P2) correta; (E) Se a primeira (P1) e a segunda (P2) proposições forem incorretas.

7 7 1. (P1) A condução florestal envolve técnicas que são aplicadas à floresta implantada e visa a produção de madeira de pequenas e/ou grandes dimensões. (P2) A condução envolve técnicas de manejo e exploração florestal ao longo da rotação da cultura, visando a máxima produção e para isso são adotados regimes de talhadia, alto fuste com desbastes periódicos ou talhadia sob alto fuste. 2. (P1) A regeneração florestal ocorre apenas por sementes. (P2) A regeneração por meio de brotação de touças não é natural e é designada de talhadia. 3. (P1) A idade de corte deverá corresponder ao ano no qual o incremento corrente se iguala ao incremento médio. (P2) Essa época corresponde ao período de rotação da floresta, quando atinge o máximo crescimento e produz a quantidade máxima de madeira. 4. (P1) Povoamentos florestais implantados em espaçamentos menores atinge a idade de corte antes do que aqueles implantados em espaçamentos maiores. (P2) No espaçamento menor, ou seja, em condições de alta densidade de árvores, a competição entre árvores por luz, água e nutrientes é maior, o que antecipa a paralisação do crescimento das árvores. 5. (P1) O incremento médio anual e corrente anual de massa de matéria seca podem ser usados para determinar idade de corte. (P2) A idade de corte pode ser determinada em função do crescimento da floresta em diâmetro, área basal, volume de madeira e massa de matéria seca de madeira. Quadro de Respostas 1. ( ) 2. ( ) 3. ( ) 4. ( ) 5. ( ) O gabarito se encontra na página 8.

8 8 Gabarito do Módulo Condução, manejo e regeneração florestal: idade de corte e regimes florestais 1. ( A ) 2. ( E ) 3. ( A ) 4. ( A ) 5. ( A )

UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Jaboticabal FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS. Departamento de Produção Vegetal

UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Jaboticabal FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS. Departamento de Produção Vegetal unesp UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Jaboticabal FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS Departamento de Produção Vegetal MÓDULO 15 DISCIPLINA: TEMA: ROFESSORES: Silvicultura Talhadia Simples Regular

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Jaboticabal FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS

UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Jaboticabal FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS unesp DISCIPLINA: TEMA: PROFESSORES: UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Jaboticabal FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS Departamento de Produção Vegetal Silvicultura Desrama Artificial Sérgio Valiengo

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS

FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS unesp DISCIPLINA: TEMA: PROFESSORES: UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Jaboticabal FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS Departamento de Produção Vegetal Silvicultura Florestas sob Regime de Alto

Leia mais

PROJETO: Resultados parciais dos experimentos de manejo da brotação de Eucalyptus spp. da Acesita Energética na região do Vale do Jequitinhonha

PROJETO: Resultados parciais dos experimentos de manejo da brotação de Eucalyptus spp. da Acesita Energética na região do Vale do Jequitinhonha PROJETO: Resultados parciais dos experimentos de manejo da brotação de Eucalyptus spp. da Acesita Energética na região do Vale do Jequitinhonha DANILO ROCHA ACESITA ENERGÉTICA S/A. AV. AFONSO PENA, 1500

Leia mais

ESTUDO DA VIABILIDADE DO INTERPLANTIO EM POVOAMENTO DE Eucalyptus grandis EM SEGUNDA ROTAÇÃO

ESTUDO DA VIABILIDADE DO INTERPLANTIO EM POVOAMENTO DE Eucalyptus grandis EM SEGUNDA ROTAÇÃO IPEF n.28, p.45-47, dez.1984 ESTUDO DA VIABILIDADE DO INTERPLANTIO EM POVOAMENTO DE Eucalyptus grandis EM SEGUNDA ROTAÇÃO S.L. MARTINI IPEF, Caixa Postal 9, 13.400 - Piracicaba-SP I. BORSSATTO Florestal

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA N o 164 NOVEMBRO 1988 PRODUTIVIDADE FLORESTAL

CIRCULAR TÉCNICA N o 164 NOVEMBRO 1988 PRODUTIVIDADE FLORESTAL IPEF: FILOSOFIA DE TRABALHO DE UMA ELITE DE EMPRESAS FLORESTAIS BRASILEIRAS ISSN 0100-3453 CIRCULAR TÉCNICA N o 164 NOVEMBRO 1988 APRESENTAÇÃO PRODUTIVIDADE FLORESTAL Admir Lopes Mora * Edson Antonio Balloni

Leia mais

COMPARAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE HÍBRIDOS DE EUCALYPTUS UROPHYLLA X EUCALYPTUS GRANDIS 1 INTRODUÇÃO

COMPARAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE HÍBRIDOS DE EUCALYPTUS UROPHYLLA X EUCALYPTUS GRANDIS 1 INTRODUÇÃO COMPARAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE HÍBRIDOS DE EUCALYPTUS UROPHYLLA X EUCALYPTUS GRANDIS Augusto de Faria Locci¹, Murilo Caliente Marques¹, André da Vitor Costa Manso² Rafael Ribeiro Soler², Raoni

Leia mais

AVALIAÇÃO DE MÉTODOS DE CUBAGEM COM NÚMERO IGUAL DE SEÇÕES DO TRONCO DE ÁRVORES DE EUCALIPTO

AVALIAÇÃO DE MÉTODOS DE CUBAGEM COM NÚMERO IGUAL DE SEÇÕES DO TRONCO DE ÁRVORES DE EUCALIPTO AVALIAÇÃO DE MÉTODOS DE CUBAGEM COM NÚMERO IGUAL DE SEÇÕES DO TRONCO DE ÁRVORES DE EUCALIPTO Brenno Cunha Freitas 1 e Valdir Carlos Lima de Andrade 2 1 Aluno do Curso de Engenharia Florestal; Campus de

Leia mais

PROJETO: Estudo da viabilidade técnica do interplantio de florestas de Eucalyptus em segunda rotação

PROJETO: Estudo da viabilidade técnica do interplantio de florestas de Eucalyptus em segunda rotação PROJETO: Estudo da viabilidade técnica do interplantio de florestas de Eucalyptus em segunda rotação. INTRODUÇÃO CÉSAR A. G. FINGER JORGE VIEIRA GONZAGA ANTONIO J. P. FREITAS FLORESTAL GUAÍBA LTDA. CAIXA

Leia mais

Desbaste intermediários em florestas de alta rotatividade visando a produção de carvão vegetal

Desbaste intermediários em florestas de alta rotatividade visando a produção de carvão vegetal IPEF n.26, p.9-11, abr.1984 Desbaste intermediários em florestas de alta rotatividade visando a produção de carvão vegetal ALOISIO RODRIGUES PEREIRA Soc. De Investigações Florestais UFV, Viçosa, MG 36.570

Leia mais

O USO DA FLORESTA COMO SUPRIDORA DE ENERGIA NA CHAMPION PAPEL E CELULOSE S.A.

