INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA CLIENTE COM Windows XP SP3

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA CLIENTE COM Windows XP SP3"

Transcrição

1 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA CLIENTE COM Windows XP SP3

2 DESCRIÇÃO DO AMBIENTE Iremos utilizar um ambiente virtualizado que funcionará de acordo com a figura: Rede Virtual Servidor (Windows Server 2003) Cliente Windows XP Iremos configurar e instalar duas máquinas virtuais. Uma fará o papel de servidor da rede (Windows Server 2003) e a outra fará o papel de cliente da rede (Windows XP SP3). Instalaremos os respectivos sistemas operacionais. Faça de acordo com o que é indicado por textos e pelas figuras. A instalação tanto do Windows XP quanto do Windows Server 2003 são parecidas, portanto preste bastante atenção e faça estritamente o que é pedido. Crie a máquina virtual conforme os pré-requisitos informados no próximo slide:

3 Para quem está utilizando as máquinas do laboratório, criar as máquinas virtuais nos caminhos indicados a seguir. Para quem utilizar notebook fica a critério. Localização: A:\2C3\GSOII\MV-Cliente\ Caso não existam criar as devidas pastas. Sistema Operacional: Windows XP. Nome da máquina virtual Cliente Memória 256MB. Desabilitar: Áudio (Sound); Drive de disquete (Floppy Disk); Configurar uma interface de rede ligada como Local Only (Networking). Ligue a máquina virtual cliente e coloque a ISO de instalação do Windows XP (Clique em CD->Capture ISO Image). Talvez seja necessário reiniciar a máquina virtual.

4 Aguarde o início da instalação. Não pressione nenhuma tecla. Leia e aceite o contrato pressionando a tecla F8. INSTALAÇÃO DO WINDOWS XP Siga os passos conforme as figuras:

5 O programa de instalação detecta o HD virtual, indicando que a instalação deverá ser feita neste HD. Basta pressionar a tecla ENTER para iniciar a instalação. Selecione o sistema de arquivos NTFS modo rápido e pressione enter para formatar a partição.

6 O programa de instalação começa então a formatação do HD virtual no modo rápido. Após a formatação o programa de instalação começa a cópia de arquivos para o HD virtual recém-formatado para posteriormente iniciar a instalação. Após a cópia dos arquivos a máquina virtual é automaticamente ressetada para iniciar a instalação em modo gráfico.

7 Após a reinicialização NÃO APERTE NENHUMA TECLA, pois senão o processo de instalação começará do zero novamente e nós não queremos isso. Aguarde aparecer a tela ao lado e a instalação continuará em modo gráfico. Nesta figura o processo de instalação fará cada uma das 5 etapas conforme a figura ao lado. Aguarde o processo de instalação.

8 Vamos agora configurar o layout do teclado. Podemos ver que aparecem duas opções de idiomas e de layout do teclado. Devemos primeiramente remover o idioma Inglês, clicando no nome e depois no botão remover. No idioma Português primeiramente devemos adicionar o layout ABNT2 para depois removermos o layout ABNT, conforme a figura ao lado. Clique no botão OK para adicionar o novo layout.

9 Agora aparece juntamente com o layout ABNT o ABNT2. Selecione o layout ABNT e clique agora no botão remover para deixar somente o layout ABNT2 conforme a figura ao lado e clique no botão Aplicar. Caso apareça mensagem de erro repita o procedimento acima. A figura deverá ficar igual ao lado ao final do procedimento. Clique no botão Avançar para prosseguir.

10 Em nome e organização digite igual a figura e clique no botão Avançar Digite a serial abaixo e clique no botão Avançar. THMPV 77D6F HGKG VRDRQ

11 Em Nome do computador digite CLIENTE e em Senha do administrador digite e confirme: Clique em avançar para prosseguir. Nesta tela podemos modificar a data e hora caso haja necessidade. Como este não é o caso basta clicar no botão Avançar.

12 A partir deste ponto será instalada a placa de rede e alguns parâmetros de rede. Aguarde. Deixe a opção da figura (padrão) marcada e clique em Avançar para continuar.

13 Nesta tela podemos definir a qual tipo de rede irá pertencer o computador. Falaremos em outras aulas sobre grupo de trabalho e domínio. O padrão é grupo de trabalho. Digite a opção da figura e clique em Avançar. Aguarde a cópia dos arquivos de instalação e a conclusão dos itens da instalação. Após a conclusão a máquina reiniciará automaticamente. Não pressione nenhuma tecla ou todo o processo iniciará novamente do começo!

14 Clique no botão Ok para que o Windows ajuste a resolução de vídeo de acordo com a máquina virtual. Clique novamente no botão OK para confirmar, caso contrário a resolução ficará desajustada. Aguarde...

