Síndico Profissional O que saber antes de contratar

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Síndico Profissional O que saber antes de contratar"

Transcrição

1 Síndico Profissional O que saber antes de contratar Fábio Trois de Mello Advogado Especializado em Direito Imobiliário fabio@bancadesindicos.com.br (51) Av. Carlos Gomes, 1286, 101 renata@bancadesindicos.com.br (51)

2 Condomínio edilício Síndico Objetivos buscados na contratação de um síndico Síndico Profissional Escolhendo o síndico profissional Forma de contratação - Assembleia Obrigações do síndico Prazo do contrato Após a eleição e assinatura do contrato

3 CONDOMÍNIO EDILÍCIO Condomínio Edilício, de acordo com a Lei 4.591/64, são as edificações ou conjuntos de edificações, de um ou mais pavimentos, construídos sob a forma de unidades isoladas entre si, destinadas a fins residenciais ou nãoresidenciais, que poderão ser alienados, no todo ou em parte, objetivamente considerados, e constituirá, cada unidade, propriedade autônoma sujeita às limitações desta Lei.

4 CONDOMÍNIO EDILÍCIO É a combinação do que é privado com o que é comum: não é possível dissociar. É o exercício simultâneo da propriedade por mais de um indivíduo, e assim, o usar, fruir e dispor apresenta limitação imposta pela convivência dos mesmos direitos com os demais condôminos. Todos são donos de uma parte do todo, mas precisam seguir regras de convivência, pagar por sua cota parte para a manutenção e para que as demandas diárias sejam tocadas é necessário que sejam capitaneadas por uma pessoa que representará o todo. Para representar essa coletividade, com cada parte proprietária de sua unidade, mas proprietária do todo, é necessária a eleição de um síndico.

5 SÍNDICO Lei 4.591/64: Art. 22. Será eleito, na forma prevista pela Convenção, um síndico do condomínio, cujo mandato não poderá exceder de 2 anos, permitida a reeleição. Lei /2002 (Novo Código Civil): Art A assembleia escolherá um síndico, que poderá não ser condômino, para administrar o condomínio, por prazo não superior a dois anos, o qual poderá renovar-se.

6 MAS AFINAL, O QUE É UM SÍNDICO?

7 SÍNDICO A figura do Síndico é tão antiga quanto dos condomínios, que começaram a ser construídos em Roma, na Idade Média, para solucionar o problema de moradia. O síndico (português brasileiro) ou administrador do condomínio (português europeu) é o responsável pela gestão de um ou mais edifícios (condomínio). É eleito pela Assembleia Geral dos Condôminos, sendo o responsável direto do condomínio, pronto para manter a ordem, a disciplina, a segurança, a legalidade e a limpeza do(s) edifício(s)

8 SÍNDICO O Dicionário Aurélio define o substantivo síndico de forma objetiva e sintética: Nos edifícios em que há condomínio, pessoa escolhida pelos condôminos para tratar dos interesses e de administração do imóvel. Nossa definição preferida, no entanto, é a do Dicionário Informal: Síndico é aquele que faz tudo que todos deveriam fazer, mas não têm tempo de fazer pelo condomínio.

9 SÍNDICO síndico, por disposição legal, é o representante do condomínio, cujas atribuições do cargo estão previstas na Lei, na Convenção, regulamentos e decisões assembleares. Importante frisar que a convenção não pode contrariar a legislação. Assim, a primeira providência a ser tomada, caso o condomínio deseje adotar uma administração por meio de síndico profissional, é verificar se a Convenção exige a condição de condômino.

10 OBJETIVOS BUSCADOS NA CONTRATAÇÃO DE UM SÍNDICO Eliminar desgastes causados pelo relacionamento do síndico com os vizinhos, afastando a pessoalidade; Melhor execução do orçamento do condomínio; Melhor acompanhamento dos demonstrativos (extratos) fornecidos pela imobiliária; Maior objetividade na aplicação da lei, da convenção e das deliberações assembleares; Realização de reuniões periódicas com o conselho do condomínio; Assessoramento complementar para os participantes das reuniões da assembleia geral Sua atividade principal é ser síndico

11 OPTAMOS POR UM SÍNDICO PROFISSIONAL, E AGORA?

12 SINDICO CELETISTA: O condomínio pode optar por contratar formalmente um síndico como empregado, oportunidade em que lhe serão garantidos todos os direitos trabalhistas, mas isso não é muito comum, pois a situação de empregado pressupõe subordinação, e o síndico deve ter liberdade para a tomada de decisões.

13 SÍNDICO AUTÔNOMO: Esta modalidade de contratação em que uma pessoa física presta serviço, exige também a formalização da relação entre as partes com a assinatura de contrato. Acerca da forma de remuneração a pessoa física necessariamente receberá sua remuneração por RPA recibo de pagamento autônomo, isso para que sejam cumpridos os mínimos requisitos formais, o pagamento de um autônomo obriga o recolhimento de 11% de INSS e 20% de IRPF, que incidirão sobre o valor do recibo, podendo se tornar oneroso para o condomínio.

14 SÍNDICO PESSOA JURÍDICA: É uma empresa que prestará serviço para o condomínio, cujos termos serão previstos mediante contrato que descreverá, além das obrigações e responsabilidades legais, outras definições inerentes à prestação do serviço, como visitas, horários, remuneração. Diferente do recolhimento tributário do prestador de forma autônoma a contratação do Sindico Pessoa Jurídica, não onera o Condomínio no recolhimento dos tributos inerentes aquela prestação além do valor acertado em contrato para aquela prestação de serviço, ou seja, o pagamento dos tributos é descontado do valor liquido a ser pago a empresa prestadora do serviço e não acrescida do valor do pró-labore.

15 ESCOLHENDO O SÍNDICO PROFISSIONAL O código civil em 2002 descreveu a possibilidade de um sindico não condômino ser devidamente eleito, porem a profissão não foi regulamentada, ou seja, não existe uma lei complementar para reger a atividade, não existe como categoria profissional sindico, por isso, sempre que me refiro à Síndico Profissional, formalmente, designo como Síndico não Condômino ou Síndico Externo. Há, também, que ser observado que o Código Civil não exige qualificação especial do candidato ao cargo de síndico;

16 ESCOLHENDO O SÍNDICO PROFISSIONAL É importante notar, ao avaliar o currículo dos interessados, alguns pontos como: O porte dos empreendimentos que atualmente ele administra para ver se os mesmos se encaixam com a realidade do seu condomínio. Saber se o profissional já está em alguma segunda ou terceira gestão também é um bom indicativo de que as coisas vão bem. Cursos de capacitação realizados e se possui alguma especialidade em áreas como contabilidade, administração, engenharia, direito Referências atuais e experiência profissional

17 ENTREVISTANDO OS CANDIDATOS Pode ser eleita uma comissão para fazer as entrevistas com os candidatos antes da assembleia de eleição. Algumas perguntas úteis: Como você costuma efetuar os pagamentos do condomínio? Quantas assembleias são feitas por ano? Com que frequência fará visitas ao condomínio? Quantas horas por semana você irá dispor para o condomínio? Como você se organiza para manter atualizada a inspeção predial? Como é feito o atendimento aos moradores? Como é o seu relacionamento com a administradora?

