As transformações nas terras do Morgado de Marapicú: Um olhar sobre o caso das disputas na Fazenda do Sapê.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "As transformações nas terras do Morgado de Marapicú: Um olhar sobre o caso das disputas na Fazenda do Sapê."

Transcrição

1 As transformações nas terras do Morgado de Marapicú: Um olhar sobre o caso das disputas na Fazenda do Sapê. Rubens da Mota Machado Doutorando no PPGH/UFF A instituição do Morgado de Marapicú: A administração do Conde Aljezur Sabemos que o Morgado de Marapicú fora instituído após a morte do Capitão- Mor Manoel Pereira Ramos de Lemos, quando a viúva D. Helena de Andrade Souto Maior Coutinho e seus filhos, firmaram escritura pública em 6 de Janeiro de 1772 transferindo as legítimas paternas e maternas para o filho primogênito, João Pereira Ramos de Azeredo Coutinho. A sucessão hereditária de qualquer Morgado determina que os primogênitos do sexo masculino herdem a totalidade dos bens deixados em herança 1. Desta forma, Francisco de Lemos de Faria Pereira Coutinho, Conde de Aljezur, tornouse o quarto senhor das terras do Morgado de Marapicú após a sua instituição na figura do seu avô paterno 2. O Conde de Aljezur é figura essencial para entender a dinâmica social organizada em torno do Morgado de Marapicú na segunda metade do Oitocentos. Sabemos através das informações do Registro Paroquial de Terras, que na segunda metade dos Oitocentos, que o Conde já estava à frente da administração das terras do Morgado 3. O assento no livro de Registro Paroquial de Terras indica que o Morgado era composto em 1856 pelas fazendas de Marapicú e Cabuçú, atravessando as freguesias de Santo Antônio de Jacutinga, Nossa Senhora da Conceição de Marapicú e Nossa Senhora da Piedade de 1 O Morgado ou morgadio é o conjunto de bens indivisíveis, que com a morte do possuidor, passa para o controle do primogénito. O Morgado é uma vinculação entre o pai e sua descendência, na qual o filho primogênito herda a totalidade de bens da casa, sem que possa vendê-la. O Morgado de Marapicú foi estabelecido em decorrência da morte do Capitão-Mor Manoel Pereira Ramos, ocasião que a viúva, Helena Souto-Maior, em 1772, reuniu os bens do casal em favor do filho mais velho, João Pereira Ramos, a fim de garantir a nobre de sua casa. 2 Inventário post-mortem. Arquivo do Judiciário do Estado do Rio de Janeiro. Inventário de Francisco de Lemos Pereira Coutinho. Ano: Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro. Registro Paroquial de Terras (1854/1857). Vila de Iguaçu. (Acessado via CD-ROM) p. 55 e 56.

2 Iguaçu 4. No inventário do Conde, datado do ano de 1909, os limites das terras do Morgado aparecem ainda maiores, pois incorporavam a fazenda do Paul do Gandu nos limites da Vila de Itaguaí. Não sabemos se a fazenda do Paul do Gandu foi um incorporação tardia aos domínios do Morgado de Marapicú, ou se talvez houve omissão do pároco de Iguaçu no momento de registrar as dimensões do administradas pelo Conde em função das terras da fazenda Paul do Gandu estar situada na Vila de Itaguaí. Todavia, o elemento que mais interessa neste momento é a política de administração dos domínios de Morgado de Marapicú realizada pelo Conde de Aljezur ao longo da segunda metade dos Oitocentos. O mesmo assento do Registro Paroquial de Terras que informa os suntuosos domínios do Morgado de Marapicú registrava que as terras do Conde possuía mais de duzentos arrendatários. Este artigo tratará de um conflito envolvendo o administrador das terras do antigo Morgado de Marapicú e um arrendatário no início do século XX. Antes, porém, devemos conhecer como as terras do Morgado foram adquiridas por João Leopoldo Modesto Leal. O Morgado de Marapicú muda de mãos: A administração de Modesto Leal A administração do Conde Aljezur sobre as terras do Morgado de Marapicú teve fim no ano de 1909 com sua morte na cidade de Petrópolis. Sabemos que durante o Segundo Reinado, o Conde passava longos períodos na cidade de Pedro, inclusive sendo companhia certa do Imperador durante as suas caminhadas matinais. Seu inventário 5 sugere que o Conde de Aljezur escolheu permanecer em Petrópolis para passar a velhice, falecendo de marasmo senil aos oitenta em nove anos em sua casa na Rua Montecaseiros, Inventário post-mortem. Arquivo do Judiciário do Estado do Rio de Janeiro. Inventário de Francisco de Lemos Pereira Coutinho. Ano de Se a numeração da Rua Monte Caseiros na cidade de Petrópolis não foi alterada de 1909 para cá. É possível localizar com auxílio de um software de localização espacial a casa em teria habitado Modesto Leal no período próximo a sua morte.

3 No momento da avaliação dos bens do inventário do Conde de Aljezur, os domínios do Morgado foram estimados em duzentos e cinquenta e quatro contos de réis. (254:000$000 réis). As fazendas de Marapicú e Cabuçu foram avaliadas cada uma em cem contos de réis (100:000$000 réis) e a fazenda Paul do Gandu foi estimada em cinquenta e quatro contos de réis (54:000$000 réis). No inventário existia ainda outra propriedade agrária, a fazenda de Varginha, localizada em Iguaçu, porém tal fazenda não compunha os domínios territoriais do Morgado de Marapicú 7. O espólio do inventário do Conde de Aljezur foi legado a sua segunda esposa, a Condessa de Aljezur, Dona Ana Carolina de Saldanha da Gama, incluindo os domínios do Morgado de Marapicú, a fazenda da Varginha propriedade livre- e duzentos e quarenta contos oitocentos e oitenta e cinco mil réis (240:885$000 réis) em apólices do tesouro nacional 8. A condessa de Aljezur, talvez não desejasse seguir a política de transformar sua vasta propriedade territorial em renda monetária por meio de concessões de arrendamentos. Afinal, em 1911 a rica Condessa vendeu os domínios territoriais legados por seu falecido marido para João Leopoldo Modesto Leal, Conde Modesto Leal, pelo valor de cento de setenta e cinco contos de réis (175:000$000 réis) 9. Portanto, a partir do ano de 1911 os domínios do antigo Morgado de Marapicú passaram ao controle do Conde Modesto Leal. Neste artigo estará em análise o conflito entre o administrador do Morgado e um arrendatário de suas terras. Esse serão os assuntos das próximas páginas. João Leopoldo Modesto Leal, Conde Modesto Leal, enriqueceu no comércio de sucatas de navios, posteriormente ampliando as suas ações comerciais nos ramos dos empréstimos financeiros, aluguéis de imóveis, além de possuir diversas fazendas espalhadas por todo o Estado do Rio de Janeiro para a criação de animais e plantios. 7 A partir do ano de morte do Conde de Aljezur a utilização do termo Morgado de Marapicú cumpre somente o sentido de manter a coesão no texto. Pois, a lei imperial de 31 de Outubro de 1835 definia que o Morgado seria dissolvido em seu perfil jurídico com a morte de seu administrador a partir daquela ano. Portanto, quando o Conde Modesto Leal compra as terras, seu regime jurídico é semelhante a qualquer outra propriedade em relação à partilha em herança. 8 Inventário post-mortem. Arquivo do Judiciário do Estado do Rio de Janeiro. Inventário de Francisco de Lemos Pereira Coutinho. Ano de É curioso notar que mesmo em plena República a documentação jurídica continue a tratar os indivíduos envolvidos por seus títulos de nobreza.