15 Será iniciado outro assistente, agora porém com configurações pós-instalação. Clique na opção avançar no canto inferior direito da tela. Esta etapa consiste em acessar a internet para registro do software. Clique na opção ignorar para prosseguir.

16 Caso apareça mais esta tela clique novamente na opção ignorar para prosseguir. Selecione a opção da figura e clique em Avançar.

17 Nesta tela podemos definir até 5 usuários para utilização do sistema. Podemos definir quantos mais quisermos posteriormente. Digite o nome de usuário definido na figura e clique em Avançar. Pronto! O assistente já configurou tudo o que era necessário. Clique na opção concluir e aguarde o logon para começar a utilizar o Windows XP!

18 O logon demora um pouco porque o perfil do usuário está sendo criado. Perceba que o usuário user é automaticamente logado. Concluímos assim a instalação do Windows XP na máquina virtual cliente. Para que o mouse não fique preso na máquina virtual e evitar que você tenha que pressionar sempre a tecla alt gr para liberá-lo, instale o Virtual Machine Additions.

19 That's all Folks Fontes: Prof. Robson Escotiel

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA SERVIDOR COM Windows Server 2003

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA SERVIDOR COM Windows Server 2003 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA SERVIDOR COM Windows Server 2003 DESCRIÇÃO DO AMBIENTE Iremos utilizar um ambiente virtualizado que funcionará de acordo com a figura: Rede Virtual Servidor (Windows Server

Leia mais

Lab - Instalação do Windows XP

Lab - Instalação do Windows XP 5.0 5.2.1.7 Lab - Instalação do Windows XP Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá instalar o sistema operacional Windows XP Professional. Equipamentos Recomendados

Leia mais

Lab - Instalação Avançada do Windows XP

Lab - Instalação Avançada do Windows XP IT Essentials 5.0 5.2.2. - Instalação Avançada do Windows XP Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá instalar um sistema operacional Windows XP usando um arquivo de

Leia mais

Tutorial de Instalação Linux Mint 19 Tara

Tutorial de Instalação Linux Mint 19 Tara Tutorial de Instalação Linux Mint 19 Tara (Cléber Ribas dos Santos e Nataly Pozzer Aloy Krentkowski) Introdução: Este tutorial tem por objetivo auxiliar, passo a passo, na instalação do sistema operacional

Leia mais

Criar uma máquina virtual para o Red Hat Enterprise Linux 6 no VirtualBox

Criar uma máquina virtual para o Red Hat Enterprise Linux 6 no VirtualBox Criar uma máquina virtual para o Red Hat Enterprise Linux 6 no VirtualBox Na tela inicial, clique em Novo : Escolha um nome para a máquina virtual, selecione o tipo Linux e a versão Red Hat (64 bit) :

Leia mais

FUNDAMENTOS DE HARDWARE INSTALAÇÃO DO WINDOWS 7. Professor Carlos Muniz

FUNDAMENTOS DE HARDWARE INSTALAÇÃO DO WINDOWS 7. Professor Carlos Muniz FUNDAMENTOS DE HARDWARE Professor Carlos Muniz ATENÇÃO: Este procedimento leva em consideração que seu HD está vazio ou que os dados já foram salvos e o backup salvo em outra mídia. Seguindo este tutorial

Leia mais

Tutorial de Instalação Linux Ubuntu LTS

Tutorial de Instalação Linux Ubuntu LTS Tutorial de Instalação Linux Ubuntu 16.04.2 LTS (Cléber Ribas dos Santos) Introdução: Este tutorial tem por objetivo auxiliar, passo a passo, na instalação do sistema operacional Linux Ubuntu 16.04.2 LTS

Leia mais

ROTEIRO: DUAL BOOT. Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual.

ROTEIRO: DUAL BOOT. Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual. ROTEIRO: DUAL BOOT IMPLANTANDO OS SISTEMAS OPERACIONAIS LINUX E WINDOWS. OBJETIVO Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual.

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 04 FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO WINDOWSXP

INFORMÁTICA APLICADA AULA 04 FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO WINDOWSXP UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 04 FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO WINDOWSXP PROF.ª DANIELLE CASILLO INSTALANDO O WINDOWS XP Formatar

Leia mais

O Terminal Server nos fornece a possibilidade de vários usuários utilizarem o mesmo sistema ao mesmo tempo.

O Terminal Server nos fornece a possibilidade de vários usuários utilizarem o mesmo sistema ao mesmo tempo. Manual para instalação e configuração do Terminal Server no Windows Server 2003. Terminal Server. O Terminal Server nos fornece a possibilidade de vários usuários utilizarem o mesmo sistema ao mesmo tempo.

