Unidade III. Instituições de Direito Público e Privado. Profª. Joseane Cauduro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade III. Instituições de Direito Público e Privado. Profª. Joseane Cauduro"

Transcrição

1 Unidade III Instituições de Direito Público e Privado Profª. Joseane Cauduro

2 Unidade III - Agenda Nesta aula, veremos: Direito Civil Parte Geral Das Pessoas Dos Bens Dos Fatos Jurídicos Parte Especial Do Direito das Obrigações Do Direito das Coisas

3 Introdução Direito Civil Ramo do Direito que trata das relações entre as pessoas, os bens e terceiros. É no Direito Civil que estudamos as formas de contratar e as responsabilidades, obrigações e direitos que existem em relação às coisas de forma geral.

4 O Código Civil é a maior fonte do Direito Civil. Em 2002 foi criado um novo Código Civil (Lei /02) que substituiu o anterior, datado de 1916 (Lei 3.071).

5 O Novo Código Civil Está dividido em partes: Parte Geral Livro I Das Pessoas Livro II Dos Bens Livro III Dos Fatos Jurídicos

6 O Novo Código Civil Parte Especial Livro I Do Direito das Obrigações Livro II Do Direito de Empresa Livro III Do Direito das Coisas Livro IV Do Direito de Família Livro V Do Direito das Sucessões

7 Das Pessoas Das Pessoas: Personalidade; Capacidade.

8 Personalidade Personalidade Definição: a quem é dirigido o direito. Somente entes com personalidade jurídica têm direitos na ordem civil. Espécies: pessoas naturais e pessoas jurídicas. Art. 1 - Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil.

9 Pessoa Natural Pessoa Natural É o ser humano, a pessoa física. Art. 2, CC A personalidade civil começa com o nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro.

10 Capacidade Capacidade É capaz aquele que pode exercer seus direitos e deveres diretamente, ou seja, por si só. Absolutamente Incapazes Relativamente Incapazes O fim da menoridade O fim da existência da pessoa natural

11 Absolutamente incapazes Menores de 16 anos; Enfermos ou deficientes mentais sem discernimento; Os que por causa transitória não puderem Os que, por causa transitória não puderem expressar sua vontade;

12 Relativamente incapazes Maiores de 16 e menores de 18 anos; Ébrios habituais, drogados ou deficientes com discernimento reduzido; Excepcionais, sem desenvolvimento mental completo; Pródigos;

13 Fim da menoridade Concessão de um dos pais instrumento público; Pelo casamento; Emprego público efetivo; Colação de grau superior; Economia própria;

14 Pessoa Jurídica Pessoa Jurídica É uma entidade. É o resultado do conjunto de esforços de duas ou mais pessoas naturais ou de outras pessoas jurídicas. Tem vida própria, independente das vidas de seus fundadores, colaboradores e participantes.

15 Pessoa Jurídica Pessoa Jurídica As pessoas jurídicas têm direitos e deveres somente delas, não obrigam seus sócios ou seus acionistas. * Pessoa Jurídica de Direito Público; * Pessoa Jurídica de Direito Privado;

16 Pessoa Jurídica Despersonalização Porém, atualmente, existe a possibilidade de despersonalização da pessoa jurídica caso em que os sócios podem ser alcançados e responsabilizados por obrigações originariamente da pessoa jurídica.

17 Domicílio Local onde deve ser procurado o devedor, em qualquer questão jurídica. Sem domicílio, não há como iniciar uma ação civil, porque não há como citar o réu, dando-lhe d conhecimento do teor da acusação que sobre ele pesa.

18 Domicílio Domicílio da Pessoa Natural? Domicílio das Pessoas Jurídicas? Local de sua sede Filiais Domicílio especial

19 Interatividade Para o Direito Civil, a pessoa existe a partir de que momento? a) Desde a vida embrionária in vitro; b) Desde a concepção; c) A partir do nascimento, independente de ter respirado; d) A partir do nascimento com vida; e) N.D.A.

20 Dos Bens Dos Bens: Definição: É toda coisa, material ou imaterial, sobre a qual se possa ter algum direito jurídico e pode fazer parte de um determinado patrimônio. Espécies: Bens considerados em si mesmos Bens reciprocamente considerados

21 Dos Bens Dos Bens considerados em si mesmos Existem independente de qualquer outra coisa. Ex.: cadeira, livro. Bens Imóveis x Bens Móveis Imóveis o solo e tudo quanto se lhe possa incorporar natural ou artificialmente (art. 79, CC).

22 Dos Bens Móveis são os suscetíveis de movimento próprio, ou de remoção por força alheia, sem alteração da substância ou da destinação econômico-social (art. 82, CC).

23 Dos Bens Bens Fungíveis e Infungíveis Fungíveis os que possam ser substituídos por outro de mesma espécie, qualidade e quantidade (exemplos: saco de açúcar, dinheiro). i Infungíveis embora da mesma espécie, não podem ser substituídos por outros (exemplo: um cavalo de corrida).

24 Dos Bens Bens Divisíveis e Indivisíveis Divisíveis são aqueles que podem ser fracionados sem alteração de sua substância, diminuição considerável de valor ou prejuízo do uso a que se destina (exemplo: dinheiro) Indivisíveis são aqueles que não podem ser fracionados sem prejuízo de sua essência (exemplo: livro)

25 Dos Bens Dos Bens reciprocamente considerados Bens Principais são aqueles que existem por si só, abstrata ou concretamente. Exemplo: aquisição de um carro contendo Exemplo: aquisição de um carro contendo rádio. Carro principal. Rádio acessório).

26 Dos Bens Dos Bens reciprocamente considerados Bens Acessórios dependem do principal, sempre o acompanhando e deste fazendo parte. Exemplos: Benfeitorias.

27 Dos Bens Espécies de Benfeitorias: Necessárias conservação de um bem. Úteis melhoramento. Voluptuárias mero embelezamento.

28 Dos Fatos Jurídicos Fato todo evento natural ou provocado por ação humana. Fato Jurídico é todo aquele que interessa ao direito. Negócio Jurídico relações entre as pessoas, tanto em relação a bens quanto a direitos.

29 Dos Negócios Jurídicos Requisitos para validade de um Negócio Jurídico: Agente Capaz (personalidade + capacidade) Objeto Lícito, possível, determinado ou determinável Forma prescrita ou não defesa em lei.

30 Dos Negócios Jurídicos Agente Capaz Pessoa capaz para os atos da vida civil. Objeto Lícito É aquele que não foge à lei, que não a viola.

31 Dos Negócios Jurídicos Forma prescrita ou não defesa (proibida) em lei Todo negócio jurídico tem uma forma. Se a lei impuser forma especial, esta deverá ser atendida. Exemplo: compra de um imóvel à vista, deve ser documentada através da escritura pública. Se realizada por instrumento particular, não tem validade.

