18% 14% 11% 7% 7% 7% < >60. Classes etárias (anos)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "18% 14% 11% 7% 7% 7% < >60. Classes etárias (anos)"

Transcrição

1 ANEXO II: Apresentação gráfica da análise dos resultados dos Inquéritos Os gráficos em seguida apresentados, resultam da análise estatística dos dados obtidos através dos inquéritos realizados aos frequentadores de actividades micológicas. O tratamento estatístico foi efectuado no Microsoft Office Excel. 1ª Parte: Análise Sócio-Demográfica Gráfico 1.1 Género dos Participantes % Masculino Gráfico 1.1 Frequência de géneros nas actividades micoturísticas analisadas (Workshop Micológico de Lafões e Curso de Identificação de Cogumelos do NUBISA). 4 % Feminino Gráfico 1.2 Idade dos Participantes % 18% 14% 11% 7% 7% 7% % % % < >6 Classes etárias (anos) Gráfico 1.2 Classes etárias da população aferida durante o Workshop Micológico de Lafões e no Curso de Identificação de Cogumelos do NUBISA.

2 até 1 11 a 2 21 a 3 mais de 3 Não sabe / não responde Nenhum Ensino Básico - 1º Ciclo Ensino Básico - 2º e 3º Ciclo Ensino Secundário Ensino Superior Não sabe / não responde Gráfico 1.3 Nível de Escolaridade % % % 18% 82% % Gráfico 1.3 Frequência de respostas relativas ao nível de instrução. Gráfico 1.4 Nível de Rendimento % 29% 7% % 43% Gráfico Frequências relativas ao rendimento mensal dos participantes do Workshop Micológico de Lafões e do Curso de Identificação de Cursos do NUBISA.

3 Gráfico 1. Profissões dos entrevistados % 18% 14% 11% % 4% % % % % 4% 4% 39% A B C D E F G H I J K L M N % Gráfico 1. Frequências das profissões apresentadas pelos participantes no Workshop Micológico de Lafões e no Curso de Identificação de Cogumelos do NUBISA (Legenda: A Quadros Superiores da Administração Pública; B Dirigentes e Quadros Superiores de Empresas; C Especialistas das Profissões Intelectuais e Científicas; D Técnicos e Profissionais de Nível Intermédio; E Pessoal Administrativo e similares; F Pessoal dos Serviços e Vendas; G Agricultores e trabalhadores qualificados da agricultura e pescas; H Operários, Artífices e Trabalhadores similares; I - Operadores de Instalações e Máquinas e Trabalhadores da Montagem; J - Membros das Forças de Segurança e Forças Armadas; K - Trabalhadores não qualificados; L - Sem profissão; M Estudante; N Não sabe / não responde). Gráfico 1.6 Distrito de Residência dos entrevistados % 2% 7% 7% 4% 4% 4% 4% 4% 4% % % % % % % % % Gráfico 1.6 Distrito de Residência dos participantes no Workshop Micológico de Lafões e no Curso de Identificação de Cogumelos do NUBISA.

4 2ª Parte: Organização da viagem Gráfico 2.1 Tipo de viagem % 4% 39% % 11% Familiar Amigos Empresa Individual Grupo Outros Gráfico 2.1 Tipo de viagem realizada pelos participantes do Workshop Micológico de Lafões e do Curso de Identificação de Cogumelos do NUBISA. Gráfico 2.2 Principal motivação da viagem % 36% 7% % Férias Negócios Formação Outros Gráfico 2.2 Frequências relativas aos principais motivos de participação no Workshop Micológico de Lafões e no Curso de Identificação de Cogumelos do NUBISA. Gráfico 2.3 Distância entre o local da actividade e o local de residência % 18% 21% % % Gráfico 2.3 Distância da residência habitual até ao local onde decorreram o Workshop Micológico de Lafões e o Curso de Identificação do NUBISA.

5 Gráfico 2.4 Meio de transporte utilizado % 18% 4% 4% Carro Próprio Autocarro Comboio Outros Gráfico 2.4 Meio de transporte utilizado pelos participantes para se dirigirem ao Workshop Micológico de Lafões e Curso de Identificação de Cogumelos do NUBISA. Gráfico 2. Como souberam da actividade % 32% 43% 21% Gráfico 2. Canais de informação utilizados pelos participantes do Workshop Micológico de Lafões e Curso de Identificação de Cogumelos do NUBISA.

6 3ª Parte: Motivação Gráfico 3.2 Principais motivações dos participantes A B C D E F G H I J K L M Gráfico 3.2 Principais motivações dos participantes em relação à actividade micológica que efectuaram (Legenda: A - Contacto com a natureza; B - Observação de macrofungos; C Gastronomia; D - Fuga ao ambiente urbano; E - Melhoria de conhecimentos sobre o meio ambiente; F - Ausência de multidões; G - Novas experiências; H - Actividade física; I - Auto-conhecimento; J - Experiências prévias positivas; K Descanso; L - Reputação do local; M Outras; menos importante; mais importante). Gráfico 3.3 Assiduidade dos entrevistados em actividades micológicasa % 36% 11% Primeira vez Raramente Frequentemente Gráfico 3.3 Assiduidade dos participantes do Workshop Micológico de Lafões e do Curso de Identificação de Cogumelos do NUBISA em actividades micológicas.

7 Gráfico 3.4 Existência de sazonalidade nas actividades micológicas 8 7% % Sim Gráfico 3.4 Existência de épocas de consumo de actividades micológicas por parte dos participantes no Workshop Micológico de Lafões e Curso de Identificação de Cogumelos do NUBISA. Não Gráfico 3. Sazonalidade das actividades % 7% 29% 14% Janeiro a Março Abril a Junho Julho a Setembro Outubro a Dezembro Gráfico 3. Épocas do ano mais procuradas para actividades micológicas pelos participantes do Workshop Micológico de Lafões e Curso de Identificação de Cogumelos. Gráfico 3.6 Participação noutras actividades de carácter turístico % Sim 14% Não Gráfico 3.6 Participação em outras actividades de âmbito turístico por parte dos participantes no Workshop Micológico de Lafões e Curso de Identificação de Cogumelos do NUBISA.

8 Gráfico 3.7 Actividades % 67% 33% 21% 38% 33% 79% 46% 21% 13% 63% 21% A B C D E F G H I J K L M Gráfico 3.7 Outras actividades procuradas pelos participantes do Workshop Micológico de Lafões e Curso de Identificação de Cogumelos do NUBISA (Legenda: A - Escalada / Montanhismo, B - Visitas a Parques ou Reservas Naturais, C - Observação de vida selvagem, D Birdwatching, E - Fotografia de Natureza, F - Caminhadas de interpretação da natureza, G - Locais históricos / Museus, H - Conhecer a cultura local, I - Estudos científicos, J - Ciclismo / BTT, K - Passeios pedestres, L - Passeios equestres, M Outras). 4ª Parte: Caracterização do Micoturista Gráfico 4.1 Se os participantes conseguem ou não identificar espécies macrofúngicas % Sim 39% Não Gráfico 4.1 Identificação de macrofungos por parte dos participantes do Workshop Micológico de Lafões e Curso de Identificação de Cogumelos do NUBISA.