4 Modesto Leal foi um dos homens mais ricos dos primeiros anos da República brasileira, tendo inclusive sido eleito senador da República pelo Estado do Rio de Janeiro. O litigio pelos limites da Fazenda do Sapê No ano de 1916, o enriquecido Conde recorria a Justiça solicitando a demarcação de limites entre as suas propriedades e as terras pertencentes a Francisco Silveira Machado. A petição que deu início ao processo na Comarca de Iguaçu informa que o confrontante das Fazendas Sapê e Campo-Alegre estaria invadindo dos domínios das duas fazendas ao introduzir animais e extrair lenhas e carvão. O advogado de Modesto Leal utilizou como evidencias da invasão de propriedade as acusações de introdução de animais e extração lenha e carvão para dar início ao processo contra Francisco Machado. Sabemos através de outros processos que envolvem Modesto Leal contra arrendatários e confrontantes de suas terras que as acusações invasão da sua propriedade por animais postos a pastar e extração não autorizada de lenha era retórica recorrentes nos processo judiciárias envolvendo o referido Conde. Sabemos ainda que na época da administração do Conde de Aljezur nas terras do Morgado de Marapicú, a extração de lenha e fabricação de carvão eram práticas autorizadas entre os arrendatários. Talvez a defesa de Modesto Leal tenha optado por utilizar como estratégia de argumentação o ataque contra uma prática costumeira entre moradores da vizinha do Morgado, buscando nos tribunais ter sucesso com os anseios do Conde Modesto Leal na definição dos limites de suas propriedades. Ao começo do processo, a defesa de Modesto Leal tratou de afirmar os limites do referido Conde sobre diversas propriedades na região de Iguaçu. Seu advogado solicitou ao coletor de impostos dos distritos de Marapicú e Jacutinga a transcrição do pagamento do imposto territorial sobre as fazendas Santa Rosa, Benfica, Campo-Alegre, Mato Grosso, Imbê e Piedade, localizadas em Marapicú, bem como das fazendas Laranjeiras, Sapê, Rio D Ouro, Santo Antônio do Mato, Manganga, Saudade e Rio D Ouro Colonial, situadas Jacutinga. Desta forma, somos informado que Modesto Leal era proprietário em terras iguaçuanas de domínios muito maiores do que o antigo Morgado de Marapicú. A

5 transcrição do imposto territorial demostra que o enriquecido Conde era senhor e possuidor de, ao menos, mais treze fazendas na região de Iguaçu. Para algumas dessas fazendas temos informações mais precisas, pois estavam envolvidas no processo de contestação dos limites contra Francisco Silveira Machado. Sabemos que as fazendas Benfica, Mato Grosso e Campo-Alegre foram adquiridas por Modesto Leal em dois processo diferentes de compra. Suas terras haviam sido desmembradas pelos herdeiros do Miguel Athanazio da Costa Barros e Dona Dorothéia Candida de Bulhões Sayão. A herança foi partilhada em doze partes iguais entre os herdeiros do casal. O herdeiro Gilberto Sobral de Bulhões Sayão negociou a sua duodécima parte com a sociedade formada por Botelhos e Oliveira pelo ano de Sabemos que os sócios Botelhos e Oliveira acostumavam arrendavam parte das terras compradas para a Companhia de Transporte e Carruagens e para a M. Lopes da Silva. Não temos qualquer tipo de informação que o referido M. Lopes da Silva fazia das terras Transporte e Carruagens utilizava os domínios arrendados para prestar serviços de manutenção para a Estrada de Ferro Central do Brasil. Todavia em Dezembro de 1915, a sociedade Botelhos e Oliveira vendeu a duodécima parte, anteriormente pertencente a Gilberto Sayão, das fazendas Benfica, Mato Grosso e Campo-Alegre a João Leopoldo Modesto Leal. No mês anterior do mesmo ano, Modesto Leal havia comprado onze duodécimas partes das fazendas Benfica, Mato Grosso e Campo-Alegre do conjunto de herdeiros da família Bulhões Sayão. Portanto, juntando as duas compras, Modesto Leal havia adquirido as doze partes em que foram fracionadas as fazendas Benfica, Mato Grosso e Campo-Alegre. Torna-se único senhor e possuidor das referidas fazendas. Através do processo movido por Modesto Leal, sabemos que a fazenda Mato Grosso fazia fronteira com as terras do Morgado de Marapicú, enquanto a fazenda Benfica tinha como confrontante as fazendas Campo-Alegra e Benfica 10. Isto, permitiu que Modesto Leal tivesse uma vasta área contigua sobre o seu domínio. Na dupla 10 Processo de civil entre João Leopoldo Modesto Leal e Francisco Silveira Machado. Arquivo do Judiciário do Estado do Rio de Janeiro. Ano: 1916.

6 transação, o Conde empregou cento e doze contos de réis (112:000$000 réis) para comprar os domínios das fazendas Benfica, Mato Grosso e Campo-Alegre. As escrituras de comprar e venda enunciam as intenções de Modesto Leal ao adquirir a propriedade das fazendas. Na negociação da duodécima pertencente à Gilberto Sayão, constam algumas cláusulas de contrato entre a parte compradora e os arrendatários daquelas terras. Pelas cláusulas, o Conde autorizada a Companhia de Transporte e Carruagens a finalizar a confecção dos dormentes encomendados pela Estrada de Ferro Central do Brasil, sendo, porém usadas, preferencialmente, as madeiras já derrubadas até aquele momento. Todavia, caso houvesse necessidade, a empresa poderia extrair somente madeiras brancas nas matas de Alhos e Morro de Pedra, localidades próximas à serralheria que exista na fazenda. A empresa poderia ainda utilizar livremente o pasto para alimentar os seus animais, e em caso de necessidade, Modesto Leal se comprometeu a emprestar seus animais para o transporte dos dormentes, materiais de trilhos e barracões. O Conde, porém, é taxativo quando ao término dos trabalhos prestados pela Companhia de Transporte e Carruagens no interior da sua propriedade, afirmando que todo o trabalho deveria ser finalizado em Fevereiro de No mesmo contrato, Modesto Leal afirma que pagou o valor de quatorze contos de réis (14:000$000 réis) como indenização pelas benfeitorias construídas na área, permitindo que a Companhia pudesse extrair o milho de exportação plantado na propriedade com a utilizando o tempo natural necessário para a tarefa. Contudo, cabia pelas cláusulas do contrato, a fiscalização permanente por parte dos interesses de Modesto Leal, bem como a possibilidade de proibição sobre a extração de lenha a qualquer momento no interior dos seus domínios. A presença dos critérios anunciados parece ter sido condição essencial para aquisição dos domínios por Modesto Leal, ao passo que o referido Conde anunciava um limite breve para o terminou das atividades de serralheria da Companhia de Transporte e Carruagens. No contrato de compra e venda com os herdeiros das onze duodécimas parte das fazendas Benfica, Mato Grosso e Campo-Alegre, Modesto Leal a anuncia suas pretensões para com as terras recentemente adquiridas declarando que:

7 ... não assumiu o compromisso de respeitar o arrendamento existente nas terras das fazendas compradas, visto destina-las a exploração e desenvolvimento da indústria agrícola e pastoril em grande escala, necessitando, portanto, das matas, capoeiras, pastos, aguadas, casa e tudo mais que compreendem as referidas fazendas, ficando a seu arbítrio e critério exclusivo a manutenção dos arrendamentos dos pequenos sítios que existem nas fazendas. 11 Modesto Leal declarava que não pretendia manter os contratos de arrendamento existentes nas terras compradas, porque vislumbrar desenvolver indústria agrícola e pastoril nas terras adquiridas. Sabemos pelas pesquisas em desenvolvimento até agora que Modesto Leal enfrentava a resistência de um grupo de arrendatários nos antigos domínios do Morgado de Marapicú. O Conde vinha rompendo unilateralmente os antigos contratos de arrendamentos existentes nesses domínios desde o tempo da administração do Conde de Aljezur. Talvez, Francisco Machado estivesse atento aos confrontos judiciais entre Modesto Leal e os arrendatários do antigo Morgado, e imaginasse que suas terras pudessem estar ameaçadas pelas pretensões de Modesto Leal, No decorrer do processo movido contra Francisco Silveira Machado, a defesa de Modesto Leal abandonou a estratégia de enfatizar a invasão de terras de Modesto Leal por gado solto e extração de lenha e carvão. Passando a alertar sobre a construção, por parte do implicado, de um prédio que transpassava os limites entre as propriedades. Para averiguar o fato, o Juiz Municipal solicitou ao oficial de justiça à descrição da edificação que vinha sendo construída nos domínios litigados. Ao realizar a visitação ao local de construção do prédio, o oficial de justiça descreveu a construção contendo vinte cinco palmos de frente, mais ou menos, e quinze palmos de largueza, mais ou menos, com uma pequena parte coberta com sapê Processo de civil entre João Leopoldo Modesto Leal e Francisco Silveira Machado. Arquivo do Judiciário do Estado do Rio de Janeiro. Ano: Processo de civil entre João Leopoldo Modesto Leal e Francisco Silveira Machado. Arquivo do Judiciário do Estado do Rio de Janeiro. Ano: 1916.

