Circuito simples - pilha e lâmpada

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Circuito simples - pilha e lâmpada"

Transcrição

1 Circuito simples - pilha e lâmpada Gisele Alves Essa atividade experimental foi desenhada para abrir o estudo da eletricidade. Seu objetivo principal é o de introduzir o problema Por que a lâmpada acende? A resposta a essa questão não é tão trivial quanto parece, pois os alunos deverão perceber, entre outros atributos, o caminho fechado - ou seja o circuito elétrico, como um caminho único que de um pólo ao outro da pilha, passando pela lâmpada, necessário para que ela acenda. Além disso, deverão construir um modelo físico que lhes permita explicar - o que sai da pilha e como sai; - como chega à lâmpada; - como percorre o fio condutor; - por que os elementos devem ser metálicos Portanto, essa atividade é fundamental, pois os conceitos construídos através dela (átomo, portador de carga, elétron livre, estrutura cristalina metálica, corrente elétrica, condutores e isolantes elétricos, etc.) embasarão todo o trabalho posterior em eletromagnetismo. Embora simples, a atividade é muito rica e poderia discutir uma série de conceitos, como o de produção da energia luminosa (mais tarde os alunos saberão que se trata de uma transformação) ou o da transformação da energia química em elétrica. As questões de energia seriam particularmente interessantes, pois o meu tema geral para este ano foi o de produção de energia. No entanto, os alunos não têm ainda elementos para aprofundar essa questão (e eu correria o risco de uma discussão "vazia" de significados físicos consistentes), de modo que esse experimento poderá ser retomado para esse fim mais adiante; e neste momento inicial, então, estudaremos um problema mais específico, que dará origem aos conceitos de estrutura atômica da matéria (modelo atômico) e corrente elétrica. Materiais: Para cada grupo de alunos: - 1 lâmpada de lanterna (1,5 ou 3 V) - 2 fios de cobre, desencapados nos terminais - 1 pilha AA (ou outra qualquer, de 1,5V)

2 Duração desta atividade: 2 aulas Conteúdos trabalhados: Início do trabalho com eletrodinâmica: introdução à conceituação de corrente elétrica, elétrons livres, materiais condutores e isolantes, circuitos elétricos. Objetivos específicos: Acender a lâmpada usando o material dado. (Tentativa de) explicar o fenômeno - "Como a lâmpada acende?" Analisar das várias hipóteses de explicação Estudar diferentes possibilidades de ligações, procurando testar as hipóteses levantadas Introduzir o conceito de "elétrons" (ou portadores de carga elétrica) na representação da corrente elétrica Perceber o circuito fechado (lâmpada faz parte) Expectativas conceituais: Os alunos acham que sabem montar um circuito para acender uma lâmpada, no entanto, por desconhecimento do que significa um circuito, o mais freqüente é ligarem incorretamente os fios à lâmpada: ou somente na base, ou somente na rosca. Aliás, exatamente por isso não colocamos, nessa atividade inicial, soquete para a lâmpada ou suporte de pilhas. Quanto mais simples os materiais, mais poderá ser trabalhado em termos do conceito. Com relação à explicação de como a lâmpada acende, os alunos raramente falarão em "carga elétrica" ou em "corrente elétrica" (e quando falam, geralmente não sabem o que tais conceitos significam). Costumam elaborar explicações em termos de "energia" ou de "eletricidade". É comum que e energia saia pelos dois pólos da pilha, ou que haja dois tipos de energia que saem da pilha e se encontram na lâmpada. Alguns alunos falam que a energia circula, porém, nesse caso, não sabem como a pilha descarrega (uma vez que nessa hipótese a "energia" volta para a pilha depois de passar pela lâmpada). Procedimento (e relação com o conhecimento do aluno) Aula 1 - Montagem de um circuito elétrico simples Essa aula é essencialmente experimental. Os alunos vão explorar os materiais dados e conseguir montar um circuito, depois achar uma forma de representá-lo no papel. Ao fim da aula, ensaiarão um modelo físico que explique o fenômeno.

3 1. Distribuir o material para os alunos com a seguinte tarefa: "usar esse material e acender a lâmpada. O primeiro objetivo a que o professor deve estar atento é: com a manipulação experimental e para conseguir acender a lâmpada, os alunos devem perceber que os fios são conectados a partes diferentes da lâmpada (fig. 1), e não ambos na base (fig. 2). fig. 1 fig. 2 Como a lâmpada é pequena, pode acontecer de haver contato duplo do mesmo fio (Com a rosca e com a base simultaneamente), como na ilustração 3 a seguir. Fig. 3 Para que isso não aconteça, uma dica é fornecer aos alunos cabos condutores formados por um fio único (e não compostos de vários fiozinhos de cobre unidos pela mesma capa plástica). A desvantagem desse tipo de fio, por outro lado, é que diminui a maleabilidade do cabo. Dica: Com o fio encostando no contato errado da lâmpada, é possível que a lâmpada acenda mesmo se o aluno fizer a conexão incorreta incorreta - por exemplo, se os dois fios estiverem na base, mas um dos fios estiver com as cerdas abertas - como na figura 3 mostrada anteriormente. Então o professor deve estar atento para indicar, oportunamente, ao aluno que acendeu a lâmpada deste modo, que procure identificar exatamente em que região da lâmpada deve ser feito o contato, e procurar encostar o fio nesta região somente. 2. Quando todos os alunos conseguem acender a lâmpada, pedir para que eles desenhem a sua montagem. O objetivo desse desenho é chamar a atenção para o fato: a lâmpada acende quando um fio está conectado à base e outro à rosca. Nota: Alguns alunos, apesar de conseguirem acender a lâmpada corretamente, na hora de fazer o esquema, desenham ambos os fios na base (ou ambos na rosca). Por isso é legal manter a montagem por perto, para tirar essas dúvidas. Se o professor percebe que o grupo está desenhando errado, pergunta: desse jeito acende? Então me mostra. Após completados os esquemas por todos os alunos (é bom que cada aluno tenha esse esquema anotado em seu caderno), passa-se à segunda parte, que é a busca por uma explicação para o fenômeno. Por que a lâmpada acende? Pedir aos alunos que

