AULA 03 INICIANDO A INFRAESTRUTURA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AULA 03 INICIANDO A INFRAESTRUTURA"

Transcrição

1 AULA 03 MÓDULO DBA PLENO INICIANDO A INFRAESTRUTURA

2 Na aula anterior... Na aula anterior trabalhamos relembrando os conceitos de banco de dados e a estrutura necessária física e lógica. Hoje iremos começar a preparar o ambiente para nosso processo de instalação inicial.

3 Banco de dados em ASM Quando trabalhamos o módulo DBA Jr, foram feitas instalações de banco de dados Oracle em padrão file system, isto é, os arquivos físicos como datafiles, redologs online, controlfile, spfile e archivelog ficavam armazenados dentro de diretórios no sistema operacional, sendo acessados livremente pelo usuário desistema operacional. Agora nesta nova fase, iremos proceder a instalação do banco de dados mas com uma camada a mais chamada infraestrutura degrid. Nesta infraestrutura de GRID são instalados o ASM e o Oracle Clusterware, que é a ferramenta degerenciamento docluster.

4 Mas o que é cluster? Cluster é uma palavra que iremos escutar diversas vezes quando estivermos trabalhando com Oracle. Não é uma expressão utilizada apenas para banco de dados, significa diversas máquinas (servidores) unidos para efetuar tarefas. Normalmente utilizado em grandes processamentos de informações. Todos os servidores devem estar interconectados e esta inerconexão precisa ser controlada por algum software. Nocaso dooracle é o Clusterware responsável por isso.

5 Vários servidores, uma tarefa

6 E o ASM? Ora, vamos pensar ainda na idéia de cluster, se temos diversos servidores trabalhando juntos compartilhando uma tarefa, não é correto imaginarmos que todos precisam compartilhar também os dados?? Sendo assim, temos uma das melhores ferrementas de gerenciamento de storage totalmente nativa no Oracle o ASM. Automatic Storage Management. É um gerenciador de dados com filesystem próprio, não acessível facilmente através do sistema operacional, o que faz dele muito mais seguro em relação ao file system e também muito mais ágil. Diversas vantagens existem em utilizar o ASM como gerenciador de storage.

7 Vantagens do ASM O ASM é composto por um grupo de discos o qual chamamos diskgroups. Estes podem ser discos reais, isto é, realmente discos físicos, discos virtualizados, LUNs no sistema operacional, na verdade não importa muito a origem, o interessante e aqui está uma das grandes jogadas dele é fazer automaticamente o quechamados de balanceamento dos dados. Seu funcionamento é muito interessante, e embora tenhamos diversos discos compondo um diskgroup, os dados estarão sempre balanceados entre todos eles.

8 Vantagens do ASM Este balanceamento garante performance e agilidade noacesso aos dados. Além disso o ASM permite também trabalharmos com redundância de discos e com isso aumentarmos a disponibilidade e segurança da informação quanto a perda em caso de falha em algum disco. Sempre que um disco for adicionado serão ressincronizados os dados e caso um disco seja perdido o sistema continuará trabalhando sem alteração para o usuário final. Redundância

9 Diversas são as vantagens da utilização do Oracle com infraestrutura de GRID, com ASM. ASM Durante o nosso treinamento iremos abordar diversas situações envolvendo ASM e iremos comentando a medida queforem acontecendo. Para que nossa instalação seja possível, no nosso ambiente de treinamento, como comentei ASM é um conjunto de discos e para isso iremos precisar adicionar alguns discos ao nosso ambiente virtual.

10 Preparando o ambiente virtual para ASM Preparar o ambiente virtual que temos no projeto para a instalação do ASM consiste em uma tarefa inicial que é adicionar disco virtual ao ambiente, como se fosse realmente colocarmos mais discos reais noservidor. Neste momento toda a tarefa deverá ser feita no Oracle VirtualBox que é a ferramenta oficial de virtualização do nosso treinamento. Para isso iremos acessar nosso Virtual BOX para proceder a adição de discos. Aqui vale comentar um item muito importante que é a necessidade de criar os discos já no tamanho a serem utilizados e não com tamanho dinamicamente expansível.

11 Após adição dos discos. Logo após os discos serem adicionados eles precisarão ser particionados no sistema operacional. Aqui temos um ponto de atenção bastante interessante: Normalmente estamos acostumados a quando colocamos um novo disco em um sistema operacional qualquer, logo após criar as partições formatamos ele, certo? Porém quando vamos trabalhar com Oracle, os discos não precisam ser formatados, apenas particionados. Quanto à formatação deles o ASM é quem se encarrega disso. Esta é uma das vantagens dasua utilização, os dados não ficam acessíveis através de comandos do sistema operacional simplesmente.

12 Iniciando o particionamento dos discos Para verificar os discos iremos procurar nolocal físico dos devices o /dev # cd /dev # ls sd* sda sda1 sdb sdc sdd sde Pela verficação acima percebemos que já temos um disco particionado o sda com a partição sda1, porém ainda temos 4 discos ainda sem particionamento nenhum que foram os discos que acabamos de adicionar.

13 O particionamento dos discos Como já comentamos discos ASM não devem ser formatados com formatação do Sistema Operacional como exemplo ext3. Apenas deve ser feito o seu particionamento e o ASM se encarregará doresto. Comandos de particionamento devem ser feitos com usuário ROOT # fdisk l # fdisk /dev/sdb Em todos os casos da sequência a resposta é "n", "p", "1", "ENTER", "ENTER", "p" e "w". Os comandos devem ser efetuados para cada um dos discos: sdb sdc sdd sde

14 Verificando o resultado Após procedermos a sequencia do slide anterior para cada disco, agora no sistema operacional existirão listadas as partições conforme abaixo: # cd /dev # ls sd* sda sda1 sdb sdb1 sdc sdc1 sdd sdd1 sde sde1 Feito este processo os discos estarão particionados e prontos para serem preparados pelo ASM.