18 ATENÇÃO! A administração condominial exige do síndico, além da segurança de comportamentos e firmes posicionamentos éticos e morais, visão administrativa, não admitindo experiências vazias nem aventuras gerenciais. Os atos de gestão não podem contrariar as leis, nem a convenção. Não pode haver tolerância em relação a atos proibidos praticados por moradores. Hoje pequena infração pode não prejudicar o todo. No entanto, com a passividade do síndico outros moradores se julgarão no direito de descumpri-la, e a outras regras condominiais. É claro que o bom senso deve existir, mas em menor escala, pois o sindico deve seguir as regras condominiais deve dar o exemplo.

19 DOCUMENTOS IMPORTANTES Certidões Negativas de Débitos Municipais, Estaduais e Federais, especialmente as expedidas pelo INSS; Contrato Social; Certidões dos Distribuidores de Processos Cíveis, Criminais e Trabalhistas, da pessoa jurídica e dos sócios; Certidão do Distribuidor de Processos Federais; Verificar se os empregados da empresa tem carteira assinada;

20 FORMA DE CONTRATAÇÃO DO SÍNDICO Art A assembleia escolherá um síndico, que poderá não ser condômino, para administrar o condomínio, por prazo não superior a dois anos, o qual poderá renovar-se. Para iniciar as atividades o Síndico, necessariamente, deve ser investido no cargo, como representante do condomínio, pois esta é uma das funções do Síndico representar o condominio em qualquer esfera (Art , II). O ato formal para que se perfectibilize esta função é a eleição em assembleia devidamente convocada. Após a eleição, o contrato poderá ser assinado pelos conselheiros eleitos na mesma ocasião.

21 PERGUNTA É possível que um Síndico seja eleito em assembleia geral extraordinária? SIM desde que conste em pauta essa eleição. Ou seja, é necessário que a eleição de sindico conste no edital de convocação da assembleia. Existem diversos motivos para que o Síndico seja eleito em assembleia geral extraordinária, exemplo, vacância do cargo.

22 PERGUNTA A assembleia pode investir o poder de contratação aos conselheiros ou uma comissão? NÃO a comissão pode efetuar entrevistas, tratar do processo de busca de propostas, mas necessariamente o Sindico deverá ser eleito em assembleia de condôminos interessante que os candidatos possam se apresentar para a assembleia.

23 OBRIGAÇÕES DO SÍNDICO Os deveres e atribuições do síndico (executivo, profissional, externo), são os mesmos previstos no Código Civil relativamente ao síndico morador, mas eles podem ser acrescidos de outros que, em comum acordo, vierem a expressamente constar no contrato de prestação de serviços. IMPORTANTE!!! Os serviços prestados pelo síndico profissional não implicam concorrência com a imobiliária auxiliar de administração, e não dispensam o respectivo assessoramento!

24 Art Compete ao síndico: I - convocar a assembleia dos condôminos; II - representar, ativa e passivamente, o condomínio, praticando, em juízo ou fora dele, os atos necessários à defesa dos interesses comuns; III - dar imediato conhecimento à assembleia da existência de procedimento judicial ou administrativo, de interesse do condomínio; IV - cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações da assembleia; V - diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores; VI - elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano; VII - cobrar dos condôminos as suas contribuições, bem como impor e cobrar as multas devidas; VIII - prestar contas à assembleia, anualmente e quando exigidas; IX - realizar o seguro da edificação.

25 EXEMPLOS DE OBRIGAÇÕES CONTRATUAIS Atuar como responsável pela gestão do dia-a-dia e avaliadora das práticas e políticas edilícias do Condomínio; Seguir a convenção condominial e o regimento interno; Manter o condomínio adequado a legislação vigente, bem como sua regularidade frente aos órgãos da Administração Pública direta ou indireta; Realizar visitas semanais ao Condomínio, para conferir o andamento das atividades, conduzir e comandar o trabalho dos colaboradores, conferindo e rubricando o ponto, e da equipe de funcionários, sejam contratados diretamente pelo Condomínio ou terceirizados, despachar os documentos à administradora e vistoriar as dependências do Condomínio, visando solucionar os problemas verificados. Assessorar na gestão dos recursos de forma dinâmica e eficiente de acordo com a demanda dos serviços, permitindo melhorias na infraestrutura e na prestação de serviços existentes no Condomínio, assim como na geração de recursos financeiros;

26 PRAZO DO CONTRATO O prazo do contrato será o prazo do mandato previsto na Convenção do Condomínio. Pela legislação, este prazo pode ser de 1 a 2 anos (Art Código Civil) Se o prazo for de dois anos, deverá ser realizada assembleia geral ordinária de prestação de contas no final do primeiro ano. Não pode haver contrato por prazo indeterminado para renovação do contrato, é necessário nova eleição.

27 MODOS DE ENCERRAMENTO DO CONTRATO Término do mandato; Renúncia do Síndico; Destituição do Síndico;

28 PERGUNTA O mandato de sindico profissional é passível de denuncia antes do final do prazo? SIM a deliberação de dispensa do síndico via rescisão contratual provocada pelo condomínio deve ser tomada pelo voto da maioria simples dos participantes de reunião assemblear. Ou seja, para destituição devemos seguir a mesma forma da contratação assembleia.

29 PERGUNTA Quais são as formas de destituição do Síndico? O Síndico pode ser destituído do cargo se praticar irregularidades, não prestar contas, ou não administrar convenientemente o condomínio Art O código civil não é claro, mas para ocorrer tal fato existe a necessidade provar, pois não se pode destituir um Síndico sem que haja provas das referidas irregularidades. Sobre este ponto cabe uma referência que normalmente gera dúvida entre os Condôminos, em relação a aprovação da prestação de contas, qualquer Condômino tem o direito de não aprovar as contas do Síndico, mas é necessário que esta negativa seja fundamentada, diferente da aprovação que não tem a mesma exigência.

30 PERGUNTA Conselho Fiscal ou Consultivo pode destituir Síndico? NÃO o Conselho não tem este poder. Somente a assembleia.

31 PERGUNTA A dispensa do síndico contratado gera direito a algum tipo de indenização? DEPENDE. -Pelo encerramento do prazo do mandato, não; -Pela rescisão do contrato firmado, com ou sem justa causa, vai depender das cláusulas contratuais.

32 APÓS A ELEIÇÃO E ASSINATURA DO CONTRATO O SÍNDICO DEVE REALIZAR 1 - Verificação de todos os contratos vigentes entre o Condomínio e prestadores de serviço, pessoas jurídicas e colaboradores orgânicos. Caso alguma prestação de serviço não esteja devidamente descrita em um contrato o Síndico imediatamente deve sanar esta irregularidade. Atualização dos contratos - Inclusão ou exclusão de obrigações e funções. 2 Verificação da adequação do condomínio junto aos órgãos da municipalidade; 3 Verificação das exigências legais obrigações do Condomínio. Exemplo: PPCI, LTIP, etc 4 Verificação das manutenções periódicas obrigatórias 5 Organização das rotinas de todos os prestadores tanto orgânicos quanto terceirizados; 6 Orientação aos Condôminos de boas práticas e sua função no Condomínio pois a descrição de Condomínio é domínio compartilhado. Ou seja, todos os proprietários são responsáveis pelo Condomínio.

