TAOÍSMO. Também é identificado como o tigre e o dragão representando os opostos. Yang: o princípio ativo, diurno, luminoso,

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TAOÍSMO. Também é identificado como o tigre e o dragão representando os opostos. Yang: o princípio ativo, diurno, luminoso,"

Transcrição

1 TAOÍSMO Yang: o princípio ativo, diurno, luminoso, quente. Yin: o princípio passivo, noturno, escuro, frio. Também é identificado como o tigre e o dragão representando os opostos.

2 ORIGENS I Antes de o Budismo penetrar na China, lá reinavam duas grandes religiões: Confucionismo e Taoísmo. Com a chegada do Budismo, o Taoísmo e Confucionismo perderam muito do seu campo. As duas religiões estavam bastante misturadas e não eram vistas como antagônicas. Alguém podia ser das duas. Com a chegada do Budismo, no século I d.c. este quadro muda. O Taoísmo tem por meta a salvação do indivíduo e, isto destoa do Budismo. Porém, há práticas comuns: a meditação, a respiração controlada, etc.

3 ORIGENS II O Taoísmo tem seu início na China, no século VI a.c. É a- tribuído a Lao-Tsé (Laozi) (Velho Mestre), alquimista chinês, contemporâneo de Confúcio. Assim como o Confucionismo, o Taoísmo é mais uma Escola Filosófica do que propriamente uma religião. A palavra Tao deriva de Dao traduz O Caminho, a Via para entrar no ritmo do mundo e encontrar a harmonia.

4 ORIGENS III O Taoísmo não se preocupa tanto com a harmonia interpessoal, mas sim, com a concórdia entre os seres humanos e a natureza. Pelo Tao (caminho) o indivíduo penetra no aquém da criação, isto é, no caos original. Dalí, crê o taoísta, pode-se auferir energias cósmicas do prémundo, energias estas que podem trazer a harmonia. Assim sendo, o mundo é a transformação constante deste caos, e não a criação de algum deus.

5 ORIGENS IV O Tao é a organização dos elementos do caos. Dois elementos do Tao organizam o mundo: Yin princípio feminino e Yang princípio masculino. Isto se expressa no sol (yang) e na lua (yin). Tudo reproduz estes princípios: dia (Yang), noite (Yin). Verão (yang), inverno (yin). Vida (yang), morte (yin). Daí resulta toda a vida, pois os dois princípios estão sempre em a- ção. A partir desta cosmologia se desenvolveu toda a medicina chinesa, inclusive a acupuntura.

6 ORIGENS V Assim como Confúcio, também Lao-Tsé nada escreveu. Suas palavras foram coletadas por discípulos num livro chamado de Tao Te Ching, ou Dao De Jing (Daode Jing) (Livro do Caminho). Este livro foi dividido em 24 capítulos. Um segundo livro é o Zhuangzi Tchuang-tsu, atribuído a um sábio do século III a.c. que retoma os princípios taoístas, colocando o Tao como única coisa verdadeira do mundo, pois tudo o mais está em constante mu-tação

7 TAOÍSMO I O Taísmo tem forte característica religiosa. Usa muitas práticas mágicas. Procura a imortalidade do indivíduo, para isto praticam ritos mistéricos. Sua liturgia penetra nas leis que regem o universo: inverno verão, dia noite. Igualmente transporta estes conceitos para a política: poder mágio-religioso dos reis que governam seu povo. Os reis tem um Tao tö, isto é, tao (caminho). O rei se submete ao caminho da justiça e o céu lhe fornece o tö (garantia de proteção). O Tao é o princípio organizador de tudo.

8 TAOÍSMO II Como produtor do universo, o tao é um princípio feminino, é a mãe do mundo. Este princípio faz nascer os seres, e seu tö, que é sua virtude alimentadora, sustenta-os e os conduz à maturidade. Mas, para dar nascimento aos seres, é indispensável a colaboração dos princípios sexuados que são o céu e a terra, Yang e Yin, e, deste modo, a virtude substanciadora do Tao confunde-se com a terra.

9 DOUTRINA I Lao-tsé não tinha pensado uma religião, mas antes, um sistema filosófico e moral, mais tarde, suas práticas foram transformadas em religião. Isto se deu aproximadamente mil anos após a sua morte. Assim, a reli-gião taoísta não conserva toda a doutrina de Lao-Tsé. Faz mistura de budismo e de outras crenças existentes na Chi-na, mesmo antes de Lao-tsé O Taoísmo enfatiza as Três Jóias: compaixão, moderação e humildade. Tem forte ligação com a natureza, relação SH com o cosmos. Conhece um princípio chamado wu wei (ação na não ação). Como se verá, é na não ação que a ação acontece.

10 DOUTRINA II Existe a imortalidade, mas não a alma que sobrevive. Para atingir a i- mortalidade o Taoísmo prega dietas alimentares e exercícios de ginásticas, como a Yoga, higiene, etc. Assim quer suprimir as causas da morte, criando um corpo imortal. O fundador do Taoísmo era alquimista (Química da Idade Média. Ciência oculta quer descobrir o elixir da vida e a pedra filosofal, poção das bruxas). Quer expulsar espíritos maléficos e assim prolongar a vida. Para que esta imortalidade aconteça, deve se evitar o pecado, praticar as virtudes, fazer boas obras, etc.

11 DOUTRINA III Prestam culto aos imortais terrestres e imortais celestes, ou seja, humanos que praticaram as boas obras. Os imortais terrestres realizaram 300 boas obras e por isto não morrem. Estão no alto das montanhas ou nas nuvens. Fazem milagres. Os imortais celestes realizaram boas obras, por isto se divinizaram

12 ÉTICA I O taoísta procura superar os sentidos do corpo. Segundo seus conceitos, os órgãos dos sentidos são locais por onde fogem os princípios vitais. Por isto, os órgãos vitais devem ser monitorados de forma harmoniosa. Paixões permitem a fuga das potências espirituais.