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Instalação do ELASTIX Configurando a Máquina Virtual Abra o VirtualBox e clique em novo no canto superior esquerdo. Depois selecione conforme na imagem

Leia mais

Instalando o Ponto Secullum 4.0

Instalando o Ponto Secullum 4.0 Instalando o Ponto Secullum 4.0 Prerrequisitos e configurações do Sistema Operacional Primeiramente, precisamos de uma máquina com uma configuração adequada para trabalharmos com rapidez e segurança com

Leia mais

Capitulo 7 Sistemas Operacionais

Capitulo 7 Sistemas Operacionais Capitulo 7 Sistemas Operacionais Sistemas operacionais são aqueles aos quais interagem o usuário com o computador. O sistema operacional é quem comanda o hardware do PC. Existem inúmeras versões de sistemas

Leia mais

Instalando o Ubuntu 9.10

Instalando o Ubuntu 9.10 Instalando o Ubuntu 9.10 A Configuração Mínima para instalação do Ubuntu 9.10 é: Pentium ou AMD 1GHz, 256MB RAM e 7GB HD, após verificarmos se possuímos a configuração necessária podemos dar inicio a instalação.

Leia mais

Localizador de Defeitos

Localizador de Defeitos Manual de Instalação Rev. 4 Índice Índice...2 1 - Software...3 1.1 - Instalação...3 2 - Driver de comunicação...5 2.1 - Windows XP...5 2.2 - Windows Vista...7 2.3 - Windows 7...10 2.4 - Windows 8...13

Leia mais

Tutorial de Instalação LINUX EDUCACIONAL versão 4.0 Este tutorial foi elaborado a partir do material de autoria de Rafael Nink.

Tutorial de Instalação LINUX EDUCACIONAL versão 4.0 Este tutorial foi elaborado a partir do material de autoria de Rafael Nink. Tutorial de Instalação LINUX EDUCACIONAL versão 4.0 Este tutorial foi elaborado a partir do material de autoria de Rafael Nink. 12 de maio de 2011 Tutorial de Instalação Linux Educacional Este tutorial

Leia mais

Guia de instalação UEG Linux LTS 1. Apresentação

Guia de instalação UEG Linux LTS 1. Apresentação 1. Apresentação Gerência de Inovação Tecnológica - GIT O UEG Linux 16.04 LTS é um sistema operacional baseado em Linux e derivado do Ubuntu, customizado pela Gerência de Inovação Tecnológica da Universidade

Leia mais

Guia de Instalação UEG Linux LTS

Guia de Instalação UEG Linux LTS Guia de Instalação UEG Linux 16.04 LTS 1. Apresentação O UEG Linux 16.04 LTS é um sistema operacional baseado em Linux e derivado do Ubuntu, customizado pela Gerência de Inovação Tecnológica da Universidade

Leia mais

Lab - Instalação do Windows 7

Lab - Instalação do Windows 7 5.0 5.2.1.5 Lab - Instalação do Windows 7 Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá instalar o sistema operacional Windows 7. Equipamentos Recomendados Passo 1 Os seguintes

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão 2017.10 Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Etapa 1: Instalação do Sisloc... 4 Passo a passo...4 3. Etapa 2: Configurando acesso

Leia mais

Guia de Instalação do Lotus Notes 7

Guia de Instalação do Lotus Notes 7 Guia de Instalação do Lotus Notes 7 Itens necessários antes da instalação: - Nome do usuário, senha e informações sobre o servidor. - Arquivo do ID do usuário - Instalador do Lotus Notes - Privilégio de

Leia mais

Chegou o e-book que você precisava, com o passo de como formatar seu computador para Windows 8.

Chegou o e-book que você precisava, com o passo de como formatar seu computador para Windows 8. Chegou o e-book que você precisava, com o passo de como formatar seu computador para Windows 8. Com ele você facilmente vai poder resolver seus problemas com formatação de PC, chega de solicitar serviços

Leia mais

Catálogo em Rede. Sumário

Catálogo em Rede. Sumário Sumário Introdução...2 Configurando o Servidor...2 Tipo de firebird utilizado...2 Efetuando a troca do Firebird...4 Verificar se existe Firebird Server instalado...4 Instalando o gerenciador Firebird Server...6

Leia mais

Informática. Backup do Windows. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Backup do Windows. Professor Márcio Hunecke. Informática Backup do Windows Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática BACKUP DO WINDOWS Para ajudar a assegurar que você não perderá os arquivos, você deverá fazer o backup

Leia mais

Lab - Gerenciamento de memória virtual no Windows Vista

Lab - Gerenciamento de memória virtual no Windows Vista 5.0 5.3.2.17 Lab - Gerenciamento de memória virtual no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai personalizar as configurações de memória virtual. Equipamento

Leia mais

Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7

Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7 Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7 1 Introdução Para a realização de todos os testes foi usado uma máquina virtual com as seguintes configurações:

