O livro Apocalipse 11 A visão das 7 trombetas I (8.2-13) JörgGarbers Ms.deTeologia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O livro Apocalipse 11 A visão das 7 trombetas I (8.2-13) JörgGarbers Ms.deTeologia"

Transcrição

1 O livro Apocalipse 11 A visão das 7 trombetas I (8.2-13) JörgGarbers Ms.deTeologia

2 Introdução O capitulo 7 descreveu a preservação do povo de Deus durante a história amarga do mundo. No final do cap. O autor de Apc está olhando para o fim do tempo e visualizaopovodedeusnoreinodivino. O cap. 7 pode ser interpretado como a resposta para a pergunta que foi levantada no em Osétimoseloem8.1trazosilêncio. Essesilênciopodeser o conteúdo do sétimo selo como final das dores desse mundo e preparar uma nova criação.... O início das sete trombetas, que por sua vez são o conteúdo do sétimo selo, continuando descrever a história desse mundo dos últimos tempos. Partimos nessa interpretação do primeira possibilidade e compreendemos as sete trombetas como uma perspectiva diferente da mesma história dos sete selos.

3 Estrutura Opreparoparaas7trombetas Primeira trombeta Segundatrombeta Terceira trombeta Quarta trombeta Opreparoparaasúltimas3trombetas

4 Opreparoparaas7trombetas 2 Vi os sete anjos que se acham em pé diante de Deus; a eles foram dadas sete trombetas. A declaração firme dos 7 anjos surpreende um pouco, pois os demais livros bíblicos não falam de 7 anjos especiais ou destacados. A tradição popular e livros extra-bíblicos porém mencionam o número de 7 arque-anjos. Podemos imaginar que João está se referindo a esses anjos da literatura judaica. Na Bíblia aparecem 2 anjos com seus respectivos nomes: Michael (Dn10.13; 12.1; Jd 9;Apc12.7s) Gabriel(Dn 8.16; 9.21; Lc1ss) líderdosquerubimeserafimconformeatradição. O número sete se baseio no livro judaico Tobit que conhece ainda o nome Rafael. Ele está responsável junto com os outros pelas orações dos santos que ele carrega para a presença de Deus. Essas tradições formam o fundo dos próximos versículos. Trombetas são instrumentos de metal ou de chifres que alertam.

5 Opreparoparaas7trombetas 3 Outro anjo, que trazia um incensário de ouro, aproximou-se e se colocou em pé junto ao altar. A ele foi dado muito incenso para oferecer com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro diante do trono. 4 E da mão do anjo subiu diante de Deus a fumaça do incenso com as orações dos santos. Um incensário é um tipo de tigelinha usada para queimar especiarias. O cheiro tem a tarefa de agradar a divindade ou em outros contextos d afastar maus espíritos. O incenso é aquilo que vai ser queimado na tigela. Normalmente são temperos e outros produtos que produzem cheiros intensivos. A observação de que muito incenso foi dado sublinha a importância do ato seguinte. Juntocomasorações tudoestásendoofertadoparadeusnoaltar.a ideiaportráséqueasoraçõesdaspessoassãofracaserecebemagora odevidopesoparaseremouvidaspordeus.

6 Opreparoparaas7trombetas 3 Outro anjo, que trazia um incensário de ouro, aproximou-se e se colocou em pé junto ao altar. A ele foi dado muito incenso para oferecer com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro diante do trono. 4 E da mão do anjo subiu diante de Deus a fumaça do incenso com as orações dos santos. Que os anjos tem essa função intermediária é novo. Normalmente a imaginação é que o Espírito Santo traz e intercede. A formulação todos os santos se refere ao capítulo anterior e descrevetodoopovodedeuscompostodegentiosejudeus. Uns comentaristas diferenciam esse altar de ouro do altar descrito em v. 5. Porém não vemos importância ou necessidade para isso. O v. 4 simplesmente relata a ação e termina esse primeiro ato do anjo.

7 Opreparoparaas7trombetas 5 Então o anjo pegou o incensário, encheu-o com fogo do altar e lançou-o sobre a terra; e houve trovões, vozes, relâmpagos e um terremoto. Depois de ter concluído a oferta da orações acontece o segundo ato. É possível interpretar essa ação como uma resposta às orações dos santos. Talvez temos que pensar em 6.10 e no clamor que foi expresso lá. O mesmo instrumento que foi usado para ofertar incenso é usado agora para pegar brasas do altar e jogar as na terra. Os efeitos descritos são típicas em textos do AT para anunciar a presença ou aproximação de Deus. As trombetas que seguem são castigo de Deus e não eventos arbitrários no decorrer da história. Eles querem ser sinal da presença eiradedeus.

8 Opreparoparaas7trombetas 6 Então os sete anjos, que tinham as sete trombetas, prepararam- se para tocá-las. As 7 trombetas são claramente divididas em dois grupos. O primeiro grupo atinge a natureza e o segundo grupo os habitantes da terra mais diretamente. É possível interpretar o cap. 6 como a força do cordeiro e cap. 8 e 9 como a força causada pelas orações, o cordeiro por enquanto não é mencionado. Os dois movimentos descrevem o mesmo período. A visão das trombetas lembra das pragas por ocasião do Êxodo do povo de Deus. As pragas forçaram a salvação de Israel da mão do faraó. Será que aqui as pragas são compreendidas de forma paralela? Em grego se usa nesses versículos muito a expressão e aconteceu. Essa expressão faz a conexão com Gn 1. Pode se dizer que em Gn 1 Deus estrutura o mundo do caos e agora ele desestrutura o mundo (criação inversa).

9 Opreparoparaas7trombetas 6 Então os sete anjos, que tinham as sete trombetas, prepararam- se para tocá-las. A expressão frequente um terço não quer ser interpretado de forma literal. Ela expressa aquilo que na nossa linguagem se fala através da palavra dizimar. A população foi dizimada quer dizer que houve grande perdas. As trombetas falam da ira de Deus sobre o mundo. No contexto da Apc eles descrevem o castigo merecido e no mesmo tempo uma chance arrependimento. As catástrofes querem ser uma alerta de acordar e tornar se para Deus.

