MASSAGEM RELAXANTE E ASSOCIAÇÃO DE VELAS QUENTES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MASSAGEM RELAXANTE E ASSOCIAÇÃO DE VELAS QUENTES"

Transcrição

1 1 MASSAGEM RELAXANTE E ASSOCIAÇÃO DE VELAS QUENTES Ligia Caroline dos Santos 1 Franciele Afonso 2 Simone Cosmo³ ¹Acadêmicas do curso de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal da Universidade Tuiuti do Paraná (Curitiba, PR); ²Acadêmicas do curso de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal da Universidade Tuiuti do Paraná (Curitiba, PR); ³Ma. Bióloga Prof.ª Adjunta do Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade Tuiuti do Paraná (Curitiba, PR). RESUMO: Massagem com velas ou Candle Massage, é uma técnica de massagem que utiliza a cera da vela derretida aplicada ainda quente sobre o corpo, juntamente com a aroma terapia para proporcionar relaxamento e redução do estresse. Usa-se uma vela especial, confeccionada em uma manipulação de óleos essenciais, álcool cetoestearílico, lanolinas, manteigas vegetais e ceras mais emolientes. Diversos tratamentos vêm sendo buscados para solucionar esta desordem funcional. No decorrer do estudo serão demonstrados os benefícios da massagem relaxante associado à técnica relaxante e antiestress da aromaterapia. Seus movimentos costumam ser suaves e delicados, sendo seu principal objetivo relaxar totalmente seu receptor, recuperação da estabilidade emocional e alívio da tensão. A massagem relaxante além do relaxamento nos proporciona também benefícios para a pele, eliminando as células mortas do extrato cutâneo, fortalecimento da musculatura, melhora na penetração de cosméticos aplicados na pele, melhora o aspecto e na firmeza da pele. Óleos essenciais basicamente são óleos aromáticos, extraídos principalmente pela destilação de folhas, flores e cascas. As propriedades terapêuticas físicas e psíquicas resultam dos princípios ativos existentes nesses óleos voláteis. Transportando para seus receptores muitos benefícios, promovendo relaxamento e equilíbrio, reduzindo assim o estresse e auxiliando no tratamento de diversos desiquilíbrios relacionados à saúde e a beleza. Palavras-chave: Estresse; Massagem Relaxante; Aroma terapia.

2 2 INTRODUÇÃO Dentre os recursos terapêuticos utilizados na área de dermato funcional, a massagem se destaca pela grande variedade de técnica, além de sua ampla aplicabilidade, nesse sentido o conteúdo deste tópico não esgota o assunto, e sim apresenta as técnicas mais utilizadas na área, bem como ser uma fonte para consultas (SILVA 1998). A palavra massage data da antiguidade e pode ser derivada de diversas raízes de diferentes línguas, como o termo grego massein, que se traduz como amassar, o termo hebraico massech ou o termo árabe mass, com o significado de palpar (GUIRRO E GUIRRO, 2004). A massagem pode ser definida como uma compressão metódica e rítmica do corpo, ou parte dele, para que obtenha efeito terapêutico (GUIRRO E GUIRRO, 2004). A massagem com velas, também chamada de Candle Massage, é uma técnica que atende plenamente as necessidades modernas de bem-estar, relaxamento, suavidade e calor com a abordagem manual e natural, ao mesmo tempo. Esta massagem faz parte de uma abordagem holística, alternando manobras suaves e tônicas para aliviar os diversos males físicos e psicológicos. As velas utilizadas na técnica não são as mesmas comuns, que possuem a parafina como base, elas são feitas a partir de cera de abelha ou cera vegetal (ex. soja), óleos vegetais e essências. Devido ao baixo ponto de fusão das ceras utilizadas, não atingem temperaturas altas, portanto não danificam a pele(silva, 2015). Seus movimentos costumam ser suaves e delicados. O seu principal objetivo é o relaxamento profundo do receptor, recuperação da estabilidade emocional e alívio da tensão e do estresse (LOBO, 2009). O presente estudo tem por objetivo discutir a utilização de massagem relaxante juntamente com aroma terapia na diminuição do stress (FAÇANHA, 2003). Massagem relaxante e seus benefícios A massagem é utilizada pelos humanos como forma de terapia desde a préhistória. Por volta de 460 a.c, Hipócrates descreveu o uso da massagem pelos médicos, e Homero fez esse relato por volta de 1200 a.c. Os gregos e

3 3 romanosutilizavam a massagem em banhos, com o intuito de melhorar a saúde e a beleza (GUIRRO e GUIRRO, 2004). FAÇANHA (2003) define a massagem como uma fricção deslizante que utiliza pressão sobre o tecido e tem objetivo de descongestionar e eliminar as toxinas do organismo, melhora a circulação e acalma o sistema nervoso. Na visão de FAÇANHA (2003) os efeitos que a massagem proporciona a pele são: a eliminação de células mortas do extrato cutâneo, fortalecimento da musculatura, melhora na penetração de cosméticos aplicados na pele, melhora no aspecto e na firmeza da pele. A massagem relaxante se dá pela mobilização dos tecidos através das mãos ou de objetos específicos oferecendo assim ao cliente conforto e bem-estar proporcionando um relaxamento muscular, físico e mental. As manobras utilizadas na massagem são: deslizamento, amassamento, pinçamento e tamburilamento. Essa massagem é indicada para casos de estresse físico e mental, dores e desconfortos, e contraindicada em casos de infecções, inflamações e lesões na pele. A massagem relaxante proporciona: melhoras na circulação venosa e linfática, melhora na nutrição do tecido, melhora da oxigenação do tecido e desintoxicação (VASCONSELOS, ARANTES, SOUZA, 2008). A massagem relaxante é uma técnica aplicada com movimentos suaves e lentos, proporcionando assim o relaxamento e conforto para o paciente. Esta técnica tem como objetivo principal acalmar e suavizar, ajudar na redução do estresse e proporcionar uma sensação agradável de bem-estar. É pelo toque que a massagem desencadeia transformações físicas e emocionais, ocasionando as vezes uma sensação de descanso, paz e realização tanto corporal quanto mental (GUIRRO E GUIRRO, 2004). Pode-se definir a massagem como a ciência que utiliza toques rítmicos, metódicos e compressão dos músculos e tecidos conectivos do corpo utilizando diversas técnicas manuais para manter ou promover benefícios estéticos e terapêuticos. Com técnicas manuais ou mecânicas, há a manipulação dos tecidos moles do corpo humano que irá promover o alívio do estresse com o relaxamento entre outros benefícios.o efeito psicológico é promovido pelo toque e pela somação dos vários efeitos que proporcionará sensação do bem-estar. O toque provoca uma resposta do sistema nervoso simpático mandando informações via aferente para o sistema nervoso central, o qual prepara o indivíduo para mobilizar ou defender-se.

