UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Jaboticabal FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Jaboticabal FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS"

Transcrição

1 unesp DISCIPLINA: TEMA: PROFESSORES: Edição 03: UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Jaboticabal FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS Departamento de Produção Vegetal Silvicultura Sistemas de Exploração Florestal Sérgio Valiengo Valeri Rinaldo César de Paula Atualizada e ampliada SISTEMAS DE EXPLORAÇÃO FLORESTAL MÓDULO (I) Corte (II) Desdobramento (III) Descasque (IV) Empilhamento (V) Carregamento (VI) Transporte VII Estocagem Existem diversos sistemas, um dos quais é representado acima. Os demais seguem a mesma conceituação, ou seja, CORTE ESTOCAGEM, variando os pontos intermediários, em função de: clima, condições de povoamento (solo, declive, espécie, idade, espaçamento, características da madeira), condições sócio-econômicas (mão-de-obra, conhecimentos técnicos, economia da região e do país), equipamentos disponíveis, ferrovias e hidrovias. Observações: As figuras deste módulo, além das desenhadas, foram copiadas de Manual do Técnico Florestal (STREIT,1986). Simpósio bilateral Brasil-Finlândia sobre atualidades florestais e Simpósio sobre exploração, transporte, ergonomia e segurança em reflorestamentos, mencionados ao final. Esclareço que as figuras copiadas servem apenas fins didáticos.

2 2 (I) CORTE, ABATE OU DERRAMA Touça para rebrota: usa-se quando se deseja a rebrota para continuar a exploração. 15 cm TÉCNICAS DE CORTE (A) = Entalhe direcional (B) = Corte de derrubada 5 cm Touça (Cepa): usa-se a prática do corte baixo quando não se deseja a rebrota, pois se fará a reforma do povoamento, plantando-se novas mudas. (A) = Entalhe direcional (B) = Corte de derrubada Fonte: (STREIT,1986)

3 3 ENTALHE DIRECIONAL E CORTE DE ABATE COM O USO DE MOTO-SERRA Entalhe direcional (CORRETO) Corte de derrubada com sobrecarga na coluna (ERRADO) Corte de derrubada (CORRETO) Tombamento de árvore com alavanca (CORRETO) PARTES DA MOTO-SERRA Pegador com atenuantes de vibração 2. Proteção no pegador dianteiro ou freio de corrente 3. Trava de acelerador 4. Proteção manual do pegador traseiro 5. Proteção das correntes para o transporte 6. Sabre 4 5 Fonte: (STREIT,1986)

4 4 OPERAÇÕES EXIGIDAS COM A MOTO-SERRA 1. Limpeza diária da máquina e controle do funcionamento; 2. Somente trabalhar com corrente afiada, colocando-a corretamente; 3. Manuseio da corrente, somente com o motor desligado; 4. Paralisação da corrente na marcha vazia; 5. Carregar a motosserra com motor ligado apenas em distâncias muito pequenas, caso contrário, desligá-lo. Colocar a serra para trás; 6. Ligar o motor somente em posição segura e apoiar a motosserra bem firme; 7. Cuidado no manuseio com combustível e nunca deixar o motor ligado em recintos fechados. EQUIPAMENTOS DO OPERADOR DE MOTO-SERRA CAPACETE PROTEÇÃO PARA OS OUVIDOS PROTEÇÃO PARA O ROSTO CINTO DE FERRAMENTAS LUVAS DE PROTEÇÃO PROTETOR PARA JOELHOS CALÇA COM 12 CAMADAS DE TECIDO SAPATOS DE SEGURANÇA PROTETOR METÁLICO PARA DEDOS DO PÉ Cinto de Ferramentas com trena, gancho manual em bolso, chave especial para corrente, chave T, lima para motosserra e cunha. Fonte: (STREIT,1986)

5 5 FERRAMENTAS E APARELHOS PARA EXPLORAÇÃO DE MADEIRA PESADA DIÂMETRO GROSSO FERRAMENTAS E APARELHOS PARA EXPLORAÇÃO DE MADEIRA LEVE DIÂMETRO FINO Machado universal Machado universal Serra manual (traçador) Serra manual Motosserra média Motosserra média Cinto de ferramentas Motosserra leve Cunhas A (de alumínio), B (de madeira) e C (de plástico) Cinto de ferramentas Gancho volteador Alavanca sueca Fonte: (STREIT,1986)

6 6 ABATEDOR MECÂNICO HARVESTER Alongado r Transportador Braços seguradores Cabeçote Disco descascador e de desgalhamento Serra de corte e desdobro COMPONENTES DO HARVESTER COMPONENTES DO CABEÇOTE

7 7 (II) DESDOBRAMENTO O desdobramento também é conhecido por desdobro, toragem, traçamento e picagem. Consiste em se dividir a árvore abatida em toretes ou toras, conforme a dimensão e o uso a que se destina a madeira. TORETES TORAS 1 m Combustível Mourões Madeira serrada Laminado d < 20 cm Celulose d > 20 cm Poste 2,0 a 2,1 m Aglomerado Maior que 2,0 m Dormente OPERAÇÕES AUXILIARES DO DESDOBRAMENTO Desgalhamento Destopo Parte sem galhos Desgalhamento Retirada ramos laterais, com o uso de moto-serra, machado ou facão. Destopo Separa o ponteiro do fuste.

8 8 (III) DESCASQUE Descasque ou descascamento, consiste na retirada da casca dos fustes abatidos, nos casos em que a madeira não é consumida juntamente com a casca, como no caso das chapas de fibras. O descasque pode ser feito antes ou depois do desdobramento, no campo ou no pátio da fábrica. DESCASQUE MANUAL EQUIPAMENTOS DE DESCASQUE MANUAL Geralmente é feito no campo, antes ou depois do desdobramento. Este método vem sendo pouco utilizado, em função da constante mecanização. Machado Facão Faca para descascamento DESCASQUE COM O USO DE FACA No caso do eucalipto, o descasque manual deve ser realizado no mesmo dia do abate da árvore, porque a casca é mais fácil de ser retirada do fuste.

9 9 DESCASQUE MECÂNICO O descasque mecânico é feito somente após o desdobramento, com o uso de descascador anelar ou tambor rotativo. DESCASCADOR ANELAR TAMBOR ROTATIVO Fonte: Klabin Bacell (2001), apresentado por Machado (2008). Rotor com facas rotativas Cilindro com facas e dentes O descascador anelar pode ser acoplado a tratores agrícolas que se movem no campo, ou pode ser fixo no pátido da fábrica. O tambor rotativo é fixo no pátio da fábrica que consome grande quantidade de madeira. Existe modelo para para operar no campo. VANTAGENS Quando usado no campo, a casca permanece no mesmo e contribui com a ciclagem de nutrientes. VANTAGENS - Ótimo rendimento e a casa pode ser utilizada como fonte de energia pu para fazer composto orgânico.

10 10 (IV) EMPILHAMENTO Após o desdobramento, a madeira é empilhada ou depositada no loical de cote ou nos carreadores dos talhões. O empilhamento pode ser manual (toretes leves com menos de 60 kg) ou com o uso de gruas hidráulicas montadas sobre tratores (toretes pesados e toras com mais de 60 kg). GRUA HIDRÁULICA SOBRE TRATOR (V) CARREGAMENTO O carregamento dos toretes ou toras para o veículo que efetuará o transporte da madeira poderá ser manual ou mecanicamente, no interior dos talhões ou nos carreadores. O carregamento mecânico é feito com gruas hidráulicas ou com transportador auto-carregável. GRUA HIDRÁULICA

11 11 TRANSPORTADOR AUTO-CARREGÁVEL ( FORWARDER ) (VI) TRANSPORTE E ESTOCAGEM 1) TRANSPORTE A CURTA DISTÂNCIA O transporte a curta distância consiste no transporte da madeira desde o interior do talhão até o estaleiro, onde a madeira é empilhada, geralmente na borda do talhão ao lado do carreador ou da estrada transitável por caminhão. MANUAL O transporte a curta distância pode ser manual em casos em que os toretes são leves, o povoamento é denso e a declividade do terreno é alta.

12 12 (TRANSPORTE A CURTA DISTÂNCIA) Animal ARRASTE Guinchos acoplados a tratores agrícolas Arrastadores mecânicos BALDEIO Transporte mecânico a curta distância feito por veículo dotado de plataforma de carga: transportador auto-carregável forwarder. Forwaeder 875 Kkomatsu Forest, capacidade de carga; 20 toneladas (REFERÊNCIA FLORESTAL, 2016b, p.19). ARRASTE Skidder de pneus da John Deere (REFERÊNCIA FLORESTAL, 2016a, p. 7)

13 13 2) TRANSPORTE A LONGA DISTÂNCIA O transporte a longa distância consiste no transporte de madeira desde a floresta, geralmente do estaleiro, local de madeira empilhada na borda do talhão, até o local onde vai ser consumida. Este transporte geralmente é feito por caminhões, mas também pode ser feito por transportadores auto-carregáveis, ferrovias e hidrovias. Exemplo de estaleiro, local onde a madeira é empilhadas. Ao centro, grua efetualdo carregamento em caminhão para o transporte à longa distância. (REFERÊNCIA FLORESTAL, 2016a, p. 42) Carretas, denominadas de fueiros, preferidos pelas empresas que transportam madeira. Esses veículos são construídos com metais mais leves e resistentes, para transporte de madeira em estradas e rodovias, para alcançar maior capacidade de carga e segurnaça (REFERÊNCIA FLORESTAL, 2015, p. 16).

