4 Resumo dos Conceitos do Método de Equilíbrio Limite e Análise Numérica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "4 Resumo dos Conceitos do Método de Equilíbrio Limite e Análise Numérica"

Transcrição

1 4 Resumo dos Conceitos do Método de Equilíbrio Limite e Análise Numérica 4.1. Características do Método de Equilíbrio Limite O método permite a determinação do fator de segurança do talude, utilizando dados como as propriedades de resistência ao cisalhamento da rocha e das descontinuidades, a pressão de poro e outras propriedades do maciço. As análises consistem em determinar se existe resistência suficiente no talude (rocha ou solo) para suportar as tensões de cisalhamento que tendem a provocar a falha ou deslizamento. A maioria dos métodos de análise de equilíbrio limite tem em comum a comparação das forças ou momentos resistentes e os atuantes sobre uma determinada superfície de deslizamento Conceito de Fator de Segurança Segundo Fellenius (1922), o fator de segurança é uma relação entre a resistência ao corte real do talude e a tensão de corte crítica que tentam provocar a falha, ao longo de uma suposta superfície: 4.1 Nas superfícies de falha circulares, onde existe um centro de giro e momentos resistentes e atuantes, o fator de segurança fica definido por: 4.2

2 Conceito de Superfície de Falha Esse conceito é utilizado para indicar aquela superfície assumida ao longo da qual possa ocorrer o deslizamento ou a ruptura do talude. O método de equilíbrio limite define que o fator de segurança é igual para todos os pontos ao longo da superfície da falha. Se a falha ocorre, esta assume que as tensões de cisalhamento são iguais em todos aqueles pontos. Geralmente se determina uma série de superfícies de falhas para determinar aquela superfície que apresenta o valor mínimo de fator de segurança, a qual é denominada superfície crítica de falha Parâmetros Utilizados nas Análises de Equilíbrio Limite Existe uma série de fatores primários que devem ser considerados devido a sua influência na estabilidade. Entre esses fatores inclui-se a geometria do talude, a geologia estrutural, presença de trinca de tração, cargas dinâmicas devidas a sismos, fluxo de águas subterrâneas, condições de drenagem ou não drenagem, propriedades de resistência, etc Métodos de Equilíbrio Limite Todos os métodos supõem que no caso da falha, as forças atuantes e resistentes são iguais ao longo de uma superfície de falha e equivalentes a um fator de segurança de 1,0. As análises podem ser feitas estudando toda a superfície de falha ou dividindo a massa deslizada em parcelas ou lamelas (slices). O método das lamelas foi desenvolvido por Petterson & Fellenius (1936), ao longo do tempo o método foi aperfeiçoado. Alguns dos métodos que foram logo desenvolvidos foram de tipo preciso ou aproximado, mas geralmente todos aplicam iteração e cada um de eles posse certo grau de precisão. Dentro dos mais utilizado nos últimos 50 anos encontra-se o método de Bishop (1955) e Janbú (1954), mas os métodos mais precisos e complexos são os métodos apresentados por Morgenstern

3 63 & Price (1965) e Spencer (1967) que, ajudados por programas computacionais permitem realizar uma análise muito rigorosa da estabilidade do talude Limitações do Método de Equilíbrio Limite Algumas das limitações do método de análise são listadas a seguir: São baseados somente numa análise estática: Como é um método de análise estático, além de não levar em contas as deformações e distribuição de tensões, em muitos casos não é possível realizar uma análise realista da situação; Supõe tensões uniformemente distribuídas: Deve se tomar cuidado com as concentrações de tensões devidas à forma da superfície de falha ou a interação rocha-descontinuidade; Os modelos de falha que utilizam são muito simples: Os modelos com o método de equilíbrio limite são completamente inadequados se os processos e mecanismos de falha são complexos, especialmente quando estão presentes deformações e deslocamentos progressivos, fluxos, etc Método das Lamelas ou Slices (Abramson et al. 1995) O método das lamelas está baseado na discretização da zona ou área mobilizada e limitada pela superfície de falha, analisando cada uma das lamelas de maneira individual como um único bloco deslizando. O método é o mais aplicado pelos programas computacional devido à facilidade em se adequar com geometrias complexas, com condições variáveis de solo ou rocha e com a influência de cargas externas. Todo método de equilíbrio limite para uma análise de estabilidade de talude divide o maciço num número n de pequenas lamelas ou slices (ver Figura 4.1). Cada uma das lamelas é afetada por um sistema geral de forças (ver Figura 4.2). A linha de pressão ou linha de empuxo que indica a Figura 4.1 conecta os pontos de aplicação das forças inter lamelas, Z i.

4 64 Carregamento na superficie Nivel Freatico n = 13 slices Superficie de Falha Figura Divisão em lamelas ou slices de uma potencial massa de deslizamento. U β Q δ β U β Q δ β k h W Linha de pressão ou linha de empuxe Z R θ R k h W Z R k v h R h c θ L Z L S m = S a / F h L Z L b Ponto meio da dovela N +U α Superfície de cisalhamento assumida Figura Divisão Forças agindo sobre uma lamela ou slice. FS ou F: Fator de Segurança. Z L : Força esquerda entre lamela ou slices. S a : Resistência ao Cisalhamento. Z R : Forca direita entre lamela ou slices. = c + N tg θ L : Ângulo esquerdo da força entre lamela ou slices. S m : Força atuante. θ R : Ângulo esquerdo da força entre lamela ou slices. U α : Força devido a poro pressão. h L : Altura da força Z L. U β : Força gerada pela superfície de água. h R : Altura da força Z R`. W: Peso da lamela ou slice. α: Inclinação da base da lamela ou slice. N : Força efetiva normal. β: Inclinação do topo da lamela ou slice. Q: Carregamento externo. b: Largura da lamela ou slice. k v : Coeficiente vertical sísmico. h: Media da altura das lamela ou slices. k h : Coeficiente horizontal sísmico. h c : Altura do centróide da lamela ou slice.

5 65 A localização da linha de pressão ou linha de empuxo pode se assumir como no caso do método de Janbu (1973), ou pode se determinar aplicando um método rigoroso de análise que satisfaça completamente o equilíbrio. No método das lamelas ou slices existem (6n - 2) incógnitas como se detalha na Tabela 4.1. Onde quatro equações que podem ser escritas a partir de um equilíbrio limite para o sistema, fornecendo uma solução estaticamente indeterminada. Mesmo assim, é possível determinar a solução com uma redução do número de incógnitas determinado por certas suposições. Uma das suposições mais comuns é que a força normal age no ponto médio da lamela, reduzindo o número de incógnitas a (5n - 2). Logo é necessário mais uma suposição de (n-2) para tornar o problema determinável. Tabela 4.1- Equações e incógnitas associadas com o Método das Lamelas ou Slices. Equação n 2n n Condição Equilibrio do Momento para cada lamelas Equilibrio de Forças em dúas direções (para cada lamela) Relação de Mohr- Coulomb entre a resistência ao cisalhamento e a tensão efetiva normal. 4n Incógnita 1 n n n n-1 n-1 n-1 6n-2 Numero total de equações Fator de Segurança. FS Força Normal na base de cada lamelas ou slice, N Posição da força normal Força de cisalhamento na base de cada lamelas ou slice. Força entre dovelas ou slices, Z Inclinação da força entre lamelas ou slices,θ Posição da força entre lamelas ou "slices" (linha de pressão ou linha de empuxe) Numero total de incógnitas Variável Um dos métodos mais populares nas análises de equilíbrio limite e que aplica uma formulação mais generalizada oferecendo modelar de uma maneira mais discreta que o método de Morgenstern & Price (1965) é o método General de Equilíbrio Limite (GLE) (Chugh, 1986). O método pode ser usado tanto para o equilíbrio de forças como para o equilíbrio de momento ou, se for necessário, somente em condições de equilíbrio de forças.