8 Sabemos que a construção descrita estava sendo erguida não diretamente por Francisco Silveira Machado, mas sim pelos sócios Botelhos e Oliveira que haviam arrendado o terreno ao citado Francisco Machado. Na verdade, a fazenda Sapê anteriormente havia sido desmembrada em duas partes, das quais uma parte foi adquirida Modesto Leal, enquanto a outra parte foi comprada por Francisco Machado. Portanto, toda a querela judicial girava em torno da definição de limites pertencente a cada uma das partes envolvidas na Fazenda Sapê. O desmembramento das terras da fazenda Sapê aconteceu no ano de 1840, quando Pedro Dias Gordilho Paes Leme, transferiu parte das terras herdadas de seu avô Pedro Paes Leme 13 para a Companhia Industrial de Seda e Ramie, representada pelo Conde Motta Maia. Posteriormente, Domingos Theodoro de Azeredo Junior adquiriu as terras, e as legou em inventário para sua filha, Dona Eugenia de Azeredo Carvalho. Foi em negociação com Dona Eugenia Carvalho que Francisco Silveira Machado adquiriu os quatrocentos hectares pertencentes a sua parcela da fazenda do Sapê. Buscando esclarecer melhor as confusões em torno das fronteiras entre as duas partes da fazenda Sapê, o Juiz Municipal solicitou ao agrimensor José Ribeiro Gomes a aviventação dos rumos das referidas terras. O laudo solicitado determinou que Francisco Silveira Machado havia invadido os limites pertencentes a parte de Modesto Leal da fazenda do Sapê. A produção do laudo esquentou ainda mais os conflitos entre Francisco Machado e Modesto Leal. O advogado do primeiro contestou o laudo, argumentando que o mesmo era inconcluso e havia sido manipulado, pois havia uma mancha de verniz em uma parte crucial do mapa produzido pelo agrimensor. Por outro lado, a defesa de Modesto Leal negava que a manipulação tivesse por sido realizada por ele, repassando a culpa para o outro advogado. A defesa de Francisco Silveira Machado insistia na tese de manipulação do mapa produzido pelo agrimensor, insinuando nos autos que a amizade entre Modesto Leal e o escrivão do Cartório - correligionário político de Modesto Leal pudesse estar relacionada com a avaria provocada ao mapa. 13 Pedro Paes Leme era o Marques de São João Marcos.

9 O fatídico mapa não consta no processo. E a defesa de Francisco Machado apressou-se para produzir outro mapa que pudesse, sem manchas a parte, confirmar a posse de seu cliente do quinhão em disputa da Fazenda do Sapê. Desta forma, a defesa de Francisco Machado, buscando provar a posse de seu cliente sobre os 400 hectares declarados, produziu o mapa da fazenda do Sapê que será reproduzido abaixo: Conforme indicado no mapa acima, os 400 hectares da Fazenda do Sapê que a defesa de Francisco Machado alegava ter comprado faziam fronteira com outras propriedades de Modesto, como a Fazenda Campo-Alegre, Santo Antônio e Santo Antônio da Mata. Outro confrontante com a fazenda de Sapê, propriedade alegada por Francisco Silveira Machado, era a Fazenda Nacional de Santa Cruz. Sabemos que Francisco Machado possuía um aforamento de oitenta alqueires entre a localidade do Daniel e Limeira situado no interior da Fazenda Nacional de Santa Cruz. O que tudo indica neste processo, Modesto Leal enfrentava um proprietário de terras com domínios sobre dimensões significativas, e com recursos para travar uma longa

10 briga nos tribunais. Após, diversas trocas de acusações e dezenas de petições de ambas das partes, o Juiz Municipal julgou improcedente o pedido de embargo e manutenção de posse promovida contra Francisco Silveira Machado. A defesa do Conde Modesto Leal chegou a recorrer, sem sucesso, ao Tribunal da Relação para tentar reverter à decisão do juízo local. Até onde sabemos, naquele ano de 1916, os planos de Modesto Leal realizar exploração e desenvolvimento da indústria agrícola e pastoril em grande escala na região da Fazenda do Sapê foi, momentaneamente, frustrado por seu confrontante Francisco Machado. Referências: Inventário post-mortem. Arquivo do Judiciário do Estado do Rio de Janeiro. Inventário de Francisco de Lemos Pereira Coutinho. Ano: Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro. Registro Paroquial de Terras (1854/1857). Vila de Iguaçu. (Acessado via CD-ROM) p. 55 e 56. Processo de civil entre João Leopoldo Modesto Leal e Francisco Silveira Machado. Arquivo do Judiciário do Estado do Rio de Janeiro. Ano: EL-KAREH, Almir Chaiban, Filha Branca de Mãe Preta: a Companhia da Estrada de Ferro D. Pedro II ( ), Petrópolis, Vozes, MACHADO, Rubens da Mota. A terra e seus muitos domínios: senhores, lavradores e escravos nas redes pelo usufruto da terra (Vila Iguaçu, ) f. Dissertação (Dissertação em História). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, MOTTA, Márcia Maria Menendes. Nas fronteiras do poder: conflitos de terra e direito agrário no Brasil na segunda metade do século XIX. 2. ed. rev. e ampl. Niterói: Editora da UFF, Feliciana e a botica: Transmissão de patrimônio e legitimidade do direito à terra na região de Maricá (segunda metade do século XIX). In: LARA, Silvia Hunold (Org.); MENDONÇA, Joseli Maria Nunes. Direitos e justiças no Brasil: Ensaios de História Social. Editora Unicamp: Campinas, 2006.

11 PEDROZA, Manoela. Engenhocas da Moral: redes de parentela, transmissão de terras e direitos de propriedade na freguesia de Campo Grande (Rio de Janeiro/século XIX). Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, THOMPSON, E. P. Costumes em comum. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

O caso da Fazendo Sapê: Embates entre novos e velhos usos possíveis do recurso da terra.

O caso da Fazendo Sapê: Embates entre novos e velhos usos possíveis do recurso da terra. 1 O caso da Fazendo Sapê: Embates entre novos e velhos usos possíveis do recurso da terra. Resumo: O presente artigo discute as disputas pelos domínios da Fazenda do Sapé entre Francisco Machado e João

Leia mais

Continuarei a derrubar até o último pau! : Arrendamentos e conflitos nas terras do antigo Morgado de Marapicú.

Continuarei a derrubar até o último pau! : Arrendamentos e conflitos nas terras do antigo Morgado de Marapicú. Continuarei a derrubar até o último pau! : Arrendamentos e conflitos nas terras do antigo Morgado de Marapicú. RUBENS DA MOTA MACHADO * A instituição do Morgado de Marapicú: A administração do Conde Aljezur

Leia mais

HISTÓRICO DA FAZENDA BREJO OU TORTO DE PROPRIEDADE DE JOAQUIM MARCELLINO DE SOUSA REGISTRADA NAS TRANSCRIÇÕES N S

HISTÓRICO DA FAZENDA BREJO OU TORTO DE PROPRIEDADE DE JOAQUIM MARCELLINO DE SOUSA REGISTRADA NAS TRANSCRIÇÕES N S HISTÓRICO DA FAZENDA BREJO OU TORTO DE PROPRIEDADE DE JOAQUIM MARCELLINO DE SOUSA REGISTRADA NAS TRANSCRIÇÕES N S 3431 (580,991 alqueires) E 1950 (100 alqueires) 1- JOAQUIM MARCELLINO DE SOUSA adquiriu

Leia mais

Tribunal Judicial de Vila Nova de Gaia Quarto Juízo Cível Processo Especial de Insolvência n.º /11.0 TYVNG

Tribunal Judicial de Vila Nova de Gaia Quarto Juízo Cível Processo Especial de Insolvência n.º /11.0 TYVNG Tribunal Judicial de Vila Nova de Gaia Quarto Juízo Cível Processo Especial de Insolvência n.º 1. 157/11.0 TYVNG AUTO DE ARROLAMENTO, APREENSÃO E INVENTÁRIO DE BENS ------Aos dezasseis dias do mês de Julho

Leia mais

PARECER TÉCNICO POLIGONAL E LOCALIZAÇÃO:

PARECER TÉCNICO POLIGONAL E LOCALIZAÇÃO: PARECER TÉCNICO DA POLINAL E LOCALIZAÇÃO: 1- DO QUINHÃO DE: JOAQUIM MARCELINO DE SOUZA; 2- DO QUINHÃO DE: LUDOVICO DE OLIVEIRA NEHRER NETO; 1.0 OBJETIVO Plotar em Planta do Sistema Cartográfico do Distrito

Leia mais

DOCUMENTO 5. Código de Referência: BR PEMJ REC PJUD JM AL

DOCUMENTO 5. Código de Referência: BR PEMJ REC PJUD JM AL DOCUMENTO 5 Código de Referência: BR PEMJ REC PJUD JM AL 1882.05.31 Título: Processo Cível (Ação de Liberdade) movido pelo escravo Simplício Manoel contra Ernesto & Leopoldo Datas: 1882 Fundo: Comarca

Leia mais

* *

* * Eng.º Richard Gebara 1 fls. 84 EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUÍZ DE DIREITO DA 4.ª VARA CÍVEL BAURU *0006362-43.2016.8.26.0071* RICHARD GEBARA, brasileiro, Engenheiro Civil, CREA n.º 060020304-9, PERITO

Leia mais

MUNICÍPIO DE FREIXO DE ESPADA À CINTA CÂMARA MUNICIPAL EDITAL

MUNICÍPIO DE FREIXO DE ESPADA À CINTA CÂMARA MUNICIPAL EDITAL Pág. 1 EDITAL -------MARIA DO CÉU QUINTAS, PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DO : ------- TORNA PÚBLICO, nos termos do disposto no artigo 91 conjugado no n.º4 do artigo 92 da Lei n.º 169/99 de 18 de Setembro,

Leia mais

Atualiza o valor das custas judiciais, dos emolumentos e do Fundo de Reaparelhamento da Justiça.

