A RELATIVIZAÇÃO DA COISA JULGADA NAS AÇÕES DE INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE RESUMO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A RELATIVIZAÇÃO DA COISA JULGADA NAS AÇÕES DE INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE RESUMO"

Transcrição

1 A RELATIVIZAÇÃO DA COISA JULGADA NAS AÇÕES DE INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE Juliana Queiroz Machado Carrion RESUMO O objetivo do presente trabalho é demonstrar que o instituto da coisa julgada não pode ser visto como absoluto e intangível, pois iria de encontro a outros princípios constitucionais de igual ou maior grandeza, devendo ser analisado no caso concreto, sob pena de eternizarem-se injustiças. O estudo inicia com a conceituação do instituto da coisa julgada, através da análise de seus limites e efeitos. A seguir, será abordada a paternidade, seus critérios de aferição, suas formas de reconhecimento e, ao final, a ação investigatória e seus aspectos principais. Para finalizar, será feita uma fusão dos assuntos tratados nos capítulos anteriores ingressando-se no cerne do presente estudo. Palavras-chave: Coisa julgada. Paternidade. DNA. Relativização. Princípios Constitucionais. 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS O avanço da ciência e tecnologia possibilitou, com o advento do exame de DNA, a comprovação quase absoluta da verdade biológica da paternidade. Com esta descoberta, passou a ser discutida a possibilidade de relativização do instituto da coisa julgada nas decisões que não se basearam nesta prova pericial. Como será observado existe diversas acepções sobre a relativização da coisa julgada nas demandas investigatórias de paternidade, pois o assunto em tela não se encontra pacificado. Por esse motivo, serão expostas as principais teses desenvolvidas pelos doutrinadores e os posicionamentos jurisprudenciais dominantes.

2 No primeiro capítulo será abordado o instituto da coisa julgada, no qual será delineada a proteção que esta recebe no ordenamento jurídico, por meio da definição do instituto na visão doutrinária, explicando as diferenças entre coisa julgada formal e material, seus limites temporais, objetivos e subjetivos e, ao final, será abordado o tema relativo aos efeitos positivos e negativos da res judicata. No segundo capítulo, será apresentada a paternidade, seus critérios de aferição - jurídico, biológico e socioafetivo -, as formas de reconhecimento voluntário e judicial- e, para finalizar, a ação de investigação de paternidade e seus aspectos relevantes. Por fim, o terceiro capítulo realiza uma união entre os capítulos anteriormente apresentados, onde será tratado o tema central deste estudo, através da análise da teoria relativizadora com a exposição das doutrinas que apoiam a tese e daquelas que a rejeitam. Serão abordados, ainda, os pontos positivos e os riscos da relativização do instituto. Para concluir, buscando a melhor solução à problemática, será demonstrado como os Tribunais têm decidido acerca da matéria. 2 COISA JULGADA O instituto da coisa julgada é de elevada importância para o ordenamento jurídico, pois esta garantia constitucional confere às decisões jurisdicionais segurança jurídica e põe fim aos conflitos, possibilitando o convívio pacífico em sociedade. A coisa julgada é subdividida em formal e material. O instituto da res judicata está previsto na Constituição Federal, no seu artigo 5º, XXXVI, e disciplinado também no Código Processual Civil em seus artigos 467 e seguintes. Segundo Eduardo Talamini o instituto da coisa julgada, não pode ser removido da Carta Magna nem mesmo por emenda constitucional, tampouco pelo legislador infraconstitucional, tamanha a sua proteção no ordenamento jurídico brasileiro. 1 1 TALAMINI, Eduardo. Coisa Julgada e sua Revisão. São Paulo: Revista dos Tribunais, p

3 Semelhante é o entendimento de Sérgio Gilberto Porto, quando aduz que a garantia constitucional da coisa julgada estabelece uma verdadeira blindagem na decisão jurisdicional, tornando-a imune a qualquer alteração futura, incluindo atos do Poder Executivo e até mesmo do próprio Judiciário. 2 No entanto, a coisa julgada goza de ampla proteção no ordenamento jurídico, devendo ser respeitada por todos, garantindo a segurança nas relações processuais e tendo como fim a pacificação social. 2.1 CONCEITO DA COISA JULGADA Há dificuldades técnicas no conceito da coisa julgada, além de inúmeras definições existentes, estas, variam conforme o momento histórico em que estão inseridas. Nos primórdios do direito romano surge a concepção materialista, a primeira registrada sobre este instituto, na qual era concebida a chamada res judicata como sendo a própria decisão judicial sobre a lide e não um atributo desta. Essa concepção originou a teoria processual da coisa julgada, utilizada nos dias de hoje, que a definiu como imutabilidade da decisão. 3 As definições legais do instituto da coisa julgada encontram-se positivadas no parágrafo 3º, do artigo 6º da Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro 4, e no artigo 467 do Código de Processo Civil 5. A compreensão do tema, todavia, não se esgota nesses dispositivos, pois é um conceito jurídico cujo conteúdo não fica restrito aos parâmetros fixados pelo legislador TALAMINI, Eduardo. Coisa Julgada e sua Revisão. São Paulo: Revista dos Tribunais, p. 60. KLIPPEL, Rodrigo. A Coisa Julgada e sua Impugnação: relativização da coisa julgada. Rio de Janeiro: Lumen Juris, p. 22. Art. 6º da Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro dispõe: A lei em vigor terá efeito imediato e geral, respeitados o ato jurídico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada. [...] 3º Chama-se coisa julgada ou caso julgado a decisão judicial de que já não caiba recurso. Art. 467, do Código de Processo Civil: Denomina-se coisa julgada material a eficácia, que torna imutável e indiscutível a sentença, não mais sujeita a recurso ordinário ou extraordinário. PORTO, Sérgio Gilberto. Coisa Julgada Civil. 3. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, p. 51.

4 A doutrina majoritária adota o posicionamento de Enrico Tullio Liebman, o qual define coisa julgada como qualidade de imutabilidade do conteúdo e dos efeitos de uma decisão judicial de mérito, uma vez findos todos os recursos cabíveis, ou seja, a coisa julgada deve ser interpretada como uma qualidade da decisão, um adjetivo e não como um efeito da sentença. 7 Dessa forma, a referida doutrina, ostenta status legal, porquanto positivada no artigo 467 do Código de Processo Civil. Da análise do referido artigo é possível observar que, ao definir o instituto da coisa julgada, o legislador se equivocou ao conceituá-la como eficácia da sentença. Esse entendimento é sustentado por Luiz Guilherme Marinoni e Daniel Mitidiero quando afirmam que a eficácia da sentença não pode ser confundida com sua autoridade. A eficácia é a sua aptidão para produção de efeitos. A autoridade é a sua imutabilidade, é a coisa julgada. 8 Para alcançar o grau de estabilidade adquirido com a coisa julgada são necessários alguns requisitos, quais sejam: que a sentença tenha julgado o mérito do processo e que tenham sido exauridos todos os recursos cabíveis no processo civil. Por fim, a coisa julgada pode ser definida como a qualidade que se agrega ao efeito declaratório da sentença exauriente de mérito, após seu trânsito em julgado, tornando-a imutável resolvendo definitivamente a lide e estabilizando as relações jurídicas. 2.2 COISA JULGADA FORMAL E MATERIAL Não há dois institutos diferentes ou autônomos, representados pela coisa julgada formal e material. A coisa julgada trata de um único instituto, apresentandose sob dois aspectos do mesmo fenômeno de imutabilidade. Essa subdivisão revela ser a imutabilidade uma figura de duas faces. 7 8 LIEBMAN, Enrico Tullio. Eficácia e Autoridade da Sentença e Outros Escritos sobre a Coisa Julgada. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, p MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDIERO, Daniel. Código de Processo Civil Comentado Artigo por Artigo. São Paulo: Revista dos Tribunais, p. 446.

5 A coisa julgada formal é a imodificabilidade da sentença no processo em que foi proferida, após seu trânsito em julgado 9. Esta imutabilidade é adquirida ante a ausência absoluta da possibilidade de impugnação da decisão, em razão do exaurimento da atividade recursal com a exaustão dos meios recursais disponíveis, por falta de iniciativa recursal da parte, de sua iniciativa tardia, e ainda, pela renúncia ou desistência do recurso. Incide sobre sentenças de qualquer natureza, seja de mérito ou terminativa, porque não diz respeito aos efeitos substanciais, mas à própria sentença como ato do processo. 10 Contudo, uma vez que possui eficácia apenas dentro do processo em que foi proferida, não impede a rediscussão, em uma nova relação processual, do objeto em julgamento. Há autores, como Ovídio Araújo Baptista da Silva, que definem a coisa julgada formal como uma espécie de preclusão. Uma vez que a preclusão ocorre com o exaurimento de todos os recursos que visam à alteração do ato decisório, tornado este, imutável dentro do processo em que foi proferido. 11 Outros, no entanto, definem ser a coisa julgada formal um fenômeno processual de maior amplitude e intensidade que a preclusão, aduzindo ser a preclusão o antecedente e a coisa julgada formal o subseqüente. 12 Já a coisa julgada material é a indiscutibilidade da decisão judicial no processo em que foi produzida e em qualquer outro. Imutabilidade esta, que se opera dentro e fora do processo, tornando inadmissível o reexame do assunto Trânsito em Julgado: O vocábulo trânsito expressa movimento e Julgado expressa decisão imutável. Transitar em Julgado significa adquirir o celo de imutabilidade, passando a ser irrecorrível. DINAMARCO, Cândido Rangel. Nova Era do Processo Civil. 3. ed. São Paulo: Malheiros, p SILVA, Ovídio A Baptista da; GOMES, Fábio Luiz. Teoria Geral do Processo Civil. 4. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, p DINAMARCO, Cândido Rangel. Nova Era do Processo Civil. 3. ed. São Paulo: Malheiros, p. 226.