6 66 O procedimento do GLE consiste na seleção de uma função apropriada que descreva a variação dos ângulos das forças entre lamelas de forma de conseguir o equilíbrio completo. Em contraste, o procedimento geral de Janbu assume a posição da linha de pressão ou linha de empuxo e logo procede ao cálculo do ângulo das forças entre lamelas de forma de satisfazer o equilíbrio. Em teoria seria mais fácil assumir uma linha de pressão ou linha de empuxo, mas na realidade, os programas computacionais são muito sensíveis e podem gerar problemas numéricos na convergência da falha que forneça uma solução precisa do fator de segurança, FS. O Método Simplificado de Bishop (1955) e o Método de Janbu (1954, 1957, 1973) são populares pela facilidade e rapidez que apresenta o cálculo do fator de segurança, FS. O problema destes é não satisfazer completamente o equilíbrio de força e momento e, que existe a possibilidade de que fatores de seguranças determinados por esse métodos sejam diferentes em comparação com fatores de seguranças determinados com métodos que satisfazem completamente a condição de equilíbrio. No caso de superfícies de falha circular, o FS determinado pelo Método de Bishop usualmente fornece de resultados maiores que valores determinados com o Método de Janbu. O erro dos valores determinados pelo método de Bishop geralmente de 5 % em relação a valores determinados por um método mais rigoroso como o GLE. Sendo assim, o Método Simplificado de Bishop é altamente recomendável para superfícies de falha circular. Enquanto que o método de Janbu é mais flexível e sua formulação pode ser aplicada na determinação de FS de superfície circular ou não circular. Geralmente a aplicação do método de GLE se deve a sua confiabilidade na obtenção de resultados, principalmente porque suas equações satisfazem o equilíbrio de força e momento numa analise e, o numero de supostos aplicados é menor que os utilizados por os outros métodos. (Ver Tabela 4.2).

7 67 Tabela Condições de Equilíbrio Estático Satisfeita pelos Métodos de Equilíbrio Limite. (Abramson et al, 2002) Método Ordinário das Lamelas Simplificado de Bishop Simplificado de Janbu Lowe and Karafiath Corpo de engenheiros Spencer Rigoroso de Bishop Generalizado de Janbu Sarma Morgenstern - Price (GLE) Equilibro de força X Y Não Não Sim Não Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Equilíbrio de Momento Sim Sim Não Não Não Sim Sim Não Sim Sim Método Generalizado de Equilíbrio Limite O método GLE é uma extensão do procedimento de Spencer (1973). O método adota uma função para determinar o ângulo da forca entre lamelas sobre o lado direito da lamela i como mostra a Figura 4.2. A função, varia entre 0 e 1 e, essencialmente representa a forma da distribuição utilizada para descrever o ângulo da força entre lamelas (Ver Figura 4.3). Adotar essa função satisfaz (n - 1) suposições, deixando o ângulo da força entre lamelas e o valor de como uma incógnita adicional, a qual é introduzida como (n - 2) incógnitas. A formulação utilizada aplica uma forma discreta de uma função continua f(x), para calcular a função de cada contorno entre lamelas, utilizando os ângulos que apresenta a Figura 4.2, e para a face vertical direita e esquerda das lamelas. Para um contorno de uma lamela típica,, onde x é a coordenada no eixo x da face direita da lamela selecionada. Equilíbrio de Forças: O método de GLE supõe que as resultantes das forças entre lamelas, Z L e Z R, estão inclinadas e na face direita e esquerda de cada lamela como mostra a Figura 4.2. As forças entre lamelas são um total de forças, que junto com a componente hidrostática ao longo dos contornos entre lamelas não são consideradas forças agindo separadamente. As forças hidrostáticas entre lamelas podem ser consideradas numa análise separada, mas dificulta-se na hora de serem aplicadas para distintos tipos ou camadas de solo ou zonas com distintas

8 68 superfícies de água. Se o equilíbrio de forças é considerado numa direção paralela à base de cada lamela logo, 4.3 e se a resistência determinada pelo critério de Mohr-Coulomb se adota como a resistência mobilizada: 4.4 logo, substituindo a equação 4.4na equação 4.3, tem-se a seguinte expressão: 4.5 lamela: O outro equilíbrio de forças formula-se para a direção normal à base da 4.6 Substituindo a equação 4.6 na equação 4.5, pode se determinar o seguinte equilíbrio de forças: 4.7 onde o fator A 8 é obtido por:

9 Equilíbrio de Momentos: A condição para o equilíbrio de momentos é dada pelos momentos provocados por todas as forças de todas as lamelas com relação ao ponto médio da base da lamela, como mostra a Figura 4.2, o qual gera a seguinte equação: 4.9 A equação 4.9 simplifica-se para localizar a força entre lamelas, h R, na face direita de cada lamela aplicando-se: 4.10 O método GLE aplica as equações 4.7 e 4.10 iterativamente até satisfazer completamente o equilíbrio de força e momentos para todas as lamelas. Uma vez que o fator de segurança, FS, é determinado, a força total normal, vertical, e tensões cisalhantes na base de cada lamela podem ser calculadas aplicando as seguintes equações:

10 70 Procedimento para a Solução: A solução do GLE se determina aplicando os seguintes passos: 1. Supõe-se uma distribuição do ângulo da força entre lamelas com para a primeira lamela e um na última com um valor de zero; 2. Determina-se o fator de segurança, FS, que permite que as equações 4.5 e 4.8 satisfaçam o equilíbrio de forças, de tal forma que Z R na última lamela (no topo) é igual às força nos contornos. Essa força será igual à força hidrostática gerada pela água numa trinca de tração preenchida com água no topo do talude. Se não existe trinca de tração preenchida com água gerando uma força, a força nesse contorno será zero; 3. Conservando as forças entre lamelas calculadas, Z L e Z R, que foram parte da solução do fator de segurança, FS; 4. Aplicando a força entre lamelas determinadas no passo (3) e, aplicando a equação 4.8 para calcular a magnitude dos ângulos da forças entre lamelas, que satisfaz o equilíbrio de momento, tal que h R para a última lamela é zero ou igual à localização da força hidrostática dentro da uma trinca de tração preenchida com água. Esses cálculos são realizados seqüencialmente para cada lamela, começando com o conhecimento que e para a primeira lamela (no pé) serão iguais a zero. 5. Repetem-se os passos 2 ao 4, até que os fatores de seguranças e os ângulos das forças entre lamelas estejam dentro dos limites admissíveis. 6. Calcular as tensões, normais, verticais, e de cisalhamento na base de cada lamela, aplicando as equações 4.11, , que permitam determinar a razoabilidade dos fatores de seguranças calculados Análise Numérica Segundo Lorig & Varona (2001), os modelos numéricos são programas computacionais que pretendem representar o comportamento mecânico de um maciço rochoso que apresenta certas condições iniciais como, tensões in situ, níveis de água, condições de contorno e modificações induzidas como pode ser a

11 71 escavação de um talude ou mina subterrânea. O resultado obtido do modelo pode representar uma situação de equilíbrio ou de colapso. No caso de se modelar uma situação de equilíbrio, os dados que o modelo fornece em relação às tensões e deslocamentos podem ser comparados com informação anteriormente determinada. Se o modelo determina o colapso do talude ou da escavação subterrânea, o modelo torna-se do tipo preditivo, onde a falha devido às condições iniciais ou induzidas tem sido demonstrada. O maior beneficia nesse tipo de modelagem é a possibilidade de determinar as variações de tensões e deslocamentos e, a aplicação de modelos constitutivos para determinar o comportamento dos materiais e descontinuidades dentro de um talude (Sjoeberg, 1999). Para o caso do modelo constitutivo que representa o comportamento das juntas ou descontinuidades, o mais comum é um modelo elásto-plástico perfeitamente linear, onde a resistência ao cisalhamento está definida usualmente por os parâmetros de Mohr-Coulomb (ângulo de atrito e coesão). A resistência de pico e residual das juntas pode ser também especificada dentro do modelo, onde a resistência residual é usada depois que a junta falhe por cisalhamento na resistência de pico. No caso do maciço rochoso, este é representado por zonas ou elementos dentro dele. Para cada uma dessas zonas se atribui um modelo constitutivo que define o comportamento do material representado por uma relação tensão x deformação. O caso mais simples utilizado para o maciço é um modelo do tipo elástico linear. Os modelos constitutivos mais comuns para representar o comportamento segundo a relação tensão x deformação do maciço rochoso sobre o qual só atuam cargas gravitacionais são o modelo elásto-plástico perfeito ou o modelo elásto-plástico perfeito com abrandamento, modelos que geralmente utilizam os parâmetros de resistência de Mohr-Coulomb para limitar as propriedades de resistência ao cisalhamento de cada zona ou elemento com que o maciço foi representado. O segundo modelo representa de melhor forma o comportamento do tipo frágil característico das rochas submetidas a solicitações típicas que ocorrem no âmbito da mineração. É importante ressaltar que o modelo elástico-perfeito, no caso da estabilidade dos taludes, tende a aumentar a resistência ao cisalhamento do material quando não é aplicado de forma correta.

