DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE"

Transcrição

1 DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Aula 9 Política de Atendimento Profa. Leila Rocha Sponton

2 9.1 Política de Atendimento Art. 86. A política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto articulado de ações governamentais e não-governamentais, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

3 9.2 Linhas de Ação Art. 87. São linhas de ação da política de atendimento: I - políticas sociais básicas; II - políticas e programas de assistência social, em caráter supletivo, para aqueles que deles necessitem; III - serviços especiais de prevenção e atendimento médico e psicossocial às vítimas de negligência, maus-tratos, exploração, abuso, crueldade e opressão; IV - serviço de identificação e localização de pais, responsável, crianças e adolescentes desaparecidos; V - proteção jurídico-social por entidades de defesa dos direitos da criança e do adolescente.

4 VI - políticas e programas destinados a prevenir ou abreviar o período de afastamento do convívio familiar e a garantir o efetivo exercício do direito à convivência familiar de crianças e adolescentes; (Inciso acrescido pela Lei nº , de 3/8/2009) VII - campanhas de estímulo ao acolhimento sob forma de guarda de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar e à adoção, especificamente inter-racial, de crianças maiores ou de adolescentes, com necessidades específicas de saúde ou com deficiências e de grupos de irmãos. (Inciso acrescido pela Lei nº , de 3/8/2009)

5 9.3 Diretrizes da política de atendimento Art. 88. São diretrizes da política de atendimento: I - municipalização do atendimento; II - criação de conselhos municipais, estaduais e nacional dos direitos da criança e do adolescente, órgãos deliberativos e controladores das ações em todos os níveis, assegurada a participação popular paritária por meio de organizações representativas, segundo leis federal, estaduais e municipais; III - criação e manutenção de programas específicos, observada a descentralização político-administrativa;

6 IV - manutenção de fundos nacional, estaduais e municipais vinculados aos respectivos conselhos dos direitos da criança e do adolescente; V - integração operacional de órgão do Judiciário, Ministério Público, Defensoria, Segurança Pública e Assistência Social, preferencialmente em um mesmo local, para efeito de agilização do atendimento inicial a adolescente a quem se atribua autoria de ato infracional;

7 VI - integração operacional de órgãos do Judiciário, Ministério Público, Defensoria, Conselho Tutelar e encarregados da execução das políticas sociais básicas e de assistência social, para efeito de agilização do atendimento de crianças e de adolescentes inseridos em programas de acolhimento familiar ou institucional, com vista na sua rápida reintegração à família de origem ou, se tal solução se mostrar comprovadamente inviável, sua colocação em família substituta, em quaisquer das modalidades previstas no art. 28 desta Lei; (Inciso com redação dada pela Lei nº , de 3/8/2009) VII - mobilização da opinião pública para a indispensável participação dos diversos segmentos da sociedade. (Lei nº )

8 9.4 Conselhos de Direitos 1- Os conselhos municipais, estaduais e nacional dos direitos da criança e do adolescente, órgãos deliberativos e controladores das ações em todos os níveis, assegurada a participação popular paritária por meio de organizações representativas, segundo leis federal, estaduais e municipais. 2- Gerem os Fundos dos Direitos 3- A função de membro do Conselho Nacional e dos conselhos estaduais e municipais dos direitos da criança e do adolescente é considerada de interesse público relevante e não será remunerada.

9 4- As entidades governamentais e não governamentais deverão proceder à inscrição de seus programas, especificando os regimes de atendimento, na forma definida neste artigo, no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o qual manterá registro das inscrições e de suas alterações, do que fará comunicação ao Conselho Tutelar e à autoridade judiciária.

10 9.5 Conselho Tutelar Art O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta lei. Art Em cada Município e em cada Região Administrativa do Distrito Federal haverá, no mínimo, 1 (um) Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública local, composto de 5 (cinco) membros, escolhidos pela população local para mandato de 4 (quatro) anos, permitida 1 (uma) recondução, mediante novo processo de escolha. (Artigo com redação dada pela Lei nº , de 2012)

11 Art Para a candidatura a membro do Conselho Tutelar, serão exigidos os seguintes requisitos: I - reconhecida idoneidade moral; II - idade superior a vinte e um anos; III - residir no município. Art. 134: Lei municipal ou distrital disporá sobre o local, dia e horário de funcionamento do Conselho Tutelar, inclusive quanto à remuneração dos respectivos membros, aos quais é assegurado o direito a: (Redação dada pela Lei nº , de 2012)

12 I - cobertura previdenciária; (Incluído pela Lei nº , de 2012) II - gozo de férias anuais remuneradas, acrescidas de 1/3 (um terço) do valor da remuneração mensal; (Incluído pela Lei nº , de 2012) III - licença-maternidade; (Incluído pela Lei nº , de 2012) IV - licença-paternidade; (Incluído pela Lei nº , de 2012) V - gratificação natalina. (Incluído pela Lei nº , de 2012) Parágrafo único. Constará da lei orçamentária municipal e da do Distrito Federal previsão dos recursos necessários ao funcionamento do Conselho Tutelar e à remuneração e formação continuada dos conselheiros tutelares. (Redação dada pela Lei nº , de 2012)

13 Art O exercício efetivo da função de conselheiro constituirá serviço público relevante e estabelecerá presunção de idoneidade moral. (Redação dada pela Lei nº , de 2012) Art O processo para a escolha dos membros do Conselho Tutelar será estabelecido em lei municipal e realizado sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e a fiscalização do Ministério Público.