13 ÉTICA II O taoísta é bastante inativo, mas ele realiza. Não é passividade absoluta, mas antes, respeitar o curso das coisas. Não intervém em nada, respeita o outro. Assim ele se conforma ao Tao que, embora estático, realiza o mundo. O taoísta não intervém na vida de ninguém, mas os converte pelo seu exemplo, sem que as pessoas se deem conta. Nunca ele interfere na vida dos outros. Realiza a conversão do outro pelo exemplo.

14 ÉTICA III Os valores morais contrariam a espontaneidade e por isto são desprezados. Assim, os príncipes se tornam passivos para que o povo tenha a sua liberdade. O bom príncipe, segundo Lao-Tse, é aquele que povo nem sabe que existe. O bom militar não é o durão, mas o frágil. Isto é simbolizado pela água: água mole em pedra dura.... Assim a feminilidade prevalece sobre a virilidade, a infância, sobre a fase adulta, etc. Toda ação agressiva, traz uma reação que a anula. A energia dispendiada, volta pelo efeito. O retorno é uma lei universal; é movimento do próprio Tao. Conhecendo esta lei, o sábio se põe fora da ação causa e efeito. Isto é a verdadeira sabedoria.

15 HISTÓRIA I O Taoísmo tem formas que se originam em período pré-histórico, mas que foram incorporadas pelo taoísmo posterior. Lao-tse, seu fundador, recebeu o reconhecimento imperial como uma divindade, em meados da século II a.c. Assim, o Taoísmo, nos primeiros séculos de nossa era, tornouse a religião oficial da China, mas com o domínio do Confucionismo, o Taoísmo foi relegado a segundo plano e quase desapareceu.

16 HISTÓRIA II No início do século XX, o taoismo tinha caído tanto, que apenas uma cópia completa do Dao-zang ainda permanecia, no Mosteiro Nuvem Branca em Pequim. Atualmente, o taoismo é uma das cinco religiões reconhecidas pela República Popular da China, que regula suas atividades através de uma estatal buro-crática (a Associação Taoista da China)

17 HISTÓRIA II Depois do século II da era cristã o Confucionismo se tornou religião oficial da China. Com isto o Taoísmo perdeu seu lugar, mas não foi extinto. Durante o regime comunista chinês, muitos templos Taoístas foram destruídos. Mesmo assim, ainda hoje o número dos taoístas chega a 50 milhões, na China.

18 LIVROS O Tao Te Ching, é considerado como o mais influente texto taoísta. É u- ma escritura de fundação central no taoismo supostamente escrita por Lao-tsé. O Zhuangzi é, atribuído a um sábio. Contém prosa, poesia, humor e disputa. É visto como complexo e paradoxal, quanto aos argumentos e temas de discussão. Daozang Tesouro do Tao. É referido como o cânon taoista. Inclui quase mil e quinhentos textos. É dividido em três partes

19 HOJE I Hoje há uma porção de seitas taoístas que são todas mais novas e não são nada originais. Fazem mistura de doutrinas. Os templos taoístas têm verdadeiros panteões de deuses, incluindo aí inclusive homens como o próprio Lao-tsé e tantos outros que foram personagens importantes na história do taoísmo.

20 HOJE II As duas maiores escolas taoistas da a- tualidade são: Seita Zhengyi e- voluída de uma seita fundada por Zhang Daoling. Taoismo Quanzhen fundado por Wang Chongyang.

21 NO BRASIL No Brasil também existem taoístas, tanto religiosos como seguidores da filosofia. Fundouse, em 1991, no Rio de Janeiro, a Sociedade Taoísta do Brasil para difundir o taoísmo. Em 2002 foi fundada uma sede em São Paulo, onde fazem palestras ao público. Dedicam-se, entre outras tarefas, à meditação, à astrologia chinesa, ao tai chi chuan, à acupuntura e massagens (massoterapia).

TEI GI, símbolo do TAO

TEI GI, símbolo do TAO TEI GI, símbolo do TAO 31 jan, 2012 Os sinólogos definem TAO como o Absoluto, o Infinito, a Essência, a Suprema Realidade, a Divindade, a Inteligência Cósmica, o Insondável, O Sol e a Lua. A palavra TAO

Leia mais

Todos os direitos são reservados pela Equipe de acupuntura-mtc.com. São Paulo, Brasil 2

Todos os direitos são reservados pela Equipe de acupuntura-mtc.com. São Paulo, Brasil 2 2010 Esta aula pode ser impressa apenas para uso pessoal. Proibida a reprodução e transmissão parcial ou total desta publicação, por qualquer forma ou meio. Copyright 2010 Equipe de acupunturamtc.com Todos

Leia mais

Tai Chi Chuan Origens

Tai Chi Chuan Origens Tai Chi Chuan Origens I Como em muitas de outras origens a história muita vez confunde-se com a lenda. Deixo aqui três possíveis origens do Tai Chi Chuan Chuan que me foram transmitidas. Em relação a mim,

Leia mais

CONFLITOS POLÍTICO-CULTURAIS

CONFLITOS POLÍTICO-CULTURAIS CONFLITOS POLÍTICO-CULTURAIS CULTURA CONCEITO São todas as obras e valores de um povo ou de uma sociedade CIVILIZAÇÃO CONCEITO É um agrupamento de culturas menores, formando, assim, uma ampla cultura.

Leia mais

Edição Revisada. São Paulo,

Edição Revisada. São Paulo, Edição Revisada São Paulo, 2012 Esta aula pode ser impressa apenas para uso pessoal. Proibida a reprodução e transmissão parcial ou total desta publicação, por qualquer forma ou meio. Copyright 2012 Equipe

Leia mais

Localização e surgimento

Localização e surgimento 9 - CHINA ANTIGA Localização e surgimento Vale do Rio Amarelo (Huang Ho) Ocupado por grupos que se organizaram em pequenas aldeias Solo formado por uma argila de tom amarelado Muito fértil Atividade agrícola

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta matéria é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

Aula 5.2 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz Orientais Hinduísmo - Índia Budismo - Índia Taoísmo - China Xintoísmo - Japão ENSINO RELIGIOSO

Aula 5.2 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz Orientais Hinduísmo - Índia Budismo - Índia Taoísmo - China Xintoísmo - Japão ENSINO RELIGIOSO A Aula 5.2 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz Orientais Hinduísmo - Índia Budismo - Índia Taoísmo - China Xintoísmo - Japão 2 A Habilidades: Identificas as diferenças e semelhanças entre as religiões

Leia mais

Confúcio. R. Cuxiponés, 114 P ompéia S ão Paulo SP Fone: supremotaichi.com.