9 Gráfico 4.2 Que espécies conhecem % Espécies comestíveis da região 24% Espécies com ocorrência na região 29% Espécies com ocorrência em Portugal 12% Espécies com ocorrência na Península Ibérica Gráfico 4.2 Espécies identificadas pelos participantes no Workshop Micológico de Lafões e Curso de Identificação de Cogumelos do NUBISA. Gráfico 4.3 Como é que os participantes costumam ir para o campo 7 67% % 17% 17% Sozinho Em grupo (amigos) Em grupo (viagens organizadas) Outros Gráfico 4.3 Hábitos de organização de actividades micológicas por parte dos participantes do Workshop Micológico e do Curso de Identificação de Cogumelos do NUBISA.

10 Formação em micologia Curso de identificação de Workshop de identificação de Com familiares Livros Passeios micológicos Outros Gráfico 4.4 Como obtiveram conhecimento para identificar % 2% 4% 4% 2% 2% 2% Gráfico 4.4 Fontes de conhecimento para proceder à identificação de macrofungos utilizadas pelos participantes do Workshop Micológico de Lafões e Curso de Identificação de Cogumelos do NUBISA. Gráfico 4. Que material costumam levar para o campo % 74% % 63% 11% 26% Gráfico 4. Material de campo utilizado pelos participantes do Workshop Micológico de Lafões e do Curso de Identificação de Cogumelos.

11 Gráfico 4.6 Se os participantes costumam ou não recolher os cogumelos % Sim 46% Não Gráfico 4.6 Hábitos de recolecção por parte dos participantes no Workshop Micológico de Lafões e Curso de Identificação de Cogumelos do NUBISA. Gráfico 4.7 Razões para a recolecção de cogumelos silvestres % 32% % % % Gráfico 4.7 Objectivos de recolha de cogumelos dos participantes no Workshop Micológico de Lafões e Curso de Identificação de Cogumelos. Gráfico 4.8 Como é realizada a remoção do cogumelo % Corta o pé com o auxílio de uma navalha 13% 13% Arranca o cogumelo Outro Gráfico 4.8 Método de recolher o cogumelo pelos participantes do Workshop Micológico de Lafões e Curso de Identificação de Cogumelos do NUBISA.

12 Frequência Gráfico 4.1 Conhece / participa 6 7% % Associação Micológica 11% ONG % Associação de Produtores Florestais 14% 14% Fóruns de Micologia na Internet Outros Não sabe / não responde Gráfico 4.9 Canais de informação utilizados pelos participantes do Workshop Micológico de Lafões e Curso de Identificação de Cogumelos do NUBISA.

AVALIAÇÃO DE SATISFAÇÃO DE UTENTES DOS POSTOS DE TURISMO

AVALIAÇÃO DE SATISFAÇÃO DE UTENTES DOS POSTOS DE TURISMO AVALIAÇÃO DE SATISFAÇÃO DE UTENTES DOS POSTOS DE TURISMO 2016 RELATÓRIO ANUAL 1 ÍNDICE 1. METODOLOGIA... 5 1.1. AMOSTRA... 5 1.2. REALIZAÇÃO DO INQUÉRITO... 6 1.2.1. Questionário... 6 2. RESULTADOS DOS

Leia mais

AVALIAÇÃO DE SATISFAÇÃO DE UTENTES DOS POSTOS DE TURISMO

AVALIAÇÃO DE SATISFAÇÃO DE UTENTES DOS POSTOS DE TURISMO AVALIAÇÃO DE SATISFAÇÃO DE UTENTES DOS POSTOS DE TURISMO 2017 RELATÓRIO ANUAL 1 ÍNDICE 1. METODOLOGIA... 5 1.1. AMOSTRA... 5 1.2. REALIZAÇÃO DO INQUÉRITO... 6 1.2.1. Questionário... 6 2. RESULTADOS DOS

Leia mais

TRANSMISSÃO INTERGERACIONAL DA POBREZA Carla Teixeira INE DES/CV ( )

TRANSMISSÃO INTERGERACIONAL DA POBREZA Carla Teixeira INE DES/CV ( ) TRANSMISSÃO INTERGERACIONAL DA POBREZA Carla Teixeira INE DES/CV (20.10.2010) «Nota metodológica Módulo do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento (ICOR), 2005 Indivíduos entre os 25 e os 65 anos Situação

Leia mais

ANEXO 1. Em termos mais pormenorizados, podemos referir os dados para o ano 2002, fornecidos gentilmente pelo Instituto Nacional de Estatística.

ANEXO 1. Em termos mais pormenorizados, podemos referir os dados para o ano 2002, fornecidos gentilmente pelo Instituto Nacional de Estatística. ANEXO 1 Em termos mais pormenorizados, podemos referir os dados para o ano 2002, fornecidos gentilmente pelo Instituto Nacional de Estatística. 1. Qualificação da população activa portuguesa Gráfico 1.

Leia mais

Diplomados da Universidade Aberta em 2012 Resultados do Inquérito

Diplomados da Universidade Aberta em 2012 Resultados do Inquérito Diplomados da Universidade Aberta em 202 Resultados do Inquérito GDERI abril de 203 A Universidade Aberta (UAb), Universidade pública de ensino a distância, disponibiliza, em qualquer lugar do mundo, formação

Leia mais

Inquérito à Utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação pela População Portuguesa

Inquérito à Utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação pela População Portuguesa Inquérito à Utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação pela População Portuguesa Resultados 00 (Provisórios) SETEMBRO DE 00 RELATÓRIO DISPONÍVEL EM WWW.UMIC.GOV.PT UMIC Observatório da Inovação

Leia mais

Julho de CEA Universidade Católica Portuguesa

Julho de CEA Universidade Católica Portuguesa Julho de 00 1 Sexo do respondente N= 1 % % Masculino Feminino Distrito de residência do entrevistado Viseu Vila Real Viana do Castelo 0% % % N= 1 Setúbal % Santarém % Porto % Portalegre Lisboa Leiria

Leia mais

Inquérito Multi-Objectivo Contínuo

Inquérito Multi-Objectivo Contínuo Inquérito Multi-Objectivo Contínuo Estatísticas do Emprego e Mercado de Trabalho Apresentação dos principais resultados - 2016 Praia, 31 de Março de 2017 PLANO DE APRESENTAÇÃO OBJECTIVOS METODOLOGIA PRINCIPAIS

Leia mais

Tabela 1 Caracterização sócio-demográfica das puérperas da amostra 1 (N=30)

