Aula 6.1 Conteúdo: Eletrodinâmica corrente elétrica e seus efeitos, corrente contínua e alternada, relacionados a com a cultura indígena.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 6.1 Conteúdo: Eletrodinâmica corrente elétrica e seus efeitos, corrente contínua e alternada, relacionados a com a cultura indígena."

Transcrição

1

2 Aula 6.1 Conteúdo: Eletrodinâmica corrente elétrica e seus efeitos, corrente contínua e alternada, relacionados a com a cultura indígena.

3 Habilidades: Entender a corrente elétrica como fluxo de elétrons que atravessa o circuito, transportando energia, assim como, reconhecer a importância da corrente elétrica para o funcionamento dos aparelhos elétrico e eletrônicos;

4 Eletrodinâmica: corrente elétrica e seus efeitos, corrente continua e alternada, relacionados com a cultura indígena. Na Unidade anterior estudamos a Eletrostática e, verificamos juntos que as cargas elétricas se movimentam no interior dos condutores. Vimos também que as primeiras descobertas da condução da eletricidade levaram os cientistas a pensar que se tratava de dois fluidos e mais tarde, de um único fluido.

5 Assim, com o modelo do fluido eles tentaram explicar o que acontecia no interior da matéria para existir a condução. Depois, descobriram que as cargas em movimento são, na verdade, elétrons dos átomos do material condutor, os chamados elétrons livres, que ficam na última camada eletrônica e, por isso, são menos atraídos pelo núcleo.

6 Os cientistas perceberam, então, que havia um movimento ordenado de cargas, por causa da diferença de potencial entre os dois pontos dos condutores. Esse fluxo ordenado de cargas é o que se chama corrente elétrica, nome que faz alusão à corrente de um fluido.

7 Corrente elétrica Fluxo ordenado de cargas elétricas, nome que faz alusão à corrente de um fluido. Para que haja movimento de cargas é preciso que se estabeleça um campo elétrico no condutor, da mesma forma que água dentro do encanamento que vem da caixa está sob a ação do campo gravitacional.

8 Exemplo 1 Um condutor contém grande quantidade de elétrons livres, cerca de por centímetro cúbico. Esses elétrons estão sempre em movimento no interior do condutor, mas de maneira desordenada.

9

10 Exemplo 2 No estabelecimento, entre os pontos A e B uma diferença de potencial V V (V > V ), o interior A B A B desse trecho passa a ser preenchido por um campo elétrico. Esse campo elétrico é orientado do maior para o menor potencial.

11 V A V B - - E ddp

12 Exemplo 3 Sentido convencional da corrente elétrica: é usado o sentido convencional, ou seja, o mesmo do Campo Elétrico no interior do condutor.

13 - - E - E - - -

14 Exemplo 4 Intensidade da Corrente Elétrica: Entre os pontos A e B desse condutor há uma diferença de potencial U = V A - V B

15 A B S (V ) (V ) A B U = V A - V B

16 Exemplo 5 Num intervalo de tempo Δt passa pela seção normal S uma quantidade de carga de módulo ΔQ.

17 Exemplo 5 A intensidade de corrente elétrica i m, será dado pela razão entre ΔQ/ Δt: i m = ΔQ/ Δt = n.e / Δt

18 A unidade de corrente elétrica é o ampère: 1 ampère = 1 coulomb/segundo => 1A = 1C/s

19 Natureza da corrente elétrica Quanto à natureza dos portadores de carga, podemos classificar a corrente elétrica em Três tipos: A corrente eletrônica ocorre nos metais.

20 Natureza da corrente elétrica Corrente eletrônica: é aquela constituída pelo deslocamento de elétrons livres. Ocorre nos metais, como o filamento de tungstênio das lâmpadas, e também no vácuo.

21 + - Natureza da corrente elétrica Corrente iônica: é aquela constituída pelo deslocamento de íons positivos e negativos, que se movem ao mesmo tempo em sentidos opostos. E - + Corrente iônica em solução eletrolítica.

22 Natureza da corrente elétrica Ocorre nas soluções eletrolíticas (soluções de ácidos, bases e sais).

23 Natureza da corrente elétrica Corrente Mista: é aquela constituída pelo movimento de elétrons livres e pelo fluxo de íons positivos. Ocorre no interior dos tubos de lâmpadas fluorescentes. A lâmpada fluorescente é acionada por corrente eletrônica e corrente iônica.

24 Corrente Contínua e Alternada Corrente Contínua (CC): a i intensidade da corrente é constante que movimentam os elétrons livres sempre no mesmo sentido, embora a trajetória deles com 0 t condutor sejam irregulares.

25 Corrente Contínua e Alternada Na corrente contínua, a i intensidade não varia com o tempo. Exemplos: Pilhas e baterias. 0 t

26 Corrente Contínua e Alternada Corrente Alternada (CA): Provém de da usinas geradoras de energia elétrica e recebe esse nome porque os elétrons livres, em vez de se deslocar, oscilam em movimento harmônico simples (MHS) numa frequência definida (50Hz ou 60Hz). Essa oscilação ocorre porque o campo elétrico no interior do fio é alternado: ora está em um sentido, ora em sentido contrário

27 Corrente Contínua e Alternada i máx O gráfico representa a intensidade da corrente alternada em função do tempo. 0 -i máx t Na corrente alternada, a intensidade varia de forma senoidal com o tempo.

28 Exemplo 1 Criou-se uma bateria com grande capacidade de carga e recarga rápida. Suponha que essa bateria, inicialmente descarregada, é alimentada com uma corrente elétrica im = 3,2A até atingir sua carga total, de ΔQ = 0,8Ah. Calcule, em minutos, o tempo gasto para carregar essa bateria.

29 Resolução i m = ΔQ/Δt => 3,2 = 0,8/ Δt => Δt = 0,8/3,2 = 0,25h Δt = 0,25h. 60min => Δt = 15min

30 Exemplo 2 Um fio metálico é percorrido por uma corrente elétrica de 8A. Sendo e = 1, C o módulo da carga elementar, determine o número de elétrons que atravessam uma secção reta do fio em 10s. Interprete o resultado.

