NORMA TÉCNICA DE DISTRIBUIÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NORMA TÉCNICA DE DISTRIBUIÇÃO"

Transcrição

1 NORMA TÉCNICA DE DISTRIBUIÇÃO NTD PADRÃO DE CAIXAS DE MEDIÇÃO, PROTEÇÃO E DERIVAÇÃO PARA MEDIÇÃO INDIVIDUAL E AGRUPADA 2ª EDIÇÃO JULHO DIRETORIA DE ENGENHARIA SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E PROJETOS GERÊNCIA DE NORMATIZAÇÃO E TECNOLOGIA

2 FICHA TÉCNICA Coordenação: Celso Nogueira da Mota Participantes: Arnon Reis de Medeiros, Elias Brito Junior, Jildésio Souza Beda, Kamila Franco Paiva. 2ª Edição: Padrão de caixas de medição, proteção e derivação para medição individual e agrupada. Colaboradores: Kamila Franco Paiva GRNT - Gerência de Normatização e Tecnologia FAX: Fone:

3 1/89 NORMA TÉCNICA DE DISTRIBUIÇÃO NTD 3.06 JUL/2012

4 2/89 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO OBJETIVO DEFINIÇÕES MATERIAL PROCEDIMENTOS PARA HOMOLOGAÇÃO DE PROTÓTIPO VIGÊNCIA ANEXOS - DETALHES CONSTRUTIVOS 06

5 3/89 1. APRESENTAÇÃO Esta Norma Técnica estabelece critérios e orientações quanto à fabricação e à homologação de protótipos de caixas de medição, proteção e derivação para medição individual e agrupada (até 6 unidades consumidoras). Além disso, está sendo revisada para se adequar as alterações sugeridas pelas áreas de execução. A presente instrução técnica altera e revoga a ITD-001/ OBJETIVO Esta Norma Técnica tem como objetivo fixar os critérios e exigências mínimas relativas à fabricação e homologação de protótipos de caixas de medição, proteção e derivação para medição individual e agrupada. 3. DEFINIÇÕES 3.1. MEDIÇÃO AGRUPADA Padrão que agrupa medições de energia elétrica em um único local, constituído no máximo por 06 (seis) unidades consumidoras, desde que obedecidas as condições gerais de fornecimento definidas na NTD CAIXA DE PROTEÇÃO (CP) Destina-se a abrigar o dispositivo de proteção geral de entrada (disjuntor) e seus acessórios CAIXA PARA MEDIÇÃO E PROTEÇÃO (M1) Destina-se a instalação do medidor monofásico de energia elétrica e seus acessórios, bem como do dispositivo de proteção CAIXA PARA MEDIÇÃO E PROTECÃO (P1) Destina-se a instalação do medidor polifásico (bifásico ou trifásico) de energia elétrica e seus acessórios, bem como do dispositivo de proteção CAIXA DE DERIVAÇÃO (MT 2/1) Destina-se a execução das conexões do(s) condutor(es) de derivação, ramais de medidores e aterramento, para possibilitar a instalação de até 2 (duas) caixas de medição polifásica, simultaneamente CAIXA DE DERIVAÇÃO (MT3/2) Destina-se a execução das conexões do(s) condutor(es) de derivação, ramais de medidores e aterramento, para possibilitar a instalação de até 3 (três) caixas de medição monofásica e 2 (duas) caixas de medição polifásica, simultaneamente.

6 4/ CONDUTOR (OU BARRA) DE DERIVAÇÃO Conjunto de condutores, ou barras, instalados internamente na caixa de derivação. É utilizado como barramento para derivação dos condutores do ramal do medidor. 4. MATERIAL 4.1. CAIXA METÁLICA As caixas de medição, proteção e derivação serão em chapa de Aço 18 USG, laminada a frio PREPARAÇÃO DAS SUPERFÍCIES DAS CHAPAS A chapa deverá sofrer processo químico de imersão em tanques de desingraxamento alcalino (decapante e fosfolizante, em tanques diferentes), de modo a obter um bom resultado. As etapas relativas à preparação da superfície das chapas constarão de: a) Remoção de todas as rebarbas das chapas; b) Limpeza geral das chapas com desingraxante e anti-ferruginoso químico por processo de imersão; c) Decapagem por processo químico ou fateamento por granalha de aço; d) Fosfatização por processo químico. Nota: Entre as etapas B e C, C e D, e após a D lavar a chapa em água corrente e secar em estufa ACABAMENTO Após a preparação das chapas, as mesmas receberão pintura com tinta em pó a base de epoxi, por processo eletrostático, numa espessura mínima de 70 µm na cor cinza claro, notação Mansell nº 6,5. O fabricante dará garantia do produto, e portanto, deverá identificar na tampa frontal das Caixas Padrão, de forma legível e indelével, as seguintes informações: a) Nome ou marca do fabricante; b) Mês e ano de fabricação ESTANQUEIDADES A caixa deverá suportar uma precipitação pluviométrica de 3 mm/m durante 15 min. sem apresentar penetração de água no seu interior ENSAIOS DE ROTINA A CEB Distribuição poderá executar inspeção a qualquer tempo, visando verificar a qualidade do modelo apresentado.

