A evolução da televisão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A evolução da televisão"

Transcrição

1 A evolução da televisão

2 As várias narrativas na TV Qual TV? A TV comercial aberta tem a programação definida principalmente pelos níveis de audiência e pela concorrência. Nesta televisão, o público é o consumidor de produtos do intervalo comercial, de conteúdo produzido num ritmo frenético. A TV pública (educativa, de caráter público) interage com um cidadão e não apenas com o consumidor. O objetivo é a construção de um espaço público de diálogo entre diversos atores sociais e de diferentes comunidades culturais, num ambiente de produção audiovisual com a articulação de culturas regionais e locais, para a criação de um televisão plural e fundamentada na diversidade, com espaço para diversos grupos e para os produtores independentes (Jesus Martín Barbero).

3 A história da TV A criação da televisão foi possível a partir das descobertas da modificação do selênio (elemento químico) com o uso de corrente elétrica (luz), a existência de ondas eletromagnéticas (hertz). 1920: o americano Charles Jenkins fabrica um disco perfurado para captação e transmissão de imagens. John Baird também conseguiu o mesmo feito na Europa. (PATERNOSTRO, 1987). 1923: Valdimir Zworykin criou e registrou a patente do tubo iconoscópico (tubo a vácuo que converte a imagem em sinais elétricos) - o olho da TV. Em 1927, Zworykin transmite imagens numa distância de 45 km. Na Inglaterra, Baird teve avanços e em janeiro de 1926 fez a primeira demonstração para 50 cientistas. Ele conseguiu um contrato com a BBC.

4 John Baird

5 Doodle homenageia em 2016 os 90 anos desde a primeira demonstração de TV

6 As primeira transmissões de TV começam nos anos 30: em 1936 a BBC faz a transmissão da coroação do rei Jorge VI. Em 1939, a NBC transmite a inauguração da Feira Mundial de NY. Mas ainda havia um problema: a imagem reproduzida era deficiente. A válvula (tubo de raios catódicos - elétrons projetados em tela fluorescente) resolveu isso.

7 Desde o início dos anos 20 a proliferação mundial de emissoras de rádio foi vital para o desenvolvimento do modo de vida contemporâneo. A partir dos anos 50 a grande expansão da TV em muitos países, consolidou o principal meio de comunicação de massa.

8 A TV no Brasil A mídia televisiva no Brasil tem vocação comercial e de entretenimento e nasceu num momento de crescimento dos centros urbanos. A estreia aconteceu em julho de 1950 na TV de Assis Chateubriand (Diário da Noite, Diário de São Paulo, revista O Cruzeiro, Rádio Tupi), com a apresentação do Frei José Mojica (suporte de técnicos da RCA) no canal que viria a ser a TV Tupi. O primeiro programa de TV foi transmitido em 1950: um show com direção de Cassiano Gabus Mendes para 200 televisores na cidade de São Paulo: TV na Taba, com 2 horas de duração e convidados famosos (PATERNOSTRO, 1987). O primeiro telejornal foi Imagens do Dia na Tv Tupi SP, no ano do nascimento da TV mas o primeiro sucesso foi Repórter Esso (1953) que ficou no ar 20 anos. O Jornal de Vanguarda (Excelsior Rio, em ) inovou com vários locutores (entre eles Cid Moreira) abandonando o estilo radiofônico.

9 A programação da TV foi influenciada pelo rádio com debates, tele-teatros, humorísticos, música erudita na grade de programação e versões de programas já consagrados: Balança mas não cai, O Repórter Esso, Chacrinha. Foram criados programas de gêneros variados: Noite de Gala (Flávio Cavalcanti - TV Rio), Almoço com as Estrelas (Rio e São Paulo), O Céu é o Limite (Rio e SP): precursor de programas de perguntas e respostas e criador do bordão do J.Silvestre absolutamente certo!, Sítio do Picapau Amarelo, gincana Paulistas e Cariocas. A democratização do acesso aos aparelhos de televisão possibilitou a ampliação da TV e da audiência, com a criação de novas necessidades de consumo, impulsionadas pela publicidade e a briga pela audiência. Surgiam os programas com patrocínio: Grande Gincana Kibon, Teatro Walita...

10 A tv em cores A TV em cores foi viabilizada nos EUA em Padrões mais utilizados: Americano NTSC (National System Committee) Francês SECAM (Séquentiel en Couleurs et à Mémoire) Alemão PAL (Phase Alternative Line). No Brasil foi utilizado o PAL-M (compatibilizado com o padrão preto e branco norte-americano). Nos anos 60, os EUA tentavam alinhar toda a AL de acordo com seus interesses comerciais. Todo o continente americano aderiu à tecnologia NTSC com exceção do que viria a ser o Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai utilizaram o PAL-N) e o Brasil (PAL-M). (ALBORNOZ, LEIVA, 2012). A 1ª transmissão em cores no Brasil foi na TV Difusora de Porto Alegre, na Festa da Uva, em Era das telecomunicações globais: A primeira transmissão via satélite entre os EUA e Europa foi em O lançamento do primeiro satélite comercial (INTELSAT I) foi em A Rússia criou o próprio sistema (INTERSPUTNIK) e no Ocidente foi formado consórcio com mais de 100 países (INTELSAT).

11 O primeiro programa em rede foi o Jornal Nacional, em 1º de setembro de 1969, transmitido ao vivo via Embratel para a rede, consolidando a liderança em um ambiente de repressão instaurado após o golpe militar em 1964 (censura prévia a todos os programas nos anos 70). A revolução do VT A utilização do videotape (VT) possibilitou a melhoria na eficiência da produção, economia de custo e tempo, melhor qualidade nos programas e mais investimento em novelas, com a produção de telenovelas diárias na TV Excelsior e TV Tupi (PATERNOSTRO, 1987). Na década de 60 surge a TV Globo, associada ao grupo americano Time Life, que implanta o esquema de rede (afiliadas espalhadas pelo país). Surge a Embratel (Empresa Brasileira de Telecomunicações) que interliga o Brasil através de linhas básicas de micro-ondas e adere ao consórcio Intelsat.

12 Incêndios, dívidas e os novos canais Nos anos 70, Record e Bandeirantes tiveram o acervo queimado em incêndios. A TV Excelsior teve a concessão cassada pelo regime militar. Em 1980 a concessão da TV Tupi foi cassada por problemas financeiros e as emissoras foram divididas entre Sílvio Santos e Adolfo Bloch. Em 1981 a TVS passou a integrar o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) com altos índices de audiência e programação popular. A Rede Manchete foi inaugurada em 1983 com documentários e programas criados por produtoras independentes, marcando a terceira fase da TV brasileira. No final dos anos 80 houve o desmonte da estrutura estatal de telecomunicações e o início do sucateamento das TVs educativas e públicas. Em 2007 a EBC (Empresa Brasileira de Comunicações) tentou resgatar o espírito da TV pública mas tem transmissão restrita a grandes centros.

