1. Finalidades e Aplicações

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. Finalidades e Aplicações"

Transcrição

1 1. Finalidades e Aplicações A eletrodeposição de metais é geralmente uma forma ideal de se produzir uma fina camada de revestimento a qual possui algumas propriedades superiores a do substrato. Através da eletrodeposição, é possível, por exemplo, aplicar um substrato mais barato e mais forte do que o que seria utilizado e ainda conseguir uma boa resistência à corrosão através da aplicação de um revestimento adequado. Eletrodeposição de níquel é um caso típico dos metais o qual pode ser incluído na categoria acima. Ele é geralmente aplicado para fins decorativos e de proteção, para baratear prensas leves de aços e para fabricar componentes de ligas de zinco ou de alumínio para die-cast. Die-casting é uma forma econômica para produção em massa de miniaturas, mas as ligas utilizadas não são adequadas para ficarem em meios com atmosfera corrosiva se não tiverem uma forma de proteção por revestimento. Cerca de 90% do níquel consumido em 1990 no processo de eletrodeposição, era utilizado na forma fina, para resistência a corrosão e, em alguns casos, revestimentos decorativos ou para fortificar substratos. Frequentemente um revestimento fino de níquel, o qual o peso e o custo são relativamente baixos, deve ser usado para reparar componentes de alto custo que, caso não forem recuperados, devem ser descartados. Muitos componentes da engenharia que possuem alto custo de usinagem e tratamento térmico e que foram danificados (desgastadas ou muito usinados) podem ser recuperados com a deposição de finas camadas de níquel, restaurando suas características e dimensões originais. Obviamente, a economia obtida ao utilizar esse procedimento é de grande importância ao se comparar com o preço de fabricação de um material novo. Os benefícios conferidos pelo revestimento espesso ou pesado de níquel não são vantajosos apenas para a proteção à corrosão, mas também para melhorar a resistência à abrasão obtida através de certos tipos de eletrodeposição de níquel. A eletroformação, ou galvanoplastia, é a fabricação de componentes inteiramente por eletrodeposição. O níquel é um metal muito utilizado para esse propósito já que ele pode ser depositado em moldes dúcteis e de baixas tensões, os quais possuem moderada dureza e para moldes que possuem elevada dureza, tanto em temperatura ambiente quanto em elevadas temperaturas. Entre as diversas aplicações da galvanoplastia estão: a decoração, a proteção contra a corrosão, o aumento da durabilidade e a melhoria das propriedades superficiais como resistência, espessura, condutividade, etc; que se destacam na indústria automotiva, construção civil, informática, telefônica, bijuterias, utensílios domésticos, moveleira e na recuperação de objetos decorativos.

2 Figura 1. Aplicações da Eletrodeposição de Níquel. O uso da galvanoplastia merece destaque no acabamento superficial aplicado para a alta tecnologia nas indústrias estratégicas de eletrônicos, telecomunicações, computação, filmes condutores, entre outras. 2. Células Eletrolíticas A Figura 2 mostra um esquema simplificado de uma célula eletrolítica. Nela estão representados o anodo de níquel, que fornecerá íons Ni 2+ para a solução e o catodo, que é o material sob o qual ocorrerá a deposição, causando portanto o consumo de íons Ni 2+ da solução. Nessa célula, a solução eletrolítica utilizada é uma mistura de sulfato de níquel e cloreto de níquel. Figura 2. Esquema geral de uma célula eletrolítica.

3 A Tabela 1 mostra as reações que podem ocorrer no anodo e no catodo durante a eletrólise. No catodo ocorrerá a semirreação de maior potencial de redução, enquanto no anodo ocorrerá a de menor potencial de redução. Para ser fiel ao sentido das semirreações, as reações de redução foram invertidas na coluna do anodo, e portanto a reação lá mostrada de maior potencial ocorrerá. Considerou-se o catodo como eletrodo inerte. Reação no Catodo (Redução) Íons no catodo: Ni 2+, H + Reação do Anodo (Oxidação) Íons no anodo: SO 4 2-, OH -, Cl - 2H 2O (l) + 2e - H 2 (g) + 2OH - (aq) E 0 = -0,83V Ni 0 (s) Ni 2+ (aq) + 2e - E 0 = 0,23 V Ni 2+ (aq) + 2e - Ni 0 (s) 2H + (aq) + 2e - H 2 (g) E 0 = -0,23 V E 0 = 0,00 V 4OH - 2H 2O (l) + O 2 (g) + 4e - E 0 = -0,68 V 2Cl - (aq) Cl 2 (g) + 2e - E 0 = -1,36 V Tabela 1. Reações eletrolíticas. Dessa forma, seria possível concluir que nesse processo eletrolítico ocorrerá a corrosão do anodo de níquel e formação de hidrogênio gasoso no catodo. Contudo, devido a questões cinéticas a semirreação de formação de hidrogênio é desfavorecida, e a eletrodeposição de níquel é possível mesmo em presença de H + (aq). Há, contudo, uma redução na eficiência de corrente catódica devido a essa reação. A célula de Hull A célula de Hull constitui uma ferramenta simples, porém muito útil para avaliar o efeito da densidade de corrente em uma eletrodeposição. Ela é constituída por uma caixa trapezoidal de material não condutor, com um anodo e um catodo em forma de placas não-paralelas, conforme mostra a Figura 3. O ângulo do catodo é de 37,5 o. Figura 3. Célula de Hull. a) vista do topo. b) vista em perspectiva.

4 Ao ligar essa célula, a intensidade do campo elétrico varia com a posição no catodo, uma vez que a distância de cada ponto do catodo até o anodo é diferente, e por essa razão varia também a densidade de corrente que atravessa o catodo. Essa variação é conhecida, e dessa forma pode-se avaliar o efeito da variação da densidade de corrente em uma eletrodeposição através da célula de Hull. 3. Solução Eletrolítica As soluções eletrolíticas utilizadas na deposição de níquel comercialmente são: Sulfato de Níquel NiSO 4.7H 2O 240 g/l a 300 g/l Cloreto de Níquel NiCl 2.6H 2O 40 g/l a 60 g/l Ácido Bórico H 3BO 3 25 g/l a 40g/L Sulfato de Níquel O sulfato de níquel é utilizado como a principal fonte de íons de níquel, pois ele possui alta solubilidade (570g/l a 50ºC), não é volátil, é relativamente barato, comercialmente disponível (encontrado com alta pureza) e é uma fonte de íons não complexa. Entretanto, é evidente que certa quantidade de associação de íons ocorre em soluções muito concentradas, pois íons com cargas opostas são mantidos juntos devido às forças de atração. Isso reduz a concentração de íons livres e a sua atividade na medida em que mais íons são associados. Nas soluções eletrolíticas de níquel, a atividades dos íons de níquel é ditada pela concentração de sais de níquel na solução, seu grau de dissociação e a natureza e concentração de outros componentes na solução. Se a concentração de Ni +2 disponível para a eletrodeposição é baixa, depósitos queimados serão produzidos a uma densidade de corrente relativamente baixa, impossibilitando a utilização de densidades de correntes maiores. Por essas razões, a concentração de íons livres de níquel deve ser alta. Cloreto de Níquel A utilização do cloreto de níquel possui dois efeitos principais: auxilia na corrosão do anodo (a quantidade de cloreto de níquel a ser adicionada varia principalmente com o ph e com a composição dos anodos) e aumenta o coeficiente de difusão dos íons de níquel, permitindo, dessa maneira, aumentando a densidade de corrente limite (valor máximo de corrente que pode ser adotado nos processos de eletrodeposição para obtenção de depósitos de qualidade aceitável). O cloreto de níquel também aumenta a condutividade do banho e aumenta o rendimento do processo. Alguns estudos mostraram que o limite de densidade de corrente no cátodo em uma solução de cloreto é cerca de duas vezes a da solução de sulfato. Ácido bórico O ácido bórico é usado para manter o ph do cátodo em um valor prédeterminado, assim, o parâmetro mais importante num banho de níquel é o ph. O ideal