4 desenhem no esquema do circuito a sua hipótese sobre o que acontece no esquema do circuito para que a lâmpada acenda. Os alunos falarão em energia, eletricidade, em cargas... em muitas palavras que não saberão exatamente o significado. Algumas explicações que costumam aparecer poder ser resumidas nesses esquemas: Fig. 4 Esquemas das explicações dos alunos de como a lâmpada acende O esquema (a) explica que, como a pilha tem dois pólos que devem ser ligados para que a lâmpada acenda, devem existir dois tipos de cargas, o "elétron positivo" e o "negativo", que saem desses pólos e se encontram na lâmpada. No esquema (c) a explicação é semelhante, mas fala somente de energias positivas e negativas. E esquema (b) supõe que a energia pode percorrer o fio nos dois sentidos simultaneamente. Os esquemas (d) e (e) já prevêem que algo sai de um pólo da pilha e chega ao outro, mas no (e) o circuito interno da lâmpada (e principalmente, o filamento!) não fazem parte desse caminho. O mais comum é que os alunos se concentrem na passagem da energia somente da pilha para o fio condutor. Por isso, dentre as respostas mais comuns dos alunos, um esquema parecido com o (d) acima (em que o filamento da lâmpada faz parte do circuito) é o menos comum. Dica: Ligar uma lâmpada de 3V em uma pilha de 1,5V (para que o brilho da lâmpada fique fraco), e perceber que o que acende na lâmpada é realmente o filamento. Essas explicações dos alunos serão tratadas como hipóteses. Devemos achar um meio de testar as hipóteses e saber qual a mais plausível. (Daqui, pode-se partir para outras atividades que testem as hipóteses. Por exemplo, colocar lâmpadas em série pode ser um indício de que as hipóteses (a) e (c) não são boas. Essa parte é muito bacana, especialmente em turmas criativas, que encontram vários meios de testar as explicações. Observar o que acontece dentro da lâmpada também é uma boa idéia. Alguns alunos inclusive sugerem abrir uma lâmpada - essa atividade funciona, pois eles vêem os fios de contato da rosca e da base com o filamento. Eles podem pensar sobre isso em casa, e inclusive conversar com a família e trazer novas informações ou novas hipóteses. Propor esse desafio aos alunos: Como testar essas (5) hipóteses? 3. Pedir para os alunos registrarem no caderno um relatório da atividade: materiais, procedimento, desenho do circuito, hipóteses da passagem da eletricidade. Terminar a aula com a pergunta: Qual o portador da energia elétrica? A expectativa é de que os alunos levem essa dúvida para casa e que na próxima aula tragam novas idéias para discussão.

5 Aula 2 - Circuito fechado e corrente elétrica Essa é uma das maneiras de continuar a aula anterior. Existem várias, e a escolha pode depender (e muito!) do que os alunos propõem e de que hipóteses eles trazem sobre o acendimento da lâmpada. A Shizue contou, uma vez, que fez a atividade de abrir a lâmpada com os alunos. A Mônica uma vez passou para uma análise do que ocorre na pilha, e para a atividade de fazer uma pilha. A Paula fez circuitos em série. A Regina partiu para uma análise do que são os materiais condutores... Enfim, há várias possibilidades, todas muito interessantes e instrutivas. Essa é uma delas, que eu realizei com uma turma de Ensino Fundamental: Retomar a aula anterior: alguém pensou em uma forma de testar as (5) hipóteses de circulação de energia? Alguém descobriu o portador da energia? Ouvir o que os alunos pesquisaram / pensaram / descobriram sobre o circuito elétrico. Eles podem trazer as expressões "circuito elétrico", "corrente elétrica", "carga elétrica", "circuito fechado" etc. Cuidado: o fato de um aluno mencionar uma dessas expressões não implica que ele compreende o fenômeno ou mesmo o significado daquela expressão para a física. O professor deve investigar qual a compreensão da expressão que o aluno possui, para não correr o risco de achar que um conteúdo está "dominado", quando na verdade não está. Existe uma partícula chamada "elétron", que sai da pilha por um pólo (-), percorre o circuito passando pelo filamento da lâmpada, e retorna à pilha pelo outro pólo (+). Circuito fechado: o elétron dispõe de um caminho desde o um pólo da pilha ao outro. Circuito aberto: Caminho do elétron interrompido em algum ponto. Após as explicações do professor, pedir aos alunos para redesenhar o circuito dando ênfase ao caminho percorrido pelo elétron. Questões surgirão, uma vez que qualquer explicação sobre corrente elétrica nessa fase inicial do estudo será incompleta, pois existem invariavelmente lacunas importantes no conhecimento do aluno: não se falou ainda sobre ddp, não se sabe que tipo de fenômeno ocorre na pilha para que ela produza esses elétrons, a estrutura atômica de um condutor elétrico é também desconhecida, ignora-se a constituição interna de uma lâmpada etc. Por isso, as questões trazidas pelos alunos são importantíssimas: elas darão motivação para a continuação do estudo e para o aprofundamento do conceito de corrente elétrica. Uma sugestão é que professor e alunos, após discussão, tomem nota dessas questões. Pode-se dar-lhes o título de "lacunas de compreensão". Ver avaliação...

6 Dicas - Cuidado para que os alunos não usem duas pilhas com a mesma lâmpada, pois há possibilidade de queimá-la. - Ligações erradas que os alunos costumam fazer (conectando os dois fios na rosca da lâmpada, por exemplo) podem gerar curto circuito e descarregar a pilha. Percebe-se que está havendo um curto-circuito se a pilha esquentar (está descarregando muito rápido). (O curto-circuito, e o que ocasiona um curto é uma discussão interessante para ter com os alunos, depois que eles conseguirem elaborar um modelo de cargas em movimento para a corrente elétrica.) Comentários finais Algum professor poderia estranhar o fato de não iniciarmos o estudo da eletricidade através dos fenômenos eletrostáticos e da conceituação de campo elétrico, força elétrica etc. Esclarecemos aqui, mais uma vez, que essa atividade está inserida em um tema amplo que trata de produção de energia. Essa atividade inicial, de circuitos elétricos, é muito oportuna dentro desse tema, porque introduz o conceito de corrente elétrica. É um conceito crucial nesse momento, uma vez que visamos especificamente chegar ao eletromagnetismo, que nos possibilita o estudo da produção de energia elétrica em usinas hidrelétricas, a partir de reações químicas, etc. Em nosso planejamento, não incluímos a eletrostática, não somente pela questão do tempo (embora este seja um fator importante), mas também porque os conceitos mais importantes da eletrostática serão trabalhados no decorrer do curso, dentro do contexto da eletrodinâmica e do eletromagnetismo.

