PROCESSO DISCIPLINAR DEMOLAY (CONFIDENCIAL)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROCESSO DISCIPLINAR DEMOLAY (CONFIDENCIAL)"

Transcrição

1 PROCESSO DISCIPLINAR DEMOLAY (CONFIDENCIAL) GOIÂNIA GOIÁS 2012

2 DEMOLAY GO PROCESSO N /2011 DENUNCIANTE(S): DENUNCIADO(S): ASSUNTO(S):. GOIÂNIA GOIÁS 2012

3 Procedimento constante no Código de Ética e Disciplina (CED) DeMolay, Arts. 21 ao 25, Arts. 28 ao 31 e Arts. 45 ao 46. É de se observar que a Ordem DeMolay é uma Associação regida não somente pelo estatuto, mas por regras contidas em nosso Código Civil de 2002, em seus Arts. 53 ao 60, em que prevê uma série de regras para a criação, manutenção e extinção de uma associação. Uma associação é constituída pela união de pessoas que se organizam para fins não econômicos, inteligência do Art. 53 do Código Civil brasileiro de Vejamos o Art. 57 do Código Civil brasileiro de 2002: Art. 57. A exclusão do associado só é admissível havendo justa causa, assim reconhecida em procedimento que assegure direito de defesa e de recurso, nos termos previstos no estatuto. (Vade Mecum. I - Pinto, Antonio Luiz de Toledo; II - Windt, Márcia Cristina Vaz dos Santos; III Céspedes, Lívia. 9. Ed. Atualizada e ampliada São Paulo SP: saraiva ). Convidamos o leitor a ler a redação dada pelo Art. 5 0, inciso LV da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a saber: Art.5 0. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança, e à propriedade, nos termos seguintes:... LV aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;... (Vade Mecum. I - Pinto, Antonio Luiz de Toledo; II - Windt, Márcia Cristina Vaz dos Santos; III Céspedes, Lívia. 9. Ed. Atualizada e ampliada São Paulo SP: saraiva ).

4 É de se observar que tanto no Código Civil de 2002, quanto em nossa Carta Magna (Constituição Federal de 1988), faz menções bem claras sobre o princípio da ampla defesa e do contraditório. Para a exclusão de um associado deverá existir um procedimento que assegure o direito de defesa e recurso ao possível acusado, caso contrário, a associação poderá sofrer uma ação judicial e ao final ter sua decisão anulada pelo Poder Judiciário. A Ordem DeMolay é uma associação organizada e prima por sua excelência, principalmente no que tange a sua parte jurídica, possuindo normas que regem as mais variadas situações, a pensar, o nosso Código de Ética e Disciplina (CED.) em que tipifica condutas e traça sanções para quem as infringir. Neste contexto passemos a analisar o procedimento do processo disciplinar contido no Código de Ética e Disciplina da Ordem DeMolay.

5 1 0 Passo: Denúncia direcionada ao Conselho Consultivo. Qualquer pessoa pode oferecer denúncia. Deverá o denunciante assinar ao final da denúncia, apresentar todos os documentos que possuir e entender necessário para provar o alegado, assim como os nomes de todas as testemunhas que queira apresentar. (Art. 28, 1 0 e 2 0 do CED.). Modelo de Denúncia Ilustríssimos Membros do Conselho Consultivo do Capítulo da Cidade de Goiás. Nome completo do denunciante e suas qualificações (qualificações: brasileiro, menor ou maior, residente e domiciliado na rua..., DeMolay ativo do Capítulo...), vem respeitosamente DENUNCIAR, nos termos do art. 28, 1 0 e 2 0 do CED, o DeMolay Nome completo do denunciado e suas qualificações (qualificações: brasileiro, menor ou maior, residente e domiciliado na rua..., DeMolay ativo do Capítulo...), pelos fatos, provas e fundamentos a seguir. DOS FATOS Narra aqui todos os fatos ligados a infração, assim como fazer menções as provas disponíveis. (Não é preciso citar artigos da lei, haja vista que o Conselho Consultivo saberá enquadrar o fato ilícito à norma legal, mas nada impede que o denunciante faça o enquadramento).

6 DO PEDIDO Solicito ao Conselho consultivo que seja instaurado processo disciplinar para averiguar a possível infração. Solicito provar o alegado por todos os meios de provas existentes. Solicito que seja citado, intimado ou notificado o denunciado para querendo, apresentar defesa, assim como as provas que entenda ser adequadas. Solicito que ao final, se assim entender o Conselho Consultivo, seja o denunciado sentenciado na medida de sua infração conforme as modalidades: Advertência; Suspensão e Exclusão, atendendo assim o disposto nos arts. 14 ao 20 do CED. Termos em que pede e espera deferimento. Goiânia Goiás, 23 de setembro de DENUNCIANTE (assinatura) Anexos: sessão de julgamento. Provas documentais, rol das testemunhas que se apresentarão na

7 2 0 Passo: Recebida a denúncia, o Conselho Consultivo se reunirá em um prazo máximo de 10 dias para decidir se instaura ou não o processo disciplinar. Caso não seja instaurado, será notificado o denunciante e o denunciado. Caso seja instaurado, ambos serão notificado do despacho instaurador, conforme os passos a seguir. Art. 29, CED.. Modelo de Despacho instaurador Processo N /2001 Denunciante: Denunciado: DESPACHO Visto. Em conformidade aos fatos e as provas apresentadas, determinamos, na forma do Art. 29, CED., a instauração do processo disciplinar para o fim de apurar possíveis irregularidades do denunciado. Este Processo Disciplinar tramitará, na forma do Art. 21, 1 0, CED., em SIGILO até seu término. em seguida será colocado um dos 2 cite-se. Cite-se somente o denunciado, na forma do Art. 30, 2 0, CED., para comparecer em AUDIÊNCIA ESPECIAL a ser realizada na data / /, hora, local:. (este dispositivo somente será posto em caso em que o Conselho Consultivo entenda ser caso de SUSPENSÃO PREVENTIVA no prazo máximo de 40 dias. Este dispositivo será explicado no 3 0 PASSO.) Cite-se o denunciado, na forma do Art. 30, 1 0, CED., devidamente acompanhado de seu representante legal se menor ou, se maior, caso queira, um maçom ou um parente masculino, para querendo, apresentar

8 defesa escrita, provas documentais e testemunhas na sessão de julgamento que ocorrerá na data / /, hora, local:. Segue em anexo a denuncia juntamente com todas as provas. (será explicado no 4 0 passo). Intime-se o Denunciante, na forma do Art. 30, CED., para comparecer a sessão de julgamento, juntamente com as testemunhas, a ser realizada na data / /, hora, local:. (será explicado no 4 0 passo). Goiânia Goiás, 23 de março de Assinatura do Presidente do Conselho Consultivo, do secretário, do consultor, assim como a assinatura de todos os membros do Conselho que compareceram a reunião.

