Televisão Digital Terrestre

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Televisão Digital Terrestre"

Transcrição

1 Televisão Digital Terrestre Televisão Terrestre Do Analógico ao Digital Supervisor: Abel Costa Monitor: Patrícia Ramos da Silva MIEEC - Coordenador: José Magalhães Cruz Francisco Silva(MIEEC) Raul Teixeira (MIEM) Álvaro Queirós (MIEEC) Jorge Magalhães (MIEEC)

2 Sumário O inicio Evolução da televisão terrestre Vantagens e Desvantagens da TV Analógica e Digital Normas de sistemas analógicos NSTC, PAL e SECAM Conceitos, tecnologias e sistemas desenvolvidos para TDT Normas da Televisão Digital Terrestre Principais Características da TDT em Portugal Conclusão

3 O Início Na década de 1930 Vladimir Zworykin conseguiu patentear um aparelho, o iconoscópio, que foi essencial para a invenção do televisor. O iconoscópio é um dispositivo capaz de converter imagens em sinais eléctricos passíveis de serem usados para produzir uma imagem de televisão.

4 Evolução da televisão terrestre A televisão, até recentemente, no inicio do século XXI, era completamente analógica sendo o seu modo de transmissão as ondas rádio nas bandas VHF(Very High Frequency) e UHF(Ultra High Frequency).

5 TV Analógica vs. TV Digital A televisão analógica não possuí uma qualidade de som e imagem tão boa e por vezes há a presença de fantasmas, ruídos e interferências. Para além destes aspectos necessita ainda de uma antena para a transmissão do sinal da imagem, mas esta é bastante acessível e menos dispendiosa que no caso da televisão digital. A televisão digital assegura o estado ideal de chegada do sinal, sem interferência de qualquer tipo e com uma qualidade de som e imagem superior. Por outro lado, requer uma instalação dispendiosa.

6 Normas de sistemas analógicos NTSC, PAL e SECAM NTSC (National Television System Committee): Foi aprovado em 1941 como o primeiro sinal padrão de radiodifusão televisiva nos Estados Unidos, ainda existente nos dias de hoje. 525 linhas de resolução, das quais 480 são a imagem visível e as outras 45 são as VBI (Vertical Blanking Interval), que servem para estabelecer o tempo que o feixe de electrões necessita para se reposicionar, do final de um frame para o início do próximo frame. transmite 60 meios-frame por segundo (mais exatamente 59,94), ou seja, apresenta 29,97 fps(frames por segundo). utilizado nos países que usam uma corrente alternada de 60 Hertz (Hz). Algumas pessoas, apelidavam o sistema NTSC como "Never Twice The Same Color" (nunca a mesma cor duas vezes), pondo em questão a qualidade e estabilidade do sistema, comparativamente ao sistema PAL, de maior qualidade e estabilidade.

7 PAL (Phase Alternate Line): foi lançado em 1963, com as primeiras transmissões a começarem no Reino Unido em 1964 e na Alemanha em apresenta 625 linhas de resolução. Em contra-partida, e para fazer face ao tipo de corrente alternada que é usada na Europa, de 50 Hz, tem um varrimento de 25 fps, tornando a imagem por vezes um pouco "tremida" apesar da sua qualidade muito acima do sistema americano NTSC. Muitos chamavam este sistema de "Perfection at Last", já que a qualidade de imagem era muito superior ao sistema NTSC. Outros davam-lhe o nome de "Pay a Lot", já que os circuitos usados eram muito complexos e caros. SECAM (Séquentiel Couleur à Mémoire): (Cor Sequencial com Memória), é um sistema a cores analógico, que foi desenvolvido na França em 1956, sendo inaugurado no dia 1 de Outubro de transmite 625 linhas de resolução, das quais 576 são visíveis. Também usa a mesma frequência de varrimento do sistema PAL, de 50 varrimentos por segundo, 50 Hz. Difere do sistema PAL na medida em que a transmissão da cor é feita de maneira diferente, de uma forma sequencial: vermelhos e amarelos numa linha e azuis e amarelos na próxima linha.

8

9 Conceitos, tecnologias e sistemas desenvolvidos para TDT A Televisão digital usa um modo de modulação e compressão digital para enviar vídeo, áudio e sinais de dados aos aparelhos compatíveis com a tecnologia, proporcionando assim transmissão e recepção de maior quantidade de conteúdo por uma mesma frequência (canal) podendo obter imagem e som de alta qualidade (alta definição).

10 Normas da Televisão Digital Terrestre A televisão digital terrestre apresenta quatro principais normas, dependendo da região do mundo onde o sinal é difundido: DVB-T- O sistema europeu ATCS- O sistema Norte Americano ISDB-T- O sistema Japonês e Sul Americano; DMB-T/ADBT- O sistema Chinês

11 ATSC (Advanced Television Systems Committee) A norma de televisão digital ATCS surgiu nos Estados Unidos em 1987 com o intuito de substituir o sistema de televisão analógico NTSC. As principais características do ATCS são: Compressão vídeo MPEG Compressão áudio ATSC Standard A/52 (Dolby AC-3) Modulação 8-VSB

12 ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial ) A norma de televisão digital ISDB-T, uma evolução do DVB-T, surgiu no Japão na década de 70 e foi apontado como sendo o sistema que melhor responde a questões de mobilidade e portabilidade. Está neste momento em utilização no Japão, Brasil, Argentina, Chile, Venezuela, entre outros.

13 DMB-T/ADTB (Digital Terrestrial Multimedia Broadcast ) A norma de televisão digital DMB-T surgiu na China através de um projeto de investigação para a União Europeia (número do Project Eureka - EU14). Alguns países da Europa testaram este sistema cuja principal característica é a capacidade de utilização em movimento, permitindo que os utilizadores desta tecnologia sejam capazes de reproduzir nos seus dispositivos móveis áudio e vídeo, enquanto se deslocam a velocidades perto de 200km/h. Visualização de conteúdos em dispositivos móveis, uma característica da norma DMB-T/ADTB

14 DVB-T (Digital Video Broadcasting ) O DVB-T é um sistema desenvolvido pelo DVB Project que foi escolhido para a utilização na TDT em Portugal. Conhecido como padrão europeu de TV Digital, foi projetado a partir dos anos 80. Desde 1998, está em operação no Reino Unido, tendo chegado a outros países da União Europeia e à Austrália.