7 5/ ESPESSURA DA CAMADA DE TINTA Verificada através de medidor de espessura de camada de tinta com a finalidade de averiguar se a espessura aplicada encontra-se de acordo com o valor especificado (mínimo de 70 µm em qualquer ponto da caixa) ADERÊNCIA Com uma lâmina cortante deve-se romper o filme até a base fazendo cortes paralelos, a distância de 2 (dois) milímetros, cruzando-se com outros tantos em ângulos de 90, de tal forma que se obtenha quadrados com lados de 2 (dois) milímetros. Este ensaio deverá ser executado de acordo com o projeto de norma número 10: , da ABNT. Ao quadriculado deve ser aplicada uma fita adesiva, a qual deve ser arrancada em ângulo de 45, aproximadamente, sem romper os quadrados ENSAIOS DE TIPO Quando necessários, deverão ser executados por solicitação da CEB, que arcará com o ônus decorrente destes ensaios, os quais compreendem: a) NBR Transformador de Potência - Anexo A - Brisa Marítima; b) NBR Transformador de Potência - Anexo A - Impermeabilidade; c) NBR Transformador de Potência - Anexo A - Umidade; d) NBR Determinação do Grau de Enferrujamento de Superfícies Pintadas; e) NBR Materiais Metálicos Revestidos e não Revestidos - Corrosão por Exposição à Névoa Salina. 5. PROCEDIMENTOS PARA HOMOLOGAÇÃO DE PROTÓTIPO 5.1. CADASTRO E INSPEÇÃO O fabricante deverá seguir as instruções para cadastramento de fornecedores de materiais disponíveis na área de Suprimentos, e também no site da CEB Distribuição; Deverá ser agendado de comum acordo com o fabricante, visita técnica as suas instalações para proceder-se a Avaliação Comercial/Industrial de Fornecedor. Nessa inspeção será verificado, entre outros, o processo de produção, a capacidade de fabricação, o controle de qualidade e armazenamento; As despesas de material e pessoal para realização da inspeção serão por conta do fabricante; Para emissão do CRC - Certificado de Registro Cadastral, além da aprovação na avaliação comercial/industrial e da apresentação da documentação exigida, é necessária a apresentação e a homologação do protótipo.

8 6/ APRESENTAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO O fabricante deverá apresentar um pedido formal através de carta, solicitando a análise técnica do protótipo da caixa. Neste pedido incluir todas as caixas que desejam avaliação; O fabricante deverá apresentar o protótipo do produto para análise técnica preliminar, o qual deverá atender esta NTD; O prazo mínimo para conclusão da avaliação é de 30 dias; Todas as despesas de apresentação, reapresentação e devolução de protótipos ficarão por conta do fabricante/interessado. Não será permitida a permanência na companhia de protótipos reprovados; Uma vez aprovado, a área de Suprimentos emitirá um "Termo de Conformidade", atestando a homologação do protótipo; O protótipo aprovado deverá ser retirado das dependências da concessionária no prazo máximo de 30 dias após a sua homologação. Após esse período, a CEB Distribuição se reserva no direito de dar o destino que melhor lhe convier ao material; O fabricante deverá assinar um "Termo de Compromisso" se obrigando a manter a qualidade em conformidade com as exigências da CEB Distribuição. Periodicamente poderão ser feitas inspeções técnicas, na fábrica e nas lojas revendedoras do Distrito Federal, para verificação da continuidade de fabricação, conforme normas e padrões estabelecidos; Caso seja constatada qualquer irregularidade em relação à qualidade do produto, seja na fábrica, nas lojas revendedoras ou até mesmo em caixas já instaladas nas unidades consumidoras, o fabricante será notificado e terá cancelado o seu CRC. Somente após um período de 1 (um) ano, a contar da data de notificação, o fabricante poderá iniciar um novo processo de homologação e obter novo CRC EMISSÃO DO CRC Após recebimento do "Termo de Conformidade", estando todas as demais exigências atendidas, a área de Suprimentos emitirá o CRC. Com este documento o fornecedor/interessado estará apto a comercializar o material homologado, dentro do Distrito Federal. 6. VIGÊNCIA Esta instrução técnica normativa entrará em vigor 90 (noventa) dias após a data de sua publicação.

9 7/89 7.ANEXOS - DETALHES CONSTRUTIVOS I. Vistas frontais de algumas combinações de montagem II. Detalhe da Caixa de Proteção (CP) III. Detalhe da Caixa de Medição (P1) IV. Detalhe da Caixa de Medição (M1) V. Detalhe da Caixa de Derivação (MT 3/2) VI. Detalhe da Caixa de Derivação (MT 2/1)

10 8/89 ANEXO I VISTAS FRONTAIS DE ALGUMAS COMBINAÇÕES DE MONTAGEM (ILUSTRATIVO)

11 9/89 Desenho 01 Vista frontal e lateral do conjunto de caixas MT 3/2 Vista frontal e lateral do conjunto de caixas composto pelas unidades CP, P1, MT3/2 e M1. Uma CP, duas P1 (polifásicas); uma MT3/2 e três M1 (monofásicas). Desenho 02 Vista frontal e lateral do conjunto de caixas MT 2/1 Vista frontal e lateral do conjunto de caixas composto pelas unidades CP, P1, MT2/1 e M1. Uma CP, uma P1 (polifásica); uma MT2/1 e duas M1 (monofásicas).

12 10/89 ANEXO II DETALHES DA CAIXA DE PROTEÇÃO (CP)

13 11/89 Desenho 03 Vista Externa Notas: 1. As caixas deverão ser identificadas, no mínimo, com a marca do fabricante e a data de fabricação; 2. As cotas apresentadas se referem aos valores mínimos.

14 12/89 Desenho 04 Vista frontal da caixa CP sem tampa

15 13/89 Desenho 05 Corte A-A CP

16 14/89 Desenho 06 Corte B-B CP

17 15/89 Desenho 07 Corte C-C CP

18 16/89 Desenho 08 Corte C-C e vista interna da tampa CP

19 17/89 Desenho 09 Parte posterior da caixa CP

20 18/89 Desenho 10 Corte lateral para especificação de materiais CP

21 19/89 Desenho 11 Suporte do disjuntor CP

22 20/89 Desenho 12 Vista lateral e vista superior da garra de suporte do disjuntor CP Desenho 13 Vista superior e vista lateral do trilho do DPS CP

23 21/89 Desenho 14 Vista superior corte A-A da garra de fixação CP Desenho 15 Vista superior e vista lateral do pino de sustentação do medidor CP

24 22/89 Desenho 16 Vista lateral do parafuso de aterramento com cabeça sextavada CP Desenho 17 Vista superior e corte B-B do disco e do tostão CP

25 23/89 Desenho 18 Vista frontal, vista lateral e vista superior do dispositivo para cadeado CP