14 14 "LOOMA PLANEJAMENTO DO TRANSPORTE DE MADEIRA A LONGA DISTÂNCIA. Para manter altos níveis de produção, a Fibria precisa movimentar insumos florestais com eficiência. Por isso implantou um sistema capaz de realizar o planejamento otimizado do transporte de madeira, considerando as características únicas da operação. Avaliando a densidade do mix de madeiras demandado pela unidade produtiva, o sistema realiza o planejamento tático, operacional e das movimentações de pátio, conseguindo diminuir o tamanho da frota contratada, o número de movimentações de baldeio e o tempo de espera no pátio. O sistema foi implantado nas unidades de Jacareí e Três Lagoas." (GABSO, 2016) 3) TRANSPORTE DIRETO Transporte direto, consiste no transporte da madiera do local de abate até o local onde a madeira será consumida. É viável em áreas de declividade favorável, onde foi efetuado o corte raso ou total, pois o caminhão é carregado de madeira dentro do talhão. Este transporte é inadequado, pois as cepas e galhos do talhão podem danificar os pneus do veículo e os mesmos podem estourar quando estiverem em alta velocidade na rodovia. Ele é viável quando

15 15 o talhão é próximo do pátio da fábrica onde a madeira será descarregada e quando se usa forwarder próprio. ESTOCAGEM Após o transporte a longa distância, a madeira chega ao pátio da serraria, da indústria ou da usina de tratamento de madeira, onde é estocada adequadamente, em forma de pilhas, para ser processada ou consumida em seguida. (REFERÊNCIA FLORESTAL, 2016a, p. 42)

16 16 Módulos de corte Tratos, Manejo e Regeneração MÓDULO I Fellerbuncher + Skidder + Log Cutter + Grua Hidraulica Tratos, Manejo e Regeneração Corte Fellerbuncher

17 17 Tratos, Manejo e Regeneração FELLER BUNCHER 845C Feller Buncher Overview

18 18 FELLER BUNCHER Exploração de Pinus Feller Buncher de Esteiras 909K da John Deere Disponível em: < bunchers/909k/909k.page>, acessado em 20/10/2016 Transporte a curta distância - Arraste Tratos, Manejo e Regeneração Skidder

19 Log Cutter - Traçador 19

20 20 MÓDULO II - Harvester + Forwarder Harvester: CABEÇ OTE HARVESTER SP 561 LF Fonte: CABEÇOTE HARVESTER SP 561 LF Fonte: Forwarder: Castro (2014)

21 CABEÇOTE HARVESTER SP 561 LF, Fonte: Disponível em: Acesso em 31 out

22 22 REFERÊNCIAS AGUIAR, I.B., Condução, exploração e regeneração florestal. Jaboticabal: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias UNESP, p. (Bolteim Didático, 4). CASTRO, G. Máquinas de colheita Harvester e Forwarder. Piracicaba, Disponível em: harvester_e_forwarder/. Acesso em: 31 out FILHO, W.F.M. Abate de árvores totalmente mecanizada. In: SIMPÓSIO SOBRE EXPLORAÇÃO, TRANSPORTE, ERGONOMIA E SEGURANÇA EM REFLORESTAMENTOS Curitiba: UFPR/IUFRO, p GABSO. LOOMA planejamento do transporte de madeira a longa distância. Disponível em: Acessado em: 20 out HAKKILA, P. Loging in Finland. In: SIMPÓSIO BILATERAL BRASIL-FINLÂNDIA SOBRE ATUALIZADES FLORESTAIS. 1988, Curitiba. Curitiba: UFPR. p MACHADO, C.C. Colheita Florestal. 2. ed. atual. e ampl. Viçosa, MG: Ed. UFC, p. REFERÊNCIA FLORESTAL. Curitiba: JOTA, n. 165, jun REFERÊNCIA FLORESTAL. Curitiba: JOTA, n. 175, jun. 2016a. REFERÊNCIA FLORESTAL. Curitiba: JOTA, n. 176, jun. 2016b. SILVA, C.R. O planejamento de sistemas de exploração de eucalipto para polpa. In: SIMPÓSIO SOBRE EXPLORAÇÃO, TRANSPORTE, ERGONOMIA E SEGURANÇA EM REFLORESTAMENTOS Curitiba: UFPR/IUFRO, p STREIT, M., OLIVEIRA, M.S.M., HASELGRUBER, F. Exploração florestal: In: Manual técnico florestal: apostila do Colégio Florestal de Irati. Campo Largo: Ingra S.A. v p STREIR, M., OLIVEIRA, M.S.M., HASELGRUBER, F. Mecanização florestal. In: Manual técnico florestal: apostila do Colégio Florestal de Irati. Campo Largo: Ingra S.A. v.2 v p WARKOTSCH, W. Harvesting of pine and eucalypt in South Africa. In: SIMPÓSIO SOBRE EXPLORAÇÃO, TRANSPORTE, ERGONOMIA E SEGURANÇA EM REFLORESTAMENTOS Curitiba: UFPR/IUFRO, p

23 23 Testes de Asserção e Razão Responda as questões abaixo, preenchendo os espaços entre parênteses do quadro final de respostas com as letras: (A) Se as duas proposições (P1 e P2) forem corretas e a segunda for justificativa da primeira. Orientação: coloque a palavra porque entre as proposições P1 e P2 para confirmar se P2 é justificativa de P1; (B) Se proposições (P1 e P2) forem corretas e a segunda não for justificativa da primeira; (C) Se a primeira proposição (P1) for correta e a segunda (P2) incorreta; (D) Se a primeira proposição (P1) for incorreta e a segunda (P2) correta; (E) Se a primeira (P1) e a segunda (P2) proposições forem incorretas. 1. (P1) O sistema de exploração florestal depende das condições climáticas e do povoamento. (P2) Dias chuvosos, o tamanho das árvores e a topografia são alguns dos fatores que podem determinar o uso de equipamentos apropriados para as condições específicas. 2. (P1) O sistema de exploração florestal é sempre o mesmo. (P2) Conceitualmente ele se resume em corte - estocagem. 3. (P1) O entalhe direcional é feito acima do corte de abate. (P2) O entalhe direcional dá a direção de queda da árvore. 4. (P1) Quando se deseja a reforma do povoamento, deixa-se uma cepa de 5 cm de altura. (P2) Quando não se deseja a reforma do povoamento, deixa-se uma touça de 15 cm de altura. 5. (P1) O operador de motosserra efetua o corte de abate com os joelhos flexionados. (P2) Nesta posição não há forçamento de sua coluna vertebral. 6. (P1) Para tombar árvore de grande porte, o operador de motosserra usa uma alavanca, apoiando os braços sobre as coxas, sem flexionar os joelhos. (P2) Nesta posição sem flexionar os joelhos, há forçamento da coluna. 7. (P1) A motosserra é uma máquina perigosa. (P2) Provavelmente, devido ao fato de quando seu motor está ligado, a corrente nunca para de movimentar-se, mesmo na marcha vazia. 8. (P1) É preciso saber como transportar uma motosserra montada. (P2) No transporte é preciso utilizar o protetor de corrente. 9. (P1) O operador de motosserra usa, na cabeça, apenas o capacete e protetor auricular. (P2) Estes são alguns dos equipamentos de sua segurança. 10. (P1) Nas condições de clima tropical, a calça do operador de motosserra é convencional, e a sua bota tem protetor de metal para os dedos. (P2) Na exploração florestal, são os pés que devem receber proteção e não as pernas. 11. (P1) O tamanho do traçador a ser usado varia em função do diâmetro da árvore. (P2) A árvore de diâmetro grosso não pode ser abatida com o uso de traçador. 12. (P1) A motosserra é usada para abater árvores de diâmetro grosso ou fino. (P2) No abate de árvores de diâmetro grosso, o operador de motosserra usa a alavanca sueca. 13. (P1) O abatedor mecânico não necessita de braços seguradores. (P2) Os discos descascador do cabeçote é responsável por segurar a árvore no momento do corte. 14. (P1) Picagem é termo técnico que significa dividir árvore abatida em toretes. (P2) Desdobro é termo técnico que significa dividir a árvore abatida em toras. 15. (P1) Torete é usado para produzir de Laminado e Mourões. (P2) Tora é usada para produção de aglomerado e madeira serrada. 16. (P1) Desgalhamento é uma operação que retira os ramos laterais. (P2) O desgalhamento é sinônimo de desdobramento. 17. (P1) O descasque manual é feito com a mesma frequência do que o mecânico. (P2) O descasque manual tem alto rendimento e baixo custo.