15 As principais características do DVB-T são: Compressão vídeo MPEG-2, MPEG-4 DVB-T (Digital Video Broadcasting ) Modulação OFDM com codificação de canal e utilizando nas sub-portadoras modulação QPSK, 16QAM ou 64QAM Em Portugal: Em Portugal o tipo de codificação existente é o MPEG-4. Este novo esquema de compressão, possibilita uma qualidade de vídeo superior, a um dado débito binário, uma resolução elevada e baixo requisitos de armazenamento. Gráfico comparativo entre a compressão de vídeo MPEG4/H264 e MPEG2, em relação á Qualidade/Bitrate,.

16 Normas da Televisão Digital Terrestre Tabela comparativa entre a norma DBV-T e ISDB-T:

17 Principais Características da TDT em Portugal A 26 de Abril de 2012 foi realizado o switch-off (desligar) da transmissão analógica do sinal televisivo em Portugal, foi assim adotado o uso de um sinal digital para difusão dos serviços de televisão: TDT Televisão Digital Terrestre. Foi escolhida a norma DVB-T (Digital Video Broadcasting - Terrestrial) e compressão de vídeo MPEG-4.

18 Principais Características da TDT em Portugal A TDT permite uma utilização mais eficiente do espectro radielétrico, razão pela qual a Comissão Europeia determinou que esta tecnologia fosse obrigatoriamente introduzida em todos os países da União Europeia, incluindo Portugal, estabelecendo um prazo para esta transição ate A Portugal Telecom ganhou o concurso lançado pela ANACOM e instalou a infraestrutura de rede necessária para cobrir todo o país com Televisão Digital.

19 Principais Características da TDT em Portugal Em Outubro de 2008 começaram as primeiras emissões experimentais do serviço de Televisão Digital Terrestre e ate 2009 realizaram-se diversos testes. O arranque oficial das emissões do serviço de Televisão Digital Terrestre (TDT) em Portugal deu-se em 29 de Abril de 2009, e o desligamento dos emissores e retransmissores analógicos ocorreu em três fases: Primeira fase Segunda fase ; Terceira fase

20 Mapa das fases de desligamento por região

21 Principais Características da TDT em Portugal Para uma maior facilidade na transição do sinal analógico para o digital, a Anacom, realizou uma campanha pedagógica, para informar as pessoas sobre esta transição, sendo efectuadas campanhas televisivas, distribuídos folhetos e guias:

22 Principais Características da TDT em Portugal Exemplo de uma campanha televisiva, em relação á mudança para a Televisão Digital terrestre (TDT).

23 Conclusão A televisão foi desde a sua criação a principal atracção no mundo das tecnologias, tendo sido a televisão analógica a primeira a ser criada e desenvolvida em finais da década de Esta sofreu grandes alterações sempre na perspectiva de melhorar a sua qualidade de imagem e som e também a sua acessibilidade e interactividade. Várias normas foram criados tanto para a televisão analógica como para a televisão digital, sendo estes dependentes das legislações, conflitos políticos e das próprias características de um país.

TDT Televisão Digital Terrestre

TDT Televisão Digital Terrestre Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto TDT Televisão Digital Terrestre Televisão Terrestre do analógico ao digital Realizado pelo grupo 2 da turma 9 de MIEEC: Álvaro Queirós Francisco Salgado

Leia mais

TV Digital. Análise de Sistemas de Comunicações 2017/II Maria Cristina Felippetto De Castro

TV Digital. Análise de Sistemas de Comunicações 2017/II Maria Cristina Felippetto De Castro Pesquisa em inicia nos anos 70 Visava qualidade da imagem (cinema) Dificuldade em melhorar a qualidade da transmissão a partir de uma plataforma analógica Solução encontrada com o advento das tecnologias

Leia mais

TDT Televisão Digital Terrestre

TDT Televisão Digital Terrestre TDT Televisão Digital Terrestre Carlos Lages DPT/PLT carlos.m.lages@telecom.pt TDT Televisão Digital Terrestre Índice Introdução à tecnologia Desenvolvimento da TDT em Portugal O que vai a PT disponibilizar

Leia mais

O TDT e as televisões interconectadas

O TDT e as televisões interconectadas O TDT e as televisões interconectadas Bruno Pinho (up201305783) Fábio Pacheco (up201305406) José Miguel Rua (up201304346) Leonor Mendes de Freitas (201207603) Marcelo Silva (up201304681) 1 Resumo A evolução

Leia mais

SISTEMAS DE VÍDEO. Instrutor : Claudio Younis

SISTEMAS DE VÍDEO. Instrutor : Claudio Younis SISTEMAS DE VÍDEO Instrutor : Claudio Younis VÍDEO Sequência de imagens exibidas em uma determinada velocidade de modo que nosso sistema visual (olho, retina, nervo óptico e cerébro) reconstrua o movimento

Leia mais

Figura 1: Modelo de referência em blocos de um transmissor de TV Digital qualquer

Figura 1: Modelo de referência em blocos de um transmissor de TV Digital qualquer 2 TV Digital O estudo para a transmissão terrestre digital do sinal de TV Digital, conhecida por DTTB (Digital Television Terrestrial Broadcasting) já vem sendo feito há mais de dez anos, com o surgimento

Leia mais

Redes de Difusão Digital Terrestre

Redes de Difusão Digital Terrestre FEUP 2006/2007 Redes de Difusão Digital Terrestre 10 Dezembro 2006 Trabalho por: Nuno Pássaro ee01228@fe.up.pt Nuno Faria ee01160@fe.up.pt Objectivos do Trabalho Análise do processo de passagem da TV analógica

