RESPOSTA DE DUAS CULTIVARES DE SOJA SUBMETIDAS A DIFERENTES PERÍODOS DE ALAGAMENTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RESPOSTA DE DUAS CULTIVARES DE SOJA SUBMETIDAS A DIFERENTES PERÍODOS DE ALAGAMENTO"

Transcrição

1 RESPOSTA DE DUAS CULTIVARES DE SOJA SUBMETIDAS A DIFERENTES PERÍODOS DE ALAGAMENTO Neuri Antonio Feldmann 1 ; Christian Bredemeier 2 ; Danielle Almeida 3 ; Cecília Giordano 4 ; Fabiana Raquel Mühl 5 Aproximadamente 20% da área do Rio Grande do Sul é composta por solos de várzea, que apresentam como característica a sua formação em condições de hidromorfismo (Pauletto et al., 1998). Estes são utilizados basicamente para o cultivo do arroz irrigado, sendo que a rotação de culturas nestes solos é prática recomendada para aumentar o rendimento de grãos de arroz, pelo efeito direto na quebra de ciclo de insetos pragas, moléstias e de plantas daninhas, além de melhorar as características físicas e químicas do solo (IRGA, 2001). Entretanto, a gama de espécies que se adaptam às condições de alagamento e que proporcionam retornos econômicos em um sistema de rotação de culturas ainda é pequena. Neste contexto, enquadra-se a cultura da soja, que, embora introduzida e melhorada para áreas bem drenadas do Brasil, é uma espécie originária de áreas alagadiças do norte da China e apresenta variabilidade genética para tolerância ao excesso de umidade no solo (Thomas et al., 2010). A relevância desta espécie na agricultura é decorrente de sua capacidade de fixação de nitrogênio atmosférico por meio da simbiose com microrganismos e da sua utilização para a alimentação humana e animal (Reetz et al., 2008; Varshney et al., 2009). Esta relação simbiótica é diretamente afetada pela condição de hipoxia e a tolerância a esse estresse tem correlação com o tempo de duração do estresse, genótipo e propriedades do solo (Sullivan et al., 2001). Períodos de alagamento causam alterações anatômicas, morfológicas e fisiológicas nas plantas. Existe crescente demanda por genótipos de soja adaptados a estas condições de 1 Engenheiro Agrônomo, Mestre em Fitotecnia. Professor do Curso de Agronomia da Faculdade de Itapiranga FAI. neu_neuri@hotmail.com 2 Engenheiro Agrônomo, Doutor em Agronomia pela Universidade Técnica de Munique, Alemanha. Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Plantas de Lavoura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professor orientador do Programa de Pós-graduação em Fitotecnia. 3 Engenheira Agrônoma, Doutoranda do Programa da Pós-graduação da UFRGS. 4 Engenheira Agrônoma, Doutoranda do Programa da Pós-graduação da UFRGS. 5 Bióloga. Doutora em Agronomia. Professora do Curso de Agronomia da Faculdade de Itapiranga FAI.

2 excesso hídrico. Com este objetivo, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a resposta de duas cultivares de soja, Apollo e Fundacep 64 RR, à condição de estresse por excesso hídrico. O experimento foi realizado em casa de vegetação na Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, RS). Foram utilizadas duas cultivares comerciais de soja consideradas tolerantes ao excesso hídrico. As sementes foram pré-germinadas em câmara de germinação a 25 C por 36 h e inoculadas com inoculante comercial viável contendo as duas estirpes do gênero Bradyrhizobium indicadas para a cultura da soja (Bradyrhizobium elkanii e Bradyrhizobium japonicum), sendo posteriormente realizada a semeadura. As plantas foram conduzidas em vasos com volume de 1,3 L e, como substrato, utilizou-se vermiculita, por ser este substrato inerte. Foram feitas aplicações semanais de 200 ml de solução nutritiva sem nitrogênio (Sarruge, 1975) em cada vaso, para manter as plantas nutridas durante todo o período de avaliação. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, disposto em fatorial 2x4, com quatro repetições. O fator A foi formado por duas cultivares de soja: Apollo e Fundacep 64 RR, enquanto que o fator B foi constituído por diferentes períodos de alagamento (testemunha sem alagamento, 4 dias, 7 dias e 14 dias de alagamento). As plantas foram submetidas ao excesso hídrico no estádio de desenvolvimento V3 (Fehr e Caviness, 1977). Foram feitas avaliações do teor de nitrogênio na folha utilizando o clorofilômetro Minolta (Modelo SPAD-520 ). O clorofilômetro utiliza fontes luminosas e detectores para medir a luz transmitida pela lâmina foliar, em dois comprimentos de onda (região do vermelho 650 nm e do infravermelho 940 nm do espectro). A leitura é dada em unidades SPAD (Soil and Plant Analysis Development), que indicam a intensidade da coloração verde da folha e, indiretamente, a quantidade de clorofila (PIEKIELEK & FOX, 1992). As medições foram realizadas na folha central do último trifólio completamente expandido de cada planta. Foram efetuadas três medições, no início do alagamento, aos 4 dias e 14 dias após início do excesso hídrico. Foram determinados o número de nódulos por vaso, massa seca dos nódulos e massa seca das raízes e parte aérea das plantas, os quais foram previamente secos em estufa a 60 C por 72 h. Determinou-se também o teor de nitrogênio da parte aérea pelo método Kjeldahl, conforme descrito por Tedesco et al. (1995). O experimento foi conduzido por 14 dias após a retirada do excesso hídrico dos tratamentos, quando o experimento foi finalizado. Os resultados de massa seca estão expostos na Tabela 1. Como pode ser visto, a cultivar Apollo apresentou maior massa seca quando comparada a cultivar Fundacep 64 RR. Já para os diferentes períodos de alagamento, a testemunha apresentou maior massa seca,

3 enquanto que os demais tratamentos que permaneceram sob estresse hídrico por algum período não apresentaram diferença entre si. O excesso de água no solo durante a fase vegetativa diminuiu o desenvolvimento das plantas de soja, que apresentam menor número de nós com gemas que podem ser induzidas a florescer e, consequentemente, restringindo o potencial de rendimento de grãos (Thomas & Costa, 2010). A massa seca das raízes foi superior na cultivar Apollo (Tabela 1). Em relação aos tratamentos quando comparado a media das duas cultivares, quando submetido a estresse por alagamento durante 7 dias, se observou a menor produção de massa seca das raízes. Na Tabela 2, pode ser observado que as cultivares em estudo não apresentaram diferença entre o número de nódulos. Já na media das duas cultivares, a testemunha apresentou menor número de nódulos que os demais tratamentos que foram submetidos ao estresse por hipóxia. Para massa seca de nódulos a cultivar Apollo apresentou massa superior comparada a cultivar Fundacep 64 RR. O tratamento controle, não alagado, apresentou maior massa seca dos nódulos, em ambas cultivares. Em relação ao teor de nitrogênio na parte aérea da planta não houve diferença estatística entre as cultivares em estudo e os períodos de alagamento (Tabela 3). Isso pode ter ocorrido em função da capacidade de recuperação das plantas durante o intervalo de tempo entre retirada do excesso hídrico e finalização do experimento. Os resultados das leituras SPAD do clorofilômetro para todos os tratamentos em diferentes períodos de alagamento estão expostos na figura 1A. Os resultados mostram que com 0 dias, ou seja, no início do alagamento não existe diferença entre os tratamentos, o que já era esperado. No entanto, com 4 dias de alagamento todos os tratamentos apresentaram valores SPAD inferiores a testemunha, indicando menor teor de clorofila na folha. Na avaliação realizada aos 14 dias após início do alagamento não houve diferença significativa entre a testemunha e o tratamento submetido a 4 dias de excesso hídrico, sugerindo que com um pequeno período de estresse por alagamento as cultivares de soja utilizadas neste estudo foram capazes recuperar o teor de clorofila das folhas. Entretanto os tratamento de 7 dias e 14 dias de excesso hídrico obtiveram valores inferiores, não diferindo entre si. Os resultados comparando as duas cultivares de soja (Apollo e Fundacep 64 RR) apresentados na Figura 1B mostram que a cultivar Apollo apresenta maior teor de clorofila em todos os períodos de alagamento, o que indica uma característica intrínseca da cultivar. A inundação afetou significativamente a massa da matéria seca, o número de nódulos (que influência diretamente a fixação biológica) e teor de clorofila na folha.