Confúcio.  R. Cuxiponés, 114 P ompéia S ão Paulo SP Fone: supremotaichi.com. Confúcio Ninguém influenciou a China tão profundamente como Confúcio. Ele é reconhecido como o primeiro e maior mestre da China. Por mais de 2.000 anos seus ensinamentos tem sido o fundamento do sistema

Leia mais

China. o Império do Meio

China. o Império do Meio China o Império do Meio * Em mais ou menos 3000 a.c. Rios Yangtse-Kiang (Rio Azul) e Hoang-ho (Rio Amarelo); * Agricultura, pecuária e artesanato; * Canais de irrigação, diques Grande Canal com mais de

Leia mais

Clóvis de Barros Filho

Clóvis de Barros Filho Clóvis de Barros Filho Sugestão Formação: Doutor em Ciências da Comunicação pela USP (2002) Site: http://www.espacoetica.com.br/ Vídeos Produção acadêmica ÉTICA - Princípio Conjunto de conhecimentos (filosofia)

Leia mais

ESPIRITUALISMO = ESPIRITISMO?

ESPIRITUALISMO = ESPIRITISMO? 1 ESPIRITUALISMO = ESPIRITISMO? ESPIRITUALISMO Oposto do materialismo Quem quer que acredite haver em si alguma coisa mais do que matéria é espiritualista. ESPIRITISMO ou DOUTRINA ESPÍRITA Termo criado

Leia mais

Antes de imprimir este material, considere a possibilidade de apreciá-lo no computador ou leitor de textos. Preserve o meio ambiente

Antes de imprimir este material, considere a possibilidade de apreciá-lo no computador ou leitor de textos. Preserve o meio ambiente Antes de imprimir este material, considere a possibilidade de apreciá-lo no computador ou leitor de textos. Preserve o meio ambiente SHEN LONG Curso de ACUPUNTURA TRADICIONAL CHINESA = O Tao da Medicina

Leia mais

Astronomia Antiga. Ana Carolina S Frizzera Graduada em história e Bolsista do GOA

Astronomia Antiga. Ana Carolina S Frizzera Graduada em história e Bolsista do GOA Astronomia Antiga Ana Carolina S Frizzera Graduada em história e Bolsista do GOA Arqueoastronomia Arché (antigo) + Astro e Nomos (astronomia ou lei das estrelas); Monumentos megalíticos: Mega (grande)

Leia mais

CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ

CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA NASCIMENTO Pb. Márcio Tarcísio Mendonça Ferreira 5º) NA NECESSIDADE ABSOLUTA DO PELA GRAÇA DE

Leia mais

H stóri r a M C Prof o. f Al A exand n e d r Ra R spa C r u so o d e d A c A up u u p n u t n u t r u a e Me M di d cina n C h C i h ne n sa

H stóri r a M C Prof o. f Al A exand n e d r Ra R spa C r u so o d e d A c A up u u p n u t n u t r u a e Me M di d cina n C h C i h ne n sa História da MTC Curso de Acupuntura e Medicina Chinesa ABRACIF Civilização de Atlântida 1 I CHING (Clássico das mutações) TAO TE KING HUA TUO (110 207 dc) SUN SI MIAO (590-682) NEI CHING (Imperador amarelo

Leia mais

O PODER DO FENG SHUI

O PODER DO FENG SHUI O PODER DO FENG SHUI com Suzana Mendes As Escolas e correntes de Feng Shui O Feng Shui foi desenvolvido há milhares de anos e sofrendo alterações ao longo desse percurso. Dizem alguns estudiosos que o

Leia mais

RELIGIÕES ASIÁTICAS. Professor João Paulo Bandeira. Geografia 9º Ano

RELIGIÕES ASIÁTICAS. Professor João Paulo Bandeira. Geografia 9º Ano RELIGIÕES ASIÁTICAS Professor João Paulo Bandeira Geografia 9º Ano JUDAÍSMO CRISTIANISMO ISLAMISMO BUDISMO HINDUÍSMO JUDAÍSMO O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história.

Leia mais

Escola de Aprendizes do Evangelho à Distância. Gabarito e sugestões de respostas da EAE

Escola de Aprendizes do Evangelho à Distância. Gabarito e sugestões de respostas da EAE Estes arquivos pertencem ao dirigente. São adquiridos na realização do curso especifico para dirigentes de Escola de Aprendizes do Evangelho à Distância A equipe organizadora agradece a compreensão INDICE

Leia mais

O Livro do Caminho e da Virtude Lao Tse. Tradução do Mestre Wu Jyn Cherng Sociedade Taoísta do Brasil ( AGRADECIMENTOS

O Livro do Caminho e da Virtude Lao Tse. Tradução do Mestre Wu Jyn Cherng Sociedade Taoísta do Brasil (  AGRADECIMENTOS O Livro do Caminho e da Virtude Lao Tse Tradução do Mestre Wu Jyn Cherng Sociedade Taoísta do Brasil (http://www.taoísmo.org.br)_ AGRADECIMENTOS trabalho é dedicado ao meu mestre, Sr. Maa Ho Yang, ao qual

Leia mais

Religiões Proféticas

Religiões Proféticas Religiões Proféticas O QUE É RELIGIÃO? Religião é uma fé, uma devoção a tudo que é considerado sagrado. É um culto que aproxima o homem das entidades a quem são atribuídas poderes sobrenaturais. É uma

Leia mais

PRINCIPAIS MONUMENTOS

PRINCIPAIS MONUMENTOS ARTE CHINESA ARQUITETURA Grandes construções da engenharia e arquitetura chinesa de caráter civil e militar foram feitas com pedras e escavadas em rocha viva, tais como A Grande Muralha e os templos budistas

Leia mais

Localização: Península situada no leste da Ásia, banhada pelo oceano Pacífico.