12 72 O critério de falha aplicado na maioria dos casos é o critério empírico de Hoek e Brown, o qual geralmente é aplicado de forma indireta nas análises numéricas na determinação dos parâmetros de resistência ao cisalhamento de Mohr-Coulomb estimados a partir da superfície de falha tangente à determinada pelo critério de Hoek e Brown para certas tensões de confinamento. (Lorig & Varona, 2001). Lorig & Varona (2001) expuseram que umas das dificuldades que apresenta a modelagem numérica são a representação do tipo de falha progressiva, falha mais comum nas rupturas ou deslizamentos nos maciços rochosos. A principal causa são as características que desenvolve cada tipo de falha, por exemplos: mecanismos devido à acumulação de deformações nas estruturas principais e/ou no maciço rochoso, aumento do poro pressão e, o creep, o qual define deformações dos materiais dependentes do tempo por causa das cargas constantes. As escavações e as suas seqüências dependentes do tempo é a principal causa do acumulo gradual das deformações dentro das estruturas principais do maciço rochoso. Para o estudo e as análises de falha progressiva devido às escavações é necessário introduzir dentro do modelo as características de comportamento depois que o material alcance a resistência pico ou depois da sua falha. Na prática existem dificuldades associadas com o modelo de tensão x deformação do maciço rochoso referido à estimativa da resistência depois que o material alcance a resistência pico e a deformação sobre a qual o material comece a degradar a sua resistência. Esse tipo de informação não é possível se determinar de forma empírica, sendo assim, aparece como uma solução a estimativa dos parâmetros através da calibração dessas propriedades. Lo & Le (1973) demonstraram que na condição de ruptura progressiva, a estabilidade num talude pode ser superestimada se os parâmetros de pico são utilizados para as análises, ou também pode ser subestimada quando os parâmetros de resistência residual são aplicados. As condições principais para que ocorra a ruptura progressiva são: um comportamento do tipo strain-softening (deformação com abrandamento) e a não uniformidade das tensões cisalhantes, o qual pode se representar razoavelmente com o modelo constitutivo anteriormente mencionado elásto-plástico com abrandamento. Na hora de aplicar um modelo, uma das decisões importante está relacionada com o tipo de análise que deve ser

13 73 efetuado, onde tudo vai estar condicionado ao modelo geológico e as características estruturais pertencentes ao maciço rochoso. Segundo essas condições vai se determinar se a análise ótima será o modelo de duas ou três dimensões. Lorig & Varona (2001) afirmaram que uma análise tridimensional é recomendada e requerida quando ocorrem as seguintes situações: A direção das principais estruturas geológicas não está dentro da faixa dos 20 a 30 em relação à direção do talude; Os eixos do material anisotrópico não estão numa direção dentro da faixa dos 20 e 30 em relação à direção do talude; As direções das principais tensões não são nem paralelas nem perpendiculares ao talude; A distribuição das unidades geomecânicas varia ao longo da direção do talude; A geometria do talude projetada não possa ser representada num modelo de duas dimensões, o qual assume um modelo assimétrico e deformações planas. O próximo passo a seguir na aplicação de um modelo é a decisão de utilizar um modelo contínuo ou descontínuo. Nesse caso não existem condições ou regras para analisar com um tipo de código ou outro. Tendo em vista que todo maciço apresenta estruturas ou descontinuidades, existem análises muito úteis que tem sido feitas, principalmente no que se refere à estabilidade global dos taludes, assumindo-se meios equivalentes contínuos para a representação do maciço rochoso. Esse ponto é explicado tão simplesmente quando um talude se apresenta instável sem estruturas ou descontinuidades, onde, não vai ser necessária sua análise com um modelo descontínuo que, obviamente apresentaria uma situação mais desfavorável. Mas, se por outro lado, o modelo contínuo se apresenta razoavelmente estável, deve se incorporar dentro do modelo as principais estruturas ou descontinuidades com o objetivo de fornecer uma maior precisão na estimativa do comportamento do talude.

14 Modelos Contínuos Os modelos contínuos são reconhecidos pela sua utilidade na representação e análise de taludes de solo, maciços de rocha intacta, rochas brandas ou materiais altamente fraturados que simule um solo. Dentro desse grupo se encontram os métodos de elementos finitos e diferenças finitas onde, para ambos os casos a área do problema é dividida e discretizada num grupo de subdomínios ou elementos. A solução desses problemas está baseada em aproximações numéricas das equações de equilíbrio, tensão x deformação, e deformação x deslocamento. Como característica principal para a solução dos problemas, os modelos contínuos não são capazes de representar ou descrever a trajetória de falha, mas a resposta da análise é determinada pela localização ou pré-visualização das variações e concentração de tensões e deformações dentro do modelo. O problema com os modelos contínuos está relacionado com a suposta superfície de falha, a qual, ao não estar bem definida e se assumir uma como possível, em alguns casos pode levar ao erro, principalmente nos casos dos taludes de grande altura e as suas distintas etapas de escavação (variação de tensões e deformações em cada etapa) Modelos Descontínuos Em relação aos modelos descontínuos, são programas que requerem inicialmente a localização das descontinuidades ou estruturas geológicas préexistentes no maciço rochoso antes de começar a análise. Com diferença dos modelos contínuos, esses representam as descontinuidades com a existência de contatos ou interfaces entre corpos discretos que compõem o sistema. Utilizam-se modelos numéricos ou constitutivos capazes representar dois tipos de comportamentos mecânicos dentro do sistema descontínuo: o comportamento da descontinuidade e, o comportamento do material sólido, além de reconhecer a presença das interfaces ou contatos existente entre os corpos discretos dentro do sistema. No caso das descontinuidades, os modelos constitutivos que representam o comportamento delas, podem-se dividir em dois grupos, os quais dependem da

15 75 forma de tratar o comportamento na direção normal ao movimento dos contatos: o primeiro grupo (uma aproximação utilizando contato brando soft-contact ), uma rigidez finita na direção normal é aplicada para representar a rigidez mensurável que existe nos contatos ou juntas. O segundo grupo (utilizando uma aproximação de contato duro hard-contact ) considera que não existe interpenetração física e, algoritmos são aplicados para prevenir que exista qualquer interpenetração de dois corpos em contato. O segundo tipo de comportamento representado pelos modelos descontínuos é o do material sólido (partículas ou blocos) dentro do sistema descontínuo. Nesse contexto existem duas divisões: o material pode ser considerado rígido ou deformável. Assumir o material rígido é bom quando as maiores deformações do sistema estão sendo provocadas pelo movimento nas descontinuidades. Se a deformação do material sólido não pode ser obtida, dois métodos podem ser aplicados para incluir a deformabilidade. No método direto para incluir a deformabilidade, o corpo se divide em elementos internos ou de contorno em ordem de incrementar o número de graus de liberdade. A possível complexidade da deformação depende do número de elementos internos que o corpo é dividido. Por exemplo, o software UDEC do grupo Itasca, discretiza automaticamente qualquer bloco em elementos triangulares com zonas de deformação constante. Se aplicar um modelo elástico, a formulação dessas zonas é igual à utilizada para os elementos finitos de deformação constantes. Dentro dessas zonas também poderiam se aplicar um modelo constitutivo no linear. Nesse caso a desvantagem se apresenta em aqueles corpos complexos, o que significa necessariamente dividi-lo em muitas zonas, o que complica a análise ainda para aqueles modelos mais simples Fatores Influentes dentro da Modelagem Numérica Outros aspectos mencionados por Lorig & Varona (2001) a levar em conta dentro da modelagem numérica e que adquirem uma importância nos resultados que fornecem esse tipo de análise são: Condições Iniciais