4 Segundo os resultados deste estudo, a cultivar Apollo demonstrou melhor capacidade de adaptação ao estresse hídrico, enquanto que a cultivar Fundacep 64 RR se mostrou mais sensível ao excesso hídrico. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS FEHR, W.R.; CAVINESS, C.E. Stages of soybean development. Ames: State University of Science and Technology, 11p (Special report, 80). IRGA. Arroz irrigado: Recomendações técnicas da pesquisa para o sul do Brasil. Porto Alegre-RS, p. PAULETO, E.A.; SOUZA, R.O.; GOMES, A.S. Caracterização e manejo de solos de várzea cultivados com arroz irrigado. In: Produção de arroz irrigado. Universidade Federal de Pelotas, 659p., PIEKIELEK, W.P; FOX, R.H. Use of chlorophyll meter to predict side dress nitrogen requirements for maize. Agronomy Journal, v.84, n.1, p.59-65, REETZ, E.R.; SANTOS,C.; CORRÊA, S. Anuário Brasileiro da Soja. Santa Cruz do Sul: editora gazeta, 136p., SULLIVAN, T. P. et al. Effect of root genotype on shoot water relations in soybeans. Crop Science, v.15, n.3, p , TEDESCO, M. J. et al. Análise de solo, plantas e outros materiais - 2ª Ed. Porto Alegre: Departamento de Solos da UFRGS, p. THOMAS, A.L., & COSTA, J.A. Soja: manejo para alta produtividade de grãos. Porto Alegre, 2010, 243p. VARSHNEY, R.K. et al. Orphan legume crops enter the genomics era!. Current Opinion in Plant Biology, v.12, n.2, p , 2009.

5 Tabela 1. Massa seca da parte aérea e das raízes de plantas de soja, submetidas a diferentes períodos de alagamento. Cultivar Testemunha 4 dias 7 dias 14 dias Media Massa seca da parte aérea (g/vaso) Apollo 8,42 6,72 5,53 5,66 6,58a Fundacep 64 RR 6,64 4,78 3,65 4,49 4,89b Media 7,52A 5,75B 4,59B 5,08B CV(%) 16, Massa seca das raízes (g/vaso) Apollo 1,87 2,02 1,61 1,76 1,82a Fundacep 64 RR 1,61 1,12 0,97 1,31 1,25b Media 1,74A 1,57AB 1,29B 1,53AB CV(%) 17 (ns) não significativo pelo teste F. Medias seguidas pela mesma letra minúscula na coluna e maiúscula na linha não diferem estatisticamente pelo teste de Tukey (p < 0,05); Tabela 2. Número e massa seca de nódulos de rizóbios em plantas de soja, submetidas a diferentes períodos de alagamento. Cultivar Testemunha 4 dias 7 dias 14 dias Media Número de nódulos (nº/vaso) Apollo ns Fundacep 64 RR Media 98,5 B 123 A 135 A 123 A CV(%) 10, Massa seca de nódulos (g/vaso) Apollo 0,645 0,628 0,528 0,535 0,583 a Fundacep 64 RR 0,554 0,431 0,423 0,423 0,458 b Media 0,599A 0,529AB 0,475B 0,479B CV(%) 14,9 (ns) não significativo pelo teste F. Medias seguidas pela mesma letra minúscula na coluna e maiúscula na linha não diferem estatisticamente pelo teste de Tukey (p < 0,05); Tabela 3. Teor de N da parte aérea de plantas de soja, submetidas a diferentes períodos de alagamento. Cultivar Testemunha 4 dias 7 dias 14 dias Media Teor de nitrogênio da parte aérea (%) Apollo 3,68 4,21 4,42 4,36 4,17ns Fundacep 64 RR 4,47 4,07 4,38 4,22 4,29 Media 4,08ns 4,14 4,41 4,29 CV(%) 9,1 (ns) não significativo pelo teste F. Medias seguidas pela mesma letra minúscula na coluna e maiúscula na linha não diferem estatisticamente pelo teste de Tukey (p < 0,05).

6 Figura 1. Efeito do período de alagamento na leitura SPAD na média de duas cultivares de soja (A); efeito do período de alagamento na leitura SPAD das duas cultivares (B). A Apollo Fundacep 64 RR B SPAD SPAD 0 dias 4 dias 14 dias 0 dias 4 dias 14 dias

EFICIÊNCIA AGRÔNOMICA, DE ESTIRPES DE RIZOBIO NATIVO DO CERRADO DO TOCANTINS INOCULADOS EM FEIJÃO-CAUPI

EFICIÊNCIA AGRÔNOMICA, DE ESTIRPES DE RIZOBIO NATIVO DO CERRADO DO TOCANTINS INOCULADOS EM FEIJÃO-CAUPI EFICIÊNCIA AGRÔNOMICA, DE ESTIRPES DE RIZOBIO NATIVO DO CERRADO DO TOCANTINS INOCULADOS EM FEIJÃO-CAUPI Layssah Passos Soares 1 ; Aloisio Freitas Chagas Junior 2 1 Aluna do Curso de Agronomia; Campus de

Leia mais

Avaliação da eficiência agronômica de inoculante líquido contendo bactérias do gênero Azospirilium

Avaliação da eficiência agronômica de inoculante líquido contendo bactérias do gênero Azospirilium 202 Embrapa Soja. Documentos, 276 Avaliação da eficiência agronômica de inoculante líquido contendo bactérias do gênero Azospirilium Lucas de Cássio Marques'; Rubens José Camp0 2. UNIFIL; 2 Embrapa Soja.

Leia mais

Avaliação de aspectos produtivos de diferentes cultivares de soja para região de Machado-MG RESUMO

Avaliação de aspectos produtivos de diferentes cultivares de soja para região de Machado-MG RESUMO Avaliação de aspectos produtivos de diferentes cultivares de soja para região de Machado-MG Caio W. A. de SOUZA 1 ; André D. VEIGA 2 ; Patrícia A. VEIGA 3 ; Pedro A. P. L. da SILVA 4 ; Thulio A. de S.

Leia mais

INOCULAÇÃO DE SEMENTES DE SOJA: EFEITO DA DOSE DE INOCULANTE TURFOSO E DO USO DE AÇÚCAR COMO ADERENTE DA TURFA 1

INOCULAÇÃO DE SEMENTES DE SOJA: EFEITO DA DOSE DE INOCULANTE TURFOSO E DO USO DE AÇÚCAR COMO ADERENTE DA TURFA 1 Ministério da Agricultura e do Abastecimento Nº 61, ago/1999, p.1-7 Soja ISSN 1517-1752 Comunicado Técnico INOCULAÇÃO DE SEMENTES DE SOJA: EFEITO DA DOSE DE INOCULANTE TURFOSO E DO USO DE AÇÚCAR COMO ADERENTE

Leia mais

Arranjo espacial de plantas em diferentes cultivares de milho

Arranjo espacial de plantas em diferentes cultivares de milho Arranjo espacial de plantas em diferentes cultivares de milho JOSÉ C. CRUZ 1,, ISRAEL A. PEREIRA FILHO 1, MAURÍLIO F. de OLIVEIRA 1 1 Embrapa Milho e Sorgo. Caixa Postal 151 CEP. 35.701-970. Sete Lagoas,

Leia mais

Efeito do estresse por encharcamento no ciclo reprodutivo, no número de afilhos e no rendimento de grãos em trigo

Efeito do estresse por encharcamento no ciclo reprodutivo, no número de afilhos e no rendimento de grãos em trigo Efeito do estresse por encharcamento no ciclo reprodutivo, no número de afilhos e no rendimento de grãos em trigo Sydney Antonio Frehner Kavalco 1, Rafael Noernberg 2, Henrique de Souza Luche 3, Diego

Leia mais

RESULTADOS DE PESQUISA

RESULTADOS DE PESQUISA RESULTADOS DE PESQUISA 06 2017 ESTRESSE TÉRMICO POR FRIO EM PLANTAS DE SOJA EM MATO GROSSO DO SUL José Fernando Jurca Grigolli 1 Mirian Maristela Kubota Grigolli 2 Douglas de Castilho Gitti 3 André Luis

Leia mais

INFLUÊNCIA DA SUPRESSÃO DA IRRIGAÇÃO NOS DIFERENTES ESTÁGIOS FENOLÓGICOS DO FEIJÃO-CAUPI

INFLUÊNCIA DA SUPRESSÃO DA IRRIGAÇÃO NOS DIFERENTES ESTÁGIOS FENOLÓGICOS DO FEIJÃO-CAUPI INFLUÊNCIA DA SUPRESSÃO DA IRRIGAÇÃO NOS DIFERENTES ESTÁGIOS FENOLÓGICOS DO FEIJÃO-CAUPI 1 Mirandy dos Santos Dias; 1 José Felipe Bezerra da Silva; 2 Saniel Carlos dos Santos; 3 Mádson Correia dos Santos;

Leia mais

Disponibilidade hídrica e rendimento de grãos de cultivares de soja

Disponibilidade hídrica e rendimento de grãos de cultivares de soja Disponibilidade hídrica e rendimento de grãos de cultivares de soja NASCIMENTO JÚNIOR, L. 1 ; NEUMAIER, N. 3 ; CARMELLO, V. 1 ; FÁVARO, F. das N. 2 ; SILVA, E. A. 2 ; BRENZAM FILHO, F. 1 ; TOLEDO, C.F.

