ENTENDA A BLACKLIST DO PROCON. Conheça todas as questões ligadas a essa lista que é uma ameaça para o Call Center ativo.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ENTENDA A BLACKLIST DO PROCON. Conheça todas as questões ligadas a essa lista que é uma ameaça para o Call Center ativo."

Transcrição

1 ENTENDA A BLACKLIST DO PROCON Conheça todas as questões ligadas a essa lista que é uma ameaça para o Call Center ativo.

2 O que temos aqui... Introdução 1. O que é o Blacklist 2. Como funciona 3. Estados associados Conclusão

3 Introdução Neste e-book aprenderemos o que é o blacklist do Procon e a Lei Não Perturbe, como eles funcionam para o consumidor e para as empresas e como as empresas conseguem acessar a blacklist de cada estado participante.

4 Capítulo 1 O QUE É A BLACKLIST DO PROCON E A LEI NÃO PERTURBE?

5 Lei Não Perturbe Para entender o que é a Blacklist do Procon, primeiramente você deve conhecer a Lei Não Perturbe, decreto que deu origem a lista.

6 Nascida no estado de São Paulo, em 7 Outubro de 2008, a lei Não Perturbe tem como finalidade proteger a privacidade dos consumidores, dando-os autonomia para escolher receber ou não ligações de empresas de Telemarketing. Os consumidores que não desejam receber essas ligações, têm o direito de bloqueá-las através de um cadastro que deve ser feito no site do Procon, Fundação de Proteção e Defesa do consumidor.

7 Portanto... A Blacklist nada mais é do que uma lista de clientes devidamente cadastrados no Procon, que manifestaram o desejo de não receber chamadas provindas de empresas de Telemarketing ou dos demais fornecedores desta modalidade.

8 Desde a sua criação, a lista já acumula mais de 1(um) milhão de telefones cadastrados para não receber chamadas, logo as empresas de Call Center deverão analisar junto à Blacklist todos os números colhidos para não ocasionar o descumprimento da Lei.

9 Capítulo 2 COMO FUNCIONA A BLACKLIST PARA O CONSUMIDOR E PARA AS EMPRESAS

10 Como funciona para o consumidor CADASTRO O titular da linha registra o(s) número(s) de telefones fixo ou móvel no site do Procon do seu estado, para Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing.

11 Como funciona para o consumidor CARÊNCIA Após 30 dias da inscrição da(s) linha(s) telefônica(s) no site, as empresas de telemarketing estarão banidas de efetuar as ligações.

12 Como funciona para o consumidor COBRANÇAS Na hipótese de ligações de empresas de cobrança, o Código de Defesa do Consumidor, art.42, proíbe chamadas para o trabalho, casa de parentes e/ou vizinhos, comunicando que o motivo da ligação é referente a dívidas.

13 Como funciona para as empresas ISENÇÃO As únicas empresas isentas do bloqueio de chamadas são as entidades filantrópicas, que buscam doações, empresas de cobrança e empresas autorizadas pelo titular.

14 Como funciona para as empresas CONSULTA Para acessar a blacklist, a empresa deve se cadastrar no portal do Procon e fazer a consulta antes de realizar ligações aos consumidores dos estados que aderiram a Lei.

15 A multa estabelecida às empresas que desrespeitarem o bloqueio varia de R$ 212,82 à R$ ,00, de acordo com a gravidade da infração, a vantagem obtida e a condição econômica do fornecedor.

16 Capítulo 3 ESTADOS PARTICIPANTES

17 Cada estado tem sua peculiaridade para acessar a Blacklist. Vejamos os detalhes de cada uma delas.

18 Os estados participantes são: Alagoas Espírito Santo Mato Grosso do Sul Minas Gerais Paraíba Paraná Rio Grande do Sul São Paulo

19 ALAGOAS Para consultar a blacklist do estado de Alagoas, acesse: naoperturbe.itec.al.gov.br Selecione: Relação consumidores (formato texto) e faça o download da base.

20 Espírito Santo Para consultar a blacklist do estado do Espírito Santo, acesse: bit.ly/1z7ylbk *Url encurtada

21 Mato Grosso do Sul Para consultar a blacklist do estado de Mato Grosso do Sul, acesse: bit.ly/1mckxkz *Url encurtada Digite o login (CNPJ) e a senha.

22 Mato Grosso do Sul Para consultar a blacklist do estado de Mato Grosso do Sul, acesse: bit.ly/1mckxkz *Url encurtada Selecione: Relatório de Bloqueios Selecione, clique em Excel e faça o download da base.

23 Minas Gerais Para consultar a blacklist do estado de Minas Gerais, acesse: bit.ly/1rn2mec *Url encurtada Faça o login com e senha.

24 Minas Gerais Para consultar a blacklist do estado de Minas Gerais, acesse: bit.ly/1rn2mec *Url encurtada Clique em: Obter listagem de telefones

25 Paraíba Para consultar a blacklist do estado da Paraíba, acesse: Na guia Consumidor, selecione Telemarketing Bloqueios.

26 Paraíba Para consultar a blacklist do estado da Paraíba, acesse: Clique em Não Perturbe Download

27 Paraná Para consultar a blacklist do estado do Paraná, acesse: bit.ly/1mjiiqs *Url encurtada Faça o Login com usuário (CNPJ) e senha. Selecione Importar Arquivo

28 Paraná Para consultar a blacklist do estado do Paraná, acesse: bit.ly/1mjiiqs *Url encurtada Faça o Login com usuário (CNPJ) e senha. Selecione Importar Arquivo E selecione Download do arquivo completo.