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

COLOCANDO A REDE PARA FUNCIONAR

COLOCANDO A REDE PARA FUNCIONAR COLOCANDO A REDE PARA FUNCIONAR INTRODUÇÃO Para que uma rede de computadores exista precisamos preencher alguns requisitos tais como: 1 Devem existir 2 ou mais computadores ou então não seria necessária

Leia mais

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 PASSO-A-PASSO Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 JS SoftCom Documentação Automação Dropbox Pasta 07 Manuais e Procedimentos Instalações SQL Server Informações CÓDIGO:

Leia mais

Identificando Adaptador Buddy Lite. Identificando placa de vídeo. Porta USB do computador

Identificando Adaptador Buddy Lite. Identificando placa de vídeo. Porta USB do computador Identificando Adaptador Buddy Lite Conector Buddy Lite. Possui um plug USB à esquerda e dois Plugs PS2 à direita, no verde pluga-se o mouse e no roxo o teclado. Identificando placa de vídeo Placa de vídeo

Leia mais

Manual de instalação do SQL 2012

Manual de instalação do SQL 2012 Manual de instalação do SQL 2012 Instalando o SQL Server 2012 para o funcionamento do Shop Control 9 Insira o DVD de instalação do Shop Control 9 em seu servidor; Na sua aréa de trabalho clique em Computador,

Leia mais

Tutorial de Instalação - Emissor NFe 4G

Tutorial de Instalação - Emissor NFe 4G Tutorial de Instalação - Emissor NFe 4G Passo 1 - Faça o download do Emissor NFe - ACAI informática; Passo 2 - Vá para a pasta onde foi baixado o instalador do AcaiEmissorNF-e, clique sobre o mesmo com

Leia mais

Gestão Comercial GUIA RÁPIDO DE INSTALAÇÃO DO ORYON.

Gestão Comercial GUIA RÁPIDO DE INSTALAÇÃO DO ORYON. Gestão Comercial GUIA RÁPIDO DE INSTALAÇÃO DO ORYON www.projectinfo.com.br Parabéns por adquirir o Oryon Gestão Comercial: uma poderosa ferramenta para a administração comercial. Agilidade nas vendas,

Leia mais

Conversor USB/Serial Instalação drive USB controlador CP-WS12/OEM e conversores USB/Serial

Conversor USB/Serial Instalação drive USB controlador CP-WS12/OEM e conversores USB/Serial Comércio e Manutenção de Produtos Eletrônicos proxsys@proxsys.com.br Conversor USB/Serial Instalação drive USB controlador CP-WS12/OEM e conversores USB/Serial PROXSYS Conversor USB/RS485 ou USB/RS232

Leia mais

Instalação Debian 8 Jessie Dual Boot Windows 8 x Linux

Instalação Debian 8 Jessie Dual Boot Windows 8 x Linux Instalação Debian 8 Jessie Dual Boot Windows 8 x Linux Passo Nº 1 Certifique que o computador esteja conectado a internet. Certifique também, se a configuração da sequencia de boot na bios está configurada

Leia mais

Conteúdo ORIONTEC AUTOMAÇÃO COMERCIAL THOTAU ESSENCIAL. Guia Rápido

Conteúdo ORIONTEC AUTOMAÇÃO COMERCIAL THOTAU ESSENCIAL. Guia Rápido Conteúdo ORIONTEC AUTOMAÇÃO COMERCIAL Instalação Padrão...3 Instalação com ECF...6 Primeiro Acesso ao Sistema...7 Licença de Uso...11 Módulos Disponíveis...12 Manuais e Ajuda...16 Suporte Técnico...17

Leia mais

TUTORIAL WINDOWS 7. Curso Técnico em Informática. Aluno: Ricardo B. Magalhães Período: Noturno Profª: Patrícia Pagliuca

TUTORIAL WINDOWS 7. Curso Técnico em Informática. Aluno: Ricardo B. Magalhães Período: Noturno Profª: Patrícia Pagliuca GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA SECITEC ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA UNIDADE DE LUCAS DO RIO VERDE Curso Técnico em Informática

Leia mais

Sidicom S4. Tutorial: instalação do sistema em servidor

Sidicom S4. Tutorial: instalação do sistema em servidor Sidicom S4 Tutorial: instalação do sistema em servidor Instalando o Sidicom S4 em um servidor O objetivo deste tutorial é para aqueles clientes que desejam instalar o Sidicom S4 em servidor. Ou seja, não

Leia mais

Instruções para instalação do Palm

Instruções para instalação do Palm Instruções para instalação do Palm Iniciando o Palm 1. Ao ligar o Palm aparecerá a tela do Setup. Clicar no ícone da Casinha. 2. Aparecerá na tela um trevo de quatro folhas. Clicar com a caneta do Palm

Leia mais

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez MAXIFY MB5310 Sistema Operacional Windows Instalação sem fio usando a instalação padrão 1 Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira

Leia mais

Instalando o Ubuntu Maverick Meerkat

Instalando o Ubuntu Maverick Meerkat Instalando o Ubuntu 10.10 - Maverick Meerkat Este tutorial é indicado a pessoas que acabaram de ouvir sobre o Ubuntu, aqueles que nunca instalaram o Ubuntu antes e querem testá-lo, mas não sabem como.