5 nos banhos de níquel, é que o ph gire em torno de 3,5 a 3,8, onde há grande atividade dos íons de hidrogênio, havendo a possibilidade de deposição de hidróxido de níquel e aumento do ph devido a isso. O ácido bórico mantém o ph baixo e evita essa deposição do hidrogênio. As melhores propriedades do depósito serão obtidas mantendo-se a faixa de ph abaixo de 4. Durante a eletrodeposição de níquel, invariavelmente, ocorre a formação de gás hidrogênio no cátodo, de acordo com a seguinte reação: 2H + + 2e H 2 Esta reação traz duas consequências indesejáveis: formação de pites ( pitting ) devido à aderência de bolhas de hidrogênio no catodo; rápido aumento de ph na interface catodo/banho. Nesse sentido, o ácido bórico tem função como função controlar o ph, principalmente na interface cátodo/banho, onde ocorre mais acentuadamente aumento de ph devido ao consumo de íons H + com formação de H 2. O ácido bórico também é vantajoso por seu custo ser relativamente baixo, não ser volátil e ser estável nas condições operacionais nos banhos de níquel. 4. Condições de Eletrólise Para a eletrodeposição de níquel, a densidade de corrente utilizada é de cerca de 2-10 A/dm 2 e a faixa de ph das soluções utilizadas é de cerca de 3.0 a 4.5. A voltagem utilizada vai de 3 a 7 volts, usualmente. A eficiência da célula de eletrólise é uma relação da produção de depósitos de níquel com a corrente utilizada. Toda carga que seja utilizada para provocar outra reação que não a redução de íons Ni 2+ causará, portanto, a redução da eficiência da célula. A eficiência do anodo na eletrodeposição de níquel é de aproximadamente 100%. Esta eficiência pode diminuir com o aumento do ph quando a dissolução do níquel está acompanhada pela descarga de íons OH - (4OH - 2H 2O (l) + O 2 (g) + 4e - ). A eficiência do cátodo na eletrodeposição de níquel está entre 90-97%. Aproximadamente de 3 a 10% da corrente elétrica é consumida pela descarga de íons H +, que por sua vez podem provocar a formação de bolhas. Esse fenômeno é indesejável, pois as bolhas impedem o contato entre o eletrodo e a solução e promovem assim a formação de porosidade no filme depositado de níquel. A eletrodeposição de níquel produz superfícies com aspecto brilhante e lisa, já que se trata de uma técnica muito utilizada para o embelezamento de ornamentos e peças decorativas. Além disso, produz uma superfície resistente a corrosão e degradação e superfícies de alta dureza. As figuras abaixo mostram peças que utilizam a deposição de níquel para evitar a corrosão e aumentar o brilho e para, além de dar brilho, aumentar a durabilidade.

6 Figura 4. Pinos. Aumento de resistência à corrosão. Figura 5. Rodas de carro. Brilho e durabilidade. 5. Anodos Tipos de Anodos de Níquel Os anodos de níquel, à semelhança de todos os sais utilizados para a preparação dos banhos de níquel, devem ser de alta pureza, visto que impurezas neles presentes contaminam o banho, causando alterações indesejáveis tanto no processo como no deposito. Atualmente os anodos utilizados nos processos de eletrodeposição de níquel enquadram-se em duas categorias, aquelas que corroem através do mecanismo de corrosão por pite e aquelas que corroem de maneira generalizada. A Norma BS 558: 1970 classifica os anodos em dois tipos: Tipo A: anodos trabalhados, fundidos ou extrudados com teor de níquel mais cobaldo superior a 99% e teor de níquel superior a 98%; Tipo B: anodos eletrolíticos com teores de níquel mais cobalto superior a 99,9% e teor de níquel superior a 99,0%. Anodos Eletrolíticos normais No Brasil somente este tipo de anodo é produzido, sendo por esta razão aqueles mais utilizados na indústria nacional. Apesar de os anodos eletrolíticos normais apresentarem as piores características de dissolução, eles são os mais utilizados no exterior, fato que tornou significativo a partir do momento em que se adotou o uso de cestos de titânio. Para se ter uma idéia, 90% dos anodos utilizados nos Estados Unidos são de níquel eletrolítico. Isto é devido ao fato de ser do tipo mais barato, ser possível de se produzir anodos de diferentes formas e poder ser obtido com alto grau de pureza. Os anodos eletrolíticos normais apresentam alta resistência à corrosão justamente devido ao fato de serem muito puros. Assim, nos banhos de eletrodeposição, níquel apresenta forte tendência à passivação, tendência esta que aumenta com o aumento do ph e com a presença de aditivos orgânicos. Em banhos isentos de cloretos, este tipo comporta-se como anodo inerte numa larga faixa de ph, sendo por esta razão inadequado o seu uso. Para phs mais elevados, o que é mais comum, a corrosão ocorre

7 através do mecanismo de corrosão por pite, corrosão esta ocasionada pela ação do íon cloreto. A superfície dos anodos torna-se bastante rugosa, devido à nucleação e crescimento dos pites. A rugosidade superficial do anodo, a quantidade e a natureza do lodo anódico está diretamente relacionadas ao teor de cloreto no banho. Para se ter um bom desempenho dos anodos deste tipo, recomenda-se a adoção de algumas medidas: Manter o ph do banho abaixo de 4; Manter uma concentração mínima de 15g/L de íons cloreto. Concentrações menores podem ser mantidas em banhos de ph mais baixos. Sacos para Anodos Sobre os anodos de níquel ocorre a formação de um lodo, cuja natureza, granulação e quantidade dependem da composição e das condições de operação do banho e do tipo de anodo. Se este lodo entrar em contato com o banho de níquel, causará aspereza no depósito. Na grande maioria dos processos de eletrodeposição de níquel, a principal causa de aspereza dos depósitos é justamente a contaminação do banho com lodo anódico. Sendo assim, é indispensável à utilização de sacos de anodos cuja finalidade é a retenção do lodo anódico. Sobre os sacos de anodos vale ressaltar que: os sacos de anodos podem ser confeccionados com tecido de algodão, flanela, polipropileno ou PVC resistente ao calor; os tecidos devem ser espessos e de malha fina para serem capazes de reter as partículas do lado anódico, que muitas vezes são muito finas - são muitos os casos, na prática, em que a utilização de tecidos de baixa espessura e de malha inadequada é a causa de obtenção de depósitos ásperos. 6. Aplicações na Engenharia As propriedades de resistência à corrosão dos eletrodepósitos de níquel fazem com que as pessoas achem que ele é utilizado apenas com essa finalidade, sendo que a principal utilização está em peças decorativas. Entretanto, a deposição de níquel possui diversas aplicações na engenharia, onde o comportamento do material, ao invés de sua aparência, em sua aplicação é o critério mais importante. Quando o níquel é eletrodepositado para aplicações industriais, os revestimentos são geralmente mais espessos do que quando é utilizado para aplicações decorativas. Ele é primeiramente utilizado para recuperar componentes que foram corroídos em serviço ou que foi usinado de maneira incorreta. É claro que a espessura do revestimento de níquel utilizado para recuperação de componentes depende do dano causado, mas a maioria das experiências mostram que 10 mm é provavelmente mais econômico. A eletrodeposição de níquel é também utilizada para a fabricação de eixos para motores elétricos e geradores resistentes ao desgaste.