29 Rio Grande do Sul Para consultar a blacklist do estado do Rio Grande do Sul, acesse: Clique em Login/CNPJ para Fornecedores e faça o login.

30 Rio Grande do Sul Para consultar a blacklist do estado do Rio Grande do Sul, acesse: Clique em Download dos telefone bloqueados e salve o documento.

31 São Paulo Para consultar a blacklist do estado do São Paulo, acesse: bit.ly/1qhfhbv *Url encurtada Selecione: Sou Fornecedor Faça o login.

32 São Paulo Para consultar a blacklist do estado do São Paulo, acesse: Selecione Baixar arquivos CSV, selecione a pasta acumulado e baixe o arquivo. bit.ly/1qhfhbv *Url encurtada

33 Conclusão É imprescindível que além de apenas consultar as blacklists de cada estado, as empresas busquem métodos para controlar e automatizar o bloqueio de ligações para os números cadastrados, evitando o descumprimento da lei e a geração de multa. Fique atento!

Banco de Dados de Bloqueio de Ligações de Telemarketing SIBLOQ. Manual do Produto. Versão 4.3

Banco de Dados de Bloqueio de Ligações de Telemarketing SIBLOQ. Manual do Produto. Versão 4.3 Banco de Dados de Bloqueio de Ligações de Telemarketing SIBLOQ Manual do Produto Versão 4.3 Junho/2017 Índice 1. Informações gerais sobre o produto... 3 1.1 Contexto... 3 1.2 Objetivo... 3 1.3 Nome...

Leia mais

MANUAL EXPLICATIVO DE MANUSEIO DAS EMPRESAS NA PLATAFORMA DO CONSUMIDOR.GOV

MANUAL EXPLICATIVO DE MANUSEIO DAS EMPRESAS NA PLATAFORMA DO CONSUMIDOR.GOV MANUAL EXPLICATIVO DE MANUSEIO DAS EMPRESAS NA PLATAFORMA DO CONSUMIDOR.GOV Após finalizar seu cadastro 1, caso o usuário queria acessar o sistema como representante da empresa, deve clicar no link Acesso

Leia mais

GUIA DE USO SERVIÇOS PARA IMOBILIÁRIAS

GUIA DE USO SERVIÇOS PARA IMOBILIÁRIAS GUIA DE USO SERVIÇOS PARA IMOBILIÁRIAS Sumário 1 Introdução... 3 2 Acessando os serviços para Imobiliárias... 4 3 Gerenciando clientes... 7 4 Serviços... 11 4.1 2ª via de conta... 11 4.2 Alteração Cadastral...

Leia mais

FarMoura. Instalação Farmácia Popular

FarMoura. Instalação Farmácia Popular FarMoura Instalação Farmácia Popular Antes de qualquer coisa é necessário que o cliente já esteja devidamente inscrito no programa da Farmácia Popular. OBS: Esse manual não tem como objetivo explicar como

Leia mais

SISTEMA IMASUL DE REGISTROS E INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS DO MEIO AMBIENTE MANUAL OPERACIONAL DO CADASTRO AMBIENTAL RURAL DE MATO GROSSO DO SUL

SISTEMA IMASUL DE REGISTROS E INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS DO MEIO AMBIENTE MANUAL OPERACIONAL DO CADASTRO AMBIENTAL RURAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMA IMASUL DE REGISTROS E INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS DO MEIO AMBIENTE MANUAL OPERACIONAL DO CADASTRO AMBIENTAL RURAL DE MATO GROSSO DO SUL 2. Links Uteis Site do IMASUL http://www.imasul.ms.gov.br/ Acessar

Leia mais

COMO ACESSAR AO PORTAL DO PACIENTE

COMO ACESSAR AO PORTAL DO PACIENTE COMO ACESSAR AO PORTAL DO PACIENTE CADASTRO NO PORTAL DO PACIENTE (Opção 01) Acesso direto através do site Como acessar ao Portal Acesse ao Portal do Paciente através do link https://portalpaciente.hospitalalemao.org.br/login/

Leia mais

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola SigFormação Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados Manual do Usuário/Escola 2018 Sumário CADASTRO DE USUÁRIO... 3 LOGIN E CADASTRO DA FORMAÇÃO... 5 ENVIO DO PROJETO FORMAÇÃO...

Leia mais

Plataforma Corporativa Conta Um Manual do Gestor CNPJ Ativação e Cartões

Plataforma Corporativa Conta Um Manual do Gestor CNPJ Ativação e Cartões Plataforma Corporativa Conta Um Manual do Gestor CNPJ Ativação e Cartões 1- Acesse a url : Clique em Gestor Entre com seu login e senha CARTÕES Adquir Ativar Consultar Pedido Cancelar Trocar Senha Consultar

Leia mais

Sumário. Entrando no Portal da Cielo...2. Extrato de Vendas - Cielo (Geração de arquivo e download)...4

Sumário. Entrando no Portal da Cielo...2. Extrato de Vendas - Cielo (Geração de arquivo e download)...4 Sumário Entrando no Portal da Cielo...2 Extrato de Vendas - Cielo (Geração de arquivo e download)...4 Extrato de Pagamentos - Cielo (Geração de arquivo e download)...5 Extrato de Ajustes e Chargebacks

Leia mais

DÚVIDAS FREQUENTES. 3. Tento criar uma senha e login porém aparece a mensagem de Usuário do fornecedor já

DÚVIDAS FREQUENTES. 3. Tento criar uma senha e login porém aparece a mensagem de Usuário do fornecedor já DÚVIDAS FREQUENTES 1. O portal tem algum custo? 2. Como criar um usuário e senha? 3. Tento criar uma senha e login porém aparece a mensagem de Usuário do fornecedor já existe. O que devo fazer? 4. Criei

Leia mais

Manual Internet Banking Associados

Manual Internet Banking Associados Manual Internet Banking Associados SÃO MIGUEL DO OESTE, MARÇO DE 2016. Página 1 de 12 Sumário MANUAL DO INTERNET BANKING ASSOCIADOS... 3 1. Acesso inicial... 3 2. Extrato de conta corrente... 4 3. Transferências

Leia mais

O sistema é acessado pela internet, usando os navegadores Internet Explorer 10+ ou Google Chrome.