33 CONCLUSÃO Romeo Boettcher, na obra Estou Síndico, e agora? Menciona que a figura do síndico tradicional, aquele proprietário preocupado com o condomínio até visto como um tipo diferente de pessoa, por se dedicar a uma causa da qual a maioria foge tende a se transformar em mero registro histórico, eis que no futuro poucos serão os que ainda se disporão a exercer o cargo desprendidamente. Boa parte, se não a maior, dos administradores de condomínios edilícios será formada por síndicos profissionais, cuja prestação de serviços passará a representar considerável item de despesa. O motivo principal é a necessidade de especialização da atividade, pois cada dia mais o Condomínio vem sendo exigido do cumprimento de diversos requisitos legais para seu andamento, além da impessoalidade e imparcialidade nas tratativas e resoluções de demandas diárias, a legislação vem exigindo do síndico uma atuação mais efetiva, bem como as necessidades de gestão dos condomínios estão cada vez mais parecidas com as de uma empresa.

34 Como diz Romeo Boettcher, na obra Estou Síndico. E agora?, O Síndico, como a mulher de César, além de ser honesto, deve parecer honesto

35 CURIOSIDADE Curiosidade: dia do Síndico Porto Alegre: 16 de dezembro (instituído pela Lei n /1997, o dia Municipal do Síndico de Condomínios em Edificações. A escolha da data lembra a promulgação da Lei n , que dispõe sobre as Incorporações Imobiliárias e os Condomínios, ocorrida em 16/12/1964). Homenagens também são prestadas no dia 30/11.

36 Ditado irlandês: Quando você acerta, ninguém lembra; quando você erra, ninguém esquece.

37 AGRADECEMOS A PRESENÇA DE TODOS fabio@bancadesindicos.com.br (51) Av. Carlos Gomes, 1286, 101 renata@bancadesindicos.com.br (51)

MBA IMOBILIÁRIO LEGALE

MBA IMOBILIÁRIO LEGALE LEGALE PROPRIEDADE IMÓVEL Modalidades Fundamento jurídico Extensão do direito de propriedade Restrições ao direito de propriedade CONDOMINIO EM GERAL CONCEITO COMUNHÃO FONTES NATUREZA JURÍDICA TIPOS 1

Leia mais

Orientar sobre as atribuições do Síndico? Conta comigo!

Orientar sobre as atribuições do Síndico? Conta comigo! Orientar sobre as atribuições do Síndico? Conta comigo! Quais as funções do Síndico? Em um condomínio, o síndico é eleito em assembleia geral, para administrá-lo e por um prazo não superior a dois anos.

Leia mais

PROFESSOR DOUTOR VANDER FERREIRA DE ANDRADE

PROFESSOR DOUTOR VANDER FERREIRA DE ANDRADE PROFESSOR DOUTOR VANDER FERREIRA DE ANDRADE CURRÍCULO DO DOCENTE Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade vanderandrade@bol.com.br Formação Acadêmica Advogado Especialista em Direito Público Mestre em Direito

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Domínio = esta propriedade está com sua continuidade em condição resolúvel.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Domínio = esta propriedade está com sua continuidade em condição resolúvel. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior 1-) Propriedade Resolúvel: Propriedade Domínio = esta propriedade está com sua continuidade em condição

Leia mais

PROFESSOR DOUTOR VANDER FERREIRA DE ANDRADE

PROFESSOR DOUTOR VANDER FERREIRA DE ANDRADE PROFESSOR DOUTOR VANDER FERREIRA DE ANDRADE CURRÍCULO DO DOCENTE Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade vanderandrade@bol.com.br Formação Acadêmica Advogado Especialista em Direito Público Mestre em Direito

Leia mais

Art Pode haver, em edificações, partes que são propriedade exclusiva, e partes que são propriedade comum dos condôminos.

Art Pode haver, em edificações, partes que são propriedade exclusiva, e partes que são propriedade comum dos condôminos. :: CÓDIGO CÍVIL LEI DO CONDOMÍNIO O novo Código Civil entrou em vigor em 11 de janeiro de 2003, e seus artigos referentes a condomínios modificaram a Lei que regia o setor, a 4.591/64. DISPOSIÇÕES GERAIS

Leia mais

ALTERAÇÕES DO NOVO CÓDIGO CIVIL DE 2003 ARTIGOS 1331 A 1358

ALTERAÇÕES DO NOVO CÓDIGO CIVIL DE 2003 ARTIGOS 1331 A 1358 ALTERAÇÕES DO NOVO CÓDIGO CIVIL DE 2003 ARTIGOS 1331 A 1358 CAPÍTULO VII Do Condomínio Edilício Seção I Disposições Gerais Art. 1.331. Pode haver, em edificações, partes que são propriedade exclusiva,

Leia mais

Texto do Código Civil sobre Condomínios na Íntegra

Texto do Código Civil sobre Condomínios na Íntegra Texto do Código Civil sobre Condomínios na Íntegra DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1.331. Pode haver, em edificações, partes que são propriedade exclusiva, e partes que são propriedade comum dos condôminos. 1o

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Vander Andrade 1-) Contextualização: a) Realidade Condominial: Verifica-se que ocorre o fenômeno da verticalização, ou seja, exploração

Leia mais

JOÃOZANETI. sindicoprofissional. A valorização do seu patrimônio!

JOÃOZANETI. sindicoprofissional. A valorização do seu patrimônio! JOÃOZANETI sindicoprofissional A valorização do seu patrimônio! A figura do síndico A função de síndico é definida como munus publico, ou seja, alguém que tem um encargo para o bem de uma coletividade.

Leia mais

CAPÍTULO IX DA CONSTITUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DA DIRETORIA E DOS CONSELHOS

CAPÍTULO IX DA CONSTITUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DA DIRETORIA E DOS CONSELHOS CAPÍTULO IX DA CONSTITUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DA DIRETORIA E DOS CONSELHOS Art. 28 - A Diretoria Executiva será constituída por: 1. Presidente 2. Vice-Presidente 3. 1º Secretário 4. 2º Secretário 5. 1º Tesoureiro

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Condomínio Edilício Conti.: a) Convenção Condominial: Imposta por lei, sua natureza é contratual, sua função

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Condomínio Edilício.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Condomínio Edilício. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 07/12/2017). Condomínio Edilício. Convenção condominial. Imposta por lei, sua natureza é contratual, tendo

Leia mais

Parágrafo único É permitida a reeleição de membro da Diretoria Executiva desde que somente para o mandato subsequente.

