Passo a passo para fazer um bom vídeo. 1. Escolher a história

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Passo a passo para fazer um bom vídeo. 1. Escolher a história"

Transcrição

1 Passo a passo para fazer um bom vídeo 1. Escolher a história Os vídeos devem relatar histórias verídicas de cidadania vivida em função da correta aplicação das normas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O primeiro passo é encontrar uma história de vida em que o ECA tenha sido utilizado para transformar a realidade de crianças/adolescentes que vivenciaram situações de violação de direitos. Em seguida, o próximo passo será refletir se está história dará um bom filme! Será preciso analisar as personagens, os espaços onde se passa a trama, se existem diálogos interessantes etc. Para fazer esta primeira análise você deverá levantar informações básicas sobre a história fazendo perguntas como: "Onde a história aconteceu?", "Quando os fatos aconteceram?", "Como tudo ocorreu?", "Quem esteve envolvido na história?", "Por que tudo isso aconteceu?", etc. No ano passado, no 6º Causos do ECA, quatro histórias finalistas foram transformadas em curtas-metragens. Sugerimos que você compare as versões em texto e em vídeo desses causos para observar quais elementos foram importantes na hora de selecionar o que seria filmado. Estes vídeos estão todos disponíveis na parte de dicas na página do concurso. São eles: ECA com boneca! Do porque ou para que contar histórias Quando os olhos falam ao coração Pequenos príncipes Algumas dicas para a redação do texto do seu roteiro: * Não corra o risco de perder seu texto. Escreva e salve em editor de texto no seu computador antes de enviálo pelo formulário de inscrição; * Lembre-se que é importante ser claro e conciso no texto; * Responda as perguntas básicas em seu texto: Do que se trata a história? Quem são as personagens envolvidas? Como a criança/adolescente da história teve seu direito garantido? *Para a criação de um roteiro utilize sempre a narrativa. *Em todos os causos, pede-se a omissão ou troca dos nomes das personagens envolvidas, para preservação da imagem. Não esqueça de alterá-los!

2 2. Inscrição Para participar do concurso, você tem que estar vinculado a uma produtora ou organização social que desenvolve projetos com crianças e adolescentes para produção audiovisual. Entre os dias 04 de abril e 06 de junho de 2011, você deverá preencher a ficha de inscrição, com os seguintes dados: nome, CNPJ e dados do responsável legal da produtora ou organização responsável pelo vídeo, nome do produtor responsável e das crianças e adolescentes que participarão do projeto (auxiliando na produção do vídeo), título do vídeo e uma pequena descrição da história (texto entre 2800 e 4000 caracteres com espaço). Depois de enviada a inscrição, você receberá um número de protocolo, que dará direito ao envio de um vídeo para concorrer no concurso. O vídeo em mídia (DVD) deverá ser enviado até às 23:59 do dia 08 de julho de Fazendo o roteiro Com a história que será filmada escolhida, você deverá preparar o roteiro! Os vídeos apresentados serão de livre criação no que se referir a estilo e podem ter a forma de documentário, animação, vídeo-arte, stop-motion etc. Escolha qual estilo de vídeo combina melhor com a sua história. Para estruturar seu roteiro você precisará pensar: Qual é a história que você quer contar? Como estamos falando da produção de um curta de 1 a 5 minutos, a história não poderá ser contada exatamente como aconteceu. Será preciso escolher situações e uma forma interessante de contar. Qual o conflito principal? Toda boa história oferece ao espectador um conflito que precisa ser solucionado. É este conflito que dá a emoção à história, o que segura todo mundo até o desfecho do filme! Desta forma, é importante pensar o que prende a atenção do seu espectador? O que torna sua história atraente e emocionante? Quais são os personagens? Quem são o protagonista e o antagonista? Também é importante pensar quais e quantos são os personagens necessários para contar a sua história. Em uma história que apresenta um bom conflito também é muito comum existir um personagem protagonista e um antagonista que conduzem a narrativa. Obs: Lembre-se que se você for trabalhar com atores para representar os personagens de sua história, quanto maior for o seu elenco, mais complexo será o roteiro, a produção e até mesmo as exigências de documentos para o seu vídeo.

3 Veja abaixo outras importantes perguntas que precisam ser respondidas para produção do seu roteiro. Você ainda poderá acrescentar outros itens que considera importante. Qual o objetivo do protagonista? Quais os obstáculos? Como o Estatuto da Criança e do Adolescente aparece na história? Qual o começo, o meio e o fim do seu roteiro? Qual a situação inicial e final da história? Qual a cena inicial e final? Para consolidar todas as informações de sua história em um roteiro você precisa criar um modo de organização das informações. Uma forma de fazer isso é separar sua história em cenas e colocá-las na ordem que você acha mais interessante. Após finalizar seu roteiro será importante fazer também: - Uma lista das personagens e suas características; - Locação - quais os locais em que serão gravadas as cenas; - Cronograma para a produção de acordo com os prazos do concurso e - Equipe e equipamentos necessários para a produção do vídeo. Seu vídeo deverá ter de 1 a 5 minutos. Parece pouco tempo, mas dá muito trabalho! Para você se programar, só na parte de edição, um minuto de filme equivale à aproximadamente uma hora de trabalho. 4. Documentação necessária Os documentos exigidos neste concurso para inscrições de vídeos que contam com a participação de criança e adolescente foram baseados em estudo elaborado pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Criança e Adolescente COORDINFÂNCIA, órgão do Ministério Público do Trabalho, disponível em: e visam observar os direitos do público infanto-juvenil previstos na legislação nacional e internacional que combate o trabalho infantil (Constituição Federal/88, Lei nº 8.069/90 Estatuto da Criança e do Adolescente e Convenções da OIT Organização Internacional do Trabalho, as quais o Brasil é signatário). Para cumprir estas exigências legais, as produtoras e organizações deverão apresentar os seguintes documentos: Autorização para crianças e adolescentes co-produtores do vídeo e/ou atores do vídeo e Alvará expedido pela Vara da Infância A) Autorização para crianças e adolescentes co-produtores do vídeo Todas as crianças e adolescentes que participarem da produção do vídeo (elaboração do roteiro, direção, produção, cenografista, edição e pós-produção, etc.) deverão apresentar, por escrito, autorização dos pais ou representante