Tabela 1 Caracterização sócio-demográfica das puérperas da amostra 1 (N=30) Anexo I - Tabelas respeitantes à caracterização sócio-demográfica das puérperas e dos seus companheiros, e das características relativas à gravidez, paridade e amamentação, para cada amostra (1, 2, 3 e

Leia mais

Caracterização dos intervenientes em acções de contrato individual de trabalho

Caracterização dos intervenientes em acções de contrato individual de trabalho Caracterização dos intervenientes em acções de contrato individual de trabalho No presente documento pretende-se caracterizar os intervenientes (autores e réus) em acções findas relativas a contratos individuais

Leia mais

PERFIL DOS ESTUDANTES QUE INGRESSAM PELA PRIMEIRA VEZ, NO 1º ANO NA ESEL 2012/2013

PERFIL DOS ESTUDANTES QUE INGRESSAM PELA PRIMEIRA VEZ, NO 1º ANO NA ESEL 2012/2013 PERFIL DOS ESTUDANTES QUE INGRESSAM PELA PRIMEIRA VEZ, NO 1º ANO NA ESEL 2012/2013 Realização: Alexandre Boavida Vicente Ana Cristina Santos Ana Paula Fontinha Bruno Gonçalves Ramos Coordenação: Alexandra

Leia mais

Portugal subiu nove lugares no ranking do desemprego com o Governo PS/ Sócrates. Desemprego aumentou desde que o Governo PS/Sócrates tomou posse

Portugal subiu nove lugares no ranking do desemprego com o Governo PS/ Sócrates. Desemprego aumentou desde que o Governo PS/Sócrates tomou posse Portugal subiu nove lugares no ranking do desemprego com o Governo PS/ Sócrates Desemprego aumentou desde que o Governo PS/Sócrates tomou posse Portugal passou do 14º para o 5º lugar do ranking do desemprego

Leia mais

DESIGUALDADES DE GÉNERO: VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NOS AÇORES

DESIGUALDADES DE GÉNERO: VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NOS AÇORES DESIGUALDADES DE GÉNERO: VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NOS AÇORES Simpósio Internacional sobre Direitos Humanos e Qualidade de Vida nas Comunidades Falantes de Português nos Estados Unidos da América e no Canadá

Leia mais

Mercado de Trabalho e Desemprego em Portugal

Mercado de Trabalho e Desemprego em Portugal Mercado de Trabalho e Desemprego em Portugal INE - Inquérito à Força de Trabalho - INDICADORES Portugal Q3-2017 (1 000) (%) População Empregada 4 803,0 100,0 Homens 2 471,7 51,5 Mulheres 2 331,3 48,5 15

Leia mais

Situação dos migrantes e seus descendentes directos no mercado de trabalho Módulo ad hoc do Inquérito ao Emprego de 2008

Situação dos migrantes e seus descendentes directos no mercado de trabalho Módulo ad hoc do Inquérito ao Emprego de 2008 6. TEMA EM ANÁLISE Situação dos migrantes e seus descendentes directos no mercado de trabalho Módulo ad hoc do Inquérito ao Emprego de 2008 Graça Magalhães* Instituto Nacional de Estatística 1. Introdução

Leia mais

POPULAÇÃO ESTRANGEIRA CRESCE A RITMO INFERIOR AO DOS ÚLTIMOS ANOS

POPULAÇÃO ESTRANGEIRA CRESCE A RITMO INFERIOR AO DOS ÚLTIMOS ANOS População Estrangeira em Portugal 23 28 de Junho de 24 POPULAÇÃO ESTRANGEIRA CRESCE A RITMO INFERIOR AO DOS ÚLTIMOS ANOS Em 23, segundo informação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, a população estrangeira

Leia mais

A importância da Segurança no Trabalho nas organizações e a intervenção da ACT. Paula Sousa Autoridade para as Condições do Trabalho

A importância da Segurança no Trabalho nas organizações e a intervenção da ACT. Paula Sousa Autoridade para as Condições do Trabalho A importância da Segurança no Trabalho nas organizações e a intervenção da ACT Paula Sousa Autoridade para as Condições do Trabalho DADOS ESTATÍSTICOS ALGUNS DADOS ESTATÍSTICOS Todos os anos mais de 2,3

Leia mais

Tendências das Doenças Profissionais em Portugal. Departamento de Proteção contra os Riscos Profissionais

Tendências das Doenças Profissionais em Portugal. Departamento de Proteção contra os Riscos Profissionais Tendências das Doenças Profissionais em Portugal Departamento de Proteção contra os Riscos Profissionais Departamento Proteção contra os Riscos Profissionais Descrição Serviço do Instituto de Segurança

Leia mais

Inquérito Multi-Objectivo Contínuo

Inquérito Multi-Objectivo Contínuo Inquérito Multi-Objectivo Contínuo Estatísticas do Emprego e Mercado de Trabalho Apresentação dos principais resultados Praia, 12 de Maio de 2016 PLANO DE APRESENTAÇÃO OBJECTIVOS METODOLOGIA PRINCIPAIS

Leia mais

Comunicação I Análise e caracterização da situação relativa à deficiência motora na Euroregião Galiza Norte de Portugal

Comunicação I Análise e caracterização da situação relativa à deficiência motora na Euroregião Galiza Norte de Portugal Comunicação I Análise e caracterização da situação relativa à deficiência motora na Euroregião Galiza Norte de Portugal Financiado por: Executado por: Estrutura Análise e caracterização da situação relativa

Leia mais

Estatísticas. Caracterização dos desempregados registados com habilitação superior - dezembro de 2014

Estatísticas. Caracterização dos desempregados registados com habilitação superior - dezembro de 2014 Estatísticas Caracterização dos desempregados registados com habilitação superior - dezembro de 2014 ÍNDICE DE QUADROS Secção I 1. Desempregados por nível de ensino Quadro 1.1 - Desempregados registados

Leia mais

resultados do inquérito de satisfação 2013 Avaliação ao Grau de Satisfação com os Serviços Prestados pela Universidade Aberta (UAb)

resultados do inquérito de satisfação 2013 Avaliação ao Grau de Satisfação com os Serviços Prestados pela Universidade Aberta (UAb) Avaliação ao Grau de Satisfação com os Serviços Prestados pela Universidade Aberta (UAb) O inquérito de Avaliação ao Grau de Satisfação com os Serviços Prestados pela UAb destina-se a avaliar o grau de

Leia mais

Ocupação Dispersa: Dispersa. Direcção Geral do Ordenamento do Território e do Urbanismo

Ocupação Dispersa: Dispersa. Direcção Geral do Ordenamento do Território e do Urbanismo Ocupação Dispersa: Benefícios da Ocupação Dispersa Universidade de Aveiro Universidade de Évora Direcção Geral do Ordenamento do Território e do Urbanismo ... Como quantificar benefícios da ocupação do