26 24/89 RELAÇÃO DE MATERIAIS ITEM QUANT. DESCRIÇÃO MATERIAL 1 1 SUPORTE PARA DISJUNTOR AÇO 1/4'' USG 2 1 PARAFUSO DE ATERRAMENTO SEXTAVADO LIGA DE BRONZE, COBRE OU LATÃO Ø1/4'' X Ø1 1/2'' ROSCA "NC" 3 2 PORCAS PARA O PARAFUSO DE ATERRAMENTO LIGA DE BRONZE, COBRE OU LATÃO Ø3/16'' ROSCA "N" 4 2 PARAFUSOS PARA FIXAR O SUPORTE DO AÇO Ø1/4'' X 2 DISJUNTOR 5 4 ARRUELAS PARA O PARAFUSO DE FIXAÇÃO BRONZE Ø3/16'' X Ø3/8'' DO SUPORTE DO DISJUNTOR 6 6 PORCAS PARA FIXAR O SUPORTE DO AÇO Ø1/4'' DISJUNTOR 7 6 GARRAS PARA FIXAR O DISJUNTOR AÇO 18 USG 8 6 PARAFUSOS DE FIXAÇÃO DAS GARRAS DO BRONZE Ø3/16'' X Ø3/8'' DISJUNTOR 9 2 TOSTÃO COM PARAFUSOS AÇO 18 USG 10 2 DISCO PARA TOSTÃO AÇO 18 USG 11 2 PORCAS PARA FIXAÇÃO DO DISCO LIGA DE BRONZE, COBRE OU LATÃO Ø3/16'' ROSCA "NC" 12 1 TAMPA DA CAIXA COM ABERTURA E CHAPA DE AÇO 18 USG DISPOSITIVO PARA CADEADO 13 3 ARRUELAS PARA O PARAFUSO DE Ø11 mm LIGA DE COBRE, LATÃO OU BRONZE ATERRAMENTO 14 1 TRILHO DE 35 mm AÇO ZINCADO ELETRONICAMENTE OU PINTURA ELETROSTÁTICA 15 4 GARRA DE FIXAÇÃO AÇO 18 USG Notas 1. A chapa será laminada a frio, desengraxada, decapada e fosfatizada. 2. O sinal O indica o ponto de caldeamento por resistência. 3. O sinal + indica o ponto de solda para acabamento e proteção contra infiltração d água. 4. Deverá constar a marca do fabricante estampada na tampa e na lateral esquerda da caixa. 5. Pintura eletrostática (epóxi) na cor cinza claro, notação Munsell nº 6,5, conforme processo de pintura da NTD A caixa será fornecida com os dois tostões montados. 7. A caixa será fornecida com os dois adaptadores do disjuntor. 8. A borracha de vedação será inteiriça e com dureza de 60 pontos. 9. A braçadeira de vedação é um item opcional e seu dimensionamento deverá ser feito de acordo com o poste a se utilizado. 10. O parafuso de aterramento deverá estar em contato com a chapa de metal da caixa de proteção.

27 25/89 ANEXO III DETALHES DA CAIXA DE MEDIÇÃO (P1)

28 26/89 Desenho 19 Vista externa P1 Notas: 1. As caixas deverão ser identificadas, no mínimo, com a marca do fabricante e a data de fabricação; 2. As cotas apresentadas se referem aos valores mínimos.

29 27/89 Desenho 20 Vista frontal da caixa P1 sem tampa

30 28/89 Desenho 21 Corte A-A P1

31 29/89 Desenho 22 Corte B-B P1

32 30/89 Desenho 23 Corte C-C P1

33 31/89 Desenho 24 Vista frontal e corte I-I da parte posterior da caixa P1

34 32/89 Desenho 25 Corte D-D vista interna e corte E-E da tampa P1

35 33/89 Desenho 26 Vista superior, corte E-E e corte F-F do visor da tampa P1

36 34/89 Desenho 27 Corte lateral para especificação de materiais P1

37 35/89 Desenho 28 Suporte do disjuntor P1

38 36/89 Desenho 29 Vista lateral e vista superior da garra de suporte do disjuntor P1 Desenho 30 Vista superior e vista lateral do trilho do disjuntor P1

39 37/89 Desenho 31 Vista superior corte A-A da garra de fixação P1 Desenho 32 Vista superior e vista lateral do pino de sustentação do medidor P1

40 38/89 Desenho 33 Vista superior e corte B-B do disco e do tostão P1 Desenho 34 Vista superior do apoio inferior do medidor P1

41 39/89 Desenho 35 Vista frontal, corte C-C e corte D-D da prensa de vidro P1

42 40/89 Desenho 36 Vista frontal, corte F-F da borracha do visor P1

43 41/89 Desenho 37 Vista superior e vista frontal do visor P1 Desenho 38 Vista superior do apoio superior do medidor P1

44 42/89 Desenho 39 Vista frontal, vista lateral e vista superior do dispositivo para cadeado P1 Desenho 40 Vista lateral do parafuso de aterramento com cabeça sextavada P1