8 O revestimento pesado de níquel é geralmente utilizado em componentes de aço para prevenir sua corrosão, onde a espessura utilizada é de 50 a 500μm de acordo com as condições de serviço. Uma aplicação menos utilizada da eletrodeposição de níquel na engenharia é na fabricação de lâminas e tubos de aço disponíveis em diversos tamanhos. Esse material pré-fabricado complementa aços eletrodepositados e é produzido em moldes pelos métodos convencionais com espessas camadas de revestimento com níquel. A principal aplicação da eletrodeposição de níquel é na fabricação de moedas de ferro recobertas com níquel. O rendimento desse método de fabricação cresceu nos últimos anos. Isso se deve ao fato de que o valor total do níquel é muito menor do que de outros metais brancos utilizados na fabricação de moeda, como a liga cobreníquel. Na indústria automotiva o níquel pode ser encontrado nos para-choques, rodas de liga leve, nos escapamentos, entre outros. A eletrodeposição do níquel também é usada para conferir brilho nas bicicletas e nas motos. Outras aplicações incluem ferramentas manuais e artigos de decoração, tais como iluminação, artigos de encanamento, luminárias, grelhas, armas de fogo e eletrodomésticos.

9 7. Referências Bibliográficas 1. < Acessado em 15/06/2015; 2. < Acessado em 14/06/2015; 3. < Acessado em 10/06/2015; 4. < Acessado em 10/06/2015; 5. Nickel and Chromium Plating, J. K. Dennis, T. E. Such.

QUÍMICA. Transformações Químicas e Energia. Eletroquímica: Oxirredução, Potenciais Padrão de Redução, Pilha, Eletrólise e Leis de Faraday - Parte 10

QUÍMICA. Transformações Químicas e Energia. Eletroquímica: Oxirredução, Potenciais Padrão de Redução, Pilha, Eletrólise e Leis de Faraday - Parte 10 QUÍMICA Transformações Químicas e Energia - Parte 10 Prof ª. Giselle Blois Ex.4: Eletrólise aquosa do HCl HCl H + + Cl - H 2 O H + + OH - - O polo negativo, catodo, terá que escolher entre atrair e descarregar

Leia mais

02/10/2017 ELETRÓLISE AQUOSA

02/10/2017 ELETRÓLISE AQUOSA ELETRÓLISE AQUOSA Ocorre quando um eletrólito é dissolvido em água (havendo ionização ou dissociação do mesmo), além dos seus íons, devemos considerar a ionização da própria água. 1 Experimentalmente,

Leia mais

Aula 20 Eletrodeposição

Aula 20 Eletrodeposição Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Química e Biologia Aula 20 Eletrodeposição Dr. Tiago P. Camargo Eletrólise Eletroquímica Processo inverso das pilhas. Células galvânicas

Leia mais

Eletrólise Eletrólise de soluções aquosas

Eletrólise Eletrólise de soluções aquosas Eletrólise de soluções aquosas As reações não espontâneas necessitam de uma corrente externa para fazer com que a reação ocorra. As reações de eletrólise são não espontâneas. Nas células voltaicas e eletrolíticas:

Leia mais

AULA DE RECUPERAÇÃO PROF. NEIF NAGIB

AULA DE RECUPERAÇÃO PROF. NEIF NAGIB AULA DE RECUPERAÇÃO PROF. NEIF NAGIB ELETROQUÍMICA Estuda os fenômenos envolvidos na produção de corrente elétrica a partir da transferência de elétrons em reações de óxido-redução, e a utilização de corrente

Leia mais

Processo RF. Descrição:

Processo RF. Descrição: Processo RF Descrição: Processo RF é um processo de Zinco Ácido a base de Cloreto de Potássio, isento de amônea e cianeto, que produz depósitos brilhantes e dúcteis sobre diversos metais, inclusive aço

Leia mais

QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 29 ELETROQUÍMICA - EXERCÍCIOS

QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 29 ELETROQUÍMICA - EXERCÍCIOS QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 29 ELETROQUÍMICA - EXERCÍCIOS 1) (PUC) Considerando 1 F = 96.500 C (quantidade de eletricidade relativa a 1 mol de elétrons), na eletrólise ígnea do cloreto de alumínio, AlCl 3,

Leia mais

Corrosão: Definições e implicações práticas Aspectos termodinâmicos Formas de controle

Corrosão: Definições e implicações práticas Aspectos termodinâmicos Formas de controle Curso Técnico Integrado em Química Físico-química III VÍDEO AULA Corrosão: Definições e implicações práticas Aspectos termodinâmicos Formas de controle 1 Professor: Me. Sebastião Junior T. Vasconcelos

Leia mais

Zinacid MB. Descrição:

Zinacid MB. Descrição: Zinacid MB Descrição: Zinacid MB é um processo de Zinco Ácido a base de Cloreto de Potássio, isento de amônia e cianeto, que produz depósitos brilhantes e dúcteis sobre uma diversos metais base, inclusive

Leia mais

BANHO DE NIQUEL SEMI BRILHANTE

BANHO DE NIQUEL SEMI BRILHANTE Rev. 000 Data: 24/09/10 Página 1 1 DESCRIÇÃO O PROCESSO NÍQUEL SB 3NE deposita camadas semi-brilhantes de baixo teor de enxofre e com boas características de nivelamento. Seu uso principal é a deposição

Leia mais

Química. Eletroquímica

Química. Eletroquímica CIC Colégio Imaculada Conceição Química Eletroquímica Msc. Camila Soares Furtado Couto Eletrólise Inverso da Pilha; Reação de oxi-redução que é provocada pela corrente elétrica; Não espontânea!!!! Eletrólise

Leia mais

Equilíbrio químico, pilha e eletrólise.

Equilíbrio químico, pilha e eletrólise. Ciências da Natureza Química 2 Gabriela Rosa TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL 3ª 35 pts 22,8 pts 12 18 3º A/B Equilíbrio químico, pilha e eletrólise. Instruções: Leia atentamente cada questão antes de resolvê-la.

Leia mais

ELETROQUÍMICA REAÇÃO ENERGIA QUÍMICA ELÉTRICA. Pilha. Eletrólise. espontânea. não espontânea

ELETROQUÍMICA REAÇÃO ENERGIA QUÍMICA ELÉTRICA. Pilha. Eletrólise. espontânea. não espontânea ELETROQUÍMICA REAÇÃO Pilha espontânea ENERGIA QUÍMICA Eletrólise não espontânea ELÉTRICA SEMI REAÇÕES DE OXIDAÇÃO E REDUÇÃO Zn 0 Zn +2 + 2e - semi-reação de oxidação Cu +2 + 2e - Cu 0 semi-reação de redução

Leia mais

Estudo das reações químicas para geração de energia.

Estudo das reações químicas para geração de energia. Estudo das reações químicas para geração de energia. Células Galvânicas (Pilhas e Baterias): Conversão de Energia Química em Energia Elétrica (Reações Espontâneas) Células Eletrolíticas: Conversão de Energia

Leia mais

Índice. Agradecimentos... Prefácio da Edição Revisada... Prefácio...