24 (P1) O descasque manual em eucalipto deve ser realizado no mesmo dia do abate da árvore. (P2) A casca é mais fácil de ser retirada do fuste, quando a árvore é recém abatida. 19. (P1) O tambor rotativo geralmente efetua o descasque de madeira no campo. (P2) Quando o descascamento é feito no campo, a casca permanece no mesmo e contribui com a ciclagem de nutrientes. 20. (P1) O empilhamento de madeira no local do corte deve ser feito de tal modo que permaneça pelo menos duas faixas consecutivas, entre linhas de touças, sem galhos e madeira. (P2) O espaço destas duas faixas consecutivas, livres de galhos e madeira, é adequado para entrada do veículo de transporte. 21. (P1) O empilhamento de toretes com menos de 60 kg pode ser manual. (P2) O empilhamento de toretes com mais de 60 kg ou de toras é feito freqüentemente com o uso de gruas hidráulicas. 22. (P1) O carregamento é uma operação feita sempre mecanicamente. (P2) O transportador auto-carregável é próprio para transitar dentro do talhão. 23. (P1) O transporte à curta distância consiste no transporte da madeira do local de abate até o pátio da indústria. (P2) O transporte de madeira do interior do talhão até o carreador ou estrada transitável já se torna um transporte a longa distância. 24. (P1) O baldeio é um transporte mecânico feito à curta distância. (P2) A madeira é transportada na plataforma de carga do veículo. 25. (P1) O transporte feito por guinchos acoplados a tratores agrícolas é denominado de baldeio. (P2) Quando a madeira é transportada por estes guinchos, uma de suas extremidades arrasta-se no chão. 26. (P1) Transporte direto é sinônimo de transporte a longa distância. (P2) O transporte direto consiste no transporte de madeira do local de abate até o local onde a madeira será consumida. 27. (P1) O transporte direto, quando feito por caminhão, torna-se inadequado. (P2) As cepas e galhos do talhão podem danificar os pneus do caminhão e estes podem estourar na rodovia. 28. (P1) O sistema de exploração mecanizado que usa feller-buncher necessita de skidder, traçador e grua hidráulica. (P2) O feller-buncher só efetua o corte de árvore e a tomba por inteiro e que em seguida é arrastada pelo skidder até a borda do talhão (estaleiro), depois é desdobrada em toras ou toretes pelo traçador e carregada em caminhões pela grua hidráulica. 29. (P1) O sistema de exploração mecanizado que usa harvester necessita de menor quantidade de equipamentos do que aquele que usa feller-buncher e é adequado para talhões de eucalipto onde serão conduzidas as brotações no regime de talhadia. (P2) Apenas o uso de harvester e forwarder são suficientes para cortar e efetuar o transporte de madeira desdobrada, sem casca e ramos para a borda do talhão (estaleiro), sem danificar as touças. Quadro de Respostas 1. ( ) 2. ( ) 3. ( ) 4. ( ) 5. ( ) 6. ( ) 7. ( ) 8. ( ) 9. ( ) 10. ( ) 11. ( ) 12. ( ) 13. ( ) 14. ( ) 15. ( ) 16. ( ) 17. ( ) 18. ( ) 19. ( ) 20. ( ) 21. ( ) 22. ( ) 23. ( ) 24. ( ) 25. ( ) 26. ( ) 27. ( ) 28. ( ) 29. ( ) O gabarito de respostas é apresentado na página 23.

25 25 Gabarito do Módulo Exploração Florestal 1. ( A ) 2. ( D ) 3. ( D ) 4. ( B ) 5. ( A ) 6. ( D ) 7. ( C ) 8. ( A ) 9. ( D ) 10. ( E ) 11. ( C ) 12. ( C ) 13. ( E ) 14. ( B ) 15. ( E ) 16. ( C ) 17. ( E ) 18. ( A ) 19. ( D ) 20. ( A ) 21. ( B ) 22. ( D ) 23. ( E ) 24. ( A ) 25. ( D ) 26. ( D ) 27. ( A ) 28. ( A ) 29. ( A )

IMPLANTAÇÃO FLORESTAL FORMAÇÃO DE NOVAS FLORESTAS

IMPLANTAÇÃO FLORESTAL FORMAÇÃO DE NOVAS FLORESTAS IMPLANTAÇÃO FLORESTAL FORMAÇÃO DE NOVAS FLORESTAS A implantação florestal consiste no estabelecimento da floresta, incluindo as operações básicas de preparo do terreno, plantio e tratos culturais. Inclui

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS

FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS unesp DISCIPLINA: TEMA: PROFESSORES: UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Jaboticabal FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS Departamento de Produção Vegetal Silvicultura Florestas sob Regime de Alto

Leia mais

Colheita Florestal. Faculdade ICESP/PROMOVE Curso de Agronomia Silvicultura

Colheita Florestal. Faculdade ICESP/PROMOVE Curso de Agronomia Silvicultura Colheita Florestal Faculdade ICESP/PROMOVE Curso de Agronomia Silvicultura INTRODUÇÃO predominância do trabalho manual introdução de novas técnicas e de equipamentos especializados é um processo lento

Leia mais

Unidade de Ensino 3: Princípios Gerais de Produção Florestal

Unidade de Ensino 3: Princípios Gerais de Produção Florestal Unidade de Ensino 3: Princípios Gerais de Produção Florestal Disciplina: Manejo e produção florestal Curso: Agronomia Períodos: Matutino/Noturno 2016.2 Docente: Prof. Dra. Marcela Midori Yada IMPLANTAÇÃO

Leia mais

LCF Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas SILV 08 COLHEITA DE MADEIRA EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS

LCF Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas SILV 08 COLHEITA DE MADEIRA EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS LCF1581-2016 Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas SILV 08 COLHEITA DE MADEIRA EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS Conteúdo Introdução Sistemas de colheita de madeira Etapas da colheita de madeira

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA COLHEITA FLORESTAL

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA COLHEITA FLORESTAL A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA COLHEITA FLORESTAL LOCALIZAÇÃO DAS UNIDADES Brasil Floresta Amazônica 3.500 km (2.200 miles) FLORESTAIS Atlantic Ocean 208.850 ha em SP 76.320 ha no RS São Paulo

Leia mais

Anais do II Seminário de Atualização Florestal e XI Semana de Estudos Florestais

Anais do II Seminário de Atualização Florestal e XI Semana de Estudos Florestais AVALIAÇÃO TÉCNICA E ECONÔMICA DO TRATOR FLORESTAL ARRASTADOR SKIDDER COM DIFERENTES TIPOS DE RODADOS Diego de Oliveira, Eduardo da Silva Lopes, Jean Alberto Sampietro, Rafael Henrique da Silva Departamento

Leia mais

V & M Florestal Ltda. Mário Winter

V & M Florestal Ltda. Mário Winter V & M Florestal Ltda. SISTEMAS INTEGRADOS SILVICULTURA / COLHEITA / CARBONIZAÇÃO XV Seminário de Atualização - Sistemas de Colheita de Madeira e Transporte Florestal Curitiba Novembro de 2008 Mário Winter

Leia mais

ECONOMIA E PRODUTIVIDADE COM MÁQUINAS DE GRANDE PORTE NA COLHEITA FLORESTAL

ECONOMIA E PRODUTIVIDADE COM MÁQUINAS DE GRANDE PORTE NA COLHEITA FLORESTAL ECONOMIA E PRODUTIVIDADE COM MÁQUINAS DE GRANDE PORTE NA COLHEITA FLORESTAL Antonio Joaquim de Oliveira Diretor Executivo XVI Seminário de Atualização em Sistemas de Colheita de Madeira e Transporte Florestal

Leia mais

RENDIMENTO DE UM FORWARDER EM FUNÇÃO DAS DISTÂNCIAS DE EXTRAÇÃO

RENDIMENTO DE UM FORWARDER EM FUNÇÃO DAS DISTÂNCIAS DE EXTRAÇÃO RENDIMENTO DE UM FORWARDER EM FUNÇÃO DAS DISTÂNCIAS DE EXTRAÇÃO Rodrigo P. Tonin¹, Ricardo H. Miyajima¹, Paulo T. Fenner ² 1 Doutorando do curso de Ciência Florestal UNESP Botucatu, rp.tonin@hotmail.com

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Jaboticabal FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS. Departamento de Produção Vegetal

UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Jaboticabal FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS. Departamento de Produção Vegetal unesp UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Jaboticabal FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS Departamento de Produção Vegetal MÓDULO 14 DISCIPLINA: TEMA: ROFESSORES: Silvicultura Condução, manejo e

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Jaboticabal FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS

UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Jaboticabal FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS unesp DISCIPLINA: TEMA: PROFESSORES: UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Jaboticabal FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS Departamento de Produção Vegetal Silvicultura Desrama Artificial Sérgio Valiengo

Leia mais

CAPÍTULO 8 ARRASTE DE TORAS

CAPÍTULO 8 ARRASTE DE TORAS CAPÍTULO 8 ARRASTE DE TORAS 78 Manual para Produção de Madeira na Amazônia APRESENTAÇÃO Para transportar as toras do local de queda das árvores até os pátios de estocagem utilizam-se os mais variados veículos

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA N o 88. Janeiro/1980 MECANIZAÇÃO DA EXPLORAÇÃO FLORESTAL

CIRCULAR TÉCNICA N o 88. Janeiro/1980 MECANIZAÇÃO DA EXPLORAÇÃO FLORESTAL IPEF: FILOSOFIA DE TRABALHO DE UMA ELITE DE EMPRESAS FLORESTAIS BRASILEIRAS PBP/1.8 1. INTRODUÇÃO CIRCULAR TÉCNICA N o 88 Janeiro/1980 MECANIZAÇÃO DA EXPLORAÇÃO FLORESTAL ISSN 0100-3453 Arnaldo Salmeron

Leia mais

AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO OPERACIONAL DA GARRA TRAÇADORA 1 INTRODUÇÃO

AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO OPERACIONAL DA GARRA TRAÇADORA 1 INTRODUÇÃO AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO OPERACIONAL DA GARRA TRAÇADORA Guilherme Inoue Nascimento 1,Ricardo Hideaki Miyajima 2 Rodrigo Petrongari Tonin 2, Gilberto Pereira 3, Paulo Torres Fenner 4 1 Mestrando UNESP-FCA-Botucatu

Leia mais

REFERENCIAL DE RVCC PROFISSIONAL

REFERENCIAL DE RVCC PROFISSIONAL REFERENCIAL DE RVCC PROFISSIONAL Código e Designação da Qualificação 623314 - Técnico/a de Máquinas Florestais Nível de qualificação do QNQ: 4 Nível de qualificação do QEQ: 4 Unidades de Competencia (UC)

Leia mais

LOGÍSTICA DA COLHEITA FLORESTAL: RENDIMENTO OPERACIONAL DO FELLER BUNCHER EM FLORESTA DE EUCALYPTUS

LOGÍSTICA DA COLHEITA FLORESTAL: RENDIMENTO OPERACIONAL DO FELLER BUNCHER EM FLORESTA DE EUCALYPTUS LOGÍSTICA DA COLHEITA FLORESTAL: RENDIMENTO OPERACIONAL DO FELLER BUNCHER EM FLORESTA DE EUCALYPTUS Hilda Maria Bassoli 1, Paulo Torres Fenner 2, Sérgio Augusto Rodrigues 2, Ricardo Hideaki Miyajima 3,

Leia mais

Operações Florestais. Operações Florestais

Operações Florestais. Operações Florestais Operações Florestais Exploração Florestal Processo de produção constituído por um conjunto de operações através das quais o material lenhoso, principal ou secundário, chegado o momento da colheita, é retirado

Leia mais

ANÁLISE TÉCNICA E DE CUSTOS DO HARVESTER TRABALHANDO EM DOIS SUBSISTEMAS DE COLHEITA FLORESTAL

ANÁLISE TÉCNICA E DE CUSTOS DO HARVESTER TRABALHANDO EM DOIS SUBSISTEMAS DE COLHEITA FLORESTAL ANÁLISE TÉCNICA E DE CUSTOS DO HARVESTER TRABALHANDO EM DOIS SUBSISTEMAS DE COLHEITA FLORESTAL DIEGO W. F. N. SANTOS 1 ; HAROLDO C. FERNANDES²; PAULO R. CECON³; HUMBERTO SANTIAGO 4 ; PAULO R. FORASTIERE

Leia mais

SENAC EM JUNDIAÍ. João Gama Godoy. Técnico de Segurança do Trabalho. Senac

SENAC EM JUNDIAÍ. João Gama Godoy. Técnico de Segurança do Trabalho. Senac DE ATUAÇÃO RISCOSÁREAS NA SILVICULTURA SENAC EM JUNDIAÍ João Gama Godoy Técnico de Segurança do Trabalho Senac - 2009 É proibida a reprodução do conteúdo desta apresentação em qualquer meio de comunicação,

Leia mais

ANÁLISE TÉCNICA-ECONÔMICA DO PROCESSAMENTO DE MADEIRA COM GARRA TRAÇADORA FLORESTAL 1 INTRODUÇÃO

ANÁLISE TÉCNICA-ECONÔMICA DO PROCESSAMENTO DE MADEIRA COM GARRA TRAÇADORA FLORESTAL 1 INTRODUÇÃO ANÁLISE TÉCNICA-ECONÔMICA DO PROCESSAMENTO DE MADEIRA COM GARRA TRAÇADORA FLORESTAL Hilda Maria Bassoli 1, Gilberto Pereira 1, Ricardo Hideaki Miyajima 2, Rodrigo Petrongari Tonin 2, Paulo Torres Fenner

Leia mais

Tópicos da aula de hoje Aula 13 Recursos Florestais

Tópicos da aula de hoje Aula 13 Recursos Florestais Tópicos da aula de hoje Aula 13 Recursos Florestais MATURAÇÃO DE PLANTIOS FLORESTAIS COLHEITA DE MADEIRA PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS Maturação de Plantios Florestais Momento ideal de colheita:

Leia mais

ÍNDICE SUPORTE TÉCNICO SOBRE A TMO... 05

ÍNDICE SUPORTE TÉCNICO SOBRE A TMO... 05 LINHA FLORESTAL 2018 ÍNDICE SUPORTE TÉCNICO... 04 SOBRE A TMO... 05 CIA OLSEN DE TRATORES AGRO INDUSTRIAL Rua Brasília, 971 :: Bairro São Cristóvão CEP 89509-480 :: Caçador-SC :: Brasil Fone +55 49 3561-6000

Leia mais

Avaliação Ergonômica Do Harvester Em Plantios De Eucalipto

Avaliação Ergonômica Do Harvester Em Plantios De Eucalipto Avaliação Ergonômica Do Harvester Em Plantios De Eucalipto Larissa Santos Rocha (1), Luís Carlos de Freitas (2), Mislene Barbosa Rocha (3) (1) Graduanda em Engenharia Florestal, Universidade Estadual do

Leia mais

USINA HIDRELÉTRICA BAIXO IGUAÇU

USINA HIDRELÉTRICA BAIXO IGUAÇU USINA HIDRELÉTRICA BAIXO IGUAÇU RELATÓRIO TÉCNICO DE DESMATAMENTO CANTEIRO DE OBRAS MARGEM ESQUERDA CAPANEMA - PR AGOSTO / 2013 0 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. OBJETIVOS... 2 2.1 OBJETIVOS GERAIS...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CARLA KRULIKOWSKI RODRIGUES VARIÁVEIS DE INFLUENCIA NA OPERAÇÃO DE COLHEITA DE MADEIRA MECANIZADA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CARLA KRULIKOWSKI RODRIGUES VARIÁVEIS DE INFLUENCIA NA OPERAÇÃO DE COLHEITA DE MADEIRA MECANIZADA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CARLA KRULIKOWSKI RODRIGUES VARIÁVEIS DE INFLUENCIA NA OPERAÇÃO DE COLHEITA DE MADEIRA MECANIZADA CURITIBA 2015 1 CARLA KRULIKOWSKI RODRIGUES VARIÁVEIS DE INFLUENCIA NA OPERAÇÃO

Leia mais

CICLO DE VIDA. Madeira Natural Pinus

CICLO DE VIDA. Madeira Natural Pinus CICLO DE VIDA Madeira Natural Pinus O MATERIAL A madeira pinus é uma espécie de madeira de reflorestamento. No Brasil, sua produção para uso industrial iniciou-se apenas na década de 50, ganhando importância

Leia mais

NORBERTO JOSÉ DE LIMA ESTUDO COMPARATIVO ENTRE EQUIPES DE COLHEITA FLORESTAL NO SISTEMA CUT-TO-LENGHT

NORBERTO JOSÉ DE LIMA ESTUDO COMPARATIVO ENTRE EQUIPES DE COLHEITA FLORESTAL NO SISTEMA CUT-TO-LENGHT NORBERTO JOSÉ DE LIMA ESTUDO COMPARATIVO ENTRE EQUIPES DE COLHEITA FLORESTAL NO SISTEMA CUT-TO-LENGHT CURITIBA 2011 NORBERTO JOSÉ DE LIMA ESTUDO COMPARATIVO ENTRE EQUIPES DE COLHEITA FLORESTAL NO SISTEMA

Leia mais

AVALIAÇÃO TÉCNICA DE UM SISTEMA DE PESAGEM NO CARREGAMENTO FLORESTAL 1 TECHNICAL EVALUATION OF A WEIGHING SYSTEM IN LOG LOADER

AVALIAÇÃO TÉCNICA DE UM SISTEMA DE PESAGEM NO CARREGAMENTO FLORESTAL 1 TECHNICAL EVALUATION OF A WEIGHING SYSTEM IN LOG LOADER 575 AVALIAÇÃO TÉCNICA DE UM SISTEMA DE PESAGEM NO CARREGAMENTO FLORESTAL 1 Eduardo da Silva Lopes 2, João Francisco da Costa Cristo 3 e Mário Pieper 4 RESUMO Esta pesquisa teve por objetivo avaliar tecnicamente

Leia mais

ALINE MAYARA CHAGAS SOUZA ESTUDO DE TEMPOS E MOVIMENTOS NO CORTE FLORESTAL MECANIZADO DE TECA EM ALTA FLORESTA, MATO GROSSO.