Leia mais

INFLUÊNCIA DO USO DE DIFERENTES INOCULANTES Bradyrhizobium E Azospirillum NO RENDIMENTO DE GRÃOS DA CULTURA DA SOJA

INFLUÊNCIA DO USO DE DIFERENTES INOCULANTES Bradyrhizobium E Azospirillum NO RENDIMENTO DE GRÃOS DA CULTURA DA SOJA INFLUÊNCIA DO USO DE DIFERENTES INOCULANTES Bradyrhizobium E Azospirillum NO RENDIMENTO DE GRÃOS DA CULTURA DA SOJA Fábio Karlec 1 ; Lucas Palaver 2 ; Pedro Ernesto Maschio 3 Palavras chaves: Bactérias,

Leia mais

APLICAÇÃO DE NITROGÊNIO NA CULTURA DA SOJA

APLICAÇÃO DE NITROGÊNIO NA CULTURA DA SOJA APLICAÇÃO DE NITROGÊNIO NA CULTURA DA SOJA Diana Stefani Everling 1 ; Marcos Lopes Escobar 2 ; Neuri Antônio Feldmann 3 ; Fabiana Raquel Mühl 4 ; Jonathan Hickmann 5 ; Larissa Botezini 5 ; Milena Borges

Leia mais

Avaliação do desenvolvimento inicial de milho crioulo cultivados na região do Cariri Cearense através de teste de germinação

Avaliação do desenvolvimento inicial de milho crioulo cultivados na região do Cariri Cearense através de teste de germinação Juazeiro do Norte-CE, 17 a 19 de Dezembro de Avaliação do desenvolvimento inicial de milho crioulo cultivados na região do Cariri Cearense através de teste de germinação Rubens Rangel Rolim 1 Silvério

Leia mais

3. Titulo: Testes para avaliação de linhagens de soja resistentes a percevejos.

3. Titulo: Testes para avaliação de linhagens de soja resistentes a percevejos. . Titulo: Testes para avaliação de linhagens de soja resistentes a percevejos..1. Pesquisadop: Gabriela Lesche Tonet Colabopadopes: Iedo Santos e Egidio Sbrissa.. Objetivo: Obter linhagens de soja que

Leia mais

CARACTERÍSTICAS FISIOLÓGICAS, FENOLÓGICAS E DE PRODUÇÃO DE CICLOS DE SELEÇÃO DO MILHO SARACURA, TOLERANTE AO ENCHARCAMENTO DO SOLO

CARACTERÍSTICAS FISIOLÓGICAS, FENOLÓGICAS E DE PRODUÇÃO DE CICLOS DE SELEÇÃO DO MILHO SARACURA, TOLERANTE AO ENCHARCAMENTO DO SOLO CARACTERÍSTICAS FISIOLÓGICAS, FENOLÓGICAS E DE PRODUÇÃO DE CICLOS DE SELEÇÃO DO MILHO SARACURA, TOLERANTE AO ENCHARCAMENTO DO SOLO Paulo César Magalhães 1, Celso Henrique Moreira Coelho 2, Elto Eugênio

Leia mais

A adubação nitrogenada é necessária para sustentar altos rendimentos de grãos de soja?

A adubação nitrogenada é necessária para sustentar altos rendimentos de grãos de soja? Universidade Federal do Rio Grande do Sul PPG Ciência do Solo Relação Solo-Planta A adubação nitrogenada é necessária para sustentar altos rendimentos de grãos de soja? Apresentador: Vítor Gabriel Ambrosini

Leia mais

Eficiência agronômica de inoculante líquido composto de bactérias do gênero AzospirÜ!um

Eficiência agronômica de inoculante líquido composto de bactérias do gênero AzospirÜ!um 208 Embrapa Soja. Documentos, 276 Eficiência agronômica de inoculante líquido composto de bactérias do gênero AzospirÜ!um Lucas de Cássio Marques'; Rubens José Campo 2. UNIFIL; 2 Enibrapa Soja. 1Acadêmico

Leia mais

TOLERÂNCIA DE CULTIVARES DE MAMONEIRA À TOXICIDADE DE ALUMÍNIO EM SOLUÇÃO NUTRITIVA.

TOLERÂNCIA DE CULTIVARES DE MAMONEIRA À TOXICIDADE DE ALUMÍNIO EM SOLUÇÃO NUTRITIVA. TOLERÂNCIA DE CULTIVARES DE MAMONEIRA À TOXICIDADE DE ALUMÍNIO EM SOLUÇÃO NUTRITIVA Adriana Rodrigues Passos 1, Simone Alves Silva 1, Fernando Irajá Félix de Carvalho 2, Irineu Hartwig 2, Maraísa Crestani

Leia mais

INFLUÊNCIA DA IDADE DA FOLHA NA SUSCETIBILIDADE DE PLANTAS DE SOJA À INFECÇÃO POR PHAKOPSORA PACHYRHIZI

INFLUÊNCIA DA IDADE DA FOLHA NA SUSCETIBILIDADE DE PLANTAS DE SOJA À INFECÇÃO POR PHAKOPSORA PACHYRHIZI INFLUÊNCIA DA IDADE DA FOLHA NA SUSCETIBILIDADE DE PLANTAS DE SOJA À INFECÇÃO POR PHAKOPSORA PACHYRHIZI Daiane Cristina Martins Barros (UEL-Bolsista PROIC /Fundação Araucária), Sheila Ariana Xavier, Marcelo

Leia mais

EVOLUÇÃO DO CONSÓRCIO MILHO-BRAQUIÁRIA, EM DOURADOS, MATO GROSSO DO SUL

EVOLUÇÃO DO CONSÓRCIO MILHO-BRAQUIÁRIA, EM DOURADOS, MATO GROSSO DO SUL EVOLUÇÃO DO CONSÓRCIO MILHO-BRAQUIÁRIA, EM DOURADOS, MATO GROSSO DO SUL Gessí Ceccon (1), Neriane de Souza Padilha (2), Islaine Caren Fonseca (3), Rodrigo César Sereia (4) & Antonio Luiz Neto Neto (5)

Leia mais

EFICIÊNCIA NO USO DE NITROGÊNIO DE GENÓTIPOS DE ARROZ EM SOLOS DE VÁRZEA ÚMIDA DO ESTADO DO TOCANTINS

EFICIÊNCIA NO USO DE NITROGÊNIO DE GENÓTIPOS DE ARROZ EM SOLOS DE VÁRZEA ÚMIDA DO ESTADO DO TOCANTINS EFICIÊNCIA NO USO DE NITROGÊNIO DE GENÓTIPOS DE ARROZ EM SOLOS DE VÁRZEA ÚMIDA DO ESTADO DO TOCANTINS Nathan Gonçalves dos Passos 1 ; Joedna Silva 2 ; Rodrigo Ribeiro Fidelis 3 1 Aluno do Curso de Agronomia;

Leia mais

EFEITO DO ÁCIDO ACÉTICO SOBRE A GERMINAÇÃO DE GENÓTIPOS DE ARROZ 1. INTRODUÇÃO

EFEITO DO ÁCIDO ACÉTICO SOBRE A GERMINAÇÃO DE GENÓTIPOS DE ARROZ 1. INTRODUÇÃO EFEITO DO ÁCIDO ACÉTICO SOBRE A GERMINAÇÃO DE GENÓTIPOS DE ARROZ LUZ, Viviane Kopp da (1) ; KOPP, Mauricio Marini (1) ; SILVA, Vanessa Neumann (1) ; FARIAS, Daniel da Rosa (1) ; MARINI, Naciele (1) ; SOUSA,

Leia mais

Normas Dris para Avaliação do Estado Nutricional de Cultivares de Soja Convencional e Transgênica

Normas Dris para Avaliação do Estado Nutricional de Cultivares de Soja Convencional e Transgênica Normas Dris para Avaliação do Estado Nutricional de Cultivares de Soja Convencional e Transgênica LUCAS MESSIAS ROMAGNOLI 1 ; FÁBIO ALVARES DE OLIVEIRA 1 ; CÉSAR DE CASTRO 1, GEDI JORGE SFREDO 1 Embrapa

Leia mais

INTERFERÊNCIA DA VELOCIDADE E DOSES DE POTÁSSIO NA LINHA DE SEMEADURA NA CULTURA DO MILHO

INTERFERÊNCIA DA VELOCIDADE E DOSES DE POTÁSSIO NA LINHA DE SEMEADURA NA CULTURA DO MILHO INTERFERÊNCIA DA VELOCIDADE E DOSES DE POTÁSSIO NA LINHA DE SEMEADURA NA CULTURA DO MILHO Odair José Lucatelli 1, Neuri Antonio Feldmann 2, Fabiana Raquel Mühl 3, Andersom Clayton Rhoden 2 Palavras chave:

Leia mais

RENDIMENTO DE FEIJÃO CULTIVADO COM DIFERENTES FONTES DE ADUBOS VERDES NA PRESENÇA E AUSÊNCIA DE COBERTURA NITROGENADA.