Índice. Agradecimentos... Prefácio da Edição Revisada... Prefácio... Índice Agradecimentos... Prefácio da Edição Revisada... Prefácio... VII IX XI CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 1 1.1 Definição da Corrosão... 1 1.2 Importância Econômica da Corrosão... 3 1.3 Análise Econômica

Leia mais

Guia de Defeito Zinco Alcalino sem Cianeto

Guia de Defeito Zinco Alcalino sem Cianeto Guia de Defeito Zinco Alcalino sem Cianeto Deposito fosco com a1) Concentração do banho e dos a1) Anotar os valores, para granulação bem fina em toda aditivos dentro do especificado referências futuras.

Leia mais

ELETROQUÍMICA. paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs. Profª Loraine Jacobs DAQBI

ELETROQUÍMICA. paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs. Profª Loraine Jacobs DAQBI lorainejacobs@utfpr.edu.br paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs Profª Loraine Jacobs DAQBI CORROSÃO Corrosão Processo espontâneo Contato do metal com um eletrólito Reações Anódicas e Catódicas Frequente

Leia mais

PROVA DE QUÍMICA 2 o TRIMESTRE DE 2015

PROVA DE QUÍMICA 2 o TRIMESTRE DE 2015 PROVA DE QUÍMICA 2 o TRIMESTRE DE 2015 PROF. MARCOS F. NOME N o 2 a SÉRIE A compreensão do enunciado faz parte da questão. Não faça perguntas ao examinador. A prova deve ser feita com caneta azul ou preta.

Leia mais

BT Boletim Técnico PROCESSO NIQUEL 663. Rev. 002 Data: 23/05/14 Página 1

BT Boletim Técnico PROCESSO NIQUEL 663. Rev. 002 Data: 23/05/14 Página 1 Rev. 002 Data: 23/05/14 Página 1 1 DESCRIÇÃO O PROCESSO NÍQUEL 663 é um processo com alta velocidade de deposição, formando camadas com alto brilho e nivelamento. Os depósitos são dúcteis e ativos, assim

Leia mais

INTRODUÇÃO À ELETROQUÍMICA Prof. Dr. Patricio R. Impinnisi Departamento de engenharia elétrica UFPR

INTRODUÇÃO À ELETROQUÍMICA Prof. Dr. Patricio R. Impinnisi Departamento de engenharia elétrica UFPR INTRODUÇÃO À ELETROQUÍMICA Prof. Dr. Patricio R. Impinnisi Departamento de engenharia elétrica UFPR REAÇÕES ELETROQUÍMICAS Uma reação eletroquímica é um processo químico heterogêneo (que envolve uma interface

Leia mais

BT Boletim Técnico PROCESSO NIQUEL VJ. Rev. 001 Data: 02/06/14 Página 1

BT Boletim Técnico PROCESSO NIQUEL VJ. Rev. 001 Data: 02/06/14 Página 1 Rev. 001 Data: 02/06/14 Página 1 1 DESCRIÇÃO O PROCESSO NÍQUEL VJ é um processo com alta velocidade de deposição, formando camadas com alto brilho e nivelamento, porém com baixo consumo de seus aditivos,

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 09 TURMA INTENSIVA

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 09 TURMA INTENSIVA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 9 TURMA INTENSIVA 1. Item [C] Q De acordo com a definição de corrente elétrica, temos: i =, em que 1 A = 1 C/s: Δt Cálculo da carga fornecida pela bateria. 1 C ----------

Leia mais

FÍSICO QUÍMICA AULA 5 - ELETRÓLISE

FÍSICO QUÍMICA AULA 5 - ELETRÓLISE FÍSICO QUÍMICA AULA 5 - ELETRÓLISE Em nossas aulas anteriores aprendemos como reações de óxidoredução podem ser utilizadas para se obter energia. Nas pilhas ocorrem reações químicas capazes de produzir

Leia mais

PROMILITARES 20/09/2018 QUÍMICA. Professora Caroline Azevedo ELETROQUÍMICA. Eletroquímica. Você precisa saber o que é oxidação e redução!

PROMILITARES 20/09/2018 QUÍMICA. Professora Caroline Azevedo ELETROQUÍMICA. Eletroquímica. Você precisa saber o que é oxidação e redução! QUÍMICA Professora Caroline Azevedo ELETROQUÍMICA Eletroquímica Você precisa saber o que é oxidação e redução! Pilha É o nome dado ao dispositivo que aproveita a transferência de elétrons em uma reação

Leia mais

E (V) Ag + e Ag 0,80 Zn + 2e Zn 0,76

E (V) Ag + e Ag 0,80 Zn + 2e Zn 0,76 PROVA DE QUÍMICA - 2 o TRIMESTRE 2013 PROF. MARCOS NOME N o 2 a SÉRIE A compreensão do enunciado faz parte da questão. Não faça perguntas ao examinador. A prova deve ser feita com caneta azul ou preta.

Leia mais

VANTAGENS DA PRODUÇÃO DE MOLDES EM ALUMÍNIO

VANTAGENS DA PRODUÇÃO DE MOLDES EM ALUMÍNIO PARA MOLDES VANTAGENS DA PRODUÇÃO DE MOLDES EM ALUMÍNIO ALUMÍNIO vs AÇO PESO O alumínio é, em peso, uma terça parte do aço. A leveza deste material facilita bastante na manipulação de grandes blocos, reduzindo

Leia mais

PRÉ-VESTIBULAR QUÍMICA PROF. EMANUEL

PRÉ-VESTIBULAR QUÍMICA PROF. EMANUEL ELETRÓLISE E LEIS DE FARADAY PRÉ-VESTIBULAR QUÍMICA PROF. EMANUEL 1) Segundo as previsões do prof. Labouriau, até 2000, o alumínio e suas ligas suplantariam o ferro, que é mais pesado e mais facilmente

Leia mais

Coppermax. Temperatura 21 a 32 ºC 27 ºC. Aço revestido de PVC, PP ou Koreseal Cobre Fosforoso (0,02 a 0,06 % de Fósforo)

Coppermax. Temperatura 21 a 32 ºC 27 ºC. Aço revestido de PVC, PP ou Koreseal Cobre Fosforoso (0,02 a 0,06 % de Fósforo) Coppermax Descrição: Coppermax é um processo de Cobre ácido brilhante que deposita uma camada de Cobre dúctil, extremamente brilhante, com excelente nivelamento. Pode ser usado como depósito para uma variedade

Leia mais

CORROSÃO EM FRESTAS ("crevice corrosion")

CORROSÃO EM FRESTAS (crevice corrosion) CORROSÃO EM FRESTAS ("crevice corrosion") Corrosão relativamente localizada em frestas de uma peça metálica, ou formadas pela sobreposição de outro metal ou de materiais inertes sobre o metal. Exemplos

Leia mais

Conteúdo: Eletrólise (ígnea, aquosa e aspectos quantitativos)

Conteúdo: Eletrólise (ígnea, aquosa e aspectos quantitativos) 3º Trimestre Sala de Estudo - Química Data: 30/10/17 Ensino Médio 2º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº Conteúdo: Eletrólise (ígnea, aquosa e aspectos quantitativos) Questão 01 - (PUC Camp SP/2017)

Leia mais

Soldagem por Alta Frequência. Maire Portella Garcia -

Soldagem por Alta Frequência. Maire Portella Garcia - Soldagem por Alta Frequência Maire Portella Garcia - E-mail: mairegarcia@bol.com.br Freqüência: 450KHZ Profundidade por aquecimento: Somente poucos centésimos de milímetros condutividade térmica provoca

Leia mais

QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 28 ELETROQUÍMICA: LEIS DE FARADAY

QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 28 ELETROQUÍMICA: LEIS DE FARADAY QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 28 ELETROQUÍMICA: LEIS DE FARADAY + + + Ag + Zn + 2 Au + 3 Q Q Q Como pode cair no enem (UFRRJ) A prateação pelo processo galvânico é de grande utilidade, tendo em vista que com

Leia mais

LIMPEZA QUÍMICA E PASSIVAÇÃO. Em Sistemas Críticos de Alta Pureza

LIMPEZA QUÍMICA E PASSIVAÇÃO. Em Sistemas Críticos de Alta Pureza LIMPEZA QUÍMICA E PASSIVAÇÃO Em Sistemas Críticos de Alta Pureza TIPOS DE CONTAMINAÇÃO (FONTES) Contaminação Orgânica Sujidade oriunda de resíduos dos produtos, gorduras, proteínas, óleos, etc. Contaminação

Leia mais

CORROSÃO PATOLOGIA E RECUPERAÇÃO DAS CONSTRUÇÕES. Prof. Mazer AULA 05

CORROSÃO PATOLOGIA E RECUPERAÇÃO DAS CONSTRUÇÕES. Prof. Mazer AULA 05 AULA 05 Prof. Mazer PATOLOGIA E RECUPERAÇÃO DAS CONSTRUÇÕES 2 FUNDAMENTOS GERAIS: O concreto protege a armadura de duas formas: - Confere uma barreira física separando o aço do meio-ambiente - A água no

Leia mais

Plating LX 120. Tanques : revestidos de PVC ( material plástico anti-ácido ); cerâmica, aço inoxidável 18/8 ou vidro.

Plating LX 120. Tanques : revestidos de PVC ( material plástico anti-ácido ); cerâmica, aço inoxidável 18/8 ou vidro. Plating LX 120 Descrição: Plating LX 120 é um passivador em pó indicado para formação de camadas claras/incolores ou amarelas iridiscentes sobre zinco e cádmio, ferro galvanizado e zamack, oferecendo uma

Leia mais

CORROSÃO ATMOSFÉRICA. É extremamente dependente das condições no local de exposição.

CORROSÃO ATMOSFÉRICA. É extremamente dependente das condições no local de exposição. CORROSÃO ATMOSFÉRICA Ocorre sob um filme fino de eletrólito adsorvido à superfície do metal É extremamente dependente das condições no local de exposição. CORROSÃO ATMOSFÉRICA Classificação das atmosferas:

Leia mais

P o d e s e r u t i l i z a d o c o m o r e v e s t i m e n t o i n t e r m e d i á r i o e m a p l i c a ç õ e s t é c n i c a s.

P o d e s e r u t i l i z a d o c o m o r e v e s t i m e n t o i n t e r m e d i á r i o e m a p l i c a ç õ e s t é c n i c a s. AÇOS REVESTIDOS Além dos acabamentos de superfície convencionais, a tira relaminada pode ainda ser revestida superficialmente pelos mais diversos metais com propósitos técnicos, decorativos ou outros fins,

Leia mais

ANÁLISE DE DESCONTINUIDADES EM FILMES ELETRODEPOSITADOS POR VOLTAMETRIA ANÓDICA.

ANÁLISE DE DESCONTINUIDADES EM FILMES ELETRODEPOSITADOS POR VOLTAMETRIA ANÓDICA. ANÁLISE DE DESCONTINUIDADES EM FILMES ELETRODEPOSITADOS POR VOLTAMETRIA ANÓDICA. Haroldo A. Ponte *, Ana Carolina Tedeschi Gomes, Alexandre Michel Maul * Laboratório de Eletroquímica Aplicada, Departamento

Leia mais

Propriedades típicas e algumas aplicações das ligas de alumínio conformadas

Propriedades típicas e algumas aplicações das ligas de alumínio conformadas 1 Propriedades típicas e algumas aplicações das ligas de alumínio conformadas Liga / tratamento resistência escoamento Alongamento em 50mm 1 [%] Resistência à corrosão (geral) 2 Conformação a frio 3 Usinagem

Leia mais

Revestimento Níquel Químico

Revestimento Níquel Químico Revestimento Níquel Químico O que é Níquel Químico Propriedades do Níquel Químico É um tipo especial de revestimento que aumenta a resistência à abrasão e corrosão e que não requer corrente elétrica, retificadores

Leia mais

Aluno (a): Data: / / Obs: Data de entrega: 12/11 (Todas as respostas devem apresentar justificativa) Resposta à caneta, organizada e completa.

Aluno (a): Data: / / Obs: Data de entrega: 12/11 (Todas as respostas devem apresentar justificativa) Resposta à caneta, organizada e completa. Disciplina: Química Turma: 2 série Escola SESI Jundiaí Professor: Rosilene Paulino da Silva Aluno (a): Data: / / 2018. Obs: Data de entrega: 12/11 (Todas as respostas devem apresentar justificativa) Resposta

Leia mais

Em conformidade com os parâmetros abaixo recomendados na implementação do revestimento, você previne danos às pedras Preciosa.

Em conformidade com os parâmetros abaixo recomendados na implementação do revestimento, você previne danos às pedras Preciosa. Galvanização A galvanoplastia é um processo que utiliza a corrente elétrica contínua para a eliminação dos revestimentos finos dos metais a partir de uma solução dos seus sais em objetos condutores elétricos.

Leia mais

QUÍMICA. c) hexaclorobenzeno. d) percloroetileno.

QUÍMICA. c) hexaclorobenzeno. d) percloroetileno. QUÍMICA Prof. Daniel Pires ELETRÓLISE 1. (UERJ) - O magnésio, graças a sua leveza, é usado na indústria espacial e aeronáutica, em aparelhos óticos e equipamentos em geral. As ligas de magnésio, muito

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Química Setor A

Atividades de Recuperação Paralela de Química Setor A Atividades de Recuperação Paralela de Química Setor A 2ª série Ensino Médio. Conteúdos para estudos: Livro-texto Coeficiente de solubilidade: compreender os gráficos e tabelas de solubilidade; fazer cálculos

Leia mais

química química na abordagem do cotidiano

química química na abordagem do cotidiano 1 Respostas dos exercícios essenciais 1 Alternativa E. I. é incorreta, pois a eletrólise não é espontânea; ela é forçada com o uso de um gerador de corrente apropriado. II. é incorreta, pois o zinco tem

Leia mais

Catálogo de produtos

Catálogo de produtos Catálogo de produtos Galvanização a fogo (zincagem por imersão a quente) - Conforme NBR 6323 O processo de zincagem por imersão a quente é o mesmo que qualquer produto, podendo variar na espessura da camada

Leia mais

EM535 USINAGEM DOS MATERIAIS 1 O. SEMESTRE DE Teste 2

EM535 USINAGEM DOS MATERIAIS 1 O. SEMESTRE DE Teste 2 EM535 USINAGEM DOS MATERIAIS 1 O. SEMESTRE DE 2007 - Teste 2 1. As características desejáveis a um material de ferramenta são: a. resistência ao desgaste, tenacidade, dureza a quente e baixo coeficiente

Leia mais

Tratamentos termoquímicos

Tratamentos termoquímicos Tratamentos termoquímicos BORETAÇÃO Boretação É um tratamento termoquímico no qual o boro é introduzido na superfície do aço por difusão. Apesar de já se saber desde o inicio do século 20 que a difusão

Leia mais

CORROSÃO. Processo de destruição superficial de um metal, dando origem a sais iónicos (óxidos hidróxidos) do referido metal

CORROSÃO. Processo de destruição superficial de um metal, dando origem a sais iónicos (óxidos hidróxidos) do referido metal CORROSÃO Processo de destruição superficial de um metal, dando origem a sais iónicos (óxidos hidróxidos) do referido metal Corrosão Química: reacção superficial de transferência de carga em ambiente seco

