O livro Apocalipse 15 A sétima trombeta ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O livro Apocalipse 15 A sétima trombeta ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia"

Transcrição

1 O livro Apocalipse 15 A sétima trombeta ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

2 Introdução Na interpretação da sétima trombeta dividem se as opiniões de forma decisiva. Uns autores pensam que os v estão iniciando o fim e que os sete flagelos/taças a partir do cap formam o conteúdo da sétima trombeta. Outros comentaristas pensam que os selos, trombetas e taças acontecem cronologicamente. Já defendemos a ideia que João está se movimentando em círculos, como uma escada caracol, vendo o mesmo período a partir de ângulos diferente. Essa posição forma o fundamento da explicações para frente. A última trombeta compreendemos em conformidade com o sétimo selocomoavisãodofim.

3 Estrutura Anuncio da sétima trombeta 15 Proclamação Ofim 19 A presença de Deus

4 Anunciodasétimatrombeta 14Osegundoaipassou;oterceiroaiviráembreve. O v. 14 indica que tudo aquilo que está escrito até esse ponto faz parte das trombetas ou mais especificamente da sexta. Issoiriaapoiaraideiaqueoscap estãoemparalelocomos cap. 8e9. A palavra em breve é um advérbio e descreve não o comprimento de tempo, mas a próprio ação: de forma rápida acontecerá a última trombeta. Aquilo que João está descrevendo acontece de forma repentina, num só momento. Muitas coisas acontecem ao mesmo tempo e descrevendo as pode aparecer que levou mais tempo do que de fato ocorreu.

5 Proclamação 15 O sétimoanjotocou asuatrombeta, ehouvefortesvozesnoscéus que diziam: "O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo,eelereinaráparatodoosempre". As vozes fortes indicam que todos vão ouvir. Que as vozes a partir dos céus esclarece a hierarquia e a origem no mesmo tempo: Deus em cima. Os céus descrevem a realidade divina. O mundo de fato nunca deixou ser propriedade de Deus, que o criou, masnomundoestágovernandoopecadoeporissopecadores que assumem o lugar de Deus se comportaram como senhores desse mundo. A crucificação e ressurreição de Jesus Cristo já avisaram e visualizaram de quem pertence o mundo, mas essa visão permanece uma visão de fé, invisível e de forma ambivalente.

6 Proclamação 15 O sétimoanjotocou asuatrombeta, ehouvefortesvozesnoscéus que diziam: "O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo,eelereinaráparatodoosempre. No final da história porém essa visão da fé torna se realidade visível para todos. Não somente vai servisível o que até agora se cria, mas que Deus de fatocomeçareinarsignificaqueoreinodopecadoestávencidoeque o mundo transforma se em reino de Deus. Os cap. posteriores descrevem, isso é minha posição, esse processo de forma mais detalhadaeahistória domundoapartirdesseângulo. A palavra Cristo nesse texto designa o título e não o nome do cordeiro: Messias(hebraico) Cristo(grego) Ungido(português) No AT essencialmente o rei foi ungido. Assim o título do rei, o Ungido, tornou se palavra de esperança para um futuro reino que está marcado pela justiça.

7 Proclamação 15 O sétimoanjotocou asuatrombeta, ehouvefortesvozesnoscéus que diziam: "O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo,eelereinaráparatodoosempre. O Ungido de Deus reina em nome de Deus e reinará em justiça, misericórdia e amor. Esse reino se estabelece conforme João no fim dos tempos e vai permanecer. UmvislumbredessereinojáseviunavidadeJesus. A realização desse reino uma parte dos judeus esperava na época de Jesus, através de acontecimentos concretos aqui na terra. Essa visão João está ultrapassando nos próximos versículos.

8 Ofim 16 Os vinte e quatro anciãos que estavam assentados em seus tronos diante de Deus prostraram-se sobre seus rostos e adoraram a Deus, 17 dizendo: Depois da proclamação segue agora a aclamação do reino de Deus e comissoofimdahistóriadomundoconhecidopornós. Os 24 anciãos explicamos em cap. 4 como anjos, que podem representar o povo de Deus de sua forma completa (12 tribos / 12 discípulos). O gesto de prostrar-se significa: submissão, humildade, reconhecimento do senhorio.

9 Ofim 17 "Graças te damos, Senhor Deus todo-poderoso, que és e que eras, porque assumiste o teu grande poder e começaste a reinar. Os títulos kyrios (senhor) e pantokrator (todo-poderoso) façam parte da açãode graça. Em contraposição ao imperadorromano eos governos do mundo. A ação de dar graças declara quem é responsável pelas dádivas. O reconhecimento de Deus como doadorda vida e de todas as coisas é essencial.ocontrárioépecado(rm1)eaorigemdemuitosmales. Faltana fraseaexpressão do futuro: queserás. Essa parte pode faltar poisnessemomentodavisãojácomeçaofuturo. O passado do versículo é a tradução de uma forma gramatical grega. Literalmente seria melhor traduzir. Começaste reinar e estarás reinando. A forma descreve um ato que começou no passado e estende se para dentro do futuro. Esse v. sublinha aquilo que falamos anteriormente(v.15)

10 Ofim 18 As nações se iraram; e chegou a tua ira. Chegou o tempo de julgares os mortos e de recompensares os teus servos, os profetas, os teus santos e os que temem o teu nome, tanto pequenos como grandes,ededestruirosquedestroematerra". O v. 18resumecompoucaspalavrasopercursodahistóriaeogrande dia final. As nações se iraram: a ira descrita se refere aos feitos de rebeldia contra Deus no decorrer da história. Rm podem servir de base para ter uma ideia como também muitas palavras proféticas do AT que alertaram e acusaram a injustiça dos povos e do povo de Deus. A história desde Jesus é cheio dessa ira e seria uma tarefa muito deprimente entrar aqui em detalhes que conhecemos também hoje de forma diária das notícias.