Localização: Península situada no leste da Ásia, banhada pelo oceano Pacífico. A China Antiga. Localização: Península situada no leste da Ásia, banhada pelo oceano Pacífico. Atravessado por dois importantes rios: O Hoang- ho (rio amarelo) e o Iang-tsé (rio Azul) Os chineses chamava

Leia mais

Curso Aprendizes do Evangelho 1º Ano. Aula 1 Evolução da Religiosidade através dos tempos

Curso Aprendizes do Evangelho 1º Ano. Aula 1 Evolução da Religiosidade através dos tempos Curso Aprendizes do Evangelho 1º Ano Aula 1 Evolução da Religiosidade através dos tempos Texto para reflexão Pão Nosso Item 41 No Futuro Quem aqui gosta de manga? Prefere comprida ou curta? Evolução da

Leia mais

Lição 1-6 de abril de 2019

Lição 1-6 de abril de 2019 Lição 1-6 de abril de 2019 Tudo tem seu tempo (Eclesiastes 3:1). Deus criou o tempo e os ritmos que regem a vida da Terra, os animais e os homens. Estes ritmos, embora iguais para todos, não são vividos

Leia mais

MABEL IAM OS SEGREDOS DO AMANTE PERFEITO. Como despertar a paixão e aproveitar o melhor do sexo

MABEL IAM OS SEGREDOS DO AMANTE PERFEITO. Como despertar a paixão e aproveitar o melhor do sexo MABEL IAM OS SEGREDOS DO AMANTE PERFEITO Como despertar a paixão e aproveitar o melhor do sexo O Tao do Amante Perfeito Aquele que conhece os homens é sábio; Aquele que conhece a si mesmo é iluminado.

Leia mais

As Manifestações a Inscrever na Lista do Património Cultural Intangível-Consulta Pública. 5. Música Ritual Taoista

As Manifestações a Inscrever na Lista do Património Cultural Intangível-Consulta Pública. 5. Música Ritual Taoista As Manifestações a Inscrever na Lista do Património Cultural Intangível-Consulta Pública 5. Música Ritual Taoista 25 Música Ritual Taoista 5.1 Apresentação A música ritual taoista, usada nas cerimónias

Leia mais

TRINITARIANISMO (parte I)

TRINITARIANISMO (parte I) TRINITARIANISMO (parte I) A Palavra de Deus diz: Não terás outros deuses diante de mim. (Êx 20:3) Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição

Leia mais

Sua religião é uma escolha pessoal e deve ser respeitada

Sua religião é uma escolha pessoal e deve ser respeitada Sua religião é uma escolha pessoal e deve ser respeitada O Dia Mundial da Religião, celebrado a 21 de janeiro, tem como principal objetivo sensibilizar a Humanidade para o respeito pelas diferentes crenças

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano OS POVOS DA ANTIGUIDADE ORIENTAL: ORIENTE PRÓXIMO E EXTREMO ORIENTE QUAIS A PRINCIPAL HERANÇA DEIXADA PELOS HEBREUS A maior contribuição dos hebreus foi religiosa.

Leia mais

A história da Astronomia

A história da Astronomia ASTRONOMIA A história da Astronomia Profª Eliana D'Avila OBSERVANDO O CÉU Desde a antiguidade o ser humano observa o céu. As especulações sobre a natureza do Universo devem remontar aos tempos pré-históricos,

Leia mais

Corpo: a fronteira com o mundo VOLUME 1 - CAPÍTULO 2

Corpo: a fronteira com o mundo VOLUME 1 - CAPÍTULO 2 Corpo: a fronteira com o mundo VOLUME 1 - CAPÍTULO 2 1 1. O Corpo para os Antigos 1.1. Os mistérios do Orfismo A religião Órfica, também chamada de Orfismo. Uma das concepções mais clássicas do corpo humano,

Leia mais

ORIGEM II. Há vestígios de um povo (Jamon) que residia no Japão entre e 300 a.c. E nos seus restos históricos

ORIGEM II. Há vestígios de um povo (Jamon) que residia no Japão entre e 300 a.c. E nos seus restos históricos XINTOÍSMO Tori: Pórtico de pedra, madeira ou bronze, que precede, no Japão, a entrada nos templos xintoístas. Tem, geralmente, duas colunas, que sustentam duas peças transversais com as extremidades curvadas

Leia mais

LIÇÃO 3 - O CRESCIMENTO DO REINO DE DEUS PROF. LUCAS NETO

LIÇÃO 3 - O CRESCIMENTO DO REINO DE DEUS PROF. LUCAS NETO LIÇÃO 3 - O CRESCIMENTO DO REINO DE DEUS PROF. LUCAS NETO A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O REINO DE DEUS É TEMA CENTRAL DA BÍBLIA 86 VERSÍCULOS REGISTRADOS SOBRE REINO DE DEUS LUCAS (32) MATEUS

Leia mais

Título: VÁRIOS ASPECTOS DO REINO Autor: D. T. GRIMSTON. Literaturas em formato digital:

Título: VÁRIOS ASPECTOS DO REINO Autor: D. T. GRIMSTON. Literaturas em formato digital: Título: VÁRIOS ASPECTOS DO REINO Autor: D. T. GRIMSTON Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos:

Leia mais

A magia da deusa do amor

A magia da deusa do amor A magia da deusa do amor Um poderoso banho de atração que transforma o corpo da pessoa em verdadeiro centro de paixão e amor. Para quem está só e quer encontrar alguém, para quem quer a volta do(a) ex,

Leia mais

Unidade 2: História da Filosofia. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes

Unidade 2: História da Filosofia. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Unidade 2: História da Filosofia Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Períodos Históricos da Filosofia Filosofia Grega ou Antiga (Séc. VI a.c. ao VI d.c.) Filosofia Patrística (Séc. I ao VII) Filosofia