14 1 o O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar ocorrerá em data unificada em todo o território nacional a cada 4 (quatro) anos, no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao da eleição presidencial. (Incluído pela Lei nº , de 2012) 2 o A posse dos conselheiros tutelares ocorrerá no dia 10 de janeiro do ano subsequente ao processo de escolha. (Incluído pela Lei nº , de 2012) 3 o No processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar, é vedado ao candidato doar, oferecer, prometer ou entregar ao eleitor bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive brindes de pequeno valor. (Incluído pela Lei nº , de 2012)

15 Art À falta dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, os registros, inscrições e alterações a que se referem os arts. 90, parágrafo único, e 91 desta Lei serão efetuados perante a autoridade judiciária da comarca a que pertencer a entidade. Parágrafo único. A União fica autorizada a repassar aos Estados e Municípios, e os Estados aos Municípios, os recursos referentes aos programas e atividades previstos nesta lei, tão logo estejam criados os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente nos seus respectivos níveis. Art Enquanto não instalados os Conselhos Tutelares, as atribuições a eles conferidas serão exercidas pela autoridade judiciária.

16 (Defensoria/MA 2009 FCC) Nas comarcas onde não houver Conselho Tutelar instalado, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, suas atribuições serão exercidas pelo (a) (A)Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. (B)Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). (C)Autoridade judiciária. (D)Comissariado da Infância e Juventude. (E)Ministério Público.

17 (Defensoria/MA 2009 FCC) Nas comarcas onde não houver Conselho Tutelar instalado, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, suas atribuições serão exercidas pelo (a) (C)Autoridade judiciária. Gabarito "C"

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Profª. Liz Rodrigues - Após a apresentação dos direitos fundamentais, o ECA indica os mecanismos legais destinados à promoção destes direitos. - Política de atendimento:

Leia mais

CONSELHO TUTELAR Professora Cristiane Dupret

CONSELHO TUTELAR Professora Cristiane Dupret CONSELHO TUTELAR E SUAS ALTERAÇÕES NO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PELA LEI 12.696/12 1.1 Natureza e formação do Conselho Tutelar O ECA dispõe acerca do Conselho Tutelar a partir do seu artigo

Leia mais

Curso online Super Professores Voe mais alto. Seja Super! Ao vivo Pedro II Professora Márcia Gil LDB e ECA

Curso online Super Professores Voe mais alto. Seja Super! Ao vivo Pedro II Professora Márcia Gil LDB e ECA Página 1 ESTUDANDO LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL 9394/96 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 8069/90 LDB 9394/96 TOQUES ESSENCIAIS Princípios e fins da Educação Nacional ( art.2º) A educação,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE NEPOMUCENO

PREFEITURA MUNICIPAL DE NEPOMUCENO Nepomuceno, 11 de outubro de 2013. MENSAGEM Nº 029/2013 DD. Presidente da Câmara Municipal de NEPOMUCENO MG EXMO. SR. FRANCISCO RICARDO GATTINI Senhor Presidente, Submeto à consideração da Augusta Casa

Leia mais

CRITÉRIO PARA A ENTIDADE OBTER O RECURSO

CRITÉRIO PARA A ENTIDADE OBTER O RECURSO CRITÉRIO PARA A ENTIDADE OBTER O RECURSO Ser Entidade Constituída Juridicamente; Realizar programas de atendimento à criança e ao adolescente; Possuir registro no CMDCA- Conselho Municipal dos Direitos

Leia mais

L E I Nº 1.667, DE 13 DE FEVEREIRO DE 2006.

L E I Nº 1.667, DE 13 DE FEVEREIRO DE 2006. L E I Nº 1.667, DE 13 DE FEVEREIRO DE 2006. AUTOR: PREFEITO MUNICIPAL, FERNANDO ANTÔNIO CECILIANO JORDÃO A CÂMARA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS APROVA E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI: DISPÕE SOBRE A POLÍTICA

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Aula 5 DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR Prof. Diego Vale de Medeiros 5.1 PRINCÍPIOS INCORPORADOS COM A LEI 12010/09 NA APLICAÇÃO DAS MEDIDAS DE PROTEÇÃO Novos Princípios

Leia mais

Encontro de Interlocução: ECA- 25 anos de conquistas e desafios PROCESSO DE ESCOLHA UNIFICADO DOS CONSELHEIROS TUTELARES 2015

Encontro de Interlocução: ECA- 25 anos de conquistas e desafios PROCESSO DE ESCOLHA UNIFICADO DOS CONSELHEIROS TUTELARES 2015 Encontro de Interlocução: ECA- 25 anos de conquistas e desafios PROCESSO DE ESCOLHA UNIFICADO DOS CONSELHEIROS TUTELARES 2015 Processo de Escolha Unificado dos Conselheiros Tutelares 2015 LEI Nº 12.696,

Leia mais

DISPOE SOBRE A POLITICA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E DO CONSELHO MUNICIPAL DO DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.