6 anteriormente decidido, fazendo lei entre as partes. Assim, a matéria decidida não poderá mais ser reapreciada. 13 Esta recai apenas sobre atos jurisdicionais decisórios, pois somente o preceito contido na parte dispositiva da sentença de mérito fica protegido pela res iudicata. Assim, encontram-se alheias à coisa julgada material as decisões interlocutórias, as sentenças que extinguem o processo sem julgar o mérito, as sentenças de natureza cautelar, as medidas antecipatórias de cautela, as sentenças proferidas em processo de jurisdição voluntária e as sujeitas a reexame necessário. 14 Pelo que foi exposto, pode se concluir que a coisa julgada formal representa a impossibilidade de impugnação no processo em que foi prolatada, tornando imutável a decisão ante a preclusão recursal. Esta é apresentada como pressuposto à coisa julgada material, uma vez que após ter se tornado imodificável no processo em que foi proferida passa também a ser imutável e indiscutível perante os demais. Ainda, para que o instituto da coisa julgada material se opere é necessário que a decisão proferida seja uma decisão jurisdicional, que verse sobre o mérito da causa, analisado-o de modo exauriente e ainda, que tenha ocorrido a preclusão máxima LIMITES DA COISA JULGADA Temporal A doutrina dominante trata os limites da coisa julgada sob o ponto de vista objetivo e subjetivo visando identificar quem está sujeito a autoridade da coisa julgada e o quê na sentença torna-se imutável com o trânsito em julgado. Alguns autores, como Sérgio Gilberto Porto, abordam também os limites sob o ponto de TUCCI, José Rogério Cruz e. Limites Subjetivos da Eficácia da Sentença e da Coisa Julgada Civil. São Paulo: Revista dos Tribunais, p DINAMARCO, Cândido Rangel. Instituições de Direito Processual Civil. 5. ed. São Paulo: Malheiros, p A não apresentação de recursos no prazo estipulado ou o exercício de todos os recursos disponíveis, com o exaurimento da via recursal, acarreta a preclusão máxima.

7 vista temporal, uma vez que as relações jurídicas também estão sujeitas a variações dos fatos no tempo. A limitação temporal é tratada na Alemanha por Othomar Jauering defendendo que a sentença após transitada em julgado estabelece a situação jurídica apenas em determinado momento, não para todo o provir, pois a situação se altera com o passar do tempo. A alegação destas alterações não pode ser excluída num novo processo pela coisa julgada. 16 No Brasil Egas Dirceu Moniz de Aragão também trata da matéria aduzindo que os limites temporais da coisa julgada visam a precisar o momento ao qual sua formação e eficácia estão relacionados. 17 Do exposto, pode ser extraído que o limite temporal da coisa julgada abordado é de extrema importância. Uma vez que, a sentença adquire a coisa julgada em razão de fatos passados e não em torno de fatos futuros, ensejando estes, nova demanda que represente nova causa de pedir Objetivo Limites objetivos da coisa julgada compreendem a extensão atribuída à norma concreta declarada pela sentença, tendo como propósito a fixação dos contornos da lide, definindo de maneira clara o que não poderá ser objeto de nova disposição jurisdicional. Com a edição da norma constante no artigo 474 do Código de Processo Civil, 18 restou consolidado o entendimento de que deve ser considerada nas demandas, não apenas aquilo que foi deduzido, mas também o que poderia ter sido, mas não o foi, pois ambos estão em julgamento. Na norma referida, os doutrinadores buscam esclarecer os exatos contornos do que seria a matéria PORTO, Sérgio Gilberto. Coisa Julgada Civil. 3. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, p. 80. op. cit., p. 80. Art. 474 do Código de Processo Civil dispõe: Passada em julgado a sentença de mérito, reputar-se-ão deduzidas e repelidas todas as alegações e defesas, que a parte poderia opor assim ao acolhimento como à rejeição do pedido.

8 dedutível buscando, com isso, caracterizar a extensão a ser atribuída ao que, tecnicamente, se denomina de efeito preclusivo da coisa julgada. Há, nessa medida, dissenso em torno da questão. Alguns doutrinadores, como Ovídio Araújo da Silva Baptista e Araken de Assis, defendem que a eficácia preclusiva consome todas as causas possíveis de ensejar o acolhimento do pedido, outros, como José Carlos Barbosa Moreira, entendem que a eficácia consome apenas as alegações e defesas pertinentes à causa de pedir deduzida. A respeito do tema Sérgio Gilberto Porto, citando Arruda Alvim Neto, ensina que a autoridade da coisa julgada atinge o que foi deduzido e aquilo que poderia ter sido deduzido, mas não o foi. Então todo argumento do autor e do réu, que poderia ter-lhes sido útil, mas não foi discutido, será coberto pela coisa julgada. 19 Pode se concluir que apenas a parte dispositiva ou decisória da sentença é que se sujeita a autoridade da coisa julgada. Entretanto, o relatório e a fundamentação da decisão, não serão cobertos pelo manto da coisa julgada Subjetivo Os limites subjetivos são fixados para o conhecimento do alcance da coisa julgada, ou seja, para quem tal conteúdo decisório se torna indiscutível judicialmente, quem está submetido à coisa julgada. Nesse aspecto, a coisa julgada pode operar-se de três maneiras; inter partes, ultra partes ou erga omnes. A coisa julgada, em regra, tem como limite subjetivo as partes (inter partes), conforme o disposto no artigo 472 do Código de Processo Civil. 20 A primeira parte do artigo referido traz na norma a regra geral. A segunda traz a exceção à regra. São exemplos da exceção, na qual temos a coisa julgada ultra partes, as ações de ALVIM NETO apud PORTO, Sérgio Gilberto. Coisa Julgada Civil. 3. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, p. 86. Art. 472, Código de Processo Civil: a sentença faz coisa julgada às partes entre as quais é dada, não beneficiando, nem prejudicando terceiros. Nas causas relativas ao estado da pessoa, se houverem sido citados no processo, em litisconsórcio necessário, todos os interessados, a sentença produz coisa julgada em relação a terceiros.

9 estado, a substituição processual, a legitimação processual concorrente e a sucessão mortis causa ocorrida após o trânsito em julgado da sentença. O fundamento da limitação inter partes encontra respaldo nas garantias constitucionais da inafastabilidade da jurisdição, do devido processo legal, do contraditório e da ampla defesa. 21 Isso porque, ninguém poderá ser atingido pela coisa julgada sem que lhe tenha sido garantido o acesso à justiça, com o devido processo legal, onde é oportunizado a participação em contraditório. 22 Ainda, para a análise completa do tema, é necessário mencionar um assunto a ele correlato, com o qual muitas vezes pode ser confundido: a eficácia natural da sentença. Conforme o entendimento do processualista Enrico Tullio Liebman, pacificado no direito processual civil, de que uma coisa é a eficácia natural, ou seja, a produção de efeitos jurídicos e sociais provenientes da decisão judicial que pode atingir tanto quem foi parte como terceiros; outra coisa é a autoridade da coisa julgada (a coisa julgada propriamente dita), que é a impossibilidade de discutir, novamente, o conteúdo e os efeitos jurídicos da sentença. 23 Vale ressaltar, entretanto, que mesmo a autoridade da coisa julgada ficando restrita inter partes, ou seja, apenas entre as partes da relação processual, a sentença deve ser imposta a todos, inclusive aos terceiros, não relacionados ao processo. Assim, a sentença faz coisa julgada entre as partes, não podendo beneficiar nem prejudicar terceiros à relação processual. 2.4 EFEITOS DA COISA JULGADA. São atribuídos à coisa julgada três efeitos, quais sejam: negativo, positivo e preclusivo. Dentre eles merecem destaque o positivo e o negativo, que serão abordados neste trabalho Os princípios constitucionais referidos, estão previstos no art. 5, XXXV, LIV e LV da Constituição Federal. TALAMINI, Eduardo. Coisa Julgada e sua Revisão. São Paulo: Revista dos Tribunais, p. 96.

10 O efeito taxado como negativo impede que a questão principal já decidida seja novamente julgada como questão principal em outro processo. Conforme previsto no artigo 267, inciso V, do Código de Processo Civil. 24 O efeito positivo da coisa julgada determina que o resultado sobre o qual recaia a coisa julgada terá de ser seguido, obrigatoriamente, por qualquer juiz, ao julgar outro processo, entre as partes, cujo resultado dependa logicamente da solução atingida no processo em que houve a coisa julgada material. 25 Esta eficácia positiva não tem nenhuma relação com a coisa julgada, sendo apenas a eficácia natural da sentença. Embora não há uniformidade de opiniões em torno dos efeitos da coisa julgada, é indiscutível que ela efetivamente impede um novo julgamento, função negativa; possuindo também a potencialidade de vincular o juízo futuro à decisão anteriormente proferida, função positiva. O estudo realizado delineou a proteção que recebe a coisa julgada no ordenamento jurídico através da definição do instituto na visão doutrinária, com a exposição das diferenças entre coisa julgada formal e material. A seguir, foram apresentados os limites temporais, objetivos e subjetivos, bem como os efeitos positivos e negativos da res judicata. 3 A PATERNIDADE Para estudar a paternidade é necessária a anterior análise da noção de família, tanto no aspecto biológico quanto no sociológico. Biologicamente, família é um conjunto de pessoas unidas por laços de sangue, que descendem de um tronco ancestral comum. 26 É este sentido que atribui a condição de pai ao pai genético KLIPPEL, Rodrigo. A Coisa Julgada e sua Impugnação: relativização da coisa julgada. Rio de Janeiro: Lumen Juris, p PORTO, Sérgio Gilberto. Coisa Julgada Civil. 3. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, p. 67. TALAMINI, Eduardo. Coisa Julgada e sua Revisão. São Paulo: Revista dos Tribunais, p BOEIRA, José Bernardo Ramos. Investigação de Paternidade. Posse de estado de filho: paternidade socioafetiva. Porto Alegre: Livraria do Advogado, p. 19.