Leia mais

Como instalar um gerador de PDF

Como instalar um gerador de PDF Como instalar um gerador de PDF Entre no site www.tinypdf.com/plug-ins.html, conforme imagem abaixo: Clique em FREE DOWNLOAD e a imagem ficará conforme abaixo: Clique em Download Now (586KB) aguarde o

Leia mais

Manual de Instalação e Ativação OFFICE BANKING BRADESCO OBB PLUS

Manual de Instalação e Ativação OFFICE BANKING BRADESCO OBB PLUS Manual de Instalação e Ativação OFFICE BANKING BRADESCO OBB PLUS ÍNDICE 1 Instalação do OBB Plus... 3 2 2.1 Ativação dos Produtos... 14 Download do Instalador de Crédito a Funcionário 240, Multipag e Vendor...

Leia mais

Manual do usuário Instalação do sistema: WebVip. Presserv Informática LTDA - ME Manual do usuário (Instalação do sistema WebVip)

Manual do usuário Instalação do sistema: WebVip. Presserv Informática LTDA - ME Manual do usuário (Instalação do sistema WebVip) Presserv Informática Manual do usuário Instalação do sistema: WebVip 2006 Pagina 1 de 10 Para instalar o programa WebVip em seu computador, primeiramente você deve instalar o programa Apache2Triad que

Leia mais

Formatando um Computador e instalando Windows XP

Formatando um Computador e instalando Windows XP Formatando um Computador e instalando Windows XP Veja passo a passo como formatar um computador e instalar o Windows XP atravéz do MS-DOS para deixa-lo novinho em folha. Primeiro passo ao formatar Você

Leia mais

FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS SEVEN ORIGINAL

FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS SEVEN ORIGINAL Prof.: Patricia Magalhães - Comp.: Hardware e Software 1 2 FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS SEVEN ORIGINAL Prof. Patrícia G. P. Magalhães Faça Backup antes de iniciar a formatação

Leia mais

Manual de instalação e configuração

Manual de instalação e configuração Manual de instalação e configuração Introdução Este manual tem por objetivo auxiliar o Administrador do Strigoi no processo de instalação e configuração do programa. A instalação será dividida em 3 fases:

Leia mais

[Ano] Manual de Instalação do Leitor de Tela. Campus Virtual Cruzeiro do Sul

[Ano] Manual de Instalação do Leitor de Tela. Campus Virtual Cruzeiro do Sul [Ano] Manual de Instalação do Leitor de Tela Leitor de Telas (NVDA) Softwares Responsável pelo Conteúdo: Marcus Vinicius Cavalcante Rocha Thiago dos Santos Horta 2 O que é o NVDA? NVDA é uma plataforma

Leia mais

Lab - Gerenciando a Memória Virtual no Windows XP

Lab - Gerenciando a Memória Virtual no Windows XP 5.0 5.3.2.18 Lab - Gerenciando a Memória Virtual no Windows XP Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai personalizar as configurações de Memória Virtual. Equipamento

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM HYPER-V

GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM HYPER-V GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM HYPER-V GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM HYPER-V 1- Visão Geral Neste manual você aprenderá a instalar e fazer a configuração inicial do seu firewall Netdeep

Leia mais

X-RiteColor Master Web Edition

X-RiteColor Master Web Edition X-RiteColor Master Web Edition O presente documento contém instruções de instalação do X-RiteColor Master Web Edition. Favor seguir todas as instruções cuidadosamente na ordem fornecida. Antes de prosseguir,

Leia mais

Lab - Criar uma Partição no Windows XP

Lab - Criar uma Partição no Windows XP 5.0 5.2.4.5 Lab - Criar uma Partição no Windows XP Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá criar uma partição, em um disco, formatada em FAT32. Você irá converter a

Leia mais

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 1-Antes de iniciar a instalação do SQL é necessário liberar as permissões do usuário para evitar erro, para realizar esse procedimento

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE SMARTCARVE 4.3

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE SMARTCARVE 4.3 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE SMARTCARVE 4.3 PASSO 1: Certifique-se que sua Máquina de Corte Laser esteja ligada, e o SOFTDOG (Licença do Software) esteja conectado na USB de seu computador/notebook

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO. Versão 1.0 MÓDULO 1: Avaliações de terrenos, construções e apartamentos;