Leia mais

Rattana Sutta (Discurso da Tríplice Jóia)

Rattana Sutta (Discurso da Tríplice Jóia) Rattana Sutta (Discurso da Tríplice Jóia) O Buda expressou o seguinte sutra (discurso) poderoso e eficaz, na sua visita ao distrito de Vaiśālī que foi arrasado pela epidemia, para abençoar as vítimas e

Leia mais

PSICOLOGIA E TANTRISMO DO TIBET

PSICOLOGIA E TANTRISMO DO TIBET ASSOCIAÇÃO GNÓSTICA DE BRASÍLIA BUDISMO GNÓSTICO PSICOLOGIA E TANTRISMO DO TIBET A Verdadeira Felicidade com Autoconhecimento, Ética e Iniciação BUDISMO GNÓSTICO A sabedoria budista sempre atrai os corações

Leia mais

Encontrar explicações naturais para os processos da natureza. Os pré-socráticos são os filósofos da natureza. A pergunta que os orienta é:

Encontrar explicações naturais para os processos da natureza. Os pré-socráticos são os filósofos da natureza. A pergunta que os orienta é: A busca pelo Arché Encontrar explicações naturais para os processos da natureza. Os pré-socráticos são os filósofos da natureza. A pergunta que os orienta é: Existe uma substância básica, um princípio

Leia mais

Resenha. DOI /P v14n43p1147. Adriene dos Anjos Noronha

Resenha. DOI /P v14n43p1147. Adriene dos Anjos Noronha Resenha DOI 10.5752/P.2175-5841.2016v14n43p1147 WEBER, Max. Ética econômica das religiões mundiais: ensaios comparados de sociologia da religião. V. 1: Confucionismo e Taoísmo. Petrópolis: Vozes, 2016.

Leia mais

Aprenda sobre Alquimia em

Aprenda sobre Alquimia em Índice Introdução Capítulo 1 O que é a Alquimia? Capítulo 2 - Qual era a grande obra dos alquimistas? Capítulo 3 - Ourobóros 02 04 06 09 Introdução Neste ebook reuni as principais informações sobre a Alquimia.

Leia mais

CHINA. Contribuições da China para a administração. Teoria Geral da Administração

CHINA. Contribuições da China para a administração. Teoria Geral da Administração CHINA Contribuições da China para a administração Teoria Geral da Administração Amanda Geraldi Bruna Caroline Layfa Machado Lenise Andresa Molena Natália Freitas A obra é composta por 13 capítulos: 1.

Leia mais

3. Panorama das Crenças Religiosas e Cosmovisões

3. Panorama das Crenças Religiosas e Cosmovisões Em defesa da fé 3. Panorama das Crenças Religiosas e Cosmovisões Quadro de Religiões e Filosofias Mundiais Reclaiming the Mind Ministries 2009 Judaísmo 14.000.000 Siquismo 24.000.000 Novas Religiões 105.000.000

Leia mais

EJA 4ª FASE PROF. LUIS CLAÚDIO

EJA 4ª FASE PROF. LUIS CLAÚDIO EJA 4ª FASE PROF. LUIS CLAÚDIO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II As tradições religiosas e os textos sagrados. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 6.2 Conteúdo: Religiões de matriz Orientais Hinduísmo Índia;

Leia mais

O conhecimento das civilizações Profª Tathiane Milaré

O conhecimento das civilizações Profª Tathiane Milaré O conhecimento das civilizações Profª Tathiane Milaré Cultura própria: deuses, língua, escrita hieroglífica Importância do Rio Nilo na Agricultura Transporte: roda raiada e barco à vela Comércio: uso de

Leia mais

Período compreendido desde o inicio da era cristã (300 d.c) até os fins do séc XV, por volta de 1499.

Período compreendido desde o inicio da era cristã (300 d.c) até os fins do séc XV, por volta de 1499. QA 216 História e Filosofia da Química ALQUIMIA Período compreendido desde o inicio da era cristã (300 d.c) até os fins do séc XV, por volta de 1499. Obs.: Porém, aluns defendem que o período da Alquimia

Leia mais

INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA. Aula 3.2 Conteúdo: A escola Platônica

INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA. Aula 3.2 Conteúdo: A escola Platônica Aula 3.2 Conteúdo: A escola Platônica 2 Habilidades: Conhecer os principais pontos das ideias de Platão para interpretar a realidade diária. 3 REVISÃO Sócrates: o homem Grande questão: o que é a essência

Leia mais

COLÉGIO DIOCESANO SERIDOENSE-CDS DISCIPLINA: ARTES PROFESSORA: ANA PRISCILA DA SILVA ALVES SÉRIE: 2 º ANO DO ENSINO MÉDIO TEMA: CULTURA

COLÉGIO DIOCESANO SERIDOENSE-CDS DISCIPLINA: ARTES PROFESSORA: ANA PRISCILA DA SILVA ALVES SÉRIE: 2 º ANO DO ENSINO MÉDIO TEMA: CULTURA COLÉGIO DIOCESANO SERIDOENSE-CDS DISCIPLINA: ARTES PROFESSORA: ANA PRISCILA DA SILVA ALVES SÉRIE: 2 º ANO DO ENSINO MÉDIO TEMA: CULTURA A Humanidade começou a produzir cultura por volta de 40 mil anos

Leia mais

15/03/2016. História da Filosofia Antiga: Aula 2 Prof. Rafael de Lima Oliveira

15/03/2016. História da Filosofia Antiga: Aula 2 Prof. Rafael de Lima Oliveira Pré-socráticos História da Filosofia Antiga: Aula 2 Prof. Rafael de Lima Oliveira 1 Os primeiros filósofos: os pré-socráticos Séculos VII-VI a.c.; Restam apenas fragmentos de suas obras e comentários doxográficos;

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta disciplina é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

A EVOLUÇÃO E A REENCARNAÇÃO.