32 Dos Defeitos do Negócio Jurídico Existindo os seguintes defeitos, os negócios jurídicos tornam-se anuláveis. Erro ou Ignorância Dolo Coação Do estado de perigo Da lesão Da fraude contra credores

33 Dos Defeitos do Negócio Jurídico Erro ou Ignorância É a noção falsa sobre determinada coisa. Equivale à ignorância, que é o desconhecimento de determinada característica da coisa. Quando o erro é substancial, de forma a modificar a natureza do negócio, então esse erro anula o negócio.

34 Dos Defeitos do Negócio Jurídico Dolo Doloso é o ato que contém algum artifício com o qual se pretenda enganar alguém. Nesse caso só anula o negócio o artifício Nesse caso, só anula o negócio o artifício que modifique a natureza do negócio.

35 Dos Defeitos do Negócio Jurídico Coação É o constrangimento, é a violência física ou moral que impeça a ação livre de outra pessoa.

36 Dos Defeitos do Negócio Jurídico Do estado de perigo É o estado em que se encontra alguém que esteja premido da necessidade de salvar-se ou a pessoa de sua família, de grave dano conhecido pela outra parte, assumindo obrigação excessivamente onerosa. Ex.: cheque caução.

37 Dos Defeitos do Negócio Jurídico Da lesão Ocorre lesão quando alguém, sob forte necessidade ou por inexperiência, obrigase a alguma coisa manifestamente desproporcional ao valor da prestação oposta.

38 Dos Defeitos do Negócio Jurídico Da fraude contra credores Comete tal ilícito penal aquele que desfaz de seus bens, a título gratuito ou oneroso, estando já em estado de insolvência. Isso acontece quando alguém que se encontra com dívida vencida, para evitar o seqüestro ou arresto de seus bens, transfere-os a terceiros.

39 Da Prescrição Definição: perda do direito de agir em relação a um direito. Comprovantes de pagamento de tributos e de contas de serviços devem ser guardados por cinco anos. Se não formos cobrados por uma dívida no prazo de cinco anos, o credor perde o direito à cobrança dessa dívida.

40 Da Prescrição Os prazos de prescrição estão dispostos no Código Civil, nos artigos 205 e 206. Na falta de estipulação legal de prazo menor, ocorre a prescrição em dez anos.

41 Interatividade Leia o caso: João tem uma dívida de ,00 com Alex e encontra-se inadimplente. Para evitar que Alex entre com pedido de penhora sobre seus bens, resolve doar para seus filhos. Qual dos defeitos jurídicos apresenta o caso em exame: a) Erro; b) Dolo; c) Coação; d) Lesão; e) Fraude contra credores;

42 Direito das Obrigações O Direito Obrigacional estuda a forma como se dá a relação entre credores e devedores. É direito de ordem pessoal, ou seja, diz respeito somente ao credor e ao devedor de determinada prestação a ser cumprida.

43 Direito das Obrigações As obrigações podem ser: De Dar (coisa certa ou coisa incerta) De Fazer (ou não fazer)

44 Das modalidades das Obrigações Obrigação de Dar ou de Restituir Dizem respeito a alguma coisa, algum objeto. Subdividem-se em: Obrigação de dar coisa certa (insubstituível) Obrigação de dar coisa incerta

45 Das modalidades das Obrigações Obrigação de Fazer Impõe uma ação ao devedor. Obrigação de Não Fazer O devedor obriga-se a não praticar alguma ação.

46 Classificação das Obrigações 1. Simples e Complexas Simples são as que encerram um fato ou uma coisa única. Complexas são aquelas que encerram mais de uma ação ou mais de um bem. Estas só se liquidam quando realizadas todas as prestações nelas estabelecidas.

47 Classificação das Obrigações 2. Cumulativas e Alternativas Cumulativas são aquelas em que as prestações se seguem, exigindo-se todas elas em uma seqüência. Alternativas são aquelas que, existindo mais de uma prestação, só se está obrigado a uma delas. Realizada uma, as outras são dispensadas ou extintas. A escolha cabe ao devedor.

48 Classificação das Obrigações 3. De resultado e de meio De Resultado são aquelas em que a prestação só gera direitos ao devedor, quando chegar a seu termo. (médico esteticista) De meio são aquelas em que o devedor se obriga a cumprir alguma prestação, sem garantir o resultado.

49 Classificação das Obrigações 4. Principais e acessórias Principais são aquelas que independem de qualquer outra. Acessórias tão logo termine a obrigação principal, fica extinta a obrigação acessória. Ex. Contrato de fiança.

50 Efeitos das obrigações Depois de constituídas, as obrigações passam a gerar efeitos e elas só podem ser exigidas após vencido o seu prazo para cumprimento. * Obrigações adimplidas; * Obrigações não adimplidas;

51 Adimplemento das Obrigações Pagamento Do lugar do pagamento (domc. devedor) Do tempo do pagamento Pagamento em consignação Pagamento em sub-rogação Dação em pagamento (concordância) Novação Compensação (débitos equivalentes) Confusão Remissão

52 Inadimplemento das Obrigações Mora (credor ou devedor) Das Perdas e Danos * Danos Emergentes * Lucros cessantes Juros moratórios e correção monetária; Da Cláusula Penal

53 Interatividade Caso: João contrata uma cirurgia de redução de estômago com o médico Paulo. A obrigação do Dr. Paulo pode ser classificada como: a) Fungível; b) Consumível; c) De meio; d) De resultado; e) N.D.A.

54 Dos Contratos Definição: São acordos de vontades, estabelecidos pelas partes que, voluntariamente, os aceitam e às suas cláusulas, e que venham a constituir, regular ou extinguir direitos. Requisitos: Agente capaz Objeto lícito Forma prescrita ou não defesa em lei.

55 Formas de Contratação 1. Tácito é o contrato em que a evidência gera a relação. (passageiro de ônibus) 2. Verbal é aquele em que as pessoas aceitam e concordam com os termos de forma verbal. Exige presença de testemunhas para confirmarem o que foi acertado. 3. Expresso contratação de forma escrita, expressa em termos. Forma mais conhecida, embora não mais usual.

56 Formas de Contratação 4. Formal forma que respeita determinações formais para sua validade. Contratos civis sempre foram, segundo a lei, acordo de vontade das partes, sem restrição legal. Inovação do Novo Código Civil: impõem aos contratantes a presunção de probidade e de boa-fé.

57 Classificação dos Contratos 1. Bilaterais ou Unilaterais Bilaterais ambas as partes têm deveres e direitos. Unilaterais apenas uma das partes tem deveres. 2. Onerosos ou Gratuitos Onerosos envolvem pagamento, ou seja, obrigações patrimoniais. Gratuitos somenteumadaspartestem tem obrigação patrimonial.