O USO DA FLORESTA COMO SUPRIDORA DE ENERGIA NA CHAMPION PAPEL E CELULOSE S.A. O USO DA FLORESTA COMO SUPRIDORA DE ENERGIA NA CHAMPION PAPEL E CELULOSE S.A. 1. APRESENTAÇÃO Manoel de Freitas * Os planos de uso da floresta como supridora de energia na Champion Papel e Celulose S.A.

Leia mais

Unidade de Ensino 3: Princípios Gerais de Produção Florestal

Unidade de Ensino 3: Princípios Gerais de Produção Florestal Unidade de Ensino 3: Princípios Gerais de Produção Florestal Disciplina: Manejo e produção florestal Curso: Agronomia Períodos: Matutino/Noturno 2016.2 Docente: Prof. Dra. Marcela Midori Yada IMPLANTAÇÃO

Leia mais

Espaçamento e Plantio

Espaçamento e Plantio Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Dois Vizinhos Engenharia Florestal Tratos e Métodos Silviculturais Espaçamento e Plantio Eng. Ftal. Dr. Prof. Eleandro José Brun Dois Vizinhos - PR, 2016-01.

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA N o 129. Fevereiro/1981

CIRCULAR TÉCNICA N o 129. Fevereiro/1981 IPEF: FILOSOFIA DE TRABALHO DE UMA ELITE DE EMPRESAS FLORESTAIS BRASILEIRAS PBP/1.4.1. CIRCULAR TÉCNICA N o 129 Fevereiro/1981 ISSN 0100-3453 ADUBAÇÃO DE CEPOS DE Eucalyptus grandis HILL ex (MAIDEN) NA

Leia mais

Inventário Florestal Exercício 3 ROTEIRO DE AULA PRÁTICA 12. ÁREA BASAL, DAP MÉDIO E VOLUME CILÍNDRICO DE UMA PARCELA 1. OBJETIVO

Inventário Florestal Exercício 3 ROTEIRO DE AULA PRÁTICA 12. ÁREA BASAL, DAP MÉDIO E VOLUME CILÍNDRICO DE UMA PARCELA 1. OBJETIVO 1 Disciplina: Silvicultura Data: / / Tema: Aluno: Inventário Florestal Exercício 3 ROTEIRO DE AULA PRÁTICA 1. ÁREA BASAL, DAP MÉDIO E VOLUME CILÍNDRICO DE UMA PARCELA 1. OBJETIVO Estimar, através do Inventário

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA N o 177 MARÇO 1991 OBSERVAÇÕES PRELIMINARES DE ALGUNS FATORES QUE AFETAM A BROTAÇÃO DO EUCALIPTO

CIRCULAR TÉCNICA N o 177 MARÇO 1991 OBSERVAÇÕES PRELIMINARES DE ALGUNS FATORES QUE AFETAM A BROTAÇÃO DO EUCALIPTO ISSN 0100-3453 CIRCULAR TÉCNICA N o 177 MARÇO 1991 OBSERVAÇÕES PRELIMINARES DE ALGUNS FATORES QUE AFETAM A BROTAÇÃO DO EUCALIPTO INTRODUÇÃO Aguinaldo José de Souza * Silas Zen * Paulo Eduardo Gibertoni

Leia mais

IPEF n.15, p , 1977

IPEF n.15, p , 1977 IPEF n.15, p.107-111, 1977 O NÚMERO BROTOS POR TOUÇA NÃO INFLUENCIA AS OPERAÇÕES DE CORTE, PORCENTAGEM DE CASCA E DENSIDADE DA MADEIRA DE Eucalyptus saligna Sm. O.D.C. - 812.13:523:176.1 Eucalyptus saligna

Leia mais

CEDRO AUSTRALIANO CEDRO AUSTRALIANO DE SEMENTE OU CLONADO? QUAL PLANTAR?

CEDRO AUSTRALIANO CEDRO AUSTRALIANO DE SEMENTE OU CLONADO? QUAL PLANTAR? DE SEMENTE OU CLONADO? QUAL PLANTAR? Com o surgimento de novos materiais genéticos no mercado, existem dúvidas sobre qual é a melhor opção para o plantio de cedro australiano. Elaboramos este documento

Leia mais

PERSPECTIVA DE USO DA FLORESTA COMO SUPRIDORA DE ENERGIA

PERSPECTIVA DE USO DA FLORESTA COMO SUPRIDORA DE ENERGIA PERSPECTIVA DE USO DA FLORESTA COMO SUPRIDORA DE ENERGIA 1. INTRODUÇÃO Edílson César Moraes Fazzio * A companhia Guatapará de Celulose e Papel pretende iniciar suas atividades no rpimeiro semestre de 1982,

Leia mais

IMPLANTAÇÃO FLORESTAL FORMAÇÃO DE NOVAS FLORESTAS

IMPLANTAÇÃO FLORESTAL FORMAÇÃO DE NOVAS FLORESTAS IMPLANTAÇÃO FLORESTAL FORMAÇÃO DE NOVAS FLORESTAS A implantação florestal consiste no estabelecimento da floresta, incluindo as operações básicas de preparo do terreno, plantio e tratos culturais. Inclui

Leia mais

PROJETO: Segunda rotação de eucaliptos FRANCISCO DE ASSIS RIBEIRO PAULO RENATO DE O. MACEDO CARLOS JOSÉ MENDES WALTER SUITER FILHO

PROJETO: Segunda rotação de eucaliptos FRANCISCO DE ASSIS RIBEIRO PAULO RENATO DE O. MACEDO CARLOS JOSÉ MENDES WALTER SUITER FILHO 1. INTRODUÇÃO PROJETO: Segunda rotação de eucaliptos FRANCISCO DE ASSIS RIBEIRO PAULO RENATO DE O. MACEDO CARLOS JOSÉ MENDES WALTER SUITER FILHO CIA. AGRÍCOLA E FLORESTAL SANTA BÁRBARA AV. BRASIL, 709

Leia mais

DIFERENÇAS DE DENSIDADE BÁSICA (KG/M 3 ) DA MADEIRA DE EUCALYPTUS EM RELAÇÃO AO AMBIENTE DE PLANTIO E AO TIPO DE MATERIAL GENÉTICO

DIFERENÇAS DE DENSIDADE BÁSICA (KG/M 3 ) DA MADEIRA DE EUCALYPTUS EM RELAÇÃO AO AMBIENTE DE PLANTIO E AO TIPO DE MATERIAL GENÉTICO DIFERENÇAS DE DENSIDADE BÁSICA (KG/M 3 ) DA MADEIRA DE EUCALYPTUS EM RELAÇÃO AO AMBIENTE DE PLANTIO E AO TIPO DE MATERIAL GENÉTICO Prof. Dr. Cristiano Pereira da Silva. Docente das Faculdades Integradas