Leia mais

A PROCURA DE EMPREGO DOS DIPLOMADOS DESEMPREGADOS COM HABILITAÇÃO SUPERIOR JUNHO DE 2007

A PROCURA DE EMPREGO DOS DIPLOMADOS DESEMPREGADOS COM HABILITAÇÃO SUPERIOR JUNHO DE 2007 A PROCURA DE EMPREGO DOS DIPLOMADOS DESEMPREGADOS COM HABILITAÇÃO SUPERIOR JUNHO DE 2007 Nº 1 28 de Setembro de 2007 FICHA TÉCNICA Título A procura de emprego dos diplomados desempregados com habilitação

Leia mais

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Departamento de Gestão e Economia

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Departamento de Gestão e Economia UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Gestão e Economia Bom dia, Meu nome é Carolina Resende, sou mestranda do curso de Marketing da Universidade da Beira

Leia mais

Estatísticas. Caracterização dos desempregados registados com habilitação superior - junho de 2016

Estatísticas. Caracterização dos desempregados registados com habilitação superior - junho de 2016 Estatísticas Caracterização dos desempregados registados com habilitação superior - junho de 2016 ÍNDICE D Secção I 1. Desemp 2. Compa Secção II 3. Desemp 4. Desemp Nota Meto DE QUADROS pregados por nível

Leia mais

Departamento de Administração e Desenvolvimento Organizacional Divisão de Recursos Humanos e Organização F r e g u e s i a d e Q u i n t a d o A n j o

Departamento de Administração e Desenvolvimento Organizacional Divisão de Recursos Humanos e Organização F r e g u e s i a d e Q u i n t a d o A n j o Mapa 1. Freguesia de Quinta do Anjo Área 51,1 km 2 Fonte: DGT, CAOP 213 População 11.865 habitantes 211 Fonte: CMP, DRHO-SIG População e Famílias Quadro 1. População residente 1991 21 211 Variação (%)

Leia mais

AS DESIGUALDADES ENTRE HOMENS E MULHERES NÃO ESTÃO A DIMINUIR EM PORTUGAL

AS DESIGUALDADES ENTRE HOMENS E MULHERES NÃO ESTÃO A DIMINUIR EM PORTUGAL A situação da mulher em Portugal Pág. 1 AS DESIGUALDADES ENTRE HOMENS E MULHERES NÃO ESTÃO A DIMINUIR EM PORTUGAL RESUMO DESTE ESTUDO No 8 de Março de 2008, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher,

Leia mais

PERFIL DOS ESTUDANTES QUE INGRESSARAM PELA 1ª VEZ, NO 1º ANO NA ESEL ANO LETIVO 2016/2017. Realização: Ana Cristina Santos

PERFIL DOS ESTUDANTES QUE INGRESSARAM PELA 1ª VEZ, NO 1º ANO NA ESEL ANO LETIVO 2016/2017. Realização: Ana Cristina Santos PERFIL DOS ESTUDANTES QUE INGRESSARAM PELA 1ª VEZ, NO 1º ANO NA ESEL ANO LETIVO 2016/2017 Realização: Ana Cristina Santos Disponibilização de Dados Estatísticos: Bruno Ramos Coordenação: Alexandra Tavares

Leia mais

Divulgar este estudo é lutar também contra a discriminação que a mulher continua sujeita em Portugal Pág. 1

Divulgar este estudo é lutar também contra a discriminação que a mulher continua sujeita em Portugal Pág. 1 Divulgar este estudo é lutar também contra a discriminação que a mulher continua sujeita em Portugal Pág. 1 DISCRIMINAÇÃO DAS MULHERES DEU EM 2009 ÀS EMPRESAS UM LUCRO EXTRAORDINÁRIO SUPERIOR A 5.500 MILHÕES

Leia mais

DIA INTERNACIONAL DA MULHER 32 ANOS ( ) Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos (2007)

DIA INTERNACIONAL DA MULHER 32 ANOS ( ) Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos (2007) Dia Internacional da Mulher (8 de Março) 1975-2007 06 de Março de 2007 DIA INTERNACIONAL DA MULHER 32 ANOS (1975-2007) Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos (2007) No dia em que se comemora

Leia mais

FORUM ANUAL da Mobilidade Transfronteiriça 23 FEVEREI RO 2010

FORUM ANUAL da Mobilidade Transfronteiriça 23 FEVEREI RO 2010 FORUM ANUAL da Mobilidade Transfronteiriça 23 FEVEREI RO 2010 ÂMBITO TERRITORIAL DR Norte Minho-Lima Cávado Alto Trás-os-Montes Douro DR Centro Beira Interior Norte Beira Interior Sul DR Alentejo Alto

Leia mais

Informação Comunicação Social 13 de Agosto de 2002

Informação Comunicação Social 13 de Agosto de 2002 Informação Comunicação Social 13 de Agosto de Resultados Provisórios ÍNDICE DE CUSTO DO TRABALHO (ICT) rimestre de O Índice de Custo do Trabalho (ICT) atingiu, no 2º trimestre de e para o conjunto dos

Leia mais

Emprego dos Diplomados em 2011 da Universidade do Porto (Síntese)

Emprego dos Diplomados em 2011 da Universidade do Porto (Síntese) 1 Ficha Técnica Autores: Carlos Manuel Gonçalves e Isabel Menezes Título: Diplomados (2011) da Universidade do Porto. Situação no mercado de trabalho em 2013 Apoio Técnico: Maria Clara Martins e Pedro

Leia mais

População Portuguesa. Inquérito à Utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação

População Portuguesa. Inquérito à Utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação População Portuguesa Inquérito à Utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação Resultados 2004 (Resultados Provisórios) Observatório da Inovação e Conhecimento Unidade de Missão Inovação e

Leia mais

Mapa 1. Freguesias de Poceirão e Marateca. Área 282,0 km 2 Fonte: DGT, CAOP População habitantes Fonte: INE, Censos 2011

Mapa 1. Freguesias de Poceirão e Marateca. Área 282,0 km 2 Fonte: DGT, CAOP População habitantes Fonte: INE, Censos 2011 Mapa 1. Freguesias de Poceirão e Marateca Área 282, km 2 Fonte: DGT, CAOP 213 População 8.482 habitantes 211 Fonte: CMP, DRHO-SIG População e Famílias Quadro 1. População residente 1991 21 211 Variação

Leia mais

DIA INTERNACIONAL DA MULHER 30 ANOS ( ) QUARTA CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE AS MULHERES 10 ANOS (1995, PEQUIM)

DIA INTERNACIONAL DA MULHER 30 ANOS ( ) QUARTA CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE AS MULHERES 10 ANOS (1995, PEQUIM) Dia Internacional da Mulher (8 de Março) 1995-2005 04 de Março de 2005 DIA INTERNACIONAL DA MULHER 30 ANOS (1975 2005) QUARTA CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE AS MULHERES 10 ANOS (1995, PEQUIM) No momento em

Leia mais

SIMON SCHWARTZMAN.