11 Ofim 18 As nações se iraram; e chegou a tua ira. Chegou o tempo de julgares os mortos e de recompensares os teus servos, os profetas, os teus santos e os que temem o teu nome, tanto pequenos como grandes,ededestruirosquedestroematerra". Chegou a tua ira: a ira de Deus é um termo que ocorre no AT e no NT. Essa ira de Deus não é apenas uma ira do fim. Essa ira também tem sua expressão nos tempos atuais e durante a história mundial. Rm 1.18 Portanto, a ira de Deus é revelada dos céus contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça, 19 pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Rm 2.5 Contudo, por causa da sua teimosia e do seu coração obstinado, você está acumulando ira contra si mesmo, para o dia da ira de Deus, quando se revelará o seu justo julgamento. 6 Deus "retribuirá a cada um conforme o seu procedimento"

12 Ofim 18 As nações se iraram; e chegou a tua ira. Chegou o tempo de julgares os mortos e de recompensares os teus servos, os profetas, os teus santos e os que temem o teu nome, tanto pequenos como grandes,ededestruirosquedestroematerra. A ideia que a história termina com uma dupla saída está bem ancorada nos textos bíblicos. A justiça reivindica que os culpados serão castigados. O julgamento dos mortos e a recompensa dos servos nos leva realmenteaofim dostempos. Aqui nãosefaladepreparativos ou de umtempoanterioraofim,aquiovisionáriodescreveofimmesmo. A recompensa não podemos compreender diferente do que receber a vida na presença eterna de Deus e o perdão dos pecados enquanto o julgamento é o contrário.

13 Ofim 18 As nações se iraram; e chegou a tua ira. Chegou o tempo de julgares os mortos e de recompensares os teus servos, os profetas, os teus santos e os que temem o teu nome, tanto pequenos como grandes,ededestruirosquedestroematerra. Os servos (povo de Deus) estão descritos com as palavras: Profetas-aquelesqueanunciamavontadeepalavradeDeus. aqueles anunciam a e Santos- aqueles que foram separados por Deus. Os que temem o nome de Deus - que submentem se a sua vontade. Pequenos e grandes - descreve através de um contraste a totalidade. O castigo é o pecado que recai sobre os feitores. A linguagem refere se mais ao ambiente espiritual do que natural.

14 ApresençadeDeus 19 Entãofoi abertoosantuáriodedeusnoscéus, eali foi vistaaarca da sua aliança. Houve relâmpagos, vozes, trovões, um terremoto e um grande temporal de granizo. Todoversículo descreveapresençadoreinode Deus apartirdeuma linguagem que remete a realidade do santuário do templo. O temploeravistocomoolugar, tronodedeusnomeiodoseupovo.a primeira grande mudança na história era o simbolismo da cortina rasgada na ocasião da morte de Cristo. Agora a arca perdida se torna o símbolo da era messiânica e da presençadedeusnomeiodoseupovo. Conformeumalendajudaica a arca foi escondida por Jeremias irá aparecer quando o Messias de Deus chegará. Ela contempla tanto a história salvífica de Deus com seupovocomotambémarevelaçãodasuavontade. Por isso são mencionados os sinais de uma teofania. Deus assume parasempreseureino.essereinoserádescritonocap. 21e22.

15 Resumoelição O fim do mundo é descrito de forma breve e resumida nesses 6 versículos. Os sete trombetas nós levaram através da história mundial e do povo de Deus até o momento decisivo do começo do reino de Deus. Esse cap. Fornece esperança e um horizonte claro para aquele que zelam por Deus e pela justiça. Em palavras metafóricas e numa linguagem figurativa João descreve a esperança do povo de Deus. As palavras de João nos lembram que não se pode falar de forma concreta dessa esperança. A nova realidade foge da nossa. Toda fantasia e toda descrição concreta (paraíso, cidades, ambiente, reencontro com os queridos etc.) é ilusão. Esse fim é uma esperança que motiva viver. Se essa esperança impede a vida, a ação e a liberdade aqui no mundo ela não é mais esperança, mas um pensamento que corresponde a uma prisão.

16 O Apocalipse

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse Prof. Davi Albuquerque

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse Prof. Davi Albuquerque ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 11. 15-19 Prof. Davi Albuquerque A sétima trombeta 15 O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e

Leia mais

O livro Apocalipse 26 A visão do milênio e da primeira ressurreição (20.1-6) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 26 A visão do milênio e da primeira ressurreição (20.1-6) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 26 A visão do milênio e da primeira ressurreição (20.1-6) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução20.1-6 O capítulo faz parte do grande final do livro Apocalipse. No capítulo anterior lemos

Leia mais

O livro Apocalipse 18 A visão dos (14.1-5) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 18 A visão dos (14.1-5) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 18 A visão dos 144000 (14.1-5) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução14.1-5 Os capítulos 12-14 formam a baseteológica dolivro eda fé cristãna perspectiva do visionário. O cap. 12 falou

Leia mais

O livro Apocalipse 08 A visão do livro e do cordeiro (5.1-14) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 08 A visão do livro e do cordeiro (5.1-14) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 08 A visão do livro e do cordeiro (5.1-14) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução 5.1-14 Capítulo 5 faz parte da visão, que começou no cap.anterior. A visão do trono recebe dois novos

Leia mais

O livro Apocalipse 21 A visão das taças ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 21 A visão das taças ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 21 A visão das taças (16.8-21) JörgGarbers Ms.deTeologia Estrutura16.1-21 16.8-9 Quarto flagelo 16.10-11 Quinto flagelo 16.12-16 Sexto flagelo 16.17-21 Sétimo flagelo Quartoflagelo 8