15 Preparando os discos para o ASM Após particionamento, conforme já comentado, não é necessário formatar os discos. Para prepará-los para o ASM, iremos utilizar uma LIB que já foi instalada juntamente com o Oracle Linux chamada ASMlib. Todos os comandos de preparação do disco deverão ser efetuados com o usuário ROOT. Como primeiro passo iremos configurar o ASMlib: # oracleasm configure -i Configuring the Oracle ASM library driver.

16 Preparando os discos para o ASM This will configure the on-boot properties of the Oracle ASMlibrary driver. The following questions will determine whether the driver is loaded onboot and what permissions itwill have. The current values will be shown inbrackets ( [] ). Hitting <ENTER> without typing an answer will keep that current value. Ctrl-C will abort. Default user to own the driver interface []: oracle nome do proprietário do ASM Default group to own the driver interface []: dba grupo que pertence dono do ASM Start Oracle ASM library driver on boot (y/n) [n]: y setar para que carregue o asm library no boot do SO quando reiniciar. Scan for Oracle ASM disks on boot (y/n) [y]: y setar para que scaneie (localizando e ativando) os discos ASM no boot do sistema operacional Writing Oracle ASMlibrary driver configuration: done

17 Utilizando o oracleasm Feita a configuração do ASMlib, poderemos utilizar agora a ferramenta responsável pela criação de discos para o ASM. Esta Ferramenta é utilizada pelo comando oracleasm também efetuado com o usuário ROOT. Como primeiro passo após configuração vamos carregar o módulo do kernel com o comando: # /usr/sbin/oracleasm init Resultado: Loading module oracleasm : oracleasm Mounting ASMlib driver filesystem: /dev/oracleasm

18 Criando discos ASM Após iniciarmos o módulo no sistema, vamos criar os ASMDISKS que posteriormente serão adicionados a umdiskgroup noasm. Criando ASMDISKS Lembrando que serão criados discos asm para cada partição com 1 criada anteriormente. sdb1 sdc1 sdd1 sde1 Observação: menos a partição sda1 que é do sistema operacional. O comando que utilizaremos é oracleasm createdisk e a sintaxe é: oracleasm createdisk NOME_DISCO path do disco #/usr/sbin/oracleasm createdisk DISK1 /dev/sdb1 Writing disk header: done Instantiating disk: done

19 Verificando os discos criados Após proceder o comando para todos as partições, rodaremos um comando para que o o oracleasm possa escanear (encontrar) os discos e depois listamos para verificar se foi tudo efetuado com sucesso: #/usr/sbin/oracleasm scandisks Reloading disk partitions: done Cleaning any stale ASM disks Scanning system for ASM disks #/usr/sbin/oracleasm listdisks DISK1 DISK2 DISK3 DISK4

20 Concluindo Assim, estará cumprida a primeira etapa de preparação da infraestrutura para receber a instalação dooracle grid já tendo discos preparados para utilização. Este procedimento de adição e preparação de discos é o mesmo utilizado para adição de discos para aumento de ambiente quejáesteja em utilização. É interessante lembrar que todo o processo é feito sem causa nenhum downtime (parada) de ambiente, ou seja, tudo feito de forma online, inclusive após a adição de discos a um diskgroup já existente no ASM o mesmo fará o rebalance dos dados entre os discos de forma online e transparente para o usuário e a aplicação.

21 Na próxima Aula... Iremos iniciar a instalação da infra estrutura de GRID para o nosso ambiente, portanto não esqueçam de ter baixado já os arquivos de instalação citados na primeira aula. Lembrando que iremos iniciar pela instalação da versão do Oracle grid e database e que posteriormente faremos o upgrade para a versão 12c.

22 AULA 03 FIM

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Instalação do ELASTIX Configurando a Máquina Virtual Abra o VirtualBox e clique em novo no canto superior esquerdo. Depois selecione conforme na imagem

Leia mais

Administração de Redes em Software Livre Aula 02 Instalando o GNU/Linux (CENTOS Minimal)

Administração de Redes em Software Livre Aula 02 Instalando o GNU/Linux (CENTOS Minimal) Administração de Redes em Software Livre Aula 02 Instalando o GNU/Linux (CENTOS Minimal) Professor: O que precisamos saber antes de iniciar a instalação? 1. Entender a estrutura de diretório do GNU/LINUX;

Leia mais

Sistema Operacionais II. Aula: Virtualização

Sistema Operacionais II. Aula: Virtualização Sistema Operacionais II Aula: Virtualização Objetivos Entender o que é uma máquina virtual. Instalar várias máquinas virtuais em um mesmo computador usando o VirtualBox. Aprender os modos de rede suportados

Leia mais

O Linux Possui varias características que diferenciam dos outros sistemas operacionais e que aproximam do UNIX, sendo um dos motivos da sua escolha

O Linux Possui varias características que diferenciam dos outros sistemas operacionais e que aproximam do UNIX, sendo um dos motivos da sua escolha O Linux Possui varias características que diferenciam dos outros sistemas operacionais e que aproximam do UNIX, sendo um dos motivos da sua escolha em várias aplicações nas quais são necessárias estabilidade

Leia mais

Virtualizando Sistema Operacional

Virtualizando Sistema Operacional INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE PROFESSOR: RHAVY MAIA GUEDES DATA: 11/05/2011 DISCIPLINA: INFORMÁTICA BÁSICA EXERCÍCIO PRÁTICO Leia com atenção todo o

Leia mais

AULA 10 DISASTER RECOVERY

AULA 10 DISASTER RECOVERY AULA 10 MÓDULO DBA PLENO DISASTER RECOVERY Aprendemos mais sobre backup e algumas formas de automatizá-lo. Na aula anterior... Aprendemos dicas importantes e valiosas sobre RMAN, CRONTAB e agendamentos.