SIMON SCHWARTZMAN. SIMON SCHWARTZMAN Sociólogo, Ph.D em Ciência Política pela Universidade da Califórnia, membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Foi presidente do IBGE entre 1994 e 1998 e diretor para o Brasil

Leia mais

FASCÍCULO V INDICADORES PARA A IGUALDADE

FASCÍCULO V INDICADORES PARA A IGUALDADE INDICADORES PARA A IGUALDADE Com a colaboração de: Um conhecimento mais aprofundado da situação da Igualdade de Género no que diz respeito à situação laboral e à consequente problemática da conciliação

Leia mais

Turismo Ornitológico em Portugal: potencialidades e panorama actual

Turismo Ornitológico em Portugal: potencialidades e panorama actual Turismo Ornitológico em Portugal: potencialidades e panorama actual Alexandra Lopes, Bragança, 7 Junho 2011 1. Observação de Aves 2. Turismo Ornitológico no Mundo 3. Perfil do Turista Ornitológico 4. Potencialidade

Leia mais

5. TRABALHO E EMPREGO

5. TRABALHO E EMPREGO Quadro legal 5. TRABALHO E EMPREGO A Constituição Portuguesa estipula (CRP, art.º 58º), que incumbe ao Estado garantir o direito ao trabalho assegurando a igualdade de oportunidades na escolha da profissão

Leia mais

Acidentes de trabalho e problemas de saúde relacionados com o trabalho (ATPS 2013)

Acidentes de trabalho e problemas de saúde relacionados com o trabalho (ATPS 2013) Acidentes de e problemas de saúde relacionados com o (ATPS 2013) Módulo ad hoc do Inquérito ao Emprego DES/Serviço de Estatísticas das Condições de Vida 14ª Reunião da Secção Permanente de Estatísticas

Leia mais

APÊNDICE 1 Consentimento informado

APÊNDICE 1 Consentimento informado APÊNDICES APÊNDICE 1 Consentimento informado No âmbito do projeto de investigação longitudinal que tem como objetivo a adaptação cultural, tradução e validação para a população portuguesa da FACES IV (Escala

Leia mais

Visitação no Parque Estadual Jaraguá

Visitação no Parque Estadual Jaraguá Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus São Paulo Coordenadoria de Turismo e Hospitalidade Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo Relatório de pesquisa Visitação

Leia mais

PERFIL DOS ESTUDANTES QUE INGRESSARAM PELA 1ª VEZ, NO 1º ANO NA ESEL ANO LETIVO 2014/2015

PERFIL DOS ESTUDANTES QUE INGRESSARAM PELA 1ª VEZ, NO 1º ANO NA ESEL ANO LETIVO 2014/2015 PERFIL DOS ESTUDANTES QUE INGRESSARAM PELA 1ª VEZ, NO 1º ANO NA ESEL ANO LETIVO 2014/2015 Realização: Ana Paula Fontinha Ana Cristina Santos Disponibilização de Dados Estatísticos: Bruno Ramos Coordenação:

Leia mais

Direcção-Geral do Turismo Direcção de Serviços de Estudos e Estratégia Turísticos Divisão de Recolha e Análise Estatística

Direcção-Geral do Turismo Direcção de Serviços de Estudos e Estratégia Turísticos Divisão de Recolha e Análise Estatística Direcção-Geral do Turismo Direcção de Serviços de Estudos e Estratégia Turísticos Divisão de Recolha e Análise Estatística Janeiro/2006 SÍNTESE No ano 2005, da população com 15 e mais anos, residente no

Leia mais

Perfil dos emigrantes portugueses no mercado de trabalho europeu

Perfil dos emigrantes portugueses no mercado de trabalho europeu portugueses e seus descendentes no mercado de trabalho europeu 2014 7 de agosto de 2017 Perfil dos emigrantes portugueses no mercado de trabalho europeu A população portuguesa emigrante na Europa era,

Leia mais

OBJECTIVOS E METODOLOGIAS...I RELATÓRIO DESCRITIVO.II. Conhecer a experiência de visita às Caves do Vinho do Porto: Frequência com que visitam...

OBJECTIVOS E METODOLOGIAS...I RELATÓRIO DESCRITIVO.II. Conhecer a experiência de visita às Caves do Vinho do Porto: Frequência com que visitam... ÍNDICE OBJECTIVOS E METODOLOGIAS...I RELATÓRIO DESCRITIVO.II Plano de visita Conhecer a experiência de visita às Caves do Vinho do Porto: Frequência com que visitam...1 Estrutura da visita Acompanhantes

Leia mais

Notas e Documentos 1_ página

Notas e Documentos 1_ página Notas e Documentos 1_ página 143 A população de nacionalidade espanhola residente em P ortug tugal: Uma caracterização com base nos Censos 2001 1 Autora: Paula Paulino Técnica Superior de Estatística do

Leia mais

Alunos por turma. Total Turmas das quais 11 são mistas

Alunos por turma. Total Turmas das quais 11 são mistas Número de Alunos e Turmas UO / Ciclo / Ano Nr. Alunos Nr. Turmas Idade Sexo F 161342 Escolas de Condeixa-a-Nova 1609 75 Pre-Escolar 238 11 238 11 238 11 4,3 50,84% Basico 1058 50 Regular 1058 50 1º Ano

Leia mais

Viagens turísticas com ligeira redução embora as viagens ao estrangeiro tenham aumentado

Viagens turísticas com ligeira redução embora as viagens ao estrangeiro tenham aumentado Procura Turística dos Residentes 2.º Trimestre de 2016 27 de outubro de 2016 Viagens turísticas com ligeira redução embora as viagens ao estrangeiro tenham aumentado No 2º trimestre de 2016 a população

Leia mais

O EMPREGO JOVEM E A SUA CONTEXTUALIZAÇÃO ESTATÍSTICA EM 2011

O EMPREGO JOVEM E A SUA CONTEXTUALIZAÇÃO ESTATÍSTICA EM 2011 O EMPREGO JOVEM E A SUA CONTEXTUALIZAÇÃO ESTATÍSTICA EM Departamento de Estatísticas Demográficas e Sociais Maio de 2012 O EMPREGO JOVEM E A SUA CONTEXTUALIZAÇÃO ESTATÍSTICA EM 1. CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO

Leia mais

Etiqueta de Identificação. PIRLS e TIMSS Questionário Aprender a Ler. 4.º ano. GAVE Gabinete de Avaliação Educacional Lisboa, Portugal