7 Avaliação das aulas iniciais de eletrodinâmica atividade experimetnal do circuito pilha-lâmpada Gisele Alves Essa atividade serve como avaliação da compreensão dos alunos das aulas dadas. Pode ser realizada individualmente e em papel para entregar ao professor, ou em grupos (se o professor tiver poucos grupos e puder acompanhar as discussões dos grupos para responder às questões, essa é uma boa alternativa para um primeiro momento de análise de circuitos). A lâmpada acenderia se fizéssemos essa ligação? Por quê? Retomar os desenhos da (5) hipóteses (aula 1, passo 2). Nestas montagens a seguir, indique o caminho percorrido pela carga elétrica. Em quais a lâmpada acende? Em quais há curto-circuito e a pilha descarrega? Em quais o circuito está aberto? OBS. Nesse último desenho, um fio está na base da lâmpada e outro no material preto isolante, entre a base e a rosca. O professor pode inventar outros desenhos - um fio ligado no vidro da lâmpada, ou ligado no invólucro de plástico da pilha - ou outras montagens que convierem conforme tenham surgido nas discussões dos alunos.

Avaliação sobre Corrente Elétrica

Avaliação sobre Corrente Elétrica Avaliação sobre Corrente Elétrica Maria Christina O conceito de corrente elétrica em meios diferentes foi construído pelos alunos? O que falta? Objetivo da avaliação: Avaliar o progresso dos alunos na

Leia mais

Objeto de aprendizagem

Objeto de aprendizagem 3ª Ciências 4º Ano E.F. Objeto de aprendizagem O que é eletricidade? - Interação entre ímãs e entre cargas elétricas forças de atração e de repulsão. Perceber a existência de cargas elétricas. Objetivos

Leia mais

OS ALUNOS PODEM APRENDER MAIS DO QUE O PLANEJADO PELO PROFESSOR 1

OS ALUNOS PODEM APRENDER MAIS DO QUE O PLANEJADO PELO PROFESSOR 1 OS ALUNOS PODEM APRENDER MAIS DO QUE O PLANEJADO PELO PROFESSOR 1 Regina Helena C. P. Costa Jesuína L.A. Pacca Instituto de Física -Universidade São Paulo RESUMO O objetivo deste trabalho é mostrar que

Leia mais

As Três Caixas Magnéticas

As Três Caixas Magnéticas As Três Caixas Magnéticas Maria Christina Introdução Com este experimento é possível explorar a analogia entre o efeito de um ímã e o efeito de uma corrente elétrica. Esta atividade se situa no final de

Leia mais

Grupo:... (nomes completos) Prof(a).:... Diurno ( ) Noturno ( ) Data : / / Experiência 1 CIRCUITOS ELÉTRICOS SIMPLES

Grupo:... (nomes completos) Prof(a).:... Diurno ( ) Noturno ( ) Data : / / Experiência 1 CIRCUITOS ELÉTRICOS SIMPLES INSTITUTO DE FÍSICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Laboratório de Eletromagnetismo (4300373) 2º SEMESTRE DE 2012 Grupo:......... (nomes completos) Prof(a).:... Diurno ( ) Noturno ( ) Data : / / Experiência

Leia mais

1.1 Corrente elétrica: o que é e como se utiliza.

1.1 Corrente elétrica: o que é e como se utiliza. 1.1 Corrente elétrica: o que é e como se utiliza. A eletricidade e o dia a dia A energia elétrica é hoje um bem essencial. A sua falta impede-nos de realizar praticamente todas as tarefas diárias. Fig.

Leia mais

Tópico 01: Estudo de circuitos em corrente contínua (CC) Profa.: Ana Vitória de Almeida Macêdo

Tópico 01: Estudo de circuitos em corrente contínua (CC) Profa.: Ana Vitória de Almeida Macêdo Disciplina Eletrotécnica Tópico 01: Estudo de circuitos em corrente contínua (CC) Profa.: Ana Vitória de Almeida Macêdo Conceitos básicos Eletricidade Eletrostática Eletrodinâmica Cargas elétricas em repouso

Leia mais

O gerador elétrico. Leia com atenção o experimento descrito a seguir:

O gerador elétrico. Leia com atenção o experimento descrito a seguir: A U A UL LA O gerador elétrico Atenção Leia com atenção o experimento descrito a seguir: O objetivo deste experimento é conseguir acender uma lâmpada sem que ela esteja ligada a uma pilha ou tomada. Para

Leia mais

CONHECIMENTOS FUNDAMENTAIS

CONHECIMENTOS FUNDAMENTAIS A ELETRICIDADE CONHECIMENTOS FUNDAMENTAIS Vanderlei Alves S. Silva Para melhor entender o funcionamento e a aplicação de cada componente eletrônico, é indispensável o prévio conhecimento sobre a eletricidade

Leia mais

Atividade da construção e utilização da bússola

Atividade da construção e utilização da bússola Atividade da construção e utilização da bússola 1. Introdução Regina Costa A atividade da construção da bússola é uma atividade experimental introdutória para o estudo do magnetismo. Serve para explorar

Leia mais

Interação entre ímãs e bússolas

Interação entre ímãs e bússolas Interação entre ímãs e bússolas Maria Christina Introdução Esses experimentos são parte de uma seqüência de atividades para ensinar Eletromagnetismo após ter trabalhado a Eletricidade no terceiro ano do

Leia mais

PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 1º Trimestre

PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 1º Trimestre PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 1º Trimestre - 2018 Disciplina: Física Série: 3ª série do E. Médio Professor: Wagner Fonzi Objetivo: Favorecer ao aluno nova oportunidade para superar as dificuldades apresentadas

Leia mais

Física Básica RESUMO. Física dos eletrodomésticos. Física 1. Física dos eletrodomésticos. Potência elétrica

Física Básica RESUMO. Física dos eletrodomésticos. Física 1. Física dos eletrodomésticos. Potência elétrica Física dos eletrodomésticos RESUMO Física dos eletrodomésticos Potência elétrica A potência elétrica é uma grandeza física que esta atrelada a quantidade de energia que um determinado aparelho elétrico

Leia mais

ELETROIMÃ. Parte I. 2. Observar as forças de origem magnética produzidas a partir de corrente elétrica e compará-las com um ímã.

ELETROIMÃ. Parte I. 2. Observar as forças de origem magnética produzidas a partir de corrente elétrica e compará-las com um ímã. ELETROIMÃ Parte I Shizue Shimizu Introdução Uma bobina quando percorrida por corrente elétrica, constitui um ímã. Portanto, a corrente elétrica tem efeito magnético. Com esta experiência, vamos verificar

Leia mais

Q t. A corrente elétrica corresponde ao fluxo de elétrons. Os elétrons vão para o polo positivo de um gerador (pilha ou bateria)

Q t. A corrente elétrica corresponde ao fluxo de elétrons. Os elétrons vão para o polo positivo de um gerador (pilha ou bateria) Eletrodinâmica A eletrodinâmica está presente em praticamente todos os lugares da vida moderna. As instalações elétricas e suas lâmpadas, aquecedores fazem parte do cotidiano do homem moderno. Para exames

Leia mais

Aula Prática 7. Força Magnética: Fio Retilíneo e Espiras Percorridas por Corrente Elé trica. Depto Química e Física - CCENS/UFES

Aula Prática 7. Força Magnética: Fio Retilíneo e Espiras Percorridas por Corrente Elé trica. Depto Química e Física - CCENS/UFES Aula Prática 7 Força Magnética: Fio Retilíneo e Espiras Percorridas por Corrente Elé trica Depto Química e Física - CCENS/UFES Estratégia: Visualização do efeito da ação de campo magnético sobre cargas

Leia mais

Aula 6.1 Conteúdo: Eletrodinâmica corrente elétrica e seus efeitos, corrente contínua e alternada, relacionados a com a cultura indígena.