MANUAL DE INSTALAÇÃO. Versão 1.0 MÓDULO 1: Avaliações de terrenos, construções e apartamentos; MERCATTO Assessoria e Avaliações MANUAL DE INSTALAÇÃO Versão 1.0 MÓDULO 1: Avaliações de terrenos, construções e apartamentos; Tratamento por fatores embasado na Norma para Avaliação de Imóveis Urbanos

Leia mais

1 Procedimento para configuração PPPoE com autenticação no modem (Modo Router)

1 Procedimento para configuração PPPoE com autenticação no modem (Modo Router) 1 1 2 2 Índice 1 Procedimento para configuração PPPoE com autenticação no modem 3 2 Procedimento para configuração PPPoE com autenticação via Software no Computador 5 3 Instalando o Discador RASPPPoE 7

Leia mais

PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3

PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3 PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3 TUBARÃO 2012 PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3 Manual técnico

Leia mais

Manual de Instalação C3SL

Manual de Instalação C3SL Manual de Instalação C3SL 1 / 14 Manual de Instalação Linux Educacional Este manual tem como objetivo auxiliar na instalação do sistema operacional Linux Educacional - versão 6.0. Aqui, são descritos e

Leia mais

Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows

Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows Este arquivo Leiame contém instruções para instalar o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL em sistemas Windows. Os Drivers

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 21 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

TUTORIAL DE FORMATAÇÃO COM WINDOWS 7

TUTORIAL DE FORMATAÇÃO COM WINDOWS 7 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE DANIEL ALVES DE OLIVEIRA EMANUEL JOSÉ GUIMARÃES BRITO ERI JONHSON OLIVEIRA DA SILVA TUTORIAL DE FORMATAÇÃO COM WINDOWS

Leia mais

Segue abaixo um manual prático de como se instalar o SQL Server 2008 para rodá-lo com os sistemas da Secullum.

Segue abaixo um manual prático de como se instalar o SQL Server 2008 para rodá-lo com os sistemas da Secullum. Instalação de SQL Server 2008 Segue abaixo um manual prático de como se instalar o SQL Server 2008 para rodá-lo com os sistemas da Secullum. Antes de instalar este software o mesmo requer alguns programas

Leia mais

GTI IMPRESSORAS. Manual de instalação da ferramenta. Sistemas operacionais

GTI IMPRESSORAS. Manual de instalação da ferramenta. Sistemas operacionais Manual de instalação da ferramenta GTI IMPRESSORAS Sistemas operacionais Microsoft Windows 2000 Microsoft Windows XP Microsoft Windows Vista Microsoft Windows 7 Microsoft Windows 8 Linux Para confecção

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 30 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Introdução Neste laboratório, você fará backup de dados. E também realizará uma restauração dos dados. Equipamentos

Leia mais

Lab - Criando uma Partição no Windows 7

Lab - Criando uma Partição no Windows 7 5.0 5.2.4.3Lab - Criando uma Partição no Windows 7 Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá criar uma partição, em um disco, formatada em FAT32. Você vai converter a

Leia mais

Centro Paula Souza TUTORIAL PARA INSTALAÇÃO DO BOCA

Centro Paula Souza TUTORIAL PARA INSTALAÇÃO DO BOCA TUTORIAL PARA INSTALAÇÃO DO BOCA 1) Baixe e instale a última versão da VM Virtualbox da Oracle: https://www.oracle.com/technetwork/server-storage/virtualbox/downloads/index.html 2) Baixe a ISO do Linux

Leia mais

INSTALAÇÃO DO WORKMOTOR FREE

INSTALAÇÃO DO WORKMOTOR FREE INSTALAÇÃO DO WORKMOTOR FREE ATENÇÃO: 1. Sempre utilize a última versão do NET Framework (*) no computador. 2. Desabilite o Antivírus - ANEXO I 3. Desabilite o Firewall - ANEXO II Segue no final deste

Leia mais

Particionando discos Rígidos.

Particionando discos Rígidos. Particionando discos Rígidos. OBJETIVOS: PREPARAÇÃO DO HD PARA INSTALAÇÃO DO WINDOWS 98 PARTICIONAMENTO FORMATAÇÃO BOOT INSTALAÇÃO LÓGICA DO DISCO RÍGIDO PARTICIONAMENTO FDISK FORMATAÇÃO LÓGICA FORMAT

Leia mais

Guia de Instalação Rápida TE100-MP1UN

Guia de Instalação Rápida TE100-MP1UN Guia de Instalação Rápida TE100-MP1UN V1 Índice Português 1 1. Antes de Iniciar 1 2. Como Instalar 2 3. Imprimindo 7 4. Enviando Fax 8 5. Scanner 9 Troubleshooting 10 Version 05.15.2010 1. Antes de Iniciar