31 Resolução i = 8A e Δt = 10s i = ΔQ/Δt => 8 = ΔQ / 10 => ΔQ = 80C. ΔQ = n.e => 80 = n.1, => n = 80 / 1, => n = => n = elétrons.

32 Questão 01 Sobre o estudo da corrente elétrica, assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as afirmativas: ( ) Nos condutores iônicos, as partículas eletrizadas em movimento são íons, enquanto no condutores eletrônicos essas partículas são elétrons livres. ( ) Partículas eletrizadas em movimento, ou seja, cargas elétricas, constituem os elétrons livres num condutor metálico.

33 Questão 01 ( ) A corrente elétrica em um condutor metálico se deve ao movimento de elétrons livres no mesmo sentido do campo elétrico estabelecido. ( ) O sentido adotado para a corrente elétrica num condutor é o mesmo do movimento dos prótons, ou seja, no mesmo sentido do campo elétrico estabelecido.

34 Questão 02 Uma corrente contínua de intensidade igual a 2ª atravessa um condutor durante 5min. Sendo e = 1, C, determine o número de elétrons que passam por uma secção transversal do condutor.

35 Respostas Exercício 1 V; V; F; V Exercício 2 ΔQ = i. Δt = = 600C ΔQ = n.e 600 = n.1, => n = ou n = 3, elétrons

CARGA ELÉTRICA E CORRENTE ELÉTRICA

CARGA ELÉTRICA E CORRENTE ELÉTRICA CARGA ELÉTRICA E CORRENTE ELÉTRICA 1- CARGA ELÉTRICA AULA 20 Como sabemos, os átomos são constituídos por várias partículas elementares e, para o nosso estudo, interessa o elétron o próton e o nêutron.

Leia mais

CORRENTE. Profº Almir Batista. ELÉTRICA Caderno 1 Frente 3 Módulos 1 e 2

CORRENTE. Profº Almir Batista. ELÉTRICA Caderno 1 Frente 3 Módulos 1 e 2 CORRENTE ELÉTRICA Caderno 1 Frente 3 Módulos 1 e 2 CARGA ELÉTRICA A matéria é formada de pequenas partículas, os átomos. Cada átomo, por sua vez, é constituído de partículas ainda menores, no núcleo: os

Leia mais

Corrente Elétrica. Caderno 1 Frente 3 Módulos 1 e 2 Páginas 258 e 259. Profº Almir Batista

Corrente Elétrica. Caderno 1 Frente 3 Módulos 1 e 2 Páginas 258 e 259. Profº Almir Batista Corrente Elétrica Caderno 1 Frente 3 Módulos 1 e 2 Páginas 258 e 259 Carga Elétrica A matéria é formada de pequenas partículas, os átomos. Cada átomo, por sua vez, é constituído de partículas ainda menores,

Leia mais

Eletrodinâmica. CORRENTE ELÉTRICA é o movimento ordenado dos portadores de cargas elétricas, ou seja, um fluxo de cargas elétricas.

Eletrodinâmica. CORRENTE ELÉTRICA é o movimento ordenado dos portadores de cargas elétricas, ou seja, um fluxo de cargas elétricas. Corrente Elétrica Eletrodinâmica Nos condutores metálicos, existe, movimentando-se desordenadamente uma verdadeira nuvem de elétrons, os elétrons livres. Em certas condições, esses elétrons podem ser colocados

Leia mais

ELETRÔNICA X ELETROTÉCNICA

ELETRÔNICA X ELETROTÉCNICA ELETRÔNICA X ELETROTÉCNICA ELETRÔNICA É a ciência que estuda a forma de controlar a energia elétrica por meios elétricos nos quais os elétrons têm papel fundamental. Divide-se em analógica e em digital

Leia mais

ELETRICIDADE. Eletrodinâmica. Eletrostática. Eletromagnetismo

ELETRICIDADE. Eletrodinâmica. Eletrostática. Eletromagnetismo ELETRICIDADE Eletrodinâmica Eletrostática Eletromagnetismo Átomo Núcleo Prótons carga positiva (+e). Nêutrons carga neutra. Eletrosfera Eletrons carga negativa (-e). Carga Elétrica Elementar e = 1,6 x

Leia mais

Problemas e Exercícios Propostos Dalton Gonçalves

Problemas e Exercícios Propostos Dalton Gonçalves Corrente elétrica 1 5.1. Quando, por um processo qualquer, conseguimos ordenar o movimento caótico (desordenado) das cargas livres de um condutor, temos o que se chama corrente elétrica. Indique qual das

Leia mais

Estudo da Física. Prof. Railander Borges

Estudo da Física. Prof. Railander Borges Estudo da Física Prof. Railander Borges Fale com o Professor: Email: rayllander.silva.borges@gmail.com Instagram: @rayllanderborges Facebook: Raylander Borges ASSUNTO: CORRENTE ELÉTRICA + LEIS DE OHM 1.

Leia mais

Avaliação sobre Corrente Elétrica

Avaliação sobre Corrente Elétrica Avaliação sobre Corrente Elétrica Maria Christina O conceito de corrente elétrica em meios diferentes foi construído pelos alunos? O que falta? Objetivo da avaliação: Avaliar o progresso dos alunos na

Leia mais

1.2.1 Energia e correntes elétricas

1.2.1 Energia e correntes elétricas 1.2.1 Energia e correntes elétricas Adaptado pelo Prof. Luís Perna Energia A energia elétrica é necessária em inúmeras atividades: AQUECIMENTO ILUMINAÇÃO ENERGIA ELÉTRICA COMUNICAÇÕES TRANSPORTES O seu

Leia mais

Eletrodinâmica. 2.Corrente elétrica

Eletrodinâmica. 2.Corrente elétrica Eletrodinâmica 1. Conceito A eletrodinâmica é a parte da eletricidade que estuda, analisa e observa o comportamento das cargas elétricas em movimento ordenado. 2.Corrente elétrica Sabemos que nos condutores