13 A era da TV digital: O legado da criação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre rompeu com a hegemonia americana e europeia de produção da tecnologia do setor televisivo, consolidando uma liderança regional do Brasil na AL e em parte dos países da América Central. O fim do sinal analógico consolida o desafio de uma TV com melhor qualidade de imagem num país de grandes dimensões geográficas e que respondeu rapidamente à mudança com a popularização da venda de telas de alta definição através de crediários de longo prazo. Mas a interatividade do sistema Ginga é incipiente. As TVs comerciais interagem com o público na segunda tela (em mídias sociais e sites) em programas de entretenimento.

14 Conteúdo produzido pelo público Os telejornais têm exibido conteúdo produzido pelo conteúdo como um efeito da convergência das mídias (TVTem e edição regional da Record). Vídeos produzidos pela audiência e utilizados como fonte da informação aproximam o telejornal do público com um ênfase em assuntos de interesse da população (chuva, acidentes de trânsito, denúncias). Perfumaria: o apresentador do Jornal Nacional William Bonner começou no ano passado a postar selfies, a fazer vídeos direto da redação e a publicar fotos de bastidores. O JR começou também a publicar no FB vídeos da apresentadora Adriana Araújo com notícias de forma bastante descontraída. Os apresentadores gravaram vídeo com resposta ao internauta em vídeo sobre como é a vida deles fora das telas (5.727 views).

15 Selfie do Bonner durante a maquiagem em fevereiro: 31 mil curtidas

16 Entretenimento e jornalistas O jornalismo se dilui em entetenimento e os jornalistas que antes apresentavam as principais notícias do dia agora vão apenas entreter o público na fusão do gênero jornalístico com gêneros cultural.

17 Novas narrativas jornalísticas na internet e na tv O estúdio Fluxo (Bruno Torturra, Mídia Ninja) lançou em fevereiro o programa Cortex, passeios em conversas sem cortes (2 horas de gravação). Na estreia o professor Paulo Saldiva (Faculdade de Medicina da USP) falou de zica, medidas de urgência e da cidade como ecossistema e a necessidade de recompor a gestão pública da saúde. Felipe Sian no JN grava reportagem em 360 em Bento Rodrigues.

AUTOR(ES): FELIPE VALEZI RODRIGUES, HILBERTO EMMANUEL PEREIRA SILVA, LUCAS D`AMICO CHIODA, MARIA CLARA DINIZ BORGES SOARES

AUTOR(ES): FELIPE VALEZI RODRIGUES, HILBERTO EMMANUEL PEREIRA SILVA, LUCAS D`AMICO CHIODA, MARIA CLARA DINIZ BORGES SOARES TÍTULO: FUNÇÃO SOCIAL E LINGUAGEM DO JORNAL NACIONAL CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: COMUNICAÇÃO SOCIAL INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO AUTOR(ES): FELIPE VALEZI

Leia mais

A VISÃO DA COMUNICAÇÃO PARA O FUTURO DO BROADCASTING E NOVAS MÍDIAS

A VISÃO DA COMUNICAÇÃO PARA O FUTURO DO BROADCASTING E NOVAS MÍDIAS A VISÃO DA COMUNICAÇÃO PARA O FUTURO DO BROADCASTING E NOVAS MÍDIAS Prof. Dr. Fernando C. Moura SET/Universidade Anhembi Morumbi A VISÃO DA COMUNICAÇÃO PARA O FUTURO DO BROADCASTING E NOVAS MÍDIAS Nesta

Leia mais

CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO CURSO: JORNALISMO EMENTAS 2018.1 3º PERÍODO DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL Histórico e conceituação da Comunicação Organizacional. Técnicas de Comunicação Organizacional Veículos impressos e veículos

Leia mais

Anos Adotado de linguagem coloquial e descontraída possibilita maior interação do emissor e receptor.

Anos Adotado de linguagem coloquial e descontraída possibilita maior interação do emissor e receptor. Anos 80 1 Maria Sônia do NASCIMENTO 2 Carlos Douglas MATEUS 3 Adriana Amorim de CARVALHO 4 Rondon Marques ROSA 5 Universidade Presidente Antonio Carlos, Conselheiro Lafaiete, MG 1. APRESENTAÇÃO Programete

Leia mais

apresentamos tudo que tem de bom A maior plataforma digital de samba

apresentamos tudo que tem de bom A maior plataforma digital de samba apresentamos tudo que tem de bom A maior plataforma digital de samba A BR Brazil Show é um novo hub de comunicação e entretenimento, com foco na música brasileira, em especial o samba, o pagode, bem

Leia mais

Especial News Canal Rural

Especial News Canal Rural Especial News Canal Rural NEWS POR EMAIL MARKETING NO BRASIL 92% dos usuários na internet tem ao menos 1 conta de email 72% checam a sua caixa de entrada de emails 6x ou + todos os dias Existem mais de

Leia mais

RECAPITULANDO - MEMÓRIA DA TELENOVELA NO BRASIL 1. Carla Pollake SILVA 2 Julio Cesar FERNANDES 3 Pedro Augusto MORARI 4

RECAPITULANDO - MEMÓRIA DA TELENOVELA NO BRASIL 1. Carla Pollake SILVA 2 Julio Cesar FERNANDES 3 Pedro Augusto MORARI 4 RECAPITULANDO - MEMÓRIA DA TELENOVELA NO BRASIL 1 Carla Pollake SILVA 2 Julio Cesar FERNANDES 3 Pedro Augusto MORARI 4 Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, SP RESUMO O projeto Recapitulando

Leia mais

Roberto Schmidt DIRETOR DE PLANEJAMENTO DE MARKETING DA TV GLOBO

Roberto Schmidt DIRETOR DE PLANEJAMENTO DE MARKETING DA TV GLOBO MÍDIA KIT Televisão A TV está integrada à nossa realidade. Ela faz parte da rotina, adiciona estabilidade, confiabilidade e ritmo ao dia a dia das casas e famílias. É um meio social que possibilita que

Leia mais

Rádio. Fundamentos e dados. Rodrigo Duguay

Rádio. Fundamentos e dados. Rodrigo Duguay Rádio Fundamentos e dados Rodrigo Duguay Fundamentos É um meio de caráter local. Como mídia Nacional ainda apresenta problemas: mesmo com a consolidação de algumas redes de rádio, é difícil obter-se grandes

Leia mais

Ficha de Trabalho: Tema 3

Ficha de Trabalho: Tema 3 Área / UFCD Competência a atingir (RA) CLC5 - Reconhece os impactos dos mass media na constituição do poder mediático e sua influência na regulação institucional. Nome: Ricardo Pontes Ficha de Trabalho:

Leia mais

Especial Blogs Canal Rural

Especial Blogs Canal Rural Especial Blogs Canal Rural ACESSO DE BLOGS NO BRASIL Pesquisa realizada pela boo-box em parceria com a Navegg traçou o perfil dos heavy users de blogs no Brasil. 69% do público são homens procurando canais

Leia mais

REGIÃO METROPOLITANA DE LONDRINA: SERVIÇO DE TELECOMUNICAÇÃO

REGIÃO METROPOLITANA DE LONDRINA: SERVIÇO DE TELECOMUNICAÇÃO REGIÃO METROPOLITANA DE LONDRINA: SERVIÇO DE TELECOMUNICAÇÃO Flávia Navarro dos Santos (PROIC/Fundação Araucária-UEL), Tânia Maria Fresca (Orientadora), e-mail: fresca@uel.br Universidade Estadual de Londrina/Departamento

Leia mais

Televisão Digital Terrestre

Televisão Digital Terrestre Televisão Digital Terrestre Televisão Terrestre Do Analógico ao Digital Supervisor: Abel Costa Monitor: Patrícia Ramos da Silva MIEEC - Coordenador: José Magalhães Cruz Francisco Silva(MIEEC)-120503161

Leia mais

Foto: Gabriel Lordêllo. Foto: Gildo Loyola. Foto: Fábio Vicentini. Foto: Vitor Jubini

Foto: Gabriel Lordêllo. Foto: Gildo Loyola. Foto: Fábio Vicentini. Foto: Vitor Jubini Foto: Gabriel Lordêllo Foto: Vitor Jubini Foto: Gildo Loyola Foto: Fábio Vicentini Foto: Marcos Fernandez Foto: Gabriel Lordêllo tvgazetaes.com Foto: Gabriel Lordêllo Foto: Vitor Jubini w w w. Foto: Gildo

Leia mais

REDE TEIA DE JORNALISMO: A integração dos veículos laboratoriais na Universidade Positivo para um jornalismo multiplataforma

REDE TEIA DE JORNALISMO: A integração dos veículos laboratoriais na Universidade Positivo para um jornalismo multiplataforma FÓRUM NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO (FNPJ) XIV ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO X CICLO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE JORNALISMO MODALIDADE DO TRABALHO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Leia mais

35 anos. Jornal Nacional. Respeito, credibilidade e 33 milhões de telespectadores. PROGRAMA DO JÔ A melhor forma para se terminar bem a noite

35 anos. Jornal Nacional. Respeito, credibilidade e 33 milhões de telespectadores. PROGRAMA DO JÔ A melhor forma para se terminar bem a noite Uma publicação da Direção Geral de Comercialização da Rede Globo. Outubro 2004 - Nº 501 Boletim de Informação para Publicitários Jornal Nacional 35 anos Respeito, credibilidade e 33 milhões de telespectadores

Leia mais

JOYCE PASCOWITCH foi editora e publisher da Revista do Gallery Around, que depois mudou o nome para A-Z, um sucesso editorial dos anos 80 que foi

JOYCE PASCOWITCH foi editora e publisher da Revista do Gallery Around, que depois mudou o nome para A-Z, um sucesso editorial dos anos 80 que foi DIRETO AO ASSUNTO O Grupo Glamurama é um pool de comunicação que produz conteúdo editorial exclusivo online e off-line, além de eventos especiais para públicos selecionados. Sob o olhar de Joyce Pascowitch,

Leia mais

MDD Mídias Interativas. A Evolução da TV no Brasil

MDD Mídias Interativas. A Evolução da TV no Brasil Pós-Graduação MDD Mídias Interativas A Evolução da TV no Brasil Apresentações Profª. Graciana Simoní Fischer de Gouvêa Email: graciana.fischer@prof.infnet.edu.br Evolução da TV Evolução do Homem x TV Evolução

Leia mais

A Parceria entre os Telejornais-laboratório da Universidade Positivo e da Universidade Federal de Santa Catarina relato da experiência paranaense

A Parceria entre os Telejornais-laboratório da Universidade Positivo e da Universidade Federal de Santa Catarina relato da experiência paranaense FÓRUM NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO (FNPJ) 2º ENCONTRO SUL-BRASILEIRO DE PROFESSORES DE JORNALISMO 5º ENCONTRO PARANAENSE DE ENSINO DE JORNALISMO MODALIDADE DO TRABALHO: Relato de Experiência GRUPO

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Curso: 42501 Jornalismo Disciplina: Jornalismo Audiovisual Núcleo Temático: Formação profissional Aplicação processual Prática laboratorial Código

Leia mais

AGROINSPIRADORAS. Mulheres no Agronegócio brasileiro

AGROINSPIRADORAS. Mulheres no Agronegócio brasileiro AGROINSPIRADORAS Mulheres no Agronegócio brasileiro Segundo uma pesquisa encomendada pela PwC e ABAG, foi constatado que as agricultoras e pecuaristas entrevistadas descendem de famílias produtoras no

Leia mais

Impresso e Internet: Interferências e Diferenças

Impresso e Internet: Interferências e Diferenças Impresso e Internet: Interferências e Diferenças Francisco Madureira prof.madureira@gmail.com Qualquer fato é notícia? O que torna uma notícia manchete? O que é notícia? Características da notícia: Vínculo

Leia mais

UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Planejamento para aplicação do plano de ensino Versão 05/09/2016 Pós-greve Disciplina: 3143-A - Processos de Gerenciamento em Rádio e TV Segunda-Feira

Leia mais

BELÉM TV MARCA NACIONAL Nº Síntese do Processo. Tipo de Sinal: VERBAL

BELÉM TV MARCA NACIONAL Nº Síntese do Processo. Tipo de Sinal: VERBAL MARCA NACIONAL Nº 544582 Síntese do Processo Nº do Pedido 1000022261 Data de Apresentação 17-03-2015 Data do Pedido 17-03-2015 Tipo de Modalidade NÃO APLICÁVEL A ESTA MODALIDADE BELÉM TV Tipo de Sinal:

Leia mais

Deda Questão Jornal da Ipanema Djalma Luiz Benette Cruzeiro do Sul Jornal Bom Dia O Deda Questão também é um blog com postagens que

Deda Questão Jornal da Ipanema Djalma Luiz Benette Cruzeiro do Sul Jornal Bom Dia O Deda Questão também é um blog com postagens que Apresentação O Deda Questão é uma coluna radiofônica que vai ao ar, de segunda a sexta-feira, na rádio Ipanema (FM 91,1Mhz) em dois horários: pela manhã, dentro do tradicional Jornal da Ipanema, a coluna

Leia mais

Média de ouvintes por minuto: Sexo Masculino: Sexo Feminino: Classes AB: Classe C: Classes DE:

Média de ouvintes por minuto: Sexo Masculino: Sexo Feminino: Classes AB: Classe C: Classes DE: O CAFÉ COM NOTÍCIA é apresentado pelo comunicador JUNIOR MOREIRA, que imprime um ritmo forte e dinâmico, com bom humor e alto astral. A primeira hora do programa (de 4h às 5h) é pautada na programação

Leia mais

SE LIGA BRASIL PATROCÍNIO E MERCHANDISING O NOVO PROGRAMA DAS MANHÃS COM MAIS INFORMAÇÃO E ENTRETENIMENTO. NOVEMBRO DE 2012 REDETV!