Leia mais

O livro Apocalipse 13 A visão do livro pequeno ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 13 A visão do livro pequeno ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 13 A visão do livro pequeno (10.1-11) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução10.1-11 O capitulo 9 descreveu as últimas duas trombetas, que atingiram essencialmente os seres humanos. Os

Leia mais

O livro Apocalipse 20 A visão dos anjos do filho do homem ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 20 A visão dos anjos do filho do homem ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 20 A visão dos anjos do filho do homem (15.1-16.7) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução15.1-16.7 Em cap. 8, 9 e 11 foram descritos as 7 trombetas no meio antes da sétima trombeta foram

Leia mais

ESTUDO 3 O PRÉ-MILENISMO CORRENTES TEOLÓGICAS. Ev. Giuvan Cardoso

ESTUDO 3 O PRÉ-MILENISMO CORRENTES TEOLÓGICAS. Ev. Giuvan Cardoso ESTUDO 3 O PRÉ-MILENISMO Ev. Giuvan Cardoso Introdução: O Capítulo 20 de apocalipse se tornou um capítulo muito polêmico entres os teólogos e os estudiosos da Bíblia. Porque é exatamente no capítulo 20

Leia mais

O livro Apocalipse 19 A visão dos anjos do filho do homem ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 19 A visão dos anjos do filho do homem ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 19 A visão dos anjos do filho do homem (14.6-20) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução14.6-20 O cap. 14.1-5 está descrevendo o tempo entre a ascensão e a segunda vindadocristosobaperspectivadopovodedeus.

Leia mais

«Vi uma multidão imensa, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas»

«Vi uma multidão imensa, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas» Perdão, Senhor. «Vi uma multidão imensa, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas» Leitura do Apocalipse de São João Ap 7, 2-4.9-14 Eu, João, vi um Anjo que subia do Nascente,

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

O livro Apocalipse 27 A visão do grande julgamento ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 27 A visão do grande julgamento ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 27 A visão do grande julgamento (20.7-15) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução20.7-15 Os versículos 7-15 do cap. 20 estão fechando as ações de julgamento. Depois da grande prostituta,

Leia mais

LIÇÃO 7 - O SÉTIMO SELO. Texto base: Apocalipse Motivação

LIÇÃO 7 - O SÉTIMO SELO. Texto base: Apocalipse Motivação LIÇÃO 7 - O SÉTIMO SELO Texto base: Apocalipse 8.1-11.19 Motivação O mundo não é como ele deveria ser. Deus não o criou assim. Justamente por isso, uma das mais caras expectativas judaicas e cristãs tem

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

O livro Apocalipse 24 A visão do julgamento da grande prostituta ( ) Jörg Garbers Ms. de Teologia

O livro Apocalipse 24 A visão do julgamento da grande prostituta ( ) Jörg Garbers Ms. de Teologia O livro Apocalipse 24 A visão do julgamento da grande prostituta (18.20-19.10) Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução 18.20-19.10 Capítulo 17.16 já anunciou a ruína da grande cidade, em cap. 18 esse julgamento

Leia mais

A Sétima Trombeta (Apocalipse 11:14-19) C

A Sétima Trombeta (Apocalipse 11:14-19) C Apocalipse: Lição 20 A Sétima Trombeta (Apocalipse 11:14-19) C hegamos à sétima trombeta com grandes expectativas. As primeiras seis já anunciaram flagelos severos, chegando até a morte da terça parte

Leia mais

O livro Apocalipse 25 A visão da grande vitória ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 25 A visão da grande vitória ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 25 A visão da grande vitória (19.11-21) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução19.11-21 O texto 19.11-21 está diretamente ligado com o texto de 16.12-14, a sexta taça. O texto está detalhando

Leia mais

Todos nós queremos. vencer na vida. mas o que isso significa?

Todos nós queremos. vencer na vida. mas o que isso significa? Todos nós queremos vencer na vida mas o que isso significa? Jávimos que: Somos mais que vencedores Temos adversários cruéis Nem sempre as condições são favoráveis Jávimos que: Épreciso estarmos juntos

Leia mais

O livro Apocalipse 28 A visão da nova criação (21.1-8) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 28 A visão da nova criação (21.1-8) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 28 A visão da nova criação (21.1-8) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução21.1-8 O começo desse capítulo está intimamente ligado aos versículos anteriores. Muitas das palavras chaves reaparecem.

Leia mais

O Rev. Ronaldo Lidório comentou esse texto e trabalhou a MISSÃO.

O Rev. Ronaldo Lidório comentou esse texto e trabalhou a MISSÃO. 1 O LIVRO E O CORDEIRO O Rev. Ronaldo Lidório comentou esse texto e trabalhou a MISSÃO. 1) A Missão do Pai é Reinar 2) A Missão do Filho é Pagar o Preço; 3) A Missão da Igreja é servir ao Cordeiro Jesus.

Leia mais

O livro Apocalipse 10 A visão da preservação do povo de Deus (7.1-17) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 10 A visão da preservação do povo de Deus (7.1-17) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 10 A visão da preservação do povo de Deus (7.1-17) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução7.1-17 Ocapitulo6descreveuaaberturadosseisselos. A história os acontecimentos desse mundo estão

Leia mais

Festa do Batismo do Senhor Ano C Dom, 17 de Maio de :24 - Última atualização Dom, 10 de Janeiro de :07

Festa do Batismo do Senhor Ano C Dom, 17 de Maio de :24 - Última atualização Dom, 10 de Janeiro de :07 Is 42,1-4.6-7 Sl 28 At 10,34-38 Lc 3,15s.21-22 A Festa de hoje encerra o sagrado tempo do Natal: o Pai apresenta, manifesta a Israel o Salvador que ele nos deu, o Menino que nasceu para nós: Tu és o meu

Leia mais

Efésios 2: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se

Efésios 2: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se Efésios 2:8-10 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; 10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus

Leia mais

Lição 8 para 24 de novembro de 2018

Lição 8 para 24 de novembro de 2018 A UNIDADE NA FÉ Lição 8 para 24 de novembro de 2018 Um elemento unificador é compartilhar uma doutrina comum (Atos 2:42). Compartilhar as mesmas doutrinas fundamentais, embora possamos ter pequenas diferenças

Leia mais

As visões dos profetas não se constituem em manifestações físicas de Deus, mas aparições espirituais em sonhos ou estado de êxtase.