O sistema é acessado pela internet, usando os navegadores Internet Explorer 10+ ou Google Chrome. Página 1 Sumário 1. Apresentação... 3 2. Etapas do Processo Seletivo... 3 3. Acesso ao sistema para empresas que possuem cadastro... 3 4. Como Cadastrar uma Empresa... 5 5. Editar Cadastro da Empresa...

Leia mais

O site para acesso ao portal do aluno é: HTTPS://meu.ifmg.edu.br/corpore.net/login.aspx

O site para acesso ao portal do aluno é: HTTPS://meu.ifmg.edu.br/corpore.net/login.aspx Projeto: IFMG Instituto Federal Minas Gerais 1. Roteiro: Login no Portal do Aluno O site para acesso ao portal do aluno é: HTTPS://meu.ifmg.edu.br/corpore.net/login.aspx No campo usuário e senha devem

Leia mais

MANUAL SISTEMA TAC TESC AGENDAMENDO DE CARGA

MANUAL SISTEMA TAC TESC AGENDAMENDO DE CARGA MANUAL SISTEMA TAC TESC AGENDAMENDO DE CARGA 1 Sumário FLUXO DO PROCESSO... 3 AGENDAMENTO DE CARGA... 3 ENTRADA DE VEÍCULO NO TESC... 3 TELAS PADRÕES DO SISTEMA... 4 LOGIN... 4 PESQUISA... 4 PRÉ-AGENDAMENTO...

Leia mais

GUIA CONTROLE ESTOQUE

GUIA CONTROLE ESTOQUE GUIA CONTROLE ESTOQUE VERSAO 2.0 GUIA ESTOQUE - (33) 3089-0734 / suporteagis@hotmail.com Pagina 1/9 GUIA RAPIDO PARA GERAR O ESTOQUE INDICE ANALÍTICO 1 - INTRODUÇÃO 2 PROCEDIMENTOS INICIAIS 2.1 Recebendo

Leia mais

DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA CÂMPUS MEDIANEIRA GUIA DO USUÁRIO

DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA CÂMPUS MEDIANEIRA GUIA DO USUÁRIO DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA CÂMPUS MEDIANEIRA GUIA DO USUÁRIO PRINCIPAIS SERVIÇOS Consulta ao acervo, reserva e renovação via internet. http://www.utfpr.edu.br/medianeira/biblioteca-e-producao-academica

Leia mais

Manual do Fornecedor

Manual do Fornecedor Manual do Fornecedor Cadastrando-se no ME Como se cadastrar Reset de Senha Como resetar a senha Conhecendo a Plataforma Como navegar Alterando dados cadastrais Cotação Pedidos Acessando cotações Conhecendo

Leia mais

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL PARA FORNECEDORES QUE JÁ TRABALHAM COM O SESC/ARRJ SU MÁ RIO Orientações gerais

Leia mais

Processoo Seletivo 04/2017 SSA Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro. Processo Seletivo 04/2017 SSA Hospital Metropolitano Doutor Célio de Castro

Processoo Seletivo 04/2017 SSA Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro. Processo Seletivo 04/2017 SSA Hospital Metropolitano Doutor Célio de Castro Processo Seletivo 04/2017 SSA Hospital Metropolitano Doutor Célio de Castro As inscrições para Processo Seletivo foram prorrogadas até o dia 02 de julho de 2017 às 19h00min. Para realização da inscrição

Leia mais

PROJETO DE LEI N o, DE 2009

PROJETO DE LEI N o, DE 2009 PROJETO DE LEI N o, DE 2009 (Do Sr. Capitão Assumção) Dispõe sobre a criação de cadastro nacional de consumidor para proibição do recebimento de propagandas através de telemarketing, mensagens eletrônicas

Leia mais

ContaSuper Empresa: a Folha de Pagamentos da Superdigital. O jeito mais fácil de pagar os funcionários da sua empresa.

ContaSuper Empresa: a Folha de Pagamentos da Superdigital. O jeito mais fácil de pagar os funcionários da sua empresa. ContaSuper Empresa: a Folha de Pagamentos da Superdigital. O jeito mais fácil de pagar os funcionários da sua empresa. Um jeito novo e digital de gerenciar suas folhas de pagamentos. Essa é a nossa proposta.