Leia mais

ELETRODINÂMICA. Prof. Patricia Caldana

ELETRODINÂMICA. Prof. Patricia Caldana ELETRODINÂMICA Prof. Patricia Caldana Ao se estudarem situações onde as partículas eletricamente carregadas deixam de estar em equilíbrio eletrostático passamos à situação onde há deslocamento destas cargas

Leia mais

Prof. Renato M. Pugliese. EME Prof. Vicente Bastos SESI Vila Carrão - CE379. Física 3º ano Aula 1. Apresentação

Prof. Renato M. Pugliese. EME Prof. Vicente Bastos SESI Vila Carrão - CE379. Física 3º ano Aula 1. Apresentação Aula 1 Apresentação 1. Recepção à escola. 2. Pessoal Nome, Formação, Profissão, Residência... 3. Disciplina (Levantamento / Classificação) Física 1º ano 2º ano 3º ano Mecânica / Astronomia / Gravitação

Leia mais

1ª Lista de Exercícios de Física 3 Ano

1ª Lista de Exercícios de Física 3 Ano 1ª Lista de Exercícios de Física 3 Ano Prof Lauro Campos (março 2017) Estudo das Ondas Acústica Corrente Elétrica 1. Complete os trechos: a) As ondas luminosas quanto à sua natureza são pois se propagam

Leia mais

Eletrodinâmica REVISÃO ENEM CORRENTE ELÉTRICA

Eletrodinâmica REVISÃO ENEM CORRENTE ELÉTRICA REVISÃO ENEM Eletrodinâmica CORRENTE ELÉTRICA Corrente elétrica em um condutor é o movimento ordenado de suas cargas livres devido a ação de um campo elétrico estabelecido no seu interior pela aplicação

Leia mais

EXERCÍCIOS - ELETRODINÂMICA

EXERCÍCIOS - ELETRODINÂMICA EXERCÍCIOS - ELETRODINÂMICA Prof. Patricia Caldana 1. Uma corrente elétrica de intensidade igual a 5 A percorre um fio condutor. Determine o valor da carga que passa através de uma secção transversal em

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Técnico Integrado em Informática

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Técnico Integrado em Informática INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE 3ª Lista de Exercícios Eletricidade Instrumental Técnico Integrado em Informática Aluno (a): Ano/Série: Matrícula: Professor:

Leia mais

Prof. Renato. ETEC de Vila Formosa ETEC Prof. Camargo Aranha SESI Carrão. Física 1ª. Série. Aula 1

Prof. Renato. ETEC de Vila Formosa ETEC Prof. Camargo Aranha SESI Carrão. Física 1ª. Série. Aula 1 Aula 1 1. Apresentação (Conhecimento / Reconhecimento) 1.1 Pessoal Nome, Formação, Profissão, Residência... 1.2 Disciplina (Levantamento / Classificação) Física 1ª. Série 2ª. Série 3ª. Série Mecânica /

Leia mais

1ª LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CORRENTE ELÉTRICA Professor Alexandre Miranda Ferreira

1ª LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CORRENTE ELÉTRICA Professor Alexandre Miranda Ferreira 1ª LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CORRENTE ELÉTRICA Professor Alexandre Miranda Ferreira www.proamfer.com.br amfer@uol.com.br 1 (UECE adaptada ) Em um fio metálico, a aplicação de uma d.d.p. entre seus extremos

Leia mais

Corrente elétrica e leis de Ohm Módulo FE.05 (página 46 à 49) Apostila 2

Corrente elétrica e leis de Ohm Módulo FE.05 (página 46 à 49) Apostila 2 Aula 05 Corrente elétrica e leis de Ohm Módulo FE.05 (página 46 à 49) Apostila 2 Eletrodinâmica Sentido convencional da corrente elétrica Intensidade da corrente elétrica Leis de Ohm Resistor Condutividade

Leia mais

Resumo e exercícios sobre corrente elétrica Sáb, 09 de Junho de :30 - Última atualização Qui, 29 de Janeiro de :06

Resumo e exercícios sobre corrente elétrica Sáb, 09 de Junho de :30 - Última atualização Qui, 29 de Janeiro de :06 I) RESUMO SOBRE CORRENTE ELÉTRICA 1) Introdução Corrente elétrica é o movimento ordenado de elétrons livres em um condutor quando se estabelece uma ddp entre os seus teminais. A corrente elétrica que estudamos

Leia mais

Corrente Elétrica - ENEM - Fixação

Corrente Elétrica - ENEM - Fixação 1. (Uece 017) Uma corrente elétrica percorre um chuveiro elétrico construído com um resistor ôhmico. A corrente elétrica pode ser medida em unidades de a) ampères/segundo. b) volts/segundo. c) coulombs/segundo.

Leia mais

FÍSICA MÓDULO 5. Corrente Elétrica I. Professor Sérgio Gouveia

FÍSICA MÓDULO 5. Corrente Elétrica I. Professor Sérgio Gouveia FÍSICA Professor Sérgio Gouveia MÓDULO 5 Corrente Elétrica I 1. CORRENTE ELÉTRICA Consideremos um condutor metálico. Os elétrons livres do condutor estão em movimento desordenado (caótico, aleatório) entre

Leia mais

Aula 3 - Eletrodinâmica Prof. Marcio Kimpara

Aula 3 - Eletrodinâmica Prof. Marcio Kimpara ELETRICIDADE Aula 3 - Eletrodinâmica Prof. Marcio Kimpara Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Prof. Marcio Kimpara 2 Eletrodinâmica Na eletrodinâmica, estudaremos o movimento das cargas elétricas

Leia mais

ROTEIRO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA DO 3º TRIMESTRE º EM A e B Professor: Fernando Augusto Disciplina Física A

ROTEIRO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA DO 3º TRIMESTRE º EM A e B Professor: Fernando Augusto Disciplina Física A 1. Conteúdo: ROTEIRO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA DO 3º TRIMESTRE - 2018 2º EM A e B Professor: Fernando Augusto Disciplina Física A Aula 37 (Campo elétrico uniforme) Aulas 38 e 39 (Energia potencial e diferença