As visões dos profetas não se constituem em manifestações físicas de Deus, mas aparições espirituais em sonhos ou estado de êxtase. vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente Conforme a Escritura, Deus é espírito puro, imaterial e invisível, é simples e não se constitui de partes. Está escrito que homem algum viu a Deus; está escrito

Leia mais

LIÇÃO 03 - ADORAÇÃO A DEUS E AO CORDEIRO

LIÇÃO 03 - ADORAÇÃO A DEUS E AO CORDEIRO LIÇÃO 03 - ADORAÇÃO A DEUS E AO CORDEIRO Texto bíblico: Apocalipse 4-5 Motivação Os imperadores romanos eram pessoas muito poderosas. Tão poderosas que imaginavam poder receber honras e adoração como se

Leia mais

Analisando Daniel 9:25, 26 e 27. Qual o objetivo das Setenta Semanas? Daniel 9:24: "Setenta Semanas são determinadas sobre o teu povo...

Analisando Daniel 9:25, 26 e 27. Qual o objetivo das Setenta Semanas? Daniel 9:24: Setenta Semanas são determinadas sobre o teu povo... Analisando Daniel 9:25, 26 e 27 Qual o objetivo das Setenta Semanas? Daniel 9:24: "Setenta Semanas são determinadas sobre o teu povo..." As semanas são semanas de anos: 1 semana = 7 anos e de acordo com

Leia mais

Preparado por: Pr. Wellington Almeida. LIÇÃO O Filho de Davi. O Evangelho. Mateus

Preparado por: Pr. Wellington Almeida. LIÇÃO O Filho de Davi. O Evangelho. Mateus Preparado por: Pr. Wellington Almeida LIÇÃO O Filho de Davi 01 O Evangelho Mateus de esboço INTRODUÇÃO Embora Mateus fosse um desprezado, o Senhor olhou para o coração dele e o escolheu para ser discípulo.

Leia mais

Ouvido e compreendido

Ouvido e compreendido Ouvido e compreendido pois temos ouvido falar da fé que vocês têm em Cristo Jesus e do amor por todos os santos, 5 por causa da esperança que lhes está reservada nos céus, a respeito da qual vocês ouviram

Leia mais

LIÇÃO 13 - O MILÊNIO E A NOVA JERUSALÉM. Texto bíblico: Apocalipse Motivação

LIÇÃO 13 - O MILÊNIO E A NOVA JERUSALÉM. Texto bíblico: Apocalipse Motivação LIÇÃO 13 - O MILÊNIO E A NOVA JERUSALÉM Texto bíblico: Apocalipse 20.1-6 Motivação Esta é a última lição. Com ela encerramos o maior repertório de revelações bíblicas sobre o céu e o final dos tempos.

Leia mais

Temas Anteriores, Mais Atrativos?

Temas Anteriores, Mais Atrativos? Temas Anteriores, Mais Atrativos? Temas Anteriores, Mais Atrativos? Práticas que estimulam áreas do cérebro vinculadas à sensação de bem estar e criatividade. Temas Anteriores, Mais Atrativos? Gera desconforto

Leia mais

O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO

O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO Romanos 1.1-6 O PARTICIPANTE Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, o qual foi prometido por ele de antemão

Leia mais

APOCALIPSE APOCALIPSE, UMA MENSAGEM URGENTE PARA A IGREJA

APOCALIPSE APOCALIPSE, UMA MENSAGEM URGENTE PARA A IGREJA APOCALIPSE 1.1-8 APOCALIPSE, UMA MENSAGEM URGENTE PARA A IGREJA INTRODUÇÃO Dois fatores contribuem para que muitos crentes evitem o livro de Apocalipse: a) A idéia de que ele é um livro selado, que trata

Leia mais

Quem é injusto, seja injusto ainda; e quem é sujo, seja sujo ainda; e quem é justo, seja justificado ainda; e quem é santo, seja santificado ainda

Quem é injusto, seja injusto ainda; e quem é sujo, seja sujo ainda; e quem é justo, seja justificado ainda; e quem é santo, seja santificado ainda Apocalipse 20 Se acaba o tempo de graça. Quem é injusto, seja injusto ainda; e quem é sujo, seja sujo ainda; e quem é justo, seja justificado ainda; e quem é santo, seja santificado ainda Apocalipse 22:11;

Leia mais

De um modo geral as pessoas têm medo do futuro revelado no Apocalipse.

De um modo geral as pessoas têm medo do futuro revelado no Apocalipse. INTRODUÇÃO De um modo geral as pessoas têm medo do futuro revelado no Apocalipse. O período da Grande Tribulação parece sombrio, mas qual deve ser nosso olhar para esse período. O propósito deste livro

Leia mais

No entanto o homem nasce para as dificuldades tão certamente como as fagulhas voam para cima. Jó 5.7

No entanto o homem nasce para as dificuldades tão certamente como as fagulhas voam para cima. Jó 5.7 21.08.16 Introdução No entanto o homem nasce para as dificuldades tão certamente como as fagulhas voam para cima. Jó 5.7 O homem nascido de mulher vive pouco tempo e passa por muitas dificuldades. Jó 14.1

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 7.9-17 A visão dos glorificados 9 Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do

Leia mais

SÓ EXISTIRÁ UMA NOVA VINDA DE CRISTO, QUE SERÁ VISÍVEL POR TODA HUMANIDADE

SÓ EXISTIRÁ UMA NOVA VINDA DE CRISTO, QUE SERÁ VISÍVEL POR TODA HUMANIDADE vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente SÓ EXISTIRÁ UMA NOVA VINDA DE CRISTO, QUE SERÁ VISÍVEL POR TODA HUMANIDADE A segunda vinda de Cristo será um evento pessoal e físico, Jesus voltará fisicamente

Leia mais

Não, esse retorno não será um retorno sutil, discreto, invisível, espiritual ou simbólico. Será cataclísmico, concreto, visível, físico e real.