4 legal para integrarem a equipe de trabalho do filme. No site do 7º Causos do ECA estará disponível um modelo de autorização (AUTORIZAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO DE FILHO MENOR COMO CO-PRODUTOR EM OBRA AUDIOVISUAL), que deverá ser preenchido, assinado pelos pais ou representante legal da criança/adolescente, com firma reconhecida em cartório 1. Lembramos que os custos para reconhecimento destas autorizações em cartório são de responsabilidade dos participantes. * Guarde cópia simples do RG ou Certidão de Nascimento e das autorização de todas as crianças/adolescentes que participarem da produção do vídeo. Você precisará enviar cópia destes documentos para que seu vídeo concorra no 7º Causos do ECA. B) Autorização para crianças e adolescentes atores do vídeo Caso uma criança ou adolescente apareça como ator do vídeo, as exigências legais para sua participação são maiores. Você precisará, além da autorização dos pais, autorização de um juíz para rodar seu vídeo. Será trabalhoso, mas não impossível! Primeiro você precisará da autorização, por escrito, dos pais ou representantes legais de todos os atores. Um modelo de autorização estará disponível no site do 7º Causos do ECA (AUTORIZAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO DE FILHO MENOR COMO ATOR EM OBRA AUDIOVISUAL), que deverá ser preenchido e assinado, com firma reconhecida em cartório. Lembramos que os custos para reconhecimento destas autorizações em cartório são de responsabilidade dos participantes. C) Pedido de Alvará junto à Vara da Infância Segundo o artigo 149 inciso II do ECA Compete à autoridade judiciária disciplinar, através de portaria, ou autorizar, mediante alvará a participação de criança e adolescente em espetáculos públicos e seus ensaios e certames de beleza. Desta forma a participação de crianças e adolescentes na realização de vídeo para o 7o. Concurso Causos do ECA deverá ser requerida à autoridade judiciária da cidade em que a organização social ou produtora realizará as gravações. Para facilitar este pedido a equipe do concurso criou modelos de autorizações e do pedido de alvará (disponíveis no hotsite do concurso), desta forma bastará o preenchimento destes e a junta de todos os documentos para que a Vara da Infância encaminhe o pedido ao Juiz da Comarca que avaliará o pedido. 1 Para reconhecer firma é necessário que os pais ou os representantes legais da criança/adolescente tenham registrado sua assinatura em cartório. Só após a abertura de firma que o escrivão poderá dizer que a assinatura daquele documento realmente pertence à pessoa indicada. Para abrir firma a pessoa deve comparecer no cartório com o CPF e RG originais. A cédula de identidade poderá ser substituída pelos seguintes documentos: Carteira Nacional de Habilitação - modelo novo (com foto), Carteira de Conselhos Profissionais (ex: OAB, CREA, CRM, CRF, CRO, etc.), Cédula de Identidade expedida pelos Ministérios do Exército, da Marinha ou da Aeronáutica ou Certidão de Casamento.

5 Você deverá juntar ao Pedido de Alvará os seguintes documentos: 1) Cópia do Contrato social da requerente; 2) Cópia do cartão do CNPJ; 3) Cópia dos documentos pessoais do(a) representante da requerente (RG e CPF); 4) Cópia do Regulamento do 7º Concurso Causos do ECA; 5) Roteiro do curta-metragem; 6) Relação com os nomes das crianças ou adolescentes (co-produtores e atores) 7) Cópia simples da certidão de nascimento ou RG de todas as crianças e adolescentes envolvidos; 8) Cópia das autorizações dos pais das crianças/adolescentes autenticadas*. * Guarde as autorizações autenticadas dos pais de todas as crianças/adolescentes envolvidas no vídeo e o alvará da Vara da Infância e Juventude autorizando as filmagens. Você precisará enviar estes documentos juntamente com a mídia (DVD) para que seu vídeo concorra no 7º Causos do ECA. Fique atento aos prazos! Providencie a documentação necessária e certifique-se de que seu pedido para autorização de filmagem foi enviado à tempo para a Vara da Infância e Juventude. Só com estes documentos em mãos você poderá começar a filmar. Para facilitar a produção, você pode usar outras formas para representar seu Causo sem que precise usar crianças como atores, por exemplo, animações, stop motion, massinha etc. Basta ter imaginação! 5. Filme seu Causo! Com a história definida, o roteiro pronto e a documentação na mão, é hora de rodar o filme! Durante a captação das imagens e do som é bom você ficar atento com algumas coisas, que ajudarão na edição e na qualidade final do filme: - Antes de apertar o REC, verifique se a câmera está bem posicionada: todas as personagens aparecem no quadro? O que está em primeiro plano? E no fundo da cena, tem alguma coisa que chama mais atenção do que aquilo que quero mostrar para o meu espectador? - A movimentação da câmera pode gerar problemas na hora da edição. Prefira planos estáticos ou com pouco movimento, usando, se possível, tripé ou alguma outra fonte de apoio. Zoom deve ser usado com moderação e procure ajustá-lo antes de começar a filmar. - Enquadramento é essencial! Ensaie com os atores na frente da câmera para saber se os movimento previstos

6 caberão naquele espaço. - Não filme contra a luz, a sombra dos objetos ou pessoas não permitirão que o espectador veja os detalhes do que está sendo filmado, mas apenas a silhueta, a não ser que esse seja o efeito desejado. Não resolve colocar a luz direto no ator, ele fechará os olhos e terá dificuldade para encenar. Teste as posições de luz antes de filmar. - Teste o áudio também, você pode perder toda a cena se esquecer de ligar o microfone ou se ele não estiver funcionando. E, para que os diálogos fiquem compreensíveis, procure não gravar em lugares com eco, com muito barulho ou que reverberem som. Caso filme em ambiente fechado procure espaços com carpete, móveis ou tecidos que possam absorver os pequenos ruídos. 6. Edição e sonorização Já com todas as imagens e sons captados? Calma, ainda tem bastante trabalho pela frente! Antes de tudo, você precisa saber o material que tem em mãos para poder montar seu filme. Faça um documento descrevendo o nome do arquivo (ou o minuto em que aparece), a descrição da cena, diálogos ou outra informação importante, e os minutos de duração. Chamamos esse processo de decupagem. Com a decupagem feita, monte o filme conforme o roteiro pensando quais são as cenas que realmente devem ficar e onde os cortes devem ser feitos etc. Terá que pensar em efeitos para a passagem das cenas, como será a abertura do vídeo, créditos iniciais e finais, além de ajustes de áudio. Para isso, precisará de programa específico para edição de vídeo. Existem vários programas gratuitos de edição disponíveis na internet, além de outros pagos. Apenas tome cuidado para escolher um que você saiba mexer e que esteja dentro da capacidade de seu computador. Não esqueça que o vídeo deverá ter, necessariamente, de 1 minuto a 5 minutos de duração, até 40 MB, com dimensão mínima de 320x240 pixels. A mídia fechada, em DVD, poderá estar nos seguintes formatos: AVI / MPEG4 / WMV / MOV / FLA / VOB. O participante que não respeitar o limite previsto de tempo, tamanho e dimensão estará sujeito à desclassificação. Cuidado: é de responsabilidade exclusiva do participante a obtenção prévia e expressa de toda e qualquer autorização, licença ou cessão de direitos, relativos a obras intelectuais (textos, músicas, fotografias, obras de arte etc.) ou imagens de pessoas retratadas no vídeo, necessários para o pleno atendimento de toda a legislação pertinente, em especial, a legislação autoral e àquelas relacionadas ao uso de imagem e voz. Deixe guardado o arquivo aberto do vídeo. Se você for selecionado como um dos vencedores do 7º Causos do ECA, é possível que precise fazer alguns ajustes na edição para que esteja adequado aos diferentes meios de exibição e para inserção de logomarcas e créditos.