10 Aprimeiratrombeta 7 O primeiro anjo tocou a sua trombeta, e granizo e fogo misturado com sangueforam lançados sobreaterra. Foi queimado um terçoda terra,umterçodasárvoresetodaarelvaverde. AprimeiratrombetalembradasétimapragadoÊxodo. Talvez o João pensa em tempestades ou desastrosos ventos provindo do deserto. A tentativa de interpretar cada parte de forma simbólica (terra0- cultura; árvores-sábios; relva-humanidade) não faz muito sentido, já que os habitantes da terra serão atingidas mais tarde. A primeira trombeta atinge o mundo física, a terra como tal.

11 Asegundatrombeta 8 O segundo anjo tocou a sua trombeta, e algo como um grande monte em chamas foi lançado ao mar. Um terço do mar transformou- seem sangue, 9 morreu um terçodas criaturas domar e foi destruído um terço das embarcações. Se a primeira trombeta atingiu a terra, a segunda atinge o marcomo aoutragrandepartedonossomundo. As imagens parecem apontar para uma erupção vulcânico e é possível que a erupção do Vesúvio no ano 79 d.c. forma o fundo da visão.

12 Aterceiratrombeta 10 O terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela, queimando como tocha, sobre um terço dos rios e das fontes deáguas; 11onomedaestrelaéAbsinto.Tornou-seamargoumterço das águas, e muitos morreram pela ação das águas que se tornaram amargas. A terceira trombeta está atingindo a água potável da terra. O fundamento dessa imagem é um pouco obscuro. A grande estrela caindopodesersinalquetodacriaçãoestásetornandoemcaos. O nome da estrela Absinto é enigmático. A palavra é muito rara e somente aparece aqui nos textos bíblicos. Provavelmente refere se a algo muito amargo que no AT pode ser tanto sinal de veneno como decastigoporpartededeus.

13 Aquartatrombeta 12 O quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferido um terço do sol, umterçodaluaeum terçodasestrelas, deformaqueum terçodeles escureceu. Um terço do dia ficou sem luz, e também um terço da noite. A quarta trombeta atinge o firmamento na sua totalidade. Agora todos os 4 elementos essenciais da terra foram atingidos: terra, mar, água e firmamento. O mundoestásendoameaçadopelocaos. O termo um terço indica porém um limite que não é ultrapassado. O mundo sofre na sua totalidade, mas ainda está intato. Todas as metáforas e figuras de linguagem expressam sofrimento e catástrofes. Não adiante querer explicar ou compreender os sinais de forma cientifica ou literal. Eles descrevem a ação de Deus que escuta as orações de todos os santos e começa agir. As trombetas querem achocalhar os habitantes da terra para que eles acordam e voltam.

14 Opreparoparaasúltimas3trombetas 13 Enquantoeu olhava, ouvi umaáguiaquevoavapelomeiodocéu e dizia em alta voz:"ai, ai, ai dos que habitam na terra, por causa do toque das trombetas que está prestes a ser dado pelos três outros anjos! A águia simboliza nesse contexto não em primeiro lugar força, liberdade e nobreza, características que associamos facilmente com essa ave, mas sinaliza o alcance e o voo alto que enxerga tudo e percorre tudo. O meio do céu sublinha o simbolismos da águia: todo mundo está sendo alcançado pela mensagem. Os Ais já anunciam algo terrível e preparam para eventos doloridos. Em textos bíblicos eles anunciam o juízo de Deus e o fim da sua paciência, humanamente falando. Apausanasequenciadastrombetasaindaaumentaatensão.

15 Resumoelição Os primeiros 4 trombetas atingem o mundo que forma o lar da humanidade. Tudo aquilo que estava tão seguro e permitiu uma vida tranquila na terra está sendo afetado pelo juízo de Deus. O ser humano como habitante da terra cai na incerteza e no desespero. As trombetas ainda não constituem o final do mundo. Semelhantemente como o exilo babilônico que tirou todas as certezas e seguranças do povo de Deus num ato de castigo severo, mas serviu de alerta para uma reorientação, assim as trombetas querem ser um marco uma alerta. O aviso em si já está marcando essa alerta e esse chamado ao arrependimento. No livro de Jonas o castigo propriamente dito nem aconteceu depois.

16 Resumoelição É muito tentador de comparar os efeitos catastróficos com a poluição, as bombas nucleares, a exploração das matérias primas, as guerras e terremotos, com as enchentes e ciclones. Mas a linguagem é metafórica e não uma previsão exata de eventos. A linguagem drástica e dramática usa imagens e figuras, eventos e acontecimentos antigos ou da tradição para criar um cenário de destruição e ira. A criação inversa alerta a humanidade que o destino dessemundoestánamãodedeus. Esse tipo de literatura tem alvos teológicos: AjustiçadeDeusvaiprevalecer Chamado ao arrependimento ConsolaropovodeDeus O texto motiva a IGREJA para um constante movimento de ~confissão da existencia de Deus e de uma vida responsável diante dele.

17 O Apocalipse

Apocalipse, capítulo 8 1

Apocalipse, capítulo 8 1 Apocalipse, capítulo 8 1 Versículo 1: Quando abriu o sétimo selo, fez-se silêncio no céu, quase por meia hora. O sétimo selo traz no silêncio a solenidade do que vem acontecendo na abertura dos selos e

Leia mais

ESCATOLOGIA. Apocalipse 8.7. Prof. Davi Albuquerque

ESCATOLOGIA. Apocalipse 8.7. Prof. Davi Albuquerque ESCATOLOGIA Apocalipse 8.7 Prof. Davi Albuquerque Capítulo 8.7 - A primeira trombeta 7 O primeiro anjo tocou a trombeta, e houve saraiva e fogo de mistura com sangue, e foram atirados à terra. Foi, então,