Leia mais

INFLUÊNCIA DO ESPAÇAMENTO NAS VARIÁVEIS ALTURA E DIÂMETRO DE CLONES DE Eucalyptus ssp. EM ARARIPINA PE

INFLUÊNCIA DO ESPAÇAMENTO NAS VARIÁVEIS ALTURA E DIÂMETRO DE CLONES DE Eucalyptus ssp. EM ARARIPINA PE INFLUÊNCIA DO ESPAÇAMENTO NAS VARIÁVEIS ALTURA E DIÂMETRO DE CLONES DE Eucalyptus ssp. EM ARARIPINA PE Mayara Fernandes Costa Pedrosa(1); Géssyca Fernanda de Sena Oliveira(2); Marcella Gomes de Barros

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA N o 104. Junho/1980 INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS SILVICULTURAIS NA PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL

CIRCULAR TÉCNICA N o 104. Junho/1980 INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS SILVICULTURAIS NA PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL IPEF: FILOSOFIA DE TRABALHO DE UMA ELITE DE EMPRESAS FLORESTAIS BRASILEIRAS PBP/3.1.6 CIRCULAR TÉCNICA N o 104 Junho/1980 ISSN 0100-3453 INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS SILVICULTURAIS NA PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL

Leia mais

AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE HÍBRIDOS DE Eucalyptus urophylla X Eucalyptus grandis EM TERCEIRA ROTAÇÃO PARA FINS ENERGÉTICOS

AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE HÍBRIDOS DE Eucalyptus urophylla X Eucalyptus grandis EM TERCEIRA ROTAÇÃO PARA FINS ENERGÉTICOS AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE HÍBRIDOS DE Eucalyptus urophylla X Eucalyptus grandis EM TERCEIRA ROTAÇÃO PARA FINS ENERGÉTICOS André Vitor da Costa Manso 1, Renan Speranza Mangialardo 1, Rafael

Leia mais

21/06/2010. De acordo com a idade, os povoamentos florestais podem ser: equiânios ou inequiânios.

21/06/2010. De acordo com a idade, os povoamentos florestais podem ser: equiânios ou inequiânios. Povoamentos florestais Povoamento florestal é uma parte da floresta que se distingue do resto da floresta por causa da sua estrutura e composição particular de espécies arbóreas, e o tamanho mínimo situa-se

Leia mais

VARIAÇÃO DA UMIDADE E DENSIDADE BÁSICA EM Eucalyptus sp EM DUERÉ - TO

VARIAÇÃO DA UMIDADE E DENSIDADE BÁSICA EM Eucalyptus sp EM DUERÉ - TO VARIAÇÃO DA UMIDADE E DENSIDADE BÁSICA EM Eucalyptus sp EM DUERÉ - TO Wanessa Dias de Melo; Edy Eime Pereira Baraúna; Renato da Silva Vieira; Thiago Campos Monteiro. Aluna do Curso de Engenharia florestal;

Leia mais

MODELAGEM HIPSOMÉTRICA DE CLONES DE EUCALYPTUS spp. NA CHAPADA DO ARARIPE PE

MODELAGEM HIPSOMÉTRICA DE CLONES DE EUCALYPTUS spp. NA CHAPADA DO ARARIPE PE MODELAGEM HIPSOMÉTRICA DE CLONES DE EUCALYPTUS spp. NA CHAPADA DO ARARIPE PE Raíssa Santos Ferreira (1); Marcella Gomes de Barros Monteiro (1); Géssyca Fernanda de Sena Oliveira (2); Mayara Fernandes Costa

Leia mais

Aumento da produtividade da segunda rotação de eucalipto em função do método de desbrota

Aumento da produtividade da segunda rotação de eucalipto em função do método de desbrota S ÉRIE TÉCNICA IPEF v. 11, n. 0, p. 5-1, mai., 1997 Aumento da produtividade da segunda rotação de eucalipto em função do método de desbrota Hélder Bolognani Andrade; Vanderlei Benedetti José Carlos Madaschi;

Leia mais

VI Workshop de Melhoramento Genético Florestal e XLI Reunião Técnico - Científica do PTSM / IPEF. Adaptação genotípica ao estresse hídrico e térmico

VI Workshop de Melhoramento Genético Florestal e XLI Reunião Técnico - Científica do PTSM / IPEF. Adaptação genotípica ao estresse hídrico e térmico VI Workshop de e XLI Reunião Técnico - Científica do PTSM / IPEF Adaptação genotípica ao estresse hídrico e térmico Visão do melhoramento florestal na interação com o manejo Edson Mori Cristiano Bueno

Leia mais

L C F Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas

L C F Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas em Propriedades Agrícolas PRODUTOS FLORESTAIS MADEIREIROS E NÃO MADEIREIROS Prof. Geraldo Bortoletto Jr. FLORESTAS NO BRASIL (milhões ha) Florestas Naturais = 477,7 Florestas de proteção = 240,0 Florestas

Leia mais

EFEITO DO ESPAÇAMENTO DE PLANTIO NA PRODUÇÃO DE MADEIRA E SERAPILHEIRA DE EUCALYPTUS DUNNI NA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ

EFEITO DO ESPAÇAMENTO DE PLANTIO NA PRODUÇÃO DE MADEIRA E SERAPILHEIRA DE EUCALYPTUS DUNNI NA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ EFEITO DO ESPAÇAMENTO DE PLANTIO NA PRODUÇÃO DE MADEIRA E SERAPILHEIRA DE EUCALYPTUS DUNNI NA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ Edson Roberto Silveira 1 ; Driéli Aparecida Reiner 2 ; Julio Rodolfo Smaniotto 3

Leia mais

http://www.lcf.esalq.usp.br/proestacao 1 VIII Simpósio Técnicas de Plantio e Manejo de Eucalipto Para Usos Múltiplos ASPECTOS TÉCNICOS DO MANEJO DE BROTAÇÃO DO EUCALIPTO: Desbrota precoce e convencional

Leia mais

Partição de biomassa em clones de Eucalyptus na região litorânea do Rio Grande do Norte

Partição de biomassa em clones de Eucalyptus na região litorânea do Rio Grande do Norte http://dx.doi.org/10.12702/viii.simposfloresta.2014.5-557-1 Partição de biomassa em clones de Eucalyptus na região litorânea do Rio Grande do Norte Jucier M. de S. e Silva 1, Gualter G. C. da Silva 1,

Leia mais

ÍNDICE DE MORTALIDADE EM PLANTIOS ENERGÉTICOS

ÍNDICE DE MORTALIDADE EM PLANTIOS ENERGÉTICOS ÍNDICE DE MORTALIDADE EM PLANTIOS ENERGÉTICOS Letícia Porto Momesso 1, Dan Ruiz Severi 2, Guilherme Oguri 3, Saulo Philipe Sebastião Guerra 4, Kléber Pereira Lanças 5, Rafael Ribeiro Soler 6 1 Engenharia