58 Classificação dos Contratos 3. Comutativos e Aleatórios Comutativos as partes recebem prestações equivalentes. Aleatórios uma das partes tem a sua prestação definida, mas a outra pode não ter prestação nenhuma a dar.

59 Classificação dos Contratos 4. Formais e Não Formais Formais decorrem de forma prescrita em lei. Se a lei estabelece que o contrato deva ser por escrito, assim deverá ser feito sob pena de não ser válido. Não Formais não dependem de nenhuma forma predefinida e nem de solenidades.

60 Classificação dos Contratos 5. Paritários ou de Adesão Paritários as partes comparecem com poderes iguais de deliberação sobre as cláusulas que as envolvem. As partes discutem, em pé de igualdade, todo o contrato e o aceitam. De Adesão contrato pré-elaborado por uma das partes em que a outra comparece somente com seu aceite, sem poder discutir as cláusulas que o caracterizam. (contr. De telefonia) * Cláusulas contraditórias;

61 Das várias espécies de Contratos De Compra e Venda Troca ou Permuta Doação Locação de coisas (fungíveis) Locação de bens imóveis Empréstimo (comodato não fungível; e mútuo) Prestação de Serviços Empreitada Mandato Outros Contratos Fiança Jogo e Aposta Seguro Transporte, entre outros

62 Direito das Coisas Parte do Direito Civil que trata da relação entre uma pessoa e determinado bem e as prerrogativas que se atribuem ao senhor dessa relação. Direito das Coisas é parte do direito que trata dos direitos reais. Pessoas senhoras de direito. Bens objetos de direito.

63 Direito das Coisas O Direito das Coisas pode ser classificado em: Direito Real sobre coisas próprias (Posse e Propriedade) Direito Real sobre coisas alheias De Gozo ou Fruição De Garantia Direito Real = poder de alguém usar de uma coisa, com exclusividade e contra todos.

64 Direitos Reais Sobre Coisas Próprias Propriedade Direitos Reais De fruição De Uso De Usufruto De Habitação Sobre Coisas Alheias De garantia Penhor Hipoteca Anticrese

65 Direitos Reais sobre coisas próprias Propriedade x Posse Propriedade (art , CC) O proprietário tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reavê-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha. É um direito sobre a coisa.

66 Direitos Reais sobre coisas próprias Exemplo: proprietário de uma casa. Normalmente é quem se utiliza dela, a aluga, a venda, ou a recupera. Posse (art , CC) exercício pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade. Posse e Propriedade andam juntas mas não se confundem!

67 Direitos Reais sobre coisas alheias Direitos de Fruição ou Gozo É aquele que dá direito ao possuidor de tirar proveito da coisa possuída. São eles: Usufruto direito de usufruir de determinado bem. Uso direito de dispor da coisa. Habitação direito de moradia.

68 Direitos Reais sobre coisas alheias Direitos de Garantia O Senhor do direito real não pode dispor do bem, nem tirar proveito dele pois foi deixado em garantia a uma dívida. Penhor Hipoteca Anticrese

69 Direitos Reais sobre coisas alheias Penhor direito sobre bens móveis deixados em garantia. Transfere a posse? Hipoteca modalidade de garantia que recai sobre bens imóveis, embarcações e aeronaves. A posse não é transferida, permanecendo em poder do próprio devedor.

70 Direitos Reais sobre coisas alheias Anticrese espécie de contrato pelo qual o devedor entrega ao credor um imóvel, dando-lhe o direito de receber os frutos e rendimentos, como compensação da dívida.

71 Interatividade No que consiste um penhor? a) É obrigação de dar fungível; b) É obrigação de fazer podendo ser fungível ou infungível; c) É um bem móvel dado em garantia de pagamento de dívida; d) É um bem imóvel dado em garantia; e) N.D.A.

72 ATÉ A PRÓXIMA!

INSTITUIÇÕES DE DIREITO PUBLICO E PRIVADO MÓDULO 9 DOS BENS

INSTITUIÇÕES DE DIREITO PUBLICO E PRIVADO MÓDULO 9 DOS BENS INSTITUIÇÕES DE DIREITO PUBLICO E PRIVADO MÓDULO 9 DOS BENS Índice 1. Dos Bens...3 1.1. Dos Bens considerados em si mesmos... 3 1.1.2. Bens Imóveis e Bens Móveis:... 3 1.1.2.1. Bens Fungíveis e Consumíveis...

Leia mais

Direito Civil: Notas de Aulas dos Curso de Gestão de Marketing:

Direito Civil: Notas de Aulas dos Curso de Gestão de Marketing: Direito Civil: Notas de Aulas dos Curso de Gestão de Marketing: Uso Interno e Exclusivo dos Alunos do Curso de Gestão de Marketing da UNIFAI. A leitura deste não isenta a da bibliografia indicada. Bibliografia:

Leia mais

É o conjunto de regras reguladoras das relações jurídicas entre as pessoas e os bens materiais.

É o conjunto de regras reguladoras das relações jurídicas entre as pessoas e os bens materiais. DIREITO DAS COISAS É o conjunto de regras reguladoras das relações jurídicas entre as pessoas e os bens materiais. Posse Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IX Contratos

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IX Contratos Instituições de Direito Público e Privado Parte IX Contratos 1. Contratos Conceito Contrato é a convenção estabelecida ente duas ou mais pessoas, para constituir, regular ou extinguir entre elas uma relação

Leia mais

Direito e legislação. Tópico III Direito das obrigações Contratos

Direito e legislação. Tópico III Direito das obrigações Contratos Direito e legislação Tópico III Direito das obrigações Contratos Direito das Obrigações Credor Devedor Espécies das Obrigações Obrigação de dar (certa e incerta) Coisa Certa é aquela em que o devedor se

Leia mais

EDITAL SISTEMATIZADO CAPÍTULO I OBJETO E FINALIDADE DA TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL Conceito e Divisão do Direito

EDITAL SISTEMATIZADO CAPÍTULO I OBJETO E FINALIDADE DA TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL Conceito e Divisão do Direito S EDITAL SISTEMATIZADO... 21 CAPÍTULO I OBJETO E FINALIDADE DA TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL... 23 1. Conceito e Divisão do Direito... 23 1.1. Conceito de direito... 23 1.2. Fontes jurídicas... 24 1.3.

Leia mais

QUESTÕES CAPÍTULO I... 41

QUESTÕES CAPÍTULO I... 41 S CAPÍTULO I OBJETO E FINALIDADE DA TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL... 25 1. Conceito e Divisão do Direito... 25 1.1. Conceito de direito... 25 1.2. Fontes jurídicas... 26 1.3. Direito positivo e direito

Leia mais

CAPÍTULO I OBJETO E FINALIDADE DA TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL...