Leia mais

Corrente elétrica, potência, resistores e leis de Ohm

Corrente elétrica, potência, resistores e leis de Ohm Corrente elétrica, potência, resistores e leis de Ohm Corrente elétrica Num condutor metálico em equilíbrio eletrostático, o movimento dos elétrons livres é desordenado. Em destaque, a representação de

Leia mais

CAP. 9 CORRENTE ELÉTRICA (CIRCUITO ELÉTRICO SIMPLES)

CAP. 9 CORRENTE ELÉTRICA (CIRCUITO ELÉTRICO SIMPLES) CAP. 9 CORRENTE ELÉTRICA (CIRCUITO ELÉTRICO SIMPLES) Prof. Helton Luiz 2012 O QUE É NECESSÁRIO PARA QUE UM APARELHO ELÉTRICO FUNCIONE? Um brinquedo Um rádio Uma lanterna Uma lâmpada Estes aparelhos só

Leia mais

Série: 2ª Data: / / LISTA DE FÍSICA I

Série: 2ª Data: / / LISTA DE FÍSICA I Professor (a): Aluno (a): Questão 01 - (UFSC/1995) Obs: Entregar os cálculos escrito de forma organizada Um fio condutor é percorrido por uma corrente elétrica constante de 0,25 A. Calcule, em coulombs,

Leia mais

Nome do Aluno: Nº Ensino Médio 2º ano.

Nome do Aluno: Nº Ensino Médio 2º ano. Valor do trabalho: 10 pontos NOTA: Nome do Aluno: Nº Ensino Médio 2º ano. Trabalho de recuperação paralela de Física Setor A Prof. Douglas Rizzi Data: / / INSTRUÇÕES GERAIS: Responda os testes com atenção

Leia mais

Módulo I Corrente Elétrica

Módulo I Corrente Elétrica Módulo Corrente Elétrica Corrente Elétrica: Todos os dispositivos elétricos (lâmpadas, liuidificadores, chuveiros, TVs, etc.) só funcionam se percorridos por corrente elétrica, ue uer dizer movimento de

Leia mais

Apostila de Física 25 Corrente Elétrica

Apostila de Física 25 Corrente Elétrica Apostila de Física 25 Corrente Elétrica 1.0 Definições Gerador elétrico: Mantém entre seus terminais (pólos) uma diferença de potencial elétrico. Pólo positivo Maior potencial. Pólo negativo Menor potencial.

Leia mais

01-(ENEM-MEC-011) 02-(ENEM-MEC)

01-(ENEM-MEC-011) 02-(ENEM-MEC) 01-(ENEM-MEC-011) Para você acender a lâmpada ela deve ser submetida a uma diferença de potencial (tensão, voltagem) e, consequentemente percorrida por corrente elétrica --- os dois pólos da lâmpada são

Leia mais

Potência e Energia Elétrica

Potência e Energia Elétrica Potência e Energia Elétrica Para qualquer máquina, em particular, para os aparelhos elétricos, definimos potência como a taxa de transformação ou conversão de energia na forma de calor outra forma de energia,

Leia mais

1 Introdução 12 Tipos de corrente elétrica. 2 Condutor submetido a uma DDP 13 Corrente contínua

1 Introdução 12 Tipos de corrente elétrica. 2 Condutor submetido a uma DDP 13 Corrente contínua 1 Introdução 12 Tipos de corrente elétrica 2 Condutor submetido a uma DDP 13 Corrente contínua 3 Condutor com e sem campo elétrico 14 Corrente alternada 4 Sentido da corrente elétrica (1) 15 Corrente alternada

Leia mais

H1- Compreender as grandezas relacionadas com o campo de conhecimento em eletricidade. Aula 1

H1- Compreender as grandezas relacionadas com o campo de conhecimento em eletricidade. Aula 1 H1- Compreender as grandezas relacionadas com o campo de conhecimento em eletricidade. Aula 1 Técnico em Eletromecânica - Agosto o de 2009 Prof. Dr. Emerson S. Serafim 1 Eletrostática: CONTEÚDO Átomo-Lei

Leia mais

Curso Técnico em Mecânica ELETRICIDADE

Curso Técnico em Mecânica ELETRICIDADE Curso Técnico em Mecânica - 2016 ELETRICIDADE Aula 03 Tensão e corrente Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino https://giovanatangerino.wordpress.com giovanatangerino@ifsp.edu.br giovanatt@gmail.com Relembrando

Leia mais

CONHECIMENTOS TÉCNICOS DE AERONAVES. MÓDULO 2 Aula 3

CONHECIMENTOS TÉCNICOS DE AERONAVES. MÓDULO 2 Aula 3 CONHECIMENTOS TÉCNICOS DE AERONAVES MÓDULO 2 Aula 3 SISTEMAS ELÉTRICOS A eletricidade, hoje, é extensamente usada nos sistemas de aeronaves, é usada em alguns sistemas como: Partida de motores; Ignição;

Leia mais

CORRENTE E RESISTÊNCIA

CORRENTE E RESISTÊNCIA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III CORRENTE E RESISTÊNCIA Prof. Bruno Farias Corrente Elétrica Eletrodinâmica: estudo das

Leia mais

1 - Eletricidade Estática

1 - Eletricidade Estática 5 1 - Eletricidade Estática 1.1 O Átomo Tudo que ocupa lugar no espaço é matéria. A matéria é constituída por partículas muito pequenas chamada de átomos. Os átomos por sua vez são constituídos por partículas

Leia mais

Tópico 01: Estudo de circuitos em corrente contínua (CC) Profa.: Ana Vitória de Almeida Macêdo

Tópico 01: Estudo de circuitos em corrente contínua (CC) Profa.: Ana Vitória de Almeida Macêdo Disciplina Eletrotécnica Tópico 01: Estudo de circuitos em corrente contínua (CC) Profa.: Ana Vitória de Almeida Macêdo Conceitos básicos Eletricidade Eletrostática Eletrodinâmica Cargas elétricas em repouso