11 Sociologicamente a família se estrutura das relações de afeto, diálogo e igualdade, estabelecidas com o convívio diário e cultivo da afetividade entre seus membros. 28 A família brasileira tradicional era patriarcal, na qual o marido era o chefe do grupo familiar exercendo poder absoluto sobre a mulher e sobre os filhos. Com a influência do Código Napoleônico de o Código Civil Brasileiro adota o modelo de família matrimonializada, ou legítima, a qual se constituía apenas com o casamento, trazendo consigo a idéia da certeza da paternidade. 29 No Código Civil de 1916 era estabelecida a distinção entre os filhos legítimos e ilegítimos. Filhos legítimos eram os concebidos durante a constância do casamento. Quando não procedentes da união matrimonial, isto é, quando frutos de relações extraconjugais, eram denominados ilegítimos. 30 Os filhos ilegítimos classificavam-se em naturais e espúrios. Eram naturais quando havidos por pessoas não impedidas de casar uma com a outra; espúrios quando adulterinos ou incestuosos. Aos filhos adulterinos e incestuosos era excluído, de modo expresso, o reconhecimento. Assim, objetivava o legislador a preservação da estrutura familiar a qualquer preço. A ordem jurídica, introduzida pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 227, parágrafo 6º, prioriza o princípio da dignidade da pessoa humana pondo fim às discriminações relativas à filiação, assegurando igualdade de direitos e qualificações aos filhos havidos fora da relação de casamento ou por adoção. Em seu artigo o código civil acata o princípio Constitucional da Absoluta Isonomia entre os filhos ALMEIDA, Maria Christina de. Investigação de Paternidade e DNA: aspectos polêmicos. Porto Alegre: Livraria do Advogado, p. 23. BOEIRA,José Bernardo Ramos. Investigação de Paternidade. Posse de estado de filho: paternidade socioafetiva. Porto Alegre: Livraria do Advogado, p. 27. ALMEIDA, Maria Christina de. Investigação de Paternidade e DNA: aspectos polêmicos. Porto Alegre: Livraria do Advogado, p ALMEIDA, op. cit, p. 30. Art os filhos, havidos ou não da relação de casamento, ou por adoção, terão os mesmos direitos e qualificações, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação. RIZZARDO, Arnaldo. Direito de Família. Rio de Janeiro: Forense, 2004, p. 405.

12 Com estas mudanças, a Constituição alargou o conceito de entidade familiar, protegendo não apenas a família constituída pelo casamento, mas também à união estável e a família monoparental e, como conseqüência, os conceitos de sexo e procriação se desatrelaram. O desenvolvimento de novas técnicas de reprodução permitiu que a concepção não mais decorra exclusivamente do contato sexual, trazendo mudanças ao conceito da paternidade, que passa a ser vista como um fato de opção, que extrapola os aspectos meramente biológicos ou presumidamente biológicos, adentrando com força e veemência na área afetiva CRITÉRIOS DE ESTABELECIMENTO DA PATERNIDADE A doutrina estabelece três critérios para o estabelecimento da paternidade ou filiação: o jurídico, o biológico e o socioafetivo. Não existe hierarquia entre eles, uma vez que todos representam vantagens relevantes e a adequação a cada conflito somente será obtida casuisticamente. 34 Portanto, em determinados casos pode avultar o critério biológico, como em outras hipóteses pode prevalecer o afetivo, havendo de prevalecer a solução que melhor tutele a dignidade da pessoa humana. O critério jurídico é aquele que prevalecia até a Constituição de 1988, conceito aprisionado, que estabelece a paternidade por presunção imposta pelo legislador em circunstâncias previamente indicadas no texto legal, independente da correspondência ou não com a realidade. 35 A máxima do direito Romano, pater is est quem justae nuptiae demonstrant, decorrente do casamento, pode ser definida como a presunção que atribui ao homem os filhos de sua mulher. Acima da verdade biológica, o sistema jurídico brasileiro faz prevalecer a verdade jurídica DIAS, Maria Berenice Manual de Direito das Famílias. 5. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, p FARIAS, Cristiano Chaves de; ROSENVALD, Nelson. Direito das Famílias. Rio de Janeiro: Lumen Juris, p FACHIN, Luiz Edson. Da Paternidade: relação biológica e afetiva. Belo Horizonte: Del Rey, p. 34. ALMEIDA, Maria Christina de. Investigação de Paternidade e DNA: aspectos polêmicos. Porto Alegre: Livraria do Advogado, p

13 Este sistema de presunções legais era justificado tanto pela dificuldade cientifica de determinar a filiação, quanto pelo lugar que a mulher ocupava na sociedade, sendo obrigada a casar-se virgem e, após o casamento, retornava à incapacidade sendo então representada pelo marido em todos os atos. Ao repetir presunção pater is est do Código de 1916, o Código vigente, em seu artigo 1.597, manteve um critério considerado ultrapassado para os dias de hoje, ignorando os avanços científicos. Todavia, a esta presunção legal deve ser atribuído caráter relativo (juris tantum) e não absoluto, prevalecendo apenas na falta de prova em contrário. Com o avanço da ciência, em especial, com a descoberta do exame de DNA, 37 o critério legal deixou de prevalecer dando lugar a novos critérios de aferição, são eles o biológico e o socioafetivo. O estatuto único da filiação, proclamado pela Constituição Federal de 1988, põe fim a qualquer tipo de distinção entre os filhos legítimos e ilegítimos. Neste contexto de igualdade e, com a descoberta do exame de DNA tornou-se possível chegar a uma certeza científica, quase absoluta, da paternidade, causando ao critério legal, assentado na presunção, pater is est, um profundo impacto. Nas filiações advindas das relações desprovidas do vínculo jurídico do casamento, existe um laço de consangüinidade, portanto biológico, que une um filho a seu pai. A determinação da paternidade deixa de ser um vínculo legal e passa a ser um direito primário de qualquer ser humano de conhecer sua origem genética, um direito fundamental de personalidade à descoberta de sua real identidade. Não significa, necessariamente, direito à filiação. A investigação de paternidade nem sempre está relacionada à origem genética podendo estar relacionada com a paternidade sócio-afetiva, uma vez que esta deriva do estado de filiação, independentemente da origem biológica, podendo ser definida como relação de parentesco estabelecida entre duas pessoas 37 DNA: ácido desoxirribonicléico (ADN) é o material genético que contém informações determinantes dos caracteres hereditários transmissíveis à descendência.

14 atribuindo, reciprocamente, direitos e deveres. Essa realidade é o que corresponde à posse de estado de filho, que se estabelece de acordo com a vontade, sendo necessária a existência de afeto além do vínculo biológico. Na formação de uma família cada pessoa ocupa o seu lugar, uma função na estrutura do núcleo familiar, podendo a função paterna, por exemplo, ser exercida por outra pessoa que não seja de fato o genitor daquela criança. Neste caso há paternidade socioafetiva. Esta decorre de um ato de vontade e produz os mesmos efeitos que a adoção, se estabelecendo por uma relação de afeto, amor, dedicação e não apenas pelo fator genético ou por força da presunção legal. A filiação afetiva é assentada no reconhecimento da posse de estado de filho, sendo esta a base sociológica da filiação. 38 Existem alguns elementos que caracterizam a posse do estado de filho, tais elementos são o nome (nominatio), quando utiliza o nome da família e assim se apresenta, o trato (tractatus), quando o filho é criado e apresentado como tal, e a fama (reputatio), quando é conhecido pela opinião pública como pertencente àquela família. Porém, segundo Belmiro Pedro Welter, basta a comprovação dos requisitos do tratamento e da reputação, sendo dispensando o do nome. 39 A chamada posse de estado de filho tem como principal objetivo a comprovação da existência de uma relação de paternidade, permitindo que o filho, através desta, possa obter todas as conseqüências jurídicas que pretende ter. 40 Por fim, é possível concluir que a determinação biológica da filiação não deve ser vista e admitida de maneira simplista, ignorando a existência de outras indagações na determinação de parentesco. A ponderação dos critérios jurídico, biológico e socioafetivo deve ser promovida casuisticamente, para que se estabeleça de maneira correta o estado de filiação BOEIRA, José Bernardo Ramos. Investigação de Paternidade. Posse de estado de filho: paternidade socioafetiva. Porto Alegre: Livraria do Advogado, p. 61. WELTER, Belmiro Pedro. Igualdade entre as Filiações Biológica e Socioafetiva. São Paulo: Revista dos Tribunais, p BOEIRA, op. cit., p. 69.

15 Embora a filiação socioafetiva não seja reconhecida expressamente pela codificação em vigor, a jurisprudência vem paulatinamente prestigiando a prevalência da chamada posse do estado de filho, que representa em essência, o substrato fático da verdadeira filiação, sustentada no amor e na vontade de ser pai ou de ser mãe, ou seja, de estabelecer espontaneamente os vínculos da relação filial RECONHECIMENTO DOS FILHOS O reconhecimento dos filhos é um ato voluntário ou forçado através do qual é estabelecida a relação de parentesco em primeiro grau da linha reta. 42 No direito brasileiro é permitido além do reconhecimento voluntário da paternidade, previsto no artigo do Código Civil, o reconhecimento judicial ou coativo, previsto nos artigos , e 1.616, 45 também do Código Civil. Aos filhos nascidos na constância do casamento é aplicável a presunção relativa de paternidade (pater is est), prevista no artigo do Código Civil, de modo que estes não precisam ter reconhecido o seu estado filiatório. Aos filhos extramatrimoniais, não alcançados pela presunção da paternidade prevista no ordenamento jurídico, é necessário o reconhecimento da filiação, por ato voluntário ou por decisão judicial. O reconhecimento voluntário, espontâneo, apresenta-se de diversas formas, previstas no artigo do Código Civil, entre elas: através do registro de MADALENO, Rolf. Curso de Direito de Família. Rio de Janeiro: Forense, p FARIAS, Cristiano Chaves de; ROSENVALD, Nelson. Direito das Famílias. Rio de Janeiro: Lumen Juris, p Artigo do Código Civil: A ação de prova de filiação compete ao filho, enquanto viver, passando aos herdeiros, se ele morrer menor ou incapaz. Artigo do Código Civil: Qualquer pessoa, que justo interesse tenha, pode contestar a ação de investigação de paternidade ou maternidade. Artigo do Código Civil: A sentença que julgar procedente a ação de investigação produzirá os mesmos efeitos do reconhecimento, mas poderá ordenar que o filho se crie e eduque fora da companhia dos pais ou daquele que lhe contestou essa qualidade. O art dispõe: O reconhecimento dos filhos havidos fora do casamento é irrevogável e será feito: I no registro do nascimento; II por escritura pública ou escrito particular, a ser arquivado em cartório; III por testamento, ainda que incidentalmente manifestado; IV por manifestação direta e expressa perante o juiz, ainda que o reconhecimento não haja sido o objeto único e principal do ato que o contém.