Parágrafo único É permitida a reeleição de membro da Diretoria Executiva desde que somente para o mandato subsequente. O Conselho Deliberativo do Condomínio Nossa Fazenda, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo inciso VII do artigo 45 da Convenção de Condomínio, de 18 de dezembro de 1999, resolve promulgar

Leia mais

Funções e deveres do síndico - art Compete ao síndico: I - Convocar a assembleia dos condôminos;

Funções e deveres do síndico - art Compete ao síndico: I - Convocar a assembleia dos condôminos; Sumário Funções e deveres do síndico... 2 Atribuições Básicas Do Sub-Síndico E Conselho... 4 Novo Código Civil / Condomínios... 5 Administradora... 7 Assembleias... 7 Convenção... 10 Definição de condomínio

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (28/05/2018)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (28/05/2018) CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (28/05/2018) Condomínio em geral (art. 1.314 e ss). Conceito quando o mesmo bem pertence à duas

Leia mais

LEI Nº Novo Código Civil 10 de janeiro de Gestão Condominial

LEI Nº Novo Código Civil 10 de janeiro de Gestão Condominial LEI Nº 10.406 A M&M tem o prazer de fornecer um material de auxílio ao trabalho diário de todo condomínio. Essa é uma das novidades que serão disponibilizadas para os nossos clientes com o único objetivo

Leia mais

SUGESTÃO DE REGIMENTO DA CADEC AVES E SUÍNOS

SUGESTÃO DE REGIMENTO DA CADEC AVES E SUÍNOS SUGESTÃO DE REGIMENTO DA CADEC AVES E SUÍNOS DA CONSTITUIÇÃO Art. 1º. A Comissão para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração CADEC, prevista no contrato de Integração, de composição

Leia mais

CONDOMÍNIO EDILÍCIO. Justa posição de propriedades individualizadas, ao lado de propriedades forçadamente comuns.

CONDOMÍNIO EDILÍCIO. Justa posição de propriedades individualizadas, ao lado de propriedades forçadamente comuns. Prof. Durval Salge Junior TURMAS 15 e 05 (on-line) 17/11/2018 CONDOMÍNIO EDILÍCIO. Conceito: Justa posição de propriedades individualizadas, ao lado de propriedades forçadamente comuns. Condomínio em geral

Leia mais

FACULDADES LEGALE MBA IMOBILIÁRIO

FACULDADES LEGALE MBA IMOBILIÁRIO FACULDADES LEGALE MBA IMOBILIÁRIO MBA IMOBILIARIO USUCAPIÃO Prescrição Tipos de prescrição Particularidades MBA IMOBILIARIO USUCAPIÃO Conceito Fundamento Requisitos Pressupostos MBA IMOBILIARIO USUCAPIÃO

Leia mais

Orientar sobre sua função dentro do condomínio? Conta Comigo!

Orientar sobre sua função dentro do condomínio? Conta Comigo! Orientar sobre sua função dentro do condomínio? Conta Comigo! Hierarquia em Condomínios Síndico Subsíndico Conselho Consultivo Conselho Fiscal Atribuições Básicas: Subsíndico, Conselho Consultivo e Fiscal

Leia mais

Serviços Inclusos em Nossa Proposta

Serviços Inclusos em Nossa Proposta 1 2 3 Serviços Inclusos em Nossa Proposta Gestão Administrativa Orientação ao síndico, membros do Corpo Diretivo e condôminos, em inúmeras situações, baseadas na lei, Convenção e Regulamento Interno. Cumprimento

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS GRADUAÇÃO LEGALE PÓS GRADUAÇÃO LEGALE PÓS GRADUAÇÃO LEGALE CONDOMÍNIO EM GERAL a) Conceito b) Origem c) Principais direitos dos condôminos d) Principais obrigações dos condôminos e) Administração f) Condomínio forçado

Leia mais

*Ordenações Filipinas de 1595, (Livro 1º, Cap. LXVIII, 34º):

*Ordenações Filipinas de 1595, (Livro 1º, Cap. LXVIII, 34º): *Ordenações Filipinas de 1595, (Livro 1º, Cap. LXVIII, 34º): Se uma casa for de dois senhorios de maneira que de um deles seja o sótão e do outro o sobrado, não poderá aquele, cujo for o sobrado, fazer

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS GRADUAÇÃO LEGALE PÓS GRADUAÇÃO LEGALE PÓS GRADUAÇÃO LEGALE PROPRIEDADE Conceito Caracteres Elementos constitutivos PÓS GRADUAÇÃO LEGALE PROPRIEDADE IMÓVEL Modalidades Fundamento jurídico Extensão do direito de propriedade

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ FINANCEIRO CAPÍTULO I - DA MISSÃO CAPÍTULO II - DA COMPOSIÇÃO E DA REMUNERAÇÃO

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ FINANCEIRO CAPÍTULO I - DA MISSÃO CAPÍTULO II - DA COMPOSIÇÃO E DA REMUNERAÇÃO REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ FINANCEIRO O Conselho de Administração da Vale S.A. ("Vale" ou "Sociedade"), no uso de suas atribuições, aprovou o Regimento Interno do Comitê Financeiro ("Comitê ), a fim de

Leia mais

CONDOMÍNIO EDILÍCIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS FACULDADE DE DIREITO. Rafael Cândido da Silva

CONDOMÍNIO EDILÍCIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS FACULDADE DE DIREITO. Rafael Cândido da Silva CONDOMÍNIO EDILÍCIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS FACULDADE DE DIREITO Rafael Cândido da Silva Legislação Aplicável Lei n. 4.591/64 Código Civil (Lei n. 10.406/2002) Denominações Condomínio de edifícios

Leia mais

COMITÊ DE OPERAÇÕES REGIMENTO INTERNO

COMITÊ DE OPERAÇÕES REGIMENTO INTERNO COMITÊ DE OPERAÇÕES REGIMENTO INTERNO Aprovado na Reunião do Conselho de Administração realizada em 17 de agosto de 2018 COMITÊ DE OPERAÇÕES REGIMENTO INTERNO 1. Regimento. O presente Regimento Interno

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE PESSOAS

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE PESSOAS REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE PESSOAS O Conselho de Administração da Vale S.A. ("Vale" ou "Sociedade"), no uso de suas atribuições, aprovou o Regimento Interno do Comitê de Pessoas ("Comitê"), a fim de

Leia mais

ESTATUTO CONSELHO REGIONAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA AMSOP MICROREGIÃO DE FRANCISCO BELTRÃO CAPITULO I

ESTATUTO CONSELHO REGIONAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA AMSOP MICROREGIÃO DE FRANCISCO BELTRÃO CAPITULO I 1 ESTATUTO CONSELHO REGIONAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA AMSOP MICROREGIÃO DE FRANCISCO BELTRÃO CAPITULO I Da Denominação, Sede, Duração e Área de atuação Artigo 1º. A organização denominada

Leia mais

Painel 2 Tipologias de Inspeção Predial

Painel 2 Tipologias de Inspeção Predial Diagnósticos Técnicos e a Preservação de Direitos na Construção Civil Painel 2 Tipologias de Inspeção Predial Palestrante: ALEXANDRE JUNQUEIRA GOMIDE Realização Apoio Técnico Apoio Institucional Compra

Leia mais

DESCRIÇÃO: I - RESPONSABILIDADES DO SÍNDICO. II - RESUMO DAS LEIS TRABALHISTAS. III - INFORMAÇÕES ÚTEIS AO SÍNDICO. IV - MANUAL DE INSTRUÇÕES.