9 3 0 Passo: Notificará o denunciado em um prazo máximo de 5 dias para comparecer em AUDIÊNCIA ESPECIAL, onde será ouvido e registrado seu depoimento. Nesta audiência, o Conselho Consultivo decidirá SUSPENDER PREVENTIVAMENTE ou não o denunciado, conforme art. 30, 2 0, CED, por um prazo de máximo de 40 dias, pois na forma do Art. 15, 5 0, não é permitida a suspensão por tempo indeterminado. Vale lembrar que caso a decisão final do Conselho Consultivo seja pela EXPULSÃO do DeMolay, citamos a inteligência do Art.46, CED., que narra que o denunciado ficará SUSPENSO até a decisão final proferida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para República Federativa do Brasil. O denunciado será informado sobre a acusação, onde prestará seu depoimento, respondendo perguntas pertinentes ao assunto. Isto ocorrerá para o intuito de apurar informações necessárias para decretar a suspensão temporária do denunciado pelo prazo de 40 dias. O Conselho Consultivo decidirá pela suspensão ou não. O denunciado sairá desta audiência intimado da decisão e do comparecimento a sessão de julgamento que ocorrerá 30 dias a contar desta audiência especial. Será dado ao denunciado cópia do processo para querendo, apresentar defesa escrita, testemunhas, prova documental na data, hora e local previamente marcado para a sessão de julgamento.

10 4 0 Passo: Feita a Audiência Especial, o Conselho Consultivo providenciará, na forma do Art. 30 do CED., a intimação do denunciante com a mesma data, hora e local, do denunciado para comparecer à sessão de julgamento, munido de testemunhas, se necessário. Caso não tenha ocorrido a Audiência Especial, será citado o denunciado para oferecer defesa escrita no prazo de 30 dias a contar da data da instauração do processo disciplinar, assim como apresentar as provas que entenda ser cabíveis. Será intimado também o denunciante para comparecer juntamente com as testemunhas, caso tenha, na mesma data, hora e local para sessão de julgamento, onde talvez será proferido decisão final. 5 0 Passo: Na audiência, será registrado na ATA da sessão de julgamento, os depoimentos, perguntas e respostas. Toda sessão será presidida pelo Presidente do Conselho Consultivo, pessoa esta responsável pelo andamento dos trabalhos. A decisão, nos termos do Art. 21, 3 0, CED, deverá ser fundamentada nos artigos constantes no CED da Ordem DeMolay Brasileira. 6 0 Passo: O Conselho Consultivo poderá proferir decisão final assim que colher todos os depoimentos e provas, ou caso não tenha passado 40 dias da decretação da suspensão preventiva, quando decretada, ou 45 dias contados da data de instauração do Processo Disciplinar, quando não decretada a suspensão preventiva, proferir Decisão Final no restante que falta para completar estes prazos máximos. (vide arts. 30, 2 0, 31, 21, 2 0, CED).

11 Modelo de Sentença Nome do acusado completo, já devidamente qualificado nos autos deste processo de N 0 001/2011, foi devidamente acusado por nome do denunciante, já qualificado neste processo disciplinar, pela infração tal... juntados) (Aqui o julgador narrará os fatos, depoimentos e documentos É o relatório. DECIDO. (Aqui o julgador irá tipificar o fato a norma legal DeMolay, ou seja, irá informar em quais artigos da lei o DeMolay infringiu, conforme o fato praticado.) DA DECISÃO FINAL. (Aqui o julgador irá decidir entre as 3 modalidades de sanções disciplinares: I Advertência; II Suspensão e III Exclusão). Bela Vista Goiás, 23 de setembro de Consultivo. Assinatura do Presidente, secretário e Consultor do Conselho

12 7 0 Passo: Notificar o denunciante e o denunciado da decisão final. Isto ocorrerá no dia da sessão de julgamento, ou em outro dia previamente marcado no final da sessão. Será informado na notificação que todo o processo disciplinar irá ser remetido para o Grande Conselho Estadual GO e que os mesmo, tanto o denunciado quanto o denunciante terão o prazo de 10 dias para interpor recurso ao Grande Conselho Estadual GO, conforme ensina os Art. 31, único e Art. 32, CED.. OBS s.: Toda a comunicação que for feita, deverá ser por correio com aviso de recebimento (AR), ou caso seja na presença do denunciante ou denunciado, deverá ser entregue o documento em mãos e uma cópia deste documento deve conter a assinatura de quem recebeu com data e hora. Esta cópia deve constar no processo. Conforme o Art. 45, 1 0, CED, em todas as decisões do Conselho Consultivo que versam sobre expulsão de Membro da Ordem DeMolay, caberá recurso para o Grande Conselho Estadual Go.