Leia mais

As Primeiras Quatro Trombetas (Apocalipse 8:1-13) A

As Primeiras Quatro Trombetas (Apocalipse 8:1-13) A Apocalipse: Lição 16 As Primeiras Quatro Trombetas (Apocalipse 8:1-13) A inda aguardamos o sétimo selo. Os primeiros seis foram abertos no capítulo 6, e o sexto foi especialmente severo. O intervalo do

Leia mais

Então, vi os sete anjos que se acham em pé diante de Deus, e lhes foram dadas sete trombetas. (Ap 8:2 ARA)

Então, vi os sete anjos que se acham em pé diante de Deus, e lhes foram dadas sete trombetas. (Ap 8:2 ARA) Então, vi os sete anjos que se acham em pé diante de Deus, e lhes foram dadas sete trombetas. (Ap 8:2 ARA) O primeiro anjo tocou a trombeta, e houve saraiva e fogo de mistura com sangue, e foram atirados

Leia mais

O livro Apocalipse 21 A visão das taças ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 21 A visão das taças ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 21 A visão das taças (16.8-21) JörgGarbers Ms.deTeologia Estrutura16.1-21 16.8-9 Quarto flagelo 16.10-11 Quinto flagelo 16.12-16 Sexto flagelo 16.17-21 Sétimo flagelo Quartoflagelo 8

Leia mais

O livro Apocalipse 13 A visão do livro pequeno ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 13 A visão do livro pequeno ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 13 A visão do livro pequeno (10.1-11) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução10.1-11 O capitulo 9 descreveu as últimas duas trombetas, que atingiram essencialmente os seres humanos. Os

Leia mais

O livro Apocalipse 20 A visão dos anjos do filho do homem ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 20 A visão dos anjos do filho do homem ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 20 A visão dos anjos do filho do homem (15.1-16.7) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução15.1-16.7 Em cap. 8, 9 e 11 foram descritos as 7 trombetas no meio antes da sétima trombeta foram

Leia mais

É mostrado a João o castigo de Deus sobre aqueles que tem oprimido ao povo de Deus desde Jesus até a Segunda Vinda (paralelo com os sete selos).

É mostrado a João o castigo de Deus sobre aqueles que tem oprimido ao povo de Deus desde Jesus até a Segunda Vinda (paralelo com os sete selos). Lição 7 para 16 de fevereiro de 2019 Os sete anjos com as sete trombetas aparecem em cena no contexto do sétimo selo, ao terminar o tempo de graça. São sugeridas duas interpretações complementares para

Leia mais

O livro Apocalipse 19 A visão dos anjos do filho do homem ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 19 A visão dos anjos do filho do homem ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 19 A visão dos anjos do filho do homem (14.6-20) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução14.6-20 O cap. 14.1-5 está descrevendo o tempo entre a ascensão e a segunda vindadocristosobaperspectivadopovodedeus.

Leia mais

O livro Apocalipse 27 A visão do grande julgamento ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 27 A visão do grande julgamento ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 27 A visão do grande julgamento (20.7-15) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução20.7-15 Os versículos 7-15 do cap. 20 estão fechando as ações de julgamento. Depois da grande prostituta,

Leia mais

O livro Apocalipse 26 A visão do milênio e da primeira ressurreição (20.1-6) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 26 A visão do milênio e da primeira ressurreição (20.1-6) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 26 A visão do milênio e da primeira ressurreição (20.1-6) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução20.1-6 O capítulo faz parte do grande final do livro Apocalipse. No capítulo anterior lemos

Leia mais

O livro Apocalipse 18 A visão dos (14.1-5) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 18 A visão dos (14.1-5) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 18 A visão dos 144000 (14.1-5) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução14.1-5 Os capítulos 12-14 formam a baseteológica dolivro eda fé cristãna perspectiva do visionário. O cap. 12 falou

Leia mais

ESCATOLOGIA. Apocalipse 8.12,13. Prof. Davi Albuquerque

ESCATOLOGIA. Apocalipse 8.12,13. Prof. Davi Albuquerque ESCATOLOGIA Apocalipse 8.12,13 Prof. Davi Albuquerque Capítulo 8.12,13 - A quarta trombeta 12 O quarto anjo tocou a trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, da lua e das estrelas, para que a terça

Leia mais

O livro Apocalipse 28 A visão da nova criação (21.1-8) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 28 A visão da nova criação (21.1-8) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 28 A visão da nova criação (21.1-8) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução21.1-8 O começo desse capítulo está intimamente ligado aos versículos anteriores. Muitas das palavras chaves reaparecem.

Leia mais

PROFECIA DAS SETE TROMBETAS

PROFECIA DAS SETE TROMBETAS VISÕES PARALELAS PROFECIA DAS SETE TROMBETAS As sete trombetas pintam a história militar que ocorreria na era cristã em relação a igreja (Ap 11:18). Em Israel, as trombetas eram tocadas dez dias antes

Leia mais

Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio.

Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio. Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio. VERSÍCULOS DE 12 A 16. 12. E virei-me para ver quem falava comigo. E virando-me, vi sete castiçais de ouro. 13. E no meio dos sete castiçais um semelhante

Leia mais

CAPÍTULO 6. O Sétimo Selo: As Sete Trombetas

CAPÍTULO 6. O Sétimo Selo: As Sete Trombetas CAPÍTULO 6 O Sétimo Selo: As Sete Trombetas I. As orações dos santos Apocalipse 8:1-6 1 E, havendo aberto o sétimo selo, fez-se silêncio no céu quase por meia hora. 2 E vi os sete anjos, que estavam diante

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 10.1-11 Os anjos e os sete trovões. João e o livrinho 1 Vi outro anjo forte descendo do céu, envolto em nuvem, com o arco-íris por cima de sua cabeça; o rosto era como o

Leia mais

O livro Apocalipse 08 A visão do livro e do cordeiro (5.1-14) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 08 A visão do livro e do cordeiro (5.1-14) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 08 A visão do livro e do cordeiro (5.1-14) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução 5.1-14 Capítulo 5 faz parte da visão, que começou no cap.anterior. A visão do trono recebe dois novos

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

Textos bíblicos e observações Jörg Garbers - Ms. de Teologia. A volta de Cristo

Textos bíblicos e observações Jörg Garbers - Ms. de Teologia. A volta de Cristo Textos bíblicos e observações Jörg Garbers - Ms. de Teologia A volta de Cristo Introdução A palavra segunda vinda ou volta não ocorre no NT. Parusia: Estar presente / Presença Visita oficial de um príncipe

Leia mais

De um modo geral as pessoas têm medo do futuro revelado no Apocalipse.