DESCRIÇÃO: I - RESPONSABILIDADES DO SÍNDICO. II - RESUMO DAS LEIS TRABALHISTAS. III - INFORMAÇÕES ÚTEIS AO SÍNDICO. IV - MANUAL DE INSTRUÇÕES. SÍNDICO DE CONDOMÍNIO DESCRIÇÃO: I - RESPONSABILIDADES DO SÍNDICO. II - RESUMO DAS LEIS TRABALHISTAS. III - INFORMAÇÕES ÚTEIS AO SÍNDICO. IV - MANUAL DE INSTRUÇÕES. V - REPRESENTAÇÃO DO SÍNDICO. VI - CONVENÇÃO

Leia mais

COMITÊ DE RECURSOS HUMANOS REGIMENTO INTERNO

COMITÊ DE RECURSOS HUMANOS REGIMENTO INTERNO COMITÊ DE RECURSOS HUMANOS REGIMENTO INTERNO Aprovado na Reunião do Conselho de Administração realizada em 8 de maio de 2015 COMITÊ DE RECURSOS HUMANOS REGIMENTO INTERNO 1. Regimento. O presente Regimento

Leia mais

RISCOS E COMPLIANCE REGIMENTO INTERNO

RISCOS E COMPLIANCE REGIMENTO INTERNO COMITÊ DE RISCOS E COMPLIANCE REGIMENTO INTERNO Aprovado na Reunião do Conselho de Administração realizada em 8 de maio de 2015 COMITÊ DE RISCOS E COMPLIANCE REGIMENTO INTERNO 1. Regimento. O presente

Leia mais

ESTATUTO DO CENTRO ACADÊMICO DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUE DA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - CAMPUS CANOAS TÍTULO I

ESTATUTO DO CENTRO ACADÊMICO DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUE DA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - CAMPUS CANOAS TÍTULO I ESTATUTO DO CENTRO ACADÊMICO DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUE DA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - CAMPUS CANOAS TÍTULO I DO CENTRO ACADÊMICO DO SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUE Art. 1 O Centro

Leia mais

Ref.: Realização de assembleia virtual no condomínio edilício.

Ref.: Realização de assembleia virtual no condomínio edilício. São Paulo, 19 de agosto de 2014. Ref.: Realização de assembleia virtual no condomínio edilício. Observa-se que o Código Civil, ao falar sobre a realização das assembleias gerais de condôminos, não dá muitos

Leia mais

Elaboração Kathiryn Alves da Cruz. Colaboração Henrique Gurgel de Castro e Silva. Fonte

Elaboração Kathiryn Alves da Cruz. Colaboração Henrique Gurgel de Castro e Silva. Fonte Cartilha do Síndico Cartilha do Síndico Sumário Função do síndico... 05 Função do subsíndico... 12 Eleiçãodo síndico... 13 Divisão das despesas do condomínio... 14 Definição e finalidade da assembleia...

Leia mais

SUL AMÉRICA S.A. REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE CAPITAL HUMANO

SUL AMÉRICA S.A. REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE CAPITAL HUMANO SUL AMÉRICA S.A. COMPANHIA ABERTA DE CAPITAL AUTORIZADO CVM Nº 21121 CNPJ/MF 29.978.814/0001-87 NIRE 3330003299-1 REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE CAPITAL HUMANO ÍNDICE: CAPÍTULO I - INTRODUÇÃO CAPÍTULO

Leia mais

Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social ESTATUTO

Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social ESTATUTO ESTATUTO CAPÍTULO I NOME, SEDE, DURAÇÃO E FINS Artigo 1º O INSTITUTO DE PESQUISA E APOIO AO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, também conhecido pela sigla IPADS, constituído em 17 de junho de 2000, é uma entidade

Leia mais

Direito Civil. Do Condomínio Edilício. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Do Condomínio Edilício. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Do Condomínio Edilício Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Leia mais

ESTATUTO DA AAPCEU. ART. 2º - A ASSOCIAÇÃO tem sede e foro na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.

ESTATUTO DA AAPCEU. ART. 2º - A ASSOCIAÇÃO tem sede e foro na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. ESTATUTO DA AAPCEU TÍTULO I - DA ENTIDADE Capítulo Único - Da Denominação, Sede e Objeto ART. 1º - A Associação dos Aposentados e Pensionistas da Caixa dos Empregados da Usiminas, doravante denominada

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior. (Aula 04/12/2017)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior. (Aula 04/12/2017) CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 04/12/2017) Condomínio edilício. Conceito condomínio forçado. justa posição de unidades privativas com unidades

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE REMUNERAÇÃO LOJAS RENNER S.A. Capítulo I Dos Objetivos Gerais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE REMUNERAÇÃO LOJAS RENNER S.A. Capítulo I Dos Objetivos Gerais REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE REMUNERAÇÃO DE LOJAS RENNER S.A. Capítulo I Dos Objetivos Gerais Artigo 1º - O Comitê de Remuneração (o Comitê ) de Lojas Renner S.A. (a Companhia ), órgão estatutário, de

Leia mais

1º REUNIÃO DE CONDOMÍNIO

1º REUNIÃO DE CONDOMÍNIO 1º REUNIÃO DE CONDOMÍNIO Quadra 05 Canais de Comunicação: http://condominiojardinsdaspaineiras.webnode.com; condominiojardinsdaspaineiras@gmail.com; E-mail comissão: comissaopaineiras@gmail.com 1º Reunião

Leia mais

MANUAL DO SÍNDICO. Responsabilidades e Atribuições Legais do Síndico, Conselho Fiscal e Administradora/Prestadora de Serviço

MANUAL DO SÍNDICO. Responsabilidades e Atribuições Legais do Síndico, Conselho Fiscal e Administradora/Prestadora de Serviço MANUAL DO SÍNDICO Responsabilidades e Atribuições Legais do Síndico, Conselho Fiscal e Administradora/Prestadora de Serviço Lei n 10.406/02 novo Código Civil A Legislação condominial coloca o síndico como

Leia mais

Regimento Interno do Comitê de Gestão de Riscos COMITÊ DE GESTÃO DE RISCOS DO IRB BRASIL RESSEGUROS S.A.