DISPOE SOBRE A POLITICA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E DO CONSELHO MUNICIPAL DO DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. LEI N.º 148/97 DISPOE SOBRE A POLITICA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E DO CONSELHO MUNICIPAL DO DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. GILSON GIL, Prefeito Municipal de Elisiario, comarca

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Atribuições do : previstas, principalmente, no art. 136 do ECA. - Além destas, o CT tem o dever de fiscalizar entidades de atendimento

Leia mais

Terça-feira, 12 de Maio de 2015 Edição N 928

Terça-feira, 12 de Maio de 2015 Edição N 928 CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO 001/2015 1. DO PROCESSO DE ESCOLHA O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)

Leia mais

Prefeitura Municipal de Correntina publica:

Prefeitura Municipal de Correntina publica: Prefeitura Municipal de Correntina 1 Terça-feira Ano IX Nº 1430 Prefeitura Municipal de Correntina publica: Lei Nº 957/2015 de 0 - Altera dispositivos da Lei nº 848, de 04 de setembro de 2009, que dispõe

Leia mais

Prova do Processo de Escolha para Conselheiro Tutelar no município de Manoel Ribas/PR ATENÇÃO!

Prova do Processo de Escolha para Conselheiro Tutelar no município de Manoel Ribas/PR ATENÇÃO! Prova do Processo de Escolha para Conselheiro Tutelar no município de Manoel Ribas/PR ATENÇÃO! - Abra este caderno de prova somente quando for autorizado. - Esta é a Avaliação de Conhecimentos Específicos

Leia mais

Prova do Processo de Escolha para Conselheiro Tutelar no município de Manoel Ribas/PR ATENÇÃO!

Prova do Processo de Escolha para Conselheiro Tutelar no município de Manoel Ribas/PR ATENÇÃO! Prova do Processo de Escolha para Conselheiro Tutelar no município de Manoel Ribas/PR ATENÇÃO! - Abra este caderno de prova somente quando for autorizado. - Esta é a Avaliação de Conhecimentos Específicos

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Mamborê - Paraná EDITAL Nº. 001/2012 O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, DO MUNICÍPIO DE MAMBORÊ: CONVOCA: Os interessados

Leia mais

Edital CMDCA nº 002/2015 Dispõe sobre o processo de escolha unificado dos Conselheiros Tutelares no Município de Água Doce - SC.

Edital CMDCA nº 002/2015 Dispõe sobre o processo de escolha unificado dos Conselheiros Tutelares no Município de Água Doce - SC. CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE EDITAL ESCOLHA DOS MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR ELEIÇÕES UNIFICADAS 2015 Edital CMDCA nº 002/2015 Dispõe sobre o processo de escolha unificado

Leia mais

EDITAL DE ELEIÇÕES UNIFICADAS DOS CONSELHOS TUTELARES E DE DIREITO PI Valença do Piauí-PI

EDITAL DE ELEIÇÕES UNIFICADAS DOS CONSELHOS TUTELARES E DE DIREITO PI Valença do Piauí-PI EDITAL DE ELEIÇÕES UNIFICADAS DOS CONSELHOS TUTELARES E DE DIREITO PI Valença do Piauí-PI Edital O (a) Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Valença do Piauí-PI,

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE- COMDICA EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ESCOLHA DOS MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR- BEZERROS PE

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE- COMDICA EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ESCOLHA DOS MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR- BEZERROS PE CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE- COMDICA EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ESCOLHA DOS MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR- BEZERROS PE EDITAL Nº 001/2015 de 04 de abril de 2015 A PRESIDENTE

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PROVA OBJETIVA - CONSELHO TUTELAR CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PROVA OBJETIVA - CONSELHO TUTELAR CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROVA OBJETIVA - CONSELHO TUTELAR CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 1. Art. 3º do ECA: a criança e adolescente gozam de todos os inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da de que trata esta lei (...). Assinale

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Aula 1 Sistema Jurídico dos Direitos da Criança e do Adolescente Prof. Diego Vale de Medeiros 1.1 INTRODUÇÃO Especialização da organização judiciária Contextualização

Leia mais

EDITAL Nº 003, DE 10 DE ABRIL DE 2015

EDITAL Nº 003, DE 10 DE ABRIL DE 2015 EDITAL Nº 003, DE 10 DE ABRIL DE 2015 DISPÕE SOBRE O PROCESSO UNIFICADO DE ESCOLHA PARA CONSELHEIROS TUTELARES O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) do Município de Castanhal-PA

Leia mais

Questões Aula 2 Noções do ECA Prof. André Vieira

Questões Aula 2 Noções do ECA Prof. André Vieira Questões Aula 2 Noções do ECA Prof. André Vieira Noções do ECA 1. De acordo com o ECA, é considerada criança a pessoa com até doze anos de idade incompletos. 2. Entende-se por família natural aquela que

Leia mais

Prefeitura Municipal de Ituberá publica:

Prefeitura Municipal de Ituberá publica: Prefeitura Municipal de Ituberá 1 Quarta-feira Ano Nº 787 Prefeitura Municipal de Ituberá publica: Edital nº 01/2015. Gestor - Iramar Braga de Souza Costa / Secretário - Governo / Editor - Ass. Comunicação

Leia mais

Of. nº 1215/GP. Paço dos Açorianos, 30 de setembro de Senhor Presidente:

Of. nº 1215/GP. Paço dos Açorianos, 30 de setembro de Senhor Presidente: Of. nº 1215/GP. Paço dos Açorianos, 30 de setembro de 2013. Senhor Presidente: Tenho a hora de submeter à apreciação dessa Colenda Câmara de Vereadores o Projeto de Lei Complementar que Altera os caputs