Atualiza o valor das custas judiciais, dos emolumentos e do Fundo de Reaparelhamento da Justiça. RESOLUÇÃO N. 10/2011 CM Atualiza o valor das custas judiciais, dos emolumentos e do Fundo de Reaparelhamento da Justiça. O Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, considerando

Leia mais

Inventário extrajudicial costuma ser mais rápido e menos custoso que o judicial

Inventário extrajudicial costuma ser mais rápido e menos custoso que o judicial Inventário extrajudicial costuma ser mais rápido e menos custoso que o judicial O inventário é o processo que sucede a morte, no qual se apuram os bens, os direitos e as dívidas do falecido para chegar

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO 2ª VARA JUDICIAL DA COMARCA DE RIO PARDO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL EDITAL DE LEILÃO

PODER JUDICIÁRIO 2ª VARA JUDICIAL DA COMARCA DE RIO PARDO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL EDITAL DE LEILÃO PODER JUDICIÁRIO 2ª VARA JUDICIAL DA COMARCA DE RIO PARDO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL EDITAL DE LEILÃO Pelo presente, se faz saber a todos, que será(ão) levado(s) a leilão, nas modalidades PRESENCIAL E

Leia mais

Santa Eufémia de Prazins

Santa Eufémia de Prazins Santa Eufémia de Prazins Guimarães Inquérito paroquial de 4 Revista de Guimarães, n.º 0, 99, pp. 4-40 º Esta freguesia situada em uma situação baixa à margem esquerda do Rio Ave, e nas fraldas do monte,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO VARA JUDICIAL DA COMARCA DE BARRA DO RIBEIRO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL EDITAL DE LEILÃO

PODER JUDICIÁRIO VARA JUDICIAL DA COMARCA DE BARRA DO RIBEIRO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL EDITAL DE LEILÃO que é exequente TEREZINHA SENADIR LOPES DIAS E OUTROS, e executados IZEL MARIA DA SILVA VIEIRA, JAIRO PINTO FEIJÓ E LUCIANO DIAS DE OLIVEIRA na seguinte forma: PROCESSO: 140/1.13.0000933-1 (CNJ 0001860-91.2013.8.21.0140)

Leia mais

Vaga no 01 Pequena. Matrícula no , Contribuinte no Avaliação (Atualizada

Vaga no 01 Pequena. Matrícula no , Contribuinte no Avaliação (Atualizada 38o OFÍCIO CÍVEL CENTRAL Fórum Central Civel João Mendes Júnior - Comarca de São Paulo JUIZ: NILSON WILFRED IVANHOÉ PINHEIRO JUIZ: CAROLINA DE FIGUEIREDO DORLHIAC NOGUEIRA JUSTIÇA GRATUITA - EDITAL DE

Leia mais

I. DIssertação. II. Peça PrátIca

I. DIssertação. II. Peça PrátIca I. DIssertação Disserte ordenadamente sobre condomínio de lotes. Histórico. Definição. Constituição. Natureza da obrigação no rateio de despesas. Aspectos tributários. Comparação com o loteamento de acesso

Leia mais

Assentos [manuscritos] de batismo e de óbitos na Capitania do Rio Grande ( )

Assentos [manuscritos] de batismo e de óbitos na Capitania do Rio Grande ( ) Assentos [manuscritos] de batismo e de óbitos na Capitania do Rio Grande (1757-1796) Records [manuscripts] of baptism and demise in the captaincy of the Rio Grande (1769-1779) A Revista Educação em Questão

Leia mais

MUNICÍPIO DE FREIXO DE ESPADA À CINTA Ata nº 24/2013 Reunião de 18/11/2013 ORDEM DO DIA

MUNICÍPIO DE FREIXO DE ESPADA À CINTA Ata nº 24/2013 Reunião de 18/11/2013 ORDEM DO DIA Pág. 1 REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FREIXO DE ESPADA À CINTA REALIZADA NO DIA DEZOITO DE NOVEMBRO DO ANO DE DOIS MIL E TREZE. ------- No dia dezoito de novembro do ano dois mil e treze, nesta

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA DA FAMILIA E DAS SUCESSÕES DO FORO CENTRAL DA CAPITAL DE SÃO PAULO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA DA FAMILIA E DAS SUCESSÕES DO FORO CENTRAL DA CAPITAL DE SÃO PAULO EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA DA FAMILIA E DAS SUCESSÕES DO FORO CENTRAL DA CAPITAL DE SÃO PAULO Processo nº. Inventário e Partilha Ida: Ivte:, inventariante nomeado às fls.,

Leia mais

Certifico haver enviado o Edital acima para Imprensa Oficial via Siscom Windows Uberaba, Oficial de Apoio Judicial

Certifico haver enviado o Edital acima para Imprensa Oficial via Siscom Windows Uberaba, Oficial de Apoio Judicial nos autos da Execução Fiscal nº 701.04.083.766-1, proposta pelo J L PRODUÇÕES LTDA., CNPJ: 25.545.450/0001-90 e JOSÉ LUIZ GUIMARÃES DO AMARAL, CPF: 273.306.056-20 será levado a hasta pública o seguinte

Leia mais

AVALIAÇÃO 2 1 LEIA COM ATENÇÃO:

AVALIAÇÃO 2 1 LEIA COM ATENÇÃO: Universidade do Sul de Santa Catarina Campus Norte Curso: Direito Disciplina: Direito das Sucessões Professor: MSc. Patrícia Fontanella Acadêmico (a): AVALIAÇÃO 2 1 LEIA COM ATENÇÃO: 1. A PROVA É INDIVIDUAL

Leia mais

P O D E R J U D I C I Á R I O O F Í C I O A V A L I A D O R J U D I C I A L Comarca de Cantagalo - Estado do Paraná INFORMAÇÃO

P O D E R J U D I C I Á R I O O F Í C I O A V A L I A D O R J U D I C I A L Comarca de Cantagalo - Estado do Paraná INFORMAÇÃO INFORMAÇÃO CARLOS ROBERTO TRISTÃO, avaliador judicial desta Comarca, em atenção à Certidão contida no mov. 73.1 dos presentes autos sob nº 305-46.2001.8.16.0060, vem respeitosamente perante Vossa Excelência

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DO MEIO AMBIENTE, DESENVOL VIlVIENTO URBANO E FUNDIÁRIO DO DISTRITO FEDERAL

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DO MEIO AMBIENTE, DESENVOL VIlVIENTO URBANO E FUNDIÁRIO DO DISTRITO FEDERAL EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DO MEIO AMBIENTE, DESENVOL VIlVIENTO URBANO E FUNDIÁRIO DO DISTRITO FEDERAL Refi Oposição Processo li': 2004.01.1.054067-5 Opoellte: COMPANHIA IMOBILIÁRIA

Leia mais

19º Capítulo - Ramo Castro

19º Capítulo - Ramo Castro 19º Capítulo - Ramo Castro 6.1-1 - Maria Joana Calção, baptizada a 29.12.1850 em S. Romão, nasceu a 25.11.1850, proprietária, casou em Cabrela a 11.12.1867 com Francisco António Corrêa de Castro, lavrador

Leia mais

Ata em minuta;

Ata em minuta; Ata em minuta;-------------------------------------------------------------------------------------------- Nos termos e para os efeitos do artigo 57º da Lei nº 75/2013, de 12 de setembro, foram aprovados

Leia mais

Laudo Técnico. Avaliação imobiliária. Autos : XX.XXX/2006. xxº Vara Civel de Curitiba. Requerente: XXXX. Requerido: XXXX

Laudo Técnico. Avaliação imobiliária. Autos : XX.XXX/2006. xxº Vara Civel de Curitiba. Requerente: XXXX. Requerido: XXXX Laudo Técnico Avaliação imobiliária Autos : XX.XXX/2006 xxº Vara Civel de Curitiba Requerente: Requerido: Elaborado por: Luís Ricardo Pinheiro Lima Página 1 de 8 1. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO PRESTADORA

Leia mais

Vale lembrar que este Juiz foi titular da Vara de Registros Públicos do DF(???).