4 4 Quando o corpo percebe que o sinal não apresenta perigo, ele faz a interrupção do sistema nervoso simpático e faz ativação do parassimpático permitindo que o corpo do indivíduo fique em estado de repouso, diminuindo a atividade cardiovascular e hormônios do estresse promovendo a sensação de bem-estar. A resposta do estímulo do sistema parassimpático através da massagem pode fornecer benefícios como a redução da ansiedade, depressão, dor e aumento da imunidade (WOOD, 1990). Efeitos sobre o sistema nervoso são divididos em revulsivos, inibidores e excitadores. Os efeitos revulsivos ocorrem pelos movimentos de fricção que promove o estimulo de dor. Os inibidores, quando houver repetição de manobras, o efeito será direto e proporcionará um aumento na percepção. O efeito indireto será quando o fluxo de estímulo diminuído das terminações nervosas causar redução de neurônios motores da medula raquiana, reduzindo também o tônus muscular e consequentemente a dor (HOLLIS, 1990). METODOLOGIA Na elaboração deste trabalho buscou-se fundamentação teórica em publicações dos descritores e outros autores nas áreas como: aroma terapia, massoterapia, fisioterapia, neurologia, psicologia. Foi realizada revisão bibliográfica a partir de periódicos e literaturas científicas relacionadas ao tema. Utilizou-se banco de dados como Scielo, Lilacs, Medline, Pubmed e Science Direct. Os artigos selecionados foram publicados entre os anos de 2002 a DISCUSSÃO Existem atividades corriqueiras que causam dores musculares que podem ser causadas pelo excesso de atividades do sistema nervoso simpático. Esses pacientes frequentemente têm uma história de outras desordens relacionadas ao estresse. A depressão e a ansiedade relacionada a outros eventos importantes do dia a dia e a tolerância aos sintomas físicos (OKESON, 1992). Segundo DAWSON (1993) inúmeros pacientes estão sujeitos maior do que o normal de tensão emocional. De acordo com SEGER (2002) o estresse surge diante de situação internas ou externas que impedem o indivíduo de alcançar seus objetivos e satisfazer suas necessidades.

5 5 Para SANTOS JUNIOR (1987) este problema tem como base o estresse, por exemplo, as chances de o paciente responder mal ao tratamento são bem altas. Por esse motivo é necessário oferecer e encaminhar o paciente para tratamentos coorporativos, que tem o foco nas atividades de controle desse estresse. Origem da Massagem com Velas Massagem com velas ou Candle Massage, tem origem Americana. É uma técnica que está sendo muito utilizada em grandes Spas, denominada como Melted Candle (velas derretidas). A suave sensação de conforto físico, a redução do stress, diminuição do cansaço e das dores é conseguida através de uma massagem feita com deslizamentos superficiais e profundos, utilizando ceras ou manteigas e óleos vegetais cosméticos específicos trazendo um efeito relaxante para o corpo(ferreira, 2010). A massagem é feita a partir das velas, que são aquecidas até entrarem em estado líquido. Em seguida, os produtos são regados pelo corpo juntamente com as manobras de massagem com deslizamentos e compressões, que auxiliam na absorção. Neste tratamento a vela cosmética é sempre usada em uma temperatura em torno de 38º a 39ºC, o que torna a técnica agradável e prazerosa. A massagem faz uso de velas cosméticas especiais, atóxicas e próprias para este fim, formuladas através de substâncias emolientes e nutritivas, como a vitamina E, manteiga de Karité e óleos essenciais de capim-limão, eucalipto, lavanda, jasmim e várias outras essências, ajudando no processo de relaxamento (FERREIRA, 2010). A Candle Massage alivia tensões musculares, dores, fadiga e rigidez muscular. Além disso, melhora a circulação sanguínea e até reduz inchaços que se formam em volta de lesões, ajuda a eliminar insônia, impaciência, irritação e mantém uma hidratação na pele por até 15 dias. Os efeitos da massagem são rápidos. No início do tratamento, o paciente sentese com a musculatura relaxada, ao longo prazo a terapia proporciona o equilíbrio energético do corpo. Os grandes benefícios que a técnica produz são: eliminar o estresse, criar impulsos diretos no cérebro, anula a pressão excêntrica, reconecta o ser humano com a Natureza, estimula o poder dos sentidos, reorganiza, completa as funções orgânicas, melhora a tonicidade da pele, purifica e trata o ser como um todo (SZERMAN, 2001).

6 6 A massagem com velas, são indicadas para pessoas estressadas, com fadigas, dores musculares e tensões. São contraindicadas para pessoas que sofrem com hipersensibilidade ao frio, câncer, gravidez e patologias como distrofia simpáticoreflexa, síndrome de Reynald, asma e bronquite (DEVECCHI, 2001). Minutos antes da sessão, a vela é acesa, para que ocorra a fusão, obtendo-se um óleo aquecido. Mesmo sabendo que a vela não queima a pele, deve-se ter cautela, verificando a temperatura do líquido constantemente (quando acesa). Baseado na sensação térmica de cada indivíduo, a aplicação da vela ocorre, primeiramente na palma da mão, seguindo diretamente sobre o corpo do receptor(silva, 2015). Aroma terapia O nome aroma terapia surgiu na virada deste século quando o químico francês René Maurice Gattefossé usou esse termo pela primeira vez. Na concepção de Gattefossé, aroma terapia significava o que diz a própria palavra uma terapia através dos aromas dos óleos essenciais. Basicamente, óleos essenciais são óleos aromáticos extraídos principalmente pela destilação de folhas, flores e cascas. As propriedades terapêuticas físicas e psíquicas resultam dos princípios ativos existentes nesses óleos voláteis (SILVA 1998). Segundo Silva (1998) a designação do termo aroma terapia pode ter surgido com Gattefossé, mas ela já existia há muito tempo atrás fazendo parte da medicina ayurvédica um sistema holístico de tratamento que usa a terapia herbário para curar, porém considera essencial o cuidado com a saúde, uma conduta correta da vida. No oriente, a aroma terapia compartilha dos mesmos conceitos que da medicina ayurvédica. Na Inglaterra, a aroma terapia é usada como terapia alternativa ou tratamento associada a outras terapias: o cromo terapeuta, o musico terapeuta e outros profissionais adotam técnicas de aroma terapia em seus tratamentos. O principal uso da aroma terapia é nas massagens com óleos essenciais. Até mesmo alguns hospitais ingleses, como o Royal Sussex Couty Hospital em Brighton, usaram aroma terapia para diminuir e tratar a tensão em pacientes. A aroma terapia é um método terapêutico complementar que visa o bem-estar do ser humano e que traz benefícios, oferecendo a probabilidade de promover relaxamento e equilíbrio, reduzir o estresse e auxiliar no tratamento de diversos

7 7 desequilíbrios relacionados à saúde e a beleza. O objetivo da aroma terapia não é tratar doenças graves, nem substituir tratamentos médicos, mas sim auxiliar no tratamento destas (CORAZZA, 2010). CONSIDERAÇÕES FINAIS Neste trabalho discutiu-se a importância da massagem relaxante juntamente com as velas e aroma terapia, suas técnicas e aplicações essenciais como tratamento complementar no auxílio para amenizar os sintomas do estresse e suas consequências. Através da massagem relaxante com velas quentes juntamente com a aroma terapia, a resposta é muito positiva. Seus benefícios são muitos, nós Tecnólogas em Estética e Cosmética, podemos proporcioná-los, reduzindo a ansiedade, depressão, aliviando tensões musculares, melhorando a circulação sanguínea, acalmando o sistema nervoso, entre outros benefícios que sócontribuemparaa qualidade de vida de seus receptores.