RENDIMENTO DE FEIJÃO CULTIVADO COM DIFERENTES FONTES DE ADUBOS VERDES NA PRESENÇA E AUSÊNCIA DE COBERTURA NITROGENADA. RENDIMENTO DE FEIJÃO CULTIVADO COM DIFERENTES FONTES DE ADUBOS VERDES NA PRESENÇA E AUSÊNCIA DE COBERTURA NITROGENADA. Alana Oliveira Silva 1 ; Manoel Mota dos Santos 2 ; 1 Aluno do Curso de Química Ambiental;

Leia mais

NODULAÇÃO E CRESCIMENTO DE PLANTAS DE SOJA COM USO DE INOCULANTE ASSOCIADO A APLICAÇÃO DE NITROGÊNIO, INSETICIDA E FUNGICIDA NA SEMENTE

NODULAÇÃO E CRESCIMENTO DE PLANTAS DE SOJA COM USO DE INOCULANTE ASSOCIADO A APLICAÇÃO DE NITROGÊNIO, INSETICIDA E FUNGICIDA NA SEMENTE NODULAÇÃO E CRESCIMENTO DE PLANTAS DE SOJA COM USO DE INOCULANTE ASSOCIADO A APLICAÇÃO DE NITROGÊNIO, INSETICIDA E FUNGICIDA NA SEMENTE Joel Hennecka 1, Gelson Kunst 1, Danilo Pavan 1, Rogério Klein 1,

Leia mais

EFEITO DE HERBICIDAS PRÉ-EMERGENTES NA GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE Phaseolus vulgaris L.

EFEITO DE HERBICIDAS PRÉ-EMERGENTES NA GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE Phaseolus vulgaris L. EFEITO DE HERBICIDAS PRÉ-EMERGENTES NA GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE Phaseolus vulgaris L. Autor(es): Apresentador: Orientador: Revisor 1: Revisor 2: Instituição: TIMM, Fabiana Carrett; BERVALD, Clauber

Leia mais

Anais do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão- CONPEEX (2010)

Anais do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão- CONPEEX (2010) Anais do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão- CONPEEX (2010) 5771-5775 AVALIAÇÃO DE GENÓTIPOS DE ARROZ IRRIGADO NO USO DE NITROGÊNIO CARVALHO, Glaucilene Duarte 1 ; DE CAMPOS, Alfredo Borges 2 & FAGERIA,

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO 2015/16

BOLETIM TÉCNICO 2015/16 1 01 AVALIAÇÃO DE CULTIVAR TECNOLOGIA RR (Roundu Objetivo Avaliar diferentes cultivares de soja com tecnologia RR (Roundup Ready) em duas épocas de semeadura em Lucas do Rio Verde MT. BOLETIM TÉCNICO 2015/16

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO ECOFISIOLÓGICA DE GENÓTIPOS DE SORGO GRANÍFERO CONTRASTANTES PARA A TOLERÂNCIA À SECA

CARACTERIZAÇÃO ECOFISIOLÓGICA DE GENÓTIPOS DE SORGO GRANÍFERO CONTRASTANTES PARA A TOLERÂNCIA À SECA CARACTERIZAÇÃO ECOFISIOLÓGICA DE GENÓTIPOS DE SORGO GRANÍFERO CONTRASTANTES PARA A TOLERÂNCIA À SECA Carlos César Gomes Júnior (2); Paulo César Magalhães (3); Mariana Melo Diniz Gomes (4); Alyne Oliveira

Leia mais

SELETIVIDADE DOS HERBICIDAS BENTAZON E NICOSULFURON PARA Crotalaria juncea e Crotalaria spectabilis

SELETIVIDADE DOS HERBICIDAS BENTAZON E NICOSULFURON PARA Crotalaria juncea e Crotalaria spectabilis SELETIVIDADE DOS HERBICIDAS BENTAZON E NICOSULFURON PARA Crotalaria juncea e Crotalaria spectabilis Cassio Henrique Pereira Nogueira¹, Núbia Maria Correia, Leonardo José Petean Gomes¹, Phellipe Sant Anna

Leia mais

Rendimento e caraterísticas agronômicas de soja em sistemas de produção com integração lavoura-pecuária e diferentes manejos de solo

Rendimento e caraterísticas agronômicas de soja em sistemas de produção com integração lavoura-pecuária e diferentes manejos de solo Rendimento e caraterísticas agronômicas de soja em sistemas de produção com integração lavoura-pecuária e diferentes manejos de solo Henrique Pereira dos Santos 1 Renato Serena Fontaneli 1 Ana Maria Vargas

Leia mais

Efetividade da fixação biológica de nitrogênio para diferentes cultivares de feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris l.) recomendadas para Minas Gerais 1

Efetividade da fixação biológica de nitrogênio para diferentes cultivares de feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris l.) recomendadas para Minas Gerais 1 Efetividade da fixação biológica de nitrogênio para diferentes cultivares de feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris l.) recomendadas para Minas Gerais 1 Jeniffer Barroso da Silva 2, Rayane Prado Costa 2 ;

Leia mais

PRODUÇÃO DE CULTIVARES DE AZEVÉM NO EXTREMO OESTE CATARINENSE. Palavras-chave: Lolium multiflorum L., Produção de leite, Pastagem de inverno.

PRODUÇÃO DE CULTIVARES DE AZEVÉM NO EXTREMO OESTE CATARINENSE. Palavras-chave: Lolium multiflorum L., Produção de leite, Pastagem de inverno. PRODUÇÃO DE CULTIVARES DE AZEVÉM NO EXTREMO OESTE CATARINENSE José Tiago Rambo Hoffmann 1 ; Leandro Werlang 1 ; Rogério Klein 1 ; Marcos Paulo Zambiazi 1 ; Fabiana Raquel Mühl 2 ; Neuri Antônio Feldman

Leia mais

SELETIVIDADE DOS HERBICIDAS BENTAZON E NICOSULFURON PARA Crotalaria juncea e Crotalaria spectabilis

SELETIVIDADE DOS HERBICIDAS BENTAZON E NICOSULFURON PARA Crotalaria juncea e Crotalaria spectabilis SELETIVIDADE DOS HERBICIDAS BENTAZON E NICOSULFURON PARA Crotalaria juncea e Crotalaria spectabilis NOGUEIRA, C. H. P (FCAV - UNESP, Jaboticabal/SP - nogueirachp@gmail.com), CORREIA, N. M. (Embrapa, Brasília/DF

Leia mais

AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO TARDIA DE COBALTO, NA ABSCISÃO DE FLORES E COMPONENTES DE PRODUTIVIDADE DO FEIJOEIRO COMUM (Vigna unguiculata).

AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO TARDIA DE COBALTO, NA ABSCISÃO DE FLORES E COMPONENTES DE PRODUTIVIDADE DO FEIJOEIRO COMUM (Vigna unguiculata). AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO TARDIA DE COBALTO, NA ABSCISÃO DE FLORES E COMPONENTES DE PRODUTIVIDADE DO FEIJOEIRO COMUM (Vigna unguiculata). Rezanio Martins Carvalho (bolsista do PIBIC/CNPq), Fabiano André Petter

Leia mais

USO DE REGULADOR DE CRESCIMENTO E AÇÃO DO NITROGÊNIO NA CULTURA DO TRIGO

USO DE REGULADOR DE CRESCIMENTO E AÇÃO DO NITROGÊNIO NA CULTURA DO TRIGO USO DE REGULADOR DE CRESCIMENTO E AÇÃO DO NITROGÊNIO NA CULTURA DO TRIGO Jardel Mateus Cavalheiro 1, Vaini Klein 1, Jones Scheneider 1, Danilo Pavan 1, Cristiano Buehrmann 1, Alan Daltoé 1, Neuri Antonio

Leia mais

ADENSAMENTO DE SEMEADURA EM TRIGO NO SUL DO BRASIL

ADENSAMENTO DE SEMEADURA EM TRIGO NO SUL DO BRASIL ADENSAMENTO DE SEMEADURA EM TRIGO NO SUL DO BRASIL - 2011 Pedro Luiz Scheeren 1, Antônio Faganello 1, João Leonardo Fernandes Pires 1, Vanderlei da Rosa Caetano 2, Ricardo Lima de Castro 1, Eduardo Caierão

Leia mais

Como hacer mas eficiente la mejora en el uso del N

Como hacer mas eficiente la mejora en el uso del N Zonas agrícolas en expansión: impactos y desafios impuestos por limitaciones a la productividad de cereales. PROGRAMA IBEROAMERICANO DE CIENCIA Y TECNOLOGIA PARA EL DESARROLLO (Paysandú, Uruguay) 26-27

Leia mais

AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DE MILHOS HÍBRIDOS CONSORCIADOS COM Brachiaria brizantha cv. MARANDÚ

AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DE MILHOS HÍBRIDOS CONSORCIADOS COM Brachiaria brizantha cv. MARANDÚ AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DE MILHOS HÍBRIDOS CONSORCIADOS COM Brachiaria brizantha cv. MARANDÚ Luanna de Andrade Silva¹; Aurélio Vaz-de-Melo²; 1 Aluna do Curso de Agronomia da UFT; Campus de Gurupi; e-mail:

Leia mais

EFICIÊNCIA DE ORTHENE 750 BR (ACEFATO) NO CONTROLE DE Euschistus heros) (HEMIPTERA: PENTATOMIDAE) NA CULTURA DA SOJA 1

EFICIÊNCIA DE ORTHENE 750 BR (ACEFATO) NO CONTROLE DE Euschistus heros) (HEMIPTERA: PENTATOMIDAE) NA CULTURA DA SOJA 1 EFICIÊNCIA DE ORTHENE 750 BR (ACEFATO) NO CONTROLE DE Euschistus heros) (HEMIPTERA: PENTATOMIDAE) NA CULTURA DA SOJA 1 CURIOLETTI, Luis Eduardo 3 ; GUEDES, Jerson V. Carús 3 ; RIBAS, Giovana Ghisleni 3