16 76 São aquelas condições que existem na região antes do processo de mineração. As condições iniciais de importância para a região onde será localizada a mina são o campo de tensões in situ e as condições das águas subterrâneas. A vantagem que apresentam os softwares para análise de tensões in situ é a capacidade que têm para incluir o estado de esforços iniciais na etapa prémineração na análise de estabilidade e determinar sua influência. Em geral, é impossível dizer a importância que o estado inicial de tensões vai ter para algum problema em particular. Algumas analisem têm permitido observar efeitos das tensões in situ para a estabilidade, como por exemplo: Os maiores valores de tensões iniciais horizontais provocaram maiores deslocamentos elásticos horizontais. (porém não é um dado muito útil, pois os deslocamentos elásticos não são de grande importância dentro das análises de taludes); Tensões horizontais iniciais no plano de análise que sejam menores que as tensões verticais, provocam uma diminuição leve da estabilidade; É importante notar que a topografia regional poderia limitar um possível estado de tensões, particularmente em regiões mais elevadas aos vales regionais. Condições de Contorno As condições de contorno que se incluem no modelo podem ser do tipo real ou artificial. Na prática, num caso real, as condições de contorno estão relacionadas às zonas escavadas, as quais, usualmente estão livres de tensões. Para o caso das condições artificiais na prática não existem. Na hora de uma análise de estabilidade, dentro de um problema, o meio real se traduz num domínio que inclui somente a área de interesse. No caso de realizar a análise com contornos artificiais, aplicam se dois tipos: contornos com deslocamentos prescritos ou contornos com tensões prescritas. Quando se refere a deslocamentos prescritos, os contornos se inibem de deslocamentos na direção vertical ou horizontal, ou para ambas as direções. Os deslocamentos na base do modelo são sempre fixados na direção vertical e horizontal com o objetivo de evitar a rotação do modelo. Existem duas condições que devem ser consideradas em relação ao deslocamento perto do pé do talude. A

17 77 primeira consideração é que o deslocamento perto do pé deve ser evitado somente na direção horizontal. Essa é uma condição mecanicamente correta para um problema perfeitamente simétrico em relação ao plano ou eixo que representa o contorno do pé. Estritamente, é uma condição assumida para taludes infinitos de comprimento, que são modelados em duas dimensões ou para talude com eixo simétrico, onde o pit geometricamente seria um cone perfeito. É importante notar que as dificuldades com as condições de contorno no pé dos taludes são usualmente produto de assumir um modelo em duas dimensões. Nos modelos em três dimensões geralmente esse problemas não existem. Na maioria dos casos de análise de estabilidade de talude são aplicados condições de contornos com deslocamentos prescritos. São poucos os casos onde se aplicam condições de contorno de tensões prescritas. Nos casos que são aplicadas, essas devem estar em combinação com as suposições do estado inicial de tensões de forma que o modelo mantenha seu estado de equilíbrio. Efeito das Águas Subterrâneas Existem dois métodos aplicados comumente para especificar a distribuição da pressão de poro dentro dos taludes. O método mais rigoroso, esta baseada numa análise completa de fluxo e aplicar os resultados do poro-pressão nos estudos de estabilidades. Um método menos rigoroso, porém mais utilizado, aplica uma linha no nível de água, onde os resultados do poro-pressão são fornecidos pelo produto da profundidade vertical embaixo do nível de água pelo peso especifico da água (caso hidrostático). Estudos feitos para determinar o erro entre ambos os métodos (linha de água e análise de fluxo) demonstra que a maior diferença que existe em relação à concentração do poro-pressão seria nas zonas perto ao pé do talude, mas nas zonas atrás das paredes do talude a diferença entre esse resultados são menores que 5%, levando em consideração as análises foram feitas para um meio homogêneo e isotrópico. A conclusão exposta por Lorig & Varona (2001) sobre a não influência dentro de uma análise de estabilidade aplicando valores de poro-pressão obtidos por um ou outro método, tem como aclaração que não se pode aplicar como uma regra pra todo tipo de meios, como por exemplo, fluxo em meios anisotrópicos. Seqüência de Escavação

18 78 Conceitualmente, simular a seqüência de escavação dentro de uma análise numérica não tem muita dificuldade. A dificuldade que apresenta a modelagem está relacionada diretamente com a quantidade de etapas de escavação que pretenda se representar. Conseguir uma boa representação de várias etapas de escavação fornecerá uma solução mais precisa devido à determinação de uma melhor trajetória de carga ou descarga em qualquer região do talude. Entretanto, na maior parte das análises de taludes, a estabilidade está condicionada principalmente às condições do talude, como a geometria, a distribuição do poropressão no tempo de análise e, numa pequena porção da trajetória de cargas devido às etapas de escavação. Interpretação dos Resultados O comportamento dos sistemas numéricos e os resultados que fornecem os modelos devem ser interpretados da mesma forma. Os programas de diferenças finitas e elementos distintos gravam dados de deslocamentos e velocidade para pontos determinados dentro do maciço rochoso. Durante uma análise, os resultados fornecidos podem ser examinados e é possível ver se seus valores estão aumentando, são constantes ou decrescentes. Um aumento dos valores de deslocamento e velocidade é um indicador de uma situação de instabilidade, deslocamentos com valores constantes e diminuição das velocidades indicam uma situação estável. Campos de velocidades e deslocamentos constantes indicam uma região de falha.

3 Modos de Falhas em Taludes de Grande Altura

3 Modos de Falhas em Taludes de Grande Altura 3 Modos de Falhas em Taludes de Grande Altura 3.1. Generalidades Os taludes na mineração a céu aberto que apresentam como principal característica as grandes alturas que podem alcançar, têm provocado uma

Leia mais

1 Introdução 1.1. Generalidades

1 Introdução 1.1. Generalidades 1 Introdução 1.1. Generalidades Barrick é uma empresa mineradora de ouro com maior projeção mundial, atualmente com operações de minas, exploração e desenvolvimento de projetos nos cinco continentes: América

Leia mais

Departamento de Engenharia Civil UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. ESTABILIDADE DE TALUDES E ENCOSTAS Aula 4. Prof: Leonardo Guimarães

Departamento de Engenharia Civil UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. ESTABILIDADE DE TALUDES E ENCOSTAS Aula 4. Prof: Leonardo Guimarães Departamento de Engenharia Civil UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO ESTABILIDADE DE TALUDES E ENCOSTAS Aula 4 Prof: Leonardo Guimarães Método das Fatias das Análises de Estabilidade Método das Fatias das

Leia mais

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo PEF 2409 Geotecnia Ambiental. Análise de estabilidade de taludes

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo PEF 2409 Geotecnia Ambiental. Análise de estabilidade de taludes Escola Politécnica da Universidade de São Paulo PEF 2409 Geotecnia Ambiental Análise de estabilidade de taludes Introdução Abordagem estática dos problemas de estabilidade Hipótese de equilíbrio numa massa

Leia mais

4 Deslocamentos gerados pela escavação

4 Deslocamentos gerados pela escavação 4 Deslocamentos gerados pela escavação 4.1. Introdução Neste capítulo são analisados os campos de deslocamentos gerados no maciço rochoso devido à escavação da mineração Pampa de Pongo, Peru, que atualmente

Leia mais

Aula 1 Taludes e Movimentos de Massa. CIV 247 OBRAS DE TERRA Prof. Romero César Gomes

Aula 1 Taludes e Movimentos de Massa. CIV 247 OBRAS DE TERRA Prof. Romero César Gomes Aula 1 Taludes e Movimentos de Massa CIV 247 OBRAS DE TERRA Prof. Romero César Gomes Aula 1 1.1 Introdução. 1.2 Fatores Predisponentes e Causas dos Movimentos de Massa. 1.3 Tipos de Movimentos de Massa.