Não, esse retorno não será um retorno sutil, discreto, invisível, espiritual ou simbólico. Será cataclísmico, concreto, visível, físico e real. Jesus está voltando! Este grito teve e tem poder para despertar a Igreja, para lembrá-la que seu lugar definitivo não é aqui, que ela é apenas peregrina, que não tem aqui cidade permanente, mas busca a

Leia mais

Teologia Sistemática. Fernando Catarino

Teologia Sistemática. Fernando Catarino Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão 1.Cristologia e História.

Leia mais

ESCATOLOGIA. Estudo das Coisas dos Últimos Tempos. Prof. Davi Albuquerque

ESCATOLOGIA. Estudo das Coisas dos Últimos Tempos. Prof. Davi Albuquerque ESCATOLOGIA Estudo das Coisas dos Últimos Tempos Prof. Davi Albuquerque O livro escrito por dentro e por fora Aquele que é digno de abrir o livro O cordeiro pega o livro A adoração pelo coral de anjos

Leia mais

Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL. 18 jan Pr. Adriano Diniz

Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL. 18 jan Pr. Adriano Diniz Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL Pr. Adriano Diniz 18 jan 2015 TEXTO ÁUREO O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar

Leia mais

LIÇÃO 8 - O INÍCIO DE UM CONFLITO. Texto Bíblico: Apocalipse Motivação

LIÇÃO 8 - O INÍCIO DE UM CONFLITO. Texto Bíblico: Apocalipse Motivação LIÇÃO 8 - O INÍCIO DE UM CONFLITO Texto Bíblico: Apocalipse 12.1-17 Motivação Diante de cada dificuldade, é muito comum que as pessoas se perguntem sobre o motivo de isso ter acontecido. Diante de um crime,

Leia mais

SUA ESTRUTURA O APOCALIPSE IMAGENS DE JESUS O SANTUÁRIO JESUS O ALFA E O ÔMEGA

SUA ESTRUTURA O APOCALIPSE IMAGENS DE JESUS O SANTUÁRIO JESUS O ALFA E O ÔMEGA Lição 3 para 21 de abril de 2018 O livro de Apocalipse só pode se entendido corretamente quando é comparado com o Antigo Testamento. Desta forma, os símbolos apresentados no livro adquirem pleno sentido.

Leia mais

Privilégios Espirituais II. Fernando Leite

Privilégios Espirituais II. Fernando Leite Privilégios Espirituais II Fernando Leite 21.12.14 Introdução Senhor é bom 7 O SENHOR é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam.(ra) Na 1 Amor misericordioso e fidelidade

Leia mais

A SEGUNDA VOLTA DE CRISTO

A SEGUNDA VOLTA DE CRISTO A SEGUNDA VOLTA DE CRISTO 1 - Só existirá uma nova vinda de Cristo. Esta segunda vinda será um evento pessoal e físico, Jesus voltará fisicamente à terra, a mesma pessoa que deixou os apóstolos na ascensão

Leia mais

LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O DIA DO SENHOR EM TODAS AS ÉPOCAS O dia do Senhor representou para Judá e Israel um severo julgamento devido a altivez humana que

Leia mais

LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO O culto levítico trouxe ao povo de Israel a revelação das principais doutrinas divinas, mas

Leia mais

As pessoas vivem despreocupadamente, que nunca terão de prestar contas pelos seus atos.

As pessoas vivem despreocupadamente, que nunca terão de prestar contas pelos seus atos. As pessoas vivem despreocupadamente, acham que nunca terão de prestar contas pelos seus atos. Qual é o dever do homem? De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos;

Leia mais

PANORAMA ESCATOLÓGICO PRÉ-TRIBULACIONISTA INTRODUÇÃO

PANORAMA ESCATOLÓGICO PRÉ-TRIBULACIONISTA INTRODUÇÃO PANORAMA ESCATOLÓGICO PRÉ-TRIBULACIONISTA INTRODUÇÃO DEFININDO ESCATOLOGIA O Estudo das últimas coisas O futuro em termos pessoais e cósmicos Tem a ver com a Igreja Israel as Nações VOCÊ! Temas e Termos

Leia mais

1ª Leitura - Ml 3,1-4

1ª Leitura - Ml 3,1-4 1ª Leitura - Ml 3,1-4 O Senhor a quem buscais, virá ao seu Templo. Leitura da Profecia de Malaquias 3,1-4 Assim diz o Senhor: 1Eis que envio meu anjo, e ele há de preparar o caminho para mim; logo chegará

Leia mais

O que é a Escatologia Bíblica?

O que é a Escatologia Bíblica? O que é Bíblica? a Escatologia O que é a Escatologia Bíblica? Por Daniel Conegero Escatologia é a divisão da Teologia Sistemática que estuda as profecias bíblicas sobre o futuro. É por isso que a escatologia

Leia mais

A visão do trono. Apocalipse 4:1-3, 5, Os 24 anciãos. Apocalipse 4:4. Os 4 seres viventes. Apocalipse 4:6-8. O livro selado. Apocalipse 5:1-4.