CAPÍTULO I OBJETO E FINALIDADE DA TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL... Sumário CAPÍTULO I OBJETO E FINALIDADE DA TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL... 25 1. Conceito e Divisão do Direito... 25 1.1. Conceito de direito... 25 1.2. Fontes jurídicas... 26 1.3. Direito positivo e direito

Leia mais

COMO ELABORAR CONTRATOS

COMO ELABORAR CONTRATOS COMO ELABORAR CONTRATOS PARTES Art. 104. A validade do negócio jurídico requer: I - agente capaz; II - objeto lícito, possível, determinado ou determinável; III - forma prescrita ou não defesa em lei.

Leia mais

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA Advogado, palestrante e parecerista; Professor de Dir. Civil, Prática Civil e Dir. do Consumidor em cursos preparatórios para a OAB e para Concursos Públicos; Professor de

Leia mais

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Conceito: obrigação é jurídico TRANSITÓRIO entre CREDOR e DEVEDOR pelo qual o segundo se submete a uma certa PRESTAÇÃO de CARÁTER ECONÔMICO, cujo cumprimento é garantido pelo PATRIMÔNIO

Leia mais

Sumário. Apresentação, xv. Resumo esquemático, 44. Parte I - Introdução, 1

Sumário. Apresentação, xv. Resumo esquemático, 44. Parte I - Introdução, 1 Sumário Apresentação, xv Parte I - Introdução, 1 1 Noções Gerais sobre a Idéia de Obrigação, 3 1.1 Conceito e características, 3 1.2 Posição no Direito Civil e relações com demais ramos jurídicos, 8 1.3

Leia mais

Bens são todos aqueles objetos materiais ou imateriais que sirvam de utilidade física ou ideal para o indivíduo.

Bens são todos aqueles objetos materiais ou imateriais que sirvam de utilidade física ou ideal para o indivíduo. Bens são todos aqueles objetos materiais ou imateriais que sirvam de utilidade física ou ideal para o indivíduo. Para a economia política, bens são aquelas coisas que, sendo úteis aos homens, provocam

Leia mais

PALAVRAS PRÉVIAS 8ª EDIÇÃO PREFÁCIO APRESENTAÇÃO

PALAVRAS PRÉVIAS 8ª EDIÇÃO PREFÁCIO APRESENTAÇÃO Sumário PALAVRAS PRÉVIAS 8ª EDIÇÃO... 15 PREFÁCIO... 19 APRESENTAÇÃO... 21 Capítulo Introdutório AS OBRIGAÇÕES EM LEITURA CIVIL - CONSTITUCIONAL... 23 Capítulo I INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES...

Leia mais

Direito Civil. Dos Bens. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Dos Bens. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Dos Bens Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil DOS BENS LIVRO II DOS BENS TÍTULO ÚNICO Das Diferentes Classes de Bens CAPÍTULO I DOS BENS CONSIDERADOS EM SI

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 6ª edição Prefácio Apresentação... 23

Sumário. Palavras Prévias 6ª edição Prefácio Apresentação... 23 Palavras Prévias 6ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Capítulo Introdutório As Obrigações em Leitura Civil - Constitucional... 25 Capítulo I Introdução ao Direito das Obrigações... 33 1. Noções

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 20/03/2018 PRINCÍPIOS DO DIREITO NOTARIAL REGISTRAL

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 20/03/2018 PRINCÍPIOS DO DIREITO NOTARIAL REGISTRAL Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 20/03/2018 PRINCÍPIOS DO DIREITO NOTARIAL REGISTRAL 2º. PRINCÍPIO DA AUTENTICIDADE: A autenticidade traduz a ideia de presunção de veracidade, decorrente

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 11ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25

Sumário. Palavras Prévias 11ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Sumário Palavras Prévias 11ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Capítulo Introdutório As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Capítulo I Introdução ao Direito das Obrigações...

Leia mais

2.1 Obrigações de Meio e de Resultado A Relevância da Classificação A Dicotomia à luz da boa-fé objetiva

2.1 Obrigações de Meio e de Resultado A Relevância da Classificação A Dicotomia à luz da boa-fé objetiva SUMÁRIO Palavras Prévias I............................ Apresentação.............. xvii xxi Prefácio............. XXlll Capítulo Introdutório - As Obrigações em Leitura Civil-Constitucional............

Leia mais

.SUMÁRIO. SUMÁRIO LEI Nº , DE 10 DE JANEIRO DE 2002 LIVRO I DAS PESSOAS TÍTULO III DO DOMICÍLIO LIVRO II DOS BENS...

.SUMÁRIO. SUMÁRIO LEI Nº , DE 10 DE JANEIRO DE 2002 LIVRO I DAS PESSOAS TÍTULO III DO DOMICÍLIO LIVRO II DOS BENS... SUMÁRIO LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 PARTE GERAL LIVRO I DAS PESSOAS... 27 TÍTULO I DAS PESSOAS NATURAIS... 27 CAPÍTULO I DA PERSONALIDADE E DA CAPACIDADE... 27 CAPÍTULO II DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE...

Leia mais

Aula de Direito Civil IV. Teoria Geral dos Contratos

Aula de Direito Civil IV. Teoria Geral dos Contratos Aula de Direito Civil IV Teoria Geral dos Contratos 1 Interpretação dos Contratos PLT Conceito e extensão O contrato origina-se de ato volitivo e por isso requer sempre uma interpretação, uma vez que nem

Leia mais

NOÇÕES GERAIS DE DIREITO CONCEITO. É um conjunto de normas de conduta impostas para regularizar a convivência humana em sociedade.

NOÇÕES GERAIS DE DIREITO CONCEITO. É um conjunto de normas de conduta impostas para regularizar a convivência humana em sociedade. NOÇÕES GERAIS DE DIREITO CONCEITO É um conjunto de normas de conduta impostas para regularizar a convivência humana em sociedade. Sentido Subjetivo (Jus est Facultas Agendi) A possibilidade individual

Leia mais

Direito Civil. Dos Contratos I. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Dos Contratos I. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Dos Contratos I Prof. Marcio Pereira Conceito É o acordo de duas ou mais vontades, na conformidade da ordem jurídica, destinado a estabelecer uma regulamentação de interesses entre as partes,

Leia mais

Conteúdo: Negócio Jurídico: Elementos; Planos; Teoria das Nulidades.

Conteúdo: Negócio Jurídico: Elementos; Planos; Teoria das Nulidades. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Parte Geral) / Aula 12 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Negócio Jurídico: Elementos; Planos; Teoria das Nulidades. 3. NEGÓCIO JURÍDICO: 3.4

Leia mais

Aulas expositivas e interativas. Leitura e discussão de textos. Estudo de casos. Realização de pesquisas jurídicas. Debates interdisciplinares.