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA N o 4 INFORMAÇÕES GERAIS

CIRCULAR TÉCNICA N o 4 INFORMAÇÕES GERAIS CIRCULAR TÉCNICA N o 4 PBP/0 (Arquivar nesta pasta) INFORMAÇÕES GERAIS O Programa de pesquisa florestal em desenvolvimento através do Convênio: IPEF Indústria de Celulose Borregaard S.A. I OBJETIVOS BÁSICOS

Leia mais

1 Estrutura da Disciplina. 2 Justificativa. 3 Objetivos. 1.1 Instituição onde a Disciplina será Ministrada. 1.2 Organização da Disciplina

1 Estrutura da Disciplina. 2 Justificativa. 3 Objetivos. 1.1 Instituição onde a Disciplina será Ministrada. 1.2 Organização da Disciplina PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA FLORESTAL Crescimento e Produção Florestal 1 Estrutura da Disciplina 1.1 Instituição onde a Disciplina será Ministrada Universidade de São Paulo

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina AGR480 Silvicultura Geral

Programa Analítico de Disciplina AGR480 Silvicultura Geral 0 Programa Analítico de Disciplina Campus Rio Paranaíba - Campus Rio Paranaíba Número de créditos: 5 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 3 5 Períodos - oferecimento: I

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA N o 108. Julho/1980

CIRCULAR TÉCNICA N o 108. Julho/1980 IPEF: FILOSOFIA DE TRABALHO DE UMA ELITE DE EMPRESAS FLORESTAIS BRASILEIRAS PBP/.. CIRCULAR TÉCNICA N o 08 Julho/980 ISSN 000- ESTUDO COMPARATIVO DE DIFERENTES TIPOS DE RECIPIENTES PARA A PRODUÇÃO DE MUDAS

Leia mais

MANEJO DE FLORESTAS E SUA UTILIZAÇÃO EM SERRARIA

MANEJO DE FLORESTAS E SUA UTILIZAÇÃO EM SERRARIA SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE UTILIZAÇÃO DA MADEIRA DE EUCALIPTO PARA SERRARIA MANEJO DE FLORESTAS E SUA UTILIZAÇÃO EM SERRARIA Hilton Thadeu Z. do Couto * INTRODUÇÃO A recente e passageira crise econômica

Leia mais

Teste de espécies/procedências de Eucalyptus spp em Dourados (MS). I - resultados aos 42 meses de idade

Teste de espécies/procedências de Eucalyptus spp em Dourados (MS). I - resultados aos 42 meses de idade Referência sugerida/suggested reference: DANIEL, O. Teste de espécies/procedências de Eucalyptus spp em Dourados (MS). I - resultados aos 42 meses de idade. Revista Científica (UFMS), Campo Grande, v.3,

Leia mais

FATORES QUE PODEM INFLUENCIAR O SUCESSO DE UM EMPREENDIMENTO FLORESTAL

FATORES QUE PODEM INFLUENCIAR O SUCESSO DE UM EMPREENDIMENTO FLORESTAL 4 Workshop Internacional de Mogno Africano FATORES QUE PODEM INFLUENCIAR O SUCESSO DE UM EMPREENDIMENTO FLORESTAL Dr. Jorge R. Malinovski São Paulo, 29 de Abril de 2016 SUMÁRIO 4 Workshop Internacional

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE AGRONOMIA FELIPE DA SILVA RODRIGUES

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE AGRONOMIA FELIPE DA SILVA RODRIGUES UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE AGRONOMIA FELIPE DA SILVA RODRIGUES PRODUÇÃO DE BIOMASSA LENHOSA DE 31 MATERIAIS DE Eucalyptus spp. EM PRATA, MG UBERLÂNDIA MG

Leia mais

Efeito da adubação potássica em plantios de E. grandis conduzidos em segunda rotação em solos com diferentes teores de potássio trocável

Efeito da adubação potássica em plantios de E. grandis conduzidos em segunda rotação em solos com diferentes teores de potássio trocável Gava n 89 Efeito da adubação potássica em plantios de E. grandis conduzidos em segunda rotação em solos com diferentes teores de potássio trocável José Luiz Gava Cia. Suzano de Papel e Celulose RESUMO:

Leia mais

Minicurso: Análise econômica da cultura do eucalipto

Minicurso: Análise econômica da cultura do eucalipto Luiz Carlos Estraviz Rodriguez ESALQ/USP Silvana Ribeiro Nobre Atrium Forest Consulting Minicurso: Análise econômica da cultura do eucalipto conceitos econômicos, planilha de cálculo e análise de rentabilidade

Leia mais

EFEITO DO ESPAÇAMENTO NA CAPACIDADE DE BROTAÇÃO DE Eucalyptus viminalis. SPACING EFFECT ON THE COPPICE ABILITY OF Eucalyptus viminalis.

EFEITO DO ESPAÇAMENTO NA CAPACIDADE DE BROTAÇÃO DE Eucalyptus viminalis. SPACING EFFECT ON THE COPPICE ABILITY OF Eucalyptus viminalis. EFEITO DO ESPAÇAMENTO NA CAPACIDADE DE BROTAÇÃO DE Eucalyptus viminalis. RESUMO Rosana Clara Victoria Higa 1 José Alfredo Sturion 2 O trabalho analisa a capacidade de brotação de Eucalyptus viminalis Labill.

Leia mais

QUANTIFICAÇÃO DO VOLUME E INCREMENTO PARA EUCALYPTUS GRANDIS W. HILL MAIDEN. 1

QUANTIFICAÇÃO DO VOLUME E INCREMENTO PARA EUCALYPTUS GRANDIS W. HILL MAIDEN. 1 QUANTIFICAÇÃO DO VOLUME E INCREMENTO PARA EUCALYPTUS GRANDIS W. HILL MAIDEN. 1 Nádia Luiza Behrenz 2, Evandro De Freitas 3, Jaqueline Dalla Nora 4, Rafaela Cristina Stiegemeier 5. 1 Trabalho de Conclusão

Leia mais

Sobre o Cultivo de Eucalyptus

Sobre o Cultivo de Eucalyptus Aspectos Técnicos T e Econômicos Sobre o Cultivo de Eucalyptus Eng o. F tal. João C.Teixeira Mendes Estações Experimentais de Ciências Florestais ESALQ/USP 8º.. Curso de Atualização em Eucaliptocultura

Leia mais

Efeito do AMINO Plus, AJIPOWER e AJIFOL SM Boro. no crescimento inicial e enraizamento de clones de eucalipto.