Regimento Interno do Comitê de Gestão de Riscos COMITÊ DE GESTÃO DE RISCOS DO IRB BRASIL RESSEGUROS S.A. Versão 4.0 Página 1 de 6 COMITÊ DE GESTÃO DE RISCOS DO IRB BRASIL RESSEGUROS S.A. CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADE Art. 1 o O Comitê Executivo de Gestão de Riscos, doravante denominado Comitê, de caráter

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ASSESSORAMENTO TÉCNICO DE INVESTIMENTOS

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ASSESSORAMENTO TÉCNICO DE INVESTIMENTOS REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ASSESSORAMENTO TÉCNICO DE INVESTIMENTOS 01. OBJETIVO Art. 1º - O Comitê de Assessoramento Técnico de Investimentos (CATI) tem por objetivo assessorar tecnicamente, em caráter

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ELEGIBILIDADE

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ELEGIBILIDADE REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ELEGIBILIDADE CAPÍTULO I - DO OBJETO Artigo. 1º. O presente Regimento Interno disciplina o funcionamento do Comitê de Elegibilidade ( Comitê ), definindo suas responsabilidades

Leia mais

Anexo I REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE GESTÃO DE PESSOAS E GOVERNANÇA CORPORATIVA

Anexo I REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE GESTÃO DE PESSOAS E GOVERNANÇA CORPORATIVA Anexo I REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE GESTÃO DE PESSOAS E GOVERNANÇA CORPORATIVA Artigo 1 : O Comitê de Gestão de Pessoas e Governança Corporativa ( Comitê ) é um órgão de apoio ao Conselho de Administração

Leia mais

Prezado (a) Consorciado (a), Parabéns pela contemplação!

Prezado (a) Consorciado (a), Parabéns pela contemplação! Prezado (a) Consorciado (a), Parabéns pela contemplação! Para realizar sua contemplação providenciar a documentação solicitada abaixo e levar até uma loja do Magazine Luiza ou representação autorizada

Leia mais

CONDOMÍNIO PARK VILLE REGULAMENTO DAS ELEIÇÕES

CONDOMÍNIO PARK VILLE REGULAMENTO DAS ELEIÇÕES CONDOMÍNIO PARK VILLE REGULAMENTO DAS ELEIÇÕES TEXTO APROVADO PELA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DE 23 DE MARÇO DE 2013 REGULAMENTO DAS ELEIÇÕES DO CONDOMÍNIO PARK VILLE EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Os condomínios

Leia mais

Regimento Interno como fazer e o que deve conter. Michel Rosenthal Wagner

Regimento Interno como fazer e o que deve conter. Michel Rosenthal Wagner Regimento Interno como fazer e o que deve conter. Michel Rosenthal Wagner CONTEXTO URBANO 1940 2010 População BR 71 mi 190 mi População cidades 26,3 % 81,2% População cidades 18,8 mi 160 mi Maricato Ermínia

Leia mais

Fixando o Conhecimento. Módulo: Operações Imobiliárias

Fixando o Conhecimento. Módulo: Operações Imobiliárias Fixando o Conhecimento Módulo: Operações Imobiliárias I - Assinale a alternativa de acordo com o enunciado. 1) Assinale a resposta errada: Só pode ser incorporador: a) Dono do terreno. b) Promitente comprador

Leia mais

GUIA SOBRE IMPLANTAÇÃO DE CONDOMÍNIOS

GUIA SOBRE IMPLANTAÇÃO DE CONDOMÍNIOS GUIA SOBRE IMPLANTAÇÃO DE CONDOMÍNIOS PROFESSOR AZEVEDO REVELA EXATAMENTE TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O ASSUNTO Síndico Profissional - AULA 05 AULA 05 - O PAPEL DE CADA UM Construtora, síndico,

Leia mais

ALTERAÇÃO NÚMERO 02 E CONSOLIDAÇÃO DO ESTATUTO SOCIAL DA ASSOCIAÇÃO DOS DIRIGENTES DE RECURSOS HUMANOS DE BENTO GONÇALVES ADRH-BG.

ALTERAÇÃO NÚMERO 02 E CONSOLIDAÇÃO DO ESTATUTO SOCIAL DA ASSOCIAÇÃO DOS DIRIGENTES DE RECURSOS HUMANOS DE BENTO GONÇALVES ADRH-BG. ALTERAÇÃO NÚMERO 02 E CONSOLIDAÇÃO DO ESTATUTO SOCIAL DA ASSOCIAÇÃO DOS DIRIGENTES DE RECURSOS HUMANOS DE BENTO GONÇALVES ADRH-BG. ADRH-BG A ASSOCIAÇÃO DOS DIRIGENTES DE RECURSOS HUMANOS DE BENTO GONÇALVES

Leia mais

INSTITUTO HERMES PARDINI S/A CNPJ/MF nº / NIRE (Companhia Aberta)

INSTITUTO HERMES PARDINI S/A CNPJ/MF nº / NIRE (Companhia Aberta) INSTITUTO HERMES PARDINI S/A CNPJ/MF nº 19.378.769/0001-76 NIRE 3130009880-0 (Companhia Aberta) REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL DO INSTITUTO HERMES PARDINI S/A 1. OBJETO 1.1. Este Regimento Interno

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE PESSOAS DA CIELO S.A. ( Regimento )

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE PESSOAS DA CIELO S.A. ( Regimento ) REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE PESSOAS DA CIELO S.A. ( Regimento ) I DEFINIÇÃO Este Regimento Interno, organizado em conformidade com o Capítulo VI do Estatuto Social da Cielo S.A. ( Companhia ), estabelece

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO GRUPO DE ESTUDOS EM FISIOPATOLOGIA ANIMAL DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DE ARAÇATUBA/UNESP DOS OBJETIVOS

REGULAMENTAÇÃO DO GRUPO DE ESTUDOS EM FISIOPATOLOGIA ANIMAL DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DE ARAÇATUBA/UNESP DOS OBJETIVOS REGULAMENTAÇÃO DO GRUPO DE ESTUDOS EM FISIOPATOLOGIA ANIMAL DA DE ARAÇATUBA/UNESP DOS OBJETIVOS Art. 1 o. O Grupo de Estudos em Fisiopatologia Animal (GEFIPA) da Faculdade de Medicina Veterinária do Campus

Leia mais

Consulte a atual Lei que rege sobre condomínios, por temas ou na íntegra

Consulte a atual Lei que rege sobre condomínios, por temas ou na íntegra https://www.sindiconet.com. Consulte a atual Lei que rege sobre condomínios, por temas ou na íntegra O novo Código Civil entrou em vigor em 11 de janeiro de 2003, e seus artigos referentes a condomínios

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE POJUCA

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE POJUCA Lei n 006 de 09 de junho de 2010. Dá nova regulação ao CMS de Pojuca e outras providências. A Prefeita Municipal de Pojuca, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições legais, faz saber que a Câmara Municipal

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE SUSTENTABILIDADE CAPÍTULO I - DA MISSÃO

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE SUSTENTABILIDADE CAPÍTULO I - DA MISSÃO REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE SUSTENTABILIDADE O Conselho de Administração da Vale S.A. ( Vale" ou "Sociedade"), no uso de suas atribuições, aprovou o Regimento Interno do Comitê Sustentabilidade ("Comitê"),

Leia mais

FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII EDIFÍCIO ALMIRANTE BARROSO CNPJ/MF N.º /

FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII EDIFÍCIO ALMIRANTE BARROSO CNPJ/MF N.º / FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII EDIFÍCIO ALMIRANTE BARROSO CNPJ/MF N.º 05.562.312/0001-02 ATA DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA DE COTISTAS REALIZADA EM 31 DE OUTUBRO DE 2017 1. DATA,