Aula 6.1 Conteúdo: Eletrodinâmica corrente elétrica e seus efeitos, corrente contínua e alternada, relacionados a com a cultura indígena. Aula 6.1 Conteúdo: Eletrodinâmica corrente elétrica e seus efeitos, corrente contínua e alternada, relacionados a com a cultura indígena. Habilidades: Entender a corrente elétrica como fluxo de elétrons

Leia mais

Desenha a pilha, o fio e a lâmpada no momento em que a lâmpada acende.

Desenha a pilha, o fio e a lâmpada no momento em que a lâmpada acende. FICHA DE TRABALHO Nº1 Tenta acender uma lâmpada usando uma pilha e um fio. Desenha a pilha, o fio e a lâmpada no momento em que a lâmpada acende. Experimenta no Verão - Circuitos Eléctricos - 1 - Tenta

Leia mais

ELETRODINÂMICA E ELETROMAGNETISMO

ELETRODINÂMICA E ELETROMAGNETISMO ELETRODINÂMICA E ELETROMAGNETISMO 20/10/2016 1 O QUE ESTUDAMOS AGORA? As causas e os efeitos das cargas elétricas em movimento, fundamentais nos dias de hoje pelo fato de possibilitarem o funcionamento

Leia mais

Turma: _3º ANO FG e TI

Turma: _3º ANO FG e TI COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2012 Disciplina: FÍSICA Ano: 2012 Professor (a): Marcos Vinicius Turma: _3º ANO FG e TI Caro aluno, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

EXERCÍCIOS - ELETRODINÂMICA

EXERCÍCIOS - ELETRODINÂMICA EXERCÍCIOS - ELETRODINÂMICA Prof. Patricia Caldana 1. Uma corrente elétrica de intensidade igual a 5 A percorre um fio condutor. Determine o valor da carga que passa através de uma secção transversal em

Leia mais

A harmonia da atividade industrial com o meio ambiente é um dos objetivos do SENAI.

A harmonia da atividade industrial com o meio ambiente é um dos objetivos do SENAI. Sumário Introdução 5 Materiais condutores e isolantes 6 Materiais condutores 6 Materiais isolantes 9 Gráfico energético dos materiais 10 Circuito elétrico 12 Componentes do circuito elétrico 12 Fonte geradora

Leia mais

Unidade 8. Eletricidade e Magnetismo

Unidade 8. Eletricidade e Magnetismo Unidade 8 Eletricidade e Magnetismo Eletrostática e Eletrodinâmica Os fenômenos elétricos estão associados aos elétrons. Cargas Elétricas As cargas elétricas podem ser positivas ou negativas Cargas opostas

Leia mais

Módulo I Corrente Elétrica

Módulo I Corrente Elétrica Módulo Corrente Elétrica Corrente Elétrica: Todos os dispositivos elétricos (lâmpadas, liuidificadores, chuveiros, TVs, etc.) só funcionam se percorridos por corrente elétrica, ue uer dizer movimento de

Leia mais

1.1. Circuitos elétricos simples

1.1. Circuitos elétricos simples 1.1. Circuitos elétricos simples 1.1 Circuitos elétricos simples Um dos maiores feitos do ser humano foi a produção de energia elétrica em grande escala. Se pensares um pouco, no início do século passado,

Leia mais

Laboratório de Circuitos Elétricos

Laboratório de Circuitos Elétricos Laboratório de Circuitos Elétricos 3ª série Mesa Laboratório de Física Prof. Reinaldo / Monaliza Data / / Objetivos Observar o funcionamento dos circuitos elétricos em série e em paralelo, fazendo medidas

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Técnico Integrado em Informática

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Técnico Integrado em Informática INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE 3ª Lista de Exercícios Eletricidade Instrumental Técnico Integrado em Informática Aluno (a): Ano/Série: Matrícula: Professor:

Leia mais

Unidade 2 ELETRICIDADE. Físico químicas - 9º ano de escolaridade

Unidade 2 ELETRICIDADE. Físico químicas - 9º ano de escolaridade Físico químicas - 9º ano de escolaridade Unidade 2 ELETRICIDADE Compreender o que é a corrente elétrica. Conhecer as regras de segurança elétrica. Identificar os principais componentes de um circuito e

Leia mais

Lista de exercícios 6 Circuitos

Lista de exercícios 6 Circuitos Lista de exercícios 6 Circuitos 1. Um fio com uma resistência de 5,0 Ω é ligado a uma bateria cuja força eletromotriz é 2,0 V e cuja resistência interna é 1,0 Ω. Em 2 minutos, qual é: a) a energia química

Leia mais

Corrente elétrica e leis de Ohm Módulo FE.05 (página 46 à 49) Apostila 2

Corrente elétrica e leis de Ohm Módulo FE.05 (página 46 à 49) Apostila 2 Aula 05 Corrente elétrica e leis de Ohm Módulo FE.05 (página 46 à 49) Apostila 2 Eletrodinâmica Sentido convencional da corrente elétrica Intensidade da corrente elétrica Leis de Ohm Resistor Condutividade

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA 4ºAno 1.4 CIÊNCIAS 4º período 10 de dezembro de 2015 Cuide da organização da sua prova. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na correção.

Leia mais

Corrente elétrica. Corrente contínua e condição de existência da corrente elétrica:

Corrente elétrica. Corrente contínua e condição de existência da corrente elétrica: Corrente elétrica Corrente contínua e condição de existência da corrente elétrica: Sobre qualquer partícula com carga na presença de um campo elétrico vai atuar uma força igual a F=qE onde q é a carga

Leia mais

AULA 08 CIRCUITOS E LEIS DE KIRCHHOFF. Eletromagnetismo - Instituto de Pesquisas Científicas

AULA 08 CIRCUITOS E LEIS DE KIRCHHOFF. Eletromagnetismo - Instituto de Pesquisas Científicas ELETROMAGNETISMO AULA 08 CIRCUITOS E LEIS DE KIRCHHOFF OS ELEMENTOS DO CIRCUITO Sabemos que o circuito é o caminho percorrido pela corrente elétrica. Nessa aula iremos analisar esses circuitos. Mas antes

Leia mais

Física Eletrodinâmica Fácil [20 Questões]

Física Eletrodinâmica Fácil [20 Questões] Física Eletrodinâmica Fácil [0 Questões] 01 - (ITA SP) Sendo dado que 1J = 0,39 cal, o valor que melhor expressa, em calorias, o calor produzido em 5 minutos de funcionamento de um ferro elétrico, ligado

Leia mais

Mãos na micro eletricidade Conversões de energia usando os circuitos elétricose medições de várias pilhas biológicas.