Leia mais

ELETRODINÂMICA E ELETROMAGNETISMO

ELETRODINÂMICA E ELETROMAGNETISMO ELETRODINÂMICA E ELETROMAGNETISMO 20/10/2016 1 O QUE ESTUDAMOS AGORA? As causas e os efeitos das cargas elétricas em movimento, fundamentais nos dias de hoje pelo fato de possibilitarem o funcionamento

Leia mais

EXERCÍCIOS DE ELETRICIDADE

EXERCÍCIOS DE ELETRICIDADE EXERCÍCIOS DE ELETRICIDADE Revisão de Eletricidade (Física) do Ensino Médio A - Corrente e Tensão Elétrica 1. Numa seção reta de um condutor de eletricidade, passam 12 C a cada minuto. Nesse condutor,

Leia mais

Aula 2. Conceitos Fundamentais I

Aula 2. Conceitos Fundamentais I Aula 2 Conceitos Fundamentais I Carga elétrica A carga é uma propriedade elétrica das partículas atômicas que compõem a matéria. Carga elementar (A menor carga que se pode isolar): e = 1,6 10 19 C A carga

Leia mais

H1- Compreender as grandezas relacionadas com o campo de conhecimento em eletricidade. Aula 1

H1- Compreender as grandezas relacionadas com o campo de conhecimento em eletricidade. Aula 1 H1- Compreender as grandezas relacionadas com o campo de conhecimento em eletricidade. Aula 1 Técnico em Eletromecânica - Julho de 2010 Prof. Dr. Emerson S. Serafim 1 Eletrostática: CONTEÚDO Átomo-Lei

Leia mais

Potencial Elétrico, Diferença de Potencial e Força Eletromotriz - Aula 3

Potencial Elétrico, Diferença de Potencial e Força Eletromotriz - Aula 3 Potencial Elétrico, Diferença de Potencial e Força Eletromotriz - Aula 3 Tal como estamos habituados a perceber, qualquer objeto ao ser solto no ar cai imediatamente por ação de uma força. Esta força de

Leia mais

Recuperação de Física Giovanni

Recuperação de Física Giovanni Nome: nº Ano: LISTA DE EXERCÍCIOS DE FÍSICA Recuperação de Física Giovanni 1 - Uma corrente elétrica com intensidade de 8,0 A percorre um condutor metálico. A carga elementar é e = 1,6.10-19 C. Determine

Leia mais

Aprendendo sobre as correntes elétricas. Fascículo 5. Unidade 12

Aprendendo sobre as correntes elétricas. Fascículo 5. Unidade 12 Aprendendo sobre as correntes elétricas Fascículo 5 Unidade 12 Aprendendo sobre as correntes elétricas Para início de conversa... Nossa vida no mundo de hoje depende da eletricidade de uma maneira absolutamente

Leia mais

Disciplina: Física Turma:3º ano Professor: André Antunes Escola SESI Jundiaí Aluno (a): Data: / / 2017.

Disciplina: Física Turma:3º ano Professor: André Antunes Escola SESI Jundiaí Aluno (a): Data: / / 2017. LISTA DE EXERCÍCIOS CAMPO ELÉTRICO E ELETRODINÂMICA 1- Não é necessário folha em anexo (Fazer na própria lista); 2- Leia com atenção para descobrir o que o exercício pede e retire os dados; 3- Verifique

Leia mais

1.1 Corrente elétrica: o que é e como se utiliza.

1.1 Corrente elétrica: o que é e como se utiliza. 1.1 Corrente elétrica: o que é e como se utiliza. A eletricidade e o dia a dia A energia elétrica é hoje um bem essencial. A sua falta impede-nos de realizar praticamente todas as tarefas diárias. Fig.

Leia mais

AULA 02 PRIMEIRA LEI DE OHM APOSTILA 1 FSC-C

AULA 02 PRIMEIRA LEI DE OHM APOSTILA 1 FSC-C AULA 02 PRIMEIRA LEI DE OHM APOSTILA 1 FSC-C DIFERENÇA DE POTENCIAL (DDP) CRIAR UMA DIFERENÇA ENTRE DOIS PONTOS. NUM DOS PONTOS HÁ EXCESSO E NO OUTRO FALTA DE ELETRONS QUANTO MAIOR A DIFERENÇA, MAIOR VAI

Leia mais

Conceito de campo. É uma alteração produzida no espaço em torno de uma massa, um imã ou uma carga elétrica. Campo Elétrico

Conceito de campo. É uma alteração produzida no espaço em torno de uma massa, um imã ou uma carga elétrica. Campo Elétrico Conceito de campo É uma alteração produzida no espaço em torno de uma massa, um imã ou uma carga elétrica. Campo Gravitacional Campo Magnético Campo Elétrico Campo Elétrico Campo Elétrico Uma carga elétrica

Leia mais

Curso: E.M. TURMA: 2101 e 2102 DATA:

Curso: E.M. TURMA: 2101 e 2102 DATA: EXERCÍCIOS ON LINE 2º Bimestre DISCIPLINA: Física II PROFESSOR(A): Eduardo R Emmerick Curso: E.M. TURMA: 2101 e 2102 DATA: NOME: Nº.: 01) Vamos supor que temos uma partícula carregada com carga q = 4 μc

Leia mais

Princípios de Eletricidade Magnetismo

Princípios de Eletricidade Magnetismo Princípios de Eletricidade Magnetismo Corrente Elétrica e Circuitos de Corrente Contínua Professor: Cristiano Faria Corrente e Movimento de Cargas Elétricas Embora uma corrente seja um movimento de partícula

Leia mais

Força Elétrica. A Lei de Coulomb estabelece que duas cargas elétricas pontuais se atraem ou repelem com uma força cuja intensidade é:

Força Elétrica. A Lei de Coulomb estabelece que duas cargas elétricas pontuais se atraem ou repelem com uma força cuja intensidade é: Eletricidade Força Elétrica A Lei de Coulomb estabelece que duas cargas elétricas pontuais se atraem ou repelem com uma força cuja intensidade é: Campo Eléctrico O campo eléctrico é uma medida da ação