45 43/89 RELAÇÃO DE MATERIAIS ITEM QUANT. DESCRIÇÃO MATERIAL 1 1 CAIXA AÇO 18 USG 2 2 PARAFUSO P/ FIXAR SUPORTE DO DISJUNTOR '' Ø1/4'' X 3 1/2'' 3 4 PORCA P/ ARRUELA P/ FIXAR SUPORTE DO DISJUNTOR '' Ø1/4'' 4 1 SUPORTE DO DISJUNTOR '' Ø1/4'' USG 5 6 PARAFUSO P/ FIXAÇÃO DO DISJUNTOR COM ARRUELA 6 2 TOSTÃO COM PARAFUSO AÇO 18 USG 7 2 DISCO PARA TOSTÃO '' 18 '' 8 2 PORCA P/ FIXAÇÃO DO DISCO '' Ø3/16'' ROSCA "NC" AÇO GALVANIZADO ELETRONICAMENTE Ø3/16'' Ø3/8'' 9 1 PINO DE SUSTENTAÇÃO DO MEDIDOR AÇO 10 1 PARAFUSO DO ATERRAMENTO C/ LIGA DE BRONZE, COBRE OU LATÃO Ø1/4'' X 1/2'' CABEÇA SEXTAVADA ROSCA "NC" 11 2 PORCA DO PARAFUSO DO LIGA DE BRONZE, COBRE OU LATÃO Ø3/16'' ROSCA ATERRAMENTO "NC" 12 1 OLHAL P/ LACRE DA CAIXA AÇO 18 USG 13 1 TAMPA DA CAIXA '' 18 '' 14 4 PARAFUSO DO PRENSA-VIDRO '' Ø3/16'' ROSCA "NC" 15 1 BORRACHA DE VEDAÇÃO DO VISOR BORRACHA 16 1 VISOR TRANSPARENTE VIDRO 110 X 150 X 3 mm 17 1 PRENSA-VIDRO '' 18 USG 18 1 ACESSO AO DISJUNTOR '' 18 '' 19 2 PARAFUSO DO ADAPTADOR DO DISJUNTOR '' 18 '' 20 1 ADAPTADOR DO DISJUNTOR NÚM. 1 '' 18 '' 21 1 ADAPTADOR DO DISJUNTOR NÚM. 2 '' 18 '' 22 1 ADAPTADOR DO DISJUNTOR NÚM. 3 '' 18 '' 23 1 DISPOSITIVO PARA CADEADO '' 18 '' 24 1 APOIO SUPERIOR DO MEDIDOR '' 18 '' 25 1 APOIOR INFERIOR DO MEDIDOR '' 18 '' 26 6 GARRA DE FIXAÇÃO DO DISJUNTOR '' 18 '' 27 2 OLHAL P/ FIXAÇÃO DOS ADAPTADORES '' 18 '' 28 2 REDUÇÃO '' 16 '' 29 1 TRILHO DE 35 mm AÇO ZINCADO ELETRONICAMENTE OU PINTURA ELETROSTÁTICA 30 2 GARRA DE FIXAÇÃO EM POSTE (ITEM OPCIONAL) AÇO 16 USG 31 4 GARRA DE FIXAÇÃO AÇO 18 USG 32 4 PARAFUSO CABEÇA SEXTAVADA C/ PORCA E ARRUELA DE PRESSÃO AÇO GALVANIZADO Ø1/4'' X 4'' 33 3 ARRUELAS PARA PARAFUSO DE ATERRAMENTO Ø11 mm LIGA DE COBRE, LATÃO OU BRONZE Nota s: 1. A chapa será laminada a frio, desengraxada, decapada e fosfatizada. 2. O sinal O indica o ponto de caldeamento por resistência. 3. O sinal + indica o ponto de solda para acabamento e proteção contra infiltração d água. 4. Deverá constar a marca do fabricante estampada na tampa e na lateral esquerda da caixa. 5. Pintura eletrostática (epóxi) na cor cinza claro, notação Munsell nº 6,5, conforme processo de pintura da NTD A caixa será fornecida com os dois tostões montados. 7. A caixa será fornecida com os dois adaptadores do disjuntor. 8. A borracha de vedação será inteiriça e com dureza de 60 pontos. 9. A braçadeira de vedação é um item opcional e seu dimensionamento deverá ser feito de acordo com o poste a se utilizado. 10. O parafuso de aterramento deverá estar em contato com a chapa de metal da caixa de proteção.

46 44/89 ANEXO IV DETALHES DA CAIXA DE MEDIÇÃO (M1)

47 45/89 Desenho 41 Vista externa M1 Notas: 1. As caixas deverão ser identificadas, no mínimo, com a marca do fabricante e a data de fabricação; 2. As cotas apresentadas se referem aos valores mínimos.

48 46/89 Desenho 42 Vista frontal da caixa M1 sem tampa

49 47/89 Desenho 43 Corte A-A M1

50 48/89 Desenho 44 Corte B-B M1

51 49/89 Desenho 45 Corte C-C M1

52 50/89 Desenho 46 Parte posterior da caixa M1

53 51/89 Desenho 47 Corte C-C, vista interna e corte D-D da tampa M1

54 52/89 Desenho 48 Corte lateral para especificação de materiais M1

55 53/89 Desenho 49 Suporte do disjuntor M1

56 54/89 Desenho 50 Vista lateral e vista superior da garra de suporte do disjuntor M1 Desenho 51 Vista lateral do parafuso de aterramento com cabeça sextavada M1

57 55/89 Desenho 52 Vista superior corte A-A da garra de fixação M1 Desenho 53 Vista superior e vista lateral do pino de sustentação do medidor M1

58 56/89 Desenho 54 Vista frontal, corte C-C e corte D-D da prensa de vidro M1

59 57/89 Desenho 55 Vista frontal, corte F-F da borracha do visor M1

60 58/89 Desenho 56 Vista superior e vista frontal do visor M1 Desenho 57 Vista superior do apoio superior do medidor M1

61 59/89 Desenho 58 Vista superior e corte B-B do disco e do tostão M1 Desenho 59 Vista superior e vista lateral do trilho do disjuntor M1

62 60/89 Desenho 60 Vista superior corte E-E do visor da tampa M1

63 61/89 Desenho 61 Corte F-F do visor da tampa M1

64 62/89 Desenho 62 Vista frontal, vista lateral e vista superior do dispositivo para cadeado M1