Efeito do AMINO Plus, AJIPOWER e AJIFOL SM Boro. no crescimento inicial e enraizamento de clones de eucalipto. Efeito do AMINO Plus, AJIPOWER e AJIFOL SM Boro no crescimento inicial e enraizamento de clones de eucalipto. Pesquisadores: Paulo Henrique Muller da Silva Engenheiro Florestal (IPEF) Rinaldo César de

Leia mais

Introdução de Espécies e Melhoramento Florestal

Introdução de Espécies e Melhoramento Florestal Introdução de Espécies e Melhoramento Florestal III Reunião de Integração e Atualização Técnica em Floresta Plantada - IPEF Piracicaba SP / 16 e 17 de setembro de 2008 Alex Passos dos Santos Pesquisa Florestal

Leia mais

A qualidade de mudas clonais de Eucalyptus urophylla x E. grandis impacta o aproveitamento final de mudas, a sobrevivência e o crescimento inicial

A qualidade de mudas clonais de Eucalyptus urophylla x E. grandis impacta o aproveitamento final de mudas, a sobrevivência e o crescimento inicial Anais da 50ª Reunião Técnico-Científica do Programa Cooperativo sobre Silvicultura e Manejo - Dias 12 e 13 de novembro de 2014 33 A qualidade de mudas clonais de Eucalyptus urophylla x E. grandis impacta

Leia mais

Qualidade da Madeira de Eucalyptus. Jose Lívio Gomide

Qualidade da Madeira de Eucalyptus. Jose Lívio Gomide Qualidade da Madeira de Eucalyptus Jose Lívio Gomide Biowork IX Biotecnologia Florestal UFV, 30/agosto/2007 Celulose Brasileira de Eucalyptus Fatores de Sucesso: A floresta de Eucalyptus A indústria de

Leia mais

CLONAGEM NO GRUPO GERDAU HISTÓRICO DA PROPAGAÇÃO VEGETATIVA NA FAZENDA DO GAMA

CLONAGEM NO GRUPO GERDAU HISTÓRICO DA PROPAGAÇÃO VEGETATIVA NA FAZENDA DO GAMA Anais / IPEF: 61-66, Junho, 1994 CLONAGEM NO GRUPO GERDAU Flávio Sérgio Mendes * HISTÓRICO DA PROPAGAÇÃO VEGETATIVA NA FAZENDA DO GAMA A Fazenda do Gama pertence ao Grupo Gerdau desde 1988. Está localizada

Leia mais

3 PROJETOS NA ACESITA ENERGÉTICA S/A.

3 PROJETOS NA ACESITA ENERGÉTICA S/A. Série Técnica IPEF, Piracicaba, v.5, n.17, p.14 20, Dez.198 3 PROJETOS NA ACESITA ENERGÉTICA S/A. Eng. EDUARDO PINHEIRO HENRIQUEZ Série Técnica IPEF, Piracicaba, v.5, n.17, p.14 20, Dez.198 ESTUDO DA DOSE

Leia mais

PROGRAMA ANALÍTICO DISCIPLINA. NOME: Viveiros Florestais. Cada Crédito corresponde a 15h/ aula

PROGRAMA ANALÍTICO DISCIPLINA. NOME: Viveiros Florestais. Cada Crédito corresponde a 15h/ aula UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS PROGRAMA ANALÍTICO DISCIPLINA CÓDIGO: IF

Leia mais

Aula 1: Apresentação da Disciplina ASPECTOS INTRODUTÓRIOS

Aula 1: Apresentação da Disciplina ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Dois Vizinhos Engenharia Florestal Tratos e Métodos Silviculturais Aula 1: Apresentação da Disciplina ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Eng. Ftal. Dr. Prof. Eleandro

Leia mais

História do Eucalyptus no Brasil (e a demanda de madeira)

História do Eucalyptus no Brasil (e a demanda de madeira) História do Eucalyptus no Brasil (e a demanda de madeira) Rildo Moreira e Moreira Estações Experimentais de Ciências Florestais ESALQ/USP 9º.. Curso de Atualização em Eucaliptocultura 26 a 28 de maio 2009

Leia mais

PRODUTIVIDADE DE CLONES DE Eucalyptus spp. EM DIFERENTES ESPAÇAMENTOS NO POLO GESSEIRO DO ARARIPE

PRODUTIVIDADE DE CLONES DE Eucalyptus spp. EM DIFERENTES ESPAÇAMENTOS NO POLO GESSEIRO DO ARARIPE PRODUTIVIDADE DE CLONES DE Eucalyptus spp. EM DIFERENTES ESPAÇAMENTOS NO POLO GESSEIRO DO ARARIPE Géssyca Fernanda de Sena Oliveira¹; Marcella Gomes de Barros Monteiro¹; Mayara Fernandes Costa Pedrosa²;

Leia mais

DESENVOLVIMENTO INICIAL DE ESPÉCIES DE EUCALIPTO DE MÚLTIPLO USO EM MATO GROSSO DO SUL

DESENVOLVIMENTO INICIAL DE ESPÉCIES DE EUCALIPTO DE MÚLTIPLO USO EM MATO GROSSO DO SUL DESENVOLVIMENTO INICIAL DE ESPÉCIES DE EUCALIPTO DE MÚLTIPLO USO EM MATO GROSSO DO SUL Rafael Silveira da Luz (PIBIC/CNPq-UNIDERP), e-mail: rafaelsilveira@hotmail.com.br. Denise Renata Pedrinho (Orientadora),

Leia mais

EFEITO DO NÚMERO DE BROTOS E DA FERTILIZAÇÃO MINERAL SOBRE O CRESCIMENTO DA BROT AÇÃO DE Eucalyptus saligna SMITH EM SEGUNDA ROTAÇÃO

EFEITO DO NÚMERO DE BROTOS E DA FERTILIZAÇÃO MINERAL SOBRE O CRESCIMENTO DA BROT AÇÃO DE Eucalyptus saligna SMITH EM SEGUNDA ROTAÇÃO IPEF, n.31, p.23-32, dez.1985 EFEITO DO NÚMERO DE BROTOS E DA FERTILIZAÇÃO MINERAL SOBRE O CRESCIMENTO DA BROT AÇÃO DE Eucalyptus saligna SMITH EM SEGUNDA ROTAÇÃO JOÃO WALTER SIMOES Departamento de Silvicultura,

Leia mais

Componente Florestal nos Sistemas Silvipastoris. Disciplina; Integração Agricultura Pecuária Prof. Danilo Gusmão

Componente Florestal nos Sistemas Silvipastoris. Disciplina; Integração Agricultura Pecuária Prof. Danilo Gusmão Componente Florestal nos Sistemas Silvipastoris Disciplina; Integração Agricultura Pecuária Prof. Danilo Gusmão Por: ADENILSON DO RÊGO OLIVEIRA JÚNIOR JOYCE PEREIRA DE SOUZA PAES JULLIA ANGELIN LATALISA

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA N o 102. Maio/1980. PERSPECTIVAS DA UTILIZAÇÃO DO BENEFICIAMENTO DE SEMENTES DE Eucalyptus