ALINE MAYARA CHAGAS SOUZA ESTUDO DE TEMPOS E MOVIMENTOS NO CORTE FLORESTAL MECANIZADO DE TECA EM ALTA FLORESTA, MATO GROSSO. ALINE MAYARA CHAGAS SOUZA ESTUDO DE TEMPOS E MOVIMENTOS NO CORTE FLORESTAL MECANIZADO DE TECA EM ALTA FLORESTA, MATO GROSSO.. CURITIBA 2014 0 ALINE MAYARA CHAGAS SOUZA ESTUDO DE TEMPOS E MOVIMENTOS NO

Leia mais

O USO DA FLORESTA COMO SUPRIDORA DE ENERGIA NA CHAMPION PAPEL E CELULOSE S.A.

O USO DA FLORESTA COMO SUPRIDORA DE ENERGIA NA CHAMPION PAPEL E CELULOSE S.A. O USO DA FLORESTA COMO SUPRIDORA DE ENERGIA NA CHAMPION PAPEL E CELULOSE S.A. 1. APRESENTAÇÃO Manoel de Freitas * Os planos de uso da floresta como supridora de energia na Champion Papel e Celulose S.A.

Leia mais

LCF Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas SILV 07:

LCF Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas SILV 07: LCF1581-2015 Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas SILV 07: 1-MATURAÇÃO DE PLANTIOS FLORESTAIS 2-COLHEITA DE MADEIRA EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS 3-PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ GRUPO DE ESTUDOS LUIZ DE QUEIROZ

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ GRUPO DE ESTUDOS LUIZ DE QUEIROZ UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ GRUPO DE ESTUDOS LUIZ DE QUEIROZ I Simpósio de Técnicas de Plantio e Manejo de Eucalyptus para Uso Múltiplo MANEJO DE Eucalyptus

Leia mais

Análise técnica e econômica de dois subsistemas de colheita de madeira de toras curtas

Análise técnica e econômica de dois subsistemas de colheita de madeira de toras curtas CIÊNCIAS FLORESTAIS (FOREST SCIENCE) Revista Brasileira de Ciências Agrárias ISSN (on line) 1981-0997 v.13, n.2, e5516, 2018 Recife, PE, UFRPE. www.agraria.pro.br DOI:10.5039/agraria.v13i2a5516 Protocolo

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO DA MOTOSSERRA PROFISSIONAL A GASOLINA - BRUTATEC

MANUAL DO USUÁRIO DA MOTOSSERRA PROFISSIONAL A GASOLINA - BRUTATEC ATENÇÃO: Por favor, certifique-se de que as pessoas que forem usar este equipamento leiam e entendam este manual do usuário antes de usar a máquina. MANUAL DO USUÁRIO DA MOTOSSERRA PROFISSIONAL A GASOLINA

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Jaboticabal FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS. Departamento de Produção Vegetal

UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Jaboticabal FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS. Departamento de Produção Vegetal unesp UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Jaboticabal FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS Departamento de Produção Vegetal MÓDULO 15 DISCIPLINA: TEMA: ROFESSORES: Silvicultura Talhadia Simples Regular

Leia mais

ANÁLISE DA PRODUTIVIDADE DE UM SISTEMA DE COLHEITA DE ÁRVORES INTEIRAS NO NORTE DO ESTADO DE GOIÁS

ANÁLISE DA PRODUTIVIDADE DE UM SISTEMA DE COLHEITA DE ÁRVORES INTEIRAS NO NORTE DO ESTADO DE GOIÁS ANÁLISE DA PRODUTIVIDADE DE UM SISTEMA DE COLHEITA DE ÁRVORES INTEIRAS NO NORTE DO ESTADO DE GOIÁS Nilton Cesar Fiedler 1, Eduardo Braga da Rocha 2, Eduardo da Silva Lopes 3 1 Eng. Florestal, Dr., Depto.

Leia mais

DESEMPENHO TÉCNICO E ECONÔMICO DE DIFERENTES HARVESTERS NA COLHEITA DE FLORESTAS DE EUCALIPTO

DESEMPENHO TÉCNICO E ECONÔMICO DE DIFERENTES HARVESTERS NA COLHEITA DE FLORESTAS DE EUCALIPTO DESEMPENHO TÉCNICO E ECONÔMICO DE DIFERENTES HARVESTERS NA COLHEITA DE FLORESTAS DE EUCALIPTO Bruno Meira Gomes (1) ; Elton da Silva Leite (2) ; André Isao Sato (3) ; Natalia Oliveira Souza (4) ; Ítalo

Leia mais

LEVANTAMENTO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL DO TRANSPORTE DE MADEIRA POR TRANSPORTADORAS TERCEIRIZADAS KLABIN S/A. OTACÍLIO COSTA - SC

LEVANTAMENTO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL DO TRANSPORTE DE MADEIRA POR TRANSPORTADORAS TERCEIRIZADAS KLABIN S/A. OTACÍLIO COSTA - SC UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE NÚCLEO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ROBISON FERNANDO SCHELEDER DA SILVA LEVANTAMENTO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL DO TRANSPORTE DE

Leia mais

PLANO DE CORTE PARA A SUPRESSÃO DE VEGETAÇÃO EXÓTICA

PLANO DE CORTE PARA A SUPRESSÃO DE VEGETAÇÃO EXÓTICA PLANO DE CORTE PARA A SUPRESSÃO DE VEGETAÇÃO EXÓTICA ABRIL DE 2014 PLANO DE CORTE PARA A SUPRESSÃO DE VEGETAÇÃO EXÓTICA FASE 1 Para a implantação e desenvolvimento do Sapiens Parque é necessária a realização

Leia mais

XIV SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO SISTEMAS DE COLHEITA DE MADEIRA E TRANSPORTE FLORESTAL. Osvaldo Malinowski Diretor Imbaú Transportes e Serviços Ltda

XIV SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO SISTEMAS DE COLHEITA DE MADEIRA E TRANSPORTE FLORESTAL. Osvaldo Malinowski Diretor Imbaú Transportes e Serviços Ltda INTERFACE, BIOMASSA RESIDUAL DE COLHEITA, MÉTODOS DE PREPARO DO SOLO E PLANTIO DA PRÓXIMA ROTAÇÃO XIV SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO SISTEMAS DE COLHEITA DE MADEIRA E TRANSPORTE FLORESTAL Osvaldo Malinowski

Leia mais

Temas: SHS no trabalho florestal, Motosserra, Equipamentos e acessórios, Operações, Métodos e técnicas de trabalho, Manutenção e conservação.

Temas: SHS no trabalho florestal, Motosserra, Equipamentos e acessórios, Operações, Métodos e técnicas de trabalho, Manutenção e conservação. Curso: Segurança e Técnicas de Utilização da Motosserra. Conservação e Manutenção de Equipamentos Público alvo: Trabalhadores e/ou operadores de máquinas florestais, produtores florestais e prestadores

Leia mais

ANÁLISE DO RENDIMENTO E DOS CUSTOS DO SKIDDER EM DIFERENTES DISTÂNCIAS DE EXTRAÇÃO 1 INTRODUÇÃO

ANÁLISE DO RENDIMENTO E DOS CUSTOS DO SKIDDER EM DIFERENTES DISTÂNCIAS DE EXTRAÇÃO 1 INTRODUÇÃO ANÁLISE DO RENDIMENTO E DOS CUSTOS DO SKIDDER EM DIFERENTES DISTÂNCIAS DE EXTRAÇÃO Ricardo Hideaki Miyajima¹, Rodrigo Petrongari Tonin¹, Gilberto Pereira, Paulo Torres Fenner¹ ¹Universidade Estadual Paulista

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS CÂMPUS DE BOTUCATU

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS CÂMPUS DE BOTUCATU UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS CÂMPUS DE BOTUCATU ANÁLISE DE DOIS MODAIS DE SISTEMAS DE COLHEITA MECANIZADOS DE EUCALIPTO EM 1ª ROTAÇÃO VICTOR AUGUSTO SOARES BERTIN Dissertação