SE LIGA BRASIL PATROCÍNIO E MERCHANDISING O NOVO PROGRAMA DAS MANHÃS COM MAIS INFORMAÇÃO E ENTRETENIMENTO. NOVEMBRO DE 2012 REDETV! SE LIGA BRASIL PATROCÍNIO E MERCHANDISING NOVEMBRO DE 2012 REDETV! www.redetv.com.br www.redetv.com.br/comercial DEPARTAMENTO DE MARKETING REDETV! DIVISÃO PLANEJAMENTO DE MARKETING PUBLICITÁRIO O NOVO

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Curso: 42501 Jornalismo Disciplina: Jornalismo Audiovisual Núcleo Temático: Formação profissional Aplicação processual Prática laboratorial Código

Leia mais

UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Planejamento para aplicação do plano de ensino Disciplina: 3143-A - Processos de Gerenciamento em Rádio e TV Terça-Feira manhã Sala 77-1º

Leia mais

Pg. 1. TÍTULO: TUDO SOBRE: TELEVISÃO DURAÇÃO: 60 min GRAU: 6-8, 9-12 MATÉRIAS: FÍSICA, CIÊNCIAS NATURAIS E CIÊNCIAS SOCIAIS.

Pg. 1. TÍTULO: TUDO SOBRE: TELEVISÃO DURAÇÃO: 60 min GRAU: 6-8, 9-12 MATÉRIAS: FÍSICA, CIÊNCIAS NATURAIS E CIÊNCIAS SOCIAIS. TÍTULO: TUDO SOBRE: TELEVISÃO DURAÇÃO: 60 min GRAU: 6-8, 9-12 MATÉRIAS: FÍSICA, CIÊNCIAS NATURAIS E CIÊNCIAS SOCIAIS. DESCRIÇÃO Quando a companhia RCA apresentou a televisão em 1934, o novo invento causou

Leia mais

TÍTULO: HARD NEWS: APLICAÇÃO DO MÉTODO DE NOTÍCIAS RÁPIDAS NO TELEJORNALISMO

TÍTULO: HARD NEWS: APLICAÇÃO DO MÉTODO DE NOTÍCIAS RÁPIDAS NO TELEJORNALISMO TÍTULO: HARD NEWS: APLICAÇÃO DO MÉTODO DE NOTÍCIAS RÁPIDAS NO TELEJORNALISMO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: COMUNICAÇÃO SOCIAL INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO

Leia mais

Faculdade Angel Vianna / Prática de criação em vídeo. Tipos de Plano - Enquadramento. Plano Geral Plano de Conjunto

Faculdade Angel Vianna / Prática de criação em vídeo. Tipos de Plano - Enquadramento. Plano Geral Plano de Conjunto Faculdade Angel Vianna / Prática de criação em vídeo // 01 Tipos de Plano - Enquadramento Um filme é dividido em sequências, cenas e planos. O plano corresponde a cada tomada de cena, ou seja, à extensão

Leia mais

Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco

Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco TV Analógica e Digital Introdução à TV Analógica de Digital Prof. Márcio Lima E-mail:marcio.lima@poli.br Site: marcio.lima.poli.br 19.08.2014

Leia mais

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN JORNALISMO

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN JORNALISMO ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN JORNALISMO ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN A Escola de Comunicação e Design forma profissionais dinâmicos, com capacidade de apreender e acompanhar as demandas atuais. Os

Leia mais

Média de ouvintes por minuto: Sexo Masculino: Sexo Feminino: Classes AB: Classe C: Classes DE:

Média de ouvintes por minuto: Sexo Masculino: Sexo Feminino: Classes AB: Classe C: Classes DE: O CAFÉ COM NOTÍCIA é apresentado pelo comunicador Renato Gonçalves, que imprime um ritmo forte e dinâmico, com bom humor e alto astral. A primeira hora do programa (de 4h às 5h) é pautada na programação

Leia mais

O televisor ou aparelho de televisão capta as ondas eletromagnéticas e através de seus componentes internos as converte novamente em imagem e som.

O televisor ou aparelho de televisão capta as ondas eletromagnéticas e através de seus componentes internos as converte novamente em imagem e som. TELEVISÃO Temos a definição da palavra TELEVISÃO do grego como tele - distante e do latim visione visão; é um sistema eletrônico de recepção de imagens e som de forma instantânea. Funciona a partir da

Leia mais

Raissa Cristina Rossini 2 Flávio Falciano 3 Universidade Municipal de São Caetano do Sul 4

Raissa Cristina Rossini 2 Flávio Falciano 3 Universidade Municipal de São Caetano do Sul 4 Agência Jr. de Jornalismo AJO (Agência Experimental de Jornalismo da USCS) 1 Raissa Cristina Rossini 2 Flávio Falciano 3 Universidade Municipal de São Caetano do Sul 4 A AJO - Agência Experimental de Jornalismo

Leia mais

CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO CURSO: JORNALISMO EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO Estudo do objeto da Comunicação Social e suas contribuições interdisciplinares para constituição de uma teoria da comunicação.

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CÓDIGO UNIDADE 042 CÓD. CURSO CURSO 42501 JORNALISMO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO 121.3604.2 TELEJORNALISMO I 6ª 04 60 1 2011 PROFESSOR (A) VANDERLEI DIAS OBJETIVOS Geral: Possibilitar

Leia mais

Que comunicação queremos?

Que comunicação queremos? Uma visão alternativa dos fatos: outra mídia, outro jornalismo Que comunicação queremos? Rodrigo Murtinho Vice-diretor de Informação e Comunicação do ICICT / FIOCRUZ Pesquisador do Laboratório de Comunicação

Leia mais

DE EDINHO SANTA CRUZı

DE EDINHO SANTA CRUZı JOGO DO SILÊNCIO DE EDINHO SANTA CRUZ COM ORQUESTRA JUVENIL HELIÓPOLIS JOGO DO SILÊNCIO Projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet Artigo 18 Pronac: 14 2262 Custo do Projeto: R$ 672.195,00

Leia mais

A HISTÓRIA DA PROPAGANDA E DA MÍDIA NO BRASIL. Início do século XX. Anúncios vendem escravos, remédios e trabalhos de artesões.