Leia mais

CQ 049 FÍSICO QUÍMICA IV

CQ 049 FÍSICO QUÍMICA IV UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA CQ 049 FÍSICO QUÍMICA IV Aula 3.1 Eletrólise ígnea e aquosa, sobrepotencial e galvanoplastia. Estrutura da dupla camada elétrica

Leia mais

Corrosão Metálica. Introdução. O que é corrosão? Classificação dos processos de corrosão. Principais tipos de corrosão

Corrosão Metálica. Introdução. O que é corrosão? Classificação dos processos de corrosão. Principais tipos de corrosão Corrosão Metálica Introdução O estudo da corrosão de superfícies é importante para a solução de problemas de peças e equipamentos. Ter o conhecimento dos tipos de corrosão existentes, compreender os seus

Leia mais

OBTENÇÃO DE LIGAS AMORFAS A BASE DE Fe-Cr-Co-P ATRAVÉS DE ELETRODEPOSIÇÃO

OBTENÇÃO DE LIGAS AMORFAS A BASE DE Fe-Cr-Co-P ATRAVÉS DE ELETRODEPOSIÇÃO OBTENÇÃO DE LIGAS AMORFAS A BASE DE Fe-Cr-Co-P ATRAVÉS DE ELETRODEPOSIÇÃO C.AC Souza 1, I.A Carlos 2, F. Avila 1, D.V. Ribeiro, A.L.R. Tachard, L. Santos 1 Rua Aristides Novis, n 2, Salvador/BA, CEP: 40210630-Caldassouza@hotmail.com

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Química

Atividades de Recuperação Paralela de Química Atividades de Recuperação Paralela de Química 2ª série Ensino Médio Conteúdos para estudos:. Química A Livro-texto Coeficiente de solubilidade: compreender os gráficos e tabelas de solubilidade; fazer

Leia mais

3º Trimestre Sala de estudo Química Data: 15/11/18 Ensino Médio 2º ano classe: A_B Profª Danusa Nome: nº

3º Trimestre Sala de estudo Química Data: 15/11/18 Ensino Médio 2º ano classe: A_B Profª Danusa Nome: nº 3º Trimestre Sala de estudo Química Data: 15/11/18 Ensino Médio º ano classe: A_B Profª Danusa Nome: nº Conteúdo: Eletrólise TEXTO: 1 - Comum à questão: 1 A vida em grandes metrópoles apresenta atributos

Leia mais

Soldagem arco submerso III

Soldagem arco submerso III Soldagem arco submerso III Péricles Cirillo - E-mail: pericles.cirillo@hotmail.com 1. Aplicação de uniões por soldagem à arco submerso 1.1 Indústria de construção naval Figura 1: mostra tipos de soldas

Leia mais

Guia Defeito Cobre Alcalino

Guia Defeito Cobre Alcalino Guia Defeito Cobre Alcalino Aderência Imperfeita: Causa: excesso de cianeto livre, usualmente indicado por formação excessiva de fases no catodo e pela aparência brilhante e cristalina dos anodos. Correção:

Leia mais

TRATAMENTO DA ÁGUA PARA GERADORES DE VAPOR

TRATAMENTO DA ÁGUA PARA GERADORES DE VAPOR Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira MÁQUINAS TÉRMICAS AT-056 M.Sc. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br 1 INTRODUÇÃO: A água nunca está em estado puro, livre de

Leia mais

Eletroquímica: Pilha e Eletrólise

Eletroquímica: Pilha e Eletrólise Eletroquímica: Pilha e Eletrólise Enem 15 semanas 1. O trabalho produzido por uma pilha é proporcional à diferença de potencial (ddp) nela desenvolvida quando se une uma meia-pilha onde a reação eletrolítica

Leia mais

AVALIAÇÃO DO EFEITO DOS PARÂMETROS OPERACIONAIS DENSIDADE DE CORRENTE E ph DO BANHO SOBRE AS PROPRIEDADES DA LIGA Mo-Co-Fe

AVALIAÇÃO DO EFEITO DOS PARÂMETROS OPERACIONAIS DENSIDADE DE CORRENTE E ph DO BANHO SOBRE AS PROPRIEDADES DA LIGA Mo-Co-Fe AVALIAÇÃO DO EFEITO DOS PARÂMETROS OPERACIONAIS DENSIDADE DE CORRENTE E ph DO BANHO SOBRE AS PROPRIEDADES DA LIGA Mo-Co-Fe Alison Silva Oliveira 1 ; José Anderson Machado Oliveira 1 ; Anamélia de Medeiros

Leia mais

AUMENTO DE CAPACIDADE PRODUTIVA

AUMENTO DE CAPACIDADE PRODUTIVA AUMENTO DE CAPACIDADE PRODUTIVA A Brasmetal Waelzholz investe em tecnologia de ponta para aumentar a produtividade, reduzir custos e oferecer produtos cada vez melhores. Plano interno da fábrica TIRAS

Leia mais

Carboneto de Tungstênio Revestimento Metálico

Carboneto de Tungstênio Revestimento Metálico Carboneto de Tungstênio Revestimento Metálico Generalidades O carboneto (ou carbeto) de Tungstênio (WC) é um composto da família dos cerâmicos, de elevada dureza que é utilizado como base de uma família

Leia mais

ARTIGO TÉCNICO I O EFEITO DO HYDROFLOW NA CORROSÃO. Danny Stefanini, PhD. Setembro 2002

ARTIGO TÉCNICO I O EFEITO DO HYDROFLOW NA CORROSÃO. Danny Stefanini, PhD. Setembro 2002 ARTIGO TÉCNICO I O EFEITO DO HYDROFLOW NA CORROSÃO Danny Stefanini, PhD Setembro 2002 O EFEITO DO HYDROFLOW NA CORROSÃO Danny Stefanini, PhD Corrosão é um fenômeno eletroquímico, ligado ao estabelecimento

Leia mais

AVALIAÇÃO DA TEMPERATURA, CORRENTE ELÉTRICA E CONCENTRAÇÃO DE FeSO 4 EM BANHO ELETROLÍTICO PARA FORMAÇÃO DE LIGAS DE TUNGSTÊNIO

AVALIAÇÃO DA TEMPERATURA, CORRENTE ELÉTRICA E CONCENTRAÇÃO DE FeSO 4 EM BANHO ELETROLÍTICO PARA FORMAÇÃO DE LIGAS DE TUNGSTÊNIO AVALIAÇÃO DA TEMPERATURA, CORRENTE ELÉTRICA E CONCENTRAÇÃO DE FeSO 4 EM BANHO ELETROLÍTICO PARA FORMAÇÃO DE LIGAS DE TUNGSTÊNIO F. L. MOREIRA 1, M. B. PORTO 1, M. G. A. VIEIRA 1, M. G. C. da SILVA 1, A.