Leia mais

Video Analógico. Pedro Alípio Telemédia

Video Analógico. Pedro Alípio Telemédia Video Analógico Pedro Alípio Telemédia 1 Medias Dinâmicos Medias Dinâmicos Também designados por Temporais ou Contínuos As dependências temporais entre os elementos que constituem a informação fazem parte

Leia mais

Formatos de Áudio e Vídeo Digital Introdução ao Vídeo

Formatos de Áudio e Vídeo Digital Introdução ao Vídeo Redes Multimídia 2016.2 Formatos de Áudio e Introdução ao Vídeo Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Turma: TEC.SIS.4T Redes Multimídia Conteúdo Programático :: 1 a Unidade 1. Aplicações

Leia mais

Televisão digital terrestre e a televisão analógica

Televisão digital terrestre e a televisão analógica Televisão digital terrestre e a televisão analógica PROJETO FEUP - 1MIEEC04_1 Diogo Rodrigues up201505840 Gonçalo Baptista up201504566 Hélder Pereira up201503799 Rui Ramos up201505455 Sumário Comparação

Leia mais

TV DIGITAL E SUAS TECNOLOGIAS. Willian Assalin da Silva - Acadêmicos da Faculdade Cenecista de Varginha - FACECA

TV DIGITAL E SUAS TECNOLOGIAS. Willian Assalin da Silva - Acadêmicos da Faculdade Cenecista de Varginha - FACECA TV DIGITAL E SUAS TECNOLOGIAS Willian Assalin da Silva - Acadêmicos da Faculdade Cenecista de Varginha - FACECA José Eduardo Silva Gomes - Orientador RESUMO Demonstrar os benefícios obtidos com a integração

Leia mais

TV Digital Interativa: Oportunidade ou Sonho? TV Digital

TV Digital Interativa: Oportunidade ou Sonho? TV Digital TV Digital Interativa: Oportunidade ou Sonho? Luiz Fernando Gomes Soares Departamento de Informática PUC-Rio lfgs@inf.puc-rio.br Resumo. Esta apresentação discute primeiramente as características da TV

Leia mais

TDT - Televisão Digital Terrestre

TDT - Televisão Digital Terrestre TDT - Televisão Digital Terrestre Televisão Terrestre do analógico ao digital Supervisor: Abel Costa Monitor: Patrícia Ramos da Silva Porto, Outubro 2012 Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica

Leia mais

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Comparações técnicas entre Televisão Analógica e TDT Projeto FEUP 1 ano - - Mestrado Integrado Engenharia Eletrotecnicas e Computadores: Equipa :1MIEEC04

Leia mais

A TDT será a nova forma de ver TV para todos os cidadãos que não têm serviços de televisão por subscrição

A TDT será a nova forma de ver TV para todos os cidadãos que não têm serviços de televisão por subscrição A TDT será a nova forma de ver TV para todos os cidadãos que não têm serviços de televisão por subscrição Actualmente Em 2012 ~40% dos lares portugueses têm serviços de TV por subscrição ~60% das casas

Leia mais

1.1 Descrição do Problema

1.1 Descrição do Problema 1 Introdução Os sistemas de televisão aberta estão passando, atualmente, por um processo de substituição de suas plataformas analógicas por plataformas e tecnologias digitais. Esta mudança está provocando

Leia mais

Sistemas de Radiodifusão de Áudio Digital

Sistemas de Radiodifusão de Áudio Digital Sistemas de Radiodifusão de Áudio Digital PTC2547 EPUSP 2016 Guido Stolfi PTC2547 - Guido Stolfi 1 / 55 Sistemas de Radiodifusão de Áudio Digital Eureka 147 Digital Audio Broadcasting DRM Digital Radio

Leia mais

Implementação da Televisão Digital Terrestre em Portugal. Lisboa, 16 de Abril de 2009

Implementação da Televisão Digital Terrestre em Portugal. Lisboa, 16 de Abril de 2009 Implementação da Televisão Digital Terrestre em Portugal Lisboa, 16 de Abril de 2009 Índice Implementação da TDT Iniciativas para a divulgação da TDT 2 Portugal encontra-se no grupo dos países que deverão

Leia mais

Já posso ter TV Digital Terrestre (TDT)?

Já posso ter TV Digital Terrestre (TDT)? Já posso ter TV Digital Terrestre (TDT)? Date : 28 de Dezembro de 2010 Ontem, em conversa com um colega, ele questionava-me se eu sabia se actualmente já podia usufruir da TV Digital Terrestre (TDT) na

Leia mais

ABINEE-TEC. Painel: Padrão TV Digital e Rádio Perspectivas para a Indústria de Componentes Investimentos e Mercado.

ABINEE-TEC. Painel: Padrão TV Digital e Rádio Perspectivas para a Indústria de Componentes Investimentos e Mercado. ABINEE-TEC Painel: Padrão TV Digital e Rádio Perspectivas para a Indústria de Componentes Investimentos e Mercado mkzuffo@lsi.usp.br Consórcio TAR Meios Eletrônicos Interativos Laboratório de Sistemas

Leia mais

Módulo 6 Compressão Vídeo Sistemas Multimédia

Módulo 6 Compressão Vídeo Sistemas Multimédia Módulo 6 Compressão Vídeo Sistemas Multimédia Universidade de Aveiro 1 Sumário O sinal vídeo O vídeo digital- CCITT 601 Os formatos de vídeo Compressão de vídeo Redução de informação Redundância temporal

Leia mais

Possibilidades de implementação de acesso a internet e novos serviços

Possibilidades de implementação de acesso a internet e novos serviços Possibilidades de implementação de acesso a internet e novos serviços Sistemas televisivos (Analógico e Digital) Razões que levaram ao fim do sistema Analógico TDT em Portugal comparando com o resto da

Leia mais

TDT em Portugal Perspectivas futuras para a Difusão Digital Terrestre de Televisão

TDT em Portugal Perspectivas futuras para a Difusão Digital Terrestre de Televisão Faculdade de Engenharia TDT em Portugal Perspectivas futuras para a Difusão Digital Terrestre de Televisão TDT e televisões conectadas Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Leia mais