Aulas expositivas e interativas. Leitura e discussão de textos. Estudo de casos. Realização de pesquisas jurídicas. Debates interdisciplinares. CURSO DE DIREITO PROGRAMA DE DIREITO CIVIL II 3º PERÍODO: 80H/A AULA: TEÓRICA EMENTA Direito das obrigações. Obrigação. Obrigações de dar. Obrigações de fazer. Obrigações de não fazer. Obrigações alternativas.

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 12ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25

Sumário. Palavras Prévias 12ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Sumário Palavras Prévias 12ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Capítulo Introdutório As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Capítulo I Introdução ao Direito das Obrigações...

Leia mais

Sumário SUMÁRIO LEI Nº , D E 10 D E JANEIR O D E 2002

Sumário SUMÁRIO LEI Nº , D E 10 D E JANEIR O D E 2002 SUMÁRIO SOBRE OS AUTORES... 5 PREFÁCIO... 19 OITO MÃOS E UM ÚNICO OBJETIVO: SER COMPLETO... 21 LEI Nº 10.406, D E 10 D E JANEIR O D E 2002 PART E GERAL LIVRO I DAS PESSOAS... 25 TÍTULO I DAS PESSOAS NATURAIS...

Leia mais

.SUMÁRIO. SUMÁRIO LEI Nº , DE 10 DE JANEIRO DE 2002 PARTE GERAL LIVRO I DAS PESSOAS TÍTULO III DO DOMICÍLIO

.SUMÁRIO. SUMÁRIO LEI Nº , DE 10 DE JANEIRO DE 2002 PARTE GERAL LIVRO I DAS PESSOAS TÍTULO III DO DOMICÍLIO SUMÁRIO LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 PARTE GERAL LIVRO I DAS PESSOAS... 27 TÍTULO I DAS PESSOAS NATURAIS... 27 CAPÍTULO I DA PERSONALIDADE E DA CAPACIDADE... 27 CAPÍTULO II DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE...

Leia mais

SUMÁRIO À À LEI Nº ,DE 10 DE JANEIRO DE 2002 PARTE GERAL

SUMÁRIO À À LEI Nº ,DE 10 DE JANEIRO DE 2002 PARTE GERAL SUMÁRIO À À LEI Nº 10.406,DE 10 DE JANEIRO DE 2002 PARTE GERAL LIVRO I DAS PESSOAS... 29 TÍTULO I DAS PESSOAS NATURAIS... 29 CAPÍTULO I DA PERSONALIDADE E DA CAPACIDADE... 29 CAPÍTULO II DOS DIREITOS DA

Leia mais

SUMÁRIO LIVRO III DOS FATOS JURÍDICOS

SUMÁRIO LIVRO III DOS FATOS JURÍDICOS SUMÁRIO LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 PARTE GERAL LIVRO I DAS PESSOAS... 25 TÍTULO I DAS PESSOAS NATURAIS... 25 CAPÍTULO I DA PERSONALIDADE E DA CAPACIDADE... 25 CAPÍTULO II DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE...

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 04/09/2017). Continuação de Contratos. Classificação dos contratos: Unilaterais e Bilaterais Quanto a natureza

Leia mais

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL TÓPICOS AULA 01 INTRODUÇÃO CONCEITO FUNÇÃO SOCIAL E BOA-FÉ CONDIÇÕES DE VALIDADE CONTRATO DE ADESÃO CONTRATO: É a mais importante e mais comum FONTE DE

Leia mais

DELEGADO DE POLÍCIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO

DELEGADO DE POLÍCIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO COMENTÁRIOS DA PROVA DE DIREITO CIVIL PROFESSOR: LAURO ESCOBAR www.pontodosconcursos.com.br 1 (CESPE PC/PE Delegado de Polícia 2016) Com base nas disposições do Código Civil, assinale a opção correta a

Leia mais

DIREITO CIVIL I. Dos Bens 3/3/2010

DIREITO CIVIL I. Dos Bens 3/3/2010 DIREITO CIVIL I Dos Bens Prof. Vilmar A Silva Bens: são valores materiais e imateriais que podem ser objeto de uma relação de direito. é tudo o que satisfaz uma necessidade humana. (Gonçalves) Corpóreos,

Leia mais

3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos.

3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos. 3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos. 9 Atos ilícitos, exclusão da ilicitude, abuso do direito.

Leia mais

Prof. Anderson Nogueira

Prof. Anderson Nogueira OUTRAS FORMAS DE PAGAMENTO PREVISTAS NO CÓDIGO CIVIL DE 2002 REGRAS SOBRE ESPÉCIE PREVISÃO OBSERVAÇÕES AS PARTES Unilateral Pagamento em Consignação LEGAL Art. 334, 335 do C.C., e 890 do C.P.C. Depósito

Leia mais

Plano de ensino de Direito Civil II do primeiro e segundo semestre de 1983:

Plano de ensino de Direito Civil II do primeiro e segundo semestre de 1983: Plano de ensino de Direito Civil II do primeiro e segundo semestre de 1983: Créditos: 03 Carga horária: 90 Teoria Geral das Obrigações Obrigações. Conceito. Evolução. Distinção entre direitos obrigacionais

Leia mais

Capítulo 1 Histórico e Objetos do Direito Civil... 1 Capítulo 2 Introdução ao Direito Civil... 15

Capítulo 1 Histórico e Objetos do Direito Civil... 1 Capítulo 2 Introdução ao Direito Civil... 15 Sumário Capítulo 1 Histórico e Objetos do Direito Civil... 1 1. Aspectos históricos... 1 2. A formação do Direito Civil... 6 3. Novos paradigmas do Código Civil brasileiro...11 3.1. Sistema aberto...12

Leia mais

Vigência: é a qualidade temporal da norma.

Vigência: é a qualidade temporal da norma. Osmar Jose Gebauer Conceito Personalidade de pessoas físicas Capacidade Objeto do Direito Bens: móveis, imóveis e semoventes Fatos e atos jurídicos Obrigações: dar, fazer e não-fazer Contratos: conceito

Leia mais

Sumário PARTE GERAL LIVRO I DAS PESSOAS

Sumário PARTE GERAL LIVRO I DAS PESSOAS Sumário PARTE GERAL LIVRO I DAS PESSOAS Título I Das pessoas naturais... 23 Capítulo I Da personalidade e da capacidade... 23 Capítulo II Dos direitos da personalidade... 41 Capítulo III Da ausência...

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL OBJETIVOS: Preparar o profissional da área cível para atuar num mercado cada vez mais competitivo, com plena compreensão das questões que são mais cobradas

Leia mais

Natureza: incorpora-se ao solo naturalmente. Ex: árvore. Acessão Física: incorpora-se ao solo de forma artificial. Ex.: construções.