Leia mais

Prefeitura Municipal de Barro Alto publica:

Prefeitura Municipal de Barro Alto publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 1004 Prefeitura Municipal de publica: Edital nº 001, de - Dispõe sobre eleição para novos membros do Conselho Tutelar deste Município. Gestor - Orlando Amorim Santos /

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUSSARI BAHIA - BRASIL

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUSSARI BAHIA - BRASIL LEI MUNICIPAL Nº 419 DE 30 DE ABRIL DE 2019. EMENTA: Dispõe sobre a Política Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, reformula o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Da Família, da Criança, do Adolescente e do Idoso Professor: André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional CAPÍTULO VII Da Família, da Criança, do Adolescente,

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fl. 10 Fls. 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta Interna nº 25 - Data 7 de novembro de 2014 Origem COORDENAÇÃO GERAL DE ARRECADAÇÃO E COBRANÇA (CODAC) ASSUNTO: CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS PREVIDENCIÁRIAS

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE VÁRZEA DO POÇO/BA. EDITAL N 001/2019

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE VÁRZEA DO POÇO/BA. EDITAL N 001/2019 Segunda-feira, 08 de Abril de 2019 Edição N 1.433 Caderno I EDITAL N 001/2019 CONVOCA E REGULAMENTA O PROCESSO ELEITORAL 2019, PARA ESCOLHA DOS CONSELHEIROS TUTELARES DO MUNICÍPIO DE VÁRZEA DO POÇO. 1.

Leia mais

CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS LEI Nº. 651, DE 17 DE JUNHO DE 2005. Modificada pela Lei Municipal nº. 675, de 21 de setembro de 2006. Modificada pela Lei Municipal nº 838, de 6 de março de 2013. Dispõe sobre a política municipal de

Leia mais

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA- 1990) regulamenta o Artigo da Constituição Federal de 1988 que prevê:

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA- 1990) regulamenta o Artigo da Constituição Federal de 1988 que prevê: 1 O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA- 1990) regulamenta o Artigo - 227 da Constituição Federal de 1988 que prevê: É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente,

Leia mais

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Condeúba/BA, no exercício de suas atribuições, Considerando:

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Condeúba/BA, no exercício de suas atribuições, Considerando: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Pça Santo Antonio, 376- Condeúba Bahia Criado pela Lei Municipal n.º 672/2002 RESOLUÇÃO Nº 001/2015 Dispõe sobre o processo eleitoral para a

Leia mais

Resolução CONANDA nº 117 de 11/07/2006

Resolução CONANDA nº 117 de 11/07/2006 Resolução CONANDA nº 117 de 11/07/2006 Publicado no DO em 12 jul 2006 Altera dispositivos da Resolução nº 113/2006, que dispõe sobre os parâmetros para a institucionalização e fortalecimento do Sistema

Leia mais

LEI Nº 1.146, de 17 de dezembro de 2013.

LEI Nº 1.146, de 17 de dezembro de 2013. LEI Nº 1.146, de 17 de dezembro de 2013. Dispõe sobre a reestruturação do Conselho Tutelar de Piraí, dando inclusive, outras providências. A CÂMARA MUNICIPAL DE PIRAÍ aprova e eu sanciono a seguinte Lei.

Leia mais

Conselho Tutelar: Eleição Unificada. Desenvolvimento Social Confederação Nacional de Municípios

Conselho Tutelar: Eleição Unificada. Desenvolvimento Social Confederação Nacional de Municípios Conselho Tutelar: Eleição Unificada Desenvolvimento Social Confederação Nacional de Municípios Realização Confederação Nacional de Municípios (CNM) Presidente da CNM Paulo Ziulkoski Diretor-Executivo Gustavo

Leia mais

Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde publica:

Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VI Nº 2772 Prefeitura Municipal de publica: Lei Municipal Nº 541/2018 - Dispõe sobre alteração na redação de dispositivos da Lei Municipal Nº 359, de 2014 e dá outras providências.

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PINHALÃO - PARANÁ

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PINHALÃO - PARANÁ EDITAL O PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA DE PINHALAO - PR CMDCA/ SIDNEI BUENO DE OLIVEIRA no uso da atribuição que lhe é conferida pela Lei nº 357/1998 e pelo Decreto nº 02/2008, faz publicar

Leia mais

- Cabe aos pais ou responsáveis que descumprirem com seus deveres em relação à criança ou adolescente

- Cabe aos pais ou responsáveis que descumprirem com seus deveres em relação à criança ou adolescente MEDIDAS PERTINENTES AOS PAIS OU RESPONSÁVEL- art. 129 - Cabe aos pais ou responsáveis que descumprirem com seus deveres em relação à criança ou adolescente - Quem pode aplicar estas medidas? - Do Inciso

Leia mais

2.3 O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar deverá observar as seguintes diretrizes:

2.3 O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar deverá observar as seguintes diretrizes: A PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE POÇO DAS TRINCHEIRAS/AL - CMDCA/AL, no uso da atribuição que lhe é conferida pela Lei nº 265/2014, faz publicar o Edital de

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE MUTUÍPE- BAHIA CMDCA EDITAL N 01/2019

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE MUTUÍPE- BAHIA CMDCA EDITAL N 01/2019 EDITAL N 01/2019 EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA O PROCESSO DE ESCOLHA EM DATA UNIFICADA PARA MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR, PARA O QUADRIÊNCIO 2020/2023 MUTUÍPE - /BA A PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS

Leia mais

Prefeitura Municipal de Itiruçu publica:

Prefeitura Municipal de Itiruçu publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano X Nº 1405 Prefeitura Municipal de publica: Edital /001/2015 Gestor - Wagner Pereira Novaes / Secretário - Governo / Editor - Ass. Comunicações Rua Juscelino Kubitscheck, nº

Leia mais

Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa publica:

Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa publica: 1 Sexta-feira Ano VII Nº 1022 Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa publica: Lei nº 466 de 17 de abril de 2015. Aviso de Adiamento do Pregão Eletrônico nº 01/2015. Gestor - Eures Ribeiro Pereira /

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Direitos Fundamentais Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Após a decisão de suspensão ou perda do poder familiar, surge a questão de se definir quem vai receber a criança

Leia mais

LEI Nº 4.926, DE 16 DE ABRIL DE O PREFEITO MUNICIPAL DE PELOTAS, Estado do Rio Grande do

LEI Nº 4.926, DE 16 DE ABRIL DE O PREFEITO MUNICIPAL DE PELOTAS, Estado do Rio Grande do PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 4.926, DE 16 DE ABRIL DE 2003 Dispõe sobre a política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente e dá outras providências. Sul.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE AMÉRICO BRASILIENSE COMCRIAB - CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE AMÉRICO BRASILIENSE

PREFEITURA MUNICIPAL DE AMÉRICO BRASILIENSE COMCRIAB - CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE AMÉRICO BRASILIENSE Segunda-feira, 18 de Fevereiro de 2019 Edição N 986 Caderno II EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA O PROCESSO DE ESCOLHA DE MEMBROS SUPLENTES DO CONSELHO TUTELAR DE AMÉRICO BRASILIENSE A PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL

Leia mais

Pessoa de 12 anos completos até 18 anos de idade. Adolescente

Pessoa de 12 anos completos até 18 anos de idade. Adolescente LEGISLAÇÃO ESPECIAL Professor: Mateus Silveira 1. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Com a finalidade de proteger a infância, o ECA se filia à TEORIA DA PROTEÇÃO INTEGRAL. A CF/88 optou por deixar expressos

Leia mais

Prefeitura Municipal de Abaré publica:

Prefeitura Municipal de Abaré publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 3571 Prefeitura Municipal de publica: Resolução Nº 001, de 04 de abril de 2019 - Convoca a eleição do Conselho Tutelar para o quadriênio 2020 2023, estabelece as normas

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Conselhos da Criança e do Adolescente Profª. Liz Rodrigues - Sistema de Garantia dos Direitos: é o conjunto de elementos que, atuando em conjunto, é capaz de tornar

Leia mais

As publicações da Confederação Nacional de Municípios CNM podem ser acessadas, na íntegra, na biblioteca online do Portal CNM:

As publicações da Confederação Nacional de Municípios CNM podem ser acessadas, na íntegra, na biblioteca online do Portal CNM: 2015 Confederação Nacional de Municípios CNM. Esta obra é disponibilizada nos termos da Licença Creative Commons: Atribuição Uso não comercial Compartilhamento pela mesma licença 4.0 Internacional. É permitida

Leia mais

Segunda-feira, 06 de Abril de 2015 N 733

Segunda-feira, 06 de Abril de 2015 N 733 RESOLUÇÃO Nº 02/2015 DO CMDCA - CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE QUE REGULAMENTA O PROCESSO DE ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR DO MUNICÍPIO DE LAJEDINHO PARA O QUATRIÊNIO 2016/2019.

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº A DE 2010

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº A DE 2010 COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 7.672-A DE 2010 EMENDA DE REDAÇÃO Altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança

Leia mais

Prefeitura Municipal de Andaraí publica:

Prefeitura Municipal de Andaraí publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 2291 Prefeitura Municipal de publica: Edital Nº 01, de 05 de abril de 2019 - CMDCA/-Ba - Edital de Convocação de eleição dos membros do Conselho Tutelar de /BA. Gestor

Leia mais

Prefeitura Municipal de Ibicuí publica:

Prefeitura Municipal de Ibicuí publica: Prefeitura Municipal de Ibicuí 1 Terça-feira Ano IX Nº 808 Prefeitura Municipal de Ibicuí publica: Modelo de Edital001/2015. Gestor - Gilnay Cunha Santana / Secretário - Governo / Editor - Ass. de Comunicação

Leia mais

MUNICIPIO SANTA TEREZINHA

MUNICIPIO SANTA TEREZINHA ESTADO DA PARAÍBA MUNICIPIO SANTA TEREZINHA PREFEITURA MUNICIPAL Lei Municipal nº 362/2010 de 22 de março de 2010 INSTITUI O CONSELHO MUNICÍPAL DO IDOSO, REGULAMENTA O SEU FUNCIONAMENTO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 002, de 04 de Abril de 2015

RESOLUÇÃO Nº 002, de 04 de Abril de 2015 RESOLUÇÃO Nº 002, de 04 de Abril de 2015 Dispõe sobre as diretrizes de transição para o primeiro processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar que ocorrerá em data unificada em todo o território

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PINHALÃO - PARANÁ

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PINHALÃO - PARANÁ CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PINHALÃO - PARANÁ RESOLUÇÃO Nº 01/2013 Dispõe sobre a normatização para realização da escolha (Eleição Direta) e posse dos membros do Conselho