7 7. Envio do material para o Concurso A produtora ou organização deverá enviar 2 (duas) cópias do vídeo pronto, em mídia (DVD), deverão ser enviadas até às 23:59 do dia 08 de julho de 2011 para o seguinte endereço: Caixa Postal , CEP , São Paulo, SP. As cópias deverão estar identificadas com o número da inscrição realizada na primeira etapa e o nome da organização ou produtora. Junto com o vídeo, você deverá encaminhar um memorial descritivo com a identificação dos diretores, atores, roteiristas, realização, montagem, edição, título etc. Não se esqueça de também enviar todas as autorizações autenticadas e cópias do RG ou Certidão de Nascimento das crianças e adolescentes que participaram como produtores ou atores do vídeo. 8. Torcer para que seu vídeo seja selecionado! Agora que toda a etapa de produção já terminou, basta torcer para que seu vídeo seja selecionado! No hotsite do concurso você encontra na agenda todas as datas importantes para acompanhar o processo de seleção dos causos. Caso seu vídeo seja um dos finalistas do concurso, no mês de outubro você participará da Votação Popular onde os internautas poderão escolher o melhor vídeo que ganhará um prêmio em dinheiro. Esta será uma grande oportunidade para mobilizar pessoas e mostrar a qualidade de seu trabalho para todo o Brasil! Então, não perca tempo, faça seu vídeo e conte sua história!

Festival de Vitória 21º Vitória Cine Vídeo. 16º Concurso de Roteiro Capixaba

Festival de Vitória 21º Vitória Cine Vídeo. 16º Concurso de Roteiro Capixaba 1 Festival de Vitória 21º Vitória Cine Vídeo 16º Concurso de Roteiro Capixaba A GALPÃO PRODUÇÕES, empresa privada com sede à Rua Professora Maria Cândida da Silva, nº 115 - Bairro República Vitória - Espírito

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSO CULTURAL MINIMETRAGEM 2010

REGULAMENTO CONCURSO CULTURAL MINIMETRAGEM 2010 REGULAMENTO CONCURSO CULTURAL MINIMETRAGEM 2010 1. O presente regulamento tem por objeto a abertura do Concurso Cultural MiniMetragem 2010, que visa incentivar a pesquisa de idéias, conceitos, estética,

Leia mais

CONCURSO DE FOTOGRAFIA FUNORTE: MONTES CLAROS PELO OLHAR UNIVERSITÁRIO 2015

CONCURSO DE FOTOGRAFIA FUNORTE: MONTES CLAROS PELO OLHAR UNIVERSITÁRIO 2015 CONCURSO DE FOTOGRAFIA FUNORTE: MONTES CLAROS PELO OLHAR UNIVERSITÁRIO 2015 1- GERAL O concurso de fotografia MONTES CLAROS PELO OLHAR UNIVERSITÁRIO é uma iniciativa das Faculdades Integradas do Norte

Leia mais

Festival de Cinema de Futebol REGULAMENTO 2015

Festival de Cinema de Futebol REGULAMENTO 2015 Festival de Cinema de Futebol REGULAMENTO 2015 1 - DO FESTIVAL 1.1 - O CINEfoot - Festival de Cinema de Futebol é o primeiro festival de cinema do Brasil e da América Latina com abordagens conceitual e

Leia mais

I FESTIVAL DE CINEMA DE CARUARU REGULAMENTO CONVOCATÓRIA FINAL

I FESTIVAL DE CINEMA DE CARUARU REGULAMENTO CONVOCATÓRIA FINAL REGULAMENTO CONVOCATÓRIA FINAL I. DAS FINALIDADES O é um espaço de difusão dos elementos culturais locais. Está em sintonia com o desenvolvimento econômico e acadêmico de Caruaru e região nas últimas décadas

Leia mais

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER*

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* * Microsoft Windows MovieMakeré um programa da Microsoft Corporation. A versão utilizada é a 5.1 que já vem instalada no Microsoft Windows

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSO DE VÍDEO EU QUERO NADAR NO CAPIBARIBE, E VOCÊ?

REGULAMENTO CONCURSO DE VÍDEO EU QUERO NADAR NO CAPIBARIBE, E VOCÊ? REGULAMENTO CONCURSO DE VÍDEO EU QUERO NADAR NO CAPIBARIBE, E VOCÊ? 1. DISPOSIÇÕES GERAIS: 1.1. O concurso de vídeo EU QUERO NADAR NO CAPIBARIBE, E VOCÊ? é uma seletiva de filmes que integra a Janela Internacional

Leia mais

REGULAMENTO DA INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA 14ª OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO GERAÇÃO FUTURA

REGULAMENTO DA INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA 14ª OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO GERAÇÃO FUTURA REGULAMENTO DA INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA 14ª OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO GERAÇÃO FUTURA O Canal Futura acredita que a juventude brasileira tem um importante papel a desempenhar

Leia mais

Passo-a-passo para alteração de representante legal no CNPJ

Passo-a-passo para alteração de representante legal no CNPJ Passo-a-passo para alteração de representante legal no CNPJ Fundamentação legal: A entidade estará obrigada a atualizar no CNPJ qualquer alteração referente aos seus dados cadastrais até o último dia útil

Leia mais

REGULAMENTO DO 1º CONCURSO DE VÍDEO DE CURTA DURAÇÃO DO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS DO IFTO

REGULAMENTO DO 1º CONCURSO DE VÍDEO DE CURTA DURAÇÃO DO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS DO IFTO REGULAMENTO DO 1º CONCURSO DE VÍDEO DE CURTA DURAÇÃO DO DO IFTO 1. TEMA: Aniversário de 1 (um) ano do Campus Colinas do Tocantins, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. 2.