Televisão Digital Terrestre

Televisão Digital Terrestre Televisão Digital Terrestre Do analógico ao Digital Autores: André Cardoso - 120503033 Diogo Alpuim - 120503034 Marcelo Silva - 120503054 Miguel Soares - 120503075 Equipa: 1MIEEC09_01 Monitor: Patrícia

Leia mais

RÁDIO DIGITAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

RÁDIO DIGITAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS RÁDIO DIGITAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS O QUE É O RÁDIO DIGITAL? Sons (são variações de pressão), propagam-se no ar. Quando captadas por um microfone e amplificadas por um dispositivo eletrônico, transformam-se

Leia mais

Sistemas de Radiodifusão Sonora Digital Terrestre

Sistemas de Radiodifusão Sonora Digital Terrestre Sistemas de Radiodifusão Sonora Digital Terrestre Lúcio Martins da Silva AUDIÊNCIA PÚBLICA COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA SENADO FEDERAL ASSUNTO: IMPLANTAÇÃO DA RÁDIO

Leia mais

TDT em Portugal. Perspetivas futuras para a Difusão Digital Terrestre da Televisão. Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

TDT em Portugal. Perspetivas futuras para a Difusão Digital Terrestre da Televisão. Engenharia Eletrotécnica e de Computadores Engenharia Eletrotécnica e de Computadores TDT em Portugal Perspetivas futuras para a Difusão Digital Terrestre da Televisão 1MIEEC_10 João Magalhães (up201305379) Nuno Barbosa (up201303550) Pedro Moura

Leia mais

Prof. Cláudio Henrique Albuquerque Rodrigues

Prof. Cláudio Henrique Albuquerque Rodrigues Prof. Cláudio Henrique Albuquerque Rodrigues As estações terão direito a um outro canal de 6 MHz, permitindo uma transição para a tecnologia digital sem haver interrupção da transmissão de sinais analógicos.

Leia mais

2 Padrões de TV Digital

2 Padrões de TV Digital 2 Padrões de TV Digital Neste capítulo, é apresentada uma breve descrição dos diferentes padrões atualmente propostos para aplicação no Brasil. 2.1. Padrões de TV digital Para descrever os padrões atualmente

Leia mais

Introdução a Televisão Digital

Introdução a Televisão Digital Introdução a Televisão Digital Luciano Leonel Mendes 1, Sandro Adriano Fasolo 2 Resumo O objetivo deste artigo é apresentar uma análise sobre os fundamentos e padrões utilizados para radiodifusão da Televisão

Leia mais

Tiago Guedes 10º 13ª

Tiago Guedes 10º 13ª Tiago Guedes 10º 13ª Introdução A transmissão de dados ou informação consiste na utilização de um suporte de informação para a transportar entre dois pontos fisicamente distantes. Este trabalho apresenta

Leia mais

TE111 Comunicação Digital

TE111 Comunicação Digital TE111 Comunicação Digital Transmissão Digital Passa Banda 17 de setembro de 2013 Modulações Digitais Básicas ASK FSK PSK Representação Complexa de Sinais Passa-Faixa g(t) = g I (t) cos(2πf c t) g Q (t)

Leia mais

PLANO BÁSICO DE DISTRIBUIÇÃO DE CANAIS DIGITAIS - PBTVD

PLANO BÁSICO DE DISTRIBUIÇÃO DE CANAIS DIGITAIS - PBTVD PLANO BÁSICO DE DISTRIBUIÇÃO DE CANAIS DIGITAIS - PBTVD Ara A. Minassian Hotel Blue Tree Brasília/DF 18/05/2005 23º Congresso Brasileiro de Radiodifusão Serviços de Radiodifusão de Sons e Imagens Canalização

Leia mais

Sistema de Transmissão no Padrão Brasileiro de TV Digital

Sistema de Transmissão no Padrão Brasileiro de TV Digital Sistema de Transmissão no Padrão Brasileiro de TV Digital Departamento de Engenharia de Telecomunicações Universidade Federal Fluminense Helio Coelho Junior helio@compuland.net.br Dezembro 2008 Introdução

Leia mais

TDT vs. Televisão Analógica Comparações Técnicas

TDT vs. Televisão Analógica Comparações Técnicas Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto TDT vs. Televisão Analógica Comparações Técnicas Projeto FEUP 2015-2016 MIEEC Supervisor: Prof. Dr. Sérgio Reis Cunha Equipa 1MIEEC04_1: Monitora: Bruna

Leia mais

II-5 Aplicações de transmissão digital em banda base e banda canal. Comunicações. ISEL - ADEETC - Comunicações 1

II-5 Aplicações de transmissão digital em banda base e banda canal. Comunicações. ISEL - ADEETC - Comunicações 1 II-5 Aplicações de transmissão digital em banda base e banda canal Comunicações ISEL - ADEETC - Comunicações 1 Sumário Listagem (incompleta) de aplicações de comunicação digital e de sistemas de comunicação

Leia mais

Colorimetria e TV a Cores

Colorimetria e TV a Cores Colorimetria e TV a Cores PTC2547 Princípios de Televisão Digital Guido Stolfi EPUSP - 2016 EPUSP - Guido Stolfi 1 / 78 Tópicos Abordados Oponentes cromáticas Modelo da Percepção Cromática Processos de

Leia mais

Perspetivas de evolução da Televisão Digital Terrestre em Portugal

Perspetivas de evolução da Televisão Digital Terrestre em Portugal Perspetivas de evolução da Televisão Digital Terrestre em Portugal Conferência sobre TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE: UMA SOLUÇÃO URGENTE Assembleia da República, Lisboa, 24 de maio de 2016 Pedro Jorge Braumann

Leia mais

Jornalismo Multiplataforma. Tecnologias Redes e Convergência. eduardo.barrere@ice.ufjf.br

Jornalismo Multiplataforma. Tecnologias Redes e Convergência. eduardo.barrere@ice.ufjf.br Jornalismo Multiplataforma Tecnologias Redes e Convergência eduardo.barrere@ice.ufjf.br Panorama Em 2011, a TV atingiu 96,9% (http://www.teleco.com.br/nrtv.asp) TV Digital Uma novidade???? TV Digital Resolve

Leia mais

Transição da tecnologia analógica para a tecnologia digital na televisão terrestre porquê?