CIRCULAR TÉCNICA N o 102. Maio/1980. PERSPECTIVAS DA UTILIZAÇÃO DO BENEFICIAMENTO DE SEMENTES DE Eucalyptus IPEF: FILOSOFIA DE TRABALHO DE UMA ELITE DE EMPRESAS FLORESTAIS BRASILEIRAS PBP/1.11.4.1. CIRCULAR TÉCNICA N o 102 Maio/1980 ISSN 01003453 PERSPECTIVAS DA UTILIZAÇÃO DO BENEFICIAMENTO DE SEMENTES DE Eucalyptus

Leia mais

RESULTADOS PRELIMINARES SOBRE A FERTILIZAÇÃO FOSFATADA NO PLANTIO DE EUCALIPTO (NOTA PRÉVIA)

RESULTADOS PRELIMINARES SOBRE A FERTILIZAÇÃO FOSFATADA NO PLANTIO DE EUCALIPTO (NOTA PRÉVIA) IPEF n.5, p.61-65, 1972 RESULTADOS PRELIMINARES SOBRE A FERTILIZAÇÃO FOSFATADA NO PLANTIO DE EUCALIPTO (NOTA PRÉVIA) 1. INTRODUÇÃO J. W. Simões * H. A. Mello * N. B. Leite ** A. Ciero Netto *** Em nosso

Leia mais

INFLUÊNCIA DA IRRIGAÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO INICIAL DA CULTURA DO EUCALIPTO, NO MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA MS

INFLUÊNCIA DA IRRIGAÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO INICIAL DA CULTURA DO EUCALIPTO, NO MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA MS INFLUÊNCIA DA IRRIGAÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO INICIAL DA CULTURA DO EUCALIPTO, NO MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA MS Dreyfus Martins Bertoli¹ e Adriano da Silva Lopes² ¹ Graduação em Engenharia Florestal, Universidade

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA N o 11 ISSN Julho, 1987 EUCALIPTO PARA ENERGIA NO OESTE DO PARANÁ. Jarbas Yukio Shimizu Oswaldo Saraiva

CIRCULAR TÉCNICA N o 11 ISSN Julho, 1987 EUCALIPTO PARA ENERGIA NO OESTE DO PARANÁ. Jarbas Yukio Shimizu Oswaldo Saraiva CIRCULAR TÉCNICA N o 11 ISSN 0101-1847 Julho, 1987 EUCALIPTO PARA ENERGIA NO OESTE DO PARANÁ Jarbas Yukio Shimizu Oswaldo Saraiva Exemplares desta publicação podem ser solicitados à: EMBRAPA/CNPF Estrada

Leia mais

COMPORTAMENTO DE ESPÉCIES DE EUCALIPTOS PARA REFLORESTAMENTO NA REGIÃO DA ALTA PAULISTA

COMPORTAMENTO DE ESPÉCIES DE EUCALIPTOS PARA REFLORESTAMENTO NA REGIÃO DA ALTA PAULISTA Categoria Trabalho Acadêmico / Artigo Completo COMPORTAMENTO DE ESPÉCIES DE EUCALIPTOS PARA REFLORESTAMENTO NA REGIÃO DA ALTA PAULISTA Fernando Takayuki Nakayama 1 Denilson Burkert 2 Danilo Marcelo Aires

Leia mais

VARIAÇÃO ENTRE PROCEDÊNCIAS DE Pinus taeda L. NA REGIÃO DE SANTA MARIA, RS. * RESUMO

VARIAÇÃO ENTRE PROCEDÊNCIAS DE Pinus taeda L. NA REGIÃO DE SANTA MARIA, RS. * RESUMO VARIAÇÃO ENTRE PROCEDÊNCIAS DE Pinus taeda L. NA REGIÃO DE SANTA MARIA, RS. * Jarbas Y. Shimizu ** Henrique R.B. do Amaral *** RESUMO Um teste, com 20 procedências de Pinus taeda L., foi instalado em Santa

Leia mais

LCF Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas. Manejo de Florestas Eucalyptus - Pinus - Tectona. Prof.

LCF Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas. Manejo de Florestas Eucalyptus - Pinus - Tectona. Prof. LCF1581-2016 Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas Manejo de Florestas Eucalyptus - Pinus - Tectona Prof. Weber Amaral, PhD Eucalyptus Eucalyptus Uso da Madeira - Energia (lenha e carvão) - Fonte

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA N o 183 AGOSTO 1993

CIRCULAR TÉCNICA N o 183 AGOSTO 1993 ISSN 0100-3453 CIRCULAR TÉCNICA N o 183 AGOSTO 1993 MANEJO DE BROTAÇÃO DE EUCALYPTUS SPP: RESULTADOS TÉCNICO- OPERACIONAIS INTRODUÇÃO José Luiz Stape * José Carlos Madachi * Dirceu Donizetti Bacacicci

Leia mais

CONDUÇÃO DA BROTAÇÃO DE Eucalyptus saligna SMITH *

CONDUÇÃO DA BROTAÇÃO DE Eucalyptus saligna SMITH * IPEF n.7, p.115-123, 1973 CONDUÇÃO DA BROTAÇÃO DE Eucalyptus saligna SMITH * SUMMARY H.T.Z. do Couto ** H.A. Mello ** J.W. Simões ** Roland Vencovsky *** This paper was developed to study 3 types of sprout

Leia mais

Análise Comparativa do Crescimento Inicial de Eucalyptus grandis Hill ex Maiden (MYRTACEAE) e Guazuma ulmifolia Lam. (Malvaceae)

Análise Comparativa do Crescimento Inicial de Eucalyptus grandis Hill ex Maiden (MYRTACEAE) e Guazuma ulmifolia Lam. (Malvaceae) Análise Comparativa do Crescimento Inicial de Eucalyptus grandis Hill ex Maiden (MYRTACEAE) e Guazuma ulmifolia Lam. (Malvaceae) Thaynara Martins de Oliveira¹* (IC). Rayane Rodrigues Ferreira¹ (IC). Jales

Leia mais

Fatores operacionais que afetam a regeneração do Eucalyptus manejado por talhadia

Fatores operacionais que afetam a regeneração do Eucalyptus manejado por talhadia Klein et al. n 95 Fatores operacionais que afetam a regeneração do Eucalyptus manejado por talhadia Jorge E. M. Klein; Edésio Paulo Bortolas Teotônio Francisco de Assis; Edison Rogério Perrando Riocell

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Florestas Ministério da Agricultura e do Abastecimento. Documentos 104

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Florestas Ministério da Agricultura e do Abastecimento. Documentos 104 ISSN 1679-2599 Dezembro, 2004 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Florestas Ministério da Agricultura e do Abastecimento Documentos 104 Condução de Plantios de Eucalyptus em Sistema de