Mãos na micro eletricidade Conversões de energia usando os circuitos elétricose medições de várias pilhas biológicas. Mãos na micro eletricidade Conversões de energia usando os circuitos elétricose medições de várias pilhas biológicas. Rosa Brígida Fernandes 20-02-2014 (experiência piloto) 11-4-2014 (1ª atividade da Páscoa)

Leia mais

Associação de resistores

Associação de resistores Associação de resistores Vanderlei Alves S. da Silva Associar resistores consiste em se ligar dois ou mais resistores afim de se obter um valor de resistência adequado para um determinado projeto. Associando

Leia mais

Experimento: Circuitos Elétricos

Experimento: Circuitos Elétricos Experimento: Circuitos Elétricos 3ª série Mesa Laboratório de Física Prof. Reinaldo / Marcos / Monaliza Data / / Objetivos Observar o funcionamento dos circuitos elétricos em série e em paralelo, fazendo

Leia mais

A seqüência do planejamento vai mudar? O que tem que mudar? Por quê?

A seqüência do planejamento vai mudar? O que tem que mudar? Por quê? A seqüência do planejamento vai mudar? O que tem que mudar? Por quê? Maria Helena Acredito que o conteúdo sobre ondas deva ser dado antes do estudo da Ótica.Também introduzi algumas modificações na seqüência

Leia mais

ELETRÔNICA X ELETROTÉCNICA

ELETRÔNICA X ELETROTÉCNICA ELETRÔNICA X ELETROTÉCNICA ELETRÔNICA É a ciência que estuda a forma de controlar a energia elétrica por meios elétricos nos quais os elétrons têm papel fundamental. Divide-se em analógica e em digital

Leia mais

Eletricidade básica. Aula 06: Circuitos em série

Eletricidade básica. Aula 06: Circuitos em série Eletricidade básica Aula 06: Circuitos em série Fonte elétrica As fontes elétricas são fundamentais na compreensão da eletrodinâmica, pois elas que mantém a diferença de potencial (ddp) necessária para

Leia mais

Apostila de Física 25 Corrente Elétrica

Apostila de Física 25 Corrente Elétrica Apostila de Física 25 Corrente Elétrica 1.0 Definições Gerador elétrico: Mantém entre seus terminais (pólos) uma diferença de potencial elétrico. Pólo positivo Maior potencial. Pólo negativo Menor potencial.

Leia mais

Circuitos de Corrente Contínua. Unidade 03 Circuitos de Corrente Contínua

Circuitos de Corrente Contínua. Unidade 03 Circuitos de Corrente Contínua Circuitos de Corrente Contínua Prof. Edwar Saliba Júnior Julho de 2012 1 Eletricidade Fenômeno físico atribuído a cargas elétricas estáticas ou em movimento; Quando o assunto é eletricidade, precisamos

Leia mais

Aula 03- Resistência Elétrica e Associação de Resistores Eletrotécnica

Aula 03- Resistência Elétrica e Associação de Resistores Eletrotécnica Aula 03- Resistência Elétrica e Associação de Resistores Eletrotécnica Resistividade dos Materiais É a propriedade característica específica de um material, em relação a sua constituição atômica. A resistividade

Leia mais

Professor Ventura Ensina Tecnologia

Professor Ventura Ensina Tecnologia Professor Ventura Ensina Tecnologia Experimento PV006 Lanterna de LED Ensino Fundamental Direitos Reservados = Newton C. Braga 1 Prof. Ventura Ensina Tecnologia Lanterna de LED Nosso simples projeto consiste

Leia mais

TELE - VENDAS: (0xx41) FAX GRÁTIS:

TELE - VENDAS: (0xx41) FAX GRÁTIS: TELE - ENDAS: (0xx41) 2102-1100 - FAX GRÁTIS: 0800-704 2080 PROA DE LÂMPADAS Testando a Lâmpada Com a lâmpada fora do soquete, encoste uma ponta de prova no encaixe e a outra ponta no pólo como é mostrado

Leia mais

Ensino Médio. Nota. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018. Lista 6 Associação de resistores

Ensino Médio. Nota. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018. Lista 6 Associação de resistores Ensino Médio Professor: Vilson Mendes Disciplina: Física I Aluno(: Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018 Lista 6 Associação de resistores N2 Nota 1. Em cada um dos esquemas abaixo, calcule a resistência equivalente

Leia mais

Aula 3 - Eletrodinâmica Prof. Marcio Kimpara

Aula 3 - Eletrodinâmica Prof. Marcio Kimpara ELETRICIDADE Aula 3 - Eletrodinâmica Prof. Marcio Kimpara Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Prof. Marcio Kimpara 2 Eletrodinâmica Na eletrodinâmica, estudaremos o movimento das cargas elétricas

Leia mais

CIRCUITOS ELETRICOS I: RESISTORES, GERADOR E 1ª LEI DE OHM CIÊNCIAS DA NATUREZA: FÍSICA PROFESSOR: DONIZETE MELO Página 1

CIRCUITOS ELETRICOS I: RESISTORES, GERADOR E 1ª LEI DE OHM CIÊNCIAS DA NATUREZA: FÍSICA PROFESSOR: DONIZETE MELO Página 1 Diretoria Regional de Ensino de Araguaína Colégio Estadual Campos Brasil Tocantins - Brasil Um circuito elétrico pode ser definido como uma interligação de componentes básicos formando pelo menos um caminho

Leia mais

Eletroquímica: construção de uma célula galvânica

Eletroquímica: construção de uma célula galvânica Eletroquímica: construção de uma célula galvânica 1. Introdução Uma corrente elétrica é o fluxo de elétrons por um circuito. Quando a corrente é gerada quimicamente, os elétrons saem de uma região em que

Leia mais

PLANOS DE AULA DO MATERIAL INSTRUCIONAL

PLANOS DE AULA DO MATERIAL INSTRUCIONAL PLANOS DE AULA DO MATERIAL INSTRUCIONAL Professor: Alencar Material a ser aplicado a uma turma de 30 alunos do terceiro ano do Ensino Médio em seis períodos de 50 min cada. Plano para 1ª aula Objetivos