16 nascimento, através da escritura pública ou particular, através de testamento e ainda, através da manifestação direta e expressa perante o juiz. 47 É ato livre, irrevogável e irretratável, tendo natureza de ato jurídico strictu sensu, ou seja, gera as conseqüências jurídicas previstas em lei, não podendo ser sujeito a qualquer constrangimento ou imposição. Por se tratar de ato declaratório e não de negócio jurídico é admitido inclusive ao relativamente incapaz o reconhecimento de sua prole, independente de assistência, exceto para o reconhecimento por escritura pública, no qual deve estar assistido. O reconhecimento voluntário do filho pode ocorrer a qualquer tempo, antes de seu nascimento, durante a vida deste ou após a sua morte, admitido neste último caso, apenas, se o falecido deixou descendentes. Após o reconhecimento da paternidade é estabelecido o estado de filho afetivo, no qual é atribuído ao filho direitos que, por sua vez, provocam efeitos no campo jurídico. É possível concluir que o reconhecimento voluntário é ato que se opera de modo espontâneo, sem a existência de qualquer constrangimento ou imposição, podendo se dar de várias maneiras, previstas no artigo do Código Civil, dentre estas, a mais comum é o reconhecimento no registro de nascimento. Quando o reconhecimento da paternidade não ocorre de forma espontânea é necessário o seu reconhecimento judicial ou forçado, que consiste no estabelecimento da filiação declarada pelo juiz, através da sentença proferida em ação de investigação de paternidade, de rito ordinário e imprescritível. Esta ação tem natureza declaratória, pois objetiva a declaração da relação jurídica de filiação por ser um direito personalíssimo, indisponível e imprescritível. 3.3 A INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE Não tendo sido obtido o reconhecimento espontâneo da paternidade os filhos, não submetidos à presunção pater is est, deverão obter o reconhecimento de 47 DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro. Direito de família. 22. ed. São Paulo: Saraiva, v. 5, p. 445.

17 sua filiação através da ação de investigação de paternidade, ajuizada contra o suposto pai. Este reconhecimento coativo decorre do reconhecimento do vínculo parental através de uma sentença judicial. Até o advento do exame de DNA a paternidade era afirmada ou rejeitada por indícios e presunções. Caso fosse comprovado o relacionamento amoroso, presumia-se o sexual e por conseqüência a paternidade. Com o passar do tempo foram surgindo exames laboratoriais de tipagem sanguínea, que serviam como método de exclusão oferecendo às demandas filiatórias apenas segurança relativa. 48 Essas demandas ao transitarem em julgado estão cobertas pela coisa julgada, o que impossibilita nova apreciação pelo Judiciário, uma vez que torna inadmissível o reexame do assunto anteriormente decidido, fazendo lei entre as partes.com relação a este entendimento a doutrina diverge. Alguns doutrinadores, como Sérgio Gilberto Porto, 49 aduzem ser possível o ingresso de nova ação tanto pelo filho quanto pelo pai para rediscutir matéria transitada em julgado admitindo-se nestes casos a relativização da coisa julgada. A ação de investigação de paternidade pertence ao rol das ações de estado, inalienáveis, imprescritíveis e irrenunciáveis, destinadas a dirimir controvérsias relativas ao status personae, estabelecendo um vinculo de filiação não pacífico, objetivando acertar o estado familiar. Sendo, ao mesmo tempo, uma ação declaratória, ao afirmar e convalidar o estado de filiação e a posição do interessado no grupo familiar, comprovando o seu status familiae. 50 A imprescritibilidade da ação de investigação de paternidade não atinge aos efeitos patrimoniais decorrentes da sentença declaratória, como direito a alimentos, herança, entendimento pacificado no Supremo Tribunal Federal com a criação da Súmula nº ALMEIDA, Maria Christina de. Investigação de Paternidade e DNA: aspectos polêmicos. Porto Alegre: Livraria do Advogado, p. 58. PORTO, Sérgio Gilberto. Coisa Julgada Civil. 3. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, p RIZZARDO, Arnaldo. Direito de Família. Rio de Janeiro: Forense, p Súmula nº 149 do STF: É imprescritível a ação de investigação de paternidade, mas não o é a da petição de herança.

18 Com a obtenção do reconhecimento judicial da filiação é obtida a afirmação pelo juízo de uma situação fática pré-existente, porém desconhecida no mundo jurídico, o que evidencia a natureza declaratória desta ação. Esta visa corrigir a relação jurídica da paternidade do filho, afirmando a existência de uma condição que não constitua para o autor nenhum direito novo, e que não condene o réu a uma prestação. 52 No entanto, caso a investigatória esteja cumulada com uma ação de alimentos, esta apresentará além do caráter declaratório o condenatório, pois a pretensão aos alimentos condena o réu a uma prestação. Por fim, observa-se que esta ação tem como finalidade a declaração da paternidade garantindo ao filho todos os efeitos decorrentes desta relação Legitimidade Legitimidade Ativa A investigatória, por ser uma ação de cunho personalíssimo, possui como legitimado ativo constante o filho, independente de sua origem e idade. Caso menor, será representado ou assistido. No caso de falecimento do investigante, enquanto pendente a lide, seus herdeiros podem a ela dar prosseguimento, habilitando-se no respectivo, exceto se julgado extinto o processo, com base no parágrafo único do art No entanto, se o titular da ação falecer antes de seu ajuizamento, seus sucessores não terão legitimidade para promovê-la, exceto se aquele for menor ou incapaz. Conforme artigo 26 do Estatuto da Criança e do Adolescente o nascituro também possui legitimidade ativa para propor a investigatória de paternidade, sendo então, representado por sua genitora, desde que subordinados os seus direitos à condição do nascimento com vida PEREIRA, Caio Mário da Silva. Reconhecimento da Paternidade e seus Efeitos. 6. ed. Rio de Janeiro: Forense, p. 67. FARIAS, Cristiano Chaves de; ROSENVALD, Nelson. Direito das Famílias. Rio de Janeiro: Lumen Juris, p. 546.

19 O Ministério Público também possui legitimidade ativa para ingressar com a referida ação, uma vez que incumbe a este a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, artigo 127 da Constituição Federal. Trata-se de uma legitimidade extraordinária, pois o Ministério Público atua como substituto processual do titular do direito material correspondente e concorrente, uma vez que esta legitimidade não impede que a ação seja proposta por quem tenha legítimo interesse Legitimidade Passiva A legitimidade passiva recai, em regra, ao suposto ascendente do investigado. No caso de investigação de paternidade o réu, que possui a legitimidade passiva, é o suposto pai. No caso de o investigado ter falecido, investigação post mortem, quem responde por ele são os seus herdeiros, testamenteiros ou legítimos, não podendo esta ação ser intentada contra o espólio, uma vez que este somente possui legitimidade para defender os interesses patrimoniais. Ante a não existência de ascendentes e descendentes, quem responde é o cônjuge ou companheiro sobrevivente e, na ausência deste os colaterais até quarto grau. Em síntese, pode se concluir que os legitimados ativos na ação de investigação de paternidade são, em regra, o filho e, excepcionalmente, o Ministério Público. Enquanto a legitimação passiva para causa recairá sobre o suposto ascendente ou, caso falecido, sobre os seus herdeiros testamenteiros ou legítimos A Prova nas Ações Investigatórias de Paternidade Considerando que o fato probando implicará no reconhecimento de filho, ou seja, uma garantia constitucional, são permitidos todos os meios de prova, legais e legítimos, devendo prevalecer sempre o princípio da verdade real. Dentre os meios

20 admitidos está a confissão, menos quando aplicada à impugnação da paternidade (artigos e 1.602, do Código Civil), o documento, a testemunha e a perícia. No entanto, tais provas não conduzem a verdade real, apenas revelam os indícios do vínculo genético de paternidade. A produção de provas, nas ações investigatórias, realiza-se durante todo o procedimento, desde a petição inicial até a própria fase recursal, sem limitações indevidas. 54 A prova documental não é suficiente para a demonstração definitiva da paternidade do investigado. Servindo apenas, segundo Cristiano Chaves de Farias e Nelson Rosenvald, para a formação de um juízo valorativo acerca da efetiva existência da relação afetiva no período de concepção do investigante. 55 A prova testemunhal é utilizada nas ações investigatórias nos casos em que não for possível a realização da prova pericial através do exame de DNA ou quando as partes rejeitaram a sua realização. Nestes casos, deve o juiz utilizar a prova indireta, ou testemunhal, para fundamentar sua decisão. A relevância desta, pode ser observada, principalmente, nas ações filiatórias em que se discute a existência de vinculo afetivo, fundado na posse do estado de filho. Os testemunhos serão ouvidos, em regra, na audiência de instrução e julgamento. Podendo esta ser arrolada de ofício pelo próprio juiz ou por provocação do Ministério Público. Quando se trata de ação de investigação de paternidade a importância da prova pericial, em especial o exame de DNA, transcende o âmbito dos demais tipos de provas, dada a certeza científica na determinação da filiação. 56 Este meio de prova encontra respaldo legal no artigo 212 do Código Civil FARIAS, Cristiano Chaves de; ROSENVALD, Nelson. Direito das Famílias. Rio de Janeiro: Lumen Juris, p FARIAS, op. cit, p NADER, Paulo. Curso de Direito Civil. Direito de Família. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, v. 5. p Artigo 212 do Código Civil: Salvo o negócio a que se impõe forma especial, o fato jurídico pode ser provado mediante: I- Confissão; II- documento, III- testemunha; IV- presunção; V- perícia.

Na prática, não há distinção entre objeção substancial e processual.