Leia mais

AVG Admin 8.5 SQL Server 2005 Express

AVG Admin 8.5 SQL Server 2005 Express AVG Admin 8.5 SQL Server 2005 Express Conteúdo: 1. Instalação do SQL Server 2005 Express...3 1.1.Microsoft.Net Framework 2.0...3 1.2.Microsoft SQL Server 2005 Express...4 2. Instalação e Configuração do

Leia mais

Lab - Gerenciamento de memória virtual no Windows 7

Lab - Gerenciamento de memória virtual no Windows 7 5.0 5.3.2.16 Lab - Gerenciamento de memória virtual no Windows 7 Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai personalizar as configurações de memória virtual. Equipamento

Leia mais

Chave complementar em branco

Chave complementar em branco Chave complementar em branco Registrando o software rêmora São José, 16 de Abril de 2018 Após instalar o software rêmora, ao tentar registrar o produto o campo da chave complementar fica em branco. Para

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

Procedimento Interno. COMO RESOLVER PROBLEMAS DE BOOT (Windows 7) Versão: 00 Data: 21/05/2015 Revisão: Autor: Fabrício dos S.

Procedimento Interno. COMO RESOLVER PROBLEMAS DE BOOT (Windows 7) Versão: 00 Data: 21/05/2015 Revisão: Autor: Fabrício dos S. Procedimento Interno COMO RESOLVER PROBLEMAS DE BOOT (Windows 7) Versão: 00 Data: 21/05/2015 Revisão: Autor: Fabrício dos S. Santana Sumário 1. Objetivo... 3 2. Abrangência.... 3 3. Procedimento.... 3

Leia mais

Microsoft Office 365 Acesso ao , calendário e contatos

Microsoft Office 365 Acesso ao  , calendário e contatos Microsoft Office 365 Acesso ao e-mail, calendário e contatos Este documento contém orientações para configurar o acesso ao e-mail usuário@m.unicamp.br em diversos tipos de dispositivos, assim como realizar

Leia mais

Manual de Instalação de Software SoapAdmin3.5

Manual de Instalação de Software SoapAdmin3.5 Manual de Instalação de Software SoapAdmin3.5 Versão 0.1 Data 02/01/2016 Sumário 1. Apresentação... 3 2. Observações Gerais.... 3 2.1 Pré Requisitos e Requisitos Recomendados.... 3 2.2 Requisitos de configuração....

Leia mais

MANUAL INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO SOFTWARE GUARDIÃO. Sistemas de Alarme de Incêndio Wireless DF0023-G2-23/DF0023-G3-23 SISTEMAS DE SEGURANÇA

MANUAL INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO SOFTWARE GUARDIÃO. Sistemas de Alarme de Incêndio Wireless DF0023-G2-23/DF0023-G3-23 SISTEMAS DE SEGURANÇA MANUAL INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO SOFTWARE GUARDIÃO Sistemas de Alarme de Incêndio Wireless DF0023-G2-23/DF0023-G3-23 SISTEMAS DE SEGURANÇA Identificação Software Guardião Software Terminal Armazenamento Funções

Leia mais

Tutorial Windows Server 2016

Tutorial Windows Server 2016 Tutorial Windows Server 2016 1 2 Introdução O Windows Server 2016 apresenta melhorias em segurança que irão reduzir os riscos nos negócios; maior flexibilidade em software para reduzir custos; e uma plataforma

Leia mais

Lab - Compartilhando uma Impressora no Windows Vista

Lab - Compartilhando uma Impressora no Windows Vista 5.0 9.4.2.4 Lab - Compartilhando uma Impressora no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá compartilhar uma impressora, configurá-la em um computador da

Leia mais

Configurações do Servidor Escola

Configurações do Servidor Escola Configurações do Servidor Escola Assim que for feita a instalação do Servidor Gestor Escola na sua máquina, será criando um ícone na área de trabalho com o nome de Servidor Gestor Escola. Clique duas vezes

Leia mais

Manual de Instalação C3SL

Manual de Instalação C3SL Manual de Instalação C3SL 1 / 20 Sumário 1 Introdução 3 2 Criando um pendrive inicializável 4 2.1 No Linux............................................ 4 2.1.1 Por linha de comando................................