A visão do trono. Apocalipse 4:1-3, 5, Os 24 anciãos. Apocalipse 4:4. Os 4 seres viventes. Apocalipse 4:6-8. O livro selado. Apocalipse 5:1-4. Lição 4 para 26 de janeiro de 2019 Em Apocalipse encontramos quatro séries de sete: 7 igrejas, 7 selos, 7 trombetas e 7 pragas. Os capítulos 4 e 5 são uma introdução para a segunda série, os sete selos.

Leia mais

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai BOM DIA DIÁRIO Segunda-feira (13.04.2015) Ficaram cheios do espírito Santo Guia: 2.º Ciclo: Professor José Martins 3.º Ciclo: Professor Paulo Silva Si+ Mi+ O Espírito de Deus está em mim Si+ Mi+ Enviou-me

Leia mais

Módulo: QUEM É O HOMEM? Aula

Módulo: QUEM É O HOMEM? Aula PRIMEIR A IGREJA BATISTA DE CAMPO GRANDE-RJ Escola Bíblica Discipuladora Curso de Verão Módulo: QUEM É O HOMEM? Aula 8 08-04-2018 CONCEITUANDO: ESCATOLOGIA - "teoria a cerca das últimas coisas que vão

Leia mais

I HAVE A HOPE. Verse 1 Eu tenho uma esperança

I HAVE A HOPE. Verse 1 Eu tenho uma esperança I HAVE A HOPE Verse 1 Eu tenho uma esperança Tenho uma esperança, Tenho um futuro Tenho um destino que ainda está a me esperar Minha vida não acabou, um novo começo começou Tenho uma esperança, Tenho essa

Leia mais

O 13. Na segunda vinda de Cristo, em

O 13. Na segunda vinda de Cristo, em ( ) O 13. Na segunda vinda de Cristo, em duas fases distintas: a primeira, invisível ao mundo, para arrebatar a Sua Igreja antes da Grande Tribulação; a segunda visível e corporal, com a Sua Igreja glorificada,

Leia mais

O último fato que agitou os apocalípticos

O último fato que agitou os apocalípticos O último fato que agitou os apocalípticos Uma suposta profecia maia Como pensavam os israelitas no A.T.? Sinônimo do conceito O Dia do Senhor, quando Deus, como um justo guerreiro, intervém na história

Leia mais

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 7: Jesus, o Filho de Deus - 2ª parte.

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 7: Jesus, o Filho de Deus - 2ª parte. ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 7: Jesus, o Filho de Deus - 2ª parte. Frei Hipólito Martendal, OFM. São Paulo-SP, 31 de maio de 2012. revisão, comentários e dúvidas sobre as aulas anteriores.

Leia mais

Nossa análise de Apocalipse será baseada na seguinte estrutura do livro:

Nossa análise de Apocalipse será baseada na seguinte estrutura do livro: Lição 1 para 05 de janeiro de 2019 O livro de Apocalipse é um compêndio de visões que João recebeu enquanto estava preso na ilha de Patmos, no Mar Egeu, ao largo da costa da Turquia moderna. A estrutura

Leia mais

Chave da semana Catequese com adultos Chave de bronze

Chave da semana Catequese com adultos Chave de bronze Chave da semana Catequese com adultos 11-12 Chave de bronze 03-03-2012 CREIO NO ESPÍRITO SANTO 10-03-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Que quer dizer a Igreja quando professa: «Creio no

Leia mais

Assunção da Virgem Maria

Assunção da Virgem Maria Assunção da Virgem Maria Exultemos de alegria no Senhor, ao celebrar este dia de festa em honra da Virgem Maria. Na sua Assunção alegram-se os Anjos e cantam louvores ao Filho de Deus. Perdoa-nos, Senhor.

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Ó Deus todo-poderoso, ao redermos culto à Imaculada

Leia mais

O livro Apocalipse 11 A visão das 7 trombetas I (8.2-13) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 11 A visão das 7 trombetas I (8.2-13) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 11 A visão das 7 trombetas I (8.2-13) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução8.2-13 O capitulo 7 descreveu a preservação do povo de Deus durante a história amarga do mundo. No final do

Leia mais

O livro Apocalipse 30 A visão da nova Jerusalém ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 30 A visão da nova Jerusalém ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 30 A visão da nova Jerusalém (22.6-21) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução 22.6-21 O último trecho do livro quer assegurar a sua autoridade. A estrutura é complicada, pois parece um

Leia mais

ESTUDOS SOBRE O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO

ESTUDOS SOBRE O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO 1 ESTUDOS SOBRE O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO Lição 4: Jesus, o Salvador rejeitado Pr Paulo Marcos PIB de Pouso Alegre 2 1. Introdução O Evangelho Segundo João Lição 4: Jesus o Salvador (João 1.10-12) Todos

Leia mais

O significado do Evangelho

O significado do Evangelho de O significado do Evangelho Boas Novas Anunciar o nascimento de uma criança Maldito seja o homem que levou a notícia a meu pai, e o deixou muito alegre, quando disse: "Você é pai de um menino! Jr 20.15

Leia mais

A CIDADE SANTA DO APOCALIPSE A NOVA JERUSALÉM. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente

A CIDADE SANTA DO APOCALIPSE A NOVA JERUSALÉM. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente A CIDADE SANTA DO APOCALIPSE A NOVA JERUSALÉM vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente Todos os grandes intérpretes do Apocalipse adotam uma visão paralela das descrições do livro, as sete igrejas, os

Leia mais

29/11/ /Nov/2010 Vlademir Hernandes. A verdade nua e crua sobre nossa situação diante de Deus. O que Deus Espera de Nós

29/11/ /Nov/2010 Vlademir Hernandes. A verdade nua e crua sobre nossa situação diante de Deus. O que Deus Espera de Nós 28/Nov/2010 Vlademir Hernandes A verdade nua e crua sobre nossa situação diante de Deus O que Deus Espera de Nós Respondeu Jesus: Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de