Leia mais

Service Center Manual para Envio de Documentos Fiscais de Serviços

Service Center Manual para Envio de Documentos Fiscais de Serviços Service Center Manual para Envio de Documentos Fiscais de Serviços (01/09/2016) 1 2 Introdução Envio de Documentos Fiscais Objetivo O envio de documentos fiscais de serviços, através do Service Center,

Leia mais

Suporte INGRESSOS ABRINT 2018

Suporte INGRESSOS ABRINT 2018 Suporte INGRESSOS ABRINT 2018 Como o congressista irá comprar seu ingresso? 1. Ao acessar o site, o participante irá se deparar com duas opções: Cadastrar e Login. 2. No primeiro acesso dele ao site, ele

Leia mais

MANUAL Sistema de Gerenciamento do Processo Seletivo (PRS) Programa de Aprendizagem Profissional Comercial MÓDULO EMPRESA

MANUAL Sistema de Gerenciamento do Processo Seletivo (PRS) Programa de Aprendizagem Profissional Comercial MÓDULO EMPRESA MANUAL Sistema de Gerenciamento do Processo Seletivo (PRS) Programa de Aprendizagem Profissional Comercial MÓDULO EMPRESA Índice 1. Apresentação...- 3-2. Etapas do processo...- 3-3. Acesso ao sistema para

Leia mais

Guia do Usuário Menu Atendimento

Guia do Usuário Menu Atendimento Guia do Usuário Menu Atendimento Através do menu Atendimento, é possível acessar seu cadastro ou realizar um cadastro novo. Para realizar seu cadastro, selecione a opção Faça Seu Cadastro Faça seu Cadastro

Leia mais

Manual de Utilização Medical Empresas

Manual de Utilização Medical Empresas Manual de Utilização Medical Empresas Acesso Passo a Passo... Acesso ao Portal Empresa... Alteração de senha... Relatório de Faturamento... Relatório de Detalhes do Faturamento:... Relatório de Cobrança

Leia mais

1. Acesso ao sistema de cadastro

1. Acesso ao sistema de cadastro Prezado candidato, O objetivo deste manual é auxiliar na realização do cadastro de empresas prestadoras de serviços de instrutoria e consultoria ao SEBRAE/RS. O primeiro passo é a leitura do Edital de

Leia mais

Manual do Webmail UFMS

Manual do Webmail UFMS Manual do Webmail UFMS 2017 Índice 1- Acesso ao Webmail... 2 2- Tela inicial... 2 3- Enviar e-mail... 4 4- Visualizar e-mail... 4 5- Redirecionamento de e-mail... 5 6- Contatos... 6 7- Ações sobre pastas...

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR PREGÃO ELETRÔNICO 07/JUNH0/2016

PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR PREGÃO ELETRÔNICO 07/JUNH0/2016 PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR PREGÃO ELETRÔNICO 07/JUNH0/2016 Versão 4.0 Ambiente de Homologação 07/06/2016 S U M Á R I O 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES... 3 3 SISTEMA...

Leia mais

A marca que mais respeita você. Primeiro ACESSO

A marca que mais respeita você. Primeiro ACESSO A marca que mais respeita você. Primeiro ACESSO Bem-vindo à VR Benefícios Entendemos a importância deste benefício aos seus funcionários e por isso queremos estar com você neste momento. Utilize este guia

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA NOVO CADASTRO DE FORNECEDOR

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA NOVO CADASTRO DE FORNECEDOR SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA NOVO CADASTRO DE FORNECEDOR SU MÁ RIO Orientações gerais Como acessar e preencher a tela de cadastro? Detalhamento

Leia mais

Guia prático Chamados

Guia prático Chamados Guia prático Chamados Página 0 Sumário 1. O que é o Portal de Chamados... 3 2. Acessando o Portal de Chamados... 3 2.1 Link de acesso... 3 2.2 Login e Senha... 3 3. Abertura de Chamado... 4 3.1 Selecionando

Leia mais

Secretaria Municipal de Administração e Finanças Divisão de Tributos. Manual do Site Acesso Geral PRATINHA

Secretaria Municipal de Administração e Finanças Divisão de Tributos. Manual do Site Acesso Geral PRATINHA Secretaria Municipal de Administração e Finanças Divisão de Tributos Manual do Site Acesso Geral PRATINHA ÍNDICE Siat Online - Considerações Gerais Consulta Débito de IPTU Emitir Guias de ITPU Emitir Guias

Leia mais

O que é o site de Contas a Pagar de Comissões?

O que é o site de Contas a Pagar de Comissões? Guia de Procedimento O que é o site de Contas a Pagar de Comissões? O site de Contas a Pagar de Comissões é uma ferramenta destinada às agências de viagem. Inicialmente, será utilizado para a área financeira

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão 2.18 1 Sumário 1 Instalação do AFV...3 2 Configurações do AFV...4 3 Recebendo as tabelas...6 4 Consultando clientes...6 5 Consultando

Leia mais

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01 Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco Secretaria Executiva de Gestão da Rede Gerência Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual

Leia mais

Sistema de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Manual do Contador

Sistema de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Manual do Contador 1 SUMÁRIO Assunto Pág Tela Principal... 2 Ambiente de Teste... 2 Área do Contador... 2 Cadastro de Login e Senha... 2 Formulário > Cadastro Contadores... 3 Login do Sistema... 3 Alteração de Senha... 4

Leia mais

CADASTRO DE VAGAS EFETIVAS NO PORTAL DO UNISINOS CARREIRAS PARA EMPRESAS ORIENTAÇÕES PARA A EMPRESA:

CADASTRO DE VAGAS EFETIVAS NO PORTAL DO UNISINOS CARREIRAS PARA EMPRESAS ORIENTAÇÕES PARA A EMPRESA: CADASTRO DE VAGAS EFETIVAS NO PORTAL DO UNISINOS CARREIRAS PARA EMPRESAS ORIENTAÇÕES PARA A EMPRESA: O Unisinos Carreiras disponibiliza este espaço para que você possa divulgar suas vagas, acompanhar os

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO IMPORTAÇÃO XML - COMPRAS SISTEMAS GERENCIAL E ADMINISTRADOR G4

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO IMPORTAÇÃO XML - COMPRAS SISTEMAS GERENCIAL E ADMINISTRADOR G4 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO IMPORTAÇÃO XML - COMPRAS SISTEMAS GERENCIAL E ADMINISTRADOR G4 Digisat Tecnologia Ltda Rua Marechal Deodoro, 772 Edifício Mirage 1º Andar Sala 5 e 6 Centro Concórdia/SC CEP:

Leia mais

Acesso de Pessoa Física

Acesso de Pessoa Física Manual e-crq Acesso de Pessoa Física Aqui, os profissionais registrados no CRQ-III poderão acessar seus dados para conferência, consultar os pagamentos realizados, consultar e gerar boletos para pagamentos,

Leia mais

Plataforma de Jogos e Programas Manual de Instalação e Utilização

Plataforma de Jogos e Programas Manual de Instalação e Utilização VERSÃO 2.50.25.37 MANUAL DE INSTALAÇÃO E ULTILIZAÇÃO Desenvolvido por: Jones Rodrigues Rodrigo Silveira 1 Índice 1. Objetivo do Manual... 02 2. Requisitos... 02 3. Download... 03 4. Instalação... 04 5.

Leia mais

Tutorial de como criar um evento na Plataforma EVEN3

Tutorial de como criar um evento na Plataforma EVEN3 Tutorial de como criar um evento na Plataforma EVEN3 Objetivos: Esclarecer o modo de uso da ferramenta EVEN3, para dar autonomia ao usuário para que ele desenvolva seu próprio evento sem a necessidade

Leia mais

Rev.: 29/03/2015 Página 1 de 13

Rev.: 29/03/2015 Página 1 de 13 Rev.: 29/03/2015 Página 1 de 13 Rev.: 29/03/2015 Página 2 de 13 Manual Área Restrita Neste manual você aprenderá a mexer no sistema, administrar cadastros, cadastrar coreografia, cadastrar participantes

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO (PASSO A PASSO)

MANUAL DO USUÁRIO (PASSO A PASSO) MANUAL DO USUÁRIO (PASSO A PASSO) CADASTRANDO UM USUÁRIO (PASSO A PASSO) Clique em Entrar e em seguida clique em Cadastre-se Informe o nome completo do Usuário, CPF, celular e e-mail Selecione um perfil

Leia mais

CAA/MG REVISÃO 0 Data: 20/03/2017 Página 1 de 12

CAA/MG REVISÃO 0 Data: 20/03/2017 Página 1 de 12 CAA/MG REVISÃO 0 Data: 20/03/2017 Página 1 de 12 ATENÇÃO: Esta renovação destina-se aos Advogados(as) que adqiruiram o certificado digital tipo e-cpf através do Programa Minas Digital da Caixa de Assistência

Leia mais

FORMULÁRIO DE ADESÃO AO PAT- EMPRESA BENEFICIÁRIA

FORMULÁRIO DE ADESÃO AO PAT- EMPRESA BENEFICIÁRIA FORMULÁRIO DE ADESÃO AO PAT- EMPRESA BENEFICIÁRIA Conforme Portaria n 34, de 07 de dezembro de 2007, disponível no site para consulta, as empresas serão cadastradas somente pela internet. Basta acessar

Leia mais

MANUAL Gerenciamento de Vendas e Validador de Vouchers

MANUAL Gerenciamento de Vendas e Validador de Vouchers MANUAL Gerenciamento de Vendas e Validador de Vouchers Acessando o Gerenciador Quando o seu evento for cadastrado no site da Ticket Fácil, você receberá os dados de acesso para o Gerenciador, por e-mail.

Leia mais

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Fevereiro de 2016 Informações gerais sobre o processo de inscrição

Leia mais

FORTES FISCAL FORTES DOC

FORTES FISCAL FORTES DOC FORTES FISCAL FORTES DOC Esse manual tem por objetivo mostrar o funcionamento do Fortes Doc. Acessando o site do Fortes Doc, teremos a imagem a seguir: Ao fazer o login, será apresentada a tela do Fortes

Leia mais

Manual Portal do Programa de Parceiros da Rede de Distribuidores Toyota

Manual Portal do Programa de Parceiros da Rede de Distribuidores Toyota Manual Portal do Programa de Parceiros da Rede de Distribuidores Toyota 1 Neste manual você vai encontrar instruções para o gerenciamento, edição e revisão de sua área no Portal de Parceiros ABRADIT /

Leia mais

AJUDE A ACTC CASA DO CORAÇÃO COM A DOAÇÃO PELO PROGRAMA NOTA FISCAL PAULISTA: É MUITO FÁCIL E NÃO CUSTA NADA!

AJUDE A ACTC CASA DO CORAÇÃO COM A DOAÇÃO PELO PROGRAMA NOTA FISCAL PAULISTA: É MUITO FÁCIL E NÃO CUSTA NADA! AJUDE A ACTC CASA DO CORAÇÃO COM A DOAÇÃO PELO PROGRAMA NOTA FISCAL PAULISTA: É MUITO FÁCIL E NÃO CUSTA NADA! MANUAL DE DOAÇÃO NOTA FISCAL PAULISTA Nesse manual você encontrará o passo a passo para contribuir

Leia mais

TUTORIAL. Tutorial de como compartilhar o Google Agenda Tutorial de como criar um evento na Plataforma EVEN3

TUTORIAL. Tutorial de como compartilhar o Google Agenda Tutorial de como criar um evento na Plataforma EVEN3 TUTORIAL Tutorial de como compartilhar o Google Agenda Tutorial de como criar um evento na Plataforma EVEN3 Tutorial de como compartilhar o Google Agenda TUTORIAL DE COMO COMPARTILHAR O GOOGLE AGENDA Objetivos:

Leia mais

Portal de Fornecedores das Empresas do Grupo ArcelorMittal Brasil S.A ArcelorMittal NET. Seja bem vindo