Leia mais

Parte I. Recursos Florestais Silvicultura. PHD3334 Exploração de Recursos Naturais. Universidade de São Paulo

Parte I. Recursos Florestais Silvicultura. PHD3334 Exploração de Recursos Naturais. Universidade de São Paulo Universidade de São Paulo PHD3334 Exploração de Recursos Naturais Escola Politécnica Departamento de Eng. Hidráulica e Sanitária Recursos Florestais Silvicultura Parte I Aula 5 Prof. Dr. Arisvaldo V. Méllo

Leia mais

Palestrante: Edimar de Melo Cardoso Gerente Executivo de Colheita Florestal e Transporte de Madeira da Aperam Bioenergia

Palestrante: Edimar de Melo Cardoso Gerente Executivo de Colheita Florestal e Transporte de Madeira da Aperam Bioenergia PRODUÇÃO DE CARVÃO ATRAVÉS DO USO DE MADEIRA ESTRATIFICADA POR DIÂMETRO Palestrante: Edimar de Melo Cardoso Gerente Executivo de Colheita Florestal e Transporte de Madeira da Aperam Bioenergia Autores:

Leia mais

MANUAL DE MANUSEIO, TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO DE BOBINAS DE CABOS ELÉTRICOS

MANUAL DE MANUSEIO, TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO DE BOBINAS DE CABOS ELÉTRICOS MANUAL DE MANUSEIO, TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO DE BOBINAS DE CABOS ELÉTRICOS OBJETIVO Estabelecer condições para o correto manuseio, transporte e armazenamento de bobinas de cabos elétricos, com o objetivo

Leia mais

Plantio Espaçamento Alternado Grupo Cosan

Plantio Espaçamento Alternado Grupo Cosan Plantio Espaçamento Alternado Grupo Cosan Novembro - 2010 Espaçamento Alternado COSAN Visão Geral A Capacidade de Moagem do Grupo Cosan supera diversos países do Mundo Após a aquisição da Nova América

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ARRASTE MECANIZADO EM FLORESTA TROPICAL INTRODUÇÃO

PLANEJAMENTO DE ARRASTE MECANIZADO EM FLORESTA TROPICAL INTRODUÇÃO ISSN 0104-9038 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Centro de Pesquisa Agroflorestal do Acre Ministério da Agricultura e do Abastecimento BR-364, km 14 (Rio Branco/Porto Velho), Caixa Postal 392,

Leia mais

RODRIGO ZAGONEL. ANÁLISE DA DENSIDADE ÓTIMA DE ESTRADAS DE USO FLORESTAL EM RELEVO PLANO DE ÁREAS COM PRODUÇÃO DE Pinus taeda.

RODRIGO ZAGONEL. ANÁLISE DA DENSIDADE ÓTIMA DE ESTRADAS DE USO FLORESTAL EM RELEVO PLANO DE ÁREAS COM PRODUÇÃO DE Pinus taeda. RODRIGO ZAGONEL ANÁLISE DA DENSIDADE ÓTIMA DE ESTRADAS DE USO FLORESTAL EM RELEVO PLANO DE ÁREAS COM PRODUÇÃO DE Pinus taeda. Dissertação apresentada com requisito parcial à obtenção do grau de Mestre

Leia mais

AVALIAÇÃO TÉCNICA E ECONÔMICA DE UM FELLER-BUNCHER OPERANDO EM DIFERENTES PRODUTIVIDADES RESUMO ABSTRAT

AVALIAÇÃO TÉCNICA E ECONÔMICA DE UM FELLER-BUNCHER OPERANDO EM DIFERENTES PRODUTIVIDADES RESUMO ABSTRAT AVALIAÇÃO TÉCNICA E ECONÔMICA DE UM FELLER-BUNCHER OPERANDO EM DIFERENTES PRODUTIVIDADES Haroldo Carlos Fernandes 1, Sebastião Eudes Lopes 2, Mauri Martins Teixeira 3, Paula Cristina Natalino Rinaldi 4,

Leia mais

MIGRAÇÃO DOS TRATORES AGRICOLAS PARA A PRÁTICA DA CULTURA DE SILVICULTURA

MIGRAÇÃO DOS TRATORES AGRICOLAS PARA A PRÁTICA DA CULTURA DE SILVICULTURA MIGRAÇÃO DOS TRATORES AGRICOLAS PARA A PRÁTICA DA CULTURA DE SILVICULTURA Cesar Marcio Barbosa de Oliveira Graduando em Engenharia de Produção, Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Danilo Rodrigues

Leia mais

INFLUÊNCIA DO VOLUME DAS ÁRVORES NO DESEMPENHO DO PROCESSADOR FLORESTAL HARVESTER EM POVOAMENTO DE EUCALIPTO

INFLUÊNCIA DO VOLUME DAS ÁRVORES NO DESEMPENHO DO PROCESSADOR FLORESTAL HARVESTER EM POVOAMENTO DE EUCALIPTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ BIOFIX Scientific Journal v. 3 n. 2 p. 237-242 2018 DOI: dx.doi.org/10.5380/biofix.v3i2.58799 INFLUÊNCIA DO VOLUME DAS ÁRVORES NO DESEMPENHO DO PROCESSADOR FLORESTAL HARVESTER

Leia mais

VOLUME DE ÁRVORES ABATIDAS E EM PÉ (ROTEIROS 10 E 11) Sérgio Valiengo Valeri Rinaldo César de Paula SEJAM TODOS BEM VINDOS, MUITO OBRIGADO

VOLUME DE ÁRVORES ABATIDAS E EM PÉ (ROTEIROS 10 E 11) Sérgio Valiengo Valeri Rinaldo César de Paula SEJAM TODOS BEM VINDOS, MUITO OBRIGADO VOLUME DE ÁRVORES ABATIDAS E EM PÉ (ROTEIROS 10 E 11) Sérgio Valiengo Valeri Rinaldo César de Paula SEJAM TODOS BEM VINDOS, MUITO OBRIGADO 2018 ROTEIRO DE AULA PRÁTICA 10, VOLUME DE ÁRVORES ABATIDAS Considere

Leia mais

PRODUCTIVITY AND COSTS OF A FULL TREE HARVESTING SYSTEM

PRODUCTIVITY AND COSTS OF A FULL TREE HARVESTING SYSTEM 372 PRODUTIVIDADE E CUSTOS DE UM SISTEMA DE COLHEITA DE ÁRVORES ROCHA, INTEIRAS E. B. da et al. Eduardo Braga da Rocha 1, Nilton César Fiedler 2, Rafael Tonetto Alves 3, Eduardo da Silva Lopes 4, Pompeu

Leia mais

PERDAS VOLUMÉTRICAS RELATIVAS À COLHEITA FLORESTAL E SEUS REFLEXOS ECONÔMICOS

PERDAS VOLUMÉTRICAS RELATIVAS À COLHEITA FLORESTAL E SEUS REFLEXOS ECONÔMICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DOI: dx.doi.org/10.5380/biofix.v3i1.58054 PERDAS VOLUMÉTRICAS RELATIVAS À COLHEITA FLORESTAL E SEUS REFLEXOS ECONÔMICOS VOLUMETRIC LOSSES RELATED TO THE FOREST HARVEST AND

Leia mais

Modelagem da disponibilidade mecânica do harvester no corte de povoamento florestal

Modelagem da disponibilidade mecânica do harvester no corte de povoamento florestal Modelagem da disponibilidade mecânica do harvester no corte de povoamento florestal Carlos Cézar C. Diniz 1, Eduardo da Silva Lopes 2 1 UFPR Universidade Federal Do Paraná. E-mail: carloscezardiniz@gmail.com

Leia mais

CARTILHA DE TRANSPORTE, ESTOCAGEM E MANUSEIO DE GEOMEMBRANA DE PEAD

CARTILHA DE TRANSPORTE, ESTOCAGEM E MANUSEIO DE GEOMEMBRANA DE PEAD CARTILHA DE TRANSPORTE, ESTOCAGEM E MANUSEIO DE GEOMEMBRANA DE PEAD NEOPLASTIC EMBALAGENS PLÁSTICAS LTDA. Av. Pacaembu, 485 Serra dos Abreus Franco da Rocha SP CEP: 07810-000 Telefone: (11) 4443-1000 Fax:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ JOSENIR RODRIGUES DE RAMOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ JOSENIR RODRIGUES DE RAMOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ JOSENIR RODRIGUES DE RAMOS ANÁLISE TÉCNICA DA COLHEITA FLORESTAL MECANIZADA EM DESBASTE NA REGIÃO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ CURITIBA 2015 JOSENIR RODRIGUES DE RAMOS ANÁLISE

Leia mais

COLHEITA E TRANSPORTE FLORESTAL EM PROPRIEDADES RURAIS FOMENTADAS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO 1