AULA 31 ÉTICA MÉDICA

AULA 31 ÉTICA MÉDICA AULA 31 ÉTICA MÉDICA Artigo 1º As sindicâncias e os processos éticoprofissionais nos Conselhos de Medicina serão regidos por este Código e tramitarão em sigilo processual. A competência para apreciar e

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 31 ÉTICA MÉDICA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 31 ÉTICA MÉDICA AULA 31 ÉTICA MÉDICA 1 Artigo 1º As sindicâncias e os processos éticoprofissionais nos Conselhos de Medicina serão regidos por este Código e tramitarão em sigilo processual. 2 A competência para apreciar

Leia mais

CÓDIGO DE PROCESSO ÉTICO-DISCIPLINAR NEUROVASC-PB

CÓDIGO DE PROCESSO ÉTICO-DISCIPLINAR NEUROVASC-PB 1 CÓDIGO DE PROCESSO ÉTICO-DISCIPLINAR NEUROVASC-PB OBJETIVO Apresentar as normas de atuação, com total independência, do Conselho Ético e Técnico da NEUROVASC-PB, dentro das competências de instrução

Leia mais

MINUTA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

MINUTA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS MINUTA REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE ÉTICA DO SINDICATO NACIONAL DOS TÉCNICOS DE NÍVEL SUPERIOR DAS INSTITUIÇÕES ATENS SINDICATO NACIONAL 1 CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - Este Regimento regula

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº 77, DE 14 DE SETEMBRO DE 2004

CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº 77, DE 14 DE SETEMBRO DE 2004 CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº 77, DE 14 DE SETEMBRO DE 2004 Regulamenta o artigo 8º da Lei Complementar nº 75, de 20 de maio de 1993, disciplinando, no âmbito do Ministério

Leia mais

O Reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul, no uso de suas atribuições legais, e tendo em vista a decisão do Conselho Universitário,

O Reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul, no uso de suas atribuições legais, e tendo em vista a decisão do Conselho Universitário, REITORIA RESOLUÇÃO Nº 31, de 03 de setembro de 1998. Institui procedimentos administrativos para a apuração e responsabilização de infrações disciplinares do corpo docente, discente e técnico-administrativo

Leia mais

RESOLUÇÃO DE DIRETORIA PROCEDIMENTO DISCIPLINAR

RESOLUÇÃO DE DIRETORIA PROCEDIMENTO DISCIPLINAR 1 RESOLUÇÃO DE DIRETORIA PROCEDIMENTO DISCIPLINAR A Diretoria Executiva do Londrina Country Club, sob delegação do Estatuto Social, em seu art. 57, inciso o, e de acordo com o estabelecido no Capítulo

Leia mais

Documento elaborado pela CEP/CRF-GO Gestão 2018/2019

Documento elaborado pela CEP/CRF-GO Gestão 2018/2019 Documento elaborado pela CEP/CRF-GO Gestão 2018/2019 Versão: 0.0. Data:25.07.2018 1- Recebi uma convocação do CRF-GO para comparecer em Sessão de Oitiva de Processo Ético Disciplinar (PED). O que isto

Leia mais

Anexo II Procedimento Disciplinar dos Alunos. Anexo II PROCEDIMENTO DISCIPLINAR DE ALUNOS. (Capítulo IV da Lei n.º 51/2012, de 05 de setembro)

Anexo II Procedimento Disciplinar dos Alunos. Anexo II PROCEDIMENTO DISCIPLINAR DE ALUNOS. (Capítulo IV da Lei n.º 51/2012, de 05 de setembro) Anexo II PROCEDIMENTO DISCIPLINAR DE ALUNOS (Capítulo IV da Lei n.º 51/2012, de 05 de setembro) 1 TRAMITAÇÃO DO PROCEDIMENTO DISCIPLINAR (artigo 30.º da Lei n.º 51/2012, de 05 de Setembro) (O procedimento

Leia mais

No procedimento investigatório criminal serão observados os direitos e garantias individuais consagrados

No procedimento investigatório criminal serão observados os direitos e garantias individuais consagrados No procedimento investigatório criminal serão observados os direitos e garantias individuais consagrados na Constituição da República Federativa do Brasil, aplicando-se, no que couber, as normas do Código

Leia mais

A REGULAMENTAÇÃO DA LEI ANTICORRUPÇÃO NO ÂMBITO DO ESTADO DE SÃO PAULO DECRETO n , DE LEVI DE MELLO

A REGULAMENTAÇÃO DA LEI ANTICORRUPÇÃO NO ÂMBITO DO ESTADO DE SÃO PAULO DECRETO n , DE LEVI DE MELLO Seminário: A NOVA LEI ANTICORRUPÇÃO 05 de fevereiro de 2014 São Paulo - SP A REGULAMENTAÇÃO DA LEI ANTICORRUPÇÃO NO ÂMBITO DO ESTADO DE SÃO PAULO DECRETO n. 60.106, DE 29.01.14 LEVI DE MELLO CORREGEDORIA

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale PRÁTICA Prática Caso: Após uma discussão, na porta de sua residência, com o vizinho João de Souza, José da Silva efetuou disparos de arma de fogo (a qual tinha o regular

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Dos Prazos Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DOS PRAZOS Seção I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 218. Os atos processuais serão realizados

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV AULA DIA 18/05 Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com DIREITO PROCESSUAL PENAL IV 2.3 PROCEDIMENTO DA LEI DE DROGAS (Lei 11.343/06) - Procedimento Previsto nos artigos 54 a 59 da

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA APURAÇÃO DE IRREGULARIDADES

PROCEDIMENTOS PARA APURAÇÃO DE IRREGULARIDADES PROCEDIMENTOS PARA APURAÇÃO DE IRREGULARIDADES INTRODUÇÃO SINDICÂNCIA DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES PROCEDIMENTOS FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR DEFINIÇÃO

Leia mais

LEI Nº 7394/93 O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. CAPÍTULO I DOS CONSELHEIROS TUTELARES

LEI Nº 7394/93 O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. CAPÍTULO I DOS CONSELHEIROS TUTELARES LEI Nº 7394/93 Altera a Lei nº 6787/91, cria funções populares providas mediante cargos em comissão, mecanismos de controle, funcionamento e organização interna dos conselhos Tutelares e dá outras providências.