Na prática, não há distinção entre objeção substancial e processual. Turma e Ano: Direito Público I (2013) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 22 Professor: Edward Carlyle Monitora: Carolina Meireles (continuação) Exceções No Direito Romano, exceção era no sentido amplo

Leia mais

AULA 06 DA ADOÇÃO (ART. 1618 A 1629 CC)

AULA 06 DA ADOÇÃO (ART. 1618 A 1629 CC) AULA 06 DA ADOÇÃO (ART. 1618 A 1629 CC) DO CONCEITO A ADOÇÃO É UM ATO JURÍDICO EM SENTIDO ESTRITO, CUJA EFICACIA É DEPENDENTE DA AUTORIZAÇÃO JUDICIAL. NESSE CASO, CRIA UM VÍNCULO FICTÍCIO DE PATERNIDADE-

Leia mais

Prática de Direito de Família. Paternidade. Oswaldo Peregrina Rodrigues Promotor de Justiça em São Paulo Professor Universitário (PUC/SP)

Prática de Direito de Família. Paternidade. Oswaldo Peregrina Rodrigues Promotor de Justiça em São Paulo Professor Universitário (PUC/SP) Paternidade Oswaldo Peregrina Rodrigues Promotor de Justiça em São Paulo Professor Universitário (PUC/SP) 10.4.2015 Poder Familiar -> Sujeitos: Pais (Pai e Mãe) E Filhos Menores! -> Objetivo: Exercício

Leia mais

PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES DOS ALIMENTOS

PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES DOS ALIMENTOS PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES DOS ALIMENTOS 1. Quanto à fonte: a) Alimentos legais: fixados pela lei, fundamentados no direito de família, decorrentes do casamento, ou união estável ou da relação de parentesco

Leia mais

ARTIGO: Efeitos (subjetivos e objetivos) do controle de

ARTIGO: Efeitos (subjetivos e objetivos) do controle de ARTIGO: Efeitos (subjetivos e objetivos) do controle de constitucionalidade Luís Fernando de Souza Pastana 1 RESUMO: há diversas modalidades de controle de constitucionalidade previstas no direito brasileiro.

Leia mais

ARTIGO: LEGITIMIDADE ATIVA PARA A AÇÃO NEGATÓRIA DE PATERNIDADE POST MORTEM

ARTIGO: LEGITIMIDADE ATIVA PARA A AÇÃO NEGATÓRIA DE PATERNIDADE POST MORTEM ARTIGO: LEGITIMIDADE ATIVA PARA A AÇÃO NEGATÓRIA DE PATERNIDADE POST MORTEM Carlos Roberto Pegoretti Júnior 1 RESUMO: Ação Negatória de Paternidade. Legitimidade Ativa. Artigos 1.601 e 1.604, do Código

Leia mais

Professora Alessandra Vieira

Professora Alessandra Vieira Sucessão Legítima Conceito: A sucessão legítima ou ab intestato, é a que se opera por força de lei e ocorre quando o de cujus tem herdeiros necessários que, de pleno direito, fazem jus a recolher a cota

Leia mais

Conteúdo: Intervenção de Terceiros: Conceitos, Classificação e Espécies.

Conteúdo: Intervenção de Terceiros: Conceitos, Classificação e Espécies. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 12 Professor: Edward Carlyle Conteúdo: Intervenção de Terceiros: Conceitos, Classificação e Espécies. Litisconsórcio (cont.) Litisconsortes

Leia mais

Sentença e Coisa Julgada

Sentença e Coisa Julgada Sentença e Coisa Julgada 2011 Provas em Espécie O presente roteiro destina-se a apontar sucintamente o conteúdo da Sentença e da Coisa Julgada no Processo Civil Brasileiro. Utilizado como material de apoio

Leia mais

EMBARGOS DECLARATÓRIOS - EDCL.

EMBARGOS DECLARATÓRIOS - EDCL. 1. Conceito EMBARGOS DECLARATÓRIOS - EDCL. Os embargos de declaração ou embargos declaratórios, doravante denominados EDcl., visam aperfeiçoar as decisões judiciais, propiciando uma tutela jurisdicional

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 92/IX INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE/MATERNIDADE - (ALTERAÇÃO DE PRAZOS) Exposição de motivos

PROJECTO DE LEI N.º 92/IX INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE/MATERNIDADE - (ALTERAÇÃO DE PRAZOS) Exposição de motivos PROJECTO DE LEI N.º 92/IX INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE/MATERNIDADE - (ALTERAÇÃO DE PRAZOS) Exposição de motivos O conhecimento da ascendência verdadeira é um aspecto relevante da personalidade individual,

Leia mais

Prof. Cristiano Lopes

Prof. Cristiano Lopes Prof. Cristiano Lopes CONCEITO: É o procedimento de verificar se uma lei ou ato normativo (norma infraconstitucional) está formalmente e materialmente de acordo com a Constituição. Controlar significa

Leia mais

A propositura da ação vincula apenas o autor e o juiz, pois somente com a citação é que o réu passa a integrar a relação jurídica processual.

A propositura da ação vincula apenas o autor e o juiz, pois somente com a citação é que o réu passa a integrar a relação jurídica processual. PROCESSO FORMAÇÃO, SUSPENSÃO E EXTINÇÃO DO FORMAÇÃO DO PROCESSO- ocorre com a propositura da ação. Se houver uma só vara, considera-se proposta a ação quando o juiz despacha a petição inicial; se houver

Leia mais

CONTROLE CONCENTRADO

CONTROLE CONCENTRADO Turma e Ano: Direito Público I (2013) Matéria / Aula: Direito Constitucional / Aula 11 Professor: Marcelo L. Tavares Monitora: Carolina Meireles CONTROLE CONCENTRADO Ação Direta de Inconstitucionalidade

Leia mais

Validade, Vigência, Eficácia e Vigor. 38. Validade, vigência, eficácia, vigor

Validade, Vigência, Eficácia e Vigor. 38. Validade, vigência, eficácia, vigor Validade, Vigência, Eficácia e Vigor 38. Validade, vigência, eficácia, vigor Validade Sob o ponto de vista dogmático, a validade de uma norma significa que ela está integrada ao ordenamento jurídico Ela

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº, DE DE 2010.

RESOLUÇÃO Nº, DE DE 2010. RESOLUÇÃO Nº, DE DE 2010. Dispõe sobre a divulgação de dados processuais eletrônicos na rede mundial de computadores, expedição de certidões judiciais e dá outras providências. O PRESIDENTE DO CONSELHO

Leia mais

Ambos os recursos de estrito direito têm a sua causa de pedir prevista na Constituição Federal

Ambos os recursos de estrito direito têm a sua causa de pedir prevista na Constituição Federal Interposição: perante o órgão prolator da decisão Recurso Especial Nomenclatura: REsp Competência: Superior Tribunal de Justiça STJ Prazo para interposição 15 dias; Recurso Extraordinário Nomenclatura:

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Revelia e prazo para o revel José Eduardo Carreira Alvim* Sumário: 1. Introdução. 2. Contagem de prazo para o revel. 3. Considerações finais. 1. Introdução A revelia é um instituto

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA E PROCURADORIAS NOTURNO Direito Civil Professor Murilo Sechieri Data: 02/10/2012 Aula 07 RESUMO. SUMÁRIO (continuação)

DEFENSORIA PÚBLICA E PROCURADORIAS NOTURNO Direito Civil Professor Murilo Sechieri Data: 02/10/2012 Aula 07 RESUMO. SUMÁRIO (continuação) Direito Civil Professor Murilo Sechieri Data: 02/10/2012 Aula 07 RESUMO SUMÁRIO (continuação) I. DIREITO DE FAMÍLIA 5. FILIAÇÃO 5.2. Tipos de reconhecimento 5.3. Ação investigatória de paternidade 5.3.1.

Leia mais

PATERNIDADE SOCIOAFETIVA X PATERNIDADE BIOLÓGICA

PATERNIDADE SOCIOAFETIVA X PATERNIDADE BIOLÓGICA PATERNIDADE SOCIOAFETIVA X PATERNIDADE BIOLÓGICA Renata Martins Sena Advogada Pós-graduada em Direito Constitucional As inúmeras mudanças sociais ocorridas nos últimos tempos têm refletido sobremaneira

Leia mais

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Escola Paulista de Direito EPD Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito O NOVO CONCEIITO DE SENTENÇA Especialização: Direito Civil e Processual Civil Especializandos: Thiago Martinelli de Vergueiro

Leia mais

11/11/2010 (Direito Empresarial) Sociedades não-personificadas. Da sociedade em comum

11/11/2010 (Direito Empresarial) Sociedades não-personificadas. Da sociedade em comum 11/11/2010 (Direito Empresarial) Sociedades não-personificadas As sociedades não-personificadas são sociedades que não tem personalidade jurídica própria, classificada em: sociedade em comum e sociedade

Leia mais

Nº 4139/2014 PGR - RJMB

Nº 4139/2014 PGR - RJMB Nº 4139/2014 PGR - RJMB Físico Relator: Ministro Celso de Mello Recorrente: Ministério Público do Trabalho Recorrida: S. A. O Estado de São Paulo RECURSO EXTRAORDINÁRIO. COMPETÊNCIA DA JUS- TIÇA DO TRABALHO.

Leia mais

Marcas de Alto Renome: Novas Regras nos Tribunais

Marcas de Alto Renome: Novas Regras nos Tribunais Painel 13 Marcas de Alto Renome: Novas Regras nos Tribunais Márcia Maria Nunes de Barros Juíza Federal Notoriedade Código de Propriedade Industrial de 1971 (art.67): marca notória, com registro próprio,

Leia mais

Professor Álvaro Villaça Azevedo Titular da Faculdade de Direito da USP

Professor Álvaro Villaça Azevedo Titular da Faculdade de Direito da USP Indicação nol2812011 SC-43812011 Comissão de Direito de Família AUTOR DA INDICAÇÃO: ADVOGADO MARCOS NUNES CILOS EMENTA PAI SOCIOAFETIVO: ART. 1.593 E 1.595, AMBOS DO CC/2002. NECESSIDADE DE ADEQUAÇÃO TÉCNICA

Leia mais

PREPARATÓRIO 2ª ETAPA Direito Civil Parte Geral e Contratos Professor: Marcu Antonio Gonçalves

PREPARATÓRIO 2ª ETAPA Direito Civil Parte Geral e Contratos Professor: Marcu Antonio Gonçalves PREPARATÓRIO 2ª ETAPA Direito Civil Parte Geral e Contratos Professor: Marcu Antonio Gonçalves QUESTÃO 01 Partindo-se da premissa da instrumentalidade do processo, há diferença ontológica entre a jurisdição

Leia mais

ALIMENTOS GRAVÍDICOS?