Leia mais

As publicações da Confederação Nacional de Municípios CNM podem ser acessadas, na íntegra, na biblioteca online do Portal CNM:

As publicações da Confederação Nacional de Municípios CNM podem ser acessadas, na íntegra, na biblioteca online do Portal CNM: 2015 Confederação Nacional de Municípios CNM. Esta obra é disponibilizada nos termos da Licença Creative Commons: Atribuição Uso não comercial Compartilhamento pela mesma licença 4.0 Internacional. É permitida

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santa Luzia publica:

Prefeitura Municipal de Santa Luzia publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano X Nº 596 Prefeitura Municipal de publica: Edital CMDCA Nº 01/2015, de 04 de Abril de 2015 - Torna público o Processo de Escolha Unificado para Membros do Conselho Tutelar

Leia mais

COMDICA CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE VALE REAL/RS EDITAL Nº 001/2015 ELEIÇÕES CONSELHO TUTELAR

COMDICA CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE VALE REAL/RS EDITAL Nº 001/2015 ELEIÇÕES CONSELHO TUTELAR COMDICA CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE VALE REAL/RS EDITAL Nº 001/2015 ELEIÇÕES CONSELHO TUTELAR Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, no uso de suas atribuições

Leia mais

Aula nº. 41. O inciso III, foi revogado pela Medida Provisória de 04/09/2001.

Aula nº. 41. O inciso III, foi revogado pela Medida Provisória de 04/09/2001. Curso/Disciplina: Noções de Direito Administrativo Aula: Regime Jurídico dos Servidores Públicos Parte V Professor(a): Leandro Velloso Monitor(a): Maria Carolina Ramos Aula nº. 41 Antes de adentrarmos

Leia mais

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Bloco 01

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Bloco 01 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Bloco 01 Professora Adriane de Sousa 1.Visão Histórica e Princípios: Obs. Art.100 ECA 12 princípios expressos- Lei 12.010/09 Obs. 227 CF: É dever da família, da sociedade

Leia mais

comunitária, além de colocá-los a salvo de todas as formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

comunitária, além de colocá-los a salvo de todas as formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. SISTEMA DE GARANTIA DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Art. 227 - É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida,

Leia mais

O SISTEMA DE GARANTIAS DE DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO BRASIL CHILDREN'S RIGHTS GUARANTEES SYSTEM AND TEENS IN BRAZIL

O SISTEMA DE GARANTIAS DE DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO BRASIL CHILDREN'S RIGHTS GUARANTEES SYSTEM AND TEENS IN BRAZIL O SISTEMA DE GARANTIAS DE DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO BRASIL CHILDREN'S RIGHTS GUARANTEES SYSTEM AND TEENS IN BRAZIL * Glaucia Silva Leite RESUMO: O direito da criança e do adolescente é um

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE JEREMOABO - BAHIA. Edital Nº 01/2019

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE JEREMOABO - BAHIA. Edital Nº 01/2019 CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE JEREMOABO - BAHIA Edital Nº 01/2019 1. DO PROCESSO DE ESCOLHA O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) do Município

Leia mais

PROCESSO DE ESCOLHA UNIFICADO DOS CONSELHEIROS TUTELARES PROVA ESCRITA. Instruções para realização da prova

PROCESSO DE ESCOLHA UNIFICADO DOS CONSELHEIROS TUTELARES PROVA ESCRITA. Instruções para realização da prova CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE RIO DO SUL SC PROCESSO DE ESCOLHA UNIFICADO DOS CONSELHEIROS TUTELARES PROVA ESCRITA Instruções para realização da prova 1. Esta prova contem:

Leia mais

O PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE TESOURO/MT CMDCA,

O PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE TESOURO/MT CMDCA, EDITAL N 02/2015, Retifica em seu inteiro teor o Edital n 01/2015 do Processo de Escolha Unificada dos membros Conselho Tutelar de Tesouro-MT. O PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA

Leia mais

Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88

Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88 Direito Constitucional Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88 Art. 127: O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ENTRE RIOS - BA

PREFEITURA MUNICIPAL DE ENTRE RIOS - BA Ano III Edição n 58 Caderno 03 Prefeitura Municipal de Entre Rios publica: EDITAL Nº 001/2019 Tv. Sen. Eduardo Veloso, Entre Rios - BA Tel.: (75) 3420-3331 Gestor (a): Elizio Fernandes Rodrigues Simões

Leia mais

Dispõe sobre o Conselho Tutelar do Distrito Estadual de Fernando de Noronha, e dá outras providências.

Dispõe sobre o Conselho Tutelar do Distrito Estadual de Fernando de Noronha, e dá outras providências. LEI Nº 12.504, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2003. Dispõe sobre o Conselho Tutelar do Distrito Estadual de Fernando de Noronha, e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO: Faço saber que a Assembléia

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 15/2015

RESOLUÇÃO Nº 15/2015 PREFEITURA MUNICIPAL DE ALEGRETE ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Lei Municipal nº. 4.761, de 06 de maio de 2011

Leia mais

Aula demonstrativa Estatuto da Criança e do Adolescente Prof. Aloizio Medeiros

Aula demonstrativa Estatuto da Criança e do Adolescente Prof. Aloizio Medeiros Aula demonstrativa Estatuto da Criança e do Adolescente Prof. Aloizio Medeiros AULA 0 INTRODUÇÃO AO ECA Solução de questões Aula 01 Arts. 7 ao 24. Solução de questões Aula 02 Arts. 53 ao 69, 141, 143,

Leia mais

Lei nº 815 de 20 de fevereiro de 2017.