Leia mais

MANUAL PARA INSTAURAÇÃO E TRAMITAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS CETIP S.A. MERCADOS ORGANIZADOS CNPJ Nº / NIRE

MANUAL PARA INSTAURAÇÃO E TRAMITAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS CETIP S.A. MERCADOS ORGANIZADOS CNPJ Nº / NIRE MANUAL PARA INSTAURAÇÃO E TRAMITAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS CETIP S.A. MERCADOS ORGANIZADOS CNPJ Nº 09.358.105/0001-91 NIRE 33.300.285.601 Manual CAPÍTULO I DO OBJETIVO Artigo 1º Fica instituído

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (03/09/2018). Princípios diretores

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (03/09/2018). Princípios diretores CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (03/09/2018). Princípios Diretores. Segundo Pontes de Miranda os princípios formam as bases das

Leia mais

Instrução Normativa nº 01/2012

Instrução Normativa nº 01/2012 Instrução Normativa nº 01/2012 Institui o Regulamento do Processo Administrativo Disciplinar no âmbito da COOPEND. O Presidente da Cooperativa de Endoscopia do Ceará Ltda. COOPEND, no uso de suas atribuições

Leia mais

PROCEDIMENTOS DISCIPLINARES DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE SP

PROCEDIMENTOS DISCIPLINARES DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE SP PROCEDIMENTOS DISCIPLINARES DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE SP www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. DISPOSIÇÕES GERAIS - SINDICÂNCIA E PROCESSO ADMINISTRATIVO... 4 2. SINDICÂNCIA X PROCESSO ADMINISTRATIVO...7 3.

Leia mais

TJ - SP Direito Administrativo Estatuto dos Funcionários Públicos GIULIANO MENEZES

TJ - SP Direito Administrativo Estatuto dos Funcionários Públicos GIULIANO MENEZES TJ - SP Direito Administrativo Estatuto dos Funcionários Públicos GIULIANO MENEZES 1. Extingue-se a punibilidade pela prescrição da falta sujeita à pena a) de repreensão, suspensão ou multa, em 2 (dois)

Leia mais

Prefeitura Municipal de Jussari publica:

Prefeitura Municipal de Jussari publica: Prefeitura Municipal de Jussari 1 Segunda-feira Ano X Nº 757 Prefeitura Municipal de Jussari publica: Decreto Nº 101 de 22 de Junho de 2017-Ementa: Altera a redação do Decreto nº 090/2017, na parte que

Leia mais

3.2 Do processo administrativo disciplinar poderá resultar: I arquivamento do processo; II Suspensão por mais de 30 (trinta) dias; III Demissão.

3.2 Do processo administrativo disciplinar poderá resultar: I arquivamento do processo; II Suspensão por mais de 30 (trinta) dias; III Demissão. Regulamento Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar 1 - Instauração 1.1 A instauração do processo administrativo disciplinar cabe ao Presidente do Conselho Federal de Odontologia e ocorre

Leia mais

Estatuto do Aluno e Ética Escolar (EAEE) PROCEDIMENTO DISCIPLINAR

Estatuto do Aluno e Ética Escolar (EAEE) PROCEDIMENTO DISCIPLINAR Estatuto do Aluno e Ética Escolar (EAEE) Lei n.º 51/2012, de 5 de setembro 1 PROCEDIMENTO DISCIPLINAR Não dispensa a leitura da Lei. FASES (O QUÊ?) QUEM COMO EM QUE SITUAÇÕES QUANDO/ QUANTO PARTICIPAÇÃO*

Leia mais

REGULAMENTO DO COMITÊ DE ÉTICA

REGULAMENTO DO COMITÊ DE ÉTICA REGULAMENTO DO COMITÊ DE ÉTICA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art. 1º O Comitê de Ética, órgão colegiado de natureza auxiliar e consultivo da Diretoria Executiva e do Conselho de Administração do Instituto dos

Leia mais

Direito Processual Penal. Aula demonstrativa. Prof. Aurélio Casali

Direito Processual Penal. Aula demonstrativa. Prof. Aurélio Casali Direito Processual Penal Aula demonstrativa Prof. Aurélio Casali 1 (SEJUS/PI 2017) Quanto a lei processual no tempo, marque a alternativa CORRETA. a) Um processo que tiver sido encerrado sob a vigência

Leia mais

RESOLVE: Art. 1º- Funcionará como denunciante perante o CRM/PA o paciente, desde que maior de idade e em pleno exercício de sua capacidade civil.

RESOLVE: Art. 1º- Funcionará como denunciante perante o CRM/PA o paciente, desde que maior de idade e em pleno exercício de sua capacidade civil. RESOLUÇÃO CRMPA Nº 14/2012 O CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DO PARÁ, no uso de suas atribuições que lhe confere a Lei nº 3.268, de 30 de setembro de 1957, regulamentada pelo Decreto nº 44.045,

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática. Professor: Rodrigo J. Capobianco

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática. Professor: Rodrigo J. Capobianco PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática Professor: Rodrigo J. Capobianco PRÁTICA * Análise prévia de crimes contra a honra Honra Calúnia Difamação Injúria Queixa-Crime Queixa-Crime Quando

Leia mais

De olhinho nas questões da DPE acerca de procedimentos no Processo Penal Parte I

De olhinho nas questões da DPE acerca de procedimentos no Processo Penal Parte I De olhinho nas questões da DPE acerca de procedimentos no Processo Penal Parte I Curso Popular de Formação de Defensores (as) Públicos (as) do Estado de SP. Daiane Ayumi Kassada (DPE/DF 2013). No processo

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 18, DE 30 DE ABRIL DE 2014

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 18, DE 30 DE ABRIL DE 2014 RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 18, DE 30 DE ABRIL DE 2014 (Alterada pelas Resoluções Normativas nº 22/2015, 23/2016, 26/2018 e 28/2018) Estabelece os procedimentos aplicáveis ao pedido e tramitação da solicitação

Leia mais

CONTRADITÓRIO E AMPLA DEFESA E SUAS RESPECTIVAS DIFERENÇAS

CONTRADITÓRIO E AMPLA DEFESA E SUAS RESPECTIVAS DIFERENÇAS CONTRADITÓRIO E AMPLA DEFESA E SUAS RESPECTIVAS DIFERENÇAS RESUMO: Este artigo tem como objetivo discorrer o assunto sobre Contraditório e Ampla Defesa, estes temas serão analisados em aspectos fundamentais