Leia mais

AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Destacamos agora três assuntos que você deve priorizar nos seus estudos. São eles:

AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Destacamos agora três assuntos que você deve priorizar nos seus estudos. São eles: CIRCUITOS ELÉTRICOS CONTEÚDOS Circuitos elétricos Medidores elétricos AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Destacamos agora três assuntos que você deve priorizar nos seus estudos. São eles: Circuitos elétricos

Leia mais

CAP. 9 CORRENTE ELÉTRICA (CIRCUITO ELÉTRICO SIMPLES)

CAP. 9 CORRENTE ELÉTRICA (CIRCUITO ELÉTRICO SIMPLES) CAP. 9 CORRENTE ELÉTRICA (CIRCUITO ELÉTRICO SIMPLES) Prof. Helton Luiz 2012 O QUE É NECESSÁRIO PARA QUE UM APARELHO ELÉTRICO FUNCIONE? Um brinquedo Um rádio Uma lanterna Uma lâmpada Estes aparelhos só

Leia mais

Prof. Renato. ETEC de Vila Formosa ETEC Prof. Camargo Aranha SESI Carrão. Física 1ª. Série. Aula 1

Prof. Renato. ETEC de Vila Formosa ETEC Prof. Camargo Aranha SESI Carrão. Física 1ª. Série. Aula 1 Aula 1 1. Apresentação (Conhecimento / Reconhecimento) 1.1 Pessoal Nome, Formação, Profissão, Residência... 1.2 Disciplina (Levantamento / Classificação) Física 1ª. Série 2ª. Série 3ª. Série Mecânica /

Leia mais

Lista de exercícios de física - 3º ano Leis de Ohm e associação de resistores

Lista de exercícios de física - 3º ano Leis de Ohm e associação de resistores Lista de exercícios de física - 3º ano Leis de Ohm e associação de resistores 1. (Uerj 017) Pela seção de um condutor metálico submetido a uma tensão elétrica, atravessam 18 4,0 10 elétrons em 0 segundos.

Leia mais

PROTOTIPAGEM ELETRÔNICA DO IMD PENTATRONIX

PROTOTIPAGEM ELETRÔNICA DO IMD PENTATRONIX PROTOTIPAGEM ELETRÔNICA DO IMD PENTATRONIX 1) CONCEITO DE PROTOBOARD Fonte: Fritzing http://fritzing.org/home/ adaptado por Fátima Rosas. Protoboard ou matriz de contato é uma placa com diversos furos

Leia mais

CARGA ELÉTRICA E CORRENTE ELÉTRICA

CARGA ELÉTRICA E CORRENTE ELÉTRICA CARGA ELÉTRICA E CORRENTE ELÉTRICA 1- CARGA ELÉTRICA AULA 20 Como sabemos, os átomos são constituídos por várias partículas elementares e, para o nosso estudo, interessa o elétron o próton e o nêutron.

Leia mais

EXPERIMENTO 4: SUPERFÍCIES EQUIPOTENCIAIS

EXPERIMENTO 4: SUPERFÍCIES EQUIPOTENCIAIS EXPERIMENTO 4: SUPERFÍCIES EQUIPOTENCIAIS 4.1 OBJETIVOS Fazer um mapeamento das linhas equipotenciais e das de força de um campo elétrico, através da simulação do caso eletrostático. 4.2 INTRODUÇÃO Imaginemos

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA

CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA Professor: Vilson Mendes Lista de exercícios de Física I Lista 6 Associação de resistores ENSINO MÉDIO NOTA: Aluno (: Data SÉRIE/TURMA 3ª 1. Em cada um dos esquemas abaixo,

Leia mais

Circuito elétrico RESUMO INTRODUÇÃO

Circuito elétrico RESUMO INTRODUÇÃO Circuito elétrico Dirlene Isabel Sebin dirlenesebin@hotmail.com RESUMO O trabalho será realizado com uma turma de 25 alunos, da fase seis (6), do período da manhã, do CEMEI Dom Ruy Serra, da rede municipal

Leia mais

Professora Bruna CADERNO 3. Capítulo 11 Intensidade da Corrente Elétrica. Página - 228

Professora Bruna CADERNO 3. Capítulo 11 Intensidade da Corrente Elétrica. Página - 228 CADERNO 3 Capítulo 11 Intensidade da Corrente Elétrica Página - 228 INTENSIDADE DA CORRENTE ELÉTRICA Agora que aprendemos o que é uma corrente elétrica, aprenderemos como determinar a sua intensidade,

Leia mais

Corrente elétrica e leis de Ohm

Corrente elétrica e leis de Ohm FE Corrente elétrica e leis de Ohm Anteriormente em FE... Força Elétrica Campo elétrico Energia Potencial elétrica Potencial elétrico ddp ou Tensão elétrica (U) Eletrodinâmica Parte da eletricidade que

Leia mais

MODELO ATÔMICO E CORRENTE ELÉTRICA NA CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES

MODELO ATÔMICO E CORRENTE ELÉTRICA NA CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES MODELO ATÔMICO E CORRENTE ELÉTRICA NA CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES Ana Fukui anafukui@hotmail.com Jesuína L. A. Pacca jesuina@if.usp.br Instituto de Física -USP Resumo Um tema de Física moderna é ensinado

Leia mais

NATUREZA DA ATIVIDADE: EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - ELETROSTÁTICA

NATUREZA DA ATIVIDADE: EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - ELETROSTÁTICA ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! NATUREZA DA ATIVIDADE: EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - ELETROSTÁTICA Educando para a Modernidade desde 1967 DISCIPLINA: FÍSICA ASSUNTO:

Leia mais

CADERNO DE LABORATÓRIO

CADERNO DE LABORATÓRIO CADERNO DE LABORATÓRIO 1º Ciclo - 4º ano VOU PREVER VOU EXPERIMENTAR VOU CONCLUIR VOU AVALIAR O QUE APRENDI Personaliza o teu caderno fazendo um desenho Nome: Turma: Ano: O caderno de laboratório contém

Leia mais

Física Experimental III - Experiência E7

Física Experimental III - Experiência E7 Física Experimental III - Experiência E7 Balança de corrente OBJETIVOS Estudo da interação corrente campo usando uma balança magnética. Estimativa do campo magnético de um ímã permanente. MATERIAL Balança

Leia mais

A eletricidade no dia a dia

A eletricidade no dia a dia Metodologia do Ensino de Física I Professor Doutor Maurício Pietrocola Pinto de Oliveira A eletricidade no dia a dia Autores Ana Carla Borges nºusp: 5466506 Guilherme Bondezan nºusp: 8124973 Rafael Mancini

Leia mais

Você já levou um choque elétrico? Sabia que é muito perigoso? Vamos falar um pouco sobre os riscos com a eletricidade?