8 8 REFERÊNCIAS CORAZZA, S. Aromacologia: uma ciências de muitos cheiros. São Paulo. 3. ed. Senac Cord patients benefits from massage therapy. Internacional jornal of Neuroscience, 112, DAWSON, P.E. Avaliação Diagnóstico e Tratamentos dos Problemas Oclusionais. São Paulo: Artes Médicas, DIEGO, M. A., Jones, N.A., Field, T., & Hernandez Reif, M. (1998). Aromatherapy reduces anxiety and enhances EEG patterns associated with positive mood and alertness. International Jornal of Neuroscience. 96, DIEGO, M., Field, T., and Hermandez-Reif, M., Bruccker, B., Hart, S., & Bruman, I. (2002). Spinal Diego, M.A., Jones, N.A., Field, T., & Hernandez-Reif, M. (1998). Aromatherapy reduces anxiety and enhances EEG patterns associated with positive mood and alertness. International Journal of Neuroscience. 96, FAÇANHA, R. Estetica Contemporânea. Rio de Janeiro. RJ. Rubio 2003 FERREIRA, Artur. Um Novo Mundo Candle Massage (Massagem com Velas) Livro GUIRRO; R; GUIRRO; E. Fisioterapia dermatofuncional: fundamentos, recursos, patologias. 3º ed. Rev. Ampliada. Barueri, SP. Manoeli

9 9 acessado em: 22 out 2015 LAVABRE, M. Aroma terapia: a cura pelos óleos essenciais. 6. ed..rio de Janeiro: Nova Era, 2005 OKENSON, J.P Fundamentos de Oclusão de desordens temporomandibulares, 2º ed. [S.I] Artes Médicas, POSSER, Ligia da Luz. Spas Alquimia de uma Jornada. Editora Besouro Box PRICE, S. Aroma terapia para doenças comuns. Tamboré, Barueri, SP: Manole, SANTOS JUNIOR, J. dos. Oclusão tratamento da sintomatologia craniomandibular. São Paulo: Pancast; p. SEGER, L. Psicologia e Odontologia 4º ed. São Paulo: Santos, p. SILVA, Paulo Adrian Assunção. Candle Massage Massagem com Velas. SP, 2015 SILVA, A.R. Tudo sobre aroma terapia: como usa-la para melhorar a saúde física, emocional e financeira. 2. ed. São Paulo: Roca, 2001 Terraflor. Guia pratico de aroma terapia. 4. ed. Dispinível em: Thiago da Silva Domingos. Eliana Mara Braga. Significado da massagem com aroma terapia em saúde mental. Disponível em : acessado em 26 out VASCONCELOS, Maria Goreti; ARANTES, Pamela Barbosa; SOUZA, Janaina Binhame, Estética Corporal. In. AUGUSTO, A.B; LACRIMANTI, L.M. Curso didático de estética, vol. 2. São Caetano do Sul, SP: Yendis, 2008.

Lista de Workshops 4 Horas cada Origens

Lista de Workshops 4 Horas cada Origens Lista de Workshops 4 Horas cada Origens Workshop de Massagem de Pedras Quentes 4 Horas A Massagem Geotermal é uma terapia corporal holística, que utiliza pedras vulcânicas, basálticas, aquecidas, para

Leia mais

O spa Refúgio do Império conta com uma equipe de profissionais preparados para atendê-los num ambiente tranquilo e agradável.

O spa Refúgio do Império conta com uma equipe de profissionais preparados para atendê-los num ambiente tranquilo e agradável. O spa Refúgio do Império conta com uma equipe de profissionais preparados para atendê-los num ambiente tranquilo e agradável. Considerado uma referência em wellness, o nosso spa oferece praticas terapêuticas-corporais,

Leia mais

Chocoterapia. O serviço de chocoterapia apresenta as seguintes categorias de tratamentos:

Chocoterapia. O serviço de chocoterapia apresenta as seguintes categorias de tratamentos: Chocoterapia O serviço de chocoterapia apresenta as seguintes categorias de tratamentos: MASSAGENS DE RELAXAMENTO E HIDRATAÇÃO (COM CACAU E CHOCOLATE) Massagem de Assinatura Ritual "Fábrica do Chocolate"

Leia mais

Massagem com Pedras Quentes Associada à Cosméticos Terapêuticos.

Massagem com Pedras Quentes Associada à Cosméticos Terapêuticos. Massagem com Pedras Quentes Associada à Cosméticos Terapêuticos. www.lavertuan.com.br Massagem com Pedras Quentes Associada à Cosméticos Terapêuticos. Cada vez mais as pessoas buscam diferentes formas

Leia mais

Uma viagem a Provence através dos 5 sentidos.

Uma viagem a Provence através dos 5 sentidos. Uma viagem a Provence através dos 5 sentidos. O Vogal Spa by L Occitane é uma extensão natural da marca L Occitane. Ingredientes originais com eficácia comprovada, aliados às terapias tradicionais para

Leia mais

Isabel Piatti

Isabel Piatti Isabel Piatti isabel@buonavita.com.br LIFE-BREATH MASSAGE Bem estar e qualidade de vida. Diminui estresse e potencializa resultados Isabel Piatti isabel@buonavita.com.br DEFINIÇÃO DE ESTRESSE Estresse

Leia mais

MASSAGENS E TRATAMENTOS

MASSAGENS E TRATAMENTOS TRATAMENTOS ASSINATURA MASSAGEM DESPERTAR DOS SENTIDOS Massagem completa e calmante em todo o corpo, que ajuda a diminuir os efeitos do 60 stress diário, permitindo remover contracturas de forma indolor

Leia mais

Massagem Sueca Relaxante: massagem relaxante que trabalha a tensão muscular do corpo todo e ajuda na circulação sanguínea.