Leia mais

PRINCÍPIO = começo; ideia-síntese

PRINCÍPIO = começo; ideia-síntese PRINCÍPIOS INFORMADORES DO DIREITO PROCESSUAL PENAL PRINCÍPIO = começo; ideia-síntese os princípios da política processual de uma nação não são outra coisa senão os segmentos de sua política (ética) estatal

Leia mais

PARTIDO SOLIDARIEDADE CÓDIGO DE ÉTICA. Capítulo I DO OBJETO E DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

PARTIDO SOLIDARIEDADE CÓDIGO DE ÉTICA. Capítulo I DO OBJETO E DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES PARTIDO SOLIDARIEDADE CÓDIGO DE ÉTICA Capítulo I DO OBJETO E DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O presente Código de Ética é norma de aplicação para todos os filiadosdo Partido SOLIDARIEDADE, bem como,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PORTARIA Nº ****, de ** de ***** de 2011. *****/**-** Nº do processo A Pró-Reitora de Gestão de Pessoas e Assuntos Estudantis, no uso de suas atribuições, Resolve: A) Determinar a instauração de Sindicância/PAD,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS IBN MUCANA ANO LETIVO 2017/2018 MINUTAS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS IBN MUCANA ANO LETIVO 2017/2018 MINUTAS ANO LETIVO 2017/2018 S M0/M30 M0 - Pedido de abertura de processo disciplinar M1 Capa do processo M2 Autuação M3 Instauração do Processo Disciplinar M8 Início de Atividade M9 Termo de Compromisso de Honra

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR... DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR... DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR... DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE......... (nome completo),... (nacionalidade),... (estado civil), Advogado devidamente inscrito na Ordem dos Advogados do

Leia mais

CREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Comissão Permanente de Ética Profissional do CREA-SP 2011

CREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Comissão Permanente de Ética Profissional do CREA-SP 2011 CREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO Comissão Permanente de Ética Profissional do CREA-SP 2011 Gerente GEAT Eng. Prod. Metal. André Luiz de Campos Pinheiro

Leia mais

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal - Decreto nº 6.029/07 Parte 2. Prof.

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal - Decreto nº 6.029/07 Parte 2. Prof. ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal - Parte 2 Prof. Denis França Art. 8º Compete às instâncias superiores dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal,

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 04, DE 07 DE MAIO DE 2015.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 04, DE 07 DE MAIO DE 2015. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 04, DE 07 DE MAIO DE 2015. Estabelece o fluxo dos Processos Administrativos e Sindicâncias no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Leia mais

Doença incapacitante para o exercício da Medicina - Resolução: 1646 de 09/8//2002

Doença incapacitante para o exercício da Medicina - Resolução: 1646 de 09/8//2002 Doença incapacitante para o exercício da Medicina - Resolução: 1646 de 09/8//2002 Ementa: Regulamenta o procedimento administrativo na apuração de doença incapacitante para o exercício da Medicina. Fonte:

Leia mais

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 02

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 02 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana 1-) Conti. Petição inicial: a) Revisão da aula anterior: Há quatro procedimentos importantes, sendo

Leia mais

DISPOSIÇÕES PENAIS. CRIMES ELEITORAIS São todas condutas que, durante o

DISPOSIÇÕES PENAIS. CRIMES ELEITORAIS São todas condutas que, durante o CRIMES ELEITORAIS São todas condutas que, durante o processo eleitoral atingem ou maculam a liberdade do direito ao voto, os procedimentos das atividades eleitorais, desde o alistamento até a diplomação

Leia mais

RESOLUÇÃO CFN N.º 194/97

RESOLUÇÃO CFN N.º 194/97 RESOLUÇÃO CFN N.º 194/97 DISPÕE SOBRE O FUNCIONAMENTO DE COMISSÃO DE SINDICÂNCIA E DE INQUÉRITO NO ÂMBITO DOS CONSELHOS FEDERAL E REGIONAIS DE NUTRICIONISTAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O Conselho Federal

Leia mais

Ofício nº 873 (SF) Brasília, em 22 de agosto de 2017.

Ofício nº 873 (SF) Brasília, em 22 de agosto de 2017. Ofício nº 873 (SF) Brasília, em 22 de agosto de 2017. A Sua Excelência o Senhor Deputado Giacobo Primeiro-Secretário da Câmara dos Deputados Assunto: Projeto de Lei do Senado à revisão. Senhor Primeiro-Secretário,

Leia mais

Regulamento Disciplinar

Regulamento Disciplinar Regulamento Disciplinar Artigo 1º A existência do Regulamento Disciplinar constitui uma obrigação em conformidade com o disposto no Artigo 13º dos Estatutos. Artigo 2º Objeto O presente Regulamento estabelece

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Comissão Processante Permanente

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Comissão Processante Permanente Procedimentos Operacionais CPP Procedimento Técnico CPAD 38 Prescrição dos Processos 1) Objetivo Relatar as regras relativas à prescrição dos procedimentos disciplinares. 2) Procedimento A prescrição é

Leia mais

SUMÁRIO OBRAS DO AUTOR PARTE I O PROCESSO ADMINISTRATIVO NA DOUTRINA

SUMÁRIO OBRAS DO AUTOR PARTE I O PROCESSO ADMINISTRATIVO NA DOUTRINA SUMÁRIO APRESENTAÇÃO À 7." EDIÇÃO...................................... 5 APRESENTAÇÃO À 3." EDIÇÃO............................................ 9 APRESENTAÇÃO À L a EDIÇÃO........................ 13 OBRAS

Leia mais

Direito Penal. Lei nº /2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 3. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Lei nº /2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 3. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Lei nº 11.340/2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 3. Prof.ª Maria Cristina TÍTULO IV - DOS PROCEDIMENTOS CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 13. Ao processo, ao julgamento