Leia mais

Av. Ademar Diógenes, BR 135 Centro Empresarial Arine 2ºAndar Bom Jesus PI Brasil (89)

Av. Ademar Diógenes, BR 135 Centro Empresarial Arine 2ºAndar Bom Jesus PI Brasil (89) Av. Ademar Diógenes, BR 135 Centro Empresarial Arine 2ºAndar Bom Jesus PI Brasil (89) 3562-2274 Efeito do uso dos produtos da linha Celleron no tratamento de semente e na parte aérea, para o aumento do

Leia mais

4.1 - Introdução. Fontes. Nitrogênio: requerido em grande quantidade pelas plantas. Nitrogênio do solo. Fertilizantes

4.1 - Introdução. Fontes. Nitrogênio: requerido em grande quantidade pelas plantas. Nitrogênio do solo. Fertilizantes 4 Fixação do Nitrogênio 1 4.1 - Introdução Nitrogênio: requerido em grande quantidade pelas plantas Nitrogênio do solo Fertilizantes Fontes FBN Nitrogênio: abundante na natureza (Fonte: Hungria et al.,

Leia mais

TÍTULO: ACÚMULO DE BIOMASSA E COMPRIMENTO DE RAIZ DE ESPÉCIES DE BRACHIARIA SUBMETIDAS A DUAS DISPONIBILIDADES HÍDRICAS

TÍTULO: ACÚMULO DE BIOMASSA E COMPRIMENTO DE RAIZ DE ESPÉCIES DE BRACHIARIA SUBMETIDAS A DUAS DISPONIBILIDADES HÍDRICAS TÍTULO: ACÚMULO DE BIOMASSA E COMPRIMENTO DE RAIZ DE ESPÉCIES DE BRACHIARIA SUBMETIDAS A DUAS DISPONIBILIDADES HÍDRICAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Leia mais

EFEITO DE DIFERENTES PERÍODOS DE SOMBREAMENTO NO DESENVOLVIMENTO DE PLANTAS DE TRIGO. RESUMO

EFEITO DE DIFERENTES PERÍODOS DE SOMBREAMENTO NO DESENVOLVIMENTO DE PLANTAS DE TRIGO. RESUMO EFEITO DE DIFERENTES PERÍODOS DE SOMBREAMENTO NO DESENVOLVIMENTO DE PLANTAS DE TRIGO. Reimar CARLESSO 1, Mirta T. PETRY 2, Dolores WOLSCHICK 3, Sidnei O. JADOSKI 4. RESUMO O objetivo deste experimento

Leia mais

Palavras chaves: Plantas de cobertura, Rendimento de grãos, Raphanus vulgaris.

Palavras chaves: Plantas de cobertura, Rendimento de grãos, Raphanus vulgaris. DESSECAÇÃO DE COBERTURA VERDE EM PRÉ-SEMEADURA DE MILHO Alan Pablo Daltoé 1 ; Neuri Antonio Feldmann 2 ; Fabiana Raquel Mühl 3 ; Anderson Clayton Rhoden 4, Marciano Balbinot 5, Jones Schneider 1, Paulo

Leia mais

EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE ESTIRPES DE RIZÓBIO NATIVOS DO CERRADO INOCULADOS EM CAUPI

EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE ESTIRPES DE RIZÓBIO NATIVOS DO CERRADO INOCULADOS EM CAUPI EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE ESTIRPES DE RIZÓBIO NATIVOS DO CERRADO INOCULADOS EM CAUPI Rogério Tavares Ribeiro¹; Aloísio Freitas Chagas Junior² 1 Aluno do Curso de Agronomia; Campus de Gurupi; e-mail rogeriotragro@uft.edu.br:

Leia mais

EFEITOS DA FERTILIZAÇÃO COM NITROGÊNIO E POTÁSSIO FOLIAR NO DESENVOLVIMENTO DO FEIJOEIRO NO MUNICÍPIO DE INCONFIDENTES- MG.

EFEITOS DA FERTILIZAÇÃO COM NITROGÊNIO E POTÁSSIO FOLIAR NO DESENVOLVIMENTO DO FEIJOEIRO NO MUNICÍPIO DE INCONFIDENTES- MG. EFEITOS DA FERTILIZAÇÃO COM NITROGÊNIO E POTÁSSIO FOLIAR NO DESENVOLVIMENTO DO FEIJOEIRO NO MUNICÍPIO DE INCONFIDENTES- MG. Vinícius P. CAMPAGNOLI 1 ; Marcus Vinicius S. TAVARES 1 ; Cleber K. de SOUZA

Leia mais

Efeitos de Diferentes níveis de estresse hídrico na caracterização ecofisiológica de genótipos de sorgo

Efeitos de Diferentes níveis de estresse hídrico na caracterização ecofisiológica de genótipos de sorgo Efeitos de Diferentes níveis de estresse hídrico na caracterização ecofisiológica de genótipos de sorgo Paulo César Magalhães () ; Maria Lúcia Ferreira Simeone () ; Newton Portilho Carneiro () ; Carlos

Leia mais

GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE FEIJÃO-CAUPI EM FUNÇÃO DA COLORAÇÃO DO TEGUMENTO

GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE FEIJÃO-CAUPI EM FUNÇÃO DA COLORAÇÃO DO TEGUMENTO Área: Tecnologia e Produção de sementes GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE FEIJÃO-CAUPI EM FUNÇÃO DA COLORAÇÃO DO TEGUMENTO Larisse Souza de Campos Oliva 1 ; Juliana Maria Espíndola Lima 2 ; Oscar José

Leia mais

ADEQUAÇÃO DO PROTOCOLO DE PROPAGAÇÃO RÁPIDA PARA CULTIVARES TRADICIONAIS DE MANDIOCA DO ALTO JACUÍ: DADOS PRELIMINARES

ADEQUAÇÃO DO PROTOCOLO DE PROPAGAÇÃO RÁPIDA PARA CULTIVARES TRADICIONAIS DE MANDIOCA DO ALTO JACUÍ: DADOS PRELIMINARES ADEQUAÇÃO DO PROTOCOLO DE PROPAGAÇÃO RÁPIDA PARA CULTIVARES TRADICIONAIS DE MANDIOCA DO ALTO JACUÍ: DADOS PRELIMINARES ROSSATO, Luciana 1, 6 ; GOLLE, Diego Pascoal 2, 6 ; MANFIO, Candida Elisa 3, 6 ; KOEFENDER,

Leia mais

INTERAÇÃO ENTRE NICOSULFURON E ATRAZINE NO CONTROLE DE SOJA TIGUERA EM MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM BRAQUIÁRIA

INTERAÇÃO ENTRE NICOSULFURON E ATRAZINE NO CONTROLE DE SOJA TIGUERA EM MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM BRAQUIÁRIA INTERAÇÃO ENTRE NICOSULFURON E ATRAZINE NO CONTROLE DE SOJA TIGUERA EM MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM BRAQUIÁRIA José Fernando Jurca Grigolli (1), André Luis Faleiros Lourenção (2) Introdução A região

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO INICIAL DE HÍBRIDOS DE MAMONEIRA COM SEMENTES SUBMETIDAS AO ENVELHECIMENTO ACELERADO

AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO INICIAL DE HÍBRIDOS DE MAMONEIRA COM SEMENTES SUBMETIDAS AO ENVELHECIMENTO ACELERADO AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO INICIAL DE HÍBRIDOS DE MAMONEIRA COM SEMENTES SUBMETIDAS AO ENVELHECIMENTO ACELERADO Fernanda Fernandes de Melo Lopes 1, Napoleão Esberard de Macedo Beltrão 2, José Pinheiro Lopes

Leia mais

Índice de clorofila em variedades de cana-de-açúcar tardia, sob condições irrigadas e de sequeiro

Índice de clorofila em variedades de cana-de-açúcar tardia, sob condições irrigadas e de sequeiro Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 7., 2010, Belo Horizonte Índice de clorofila em variedades de cana-de-açúcar tardia, sob condições irrigadas e de sequeiro Thiago Henrique Carvalho de Souza

Leia mais

ADENSAMENTO DE MAMONEIRA EM CONDIÇÕES DE SEQUEIRO EM MISSÃO VELHA, CE

ADENSAMENTO DE MAMONEIRA EM CONDIÇÕES DE SEQUEIRO EM MISSÃO VELHA, CE ADENSAMENTO DE MAMONEIRA EM CONDIÇÕES DE SEQUEIRO EM MISSÃO VELHA, CE Tarcísio Marcos de Souza Gondim 1 ; Ramon Araújo de Vasconcelos 2 ; Liv Soares Severino 3 ; Máira Milani 4 ; Márcia Barreto de Medeiros

Leia mais

Avaliação de variedades sintéticas de milho em três ambientes do Rio Grande do Sul. Introdução