A HISTÓRIA DA PROPAGANDA E DA MÍDIA NO BRASIL. Início do século XX. Anúncios vendem escravos, remédios e trabalhos de artesões. A HISTÓRIA DA PROPAGANDA E DA MÍDIA NO BRASIL Início do século XX Anúncios vendem escravos, remédios e trabalhos de artesões. Em 1821, inicia-se a mídia impressa no Brasil (jornal de anúncios O Diário

Leia mais

Sistema Brasileiro de Televisão. Atualizado em junho/2016

Sistema Brasileiro de Televisão. Atualizado em junho/2016 Sistema Brasileiro de Televisão Atualizado em junho/2016 Dados do Mercado de OTT e VOD no Brasil Tamanho de Mercado Outros México Brasil Argentina Netflix Claro Vídeo Vivendi NetMovies DirecTV Outros

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA RÁDIO

A IMPORTÂNCIA DA RÁDIO A IMPORTÂNCIA DA RÁDIO QUAL A ORIGEM DA PALAVRA RÁDIO? A origem da palavra RÁDIO, é uma palavra de nossa língua em equivalente INGLÊS A BROADCASTING, cuja sinoníma está relacionada a algo como semear aos

Leia mais

Especial Datas Comemorativas

Especial Datas Comemorativas Especial Datas Comemorativas A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DE CONTEÚDO O marketing de conteúdo é uma estratégia que visa o engajamento com seu público-alvo por meio da criação de conteúdo relevante e valioso,

Leia mais

Núcleo de projetos especiais. Mídia Kit 2016

Núcleo de projetos especiais. Mídia Kit 2016 Núcleo de projetos especiais Mídia Kit 2016 grupo glamurama O Grupo Glamurama é um pool de comunicação que produz conteúdo editorial exclusivo online e off-line, além de eventos especiais para públicos

Leia mais

JORNALISMO LEVE, DINAMISMO E INFORMAÇÃO COM ROSANA JATOBÁ

JORNALISMO LEVE, DINAMISMO E INFORMAÇÃO COM ROSANA JATOBÁ JORNALISMO LEVE, DINAMISMO E INFORMAÇÃO COM ROSANA JATOBÁ O MEIO 90% DAS PESSOAS ENTRE 30-49 ANOS OUVEM RÁDIO 4h40 MÉDIA DE HORAS OUVIDAS POR DIA Fonte: Book de Rádio Kantar Ibope Media Novembro de 2017.

Leia mais

Célula fotoéletrica. Em 1892, Julius Elster e Hans Getil inventam a célula fotoelétrica que permite a transmissão de imagens.

Célula fotoéletrica. Em 1892, Julius Elster e Hans Getil inventam a célula fotoelétrica que permite a transmissão de imagens. Comerciais detv Televisão Uma das formas de ficarmos ligados com o mundo é pela televisão. Através dela podemos saber o que acontece em diversos pontos do planeta, algumas vezes até com a sensação que

Leia mais

FRONTEIRA NOTÍCIAS 1ª EDIÇÃO SEGUNDA A SÁBADO, ÀS 12H

FRONTEIRA NOTÍCIAS 1ª EDIÇÃO SEGUNDA A SÁBADO, ÀS 12H FRONTEIRA NOTÍCIAS 1ª EDIÇÃO SEGUNDA A SÁBADO, ÀS 12H 1ª Edição O seu telejornal, da hora do almoço, totalmente em alta definição! O Fronteira Notícias 1ª Edição traz para mais de 890 mil telespectadores

Leia mais

Junho/2.016 Proposta Comercial

Junho/2.016 Proposta Comercial Junho/2.016 Proposta Comercial Proposta Comercial TV Serra Empresa: D Lourdes Aparecida pereira EI CNPJ: 19.350.902/0001-86 Endereço: Rua Camburi, 189 Bairro Maria Nilbe Serra Espírito Santo Fone: (27)

Leia mais

Desafio do jornalismo na era do engajamento

Desafio do jornalismo na era do engajamento Desafio do jornalismo na era do engajamento Luís Fernando Bovo - Estadão/2016 O jornalismo hoje: 2 maneiras de ver O jornalismo hoje: o que fazer? Apropriar-se das novas tecnologias e fazer a mesma coisa,

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase. Disciplina A - Telejornalismo I

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase. Disciplina A - Telejornalismo I Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo Ênfase Identificação Disciplina 0003033A - Telejornalismo I Docente(s) Mayra Fernanda Ferreira Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento

Leia mais

A emissora comunitária da maior cidade do Brasil

A emissora comunitária da maior cidade do Brasil Janeiro a Julho 2017 A emissora comunitária da maior cidade do Brasil Em São Paulo, a TV ABERTA está no ar desde 1997. Uma emissora sem fins lucrativos, fundada por um consórcio entre a Associação Vida

Leia mais

Cronologia CNT Central Nacional de Televisão (1993. a 1996) ANOS 90

Cronologia CNT Central Nacional de Televisão (1993. a 1996) ANOS 90 Cronologia CNT Central Nacional de Televisão (1993 a 1996) Elaborada para oferecer indicações temporais dos principais eventos que marcam a historia da emissora. Recurso de pesquisa formulado a partir

Leia mais

Cultura Mundo Especial Auschwitz ESPECIAL AUSCHWITZ

Cultura Mundo Especial Auschwitz ESPECIAL AUSCHWITZ Cultura Mundo Especial Auschwitz ESPECIAL AUSCHWITZ Sempre na busca de uma linguagem inovadora, ao combinar educação e entretenimento, a TV Cultura se tornou a emissora mais premiada do Brasil com sua

Leia mais

CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO CURSO: JORNALISMO EMENTAS - 2017.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS Estudo da relação entre a tecnologia e a comunicação visando a compreensão o fenômeno técnico de forma global.

Leia mais

Uma Ronda Pelo Programa Mais Popular Da TV Piauiense 1

Uma Ronda Pelo Programa Mais Popular Da TV Piauiense 1 Uma Ronda Pelo Programa Mais Popular Da TV Piauiense 1 Elinara Soares Barros de SOUSA 2 Tamires Ferreira COELHO 3 Orlando Maurício de Carvalho BERTI 4 Universidade de Federal do Piauí, Teresina, PI RESUMO

Leia mais

Ensino do Telejornalismo: uma experiência pedagógica laboratorial 1Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira

Ensino do Telejornalismo: uma experiência pedagógica laboratorial 1Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira 1 FÓRUM NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO (FNPJ) XIV ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO X CICLO NACIONAL DE PESQUISA EM JORNALISMO MODALIDADE DO TRABALHO: Relato de Experiência GRUPO DE

Leia mais

CURSO: JORNALISMO EMENTAS PERÍODO

CURSO: JORNALISMO EMENTAS PERÍODO CURSO: JORNALISMO EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO Estudo do objeto da Comunicação Social e suas contribuições interdisciplinares para constituição de uma teoria da comunicação.