ALIMENTOS GRAVÍDICOS? ALIMENTOS GRAVÍDICOS? Elaborado em 07.2008. Maria Berenice Dias desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, vicepresidente nacional do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM).

Leia mais

autoridade consular brasileira competente, quando homologação de sentença estrangeira: (...) IV - estar autenticada pelo cônsul brasileiro e

autoridade consular brasileira competente, quando homologação de sentença estrangeira: (...) IV - estar autenticada pelo cônsul brasileiro e COMPARATIVO ENTRE A RESOLUÇÃO N. 9 E A EMENDA REGIMENTAL N. 18 DO STJ EMENDA REGIMENTAL N. 18 (2014) RESOLUÇÃO N. 9 (2005) Art. 1º O Regimento Interno do Superior Tribunal de Justiça passa a vigorar acrescido

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Dois pais e uma mãe: É possível registrar? Rafael D'Ávila Barros Pereira * No dia 09/04/08, no capítulo da novela "Duas Caras", da Rede Globo, foi apresentada uma situação, se não

Leia mais

CASO CONATRI (Revista Forense, vol. 339, p. 312) 1. Observação preliminar

CASO CONATRI (Revista Forense, vol. 339, p. 312) 1. Observação preliminar CASO CONATRI (Revista Forense, vol. 339, p. 312) Caso Conatri 4) Ruim Barbosa Cia Ltda 1. André Garcia 2. Bernardo Leite 3. Davi Fraga 4. Filipe Cunha 5. Fabio Gondim 1. Observação preliminar Este caso

Leia mais

Art. 22 NCPC. Compete, ainda, à autoridade judiciária brasileira processar e julgar as ações:

Art. 22 NCPC. Compete, ainda, à autoridade judiciária brasileira processar e julgar as ações: 1. Jurisdição internacional concorrente Art. 22 NCPC. Compete, ainda, à autoridade judiciária brasileira processar e julgar as ações: I de alimentos, quando: a) o credor tiver domicílio ou residência no

Leia mais

4. AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS

4. AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS 4. AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS 4.1 Conceito - O que é a ação de prestação de contas? 4.2 Ação de dar e ação de exigir contas - A quem compete esta ação? - Trata-se de uma ação dúplice? - Ação de dar contas

Leia mais

PRESSUPOSTOS SUBJETIVOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL: - Possui legitimidade para recorrer quem for parte na relação jurídica processual.

PRESSUPOSTOS SUBJETIVOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL: - Possui legitimidade para recorrer quem for parte na relação jurídica processual. PRESSUPOSTOS SUBJETIVOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL: - Legitimidade - art. 499 CPC: - Possui legitimidade para recorrer quem for parte na relação jurídica processual. Preposto é parte? Pode recorrer? NÃO.

Leia mais

PEDIDOS DE AUTORIZAÇÃO PARA RETIRADA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACOLHIDAS DAS ENTIDADES ORIENTAÇÕES TÉCNICAS DO CAOPCAE/PR

PEDIDOS DE AUTORIZAÇÃO PARA RETIRADA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACOLHIDAS DAS ENTIDADES ORIENTAÇÕES TÉCNICAS DO CAOPCAE/PR PEDIDOS DE AUTORIZAÇÃO PARA RETIRADA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACOLHIDAS DAS ENTIDADES ORIENTAÇÕES TÉCNICAS DO CAOPCAE/PR 1 - A autorização para que crianças e adolescentes passem as festas de final de

Leia mais

A Guarda Compartilhada

A Guarda Compartilhada A Guarda Compartilhada Maria Carolina Santos Massafera Aluna do curso de pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil na Fundação Aprender Varginha, em convênio com o Centro Universitário Newton Paiva.

Leia mais

EDUARDO RAFAEL WICHINHEVSKI A APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA UNIVERSALIDADE E DA PRECEDÊNCIA DA FONTE DE CUSTEIO NA SEGURIDADE SOCIAL

EDUARDO RAFAEL WICHINHEVSKI A APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA UNIVERSALIDADE E DA PRECEDÊNCIA DA FONTE DE CUSTEIO NA SEGURIDADE SOCIAL EDUARDO RAFAEL WICHINHEVSKI A APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA UNIVERSALIDADE E DA PRECEDÊNCIA DA FONTE DE CUSTEIO NA SEGURIDADE SOCIAL CURITIBA 2013 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2UNIVERSALIDADE DE COBERTURA

Leia mais

EFICÁCIA E APLICAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS

EFICÁCIA E APLICAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS EFICÁCIA E APLICAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS 1 Eficácia é o poder que tem as normas e os atos jurídicos para a conseqüente produção de seus efeitos jurídicos próprios. No sábio entendimento do mestre

Leia mais

A importância da participação dos avós na averiguação da filiação do neto, no projeto Balcão de Justiça e Cidadania.

A importância da participação dos avós na averiguação da filiação do neto, no projeto Balcão de Justiça e Cidadania. A importância da participação dos avós na averiguação da filiação do neto, no projeto Balcão de Justiça e Cidadania. Silvio Maia da Silva Assessor do TJ-BA 21/03/2015 Atualmente surgem na cidade de Salvador

Leia mais

O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas.

O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas. O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas. O que é o dever de Consulta Prévia? O dever de consulta prévia é a obrigação do Estado (tanto do Poder Executivo, como do Poder Legislativo)

Leia mais

ARPEN - SP ASSOCIAÇÃO DOS REGISTRADORES DE PESSOAS NATURAIS DE SÃO PAULO RECONHECIMENTO DE PATERNIDADE REGINA BEATRIZ TAVARES DA SILVA

ARPEN - SP ASSOCIAÇÃO DOS REGISTRADORES DE PESSOAS NATURAIS DE SÃO PAULO RECONHECIMENTO DE PATERNIDADE REGINA BEATRIZ TAVARES DA SILVA ARPEN - SP ASSOCIAÇÃO DOS REGISTRADORES DE PESSOAS NATURAIS DE SÃO PAULO RECONHECIMENTO DE PATERNIDADE REGINA BEATRIZ TAVARES DA SILVA Espécies de parentesco e contagem de graus Parentesco CÓDIGO CIVIL/2002,

Leia mais

18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas

18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas 18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas Os Estados signatários da presente Convenção, Desejando facilitar o reconhecimento de divórcios e separações de pessoas obtidos

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Intervenção do M. P. na investigação de paternidade, após a lei 8.560/92 Rodrigo Pacheco Marques* Nos termos do artigo 82, I, do Código de Processo Civil, é obrigatória a intervenção

Leia mais

Limitações na ação de consignação em pagamento. Sumário: 1 Conceito. 2 Sua disciplina legal. 3 Limites da ação em consignação em pagamento.

Limitações na ação de consignação em pagamento. Sumário: 1 Conceito. 2 Sua disciplina legal. 3 Limites da ação em consignação em pagamento. Limitações na ação de consignação em pagamento Kiyoshi Harada* Sumário: 1 Conceito. 2 Sua disciplina legal. 3 Limites da ação em consignação em pagamento. 1 Conceito O que significa consignação em pagamento?

Leia mais

1 O INÍCIO DA PERSONALIDADE E A SITUAÇÃO DO NASCITURO NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO. Flora Soares Guimarães* Leonardo Alves Guedes* Lívia Gueiros Maia* Michel Alves de Souza* Paola Teixeira Lessa

Leia mais

1) (OAB137) José alienou a Antônio um veículo anteriormente adquirido de Francisco. Logo depois, Antônio foi citado em ação proposta por Petrônio, na

1) (OAB137) José alienou a Antônio um veículo anteriormente adquirido de Francisco. Logo depois, Antônio foi citado em ação proposta por Petrônio, na 1) (OAB137) José alienou a Antônio um veículo anteriormente adquirido de Francisco. Logo depois, Antônio foi citado em ação proposta por Petrônio, na qual este reivindicava a propriedade do veículo adquirido

Leia mais

ARGUIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL

ARGUIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL Turma e Ano: Direito Público I (2013) Matéria / Aula: Direito Constitucional / Aula 13 Professor: Marcelo L. Tavares Monitora: Carolina Meireles ARGUIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL Lei 9.882/99

Leia mais

Grandes Dicotomias (b)

Grandes Dicotomias (b) Grandes Dicotomias (b) 27. Direito Objetivo x Subjetivo definições e fundamentos 28. Direito Objetivo x Subjetivo estrutura do direito subjetivo Grandes Dicotomias (b) Direito objetivo e direito subjetivo

Leia mais

O ÔNUS DA PROVA NO PROCESSO PENAL

O ÔNUS DA PROVA NO PROCESSO PENAL O ÔNUS DA PROVA NO PROCESSO PENAL Gustavo de Oliveira Santos Estudante do 7º período do curso de Direito do CCJS-UFCG. Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4207706822648428 Desde que o Estado apossou-se

Leia mais

Sentença é o ato do juiz que implica alguma das situações previstas nos arts 267 e 269 desta Lei.