Avaliação de variedades sintéticas de milho em três ambientes do Rio Grande do Sul. Introdução Avaliação de variedades sintéticas de milho em três ambientes do Rio Grande do Sul Machado, J.R. de A. 1 ; Guimarães, L.J.M. 2 ; Guimarães, P.E.O. 2 ; Emygdio, B.M. 3 Introdução As variedades sintéticas

Leia mais

COMPORTAMENTO DE SEMENTES DE ARROZ IRRIGADO NA GERMINAÇÃO: GENITORES E SUA GERAÇÃO F2

COMPORTAMENTO DE SEMENTES DE ARROZ IRRIGADO NA GERMINAÇÃO: GENITORES E SUA GERAÇÃO F2 COMPORTAMENTO DE SEMENTES DE ARROZ IRRIGADO NA GERMINAÇÃO: GENITORES E SUA GERAÇÃO F2 SOUZA, Marlon Scursone Motta 1 ; PESKE, Silmar Teichert 2 ; FREITAS, Demócrito Amorim Chiesa¹; MENEGHELLO, Geri Eduardo¹;

Leia mais

Controle da Mancha-em-Rede (Drechslera teres) em Cevada, Cultivar Embrapa 129, com os Novos Fungicidas Taspa e Artea, no Ano de 1998

Controle da Mancha-em-Rede (Drechslera teres) em Cevada, Cultivar Embrapa 129, com os Novos Fungicidas Taspa e Artea, no Ano de 1998 Controle da Mancha-em-Rede (Drechslera teres) em Cevada, Cultivar Embrapa 129, com os Novos Fungicidas Taspa e Artea, no Ano de 1998 Picinini, E.C. 1 ; Fernandes, J.M.C. 1 Introdução Em decorrência de

Leia mais

PRODUTIVIDADE DE CULTIVARES DE FEIJÃO-CAUPI EM FUNÇÃO DE DIFERENTES ÉPOCAS DE PLANTIO

PRODUTIVIDADE DE CULTIVARES DE FEIJÃO-CAUPI EM FUNÇÃO DE DIFERENTES ÉPOCAS DE PLANTIO PRODUTIVIDADE DE CULTIVARES DE FEIJÃO-CAUPI EM FUNÇÃO DE DIFERENTES ÉPOCAS DE PLANTIO Ana Paula Ribeiro Barros 1, Manoel Mota dos Santos 2 1 Aluna do curso de Agronomia;campus de Gurupi-To;e-mail: anpaulabarros@hotmail.com

Leia mais

PRODUTIVIDADE DE MILHO INOCULADO COM Azospirillum brasilense EM DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO, EM LATOSSOLO VERMELHO Safra 2012/13 INTRODUÇÃO

PRODUTIVIDADE DE MILHO INOCULADO COM Azospirillum brasilense EM DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO, EM LATOSSOLO VERMELHO Safra 2012/13 INTRODUÇÃO 1 PRODUTIVIDADE DE MILHO INOCULADO COM Azospirillum brasilense EM DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO, EM LATOSSOLO VERMELHO Safra 2012/13 Carla Maria Pandolfo 1, Gilcimar Adriano Vogt 2, Alvadi Antonio Balbinot

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE SOJA PRODUZIDAS NO MUNICÍPIO DE FREDERICO WESTPHALEN-RS

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE SOJA PRODUZIDAS NO MUNICÍPIO DE FREDERICO WESTPHALEN-RS AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE SOJA PRODUZIDAS NO MUNICÍPIO DE FREDERICO WESTPHALEN-RS Juliano dos Santos 1, Fabiana Raquel Mühl 2, Neuri Antonio Feldmann 3, Anderson Rhoden 3 Palavras-chave:

Leia mais

RESPOSTA DO MILHO SAFRINHA A DOSES E ÉPOCAS DE APLICAÇÃO DE POTÁSSIO

RESPOSTA DO MILHO SAFRINHA A DOSES E ÉPOCAS DE APLICAÇÃO DE POTÁSSIO RESPOSTA DO MILHO SAFRINHA A DOSES E ÉPOCAS DE APLICAÇÃO DE POTÁSSIO Marcelo Valentini Arf (1), Rafael Gonçalves Vilela (2), Rafael Ferreira Barreto (3) Introdução A cultura do milho cultivado durante

Leia mais

Comunicado234. Indicação de. Convencionais de Soja para o Sistema Produtivo de Terras B a ixas. Francisco de Jesus Vernetti Junior 1

Comunicado234. Indicação de. Convencionais de Soja para o Sistema Produtivo de Terras B a ixas. Francisco de Jesus Vernetti Junior 1 Comunicado234 Técnico Dezembro, ISSN 1806-9185 Pelotas, RS 2010 Indicação de Cultivares Convencionais de Soja para o Sistema Produtivo de Terras B a ixas Francisco de Jesus Vernetti Junior 1 No Rio Grande

Leia mais

ÍNDICE DE ESPIGAS DE DOIS HÍBRIDOS DE MILHO EM QUATRO POPULAÇÕES DE PLANTAS E TRÊS ÉPOCAS DE SEMEADURA NA SAFRINHA

ÍNDICE DE ESPIGAS DE DOIS HÍBRIDOS DE MILHO EM QUATRO POPULAÇÕES DE PLANTAS E TRÊS ÉPOCAS DE SEMEADURA NA SAFRINHA ÍNDICE DE ESPIGAS DE DOIS HÍBRIDOS DE MILHO EM QUATRO POPULAÇÕES DE PLANTAS E TRÊS ÉPOCAS DE SEMEADURA NA SAFRINHA Elvio Brasil Pinotti (1), Sílvio José Bicudo (2), Marcilei Correia Ferreira (3), Álvaro

Leia mais

PERÍODO CRÍTICO DE COMPETIÇÃO DAS PLANTAS DANINHAS NA BRS ENERGIA EM DUAS DENSIDADES DE PLANTIO

PERÍODO CRÍTICO DE COMPETIÇÃO DAS PLANTAS DANINHAS NA BRS ENERGIA EM DUAS DENSIDADES DE PLANTIO Página 1430 PERÍODO CRÍTICO DE COMPETIÇÃO DAS PLANTAS DANINHAS NA BRS ENERGIA EM DUAS DENSIDADES DE PLANTIO Napoleão Esberard de Macêdo Beltrão 1, Gibran da Silva Alves 2, José Félix de Brito Neto 1, Lígia

Leia mais

GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE MELANCIA EM DIFERENTES TEMPERATURAS 1. INTRODUÇÃO

GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE MELANCIA EM DIFERENTES TEMPERATURAS 1. INTRODUÇÃO GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE MELANCIA EM DIFERENTES TEMPERATURAS ANDRESSA PITOL 1 ; LUANA CAROLINA WEBER 2 ; CARLOS EDUARDO DA SILVA PEDROSO 3 1 Universidade Federal de Pelotas / UFPel andressapitol@yahoo.com.br

Leia mais

Rendimento e Propriedades Físicas de Grãos de Soja em Função da Arquitetura da Planta

Rendimento e Propriedades Físicas de Grãos de Soja em Função da Arquitetura da Planta Rendimento e Propriedades Físicas de Grãos de Soja em Função da Arquitetura da Planta 80 Fernando Vieira Turra¹, Solenir Ruffato², Priscylla Martins Carrijo Prado³, Marcelo Pastorello 4 RESUMO Existem

Leia mais

Termos para indexação: IVG, Vigor de sementes, Leguminosa tropical

Termos para indexação: IVG, Vigor de sementes, Leguminosa tropical CORRELAÇÃO ENTRE PESO DE SEMENTES E VIGOR E VELOCIDADE DE GERMINAÇÃO EM STYLOSANTHES GUIANENSIS (Aubl.) Sw. Mara Sousa Brasileiro 1, Marcelo Ayres Carvalho 2, Cláudio Takao Karia 2 ( 1 Universidade Estadual

Leia mais

15 AVALIAÇÃO DOS PRODUTOS SEED E CROP+ EM

15 AVALIAÇÃO DOS PRODUTOS SEED E CROP+ EM 15 AVALIAÇÃO DOS PRODUTOS SEED E CROP+ EM ASSOCIAÇÃO COM LOCKER NA CULTURA DA SOJA O objetivo neste trabalho foi avaliar o desempenho dos produtos (Seed e Crop+) e a sua associação com Locker em aplicação

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO 2015/16

BOLETIM TÉCNICO 2015/16 1 02 AVALIAÇÃO DE CULTIVAR TECNOLOGIA RR2 (Intacta Objetivo Avaliar diferentes cultivares de soja com tecnologia RR2 (Intacta RR2 PRO) em duas épocas de semeadura em Lucas do Rio Verde MT. BOLETIM TÉCNICO

Leia mais

SELEÇÃO DE GENÓTIPOS DE MILHO EM CONDIÇÕES DE ESTRESSE DE SECA EM CASA DE VEGETAÇÃO

SELEÇÃO DE GENÓTIPOS DE MILHO EM CONDIÇÕES DE ESTRESSE DE SECA EM CASA DE VEGETAÇÃO SELEÇÃO DE GENÓTIPOS DE MILHO EM CONDIÇÕES DE ESTRESSE DE SECA EM CASA DE VEGETAÇÃO Marco Antônio Ferreira Varanda¹; Aurélio Vaz de Melo² 1 Aluno do Curso de Agronomia; Campus de Gurupi; e-mail: marcofv@uft.edu.br;