Leia mais

SESSÃO DE ESTUDOS APURAÇÃO PELIMINAR SUPERVISORA: APARECIDA ANTONIA DEMAMBRO

SESSÃO DE ESTUDOS APURAÇÃO PELIMINAR SUPERVISORA: APARECIDA ANTONIA DEMAMBRO SESSÃO DE ESTUDOS APURAÇÃO PELIMINAR SUPERVISORA: APARECIDA ANTONIA DEMAMBRO Com a advento da Lei Complementar 942/03, que alterou a Lei 10.261/68, a competência para realização de sindicância saiu da

Leia mais

BREVE FORMULÁRIO SOBRE PROCEDIMENTO DISCIPLINAR DE ALUNOS

BREVE FORMULÁRIO SOBRE PROCEDIMENTO DISCIPLINAR DE ALUNOS BREVE FORMULÁRIO SOBRE PROCEDIMENTO DISCIPLINAR DE ALUNOS (Capítulo IV da Lei n.º 51/2012, de 05 de setembro) INTRODUÇÃO O presente formulário pretende ser um breve instrumento de apoio, contendo minutas

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Instrução Normativa REITORIA nº 01, de 07 de janeiro de

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal 01- Analise as assertivas a seguir: I. A incomunicabilidade, que não excederá de dez dias, será decretada por despacho fundamentado do Juiz, a requerimento da autoridade policial,

Leia mais

TJ-BA. Noções de Direito Processual Penal. Prof. Guilherme Rittel

TJ-BA. Noções de Direito Processual Penal. Prof. Guilherme Rittel TJ-BA Noções de Direito Processual Penal Prof. Guilherme Rittel ATOS DE COMUNICAÇÃO Caso o réu não apresente resposta: Art. 366. Se o acusado, citado por edital, não comparecer, nem constituir advogado,

Leia mais

AÇÃO PENAL PÚBLICA INCODICIONADA

AÇÃO PENAL PÚBLICA INCODICIONADA AÇÃO PENAL PÚBLICA INCODICIONADA * Vita Solange Juvêncio ** Vânia Maria Bemfica Guimarães Pinto Coelho * Resumo A ação penal pública incondicionada é caracterizada quando seu exercício não depende de manifestação

Leia mais

PORTARIA MJ 362, DE

PORTARIA MJ 362, DE PORTARIA MJ 362, DE 01.03.2016 Dispõe sobre critérios e os procedimentos a serem observados para pedidos de credenciamento, seu processamento, manutenção, cancelamento e perda de qualificações e autorizações

Leia mais

TRIBUNAL MUNICIPAL MUNICIPAL COURT

TRIBUNAL MUNICIPAL MUNICIPAL COURT Poder Judiciário de Nova Jersey New Jersey Judiciary TRIBUNAL MUNICIPAL MUNICIPAL COURT SEU DIA NO TRIBUNAL Your Day In Court Portuguese Seus direitos como réu nos Tribunais Municipais do Estado de Nova

Leia mais

Ofício GP/PSTC Nº 011/2016 Itapemirim-ES, 25 de janeiro de 2016.

Ofício GP/PSTC Nº 011/2016 Itapemirim-ES, 25 de janeiro de 2016. Ofício GP/PSTC Nº 011/2016 Itapemirim-ES, 25 de janeiro de 2016. Ao Excelentíssimo Vereador Waldemir Pereira Gama Presidente da CP 1031/2015 NESTA Assunto: Informações sobre o rito do Decreto-Lei 201/1967

Leia mais

CÓDIGO PENAL CÓDIGO DE PROCESSO PENAL

CÓDIGO PENAL CÓDIGO DE PROCESSO PENAL LEI E PROCESSO CÓDIGO PENAL CÓDIGO DE PROCESSO PENAL 2018 6ª Edição Atualização nº 2 CÓDIGO PENAL CÓDIGO DE PROCESSO PENAL Atualização nº 2 EDITOR EDIÇÕES ALMEDINA, S.A. Rua Fernandes Tomás nºs 76, 78,

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Parte X Prof. Francisco Saint Clair Neto DECRETO Nº 2.181, DE 20 DE MARÇO DE 1997. SEÇÃO IV Da Instauração do Processo Administrativo por Autoridade Competente Ato de Art. 39. O processo

Leia mais

Das partes. O juiz. Outros atos processuais (auxiliares da Justiça e terceiros)

Das partes. O juiz. Outros atos processuais (auxiliares da Justiça e terceiros) Das partes. O juiz. Outros atos processuais (auxiliares da Justiça e terceiros) O OBJETIVO DESSE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SERÁ A APRESENTAÇÃO DOS ATOS PROCESSUAIS DAS PARTES, DO JUIZ E DOS DEMAIS

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS DR. JOÃO AMORIM

CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS DR. JOÃO AMORIM Regulamento Interno Código: RI.GC.GR.EST.001 Governança Corporativa Versão: 001 Gestão de Relacionamento Data da Emissão: Estratégia 28/08/2015 Comitê de Governança CAPITULO I DA FINALIDADE Art. 1º O presente

Leia mais

Código de Ética e Disciplina dos Auditores da Justiça Desportiva do Futebol. O PRESIDENTE DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Código de Ética e Disciplina dos Auditores da Justiça Desportiva do Futebol. O PRESIDENTE DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA STJD Resolução nº. 003, de 05 setembro de 2014: Institui o Código de Ética e Disciplina dos Auditores da Justiça Desportiva do Futebol. O PRESIDENTE DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA TIÇA, no uso de suas

Leia mais

ESPORTE CLUBE PINHEIROS REGIMENTO PROCESSUAL DISCIPLINAR

ESPORTE CLUBE PINHEIROS REGIMENTO PROCESSUAL DISCIPLINAR ESPORTE CLUBE PINHEIROS REGIMENTO PROCESSUAL DISCIPLINAR Aprovado na 410ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo, de 30 de outubro de 1995, nos termos da Resolução 16/95, com alterações introduzidas

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Executivo Responsabilidade do Presidente da República e Lei nº 1.079 de 1950 (Crimes de Responsabilidade) Parte 1. Profª. Liz Rodrigues - Responsabilidade do Presidente da