Leia mais

BOM DIA FRONTEIRA SEGUNDA A SEXTA, ÀS 7H10

BOM DIA FRONTEIRA SEGUNDA A SEXTA, ÀS 7H10 BOM DIA FRONTEIRA SEGUNDA A SEXTA, ÀS 7H10 O Bom Dia Fronteira traz os principais assuntos do dia e os acontecimentos que marcaram as últimas horas no Oeste Paulista. Ao vivo, nossos repórteres levam à

Leia mais

TV Digital. Análise de Sistemas de Comunicações 2017/II Maria Cristina Felippetto De Castro

TV Digital. Análise de Sistemas de Comunicações 2017/II Maria Cristina Felippetto De Castro Pesquisa em inicia nos anos 70 Visava qualidade da imagem (cinema) Dificuldade em melhorar a qualidade da transmissão a partir de uma plataforma analógica Solução encontrada com o advento das tecnologias

Leia mais

PROGRAMAÇÃO LOCAL NOVIDADES NA NOVOS PROGRAMAS NO CEARÁ BOM DIA PRAÇA LOCAL EM VARGINHA E PRESIDENTEPRUDENTE DIÁRIO COMUNIDADE EM MOGI DAS CRUZES

PROGRAMAÇÃO LOCAL NOVIDADES NA NOVOS PROGRAMAS NO CEARÁ BOM DIA PRAÇA LOCAL EM VARGINHA E PRESIDENTEPRUDENTE DIÁRIO COMUNIDADE EM MOGI DAS CRUZES NOVIDADES NA ÇÃO LOCAL NOVOS S NO CEARÁ CONEXÃO CEARÁ PELO CARIRI #PARTIU BOM DIA PRAÇA LOCAL EM VARGINHA E PRESIDENTEPRUDENTE BOM DIA PRAÇA/LOCAL BOM DIA PRAÇA/LOCAL DIÁRIO COMUNIDADE EM MOGI DAS CRUZES

Leia mais

Ficha de Trabalho: Tema 3

Ficha de Trabalho: Tema 3 Área / UFCD Competência a atingir (RA) CLC5 - Reconhece os impactos dos mass media na constituição do poder mediático e sua influência na regulação institucional. Nome: Maria Helena ABEGÃO Data:11-7-11

Leia mais

Balanço 2016 Perspectivas Canal do Produtor TV

Balanço 2016 Perspectivas Canal do Produtor TV Canal do Produtor TV 207 208 Balanço 2016 Perspectivas 2017 Perspectivas 2017 LEVAR CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO A TODOS OS PRODUTORES RURAIS DO BRASIL Depois de consolidar uma programação totalmente voltada

Leia mais

O TDT e as televisões interconectadas

O TDT e as televisões interconectadas O TDT e as televisões interconectadas Bruno Pinho (up201305783) Fábio Pacheco (up201305406) José Miguel Rua (up201304346) Leonor Mendes de Freitas (201207603) Marcelo Silva (up201304681) 1 Resumo A evolução

Leia mais

PROTEÇÃO DO CONTEÚDO NACIONAL E REGIONALIZAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO

PROTEÇÃO DO CONTEÚDO NACIONAL E REGIONALIZAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO PROTEÇÃO DO CONTEÚDO NACIONAL E REGIONALIZAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO Audiência Pública Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática 28 de maio de 2014 Jandira Feghali O mercado audiovisual mundial

Leia mais

Gêneros e Formatos da Produção Audiovisual

Gêneros e Formatos da Produção Audiovisual Gêneros e Formatos da Produção Audiovisual Chacrinha, Chico Anysio, Jô Soares, Guel Arraes, David Letterman Silvio Santos, Ratinho Qual é a função da televisão? Qual a potencialidade da televisão? Qual

Leia mais

Night EXTENSÃO PLANO COMERCIAL

Night EXTENSÃO PLANO COMERCIAL Lady Night EXTENSÃO PLANO COMERCIAL PERÍODO 18.04 A 25.07.2019 GÊNERO HUMORÍSTICO HIGHLIGHTS 15 PROGRAMAS PREÇO DE 15" R$ 1.170,75 HORÁRIO 5 a feira APÓS 1ª LINHA DE SHOWS SIGLA NO SIS.COM SHO5 INSERÇÕES

Leia mais

EQUILÍBRIOS NO SISTEMA DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO (PÚBLICOS, COMERCIAIS E COMUNITÁRIOS) T1: La democratización de las comunicaciones en América Latina

EQUILÍBRIOS NO SISTEMA DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO (PÚBLICOS, COMERCIAIS E COMUNITÁRIOS) T1: La democratización de las comunicaciones en América Latina EQUILÍBRIOS NO SISTEMA DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO (PÚBLICOS, COMERCIAIS E COMUNITÁRIOS) T1: La democratización de las comunicaciones en América Latina Avanços Allana Meirelles Vieira 1 Brasil Em 2007, foi

Leia mais

(04h / 06h) MÉDIA DE OUVINTES POR MINUTO: SEXO MASCULINO: SEXO FEMININO: CLASSES AB: CLASSE C: CLASSES DE:

(04h / 06h) MÉDIA DE OUVINTES POR MINUTO: SEXO MASCULINO: SEXO FEMININO: CLASSES AB: CLASSE C: CLASSES DE: FEV A ABR/18 (04h / 06h) O CAFÉ COM NOTÍCIA é apresentado pelo comunicador Junior Moreira, responsável por imprimir um ritmo forte e dinâmico, com bom humor e alto astral. A primeira hora do programa (de

Leia mais

Resenha. Inovações no Telejornalismo: o que você vai ver a seguir (TOURINHO, Carlos Alberto Moreira. Vitória: EspaçoLivros, 2009.)