Leia mais

O livro Apocalipse 29 A visão da nova Jerusalém ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 29 A visão da nova Jerusalém ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 29 A visão da nova Jerusalém (21.9-22.5) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução 21.9-22.5 O trecho se baseia em Ez 40-48, mas com significativas diferenças. Toda a visão transmite uma

Leia mais

Apocalipse, capítulo 11 1

Apocalipse, capítulo 11 1 Apocalipse, capítulo 11 1 1 Foi-me dada uma cana semelhante a uma vara; e foi-me dito: Levanta-te, mede o santuário de Deus, e o altar, e os que nele adoram. 2 Mas deixa o átrio que está fora do santuário,

Leia mais

COMO ENTENDER A DIVISÃO DO LIVRO DE APOCALIPSE

COMO ENTENDER A DIVISÃO DO LIVRO DE APOCALIPSE COMO ENTENDER A DIVISÃO DO LIVRO DE APOCALIPSE A corrente Pós-Milenista Crê que o mundo vai ser cristianizado e que teremos um grande e poderoso reavivamento e o crescimento espantoso da igreja ao ponto

Leia mais

Textos bíblicos e observações Jörg Garbers - Ms. de Teologia. A volta de Cristo

Textos bíblicos e observações Jörg Garbers - Ms. de Teologia. A volta de Cristo Textos bíblicos e observações Jörg Garbers - Ms. de Teologia A volta de Cristo Introdução A palavra segunda vinda ou volta não ocorre no NT. Parusia: Estar presente / Presença Visita oficial de um príncipe

Leia mais

Foi com um gesto semelhante ao que o nosso Bispo vai utilizar, que os Apóstolos comunicaram aos primeiros cristãos o Espírito de Deus:

Foi com um gesto semelhante ao que o nosso Bispo vai utilizar, que os Apóstolos comunicaram aos primeiros cristãos o Espírito de Deus: CRISTELO 24 de Maio de 2009 Foi com um gesto semelhante ao que o nosso Bispo vai utilizar, que os Apóstolos comunicaram aos primeiros cristãos o Espírito de Deus: Pedro e João impuseram-lhes as mãos e

Leia mais

Maria e o mistério de Cristo. Prof. Thiago Onofre

Maria e o mistério de Cristo. Prof. Thiago Onofre Maria e o mistério de Cristo Prof. Thiago Onofre A realidade da Encarnação A Encarnação do Verbo de Deus é obra do Espírito Santo; Não é vontade humana, mas divina; São Lucas apresenta Maria como mediação

Leia mais

MANTENHA SUA CONFISSÃO HEBREUS 4:14-16 Concluindo, tendo em vista que temos um grande sumo sacerdote que foi capaz de adentrar os céus, Jesus, o

MANTENHA SUA CONFISSÃO HEBREUS 4:14-16 Concluindo, tendo em vista que temos um grande sumo sacerdote que foi capaz de adentrar os céus, Jesus, o MANTENHA SUA CONFISSÃO HEBREUS 4:14-16 Concluindo, tendo em vista que temos um grande sumo sacerdote que foi capaz de adentrar os céus, Jesus, o Filho de Deus, mantenhamos com firmeza nossa declaração

Leia mais

O Evangelho de Deus. A Dinâmica da Espiritualidade Cristã de A a Z

O Evangelho de Deus. A Dinâmica da Espiritualidade Cristã de A a Z O Evangelho de Deus A Dinâmica da Espiritualidade Cristã de A a Z O que é o Evangelho? Não se trata do ABC da vida cristã que nos introduz aos cursos mais avançados de D a Z. O que é o Evangelho? O Evangelho

Leia mais

Os Três Momentos da Salvação:

Os Três Momentos da Salvação: Os Três Momentos da Salvação: Justificação, Tito 2:11 / 3:5-7 Santificação e Glorificação. Tito 2:12 / I Cor. 1:18 Tito 2:13 / Rom. 5:9 II Cor. 1:10 na ação ou no processo Divino para salvar a cada um

Leia mais

ü Levantarei do meio dos seus irmãos um profeta como você; porei minhas palavras na sua boca, e ele lhes dirá tudo o que eu lhe ordenar.

ü Levantarei do meio dos seus irmãos um profeta como você; porei minhas palavras na sua boca, e ele lhes dirá tudo o que eu lhe ordenar. ü Levantarei do meio dos seus irmãos um profeta como você; porei minhas palavras na sua boca, e ele lhes dirá tudo o que eu lhe ordenar. (Dt 18:18) ü...escolherei um dos seus filhos para sucedê-lo, um

Leia mais

JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA

JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA 04-02-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Porque é que o Filho de Deus se fez homem? para nossa salvação,

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 10.1-11 Os anjos e os sete trovões. João e o livrinho 1 Vi outro anjo forte descendo do céu, envolto em nuvem, com o arco-íris por cima de sua cabeça; o rosto era como o

Leia mais

ESCATOLOGIA. Estudo das Coisas dos Últimos Tempos. Prof. Davi Albuquerque

ESCATOLOGIA. Estudo das Coisas dos Últimos Tempos. Prof. Davi Albuquerque ESCATOLOGIA Estudo das Coisas dos Últimos Tempos Prof. Davi Albuquerque O Cordeiro pega o livro Apocalipse 5.6-10 Apocalipse 5.6-8 6 Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos,

Leia mais

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ http://cachorritosdelsenor.blogspot.com/ AS ERAS DA IGREJA DO SENHOR JESUS CRISTO PARTE 2 Volume 39 Escola: Nome : Professor (a): Data : / / PARA COLORIR: Uau!! Que maravilha

Leia mais

O ANO NOVO SEGUNDO A BÍBLIA

O ANO NOVO SEGUNDO A BÍBLIA O ANO NOVO SEGUNDO A BÍBLIA Números 10: 10 O ANO NOVO NA BÍBLIA, ACONTECE EM SETEMBRO! Semelhantemente, no dia da vossa alegria e nas vossas solenidades, e nos princípios de vossos meses, também tocareis

Leia mais

O Reino de Deus. Estudo Bíblico e Sistemático

O Reino de Deus. Estudo Bíblico e Sistemático O Reino de Deus Estudo Bíblico e Sistemático Antigo Testamento Sl 103.19 Deus é visto como o rei da criação, tendo domínio sobre todos os aspectos da criação (inanimados, animados e humanos). Ao criar

Leia mais

O livro continua a avaliação do sentido e da função da autoridade.