COLHEITA E TRANSPORTE FLORESTAL EM PROPRIEDADES RURAIS FOMENTADAS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO 1 989 COLHEITA E TRANSPORTE FLORESTAL EM PROPRIEDADES RURAIS FOMENTADAS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO 1 Juliana Lorensi do Canto 2, Carlos Cardoso Machado 3, France Maria Gontijo 4 e Laércio Antônio Gonçalves

Leia mais

FÁBIO MURILO TIEGHI MOREIRA ANÁLISE TÉCNICA E ECONÔMICA DE SUBSISTEMAS DE COLHEITA DE MADEIRA DE EUCALIPTO EM TERCEIRA ROTAÇÃO

FÁBIO MURILO TIEGHI MOREIRA ANÁLISE TÉCNICA E ECONÔMICA DE SUBSISTEMAS DE COLHEITA DE MADEIRA DE EUCALIPTO EM TERCEIRA ROTAÇÃO FÁBIO MURILO TIEGHI MOREIRA ANÁLISE TÉCNICA E ECONÔMICA DE SUBSISTEMAS DE COLHEITA DE MADEIRA DE EUCALIPTO EM TERCEIRA ROTAÇÃO Tese apresentada à Universidade Federal de Viçosa, como parte das exigências

Leia mais

Pinus Patula Pinus Nigra Pinus Caribaea Produção de Pinus. Pinus elliotti

Pinus Patula Pinus Nigra Pinus Caribaea Produção de Pinus. Pinus elliotti Pinus Patula Pinus Nigra Pinus Caribaea Produção de Pinus Pinus elliotti Pinus Pinaster Pinus Taeda - P. elliottii e P. taeda- introduzidas dos Estados Unidos, visto que as atividades com florestas plantadas

Leia mais

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE AULA 8 ACIONAMENTO E MECANISMOS DE ELEVAÇÃO PROF.: KAIO DUTRA Acionamento Manual e Alavanca de Comando Um acionamento manual pode ser empregado em mecanismos de baixa

Leia mais

Análise da produtividade de um forwarder com o aumento da área da

Análise da produtividade de um forwarder com o aumento da área da ISSN 0798 1015 HOME Revista ESPACIOS ÍNDICES A LOS AUTORES Vol. 38 (Nº 11) Año 2017. Pág. 20 Análise da produtividade de um forwarder com o aumento da área da garra de carregamento Analisys of productivity

Leia mais

Mauro Zerbetti

Mauro Zerbetti Mauro Zerbetti Mauro Zerbetti Mauro Zerbetti Mauro Zerbetti Mauro Zerbetti Plantio da cana de açúcar Operação do plantio; uma vez preparado o solo dentro dos padrões anteriormente mencionados, o terreno

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DE COLHEITA E TRANSPORTE EM UMA EMPRESA DO SETOR FLORESTAL

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DE COLHEITA E TRANSPORTE EM UMA EMPRESA DO SETOR FLORESTAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA FLORESTAL DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DE COLHEITA E TRANSPORTE EM UMA EMPRESA DO SETOR FLORESTAL Relatório de

Leia mais

AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE HÍBRIDOS DE Eucalyptus urophylla X Eucalyptus grandis EM TERCEIRA ROTAÇÃO PARA FINS ENERGÉTICOS

AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE HÍBRIDOS DE Eucalyptus urophylla X Eucalyptus grandis EM TERCEIRA ROTAÇÃO PARA FINS ENERGÉTICOS AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE HÍBRIDOS DE Eucalyptus urophylla X Eucalyptus grandis EM TERCEIRA ROTAÇÃO PARA FINS ENERGÉTICOS André Vitor da Costa Manso 1, Renan Speranza Mangialardo 1, Rafael

Leia mais

Mecanização e Silvicultura de Precisão na Eldorado

Mecanização e Silvicultura de Precisão na Eldorado Anais da 50ª Reunião Técnico-Científica do Programa Cooperativo sobre Silvicultura e Manejo - Dias 12 e 13 de novembro de 2014 51 Mecanização e Silvicultura de Precisão na Eldorado César Gomes Vieira 1

Leia mais

RESUMO ABSTRACT TECHNICAL AND ECONOMIC ANALYSIS OF HARVESTER OPERATING IN TWO WOOD HARVESTING SUBSYSTEMS

RESUMO ABSTRACT TECHNICAL AND ECONOMIC ANALYSIS OF HARVESTER OPERATING IN TWO WOOD HARVESTING SUBSYSTEMS ANÁLISE TÉCNICA E ECONÔMICA DO HARVESTER OPERANDO EM DOIS SUBSISTEMAS DE COLHEITA DE MADEIRA Diego Weslly Ferreira do Nascimento Santos 1, Domingos Sárvio Magalhães Valente², Haroldo Carlos Fernandes 3,

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA DE PRODUÇÃO FLORESTAL E CONSUMO DE COMBUSTÍVEL EM HARVESTERS NO SISTEMA FULL TREE

ANÁLISE COMPARATIVA DE PRODUÇÃO FLORESTAL E CONSUMO DE COMBUSTÍVEL EM HARVESTERS NO SISTEMA FULL TREE UNIVERSIDADE TECNOLOGICA FEDERAL DO PARANA ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO VALDAIR FERREIRA DE LIMA ANÁLISE COMPARATIVA DE PRODUÇÃO FLORESTAL E CONSUMO DE COMBUSTÍVEL EM HARVESTERS NO SISTEMA

Leia mais

SISTEMAS PARA ECONOMIA DE MÃO-DE-OBRA NA CAFEICULTURA DE MONTANHA. J. B. Matiello, Eng Agr Mapa/Fundação Procafé

SISTEMAS PARA ECONOMIA DE MÃO-DE-OBRA NA CAFEICULTURA DE MONTANHA. J. B. Matiello, Eng Agr Mapa/Fundação Procafé SISTEMAS PARA ECONOMIA DE MÃO-DE-OBRA NA CAFEICULTURA DE MONTANHA J. B. Matiello, Eng Agr Mapa/Fundação Procafé Importância da Cafeicultura de Montanha Abrange diferentes regiões - Zona da Mata de Minas,

Leia mais

SEMINÁRIO. - Trabalho Escrito: 10,0 pontos. - Apresentação: 10,0 pontos. AV1 Atividades escritas AV2 - Seminário AV3 Trabalho Escrito AV4 Apresentação

SEMINÁRIO. - Trabalho Escrito: 10,0 pontos. - Apresentação: 10,0 pontos. AV1 Atividades escritas AV2 - Seminário AV3 Trabalho Escrito AV4 Apresentação SEMINÁRIO AV1 Atividades escritas AV2 - Seminário AV3 Trabalho Escrito AV4 Apresentação TEMA: Equipamentos de transporte vertical (gruas, empilhadeiras, guindastes, esteiras rolantes, elevadores, etc.)

Leia mais

INFLUÊNCIA DO TEMPO DE EXPERIÊNCIA DOS OPERADORES NO RENDIMENTO DO FELLER BUNCHER

INFLUÊNCIA DO TEMPO DE EXPERIÊNCIA DOS OPERADORES NO RENDIMENTO DO FELLER BUNCHER INFLUÊNCIA DO TEMPO DE EXPERIÊNCIA DOS OPERADORES NO RENDIMENTO DO FELLER BUNCHER Ricardo Hideaki Miyajima 1, Rodrigo Petrongari Tonin 1 Paulo Torres Fenner 2 1 Doutorando UNESP-FCA-Botucatu, richidetoshimiyajima@hotmail.com.

Leia mais

3ª Reunião da Comissão Técnico Ambiental. Sinop, 15 de Julho de 2015

3ª Reunião da Comissão Técnico Ambiental. Sinop, 15 de Julho de 2015 3ª Reunião da Comissão Técnico Ambiental Sinop, 15 de Julho de 2015 SUPRESSÃO VEGETAL 3.8 Plano de Desmatamento e Limpeza da Área de Inundação do Reservatório Metodologia e Planejamento OBJETIVOS DA SUPRESSÃO

Leia mais

LARISSA NUNES DOS SANTOS AVALIAÇÃO ECONÔMICA DA COLHEITA FLORESTAL MECANIZADA COM HARVESTER E FORWARDER

LARISSA NUNES DOS SANTOS AVALIAÇÃO ECONÔMICA DA COLHEITA FLORESTAL MECANIZADA COM HARVESTER E FORWARDER LARISSA NUNES DOS SANTOS AVALIAÇÃO ECONÔMICA DA COLHEITA FLORESTAL MECANIZADA COM HARVESTER E FORWARDER Dissertação apresentada à Universidade Federal de Viçosa, como parte das exigências do Programa de

Leia mais

IPEF n.15, p , 1977

IPEF n.15, p , 1977 IPEF n.15, p.107-111, 1977 O NÚMERO BROTOS POR TOUÇA NÃO INFLUENCIA AS OPERAÇÕES DE CORTE, PORCENTAGEM DE CASCA E DENSIDADE DA MADEIRA DE Eucalyptus saligna Sm. O.D.C. - 812.13:523:176.1 Eucalyptus saligna

Leia mais

JOÃO BATISTA GARNICA FILHO AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE UM PROJETO FLORESTAL EM FUNÇÃO DA ESCOLHA DO MODELO DE COLHEITA.