Leia mais

4 Estabilidade estática do aterro reforçado

4 Estabilidade estática do aterro reforçado 4 Estabilidade estática do aterro reforçado 4.1. Introdução Neste capítulo apresenta-se a avaliação da estabilidade estática de um aterro de rejeitos de mineração reforçado com geossintéticos. A obra está

Leia mais

5 Análises de estabilidade 5.1. Introdução

5 Análises de estabilidade 5.1. Introdução 5 Análises de estabilidade 5.1. Introdução Nos taludes de mineração a céu aberto é importante considerar não apenas a estabilidade em relação à vida útil da mina, mas também durante o processo de escavação,

Leia mais

1 Introdução 1.1 Definição do Problema

1 Introdução 1.1 Definição do Problema 1 Introdução 1.1 Definição do Problema A engenharia de perfuração é uma das áreas na indústria que envolve o estudo da iteração entre a rocha e o cortador. Muitos estudos nesta área têm sido desenvolvidos

Leia mais

3. Metodologia utilizada na modelagem numérica dos conglomerados

3. Metodologia utilizada na modelagem numérica dos conglomerados 52 3. Metodologia utilizada na modelagem numérica dos conglomerados Neste capítulo apresenta-se a metodologia utilizada para a determinação das propriedades mecânicas dos conglomerados, utilizando a interpretação

Leia mais

Variáveis Consideradas no Programa Experimental

Variáveis Consideradas no Programa Experimental pêndice I Programa Experimental Variáveis Consideradas no Programa Experimental Tipo de Ensaio Dimensões do Corpo de Prova (mm) Tipo de Solo D R ou GC Tipo de Geogrelha ngulo q s c (kpa) mostras N o. de

Leia mais

PEF 2502 Obras subterrâneas Projeto e Método Construtivo. Valas escoradas (2a. Aula)

PEF 2502 Obras subterrâneas Projeto e Método Construtivo. Valas escoradas (2a. Aula) PEF 2502 Obras subterrâneas Projeto e Método Construtivo Valas escoradas (2a. Aula) Prof. Carlos Eduardo M. Maffei Profa. Heloísa Helena S. Gonçalves Prof. Pedro Wellington G. N. Teixeira Lesson 1 Ações

Leia mais

Figura 1.1 Vista panorâmica da barragem de Lower San Fernando (http://quake.wr.usgs.gov/prepare/factsheets/ladamstory/sanfervalley.

Figura 1.1 Vista panorâmica da barragem de Lower San Fernando (http://quake.wr.usgs.gov/prepare/factsheets/ladamstory/sanfervalley. 1 INTRODUÇÃO Há quatro métodos geralmente citados na literatura para análise do comportamento de taludes de solo, englobando aspectos de estabilidade e de deslocamentos permanentes (servicibilidade) sob

Leia mais

Estabilidade de rochas superfície de deslizamento plana

Estabilidade de rochas superfície de deslizamento plana Manual de engenharia No. 29 Atualização: 01/2019 Estabilidade de rochas superfície de deslizamento plana Programa: Estabilidade de Rochas Arquivo: Demo_manual_29.gsk Este manual de engenharia descreve

Leia mais

Ângulo da bancada. Ângulo inter-rampa. Largura da. Ângulo global do talude

Ângulo da bancada. Ângulo inter-rampa. Largura da. Ângulo global do talude 1 Introdução 1.1 Definição do Problema Devido ao tamanho das jazidas de minério existentes nas minas a céu aberto, grandes alturas nos taludes finais destas escavações podem ser atingidas (Chuquicamata

Leia mais

4 Metodologia Método de elementos distintos/discretos

4 Metodologia Método de elementos distintos/discretos 4 Metodologia Para a análise numérica foi utilizado o software comercial 3DEC (Itasca, 2007), versão 4.10. O método numérico que o programa utiliza é o método de elemento distinto, este também apresenta

Leia mais

Estabilidade de Taludes

Estabilidade de Taludes Estabilidade de Taludes GEOTECNIA II SLIDES 14 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Introdução Chama-se talude a qualquer superfície inclinada em relação a horizontal que delimita

Leia mais

7 Análise Método dos Elementos Finitos

7 Análise Método dos Elementos Finitos 168 7 Análise Método dos Elementos Finitos No presente capítulo estão apresentados os resultados da análise do problema geotécnico ilustrado no capítulo 5 realizada a partir do método dos elementos finitos.

Leia mais

2 Revisão da Literatura

2 Revisão da Literatura 2 Revisão da Literatura O maciço rochoso é constituído pela rocha intacta e pelas descontinuidades. O comportamento mecânico do maciço depende desses dois componentes. O termo descontinuidades inclui fraturas,

Leia mais

Análise do revestimento de um coletor

Análise do revestimento de um coletor Manual de engenharia No. 23 Atualização: 01/2019 Análise do revestimento de um coletor Programa: MEF Arquivo: Demo_manual_23.gmk O objetivo deste Manual de Engenharia é realizar a análise de um coletor,

Leia mais

Análise do revestimento de um coletor

Análise do revestimento de um coletor Manual de engenharia No. 23 Atualização: 04/2019 Análise do revestimento de um coletor Programa: MEF Arquivo: Demo_manual_23.gmk O objetivo deste Manual de Engenharia é realizar a análise de um coletor,

Leia mais

Análise de assentamento do terreno

Análise de assentamento do terreno Manual de engenharia No. 21 Atualização: 01/2019 Análise de assentamento do terreno Programa: Arquivo: MEF Demo_manual_21.gmk Este exemplo contém a análise do assentamento do terreno sob o carregamento

Leia mais

Análise da estabilidade de taludes

Análise da estabilidade de taludes Manual de engenharia No. 8 Atualização: 02/2016 Análise da estabilidade de taludes Programa: Estabilidade de Taludes Arquivo: Demo_manual_08.gst Neste manual de engenharia, vamos mostrar como realizar

Leia mais

Faculdade de Engenharia Departamento de Estruturas e Fundações. Lista de Exercicios

Faculdade de Engenharia Departamento de Estruturas e Fundações. Lista de Exercicios Lista de Exercicios 1. QUESTÕES TEÓRICAS 1) No que consiste a tecnica de equilíbrio limite para analise de estabilidade de massas de solo? Quais as hipóteses mais importantes assumidas? 2) Descreva suscintamente

Leia mais

Análise da estabilidade de taludes

Análise da estabilidade de taludes Manual de engenharia No. 8 Atualização: 04/2019 Análise da estabilidade de taludes Programa: Estabilidade de Taludes Arquivo: Demo_manual_08.gst Neste manual de engenharia, vamos mostrar como realizar

Leia mais

4 Estabilidade de taludes

4 Estabilidade de taludes 54 4 Estabilidade de taludes 4.. Métodos de equilíbrio limite Métodos de equilíbrio limite para análise da estabilidade de taludes são amplamente utilizados e a experiência acumulada ao longo dos anos

Leia mais

AULA 13: ESTADO DE TENSÕES E CRITÉRIOS DE RUPTURA. Prof. Augusto Montor Mecânica dos Solos

AULA 13: ESTADO DE TENSÕES E CRITÉRIOS DE RUPTURA. Prof. Augusto Montor Mecânica dos Solos AULA 13: ESTADO DE TENSÕES E CRITÉRIOS DE RUPTURA Prof. Augusto Montor Mecânica dos Solos 9 INTRODUÇÃO Os solos, como vários outros materiais, resistem bem a compressão, mas tem resistência limitada aos

Leia mais

2 ANÁLISE LIMITE NUMÉRICA

2 ANÁLISE LIMITE NUMÉRICA AÁLISE LIMIE UMÉRICA O objetivo principal da Análise Limite é determinar a carga que leva uma estrutura ao colapso (carga de colapso). As formulações existentes na Análise Limite para o cálculo da carga

Leia mais

2 Análises Determinísticas de Estabilidade

2 Análises Determinísticas de Estabilidade Análises Determinísticas de Estabilidade.1 Introdução Os métodos probabilísticos mais empregados em projetos geotécnicos, os quais serão apresentados no próximo capítulo, utilizam análises determinísticas

Leia mais

Verificação de uma parede multi-ancorada

Verificação de uma parede multi-ancorada Manual de engenharia No. 7 Atualização: 02/2016 Verificação de uma parede multi-ancorada Programa: Arquivo: Verificação de Contenções Demo_manual_07.gp2 Neste capítulo, vamos mostrar como dimensionar e

Leia mais

2 Critérios de Resistência

2 Critérios de Resistência 2 Critérios de Resistência O critério de resistência de solos sempre foi um foco de interesse na engenharia geotécnica, porque ele é responsável pela determinação do fator de segurança ao colapso. Como