Sentença é o ato do juiz que implica alguma das situações previstas nos arts 267 e 269 desta Lei. SENTENÇA CÍVEL 1. CONCEITO. Art. 162 parágrafo 1º do CPC Sentença é o ato do juiz que implica alguma das situações previstas nos arts 267 e 269 desta Lei. Redação anterior...é o ato pelo qual o juiz põe

Leia mais

HERANÇA. Danilo Santana

HERANÇA. Danilo Santana A RELAÇÃO HERANÇA Danilo Santana HOMOSSEXUAL PODE GERAR SOCIEDADE E NÃO A RELAÇÃO HOMOSSEXUAL PODE GERAR SOCIEDADE E NÃO HERANÇA Danilo Santana Advogado, graduado em Direito pela PUC-MG, membro efetivo

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES FACELI CURSO DE DIREITO

FACULDADES INTEGRADAS DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES FACELI CURSO DE DIREITO FACULDADES INTEGRADAS DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES FACELI CURSO DE DIREITO PRATICA JURIDICA II : FASE DE POSTULAÇÃO AILTON SILVA ANTUNES NILSON DE OLIVEIRA JUNIOR TITO MARÇAL DE OLIVEIRA PEREIRA LINHARES-ES

Leia mais

Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Paraná 2ª TURMA RECURSAL JUÍZO C

Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Paraná 2ª TURMA RECURSAL JUÍZO C JUIZADO ESPECIAL (PROCESSO ELETRÔNICO) Nº201070510020004/PR RELATORA : Juíza Andréia Castro Dias RECORRENTE : LAURO GOMES GARCIA RECORRIDO : UNIÃO FAZENDA NACIONAL V O T O Dispensado o relatório, nos termos

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO Atualizado até 13/10/2015 RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO NOÇÕES INTRODUTÓRIAS Quando se fala em responsabilidade, quer-se dizer que alguém deverá

Leia mais

RESPONSABILIDADE PESSOAL DOS SÓCIOS ADMINISTRADORES NOS DÉBITOS TRIBUTÁRIOS QUANDO DA DISSOLUÇÃO IRREGULAR DA SOCIEDADE

RESPONSABILIDADE PESSOAL DOS SÓCIOS ADMINISTRADORES NOS DÉBITOS TRIBUTÁRIOS QUANDO DA DISSOLUÇÃO IRREGULAR DA SOCIEDADE compilações doutrinais RESPONSABILIDADE PESSOAL DOS SÓCIOS ADMINISTRADORES NOS DÉBITOS TRIBUTÁRIOS QUANDO DA DISSOLUÇÃO IRREGULAR DA SOCIEDADE Carlos Barbosa Ribeiro ADVOGADO (BRASIL) VERBOJURIDICO VERBOJURIDICO

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA RURAL INCONSTITUCIONALIDADE DECLARADA PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NO RE Nº 363.852/MG.

CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA RURAL INCONSTITUCIONALIDADE DECLARADA PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NO RE Nº 363.852/MG. CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA RURAL INCONSTITUCIONALIDADE DECLARADA PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NO RE Nº 363.852/MG. Como amplamente noticiado nestes últimos dias, o Supremo Tribunal Federal, em decisão

Leia mais

O MENSALÃO E A PERDA DE MANDATO ELETIVO

O MENSALÃO E A PERDA DE MANDATO ELETIVO O MENSALÃO E A PERDA DE MANDATO ELETIVO José Afonso da Silva 1. A controvérsia 1. A condenação, pelo Supremo Tribunal Federal, na Ação Penal 470, de alguns deputados federais tem suscitado dúvidas relativamente

Leia mais

PRIMEIRA PARTE DA PROVA DISCURSIVA (P 2 )

PRIMEIRA PARTE DA PROVA DISCURSIVA (P 2 ) PRIMEIRA PARTE DA PROVA DISCURSIVA (P 2 ) Nesta parte da prova, faça o que se pede, usando, caso deseje, os espaços para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva os textos para as

Leia mais

A SOCIEDADE PÓS-MODERNA, O CONFLITO E A ARBITRAGEM COMO MEIO EFICAZ DE SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS

A SOCIEDADE PÓS-MODERNA, O CONFLITO E A ARBITRAGEM COMO MEIO EFICAZ DE SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS A SOCIEDADE PÓS-MODERNA, O CONFLITO E A ARBITRAGEM COMO MEIO EFICAZ DE SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS Karen Myrna Castro Mendes Teixeira 1 Resumo: Com o desenvolvimento da sociedade, em especial, devido a seus

Leia mais

Art. 99. As medidas previstas neste Capítulo poderão ser aplicadas isolada ou cumulativamente, bem como substituídas a qualquer tempo.

Art. 99. As medidas previstas neste Capítulo poderão ser aplicadas isolada ou cumulativamente, bem como substituídas a qualquer tempo. Conforme o Estatuto da Criança e do Adolesecente Art. 98. As medidas de proteção à criança e ao adolescente são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos nesta Lei forem ameaçados ou violados: I -

Leia mais

PLANO DE CURSO 2010/2

PLANO DE CURSO 2010/2 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL II PROFESSOR: BRUNO ALBINO RAVARA TURMA: 2º ANO INTEGRAL PLANO DE CURSO

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br O Casamento Inexistente Daniel Barbosa Lima Faria Corrêa de Souza* O Código Civil, tanto o de 1916 quanto o de 2002, não oferece subsídios para a determinação da noção de inexistência

Leia mais

A Mitigação do processo civil no Direito de Família

A Mitigação do processo civil no Direito de Família A Mitigação do processo civil no Direito de Família Denise Damo Comel Elaborado em 10/2011. A natureza, a relevância e a especialidade das questões tuteladas autorizam a mitigação dos princípios gerais

Leia mais

FUNDAMENTAÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL RESUMO

FUNDAMENTAÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL RESUMO 1 FUNDAMENTAÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL Lucas Hage Chahine Assumpção 1 RESUMO Esse trabalho foi elaborado a partir de uma problemática levantada no livro Curso de Direito Internacional Público, de autoria

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL PEÇA PROFISSIONAL Deve-se propor ação renovatória, com fulcro no art. 51 e ss. da Lei n.º 8.245/1991. Foro competente: Vara Cível de Goianésia GO, conforme dispõe o art. 58, II, da Lei n.º 8.245/1991:

Leia mais

DISCRIMINAÇÃO RELIGIOSA NO AMBIENTE DE TRABALHO

DISCRIMINAÇÃO RELIGIOSA NO AMBIENTE DE TRABALHO DISCRIMINAÇÃO RELIGIOSA NO AMBIENTE DE TRABALHO GUSTAVO FAVINI MARIZ MAIA DR. ILTON GARCIA DA COSTA 1. INTRODUÇÃO As relações de trabalho configuram um aspecto de grande relevância na vida em sociedade.

Leia mais

Conselho Nacional de Justiça Corregedoria PROVIMENTO Nº 12

Conselho Nacional de Justiça Corregedoria PROVIMENTO Nº 12 Conselho Nacional de Justiça Corregedoria PROVIMENTO Nº 12 O Corregedor Nacional de Justiça, Ministro Gilson Dipp, no uso de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO que durante as inspeções

Leia mais

Com a citada modificação, o artigo 544, do CPC, passa a vigorar com a seguinte redação:

Com a citada modificação, o artigo 544, do CPC, passa a vigorar com a seguinte redação: O NOVO AGRAVO CONTRA DESPACHO DENEGATÓRIO DE RECURSO EXTRAORDINÁRIO E ESPECIAL 2011-06-15 Alexandre Poletti A Lei nº 12.322/2010, que alterou os artigos 544 e 545 do CPC, acabou com o tão conhecido e utilizado

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br O Princípio da Legalidade na Administração Pública Heletícia Oliveira* 1. INTRODUÇÃO O presente artigo tem como objeto elucidar, resumidamente, a relação do Princípio da Legalidade

Leia mais

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Rafael Carvalho Rezende Oliveira 2ª para 3ª edição

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Rafael Carvalho Rezende Oliveira 2ª para 3ª edição A 3ª edição do livro CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO foi atualizada com o texto do PL de novo CPC enviado pelo Congresso Nacional à sanção presidencial em 24.02.2015. Em razão da renumeração dos artigos

Leia mais

A RESPONSABILIDADE OBJETIVA NO NOVO CÓDIGO CIVIL

A RESPONSABILIDADE OBJETIVA NO NOVO CÓDIGO CIVIL A RESPONSABILIDADE OBJETIVA NO NOVO CÓDIGO CIVIL SÍLVIO DE SALVO VENOSA 1 Para a caracterização do dever de indenizar devem estar presentes os requisitos clássicos: ação ou omissão voluntária, relação

Leia mais

SEQÜESTRO INTERNACIONAL DE CRIANÇAS E SUA APLICAÇÃO NO BRASIL. Autoridade Central Administrativa Federal/SDH

SEQÜESTRO INTERNACIONAL DE CRIANÇAS E SUA APLICAÇÃO NO BRASIL. Autoridade Central Administrativa Federal/SDH A CONVENÇÃO SOBRE OS ASPECTOS CIVIS DO SEQÜESTRO INTERNACIONAL DE CRIANÇAS E SUA APLICAÇÃO NO BRASIL Autoridade Central Administrativa Federal/SDH Considerações Gerais A Convenção foi concluída em Haia,

Leia mais

Interessado: Conselho e Administração do Condomínio. Data: 17 de Agosto de 2007. Processo: 01/2007

Interessado: Conselho e Administração do Condomínio. Data: 17 de Agosto de 2007. Processo: 01/2007 Interessado: Conselho e Administração do Condomínio. Data: 17 de Agosto de 2007. Processo: 01/2007 Atribuição de multa aos condôminos infratores. Modo de aplicação. Eficácia da multa. O Senhor Síndico,

Leia mais

PAINEL 2 Ações de Nulidade e Infrações e seu Cabimento: Estratégias no Cenário Brasileiro. Guilherme Bollorini Pereira 19 de agosto de 2013

PAINEL 2 Ações de Nulidade e Infrações e seu Cabimento: Estratégias no Cenário Brasileiro. Guilherme Bollorini Pereira 19 de agosto de 2013 PAINEL 2 Ações de Nulidade e Infrações e seu Cabimento: Estratégias no Cenário Brasileiro Guilherme Bollorini Pereira 19 de agosto de 2013 Esse pequeno ensaio tem por objetivo elaborar um estudo a respeito

Leia mais

Em face do acórdão (fls. 1685/1710), a CNTU opõe embargos de declaração (fls. 1719/1746). Vistos, em mesa. É o relatório.