Leia mais

Tema 6: O Mundo da Eletricidade. Semestre 2 de 2014

Tema 6: O Mundo da Eletricidade. Semestre 2 de 2014 Tema 6: O Mundo da Eletricidade Semestre 2 de 2014 I ampere Q +q Coulomb Corrente Elétrica Finalmente, chegamos ao fenômeno fundamental da eletricidade: Quando há um movimento ordenado de eletrões livres

Leia mais

Circuitos de Corrente Contínua. Unidade 03 Circuitos de Corrente Contínua

Circuitos de Corrente Contínua. Unidade 03 Circuitos de Corrente Contínua Circuitos de Corrente Contínua Prof. Edwar Saliba Júnior Julho de 2012 1 Eletricidade Fenômeno físico atribuído a cargas elétricas estáticas ou em movimento; Quando o assunto é eletricidade, precisamos

Leia mais

Resumo de Eletrodinâmica

Resumo de Eletrodinâmica Resumo de Eletrodinâmica i = Corrente Elétrica (A) Δq = quantidade de carga elétrica no fio em movimento (C = coulomb) milicoulomb: microcoulomb: nanocoulomb: n = número de elétrons e = carga elementar

Leia mais

Corrente elétricas. i= Δ Q Δ t [ A ]

Corrente elétricas. i= Δ Q Δ t [ A ] Corrente elétricas A partir do modelo atômico de Bohr, que o define pela junção de prótons, nêutrons e elétrons, é possível explicar a alta condutividade dos metais, devida à presença dos elétrons livres.

Leia mais

Correntes elétricas A CORRENTE ELÉTRICA E AS SUAS FONTES

Correntes elétricas A CORRENTE ELÉTRICA E AS SUAS FONTES A CORRENTE ELÉTRICA E AS SUAS FONTES Correntes elétricas Um átomo de um metal qualquer, isolado, é eletricamente neutro. Por exemplo, um átomo de cobre é constituído de um núcleo que contém 29 prótons

Leia mais

Eletricidade Básica * Eletrost ática Eletrost * Eletrodinâmica

Eletricidade Básica * Eletrost ática Eletrost * Eletrodinâmica Eletricidade Básica * Eletrostática * Eletrodinâmica * Eletrostática A eletrostática é uma área da eletricidade que estuda o comportamento e as propriedades das cargas elétricas que estão, geralmente,

Leia mais

FÍSICA (ELETROMAGNETISMO) CORRENTE ELÉTRICA E RESISTÊNCIA

FÍSICA (ELETROMAGNETISMO) CORRENTE ELÉTRICA E RESISTÊNCIA FÍSICA (ELETROMAGNETISMO) CORRENTE ELÉTRICA E RESISTÊNCIA FÍSICA (Eletromagnetismo) Nos capítulos anteriores estudamos as propriedades de cargas em repouso, assunto da eletrostática. A partir deste capítulo

Leia mais

Física III. Capítulo 02 Eletrostática. Técnico em Edificações (PROEJA) Prof. Márcio T. de Castro 18/05/2017

Física III. Capítulo 02 Eletrostática. Técnico em Edificações (PROEJA) Prof. Márcio T. de Castro 18/05/2017 Física III Capítulo 02 Eletrostática Técnico em Edificações (PROEJA) 18/05/2017 Prof. Márcio T. de Castro Parte I 2 Átomo Átomo: sistema energético estável, eletricamente neutro, que consiste em um núcleo

Leia mais

Lista de exercícios de física - 3º ano Leis de Ohm e associação de resistores

Lista de exercícios de física - 3º ano Leis de Ohm e associação de resistores Lista de exercícios de física - 3º ano Leis de Ohm e associação de resistores 1. (Uerj 017) Pela seção de um condutor metálico submetido a uma tensão elétrica, atravessam 18 4,0 10 elétrons em 0 segundos.

Leia mais

Corrente elétrica e leis de Ohm

Corrente elétrica e leis de Ohm FE Corrente elétrica e leis de Ohm Anteriormente em FE... Força Elétrica Campo elétrico Energia Potencial elétrica Potencial elétrico ddp ou Tensão elétrica (U) Eletrodinâmica Parte da eletricidade que

Leia mais

Cap. 2 Princípios da Eletrodinâmica

Cap. 2 Princípios da Eletrodinâmica Cap. 2 Princípios da Eletrodinâmica Instituto Federal Sul-rio-grandense Curso Técnico em Eletromecânica Disciplina de Eletricidade Básica Prof. Rodrigo Souza Conteúdos 2 Princípios da Eletrodinâmica 2.1

Leia mais

Apresentação da disciplina

Apresentação da disciplina Contato Apresentação da disciplina Prof. Fábio Cruz Sala 33 F (térreo Pavilhão Jorge Amado). E-mail: fabiocruz28@yahoo.com.br https://sites.google.com/site/fabiocruzuesc Ementa Teoria dos Circuitos. Circuitos

Leia mais

Grupo: Ederson Luis Posselt Geovane Griesang Ricardo Cassiano Fagundes

Grupo: Ederson Luis Posselt Geovane Griesang Ricardo Cassiano Fagundes Curso: Ciências da computação Disciplina: Física aplicada a computação Professor: Benhur Borges Rodrigues Relatório experimental 02: Medida de tensão contínua e medida de tensão alternada; Grupo: Ederson

Leia mais

DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º. ALUNO(a): L1 2º Bim. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º. ALUNO(a): L1 2º Bim. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2018 PROFESSOR: Jonas Tavares DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º ALUNO(a): L1 2º Bim No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

Seqüência Didática. O Segredo da Luz. Daniel Fernandes Caramello Jamil Garcia Zhao Cheng Cheng

Seqüência Didática. O Segredo da Luz. Daniel Fernandes Caramello Jamil Garcia Zhao Cheng Cheng Daniel Fernandes Caramello Jamil Garcia Zhao Cheng Cheng Seqüência Didática O Segredo da Luz niversidade de São Paulo Faculdade de Educação Metodologia do Ensino de Física II EDM 46 Professor Maurício