Etiqueta de Identificação. PIRLS e TIMSS Questionário Aprender a Ler. 4.º ano. GAVE Gabinete de Avaliação Educacional Lisboa, Portugal Etiqueta de Identificação PIRLS e TIMSS 2011 Questionário Aprender a Ler 4.º ano GAVE Gabinete de Avaliação Educacional Lisboa, Portugal IEA, 2011 Questionário Aprender a Ler A turma do seu filho foi seleccionada

Leia mais

A falta de rigor e a manipulação na mensagem de Natal do 1º ministro Sócrates Pág. 1

A falta de rigor e a manipulação na mensagem de Natal do 1º ministro Sócrates Pág. 1 A falta de rigor e a manipulação na mensagem de Natal do 1º ministro Sócrates Pág. 1 A MENSAGEM DE NATAL DO 1º MINISTRO: FALTA DE RIGOR COMO INSTRUMENTO DE MANIPULAÇÃO POLITICA RESUMO DESTE ESTUDO O 1º

Leia mais

Residentes em Portugal realizaram 15,4 milhões de viagens turísticas em 2010

Residentes em Portugal realizaram 15,4 milhões de viagens turísticas em 2010 PROCURA TURÍSTICA DOS RESIDENTES Janeiro a Dezembro de 2010 30 de Maio de 2011 Residentes em Portugal realizaram 15,4 milhões de viagens turísticas em 2010 Em 2010 foram realizadas cerca de 15,4 milhões

Leia mais

Gráfico1 - População residente com 15 ou mais anos, segundo o grupo etário, perante o grupo socio-económico. Menos de 15 Anos

Gráfico1 - População residente com 15 ou mais anos, segundo o grupo etário, perante o grupo socio-económico. Menos de 15 Anos O Instituto Nacional de Estatística (INE), disponibiliza os dados do Censos 2011. Relativamente ao concelho de Manteigas e concretamente à freguesia de Santa Maria, fizemos uma síntese da informação que

Leia mais

A PROCURA DE EMPREGO DOS DIPLOMADOS COM HABILITAÇÃO SUPERIOR RELATÓRIO IV, DEZEMBRO 2008

A PROCURA DE EMPREGO DOS DIPLOMADOS COM HABILITAÇÃO SUPERIOR RELATÓRIO IV, DEZEMBRO 2008 A PROCURA DE EMPREGO DOS DIPLOMADOS COM HABILITAÇÃO SUPERIOR RELATÓRIO IV, DEZEMBRO 2008 Fevereiro, 2009 FICHA TÉCNICA Título A procura de emprego dos diplomados com habilitação superior Autor Gabinete

Leia mais

QUADRO SÍNTESE. Pedidos de emprego ,5-6,1 Desempregados ,1-5,4 Ofertas de emprego ,7-8,1 Colocações ,9-8,3

QUADRO SÍNTESE. Pedidos de emprego ,5-6,1 Desempregados ,1-5,4 Ofertas de emprego ,7-8,1 Colocações ,9-8,3 nov/17 dez/17 jan/18 fev/18 mar/18 abr/18 mai/18 jun/18 jul/18 ago/18 set/18 out/18 nov/18 QUADRO SÍNTESE NOVEMBRO var. % var. % TOTAL PAÍS 2018 mês anterior mês homólogo SITUAÇÃO NO FIM DO MÊS Pedidos

Leia mais

INQUÉRITO POR QUESTIONÁRIO

INQUÉRITO POR QUESTIONÁRIO Programa Rede Social Promotor INQUÉRITO POR QUESTIONÁRIO I Dados Demográficos 1.- Elementos relativos ao inquirido: 1.1. Concelho 1.2. Freguesia 1.3. Localidade/lugar 2.- Sexo Feminino Masculino 3.- Escalões

Leia mais

SETEMBRO 2017 COMENTÁRIO SITUAÇÃO NO FIM DO MÊS

SETEMBRO 2017 COMENTÁRIO SITUAÇÃO NO FIM DO MÊS set/16 out/16 nov/16 dez/16 jan/17 fev/17 mar/17 abr/17 mai/17 jun/17 jul/17 ago/17 set/17 QUADRO SÍNTESE SETEMBRO var. % var. % TOTAL PAÍS 2017 mês anterior mês homólogo SITUAÇÃO NO FIM DO MÊS Pedidos

Leia mais

QUADRO SÍNTESE. Pedidos de emprego ,6-8,2 Desempregados ,2-8,0 Ofertas de emprego ,3-14,0 Colocações ,2-6,7

QUADRO SÍNTESE. Pedidos de emprego ,6-8,2 Desempregados ,2-8,0 Ofertas de emprego ,3-14,0 Colocações ,2-6,7 jul/17 ago/17 set/17 out/17 nov/17 dez/17 jan/18 fev/18 mar/18 abr/18 mai/18 jun/18 jul/18 QUADRO SÍNTESE JULHO var. % var. % TOTAL PAÍS 2018 mês anterior mês homólogo SITUAÇÃO NO FIM DO MÊS Pedidos de

Leia mais

Avaliação Externa das Escolas

Avaliação Externa das Escolas Avaliação Externa das Escolas 2013-14 Agrupamento de Escolas Identificação Área Territorial NORTE Código da Unidade de Gestão 151002 Código da Sede (no caso dos Agrupamentos) 345623 Denominação da Unidade

Leia mais

INSCRIÇÕES 2012/13 MANUAL DE INSCRIÇÃO PARA O ALUNO FCUL FASE 1

INSCRIÇÕES 2012/13 MANUAL DE INSCRIÇÃO PARA O ALUNO FCUL FASE 1 INSCRIÇÕES 2012/13 MANUAL DE INSCRIÇÃO PARA O ALUNO FCUL FASE 1 Inscrição a Disciplina(s) Comprovativo de inscrição 2012/13 Plano de pagamento de propinas Unidade Académica 2012/2013 Data: 23 de Agosto

Leia mais

ESTeSL Ingresso 2013/14 1

ESTeSL Ingresso 2013/14 1 ESTeSL Ingresso 2013/14 1 Presidência da ESTeSL Presidente: João Lobato Vice-Presidente: Paulo Guerreiro Vice-Presidente: Luís Lança Gabinete de Planeamento Patrícia Correia Dezembro 2013 2 ESTeSL Ingresso

Leia mais

Aprendizagem ao Longo da Vida Inquérito à Educação e Formação de Adultos 2007

Aprendizagem ao Longo da Vida Inquérito à Educação e Formação de Adultos 2007 Aprendizagem ao Longo da Vida Inquérito à Educação e Formação de Adultos 2007 25 de Novembro de 2009 A publicação Aprendizagem ao Longo da Vida Inquérito à Educação e Formação de Adultos 2007, apresenta,

Leia mais

INFORMAÇÃO À COMUNICAÇÃO SOCIAL

INFORMAÇÃO À COMUNICAÇÃO SOCIAL INFORMAÇÃO À COMUNICAÇÃO SOCIAL INDICADORES DO MERCADO DE TRABALHO 2017 03 de abril de 2018 A taxa de desemprego é de 12,2% em 2017 A taxa de desemprego de 2017 situou-se em 12,2% (15,0% em 2016), valor