Vale lembrar que este Juiz foi titular da Vara de Registros Públicos do DF(???). FRAUDES UTILIZADAS PELO JUIZ DA VARA DE MEIO AMBIENTE, DESENVOLVIMENTO URBANO E FUNDIÁRIO DO DF NA SENTENÇA PROFERIDA NOS AUTOS simultânea nos autos: nº 2002.01.1.052508-8 (Interdito Proibitório) e nº

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO COMARCA DE ITAGUAÇU CARTA PRECATÓRIA

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO COMARCA DE ITAGUAÇU CARTA PRECATÓRIA JUIZ DE DIREITO DA -ES, em primeiro ou segundo leilão o bem penhorado nos autos da ação Execução por Título Extrajudicial n 0000998-06.2014.8.08.0025, que é exequente Cooperativa de Crédito de Livre Admissão

Leia mais

Saboias Ribeiros. Devotos de Coração de Jesus (construíram a igreja por volta de 1932). Após a morte do Major Augusto.

Saboias Ribeiros. Devotos de Coração de Jesus (construíram a igreja por volta de 1932). Após a morte do Major Augusto. Saboias Ribeiros O Major Augusto Sabóia Ribeiro, por aqui chegou em 1923, vinha de Cascavel com toda a família fixou residência no Sítio Paca. Já havia comprado o sítio Paca em 1892, de Luis Severiano

Leia mais

Escrivão Neves. Autos de Inventário. D. Felisbina da Silva Antunes falecido

Escrivão Neves. Autos de Inventário. D. Felisbina da Silva Antunes falecido Inventário (1) Anno 1871 Juizo Municipal da cidade de Pelotas Autos de Inventário Escrivão Neves D. Felisbina da Silva Antunes falecido O Coronel Annibal Antunes Maciel, por seus bastantes procuradores

Leia mais

DAF/NP- Ata da reunião de 01 de agosto de /7

DAF/NP- Ata da reunião de 01 de agosto de /7 ATA Nº 15 - REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA EM UM DE AGOSTO DE DOIS MIL E DOZE Ao primeiro dia do mês de agosto, do ano dois mil e doze, nesta Vila de Vieira do Minho, no Edifício dos Paços do Município, reuniu

Leia mais

Laudo de Avaliação Judicial

Laudo de Avaliação Judicial fls. 2 Este documento é copia do original assinado digitalmente por MARLENE FERREIRA GODOI DA SILVA. Liberado nos autos digitais por Marlene Ferreira Godoi da Silva, em 20/05/2015 às 15:58. Para acessar

Leia mais

EXM a SR a DR a LÉA EMÍLIA BRAUNE PORTUGAL DD. Oficiala do Cartório do 2 Ofício de Registro de Imóveis do DF

EXM a SR a DR a LÉA EMÍLIA BRAUNE PORTUGAL DD. Oficiala do Cartório do 2 Ofício de Registro de Imóveis do DF "JI EXM a SR a DR a LÉA EMÍLIA BRAUNE PORTUGAL DD. Oficiala do Cartório do 2 Ofício de Registro de Imóveis do DF ESPÓLIO DE JOAQUIM MARCELLINO DE SOUSA, neste ato, representado por sua inventariante Maria

Leia mais

* *

* * Eng.º Richard Gebara 1 EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUÍZ DE DIREITO DA 4.ª VARA CÍVEL BAURU *0034539-85.2014.8.26.0071* RICHARD GEBARA, brasileiro, Engenheiro Civil, CREA n.º 060020304-9, PERITO nomeado

Leia mais

P O D E R J U D I C I Á R I O O F Í C I O A V A L I A D O R J U D I C I A L Comarca de Cantagalo - Estado do Paraná LAUDO DE AVALIAÇÃO

P O D E R J U D I C I Á R I O O F Í C I O A V A L I A D O R J U D I C I A L Comarca de Cantagalo - Estado do Paraná LAUDO DE AVALIAÇÃO LAUDO DE AVALIAÇÃO CARLOS ROBERTO TRISTÃO, avaliador judicial desta Comarca, em cumprimento ao r.decisão expedida no movimento sequencial evento 42.1 dos autos sob nº 302-91.2001.8.16.0060 de ação de Conhecimento

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE PENICHE * Ata da reunião de * Minuta * Fl.1/5 MINUTA DA ATA N.º 14/2015

CÂMARA MUNICIPAL DE PENICHE * Ata da reunião de * Minuta * Fl.1/5 MINUTA DA ATA N.º 14/2015 CÂMARA MUNICIPAL DE PENICHE * Ata da reunião de 07.04.2015 * Minuta * Fl.1/5 MINUTA DA ATA N.º 14/2015 MINUTA DA ATA DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE PENICHE, REALIZADA NO DIA 7 DE ABRIL

Leia mais

eãfflik59/ CREU F 20730/ CNAI 07290

eãfflik59/ CREU F 20730/ CNAI 07290 eãfflik59/ CREU F 20730/ CNAI 07290 AVALIAÇÃO A pedido do PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ, Comarca de Rebouças Pr. VARA CRIMINAL DE REBOUÇAS PROJUDI. OFÍCIO: 722/2016 AUTOS: n 0001362-22.2016.8.16.0142

Leia mais

MUNICIPAL DE CÓRREGO DO BOM JESUS ADMINISTRAÇÃO

MUNICIPAL DE CÓRREGO DO BOM JESUS ADMINISTRAÇÃO PROCESSO LICITATÓRIO Nº 074/2018. PREGÃO PRESENCIAL Nº 019/2018 TIPO MENOR PREÇO POR LOTE OBJETO: AQUISIÇÃO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS, PARA ATENDER À SOLICITAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO, SAÚDE,

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO SENTENÇA Processo Digital nº: 1120603-57.2015.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum - Condomínio Requerente: José Luis dos Anjos e outro Requerido: Lucia Regina dos Anjos e outros Justiça Gratuita

Leia mais

Usaram da palavra os Excelentíssimos Senhores Vereadores:

Usaram da palavra os Excelentíssimos Senhores Vereadores: 25-02-2015 ATA N.º 8 REUNIÃO ORDINÁRIA PÚBLICADA CÂMARA MUNICIPAL DE OLHÃO, REALIZADA AOS VINTE E CINCO DIAS DO MÊS DE FEVEREIRO DO ANO DE DOIS MIL E QUINZE Aos vinte e cinco dias do mês de fevereiro do

Leia mais

LISTA DE PERMUTAS DE TERRENOS COM O MUNICÍPIO E DE VENDA DE TERRENOS MUNICIPAIS, RESPETIVAS LOCALIZAÇÕES E VALORES - ANO 1998 A 2013

LISTA DE PERMUTAS DE TERRENOS COM O MUNICÍPIO E DE VENDA DE TERRENOS MUNICIPAIS, RESPETIVAS LOCALIZAÇÕES E VALORES - ANO 1998 A 2013 LISTA DE PERMUTAS DE TERRENOS COM O MUNICÍPIO E DE VENDA DE TERRENOS MUNICIPAIS, RESPETIVAS LOCALIZAÇÕES E VALORES - ANO A 2013 Ano Natureza da Escritura Compra e venda dos lotes nºs 53, 54 e 55, sitos

Leia mais

Depósito Público AUTO DE PENHORA E AVALIAÇÃO

Depósito Público AUTO DE PENHORA E AVALIAÇÃO AUTO DE PENHORA E AVALIAÇÃO Depósito Público Aos 23 «vinte e três» dias do mês de Fevereiro do ano 2017, nesta cidade e Comarca de Ubiratã Estado do Paraná República Federativa do Brasil, em cumprimento

Leia mais

Daniela Diniz Juíza de Direito

Daniela Diniz Juíza de Direito DE PRAÇA E LEILÃO. Processo nº 0001210-16.2012.8.13.0071, Execução Fiscal, movida por CEF CAIXA ECONÔMICA FEDERAL em face de WALTER CHAVES DE FIGUEIREDO. DESCRIÇÃO DO(S) BEM(NS): 10(DEZ) CABEÇAS DE BOI,