Leia mais

Circuitos elétricos e Grandezas elétricas

Circuitos elétricos e Grandezas elétricas Energia AQUECIMENTO ILUMINAÇÃO ENERGIA ELÉTRICA COMUNICAÇÕES TRANSPORTES Energia e correntes elétricas Distribuição da energia elétrica As linhas de alta tensão permitem o transporte da energia elétrica

Leia mais

Sistemas eléctricos e magnéticos

Sistemas eléctricos e magnéticos Sistemas eléctricos e magnéticos Circuitos eléctricos Prof. Luís Perna 00/ Corrente eléctrica Qual a condição para que haja corrente eléctrica entre dois condutores A e B? Que tipo de corrente eléctrica

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 01 3º ANO PROF. FELIPE KELLER ELETROSTÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS 01 3º ANO PROF. FELIPE KELLER ELETROSTÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS 01 3º ANO PROF. FELIPE KELLER ELETROSTÁTICA 1 (UNIFESP) Um condutor é percorrido por uma corrente elétrica de intensidade i = 800 ma. Conhecida a carga 19 elétrica elementar, e = 1,6

Leia mais

RESISTOR É O ELEMENTO DE CIRCUITO CUJA ÚNICA FUNÇÃO É CONVERTER A ENERGIA ELÉTRICA EM CALOR.

RESISTOR É O ELEMENTO DE CIRCUITO CUJA ÚNICA FUNÇÃO É CONVERTER A ENERGIA ELÉTRICA EM CALOR. Resistores A existência de uma estrutura cristalina nos condutores que a corrente elétrica percorre faz com que pelo menos uma parte da energia elétrica se transforme em energia na forma de calor, as partículas

Leia mais

Corrente elétrica. A corrente elétrica é um movimento ordenado de cargas elementares.

Corrente elétrica. A corrente elétrica é um movimento ordenado de cargas elementares. Corrente elétrica A corrente elétrica é um movimento ordenado de cargas elementares. A corrente elétrica pode ser um simples jato de partículas no vácuo, como acontece num cinescópio de TV, em que um feixe

Leia mais

Se a resistência do corpo humano, for de 1 kω, e a tensão a qual ele está submetido for de 120 V, O que poderá ocorrer com esta pessoa?

Se a resistência do corpo humano, for de 1 kω, e a tensão a qual ele está submetido for de 120 V, O que poderá ocorrer com esta pessoa? LISTA 01 1 Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as afirmativas a seguir e justifique as falsas ( ) Um corpo que tem carga positiva possui mais prótons do que elétrons; ( ) Dizemos que um corpo é neutro

Leia mais

CAMPO ELÉTRICO. Uma carga elétrica Q produz ao seu redor uma região afetada por sua presença denominada campo elétrico. Criado por cargas elétricas.

CAMPO ELÉTRICO. Uma carga elétrica Q produz ao seu redor uma região afetada por sua presença denominada campo elétrico. Criado por cargas elétricas. CAMPO ELÉTRICO Uma carga elétrica Q produz ao seu redor uma região afetada por sua presença denominada campo elétrico. Campo Elétrico Criado por cargas elétricas. Representado por linhas de campo. Grandeza

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FÍSICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA ELETROMAGNETISMO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FÍSICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA ELETROMAGNETISMO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FÍSICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA ELETROMAGNETISMO Prof. Nelson Luiz Reyes Marques ELETROSTÁTICA 1 - Eletrostática: Os Primeiros

Leia mais

Q t. A corrente elétrica corresponde ao fluxo de elétrons. Os elétrons vão para o polo positivo de um gerador (pilha ou bateria)

Q t. A corrente elétrica corresponde ao fluxo de elétrons. Os elétrons vão para o polo positivo de um gerador (pilha ou bateria) Eletrodinâmica A eletrodinâmica está presente em praticamente todos os lugares da vida moderna. As instalações elétricas e suas lâmpadas, aquecedores fazem parte do cotidiano do homem moderno. Para exames

Leia mais

ROTEIRO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA DO 3º TRIMESTRE 2º EM A Professor: Fernando Augusto Disciplina Física A

ROTEIRO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA DO 3º TRIMESTRE 2º EM A Professor: Fernando Augusto Disciplina Física A 1. Conteúdo: ROTEIRO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA DO 3º TRIMESTRE 2º EM A Professor: Fernando Augusto Disciplina Física A Aula 37 (Campo elétrico uniforme) Aula 38 e 39 (Energia potencial e diferença de potencial

Leia mais

Aula II. Conceituação

Aula II. Conceituação Aula II Conceituação Prof. Eng. Diogo Pedriali Fevereiro de 2019 Rev. 00 Tópico da Aula Quais as formas da eletricidade? Conceito A Eletricidade é definida como a parte da ciência que estuda fenômenos

Leia mais

Aula 2 Tensão, Corrente e Resistência Elétrica

Aula 2 Tensão, Corrente e Resistência Elétrica Imagine um corpo netro. Instituto Federal de São Paulo - IFSP Tensão Elétrica nº prótons = nº de elétrons Quando as cargas são separadas em duas regiões, tem-se, regiões com carga positiva e com carga

Leia mais

Resumo de Eletrodinâmica

Resumo de Eletrodinâmica Resumo de Eletrodinâmica i = Corrente Elétrica (A) Δq = quantidade de carga elétrica no fio em movimento (C = coulomb) milicoulomb: microcoulomb: nanocoulomb: n = número de elétrons e = carga elementar

Leia mais

P I R U QUE NÓS INDICAREMOS PELAS LETRAS ACIMA.