Massagem Sueca Relaxante: massagem relaxante que trabalha a tensão muscular do corpo todo e ajuda na circulação sanguínea. Menu de terapias Terapias Relaxantes Drenagem Linfática Manual: movimentos precisos, realizados em todo corpo, conduzindo a linfa e estimulando as glândulas e que auxiliarão no processo de eliminação de

Leia mais

MASSAGENS & TRATAMENTOS

MASSAGENS & TRATAMENTOS TRATAMENTOS ASSINATURA 94 MASSAGEM PERSONALIZADA Massagem Completa e personalizável em todo o corpo, adaptando-se às necessidades específicas de cada cliente que inclui: Massagem Descontraturante nas Costas

Leia mais

Unidade: Atuação do enfermeiro em Terapias complementares. Revisor Textual: Profa. Dr. Patricia Silvestre Leite Di Iorio

Unidade: Atuação do enfermeiro em Terapias complementares. Revisor Textual: Profa. Dr. Patricia Silvestre Leite Di Iorio Unidade: Atuação do enfermeiro em Terapias complementares Revisor Textual: Profa. Dr. Patricia Silvestre Leite Di Iorio INTRODUÇÃO As terapias complementares são realidade no universo da saúde humana,

Leia mais

Lavanda &Algodão. Lavanda. Algodão. Linha

Lavanda &Algodão. Lavanda. Algodão. Linha TREINAMENTO CICLO 5 Linha Lavanda A lavanda é uma flor que cresce naturalmente em regiões de clima mais fresco. Tem um tom de lilás que leva o nome da flor. Seu nome vem do latim "lavare", "lavar, pois

Leia mais

SATOSP

SATOSP ODAIR CARLOS SABIONI Professor de Massagem e Acupuntura desde 1992 Presidente do SATOSP, Presidente do Centro de Desenvolvimento de Massagem, Fisioterapia, Acupuntura e Psicologia CEDEMFAP. Fones e e-mail

Leia mais

Terapias Naturais como Suporte de QVT dentro de Empresas

Terapias Naturais como Suporte de QVT dentro de Empresas Terapias Naturais como Suporte de QVT dentro de Empresas 1 Foco principal O importante papel deste projeto será desenvolver dentro de sua empresa uma ajuda essencial nos processos de stress dos indivíduos,

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: UTILIZAÇÃO DA MÚSICA NA ASSISTÊNCIA A PACIENTES HOSPITALIZADOS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA:

Leia mais

SPA MENU MASSAGENS MASSAGES

SPA MENU MASSAGENS MASSAGES SPA MENU MASSAGENS MASSAGES Massagem de assinatura Signature massage Massagem relaxante ao corpo inteiro, com aplicação de toalhas quentes em algumas zonas do corpo (costas pernas e braços) proporcionando

Leia mais

RITUAIS DE ASSINATURA

RITUAIS DE ASSINATURA RITUAIS DE ASSINATURA VIAGEM PELO ATLÂNTICO 50 min Uma massagem exclusiva com velas aromatizadas com óleos essenciais, com efeito hidratante e relaxante.inclui limpeza e máscara facial hidratante. VIAGEM

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN XIX Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia

Leia mais

RESERVE JÁ HORÁRIO

RESERVE JÁ HORÁRIO TRATAMENTOS Um momento para Si... RESERVE JÁ - 291 740 920 - HORÁRIO 11H00-19H00 INTRO - PT - Um espaço enorme de jardins, com grande variedade de espécies de árvores e plantas, algumas até de grande porte,

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN XIII Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia

Leia mais

RESUMO. Palavras-chave: Massagem relaxante. Aromaterapia. Depressão. INTRODUÇÃO

RESUMO. Palavras-chave: Massagem relaxante. Aromaterapia. Depressão. INTRODUÇÃO OS EFEITOS DA MASSAGEM RELAXANTE ASSOCIADA A AROMATERAPIA NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO THE EFFECTS ASSOCIATED WITH MASSAGE RELAXING AROMATHERAPY IN THE TREATMENT OF DEPRESSION Dabiani Carolini do Amaral

Leia mais

Formação treinadores AFA

Formação treinadores AFA Preparação específica para a atividade (física e mental) Equilíbrio entre treino e repouso Uso de equipamento adequado à modalidade (ex: equipamento, calçado, proteções) E LONGEVIDADE DO ATLETA Respeito

Leia mais

ada, 1 diária 50 min min min - 25 teraeattico-, Sauim e Oarilio- qlía~gent rekvaitte com CArontaterapto Cfrgossayeírt paro cri ~5

ada, 1 diária 50 min min min - 25 teraeattico-, Sauim e Oarilio- qlía~gent rekvaitte com CArontaterapto Cfrgossayeírt paro cri ~5 SPA CRISTAL '..... =. :.., N, eircutto- teraeattico-, Sauim e Oarilio- 1 diária Clientes Hotel - 5 Clientes Externos - 10. ad, A.., " -.-.., 'SP:- '. *. *...". 4 111111111111P" qlía~gent rekvaitte com

Leia mais

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE COSMETOLOGIA E ESTÉTICA DISCIPLINA: TEORIAS E TÉCNICAS DE MASSAGEM AVALIAÇÃO CORPORAL

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE COSMETOLOGIA E ESTÉTICA DISCIPLINA: TEORIAS E TÉCNICAS DE MASSAGEM AVALIAÇÃO CORPORAL UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE COSMETOLOGIA E ESTÉTICA DISCIPLINA: TEORIAS E TÉCNICAS DE MASSAGEM AVALIAÇÃO CORPORAL PROF.ª: DANIELLA KOCH DE CARVALHO A avaliação é a coleta e interpretação

Leia mais

TÍTULO: OS BENEFICIOS DA HIDROTERAPIA EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA

TÍTULO: OS BENEFICIOS DA HIDROTERAPIA EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA 16 TÍTULO: OS BENEFICIOS DA HIDROTERAPIA EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS

Leia mais

UP! A-Z Force Homme. Informação Nutricional. Suplemento vitamínico e mineral de A a Z 60 cápsulas de 500mg

UP! A-Z Force Homme. Informação Nutricional. Suplemento vitamínico e mineral de A a Z 60 cápsulas de 500mg UP! A-Z Force Homme Suplemento vitamínico e mineral de A a Z Suplemento vitamínico e mineral em cápsulas desenvolvido para atender as particularidades nutricionais do homem, a fim de potencializar a fisiologia

Leia mais

Ventosaterapia. Cupping. Guia do utilizador. O que é? Dicas de Utilização

Ventosaterapia. Cupping. Guia do utilizador. O que é? Dicas de Utilização Ventosaterapia Cupping Guia do utilizador O que é? Dicas de Utilização Os primeiros registos da técnica de ventosaterapia datam de 3000 a.c. e na Medicina Tradicional Chinesa, as primeiras referências

Leia mais

E-BOOK EXCLUSIVO. práticas para viver. de forma PLENA com a AROMATERAPIA

E-BOOK EXCLUSIVO. práticas para viver. de forma PLENA com a AROMATERAPIA E-BOOK EXCLUSIVO 6 práticas para viver de forma PLENA com a AROMATERAPIA N Ne este material você irá aprender dicas valiosas e formas corretas de utilização dos óleos essenciais para viver de forma mais

Leia mais

Palavras-chave: Massagem Relaxante Óleos Essenciais - Aromaterapia

Palavras-chave: Massagem Relaxante Óleos Essenciais - Aromaterapia USO DE ÓLEOS ESSENCIAIS NA MASSAGEM RELAXANTE CORPORAL Francine Manuela Ferreira 1 Eunice Tokars 1 Acadêmico do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade Tuiuti do Paraná (Curitiba, PR);

Leia mais

Ventosaterapia em São José (SC) - Terapia com Ventosas em São José (SC)

Ventosaterapia em São José (SC) - Terapia com Ventosas em São José (SC) Ventosaterapia em São José (SC) - Terapia com Ventosas em São José (SC) Técnica com ventosas alivia dor e é adotada por atletas olímpicos - Tratamento da medicina chinesa, ventosaterapia também pode ser