65 63/89 RELAÇÃO DE MATERIAIS ITEM QUANT. DESCRIÇÃO MATERIAL 1 1 CAIXA AÇO 18 USG 2 2 PARAFUSO P/ FIXAR SUPORTE DO DISJUNTOR '' Ø1/4'' X 2 1/2'' ROSCA "NC" 3 4 PORCA P/ ARRUELA P/ FIXAR SUPORTE DO DISJUNTOR '' Ø1/4'' ROSCA "NC" 4 1 SUPORTE DO DISJUNTOR '' Ø1/4'' USG 5 2 PARAFUSO COM ARRUELA AÇO GALVANIZADO ELETRONICAMENTE Ø3/16'' Ø3/8'' 6 2 TOSTÃO COM PARAFUSO AÇO 18 USG 7 2 DISCO PARA TOSTÃO '' 18 '' 8 2 PORCA P/ FIXAÇÃO DO DISCO '' Ø3/16'' ROSCA "NC" 9 1 PINO DE SUSTENTAÇÃO DO MEDIDOR AÇO 10 1 PARAFUSO DO ATERRAMENTO C/ CABEÇA SEXTAVADA LIGA DE BRONZE, COBRE OU LATÃO Ø1/4'' X 1/2'' ROSCA "NC" 11 2 PORCA DO PARAFUSO DO ATERRAMENTO LIGA DE BRONZE, COBRE OU LATÃO Ø3/16'' ROSCA "NC" 12 1 OLHAL P/ LACRE DA CAIXA AÇO 18 USG 13 1 TAMPA DA CAIXA '' 18 '' 14 4 PARAFUSO DO PRENSA-VIDRO '' Ø3/16'' ROSCA "NC" 15 1 BORRACHA DE VEDAÇÃO DO VISOR BORRACHA 16 1 VISOR TRANSPARENTE VIDRO 110 X 150 X 3 mm 17 1 PRENSA-VIDRO '' 18 USG 18 1 ACESSO AO DISJUNTOR '' 18 '' 19 1 APOIO DO MEDIDOR '' 18 '' 20 1 ADAPTADOR DO DISJUNTOR NÚM. 1 '' 18 '' 21 1 DISPOSITIVO PARA CADEADO '' 18 '' 22 6 GARRA DE FIXAÇÃO '' 18 '' 23 1 TRILHO DE 35 mm AÇO ZINCADO ELETRONICAMENTE OU PINTURA ELETROSTÁTICA 24 2 GARRA BRAÇADEIRA DE FIXAÇÃO EM POSTE (ITEM OPCIONAL) '' 14 '' 25 4 GARRA DE FIXAÇÃO EM POSTE (ITEM OPCIONAL) AÇO 16 USG 26 2 GARRA DE FIXAÇÃO DO DISJUNTOR AÇO 18 USG 27 3 ARRUELAS PARA PARAFUSO DE ATERRAMENTO Ø11 mm LIGA DE COBRE, LATÃO OU BRONZE Notas: 1. A chapa será laminada a frio, desengraxada, decapada e fosfatizada. 2. O sinal O indica o ponto de caldeamento por resistência. 3. O sinal + indica o ponto de solda para acabamento e proteção contra infiltração d água. 4. Deverá constar a marca do fabricante estampada na tampa e na lateral esquerda da caixa. 5. Pintura eletrostática (epóxi) na cor cinza claro, notação Munsell nº 6,5, conforme processo de pintura da NTD A caixa será fornecida com os dois tostões montados. 7. A caixa será fornecida com os dois adaptadores do disjuntor. 8. A borracha de vedação será inteiriça e com dureza de 60 pontos. 9. A braçadeira de vedação é um item opcional e seu dimensionamento deverá ser feito de acordo com o poste a se utilizado. 10. O parafuso de aterramento deverá estar em contato com a chapa de metal da caixa de proteção.

66 64/89 ANEXO V DETALHES DA CAIXA DE DERIVAÇÃO (MT 3/2)

67 65/89 Desenho 63 Vista externa MT 3/2 Notas: 1. As caixas deverão ser identificadas, no mínimo, com a marca do fabricante e a data de fabricação; 2. As cotas apresentadas se referem aos valores mínimos.

68 66/89 Desenho 64 Vista frontal da caixa MT 3/2 sem tampa

69 67/89 Desenho 65 Localização dos furos vista frontal da caixa MT 3/2

70 68/89 Desenho 66 Corte A-A MT 3/2

71 69/89 Desenho 67 Corte B-B MT 3/2

72 70/89 Desenho 68 Corte C-C MT 3/2

73 71/89 Desenho 69 Vista interna da tampa MT 3/2

74 72/89 Desenho 70 Vista superior e corte B-B do disco e do tostão MT 3/2 Desenho 71 Vista superior e corte G-G do disco e do tostão MT 3/2

75 73/89 Desenho 72 Vista superior e corte H-H da barra de fase MT 3/2 Desenho 73 Vista lateral e vista superior do isolador MT 3/2

76 74/89 Desenho 74 Vista lateral e vista superior do barramento de neutro MT 3/2

77 75/89 Desenho 75 Vista superior corte A-A da garra de fixação MT 3/2 Desenho 76 Vista lateral do parafuso de aterramento com cabeça sextavada MT 3/2

78 76/89 RELAÇÃO DE MATERIAIS ITEM QUANT. DESCRIÇÃO MATERIAL 1 1 BARRA DE NEUTRO COM 12 FUROS 185 A 2 1 PARAFUSO DO ATERRAMENTO C/ CABEÇA LIGA DE BRONZE, COBRE OU LATÃO Ø1/4'' X Ø1'' SEXTAVADA ROSCA "NC" 3 4 PARAFUSOS DE FIXAÇÃO DAS BARRAS DE FASE COBRE Ø1/4'' ROSCA "NC" 4 3 BARRAS DE FASE COM 7 FUROS 185 A 5 2 PARAFUSO COM ARRUELA P/ FIXAÇÃO DA BARRA AÇO GALVANIZADO ELETROLITICAMENTE Ø1/4'' X DE NEUTRO Ø1/2'' 6 6 ISOLADORES P/ AS BARRAS DE FASE AÇO 18 USG 7 1 GARRA DE FIXAÇÃO DO DISJUNTOR '' 18 '' 8 2 PORCA DO PARAFUSO DO ATERRAMENTO LIGA DE BRONZE, COBRE OU LATÃO Ø1/4'' ROSCA "NC" 9 3 ARRUELAS P/ O PARAFUSO DE ATERRAMENTO Ø14 mm LIGA DE COBRE, LATÃO OU BRONZE PARAFUSO P/ BARRAMENTO DE FASE E NEUTRO LIGA DE COBRE Ø1/4'' X 1'' 11 6 PARAFUSO P/ ISOLADORES DAS BARRAS DE FASE AÇO GALVANIZADO ELETROLITICAMENTE Ø1/4'' Ø1/2'' ARRUELAS P/ PARAFUSO DE CONEXÃO DAS Ø14 mm LIGA DE COBRE, LATÃO OU BRONZE FASES E NEUTRO PORCAS P/ PARAFUSODE CONEXÃO DAS FASES E NEUTRO LIGA DE BRONZE, COBRE OU LATÃO Ø1/4'' ROSCA "NC" 14 6 TOSTÃO COM PARAFUSO AÇO 18 USG 15 2 DISCO PARA TOSTÃO '' 18 '' 16 2 PORCA PARA FIXAÇÃO DO DISCO 3/16 ROSCA NC Notas: 1. A chapa será laminada a frio, desengraxada, decapada e fosfatizada. 2. O sinal O indica o ponto de caldeamento por resistência. 3. O sinal + indica o ponto de solda para acabamento e proteção contra infiltração d água. 4. Deverá constar a marca do fabricante estampada na tampa e na lateral esquerda da caixa. 5. Pintura eletrostática (epóxi) na cor cinza claro, notação Munsell nº 6,5, conforme processo de pintura da NTD A caixa será fornecida com os dois tostões montados. 7. A caixa será fornecida com os dois adaptadores do disjuntor. 8. A borracha de vedação será inteiriça e com dureza de 60 pontos. 9. A braçadeira de vedação é um item opcional e seu dimensionamento deverá ser feito de acordo com o poste a se utilizado. 10. O parafuso de aterramento deverá estar em contato com a chapa de metal da caixa de proteção.