Leia mais

Edson Vidal Prof. Manejo de Florestas Tropicais ESALQ/USP

Edson Vidal Prof. Manejo de Florestas Tropicais ESALQ/USP Edson Vidal Prof. Manejo de Florestas Tropicais ESALQ/USP PRINCIPAIS ECOSSISTEMAS CAATINGA 844 Mil Km 2 (9,9%) Território Brasileiro = 9,9% Nordeste = 55,6% Cobertura Atual 30% Fonte: IBAMA 2002 Elaboração:

Leia mais

SILVICULTURA CLONAL NA CHAMPION

SILVICULTURA CLONAL NA CHAMPION Anais / IPEF: 44-51, Junho, 1994 SILVICULTURA CLONAL NA CHAMPION João Comério * INTRODUÇÃO A CHAMPION fica localizada na região de Mogi Guaçu e possui três áreas florestais localizadas em Mogi Guaçu, Altinópolis/São

Leia mais

Unidade Terras Quentes, Acidentadas, do vale do Itapemirim

Unidade Terras Quentes, Acidentadas, do vale do Itapemirim Unidade Terras Quentes, Acidentadas, Secas ou de Transição Chuvosas/Secas do vale do Itapemirim Elzimar de Oliveira Gonçalves Engª Florestal, DSc. Ciência Florestal Professora Adjunta II DEF/CCA/UFES 28

Leia mais

Importância da Pesquisa no Setor Florestal. Shinitiro Oda

Importância da Pesquisa no Setor Florestal. Shinitiro Oda Importância da Pesquisa no Setor Florestal Shinitiro Oda IPEF 16/17/09/2008 Histórico Pragas e Doenças Cultivo MínimoM Melhoramento Biotecnologia Importância da Pesquisa Situação Florestal de Alguns Países

Leia mais

CORRELAÇÃO ENTRE A DENSIDADE BÁSICA DA MADEIRA E A DENSIDADE APARENTE DO CARVÃO VEGETAL EM HÍBRIDOS DE EUCALYPTUS

CORRELAÇÃO ENTRE A DENSIDADE BÁSICA DA MADEIRA E A DENSIDADE APARENTE DO CARVÃO VEGETAL EM HÍBRIDOS DE EUCALYPTUS CORRELAÇÃO ENTRE A DENSIDADE BÁSICA DA MADEIRA E A DENSIDADE APARENTE DO CARVÃO VEGETAL EM HÍBRIDOS DE EUCALYPTUS FERNANDO W.C. ANDRADE 1, VICTOR H.P. MOUTINHO 2, CLAÚDIA C. CARDOSO 3 RESUMO: O presente

Leia mais

INTEGRAÇÃO FLORESTA / INDUSTRIA

INTEGRAÇÃO FLORESTA / INDUSTRIA INTEGRAÇÃO FLORESTA / INDUSTRIA III REUNIÃO DE INTEGRAÇÃO E ATUALIZAÇÃO TÉCNICA EM FLORESAS PLANTADAS Raul Chaves 16/setembro/2008 A Duratex é uma Empresa do Grupo ITAÚSA A DIVISÃO MADEIRA NO BRASIL São

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA N o 48. Maio/1979 SITUAÇÃO DA PRODUÇÃO DE SEMENTES FLORESTAIS NO BRASIL

CIRCULAR TÉCNICA N o 48. Maio/1979 SITUAÇÃO DA PRODUÇÃO DE SEMENTES FLORESTAIS NO BRASIL CIRCULAR TÉCNICA N o 48 Maio/1979 PBP/1.11 Nelson Kazuo Kano * Jânio Carlos Gonçalves * Paulo Yoshio Kageyama ** Walter Sales Jacob *** SITUAÇÃO DA PRODUÇÃO DE SEMENTES FLORESTAIS NO BRASIL 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

Anais / IPEF: 52-60, Junho, 1994 CLONAGEM NA EUCATEX. Horácio de Figueredo Luz * Marcelo A. Pinheiro Brissola ** Adelson J. Rodrigues Rocha ***

Anais / IPEF: 52-60, Junho, 1994 CLONAGEM NA EUCATEX. Horácio de Figueredo Luz * Marcelo A. Pinheiro Brissola ** Adelson J. Rodrigues Rocha *** Anais / IPEF: 52-60, Junho, 1994 CLONAGEM NA EUCATEX Horácio de Figueredo Luz * Marcelo A. Pinheiro Brissola ** Adelson J. Rodrigues Rocha *** INTORDUÇÃO O GRUPO EUCATEX atua em diversos segmentos, conforme

Leia mais

Avanços e aplicações de biotecnologias na propagação vegetativa de plantas Desenvolvimento clonal de Pinus taeda via Embriogênese somática

Avanços e aplicações de biotecnologias na propagação vegetativa de plantas Desenvolvimento clonal de Pinus taeda via Embriogênese somática Avanços e aplicações de biotecnologias na propagação vegetativa de plantas Desenvolvimento clonal de Pinus taeda via Embriogênese somática Regiane Abjaud Estopa Maio de 2011 Klabin: Uma empresa líder 110

Leia mais

Influência do espaçamento de plantio e irrigação na densidade e na massa seca em espécies de Eucalyptus

Influência do espaçamento de plantio e irrigação na densidade e na massa seca em espécies de Eucalyptus . Pesquisas Agrárias e Ambientais DOI: 10.5935/2318-7670.v05n05a11 http://www.ufmt.br/nativa ISSN: 2318-7670 Influência do espaçamento de plantio e irrigação na densidade e na massa seca em espécies de

Leia mais

LCF Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas. DENDROMETRIA e INVENTÁRIO

LCF Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas. DENDROMETRIA e INVENTÁRIO LCF1581-2010 Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas DENDROMETRIA e INVENTÁRIO Tópico 10 Inventário de pequenas florestas Topografia Planta Planialtimétrica da floresta Atividades de campo Atividades

Leia mais

EFEITOS DE DIFERENTES METODOS E INTENSIDADES DE DESBASTE NA PRODUTIVIDADE DE Pinus caribaea var. hondurensis Barr. et Golf.

EFEITOS DE DIFERENTES METODOS E INTENSIDADES DE DESBASTE NA PRODUTIVIDADE DE Pinus caribaea var. hondurensis Barr. et Golf. IPEF, n.24, p.47-54, ago.1983 EFEITOS DE DIFERENTES METODOS E INTENSIDADES DE DESBASTE NA PRODUTIVIDADE DE Pinus caribaea var. hondurensis Barr. et Golf. G. BERTOLOTI (*) Instituto de Pesquisas e Estudos

Leia mais

Ciclagem biogeoquímica de nutrientes.