Leia mais

ICO60801 Introdução à Computação

ICO60801 Introdução à Computação ICO60801 Introdução à Computação Aula 08 Particionamento e Sistemas de Arquivos Professores: Maria Claudia Castro / Bruno Fontana Semestre letivo: 2014-1 O que é particionamento? Divisão do HD em várias

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA CLIENTE COM Windows XP SP3

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA CLIENTE COM Windows XP SP3 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA CLIENTE COM Windows XP SP3 DESCRIÇÃO DO AMBIENTE Iremos utilizar um ambiente virtualizado que funcionará de acordo com a figura: Rede Virtual Servidor (Windows Server

Leia mais

Instalando o CENTOS 6.6 Minimal

Instalando o CENTOS 6.6 Minimal Instalando o CENTOS 6.6 Minimal INTRODUÇÃO Esta prática tem como objetivo a instalação e configuração da aplicação de gerenciamento do sistema operacional GNU/Linux CENTOS 6.6 Minimal - X386. O CentOS,

Leia mais

Administração Sistemas Operacionais de Rede

Administração Sistemas Operacionais de Rede Administração Sistemas Operacionais de Rede SISTEMAS DE ARQUIVOS Professor Airton Ribeiro 2016 Sistemas operacionais Sistema de Arquivos pode ser definido como uma estrutura que indica como os dados devem

Leia mais

Instalação Debian 8 Jessie Dual Boot Windows 8 x Linux

Instalação Debian 8 Jessie Dual Boot Windows 8 x Linux Instalação Debian 8 Jessie Dual Boot Windows 8 x Linux Passo Nº 1 Certifique que o computador esteja conectado a internet. Certifique também, se a configuração da sequencia de boot na bios está configurada

Leia mais

Windows [15] Manutenção de. Prof.: Ari Oliveira

Windows [15] Manutenção de. Prof.: Ari Oliveira Manutenção de Prof.: Ari Oliveira Versão lançada em 2002 Teve grande sucesso mundial Caracterizada por um menu iniciar colorido com o nome iniciar 2 Lançado em 2007 Não teve muito sucesso, por deixar o

Leia mais

SISTEMAS DE ARQUIVOS E DIRETÓRIOS DO LINUX. Prof. Gleison Batista de Sousa

SISTEMAS DE ARQUIVOS E DIRETÓRIOS DO LINUX. Prof. Gleison Batista de Sousa SISTEMAS DE ARQUIVOS E DIRETÓRIOS DO LINUX Prof. Gleison Batista de Sousa Sistema de Arquivo É o método e a estrutura de dados que um sistema operacional utiliza para administrar arquivos em um disco ou

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta. CST em Redes de Computadores

Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta. CST em Redes de Computadores Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta CST em Redes de Computadores Introdução Computadores Computadores são compostos, basicamente, de CPU, memória e dispositivos de entrada e saída

Leia mais

Manual de Instalação C3SL

Manual de Instalação C3SL Manual de Instalação C3SL 1 / 20 Sumário 1 Introdução 3 2 Criando um pendrive inicializável 4 2.1 No Linux............................................ 4 2.1.1 Por linha de comando................................

Leia mais

Instalação Debian 8 - Jessie

Instalação Debian 8 - Jessie Instalação Debian 8 - Jessie Passo Nº 1 Certifique que o computador esteja conectado a internet. Certifique também, se a configuração da sequencia de boot na bios está configurada para ler primeiramente

Leia mais

Administração Central Cetec Capacitações Capacitação Sistema Operacional Linux Semana III

Administração Central Cetec Capacitações Capacitação Sistema Operacional Linux Semana III Capacitação Sistema Operacional Linux Semana III A estrutura dos diretórios do sistema GNU/Linux Gerenciador de diretórios e arquivos Para quem está acostumado a operar o Windows, vai notar que existe

Leia mais

Comandos Diversos relacionados a Sistemas de Arquivos

Comandos Diversos relacionados a Sistemas de Arquivos Aula 04 Comandos Diversos relacionados a Sistemas de Arquivos Prof. Roitier Campos Partições São divisões existentes no disco rígido que marcam onde começa onde terminam um sistema de arquivos. Elas permitem

Leia mais

AULA 05 MAIS SOBRE ASM

AULA 05 MAIS SOBRE ASM AULA 05 MÓDULO DBA PLENO MAIS SOBRE ASM Na aula anterior... Na aula anterior procedemos a instalação do Oracle Clusterware necessário para que se possa utilizar o Oracle ASM. Então aprendemos a criar discos,

Leia mais

Tutorial de confguração de um cartão micro SD como área de swap e armazenamento para a DragonBoard 410c (DB410C)

Tutorial de confguração de um cartão micro SD como área de swap e armazenamento para a DragonBoard 410c (DB410C) Tutorial de confguração de um cartão micro SD como área de swap e armazenamento para a DragonBoard 410c (DB410C) [1] Motivação O processo de unboxing da DragonBoard 410c é bastante agradável e simples.