Leia mais

AROMATERAPIA ALIADA À MASSAGEM: Contribuições à hipertensão em idosos AROMATHERAPY ALLIED TO MASSAGE: Contributions to hypertension in elderly

AROMATERAPIA ALIADA À MASSAGEM: Contribuições à hipertensão em idosos AROMATHERAPY ALLIED TO MASSAGE: Contributions to hypertension in elderly AROMATERAPIA ALIADA À MASSAGEM: Contribuições à hipertensão em idosos AROMATHERAPY ALLIED TO MASSAGE: Contributions to hypertension in elderly Larissa Fazion Mori larifazionn@gmail.com Letícia Rodrigues

Leia mais

MASSAGEM COM PEDRAS NA ESTÉTICA

MASSAGEM COM PEDRAS NA ESTÉTICA MASSAGEM COM PEDRAS NA ESTÉTICA Indianara Cunico¹, Eunice Tokars 2 1 Acadêmico do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade Tuiuti do Paraná (Curitiba, PR); 2 Fisioterapeuta, Doutora

Leia mais

Sistema Nervoso. Biologia. Tema: Sistema Nervoso

Sistema Nervoso. Biologia. Tema: Sistema Nervoso Biologia Tema: Sistema Nervoso Estrutura de um neurônio Células de Schawann 1) Introdução O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar

Leia mais

AROMATERAPIA BENEFÍCIOS FÍSICOS, EMOCIONAIS E ESPIRITUAIS

AROMATERAPIA BENEFÍCIOS FÍSICOS, EMOCIONAIS E ESPIRITUAIS AROMATERAPIA AROMATERAPIA Aromaterapia é um ramo da fitoterapia que consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar no indivíduo. Esta é a ciência que explora

Leia mais

Pode ser aplicada a partes do corpo ou continuamente a todo o corpo.

Pode ser aplicada a partes do corpo ou continuamente a todo o corpo. MASSAGEM RELAXANTE Universidade do Sul de Santa Catarina Curso de Cosmetologia e Estética Unidade de Aprendizagem: Técnicas de Massagem Terapêutica Prof.ª Daniella Koch de Carvalho MASSAGEM RELAXANTE A

Leia mais

- Endorfinico y sensorial, um prazer para os sentidos. - Sobre a pele hidratante e nutritivo, a longo prazo é um tratamento drenante e redutor.

- Endorfinico y sensorial, um prazer para os sentidos. - Sobre a pele hidratante e nutritivo, a longo prazo é um tratamento drenante e redutor. Chocolaterapia O uso do cacau para fins estéticos obtêm-se mediante a aplicação deste delicioso alimento sobre a pele. Chocolate spa é uma sessão pensada para o desfrute pessoal. Resultado ideal para quando

Leia mais

Sistema Nervoso. BIOLOGIA YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima

Sistema Nervoso. BIOLOGIA YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima BIOLOGIA YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima 1) Introdução O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas,

Leia mais

aqua secrets spa & wellness center

aqua secrets spa & wellness center Massage Spa Therapies MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA ABHYANGA: 90min A massagem Ayurvédica é muito mais do que uma massagem relaxante, é um tratamento no qual o utente se percebe como um todo! A Massagem

Leia mais

10 CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTÉTICA HAIR BRASIL EXPO CENTER NORTE SÃO PAULO

10 CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTÉTICA HAIR BRASIL EXPO CENTER NORTE SÃO PAULO 10 CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTÉTICA HAIR BRASIL EXPO CENTER NORTE SÃO PAULO Prof. Ms. Glauco Fernandes RESULTADOS OBTIDOS COM A ACUPUNTURA ESTÉTICA NO REJUVENESCIMENTO FACIAL Beleza não tem a ver só

Leia mais

NOVA LINHA DE CUIDADOS

NOVA LINHA DE CUIDADOS CONHEÇA TODOS OS PRODUTOS DA NOVA LINHA DE CUIDADOS ESPECIAIS PARA A SUA PELE www.softderm.com.br www.facebook.com/produtossoftderm contato pelo número: (31) 2127.3971 fotos e diagramação de: Txai Fotografia

Leia mais

Linha SPA. O óleo essencial é a fonte. de vida das plantas e promove. a sensação de bem-estar do. corpo e da mente.

Linha SPA. O óleo essencial é a fonte. de vida das plantas e promove. a sensação de bem-estar do. corpo e da mente. Linha SPA O óleo essencial é a fonte de vida das plantas e promove a sensação de bem-estar do corpo e da mente. Inspiradas no conhecimento tradicional de Aromacologia a Linha de produtos Qésh SPA utiliza

Leia mais

1) Introdução. 2) Organização do sistema nervoso humano. Sistema Nervoso Central (SNC) Sistema Nervoso Periférico (SNP) Cérebro Cerebelo.

1) Introdução. 2) Organização do sistema nervoso humano. Sistema Nervoso Central (SNC) Sistema Nervoso Periférico (SNP) Cérebro Cerebelo. 1) Introdução O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do

Leia mais

A Alquimia Aromática. Nos Ciclos Femininos

A Alquimia Aromática. Nos Ciclos Femininos A Alquimia Aromática Nos Ciclos Femininos Como uma forma de promover a reconexão do corpo feminino com os saberes da Natureza, este livro traz informações básicas a respeito do universo da Aromaterapia

Leia mais

Benefícios gerais da actividade física

Benefícios gerais da actividade física Organização e Desenvolvimento Desportivo 2010/2011 Carmen Pereira Benefícios gerais da actividade física Introdução Benefícios gerais da actividade física Um dos principais aspectos que aumentou consideravelmente

Leia mais

Horário de Funcionamento: 12:00 às 20:00 Segunda à Sexta 10:00 às 21:00 Sábado 10:00 às 18:00 Domingo. Não remover este menu do quarto

Horário de Funcionamento: 12:00 às 20:00 Segunda à Sexta 10:00 às 21:00 Sábado 10:00 às 18:00 Domingo. Não remover este menu do quarto by Horário de Funcionamento: 12:00 às 20:00 Segunda à Sexta 10:00 às 21:00 Sábado 10:00 às 18:00 Domingo Não remover este menu do quarto O SPA O Capim do Mato Spa by L Occitane inspira uma viagem pela

Leia mais

Spas Hidromassagem, Cromoterapia Relaxamento, Descontracção Alegria, Harmonia Renovação Celular, Rejuvenescimento

Spas Hidromassagem, Cromoterapia Relaxamento, Descontracção Alegria, Harmonia Renovação Celular, Rejuvenescimento Spas 2016 Hidromassagem, Cromoterapia Relaxamento, Descontracção Alegria, Harmonia Renovação Celular, Rejuvenescimento Isto é apenas algumas das muitas palavras que vão entrar pelo SEU CORPO. Veja o nosso

Leia mais

ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NA GRAVIDEZ DE RISCO. Apostila 07

ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NA GRAVIDEZ DE RISCO. Apostila 07 ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NA GRAVIDEZ DE RISCO Apostila 07 ORIENTAÇÕES E PRECAUÇÕES Todo programa de exercício p/ população de alto risco devem ser estabelecidos individual/te, com base: - no diagnóstico;