Leia mais

Análise da estabilidade de taludes

Análise da estabilidade de taludes Manual de engenharia No. 25 Atualização: 07/2016 Análise da estabilidade de taludes Programa: MEF Arquivo: Demo_manual_25.gmk O objetivo deste manual é analisar o grau de estabilidade de um talude (fator

Leia mais

4 MÉTODO DE MAKDISI E SEED (1978)

4 MÉTODO DE MAKDISI E SEED (1978) 4 MÉTODO DE MAKDISI E SEED (1978) 4.1 Método simplificado Makdisi e Seed (1978) apresentaram um método simplificado para cálculo dos deslocamentos permanentes em taludes de barragens de terra ou aterros

Leia mais

Estabilização de taludes através de estacas anti-deslizantes

Estabilização de taludes através de estacas anti-deslizantes Manual de engenharia No. 19 Atualização: 10/2016 Estabilização de taludes através de estacas anti-deslizantes Programa: Estabilidade de Taludes, Estaca Anti-Deslizante Arquivo: Demo_manual_19.gst Introdução

Leia mais

5 Análise Numérica O programa computacional PLAXIS

5 Análise Numérica O programa computacional PLAXIS 78 5 nálise Numérica O método de elementos finitos representa atualmente a mais versátil e popular ferramenta para análise de problemas da engenharia geotécnica, principalmente em casos de grande complexidade

Leia mais

Mecânica dos Solos TC 035

Mecânica dos Solos TC 035 Mecânica dos Solos TC 035 Curso de Engenharia Civil 6º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Agosto 2015 Relações Tensão x Deformação e s Relações Tensão x Deformação Elástico linear s Elástico não

Leia mais

4 Modelo Constitutivo de Drucker-Prager para materiais rochosos

4 Modelo Constitutivo de Drucker-Prager para materiais rochosos 4 Modelo Constitutivo de Drucker-Prager para materiais rochosos Os modelos constitutivos são parte essencial nas análises de distribuição de tensões e deformações em problemas complexos de Engenharia Geotécnica.

Leia mais

Verificação de uma Fundação em Microestacas

Verificação de uma Fundação em Microestacas Manual de engenharia No. 36 Atualização 06/2017 Verificação de uma Fundação em Microestacas Programa: Arquivo: Grupo de Estacas Demo_manual_en_36.gsp O objetivo deste manual de engenharia é mostrar como

Leia mais

Resistência dos Materiais Eng. Mecânica, Produção UNIME Prof. Corey Lauro de Freitas, Fevereiro, 2016.

Resistência dos Materiais Eng. Mecânica, Produção UNIME Prof. Corey Lauro de Freitas, Fevereiro, 2016. Resistência dos Materiais Eng. Mecânica, Produção UNIME 2016.2 Prof. Corey Lauro de Freitas, Fevereiro, 2016. 1 Introdução: O conceito de tensão Conteúdo Conceito de Tensão Revisão de Estática Diagrama

Leia mais

2 Fundamentos para a avaliação de integridade de dutos com perdas de espessura e reparados com materiais compósitos

2 Fundamentos para a avaliação de integridade de dutos com perdas de espessura e reparados com materiais compósitos 2 Fundamentos para a avaliação de integridade de dutos com perdas de espessura e reparados com materiais compósitos Este capítulo apresenta um resumo dos fundamentos básicos de avaliação de dutos com e

Leia mais

TRELIÇA C/ SISTEMA TENSOR DE CABO

TRELIÇA C/ SISTEMA TENSOR DE CABO Q) RESPOSTA TRELIÇA C/ SISTEMA TENSOR DE CABO Obtidas as matrizes de rigidez dos elementos estruturais, deve-se remanejar tais coeficientes para a matriz de rigidez da estrutura (graus de liberdade ordenados).

Leia mais

Verificação de uma parede multi-ancorada

Verificação de uma parede multi-ancorada Manual de engenharia No. 7 Atualização: 04/2019 Verificação de uma parede multi-ancorada Programa: Arquivo: Verificação de Contenções Demo_manual_07.gp2 Neste capítulo, vamos mostrar como dimensionar e

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMADOS. (Análise Computacional de Tensões EEK 533)

CONTEÚDOS PROGRAMADOS. (Análise Computacional de Tensões EEK 533) (Análise Computacional de Tensões EEK 533) - AULAS POR UNIDADE 1 - Princípios Variacionais 1.1 - Princípio dos Trabalhos Virtuais 1.2 - Princípios da Mínima Energia Total e da Mínima energia complementar.

Leia mais

Caracterização Geomecânica de Maciços Rochosos: da Teoria à Prática. Prof. André Assis (UnB)

Caracterização Geomecânica de Maciços Rochosos: da Teoria à Prática. Prof. André Assis (UnB) Caracterização Geomecânica de Maciços Rochosos: da Teoria à Prática Prof. André Assis (UnB) Sumário Introdução Engenharia de Rochas na Mineração Caracterização de Maciços Rochosos Alguns Desafios Considerações

Leia mais

6 DESLIZAMENTO EM LODALEN, NORUEGA (1954)

6 DESLIZAMENTO EM LODALEN, NORUEGA (1954) 122 6 DESLIZAMENTO EM LODALEN, NORUEGA (1954) Neste Capítulo serão apresentadas as análises probabilísticas realizadas pelos métodos de Segundo Momento e das Estimativas Pontuais, para um deslizamento

Leia mais

3 Teoria do Método dos Elementos Discretos 3.1. Introdução

3 Teoria do Método dos Elementos Discretos 3.1. Introdução 3 Teoria do Método dos Elementos Discretos 3.1. Introdução Muitos estudos têm sido reportados na literatura para entender a relação tensão deformação de um arranjo regular de esferas (3D) ou cilindros

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL Interação solo X estrutura Recalques Recalques

Leia mais

Análise numérica de uma parede de contenção

Análise numérica de uma parede de contenção Manual de engenharia No. 24 Atualização: 06/2016 Análise numérica de uma parede de contenção Programa: MEF Arquivo: Demo_manual_24.gmk O objetivo deste manual é analisar as deformações de uma parede de

Leia mais

6 Análise de Aterros Via MEF

6 Análise de Aterros Via MEF 101 6 Análise de Aterros Via MEF Geometricamente os aterros são estruturas muito simples. No entanto, o material envolvido pode variar amplamente, variando de argilas moles, argilas compactadas ou rochas

Leia mais

0RGHODJHP&RPSXWDFLRQDO$WUDYpVGR3URJUDPD$%$486

0RGHODJHP&RPSXWDFLRQDO$WUDYpVGR3URJUDPD$%$486 0RGHODJHP&RPSXWDFLRQDO$WUDYpVGR3URJUDPD$%$486 Neste capítulo apresenta-se de forma sucinta o programa de elementos finitos ABAQUS, em particular o elemento finito de placa usado neste trabalho. A seguir

Leia mais

Princípios da Mecânica Força

Princípios da Mecânica Força Mecânica dos Solos e Fundações PEF 522 5 a Aula Conceitos de Tensões total, neutra e efetiva Capilaridade Transmissão de tensões no solo Prof. Fernando A. M. Marinho Princípios da Mecânica Força Equilíbrio

Leia mais

Para análise e solução dos problemas mais importantes de engenharia de solos é necessário o conhecimento das características de resistência ao

Para análise e solução dos problemas mais importantes de engenharia de solos é necessário o conhecimento das características de resistência ao Vários materiais sólidos empregados em construção normalmente resistem bem as tensões de compressão, porém têm uma capacidade bastante limitada de suportar tensões de tração e de cisalhamento. Geralmente

Leia mais

4 Estabilidade de Taludes em Barragens de Terra 4.1. Introdução

4 Estabilidade de Taludes em Barragens de Terra 4.1. Introdução 60 4 Estabilidade de Taludes em Barragens de Terra 4.. Introdução Nos últimos 20 anos, a cada vez mais crescente disponibilidade de microcomputadores trouxe importantes modificações na sistemática de cálculo

Leia mais

4 Validação do uso do programa ABAQUS

4 Validação do uso do programa ABAQUS 4 Validação do uso do programa ABAQUS Os resultados de simulações do programa numérico de elementos finitos ABAQUS foram verificados por meio de três exercícios de simulação numérica de casos da literatura.