Leia mais

UM CAMINHO DE UMA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

UM CAMINHO DE UMA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL UM CAMINHO DE UMA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Existem infinitas maneiras de organizar, produzir e finalizar uma obra audiovisual. Cada pessoa ou produtora trabalha da sua maneira a partir de diversos fatores:

Leia mais

COMO PARTICIPAR? GRAVE O VÍDEO EDITE O VÍDEO

COMO PARTICIPAR? GRAVE O VÍDEO EDITE O VÍDEO Tutorial Inscreva sua história COMO PARTICIPAR? VEJA O TEMA TENHA UMA IDEIA GRAVE O VÍDEO EDITE O VÍDEO COLOQUE UMA TRILHA SONORA INSCREVA-SE! Tema: Inspirando histórias Premissa conceitual: Em comemoração

Leia mais

As imagens vencedoras estamparão algumas janelas do Colégio, além de serem divulgadas via Facebook e site do Instituto Sidarta.

As imagens vencedoras estamparão algumas janelas do Colégio, além de serem divulgadas via Facebook e site do Instituto Sidarta. INFORMAÇÕES GERAIS O concurso de fotos que celebra os 15 anos do Instituto Sidarta tem como tema Cenas no Sidarta, ou seja, cenas da experiência vivida no Sidarta que foram e são importantes para os alunos

Leia mais

REGULAMENTO DO 1º FESTIVAL DE PROGRESSO COM HUMOR PROGRESSO/RS

REGULAMENTO DO 1º FESTIVAL DE PROGRESSO COM HUMOR PROGRESSO/RS REGULAMENTO DO 1º FESTIVAL DE PROGRESSO COM HUMOR PROGRESSO/RS Progresso, abril de 2015. REGULAMENTO 1. OBJETIVO Festival de Humor de Progresso é um evento promovido por Região dos Vales Comunicação Digital,

Leia mais

SESSÃO PÚBLICA 08/2015 TERMO DE REFERÊNCIA

SESSÃO PÚBLICA 08/2015 TERMO DE REFERÊNCIA MISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL SESSÃO PÚBLICA 08/2015 TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO Contratação de empresa especializada em prestação de serviços

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO DIA DA INTERNET SEGURA 2013. "Direitos e deveres online: conecte-se com respeito!

REGULAMENTO DO CONCURSO DIA DA INTERNET SEGURA 2013. Direitos e deveres online: conecte-se com respeito! REGULAMENTO DO CONCURSO DIA DA INTERNET SEGURA 2013 "Direitos e deveres online: conecte-se com respeito! REALIZAÇÃO: APOIO: 1. DESCRIÇÃO O CONCURSO do Dia Mundial da Internet Segura 2013 organizado pela

Leia mais

EDITAL PARA A MOSTRA DE FOTOGRAFIA HISTÓRIA E MEMÓRIA EM SAÚDE DOS TERRITÓRIOS DE VIDA

EDITAL PARA A MOSTRA DE FOTOGRAFIA HISTÓRIA E MEMÓRIA EM SAÚDE DOS TERRITÓRIOS DE VIDA EDITAL PARA A MOSTRA DE FOTOGRAFIA HISTÓRIA E MEMÓRIA EM SAÚDE DOS TERRITÓRIOS DE VIDA A Rede Unida Norte vem por meio deste, tornar público o presente Edital da Mostra de Fotografia História e Memória

Leia mais

REGULAMENTO. CURTA5 I Festival de Curtas-Metragens do Instituto Federal da Bahia - IFBA

REGULAMENTO. CURTA5 I Festival de Curtas-Metragens do Instituto Federal da Bahia - IFBA Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Eunápolis COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Av. David Jonas Fadini, s/ n, Juca Rosa, Eunápolis BA CEP 45823-431

Leia mais

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA EDITAL. CONCURSO MUNICIPAL DE RADIONOVELAS Paulo Melo EDIÇÃO 2013

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA EDITAL. CONCURSO MUNICIPAL DE RADIONOVELAS Paulo Melo EDIÇÃO 2013 FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA EDITAL CONCURSO MUNICIPAL DE RADIONOVELAS Paulo Melo EDIÇÃO 2013 A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Política

Leia mais

3º FESTIVAL DE MÚSICA DO SERVIDOR PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA REGULAMENTO

3º FESTIVAL DE MÚSICA DO SERVIDOR PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA REGULAMENTO 3º FESTIVAL DE MÚSICA DO SERVIDOR PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA REGULAMENTO A Secretaria da Administração do Estado da Bahia torna público o Regulamento do 3º Festival de Música do Servidor Público do Estado

Leia mais

PROJETO ANIMA ESCOLA 2015 PRODUÇÃO AUTÔNOMA DE ANIMAÇÃO NAS ESCOLAS ORIENTAÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO

PROJETO ANIMA ESCOLA 2015 PRODUÇÃO AUTÔNOMA DE ANIMAÇÃO NAS ESCOLAS ORIENTAÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO PROJETO ANIMA ESCOLA 2015 PRODUÇÃO AUTÔNOMA DE ANIMAÇÃO NAS ESCOLAS ORIENTAÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO 1. Introdução O projeto Anima Escola vem sendo realizado na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro

Leia mais

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL O que é o Windows Movie Maker? É um programa que permite criar nossos próprios filmes com som, músicas, transição e efeito de vídeo.

Leia mais

A Maior Triagem Odontológica do Mundo. Tá, entendi. Agora, como eu vou fazer isso?

A Maior Triagem Odontológica do Mundo. Tá, entendi. Agora, como eu vou fazer isso? A Maior Triagem Odontológica do Mundo. Em 18 de Março de 2013, o mundo inteiro vai sorrir mais bonito. Neste dia, realizaremos juntos em todo o Brasil, 10 países da América Latina e Portugal a MAIOR TRIAGEM

Leia mais

Projeto Festival Clube da Viola. Resumo do Projeto

Projeto Festival Clube da Viola. Resumo do Projeto Projeto Festival Clube da Viola Resumo do Projeto A música brasileira é um dos elementos culturais que contribuem para a criação e o fortalecimento de uma idéia de pertencimento nacional, promovendo uma

Leia mais

Festival Audiovisual - Um Minuto no Universo do Trabalho Regulamento

Festival Audiovisual - Um Minuto no Universo do Trabalho Regulamento Festival Audiovisual - Um Minuto no Universo do Trabalho Regulamento A AAPQ Associação de Apoio ao, através da área de Formação e Pesquisa, em parceria com o FIES Fundo Itaú de Excelência Social, e em

Leia mais

REGULAMENTO ARTE MOVIE FESTIVAL DE CURTAS

REGULAMENTO ARTE MOVIE FESTIVAL DE CURTAS REGULAMENTO ARTE MOVIE FESTIVAL DE CURTAS A empresa Gaia Cultura & Arte, CNPJ: 10.709.140/0001-97, sediada na Rua Giordano Bruno, 160 na cidade de Porto Alegre, torna público, para o conhecimento dos interessados,

Leia mais

Regulamento 2014. Objetivos

Regulamento 2014. Objetivos Regulamento 2014 Objetivos O É Tudo Verdade Festival Internacional de Documentários tem por objetivo promover o documentário e proporcionar uma maior reflexão sobre o gênero. Período A 19ª edição do festival

Leia mais

REGULAMENTO. a) Os filmes participantes do Festival Internacional Pequeno Cineasta devem ser feitos por crianças e jovens entre 8 e 17 anos.