O livro continua a avaliação do sentido e da função da autoridade. O 2º Livro de Samuel continua a narração do primeiro. O núcleo do livro é a figura de DAVI, cuja história começa no 1º livro de Samuel capítulo 16. O livro traz também as lutas dos pretendentes para suceder

Leia mais

O livro continua a avaliação do sentido e da função da autoridade.

O livro continua a avaliação do sentido e da função da autoridade. O 2º Livro de Samuel continua a narração do primeiro. O núcleo do livro é a figura de DAVI, cuja história começa no 1º livro de Samuel capítulo 16. O 2º livro traz também, as lutas dos pretendentes para

Leia mais

LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO DEUS ORDENOU A MOISÉS A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO Após a entrega do ordenamento jurídico para o

Leia mais

Texto bíblico Quando foram soltos, Pedro e João voltaram para os seus e contaram tudo o que os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos lhes tinh

Texto bíblico Quando foram soltos, Pedro e João voltaram para os seus e contaram tudo o que os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos lhes tinh Texto bíblico Quando foram soltos, Pedro e João voltaram para os seus e contaram tudo o que os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos lhes tinham dito. Ouvindo isso, levantaram juntos a voz a Deus,

Leia mais

O Espírito Santo. Quem é? O que faz? Como se relaciona conosco?

O Espírito Santo. Quem é? O que faz? Como se relaciona conosco? O Espírito Santo Quem é? O que faz? Como se relaciona conosco? Paracleto O Espírito Santo é... Paracleto pode ser definido como Conselheiro, Advogado, como Procurador do acusado, Ajudador e Intercessor.

Leia mais

1ª Leitura - Lv 19,

1ª Leitura - Lv 19, 1ª Leitura - Lv 19,1-2.11-18 Julga teu próximo conforme a justiça. Leitura do Livro do Levítico 19,1-2.11-18 1 O Senhor falou a Moisés, dizendo: 2 'Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel, e dize-lhes:

Leia mais

NOSSA SENHORA APARECIDA

NOSSA SENHORA APARECIDA NOSSA SENHORA APARECIDA Denilson Aparecido Rossi Nossa Senhora Aparecida 1 REFLETINDO No corrente ano de 2017, estamos celebrando os 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida. Lembramos que essa

Leia mais

A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO

A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO INTRODUÇÃO QUEM É JESUS CRISTO? Muitas pessoas, sistemas religiosos e filósofos sugeriram as mais variadas respostas à pergunta: Quem é Jesus Cristo? Para alguns, Jesus é um

Leia mais

QUÃO GRANDE É O MEU DEUS (Chris T./Jesse R.)

QUÃO GRANDE É O MEU DEUS (Chris T./Jesse R.) QUÃO GRANDE É O MEU DEUS (Chris T./Jesse R.) Com esplendor de um rei Em majestade e luz Faz a terra se alegrar, faz a terra se alegrar Ele é a própria luz E as trevas vão fugir Tremer com sua voz, tremer

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus RELEMBRAR A MISSÃO NOS EVANGELHOS 1. Jesus Cristo homem é o exemplo padrão para o exercício da Missão de Deus (intimidade

Leia mais

O SÉTIMO SELO E A SÉTIMA TROMBETA. William Soto Santiago Sexta-feira, 1 de Agosto de 2014 Cayey Porto Rico. Reverendo William Soto Santiago, Ph. D.

O SÉTIMO SELO E A SÉTIMA TROMBETA. William Soto Santiago Sexta-feira, 1 de Agosto de 2014 Cayey Porto Rico. Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. O SÉTIMO SELO E A SÉTIMA TROMBETA William Soto Santiago Sexta-feira, 1 de Agosto de 2014 Cayey Porto Rico Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. CENTRO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO http://www.cder.com.br

Leia mais

A FESTA DAS TROMBETAS A FESTA DA RESSURREIÇÃO

A FESTA DAS TROMBETAS A FESTA DA RESSURREIÇÃO A FESTA DAS TROMBETAS A FESTA DA RESSURREIÇÃO 1 Tessalonicenses 4: 16 e 17 (partes)...ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus...,...seremos arrebatados juntamente com eles, entre as nuvens,

Leia mais

Cânticos para Missa Advento/2016

Cânticos para Missa Advento/2016 Santuário das Almas/Icaraí Cânticos para Missa Advento/2016 Data 17/12 www.oficinademusica.org Procissão de Entrada: Vamos Celebrar Todos reunidos na casa de Deus Com cantos de alegria e grande louvor

Leia mais

Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio.

Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio. Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio. VERSÍCULOS DE 12 A 16. 12. E virei-me para ver quem falava comigo. E virando-me, vi sete castiçais de ouro. 13. E no meio dos sete castiçais um semelhante

Leia mais

Pessoas tímidas tendem a se esconder atrás de mecanismos de defesa, como silêncio, vergonha, sensibilidade, etc. São como máscaras.

Pessoas tímidas tendem a se esconder atrás de mecanismos de defesa, como silêncio, vergonha, sensibilidade, etc. São como máscaras. Pessoas tímidas tendem a se esconder atrás de mecanismos de defesa, como silêncio, vergonha, sensibilidade, etc. São como máscaras. Assim também, muitos cristãos se escondem atrás de máscaras para esconder

Leia mais