79 77/89 ANEXO VI DETALHES DA CAIXA DE DERIVAÇÃO (MT 2/1)

80 78/89 Desenho 77 Vista externa MT 2/1 Notas: 1. As caixas deverão ser identificadas, no mínimo, com a marca do fabricante e a data de fabricação; 2. As cotas apresentadas se referem aos valores mínimos.

81 79/89 Desenho 78 Vista frontal da caixa MT 2/1sem tampa

82 80/89 Desenho 79 Localização dos furos vista frontal da caixa MT 2/1

83 81/89 Desenho 80 Corte A-A MT 2/1

84 82/89 Desenho 81 Corte B-B MT 2/1

85 83/89 Desenho 82 Corte C-C MT 2/1

86 84/89 Desenho 83 Vista interna da tampa MT 2/1

87 85/89 Desenho 84 Vista superior e corte B-B do disco e do tostão MT 2/1 Desenho 85 Vista superior e corte G-G do disco e do tostão MT 2/1

88 86/89 Desenho 86 Vista superior e corte H-H da barra de fase MT 2/1 Desenho 87 Vista lateral e vista superior do isolador MT 2/1

89 87/89 Desenho 88 Vista lateral e vista superior do barramento de neutro MT 2/1

90 88/89 Desenho 89 Vista superior corte A-A da garra de fixação MT 2/1 Desenho 90 Vista lateral do parafuso de aterramento com cabeça sextavada MT 2/1

91 89/89 RELAÇÃO DE MATERIAIS ITEM QUANT. DESCRIÇÃO MATERIAL 1 1 BARRA DE NEUTRO COM 9 FUROS 185 A 2 1 PARAFUSO DO ATERRAMENTO C/ CABEÇA LIGA DE BRONZE, COBRE OU LATÃO Ø1/4'' X Ø1'' SEXTAVADA ROSCA "NC" 3 6 PARAFUSOS DE FIXAÇÃO DAS BARRAS DE FASE COBRE Ø1/4'' ROSCA "NC" 4 3 BARRAS DE FASE COM 7 FUROS 185 A 5 2 PARAFUSO COM ARRUELA P/ FIXAÇÃO DA BARRA AÇO GALVANIZADO ELETROLITICAMENTE Ø1/4'' X DE NEUTRO Ø1/2'' 6 6 ISOLADORES P/ AS BARRAS DE FASE AÇO 18 USG 7 1 GARRA DE FIXAÇÃO DO DISJUNTOR '' 18 '' 8 2 PORCA DO PARAFUSO DO ATERRAMENTO LIGA DE BRONZE, COBRE OU LATÃO Ø1/4'' ROSCA "NC" 9 3 ARRUELAS P/ O PARAFUSO DE ATERRAMENTO Ø14 mm LIGA DE COBRE, LATÃO OU BRONZE PARAFUSO P/ BARRAMENTO DE FASE E NEUTRO LIGA DE COBRE Ø1/4'' X 1'' 11 6 PARAFUSO P/ ISOLADORES DAS BARRAS DE FASE AÇO GALVANIZADO ELETROLITICAMENTE Ø1/4'' Ø1/2'' ARRUELAS P/ PARAFUSO DE CONEXÃO DAS Ø14 mm LIGA DE COBRE, LATÃO OU BRONZE FASES E NEUTRO PORCAS P/ PARAFUSODE CONEXÃO DAS FASES E NEUTRO LIGA DE BRONZE, COBRE OU LATÃO Ø1/4'' ROSCA "NC" 14 6 TOSTÃO COM PARAFUSO AÇO 18 USG 15 2 DISCO PARA TOSTÃO '' 18 '' 16 2 PORCA PARA FIXAÇÃO DO DISCO 3/16 ROSCA NC Notas: 1. A chapa será laminada a frio, desengraxada, decapada e fosfatizada. 2. O sinal O indica o ponto de caldeamento por resistência. 3. O sinal + indica o ponto de solda para acabamento e proteção contra infiltração d água. 4. Deverá constar a marca do fabricante estampada na tampa e na lateral esquerda da caixa. 5. Pintura eletrostática (epóxi) na cor cinza claro, notação Munsell nº 6,5, conforme processo de pintura da NTD A caixa será fornecida com os dois tostões montados. 7. A caixa será fornecida com os dois adaptadores do disjuntor. 8. A borracha de vedação será inteiriça e com dureza de 60 pontos. 9. A braçadeira de vedação é um item opcional e seu dimensionamento deverá ser feito de acordo com o poste a se utilizado. 10. O parafuso de aterramento deverá estar em contato com a chapa de metal da caixa de proteção.

NORMA TÉCNICA DE DISTRIBUIÇÃO NTD 3.0

NORMA TÉCNICA DE DISTRIBUIÇÃO NTD 3.0 NTD 3.0.05 ESPECIFICAÇÕES E PADRÕES DE ENTRADA DE UNIDADES MARÇO-1996 DIRETORIA DE DISTRIBUIÇÃO SUPERINTENDENCIA DE ENGENHARIA E NORMATIZAÇÃO GERÊNCIA DE NORMATIZAÇÃO 1/13 NORMA TÉCNICA DE DISTRIBUIÇÃO

Leia mais

CÓDIGO TÍTULO VERSÃO CAIXAS EM CHAPA DE AÇO OU ALUMÍNIO PARA UTILIZAÇÃO EM ENTRADAS DE UNIDADES CONSUMIDORAS

CÓDIGO TÍTULO VERSÃO CAIXAS EM CHAPA DE AÇO OU ALUMÍNIO PARA UTILIZAÇÃO EM ENTRADAS DE UNIDADES CONSUMIDORAS SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO ESPECIFICAÇÃO CÓDIGO TÍTULO VERSÃO ES.DT.PDN.01.01.161 UTILIZAÇÃO EM ENTRADAS DE UNIDADES 01 APROVADO POR JOSELINO SANTANA FILHO ENGENHARIA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO SUMÁRIO

Leia mais

5 CONDIÇÕES ESPECÍFICAS 5.1 Material: A armação da caixa deve ser feita com cantoneiras de aço-carbono, ABNT 1010 a 1020, laminado.