Leia mais

A situação da mulher em Portugal Pág. 1 AS DESIGUALDADES ENTRE HOMENS E MULHERES NÃO ESTÃO A DIMINUIR NO TRABALHO EM PORTUGAL RESUMO DESTE ESTUDO

A situação da mulher em Portugal Pág. 1 AS DESIGUALDADES ENTRE HOMENS E MULHERES NÃO ESTÃO A DIMINUIR NO TRABALHO EM PORTUGAL RESUMO DESTE ESTUDO A situação da mulher em Portugal Pág. 1 AS DESIGUALDADES ENTRE HOMENS E MULHERES NÃO ESTÃO A DIMINUIR NO TRABALHO EM PORTUGAL RESUMO DESTE ESTUDO No 8 de Março de 2008, em que se comemora o Dia Internacional

Leia mais

The Portuguese Labour Market and Unemployment

The Portuguese Labour Market and Unemployment The Portuguese Labour Market and Unemployment INE - Inquérito à Força de Trabalho - INDICADORES Portugal Q3-2017 (1 000) (%) População Empregada 4 803,0 100,0 Homens 2 471,7 51,5 Mulheres 2 331,3 48,5

Leia mais

Avaliação Externa das Escolas 2011/12

Avaliação Externa das Escolas 2011/12 Avaliação Externa das Escolas 2011/12 Agrupamento de Escolas Identificação Delegação DREC Código da Unidade de Gestão 400245 Código da Sede (no caso dos Agrupamentos) 400245 Denominação da Unidade de Gestão

Leia mais

Estudantes à Entrada do Secundário

Estudantes à Entrada do Secundário Estudantes à Entrada do Secundário 213-214. RELATÓRIO DE ESCOLA DO QUESTIONÁRIO ESTUDANTES À ENTRADA DO SECUNDÁRIO 213/14 Código da Escola: otes1314 Nome da Escola: Portugal Continental Natureza: Público

Leia mais

A PROCURA DE EMPREGO DOS DIPLOMADOS COM HABILITAÇÃO SUPERIOR RELATÓRIO V JUNHO 2009

A PROCURA DE EMPREGO DOS DIPLOMADOS COM HABILITAÇÃO SUPERIOR RELATÓRIO V JUNHO 2009 A PROCURA DE EMPREGO DOS DIPLOMADOS COM HABILITAÇÃO SUPERIOR RELATÓRIO V JUNHO 2009 OUTUBRO 2009 FICHA TÉCNICA Título A procura de emprego dos diplomados com habilitação superior [5º Relatório] Autor Gabinete

Leia mais

Avaliação Externa das Escolas

Avaliação Externa das Escolas Avaliação Externa das Escolas 201-15 Agrupamento de Escolas Identificação Área Territorial SUL Código da Unidade de Gestão 170367 Código da Sede (no caso dos Agrupamentos) 03295 Denominação da Unidade

Leia mais

Turismo de Natureza Perspectiva Empresarial

Turismo de Natureza Perspectiva Empresarial Turismo de Natureza Perspectiva Empresarial Joao Ministro Ria Formosa A Integridade do Sistema Lagunar e as Actividades Económicas Faro, 25 Fevereiro 2015 QUEM SOMOS Empresa sediada em Loulé, com acção

Leia mais

Questionário Dirigido a populações açoreanas

Questionário Dirigido a populações açoreanas Questionário Dirigido a populações açoreanas Este questionário é elaborado por uma estagiária da Universidade dos Açores com o objectivo de obter informação acerca de diversas aves marinhas e o meio onde

Leia mais

Residentes em Portugal realizaram 15,2 milhões de viagens turísticas

Residentes em Portugal realizaram 15,2 milhões de viagens turísticas 02 maio de 2012 PROCURA TURÍSTICA DOS RESIDENTES Janeiro a dezembro de 2011 Residentes em Portugal realizaram 15,2 milhões de viagens turísticas Em 2011, a população residente em Portugal efetuou 15,2

Leia mais

INQUÉRITO AO IMPACTO DAS ACÇÕES DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL NAS EMPRESAS 2004/2006

INQUÉRITO AO IMPACTO DAS ACÇÕES DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL NAS EMPRESAS 2004/2006 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA GABINETE DO SECRETÁRIO REGIONAL Observatório do Sistema Educativo e Cultural da RAM INQUÉRITO AO IMPACTO DAS ACÇÕES DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Leia mais

ALMADA FICHA TÉCNICA. Título Território e População Retrato de Almada segundo os Censos 2011

ALMADA FICHA TÉCNICA. Título Território e População Retrato de Almada segundo os Censos 2011 DMPATO DPU Divisão de Estudos e Planeamento A ALMADA FICHA TÉCNICA Título Território e População Retrato de Almada segundo os Censos 2011 Serviço Divisão de Estudos e Planeamento Departamento de Planeamento

Leia mais

Representações e atitudes dos lisboetas face à homossexualidade Programa de Ocupação Cientifica de Jovens nas Férias

Representações e atitudes dos lisboetas face à homossexualidade Programa de Ocupação Cientifica de Jovens nas Férias Representações e atitudes dos lisboetas face à homossexualidade Programa de Ocupação Cientifica de Jovens nas Férias Investigadores responsáveis: André Afonso Catarina Delgado Inês Tavares Helena Figueiredo

Leia mais

INFORMAÇÃO MENSAL DO MERCADO DE EMPREGO

INFORMAÇÃO MENSAL DO MERCADO DE EMPREGO ISSN : 0871-4452 INFORMAÇÃO MENSAL DO MERCADO DE EMPREGO MERCADO DE EMPREGO MARÇO MAIO 2011 2015 nº nº 053 ÍNDICE COMENTÁRIO C O M E N T Á R I O 1 S Í N T E S E 3 P E D I D O S D E E M P R E G O : P O

Leia mais

Viagens turísticas aumentam no 4º trimestre e no ano de 2015

Viagens turísticas aumentam no 4º trimestre e no ano de 2015 Procura Turística dos Residentes 4º Trimestre de 2015 02 de maio de 2016 Viagens turísticas aumentam no 4º trimestre e no ano de 2015 No 4º trimestre de 2015 a população residente em Portugal realizou

Leia mais

RELATÓRIO DE PESQUISA PERFIL DO TURISTA DE EVENTOS EM RECIFE - PE

RELATÓRIO DE PESQUISA PERFIL DO TURISTA DE EVENTOS EM RECIFE - PE RELATÓRIO DE PESQUISA PERFIL DO TURISTA DE EVENTOS EM RECIFE - PE 2006 OBJETIVO GERAL Identificar o perfil do turista de eventos em Recife/PE. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Identificar as características socioeconômicas