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 25/02/2019. Ordem vocacional hereditária.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 25/02/2019. Ordem vocacional hereditária. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 25/02/2019. Ordem vocacional hereditária. Com o falecimento do autor da herança sem testamento ab intestado segue

Leia mais

O MERCADO DE BENS RURAIS NA SEGUNDA METADE DOS OITOCENTOS NO OESTE DO RIO GRANDE DE SÃO PEDRO: Resultados Preliminares. Santa Rosa do Sul/SC

O MERCADO DE BENS RURAIS NA SEGUNDA METADE DOS OITOCENTOS NO OESTE DO RIO GRANDE DE SÃO PEDRO: Resultados Preliminares. Santa Rosa do Sul/SC O MERCADO DE BENS RURAIS NA SEGUNDA METADE DOS OITOCENTOS NO OESTE DO RIO GRANDE DE SÃO PEDRO: Resultados Preliminares Guimarães Foletto, Arlene 1 ; Cardoso Delfino, Henrique 2 ; Probst Albino, Rodrigo²

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO. Wilson Marcos de Souza Escrivão EDITAL DE PRAÇA/LEILÃO E INTIMAÇÃO

PODER JUDICIÁRIO. Wilson Marcos de Souza Escrivão EDITAL DE PRAÇA/LEILÃO E INTIMAÇÃO PODER JUDICIÁRIO JUÍZO DE DIREITO DA VARA CÍVEL E ANEXOS DA COMARCA DE GUARATUBA Rua José Nicolau Abagge, nº 1.330 Cohapar, Telefax nº (41) 3472-1001, cep: 83.280-000 Wilson Marcos de Souza Escrivão EDITAL

Leia mais

MINUTA DA ATA N.º 11/2012

MINUTA DA ATA N.º 11/2012 MINUTA DA ATA N.º 11/2012 Minuta da Ata da reunião ordinária da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, realizada no dia 15 DE MAIO DE 2012. Aos quinze dias do mês de maio de 2012, em Vila Nova

Leia mais

I - A juntada do Laudo Pericial em tela, aos Autos; II - A liberação dos honorários já depositados em fls. 131 dos Autos.,

I - A juntada do Laudo Pericial em tela, aos Autos; II - A liberação dos honorários já depositados em fls. 131 dos Autos., fls. 139 EXCELENTÍSSIMA DOUTORA JUIZA DE DIREITO DA QUARTA VARA CÍVEL DA COMARCA DE ARARAQUARA - SP. AUTOS DE : EXECUÇÃO DE TITULO EXTRAJUDICIAL ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA REQUERENTES : VALTRA ADMINISTRADORA

Leia mais

LAUDO PERICIAL DE AVALIAÇÃO

LAUDO PERICIAL DE AVALIAÇÃO EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 6ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE BAURU/SP. Processo: 1018195-12.2014.8.26.0071 Ação de Execução de Título Extrajudicial LAUDO PERICIAL DE AVALIAÇÃO fls. 225 1.

Leia mais

LOTE-06: ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS/GO CASA CONDOMÍNIO RESIDENCIAL M&P OCUPADO

LOTE-06: ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS/GO CASA CONDOMÍNIO RESIDENCIAL M&P OCUPADO 1º Leilão:R$ 146.739,26 (cento e quarenta e seis mil, setecentos e trinta e nove reais e vinte e seis centavos) 2º Leilão:R$ 208.319,08 (duzentos e oito mil, trezentos e dezenove reais e oito centavos)

Leia mais

USUCAPIÃO. Prof. Douglas Phillips Freitas

USUCAPIÃO. Prof. Douglas Phillips Freitas USUCAPIÃO CONJUGAL Prof. Douglas Phillips Freitas www.douglasfreitas.adv.br NOVA MODALIDADE Art. 1240-A (CC). Aquele que exercer, por 2 (dois) anos ininterruptamente e sem oposição, posse direta, com exclusividade,

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ª VARA DE FAMÍLIA E SUCESSÕES DO FORO CENTRAL OU REGIONAL OU COMARCA -...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ª VARA DE FAMÍLIA E SUCESSÕES DO FORO CENTRAL OU REGIONAL OU COMARCA -... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ª VARA DE FAMÍLIA E SUCESSÕES DO FORO CENTRAL OU REGIONAL OU COMARCA -... REQUERENTE 1 e REQUERENTE 2, (qualificação dos dois), residentes e domiciliados

Leia mais

MUNICIPAL DE CÓRREGO DO BOM JESUS ADMINISTRAÇÃO

MUNICIPAL DE CÓRREGO DO BOM JESUS ADMINISTRAÇÃO PROCESSO LICITATÓRIO Nº 085/2018. PREGÃO PRESENCIAL Nº 021/2018 TIPO MENOR PREÇO ITEM. OBJETO: AQUISIÇÃO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO, PARA ATENDER À SOLICITAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS. ATAA DA

Leia mais

MUNICÍPIO DAS VELAS A T A Nº

MUNICÍPIO DAS VELAS A T A Nº 1 A T A Nº 28/12 Ata da reunião ordinária da Câmara Municipal das Velas, realizada no dia 17 de dezembro do ano 2012:------------------------------------------------------------------------------ -------Aos

Leia mais

IMPOSTO SOBRE A PROPRIEDADE TERRITORIAL RURAL ITR

IMPOSTO SOBRE A PROPRIEDADE TERRITORIAL RURAL ITR IMPOSTO SOBRE A PROPRIEDADE TERRITORIAL RURAL ITR ITR é o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural. Lei nº 9.393, de 19 de dezembro de 1996, art. 1º; Decreto nº 4.382, de 19 de setembro de 2002 ;

Leia mais

LAUDO DE CONSTATAÇÃO E REAVALIAÇAO

LAUDO DE CONSTATAÇÃO E REAVALIAÇAO LAUDO DE CONSTATAÇÃO E REAVALIAÇAO PROCESSO D. 5003872-29.2014.4.04.7006 1a Vara Federal de Guarapuava/PR Aos nove de agosto de dois mil e dezoito(09/08/2018), em cumprimento a r. mandado expedido nos

Leia mais

EXMO(A) SR(A). DR(A). JUIZ(A) DE DIREITO DA VARA ÚNICA DE SANTA BRANCA SP

EXMO(A) SR(A). DR(A). JUIZ(A) DE DIREITO DA VARA ÚNICA DE SANTA BRANCA SP EXMO(A) SR(A). DR(A). JUIZ(A) DE DIREITO DA VARA ÚNICA DE SANTA BRANCA SP PROCESSO: 1000014-87.2018.8.26.0534 FALÊNCIA ARTEFATOS ELÉTRICOS E MECÂNICOS AERONÁUTICA AEMA LTDA. HASTA PÚIBLICA BR Leiloeiro

Leia mais

Prefeitura Municipal de Formosa do Rio Preto publica:

Prefeitura Municipal de Formosa do Rio Preto publica: Prefeitura Municipal de Formosa do Rio Preto 1 Terça-feira Ano VI Nº 425 Prefeitura Municipal de Formosa do Rio Preto publica: Decreto n 323/2014, de 11 de abril de 2014 - Declara de Utilidade Pública,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO ACÓRDÃO Registro: 2017.0000233097 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2215443-17.2016.8.26.0000, da Comarca de São Paulo, em que são agravantes BLUTERKOWSKY MARCÍLIO

Leia mais

Prefeitura Municipal de Caravelas publica:

Prefeitura Municipal de Caravelas publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 1443 Prefeitura Municipal de publica: Errata ao Decreto Nº. 110/2018. Republicação do Decreto Nº. 110, de 08 de junho de 2018 - Declara de utilidade pública, para fins

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ª VARA DE FAMÍLIA E SUCESSÕES DO FORO CENTRAL OU REGIONAL OU COMARCA -...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ª VARA DE FAMÍLIA E SUCESSÕES DO FORO CENTRAL OU REGIONAL OU COMARCA -... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ª VARA DE FAMÍLIA E SUCESSÕES DO FORO CENTRAL OU REGIONAL OU COMARCA -... REQUERENTE 1 e REQUERENTE 2, (qualificação dos dois), residentes e domiciliados

Leia mais

EDITAL DE 1ª. e 2ª. PRAÇAS

EDITAL DE 1ª. e 2ª. PRAÇAS ME - 104 ESTADO DE MATO GROSSO PODER JUDICIÁRIO COMARCA DE NOVA XAVANTINA - MT JUIZO DA SEGUNDA VARA EDITAL DE 1ª. e 2ª. PRAÇAS AUTOS N.º 110-24.2016.811.0012 - Código 76089 AÇÃO: Carta Precatória->Cartas->Outros

Leia mais

ENGESET ENGENHARIA E SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES S/A

ENGESET ENGENHARIA E SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES S/A ANEXO I PROTOCOLO DE CISÃO PARCIAL DA ENGESET ENGENHARIA E SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES S/A COM VERSÃO DE PARTE DO PATRIMÔNIO PARA A COMPANHIA DE TELECOMUNICAÇÕES DO BRASIL CENTRAL, CTBC CELULAR S/A, CTBC

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Impostos FEDERAIS ir MATERIAL ACRÉSCIMO PATRIMONIAL RENDA PROVENTOS TEMPORAL APURAÇÃO ANUAL APURAÇÃO DEFINITIVA APURAÇÃO EXCLUSIVA ESPACIAL Art. 43, 1º A incidência

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Direito Civil Internacional: Parte 1 Professora Raquel Perrota 1. Direitos reais - Direito real é o campo do direito patrimonial cujas regras tratam do poder dos homens sobre

Leia mais

Aula nº. 19 AQUISIÇÃO DE TERRAS RURAIS POR ESTRANGEIROS. No Governo LULA emitiu-se novo parecer contendo restrições a aquisição das terras.