JOÃO BATISTA GARNICA FILHO AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE UM PROJETO FLORESTAL EM FUNÇÃO DA ESCOLHA DO MODELO DE COLHEITA. JOÃO BATISTA GARNICA FILHO AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE UM PROJETO FLORESTAL EM FUNÇÃO DA ESCOLHA DO MODELO DE COLHEITA. Curitiba, Março 2014 JOÃO BATISTA GARNICA FILHO AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE UM PROJETO FLORESTAL

Leia mais

PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE TRABALHADORES EM ATIVIDADES DE IMPLANTAÇÃO FLORESTAL

PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE TRABALHADORES EM ATIVIDADES DE IMPLANTAÇÃO FLORESTAL 1 I CONGRESSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA UTFPR CÂMPUS DOIS VIZINHOS PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE TRABALHADORES EM ATIVIDADES DE IMPLANTAÇÃO FLORESTAL Pedro Caldas Britto 1,2*, Eduardo da Silva Lopes 1 [orientador]

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ HENRIQUE ARCEGO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ HENRIQUE ARCEGO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ HENRIQUE ARCEGO AVALIAÇÃO TÉCNICA DO AUMENTO NO COMPRIMENTO DE TORAS NAS OPERAÇÕES DE CARREGAMENTO, DESCARREGAMENTO E TRANSPORTE FLORESTAL. CURITIBA 2015 HENRIQUE ARCEGO

Leia mais

- - - - - - AMKODOR E25 A empilhadora elétrica AMKODOR E25 foi projetada para carga, descarga e transporte para curtas distâncias de diversos produtos para os armazéns, estações ferroviárias, aeroportos,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS CAMPUS DE BOTUCATU

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS CAMPUS DE BOTUCATU UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS CAMPUS DE BOTUCATU INFLUÊNCIA DO RELEVO E DA EXPERIÊNCIA DOS OPERADORES NOS RENDIMENTOS E CUSTOS DA COLHEITA DE

Leia mais

Oficina de treinamento para detentores de PMFSPE

Oficina de treinamento para detentores de PMFSPE Abril de 2007 Oficina de treinamento para detentores de PMFSPE Apostila elaborada pela equipe do Projeto Floresta Viva no intuito de contribuir na capacitação dos detentores de PMFSPE para o planejamento

Leia mais

ROBSON JOSÉ DE OLIVEIRA AVALIAÇÃO TÉCNICA E ECONÔMICA DA EXTRAÇÃO DE MADEIRA DE EUCALIPTO COM CLAMBUNK SKIDDER

ROBSON JOSÉ DE OLIVEIRA AVALIAÇÃO TÉCNICA E ECONÔMICA DA EXTRAÇÃO DE MADEIRA DE EUCALIPTO COM CLAMBUNK SKIDDER ROBSON JOSÉ DE OLIVEIRA AVALIAÇÃO TÉCNICA E ECONÔMICA DA EXTRAÇÃO DE MADEIRA DE EUCALIPTO COM CLAMBUNK SKIDDER Tese apresentada à Universidade Federal de Viçosa, como parte das exigências do Programa de

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz 3 Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Análise de sistemas de colheita de povoamentos de eucalipto com baixa produtividade Reinaldo Rocha de Camargo Junior Dissertação

Leia mais

ANÁLISE TÉCNICA E DE CUSTO DO FELLER BUNCHER

ANÁLISE TÉCNICA E DE CUSTO DO FELLER BUNCHER Ciência Florestal, Santa Maria, v. 25, n. 4, p. 981-989, out.-dez., 2015 ISSN 0103-9954 ANÁLISE TÉCNICA E DE CUSTO DO FELLER BUNCHER E SKIDDER NA COLHEITA DE MADEIRA EM DIFERENTES PRODUTIVIDADES DO POVOAMENTO

Leia mais

EFICIÊNCIA EM ESTABILIDADE E ERGONOMIA

EFICIÊNCIA EM ESTABILIDADE E ERGONOMIA EFICIÊNCIA EM ESTABILIDADE E ERGONOMIA PONSSE ergo DESEMPENHO VERSÁTIL O PONSSE Ergo pode ser equipado para diferentes necessidades, por exemplo, selecionando o número de rodas, o tipo de grua e o cabeçote

Leia mais

Embalagens para comercialização de hortaliças e frutas - desafios e tendências. Rita Luengo Pesquisadora Embrapa Hortaliças Janeiro 2010

Embalagens para comercialização de hortaliças e frutas - desafios e tendências. Rita Luengo Pesquisadora Embrapa Hortaliças Janeiro 2010 Embalagens para comercialização de hortaliças e frutas - desafios e tendências Rita Luengo Pesquisadora Embrapa Hortaliças Janeiro 2010 Desafios para adequação das embalagens atuais existentes no mercado

Leia mais

Estabilidade de rolamento e estabilidade anti-capotamento no basculamento

Estabilidade de rolamento e estabilidade anti-capotamento no basculamento Generalidades Generalidades Há tipos diferentes de estabilidade de rolamento e estabilidade anti-capotamento no basculamento. Eles incluem especificamente: Estabilidade de rolamento na condução Estabilidade

Leia mais

Clambunk skidder: avaliação econômica no arraste de madeira 1. Clambunk skidder: economical evaluation in drags of wood

Clambunk skidder: avaliação econômica no arraste de madeira 1. Clambunk skidder: economical evaluation in drags of wood Clambunk skidder: avaliação econômica no arraste de madeira 1 Clambunk skidder: economical evaluation in drags of wood Robson José de Oliveira 2* ; Carlos Cardoso Machado 3 ; Haroldo Carlos Fernandes 4

Leia mais

Colheita Mecanizada de Cana-de-Açúcar em espaçamentos múltiplos. M.Sc. Guilherme Belardo Doutorando (Produção Vegetal) Unesp / Jaboticabal

Colheita Mecanizada de Cana-de-Açúcar em espaçamentos múltiplos. M.Sc. Guilherme Belardo Doutorando (Produção Vegetal) Unesp / Jaboticabal Colheita Mecanizada de Cana-de-Açúcar em espaçamentos múltiplos M.Sc. Guilherme Belardo Doutorando (Produção Vegetal) Unesp / Jaboticabal Jaboticabal 22 de Junho 2015 PRODUTIVIDADES MÉDIA SAFRA 2015/2016

Leia mais

Inve t ntári á io Fl Flor t es l Definição, Tipos e Aplicação no Manejo Florestal

Inve t ntári á io Fl Flor t es l Definição, Tipos e Aplicação no Manejo Florestal Inventário Florestal l Definição, Tipos e Aplicação no Manejo Florestal Inventário de um Sistema Natural (Floresta) Floresta Definição: Formação arbórea (inclui florestas naturais e plantadas) com indivíduos

Leia mais

AVALIAÇÃO TÉCNICA E ECONÔMICA DO CORTE DE MADEIRA DE PINUS COM CABEÇOTE HARVESTER EM DIFERENTES CONDIÇÕES OPERACIONAIS

AVALIAÇÃO TÉCNICA E ECONÔMICA DO CORTE DE MADEIRA DE PINUS COM CABEÇOTE HARVESTER EM DIFERENTES CONDIÇÕES OPERACIONAIS AVALIAÇÃO TÉCNICA E ECONÔMICA DO CORTE DE MADEIRA DE PINUS COM CABEÇOTE HARVESTER EM DIFERENTES CONDIÇÕES OPERACIONAIS Eduardo da Silva Lopes*, Enerson Cruziniani**, Andréa Nogueira Dias***, Nilton César

Leia mais

Fatores a considerar. Derrubada - máquinas 3/2/2013. Mecanização I. Preparo inicial do solo. Derrubada da mata virgem ou capoeirão.

Fatores a considerar. Derrubada - máquinas 3/2/2013. Mecanização I. Preparo inicial do solo. Derrubada da mata virgem ou capoeirão. Mecanização I Preparo inicial do solo. O preparo inicial do solo compreende as operações necessárias para criar condições de implantação de culturas, em áreas não utilizadas anteriormente com essa finalidade.

Leia mais

EFICIÊNCIA EM ESTABILIDADE E ERGONOMIA PONSSE ERGO

EFICIÊNCIA EM ESTABILIDADE E ERGONOMIA PONSSE ERGO EFICIÊNCIA EM ESTABILIDADE E ERGONOMIA PONSSE ERGO DESEMPENHO VERSÁTIL O PONSSE Ergo pode ser equipado para diferentes necessidades, por exemplo, selecionando o número de rodas, o tipo de grua e o cabeçote

Leia mais