Portal de Fornecedores das Empresas do Grupo ArcelorMittal Brasil S.A ArcelorMittal NET. Seja bem vindo Portal de Fornecedores das Empresas do Grupo ArcelorMittal Brasil S.A ArcelorMittal NET Seja bem vindo Portal de Fornecedores Através do Portal de Fornecedores você poderá consultar a situação dos seus

Leia mais

A marca que mais respeita você. Agosto/17

A marca que mais respeita você. Agosto/17 Guia Rápido para Cadastro e Primeiro Pedido A marca que mais respeita você. Agosto/17 Bem-vindo à VR Benefícios Entendemos a importância deste benefício aos seus funcionários e por isso queremos estar

Leia mais

PASSO A PASSO. Cadastro no Bússola para Signatários no Movimento ODS - SC

PASSO A PASSO. Cadastro no Bússola para Signatários no Movimento ODS - SC PASSO A PASSO 1 Cadastro no Bússola para Signatários no Movimento ODS - SC ORIENTAÇÃO Para cadastro de signatários, sendo pessoa física ou jurídica é necessário, acessar a página do edital para criar a

Leia mais

INTRODUÇÃO COMO ACESSAR A CALC TIPOS DE PERFIL TIPOS DE USUÁRIO LOGIN E SENHA CONTRATAÇÃO DO PRODUTO...

INTRODUÇÃO COMO ACESSAR A CALC TIPOS DE PERFIL TIPOS DE USUÁRIO LOGIN E SENHA CONTRATAÇÃO DO PRODUTO... SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 1 COMO ACESSAR A CALC... 4 2 TIPOS DE PERFIL... 9 3 TIPOS DE USUÁRIO... 10 4 LOGIN E SENHA... 11 5 CONTRATAÇÃO DO PRODUTO... 13 4 MINHA CONTA... 16 5 COMUNICAÇÕES ADICIONAIS...

Leia mais

MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos

MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos www.metrologia2017.org.br E-mail: metrologia2017@metrologia.org.br Telefone: 21-25327373 SUMÁRIO 1. COMO REALIZAR SUA INSCRIÇÃO?... 3 2. COMO REALIZAR

Leia mais

Relatórios Dados Federação Nesta opção serão listados os relatórios dos cadastros Federativos.

Relatórios Dados Federação Nesta opção serão listados os relatórios dos cadastros Federativos. Relatórios Dados Federação Nesta opção serão listados os relatórios dos cadastros Federativos. 1 Relatório das Federativas Nesta opção serão listados os dados cadastrais das federativas. Será exibida uma

Leia mais

MANUAL DO SGTC. Ver. 1.3

MANUAL DO SGTC. Ver. 1.3 1 MANUAL DO SGTC Ver. 1.3 INGRID ESPINDOLA SILVIO TINOCO 5061321397 GERÊNCIA DE TI / SYS 11/12/2012 Página 1 de 11 2 Conteúdo MANUAL DO SGTC... 1 Acesso ao sistema... 3 Acesso web... 3 Opções do sistema...

Leia mais

A marca que mais respeita você. Primeiro ACESSO

A marca que mais respeita você. Primeiro ACESSO A marca que mais respeita você. Primeiro ACESSO Bem-vindo à VR Benefícios Entendemos a importância deste benefício aos seus funcionários e por isso queremos estar com você neste momento. Utilize este guia

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema de Contas Públicas

Manual do Usuário. Sistema de Contas Públicas Manual do Usuário Sistema de Contas Públicas Versão 2.9 Índice Introdução...3 Localizando o sistema...4 Acessando o Sistema...7 Downloads...10 Autenticação do Sistema...21 Errado...21 Correto...23 Cadastrar...26

Leia mais

ÁREA DO PESQUISADOR Cadastro/ Criação de Propostas

ÁREA DO PESQUISADOR Cadastro/ Criação de Propostas MANUAL DO SISTEMA SIGFAPES ÁREA DO PESQUISADOR Cadastro/ Criação de Propostas 1 1 ACESSO AO SISTEMA 1.1 Primeiro contato Acesse http://www.sigfapes.es.gov.br 1. Login Se possuir cadastro: 1..1 Informe

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS

PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO PROCURADOR SETEMBRO DE 2018 Versão 1.2 Setembro / 2018 S U M Á R I O 1 APRESENTAÇÃO 3 2 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES 4 3 SISTEMA 5 3.1 TELA INICIAL DO PROCURADOR 5 3.2 PROCESSOS

Leia mais

PONTOS PARA DISCUTIR E ENVIAR AO GESTOR ANTES DA IMPLANTAÇÃO:

PONTOS PARA DISCUTIR E ENVIAR AO GESTOR ANTES DA IMPLANTAÇÃO: PONTOS PARA DISCUTIR E ENVIAR AO GESTOR ANTES DA IMPLANTAÇÃO: ENVIAR ARQUIVO Preenchimento Informações.xls para os gestores dos CDs com antecedência. Após a implantação do sistema e virada em produção,

Leia mais

SUMÁRIO

SUMÁRIO SUMÁRIO... 3... 3... 4... 5... 5... 14... 14... 18... 21... 27... 27... 30... 31... 32... 33... 35... 36... 37... 38... 39... 43 O acrônimo NF-e significa nota fiscal eletrônica, ou seja, um documento

Leia mais

Portal Acadêmico. Navegadores. Acesse

Portal Acadêmico. Navegadores. Acesse Portal Acadêmico No Portal Acadêmico você vai encontrar material de aula, notas, frequência, situação financeira, informações da faculdade e comunicados importantes. Para acessar o Portal, siga os passos

Leia mais

Índice. Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento. Apresentação Home. Parte II. Nota Premiada. Cadastro. Entrar. Sorteio. Dúvidas.