Aula nº. 19 AQUISIÇÃO DE TERRAS RURAIS POR ESTRANGEIROS. No Governo LULA emitiu-se novo parecer contendo restrições a aquisição das terras. Curso/Disciplina: Direito Agrário Aula: Direito Agrário Aquisição de Terras Rurais por Estrangeiros - 19 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Bruna Paixão Aula nº. 19 AQUISIÇÃO DE TERRAS RURAIS POR

Leia mais

Profª Helisia Góes Disciplina: DIREITO CIVIL VI SUCESSÕES Turmas: 8ºDIV e 8º DIN DATA: 08/02/09 (8º DIN) e 12/02/09 (8º DIV)

Profª Helisia Góes Disciplina: DIREITO CIVIL VI SUCESSÕES Turmas: 8ºDIV e 8º DIN DATA: 08/02/09 (8º DIN) e 12/02/09 (8º DIV) 1/13 Profª Helisia Góes Disciplina: DIREITO CIVIL VI SUCESSÕES Turmas: 8ºDIV e 8º DIN DATA: 08/02/09 (8º DIN) e 12/02/09 (8º DIV) PLANO DE AULA AULA 03 SUCESSÃO EM GERAL (Cont...) 6. Transmissão da Herança

Leia mais

SEPARAÇÃO E SUCESSÃO NO CASAMENTO E NA UNIÃO ESTÁVEL. Aspectos Relevantes

SEPARAÇÃO E SUCESSÃO NO CASAMENTO E NA UNIÃO ESTÁVEL. Aspectos Relevantes SEPARAÇÃO E SUCESSÃO NO CASAMENTO E NA UNIÃO ESTÁVEL Aspectos Relevantes 1 2 Introdução O presente trabalho não tem o intuito de exaurir o tema, haja vista sua extensão e as particularidades de cada caso,

Leia mais

Tráfico interno de escravos em Mariana: Ao longo do século XIX, as medidas referentes à proibição do tráfico atlântico

Tráfico interno de escravos em Mariana: Ao longo do século XIX, as medidas referentes à proibição do tráfico atlântico Tráfico interno de escravos em Mariana: 1861-1886. Camila Carolina Flausino 1 Ao longo do século XIX, as medidas referentes à proibição do tráfico atlântico africano para o Brasil fizeram com que o preço

Leia mais

Garbulho Peritagens Judiciais. L a u d o P e r i c i a l

Garbulho Peritagens Judiciais. L a u d o P e r i c i a l L a u d o P e r i c i a l Natalino Garbulho Júnior Inscrito no C.R.C. sob nº 1SP181480-O Rua Teodolina Modena Cocca nº 85 ap. 171 Vila Nery CEP 13.569-055 São Carlos-SP (16) 98111-7344 1 PRELIMINARES O

Leia mais

Imóvel e Edificações AUTO DE AVALIAÇÃO. PODER JUDICIÁRIO Comarca de Ubiratã Estado do Paraná

Imóvel e Edificações AUTO DE AVALIAÇÃO. PODER JUDICIÁRIO Comarca de Ubiratã Estado do Paraná AUTO DE AVALIAÇÃO Imóvel e Edificações Aos 20 «vinte» dia do mês de Outubro do ano 2017 «dois mil e dezessete», Comarca de Ubiratã, Estado do Paraná, República Federativa do Brasil, em cumprimento ao respeitável

Leia mais

Regime de comunhão universal, cláusula de incomunicabilidade, fideicomisso

Regime de comunhão universal, cláusula de incomunicabilidade, fideicomisso Curso de Direito - Parte Especial - Livro IV - Do Direito de Família - Prof. Ovídio Mendes - Fundação Santo André 1 / 5 DO REGIME DE COMUNHÃO UNIVERSAL P A R T E E S P E C I A L LIVRO IV DO DIREITO DE

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ JUÍZO DE DIREITO DA COMARCA DE MEDIANEIRA

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ JUÍZO DE DIREITO DA COMARCA DE MEDIANEIRA PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ JUÍZO DE DIREITO DA COMARCA DE MEDIANEIRA OFÍCIO DO CONTADOR, PARTIDOR, DISTRIBUIDOR, DEPOSITÁRIO PÚBLICO E AVALIADOR JUDICIAL Av. Pedro Soccol, 1630 Fone / Fax (45)

Leia mais

São Paulo, 02 de agosto de Ref. Direito de Resposta.

São Paulo, 02 de agosto de Ref. Direito de Resposta. São Paulo, 02 de agosto de 2018. Ao CONJUR CONSULTOR JURÍDICO. Em mãos. Ref. Direito de Resposta. Prezados Senhores: Acusamos a leitura de matéria publicada aos 19/07/2018, por Vossas Senhorias intitulada

Leia mais

DECRETO N.º 7.335, DE 17 DE JANEIRO DE 1996.

DECRETO N.º 7.335, DE 17 DE JANEIRO DE 1996. DECRETO N.º 7.335, DE 17 DE JANEIRO DE 1996. Cria nos Municípios de Porto Velho, Campo Novo de Rondônia e Nova Mamoré, Estado de Rondônia, a Reserva Extrativista do Rio Jaci-Paraná, e dá outras providências.

Leia mais

Sucessão que segue as regras da lei quando: DIREITO DAS SUCESSÕES

Sucessão que segue as regras da lei quando: DIREITO DAS SUCESSÕES DIREITO DAS SUCESSÕES I. SUCESSÃO EM GERAL II. SUCESSÃO LEGÍTIMA III. SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA IV. INVENTÁRIO E PARTILHA SUCESSÃO LEGÍTIMA 1. Conceito 2. Parentesco 3. Sucessão por direito próprio e por

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2017.0000844218 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2187434-11.2017.8.26.0000, da Comarca de Tupã, em que são agravantes ALAÍDE BRUSCHI LOPES (INVENTARIANTE)

Leia mais

~ AUTORIZA A LEGITIMAÇÃO DE ÁREAS DE TERRENOS PERTENCENTES AO MUNICÍPIO DE OURO PRETO.

~ AUTORIZA A LEGITIMAÇÃO DE ÁREAS DE TERRENOS PERTENCENTES AO MUNICÍPIO DE OURO PRETO. ~,. PROPOSIÇÃO DE LEI N 0/07 ~':.1iJ ~ AUTORIZA A LEGITIMAÇÃO DE ÁREAS DE TERRENOS PERTENCENTES AO MUNICÍPIO DE OURO PRETO. A Mesa da, no uso de suas atribuições legais, faz saber que a Câmara Municipal

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO PRETO DA EVA/AM EXTRATOS DE CONTRATOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO PRETO DA EVA/AM EXTRATOS DE CONTRATOS EXTRATOS DE CONTRATOS ESPÉCIE: CONTRATO PP N.º 010/2010; Empresa W. A. DA GRAÇA ME, inscrita no CNPJ n.º 04.645.362/0001-90, com sede a Rod. AM-010, km 122, S/N, Z. Rural, Rio Preto da Eva/AM; VALOR: R$

Leia mais

Prefeitura Municipal de Mata de São João 1 Quinta-feira 31 de Janeiro de 2019 Ano Nº 2947