Leia mais

Existem diversas técnicas e procedimentos empregados visando o aumento das propriedades

Existem diversas técnicas e procedimentos empregados visando o aumento das propriedades Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS I AT-096 Dr. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br TRATAMENTOS EMPREGADOS EM INTRODUÇÃO: Existem

Leia mais

SMM SELEÇÃO DE MATERIAIS PARA PROJETO MECÂNICO. Prof. José B. Marcomini

SMM SELEÇÃO DE MATERIAIS PARA PROJETO MECÂNICO. Prof. José B. Marcomini SMM0333 - SELEÇÃO DE MATERIAIS PARA PROJETO MECÂNICO Prof. José B. Marcomini Processos e Seleção de Processos LAMINAÇÃO VISÃO GERAL DA LAMINAÇÃO CALIBRAÇÃO LAMINAÇÃO LAMINAÇÃO ENCRUAMENTO/ ATMOSFERAS

Leia mais

EFEITO DOS ELEMENTOS DE LIGA NOS AÇOS RSCP/ LABATS/DEMEC/UFPR

EFEITO DOS ELEMENTOS DE LIGA NOS AÇOS RSCP/ LABATS/DEMEC/UFPR EFEITO DOS ELEMENTOS DE LIGA NOS AÇOS RSCP/ LABATS/DEMEC/UFPR Seleção do processo de fundição Metal a ser fundido [C. Q.]; Qualidade requerida da superfície do fundido; Tolerância dimensional requerida

Leia mais

SOLDAGEM. Engenharia Mecânica Prof. Luis Fernando Maffeis Martins

SOLDAGEM. Engenharia Mecânica Prof. Luis Fernando Maffeis Martins 09 SOLDAGEM Engenharia Mecânica Prof. Luis Fernando Maffeis Martins Soldagem por resistência Soldagem por resistência Soldagem através da geração de calor devida à passagem de corrente elétrica e da aplicação

Leia mais

Plating Zink -AL. Descrição :

Plating Zink -AL. Descrição : Plating Zink -AL Descrição : Plating Zink-Al oferece um filme aderente de zincato sobre o alumínio. O processo é utilizado sobre todos os tipos de alumínio e suas ligas e deposita por imersão um filme

Leia mais

TECNOLOGIA EPD-H A TECNOLOGIA

TECNOLOGIA EPD-H A TECNOLOGIA A TECNOLOGIA Tecnologia de decapagem e passivação feita através de reação eletrolítica, desenvolvida pelo GRUPO HUMMA para aplicação em aços inoxidáveis e ligas especiais para limpeza de peças, componentes

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 2º EM Química B Natália Av. Dissertativa 08/06/16 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta

Leia mais

TRATAMENTOS EMPREGADOS EM MATERIAIS METÁLICOS

TRATAMENTOS EMPREGADOS EM MATERIAIS METÁLICOS Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS I AT-096 Dr. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br TRATAMENTOS EMPREGADOS EM 1 INTRODUÇÃO: Existem

Leia mais

Centro Universitário Padre Anchieta Controle de Processos Químicos Ciência dos Materiais Prof Ailton. Metais Não Ferrosos

Centro Universitário Padre Anchieta Controle de Processos Químicos Ciência dos Materiais Prof Ailton. Metais Não Ferrosos Metais Não Ferrosos 8.1 - Introdução Denominam-se metais não ferrosos, os metais em que não haja ferro ou em que o ferro está presente em pequenas quantidades, como elemento de liga Os metais não ferrosos

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO SUPRAZINK NOVA (PROCESSO DE ZINCO ÁCIDO À BASE DE CLORETO DE POTÁSSIO ALTA RESISTÊNCIA À TEMPERATURA)

BOLETIM TÉCNICO SUPRAZINK NOVA (PROCESSO DE ZINCO ÁCIDO À BASE DE CLORETO DE POTÁSSIO ALTA RESISTÊNCIA À TEMPERATURA) Página 1 de 9 é um processo de zinco levemente ácido à base de Cloreto de Potássio para deposição de camadas dúcteis com alta velocidade de deposição, alto brilho, nivelamento e penetração superiores em

Leia mais

1 Introdução O diborato de titânio (TiB 2 )

1 Introdução O diborato de titânio (TiB 2 ) 1 Introdução 1.1. O diborato de titânio (TiB 2 ) O diborato de titânio (TiB 2 ) é um composto cerâmico de estrutura hexagonal onde os átomos de boro formam uma rede ligada covalentemente na matriz do titânio

Leia mais

METALURGIA EXTRATIVA DOS NÃO FERROSOS

METALURGIA EXTRATIVA DOS NÃO FERROSOS METALURGIA EXTRATIVA DOS NÃO FERROSOS PMT 2509 PMT 3409 Flávio Beneduce Eletrólito: criolita (Na 3 AlF 6 ) corresponde ao melhor meio para a eletrólise da alumina (redução eletrolítica), pelos seguintes

Leia mais

1 Introdução Princípios Básicos da Corrosão Eletroquímica... 5

1 Introdução Princípios Básicos da Corrosão Eletroquímica... 5 Sumário 1 Introdução................................ 1 2 Princípios Básicos da Corrosão Eletroquímica........ 5 2.1 POTENCIAIS ELETROQUÍMICOS............................ 5 2.2 PILHAS DE CORROSÃO...................................17

Leia mais

Cerâmicos encontrados na natureza como a argila. Utilizado basicamente para peças de cerâmica tradicional.

Cerâmicos encontrados na natureza como a argila. Utilizado basicamente para peças de cerâmica tradicional. PROCESSAMENTO DE CERÂMICOS 1. Características de materiais cerâmicos - alta dureza (resistência à abrasão) e resistência a elevadas temperaturas - alta fragilidade - grande diferença entre resistência

Leia mais

Ciências dos Materiais

Ciências dos Materiais ASSOCIAÇÃO TERESINENSE DE ENSINO ATE FACULDADE SANTO AGOSTINHO FSA DIREÇÃO DE ENSINO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO NUAPE Ciências dos Materiais Profª Esp. Priscylla Mesquita Por que Estudar a Difusão? Materiais

Leia mais

Insertos Econômicos com 8 Arestas de Corte. Reduz o Custo no Desbaste de Canto

Insertos Econômicos com 8 Arestas de Corte. Reduz o Custo no Desbaste de Canto Fresa de Alta Eficiência com Ângulo da Aresta de Corte de MFN88 Fresa de Alta Eficiência com um Ângulo da Aresta de Corte de MFN88 Insertos Econômicos com 8 Arestas de Corte. Reduz o Custo no Desbaste

Leia mais

ELETRODO OU SEMIPILHA:

ELETRODO OU SEMIPILHA: ELETROQUÍMICA A eletroquímica estuda a corrente elétrica fornecida por reações espontâneas de oxirredução (pilhas) e as reações não espontâneas que ocorrem quando submetidas a uma corrente elétrica (eletrólise).

Leia mais

ELETROPOLIMENTO. Introdução: A REVOLUÇÃO DO ACABAMENTO DE SUPERFÍCIE PARA COMPONENTES E EQUIPAMENTOS FABRICADOS EM AÇOS INOXIDÁVEIS

ELETROPOLIMENTO. Introdução: A REVOLUÇÃO DO ACABAMENTO DE SUPERFÍCIE PARA COMPONENTES E EQUIPAMENTOS FABRICADOS EM AÇOS INOXIDÁVEIS Introdução: ELETROPOLIMENTO A REVOLUÇÃO DO ACABAMENTO DE SUPERFÍCIE PARA COMPONENTES E EQUIPAMENTOS FABRICADOS EM AÇOS INOXIDÁVEIS A crescente busca de menores custos produtivos leva à otimização dos processos

Leia mais

HIDROMETALURGIA E ELETROMETALURGIA. Prof. Carlos Falcão Jr.