REGULAMENTO. a) Os filmes participantes do Festival Internacional Pequeno Cineasta devem ser feitos por crianças e jovens entre 8 e 17 anos. REGULAMENTO Objetivos O Festival Internacional Pequeno Cineasta tem como objetivo promover o debate sobre o universo infantil, discutindo os conceitos educacionais atuais e os valores dentro da diversidade

Leia mais

Concurso de Fotografia Um Olhar sobre o Lago. Regulamento

Concurso de Fotografia Um Olhar sobre o Lago. Regulamento Concurso de Fotografia Um Olhar sobre o Lago. Regulamento 1. Disposições Gerais 1.1. O Concurso de Fotografia Um Olhar sobre Lago promovido pela INVESTCO e organizado pelo CEULP/ULBRA é aberto a fotógrafos

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

Termos do Regulamento do Festival FAVENI de Vídeos

Termos do Regulamento do Festival FAVENI de Vídeos Termos do Regulamento do Festival FAVENI de Vídeos Considerando que: I - O Festival FAVENI de Vídeos é um festival de vídeos de até 60 (sessenta) segundos, cuja a intenção é disseminar a cultura e a arte

Leia mais

Promover o cartaz como uma das mais importantes formas de comunicação e expressão.

Promover o cartaz como uma das mais importantes formas de comunicação e expressão. 1. APRESENTAÇÃO O VARAL DO DESIGN é uma mostra nacional de cartazes aberta a designers e artistas gráficos de todo o País. A cada edição o evento tem um tema único que pretende valorizar a criação autoral

Leia mais

Convocatória Nova Fotografia 2016

Convocatória Nova Fotografia 2016 Convocatória Nova Fotografia 2016 O projeto anual Nova Fotografia tem por objetivo criar um espaço permanente para exposição de projetos fotográficos de artistas promissores e ainda pouco conhecidos que

Leia mais

Roteiro com instruções sobre como gravar o depoimento e enviar para a equipe envolvida na organização da SAM

Roteiro com instruções sobre como gravar o depoimento e enviar para a equipe envolvida na organização da SAM Roteiro com instruções sobre como gravar o depoimento e enviar para a equipe envolvida na organização da SAM Envie seu depoimento em vídeo respondendo a seguinte pergunta: Como é ser professor(a) em seu

Leia mais

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes.

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Receba fotos e mensagens deles na TV de sua casa em tempo real e sem custo, não se preocupe mais com a distância! A festa será

Leia mais

TUTORIAL PARA O MÉDICO PROJETO DE INTERVENÇÃO PROVAB 2014

TUTORIAL PARA O MÉDICO PROJETO DE INTERVENÇÃO PROVAB 2014 PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA TUTORIAL PARA O MÉDICO PROJETO DE INTERVENÇÃO PROVAB 2014 Brasília/DF, 17 de setembro de 2014. 1 APRESENTAÇÃO Senhor (a) Médico (a) participante

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS CONDUTORES DA TOCHA OLÍMPICA RIO 2016

PERGUNTAS E RESPOSTAS CONDUTORES DA TOCHA OLÍMPICA RIO 2016 PERGUNTAS E RESPOSTAS CONDUTORES DA TOCHA OLÍMPICA RIO 2016 1. Quando se dará o início da indicação de condutores? O início se dará às 10h00 do dia 10 de setembro de 2015. 2. Posso me indicar para ser

Leia mais

FESTIVAL DE MÚSICA RÁDIO MEC E RÁDIO NACIONAL REGULAMENTO 2015

FESTIVAL DE MÚSICA RÁDIO MEC E RÁDIO NACIONAL REGULAMENTO 2015 FESTIVAL DE MÚSICA RÁDIO MEC E RÁDIO NACIONAL REGULAMENTO 2015 1. DOS OBJETIVOS 1.1 O Festival visa revelar e divulgar gravações de obras musicais inéditas*, abrindo espaço na programação da Rádio Nacional,

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

Edital de Produção Audiovisual Escola de Ciências Sociais FGV/CPDOC Núcleo de Audiovisual e Documentário

Edital de Produção Audiovisual Escola de Ciências Sociais FGV/CPDOC Núcleo de Audiovisual e Documentário Edital de Produção Audiovisual Escola de Ciências Sociais FGV/CPDOC Núcleo de Audiovisual e Documentário O Núcleo de Audiovisual e Documentário do CPDOC convida alunos inscritos regularmente em cursos

Leia mais

NO ABRIR DA MINHA BOCA (EFÉSIOS 6:19) USO DO POWERPOINT

NO ABRIR DA MINHA BOCA (EFÉSIOS 6:19) USO DO POWERPOINT NO ABRIR DA MINHA BOCA (EFÉSIOS 6:19) USO DO POWERPOINT ACRESCENTANDO IMAGENS A APRESENTAÇÃO Algumas igrejas preferem o uso do multimídia para suas apresentações. Oferecendo a esses pastores uma apresentação

Leia mais

MANUAL DO CIDADÃO. Para acessar a página do E-SIC clique no link do e-sic na página inicial do site (figura 1):

MANUAL DO CIDADÃO. Para acessar a página do E-SIC clique no link do e-sic na página inicial do site (figura 1): MANUAL DO CIDADÃO O sistema permite que qualquer pessoa - física ou jurídica - encaminhe pedidos de acesso à informação para órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal. Por meio do e-sic também é

Leia mais

Sistema de Chamados Protega

Sistema de Chamados Protega SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REALIZANDO ACESSO AO SISTEMA DE CHAMADOS... 4 2.1 DETALHES DA PÁGINA INICIAL... 5 3. ABERTURA DE CHAMADO... 6 3.1 DESTACANDO CAMPOS DO FORMULÁRIO... 6 3.2 CAMPOS OBRIGATÓRIOS:...

Leia mais

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 1.0

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 1.0 MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS Versão 1.0 1 >> 1º Passo: Para acessar o SalicWeb Para inscrever a sua iniciativa cultural nos editais do Ministério da Cultura acesse o Sistema SalicWeb no endereço

Leia mais

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!!