A EVOLUÇÃO E A REENCARNAÇÃO. A EVOLUÇÃO E A REENCARNAÇÃO. Queremos compartilhar com aqueles que vem aqui às quintas-feiras algumas informações que conseguimos reunir ao longo da vida através da busca de respostas sobre o TEMA: -O

Leia mais

A segunda vinda. A primeira vinda HUMILDADE EM GLÓRIA

A segunda vinda. A primeira vinda HUMILDADE EM GLÓRIA 23/dezembro/2018 II Tessalonicenses: 2: 1-12 O Homem da Iniquidade Apostasia Descrição Wikipédia Apostasia tem o sentido de um afastamento definitivo e deliberado de alguma coisa, uma renúncia de sua

Leia mais

O Cristianismo É uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus, tais como são apresentados no Novo Testamento; A Fé

O Cristianismo É uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus, tais como são apresentados no Novo Testamento; A Fé O Cristianismo É uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus, tais como são apresentados no Novo Testamento; A Fé cristã crer em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador

Leia mais

Alquimia: Os Três Princípios Filosóficos, os Quatro Elementos e a Quinta Essência

Alquimia: Os Três Princípios Filosóficos, os Quatro Elementos e a Quinta Essência Alquimia: Os Três Princípios Filosóficos, os Quatro Elementos e a Quinta Essência Alquimia Operativa Introdução O presente artigo é uma tradução livre, por Daniel Fidélis, de parte do terceiro capítulo

Leia mais

Título ASTROLOGIA CHINESA. Tartaruga Sagrada e Ponto Aberto. Material produzido pelo professor: Antonieta

Título ASTROLOGIA CHINESA. Tartaruga Sagrada e Ponto Aberto. Material produzido pelo professor: Antonieta Título ASTROLOGIA CHINESA Tartaruga Sagrada e Ponto Aberto Material produzido pelo professor: Antonieta 1 BIOLOGIA Cortisol Material produzido pelo professor: 2 BIOLOGIA MELATONINA Material produzido pelo

Leia mais

O QUE É ESPIRITISMO:

O QUE É ESPIRITISMO: O QUE É ESPIRITISMO: O ESPIRITISMO É UM CONJUNTO DE PRINCÍPIOS E LEIS! Revelado por espíritos superiores, codificado por Allan Kardec em cinco obras básicas: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns,

Leia mais

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade.

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. COLOSSENSES Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2Pe. 3:18 CARTA DE PAULO AOS COLOSSENSES

Leia mais

O Quinto Elemento Ter, 02 de Dezembro de :11

O Quinto Elemento Ter, 02 de Dezembro de :11 O quinto elemento é a energia pura emanada do centro criador, presente em todos os compostos. Os sábios o consideram a causa ou origem dos outros quatro elementos. É o poder espiritual presente em todos

Leia mais

China. o Império do Meio

China. o Império do Meio China o Império do Meio * Em mais ou menos 3000 a.c. Rios Yangtse-Kiang (Rio Azul) e Hoang-ho (Rio Amarelo); * Agricultura, pecuária e artesanato; * Canais de irrigação, diques Grande Canal com mais de

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 7º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 7º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 7º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC) 2015-16 7 º ANO Unidade Letiva 1 - As Origens METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS B. Construir uma chave

Leia mais

SÓCRATES. Prof. David Alexandre

SÓCRATES. Prof. David Alexandre SÓCRATES Prof. David Alexandre SUMÁRIO Apresentação Época Vida e Missão Ensinamentos Filosóficos Métodos Socráticos Conclusão ÉPOCA Século V a.c. - Século de Péricles. Com a vitória sobre os persas e a

Leia mais

Confucionismo. Doutrina, História, Os cinco livros, Rituais e tradições

Confucionismo. Doutrina, História, Os cinco livros, Rituais e tradições Confucionismo Doutrina, História, Os cinco livros, Rituais e tradições Filosofia, ideologia política, social e religiosa do pensador chinês Confúcio (551-479 a.c.), grafia latina do nome Koung Fou Tseu

Leia mais

Ano de 5000 a.c. em várias localidades do território chinês, já havia grupos humanos dedicados a caça, a coleta, a pecuária e a agricultura.

Ano de 5000 a.c. em várias localidades do território chinês, já havia grupos humanos dedicados a caça, a coleta, a pecuária e a agricultura. China Ano de 5000 a.c. em várias localidades do território chinês, já havia grupos humanos dedicados a caça, a coleta, a pecuária e a agricultura. O vale do rio Amarelo (ou rio Huang-Ho), foi o berço da

Leia mais

Curso Religiões Orientais à Luz da Bíblia TAOÍSMO

Curso Religiões Orientais à Luz da Bíblia TAOÍSMO Curso Religiões Orientais à Luz da Bíblia TAOÍSMO Introdução O Taoísmo se baseia no sistema politeísta e filosófico de crenças que assimilam os antigos elementos místicos e enigmáticos da religião popular

Leia mais

XAMANISMO Origens e Mistérios

XAMANISMO Origens e Mistérios XAMANISMO Origens e Mistérios 1 XAMANISMO Origens e Mistérios 3 ÍNDICE XAMANISMO............. 9 O XAMÃ............ 13 A VOCAÇÃO DO XAMÃ............ 18 O PERÍODO PREPARATÓRIO DE XAMÃ............ 26 I. Paleossiberianos............

Leia mais

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA I MAT 341 INTRODUÇÃO

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA I MAT 341 INTRODUÇÃO HISTÓRIA DA MATEMÁTICA I MAT 341 INTRODUÇÃO 2016 3 Antonio Carlos Brolezzi IME-USP Grécia Antiga: berço da Matemática sistematizada Fontes principais: referências históricas em escritos filosóficos ou

Leia mais

ü Espaço para dúvidas e incertezas. ü Informações para diluir ou, ao menos, minimizar dúvidas e incertezas.

ü Espaço para dúvidas e incertezas. ü Informações para diluir ou, ao menos, minimizar dúvidas e incertezas. ü Espaço para dúvidas e incertezas. ü Informações para diluir ou, ao menos, minimizar dúvidas e incertezas. Lee Strobel Evangelhos: Mateus Marcos Lucas João Jesus foi realmente um personagem histórico?