Natureza: incorpora-se ao solo naturalmente. Ex: árvore. Acessão Física: incorpora-se ao solo de forma artificial. Ex.: construções. Bens Jurídicos: são coisas dotadas de valor econômico. Classificação: a. Bem imóvel (art. 79) Bem de Raiz: é o solo e tudo que nele se incorporar, natural ou artificialmente. Subdivide-se em várias espécies

Leia mais

Direito Civil. Disposições Gerais Negócio Jurídico. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Disposições Gerais Negócio Jurídico. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Disposições Gerais Negócio Jurídico Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE

Leia mais

SUMÁRIO PARTE GERAL LIVRO I DAS PESSOAS

SUMÁRIO PARTE GERAL LIVRO I DAS PESSOAS SUMÁRIO PARTE GERAL LIVRO I DAS PESSOAS Título I Das pessoas naturais... 25 Capítulo I Da personalidade e da capacidade... 25 Capítulo II Dos direitos da personalidade... 35 Capítulo III Da ausência...

Leia mais

Prof. Me. Edson Guedes. Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO

Prof. Me. Edson Guedes. Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO Prof. Me. Edson Guedes Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO 5. Direito Civil Unidade II 5.1 Da validade dos negócios jurídicos; 5.2 Responsabilidade civil e ato ilícito; 5. Direito Civil 5.1 Da validade

Leia mais

GEORGIOS ALEXANDRIDIS

GEORGIOS ALEXANDRIDIS GEORGIOS ALEXANDRIDIS Leiloeiro Oficial do Estado de São Paulo; Advogado; Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP; Especialista em Direito

Leia mais

Introdução ao Direito

Introdução ao Direito Introdução ao Direito PARTE II A relação jurídica O conceito de relação jurídica pode ser definido consoante dois sentidos: em sentido amplo e em sentido restrito. Em sentido amplo, a relação jurídica

Leia mais

Direito Civil. Defeitos do Negócio. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Defeitos do Negócio. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Defeitos do Negócio Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil DEFEITOS DO NEGÓCIO CAPÍTULO IV DOS DEFEITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO Seção I DO ERRO OU IGNORÂNCIA Art.

Leia mais

TODO ACONTECIMENTO EM VIRTUDE DO QUAL COMEÇAM OU TERMINAM AS RELAÇÕES JURÍDICAS (CMSP) DIREITOS E OBRIGAÇÕES

TODO ACONTECIMENTO EM VIRTUDE DO QUAL COMEÇAM OU TERMINAM AS RELAÇÕES JURÍDICAS (CMSP) DIREITOS E OBRIGAÇÕES TODO ACONTECIMENTO EM VIRTUDE DO QUAL COMEÇAM OU TERMINAM AS RELAÇÕES JURÍDICAS (CMSP) DIREITOS E OBRIGAÇÕES FATO JURÍDICO Fato Jurídico - lato sensu todo acontecimento da vida que o ordenamento jurídico

Leia mais

Contrato de Casamento

Contrato de Casamento Contrato de Casamento Mariana Moura SHENEVIZ 1 RESUMO: São deveres de ambos os cônjuges a fidelidade recíproca; a vida em comum, no domicílio conjugal; mútua assistência; o sustento, guarda e educação

Leia mais

Sultlário. Parte I - Teoria do Direito, 19. Nota, 17

Sultlário. Parte I - Teoria do Direito, 19. Nota, 17 STJ00040754 Sultlário Nota, 17 Parte I - Teoria do Direito, 19 1 CONCEITO DE DIREITO, 21 1.1 Etimologia, 21 1.2 Denominação, 21 1.3 Conceito, 21 1.4 Direito objetivo e direito subjetivo, 23 1.5 Distinção,

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 13ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25

Sumário. Palavras Prévias 13ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Sumário Palavras Prévias 13ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Capítulo Introdutório As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Capítulo I Introdução ao Direito das Obrigações...

Leia mais

AGRADECIMENTO PREFÁCIO DA 12.ª EDIÇÃO PREFÁCIO DA 11.ª EDIÇÃO PREFÁCIO DA 10.ª EDIÇÃO PREFÁCIO DA 9.ª EDIÇÃO...

AGRADECIMENTO PREFÁCIO DA 12.ª EDIÇÃO PREFÁCIO DA 11.ª EDIÇÃO PREFÁCIO DA 10.ª EDIÇÃO PREFÁCIO DA 9.ª EDIÇÃO... SUMÁRIO CURRICULA DOS AUTORES... 9 AGRADECIMENTO... 11 PREFÁCIO DA 12.ª EDIÇÃO... 13 PREFÁCIO DA 11.ª EDIÇÃO... 15 PREFÁCIO DA 10.ª EDIÇÃO... 17 PREFÁCIO DA 9.ª EDIÇÃO... 19 PREFÁCIO DA 8.ª EDIÇÃO... 21

Leia mais

DOS BENS. Bens jurídicos toda a utilidade física ou ideal que seja objeto de um direito subjetivo (bem econômico)

DOS BENS. Bens jurídicos toda a utilidade física ou ideal que seja objeto de um direito subjetivo (bem econômico) DOS BENS Bens jurídicos toda a utilidade física ou ideal que seja objeto de um direito subjetivo (bem econômico) Classificação principal móveis / imóveis semoventes fungíveis / infungíveis duráveis / não

Leia mais

DIREITO CIVIL. Aula 11. Obrigações II. Prof. Wander Garcia

DIREITO CIVIL. Aula 11. Obrigações II. Prof. Wander Garcia DIREITO CIVIL Aula 11 Obrigações II Prof. Wander Garcia 5. Transmissão das obrigações (alteração subjetiva) 5.1. Cessão de crédito 5.1.1. Conceito: transferência da posição de credor - cedente: credor

Leia mais

Sumário. Oito mãos e um único objetivo: ser completo... 23

Sumário. Oito mãos e um único objetivo: ser completo... 23 Sumário SOBRE OS AUTORES... 5 PREFÁCIO... 21 Oito mãos e um único objetivo: ser completo... 23 PARTE geral LIVRO I DAS PESSOAS... 27 Título I Das pessoas naturais... 27 Capítulo I Da personalidade e da

Leia mais

Evolução do Direito das Obrigações

Evolução do Direito das Obrigações Evolução do Direito das Obrigações Até o apare i e to de Ro a como potência: Não havia entre os grupos tribais entendimento de direitos obrigacionais e individuais. Co o passar do te po, tor ou-se necessária

Leia mais

Direito Civil. Da Extinção do Contrato. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Da Extinção do Contrato. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Da Extinção do Contrato Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Leia mais

9/26/17. Contratos. ! Conceito: Contrato. Fontes obrigacionais no direito civil brasileiro. - Direito obrigacional