Transição da tecnologia analógica para a tecnologia digital na televisão terrestre porquê? Transição da tecnologia analógica para a tecnologia digital na televisão terrestre porquê? Um recurso público escasso impõe que a sua utilização seja cada vez mais eficiente. Neste âmbito em 2005 a Comissão

Leia mais

TDT Televisão Digital Terrestre

TDT Televisão Digital Terrestre TDT Televisão Digital Terrestre Televisão Terrestre do analógico ao digital Unidade Corricular: Projeto FEUP Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e dos Computadores Grupo 1MIEEC0903: Emanuel

Leia mais

Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco

Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco TV Analógica e Digital O Padrão de Televisão Digital Nacional Prof. Márcio Lima E-mail:marcio.lima@upe.poli.br 01.07.2014 Introdução No Brasil,

Leia mais

Johnderson Nogueira de Carvalho

Johnderson Nogueira de Carvalho Johnderson Nogueira de Carvalho Propagação em áreas urbanas na faixa de UHF Aplicação ao planejamento de sistemas de TV digital Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para

Leia mais

TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE (TDT) Televisão de qualidade para todos

TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE (TDT) Televisão de qualidade para todos TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE (TDT) Televisão de qualidade para todos Informação TDT Parceria DECO / ICP-ANACOM A comissão Europeia recomenda: TDT no contexto Europeu Que os Estados-Membros tomem todas as

Leia mais

FICHA DE TRABALHO DE FÍSICA E QUÍMICA A JANEIRO 2012

FICHA DE TRABALHO DE FÍSICA E QUÍMICA A JANEIRO 2012 FICHA DE TRABALHO DE FÍSICA E QUÍMICA A JANEIRO 2012 APSA Nº12 11º Ano de Escolaridade 1- As ondas electromagnéticas são utilizadas nas comunicações a longas distâncias. Porquê? Dê exemplos em que essas

Leia mais

para promover melhorias na transmissão, suportar o envio de televisão de

para promover melhorias na transmissão, suportar o envio de televisão de 2 TV Digital A transmissão terrestre digital do sinal de TV Digital, conhecida por DTTB (Digital Television Terrestrial Broadcasting) é assunto de estudo há mais de dez anos. A finalidade destes estudos

Leia mais

RESPOSTA À CONSULTA PÚBLICA SOBRE A REDE DA TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE

RESPOSTA À CONSULTA PÚBLICA SOBRE A REDE DA TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE RESPOSTA À CONSULTA PÚBLICA SOBRE A REDE DA TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE PONTOS A DESTACAR: a) Introdução b) Deficiência na rede tipo SFN c) Nossa Proposta Amitrónica Indústria Electrónica Amiense, Lda

Leia mais

ESTUDO DO SISTEMA ISDB PARA RADIODIFUSÃO DIGITAL

ESTUDO DO SISTEMA ISDB PARA RADIODIFUSÃO DIGITAL UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ESTUDO DO SISTEMA ISDB PARA RADIODIFUSÃO DIGITAL Lívia Batista Maciel Maria Gabriela Carneiro Moreira Dissertação de

Leia mais

Conferência Internacional Espectro, Sociedade e Comunicação IV. Rafael Diniz - Universidade de Brasília

Conferência Internacional Espectro, Sociedade e Comunicação IV. Rafael Diniz - Universidade de Brasília Conferência Internacional Espectro, Sociedade e Comunicação IV TV e Rádio Digitais Interativos: o apagão da tv analógica, a definição do Sistema Brasileiro de Rádio Digital e o futuro do broadcasting Conteúdo

Leia mais

TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE. João Rodrigues nº56631 João Peres nº56795 Ana Costa nº 63739

TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE. João Rodrigues nº56631 João Peres nº56795 Ana Costa nº 63739 TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE João Rodrigues nº56631 João Peres nº56795 Ana Costa nº 63739 Instituto Superior Técnico Av. Rovisco Pais, 1049-001 Lisboa, Portugal E-mail: {ana_costa_1978, joaovperes, joao_pgr

Leia mais

A TECNOLOGIA DE SATÉLITE ACELERANDO A DIGITALIZAÇÃO

A TECNOLOGIA DE SATÉLITE ACELERANDO A DIGITALIZAÇÃO A TECNOLOGIA DE SATÉLITE ACELERANDO A DIGITALIZAÇÃO MIGRAÇÃO DIGITAL ESTÁ PROGREDINDO RAPIDAMENTE EM TODO O MUNDO TRANSIÇÃO DA TV DIGITAL ESTÁ BEM ENCAMINHADA - ESTAMOS CHEGANDO MAIS PERTO DO SWITCH OFF

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. André Y. Kusumoto

Redes de Computadores. Prof. André Y. Kusumoto Redes de Computadores Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com 2/9 MODEM As linhas telefônicas e rádios foram projetados pra transmitir frequências da voz humana, sendo que estes sinais são

Leia mais

Comunicação de informação a longas distâncias. Questão 1: Por que foi Marconi tão importante na história das telecomunicações?

Comunicação de informação a longas distâncias. Questão 1: Por que foi Marconi tão importante na história das telecomunicações? APSA Radiação electromagnética e comunicação Questão 1: Por que foi Marconi tão importante na história das telecomunicações? R: Marconi desenvolveu a tecnologia de produção e receção de ondas eletromagnéticas.