De um modo geral as pessoas têm medo do futuro revelado no Apocalipse. INTRODUÇÃO De um modo geral as pessoas têm medo do futuro revelado no Apocalipse. O período da Grande Tribulação parece sombrio, mas qual deve ser nosso olhar para esse período. O propósito deste livro

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 9.1-12 Apocalipse 9.1-12 A quinta trombeta 1 O quinto anjo tocou a trombeta, e vi uma estrela caída do céu na terra. E foi-lhe dada a chave do poço do abismo. 2 Ela abriu

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse ESCATOLOGIA BÍBLICA O Sexto selo Abalo no céu (sinais cósmicos) 12 Vi quando o Cordeiro abriu o sexto selo, e sobreveio grande terremoto. O sol se tornou negro como saco de crina, a lua toda, como sangue,

Leia mais

MATEUS 24 APOCALIPSE 6 Guerras e rumores, fome, pestes, pregação do evangelho

MATEUS 24 APOCALIPSE 6 Guerras e rumores, fome, pestes, pregação do evangelho Lição 5 para 2 de fevereiro de 2019 Sinais iniciais (4-14) Período de tribulação (21-22) Sinais no céu (29) Aparece o Filho do Homem (30) A mensagem dos selos resume a história da igreja desde seus inícios

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse 7.1-3

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse 7.1-3 ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 7.1-3 Os cento e quarenta e quatro mil selados de Israel 1 Depois disto, vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, conservando seguros os quatro ventos da terra,

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 9.13-21 Apocalipse 9.13-21 A sexta trombeta 13 Então o sexto anjo tocou a sua trombeta, e eu ouvi uma voz que vinha dos quatro cantos do altar de ouro que está diante de

Leia mais

O Sétimo Selo é Aberto - Ap 8:1-2

O Sétimo Selo é Aberto - Ap 8:1-2 Ap 5 - O Sétimo Selo Não devemos nos esquecer de que para termos um bom e claro entendimento sobre o Apocalipse, desmistificando a idéia de que é um livro complicado, misterioso, complexo ele difícil compreensão,

Leia mais

A visão do trono. Apocalipse 4:1-3, 5, Os 24 anciãos. Apocalipse 4:4. Os 4 seres viventes. Apocalipse 4:6-8. O livro selado. Apocalipse 5:1-4.

A visão do trono. Apocalipse 4:1-3, 5, Os 24 anciãos. Apocalipse 4:4. Os 4 seres viventes. Apocalipse 4:6-8. O livro selado. Apocalipse 5:1-4. Lição 4 para 26 de janeiro de 2019 Em Apocalipse encontramos quatro séries de sete: 7 igrejas, 7 selos, 7 trombetas e 7 pragas. Os capítulos 4 e 5 são uma introdução para a segunda série, os sete selos.

Leia mais

O livro Apocalipse 30 A visão da nova Jerusalém ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 30 A visão da nova Jerusalém ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 30 A visão da nova Jerusalém (22.6-21) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução 22.6-21 O último trecho do livro quer assegurar a sua autoridade. A estrutura é complicada, pois parece um

Leia mais

Temas Anteriores, Mais Atrativos?

Temas Anteriores, Mais Atrativos? Temas Anteriores, Mais Atrativos? Temas Anteriores, Mais Atrativos? Práticas que estimulam áreas do cérebro vinculadas à sensação de bem estar e criatividade. Temas Anteriores, Mais Atrativos? Gera desconforto

Leia mais

O livro Apocalipse 09 A visão do livro e do cordeiro (6.1-17; 8.1) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 09 A visão do livro e do cordeiro (6.1-17; 8.1) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 09 A visão do livro e do cordeiro (6.1-17; 8.1) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução6.1-17; 8.1 O capitulo 6 descreve a abertura dos seis selos. O oitavo selo segue apenas em 8.1. Capitulo

Leia mais

LIÇÃO 11 - AS TAÇAS DA IRA. Texto bíblico: Apocalipse Motivação

LIÇÃO 11 - AS TAÇAS DA IRA. Texto bíblico: Apocalipse Motivação LIÇÃO 11 - AS TAÇAS DA IRA Texto bíblico: Apocalipse 16.1-9 Motivação É doloroso ser injustiçado. A injustiça dói profundamente. Infelizmente, durante toda a nossa vida sofremos injustiças. As sociedades

Leia mais

Quando: No dia do Senhor (1:10). Como: Como Sumo sacerdote (1:12-18).

Quando: No dia do Senhor (1:10). Como: Como Sumo sacerdote (1:12-18). Lição 2 para 12 de janeiro de 2019 Apocalipse começa com uma carta aberta às sete igrejas da Ásia Menor (atual Turquia). A ordem em que aparecem as igrejas corresponde à ordem ser seguida por um carteiro

Leia mais

O livro Apocalipse 29 A visão da nova Jerusalém ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 29 A visão da nova Jerusalém ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 29 A visão da nova Jerusalém (21.9-22.5) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução 21.9-22.5 O trecho se baseia em Ez 40-48, mas com significativas diferenças. Toda a visão transmite uma

Leia mais

Por maior que seja um império humano, nenhum subsistirá por muito tempo ao Reino de Deus.