Leia mais

ATIVIDADES OFERECIDAS PELO PGS:

ATIVIDADES OFERECIDAS PELO PGS: ATIVIDADES OFERECIDAS PELO PGS: CAMINHADA ORIENTADA A caminhada é considerada um exercício fácil, que não exige grande esforço, tem baixo impacto e os seus benefícios são muitos. Sendo alguns destes: Acelera

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA 1 a Atividade Física 2013.indd 1 09/03/15 16 SEDENTARISMO é a falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT Alongamento é o exercício para preparar e melhorar a flexibilidade muscular, ou seja,

Leia mais

OS BENEFÍCIOS DA MASSAGEM RELAXANTE Vanessa Gomes Bertoja 1, Eunice Tokars 2

OS BENEFÍCIOS DA MASSAGEM RELAXANTE Vanessa Gomes Bertoja 1, Eunice Tokars 2 OS BENEFÍCIOS DA MASSAGEM RELAXANTE Vanessa Gomes Bertoja 1, Eunice Tokars 2 1. Acadêmica do curso de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal da Universidade Tuiuti do Paraná (Curitiba, PR). 2. Doutoranda

Leia mais

Desde massagens de relaxamento a tratamentos de rosto e corpo, o The Spa, criou uma gama variada de opções que se adaptam às mais diversas

Desde massagens de relaxamento a tratamentos de rosto e corpo, o The Spa, criou uma gama variada de opções que se adaptam às mais diversas Desde massagens de relaxamento a tratamentos de rosto e corpo, o The Spa, criou uma gama variada de opções que se adaptam às mais diversas necessidades dos nossos clientes. Tabelas 2016 Massagens Massagem

Leia mais

PORTFOLIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SEGMENTO SAÚDE

PORTFOLIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SEGMENTO SAÚDE PORTFOLIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SEGMENTO SAÚDE Senac Rondônia APRESENTAÇÃO A concepção educacional do Senac visa atender à missão de "Educar para o trabalho em atividades do Comércio de Bens,

Leia mais

Massagem Shantala Método de massagem para o bebé

Massagem Shantala Método de massagem para o bebé Massagem Shantala Método de massagem para o bebé Preparativos Para a massagem você vai precisar de: - um produto emoliente (como óleo), de uso exclusivo infantil e dermatologicamente testado pode ser óleo

Leia mais

A voz do mar é sedutora; nunca cessa, sussurrando, clamando, murmurando, Kate Chopin

A voz do mar é sedutora; nunca cessa, sussurrando, clamando, murmurando, Kate Chopin A voz do mar é sedutora; nunca cessa, sussurrando, clamando, murmurando, convidando a alma a vaguear por um feitiço em abismos de solidão; se perder em labirintos de contemplação interior. A voz do mar

Leia mais

1. Trata dores de cabeça

1. Trata dores de cabeça Uma das mais importantes técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, a acupuntura foi introduzida no Brasil há mais de 40 anos. Considerada como terapia complementar, desde 1995 é também reconhecida como

Leia mais

SAÚDEMED - Fisio & Terapias. Apresentação

SAÚDEMED - Fisio & Terapias. Apresentação SAÚDEMED - Fisio & Terapias Apresentação HISTÓRIA DA SAÚDE MED ABERTURA DA CLÍNICA: Em Setembro de 2016 a SaúdeMed Iniciou a sua atividade com o objetivo de ser uma clínica de excelência de tratamentos

Leia mais

REFLEXOLOGIA Equilibrar o corpo é uma arte milenar.

REFLEXOLOGIA Equilibrar o corpo é uma arte milenar. REFLEXOLOGIA Equilibrar o corpo é uma arte milenar. A Reflexologia é uma terapia holística que se baseia no princípio de que existem áreas no nosso corpo que quando submetidas a um determinado estímulo,

Leia mais

Sistema Nervoso. Aula Programada Biologia. Tema: Sistema Nervoso

Sistema Nervoso. Aula Programada Biologia. Tema: Sistema Nervoso Aula Programada Biologia Tema: Sistema Nervoso 1) Introdução O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas,

Leia mais

OS BENEFÍCIOS DA MASSOTERAPIA PARA O EQUILIBRIO FISÍCO- EMOCIONAL

OS BENEFÍCIOS DA MASSOTERAPIA PARA O EQUILIBRIO FISÍCO- EMOCIONAL CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS FMU CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE ESTÉTICA E COSMETOLOGIA Alunas: Ana Paula Souza; Bruna Rojas Raia; Ingrid Santos Chagas; Izabella Maria Porfirio

Leia mais

A Savita apresenta um conceito inovador em reeducação corporal no Recife.

A Savita apresenta um conceito inovador em reeducação corporal no Recife. A Savita apresenta um conceito inovador em reeducação corporal no Recife. Contamos com uma equipe de especialistas em Fisioterapia e Educação Física sob a coordenação técnica da fisioterapeuta Fátima Tedim,

Leia mais

Protocolo Corporal Adeus Culote.

Protocolo Corporal Adeus Culote. Protocolo Corporal Adeus Culote www.lavertuan.com.br Protocolo Corporal Adeus Culote É uma técnica de massagem que tem como finalidade a redução de gordura localizada na região que compreende quadril,

Leia mais

Programa dos 5 Sentidos 3 dias. Monte Carvalhal da Rocha S. Teotónio - Portugal.

Programa dos 5 Sentidos 3 dias. Monte Carvalhal da Rocha S. Teotónio - Portugal. Programa dos 5 Sentidos 3 dias Monte Carvalhal da Rocha S. Teotónio - Portugal www.panchakarmaretreat.org info@panchakarmaretreat.org Programa dos 5 Sentidos de 3 dias Este Panchakarma visa reajustar a

Leia mais

OS TECIDOS PROF LUIS BRUNO

OS TECIDOS PROF LUIS BRUNO OS TECIDOS PROF.: LUIS BRUNO HISTOLOGIA E TECIDOS Histologia (do grego hystos = tecido + logos = estudo) é o estudo dos tecidos biológicos, sua formação, estrutura e função. Tecidos, é um conjunto de células

Leia mais

30 motivos para fazer musculação

30 motivos para fazer musculação Segundo pesquisas, a musculação traz grandes benefícios tanto para a estética quanto para a qualidade de vida, mas não se esqueça de consultar seu médico antes de começar a se exercitar, são eles: 1 -

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista Plano de Ensino Disciplina: Recursos Terapêuticos Manuais e Acupuntura Curso: Fisioterapia Código: Série: 2ª Série Obrigatória (X ) Optativa ( ) CH Teórica: 80 CH Prática: 80 CH Total: 160 I - Objetivos

Leia mais

Gaya Bem-Estar. Estar aqui é estar bem.