9/26/17. Contratos. ! Conceito: Contrato. Fontes obrigacionais no direito civil brasileiro. - Direito obrigacional Fontes obrigacionais no direito civil brasileiro! Lei! *! Atos ilícitos e o abuso de direito! Atos unilaterais! Títulos de crédito! Conceito: Contrato - Direito obrigacional - Relação jurídica transitória:

Leia mais

Direito das Obrigações I Turma A 2018/2019

Direito das Obrigações I Turma A 2018/2019 Programas Direito das Obrigações I Turma A 2018/2019 INTRODUÇÃO 1. Direito Civil e Direito das Obrigações 2. O Direito das Obrigações no Código Civil de 1966; a sistematização germânica do Direito Civil

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 14/09/2017). Classificação dos Contratos. Princípio da função social do contrato O Estado por este prisma passa

Leia mais

Aula 0 Direito Civil 2 - (Disciplina: CCJ0013) Apresentação da Disciplina. Por Marcelo Câmara

Aula 0 Direito Civil 2 - (Disciplina: CCJ0013) Apresentação da Disciplina. Por Marcelo Câmara Aula 0 Direito Civil 2 - (Disciplina: CCJ0013) Apresentação da Disciplina Por Marcelo Câmara 1) Bibliografia Física: GAGLIANO, Pablo Stolze; PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Novo curso de direito civil - Obrigações.

Leia mais

Sumário OPÇÃO METODOLÓGICA Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

Sumário OPÇÃO METODOLÓGICA Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES OPÇÃO METODOLÓGICA... 19 Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Capítulo INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES... 25 1. Conceito, Importância e Função Social das Obrigações... 25 2. Relações Patrimoniais... 29

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FICHA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA EM ENGENHARIA AMBIENTAL II: LEGISLAÇÃO APLICADA PERÍODO: CURSO: Pós-Graduação em Engenharia Química FACULDADE

Leia mais

SUMÁRIO. CAPÍTULO 5 PRESTAÇÕES ESPECIAIS 37. Prestações Especiais 38. Prestação Pecuniária 39. Dívidas de Valor

SUMÁRIO. CAPÍTULO 5 PRESTAÇÕES ESPECIAIS 37. Prestações Especiais 38. Prestação Pecuniária 39. Dívidas de Valor SUMÁRIO CAPÍTULO 1 DIREITO DAS OBRIGAÇÕES 1. Direito das Obrigações 2. Importância 3. Localização 4. Plano da Obra 5. Dever Jurídico. Sujeição. Ônus Jurídico 6. O Problema da Unificação CAPÍTULO 2 A OBRIGAÇÃO

Leia mais

Obrigações e contratos

Obrigações e contratos Obrigações e contratos Prof. Rafael Mafei Deveres e obrigações O O Direito subjetivo deveres de terceiros Obrigações: deveres de natureza patrimonial O Dois sujeitos: credor e devedor O Objeto: prestação

Leia mais

Sumário. Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

Sumário. Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Sumário OPÇÃO METODOLÓGICA... 19 Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Capítulo I INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES... 25 1. Conceito, Importância e Função Social das Obrigações... 25 2. Relações Patrimoniais...

Leia mais

BENS NO CÓDIGO CIVIL

BENS NO CÓDIGO CIVIL BENS NO CÓDIGO CIVIL www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. BENS NO CÓDIGO CIVIL... 4 Classificação dos Bens...4 2. BENS PÚBLICOS E PRIVADOS...10 3. BENS DE FAMÍLIA POR UMA ABORDAGEM CIVILISTA... 12 Bem de Família

Leia mais

Direito Civil. Extinção das Obrigações II. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Extinção das Obrigações II. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Extinção das Obrigações II Prof. Marcio Pereira Consignação em pagamento É o depósito judicial ou em estabelecimento bancário da dívida. Tal depósito é feito ou porque há dúvida com relação

Leia mais

1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos.

1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos. 1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos. Contrato é a convenção estabelecida entre duas ou mais pessoas para constituir, regular, anular ou extinguir, entre elas, uma relação jurídico-patrimonial.

Leia mais

Aula 01. Para trabalhar esse tema é imprescindível que se conheçam os elementos do negócio jurídico:

Aula 01. Para trabalhar esse tema é imprescindível que se conheçam os elementos do negócio jurídico: Página1 Curso/Disciplina: Empurrão para Tribunais/Direito Civil Aula: Defeitos dos Negócios Jurídicos Professor (a): Rafael da Motta Monitor (a): Gabriel Desterro e Silva Pereira Aula 01 Defeitos dos Negócios

Leia mais

Prof. MARCELO JESUS PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE

Prof. MARCELO JESUS PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE Prof. MARCELO JESUS PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONCEITO: acordo de duas ou mais vontades, na conformidade da ordem jurídica, com o escopo de adquirir, modificar

Leia mais

Classificação das Obrigações

Classificação das Obrigações DN DireitoNet Resumos Classificação das Obrigações Quanto ao objeto, seus elementos, de meio e de resultado, civis e naturais, puras e simples, condicionais, a termo e modais, de execução instantânea,

Leia mais

Direito Civil IV Aula 22. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Direito Civil IV Aula 22. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Direito Civil IV Aula 22 Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Aula 22 07/10/2015 Início 2º Bimestre. Atributos do Contrato: Existência, Validade e Eficácia complexidade nem todo

Leia mais

Direito Empresarial. Aula 20. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Empresarial. Aula 20. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Empresarial Aula 20 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

MONITORIA 2017 DIREITO CIVIL

MONITORIA 2017 DIREITO CIVIL MONITORIA 2017 DIREITO CIVIL DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO I 1. Introdução ao direito internacional privado: objeto, denominação e método; 2. Fontes do DIPRI; 3. História do DIPRI; 4. Regras de conexão;

Leia mais

NOTAS INTRODUTÓRIAS AO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES. RELAÇÃO JURíDICA OBRIGAClONAL

NOTAS INTRODUTÓRIAS AO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES. RELAÇÃO JURíDICA OBRIGAClONAL Sumário PERfIL DA COLECÃO - GI5ELDA M. F NOVAE5 HIRONAKA....... 5 Sobre os autores. I NOTAS INTRODUTÓRIAS AO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Evolução do direito das obrigações Ãmbito do direito das obrigações....