Você já levou um choque elétrico? Sabia que é muito perigoso? Vamos falar um pouco sobre os riscos com a eletricidade? Você já levou um choque elétrico? Sabia que é muito perigoso? Vamos falar um pouco sobre os riscos com a eletricidade? VAMOS FALAR DOS PERIGOS DAS TOMADAS... Lá na sua casa tem várias tomadas para ligar

Leia mais

Circuitos com Amperímetro e Voltímetro

Circuitos com Amperímetro e Voltímetro Circuitos com Amperímetro e Voltímetro 1. (Pucrs 2014) Considere o texto e a figura para analisar as afirmativas apresentadas na sequência. No circuito elétrico mostrado na figura a seguir, um resistor

Leia mais

Eletrodinâmica REVISÃO ENEM CORRENTE ELÉTRICA

Eletrodinâmica REVISÃO ENEM CORRENTE ELÉTRICA REVISÃO ENEM Eletrodinâmica CORRENTE ELÉTRICA Corrente elétrica em um condutor é o movimento ordenado de suas cargas livres devido a ação de um campo elétrico estabelecido no seu interior pela aplicação

Leia mais

Aluno: Disciplina: FÍSICA. Data: ELETROSTÁTICA

Aluno: Disciplina: FÍSICA. Data: ELETROSTÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS ELETRICIDADE ENSINO MÉDIO Aluno: Série: 3 a Professor: EDUARDO Disciplina: FÍSICA Data: ELETROSTÁTICA 1) (Unicamp-SP) Duas cargas elétricas Q 1 e Q 2 atraem-se quando colocadas próximas

Leia mais

ROTEIRO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA DO 3º TRIMESTRE º EM A e B Professor: Fernando Augusto Disciplina Física A

ROTEIRO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA DO 3º TRIMESTRE º EM A e B Professor: Fernando Augusto Disciplina Física A 1. Conteúdo: ROTEIRO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA DO 3º TRIMESTRE - 2018 2º EM A e B Professor: Fernando Augusto Disciplina Física A Aula 37 (Campo elétrico uniforme) Aulas 38 e 39 (Energia potencial e diferença

Leia mais

Prof. Renato M. Pugliese. EME Prof. Vicente Bastos SESI Vila Carrão - CE379. Física 3º ano Aula 1. Apresentação

Prof. Renato M. Pugliese. EME Prof. Vicente Bastos SESI Vila Carrão - CE379. Física 3º ano Aula 1. Apresentação Aula 1 Apresentação 1. Recepção à escola. 2. Pessoal Nome, Formação, Profissão, Residência... 3. Disciplina (Levantamento / Classificação) Física 1º ano 2º ano 3º ano Mecânica / Astronomia / Gravitação

Leia mais

Alunos do 3º Ano do Ensino Médio 4 Bimestre de escolas estaduais

Alunos do 3º Ano do Ensino Médio 4 Bimestre de escolas estaduais OBJETIVO Esta sequencia didática abordara a temática magnetismo, tendo como objetivo a inserção da Física Quântica na explicação atômica da magnetização da matéria, utilizando para isso a evolução dos

Leia mais

Laboratório de Ciências

Laboratório de Ciências Laboratório de Ciências 1º Aula CORRENTE ELÉTRICA MATERIAL A SER UTILIZADO: 1 conjunto para balanço de corrente com imã 1 aro de metal com agulha imantada (bússola) 1 fio de aço inox solução de bicarbonato

Leia mais

PRODUTO EDUCACIONAL A EXPERIMENTAÇÃO EM ELETRICIDADE: UMA ESTRATÉGIA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM DE TÓPICOS DE FÍSICA ABORDADOS NO ENSINO MÉDIO

PRODUTO EDUCACIONAL A EXPERIMENTAÇÃO EM ELETRICIDADE: UMA ESTRATÉGIA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM DE TÓPICOS DE FÍSICA ABORDADOS NO ENSINO MÉDIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DEPARTAMENTO DE FÍSICA Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física PRODUTO EDUCACIONAL A EXPERIMENTAÇÃO EM ELETRICIDADE:

Leia mais

Roteiro do Experimento Relação entre carga e massa do elétron.

Roteiro do Experimento Relação entre carga e massa do elétron. CM Página 1 de 5 INSTRUÇÕES GERAIS: Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Departamento de Física Laboratório de Física Moderna Roteiro do Experimento Relação entre carga e massa do elétron.

Leia mais

Associação de Resistores

Associação de Resistores Associação de Resistores Objetivo: Medir a corrente elétrica e a diferença de potencial em vários ramos e pontos de um circuito elétrico resistivo. Materiais: (a) Três resistências nominadas R 1, R 2 e

Leia mais

INSTITUTO DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE

INSTITUTO DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE INSTITUTO DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Laboratório de Eletromagnetismo (4300373) 2 o SEMESTRE DE 2013 Grupo:......... (nomes completos) Prof(a).:... Diurno ( ) Noturno ( ) Data : / / Experiência

Leia mais

CORRENTE. Profº Almir Batista. ELÉTRICA Caderno 1 Frente 3 Módulos 1 e 2

CORRENTE. Profº Almir Batista. ELÉTRICA Caderno 1 Frente 3 Módulos 1 e 2 CORRENTE ELÉTRICA Caderno 1 Frente 3 Módulos 1 e 2 CARGA ELÉTRICA A matéria é formada de pequenas partículas, os átomos. Cada átomo, por sua vez, é constituído de partículas ainda menores, no núcleo: os

Leia mais

Corrente Elétrica. Caderno 1 Frente 3 Módulos 1 e 2 Páginas 258 e 259. Profº Almir Batista

Corrente Elétrica. Caderno 1 Frente 3 Módulos 1 e 2 Páginas 258 e 259. Profº Almir Batista Corrente Elétrica Caderno 1 Frente 3 Módulos 1 e 2 Páginas 258 e 259 Carga Elétrica A matéria é formada de pequenas partículas, os átomos. Cada átomo, por sua vez, é constituído de partículas ainda menores,

Leia mais

Circuito RC Constante de tempo

Circuito RC Constante de tempo Circuito RC Constante de tempo Objetivo: Medir as funções de carga e descarga de um capacitor e calcular a constante de tempo do processo. Materiais: (a) Resistor elétrico R; (b) Capacitor eletrolítico

Leia mais

Circuitos eléctricos Profª Helena Lança Ciências Físico-Química 9ºano

Circuitos eléctricos Profª Helena Lança Ciências Físico-Química 9ºano Profª Helena Lança Ciências Físico-Química 9ºano Um circuito eléctrico é um caminho por onde passa a corrente eléctrica. É constituído obrigatoriamente por um gerador e um receptor, podendo-se também intercalar