HIDROMETALURGIA E ELETROMETALURGIA. Prof. Carlos Falcão Jr. HIDROMETALURGIA E ELETROMETALURGIA Prof. Carlos Falcão Jr. de um sólido em fase aquosa natureza do sólido (iônico, covalente ou metálico) processo: físico químico eletroquímico de redução eletrolítico

Leia mais

Construção dos Navios. Seção B LIGAÇÃO DAS PEÇAS DE CONSTRUÇÃO

Construção dos Navios. Seção B LIGAÇÃO DAS PEÇAS DE CONSTRUÇÃO Construção dos Navios Seção B LIGAÇÃO DAS PEÇAS DE CONSTRUÇÃO Juntas permanentes Solda Pressão JUNTAS Exemplo: ligação de uma camisa em um cilindro Contração Quando se aquece uma peça antes de forçar a

Leia mais

QUÍMICA. Transformações Químicas e Energia. Prof ª. Giselle Blois

QUÍMICA. Transformações Químicas e Energia. Prof ª. Giselle Blois QUÍMICA Transformações Químicas e Energia Eletroquímica: Oxirredução, Potenciais Padrão de Redução, - Parte 2 Prof ª. Giselle Blois REAÇÃO QUÍMICA PILHA (fenômeno espontâneo) ELETRÓLISE (fenômeno não-espontâneo)

Leia mais

a) b) c) d) e)1 10 3

a) b) c) d) e)1 10 3 EXERCÍCIOS 01) Em um copo de vidro contendo uma solução aquosa de brometo de sódio, NaBr (aq), são introduzidos dois eletrodos inertes de grafite, que são conectados a uma bateria. e)pode-se obter uma

Leia mais

SOLDAGEM COM PLASMA E FORA DA GRAVIDADE.

SOLDAGEM COM PLASMA E FORA DA GRAVIDADE. SOLDAGEM COM PLASMA E FORA DA GRAVIDADE. HISTÓRICO O processo de soldagem a Plasma (PAW) foi introduzido na indústria em 1964 como um método que possuía um melhor controle de soldagem em níveis mais baixos

Leia mais

FORMAÇÃO DE CORROSÃO GALVÂNICA

FORMAÇÃO DE CORROSÃO GALVÂNICA FORMAÇÃO DE CORROSÃO GALVÂNICA EJC ENGENHARIA DE UTILIDADES WWW.EJCENGENHARIA.COM.BR CORROSÃO GALVÂNICA O aço inox ou o alumínio, quando utilizados em placas de identificação para vasos de pressão, através

Leia mais

Tecnologia dos Materiais Outras ligas metálicas não ferrosas

Tecnologia dos Materiais Outras ligas metálicas não ferrosas Instituto Federal de Santa Catarina Campus Florianópolis Departamento Acadêmico de Metal-Mecânica Curso Técnico em Mecânica Tecnologia dos Materiais Outras ligas metálicas não ferrosas Módulo II Mecânica

Leia mais

Ciências da Natureza e Matemática

Ciências da Natureza e Matemática 1 CEDAE Acompanhamento Escolar 2 CEDAE Acompanhamento Escolar 3 CEDAE Acompanhamento Escolar 1.(UnB/DF) O processo de fabricação dos circuitos integrados impressos, usados na construção de microcomputadores,

Leia mais

Tratamentos Térmicos

Tratamentos Térmicos Tratamentos Térmicos Têmpera superficial Modifica a superfície: alta dureza superficial e núcleo mole. Aplicação: engrenagens Pode ser «indutivo» ou «por chama» Tratamentos Térmicos Têmpera superficial

Leia mais

Rua Dário Freire Meireles, 541 Campo dos Amarais Campinas SP CEP:

Rua Dário Freire Meireles, 541 Campo dos Amarais Campinas SP CEP: SOLDAGEM TIG O significado de TIG é Tungsten Inert Gas welding, também conhecido na literatura como GTAW (Gas Tungsten Arc Welding). Em português, TIG significa "Soldagem por Gás Inerte de Tungstênio".

Leia mais

SOLDAGEM. Engenharia Mecânica Prof. Luis Fernando Maffeis Martins

SOLDAGEM. Engenharia Mecânica Prof. Luis Fernando Maffeis Martins 07 SOLDAGEM Engenharia Mecânica Prof. Luis Fernando Maffeis Martins Processo de soldagem por arco elétrico Este é mais um processo de soldagem que utiliza como fonte de calor a formação de um arco elétrico

Leia mais

CORROSÃO E ELETRODEPOSIÇÃO

CORROSÃO E ELETRODEPOSIÇÃO CORROSÃO E ELETRODEPOSIÇÃO Princípios de Eletroquímica Prof. Dr. Artur de Jesus Motheo Departamento de FísicoF sico-química Instituto de Química de são Carlos Universidade de São Paulo 1 Princípios de

Leia mais

Oxirredução IDENTIFICAÇÃO O QUE SOFRE ENTIDADE O QUE FAZ. Oxidante ganha e - ( NOX) oxida o redutor redução

Oxirredução IDENTIFICAÇÃO O QUE SOFRE ENTIDADE O QUE FAZ. Oxidante ganha e - ( NOX) oxida o redutor redução Eletroquímica Oxirredução ENTIDADE IDENTIFICAÇÃO O QUE FAZ O QUE SOFRE Oxidante ganha e - ( NOX) oxida o redutor redução Redutor perde e - ( NOX) reduz o oxidante oxidação Todas as reações que têm substâncias

Leia mais

Processo de Soldagem MIG/MAG. Processo MIG / MAG Prof. Vilmar Senger

Processo de Soldagem MIG/MAG. Processo MIG / MAG Prof. Vilmar Senger Processo de Soldagem MIG/MAG Gases de proteção O ar atmosférico é expulso da região de soldagem por um gás de proteção com o objetivo de evitar a contaminação da poça de fusão. A contaminação é causada

Leia mais

Sistemas Estruturais. Prof. Rodrigo mero

Sistemas Estruturais. Prof. Rodrigo mero Sistemas Estruturais Prof. Rodrigo mero Aula 4 O Material aço Índice Características de Aço da Construção Civil Propriedades Modificadas Ligas Metálicas Ligas Ferrosas Ligas Não-Ferrosas Teor de Carbono

Leia mais

PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre

PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre - 2017 Disciplina: Química Série: 3º ANO Ensino Médio Professor(a): Paola Araújo Objetivo: Recuperar o conteúdo referente ao 2º trimestre, mesclando conteúdos

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA. Roteiro de estudos Corrosão Data: 17/04/2013. Ambiente bucal favorece a degradação dos materiais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA. Roteiro de estudos Corrosão Data: 17/04/2013. Ambiente bucal favorece a degradação dos materiais UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DEPARTAMENTO DE BIOMATERIAIS E BIOLOGIA ORAL Roteiro de estudos Corrosão Data: 17/04/2013 Corrosão de ligas metálicas e suas implicações clínicas 1 Introdução

Leia mais

Ecobril Zn ml/l Condicionador Ecobril Zn ml/l Aditivo Ecobril Zn (*)

Ecobril Zn ml/l Condicionador Ecobril Zn ml/l Aditivo Ecobril Zn (*) Ecobril Zn Descrição: Ecobril Zn é um processo isento de complexantes, orgânico indicado para banhos de zinco alcalino sem cianeto. Ecobril Zn é capaz de produzir depósitos brilhantes, altamente reflectivos

Leia mais

MFPN66 MFPN66. Fresa de Alta Eficiência com um Ângulo da Aresta de Corte de 66

MFPN66 MFPN66. Fresa de Alta Eficiência com um Ângulo da Aresta de Corte de 66 Fresa de Alta Eficiência com Ângulo da Aresta de Corte de Fresa de Alta Eficiência com um Ângulo da Aresta de Corte de Insertos Econômicos com 10 Arestas de Corte. Reduz a Vibração com Design de Baixo

Leia mais