Leia mais

COMENTÁRIOS À CONSULTA PÚBLICA Nº 291/01. DiBEG Digital Broadcasting Experts Group

COMENTÁRIOS À CONSULTA PÚBLICA Nº 291/01. DiBEG Digital Broadcasting Experts Group COMENTÁRIOS À CONSULTA PÚBLICA Nº 291/01 DiBEG Digital Broadcasting Experts Group 1. INTRODUÇÃO Inicialmente gostaríamos de cumprimentar a ANATEL por sua competente liderança neste processo que pretende

Leia mais

Aquisição/Codificação de Vídeo

Aquisição/Codificação de Vídeo Aquisição/Codificação de Vídeo Tópicos em Hipermídia Diego Fiori de Carvalho Rudinei Goularte 1 Roteiro Aquisição/Codificação Evolução CCD Formatos de vídeo analógico Aquisição de Imagens Padrões de Cor

Leia mais

Televisão Digital. Digital Video Broadcast Handheld

Televisão Digital. Digital Video Broadcast Handheld Televisão Digital Digital Video Broadcast Handheld Televisão móvel O futuro dos telemóveis Integrated Services Digital Broadcasting (ISDB-T) Advanced Television System Comitee (ATSC) Sistema Brasileiro

Leia mais

II-5 Aplicações de transmissão digital em banda base e banda canal

II-5 Aplicações de transmissão digital em banda base e banda canal II-5 Aplicações de transmissão digital em banda base e banda canal (4 de Janeiro de 2012) 1 Sumário Resumo (incompleto) de aplicações de comunicação digital e de sistemas de comunicação digital: 1. em

Leia mais

Me Engº Leonardo Ortolan. Me Engº Thiago L. S. Santos

Me Engº Leonardo Ortolan. Me Engº Thiago L. S. Santos TV Digital Me Engº Leonardo Ortolan Me Engº Thiago L. S. Santos Sumário Introdução Desenvolvimento TV Digital: O que é? Padrões de TV Digital TV Digital Brasileira Participação da PUCRS no SBTVD Conclusão

Leia mais

as figuras abaixo, mostram a configuração quando se deseja transmitir uma cor A

as figuras abaixo, mostram a configuração quando se deseja transmitir uma cor A STV 13 OUT 2008 1 FUNDAMENTOS DO SISTEMA PAL após a implantação do sistema NTSC, a te1evisão em cores nos EUA ganhou grande impulso, mas, ao mesmo tempo começaram a aparecer algumas dificuldades. uma vez

Leia mais

Radiodifusão Sonora Digital

Radiodifusão Sonora Digital 1 Evolução Sistemas analógicos Sistemas híbridos Sistemas digitais Estúdio analógico Transmissor analógico Receptor analógico Estúdio digital Transmissor analógico Receptor analógico Estúdio digital Transmissor

Leia mais

1 Introdução A TV Digital no Brasil

1 Introdução A TV Digital no Brasil 1 Introdução 1.1. A TV Digital no Brasil A televisão é o mais importante meio de difusão de informações e entretenimento no Brasil. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)

Leia mais

Norma de TV digital criada a partir do ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial) e adicionando modificações Brasileiras

Norma de TV digital criada a partir do ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial) e adicionando modificações Brasileiras Inovações Introduzidas pelo Brasil no Sistema ISDB-T Zalkind Lincoln HXD Interative Television ISDB-TB Norma de TV digital criada a partir do ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial)

Leia mais

Características do vídeo. Aquisição, síntese, edição e reprodução de vídeo. Características do vídeo analógico. Características do vídeo analógico

Características do vídeo. Aquisição, síntese, edição e reprodução de vídeo. Características do vídeo analógico. Características do vídeo analógico Características do vídeo Aquisição, síntese, edição e reprodução de vídeo Vídeo media dinâmico Vídeo corresponde a um movimento sequencial de um conjunto de imagens, chamados fotogramas ou frames. Frame

Leia mais

1 INTRODUÇÃO 1.1. DESCRIÇÃO DO PROBLEMA

1 INTRODUÇÃO 1.1. DESCRIÇÃO DO PROBLEMA 1 INTRODUÇÃO 1.1. DESCRIÇÃO DO PROBLEMA Novos sistemas sem fio de banda larga. Nos últimos anos tem-se observado um acelerado crescimento na demanda por redes de comunicações de múltiplos serviços, tais

Leia mais

Estratégia de Radiodifusão Digital de Moçambique. Simão Anguilaze

Estratégia de Radiodifusão Digital de Moçambique. Simão Anguilaze Estratégia de Radiodifusão Digital de Moçambique Simão Anguilaze Estratégia de Radiodifusão Digital Objectivos da Estratégia GERAL O objecto da presente estratégia é a definição de premissas que orientem

Leia mais

Luís Eduardo Antunes de Resende. Desenvolvimento de uma ferramenta de análise de desempenho para o padrão de TV Digital ISDB-T DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Luís Eduardo Antunes de Resende. Desenvolvimento de uma ferramenta de análise de desempenho para o padrão de TV Digital ISDB-T DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Luís Eduardo Antunes de Resende Desenvolvimento de uma ferramenta de análise de desempenho para o padrão de TV Digital ISDB-T DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Programa de Pós

Leia mais

MPEG-2 TSP protegido pelo código RS

MPEG-2 TSP protegido pelo código RS STV 29 OUT 2008 1 RE-MUX MPEG-2: como o padrão ISDB-T suporta 3 programações simultâneas, é necessário multiplexar estas programações antes de inseri-las no Outer Coder além de agrupar as 3 programações,

Leia mais

Redes de Computadores. Topologias

Redes de Computadores. Topologias Redes de Computadores Topologias Sumário! Topologia Tipo de topologias 2 Topologia Configuração dos cabos, computadores e outros equipamentos 3 Topologia de cablagem! Topologia física Localização real

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES PARA ENTREGA DE CONTEÚDO, CODIFICAÇÃO DE LONGA, MÉDIA, CURTA E TRAILERS

ESPECIFICAÇÕES PARA ENTREGA DE CONTEÚDO, CODIFICAÇÃO DE LONGA, MÉDIA, CURTA E TRAILERS ESPECIFICAÇÕES PARA ENTREGA DE CONTEÚDO, CODIFICAÇÃO DE LONGA, MÉDIA, CURTA E TRAILERS E S P E C I F I C AÇ Õ E S P AR A E N T R E G A D E C O N T E Ú D O C O D I F I C AÇ ÃO D E L O N G A, MÉ D I A, C