Leia mais

Teorias éticas. Capítulo 20. GRÉCIA, SÉC. V a.c. PLATÃO ARISTÓTELES

Teorias éticas. Capítulo 20. GRÉCIA, SÉC. V a.c. PLATÃO ARISTÓTELES GRÉCIA, SÉC. V a.c. Reflexões éticas, com um viés político (da pólis) _ > como deve agir o cidadão? Nem todas as pessoas eram consideradas como cidadãos Reflexão metafísica: o que é a virtude? O que é

Leia mais

Simpatias para o amor com Mel

Simpatias para o amor com Mel Simpatias para o amor com Mel O Mel sempre foi um dos elementos mais poderosos na Natureza para rituais, orações e pedidos que envolvam relacionamentos e amor. Separei para você as principais simpatias

Leia mais

No aniversário de Ganexa, (ou Ganesa), deus hindu da sabedoria e do sucesso, com cabeça de elefante, estátuas suas são mergulhadas no mar.

No aniversário de Ganexa, (ou Ganesa), deus hindu da sabedoria e do sucesso, com cabeça de elefante, estátuas suas são mergulhadas no mar. ritual 31 da com Deus ou com o absoluto. Observâncias religiosas regulares, executadas de determinada maneira, em certos momentos, e num lugar sagrado específico, podem envolver prece, canto, meditação

Leia mais

Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20.

Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20. Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20. Objetivo do encontro: Despertar amor a Eucaristia e a participação da santa missa, onde o sacramento é oferecido. Texto: Ë o sacramento pelo qual participamos,

Leia mais

Opção de Datas (Chegada em Beijing e Saída de Shanghai)

Opção de Datas (Chegada em Beijing e Saída de Shanghai) A WCTA-Br (CXWTA: Associação Mundial Chen Xiaowang de Tai Chi Chuan) em parceria com o IFTB Instituto de Formação em Taijiquan de Brasília, promoverá sua primeira Viagem Cultural de Treinamento na China,

Leia mais

LIÇÃO 7 A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 7 A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 7 A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A SALVAÇÃO EM CRISTO JESUS A Salvação é um ato do amor de Deus para com os homens, sendo uma manifestação da sua

Leia mais

A Gênese. Os milagres e as predições segundo o espiritismo. Cap. I Caracteres da revelação espírita CEJB - ESDE

A Gênese. Os milagres e as predições segundo o espiritismo. Cap. I Caracteres da revelação espírita CEJB - ESDE A Gênese Os milagres e as predições segundo o espiritismo Cap. I Caracteres da revelação espírita CEJB - ESDE Revelação: sair de sob o véu Astronomia Geologia Química Fisiologia Para se designarem coisas

Leia mais

PLATÃO O MUNDO DAS IDEIAS

PLATÃO O MUNDO DAS IDEIAS AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas RUBENS expostos. RAMIRO Todo exemplo JR (TODOS citado

Leia mais

MARIA, MÃE DE DEUS E NOSSA MÃE

MARIA, MÃE DE DEUS E NOSSA MÃE MARIA, MÃE DE DEUS E NOSSA MÃE MARIA é a NOSSA SENHORA Invocada com diversos títulos, que têm a sua origem na devoção popular e nas aparições. SÓ HÁ UMA NOSSA SENHORA, a escolhida por Deus para ser a mãe

Leia mais

Todos os direitos são reservados pela Equipe de acupuntura-mtc.com. São Paulo, Brasil

Todos os direitos são reservados pela Equipe de acupuntura-mtc.com. São Paulo, Brasil 2012 Esta aula pode ser impressa apenas para uso pessoal. Proibida a reprodução e transmissão parcial ou total desta publicação, por qualquer forma ou meio. Copyright 2012 Equipe de acupunturamtc.com Todos

Leia mais

As grandes regiões culturais

As grandes regiões culturais As grandes regiões culturais Regionaliação a partir de um critério social: A cultura: A civiliação: Noção que inclui tudo aquilo que, ao longo da história da humanidade, os grupos sociais constroem do

Leia mais

FILOSOFIA E OS PRÉ-SOCRÁTICOS TERCEIRÃO COLÉGIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP

FILOSOFIA E OS PRÉ-SOCRÁTICOS TERCEIRÃO COLÉGIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP FILOSOFIA E OS PRÉ-SOCRÁTICOS TERCEIRÃO COLÉGIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP O CONCEITO E A ORIGEM DA FILOSOFIA A ruptura com o pensamento mítico não se dá de forma imediata, mas de forma progressiva,

Leia mais

Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa e pronuncia-se

Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa e pronuncia-se Halloween Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa e pronuncia-se : Reino Unido ; Estados Unidos) é uma celebração observada em vários países, principalmente no mundo anglófono, em

Leia mais

S O N I A BRUCE. Bem-Estar, Saúde Natural, Vida Desperta Terapeuta de Zen-Shiatsu Formadora de Práticas Energéticas Tradicionais Chinesas

S O N I A BRUCE. Bem-Estar, Saúde Natural, Vida Desperta Terapeuta de Zen-Shiatsu Formadora de Práticas Energéticas Tradicionais Chinesas S O N I A BRUCE Bem-Estar, Saúde Natural, Vida Desperta Terapeuta de Zen-Shiatsu Formadora de Práticas Energéticas Tradicionais Chinesas A u l a s R e g u l a r e s : P o r t i m ã o, L a g o s, L a g

Leia mais

QUAL O SIGNIFICADO DE RELIGIOSIDADE PARA VOCÊ?