Ciclagem biogeoquímica de nutrientes. XXXIV Reunião Técnico-Científica do PTSM Manejo de resíduos florestais Ciclagem biogeoquímica de nutrientes. Fábio Poggiani, Departamento de Ciências Florestais Esalq/USP fpoggian@esalq.usp.br 1 O CICLO

Leia mais

Softwares para estimativa do crescimento, produção e carbono do componente arbóreo em ILPF

Softwares para estimativa do crescimento, produção e carbono do componente arbóreo em ILPF 64 Anais do 1º Simpósio Internacional de Arborização de Pastagens em Regiões Subtropicais Softwares para estimativa do crescimento, produção e carbono do componente arbóreo em ILPF Edilson Batista de Oliveira

Leia mais

INFLUÊNCIA DO ESPAÇAMENTO NA DENSIDADE DA MADEIRA DE Bagassa guinnensis Aubl. (Tatajuba) NO PLANALTO DE BELTERRA PARÁ

INFLUÊNCIA DO ESPAÇAMENTO NA DENSIDADE DA MADEIRA DE Bagassa guinnensis Aubl. (Tatajuba) NO PLANALTO DE BELTERRA PARÁ INFLUÊNCIA DO ESPAÇAMENTO NA DENSIDADE DA MADEIRA DE Bagassa guinnensis Aubl. (Tatajuba) NO PLANALTO DE BELTERRA PARÁ É preciso muita cautela para decidir sobre o espaçamento inicial, principalmente em

Leia mais

LCF Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas. SILV 02 Seleção de Espécies/Procedências e Clones

LCF Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas. SILV 02 Seleção de Espécies/Procedências e Clones LCF1581-2016 Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas SILV 02 Seleção de Espécies/Procedências e Clones Tópicos - Produtividade Florestal - Importância da Seleção de espécies e material genético -

Leia mais

LCF Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas. SILV 02 Seleção de Espécies/Procedências e Clones

LCF Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas. SILV 02 Seleção de Espécies/Procedências e Clones LCF1581-2017 Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas SILV 02 Seleção de Espécies/Procedências e Clones Tópicos - Produtividade Florestal - Importância da Seleção de espécies e material genético -

Leia mais

Monitoramento Nutricional e Recomendação de Adubação

Monitoramento Nutricional e Recomendação de Adubação NU REE Programa em Nutrição e Solos Florestais DPS - SIF - UFV - Viçosa - MG UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS Monitoramento Nutricional e Recomendação de Adubação Contribuição

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ GRUPO DE ESTUDOS LUIZ DE QUEIROZ

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ GRUPO DE ESTUDOS LUIZ DE QUEIROZ UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ GRUPO DE ESTUDOS LUIZ DE QUEIROZ I Simpósio de Técnicas de Plantio e Manejo de Eucalyptus para Uso Múltiplo MANEJO DE Eucalyptus

Leia mais

Estudo das interações de três clones de eucalipto em diferentes espaçamentos e adubações na região norte do Brasil.

Estudo das interações de três clones de eucalipto em diferentes espaçamentos e adubações na região norte do Brasil. VICENTE SIMÕES DE SALES DIAS Estudo das interações de três clones de eucalipto em diferentes espaçamentos e adubações na região norte do Brasil. CURITIBA 2013 VICENTE SIMÕES DE SALES DIAS Estudo das interações

Leia mais

Anais do II Seminário de Atualização Florestal e XI Semana de Estudos Florestais

Anais do II Seminário de Atualização Florestal e XI Semana de Estudos Florestais AJUSTE DE EQUAÇÕES DE VOLUME PARA PLANTIO DE Pinus taeda EM CASCAVEL, ESTADO DO PARANÁ. Mailson Roik*, Prof. Dr. Afonso Figueiredo Filho, Gerson dos Santos Lisboa. *Mestrando em Ciências Florestais Universidade

Leia mais

CRESCENTE EMPREENDIMENTOS LTDA.

CRESCENTE EMPREENDIMENTOS LTDA. CRESCENTE EMPREENDIMENTOS LTDA. Rua Alfa, 367 Bairro Vila Paris Contagem/MG Telefax: (31) 3281-8975 E-mail: gerencia@grupocrescente.com.br CRESCENTE EMPREENDIMENTOS LTDA. PROJETO: Agropecuária Rancho do

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA N o 62 AGOSTO/79 AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DOS RESÍDUOS DE EXPLORAÇÃO FLORESTAL DO EUCALIPTO PARA FINS ENERGÉTICOS

CIRCULAR TÉCNICA N o 62 AGOSTO/79 AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DOS RESÍDUOS DE EXPLORAÇÃO FLORESTAL DO EUCALIPTO PARA FINS ENERGÉTICOS IPEF: FILOSOFIA DE TRABALHO DE UMA ELITE DE EMPRESAS FLORESTAIS BRASILEIRAS PBP/3.1.8 CIRCULAR TÉCNICA N o 62 AGOSTO/79 ISSN 0100-3453 AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DOS RESÍDUOS DE EXPLORAÇÃO FLORESTAL

Leia mais

IPEF - INSTITUTO DE PESQUISAS E ESTUDOS FLORESTAIS BOLETIM INFORMATIVO DA REGIÃO CENTRO-SUL

IPEF - INSTITUTO DE PESQUISAS E ESTUDOS FLORESTAIS BOLETIM INFORMATIVO DA REGIÃO CENTRO-SUL Boletim Informativo IPEF, v.7, n., dez.979. IPEF - INSTITUTO DE PESQUISAS E ESTUDOS FLORESTAIS DEPARTAMENTO DE SILVICULTURA DA ESALQ/USP BOLETIM INFORMATIVO DA REGIÃO CENTRO-SUL Por: Admir Lopes Mora Gilmar

Leia mais

Silvicultura de Eucalipto: Implantação e Manejo

Silvicultura de Eucalipto: Implantação e Manejo Silvicultura de Eucalipto: Implantação e Manejo Sidney Medeiros Engenheiro Agrônomo Outubro/2014 R&S FLORESTAL Viveiro especializado na produção de mudas de eucalipto (clone e semente) PlanalGna/DF (220km

Leia mais

O Setor de Celulose e Papel

O Setor de Celulose e Papel O Setor de Celulose e Papel Polpa e Papel 2016.2 Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal Setor de Ciências Agrárias UFPR klockuer@ufpr.br ou klockuer@gmail.com Prof. Dr. Umberto Klock CADEIA

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA N o 82. Dezembro/1979. MANUFATURA DE PAINÉIS COMPENSADOS COM MADEIRA DE Eucalyptus spp: RESULTADOS PRELIMINARES

CIRCULAR TÉCNICA N o 82. Dezembro/1979. MANUFATURA DE PAINÉIS COMPENSADOS COM MADEIRA DE Eucalyptus spp: RESULTADOS PRELIMINARES IPEF: FILOSOFIA DE TRABALHO DE UMA ELITE DE EMPRESAS FLORESTAIS BRASILEIRAS PBP/3.4.2. CIRCULAR TÉCNICA N o 82 Dezembro/1979 ISSN 0100-3453 MANUFATURA DE PAINÉIS COMPENSADOS COM MADEIRA DE Eucalyptus spp:

Leia mais