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 04 FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO WINDOWSXP

INFORMÁTICA APLICADA AULA 04 FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO WINDOWSXP UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 04 FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO WINDOWSXP PROF.ª DANIELLE CASILLO INSTALANDO O WINDOWS XP Formatar

Leia mais

Turma: SD-R Área: Redes Informáticas Formador: Tomás Lima Mediadora: Maria Eduarda Luz Unidade: UFCD 17 - Linux - Instalação e configuração Curso:

Turma: SD-R Área: Redes Informáticas Formador: Tomás Lima Mediadora: Maria Eduarda Luz Unidade: UFCD 17 - Linux - Instalação e configuração Curso: Turma: SD-R Área: Redes Informáticas Formador: Tomás Lima Mediadora: Maria Eduarda Luz Unidade: UFCD 17 - Linux - Instalação e configuração Curso: Técnico/a de Informática - Instalação e Gestão de Redes.

Leia mais

Particionando discos Rígidos.

Particionando discos Rígidos. Particionando discos Rígidos. OBJETIVOS: PREPARAÇÃO DO HD PARA INSTALAÇÃO DO WINDOWS 98 PARTICIONAMENTO FORMATAÇÃO BOOT INSTALAÇÃO LÓGICA DO DISCO RÍGIDO PARTICIONAMENTO FDISK FORMATAÇÃO LÓGICA FORMAT

Leia mais

Hierarquia de Diretórios da Família Linux. Sistemas Operacionais 1

Hierarquia de Diretórios da Família Linux. Sistemas Operacionais 1 Hierarquia de Diretórios da Família Linux 1 Conteúdo Estrutura de Diretórios; Árvore de Diretórios; Diretórios mais importantes; 2 Estrutura de Diretórios A identificação dos objetos de um sistema de arquivos

Leia mais

Instalando o Ubuntu Maverick Meerkat

Instalando o Ubuntu Maverick Meerkat Instalando o Ubuntu 10.10 - Maverick Meerkat Este tutorial é indicado a pessoas que acabaram de ouvir sobre o Ubuntu, aqueles que nunca instalaram o Ubuntu antes e querem testá-lo, mas não sabem como.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE REDES I LINUX. Partições, Raid. Frederico Madeira LPIC 1, CCNA

ADMINISTRAÇÃO DE REDES I LINUX. Partições, Raid. Frederico Madeira LPIC 1, CCNA ADMINISTRAÇÃO DE REDES I LINUX Partições, Raid Frederico Madeira LPIC 1, CCNA fred@madeira.eng.br www.madeira.eng.br Agenda - Partições - RAID - Partição é uma sessão do disco rígido onde será criado um

Leia mais

PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3

PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3 PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3 TUBARÃO 2012 PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3 Manual técnico

Leia mais

SEMPRE FAÇA BACKUP DOS ARQUIVOS DE DADOS DE UMA MÁQUINA ANTES DE INSTALAR OUTRO SISTEMA OPERACIONAL

SEMPRE FAÇA BACKUP DOS ARQUIVOS DE DADOS DE UMA MÁQUINA ANTES DE INSTALAR OUTRO SISTEMA OPERACIONAL Introdução O objetivo deste tutorial é preparar uma máquina para poder realizar o boot através de um sistema Windows ou um Sistema Linux. Para isto foram utilizadas as seguintes versões de Sistema Operacional

Leia mais

Particionamento e Formatação

Particionamento e Formatação Particionamento e Formatação Disciplina: Montagem e Manutenção de Computadores Professor: Thiago Silva Prates Particionar Particionar é o mesmo que dividir algo em porções menores. O particionamento corresponde

Leia mais

Vamos instalar o Kali Linux ! A distro que põe tudo a nu

Vamos instalar o Kali Linux ! A distro que põe tudo a nu Vamos instalar o Kali Linux 2016.2! A distro que põe tudo a nu Date : 15 de Novembro de 2016 O Kali Linux é uma distribuição Linux out-of-box, baseada em Debian, que possui um conjunto de ferramentas ideais

Leia mais

Instalação do Oracle VM Virtual Box

Instalação do Oracle VM Virtual Box 1 de 14 09/08/2012 12:56 Instalação do Oracle VM Virtual Box Após fazer download do Oracle VM VirtualBox o próximo passo é a instalação. Seguindo este tutorial passo-a-passo não haverá qualquer dificuldade

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais. Prof.: Marlon Marcon

Administração de Sistemas Operacionais. Prof.: Marlon Marcon Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon Iniciando de Encerrando o Sistema Aula 10 Visao Geral Durante a inicialização, um computador carrega inicialmente uma pequena porção de código

Leia mais

Centro Paula Souza TUTORIAL PARA INSTALAÇÃO DO BOCA

Centro Paula Souza TUTORIAL PARA INSTALAÇÃO DO BOCA TUTORIAL PARA INSTALAÇÃO DO BOCA 1) Baixe e instale a última versão da VM Virtualbox da Oracle: https://www.oracle.com/technetwork/server-storage/virtualbox/downloads/index.html 2) Baixe a ISO do Linux

Leia mais

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos MÓDULO 2 Sistema Operativo Cliente Instalação e configuração de um Sistema Operativo: Particionamento; Formatação; Opções de instalação; Otimização

Leia mais

Manual de instalação do Ubuntu

Manual de instalação do Ubuntu FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS Gestão Tecnologia da Informação Vinicius Lopes silva Anderson Alves Da Costa Jhannielly Marques Da Rocha Manual de instalação do Ubuntu Professora: Lucília Ribeiro GOIÂNIA,