Leia mais

AVALIAÇÃO DE ISOLADOS DE

AVALIAÇÃO DE ISOLADOS DE AVALIAÇÃO DE ISOLADOS DE Trichoderma asperellum COMO BIOPROMOTORES NA CULTURA DO ARROZ Lana Xavier Pires 1, Bárbara Carvalho Reis 2, Lorraine Stephanie de Lima 3, Marina Teixeira Arriel Elias 4, Klênia

Leia mais

13 AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DE NUTRIÇÃO VIA

13 AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DE NUTRIÇÃO VIA 13 AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DE NUTRIÇÃO VIA FOLIAR APLICADOS NA SOJA EM LUCAS DO RIO VERDE, MT O objetivo neste trabalho foi testar e avaliar o programa de nutrição foliar recomendado pela empresa Helena

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DA FENOLOGIA DE CULTIVARES DE SOJA EM AMBIENTE SUBTROPICAL

CARACTERIZAÇÃO DA FENOLOGIA DE CULTIVARES DE SOJA EM AMBIENTE SUBTROPICAL CARACTERIZAÇÃO DA FENOLOGIA DE CULTIVARES DE SOJA EM AMBIENTE SUBTROPICAL THIAGO SCHMITZ MARQUES DA ROCHA 1, ALENCAR JUNIOR ZANON 2, ANDRÉ TREVISAN DE SOUZA 3, BRUNO KRAULICH 1, FRANCISCO GIRALDI 1, JOSÉ

Leia mais

25 a 28 de novembro de 2014 Câmpus de Palmas

25 a 28 de novembro de 2014 Câmpus de Palmas RENDIMENTO E CLOROFILA DE CULTIVARES DE FEIJÃO-CAUPI EM FUNÇÃO DE DIFERENTES ÉPOCAS DE PLANTIO Daniele de Cássia Vieira de Sousa 1, Manoel Mota dos Santos 2 1 Aluna do Curso de Agronomia Campus de Gurupi

Leia mais

VIABILIDADE DO TRIGO CULTIVADO NO VERÃO DO BRASIL CENTRAL

VIABILIDADE DO TRIGO CULTIVADO NO VERÃO DO BRASIL CENTRAL VIABILIDADE DO TRIGO CULTIVADO NO VERÃO DO BRASIL CENTRAL Auri Fernando de Moraes 1, Alexandre Pereira Bonfá 1, Walter Quadros Ribeiro Júnior 2, Maria Lucrécia Gerosa Ramos 3, Júlio César Albrecht 2, Renato

Leia mais

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE CULTIVARES DE MILHO EM FUNÇÃO DA DENSIDADE DE SEMEADURA, NO MUNÍCIPIO DE SINOP-MT

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE CULTIVARES DE MILHO EM FUNÇÃO DA DENSIDADE DE SEMEADURA, NO MUNÍCIPIO DE SINOP-MT AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE CULTIVARES DE MILHO EM FUNÇÃO DA DENSIDADE DE SEMEADURA, NO MUNÍCIPIO DE SINOP-MT Alexandre Ferreira da Silva (1), Miguel Marques Gontijo Neto (2),Marcella Monteiro de Souza

Leia mais

DESBASTE CONTROLADO DOS RAMOS LATERAIS E POPULAÇÃO DE PLANTAS NA CULTURA DA MAMONEIRA

DESBASTE CONTROLADO DOS RAMOS LATERAIS E POPULAÇÃO DE PLANTAS NA CULTURA DA MAMONEIRA DESBASTE CONTROLADO DOS RAMOS LATERAIS E POPULAÇÃO DE PLANTAS NA CULTURA DA MAMONEIRA Belísia Lúcia Moreira Toscano Diniz 1, Francisco José Alves Fernandes Távora 1, Manoel Alexandre Diniz Neto 1 1UFC,

Leia mais

028 - Co-inoculação de rizóbio e Azospirillum brasilense em feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.)

028 - Co-inoculação de rizóbio e Azospirillum brasilense em feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) 028 - Co-inoculação de rizóbio e Azospirillum brasilense em feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) Co-inoculation of rhizobia and Azospirillum brasilense in common bean (Phaseolus vulgaris L.) VERONEZI, Sandro

Leia mais

RESPOSTA DA SOJA UTILIZANDO DIFERENTES CONDIÇÕES DE INOCULAÇÃO COM BRADYRHIZOBIUM.

RESPOSTA DA SOJA UTILIZANDO DIFERENTES CONDIÇÕES DE INOCULAÇÃO COM BRADYRHIZOBIUM. RESPOSTA DA SOJA UTILIZANDO DIFERENTES CONDIÇÕES DE INOCULAÇÃO COM BRADYRHIZOBIUM. SILVA, Lorrayne Lucinda 1 ; PINTO, Luciana Santos Rodrigues Costa 2. RESUMO: A soja (Glycine max (L.) Merrill) é uma cultura

Leia mais

Germinação de Sementes de Milho, com Diferentes Níveis de Vigor, em Resposta à Diferentes Temperaturas

Germinação de Sementes de Milho, com Diferentes Níveis de Vigor, em Resposta à Diferentes Temperaturas XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Germinação de Sementes de Milho, com Diferentes Níveis de Vigor, em Resposta à Diferentes Temperaturas Cesar Augusto

Leia mais

GIRASSOL EM SAFRINHA NO CERRADO DO DISTRITO FEDERAL: DESEMPENHO DE GENÓTIPOS EM

GIRASSOL EM SAFRINHA NO CERRADO DO DISTRITO FEDERAL: DESEMPENHO DE GENÓTIPOS EM GIRASSOL EM SAFRINHA NO CERRADO DO DISTRITO FEDERAL: DESEMPENHO DE GENÓTIPOS EM 2006 Vitor Carlos Pereira 1, Renato Fernando Amabile 2, Cláudio Guilherme Portela de Carvalho 3, Fernanda de Sousa Barbosa

Leia mais

III SIGRA Simpósio sobre Gramados 21 a 23 de Março de 2006

III SIGRA Simpósio sobre Gramados 21 a 23 de Março de 2006 INTENSIDADE DA COR VERDE E CONCENTRAÇÃO DE NITROGÊNIO NA LÂMINA FOLIAR DA GRAMA SANTO AGOSTINHO COMO INDICATIVOS DO ESTADO NUTRICIONAL EM NITROGÊNIO Leandro José Grava de Godoy 1, Roberto Lyra Villas Bôas

Leia mais

TEOR DE ÓLEO E RENDIMENTO DE MAMONA BRS NORDESTINA EM SISTEMA DE OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO

TEOR DE ÓLEO E RENDIMENTO DE MAMONA BRS NORDESTINA EM SISTEMA DE OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO TEOR DE ÓLEO E RENDIMENTO DE MAMONA BRS NORDESTINA EM SISTEMA DE OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO Tarcísio Marcos de Souza Gondim 1, Rosa Maria Mendes Freire 1, Catarina Chagas de Andrade 2, Liv Soares Serveino

Leia mais

PRODUTIVIDADE DE MILHO SAFRINHA EM AMBIENTES E POPULAÇÕES DE BRAQUIÁRIAS

PRODUTIVIDADE DE MILHO SAFRINHA EM AMBIENTES E POPULAÇÕES DE BRAQUIÁRIAS PRODUTIVIDADE DE MILHO SAFRINHA EM AMBIENTES E POPULAÇÕES DE BRAQUIÁRIAS Priscila Akemi Makino (1), Juslei Figueiredo da Silva (1), Antonio Luiz Neto Neto (1), Neriane de Souza Padilha (2), Gessí Ceccon

Leia mais

INOCULAÇÃO DE SEMENTES COM Azospirillum E NITROGÊNIO EM COBERTURA NO MILHO SAFRINHA

INOCULAÇÃO DE SEMENTES COM Azospirillum E NITROGÊNIO EM COBERTURA NO MILHO SAFRINHA INOCULAÇÃO DE SEMENTES COM Azospirillum E NITROGÊNIO EM COBERTURA NO MILHO SAFRINHA Alessandro Guerra da Silva (1), Aildson Pereira Duarte (2), Rita de Cássia Piedade (3), Hewerton Pires Costa (4), Kleryston

Leia mais

EFEITO DE DIFERENTES SISTEMAS DE TRATAMENTO DE SEMENTES COM CLORETO DE MEPIQUAT, SOBRE O CRESCIMENTO DAS PLANTAS DE ALGODOEIRO

EFEITO DE DIFERENTES SISTEMAS DE TRATAMENTO DE SEMENTES COM CLORETO DE MEPIQUAT, SOBRE O CRESCIMENTO DAS PLANTAS DE ALGODOEIRO EFEITO DE DIFERENTES SISTEMAS DE TRATAMENTO DE SEMENTES COM CLORETO DE MEPIQUAT, SOBRE O CRESCIMENTO DAS PLANTAS DE ALGODOEIRO Getúlio Takashi Nagashima (Universidade Estadual de Londrina - UEL / gtnagashima@yahoo.com.br),