Leia mais

COMPANHIA ABERTA DE CAPITAL AUTORIZADO CVM Nº CNPJ/MF / NIRE

COMPANHIA ABERTA DE CAPITAL AUTORIZADO CVM Nº CNPJ/MF / NIRE SUL AMÉRICA S.A. COMPANHIA ABERTA DE CAPITAL AUTORIZADO CVM Nº 21121 CNPJ/MF 29.978.814/0001-87 NIRE 3330003299-1 REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE SUSTENTABILIDADE Sumário: CAPÍTULO I DO COMITÊ...2 CAPÍTULO

Leia mais

REGULAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS EM PARASITOLOGIA DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CÂMPUS DE ARAÇATUBA/UNESP DOS OBJETIVOS

REGULAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS EM PARASITOLOGIA DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CÂMPUS DE ARAÇATUBA/UNESP DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS EM PARASITOLOGIA DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CÂMPUS DE ARAÇATUBA/UNESP DOS OBJETIVOS Art. 1. O Grupo de Estudos em Parasitologia da Faculdade de Medicina Veterinária

Leia mais

CIMPOR Cimentos de Portugal, SGPS, S.A. Regulamento da Comissão de Auditoria

CIMPOR Cimentos de Portugal, SGPS, S.A. Regulamento da Comissão de Auditoria CIMPOR Cimentos de Portugal, SGPS, S.A. Regulamento da Comissão de Auditoria CIMPOR Cimentos de Portugal, SGPS, S.A. Regulamento da Comissão de Auditoria PREÂMBULO A Comissão de Auditoria da CIMPOR Cimentos

Leia mais

SLC AGRÍCOLA S.A. REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA. Capítulo I Objetivo

SLC AGRÍCOLA S.A. REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA. Capítulo I Objetivo SLC AGRÍCOLA S.A. REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA Capítulo I Objetivo Artigo 1º. Este Regimento Interno da Diretoria ("Regimento Interno") estabelece as regras e normas gerais sobre o funcionamento, a estrutura,

Leia mais

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS.

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS. MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS. Recife - Outubro de 2017 CONTRATAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS O Conjunto de normas e procedimentos que visa orientar o processo de contratação

Leia mais

3.1 Profissional alinhado com os valores, a missão e visão de futuro da PREVI, que detenha as seguintes competências:

3.1 Profissional alinhado com os valores, a missão e visão de futuro da PREVI, que detenha as seguintes competências: 1. OBJETIVO 1.1 Selecionar candidatos para composição de Cadastro Reserva para síndicos nos empreendimentos comerciais nas cidades de Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), de acordo com

Leia mais

Regimento Interno do Comitê de Remuneração COMITÊ DE REMUNERAÇÃO DO IRB-BRASIL RESSEGUROS S.A.

Regimento Interno do Comitê de Remuneração COMITÊ DE REMUNERAÇÃO DO IRB-BRASIL RESSEGUROS S.A. Versão 7.0 Página 1 de 6 COMITÊ DE REMUNERAÇÃO DO IRB-BRASIL RESSEGUROS S.A. CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADE Art. 1 o O Comitê de Remuneração, doravante denominado Comitê, de caráter consultivo, criado

Leia mais

Faço saber, que a Câmara Municipal de Frei Martinho, aprovou e eu sanciono o seguinte Projeto de Lei: CAPÍTULO I DISPOSIÇÃO PRELIMINAR

Faço saber, que a Câmara Municipal de Frei Martinho, aprovou e eu sanciono o seguinte Projeto de Lei: CAPÍTULO I DISPOSIÇÃO PRELIMINAR LEI Nº 323/2018, DE 03 DE DEZEMBRO DE 2018 DISPÕE SOBRE: A CRIAÇÃO DA PROCURADORIA JURÍDICA DO MUNICÍPIO DE FREI MARTINHO-PB E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Faço saber, que a Câmara Municipal de Frei Martinho,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 085/2010-COU, DE 9 DE JULHO DE 2010.

RESOLUÇÃO Nº 085/2010-COU, DE 9 DE JULHO DE 2010. RESOLUÇÃO Nº 085/2010-COU, DE 9 DE JULHO DE 2010. Aprova a criação e o Regulamento do Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino (Nufope), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

Regimento Interno Conselho de Consumidores Bandeirante Energia S.A.

Regimento Interno Conselho de Consumidores Bandeirante Energia S.A. Regimento Interno Conselho de Consumidores Bandeirante Energia S.A. 1. Da Natureza e Objetivo 1.1. O Conselho de Consumidores da área de concessão da Bandeirante Energia S.A. é um órgão sem personalidade

Leia mais

GOVERNANÇA, ÉTICA E SUSTENTABILIDADE REGIMENTO INTERNO

GOVERNANÇA, ÉTICA E SUSTENTABILIDADE REGIMENTO INTERNO COMITÊ DE GOVERNANÇA, ÉTICA E SUSTENTABILIDADE REGIMENTO INTERNO Aprovado na Reunião do Conselho de Administração realizada em 8 de maio de 2015 COMITÊ DE GOVERNANÇA, ÉTICA E SUSTENTABILIDADE REGIMENTO

Leia mais

O que checar antes de assumir o condomínio?

O que checar antes de assumir o condomínio? O que checar antes de assumir o condomínio? Quando se é eleito síndico, principalmente quando não se tem experiência anterior no cargo, é muito importante saber por onde começar. O volume de responsabilidades

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CTEEP COMPANHIA DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA PAULISTA

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CTEEP COMPANHIA DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA PAULISTA REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CTEEP COMPANHIA DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA PAULISTA O Conselho de Administração da CTEEP Companhia de Transmissão de Energia Elétrica ( ISA CTEEP

Leia mais

SETE BRASIL PARTICIPAÇÕES S.A.

SETE BRASIL PARTICIPAÇÕES S.A. SETE BRASIL PARTICIPAÇÕES S.A. CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REGIMENTO INTERNO DOS COMITÊS COMITÊ DE GOVERNANÇA E ÉTICA APROVADO PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO EM 24 DE SETEMBRO DE 2014 SUMÁRIO I INTRODUÇÃO

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DOS COMITÊS DE ASSESSORAMENTO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA CELESC S.A.