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!! Apresentação Este manual é uma orientação para os participantes de cursos no ambiente Moodle do INSTITUTO PRISMA. Tem como objetivo orientar sobre as ações básicas de acesso e utilização do ambiente virtual

Leia mais

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA O Desafio Criativos da Escola é um concurso promovido pelo Instituto Alana com sede na Rua Fradique Coutinho, 50, 11 o. andar, Bairro Pinheiros São Paulo/SP, CEP

Leia mais

PROPOSTA DE REGULAMENTO QUIZ AMB 60 ANOS

PROPOSTA DE REGULAMENTO QUIZ AMB 60 ANOS PROPOSTA DE REGULAMENTO QUIZ AMB 60 ANOS APRESENTAÇÃO Este concurso cultural/recreativo é promovido pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), sociedade civil sediada em Brasília, capital do Distrito

Leia mais

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014 Para se inscrever na CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014, clique em http://ancine.brde.com.br/ancine/login.asp ou através do

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

Poderão ser aceitos no programa os candidatos que obtiverem nota superior ou igual a 8 (oito), seguindo a distribuição indicada acima.

Poderão ser aceitos no programa os candidatos que obtiverem nota superior ou igual a 8 (oito), seguindo a distribuição indicada acima. INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 2.0

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 2.0 MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS Versão 2.0 1 Atenção Siga cuidadosamente todas as orientações deste Manual durante o processo de inscrição online >> 1º Passo: Acessar o SalicWeb Para inscrever

Leia mais

1º CONCURSO CULTURAL DA RedeNutri

1º CONCURSO CULTURAL DA RedeNutri 1º CONCURSO CULTURAL DA A rede social de Nutrição do Sistema Único de Saúde - promove seu 1º Concurso Cultural, com o tema A atuação do nutricionista no SUS, cujo objetivo é valorizar e divulgar a contribuição

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSO FOTOGRÁFICO PRIMAVERA EM ARTE

REGULAMENTO CONCURSO FOTOGRÁFICO PRIMAVERA EM ARTE REGULAMENTO CONCURSO FOTOGRÁFICO PRIMAVERA EM ARTE 01 CRONOGRAMA O Concurso Fotográfico, organizado pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Garibaldi, integrará a programação da Primavera em

Leia mais

Regulamento 2015. Objetivos

Regulamento 2015. Objetivos Regulamento 2015 Objetivos O É Tudo Verdade Festival Internacional de Documentários tem por objetivo promover o documentário e proporcionar uma maior reflexão sobre o gênero. Período A 20ª edição do festival

Leia mais

Projeto Exposição Itinerante O TRABALHO DOMÉSTICO NO BRASIL REGULAMENTO:

Projeto Exposição Itinerante O TRABALHO DOMÉSTICO NO BRASIL REGULAMENTO: Projeto Exposição Itinerante O TRABALHO DOMÉSTICO NO BRASIL REGULAMENTO: 1. DO OBJETIVO: 1.1. O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso

Leia mais

Campanha #TND em Foco REGULAMENTO DO I CONCURSO DE FOTOGRAFIA A ARTE DA NUTRIÇÃO

Campanha #TND em Foco REGULAMENTO DO I CONCURSO DE FOTOGRAFIA A ARTE DA NUTRIÇÃO Campanha #TND em Foco REGULAMENTO DO I CONCURSO DE FOTOGRAFIA A ARTE DA NUTRIÇÃO 1.Disposições Gerais 1.1 O I Concurso de Fotografias A Arte da Nutrição, comemorativo ao Dia do Técnico em Nutrição e Dietética

Leia mais

10º ENCONTRO NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DOS SERTÕES Realização ESCALET Produções Cinematográficas Patrocínio PETROBRAS. De 04 a 08 de novembro de 2015

10º ENCONTRO NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DOS SERTÕES Realização ESCALET Produções Cinematográficas Patrocínio PETROBRAS. De 04 a 08 de novembro de 2015 10º ENCONTRO NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DOS SERTÕES Realização ESCALET Produções Cinematográficas Patrocínio PETROBRAS De 04 a 08 de novembro de 2015 REGULAMENTO I DA DATA E LOCAL Art. 1º: O 10º ENCONTRO

Leia mais

TUTORIAL DO USUÁRIO CRM SOLUTION EM 05/02/2011

TUTORIAL DO USUÁRIO CRM SOLUTION EM 05/02/2011 TUTORIAL DO USUÁRIO CRM SOLUTION EM 05/02/2011 Manual de operação revisão 20110205 Pagina 1/18 Login no Sistema Para poder utilizar o sistema. 1 - Receba com o gestor do sistema o endereço na WEB no qual

Leia mais

2º Concurso Literário do Servidor Público do Estado da Bahia REGULAMENTO

2º Concurso Literário do Servidor Público do Estado da Bahia REGULAMENTO 2º Concurso Literário do Servidor Público do Estado da Bahia REGULAMENTO A Secretaria da Administração do Estado da Bahia torna público o Regulamento do 2º Concurso Literário do Servidor Público do Estado

Leia mais

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Sumário PRESTAÇÃO DE CONTAS DE ETIQUETAS DE REPARO...3 Figura 1.0...3 Figura 2.0...4 Figura 3.0...5 Figura 4.0...5 1. Proprietário

Leia mais

Atendendo cada cliente na sua individualidade.

Atendendo cada cliente na sua individualidade. Atendendo cada cliente na sua individualidade. Pacotes de Filmagem SHORTCAKE R$5.000,00 The wedding cake R$6.800,00 cinemacake R$8.000,00 O pacote SHORTCAKE, é composto pelo dia do casamento, com do making-of

Leia mais

Este documento contém esclarecimentos para as dúvidas mais frequentes sobre portal e-saj.

Este documento contém esclarecimentos para as dúvidas mais frequentes sobre portal e-saj. Este documento contém esclarecimentos para as dúvidas mais frequentes sobre portal e-saj. Para melhor navegar no documento, utilize o sumário a seguir ou, se desejar, habilite o sumário do Adobe Reader

Leia mais

CARTILHA INSCRIÇÃO MUNICIPAL E REDESIM

CARTILHA INSCRIÇÃO MUNICIPAL E REDESIM CARTILHA INSCRIÇÃO MUNICIPAL E REDESIM 1- ATRAVÉS DA REDESIM PORTAL REGIN 1.1 -SOLICITAÇÃO DE INSCRIÇÃO MUNICIPAL ( EMPRESA SEM REGISTRO NA JUCEB) PASSO 1: PEDIDO DE VIABILIDADE DE INSCRIÇÃO A empresa

Leia mais

GUIA BÁSICO PARA PRODUÇÃO DE UM FILME DIGITAL

GUIA BÁSICO PARA PRODUÇÃO DE UM FILME DIGITAL A Filmagem O roteiro foi preparado, a câmera está pronta e então chegou o grande dia de se começar a filmar. Ótimo, mas antes de ligar a câmera, temos que atentar para alguns detalhes básicos. Mas espere