Leia mais

Aula 12 Dos Defeitos dos Negócios Jurídicos II: Por Marcelo Câmara

Aula 12 Dos Defeitos dos Negócios Jurídicos II: Por Marcelo Câmara Por Marcelo Câmara texto Introdução: texto Sumário: 1 -texto Defeitos nos negócios jurídicos: 1.1 - Estado de Perigo: 1.2 - Lesão: 1.3 - Fraude contra credores: texto Desenvolvimento: 1 -texto Defeitos

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (Aula 26/09/2017). Obrigação de Fazer Obrigações. Tomar cuidado para não confundir as relações do Código de Defesa

Leia mais

Alienação fiduciária em garantia

Alienação fiduciária em garantia Surgimento: necessidade de criação de novas garantias reais para proteção do direito ao crédito Finalidade: transferência do direito de propriedade de com fins de garantia Outros exemplos de garantias

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 06/06/2018) Extinção indireta.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 06/06/2018) Extinção indireta. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 06/06/2018) Extinção indireta. Compensação. Ocorre a compensação quando duas pessoas forem ao mesmo

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE LEGISLAÇÃO AULA 1 NOÇÕES BÁSICAS Profa.: Ivna Cavalcanti Feliciano Oficiala de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco TJPE. Mestranda

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IV Fatos e Atos Jurídicos

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IV Fatos e Atos Jurídicos Instituições de Direito Público e Privado Parte IV Fatos e Atos Jurídicos 1. Fatos e Atos Jurídicos Classificações Fatos e Atos Jurídicos Ex facto oritur ius (o Direito nasce dos fatos). Fatos jurídicos

Leia mais

CEN E TRO O D E E E N E SI S N I O O S U S PE P R E IO I R O E E D ES E E S N E VO V L O V L I V M I EN E TO O - CES E E S D

CEN E TRO O D E E E N E SI S N I O O S U S PE P R E IO I R O E E D ES E E S N E VO V L O V L I V M I EN E TO O - CES E E S D CENTRO DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO - CESED FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - FACISA DIREITO EMPRESA I Professor: Jubevan Caldas de Sousa Empresário e Empresa Abandonando os antigos conceitos

Leia mais

OBRIGAÇÕES PARTE GERAL

OBRIGAÇÕES PARTE GERAL OBRIGAÇÕES PARTE GERAL CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA Advogado, Professor, Palestrante Professor de Dir. Civil em cursos de pós graduação lato sensu Professor da ESA Escola Superior da Advocacia Núcleos

Leia mais

Resolução a) Artigo 475: Resolve e perdas e danos ou cumprimento mais perdas e danos. Obs.: Teoria do Adimplemento Substancial

Resolução a) Artigo 475: Resolve e perdas e danos ou cumprimento mais perdas e danos. Obs.: Teoria do Adimplemento Substancial CONTRATOS - INADIMPLEMENTO Resolução a) Artigo 475: Resolve e perdas e danos ou cumprimento mais perdas e danos. Obs.: Teoria do Adimplemento Substancial b) Resolução por onerosidade excessiva: evento

Leia mais

TEORIA GERAL DO DIREITO CONTRATUAL

TEORIA GERAL DO DIREITO CONTRATUAL TEORIA GERAL DO DIREITO CONTRATUAL Autonomia da vontade. Intervenção estatal. Regimes jurídicos de direito privado dos contratos no Brasil. Princípios do Direito Contratual. Classificação dos contratos.

Leia mais

INSTITUIÇÕES DE DIREITO PUBLICO E PRIVADO MÓDULO 11 INADIMPLEMENTO DAS OBRIGAÇÕES

INSTITUIÇÕES DE DIREITO PUBLICO E PRIVADO MÓDULO 11 INADIMPLEMENTO DAS OBRIGAÇÕES INSTITUIÇÕES DE DIREITO PUBLICO E PRIVADO MÓDULO 11 INADIMPLEMENTO DAS OBRIGAÇÕES Índice 1. Inadimplemento das Obrigações...4 1.1. Mora... 4 1.2. Das Perdas e Danos... 4 1.3. Juros moratórios ou juros

Leia mais

Instituições de Direito FEA

Instituições de Direito FEA Instituições de Direito FEA MÓDULO II INTRODUÇÃO A CONCEITOS JURÍDICOS BÁSICOS DE DIREITO PRIVADO! Pessoa natural ou física! Personalidade jurídica! Capacidade de direito e de fato 1 ! Pessoa natural:

Leia mais

Institutos de Direito Aula - Garantias

Institutos de Direito Aula - Garantias Institutos de Direito Aula - Garantias CAMILA VILLARD DURAN CAMILADURAN@USP.BR Garantias! Conceito e classificação! Garantias reais e pessoais 1% Garantias! Conceito! Direitos e obrigações acessórios (em

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte VIII Propriedade

Instituições de Direito Público e Privado. Parte VIII Propriedade Instituições de Direito Público e Privado Parte VIII Propriedade 1. Direito das Coisas Posse Posse Direitos das Coisas é o conjunto de regras relativas às relações jurídicas referentes aos bens. Possuidor

Leia mais

DO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS E INDIVISÍVEIS

DO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS E INDIVISÍVEIS DO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS E INDIVISÍVEIS Mayara Lima Farias de Souza RESUMO: O Direito das obrigações, também chamado de Direito Pessoal, é um conjunto de normas que regem as relações

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Aula 31/08/2017) Contratos, requisitos de validade, princípios. Conceito de contrato: convergência de declarações

Leia mais

Quando um contrato é necessário?

Quando um contrato é necessário? Quando um contrato é necessário? Milhares de pessoas realizam acordos diariamente sem se preocuparem com as formalidades e exigências legais. É certo que, para ser válido, nem todo acordo precisa ser formalizado

Leia mais

Direito Civil. Empréstimo. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Empréstimo. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Empréstimo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002. Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber

Leia mais

Direito das Obrigações

Direito das Obrigações Direito das Obrigações Kauísa Carneiro ZANFOLIN RESUMO: Trata-se de obrigações das quais acarretam consequências jurídicas, são tratadas pela parte especial do Código Civil. Corresponde a uma relação de

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 09/05/2018)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 09/05/2018) CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 09/05/2018) Características do direito das obrigações. As obrigações podem ser simples ou complexas.

Leia mais

FATOS E NEGOCIOS JURIDICOS

FATOS E NEGOCIOS JURIDICOS FATOS E NEGOCIOS JURIDICOS (Questões extraídas da Disciplina Online) 1- Os fatos jurídicos "lato sensu" não dependem da vontade humana. 2- O ato ilícito gera a produção de direitos e deveres para ambas

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 11/10/2017). Continuação das características do Direito das Obrigações. Características do direito das obrigações

Leia mais

MAGISTRATURA TRABALHISTA TRT/4ª REGIÃO/RS

MAGISTRATURA TRABALHISTA TRT/4ª REGIÃO/RS TRT/4ª REGIÃO (RS) Magistratura Trabalhista COMENTÁRIOS DA PROVA DE DIREITO CIVIL PROFESSOR: LAURO ESCOBAR www.pontodosconcursos.com.br 1 (TRT/4ª Região/RS Magistratura do Trabalho 2016) Considere as assertivas

Leia mais