Índice. Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento. Apresentação Home. Parte II. Nota Premiada. Cadastro. Entrar. Sorteio. Dúvidas. Nota Premiada Índice Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento Parte II 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Apresentação Home Cadastro Entrar Sorteio Realizados A realizar Dúvidas Fale Conosco Legislação

Leia mais

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Fevereiro de 2015 Informações gerais sobre o processo de inscrição

Leia mais

MANUAL e-sic GUIA DO CIDADÃO

MANUAL e-sic GUIA DO CIDADÃO MANUAL e-sic GUIA DO CIDADÃO Consultas rápidas Introdução O e-sic Primeiro Acesso Acesso ao e-sic Funções do e-sic Dicas para fazer um pedido Registrar pedido Consultar pedidos Ver Resposta do Pedido Recorrer

Leia mais

Manual Adesão à Campanha de Vacinação 2016

Manual Adesão à Campanha de Vacinação 2016 Manual Adesão à Campanha de Vacinação 2016 SEGURANÇA E SAÚDE PARA A INDÚSTRIA 1 Acessar o site da Campanha SESI de Vacinação Contra a Gripe pelo link: http://189.36.20.16/sesimg e clicar no item ADESÃO.

Leia mais

Configurações para emissão de Nota Fiscal de Serviços de Salvador / BA.

Configurações para emissão de Nota Fiscal de Serviços de Salvador / BA. Configurações para emissão de Nota Fiscal de Serviços de Salvador / BA. Birigui SP Maio - 2014 Sumário 1 INTRODUÇÃO...2 1.1 AMBIENTE...2 1.2 CONFIGURAÇÃO...2 1.2.1 Configuração do Servidor Giga e-doc...2

Leia mais

Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon

Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon SiMon é um Sistema para Gerenciamento das Monitorias. Com o propósito de facilitar a navegação no site, disponibilizamos este

Leia mais

Emissão de NFS-e. Nota Legal Porto Alegre

Emissão de NFS-e. Nota Legal Porto Alegre Emissão de NFS-e Nota Legal Porto Alegre Apresentação: Foi publicada em 31/05/2015 a Instrução Normativa SMF 04/2016, que incluiu o parágrafo 10 ao artigo 3º da Instrução Normativa SMF 09/2014, trazendo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA BIBLIOTECA CENTRAL DIVISÃO DE SERVIÇOS AO USUÁRIO. TUTORIAIS DE USO DA TARGET GEDWeb

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA BIBLIOTECA CENTRAL DIVISÃO DE SERVIÇOS AO USUÁRIO. TUTORIAIS DE USO DA TARGET GEDWeb UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA BIBLIOTECA CENTRAL DIVISÃO DE SERVIÇOS AO USUÁRIO TUTORIAIS DE USO DA TARGET GEDWeb A Biblioteca Central (BC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no intuito de guiar

Leia mais

Guia para importação dos dados do Censo Escolar (Educacenso) para a plataforma

Guia para importação dos dados do Censo Escolar (Educacenso) para a plataforma Guia para importação dos dados do Censo Escolar (Educacenso) para a plataforma GUIA PARA IMPORTAÇÃO DOS DADOS DO CENSO ESCOLAR Para otimizar a Busca Ativa Escolar a partir dos dados gerados anualmente

Leia mais

Guia para autores no Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - COBRAC 2018

Guia para autores no Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - COBRAC 2018 Guia para autores no Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - COBRAC 2018 1 REALIZANDO CADASTRO NO SISTEMA* * Caso já possua cadastro, vá para a seção 2 Acessar o site http://www.ocs.cobrac.ufsc.br/

Leia mais

PORTAL DO CARTÃO BNDES

PORTAL DO CARTÃO BNDES DO CARTÃO DO CARTÃO 3 6 O ADQUIRENTE PARA 8 9 PRODUTOS CONTRATADOS 10 11 12 13 14 2 DO CARTÃO A É A MAIS NOVA ADQUIRENTE DO CARTÃO. VOCÊ PODE ESCOLHER A ADQUIRENTE DAS VENDAS REALIZADAS PELA SUA EMPRESA

Leia mais

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor MANUAL DE USUÁRIO Versão 1.0 Servidor SUMÁRIO 1. Acesso ao Sistema... 4 1.1. Acesso (LOGIN)... 5 1.2. Cadastro... 6 2. Sistema 2.1. Visão Inicial... 10 2.2. Itens do Menu de Navegação... 11 2.3. Informações

Leia mais

Empresa Beneficiária É a empresa que concede um benefício-alimentação ao trabalhador por ela contratado

Empresa Beneficiária É a empresa que concede um benefício-alimentação ao trabalhador por ela contratado Empresa Beneficiária É a empresa que concede um benefício-alimentação ao trabalhador por ela contratado 1. Como efetuar o LOGIN DE ACESSO ao Sistema PAT? Basta acessar o site http://www.trabalho.gov.br/pat

Leia mais

DEPARTAMENTO de BIBLIOTECA

DEPARTAMENTO de BIBLIOTECA DEPARTAMENTO de BIBLIOTECA Principais Serviços Acesso ao catálogo on-line. Consulta ao acervo, reserva e renovação on-line ou pessoalmente. Empréstimo domiciliar. Empréstimo e devolução em qualquer biblioteca

Leia mais

SISTEMA DE BILHETAGEM AUTOMÁTICA MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA - SÃO LUÍS

SISTEMA DE BILHETAGEM AUTOMÁTICA MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA - SÃO LUÍS SISTEMA DE BILHETAGEM AUTOMÁTICA MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA - SÃO LUÍS Revisão 06 / Abril de 2015 Índice I n t r o d u ç ã o.................................................................................................