Por maior que seja um império humano, nenhum subsistirá por muito tempo ao Reino de Deus. LIÇÃO 11 - AS TAÇAS DA IRA Texto Bíblico: Apocalipse 16.1-9 Objetivos: Reconhecer a soberania de Deus sobre o mundo; Investir na submissão ao senhorio de Cristo. Recursos Materiais: Sete taças de vidro

Leia mais

O livro Apocalipse 10 A visão da preservação do povo de Deus (7.1-17) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 10 A visão da preservação do povo de Deus (7.1-17) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 10 A visão da preservação do povo de Deus (7.1-17) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução7.1-17 Ocapitulo6descreveuaaberturadosseisselos. A história os acontecimentos desse mundo estão

Leia mais

O Profeta Jonas Domingo 11/06/17 Textos: Jonas 1: 1-17; 2:1; 3:1-5, 10; 4:1-11

O Profeta Jonas Domingo 11/06/17 Textos: Jonas 1: 1-17; 2:1; 3:1-5, 10; 4:1-11 O Profeta Jonas Domingo 11/06/17 Textos: Jonas 1: 1-17; 2:1; 3:1-5, 10; 4:1-11 Objetivo: A criança entenderá o que era ser um profeta, qual o trabalho dele e aprenderá que Deus também pode usá-la para

Leia mais

É Maria quem nos convida a refletir e guardar no coração a

É Maria quem nos convida a refletir e guardar no coração a É Maria quem nos convida a refletir e guardar no coração a vida e projeto de seu FILHO. A missão dela era nos dar Jesus e fez isso de maneira ímpar. Vamos refletir nos fatos na vida de Jesus onde ELA está

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse 6.7,8

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse 6.7,8 ESCATOLOGIA BÍBLICA O Quarto selo Cavalo Amarelo? 7 Quando o Cordeiro abriu o quarto selo, ouvi a voz do quarto ser vivente dizendo: Vem! 8 E olhei, e eis um cavalo amarelo e o seu cavaleiro, sendo este

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 12.1-6 Apocalipse 12.1-6 A mulher e o dragão 1 Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça,

Leia mais

SÓ EXISTIRÁ UMA NOVA VINDA DE CRISTO, QUE SERÁ VISÍVEL POR TODA HUMANIDADE

SÓ EXISTIRÁ UMA NOVA VINDA DE CRISTO, QUE SERÁ VISÍVEL POR TODA HUMANIDADE vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente SÓ EXISTIRÁ UMA NOVA VINDA DE CRISTO, QUE SERÁ VISÍVEL POR TODA HUMANIDADE A segunda vinda de Cristo será um evento pessoal e físico, Jesus voltará fisicamente

Leia mais

As visões dos profetas não se constituem em manifestações físicas de Deus, mas aparições espirituais em sonhos ou estado de êxtase.

As visões dos profetas não se constituem em manifestações físicas de Deus, mas aparições espirituais em sonhos ou estado de êxtase. vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente Conforme a Escritura, Deus é espírito puro, imaterial e invisível, é simples e não se constitui de partes. Está escrito que homem algum viu a Deus; está escrito

Leia mais

LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A FESTA DA PÁSCOA A páscoa era uma festa memorial de libertação do povo de Deus do jugo egípcio registrada na Bíblia

Leia mais

Assunção da Virgem Maria

Assunção da Virgem Maria Assunção da Virgem Maria Exultemos de alegria no Senhor, ao celebrar este dia de festa em honra da Virgem Maria. Na sua Assunção alegram-se os Anjos e cantam louvores ao Filho de Deus. Perdoa-nos, Senhor.

Leia mais

Todos nós queremos. vencer na vida. mas o que isso significa?

Todos nós queremos. vencer na vida. mas o que isso significa? Todos nós queremos vencer na vida mas o que isso significa? Jávimos que: Somos mais que vencedores Temos adversários cruéis Nem sempre as condições são favoráveis Jávimos que: Épreciso estarmos juntos

Leia mais

Gênesis Compreender os segredos da VIDA

Gênesis Compreender os segredos da VIDA Gênesis Compreender os segredos da VIDA Gn 4 Deus e a humanidade Jörg Garbers Ms. de Teologia Gn6 Introdução Aspectos históricos Narrativas do dilúvio fazem parte de muitas culturas mundialmente. No mundo

Leia mais

Mitos cosmogônicos. Objetivo 2

Mitos cosmogônicos. Objetivo 2 Mitos cosmogônicos Objetivo 2 Os mitos religiosos (...) o mito conta uma história sagrada; ele relata um acontecimento ocorrido no tempo primordial, o tempo fabuloso do princípio. Em outros termos, o mito

Leia mais

O livro Apocalipse 24 A visão do julgamento da grande prostituta ( ) Jörg Garbers Ms. de Teologia

O livro Apocalipse 24 A visão do julgamento da grande prostituta ( ) Jörg Garbers Ms. de Teologia O livro Apocalipse 24 A visão do julgamento da grande prostituta (18.20-19.10) Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução 18.20-19.10 Capítulo 17.16 já anunciou a ruína da grande cidade, em cap. 18 esse julgamento

Leia mais

LIÇÃO 5 O JUÍZO DIVINO. Texto bíblico: Apocalipse Motivação

LIÇÃO 5 O JUÍZO DIVINO. Texto bíblico: Apocalipse Motivação LIÇÃO 5 O JUÍZO DIVINO Texto bíblico: Apocalipse 6.9-17 Motivação Muita gente acreditou no engenheiro aposentado Harold Camping, que começou a pregar que o mundo acabaria no dia 21 de maio de 2011, quando

Leia mais

ÚLTIMOS TEMPOS Data: 23/06/2015

ÚLTIMOS TEMPOS Data: 23/06/2015 Não temos sombra de dúvida que o SENHOR já está em pé para vir buscar o seu povo. Povo remido e lavado no Sangue do Cordeiro,... Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse Prof. Davi Albuquerque

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse Prof. Davi Albuquerque ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 11. 15-19 Prof. Davi Albuquerque A sétima trombeta 15 O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e

Leia mais

APOCALIPSE 4:1-4 O TRONO DE DEUS, A SALA DE COMANDO DO UNIVERSO.