5 CONDIÇÕES ESPECÍFICAS 5.1 Material: A armação da caixa deve ser feita com cantoneiras de aço-carbono, ABNT 1010 a 1020, laminado. 1 OBJETIVO Esta Norma padroniza as dimensões e estabelece as condições gerais e específicas da caixa de medição a ser utilizada para alojar TCs e TPs empregados na medição de unidades consumidoras do Grupo

Leia mais

ÍNDICE SEÇÃO TÍTULO PÁGINA

ÍNDICE SEÇÃO TÍTULO PÁGINA ÍNDICE SEÇÃO TÍTULO PÁGINA 1. OBJETIVO 1 2. CAMPO DE APLICAÇÃO 1. NORMAS E DOCUMENTOS COMPLEMENTARES 1 4. CONDIÇÕES GERAIS 1 5. CONDIÇÕES ESPECÍFICAS 2 5.1 Caixas em Policarbonato 2 5.2 Barra Chata para

Leia mais

HISTÓRICO DE MODIFICAÇÕES Edição Data Alterações em relação à edição anterior

HISTÓRICO DE MODIFICAÇÕES Edição Data Alterações em relação à edição anterior Especificação Sucinta de Centro de Distribuição - CD (Tipo 03) Processo Planejamento, Ampliação e Melhoria da Rede Elétrica Atividade Planeja o Desenvolvimento da Rede Código Edição Data VR01.01-00.227

Leia mais

Edição Data Alterações em relação à edição anterior. Nome dos grupos

Edição Data Alterações em relação à edição anterior. Nome dos grupos Especificação Sucinta de Caixa Modelo F5 Uso Interno Processo Planejamento, Ampliação e Melhoria da Rede Elétrica Atividade Planeja o Desenvolvimento da Rede Código Edição Data VR.-00.197 2ª Folha 1 DE

Leia mais

Edição Data Alterações em relação à edição anterior. Nome dos grupos

Edição Data Alterações em relação à edição anterior. Nome dos grupos Especificação Sucinta de Caixa Modelo F5 Uso Externo Processo Planejamento, Ampliação e Melhoria da Rede Elétrica Atividade Planeja o Desenvolvimento da Rede Código Edição Data VR.-00.198 2ª Folha 1 DE

Leia mais

3 REFERÊNCIAS 4 DISPOSIÇÕES GERAIS

3 REFERÊNCIAS 4 DISPOSIÇÕES GERAIS Elaborador: Mário Sérgio de Medeiros Damascena ET - 05.117.01 1 de 6 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis de pino de isolador para utilização

Leia mais

NORMA TÉCNICA NTE PADRÃO PRÉ-FABRICADO. Cuiabá Mato Grosso - Brasil

NORMA TÉCNICA NTE PADRÃO PRÉ-FABRICADO. Cuiabá Mato Grosso - Brasil NORMA TÉCNICA NTE - 011 PADRÃO PRÉ-FABRICADO Cuiabá Mato Grosso - Brasil 1. OBJETIVO Esta norma tem por objetivo padronizar, especificar e fixar os critérios e as exigências técnicas mínimas relativas

Leia mais

Padrão Técnico Distribuição Caixa de Medição Tipo H. Sumário

Padrão Técnico Distribuição Caixa de Medição Tipo H. Sumário Sumário 1 Âmbito de Aplicação...2 2 Objetivo...2 3 Características da caixa tipo H...2 3.1 Material...2 3.2 Identificação...2 3.3 Alojamento do medidor...2 3.4 Sistema de ventilação...2 3.5 Espessura da

Leia mais

Edição Data Alterações em relação à edição anterior. Nome dos grupos

Edição Data Alterações em relação à edição anterior. Nome dos grupos Especificação Sucinta de Quadro de Distribuição Geral - QDG -(Tipo 02) Processo Planejamento, Ampliação e Melhoria da Rede Elétrica Atividade Planeja o Desenvolvimento da Rede Código Edição Data VR01.01-00.226

Leia mais

Edição Data Alterações em relação à edição anterior. Nome dos grupos

Edição Data Alterações em relação à edição anterior. Nome dos grupos Especificação Sucinta de Quadro de Distribuição Geral - QDG (Tipo 01) Processo Planejamento, Ampliação e Melhoria da Rede Elétrica Atividade Planeja o Desenvolvimento da Rede Código Edição Data VR01.01-00.220

Leia mais

Edição Data Alterações em relação à edição anterior. Nome dos grupos

Edição Data Alterações em relação à edição anterior. Nome dos grupos Especificação Sucinta de Centro de Distribuição CD (Tipo 02) Processo Planejamento, Ampliação e Melhoria da Rede Elétrica Atividade Planeja o Desenvolvimento da Rede Código Edição Data VR01.01-00.5 1ª

Leia mais

Edição Data Alterações em relação à edição anterior. Nome dos grupos

Edição Data Alterações em relação à edição anterior. Nome dos grupos Especificação Sucinta de Centro de Distribuição CD (Tipo ) Processo Planejamento, Ampliação e Melhoria da Rede Elétrica Atividade Planeja o Desenvolvimento da Rede Código Edição Data VR.-00.078 3ª Folha

Leia mais

[1] NBR 5426:1989 Planos de amostragem e procedimentos na inspeção por atributos;

[1] NBR 5426:1989 Planos de amostragem e procedimentos na inspeção por atributos; 17 / 05 / 2012 1 de 8 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para o parafuso de cabeça abaulada utilizado nas Redes de Distribuição da CEMAR.

Leia mais

Edição Data Alterações em relação à edição anterior. Nome dos grupos

Edição Data Alterações em relação à edição anterior. Nome dos grupos Especificação Sucinta de Centro de Distribuição CD (Tipo 04) Processo Planejamento, Ampliação e Melhoria da Rede Elétrica Atividade Planeja o Desenvolvimento da Rede Código Edição Data VR.-00.252 1ª Folha

Leia mais

Ferragem de rede aérea que se fixa numa superfície, em geral a face superior de uma cruzeta, na qual, por sua vez, é fixado um isolador de pino.