P I R U QUE NÓS INDICAREMOS PELAS LETRAS ACIMA. VISÃO MICROSCÓPICA DA CONDUÇÃO EM METAIS O FUNCIONAMENTO DOS APARELHOS ELÉTRICOS PODE SER ENTENDIDO EM FUNÇÃO DE QUATRO GRANDEZAS PRINCIPAIS: Potência Intensidade de Corrente Resistência Tensão Elétrica

Leia mais

FÍSICA III PROFESSORA MAUREN POMALIS

FÍSICA III PROFESSORA MAUREN POMALIS FÍSICA III PROFESSORA MAUREN POMALIS mauren.pomalis@unir.br ENG. ELÉTRICA - 3 PERÍODO UNIR/Porto Velho 2017/1 SUMÁRIO Corrente elétrica Densidade de corrente Velocidade de deriva Resistência Resistividade

Leia mais

Exercícios 6 1. real 2. Resp: 3. o sentido convencional Resp: 4. Resp: 5. (a) (b) (c) Resp: (b) (c) Resp:

Exercícios 6 1. real 2. Resp: 3. o sentido convencional Resp: 4. Resp: 5. (a) (b) (c) Resp: (b) (c) Resp: Exercícios 6 1. A corrente elétrica real através de um fio metálico é constituída pelo movimento de: a) Cargas positivas do maior para o menor potencial. b) Cargas positivas. c) Elétrons livres no sentido

Leia mais

CONHECIMENTOS FUNDAMENTAIS

CONHECIMENTOS FUNDAMENTAIS A ELETRICIDADE CONHECIMENTOS FUNDAMENTAIS Vanderlei Alves S. Silva Para melhor entender o funcionamento e a aplicação de cada componente eletrônico, é indispensável o prévio conhecimento sobre a eletricidade

Leia mais

professordanilo.com estudeadistancia.professordanilo.com ELETRICA

professordanilo.com estudeadistancia.professordanilo.com ELETRICA ELETRICA TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Ao construir a primeira bateria, no fim de 1799, quando não era conhecida a existência de átomos, íons ou elétrons, Alexandre Volta tentava replicar os órgãos que

Leia mais

- Carga elétrica - Força elétrica -Campo elétrico - Potencial elétrico - Corrente elétrica - Campo magnético -Força magnetica

- Carga elétrica - Força elétrica -Campo elétrico - Potencial elétrico - Corrente elétrica - Campo magnético -Força magnetica GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Jonas Tavares DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º ALUNO(a): Trabalho Recuperação 1º semestre No Anhanguera você é + Enem RELAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA RECUPERAÇÃO - Carga elétrica - Força

Leia mais

Energia e fenómenos elétricos

Energia e fenómenos elétricos Energia e fenómenos elétricos 1. Associa o número do item da coluna I à letra identificativa do elemento da coluna II. Estabelece a correspondência correta entre as grandezas elétricas e os seus significados.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE CAMPUS LUZERNA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE CAMPUS LUZERNA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE CAMPUS LUZERNA Curso Técnico de Nível Médio em Automação Industrial ELETRÔNICA BÁSICA Ricardo Kerschbaumer Luzerna,

Leia mais

Prof. Fábio de Oliveira Borges

Prof. Fábio de Oliveira Borges Corrente Elétrica Prof. Fábio de Oliveira Borges Curso de Física II Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense Niterói, Rio de Janeiro, Brasil https://cursos.if.uff.br/!fisica2-0117/doku.php

Leia mais

Unidade 8. Eletricidade e Magnetismo

Unidade 8. Eletricidade e Magnetismo Unidade 8 Eletricidade e Magnetismo Eletrostática e Eletrodinâmica Os fenômenos elétricos estão associados aos elétrons. Cargas Elétricas As cargas elétricas podem ser positivas ou negativas Cargas opostas

Leia mais

Ismael Rodrigues Silva. Física-Matemática - UFSC. cel: (48)

Ismael Rodrigues Silva. Física-Matemática - UFSC. cel: (48) Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC cel: (48)9668 3767 A carga de UM ELÉTRON é igual a e= 1,6 10 A carga de UM PRÓTON é igual a +e=+1,6 10 carga total do corpo (coulombs) carga elementar (com

Leia mais

Ciências. Energia elétrica e eletricidade

Ciências. Energia elétrica e eletricidade Energia elétrica Energia elétrica é uma forma de energia baseada na geração de diferenças de potencial elétrico entre dois pontos, que permitem estabelecer uma corrente elétrica entre ambos. Mediante a

Leia mais

ELETRICIDADE CAPÍTULO 1 VARIÁVEIS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS

ELETRICIDADE CAPÍTULO 1 VARIÁVEIS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS ELETRICIDADE CAPÍTULO 1 VARIÁVEIS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS 1 - INTRODUÇÃO 1.1 HISTÓRICO DA CIÊNCIA ELÉTRICA 1 - INTRODUÇÃO O PRIMEIRO TRANSISTOR CHIP DE COMPUTADOR 1 - INTRODUÇÃO 1 - INTRODUÇÃO 1 - INTRODUÇÃO

Leia mais

Aula 2 Corrente e Tensão Elétrica

Aula 2 Corrente e Tensão Elétrica Aula 2 Corrente e Tensão Elétrica Num átomo existem várias órbitas. Eletrotécnica 2 Os elétrons mais próximos do núcleo tem maior dificuldade de se desprenderem de suas órbitas, devido a atração exercida

Leia mais

Eletricidade CAP2. Centro de Formação Profissional Orlando Chiarini - CFP / OC Pouso Alegre MG Inst.: Anderson

Eletricidade CAP2. Centro de Formação Profissional Orlando Chiarini - CFP / OC Pouso Alegre MG Inst.: Anderson Eletricidade CAP2 Centro de Formação Profissional Orlando Chiarini - CFP / OC Pouso Alegre MG Inst.: Anderson Grandezas elétricas fundamentais Tensão elétrica (DDP) O mesmo que voltagem ou d.d.p. (diferença

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Uma introdução à Lei de Ohm Corrente elétrica Resistência e Lei de Ohm Resistores Circuitos Medidas de resistência, corrente e tensão 05/03/2018 Prof. Dr. Lucas Barboza

Leia mais

Física Elétrica. Professor: Bruno C. Souza

Física Elétrica. Professor: Bruno C. Souza Física Elétrica Professor: Bruno C. Souza e-mail: bruno.casagrande@grad.unesp.itapeva.br Aula 01 Carga elétrica e eletrização Módulo FE.01 (página 55 à 58) - Apostila 1 Eletricidade Carga Elétrica Processos

Leia mais