Leia mais

Sistema de acesso a dispositivos eletrônicos através da TV Digital interativa. Aluno: Rodrigo Brüning Wessler Orientador: Francisco Adell Péricas

Sistema de acesso a dispositivos eletrônicos através da TV Digital interativa. Aluno: Rodrigo Brüning Wessler Orientador: Francisco Adell Péricas Sistema de acesso a dispositivos eletrônicos através da TV Digital interativa Aluno: Rodrigo Brüning Wessler Orientador: Francisco Adell Péricas Roteiro da Apresentação Introdução Objetivos Fundamentação

Leia mais

ANACOM. Resposta Consulta Publica TDT Interactividade Portugal Resposta Consulta Publica TDT. Lisboa,

ANACOM. Resposta Consulta Publica TDT Interactividade Portugal Resposta Consulta Publica TDT. Lisboa, ANACOM Resposta Consulta Publica TDT Interactividade Portugal 15-10-07 António Ventura INDRA SISTEMAS PORTUGAL, S.A. Rua da Indústria, nº6, 2610-088 Alfragide, Portugal T + 351 21 472 46 00 F + 351 21

Leia mais

PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO

PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO MODULAÇÃO DE PULSO Evelio M. G. Fernández - 2011 Sistemas de Comunicações Digitais Sistema digital no sentido de utilizar uma seqüência de símbolos pertencentes a um conjunto

Leia mais

Modulação SSB e Transmissão Digital

Modulação SSB e Transmissão Digital Modulação SSB e Transmissão Digital 1 Modulação em SSB Vimos que na modulação AM, a portadora é mantida e o sinal modulante produz dois sinais laterais com a informação que estamos transmitindo. Fig. 1

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a StopIt M a n

Leia mais

Register your product and get support at SDV6224/12. PT Manual do utilizador

Register your product and get support at  SDV6224/12. PT Manual do utilizador Register your product and get support at www.philips.com/welcome SDV6224/12 Manual do utilizador Índice 1 Importante 4 Segurança 4 Reciclagem 4 2 O seu SDV6224/12 5 Visão geral 5 3 Como iniciar 6 Instalação

Leia mais

Manoel Campos da Silva Filho Mestre em Engenharia Elétrica / UnB 16 de novembro de 2011

Manoel Campos da Silva Filho Mestre em Engenharia Elétrica / UnB  16 de novembro de 2011 Sistemas Pós graduação em Telemática - Introdução à TV Digital Manoel Campos da Silva Filho Mestre em Engenharia Elétrica / UnB http://manoelcampos.com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

PANORAMA ATUAL A TV DIGITAL TERRESTRE NO BRASIL. ARA APKAR MINASSIAN Superintendente de Serviços de Comunicação de Massa - ANATEL

PANORAMA ATUAL A TV DIGITAL TERRESTRE NO BRASIL. ARA APKAR MINASSIAN Superintendente de Serviços de Comunicação de Massa - ANATEL A TV DIGITAL TERRESTRE NO BRASIL PANORAMA ATUAL ARA APKAR MINASSIAN Superintendente de Serviços de Comunicação de Massa - ANATEL AMCHAM Comitê de Tecnologia - São Paulo, 16 de dezembro de 2004 A TELEVISÃO

Leia mais

Register your product and get support at www.philips.com/welcome SDV5120/10 PT Manual do utilizador Índice 1 Importante 4 Segurança 4 Reciclagem 4 2 O seu SDV5120 5 Visão geral 5 3 Como iniciar 6 Instalação

Leia mais

Planilha1. 11 Sistema de Transmissão de Sinais de Televisão Digital Terrestre

Planilha1. 11 Sistema de Transmissão de Sinais de Televisão Digital Terrestre ITEM INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO Equipamentos para Monitoração de Sinais de Vídeo, Áudio e Dados Digitais, Compressão 1 MPEG-2 e ou MPEG-4(H.264) e análise de protocolos de transmissão de televisão digital

Leia mais

[1] RAPPAPORT, T.. Wireless Communications : Principles and Pratice. IEEE Press.

[1] RAPPAPORT, T.. Wireless Communications : Principles and Pratice. IEEE Press. Bibliografia [1] RAPPAPORT, T.. Wireless Communications : Principles and Pratice. IEEE Press. [2] PANDHARIPANDE, A.. Principles of ofdm. IEEE Potentials, p. 16, April/May. [3] PARSONS, J.. Mobile Radio

Leia mais

IGIP 2011 MÉTODO DE AVALIAÇÃO DA RECEPÇÃO DO SISTEMA ISDB-TB EM AMBIENTE INDOOR. Prof. Dr. Fujio Yamada. Valderez de Almeida Donzelli

IGIP 2011 MÉTODO DE AVALIAÇÃO DA RECEPÇÃO DO SISTEMA ISDB-TB EM AMBIENTE INDOOR. Prof. Dr. Fujio Yamada. Valderez de Almeida Donzelli Prof. Dr. Fujio Yamada Rodrigo Eiji Motoyama 1 Introdução 2 Metodologia de Testes 3 Planejamento de testes 4 Resultados 5 Conclusão Agradecimento Março2011 1 Introdução Este trabalho apresenta os resultados

Leia mais

TE111 Comunicação Digital. Desempenho em Canais com Desvanecimento Rayleigh. TE111 Comunicação em Canais com Desvanecimento. Evelio M. G.