Leia mais

Administração de sistemas Linux. Manipulação do sistemas de arquivos

Administração de sistemas Linux. Manipulação do sistemas de arquivos Administração de sistemas Linux Manipulação do sistemas de arquivos Antes de instalar qualquer sistema operacional, é necessário particionar o HD, criando as partições de instalação. Devido a uma limitação

Leia mais

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias 1 IDES E PROGRAMAÇÃO Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias {claudio,macdias}@icmc.usp.br 2 Agenda Conceitos Instalação e Configuração Compilação e Execução de Código IDEs Exemplo

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO Recurso Didáctico Formador[a] Sónia Rodrigues UFCD / UC 772 Sistemas Operativos Data 10/03/2009 Contextualização / Objectivos Instalar o Sistema Operativo Windows XP Orientação Pedagógica Manual MANUAL

Leia mais

SISTEMAS DE ARQUIVOS. Uma das funções de um sistema operacional, é organizar as informações nas memórias de um computador ou dispositivo móvel.

SISTEMAS DE ARQUIVOS. Uma das funções de um sistema operacional, é organizar as informações nas memórias de um computador ou dispositivo móvel. 1/5 SISTEMAS DE ARQUIVOS Uma das funções de um sistema operacional, é organizar as informações nas memórias de um computador ou dispositivo móvel. Tudo no computador é gerenciado pelo sistema operacional,

Leia mais

Formatando um Computador e instalando Windows XP

Formatando um Computador e instalando Windows XP Formatando um Computador e instalando Windows XP Veja passo a passo como formatar um computador e instalar o Windows XP atravéz do MS-DOS para deixa-lo novinho em folha. Primeiro passo ao formatar Você

Leia mais

Guia de instalação UEG Linux LTS 1. Apresentação

Guia de instalação UEG Linux LTS 1. Apresentação 1. Apresentação Gerência de Inovação Tecnológica - GIT O UEG Linux 16.04 LTS é um sistema operacional baseado em Linux e derivado do Ubuntu, customizado pela Gerência de Inovação Tecnológica da Universidade

Leia mais

Tipos de usuários do Linux Root Usuário Comum: #

Tipos de usuários do Linux Root Usuário Comum: # LINUX Linux não é totalmente um SO, na verdade ele é o que chamamos de KERNEL, ou seja, o núcleo do Sistema Operacional. O Kernel é o responsável pela integração do hardware com o software. Como o código-fonte

Leia mais

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Partições e Sist. de Arquivos. Prof. Alex Furtunato

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Partições e Sist. de Arquivos. Prof. Alex Furtunato Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Partições e Sist. de Arquivos Prof. Alex Furtunato alex.furtunato@academico.ifrn.edu.br Roteiro Partições Sistemas de Arquivos Pontos de Montagem Partições

Leia mais

Aprenda a instalar o novo ArchLinux passo a passo

Aprenda a instalar o novo ArchLinux passo a passo Aprenda a instalar o novo ArchLinux passo a passo Date : 25 de Novembro de 2017 O ArchLinux é uma distribuição Linux desenvolvida com o objetivo de ser o mais simples possível, dando ao utilizador o poder

Leia mais

Criar uma máquina virtual para o Red Hat Enterprise Linux 6 no VirtualBox

Criar uma máquina virtual para o Red Hat Enterprise Linux 6 no VirtualBox Criar uma máquina virtual para o Red Hat Enterprise Linux 6 no VirtualBox Na tela inicial, clique em Novo : Escolha um nome para a máquina virtual, selecione o tipo Linux e a versão Red Hat (64 bit) :

Leia mais

ArchLinux Como instalar sem espinhas (Parte 1)

ArchLinux Como instalar sem espinhas (Parte 1) ArchLinux Como instalar sem espinhas (Parte 1) Date : 15 de Maio de 2014 O ArchLinux é uma distribuição Linux desenvolvida com o objectivo de ser o mais simples possível, dando ao utilizador o poder de

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Professor: Jailson Torquato Sistema Operacional - Linux Conhecimentos básicos em informática O que é Linux? Sistema operacional: é o componente de software que faz a interface

Leia mais

Real Application Cluster (RAC)

Real Application Cluster (RAC) Real Application Cluster (RAC) Anderson Haertel Rodrigues OCE RAC 10g anderson.rodrigues@advancedit.com.br AdvancedIT S/A RAC? Oracle RAC é um banco de dados em cluster. Como assim? São vários servidores

Leia mais

Instalação RAC10g em Linux

Instalação RAC10g em Linux Instalação RAC10g em Linux Humberto Corbellini humberto.corbellini@advancedit.com.br Agenda Visão Geral Storage compartilhado Hardware utilizado Sistema operacional Configuração de rede Drivers e opções

Leia mais

Aprenda a instalar o Arch Linux usando o Evo/lution

Aprenda a instalar o Arch Linux usando o Evo/lution Aprenda a instalar o Arch Linux usando o Evo/lution Date : 11 de Maio de 2014 Tal como apresentamos ontem, o projecto Evo/lution surgiu com o objectivo de simplificar o processo complexo (para alguns),

Leia mais

LINUX. Prof. Camila. Pedro de Assis Sobreira Jr.