Prefeitura Municipal de Mata de São João 1 Quinta-feira 31 de Janeiro de 2019 Ano Nº 2947 1 Ano Nº 2947 Índice Decretos ---------------------------------------------------------------------------------------------------------- 01. Licitações ----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA DA FAMILIA E DAS SUCESSÕES DO FORO CENTRAL DA CAPITAL DE SÃO PAULO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA DA FAMILIA E DAS SUCESSÕES DO FORO CENTRAL DA CAPITAL DE SÃO PAULO EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA DA FAMILIA E DAS SUCESSÕES DO FORO CENTRAL DA CAPITAL DE SÃO PAULO Processo nº. Inventário e Partilha Ida: Ivte:, inventariante nomeado às fls.,

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2016.0000832335 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2131075-75.2016.8.26.0000, da Comarca de Pereira Barreto, em que é agravante NATHAN FERNANDES, são

Leia mais

Oposição / Reclamação

Oposição / Reclamação Exma Srª Drª Arminda das Dores Correia Martins M.I. Notária Proc. nº 2867/16 Requerente / Cabeça de Casal: Mário Alexandre Francisco Conrado Mandatário: Drº Mendonça Rodrigues Requerida: Sílvia Martins

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Legado.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Legado. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 23/04/2018. Legado. Espécies de legado. Quanto ao objeto: Alimentos. É deixado no testamento alimentos

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE PERNAMBUCO JUÍZO DE DIREITO DA 26ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE RECIFE- SEÇÃO B SENTENÇA

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE PERNAMBUCO JUÍZO DE DIREITO DA 26ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE RECIFE- SEÇÃO B SENTENÇA PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE PERNAMBUCO JUÍZO DE DIREITO DA 26ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE RECIFE- SEÇÃO B Processos nº 0027691-84.2013.8.17.0001 e 0071376-44.2013.8.17.0001 SENTENÇA Trata-se de julgamento

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores CLAUDIO GODOY (Presidente), ALCIDES LEOPOLDO E SILVA JÚNIOR E AUGUSTO REZENDE.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores CLAUDIO GODOY (Presidente), ALCIDES LEOPOLDO E SILVA JÚNIOR E AUGUSTO REZENDE. Registro: 2016.0000644381 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1012494-92.2015.8.26.0602, da Comarca de Sorocaba, em que é apelante SABRINA TOME ANDREAZZA (JUSTIÇA GRATUITA),

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Ordem De Vocação Hereditária Gustavo Rene Nicolau[1] 1. INTRODUÇÃO A sucessão legítima foi um aspecto que realmente sofreu alterações com a entrada em vigor do Código Civil (CC)

Leia mais

SEMINÁRIO CADASTRO DE IMÓVEL RURAL 31/05/2012 NORMA TÉCNICA PARA GEO : TEORIA X PRÁTICA

SEMINÁRIO CADASTRO DE IMÓVEL RURAL 31/05/2012 NORMA TÉCNICA PARA GEO : TEORIA X PRÁTICA 29 A 31 DE MAIO DE 2012 CENTRO DE CONVENÇÕES FREI CANECA SÃO PAULO (SP) SEMINÁRIO CADASTRO DE IMÓVEL RURAL 31/05/2012 NORMA TÉCNICA PARA GEO : TEORIA X PRÁTICA Professor, Engenheiro Agrimensor- ROBERTO

Leia mais

Os domínios da terra e a sociabilidade: O caso da Fazenda São João de Queimados

Os domínios da terra e a sociabilidade: O caso da Fazenda São João de Queimados 1 Os domínios da terra e a sociabilidade: O caso da Fazenda São João de Queimados Rubens da Mota Machado Resumo: Neste artigo acompanharemos a trajetória do arrendatário e comerciante Joaquim Camarinha,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 891/ CONFERE

RESOLUÇÃO Nº 891/ CONFERE RESOLUÇÃO Nº 891/2013 - CONFERE Corrige os valores máximos autorizados pela Lei nº 4.886, de 09.12.1965, com a alteração da Lei nº 12.246, de 27.05.2010, e fixa as anuidades para o exercício de 2014 que

Leia mais

MUNICÍPIO DAS VELAS CÂMARA MUNICIPAL A T A Nº 1/14

MUNICÍPIO DAS VELAS CÂMARA MUNICIPAL A T A Nº 1/14 A T A Nº 1/14 Ata da reunião ordinária da Câmara Municipal das Velas, realizada no dia 10 de janeiro do ano 2014:----------------------------------------------------------------------------------- -------Aos

Leia mais

MUNICÍPIO DE FREIXO DE ESPADA À CINTA Ata nº 22/2015 Reunião de 03/11/2015 ORDEM DO DIA

MUNICÍPIO DE FREIXO DE ESPADA À CINTA Ata nº 22/2015 Reunião de 03/11/2015 ORDEM DO DIA Pág. 1 REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FREIXO DE ESPADA À CINTA REALIZADA NO DIA TRÊS DE NOVEMBRO DO ANO DE DOIS MIL E QUINZE. ------- No dia três de novembro do ano dois mil e quinze, nesta Vila

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 528, DE 25 DE MARÇO DE Altera os valores constantes da tabela do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física.

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 528, DE 25 DE MARÇO DE Altera os valores constantes da tabela do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física. Confira abaixo a MP 528/11 que altera os valores constantes da tabela do IR da pessoa física. MEDIDA PROVISÓRIA Nº 528, DE 25 DE MARÇO DE 2011. Altera os valores constantes da tabela do Imposto sobre a

Leia mais

ATA N.º 17/ Aos vinte e oito dias do mês de agosto do ano de dois mil e treze, pelas dez

ATA N.º 17/ Aos vinte e oito dias do mês de agosto do ano de dois mil e treze, pelas dez ATA N.º 17/2013 --- Aos vinte e oito dias do mês de agosto do ano de dois mil e treze, pelas dez horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, reuniu o Executivo Municipal para proceder à reunião ordinária,

Leia mais

DECRETO Nº 1.685, DE 14 DE JUNHO DE O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE COMENDADOR LEVY GASPARIAN, no uso de suas atribuições legais:

DECRETO Nº 1.685, DE 14 DE JUNHO DE O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE COMENDADOR LEVY GASPARIAN, no uso de suas atribuições legais: Segunda-feira, 18 de Junho de 2018 Edição N 887 Caderno I Avenida Vereador José Francisco Xavier, nº 01, Centro Comendador Levy Gasparian/RJ CEP: 25.870-000 CNPJ: 39.554.597/0001-51 Tel: (24) 2254-1094

Leia mais

Pelo presente instrumento particular, e na melhor forma de direito, os administradores das sociedades abaixo qualificadas, a saber:

Pelo presente instrumento particular, e na melhor forma de direito, os administradores das sociedades abaixo qualificadas, a saber: INSTRUMENTO PARTICULAR DE PROTOCOLO E JUSTIFICAÇÃO DE INCORPORAÇÃO DA BATTISTELLA TRADING S/A - COMÉRCIO INTERNACIONAL PELA BATTISTELLA ADMINISTRAÇÃO E PARTICIPAÇÕES S.A. Pelo presente instrumento particular,

Leia mais

PROTOCOLO E JUSTIFICAÇÃO DE INCORPORAÇÃO DA VALE MINA DO AZUL S.A. PELA VALE S.A. Pelo presente instrumento particular, as sociedades abaixo,

PROTOCOLO E JUSTIFICAÇÃO DE INCORPORAÇÃO DA VALE MINA DO AZUL S.A. PELA VALE S.A. Pelo presente instrumento particular, as sociedades abaixo, PROTOCOLO E JUSTIFICAÇÃO DE INCORPORAÇÃO DA VALE MINA DO AZUL S.A. PELA VALE S.A. Pelo presente instrumento particular, as sociedades abaixo, VALE S.A. ( Vale ), sociedade por ações de capital aberto,

Leia mais

Nas terras dos Barões: Repensando a estrutura agrária de Iguaçu na segunda metade do Oitocentos Rubens da Mota Machado 1.

Nas terras dos Barões: Repensando a estrutura agrária de Iguaçu na segunda metade do Oitocentos Rubens da Mota Machado 1. Nas terras dos Barões: Repensando a estrutura agrária de Iguaçu na segunda metade do Oitocentos Rubens da Mota Machado 1. O problema central deste artigo é discutir a organização na historiografia tradicional

Leia mais

MUNICIPAL DE CÓRREGO DO BOM JESUS ADMINISTRAÇÃO

MUNICIPAL DE CÓRREGO DO BOM JESUS ADMINISTRAÇÃO PROCESSO LICITATÓRIO Nº 086/2018. PREGÃO PRESENCIAL Nº 022/2018 TIPO MENOR PREÇO ITEM. OBJETO: AQUISIÇÃO DE PNEUS NOVOS, PARA ATENDER À SOLICITAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS. ATAA DA SESSÃO DO PREGÃO

Leia mais