Leia mais

INSCRIÇÕES 2013/14 MANUAL DE INSCRIÇÃO PARA O ALUNO FCUL. Inscrição a Disciplina(s) Comprovativo de inscrição 2013/14 Plano de pagamento de propinas

INSCRIÇÕES 2013/14 MANUAL DE INSCRIÇÃO PARA O ALUNO FCUL. Inscrição a Disciplina(s) Comprovativo de inscrição 2013/14 Plano de pagamento de propinas INSCRIÇÕES 2013/14 MANUAL DE INSCRIÇÃO PARA O ALUNO FCUL Inscrição a Disciplina(s) Comprovativo de inscrição 2013/14 Plano de pagamento de propinas Unidade Académica 2013/2014 Data do documento: Agosto

Leia mais

4.5.1.O que pensa da peça Disposições Positivas/Negativas/Neutras O que pensa da peça Dimensões Apontadas

4.5.1.O que pensa da peça Disposições Positivas/Negativas/Neutras O que pensa da peça Dimensões Apontadas 4.5. Percepção relativamente à peça 4.5.1.O que pensa da peça Disposições Positivas/Negativas/Neutras Válidas Frequência Válida Válidas Disposições positivas 212 44,2 60,7 60,7 Disposições negativas 98

Leia mais

MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS

MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS Mestrados de: Análise de Política Social, Ciências Económicas, Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação, Economia e Políticas Públicas Prova Època Normal 7 de

Leia mais

Estudantes à Entrada do Secundário

Estudantes à Entrada do Secundário Estudantes à Entrada do Secundário 213-214. RELATÓRIO DE ESCOLA DO QUESTIONÁRIO ESTUDANTES À ENTRADA DO SECUNDÁRIO 213/14 Código da Escola: Beira Interior Norte Nome da Escola: Centro Natureza: Público

Leia mais

Estudantes à Entrada do Secundário

Estudantes à Entrada do Secundário Estudantes à Entrada do Secundário 213-214. RELATÓRIO DE ESCOLA DO QUESTIONÁRIO ESTUDANTES À ENTRADA DO SECUNDÁRIO 213/14 Código da Escola: Pinhal Interior Norte Nome da Escola: Centro Natureza: Público

Leia mais

INQUÉRITO ÀS NECESSIDADES DE QUALIFICAÇÃO DAS MICROEMPRESAS DA RAM 2006/2008

INQUÉRITO ÀS NECESSIDADES DE QUALIFICAÇÃO DAS MICROEMPRESAS DA RAM 2006/2008 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DIRECÇÃO REGIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL INQUÉRITO ÀS NECESSIDADES DE QUALIFICAÇÃO DAS MICROEMPRESAS DA RAM 2006/2008 SÍNTESE DE INFORMAÇÃO

Leia mais

Organização do trabalho e do tempo de trabalho

Organização do trabalho e do tempo de trabalho Organização do trabalho e do tempo de trabalho Módulo ad hoc do Inquérito ao Emprego 2.º trimestre de 2015 17 de junho de 2016 Organização do trabalho e do tempo de trabalho O Instituto Nacional de Estatística

Leia mais

Estudantes à Entrada do Secundário

Estudantes à Entrada do Secundário . RELATÓRIO DE ESCOLA DO QUESTIONÁRIO ESTUDANTES À ENTRADA DO SECUNDÁRIO 13/14 Código da Escola: Entre Douro e Vouga Nome da Escola: Natureza: Público Privado Concelho: Entre Douro e Vouga N.º questionários:

Leia mais

Aumentaram as viagens turísticas dos residentes, especialmente com destino ao estrangeiro

Aumentaram as viagens turísticas dos residentes, especialmente com destino ao estrangeiro Procura Turística dos Residentes 1º Trimestre de 2019 29 de julho de 2019 Aumentaram as viagens turísticas dos residentes, especialmente com destino ao estrangeiro No 1º trimestre de 2019, os residentes

Leia mais

PROCURA TURÍSTICA DOS RESIDENTES 2º Trimestre de 2012

PROCURA TURÍSTICA DOS RESIDENTES 2º Trimestre de 2012 02 de novembro de 2012 PROCURA TURÍSTICA DOS RESIDENTES 2º Trimestre de 2012 Residentes realizaram 3,7 milhões de viagens turísticas a que corresponderam 11,8 milhões de dormidas Os residentes em Portugal

Leia mais

Estudantes à Entrada do Secundário

Estudantes à Entrada do Secundário Estudantes à Entrada do Secundário 213-214. RELATÓRIO DE ESCOLA DO QUESTIONÁRIO ESTUDANTES À ENTRADA DO SECUNDÁRIO 213/14 Código da Escola: Nome da Escola: Escola Profissional Vale do Tejo Natureza: Público

Leia mais

Avaliação Externa das Escolas

Avaliação Externa das Escolas Avaliação Externa das Escolas 2013-14 Agrupamento de Escolas Identificação Área Territorial SUL Código da Unidade de Gestão 170677 Código da Sede (no caso dos Agrupamentos) 401912 Denominação da Unidade

Leia mais

AS TIC E A SAÚDE NO PORTUGAL DE HOJE

AS TIC E A SAÚDE NO PORTUGAL DE HOJE AS TIC E A SAÚDE NO PORTUGAL DE HOJE 18 MARÇO 2015 Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa PATROCINDADORES Apoio Patrocinadores Globais APDSI Literacia em saúde em Portugal e na Europa O impulso das TIC

Leia mais

Direcção-Geral do Turismo Direcção de Serviços de Estudos e Estratégia Turísticos Divisão de Recolha e Análise Estatística

Direcção-Geral do Turismo Direcção de Serviços de Estudos e Estratégia Turísticos Divisão de Recolha e Análise Estatística Direcção-Geral do Turismo Direcção de Serviços de Estudos e Estratégia Turísticos Divisão de Recolha e Análise Estatística Fevereiro/2005 SÍNTESE Em 2004, da população com 15 e mais anos residente no Continente,

Leia mais

3. O sobreendividamento dos consumidores: um estudo de caso

3. O sobreendividamento dos consumidores: um estudo de caso Observatório do Endividamento dos Consumidores Relatório de Actividades de 2002 30 3. O sobreendividamento dos consumidores: um estudo de caso No Relatório de Actividades de 2001 efectuámos um estudo do

Leia mais

RELATÓRIO ÚNICO 2011

RELATÓRIO ÚNICO 2011 RELATÓRIO ÚNICO 2011 ANEXO B FLUXO DE ENTRADA OU SAÍDA DE TRABALHADORES SÍNTESE ESTATÍSTICA NOTA INTRODUTÓRIA A legislação regulamentadora do Código do Trabalho criou uma obrigação única, a cargo dos empregadores,

Leia mais