Resenha. Inovações no Telejornalismo: o que você vai ver a seguir (TOURINHO, Carlos Alberto Moreira. Vitória: EspaçoLivros, 2009.) Resenha Inovações no Telejornalismo: o que você vai ver a seguir (TOURINHO, Carlos Alberto Moreira. Vitória: EspaçoLivros, 2009.) Elane Gomes da SILVA 1 As mudanças constantes na comunicação televisiva

Leia mais

TV A Crítica/Record TV de Março A Crítica Play 10h CENTRAL DA FOLIA

TV A Crítica/Record TV de Março A Crítica Play 10h CENTRAL DA FOLIA e hora da folia! Mais uma vez a TV A Crítica/Record TV trará um time de peso e tecnologia de ponta para transmitir o desfile das escolas de samba de Manaus no Sambódromo, no dia 02 de Março pela TV e também

Leia mais

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL ABR/18

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL ABR/18 VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL ABR/18 O PROGRAMA Confiável, ágil e moderno, o Jornal da Record traz a notícia apurada para o telespectador. Celso Freitas e Adriana Araújo estão na bancada do telejornal que

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1102D - Comunicação Social: Radialismo. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1102D - Comunicação Social: Radialismo. Ênfase Curso 1102D - Comunicação Social: Radialismo Ênfase Identificação Disciplina 0003143A - Processos de Gerenciamento em Rádio e Televisão Docente(s) Willians Cerozzi Balan Unidade Faculdade de Arquitetura,

Leia mais

Projeto Festa Junina Cultural Arraiá do Parque. Março de 2013

Projeto Festa Junina Cultural Arraiá do Parque. Março de 2013 Projeto Festa Junina Cultural Arraiá do Parque Março de 2013 APRESENTAÇÃO Em comemoração a elevação de Resende na categoria de Vila à Cidade ocorrerá a Festa Junina Cultural, a qual será realizada em parceria

Leia mais

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL ABR/18

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL ABR/18 VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL ABR/18 O PROGRAMA A informação em tempo real, direta e ao vivo. Apresentado por Reinaldo Gottino na edição da tarde, o Balanço Geral é um jornal dinâmico, com notícias e reportagens

Leia mais

Tiragem: 30 mil exemplares (15 mil bancas 15 mil Mailing J.P), 192 páginas em média. Preço de capa: R$ 14,90

Tiragem: 30 mil exemplares (15 mil bancas 15 mil Mailing J.P), 192 páginas em média. Preço de capa: R$ 14,90 DIRETO AO ASSUNTO O Grupo Glamurama é especialista em ativação de marcas por meio de um conteúdo editorial único, além de eventos especiais para públicos selecionados. Sob o olhar de Joyce Pascowitch,

Leia mais

O Envolvimento dos Alunos do Curso de Jornalismo da Universidade Positivo no Telejornal-laboratório Diário

O Envolvimento dos Alunos do Curso de Jornalismo da Universidade Positivo no Telejornal-laboratório Diário FÓRUM NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO (FNPJ) 2º ENCONTRO SUL-BRASILEIRO DE PROFESSORES DE JORNALISMO 5º ENCONTRO PARANAENSE DE ENSINO DE JORNALISMO MODALIDADE DO TRABALHO: Relato de Experiência GRUPO

Leia mais

FRONTEIRA NOTÍCIAS 1ª EDIÇÃO SEGUNDA A SÁBADO, ÀS 12H

FRONTEIRA NOTÍCIAS 1ª EDIÇÃO SEGUNDA A SÁBADO, ÀS 12H FRONTEIRA NOTÍCIAS 1ª EDIÇÃO SEGUNDA A SÁBADO, ÀS 12H O seu telejornal, da hora do almoço, totalmente em alta definição! O Fronteira Notícias 1ª Edição traz para mais de 890 mil telespectadores do Oeste

Leia mais

Jornal Ponto Final 1. Mariana Aparecida CAMPOS 2 Mirela Verônica Leme Ramos 3 Luiz Antonio Veloso SIQUEIRA 4 Universidade Metodista de Piracicaba, SP

Jornal Ponto Final 1. Mariana Aparecida CAMPOS 2 Mirela Verônica Leme Ramos 3 Luiz Antonio Veloso SIQUEIRA 4 Universidade Metodista de Piracicaba, SP Jornal Ponto Final 1 Mariana Aparecida CAMPOS 2 Mirela Verônica Leme Ramos 3 Luiz Antonio Veloso SIQUEIRA 4 Universidade Metodista de Piracicaba, SP RESUMO A produção impressa é a forma mais tradicional

Leia mais

Um pequeno histórico da TV, que desde sua invenção passou por diversas transformações

Um pequeno histórico da TV, que desde sua invenção passou por diversas transformações Um pequeno histórico da TV, que desde sua invenção passou por diversas transformações A televisão nasceu como um sistema eletrônico que funciona a partir da conversão da luz e do som em ondas eletromagnéticas

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CÓDIGO UNIDADE 042 CÓD. CURSO CURSO 42501 JORNALISMO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO 121.3411.2 AUDIOJORNALISMO 4ª 04 68 1º/2011 PROFESSOR (A) LENIZE VILLAÇA / ALBERTO CHAMMAS NÚCLEO

Leia mais

Ao longo dos últimos 18 anos, ZECA BALEIRO construiu uma carreira sólida, sempre surpreendendo público e crítica a cada lançamento.

Ao longo dos últimos 18 anos, ZECA BALEIRO construiu uma carreira sólida, sempre surpreendendo público e crítica a cada lançamento. O projeto Visando iluminar o cenário musical brasileiro, contemplar variadas gerações de artistas e resgatar canções de diferentes estilos, este projeto propõe a realização e veiculação do BAILE DO BALEIRO

Leia mais

A MARCA PROGRAMAÇÃO. O Comedy Central dedica 100% de sua programação à comédia.

A MARCA PROGRAMAÇÃO. O Comedy Central dedica 100% de sua programação à comédia. A MARCA A MTV tem a missão de entreter, inspirar, celebrar e amplificar a vida dos jovens. O canal cria, influencia e reflete a cultura pop através da música e de todos os assuntos relevantes para os jovens

Leia mais

PROJETO DE LEI N o 4799, DE 2009

PROJETO DE LEI N o 4799, DE 2009 PROJETO DE LEI N o 4799, DE 2009 (Do Sr. Wladimir Costa) Acrescenta o art. 117-A na Lei n.º 4.117, de 27 de agosto de 2002, com o objetivo de assegurar a concessão e autorização de outorga de canal analógico

Leia mais

ATO DE CONCENTRAÇÃO. NEWCO Joint Venture SBT, Record e Rede TV! Alexandre Cordeiro

ATO DE CONCENTRAÇÃO. NEWCO Joint Venture SBT, Record e Rede TV! Alexandre Cordeiro ATO DE CONCENTRAÇÃO NEWCO Joint Venture SBT, Record e Rede TV! Alexandre Cordeiro APRESENTAÇÃO OBJETO DA NEWCO REGULAÇÃO vs CONCORRÊNCIA ASPECTOS CONCORRENCIAIS MERCADO RELEVANTE ATO DE CONCENTRAÇÃO PODER

Leia mais

grupo glamurama a revista canal poder DIRETO AO ASSUNTO

grupo glamurama a revista canal poder DIRETO AO ASSUNTO Mídia Kit 2016 grupo glamurama a revista canal poder DIRETO AO ASSUNTO O Grupo Glamurama é um pool de comunicação que produz conteúdo editorial exclusivo online e off-line, além de eventos especiais para