Leia mais

POLÍTICA DE TRATAMENTO DE DENÚNCIAS EMAM ASFALTOS E EMAM LOGÍSTICA

POLÍTICA DE TRATAMENTO DE DENÚNCIAS EMAM ASFALTOS E EMAM LOGÍSTICA POLÍTICA DE TRATAMENTO DE DENÚNCIAS EMAM ASFALTOS E EMAM LOGÍSTICA 1 1. OBJETIVO A presente Política visa estabelecer os procedimentos para o Tratamento das Denúncias recebidas pela EMAM ASFALTOS ( EMAM

Leia mais

Profa. Adriana Rodrigues

Profa. Adriana Rodrigues Profa. Adriana Rodrigues Atos acontecimentos voluntários praticados no curso do processo e dependem de manifestação dos sujeitos do processo Termo redução escrita, ou gráfica, de certos atos processuais

Leia mais

DECRETO Nº DE 24 DE OUTUBRO DE 2014

DECRETO Nº DE 24 DE OUTUBRO DE 2014 ANO 122 Nº 202 104 PÁG. BELO HORIZONTE, SÁBADO, 25 DE OUTUBRO DE 2014 DECRETO Nº 46.632 DE 24 DE OUTUBRO DE 2014 Dispõe sobre o processo administrativo de constituição de crédito não tributário oriundo

Leia mais

PORTARIA Nº 97 DE 06 DE OUTUBRO DE 2017.

PORTARIA Nº 97 DE 06 DE OUTUBRO DE 2017. PORTARIA Nº 97 DE 06 DE OUTUBRO DE 2017. Altera a Portaria Nº 893/2015, de 15 de Junho de 2015, que, dispõe sobre o atendimento e o procedimento aplicável às condutas e reclamações formalizadas no PROCON

Leia mais

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Citação e intimações. Gustavo Badaró aula de 08 e

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Citação e intimações. Gustavo Badaró aula de 08 e Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Citação e intimações Gustavo Badaró aula de 08 e 15.03.2017 PLANO DA AULA 1. Questões terminológicas 2. Classificação das citações 3. Citação por mandado

Leia mais

Entidades de Atendimento ao Idoso

Entidades de Atendimento ao Idoso Entidades de Atendimento ao Idoso São responsáveis pela manutenção das próprias unidades, observadas as normas de planejamento e execução emanadas do órgão competente da Política Nacional do Idoso (art.

Leia mais

Direito. Processual Penal. Princípios

Direito. Processual Penal. Princípios Direito Processual Penal Princípios Princípios Princípios são os núcleos norteadores de um sistema. Os princípios orientam a interpretação das regras. Princípio do Contraditório Consiste na possibilidade

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DAS COMISSÕES DISCIPLINARES DISCENTES DA UFABC

REGIMENTO INTERNO DAS COMISSÕES DISCIPLINARES DISCENTES DA UFABC REGIMENTO INTERNO DAS COMISSÕES DISCIPLINARES DISCENTES DA UFABC CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º De acordo com o Art. 81 do Regimento Geral da UFABC, as Comissões Disciplinares Discentes (CDD) da Graduação,

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Procedimentos do Estatuto da Criança e do Adolescente Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - Com a representação, tem início a análise judicial do fato. - Rejeição liminar da

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A ação penal popular no ordenamento jurídico brasileiro Liduina Araujo Batista * O presente estudo trata da discussão acerca da possibilidade, ou não, de existência, em nosso ordenamento

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR... DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR... DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR... DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE......... (nome completo),... (nacionalidade),... (estado civil), Advogado devidamente inscrito na Ordem dos Advogados do

Leia mais

SANTA CASA DA MISERICÓRDA DE FREIXO DE ESPADA À CINTA REGULAMENTO DISCIPLINAR IRMANDADE DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA

SANTA CASA DA MISERICÓRDA DE FREIXO DE ESPADA À CINTA REGULAMENTO DISCIPLINAR IRMANDADE DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA SANTA CASA DA MISERICÓRDA DE FREIXO DE ESPADA À CINTA REGULAMENTO DISCIPLINAR IRMANDADE DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA PROJETO DE REGULAMENTO DISCIPLINAR APRECIADO PELA MESA ADMINISTRATIVA EM 7 DE OUTUBRO

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE ÉTICA DA CONVENÇÃO DA MARCA VALTRA

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE ÉTICA DA CONVENÇÃO DA MARCA VALTRA REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE ÉTICA DA CONVENÇÃO DA MARCA VALTRA Em cumprimento ao disposto na cláusula 8.4. da Convenção Parcial da Marca Valtra, sobre o regime de penalidades gradativas nas invasões

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E MELHORES PRÁTICAS APLICAÇÃO

CÓDIGO DE ÉTICA E MELHORES PRÁTICAS APLICAÇÃO CÓDIGO DE ÉTICA E MELHORES PRÁTICAS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS - ABIHPEC - I - APLICAÇÃO Este Código de Ética e Melhores Práticas ("Código") compreende

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio individual e Dissídio coletivo Dissídio individual e procedimentos aplicáveis Prof. Cláudio Freitas - Procedimentos (i) Ordinário: artigos 843 e seguintes da CLT

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Tutela processual civil do meio ambiente e instrumentos extrajudiciais de proteção. Inquérito civil Parte 4

DIREITO AMBIENTAL. Tutela processual civil do meio ambiente e instrumentos extrajudiciais de proteção. Inquérito civil Parte 4 DIREITO AMBIENTAL Tutela processual civil do meio ambiente e instrumentos extrajudiciais de proteção Parte 4 Professora Eliana Khader Resolução 23/2007, CNMP, Art. 6º: A instrução do inquérito civil será

Leia mais

Treino nº 01 PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL

Treino nº 01 PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL . 4.1 Treino nº 01 PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL A empresa Aquatrans é concessionária de transporte público aquaviário no Estado X há sete anos e foi surpreendida com a edição do Decreto 1.234, da Chefia do

Leia mais

INSTRUÇÃO PROMOTOR NATURAL: O

INSTRUÇÃO PROMOTOR NATURAL: O INSTRUÇÃO PROMOTOR NATURAL: O inquérito civil e o procedimento preparatório serão presididos pelo membro do Ministério Público a quem for conferida essa atribuição, nos termos da normatização de regência.