Leia mais

Como cadastrar uma instituição no Portal Rural Sustentável

Como cadastrar uma instituição no Portal Rural Sustentável Como cadastrar uma instituição no Portal Rural Sustentável Na página inicial vá em Cadastre sua instituição : Preencha o formulário inicial com informações de sua instituição: IMPORTANTE: Cadastre e-mail

Leia mais

Manual de Uso Recuperação Fiscal

Manual de Uso Recuperação Fiscal Manual de Uso Recuperação Fiscal Versão 1.3 Junho de 2014 1 Controle de Alterações Nome Data Versão Observação Thaís Oliveira 10/12/2013 1.0 Criação do Documento Thaís Oliveira 03/01/2014 1.1 Padronização

Leia mais

ÍNDICE. 1 -SIAT ONLINE Considerações Gerais Benefícios Pessoas Físicas Benefícios Pessoas Jurídicas Tela Inicial anônimos

ÍNDICE. 1 -SIAT ONLINE Considerações Gerais Benefícios Pessoas Físicas Benefícios Pessoas Jurídicas Tela Inicial anônimos 1 ÍNDICE 1 -SIAT ONLINE Considerações Gerais 1.1 - Benefícios Pessoas Físicas. 1.2 - Benefícios Pessoas Jurídicas. 1.3 - Tela Inicial anônimos 1.4 Acesso Restrito Direcionado a Empresas 2 - Consulta Débito

Leia mais

Manual do cadastro de clientes

Manual do cadastro de clientes Manual do cadastro de clientes Os processos comerciais iniciam com o cadastro de clientes, que deve ser feito com o programa 203. Este programa possui várias guias, também conhecidas como orelhas, que

Leia mais

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Fevereiro de 2018 Informações gerais sobre o processo de inscrição

Leia mais

Sumário. Arquivos de portal - Bin...2. Extrato de Vendas (Geração de arquivo e download) - Bin...3

Sumário. Arquivos de portal - Bin...2. Extrato de Vendas (Geração de arquivo e download) - Bin...3 Sumário Arquivos de portal - Bin...2 Extrato de Vendas (Geração de arquivo e download) - Bin...3 Extrato de Pagamentos (Geração de arquivo e download) - Bin...5 Extrato de Ajustes e Chargebacks (Geração

Leia mais

Guia de Orientações Gerais Curso Código de Conduta

Guia de Orientações Gerais Curso Código de Conduta Guia de Orientações Gerais Curso Código de Conduta Curso: Código de Conduta Modalidade: Educação a Distância (EAD) Carga horária: 4 horas Conteúdo: O curso virtual é composto por conteúdo teórico, apresentado

Leia mais

MANUAL DO PORTAL ALUNO

MANUAL DO PORTAL ALUNO MANUAL DO PORTAL ALUNO http://portal.ibta.edu.br Sumário 1. Acesso... 3 1.1. Esqueci Minha Senha... 4 2. Contexto... 7 2.1. Alterar Contexto... 8 3. Contrato / Comunicados... 9 4. Menu Acadêmico... 10

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalho de Conclusão de Curso Trabalho de Conclusão de Curso Passo a passo para uso da ferramenta de orientação do TCC (Portal AVA) Guia do Aluno Todo processo de orientação do Trabalho de Conclusão de Curso TCC é feito através do

Leia mais

<<Portal Toyota>> <<MANUAL DE INSTRUÇÕES>> Manual de Instruções Portal Financeiro

<<Portal Toyota>> <<MANUAL DE INSTRUÇÕES>> Manual de Instruções Portal Financeiro Manual de Instruções Portal Financeiro 1 Sobre este Manual... 3 Pré - requisitos... 3 Como Acessar... 3 1. ID - Identificação... 4 2. Usuário... 4 3. Senha...

Leia mais

MANUAL DO SOFTWARE SPYLINK ANDROID

MANUAL DO SOFTWARE SPYLINK ANDROID MANUAL DO SOFTWARE SPYLINK ANDROID 1º PASSO >> configuração do google >> Segurança >> Verificar ameaças a segurança >> desmarcar ameaças a segurança 2º PASSO - para instalar o software no sistema android

Leia mais

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento SEBRAE-GO 1 Sumário Introdução... 3 1) Acesso ao Sistema... 4 1.1. LOGIN... 4 1.2. ALTERAR SENHA... 7 1.3. RECUPERAR SENHA...

Leia mais

COMO ACESSAR UMA LICITAÇÃO PÚBLICA FORNECEDOR NÃO CADASTRADO

COMO ACESSAR UMA LICITAÇÃO PÚBLICA FORNECEDOR NÃO CADASTRADO COMO ACESSAR UMA LICITAÇÃO PÚBLICA FORNECEDOR NÃO CADASTRADO Objetivo: Este tópico possibilita que uma empresa fornecedora não cadastrada no Portal Petronect localize as oportunidades públicas divulgadas

Leia mais

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 2.0

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 2.0 MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS Versão 2.0 1 Atenção Siga cuidadosamente todas as orientações deste Manual durante o processo de inscrição online >> 1º Passo: Acessar o SalicWeb Para inscrever

Leia mais

Manual do Fornecedor

Manual do Fornecedor Manual do Fornecedor Índice Cadastrando-se no ME Reset de Senha Conhecendo a Plataforma Cotação Pedidos Item Pedido Como se cadastrar Como resetar a senha Como navegar Alterando dados cadastrais Acessando

Leia mais