Leia mais

ADEQUAÇÃO DO PROTOCOLO DE PROPAGAÇÃO RÁPIDA PARA CULTIVARES TRADICIONAIS DE MANDIOCA DO ALTO JACUÍ

ADEQUAÇÃO DO PROTOCOLO DE PROPAGAÇÃO RÁPIDA PARA CULTIVARES TRADICIONAIS DE MANDIOCA DO ALTO JACUÍ ADEQUAÇÃO DO PROTOCOLO DE PROPAGAÇÃO RÁPIDA PARA CULTIVARES TRADICIONAIS DE MANDIOCA DO ALTO JACUÍ ROSSATO, Luciana 1 ; DAMBRÓZ, Alice P. B 1 ;GOLLE, Diego Pascoal 2, KOEFENDER, Jana 3 ; MANFIO, Candida

Leia mais

DOIS VOLUMES DE CALDA EM QUATRO ESPAÇAMENTOS DE PLANTAS DE SOJA

DOIS VOLUMES DE CALDA EM QUATRO ESPAÇAMENTOS DE PLANTAS DE SOJA DOIS VOLUMES DE CALDA EM QUATRO ESPAÇAMENTOS DE PLANTAS DE SOJA Cley Donizeti Martins Nunes 1 ; Alvadi Balbinot Junior 2 ; Natália da Silva Garcia 3 Introdução Para a cultura da soja, o grande desafio

Leia mais

AJUSTE DA LÂMINA DE IRRIGAÇÃO NA PRODUTIVIDADE DA CULTURA DO FEIJÃO

AJUSTE DA LÂMINA DE IRRIGAÇÃO NA PRODUTIVIDADE DA CULTURA DO FEIJÃO AJUSTE DA LÂMINA DE IRRIGAÇÃO NA PRODUTIVIDADE DA CULTURA DO FEIJÃO KARINA ROSALEN 1,2*, VANDERLÉIA FORTUNA 1,2, PATRICIA MARA DE ALMEIDA 1,2, LEONARDO PANDOLFI 1, HUGO VON LINSINGEN PIAZZETTA 1,2 1 Universidade

Leia mais

ÍNDICE DE CLOROFILA FALKER E TEOR DE NITROGÊNIO EM FOLHAS DE COBERTURAS DE INVERNO, FEIJÃO E MILHO EM SUCESSÃO NO SUL DE MINAS GERAIS

ÍNDICE DE CLOROFILA FALKER E TEOR DE NITROGÊNIO EM FOLHAS DE COBERTURAS DE INVERNO, FEIJÃO E MILHO EM SUCESSÃO NO SUL DE MINAS GERAIS ÍNDICE DE CLOROFILA FALKER E TEOR DE NITROGÊNIO EM FOLHAS DE COBERTURAS DE INVERNO, FEIJÃO E MILHO EM SUCESSÃO NO SUL DE MINAS GERAIS Juarez G. do C. LEITE 1 ; Augusto R. da SILVA 2 ; Ariana V. SILVA 3

Leia mais

POPULAÇÕES DE CORDA-DE-VIOLA (Ipomoea spp.) DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ: PRINCIPAIS ESPÉCIES E TOLERÂNCIA AO GLYPHOSATE

POPULAÇÕES DE CORDA-DE-VIOLA (Ipomoea spp.) DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ: PRINCIPAIS ESPÉCIES E TOLERÂNCIA AO GLYPHOSATE POPULAÇÕES DE CORDA-DE-VIOLA (Ipomoea spp.) DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ: PRINCIPAIS ESPÉCIES E TOLERÂNCIA AO GLYPHOSATE ISSN 8888-8888 Volume 01, Número 01 Dezembro 2013 Pato Branco-PR NIPED niped@utfpr.edu.br

Leia mais

16 EFEITO DA APLICAÇÃO DO FERTILIZANTE FARTURE

16 EFEITO DA APLICAÇÃO DO FERTILIZANTE FARTURE 16 EFEITO DA APLICAÇÃO DO FERTILIZANTE FARTURE EM RELAÇÃO AO FORMULADO PADRÃO O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho do fertilizante Farture (00-12-12) em diferentes dosagens em relação ao

Leia mais

INTERAÇÃO E EFICIÊNCIA DE ESTIRPES DE BACTÉRIA FIXADORA DE NITROGÊNIO COM ADUBAÇÃO PK EM SOLO DE GURUPI-TOCANTINS

INTERAÇÃO E EFICIÊNCIA DE ESTIRPES DE BACTÉRIA FIXADORA DE NITROGÊNIO COM ADUBAÇÃO PK EM SOLO DE GURUPI-TOCANTINS INTERAÇÃO E EFICIÊNCIA DE ESTIRPES DE BACTÉRIA FIXADORA DE NITROGÊNIO COM ADUBAÇÃO PK EM SOLO DE GURUPI-TOCANTINS Rita de Cassia Cunha Saboya 1, Paulo Rogério Siriano Borges 2, Luciano Marcelo Fallé Saboya

Leia mais

Avaliação de Dez Cultivares de Sorgo em Dois Níveis de Fósforo em Solo de Cerrado em Casa de Vegetação

Avaliação de Dez Cultivares de Sorgo em Dois Níveis de Fósforo em Solo de Cerrado em Casa de Vegetação Avaliação de Dez Cultivares de Sorgo em Dois Níveis de Fósforo em Solo de Cerrado em Casa de Vegetação Fabricio Rodrigues 1, Michel C. da Rocha 2, Lidianne A. Silva 3, Flávio D. Tardin 4, Jurandir V. de

Leia mais

18 PRODUTIVIDADE DA SOJA EM FUNÇÃO DA

18 PRODUTIVIDADE DA SOJA EM FUNÇÃO DA 18 PRODUTIVIDADE DA SOJA EM FUNÇÃO DA APLICAÇÃO DE MACRONUTRIENTES EM PÓS- EMERGÊNCIA DA CULTURA O objetivo neste trabalho foi avaliar a aplicação de macronutrientes de diversas fontes e épocas de aplicação

Leia mais

COMPORTAMENTO DE CARACTERES DIRETOS DE RENDIMENTO EM CULTIVARES DE AVEIA BRANCA EM DISTINTAS DENSIDADES DE SEMEADURA E AMBIENTES DE CULTIVO.

COMPORTAMENTO DE CARACTERES DIRETOS DE RENDIMENTO EM CULTIVARES DE AVEIA BRANCA EM DISTINTAS DENSIDADES DE SEMEADURA E AMBIENTES DE CULTIVO. COMPORTAMENTO DE CARACTERES DIRETOS DE RENDIMENTO EM CULTIVARES DE AVEIA BRANCA EM DISTINTAS DENSIDADES DE SEMEADURA E AMBIENTES DE CULTIVO. GAVIRAGHI, Fernando 1 ; MARTINS, João A. K. 1 ; SCHTWENER, Diogo

Leia mais

Resposta espectral do feijão-caupi submetido a diferentes manejos de adubação

Resposta espectral do feijão-caupi submetido a diferentes manejos de adubação Resposta espectral do feijão-caupi submetido a diferentes manejos de adubação Nome dos autores: Karolline Sena Figuerêdo¹; Jacinto Pereira Santos² 1 Aluno do Curso de Agronomia; Campus de Gurupi-TO; e-mail:

Leia mais

Anais do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão ENEPE RESUMOS SIMPLES

Anais do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão ENEPE RESUMOS SIMPLES 645 RESUMOS SIMPLES... 646 646 RESUMOS SIMPLES AVALIAÇÃO BIOMÉTRICA DE DOIS CULTIVARES DE MILHO IRRIGADOS... 647 CONCENTRAÇÃO DE PROLINA EM CAMOMILA IRRIGADA... 648 MANEJO DE IRRIGAÇÃO EM FEIJÃO PÉROLA...

Leia mais

FISIOLOGIA DO ALGODOEIRO HERBÁCEO SUBMETIDO À ADUBAÇÃO SILICATADA

FISIOLOGIA DO ALGODOEIRO HERBÁCEO SUBMETIDO À ADUBAÇÃO SILICATADA FISIOLOGIA DO ALGODOEIRO HERBÁCEO SUBMETIDO À ADUBAÇÃO SILICATADA Lúcio Bastos Madeiros (UFCG / lucioagro@nmail.com), Pedro Dantas Fernandes (UFCG), Wagner Walker de Albuquerque Alves (UFCG), Hans Raj

Leia mais

EFEITO DO GLYPHOSATE NA ALTURA DO MILHO RR2 CULTIVADO NA SAFRINHA

EFEITO DO GLYPHOSATE NA ALTURA DO MILHO RR2 CULTIVADO NA SAFRINHA EFEITO DO GLYPHOSATE NA ALTURA DO MILHO RR2 CULTIVADO NA SAFRINHA Fábio Henrique Krenchinski (1), Leandro Paiola Albrecht (2), Alfredo Junior Paiola Albrecht (3), Victor José Salomão Cesco (1), Danilo

Leia mais