REGIMENTO INTERNO DOS COMITÊS DE ASSESSORAMENTO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA CELESC S.A. 1. OBJETIVO Art. 1º O Conselho de Administração da Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. CELESC será assessorado por quatro comitês: Comitê Jurídico e de Auditoria, Comitê Financeiro, Comitê Estratégico

Leia mais

TÍTULO IV DO CAPITAL SOCIAL TÍTULO IV DO CAPITAL SOCIAL CAPÍTULO I DO CAPITAL MÍNIMO, DA SUBSCRIÇÃO E DA INTEGRALIZAÇÃO DE QUOTA-PARTE

TÍTULO IV DO CAPITAL SOCIAL TÍTULO IV DO CAPITAL SOCIAL CAPÍTULO I DO CAPITAL MÍNIMO, DA SUBSCRIÇÃO E DA INTEGRALIZAÇÃO DE QUOTA-PARTE TÍTULO IV DO CAPITAL SOCIAL CAPÍTULO I DO CAPITAL MÍNIMO, DA SUBSCRIÇÃO E DA INTEGRALIZAÇÃO DE QUOTA-PARTE TÍTULO IV DO CAPITAL SOCIAL CAPÍTULO I DO CAPITAL MÍNIMO, DA SUBSCRIÇÃO E DA INTEGRALIZAÇÃO DE

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA ESTATUTÁRIA DA CIELO S.A. ( Regimento )

REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA ESTATUTÁRIA DA CIELO S.A. ( Regimento ) REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA ESTATUTÁRIA DA CIELO S.A. ( Regimento ) I - OBJETO O presente Regimento Interno ( Regimento ) tem por objetivo estabelecer as regras gerais relativas à organização e atividades

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM PERMANENTE DOS CURSOS TÉCNICOS DO IFPE RECIFE, 2014 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA

Leia mais

REGULAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS EM EQUINOS (GEEqui-FMVA) DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CÂMPUS DE ARAÇATUBA/UNESP DOS OBJETIVOS

REGULAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS EM EQUINOS (GEEqui-FMVA) DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CÂMPUS DE ARAÇATUBA/UNESP DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS EM EQUINOS (GEEqui-FMVA) DA DO CÂMPUS DE ARAÇATUBA/UNESP DOS OBJETIVOS Art. 1. Grupo de Estudo em Equinos (GEEqui-FMVA), da Faculdade de Medicina Veterinária do Câmpus de

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE FINANÇAS DA CIELO S.A. ( Regimento )

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE FINANÇAS DA CIELO S.A. ( Regimento ) REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE FINANÇAS DA CIELO S.A. ( Regimento ) I DEFINIÇÃO Este Regimento Interno, organizado em conformidade com o Capítulo VI do Estatuto Social da Cielo S.A. ( Companhia ), estabelece

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE AUDITORIA CAPÍTULO I OBJETO

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE AUDITORIA CAPÍTULO I OBJETO REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE AUDITORIA CAPÍTULO I OBJETO 1. O presente Regimento Interno ( Regimento ), aprovada pelo conselho de administração da CONSTRUTORA TENDA S.A. ( Companhia ), em 13 de agosto

Leia mais

1.3. O Comitê é temporário e terá prazo de duração indeterminado, até posterior deliberação do Conselho de Administração.

1.3. O Comitê é temporário e terá prazo de duração indeterminado, até posterior deliberação do Conselho de Administração. REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ INDEPENDENTE DE ASSESSORAMENTO EXTRAORDINÁRIO DE APURAÇÃO DAS CAUSAS E RESPONSABILIDADES PELO ROMPIMENTO DA BARRAGEM 1 DA MINA DO CÓRREGO DO FEIJÃO DA VALE S.A. 1. Introdução

Leia mais

REGULAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS EM Animais Silvestres e Exóticos Gease DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CÂMPUS DE ARAÇATUBA/UNESP CAPÍTULO I

REGULAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS EM Animais Silvestres e Exóticos Gease DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CÂMPUS DE ARAÇATUBA/UNESP CAPÍTULO I REGULAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS EM Animais Silvestres e Exóticos Gease DA DO CÂMPUS DE ARAÇATUBA/UNESP DEFINIÇÃO, NATUREZA E FINALIDADE CAPÍTULO I Art. 1. Grupo de Estudo em Animais Silvestres e Exóticos

Leia mais

1ª Assembleia Ordinária

1ª Assembleia Ordinária 1ª Assembleia Ordinária 03 de março de 2018 Administração 2017/2019 FINANÇAS - Rateio ou Fixo? A Administração entrou em 2017 e trabalhou com o valor de R$ 140,00. Orçamento que previa apenas: Total teto:

Leia mais

CAPITULO III ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO ARTIGO 7º. (Condições de exercício dos cargos)

CAPITULO III ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO ARTIGO 7º. (Condições de exercício dos cargos) CAPITULO III ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO ARTIGO 7º (Condições de exercício dos cargos) 1 - O exercício de qualquer cargo nos corpos gerentes é gratuito, mas pode justificar o pagamento das despesas dele

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS PARA FORMAÇÃO DE COMITÊ DE AUDITORIA

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS PARA FORMAÇÃO DE COMITÊ DE AUDITORIA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS PARA FORMAÇÃO DE COMITÊ DE AUDITORIA O Instituto Postalis, pessoa jurídica de direito privado, entidade fechada de previdência complementar, sem fins lucrativos,

Leia mais

Política de Exercício de voto de Fundos de Investimento Imobiliário em Assembleias

Política de Exercício de voto de Fundos de Investimento Imobiliário em Assembleias Política de Exercício de voto de Fundos de Investimento Imobiliário em Assembleias XP Gestão de Recursos Ltda. Versão 1.0 Fevereiro / 2015 POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE VOTO DE FUNDOS I. APLICAÇÃO e OBJETIVO

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL VERSÃO 2018 Texto em vigor aprovado pela 172ª Assembleia Geral Extraordinária, de 05.07.2018. 1 REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL CEB DISTRIBUIÇÃO S.A. CEB-DIS DA

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Questões pertinentes aos condomínios edilícios Paulo Caldas 1 - INTRODUÇÃO: Os denominados condomínios verticais, conhecidos popularmente ou conforme descrevem os tratadistas, como

Leia mais

APH ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE HARPA

APH ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE HARPA APH ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE HARPA REGULAMENTO INTERNO CAPÍTULO I (OBJETIVOS) Artigo 1º São objetivos deste Regulamento, complementar e completar os Estatutos da Associação. CAPÍTULO II (DOS ASSOCIADOS)

Leia mais

CAPACITAÇÃO PARA GESTORES CONDOMINIAIS

CAPACITAÇÃO PARA GESTORES CONDOMINIAIS CAPACITAÇÃO PARA GESTORES CONDOMINIAIS UNIDADE SETOR CURSO CERTIFICAÇÃO FORMAÇÃO IMOBILIÁRIA TÉCNICO-PROFISSIONALIZANTE CAPACITAÇÃO PARA GESTORES CONDOMINIAIS PARTICIPAÇÃO EMENTA Capacitação para Gestores

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSU Nº. 41/2013 DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013

RESOLUÇÃO CONSU Nº. 41/2013 DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013 RESOLUÇÃO CONSU Nº. 41/2013 DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013 A Presidente do Conselho Superior Universitário da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, no uso de suas atribuições regimentais, considerando

Leia mais

PROPOSTA DE REGIMENTO DA COMISSÃO DE BIOSSEGURANÇA DAS FACULDADES INTEGRADAS DO VALE DO IGUAÇU UNIGUAÇU CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES

PROPOSTA DE REGIMENTO DA COMISSÃO DE BIOSSEGURANÇA DAS FACULDADES INTEGRADAS DO VALE DO IGUAÇU UNIGUAÇU CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES PROPOSTA DE REGIMENTO DA COMISSÃO DE BIOSSEGURANÇA DAS FACULDADES INTEGRADAS DO VALE DO IGUAÇU UNIGUAÇU CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES Art. 1º. Por este Regimento regulamenta-se a composição, as

Leia mais