Leia mais

Tutorial SQL Server 2014 Express

Tutorial SQL Server 2014 Express Tutorial SQL Server 2014 Express Tutorial para o download: Passo 1: Faça o download do SQL Server 2014 Express acessando o link : https://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=42299. Passo 2:

Leia mais

Instalando Servidor de Arquivos

Instalando Servidor de Arquivos Este tuto é referente a instalação e configuração do Servidor de Arquivos do Windows Server 2008 R2. ================================================== ===== Instalando Servidor de Arquivos 1. Abra o Gerenciador

Leia mais

Instalação e Atualização do Comércio-plus. Baixando o Arquivo de Instalação

Instalação e Atualização do Comércio-plus. Baixando o Arquivo de Instalação Instalação e Atualização do Comércio-plus Essa opção tem o objetivo auxiliar o usuário final para que possa instalar e atualizar o sistema, verifique os procedimento abaixo de como realizar os procedimentos

Leia mais

Manual de Instalação do Módulo de Segurança MMA SISGEN

Manual de Instalação do Módulo de Segurança MMA SISGEN Manual de Instalação do Módulo de Segurança MMA SISGEN 1. DESCRIÇÃO Este documento descreve os requisitos mínimos necessários e os procedimentos de download e instalação do Módulo de Segurança, utilizados

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO GERENCIADOR DO CARTÃO CRIPTOGRÁFICO E TOKEN SAFRAN SAFESIGN

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO GERENCIADOR DO CARTÃO CRIPTOGRÁFICO E TOKEN SAFRAN SAFESIGN MANUAL DE INSTALAÇÃO DO GERENCIADOR DO CARTÃO CRIPTOGRÁFICO E TOKEN SAFRAN SAFESIGN VERSÃO 5 Atualizado em 23/05/2016 Página 1 de 16 Verificando versão do Windows (32 ou 64 Bits) MENU INICIAR > CLIQUE

Leia mais

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez PIXMA MG7510 Sistema Operacional Windows 1 Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez PIXMA MG7510 Sistema Operacional Windows

Leia mais

Instalação Debian 8 - Jessie

Instalação Debian 8 - Jessie Instalação Debian 8 - Jessie Passo Nº 1 Certifique que o computador esteja conectado a internet. Certifique também, se a configuração da sequencia de boot na bios está configurada para ler primeiramente

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO TUTORIAL WIRECAST 6 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO TUTORIAL DE INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E TRANSMISSÃO COM WIRECAST 6 OBS: Este tutorial tem como intuito auxiliar os clientes da SiteHosting, a fazerem a instalação

Leia mais

Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows LG MG320C

Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows LG MG320C Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows MANUAL DE INSTRUÇÃO INSTALAÇÃO DA LISTA TELEFÔNICA - AGECEL LG MG320C VIA CABO DE DADOS Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows 2/8 Introdução A

Leia mais

Guia de Uso - Mobile ID

Guia de Uso - Mobile ID Guia de Uso - Mobile ID Sumário 1. Introdução 3 2. Objetivo 3 3. Requisitos 3 4. Instalação e Configuração do Aplicativo MobileID no ios 3 4.1. Instalação do Aplicativo MobileID 3 4.2. Configurando o Aplicativo

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SISTEMA SIA (SERVIDOR)

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SISTEMA SIA (SERVIDOR) Revisado em: 05/10/2010 - Página 1 de 22 MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SISTEMA SIA (SERVIDOR) 1. No Servidor executar o arquivo Instalar.exe, clique no botão Avançar. Revisado em: 05/10/2010 - Página 2 de 22

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO EM REDE ADMINISTRADOR E GERENCIAL G4

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO EM REDE ADMINISTRADOR E GERENCIAL G4 MANUAL DE CONFIGURAÇÃO EM REDE ADMINISTRADOR E GERENCIAL G4 Digisat Tecnologia Ltda Rua Marechal Deodoro, 772 Edifício Mirage 1º Andar Sala 5 e 6 Centro Concórdia/SC CEP: 89700-000 Fone/Fax: (49) 3441-1600

Leia mais

ATUALIZANDO O MIKROTIK VIA CABO SERIAL

ATUALIZANDO O MIKROTIK VIA CABO SERIAL ATUALIZANDO O MIKROTIK VIA CABO SERIAL ATENÇÃO!! ESTE É UM PROCEDIMENTO TÉCNICO SIMPLES, POREM DE ALTA RESPONSABILIDADE. CASO O EQUIPAMENTO SEJA DESLIGADO DURANTE ESTE PROCESSO, ELE PODERÁ TER DANOS IRREVERSÍVEIS.

Leia mais

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br Índice Instalação ProjectNet Manager... Página 2 Configuração Inicial ProjectNet Manager... Página 8 Instalação do Microsoft SQL Server Express... Página 10 Apontando um Banco de Dados já existente...

Leia mais

Lab - Criando uma Partição no Windows Vista

Lab - Criando uma Partição no Windows Vista 5.0 5.2.4.4Lab - Criando uma Partição no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá criar uma partição, em um disco, formatada em FAT32. Você irá converter

Leia mais

Manual de instruções. Requisito de sistema:

Manual de instruções. Requisito de sistema: Manual de instruções Requisito de sistema: Windows XP / Windows Vista / Windows 7 / Windows 8 (OS) 1 Porta USB (1.1 / 2.0) livre 30 MB disponíveis em disco Instalação: Primeiramente, conecte o mouse na

Leia mais