LINUX. Prof. Camila. Pedro de Assis Sobreira Jr. LINUX Prof. Camila Pedro de Assis Sobreira Jr. 2 Sistemas de Arquivo Todo sistema operacional precisa de um sistema de arquivos. Todo sistema de arquivo serve para fornecer ao sistema operacional uma estrutura

Leia mais

Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7

Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7 Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7 1 Introdução Para a realização de todos os testes foi usado uma máquina virtual com as seguintes configurações:

Leia mais

LINUX. Uma visão geral

LINUX. Uma visão geral LINUX Uma visão geral O QUE É? Sistema Operacional Código aberto Criado por Linus Torvalds em 1991 Estudante de computação, 20 anos Linguagem C Variação do Minix Criado por Andrew S. Tanenbaum em 1987

Leia mais

Sistema operacional Debian

Sistema operacional Debian Sistema operacional Debian Reunir os Requisitos Mínimos de Hardware Assim que juntar a informação sobre o hardware existente no seu computador, certifique-se que o seu hardware permite fazer o tipo de

Leia mais

Lojamundi Tecnologia Sem Limites br

Lojamundi Tecnologia Sem Limites  br Banana Pi Torrent - Servidor Torrent Dedicado para Downloads em Massa Com o avanço da tecnologia, os dados estão ficando mais detalhados e maiores em tamanho. Alguns anos atrás, um disco rígido comercial

Leia mais

b. Causa parada do processo c. Reinicia um processo parado d. O processo é enviado para primeiro plano e. O processo é enviado para segundo plano 5)

b. Causa parada do processo c. Reinicia um processo parado d. O processo é enviado para primeiro plano e. O processo é enviado para segundo plano 5) SENAC Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Unidade Curricular Administração de Sistemas Operacionais Não Proprietários Professor Eduardo Maroñas Monks Nome do Aluno: GABARITO Data: 06/05/2011

Leia mais

EAC SOFTWARE GERÊNCIA DE SERVIÇOS E COORDENAÇÃO DE TREINAMENTOS. Autoinstalação SACI. Revisão: 03 (19/09/2013)

EAC SOFTWARE GERÊNCIA DE SERVIÇOS E COORDENAÇÃO DE TREINAMENTOS. Autoinstalação SACI. Revisão: 03 (19/09/2013) Autoinstalação SACI Última atualização em 19/09/2013 EAC SOFTWARE GERÊNCIA DE SERVIÇOS E COORDENAÇÃO DE TREINAMENTOS Autoinstalação SACI Revisão: 03 (19/09/2013) BELO HORIZONTE 2013 Convenções Tipográficas

Leia mais

VIRTUALIZAÇÃO CORPORATIVA

VIRTUALIZAÇÃO CORPORATIVA VIRTUALIZAÇÃO CORPORATIVA O modelo de virtualização corporativa utilizando o sistema Xen Server sera demostra novamente com o uso da ferramente virtual box de forma que, seja possível a demostração dos

Leia mais

Git e Pais

Git e Pais Git e GitHub @Sebastião Pais O que é Git? "Git é um sistema de controle de versão distribuida, rápido e escalável" Basicamente é um versionador de ficheiros, é utilizado principalmente para gerir versões

Leia mais

Aprenda a instalar e configurar o FreeNAS (Parte I)

Aprenda a instalar e configurar o FreeNAS (Parte I) Aprenda a instalar e configurar o FreeNAS (Parte I) Date : 15 de Novembro de 2014 O FreeNAS é uma solução gratuita e livre de servidor NAS (Network Attached Storage) baseada no FreeBSD. Suporta diversos

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM HYPER-V

GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM HYPER-V GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM HYPER-V GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM HYPER-V 1- Visão Geral Neste manual você aprenderá a instalar e fazer a configuração inicial do seu firewall Netdeep

Leia mais

Aprenda a instalar o FreeBSD 10 passo a passo

Aprenda a instalar o FreeBSD 10 passo a passo Aprenda a instalar o FreeBSD 10 passo a passo Date : 24 de Janeiro de 2014 O FreeBSD é considerado por muitos como sendo um dos melhores sistemas operativos até à data. O Projecto FreeBSD é um dos mais

Leia mais

Instalação Wiser. Sistema Operacional Linux Red Hat

Instalação Wiser. Sistema Operacional Linux Red Hat Instalação Wiser Sistema Operacional Linux Red Hat Pré-Requisitos Software Java JRE 1.8 Servidor de Aplicação: Tomcat7+ ou JBoss 6.1+ Banco de dados (Mysql, Postgres, SqlServer e Oracle) Release da Aplicação

Leia mais

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Kali Linux

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Kali Linux Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Kali Linux O Kali Linux é um sistema operacional de código aberto baseado em Debian, voltada para hacking. É uma distribuição destinada a análise de vulnerabilidades,

Leia mais

Gerência de Redes de Computadores. 05 Gerência de Hospedeiros (Hosts)

Gerência de Redes de Computadores. 05 Gerência de Hospedeiros (Hosts) Gerência de Redes de Computadores 05 Gerência de Hospedeiros (Hosts) UFCG / DSC / JPS * 05 GERÊNCIA DE HOSPEDEIROS 1 TIPOS DE HOSPEDEIROS DOIS TIPOS DE HOSPEDEIROS o Estações Servidores o Estações Clientes

Leia mais

VIRTUALIZAÇÃO DE SERVIDORES - HYPER-V E SYSTEM CENTER

VIRTUALIZAÇÃO DE SERVIDORES - HYPER-V E SYSTEM CENTER 20409 - VIRTUALIZAÇÃO DE SERVIDORES - HYPER-V E SYSTEM CENTER CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 1: Avaliando o ambiente de virtualização Este módulo fornece uma visão geral das tecnologias de virtualização

Leia mais

Em nosso exemplo, o banco de dados XE está trabalhando no modo NOARCHIVELOG, e para verificar isso, basta executar as seguintes tarefas:

Em nosso exemplo, o banco de dados XE está trabalhando no modo NOARCHIVELOG, e para verificar isso, basta executar as seguintes tarefas: RMAN: Backup em NOARCHIVELOG Quando um banco de dados Oracle está no modo NOARCHIVELOG, resumidamente, não há geração de archives, e conseqüentemente todas as alterações realizadas pelas transações não

Leia mais

Criando laboratórios de teste e cobaias virtuais

Criando laboratórios de teste e cobaias virtuais 1 de 5 09/08/2012 12:57 Criando laboratórios de teste e cobaias virtuais A instalação do sistema operacional na máquina virtual segue o mesmo procedimento de uma instalação em máquina real. O VirtualBox

Leia mais

Administração de Sistemas GNU/Linux

Administração de Sistemas GNU/Linux Administração de Sistemas GNU/Linux Configurações de Hardware e Instalação do Sistema GRACO - Gestores da Rede Acadêmica de Computação Instrutor: Ibirisol Fontes Ferreira Monitor:

Leia mais

FAQ SPED Auditor. SPED Auditor FAQ. Perguntas Frequentes QUIRIUS Soluções Fiscais QUIRIUS Soluções Fiscais 1

FAQ SPED Auditor. SPED Auditor FAQ. Perguntas Frequentes QUIRIUS Soluções Fiscais QUIRIUS Soluções Fiscais 1 SPED Auditor FAQ Perguntas Frequentes 2015 QUIRIUS Soluções Fiscais 2015 - QUIRIUS Soluções Fiscais 1 SUMÁRIO FAQ 001 O status da auditoria fica como Aguardando... 3 FAQ 002 Running 64 bit mode with the

Leia mais

Introdução ao Windows Server 2008

Introdução ao Windows Server 2008 Introdução ao Windows Server 2008 Bem vindo(a), Nesta primeira aula apresentaremos as características do Windows Server 2008, seus papeis e para que servem. Após essa aula você será capaz de: Identificar

Leia mais

Manual de Migração do Banco de Dados Paradox para Firebird

Manual de Migração do Banco de Dados Paradox para Firebird Pagina 1 Titulo do Manual [Parâmetros Gerais] Elaboração [Ricardo Francisco Mizael] Versão 1.0 Data Elaboração 27/10/2011 Paginas 21 Data Revisão 22/11/2011 Pagina 2 Conteúdo do Manual Apresentação...3

Leia mais

Gerenciamento de quotas de disco no Linux Publicado em 15 de fevereiro de Tabela de Particionamento: /boot /dev/hda1 ext3.

Gerenciamento de quotas de disco no Linux Publicado em 15 de fevereiro de Tabela de Particionamento: /boot /dev/hda1 ext3. Gerenciamento de quotas de disco no Linux Publicado em 15 de fevereiro de 2004 Por: João Alexandre Lobo Marques alex_lobo@terra.com.br Baseado no capítulo referente a quotas de disco encontrado no site:

Leia mais

Curso. Virtualização com vsphere Free

Curso. Virtualização com vsphere Free Curso Virtualização com vsphere Free Módulo 02 Instalando e Configurando o vsphere http://linuxfi.com.br/ INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÕES BÁSICAS 1- Selecione o a ISO do ESXi para iniciar por ela: 2 Tecle ENTER

Leia mais

Torne-se um Sysadmin Linux. Prof. Juliano Ramos

Torne-se um Sysadmin Linux. Prof. Juliano Ramos Torne-se um Sysadmin Linux Prof. Juliano Ramos O que é o Linux? Ao pé da letra: Kernel de várias distribuições GNU ou não-gnu Só o ubuntu tem mais de 25 milhões de usuários Linux em Servidores Mais do

Leia mais

Tutorial de Instalação LINUX EDUCACIONAL versão 4.0 Este tutorial foi elaborado a partir do material de autoria de Rafael Nink.

Tutorial de Instalação LINUX EDUCACIONAL versão 4.0 Este tutorial foi elaborado a partir do material de autoria de Rafael Nink. Tutorial de Instalação LINUX EDUCACIONAL versão 4.0 Este tutorial foi elaborado a partir do material de autoria de Rafael Nink. 12 de maio de 2011 Tutorial de Instalação Linux Educacional Este tutorial

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação ICC0001 Prof. Diego Buchinger

Introdução à Ciência da Computação ICC0001 Prof. Diego Buchinger Sistemas Operacionais Introdução à Ciência da Computação ICC0001 Prof. Diego Buchinger Inicializando o Sistema BIOS verifica os componentes instalados (RAM, teclado etc.) e verifica se dispositivos estão

Leia mais

Tutorial Windows Server 2016

Tutorial Windows Server 2016 Tutorial Windows Server 2016 1 2 Introdução O Windows Server 2016 apresenta melhorias em segurança que irão reduzir os riscos nos negócios; maior flexibilidade em software para reduzir custos; e uma plataforma

Leia mais

Manual de Instalação C3SL

Manual de Instalação C3SL Manual de Instalação C3SL 1 / 14 Manual de Instalação Linux Educacional Este manual tem como objetivo auxiliar na instalação do sistema operacional Linux Educacional - versão 6.0. Aqui, são descritos e

Leia mais

Sistemas Operacionais de Redes Windows. Ricardo Kléber

Sistemas Operacionais de Redes Windows. Ricardo Kléber Sistemas Operacionais de Redes Windows Ricardo Kléber ricardo.galvao@ifrn.edu.br Objetivos Instalar e configurar e manter o Sistema Operacional Windows Server; Montar na prática uma rede cliente-servidor

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto Sistemas Operacionais Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Tipos de Filesystem Filesystem no Linux tudo é tratado como arquivo, por exemplo, um disco rígido é tratado como arquivo, placa