APOCALIPSE 4:1-4 O TRONO DE DEUS, A SALA DE COMANDO DO UNIVERSO. APOCALIPSE 4:1-4 O TRONO DE DEUS, A SALA DE COMANDO DO UNIVERSO. INTRODUÇÃO Agora a visão que segue será das grandes tensões que a Noiva enfrentará até a segunda vinda do Noivo - Esta revelação inclui

Leia mais

APOCALIPSE. O anjo e a mensagem iminente Apc. 10. Estudo Bíblico Quarta-feira 20hs. Rev. Rogério IPMN 2016 REV. ROGÉRIO F.

APOCALIPSE. O anjo e a mensagem iminente Apc. 10. Estudo Bíblico Quarta-feira 20hs. Rev. Rogério IPMN 2016 REV. ROGÉRIO F. APOCALIPSE O anjo e a mensagem iminente Apc. 10 Estudo Bíblico Quarta-feira 20hs. Rev. Rogério IPMN 2016 REV. ROGÉRIO F. DE ALMEIDA O Segundo interlúdio O anjo mensageiro 10:1 Envolto em nuvem, com o arco-íris

Leia mais

LIÇÃO 10 A GRANDE TRIBULAÇÃO. Texto bíblico: Apocalipse Motivação

LIÇÃO 10 A GRANDE TRIBULAÇÃO. Texto bíblico: Apocalipse Motivação LIÇÃO 10 A GRANDE TRIBULAÇÃO Texto bíblico: Apocalipse 14-15 Motivação A caminhada da Igreja pelo mundo é cheia de sofrimento. Ela é perseguida sem sossego. Mas ninguém pode dizer que foi enganado. A Bíblia

Leia mais

Confie no poder de Deus Efésios 6.10,11 Pr. Vlademir Silveira Série Armadura de Deus Mensagem # 1 IBMC 07/10/12

Confie no poder de Deus Efésios 6.10,11 Pr. Vlademir Silveira Série Armadura de Deus Mensagem # 1 IBMC 07/10/12 Introdução Confie no poder de Deus Efésios 6.10,11 Pr. Vlademir Silveira Série Armadura de Deus Mensagem # 1 IBMC 07/10/12 Série de 5 mensagens sobre a Armadura de Deus no livro de Efésios. Efésios 1.1

Leia mais

O NOVO CÉU E A NOVA TERRA Is. 65:17 Ap. 21: 1

O NOVO CÉU E A NOVA TERRA Is. 65:17 Ap. 21: 1 VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 ESCATOLOGIA O NOVO CÉU E

Leia mais

Daniel Revelação - Grande guerra - Entendeu a visão - Entendeu a mensagem - 21 dias Chorando Não comeu nada saboroso.

Daniel Revelação - Grande guerra - Entendeu a visão - Entendeu a mensagem - 21 dias Chorando Não comeu nada saboroso. 1 No terceiro ano do rei Ciro, rei da Pérsia, Daniel, chamado Beltesazar, recebeu uma revelação. A mensagem era Verdadeira e falava de uma grande guerra. Na visão que Teve, ele entendeu a mensagem. 2 Naquela

Leia mais

LIÇÃO 13 - O MILÊNIO E A NOVA JERUSALÉM. Texto bíblico: Apocalipse Motivação

LIÇÃO 13 - O MILÊNIO E A NOVA JERUSALÉM. Texto bíblico: Apocalipse Motivação LIÇÃO 13 - O MILÊNIO E A NOVA JERUSALÉM Texto bíblico: Apocalipse 20.1-6 Motivação Esta é a última lição. Com ela encerramos o maior repertório de revelações bíblicas sobre o céu e o final dos tempos.

Leia mais

O APOCALIPSE INTRODUÇÃO 1 ORIGEM E NOME 1.1 AUTOR 1.2 DATA 1.3 LOCAL 1.4 GÊNERO LITERÁRIO 1.5 DESTINATÁRIOS. Jörg Garbers

O APOCALIPSE INTRODUÇÃO 1 ORIGEM E NOME 1.1 AUTOR 1.2 DATA 1.3 LOCAL 1.4 GÊNERO LITERÁRIO 1.5 DESTINATÁRIOS. Jörg Garbers Jörg Garbers O APOCALIPSE INTRODUÇÃO 1 ORIGEM E NOME 1.1 AUTOR A igreja antiga e a tradição antiga apontam para o apóstolo João. O próprio livro somente menciona um homem chamado João. Mas a autoria é

Leia mais

ESCATOLOGIA. Estudo das Coisas dos Últimos Tempos. Prof. Davi Albuquerque

ESCATOLOGIA. Estudo das Coisas dos Últimos Tempos. Prof. Davi Albuquerque ESCATOLOGIA Estudo das Coisas dos Últimos Tempos Prof. Davi Albuquerque O Cordeiro pega o livro Apocalipse 5.6-10 Apocalipse 5.6-8 6 Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos,

Leia mais

Teorias apontam arrebatamento em setembro de 2015 Especialistas apontam ameaça de asteroide, luas de sangue e outros sinais do céu

Teorias apontam arrebatamento em setembro de 2015 Especialistas apontam ameaça de asteroide, luas de sangue e outros sinais do céu Teorias apontam arrebatamento em setembro de 2015 Especialistas apontam ameaça de asteroide, luas de sangue e outros sinais do céu Matéria publicada em 04 de Agosto de 2015 Os Estados Unidos são pródigos

Leia mais

OS 144 mil: a igreja de Deus no tempo do fim

OS 144 mil: a igreja de Deus no tempo do fim OS 144 mil: a igreja de Deus no tempo do fim O apóstolo Paulo, falando à igreja em Corinto, faz uma declaração impactante: Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos

Leia mais

LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO O culto levítico trouxe ao povo de Israel a revelação das principais doutrinas divinas, mas

Leia mais

Reforma Protestante

Reforma Protestante Reforma Protestante Penitências são atos como: jejuns, vigílias, peregrinações que os fiéis ou a Igreja oferecem à Deus ao Pai Criador, como provas de que estão arrependidos dos seus pecados; praticados

Leia mais

Vivemos num mundo cada vez mais sem esperança

Vivemos num mundo cada vez mais sem esperança Vivemos num mundo cada vez mais sem esperança Tito 2.13 bendita esperança gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo ressurreição juízo final nova criação ressurreição esperança