Lei nº 815 de 20 de fevereiro de 2017. Lei nº 815 de 20 de fevereiro de 2017. Dispõe sobre contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do inciso IX do Art. 37 da Constituição

Leia mais

Art. 1º Fica instituído o Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública - CTISP. 1º O Corpo será constituído por:

Art. 1º Fica instituído o Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública - CTISP. 1º O Corpo será constituído por: LEI Nº 13.718, de 02 de março de 2006 Dispõe sobre o Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública no Estado. O GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA, Faço saber a todos os habitantes deste Estado

Leia mais

PROVA UNIFICADA DE CONHECIMENTOS SOBRE O ECA (Estatuto da criança e do Adolescente)

PROVA UNIFICADA DE CONHECIMENTOS SOBRE O ECA (Estatuto da criança e do Adolescente) PROVA UNIFICADA DE CONHECIMENTOS SOBRE O ECA (Estatuto da criança e do Adolescente) NOME LEGIVEL DO CANDIDATO: Assinatura do candidato: ORIENTAÇÕES SOBRE A APLICAÇÃO DA PROVA OBJETIVA 01) É proibido durante

Leia mais

1ª RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 01/ CMDCA ELEIÇÕES UNIFICADAS PARA O CONSELHO TUTELAR

1ª RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 01/ CMDCA ELEIÇÕES UNIFICADAS PARA O CONSELHO TUTELAR 1ª RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 01/2019 - CMDCA ELEIÇÕES UNIFICADAS PARA O CONSELHO TUTELAR Dispõe sobre a retificação do Edital nº 01/2019, que disciplina o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar

Leia mais

Vem Pra Potere!

Vem Pra Potere! Provas de Terça Vem Pra Potere! www.poteresocial.com.br/site www.poteresocial.com.br\site Fone: 85 3224.0127// WhatsApp 85 99952.2704 Insta @poteresocial Face: Potere Social PREFEITURA MUNICIPAL DE MOJUÍ

Leia mais

ESTRUTURA DO ECA Lei 8.069/90 REVISÃO DE CONTEÚDO FEITA NA AULA O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE É UM MICROSSISTEMA JURÍDICO

ESTRUTURA DO ECA Lei 8.069/90 REVISÃO DE CONTEÚDO FEITA NA AULA O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE É UM MICROSSISTEMA JURÍDICO ESTRUTURA DO ECA Lei 8.069/90 REVISÃO DE CONTEÚDO FEITA NA AULA 03 22.02.2017 O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE É UM MICROSSISTEMA JURÍDICO TITULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DIREITO À VIDA E À SAÚDE

Leia mais

RESUMO DO DIÁRIO PUBLICAMOS NESTA EDIÇÃO OS SEGUINTES DOCUMENTOS:

RESUMO DO DIÁRIO PUBLICAMOS NESTA EDIÇÃO OS SEGUINTES DOCUMENTOS: Diário Oficial do Município de Boquira - Bahia Poder Executivo Ano VII Nº 952 28 de Maio de 2015 RESUMO DO DIÁRIO PUBLICAMOS NESTA EDIÇÃO OS SEGUINTES DOCUMENTOS: LEIS LEI Nº 634 DE 18 DE MAIO DE 2015

Leia mais

Direitos da Pessoa com Deficiência

Direitos da Pessoa com Deficiência Direitos da Pessoa com Deficiência A constitucionalização dos direitos das pessoas com deficiência. A política nacional para a integração das pessoas com deficiência; diretrizes, objetivos e instrumentos

Leia mais

LEI N º TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

LEI N º TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS LEI N º 6.787 Dispõe sobre a política de atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente no Município, e dá outras providências. seguinte Lei: O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. Faço saber que

Leia mais

AULA 04 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; ; LEI DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 04

AULA 04 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; ; LEI DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 04 AULA 04 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; 205 214; 227 229 LEI 8.069 DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 04 CAPÍTULO VII DA FAMÍLIA, DA CRIANÇA, DO ADOLESCENTE E DO

Leia mais

Estado do Rio Grande do Sul Município de Sério Rua 17 de Novembro, 1075 Centro CEP: CNPJ /

Estado do Rio Grande do Sul Município de Sério Rua 17 de Novembro, 1075 Centro CEP: CNPJ / Estado do Rio Grande do Sul Município de Sério Rua 17 de Novembro, 1075 Centro CEP: 95.918-000 CNPJ 94.706.033/0001-03 LEI Nº 1260, de 25 de Outubro 2013. Dispõe sobre a Política Municipal de Proteção

Leia mais

ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE ESCOLHA DOS CONSELHEIROS TUTELARES NO MUNICÍPIO DE OSASCO

ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE ESCOLHA DOS CONSELHEIROS TUTELARES NO MUNICÍPIO DE OSASCO Setor Pastorais Sociais Diocese de Osasco ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE ESCOLHA DOS CONSELHEIROS TUTELARES NO MUNICÍPIO DE OSASCO Mais uma vez, a população terá a oportunidade escolher os Conselheiros

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA DE DO ADOLESCENTE PETROLÂNDIA SC EDITAL Nº 01/2014

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA DE DO ADOLESCENTE PETROLÂNDIA SC EDITAL Nº 01/2014 CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA DE DO ADOLESCENTE PETROLÂNDIA SC EDITAL Nº 01/2014 Abre inscrições para eleição dos membros do Conselho Tutelar, estabelece o calendário e da outras providências.