Em face do acórdão (fls. 1685/1710), a CNTU opõe embargos de declaração (fls. 1719/1746). Vistos, em mesa. É o relatório. A C Ó R D Ã O 7ª Turma CMB/fsp EMBARGOS DE DECLARAÇÃO EM RECURSO DE REVISTA. Embargos acolhidos apenas para prestar esclarecimentos, sem efeito modificativo. Vistos, relatados e discutidos estes autos

Leia mais

EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE

EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE RETROATIVIDADE DA LEI QUE NÃO MAIS CONSIDERA O FATO COMO CRIMINOSO ART. 107, III ABOLITIO CRIMINIS O CRIME É APAGADO CONSIDERA-SE INEXISTENTE PRESCRIÇÃO ART. 107, IV CP PRESCRIÇÃO LIMITAÇÃO TEMPORAL DO

Leia mais

CONCEITO E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO ECONÔMICO CONCEITO DE DIREITO ECONÔMICO SUJEITO - OBJETO

CONCEITO E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO ECONÔMICO CONCEITO DE DIREITO ECONÔMICO SUJEITO - OBJETO CONCEITO E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO ECONÔMICO CONCEITO DE DIREITO ECONÔMICO SUJEITO - OBJETO CONCEITO DIREITO ECONÔMICO É O RAMO DO DIREITO QUE TEM POR OBJETO A JURIDICIZAÇÃO, OU SEJA, O TRATAMENTO

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XVII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XVII EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL A sociedade empresária XYZ Ltda., citada em execução fiscal promovida pelo município para a cobrança de crédito tributário de ISSQN, realizou depósito integral e

Leia mais

TRT Comentário da Prova de Analista

TRT Comentário da Prova de Analista TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 9a REGIÃO Direito Processual Civil Glauka Archangelo Pessoal. A prova de processo civil, não trouxe nenhuma surpresa, o edital foi respeitado e não há nenhuma questão passível

Leia mais

NOTA TÉCNICA JURÍDICA

NOTA TÉCNICA JURÍDICA 1 NOTA TÉCNICA JURÍDICA Obrigatoriedade de dispensa motivada. Decisão STF RE 589998 Repercussão geral. Aplicação para as sociedades de economia mista e empresas Públicas. Caso do BANCO DO BRASIL e CAIXA

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XIX EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XIX EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL Determinado partido político, que possui dois deputados federais e dois senadores em seus quadros, preocupado com a efetiva regulamentação das normas constitucionais,

Leia mais

As decisões intermédias na jurisprudência constitucional portuguesa

As decisões intermédias na jurisprudência constitucional portuguesa As decisões intermédias na jurisprudência constitucional portuguesa MARIA LÚCIA AMARAL * Introdução 1. Agradeço muito o convite que me foi feito para participar neste colóquio luso-italiano de direito

Leia mais

Pernambuco. O DESEMBARGADOR JONES FIGUEIRÊDO ALVES, CORREGEDOR GERAL. DA JUSTIÇA DO ESTADO DE PERNAMBUCO, EM EXERCÍCIO, no uso de

Pernambuco. O DESEMBARGADOR JONES FIGUEIRÊDO ALVES, CORREGEDOR GERAL. DA JUSTIÇA DO ESTADO DE PERNAMBUCO, EM EXERCÍCIO, no uso de PROVIMENTO Nº 009/2013 Dispõe sobre o reconhecimento voluntário de paternidade socioafetiva perante os Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado de Pernambuco. O DESEMBARGADOR JONES FIGUEIRÊDO

Leia mais

RESUMO ÁREA DO ARTIGO: DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL

RESUMO ÁREA DO ARTIGO: DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL decisão. 1 Esse direito/dever é ainda mais importante nas ações de investigação de RESUMO ÁREA DO ARTIGO: DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL Este artigo traz a discussão sobre a relativização da coisa julgada

Leia mais

Direito de familia. Separação judicial (?) e divórcio. Arts. 1.571 a 1.582, CC. Art. 226, 6º, CF (nova redação).

Direito de familia. Separação judicial (?) e divórcio. Arts. 1.571 a 1.582, CC. Art. 226, 6º, CF (nova redação). Direito de familia Separação judicial (?) e divórcio. Arts. 1.571 a 1.582, CC. Art. 226, 6º, CF (nova redação). 1 EC nº 66/2010: Nova redação do art. 226, 6º da CF: O casamento civil pode ser dissolvido

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 291/97 - Primeira Câmara - Ata 40/97 Processo nº TC 002.679/96-5 Interessado: Oscar Sebastião Leão Órgãos: Delegacia de Administração do MF/DF Relator:

Leia mais

www.brunoklippel.com.br QUESTÕES COMENTADAS DE DIREITO DO TRABALHO PARTE 1 PRINCÍPIOS.

www.brunoklippel.com.br QUESTÕES COMENTADAS DE DIREITO DO TRABALHO PARTE 1 PRINCÍPIOS. www.brunoklippel.com.br QUESTÕES COMENTADAS DE DIREITO DO TRABALHO PARTE 1 PRINCÍPIOS. 1. MEUS CURSOS NO ESTRATÉGIA CONCURSOS: Estão disponíveis no site do Estratégia Concursos (www.estrategiaconcursos.com.br),

Leia mais

GUIA DE ESTUDOS INSS NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO FÁBIO RAMOS BARBOSA

GUIA DE ESTUDOS INSS NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO FÁBIO RAMOS BARBOSA DIREITO ADMINISTRATIVO Estado, governo e administração pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. Direito Administrativo: conceito, fontes e princípios. Organização

Leia mais

APOSENTADORIA ESPECIAL DO POLICIAL CIVIL

APOSENTADORIA ESPECIAL DO POLICIAL CIVIL APOSENTADORIA ESPECIAL DO POLICIAL CIVIL José Heitor dos Santos Promotor de Justiça/SP Silvio Carlos Alves dos Santos Advogado/SP A Lei Complementar Paulista nº. 1.062/08, que disciplina a aposentadoria

Leia mais

INTERVENÇÃO FEDERAL ARTIGO 34 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

INTERVENÇÃO FEDERAL ARTIGO 34 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL INTERVENÇÃO FEDERAL ARTIGO 34 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL É o ato de intervir (tomar parte), toda vez que a ação de um Estado- Membro perturbe o sistema constitucional federativo ou provoque grave anormalidade

Leia mais

Relato de Casos: Comissão Técnica Riscos Pessoais

Relato de Casos: Comissão Técnica Riscos Pessoais Relato de Casos: Comissão Técnica Riscos Pessoais Convidado para Diretor Sem Fronteiras Dr. Lodi Maurino Sodré Comissão indicou para os Grupos de Trabalhos e demais Comissões. A questão está na aplicação

Leia mais

ANEXO 5 TERMO DE CONSTITUIÇÃO DE CONSÓRCIO

ANEXO 5 TERMO DE CONSTITUIÇÃO DE CONSÓRCIO ANEXO 5 TERMO DE CONSTITUIÇÃO DE CONSÓRCIO Termo de Constituição de Consórcio 1 As Partes: A empresa (Nome da Empresa)..., com sede na cidade de..., (Endereço)..., com CNPJ n o..., Inscrição Estadual...,

Leia mais

PETIÇÃO INICIAL (CPC 282)

PETIÇÃO INICIAL (CPC 282) 1 PETIÇÃO INICIAL (CPC 282) 1. Requisitos do 282 do CPC 1.1. Endereçamento (inciso I): Ligado a competência, ou seja, é imprescindível que se conheça as normas constitucionais de distribuição de competência,

Leia mais

SENTENÇA ESTRANGEIRA DE DIVÓRCIO CONSENSUAL NÃO MAIS NECESSITA SER HOMOLOGADA PELO STJ APÓS NOVO CPC

SENTENÇA ESTRANGEIRA DE DIVÓRCIO CONSENSUAL NÃO MAIS NECESSITA SER HOMOLOGADA PELO STJ APÓS NOVO CPC SENTENÇA ESTRANGEIRA DE DIVÓRCIO CONSENSUAL NÃO MAIS NECESSITA SER HOMOLOGADA PELO STJ APÓS NOVO CPC INTRODUÇÃO *Letícia Franco Maculan Assumpção **Isabela Franco Maculan Assumpção O Novo Código de Processo

Leia mais

Teoria Geral do Processo II Matrícula: 11/0115791 Vallisney de Souza Oliveira O ÔNUS DA PROVA NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

Teoria Geral do Processo II Matrícula: 11/0115791 Vallisney de Souza Oliveira O ÔNUS DA PROVA NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Aluno: Endrigo Araldi Teoria Geral do Processo II Matrícula: 11/0115791 Vallisney de Souza Oliveira O ÔNUS DA PROVA NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Brasília, 30 de Maio de 2013

Leia mais

DAS RELAÇÕES DE PARENTESCO Carlos Roberto Gonçalves

DAS RELAÇÕES DE PARENTESCO Carlos Roberto Gonçalves DAS RELAÇÕES DE PARENTESCO Carlos Roberto Gonçalves As pessoas unem-se em um família em razão de vínculo conjugal, união estável, de parentesco por consangüinidade, outra origem, e da afinidade. Em sentido

Leia mais

Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12. Noções de Direito Processual Civil Aula 1 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa

Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12. Noções de Direito Processual Civil Aula 1 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12 Noções de Direito Processual Civil Aula 1 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa Sumário Jurisdição Competência Ação Partes, Ministério Público e Intervenção

Leia mais

DIREITOS FUNDAMENTAIS. Exame - 16.06.2015. Turma: Dia. Responda, sucintamente, às seguintes questões:

DIREITOS FUNDAMENTAIS. Exame - 16.06.2015. Turma: Dia. Responda, sucintamente, às seguintes questões: DIREITOS FUNDAMENTAIS Exame - 16.06.2015 Turma: Dia I Responda, sucintamente, às seguintes questões: 1. Explicite o sentido, mas também as consequências práticas, em termos de densidade do controlo judicial,

Leia mais