Leia mais

Tabela 1 Características gerais dos corpos de prova escolhidos. RI=Rocha intacta; ZD=Zona de dano; NF=Núcleo da falha

Tabela 1 Características gerais dos corpos de prova escolhidos. RI=Rocha intacta; ZD=Zona de dano; NF=Núcleo da falha 50 3 Material e método Este capítulo aborda os matérias e métodos utilizados neste estudo. Apresenta os corpos de prova utilizados, interpretação das imagens tomográficas e o método de construção do modelo

Leia mais

6 Conclusões e Sugestões

6 Conclusões e Sugestões 6 Conclusões e Sugestões 6.1. Conclusões Este trabalho permitiu a modelagem e a avaliação do processo de corte em rocha bidimensional, através de um modelo numérico baseado no método dos elementos discretos.

Leia mais

Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências e Tecnologia 2001/02 Estruturas II (aulas teóricas)

Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências e Tecnologia 2001/02 Estruturas II (aulas teóricas) Sumário da 1ª lição: Sumário da 2ª lição: - Apresentação. - Objectivos da Disciplina. - Programa. - Avaliação. - Bibliografia. - Método dos Deslocamentos. - Introdução. - Grau de Indeterminação Cinemática.

Leia mais

3 Fluxo Permanente Não Confinado 3.1. Introdução

3 Fluxo Permanente Não Confinado 3.1. Introdução 51 3 Fluxo Permanente Não Confinado 3.1. Introdução O fenômeno da percolação de fluidos em meios porosos é estudado em várias áreas da engenharia. Na engenharia geotécnica, em particular, o conhecimento

Leia mais

4 Análise Probabilística de Ruptura da Barragem de Curuá- Una para Diversos Níveis do Reservatório.

4 Análise Probabilística de Ruptura da Barragem de Curuá- Una para Diversos Níveis do Reservatório. 4 Análise Probabilística de Ruptura da Barragem de Curuá- Una para Diversos Níveis do Reservatório. Neste capítulo, será apresentado o estudo probabilístico de estabilidade da Barragem de Curuá-Una, para

Leia mais

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 13)

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 13) 1 Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 13) Hélio Marcos Fernandes Viana Tema: Empuxos de terras (. o arte) Conteúdo da parte 13 6 Método de Rankine 6 Método de Rankine 6.1 Introdução Os métodos

Leia mais

1 Introdução 1.1.Motivação e objetivos

1 Introdução 1.1.Motivação e objetivos 1 Introdução 1.1.Motivação e objetivos Os danos observados em geo-estruturas devido à ação de carregamentos dinâmicos gerados por terremotos não ocorrem necessariamente durante o evento. Têm sido observado

Leia mais

Recalques em Estacas. Teoria da Elasticidade

Recalques em Estacas. Teoria da Elasticidade Recalques em Estacas Teoria da Elasticidade A estimativa de tensões e recalques em um ponto no interior do solo, induzido por uma estaca sob carregamento vertical é um problema altamente complexo que envolve

Leia mais

Talude rochoso estabilidade de uma cunha de rocha

Talude rochoso estabilidade de uma cunha de rocha Manual de engenharia No. 28 Atualização: 04/2016 Talude rochoso estabilidade de uma cunha de rocha Programa: Estabilidade de Rochas Arquivo: Demo_manual_28.gsk O objetivo deste manual de engenharia é explicar

Leia mais

Flexão Vamos lembrar os diagramas de força cortante e momento fletor

Flexão Vamos lembrar os diagramas de força cortante e momento fletor Flexão Vamos lembrar os diagramas de força cortante e momento fletor Elementos longos e retos que suportam cargas perpendiculares a seu eixo longitudinal são denominados vigas. Vigas são classificadas

Leia mais

Capítulo 6 Fluxo de água em canais abertos

Capítulo 6 Fluxo de água em canais abertos Capítulo 6 Fluxo de água em canais abertos slide 1 Fluxo de água em canais abertos O fluxo em canais abertos possui uma superfície livre que se ajusta dependendo das condições de fluxo. Essa superfície

Leia mais

METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE ESTABILIDADE DE ESCAVAÇÕES EM MEIOS DESCONTÍNUOS, A PARTIR DE TESTEMUNHOS DE SONDAGEM SEMI-ORIENTADOS

METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE ESTABILIDADE DE ESCAVAÇÕES EM MEIOS DESCONTÍNUOS, A PARTIR DE TESTEMUNHOS DE SONDAGEM SEMI-ORIENTADOS METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE ESTABILIDADE DE ESCAVAÇÕES EM MEIOS DESCONTÍNUOS, A PARTIR DE TESTEMUNHOS DE SONDAGEM SEMI-ORIENTADOS Lucas Torrent Figueiredo escavações subterrâneas: métodos numéricos (maciços

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CIV432 Introdução à Mecânica das Rochas

Programa Analítico de Disciplina CIV432 Introdução à Mecânica das Rochas 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Engenharia Civil - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

Controle de Obras Mecânica dos solos

Controle de Obras Mecânica dos solos Controle de Obras Mecânica dos solos Resistência ao cisalhamento dos solos 1 Como foi já foi visto... A ruptura dos solos ocorre por cisalhamento, raramente os solos rompem por tração. A resistência ao

Leia mais

Tensão. Introdução. Introdução

Tensão. Introdução. Introdução Capítulo 1: Tensão Adaptado pela prof. Dra. Danielle Bond Introdução A resistência dos materiais é um ramo da mecânica que estuda as relações entre as cargas externas aplicadas a um corpo deformável e

Leia mais

Aterro Assentamentos ao longo do tempo (consolidação) Programa: MEF Consolidação

Aterro Assentamentos ao longo do tempo (consolidação) Programa: MEF Consolidação Manual de engenharia No. 37 Aterro Assentamentos ao longo do tempo (consolidação) Programa: MEF Consolidação Atualização: 01/2019 Arquivo: Demo_manual_37.gmk Introdução Este exemplo mostra a aplicação

Leia mais

Estabilidade de Taludes

Estabilidade de Taludes UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL MSO2 - Mecânica dos Solos II Prof.: Flavio A. Crispim (DEC-UNEMAT) SINOP - MT 2011 Taludes 2 Taludes 3 Taludes 4 Taludes 5 Taludes

Leia mais

Assentamento da fundação de um silo circular

Assentamento da fundação de um silo circular Manual de engenharia No. 22 Atualização: 06/2016 Assentamento da fundação de um silo circular Programa: MEF Arquivo: Demo_manual_22.gmk O objetivo deste manual é descrever a resolução da análise de assentamento

Leia mais

LOM Teoria da Elasticidade Aplicada

LOM Teoria da Elasticidade Aplicada Departamento de Engenharia de Materiais (DEMAR) Escola de Engenharia de orena (EE) Universidade de São Paulo (USP) OM3 - Teoria da Elasticidade Aplicada Parte 4 - Análise Numérica de Tensões e Deformações

Leia mais

4 Mecanismos de Fratura

4 Mecanismos de Fratura 4 Mecanismos de Fratura 4.1. Critério de Energia Este critério foi proposto por Griffith, o qual estabelece que a propagação de uma trinca ocorre quando a energia disponível para o aumento de uma trinca

Leia mais

1 Introdução 3. 2 Estática de partículas Corpos rígidos: sistemas equivalentes SUMÁRIO. de forças 67. xiii

1 Introdução 3. 2 Estática de partículas Corpos rígidos: sistemas equivalentes SUMÁRIO. de forças 67. xiii SUMÁRIO 1 Introdução 3 1.1 O que é a mecânica? 4 1.2 Conceitos e princípios fundamentais mecânica de corpos rígidos 4 1.3 Conceitos e princípios fundamentais mecânica de corpos deformáveis 7 1.4 Sistemas

Leia mais

, Equação ESFORÇO NORMAL SIMPLES 3.1 BARRA CARREGADA AXIALMENTE

, Equação ESFORÇO NORMAL SIMPLES 3.1 BARRA CARREGADA AXIALMENTE 3 ESFORÇO NORMAL SIMPLES O esforço normal simples ocorre quando na seção transversal do prisma atua uma força normal a ela (resultante) e aplicada em seu centro de gravidade (CG). 3.1 BARRA CARREGADA AXIALMENTE

Leia mais

Sistemas Estruturais

Sistemas Estruturais Notas de aula Prof. Andréa 1. Elementos Estruturais Sistemas Estruturais Uma vez especificados os tipos de aço comumente utilizados em estruturas metálicas, determinadas as características geométricas

Leia mais

Aula 6 Propriedades dos materiais

Aula 6 Propriedades dos materiais Aula 6 Propriedades Mecânicas dos Materiais E-mail: daniel.boari@ufabc.edu.br Universidade Federal do ABC Princípios de Reabilitação e Tecnologias Assistivas 3º Quadrimestre de 2018 Conceitos fundamentais

Leia mais

Figura 4.1: a)elemento Sólido Tetraédrico Parabólico. b)elemento Sólido Tetraédrico Linear.