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais. Prof. Marlon Marcon

Administração de Sistemas Operacionais. Prof. Marlon Marcon Administração de Sistemas Operacionais Prof. Marlon Marcon SGBD SGBD: Sistema de gerenciamento de banco de dados. é o conjunto de programas de computador (softwares) responsáveis pelo gerenciamento de

Leia mais

INSTALANDO O HYPER-V EM SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS

INSTALANDO O HYPER-V EM SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS INSTALANDO O HYPER-V EM SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS 1 Índice INSTALANDO O HYPER-V EM UM S.O. WINDOWS...3 Passo 1: Habilite a virtualização na BIOS do computador...3 Passo 2: Instalando o Hyper-V...3

Leia mais

Instalando o software de gerencia (ANM2000)

Instalando o software de gerencia (ANM2000) Instalando o software de gerencia (ANM2000) Descrição: Para ter a gerencia das OLTs e ONUs da rede FTTx, precisa ser instalado o software de gerencia da Fiberhome, chamado ANM2000. Requisitos: - Servidor

Leia mais

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox No vídeo anterior, apresentei as vantagens de se utilizar uma máquina virtual, e mostrei como utilizar o VMware, virtualizador

Leia mais

Administração de sistemas Linux. Estrutura de diretórios Linux

Administração de sistemas Linux. Estrutura de diretórios Linux Administração de sistemas Linux Estrutura de diretórios Linux Filesystem Hierarchy Standard (FHS): A norma FHS é um conjunto de requerimentos técnicos que visam estabelecer normas e padrões para a estrutura

Leia mais

Tutorial para criar um servidor Linux

Tutorial para criar um servidor Linux Tutorial para criar um servidor Linux Introdução Este tutorial tem como por objetivo ensinar os alunos do ensino médio técnico de informática a criarem um servidor Linux utilizando uma máquina virtual.

Leia mais

Administração de sistemas Linux. Os níveis de inicialização do sistemas (runlevel)

Administração de sistemas Linux. Os níveis de inicialização do sistemas (runlevel) Administração de sistemas Linux Os níveis de inicialização do sistemas (runlevel) Runlevel: No Linux e outros sistemas baseados no Unix o runlevel indica o modo de operação atual da máquina, definindo

Leia mais

Tutorial para Instalação do Debian 6.04 (servidor)

Tutorial para Instalação do Debian 6.04 (servidor) Tutorial para Instalação do Debian 6.04 (servidor) Autor: Alexandre F. Ultrago E-mail: ultrago@hotmail.com 1 Infraestrutura da rede Instalação Instalação do Webmin Acessando o Webmin Configuração das placas

Leia mais

Instalador e Operador de Sistemas de Telefonia e Comunicação de Dados

Instalador e Operador de Sistemas de Telefonia e Comunicação de Dados Redes Gerência e a Internet de Redes Instalador e Operador de Sistemas de Telefonia e Comunicação de Dados Conceitos Básicos 01 E-mail: euberchaia@yahoo.com.br Site: www.echaia.com Sistema de Arquivos

Leia mais

Guia de Instalação UEG Linux LTS

Guia de Instalação UEG Linux LTS Guia de Instalação UEG Linux 16.04 LTS 1. Apresentação O UEG Linux 16.04 LTS é um sistema operacional baseado em Linux e derivado do Ubuntu, customizado pela Gerência de Inovação Tecnológica da Universidade

Leia mais

TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Considere as linhas mostradas abaixo referentes a um trecho do resultado da execução do comando para listar

TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Considere as linhas mostradas abaixo referentes a um trecho do resultado da execução do comando para listar TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 4 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÕES DE 11 A 25 11. Considere as afirmativas, relacionadas com editores de textos, a seguir: I. Possui funcionalidades para buscar uma

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA SERVIDOR COM Windows Server 2003

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA SERVIDOR COM Windows Server 2003 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA SERVIDOR COM Windows Server 2003 DESCRIÇÃO DO AMBIENTE Iremos utilizar um ambiente virtualizado que funcionará de acordo com a figura: Rede Virtual Servidor (Windows Server

Leia mais

Estrutura do SO. Prof. Paulo Cesar F. de Oliveira, BSc, PhD

Estrutura do SO. Prof. Paulo Cesar F. de Oliveira, BSc, PhD Estrutura do SO Prof. Paulo Cesar F. de Oliveira, BSc, PhD 1 Seção 1.1 Introdução 2 Usuários Aplicações Utilitários Linguagem de Comandos Núcleo do Sistema ou kernel Rotinas do Sistema Operacional Hardware

Leia mais

ROTEIRO: DUAL BOOT. Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual.

ROTEIRO: DUAL BOOT. Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual. ROTEIRO: DUAL BOOT IMPLANTANDO OS SISTEMAS OPERACIONAIS LINUX E WINDOWS. OBJETIVO Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual.

Leia mais

Meu Blog: Mais sobre o Ubuntu LTS no link:

Meu Blog:   Mais sobre o Ubuntu LTS no link: Nesse tutorial será ensinado como instalar o Plone 3.3.x em quatro etapas. Ele foi baseado no Ubuntu 8.6 (versão LTS - Long Term Support), mas pode ser utilizado no Debian/Ubuntu e seus derivados. Meu

Leia mais

Manual de aplicação cluster Openvox

Manual de aplicação cluster Openvox Manual de aplicação cluster Openvox - Conceitos básicos: O Openvox é constituído por módulos (placas), onde cada modulo pode trabalhar de forma independente ou em conjunto com o primeiro (Cluster) De forma

Leia mais