Gaya Bem-Estar. Estar aqui é estar bem. O Gaya Bem-Estar apresenta um conceito mais sofisticado e contemporâneo de Spa Urbano, definido por um novo estilo de vida. Uma interpretação muito pessoal e autêntica de luxo e simplicidade, onde os elementos

Leia mais

BE066 Fisiologia do Exercício. Prof. Sergio Gregorio da Silva. É a habilidade de uma articulação se mover através de sua amplitude articular

BE066 Fisiologia do Exercício. Prof. Sergio Gregorio da Silva. É a habilidade de uma articulação se mover através de sua amplitude articular BE066 Fisiologia do Exercício Flexibilidade Prof. Sergio Gregorio da Silva Flexibilidade É a habilidade de uma articulação se mover através de sua amplitude articular É altamente adaptável e é! aumentada

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN VI Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Leia mais

CRIOTERAPIA. Prof. Msc. Carolina Vicentini

CRIOTERAPIA. Prof. Msc. Carolina Vicentini CRIOTERAPIA Prof. Msc. Carolina Vicentini MODALIDADE VERSÁTIL e BAIXO CUSTO TERAPIA POR RESFRIAMENTO SUPERFICIAL (CRIOTERAPIA) TERMÓLISE e DIMINUIÇÃO DO MOVIMENTO MOLECULAR CRIOTERAPIA (os benefícios terapêuticos

Leia mais

Prevenção de Lesões do Corredor. Ana Maria de Freitas

Prevenção de Lesões do Corredor. Ana Maria de Freitas 1 Prevenção de Lesões do Corredor Ana Maria de Freitas 2 Corrida Uma das atividades físicas mais populares do mundo. Número de participantes aumenta cada vez mais. É uma das escolha para : procurar um

Leia mais

Gaya Bem-Estar. Estar aqui é estar bem.

Gaya Bem-Estar. Estar aqui é estar bem. O Gaya Bem-Estar apresenta um conceito mais sofisticado e contemporâneo de Spa Urbano, definido por um novo estilo de vida. Uma interpretação muito pessoal e autêntica de luxo e simplicidade, onde os elementos

Leia mais

01/08/16. Introdução. Hipotermoterapia. Conceito. Hipotermoterapia. Crioterapia X Inflamação. Efeitos sobre a Temperatura Corporal

01/08/16. Introdução. Hipotermoterapia. Conceito. Hipotermoterapia. Crioterapia X Inflamação. Efeitos sobre a Temperatura Corporal Hipotermoterapia Prof. Coca Introdução Hipocrates indicava a Crioterapia, com a finalidade de analgesia pos-cirurgica ou tratamento convencional. Tredelemburguer observou que o gelo poderia ser lesivo.

Leia mais

Múltiplos tratamentos com apenas 1 kit

Múltiplos tratamentos com apenas 1 kit Kit Corporal Totalmente Demais Múltiplos tratamentos com apenas 1 kit Protocolo Medida Certa Protocolo Extravasa Protocolo Tombei no DMAE Protocolo Corpão Violão Protocolo Eu + Atleta PROTOCOLO 2 Medida

Leia mais

Subdivide-se em: Sistema Nervoso Central (SNC) Encéfalo e medula espinal. Sistema Nervoso Periférico (SNP) Nervos e gânglios

Subdivide-se em: Sistema Nervoso Central (SNC) Encéfalo e medula espinal. Sistema Nervoso Periférico (SNP) Nervos e gânglios O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do próprio corpo

Leia mais

ENSINO MÉDIO SISTEMA NERVOSO

ENSINO MÉDIO SISTEMA NERVOSO ENSINO MÉDIO SISTEMA NERVOSO O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes

Leia mais

Clínica Dr. Alfredo Toledo e Souza. Avenida Condessa de Vimieiros, 395 Centro, Itanhaém, SP. Fone (13) e (13)

Clínica Dr. Alfredo Toledo e Souza. Avenida Condessa de Vimieiros, 395 Centro, Itanhaém, SP. Fone (13) e (13) Técnicas da Medicina da Dor para Problemas de Coluna, Artrites, Artroses, Bursites, Tendinites, Seqüelas Articulares e Neurológicas com Dores Crônicas, Nevralgias, Enxaquecas e Fibromialgia Clínica Dr.

Leia mais

Métodos: Bolsas térmicas Banhos (frios, quentes, de parafina) Lâmpadas de Infravermelhos Gelo (massagem, saco de gelo) Spray de frio Compressas frias

Métodos: Bolsas térmicas Banhos (frios, quentes, de parafina) Lâmpadas de Infravermelhos Gelo (massagem, saco de gelo) Spray de frio Compressas frias Daniel Gonçalves Objectivos: Aliviar dor Alterar o processo de cicatrização dos tecidos Alterar as propriedades plásticas dos tecidos conectivos (músculo, tendão, ligamento e cápsula articular) Métodos:

Leia mais

Intervenção Fisioterapeutica em Queimados. Aluna: Giselle Sousa Pereira

Intervenção Fisioterapeutica em Queimados. Aluna: Giselle Sousa Pereira Intervenção Fisioterapeutica em Queimados Aluna: Giselle Sousa Pereira Recife, 01 setembro, 2013 Queimaduras: definição, classificação e incidência Podemos definir as queimaduras como lesões traumáticas

Leia mais

O SOM DAS CORES CROMOTERAPIA OUVINDO A FREQUÊNCIA DA COR

O SOM DAS CORES CROMOTERAPIA OUVINDO A FREQUÊNCIA DA COR O SOM DAS CORES CROMOTERAPIA OUVINDO A FREQUÊNCIA DA COR CROMOTERAPIA A Cromoterapia é uma terapia alternativa que utiliza as cores do espectro solar como um meio de cura. De uma maneira simples, porém

Leia mais

PRODUTOS PARA SEU BEM ESTAR

PRODUTOS PARA SEU BEM ESTAR PRODUTOS PARA SEU BEM ESTAR 85% DA POPULAÇÃO MUNDIAL Atualmente cerca de 85% das pessoas tem ou terão dor nas costas? Pois é, essa incidência tem aumentado me decorrência da má postura, do excesso de peso

Leia mais

QUALIDADE E TECNOLOGIA

QUALIDADE E TECNOLOGIA 1 MAX QUALIDADE E TECNOLOGIA Com alto padrão de qualidade e tecnologia, é ortopédico, equipado com o campo eletromagnético pulsátil (quântico), energia magnética e Infravermelho Longo, com massagem vibratória

Leia mais

MASSAGEM. Simone C G Blanco

MASSAGEM. Simone C G Blanco MASSAGEM 1 O uso das técnicas massoterápicas tem sido descritas desde a Antiguidade, sendo utilizada pelos gregos e romanos para assegurar saúde e beleza, tendo Hipócrates,considerado o pai da Medicina,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS

CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS Psicologia SISTEMA NERVOSO Profa. Dra. Ana Lúcia Billig Foz do Iguaçu, setembro de 2017 O SNP, junto com SNC, são responsáveis por comandar nosso corpo. O que