Leia mais

Manual da Administração do site Abrasel 2.0

Manual da Administração do site Abrasel 2.0 Manual da Administração do site Abrasel 2.0 Caro usuário, Você está recebendo o manual que lhe dará acesso ao administrador do site 2.0 onde será possível fazer as seguintes alterações: Inserir notícias

Leia mais

Autorização de Intercâmbio pela Web

Autorização de Intercâmbio pela Web Autorização de Intercâmbio pela Web Exclusivamente para Cooperados UNIODONTO DO RIO DE JANEIRO COOPERATIVA ODONTOLÓGICA LTDA. Av. Passos, 120 / 11º andar - Centro - Rio de Janeiro - CEP 20051-040 Tel.:

Leia mais

REGULAMENTO VIVO ARTE.MOV 2010 CA no. 0971/001/2009. Mídias Locativas

REGULAMENTO VIVO ARTE.MOV 2010 CA no. 0971/001/2009. Mídias Locativas REGULAMENTO VIVO ARTE.MOV 2010 CA no. 0971/001/2009 Mídias Locativas O Edital Mídias Locativas Vivo arte.mov 2010 é uma iniciativa do arte.mov Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis Projeto aprovado

Leia mais

A FUTURO ASSESSORIA está lançando uma promoção jamais vista! Assessoria internacional de graça! ISSO MESMO, SEM CUSTO!

A FUTURO ASSESSORIA está lançando uma promoção jamais vista! Assessoria internacional de graça! ISSO MESMO, SEM CUSTO! A FUTURO ASSESSORIA está lançando uma promoção jamais vista! Assessoria internacional de graça! ISSO MESMO, SEM CUSTO! Você terá sua documentação legalizada, traduzida, inscrição na universidade, matricula

Leia mais

REGULAMENTO. A decisão da comissão julgadora será incontestável.

REGULAMENTO. A decisão da comissão julgadora será incontestável. REGULAMENTO 1 - OBJETIVOS A 11ª Mostra Nacional de Audiovisual Universitário realizada em Mato Grosso visa: a) identificar, reunir, exibir e discutir a produção audiovisual e cinematográfica realizada

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO EM SOFTWARE LIVRE CONCEITOS E PROJETOS DE BANCO DE DADOS E SQL

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO EM SOFTWARE LIVRE CONCEITOS E PROJETOS DE BANCO DE DADOS E SQL O trabalho consiste na resolução de um exercício e na confecção de um relatório. 17/10/2005 é o último dia para entrega. O trabalho deverá entregue impresso e o seu conteúdo gravado numa mídia. O formato

Leia mais

REGULAMENTO. Ficha Nº 1 Inscrição Concurso Cultural Fotografe Sua Cidade. Título da Foto: Local que foi tirada a foto: Breve histórico da foto:

REGULAMENTO. Ficha Nº 1 Inscrição Concurso Cultural Fotografe Sua Cidade. Título da Foto: Local que foi tirada a foto: Breve histórico da foto: A TV Integração convida você a participar do concurso fotográfico Fotografe sua cidade 1 MODALIDADE: Concurso Cultural. 2 OBJETIVO: O Concurso Cultural Fotografe Sua Cidade, promovido pela empresa TV Integração

Leia mais

Regulamento: FEIstival de Música

Regulamento: FEIstival de Música O FEIstival de Música é um projeto voltado para os estudantes da FEI que se interessam por qualquer tipo de música e que possuem uma vocação artistica. Atualmente existem muitos alunos que se enquadram

Leia mais

1.1. O FEST Festival Novos Realizadores Novo Cinema é uma organização da FEST Associação Cultural;

1.1. O FEST Festival Novos Realizadores Novo Cinema é uma organização da FEST Associação Cultural; Regulamento 1. Introdução 1.1. O FEST Festival Novos Realizadores Novo Cinema é uma organização da FEST Associação Cultural; 1.2. O FEST terá lugar na cidade de Espinho, Portugal, de 20 a 27 de Junho de

Leia mais

PARA TODOS: MEU ROTEIRO DE INCLUSÃO CONCURSO ESPORTE. Regulamento

PARA TODOS: MEU ROTEIRO DE INCLUSÃO CONCURSO ESPORTE. Regulamento Regulamento O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), da Diretoria de Formulação de Conteúdos Educacionais, da Coordenação Geral de Mídias e Conteúdos Digitais e da TV

Leia mais

Regulamento para Inscrição na Mostra Competitiva Mercocidades -----------------------------------------------------

Regulamento para Inscrição na Mostra Competitiva Mercocidades ----------------------------------------------------- Regulamento para Inscrição na Mostra Competitiva Mercocidades ----------------------------------------------------- 1 - O Evento: O Primeiro Plano 2015 - Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades,

Leia mais

1 Concurso Cartão de Natal - IMEPAC

1 Concurso Cartão de Natal - IMEPAC CONCURSO FOTOGRÁFICO CARTÃO DE NATAL IMEPAC O INSTITUTO MASTER DE ENSINO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS, situado na Avenida Minas Gerais, 1889, Centro, na cidade de Araguari/MG, inscrita no CNPJ sob o n.º 11.010.877/0001-80,

Leia mais

3 DO 2º CONCURSO CINEFOOT 100 ANOS DE PAIXÃO REGULAMENTO

3 DO 2º CONCURSO CINEFOOT 100 ANOS DE PAIXÃO REGULAMENTO 2º CONCURSO CINEFOOT 100 ANOS DE PAIXÃO REGULAMENTO 1 DO FESTIVAL 1.1 O CINEfoot Festival de Cinema de Futebol é o primeiro festival de cinema do Brasil e da América Latina com abordagens conceitual e

Leia mais

CONCURSO DE FOTOGRAFIAS UMA COMUNIDADE VÁRIOS OLHARES EDITAL 05/2015 PROEX-UEMG / FRA

CONCURSO DE FOTOGRAFIAS UMA COMUNIDADE VÁRIOS OLHARES EDITAL 05/2015 PROEX-UEMG / FRA CONCURSO DE FOTOGRAFIAS UMA COMUNIDADE VÁRIOS OLHARES EDITAL 05/2015 PROEX-UEMG / FRA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG FUNDAÇÃO DE APOIO E DESENVOLVIMENTO DE EDUCAÇÃO,

Leia mais

10º SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA 10º SMVC FESTIVAL DE CINEMA DE SANTA MARIA Santa Maria Rio Grande do Sul Brasil 05 a 10 de dezembro de 2011 REGULAMENTO

10º SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA 10º SMVC FESTIVAL DE CINEMA DE SANTA MARIA Santa Maria Rio Grande do Sul Brasil 05 a 10 de dezembro de 2011 REGULAMENTO 10º SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA 10º SMVC FESTIVAL DE CINEMA DE SANTA MARIA Santa Maria Rio Grande do Sul Brasil 05 a 10 de dezembro de 2011 REGULAMENTO Inscrições para as Mostras Competitivas: 08 de setembro