Leia mais

O PREFEITO MUNICIPAL DE GUABIJU RS.

O PREFEITO MUNICIPAL DE GUABIJU RS. Lei n 321 / 94. Dispõe sobre a política Municipal de proteção aos direitos da Criança e do Adolescente, cria o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Conselho Tutelar e dá outras

Leia mais

Do Estatuto da Criança e do Adolescente Lei n /90

Do Estatuto da Criança e do Adolescente Lei n /90 Do Estatuto da Criança e do Adolescente Lei n. 8.069/90 CONSELHO TUTELAR Lei n. 12.696/12 Esta Lei alterou os artigos 132, 134, 135 e 139 da lei n. 8069/90 para dispor sobre os Conselhos Tutelares. Redação

Leia mais

Edital 002/ DO OBJETO

Edital 002/ DO OBJETO Edital 002/2015 A PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE LAJEADO COMDICA/Lajeado - RS, no uso de suas atribuições legais e de acordo com a Lei Federal 8069/1990 (ECA),

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Licenças Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo Art. 81. Conceder-se-á ao servidor licença: LEI 8.112/90 SERVIDORES PÚBLICOS LICENÇAS

Leia mais

EDITAL DE N.º 001/2015 PROCESSO DE ESCOLHA DE CONSELHEIRO TUTELAR

EDITAL DE N.º 001/2015 PROCESSO DE ESCOLHA DE CONSELHEIRO TUTELAR EDITAL DE N.º 001/2015 PROCESSO DE ESCOLHA DE CONSELHEIRO TUTELAR O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente COMDICA, do Município de Não-Me-Toque/RS, TORNA PÚBLICO, para conhecimento

Leia mais

EDITAL Nº 001/2015 ELEIÇÃO UNIFICADA DO CONSELHO TUTELAR

EDITAL Nº 001/2015 ELEIÇÃO UNIFICADA DO CONSELHO TUTELAR EDITAL Nº 001/2015 ELEIÇÃO UNIFICADA DO CONSELHO TUTELAR O PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE LAVRAS DA MANGABEIRA SR. PEDRO PEREIRA MARCOS, no uso da atribuição

Leia mais

EDITAL DE N.º 001/2011 PROCESSO DE ESCOLHA DE CONSELHEIRO TUTELAR

EDITAL DE N.º 001/2011 PROCESSO DE ESCOLHA DE CONSELHEIRO TUTELAR EDITAL DE N.º 001/2011 PROCESSO DE ESCOLHA DE CONSELHEIRO TUTELAR O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente COMDICA, do Município de Não-Me-Toque/RS, TORNA PÚBLICO, para conhecimento

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Licenças Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 (PARCIAL) Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores

Leia mais

RESOLUÇAO N. 04 /15. Resolve:

RESOLUÇAO N. 04 /15. Resolve: RESOLUÇAO N. 04 /15 Expede instruções para eleição do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Colatina, usando das atribuições

Leia mais

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA Cód.: DFG Nº: 44 Versão: 10 Data: 12/07/2017 DEFINIÇÃO Ato de investidura do servidor no exercício de função de confiança integrante do quadro de chefias da

Leia mais

VI FÓRUM NACIONAL DE JUSTIÇA PROTETIVA - FONAJUP. PALMAS TO 27 e 29/03

VI FÓRUM NACIONAL DE JUSTIÇA PROTETIVA - FONAJUP. PALMAS TO 27 e 29/03 VI FÓRUM NACIONAL DE JUSTIÇA PROTETIVA - FONAJUP PALMAS TO 27 e 29/03 Comissão Legislativa Apresentação PLs alterações ECA Concentração matérias mais relevantes Discussão com plenário CONSELHO TUTELAR

Leia mais

CONSTITUIÇÃO ESTADUAL DO RS DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES (Executivo, Legislativo e Judiciário) PROFESSOR MATEUS SILVEIRA

CONSTITUIÇÃO ESTADUAL DO RS DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES (Executivo, Legislativo e Judiciário) PROFESSOR MATEUS SILVEIRA CONSTITUIÇÃO ESTADUAL DO RS DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES (Executivo, Legislativo e Judiciário) PROFESSOR MATEUS SILVEIRA Professor Mateus Silveira Fanpage Facebook: @professormateussilveira Instagram: @professormateussilveira

Leia mais

Secretaria de Políticas Para Crianças Adolescentes e Juventude do Distrito Federal

Secretaria de Políticas Para Crianças Adolescentes e Juventude do Distrito Federal Secretaria de Políticas Para Crianças Adolescentes e Juventude do Distrito Federal Criada pelo Decreto nº 32.716 de 01 de janeiro de 2011 CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 227. É dever da família, da sociedade

Leia mais

Questões V ou

Questões V ou LEI 8.112/1990 Questões V ou F @CONCURSEIROESTÚPIDO Informações: Este material contém questões de Verdadeiro ou Falso, sobre a Lei 8.112/1990 Estatuto dos Servidores Públicos Federais. São 210 questões

Leia mais