QUAL O SIGNIFICADO DE RELIGIOSIDADE PARA VOCÊ? QUAL O SIGNIFICADO DE RELIGIOSIDADE PARA VOCÊ? COMO A FILOSOFIA ESPÍRITA DEFINE O PROCESSO DE ESPIRITUALIZAÇÃO DO SER HUMANO? QUANDO E COMO ELE COMEÇA? QUAL O REAL CONCEITO DE RELIGIÃO? A religião é caracterizada

Leia mais

PROFECIAS NEWS Boletim Informativo de Religiões Proféticas

PROFECIAS NEWS Boletim Informativo de Religiões Proféticas PROFECIAS NEWS Boletim Informativo de Religiões Proféticas Judaísmo, Cristianismo, Islamismo Qual a definição da palavra religião? Vem do latim religare, tem o siginificado de religação. Essa religação

Leia mais

Sócrates, Sofistas, Platão e Aristóteles (ética) Séc. III e IV a. C

Sócrates, Sofistas, Platão e Aristóteles (ética) Séc. III e IV a. C Sócrates, Sofistas, Platão e Aristóteles (ética) Séc. III e IV a. C Nunca deixou nada escrito Patrono da Filosofia Sh As principais fontes: Platão, Xenofonte e Aristóteles Questões Antropológicas O início

Leia mais

ENSINO RELIGIOSO 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ERIKA CARMO PROF. LUÍS CLÁUDIO BATISTA

ENSINO RELIGIOSO 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ERIKA CARMO PROF. LUÍS CLÁUDIO BATISTA ENSINO RELIGIOSO 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ERIKA CARMO PROF. LUÍS CLÁUDIO BATISTA CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Pluralismo e diversidade religiosa 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 5 Conteúdos

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta matéria é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

Quando a Bíblia é vista assim, ela parece um livro caído do céu. E aí, acaba negando a relação que a Bíblia tem com a história de um povo.

Quando a Bíblia é vista assim, ela parece um livro caído do céu. E aí, acaba negando a relação que a Bíblia tem com a história de um povo. A Bíblia A Bíblia chegou e chega até nós, sendo Palavra de Deus e Fruto da revelação direta de Deus. Quando a Bíblia é vista assim, ela parece um livro caído do céu. E aí, acaba negando a relação que a

Leia mais

Estados Gerais da Psicanálise: Segundo Encontro Mundial, Rio de Janeiro 2003 Sub- tema: 3.f. Traduções de Freud. e-psicanalise.

Estados Gerais da Psicanálise: Segundo Encontro Mundial, Rio de Janeiro 2003 Sub- tema: 3.f. Traduções de Freud. e-psicanalise. Estados Gerais da Psicanálise: Segundo Encontro Mundial, Rio de Janeiro 2003 Sub- tema: 3.f. Traduções de Freud e-psicanalise Déa Dias http://www.e-psicanalise.com.br/ é psicanálise. Assim é minha tradução

Leia mais

Ética. Doutrinas Éticas. Doutrinas Éticas. Doutrina. Histórico da Ética. Prof. Luiz A. Nascimento

Ética. Doutrinas Éticas. Doutrinas Éticas. Doutrina. Histórico da Ética. Prof. Luiz A. Nascimento Ética Prof. Luiz A. Nascimento Doutrina Conjunto de princípios que servem de base a um sistema político, religioso, filosófico, científico, etc. A moral, propriamente dita, não é a doutrina que nos ensina

Leia mais

Ensino de Astronomia

Ensino de Astronomia Ensino de Astronomia História Aula I Astronomia antiga Curso de extensão Ensino de Astronomia no ABC Em algum lugar, algo maravilhoso está esperando para ser descoberto Carl Sagan O que é Astronomia? Astronomia

Leia mais

Começou na eternidade, antes da Criação. I. A pre-existência de. Jesus

Começou na eternidade, antes da Criação. I. A pre-existência de. Jesus Histórias do Natal Começou na eternidade, antes da Criação I. A pre-existência de Jesus 1. Nosso contexto Pós-modernismo e Modernidade Líquida (Zygmunt Bauman) Tudo é relativo Nada de verdades absolutas

Leia mais

Tales de Mileto (c a.c.)

Tales de Mileto (c a.c.) Tales de Mileto (c. 624-546 a.c.) Tales foi considerado por Aristóteles como o primeiro filósofo, por ter sido o primeiro a buscar uma explicação racional de mundo. Com esse pensador, ele foi o fundador

Leia mais

Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1)

Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1) APÓSTOLO PAULO Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1) Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para

Leia mais

Platão a.c. Arístocles Platão (Amplo) Um dos principais discípulos de Sócrates

Platão a.c. Arístocles Platão (Amplo) Um dos principais discípulos de Sócrates PLATÃO Platão 432 347 a.c. Arístocles Platão (Amplo) Origem Aristocrática Um dos principais discípulos de Sócrates Platão foi o fundador da primeira instituição de ensino superior do mundo ocidental, a

Leia mais

ANTIGUIDADE CLÁSSICA. Prof. Bruno Pedroso

ANTIGUIDADE CLÁSSICA. Prof. Bruno Pedroso ANTIGUIDADE CLÁSSICA Prof. Bruno Pedroso OCIDENTE E ORIENTE Alguns povos conseguem alcançar uma etapa de mudança com aspectos de civilização, porém ainda com muitas características do mundo primitivo.

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL 7.º Ano. Disciplina de EMRC Ano Letivo /2017

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL 7.º Ano. Disciplina de EMRC Ano Letivo /2017 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL 7.º Ano Disciplina de EMRC Ano Letivo - 2016/2017 Questionar a origem, o destino e o sentido do universo

Leia mais

Práticas Integrativas: Perspectivas Históricas e Contemporâneas. Prof. Daniel Alan Costa

Práticas Integrativas: Perspectivas Históricas e Contemporâneas. Prof. Daniel Alan Costa Práticas Integrativas: Perspectivas Históricas e Contemporâneas Prof. Daniel Alan Costa Prof. Daniel Alan Costa Fisioterapeuta pela Unip Universidade Paulista Coordenador do Curso de Pós Graduação em Naturopatia

Leia mais

A suave graça Aula 01

A suave graça Aula 01 A suave graça Aula 01 Texto bíblico: Marcos 8. 22-25 Músicas: - Brilho Celeste ( 114 HNC) - Sonda-me, Usa-me Objetivo: Levar o aluno a entender que a graça de Deus opera permanentemente na vida dos crentes:

Leia mais