Leia mais

RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL EM MANDADO DE SEGURANÇA

RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL EM MANDADO DE SEGURANÇA RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL EM MANDADO DE SEGURANÇA Em 20/1/2009, foi instaurado procedimento administrativo disciplinar, por portaria publicada no DOU, com descrição suficiente dos fatos, para apurar

Leia mais

PROCESSO ADMINISTRATIVO FEDERAL. Rubens Kindlmann

PROCESSO ADMINISTRATIVO FEDERAL. Rubens Kindlmann PROCESSO ADMINISTRATIVO FEDERAL Rubens Kindlmann Visão Geral A Lei do Processo Administrativo Federal é regida pela Lei 9784/99 A Lei existe como forma regulamentar as normas sobre Processo Administração

Leia mais

O Regulamento n.º 668-A/2015, publicado no Diário da República, s.2, n.º 194 (1.º suplemento), de 5 de Outubro de ORDEM DOS ADVOGADOS

O Regulamento n.º 668-A/2015, publicado no Diário da República, s.2, n.º 194 (1.º suplemento), de 5 de Outubro de ORDEM DOS ADVOGADOS O Regulamento n.º 668-A/2015, publicado no Diário da República, s.2, n.º 194 (1.º suplemento), de 5 de Outubro de 2015. ORDEM DOS ADVOGADOS Regulamento n.º668-a / 2015 Por deliberação do plenário do Conselho

Leia mais

11/12/2018. Professor Hugo Penna

11/12/2018. Professor Hugo Penna Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br 1 Art. 1 o CPC/2015 O processo civil será ordenado, disciplinado e interpretado conforme os valores e as normas fundamentais estabelecidos na Constituição da República

Leia mais

Título. Direção-Geral da Administração da Justiça

Título. Direção-Geral da Administração da Justiça Direção-Geral da Administração da Justiça Direção-Geral da Administração da Justiça - 2013 DO JULGAMENTO Recebendo a acusação, o juiz designa dia, hora e local para a audiência, não devendo decorrer mais

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Preclusão. Contagem de Prazos no Direito Processual Civil e

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Preclusão. Contagem de Prazos no Direito Processual Civil e Preclusão Contagem de Prazos no Direito Processual Civil e Dos Prazos Processuais Artigos 218 a 275 do Código de Processo Civil 1. Regra geral Os atos processuais serão realizados nos prazos prescritos

Leia mais

ILMO. SR. DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE TRANSPORTES COLETIVOS XXXXX XXXXXX/XXXX

ILMO. SR. DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE TRANSPORTES COLETIVOS XXXXX XXXXXX/XXXX ILMO. SR. DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE TRANSPORTES COLETIVOS XXXXX XXXXXX/XXXX Ref. Notificação de infração nºxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx, pessoa jurídica de direito privado, devidamente registrada nessa Autarquia

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/04-CEPE

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/04-CEPE INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/04-CEPE Normatiza o processo administrativo de jubilamento de alunos de graduação da UFPR. Considerando o disposto na Lei nº 8112/90, na Lei 9.784/99, no parecer nº 400/04 exarado

Leia mais

Normas Aplicáveis ao Curso de Graduação em Administração Pública Do Regime Escolar *

Normas Aplicáveis ao Curso de Graduação em Administração Pública Do Regime Escolar * Normas Aplicáveis ao Curso de Graduação em Administração Pública Do Regime * Resolução N.º 7/2015 - CGA SUMÁRIO TÍTULO I - DA MATRÍCULA E INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS... 3 Seção I - Da Matrícula Semestral...

Leia mais

GINÁSIO CLUBE PORTUGUÊS. Regulamento Disciplinar

GINÁSIO CLUBE PORTUGUÊS. Regulamento Disciplinar GINÁSIO CLUBE PORTUGUÊS Regulamento Disciplinar Disciplina Artigo 1º 1. As sanções aplicáveis aos sócios, são as seguintes: a) admoestação; b) repreensão registada; c) suspensão até três anos; d) expulsão.

Leia mais

Regulamento do processo disciplinar de alunos. Agrupamento de Escolas de Miraflores

Regulamento do processo disciplinar de alunos. Agrupamento de Escolas de Miraflores Regulamento do processo disciplinar de alunos Agrupamento de Escolas de Miraflores Agrupamento de Escolas de Miraflores I - MEDIDAS DISCIPLINARES (Capítulo IV - artigos 26º e 28º da Lei n.º51/2012, de

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento Penal Prof. Gisela Esposel - Previsão legal: artigo 48 a 59 da lei 11.343/06 - A nova lei de Drogas disciplina não apenas o procedimento penal, mas também a fase pré

Leia mais

Aula 31. Crime de responsabilidade impróprio equipara-se ao crime comum (STF julga). I - a existência da União;

Aula 31. Crime de responsabilidade impróprio equipara-se ao crime comum (STF julga). I - a existência da União; Curso/Disciplina: Constitucional Aula: Constitucional - 31 Professor (a): Luis Alberto Monitor (a): Mônica Berçot El-Jaick Aula 31 PODER EXECUTIVO Crime de responsabilidade: Próprio: Infração político-

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE MUSEOLOGIA COFEM Criado pela Lei n o 7.287, de 18/12/84 Regulamentado pelo Decreto n o , de 15/10/85

CONSELHO FEDERAL DE MUSEOLOGIA COFEM Criado pela Lei n o 7.287, de 18/12/84 Regulamentado pelo Decreto n o , de 15/10/85 PORTARIA COFEM Nº 02/2015 CONSELHO FEDERAL DE MUSEOLOGIA COFEM Atualiza normas vigentes no sistema COFEM/COREM's e estabelece procedimentos de aplicação de multas pelos COREM'S A Presidente do COFEM, no

Leia mais

Audiência de Instrução e Julgamento

Audiência de Instrução e Julgamento Audiência de Instrução e Julgamento Direito Processual Civil II Prof. Leandro Gobbo 1 Audiência de Instrução Ato em que são colhidas as provas orais, especificamente: Peritos e assistentes técnicos, para

Leia mais