Leia mais

DIRETORIA COMERCIAL INTELIGÊNCIA DE MARKETING SBT PLATAFORMAS DIGITAIS E INTERATIVIDADE I SETEMBRO

DIRETORIA COMERCIAL INTELIGÊNCIA DE MARKETING SBT PLATAFORMAS DIGITAIS E INTERATIVIDADE I SETEMBRO DIRETORIA COMERCIAL INTELIGÊNCIA DE MARKETING SBT PLATAFORMAS DIGITAIS E INTERATIVIDADE I SETEMBRO 2015 1 DIRETORIA COMERCIAL INTELIGÊNCIA DE MARKETING SBT PLATAFORMAS DIGITAIS E INTERATIVIDADE I SETEMBRO

Leia mais

Jornal da Metodista Tatiana Paulino Costa 1 Alunos do 5 semestre de Jornalismo 2 Flávio Falciano 3 Universidade Metodista de São Paulo 4

Jornal da Metodista Tatiana Paulino Costa 1 Alunos do 5 semestre de Jornalismo 2 Flávio Falciano 3 Universidade Metodista de São Paulo 4 RESUMO Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação Jornal da Metodista Tatiana Paulino Costa 1 Alunos do 5 semestre de Jornalismo 2 Flávio Falciano 3 Universidade Metodista

Leia mais

TOTAL INVESTIDO R$ 0,00. (Fevereiro de 2012) TV R$ ,68 RÁDIO R$ ,59 REVISTAS R$ ,00 TOTAL INVESTIDO R$ 382.

TOTAL INVESTIDO R$ 0,00. (Fevereiro de 2012) TV R$ ,68 RÁDIO R$ ,59 REVISTAS R$ ,00 TOTAL INVESTIDO R$ 382. MÍDIAS (Janeiro de 2012) TV R$ 0,00 RÁDIO R$ 0,00 JORNAIS R$ 0,00 REVISTAS R$ 0,00 INTERNET R$ 0,00 OOH R$ 0,00 TOTAL INVESTIDO R$ 0,00 (Fevereiro de 2012) MÍDIAS TV R$ 14.871,68 RÁDIO R$ 306.462,59 JORNAIS

Leia mais

Houve um Retrocesso no Espaço Público? 1. Luciana C. B. de Araújo 2 Faculdade das Ciências da Administração de Pernambuco, Recife, PE.

Houve um Retrocesso no Espaço Público? 1. Luciana C. B. de Araújo 2 Faculdade das Ciências da Administração de Pernambuco, Recife, PE. Houve um Retrocesso no Espaço Público? 1 Luciana C. B. de Araújo 2 Faculdade das Ciências da Administração de Pernambuco, Recife, PE. RESUMO Neste artigo, relatamos um breve histórico sobre o pioneirismo

Leia mais

PROJETO COMERCIAL DIRETORIA COMERCIAL RECORD TV BELÉM BASE DE PREÇO: OUTUBRO/18

PROJETO COMERCIAL DIRETORIA COMERCIAL RECORD TV BELÉM BASE DE PREÇO: OUTUBRO/18 PROJETO COMERCIAL DIRETORIA COMERCIAL RECORD TV BELÉM BASE DE PREÇO: OUTUBRO/18 SOBRE O RECORD TV NAS CI FOTOS O EVENT O As badaladas ruas de Belém dará lugar, em um domingo especial, ao projeto Bora de

Leia mais

MAIS MILHO Em busca de uma cadeia produtiva unificada e forte

MAIS MILHO Em busca de uma cadeia produtiva unificada e forte + MAIS MILHO Em busca de uma cadeia produtiva unificada e forte PRINCIPAL CULTURA X ASSISTIU CANAL RURAL ÚLTIMOS 7 DIAS De acordo com os dados do Ipsos Marplan 2013, da amostra pesquisada que assiste tv

Leia mais

8,5 VEJA.COM PARA NÃO FICAR INDIFERENTE TVEJA. A melhor fonte para cobertura e informação em tempo real, apurada, Páginas. Visualizações de vídeos

8,5 VEJA.COM PARA NÃO FICAR INDIFERENTE TVEJA. A melhor fonte para cobertura e informação em tempo real, apurada, Páginas. Visualizações de vídeos TVEJA A melhor fonte para cobertura e informação em tempo real, apurada, analisada e contextualizada para VEJA. 61 milhões Páginas vistas 8,5 milhões Usuários únicos 2 milhões Visualizações de vídeos Comscore

Leia mais

A FESTA MAIS DEMOCRÁTICA DO BRASIL MARCA PRESENÇA NO SBT. SÃO 10 HORAS DE TRANSMISSÃO DURANTE OS 05 DIAS DO CARNAVAL BAIANO.

A FESTA MAIS DEMOCRÁTICA DO BRASIL MARCA PRESENÇA NO SBT. SÃO 10 HORAS DE TRANSMISSÃO DURANTE OS 05 DIAS DO CARNAVAL BAIANO. A FESTA MAIS DEMOCRÁTICA DO BRASIL MARCA PRESENÇA NO SBT. SÃO 10 HORAS DE TRANSMISSÃO DURANTE OS 05 DIAS DO CARNAVAL BAIANO. + SBT FOLIA 2016 A emissora oficial do Carnaval de Salvador trará seu projeto

Leia mais

Contexto Histórico da Comunicação Social em Caxias do Sul_. Paulo Cancian_

Contexto Histórico da Comunicação Social em Caxias do Sul_. Paulo Cancian_ Contexto Histórico da Comunicação Social em Caxias do Sul_ Paulo Cancian_ ZYOFFSETTV.COM_ Contexto Histórico da Comunicação Social em Caxias do Sul_02 ZYOFFSETTV.COM_ Áreas Meio eletrônico (rádio, TV geração

Leia mais

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL JANEIRO 2019

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL JANEIRO 2019 VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL JANEIRO 2019 A informação em tempo real, direta e ao vivo. Apresentado por Reinaldo Gottino na edição da tarde, o Balanço Geral é um jornal dinâmico, com notícias e reportagens

Leia mais

FRONTEIRA NOTÍCIAS 2ª EDIÇÃO SEGUNDA A SÁBADO, ÀS 19H10

FRONTEIRA NOTÍCIAS 2ª EDIÇÃO SEGUNDA A SÁBADO, ÀS 19H10 FRONTEIRA NOTÍCIAS 2ª EDIÇÃO SEGUNDA A SÁBADO, ÀS 19H10 2ª Edição O Fronteira Notícias 2ª Edição chega até a casa do telespectador no início da noite, trazendo os fatos mais importantes que aconteceram

Leia mais

René Marcelo (apresentador) diz:

René Marcelo (apresentador) diz: Apresentação: O programa Balanço Geral, é um produto de grande força Brasil a fora. Seu destaque fica por conta da afinidade com a comunidade, por se a voz das pessoas em formato de telejornal. René Marcelo,

Leia mais