Leia mais

Daniel e Apocalipse. O panorama do futuro. Pr. Erivelton Rodrigues Nunes

Daniel e Apocalipse. O panorama do futuro. Pr. Erivelton Rodrigues Nunes Daniel e Apocalipse O panorama do futuro Pr. Erivelton Rodrigues Nunes Quatro últimos impérios Continuação do assunto capítulo 2 Esta revelação foi dada 60 anos depois do sonho de Nabucodonosor. Os mesmos

Leia mais

As Sete Trombetas do Apocalipse

As Sete Trombetas do Apocalipse 1 As Sete Trombetas do Apocalipse Leandro Bertoldo 2 3 De: Para: 4 5 Dedico este livro ao amigo Valdir Gonçalves Xavier 6 7 Solenes acontecimentos ainda ocorrerão diante de nós. Soará trombeta após trombeta,

Leia mais

LIÇÃO 2 O ÚNICO DEUS VERDADEIRO E A CRIAÇÃO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 2 O ÚNICO DEUS VERDADEIRO E A CRIAÇÃO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 2 O ÚNICO DEUS VERDADEIRO E A CRIAÇÃO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO NÃO EXISTE OUTRO DEUS YAHWEH é o único e verdadeiro Deus não existindo outro deus além dele. Nesta lição estudaremos

Leia mais

O livro Apocalipse 15 A sétima trombeta ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 15 A sétima trombeta ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 15 A sétima trombeta (11.14-19) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução11.14-19 Na interpretação da sétima trombeta dividem se as opiniões de forma decisiva. Uns autores pensam que os v.

Leia mais

Lição 10 para 9 de março de 2019

Lição 10 para 9 de março de 2019 Lição 10 para 9 de março de 2019 Depois de desvelar o ataque final do dragão, da besta e do falso profeta (Apocalipse 13), é mostrado a João o grupo dos que vencerão no conflito (14:1-5), sua mensagem

Leia mais

ESTUDO 3 O PRÉ-MILENISMO CORRENTES TEOLÓGICAS. Ev. Giuvan Cardoso

ESTUDO 3 O PRÉ-MILENISMO CORRENTES TEOLÓGICAS. Ev. Giuvan Cardoso ESTUDO 3 O PRÉ-MILENISMO Ev. Giuvan Cardoso Introdução: O Capítulo 20 de apocalipse se tornou um capítulo muito polêmico entres os teólogos e os estudiosos da Bíblia. Porque é exatamente no capítulo 20

Leia mais

Sob o controle de deus

Sob o controle de deus Até bem pouco tempo atrás Poderíamos mudar o mundo Quem roubou nossa coragem? Tudo é dor E toda dor vem do desejo De não sentirmos dor Legião Urbana Sob o controle de deus A PROVAÇÃO Passado algum tempo,

Leia mais

O livro Apocalipse 14 A visão das duas testemunhas ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 14 A visão das duas testemunhas ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 14 A visão das duas testemunhas (11.1-13) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução11.1-13 As cartas (2 e 3) enviadas às sete igrejas mostraram que Deus conhece a situação de cada uma e sabe

Leia mais

). 17: :3-7. A 17:8. 17: : A

). 17: :3-7. A 17:8. 17: : A Lição 12 para 23 de março de 2019 Nos últimos momentos da Terra, existirão três grandes grupos ou alianças: 1. Uma aliança de religiões, conhecida como Babilônia, a grande meretriz. 2. Uma aliança de poderes

Leia mais

TEXTOS SAGRADOS. Noções introdutórias

TEXTOS SAGRADOS. Noções introdutórias TEXTOS SAGRADOS Noções introdutórias A ORIGEM Os Textos Sagrados, via de regra, tiveram uma origem comum: Experiência do sagrado. Oralidade. Pequenos textos. Primeiras redações. Redação definitiva. Organização

Leia mais

"Lábios impuros x impuros lábios" 22 de Agosto de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido;

Lábios impuros x impuros lábios 22 de Agosto de 2011 Ministério Loucura da Pregação. Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; "Lábios impuros x impuros lábios" 22 de Agosto de 2011 Ministério Loucura da Pregação "Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo

Leia mais

O ANO NOVO SEGUNDO A BÍBLIA

O ANO NOVO SEGUNDO A BÍBLIA O ANO NOVO SEGUNDO A BÍBLIA Números 10: 10 O ANO NOVO NA BÍBLIA, ACONTECE EM SETEMBRO! Semelhantemente, no dia da vossa alegria e nas vossas solenidades, e nos princípios de vossos meses, também tocareis

Leia mais

O capítulo 12 de Apocalipse mostra um resumo da história desde Jesus até o fim, revelando o personagem principal que está detrás de todos os

O capítulo 12 de Apocalipse mostra um resumo da história desde Jesus até o fim, revelando o personagem principal que está detrás de todos os Lição 8 para 23 de fevereiro de 2019 O capítulo 12 de Apocalipse mostra um resumo da história desde Jesus até o fim, revelando o personagem principal que está detrás de todos os problemas que afetam a

Leia mais

APROXIMA-SE O TEMPO DO FIM: SERMÃO

APROXIMA-SE O TEMPO DO FIM: SERMÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - DEDUC RECONHECIMENTO MEC DOC. 356 DE 31/01/2006 PUBLICADO EM 01/02/2006 NO DESPACHO 196/2006 SESU APROXIMA-SE O TEMPO DO FIM: SERMÃO Cachoeira 2006 APROXIMA-SE O TEMPO

Leia mais

Felicidade para quem vigia

Felicidade para quem vigia Felicidade para quem vigia INTRODUÇÃO 1ª Razão A realidade do mundo em que vivemos Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher:

Leia mais

O que é a Escatologia Bíblica?