Leia mais

Eletrodinânica - Exercícios

Eletrodinânica - Exercícios Eletrodinânica - Exercícios Professor Walescko 13 de outubro de 2005 Sumário 1 Exercícios 1 2 Vestibulares UFRGS 7 3. O gráfico representa a corrente elétrica i em função da diferença de potencial V aplicada

Leia mais

Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias Disciplina de Física e Química A 10ºAno

Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias Disciplina de Física e Química A 10ºAno Agrupamento de Escolas João da Silva Correia DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXPERIMENTAIS Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias Disciplina de Física e Química A 10ºAno FICHA DE TRABALHO

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Geradores, Receptores e Potência Elétrica

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Geradores, Receptores e Potência Elétrica Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Geradores, Receptores e Potência Elétrica 1. (Espcex (Aman) 2013) A pilha de uma lanterna possui

Leia mais

U = U 1 + U 2 + U 3. I = i 1 = i 2 = i 3. R eq = R 1 + R 2 + R 3. R eq = resistência equivalente (Ω) U = ddp da associação (V)

U = U 1 + U 2 + U 3. I = i 1 = i 2 = i 3. R eq = R 1 + R 2 + R 3. R eq = resistência equivalente (Ω) U = ddp da associação (V) Acesse. www.professorarnon.com Eletricidade Básica. Associação de Resistências em Série Vários resistores estão associados em série quando são ligados um em seguida do outro, de modo a serem percorridos

Leia mais

Um teste para verificar se o respondente possui concepções científicas sobre corrente elétrica em circuitos simples

Um teste para verificar se o respondente possui concepções científicas sobre corrente elétrica em circuitos simples Um teste para verificar se o respondente possui concepções científicas sobre corrente elétrica em circuitos simples Publicado em Física no ensino médio : falhas e soluções. Organizador: Rocha Filho, J.

Leia mais

Princípios de Telecomunicações Lei de Ohm e Potência Elétrica

Princípios de Telecomunicações Lei de Ohm e Potência Elétrica Princípios de Telecomunicações Lei de Ohm e Potência Elétrica Prof. Francisco de Assis S. Santos, Dr. São José, 2016. Tensão Elétrica Grandeza gerada a partir do desequilíbrio de potencial entre 2 pontos,

Leia mais

Aula Prática 5. Ligação Série e Paralelo, Lei de Ohm e Leis de Kirchhoff

Aula Prática 5. Ligação Série e Paralelo, Lei de Ohm e Leis de Kirchhoff Aula Prática 5 Ligação Série e Paralelo, Lei de Ohm e Leis de Kirchhoff Estratégia: Montagem e operação de circuitos elétricos visando ao estudo de leis fundamentais de análises de circuitos. Sugestões:

Leia mais

Módulo de Eletricidade Básica. Odailson Cavalcante de Oliveira IFRN- Campus João Câmara

Módulo de Eletricidade Básica. Odailson Cavalcante de Oliveira IFRN- Campus João Câmara Módulo de Eletricidade Básica Odailson Cavalcante de Oliveira IFRN- Campus João Câmara 1 O que esperar do curso? Identificar as principais grandezas elétricas, fazendo a devida relação entre as mesmas

Leia mais

Física Experimental III

Física Experimental III Física Experimental III Primeiro semestre de 2017 Aula 3 - Experimento 1 Página da disciplina: https://edisciplinas.usp.br/course/view.php?id=34541 28 de março de 2017 Experimento I - Circuitos ele tricos

Leia mais

Cursos Técnicos em Informática e Redes de computadores. Eletricidade Prof. Msc. Jean Carlos

Cursos Técnicos em Informática e Redes de computadores. Eletricidade Prof. Msc. Jean Carlos Cursos Técnicos em Informática e Redes de computadores Eletricidade 2012.1 Prof. Msc. Jean Carlos Eletricidade Aula_01 Objetivo da aula Revisar potência de dez; Conhecer os Múltiplos e Submúltiplos; O

Leia mais

Aula02.! Tensão, Corrente Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.

Aula02.! Tensão, Corrente Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. Aula02 Tensão, Corrente slide 1 OBJETIVOS Tomar conhecimento da estrutura atômica básica de condutores como o cobre e o alumínio e compreender por que eles são usados tão extensivamente nessa área. Compreender

Leia mais

Roteiro para experiências de laboratório. AULA 1: Tensão elétrica

Roteiro para experiências de laboratório. AULA 1: Tensão elétrica Roteiro para experiências de laboratório AULA 1: Tensão elétrica Alunos: 1-2- 3-4- 5- Turma: Data: / / Objetivos: - Conhecer as principais fontes de tensão contínua - Efetuar medidas de tensões elétricas.

Leia mais

Utilização da electricidade. Maria do Anjo Albuquerque

Utilização da electricidade. Maria do Anjo Albuquerque Utilização da electricidade C U I D A D O S A T E R A O M A N U S E A R A E L E T R I C I D A D E Cuidados a ter na instalação de circuitos elétricos Cuidados a ter para poupar eletricidade Qualquer instalação

Leia mais

2.2 Utilização dos circuitos elétricos em segurança

2.2 Utilização dos circuitos elétricos em segurança 2.2 Utilização dos circuitos elétricos em segurança 1 Fase e neutro nas instalações elétricas A corrente elétrica chega às nossas casas através de cabos elétricos que tem no seu interior três condutores

Leia mais

Exercícios de Eletrização

Exercícios de Eletrização Exercícios de Eletrização 1-Um corpo inicialmente neutro recebe 10 milhões de elétrons. Este corpo adquire uma carga de: (e = 1,6. 10 19 C). a) 1,6. 10 12 C b) 1,6. 10 12 C c) 16. 10 10 C d) 16. 10 7 C

Leia mais

TAREFA DE FÍSICA Prof. Álvaro 3ª Série

TAREFA DE FÍSICA Prof. Álvaro 3ª Série TAREFA DE FÍSICA Prof. Álvaro 3ª Série Site 02 01 - (Mackenzie SP) No circuito desenhado abaixo, a intensidade de corrente elétrica contínua que passa pelo resistor de 50 é de 80 ma. A força eletromotriz

Leia mais

Curso Técnico em Eletrotécnica

Curso Técnico em Eletrotécnica ELETOELETONC Curso Técnico em Eletrotécnica Eletricidade em egime de Corrente Contínua 1LE DE KCHHOFF Sumário ntrodução 6 Primeira Lei de Kirchhoff 7 Características do circuito paralelo 7 Segunda Lei

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO Sequência de aulas - Física Autor: Natel Ferreira - Curitiba/PR 1. Nível de ensino:

Leia mais