Leia mais

CONCURSO SUA HISTÓRIA E VOCÊ NO SID 2012

CONCURSO SUA HISTÓRIA E VOCÊ NO SID 2012 CONCURSO SUA HISTÓRIA E VOCÊ NO SID 2012 O CONCURSO SUA HISTÓRIA E VOCÊ NO SID 2012 tem como proposito estimular a participação de crianças, pais e educadores, juntos, na Promoção do uso Seguro e responsável

Leia mais

REGULAMENTO DA MOSTRA DE FOTOGRAFIA E POESIA DA EXTENSÃO RURAL DA AMAZÔNIA Ver- ATER 2014

REGULAMENTO DA MOSTRA DE FOTOGRAFIA E POESIA DA EXTENSÃO RURAL DA AMAZÔNIA Ver- ATER 2014 REGULAMENTO DA MOSTRA DE FOTOGRAFIA E POESIA DA EXTENSÃO RURAL DA AMAZÔNIA Ver- ATER 2014 I. DA APRESENTAÇÃO E REALIZAÇÃO A Mostra de Fotografia e Poesia da Extensão Rural da Amazônia Legal, doravante

Leia mais

CONCURSO. Curtas-Metragens de Animação em Língua Portuguesa. - CurtMAR - Tema Centralizador: OCEANO

CONCURSO. Curtas-Metragens de Animação em Língua Portuguesa. - CurtMAR - Tema Centralizador: OCEANO CONCURSO Curtas-Metragens de Animação em Língua Portuguesa - CurtMAR - Tema Centralizador: OCEANO Regulamento: Condições gerais 1. As Curtas-Metragens de animação ou documentário devem ser originais e

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

MEIO AMBIENTE E CIDADANIA

MEIO AMBIENTE E CIDADANIA REGULAMENTO A Universidade Comunitária da Região de Chapecó, em conjunto com a Caixa Econômica Federal, abre inscrições para 6º Prêmio Unochapecó/Caixa de Jornalismo Ambiental 2014 e dá outras providências.

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg.

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg. Sumário 1. Tela de Acesso pg. 2 2. Cadastro pg. 3 3. Abas de navegação pg. 5 4. Abas dados cadastrais pg. 5 5. Aba grupo de usuários pg. 6 6. Aba cadastro de funcionários pg. 7 7. Pedidos pg. 12 8. Cartões

Leia mais

PORTARIA N 003/2009 CONSIDERANDO

PORTARIA N 003/2009 CONSIDERANDO PORTARIA N 003/2009 Dispensa a representação por Advogado ou assistência por Defensor Público, no procedimento para requerimento de autorização judicial para entrada e permanência de crianças e adolescentes

Leia mais

QR CODE. O envio dos arquivos pode ser feito mesmo depois de encerrado o período de escrita, e de o livro ter sido impresso.

QR CODE. O envio dos arquivos pode ser feito mesmo depois de encerrado o período de escrita, e de o livro ter sido impresso. 1 QR CODE Além de muita diversão, a oficina O Elevador Mágico traz uma grande novidade que é a possibilidade de o aluno narrar a história que criou. O livro impresso apresentará um QR Code que, quando

Leia mais

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL DO SERVIDOR MUNICIPAL

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL DO SERVIDOR MUNICIPAL ATUALIZAÇÃO CADASTRAL DO SERVIDOR MUNICIPAL ORIENTAÇÕES SOBRE A ATUALIZAÇÃO CADASTRAL DO SERVIDOR MUNICIPAL Apresentação A Prefeitura Municipal de Goiânia realizará a atualização cadastral dos Servidores

Leia mais

MONSTRA 2016 Festival de Animação de Lisboa Competição de Longas, Curtas e Séries de TV, Curtas Monstrinha, Curtas de Estudantes e Curtíssimas

MONSTRA 2016 Festival de Animação de Lisboa Competição de Longas, Curtas e Séries de TV, Curtas Monstrinha, Curtas de Estudantes e Curtíssimas MONSTRA 2016 Festival de Animação de Lisboa Competição de Longas, Curtas e Séries de TV, Curtas Monstrinha, Curtas de Estudantes e Curtíssimas REGULAMENTO Apresentação A MONSTRA Festival de Animação de

Leia mais

MOSTRA DE PROJETOS 2015. Iniciativas Sociais que contribuem para o desenvolvimento local. REGULAMENTO Anexos I e II

MOSTRA DE PROJETOS 2015. Iniciativas Sociais que contribuem para o desenvolvimento local. REGULAMENTO Anexos I e II MOSTRA DE PROJETOS 2015 Iniciativas Sociais que contribuem para o desenvolvimento local REGULAMENTO Anexos I e II O Sesi Paraná, por meio do programa Sesi Indústria e Sociedade e do Movimento Nós Podemos

Leia mais

CALENDÁRIO 2014 MATERIAIS COMPLEMENTARES DIA 1 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE

CALENDÁRIO 2014 MATERIAIS COMPLEMENTARES DIA 1 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE DIA 1 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE ATIVIDADE 1: GINCANA ESTUDANTIL 1. RESUMO DA AÇÃO 1.1 Proposta Organizar uma gincana para que os estudantes de diferentes salas possam participar e competir, com provas

Leia mais

III CONCURSO FOTOGRÁFICO DO IV SIMPÓSIO SOBRE A BIODIVERSIDADE DA MATA ATLÂNTICA: INMA Desafios e perspectivas para a Conservação da Mata Atlântica

III CONCURSO FOTOGRÁFICO DO IV SIMPÓSIO SOBRE A BIODIVERSIDADE DA MATA ATLÂNTICA: INMA Desafios e perspectivas para a Conservação da Mata Atlântica III CONCURSO FOTOGRÁFICO DO IV SIMPÓSIO SOBRE A BIODIVERSIDADE DA MATA ATLÂNTICA: INMA Desafios e perspectivas para a Conservação da Mata Atlântica Como participar 1. O III Concurso Fotográfico do IV SIMBIOMA

Leia mais

Tutorial Novo Portal do Aluno

Tutorial Novo Portal do Aluno Projeto: IFMG Instituto Federal Minas Gerais Tutorial Novo Portal do Aluno Roteiro: Login no Portal do Aluno O site para acesso ao portal do aluno é: https://meu.ifmg.edu.br/ No campo usuário e senha devem

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA R E G U L A M E N T O 2º FESTIVAL DE MPB DE ITAPEMIRIM-ES A Prefeitura Municipal de Itapemirim - ES, através da Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de

Leia mais