O que é a Escatologia Bíblica? O que é Bíblica? a Escatologia O que é a Escatologia Bíblica? Por Daniel Conegero Escatologia é a divisão da Teologia Sistemática que estuda as profecias bíblicas sobre o futuro. É por isso que a escatologia

Leia mais

Uma Nova Maneira de Falar Projeto 204. Por David Batty

Uma Nova Maneira de Falar Projeto 204. Por David Batty Uma Nova Maneira de Falar Projeto 204 Por David Batty Nome UMA NOVA MANEIRA DE FALAR Data de inicio EFÉSIOS 4:29 Data que Acabou PROJETO 204 2 Aprender a torna-se um filho maduro de Deus é um desafio que

Leia mais

LIÇÃO 7 - O SÉTIMO SELO. Texto base: Apocalipse Motivação

LIÇÃO 7 - O SÉTIMO SELO. Texto base: Apocalipse Motivação LIÇÃO 7 - O SÉTIMO SELO Texto base: Apocalipse 8.1-11.19 Motivação O mundo não é como ele deveria ser. Deus não o criou assim. Justamente por isso, uma das mais caras expectativas judaicas e cristãs tem

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Ministrante: CAPÍTULO 8 CAPÍTULO 8 Introdução Seus Nomes Sua Natureza Seus Ofícios O anjo da Guarda A Organização Angelical Os Anjos Decaídos O Maioral dos demônios

Leia mais

BRASIL 2016 P LANO RIGINAL. ORG

BRASIL 2016 P LANO RIGINAL. ORG BRASIL 2016 M BRASIL 2016 Pr. Daniel Spencer M BRASIL 2016 A 3 a Mensagem Angélica e A SALVAÇÃO Pr. Daniel Spencer M 1 C ITAÇÃO E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o 6 evangelho eterno, para

Leia mais

O apocalipse de João. Roteiro 21

O apocalipse de João. Roteiro 21 O apocalipse de João Roteiro 21 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo FEB EADE Livro I Módulo II Roteiro 21 O

Leia mais

Introdução e visão geral da história, estrutura e teologia do AT. Jörg Garbers Ms. de Teologia

Introdução e visão geral da história, estrutura e teologia do AT. Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução e visão geral da história, estrutura e teologia do AT Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução a literatura e a pesquisa dos profetas posteriores III Jörg Garbers Ms. de Teologia A unidade do

Leia mais

As Bases da Fé Cristã

As Bases da Fé Cristã As Bases da Fé Cristã Romanos 8.1 39 Um vento diferente soprando na vida Jörg Garbers Ms. de Teologia Resultado 1-2 Judeus e Gentios são pecadores. Pecado é omissão e ação O pecado é um poder transpessoal.

Leia mais

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ http://cachorritosdelsenor.blogspot.com/ AS ERAS DA IGREJA DO SENHOR JESUS CRISTO PARTE 2 Volume 39 Escola: Nome : Professor (a): Data : / / PARA COLORIR: Uau!! Que maravilha

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

não há poder no inferno que possa resistir, diante da presença e do poder do Grande Eu Sou

não há poder no inferno que possa resistir, diante da presença e do poder do Grande Eu Sou Grande Eu Sou Quero estar perto de ti Senhor, do teu amor sem tristeza ou dor, quero ouvir vozes de anjos no céu, cantando a ti Santo, Santo, Quero estar perto, estar ao teu lado, amando ao pecador, mas

Leia mais

LIÇÃO 13 HAVERÁ UMA SEGUNDA VINDA DE JESUS? Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 HAVERÁ UMA SEGUNDA VINDA DE JESUS? Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 HAVERÁ UMA SEGUNDA VINDA DE JESUS? Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A NOSSA GRANDE ESPERANÇA O estudo sistemático acerca das últimas coisas nos coloca na esperança de contemplarmos

Leia mais

O cristão e o mundo. Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno (1João 5.19).

O cristão e o mundo. Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno (1João 5.19). 1 O cristão e o mundo Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno (1João 5.19). Inicio a nossa série com este versículo porque me parece que ele nos fornece o pano de fundo

Leia mais

QUAL O FUTURO DO NOSSO MUNDO?

QUAL O FUTURO DO NOSSO MUNDO? QUAL O FUTURO DO NOSSO MUNDO? GUERRA NUCLEAR? VIOLÊNCIA? ACIDENTES? ENCHENTES? INCÊNDIOS? OPRESSÃO? DESASTRES? TRAGÉDIAS? TERROR? COMO SERÁ O FIM DO MUNDO? Filme INDEPENDENCE DAY Só nas quatro primeiras

Leia mais

Título: CHAPTER A DAY (JONAS) Autor: NORMAN BERRY. Literaturas em formato digital:

Título: CHAPTER A DAY (JONAS) Autor: NORMAN BERRY. Literaturas em formato digital: Título: CHAPTER A DAY (JONAS) Autor: NORMAN BERRY Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net

Leia mais

P R O F E C I A S A S 3 M E N S A G E N S A N G É L I C A S

P R O F E C I A S A S 3 M E N S A G E N S A N G É L I C A S P R O F E C I A S A S 3 M E N S A G E N S A N G É L I C A S A P O C A L I P S E 1 4 A Ú LT I M A A DV E R T Ê N C I A Apocalipse 14:7 MENSAGEM Dizendo em grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque

Leia mais

A segunda besta é também conhecido como falso profeta (Ap ;19.20 ; 20.10) a cerca dele podemos dizer:

A segunda besta é também conhecido como falso profeta (Ap ;19.20 ; 20.10) a cerca dele podemos dizer: Estudo Básico escatológico sobre o arrebatamento. Vamos no estudo desta noite dar continuidade a eventos que acontecerão durante o período de tribulação e grande tribulação. Falamos no estudo passado sobre

Leia mais

COMO ENTENDER A DIVISÃO DO LIVRO DE APOCALIPSE

COMO ENTENDER A DIVISÃO DO LIVRO DE APOCALIPSE COMO ENTENDER A DIVISÃO DO LIVRO DE APOCALIPSE A corrente Pós-Milenista Crê que o mundo vai ser cristianizado e que teremos um grande e poderoso reavivamento e o crescimento espantoso da igreja ao ponto

Leia mais