TE111 Comunicação Digital. Desempenho em Canais com Desvanecimento Rayleigh. TE111 Comunicação em Canais com Desvanecimento. Evelio M. G. TE111 Comunicação Digital Comunicação em Canais com Desvanecimento 2 de outubro de 2016 Desempenho em Canais com Desvanecimento Rayleigh Técnicas de Diversidade Diversidade Temporal Codificação de canal

Leia mais

Register your product and get support at www.philips.com/welcome SDV6122/10 PT Manual do utilizador 2 PT Índice 1 Importante 4 Segurança 4 Reciclagem 4 2 O seu SDV6122 5 Visão geral 5 3 Como iniciar 6

Leia mais

TRANSMISSOR DE TV DIGITAL. Francisco Januário Bacharel em Engenharia de Telecomunicações Mestrando em Engenharia Elétrica

TRANSMISSOR DE TV DIGITAL. Francisco Januário Bacharel em Engenharia de Telecomunicações Mestrando em Engenharia Elétrica TRANSMISSOR DE TV DIGITAL Francisco Januário Bacharel em Engenharia de Telecomunicações Mestrando em Engenharia Elétrica Vídeo Áudio Novos serviços e aplicações interativas Transmissor de TV Digital Diagrama

Leia mais

1.1 Breve Histórico OFDM

1.1 Breve Histórico OFDM 1 Introdução 1.1 Breve Histórico OFDM O OFDM, do inglês Orthogonal Frequency Division Multiplexing, que pode ser visto como uma evolução do FDM (Frequency Division Multiplexing), é uma técnica de transmissão

Leia mais

TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE. Pedro Gonçalves, Nº João Gonçalves Nº.57940

TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE. Pedro Gonçalves, Nº João Gonçalves Nº.57940 TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE Pedro Gonçalves, Nº.54547 João Gonçalves Nº.57940 Instituto Superior Técnico Av. Rovisco Pais, 1049-001 Lisboa, Portugal E-mail: {pedrocgoncalves, joao.goncalves}@ist.utl.pt

Leia mais

Register your product and get support at www.philips.com/welcome SDV5121/10 PT Manual do utilizador 2 PT Índice 1 Importante 4 Segurança 4 Reciclagem 4 2 O seu SDV5121 5 Visão geral 5 3 Como iniciar 6

Leia mais

TDT em Portugal. Autores: 01MIIEC_01_02 Ana Rita ( ) Filipe Pereira ( ) Helder Esteves ( )

TDT em Portugal. Autores: 01MIIEC_01_02 Ana Rita ( ) Filipe Pereira ( ) Helder Esteves ( ) Autores: 01MIIEC_01_02 Ana Rita (120503196) Filipe Pereira (120503122) Helder Esteves (120503020) Tiago Guimarães (120503152) Supervisor: Abel Costa Vitor Ferreira (120503051) Monitor: Patricia Ramos da

Leia mais

Modelo de Comunicação

Modelo de Comunicação Modelo de Comunicação Propósito principal A troca de informação entre dois agentes Comunicação de Computadores Comunicação de Dados Transmissão de Sinais Agente Dispositivo de entrada Transmissor Meio

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. Macêdo Firmino Camada Física Macêdo Firmino (IFRN) Redes de Computadores Setembro de 2011 1 / 32 Pilha TCP/IP A B M 1 Aplicação Aplicação M 1 Cab M T 1 Transporte Transporte

Leia mais

Uma abordagem educacional para o estudo de OFDM

Uma abordagem educacional para o estudo de OFDM Uma abordagem educacional para o estudo de OFDM Bruno A. Pereira 1, Henrique T. Kuehne 2, Luciano L. Mendes 3 e José S. G. Panaro 4 Resumo O objetivo deste artigo é apresentar um conjunto de ferramentas

Leia mais

Register your product and get support at SDV6121/12. PT Manual do utilizador

Register your product and get support at   SDV6121/12. PT Manual do utilizador Register your product and get support at www.philips.com/welcome SDV6121/12 PT Manual do utilizador Índice 1 Importante 4 Segurança 4 Reciclagem 4 2 O seu SDV6121/12 5 Visão geral 5 3 Como iniciar 6 Instalação

Leia mais

Instalação de Equipamentos de Redes IER 12503

Instalação de Equipamentos de Redes IER 12503 Instituto Federal de Santa Catarina Instalação de Equipamentos de Redes IER 12503 2014 2 Área de Telecomunicações REDES DE COMPUTADORES: Uma Abordagem Top-Down. Forouzan & Mosharraf slide 1 O material

Leia mais

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Tendência nos Media

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Tendência nos Media Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Tendência nos Media Etapas da Transição para HDTV e 3DTV 1MIEEC05_01 Armando Marques,

Leia mais

Register your product and get support at www.philips.com/welcome SDV6122/12 PT Manual do utilizador Índice 1 Importante 4 Segurança 4 Reciclagem 4 2 O seu SDV6122 5 Visão geral 5 3 Como iniciar 6 Instalação

Leia mais

Register your product and get support at SDV5225/12. PT Manual do utilizador

Register your product and get support at  SDV5225/12. PT Manual do utilizador Register your product and get support at www.philips.com/welcome SDV5225/12 PT Manual do utilizador Índice 1 Importante 4 Segurança 4 Reciclagem 4 2 O seu SDV5225/12 5 Visão geral 5 3 Como iniciar 6 Instalação

Leia mais

TV DIGITAL UM ESTUDO DOS PADRÕES. Edilson Alexandre Camargo, Marcelo Pereira Lima, Marcus Renato Ribeiro Gaios, Rodrigo Medeiros Teodoro.

TV DIGITAL UM ESTUDO DOS PADRÕES. Edilson Alexandre Camargo, Marcelo Pereira Lima, Marcus Renato Ribeiro Gaios, Rodrigo Medeiros Teodoro. TV DIGITAL UM ESTUDO DOS PADRÕES Edilson Alexandre Camargo, Marcelo Pereira Lima, Marcus Renato Ribeiro Gaios, Rodrigo Medeiros Teodoro. Universidade do Vale do Paraíba/FEAU, Av. Shishima Hifumi, 2911-

Leia mais

I-1 Sistemas de Comunicação Digital e Aplicações

I-1 Sistemas de Comunicação Digital e Aplicações I-1 Sistemas de Comunicação Digital e Aplicações Comunicações (11 de setembro de 2017) 1 Sumário 1. Sistema de Comunicação Digital (SCD) Diagrama de blocos e funcionalidades Indicadores R b, T b, BER e

Leia mais