Leia mais

BTL-6000 Lymphastim SISTEMA DE PRESSOTERAPIA DA BTL PARA A ÁREA DE MEDICINA ESTÉTICA E REABILITAÇÃO

BTL-6000 Lymphastim SISTEMA DE PRESSOTERAPIA DA BTL PARA A ÁREA DE MEDICINA ESTÉTICA E REABILITAÇÃO BTL-6000 Lymphastim SISTEMA DE PRESSOTERAPIA DA BTL PARA A ÁREA DE MEDICINA ESTÉTICA E REABILITAÇÃO TECNOLOGIA O sistema linfático humano é responsável por remover o fluido intersticial dos tecidos. Ele

Leia mais

SPA MENU MASSAGENS MASSAGES

SPA MENU MASSAGENS MASSAGES SPA MENU MASSAGENS MASSAGES Massagem de assinatura Signature massage Massagem relaxante ao corpo inteiro, com aplicação de toalhas quentes em algumas zonas do corpo (costas pernas e braços) proporcionando

Leia mais

DOR CRÔNICA E ENVELHECIMENTO

DOR CRÔNICA E ENVELHECIMENTO DOR CRÔNICA E ENVELHECIMENTO Introdução Nas 2 últimas décadas tem se evidenciado interesse no estudo da velhice e processo de envelhecimento. Nesta mesma linha de raciocínio situa-se o estudo dos vários

Leia mais

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA: PRATICAS NATURAIS E VIVENCIS EM SAÚDE I Prof.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA: PRATICAS NATURAIS E VIVENCIS EM SAÚDE I Prof.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA: PRATICAS NATURAIS E VIVENCIS EM SAÚDE I Prof.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO Segundo Barros (2004), Dhyana é a palavra em sânscrito que

Leia mais

MAGNÉSIO DIMALATO. FÓRMULA MOLECULAR: C4H6Mg2O7. PESO MOLECULAR: 396,35 g/mol

MAGNÉSIO DIMALATO. FÓRMULA MOLECULAR: C4H6Mg2O7. PESO MOLECULAR: 396,35 g/mol MAGNÉSIO DIMALATO FÓRMULA MOLECULAR: C4H6Mg2O7 PESO MOLECULAR: 396,35 g/mol Importante para mais de 300 processos biológicos no organismo, o magnésio é um mineral essencial utilizado na síntese de proteínas

Leia mais

SPAS Mergulho Salgado Piscinas e Spas Lda. Sabia que é mais económico realizar um projeto de Spa que um projeto de Piscina?

SPAS Mergulho Salgado Piscinas e Spas Lda. Sabia que é mais económico realizar um projeto de Spa que um projeto de Piscina? SPAS 2019 Mergulho Salgado Piscinas e Spas Lda. Sabia que é mais económico realizar um projeto de Spa que um projeto de Piscina? A instalação da Spa demora apenas 2 horas. Hidromassagem, Cromoterapia Relaxamento,

Leia mais

SAÚDEMED - Fisio & Terapias. Apresentação

SAÚDEMED - Fisio & Terapias. Apresentação SAÚDEMED - Fisio & Terapias Apresentação HISTÓRIA DA SAÚDE MED ABERTURA DA CLÍNICA: Em Setembro de 2016 a SaúdeMed Iniciou a sua atividade com o objetivo de ser uma clínica de excelência de tratamentos

Leia mais

Nutrição e Detox. Nutricionista Monique de Barros Elias Campos

Nutrição e Detox. Nutricionista Monique de Barros Elias Campos Nutrição e Detox Nutricionista Monique de Barros Elias Campos Mestre em Alimentos e Nutrição (PPGAN -UNIRIO) Doutoranda em Alimentos e Nutrição (PPGAN- UNIRIO O QUE É DESTOXIFICAÇÃO? Destoxificacao ou

Leia mais

Existem infinitas possibilidades em você para viver sem dor, e, mais de 1000 Movimentos Inteligentes para te ajudar de forma simples e natural.

Existem infinitas possibilidades em você para viver sem dor, e, mais de 1000 Movimentos Inteligentes para te ajudar de forma simples e natural. O 2ºWorkshop Online Liberte Sua Coluna tem o objetivo de despertar a sua percepção para a Autocura porque o seu corpo é PERFEITO e trabalha ininterruptamente por sua Saúde Integral. Existem infinitas possibilidades

Leia mais

Bursite Tem Cura? Causas, Tratamentos e Dicas Seg, 17 de Julho de :49 - Última atualização Seg, 17 de Julho de :53

Bursite Tem Cura? Causas, Tratamentos e Dicas Seg, 17 de Julho de :49 - Última atualização Seg, 17 de Julho de :53 Ao longo dos últimos anos, houve um aumento expressivo dos casos de pessoas que sofrem com problemas relacionados às dores articulares. As lesões causadas por esforços repetitivos fazem parte dos problemas

Leia mais

Qigong a Arte de Respirar

Qigong a Arte de Respirar Qigong a Arte de Respirar A respiração no Qigong é por vezes chamada de Tu Gu Na Xin, cuja tradução significa Expelir o velho, inspirar o novo. A respiração no Qigong tem como objectivo aumentar a absorção

Leia mais

Percepção em bem estar: uma nova proposta em tratamentos de SPA. Profª. Adriana Teixeira dos Reis Bertolletti Profª.

Percepção em bem estar: uma nova proposta em tratamentos de SPA. Profª. Adriana Teixeira dos Reis Bertolletti Profª. Percepção em bem estar: uma nova proposta em tratamentos de SPA Profª. Adriana Teixeira dos Reis Bertolletti Profª. Cristina Duarte Não podemos separar beleza de bem estar Beleza + Saúde = Bem estar AUTO

Leia mais

Ventosaterapia. Guilherme Juvenal

Ventosaterapia. Guilherme Juvenal Ventosaterapia Guilherme Juvenal Benefícios Principais benefícios da ventosaterapia segundo a MTC: Promove o fluxo do Qi e do sangue, ajudando a eliminar os fatores patogénicos como o vento, o frio, a

Leia mais

CÉLULAS NERVOSAS NEURÔNIO. O tecido nervoso é constituído de dois tipos de células: neurônio e neuróglia (células da glia)

CÉLULAS NERVOSAS NEURÔNIO. O tecido nervoso é constituído de dois tipos de células: neurônio e neuróglia (células da glia) CÉLULAS NERVOSAS O tecido nervoso é constituído de dois tipos de células: neurônio e neuróglia (células da glia) NEURÔNIO Corpo celular local onde estão presentes o núcleo, o citoplasma e estão fixados

Leia mais

Método Europeu : CRIO STIM 2.0

Método Europeu : CRIO STIM 2.0 T H E R M O M A S T E R C R I O L I P Ó L I S E D E P L A C A S R E S U L T A D O S R Á P I D O S P A R A G O R D U R A E F L A C I D E Z S E M D E S C O N F O R T O E S E M H E M A T O M A S Método Europeu

Leia mais

TERAPIA VIBRO-OSCILATÓRIA.

TERAPIA VIBRO-OSCILATÓRIA. TERAPIA VIBRO-OSCILATÓRIA www.ibramed.com.br/modellata Terapia vibro-oscilatória. Custo acessível. Máxima transferência de vibração para o paciente (motor no equipamento e não no aplicador). Aplicador

Leia mais