Figura 4.1: a)elemento Sólido Tetraédrico Parabólico. b)elemento Sólido Tetraédrico Linear. 4 Método Numérico Foi utilizado o método dos elementos finitos como ferramenta de simulação com a finalidade de compreender e avaliar a resposta do tubo, elemento estrutural da bancada de teste utilizada

Leia mais

6 Exemplos Numéricos no Domínio da Frequência

6 Exemplos Numéricos no Domínio da Frequência 145 6 Exemplos Numéricos no Domínio da Frequência Neste Capítulo são apresentados exemplos numéricos para validar a formulação apresentada no Capítulo 5, assim como estudar a resposta em frequência de

Leia mais

Princípios da Mecânica Força

Princípios da Mecânica Força Mecânica dos Solos e Fundações PEF 522 Conceitos de Tensões total, neutra e efetiva Capilaridade Propagação de tensões no solo Princípios da Mecânica Força Equilíbrio Tensão Tensão normal Tensão tangencial

Leia mais

6 Análise de estabilidade de taludes e Resultados

6 Análise de estabilidade de taludes e Resultados 6 Análise de estabilidade de taludes e Resultados O objetivo principal deste capítulo é construir um material equivalente que permita simular a resistência da rocha intacta e das estruturas (descontinuidades)

Leia mais

Estabilidade de Taludes Rochosos Rotura plana

Estabilidade de Taludes Rochosos Rotura plana Manual de engenharia No. 31 Atualização: 04/2016 Estabilidade de Taludes Rochosos Rotura plana Este manual de engenharia descreve a avaliação de um talude rochoso de uma escavação, na vizinhança da estrada

Leia mais

MUROS DE ARRIMO. Tipos Drenagem Estabilidade Dimensionamento

MUROS DE ARRIMO. Tipos Drenagem Estabilidade Dimensionamento MUROS DE ARRIMO Tipos Drenagem Estabilidade Dimensionamento DEFINIÇÃO Muros são estruturas corridas de contenção de parede vertical ou quase vertical, apoiadas em uma fundação rasa ou profunda. Podem ser

Leia mais

Estabilidade de Taludes Rochosos Rotura plana

Estabilidade de Taludes Rochosos Rotura plana Manual de engenharia No. 31 Atualização: 04/2019 Estabilidade de Taludes Rochosos Rotura plana Este Manual de Engenharia descreve a avaliação de um talude rochoso de uma escavação, na vizinhança da estrada

Leia mais

2 Comportamento de Taludes em Maciços Rochosos

2 Comportamento de Taludes em Maciços Rochosos 2 Comportamento de Taludes em Maciços Rochosos 2.1. Introdução Taludes rochosos são encontrados tanto em construções civis, como em cortes de estradas, quanto em minerações a céu aberto. Para análise da

Leia mais

Barragem de Terra Análise de Percolação em Estado Constante

Barragem de Terra Análise de Percolação em Estado Constante Manual de engenharia No. 32 Atualização 3/2016 Barragem de Terra Análise de Percolação em Estado Constante Programa: MEF Percolação Arquivo: Demo_manual_32.gmk Introdução Este exemplo mostra aplicar o

Leia mais

ESTRUTURAS DE CONTENÇÃO EMPUXO DE TERRA

ESTRUTURAS DE CONTENÇÃO EMPUXO DE TERRA ESTRUTURAS DE CONTENÇÃO EMPUXO DE TERRA DEFINIÇÃO Ação produzida pelo maciço terroso sobre as obras com ele em contato. A determinação do valor do empuxo de terra é fundamental na análise e projeto de

Leia mais

O que é Resistência dos Materiais?

O que é Resistência dos Materiais? Roteiro de aula O que é Resistência dos Materiais? Definições Resistência x Rigidez Análise x Projeto Áreas de Aplicação Forças externas Esforços internos Elementos estruturais Hipóteses básicas Unidades

Leia mais

Fundações. Prof.(a): Débora Felten

Fundações. Prof.(a): Débora Felten Capacidade de carga em Fundação superficial rasa: A capacidade de carga é a tensão limite que o terreno pode suportar sem escoar (sem romper). Teoria de Terzaghi TERZAGHI (1943) desenvolveu uma teoria

Leia mais

6 Análise Método Clássico

6 Análise Método Clássico 159 6 Análise Método Clássico No presente capítulo estão apresentados os resultados da análise (por equilíbrio limite) do problema geotécnico ilustrado no capítulo 5. Nos itens a seguir estão descritos

Leia mais

Controle de Obras Mecânica dos solos

Controle de Obras Mecânica dos solos Controle de Obras Mecânica dos solos Diagrama de Mohr Critérios de ruptura 1 Considerações Preliminares: Forças em um ponto: - peso próprio - forças externas Várias forças agindo na massa do solo: 2 1

Leia mais

Instituto Superior Técnico Mestrado Integrado em Engenharia Civil Análise de Estruturas Geotécnicas, Setembro 2016

Instituto Superior Técnico Mestrado Integrado em Engenharia Civil Análise de Estruturas Geotécnicas, Setembro 2016 Instituto Superior Técnico Mestrado Integrado em Engenharia Civil Análise de Estruturas Geotécnicas, Setembro 2016 PROBLEMAS Parte 1 1. O elemento A do solo arenoso da Figura 1 está sujeito a uma tensão

Leia mais

PME-2350 MECÂNICA DOS SÓLIDOS II AULA #7: VASOS DE PRESSÃO DE PAREDE ESPESSA 1

PME-2350 MECÂNICA DOS SÓLIDOS II AULA #7: VASOS DE PRESSÃO DE PAREDE ESPESSA 1 PME-2350 MECÂNICA DOS SÓLIDOS II AULA #7: VASOS DE PRESSÃO DE PAREDE ESPESSA 1 7.1. Introdução e hipóteses gerais Vimos na aula anterior as equações necessárias para a solução de um problema geral da Teoria

Leia mais

3 Modelagem Micro-Mecânica Discreta de Solos Granulares

3 Modelagem Micro-Mecânica Discreta de Solos Granulares 3 Modelagem Micro-Mecânica Discreta de Solos Granulares 3.1. Considerações Iniciais Neste Capítulo será abordada a questão da modelagem numérica dos solos granulares e das fibras utilizadas como reforço,

Leia mais

6 Análise e Discussão de Resultados

6 Análise e Discussão de Resultados 6 Análise e Discussão de Resultados Neste capítulo são apresentados os resultados das simulações 3D para tubos base com diferentes furações considerando cenários extremos que poderiam levar ao colapso

Leia mais

BARRAGENS DE TERRA E DE ENROCAMENTO AULA 3. Prof. Romero César Gomes - Departamento de Engenharia Civil / UFOP

BARRAGENS DE TERRA E DE ENROCAMENTO AULA 3. Prof. Romero César Gomes - Departamento de Engenharia Civil / UFOP BARRAGENS DE TERRA E DE ENROCAMENTO AULA 3 Prof. Romero César Gomes - Departamento de Engenharia Civil / UFOP Análises da Estabilidade de Taludes de Barragens Escolha das Seções Críticas seção de altura

Leia mais

4 SOLUÇÕES ANALÍTICAS

4 SOLUÇÕES ANALÍTICAS 4 SOLUÇÕES ANALÍTICAS 4 Desenvolvimento Dentre os mais diversos tipos de estruturas que fazem uso de materiais compósitos, os tubos cilindricos laminados são um caso particular em que soluções analíticas,

Leia mais