Ferragem de rede aérea que se fixa numa superfície, em geral a face superior de uma cruzeta, na qual, por sua vez, é fixado um isolador de pino. 26 / 07 / 2011 1 de 10 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis do pino de isolador para utilização nas Redes de Distribuição da CEMAR. 2 CAMPO

Leia mais

Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis do engate garfo-garfo para utilização nas Subestações da CEMAR.

Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis do engate garfo-garfo para utilização nas Subestações da CEMAR. 09 / 05 / 2011 1 de 5 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis do engate garfo-garfo para utilização nas Subestações da CEMAR. 2 CAMPO DE APLICAÇÃO

Leia mais

Caixa concentradora de disjuntores

Caixa concentradora de disjuntores FIGURA 1 - CAIXA COM TAMPA 532 15 4 2,5 162 120 42 DETALHE 1 VISTA SUPERIOR DETALHE 2 49 ALINHAMENTO ENTRE A JANELA PARA DISJUNTOR E O TRILHO PARA DISJUNTOR TAMPA DA JANELA PARA DISJUNTOR JANELA VENEZIANA

Leia mais

N.Documento: Categoria: Versão: Aprovado por: Data Publicação: Página: Instrução 1.1 Ronaldo Antônio Roncolatto 03/02/ de 8

N.Documento: Categoria: Versão: Aprovado por: Data Publicação: Página: Instrução 1.1 Ronaldo Antônio Roncolatto 03/02/ de 8 INDICE 1- ÂMBITO DE APLICAÇÃO 2 - DESENHO DO MATERIAL 3 - CARACTERÍSTICAS GERAIS 4 - CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS 5 - MATERIAL 6 - ENSAIOS 7 - IDENTIFICAÇÃO 8 - HISTÓRICO DE REVISÃO 12905 Instrução 1.1

Leia mais

Dispositivo metálico que exerce função mecânica e/ou elétrica em uma linha aérea.

Dispositivo metálico que exerce função mecânica e/ou elétrica em uma linha aérea. 10 / 05 / 2011 1 de 5 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis do engate concha olhal 90º para utilização nas Subestações da CEMAR. 2 CAMPO DE

Leia mais

Padrão Técnico Distribuição Caixa de Medição Tipo IV

Padrão Técnico Distribuição Caixa de Medição Tipo IV 1- ÂMBITO DE APLICAÇÃO: Esta padronização se aplica a entradas de consumidores polifásicos onde o padrão de entrada tem medição voltada para a calçada, atendidos em tensão secundária de distribuição das

Leia mais

Fabricante/Fornecedor: Fabricar/Fornecer materiais conforme exigências desta Especificação Técnica.

Fabricante/Fornecedor: Fabricar/Fornecer materiais conforme exigências desta Especificação Técnica. 29/01/2018 1 de 5 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para Arruela Presilha, utilizados nas Redes de Distribuição da Companhia Energética

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 26 / 04 / 2013 1 de 6 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para grampo de linha viva utilizado nas Redes de Distribuição Aéreas da Companhia

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 01 / 04 / 2013 1 de 8 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para parafuso de cabeça quadrada utilizado nas Redes e Linhas de Distribuição da

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 11 / 04 / 2013 1 de 1 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para Arruela Presilha, utilizados nas Redes de Distribuição da Companhia Energética

Leia mais

Dispositivo metálico que exerce função mecânica e/ou elétrica em uma linha aérea.

Dispositivo metálico que exerce função mecânica e/ou elétrica em uma linha aérea. 11 / 05 / 2011 1 de 5 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis de engate concha garfo para utilização nas subestações de energia da CEMAR. 2 CAMPO

Leia mais

Padrão Técnico Distribuição

Padrão Técnico Distribuição 1- ÂMBITO DE APLICAÇÃO: Esta padronização se aplica a entradas de consumidores polifásicos onde o padrão de entrada tem medição voltada para o terreno, atendidos em tensão secundária de distribuição das

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 26 / 07 / 2013 1 de 5 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis de suporte L para fixação de Chave Fusível e para-raios em cruzeta para utilização

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 03 / 04 / 2013 1 de 1 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para parafuso tipo J utilizado na fixação de células capacitivas na montagem de

Leia mais

CAIXA PADRÃO DAE PARA HIDRÔMETROS

CAIXA PADRÃO DAE PARA HIDRÔMETROS CAIXA PADRÃO DAE PARA HIDRÔMETROS ETM 007 VERSÃO 2 Jundiaí 2014 ETM-007 Sumário 1 Objetivo...2 2 Referências normativas...2 3 Definições...2 4 Requisitos gerais...2 Requisitos da caixa padrão DAE S/A para

Leia mais

Estabelecer as normas e padrões técnicos para o fornecimento de parafuso de cabeça quadrada. Coordenar o processo de revisão desta especificação.

Estabelecer as normas e padrões técnicos para o fornecimento de parafuso de cabeça quadrada. Coordenar o processo de revisão desta especificação. 30/01/2018 1 de 14 1 EFINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para parafuso de cabeça quadrada utilizados nas Redes de Distribuição da CEMAR Companhia

Leia mais

Nas exigências de um determinado material deve prevalecer, respectivamente, o exigido:

Nas exigências de um determinado material deve prevalecer, respectivamente, o exigido: MANUAL ESPECIAL SISTEMA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA E-313.0048 EQUIPAMENTOS 1/16 1. FINALIDADE

Leia mais

Estabelecer as normas e padrões técnicos para o fornecimento de parafuso olhal. Coordenar o processo de revisão desta especificação.

Estabelecer as normas e padrões técnicos para o fornecimento de parafuso olhal. Coordenar o processo de revisão desta especificação. 05/10/2017 1 de 12 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para parafuso olhal das Redes de Distribuição e Transmissão da CEMAR - Companhia Energética

Leia mais

CÓPIA NÃO CONTROLADA - 29/08/2017

CÓPIA NÃO CONTROLADA - 29/08/2017 TÍTULO: ESP.DISTRIBU-ENGE-17 1/7 1 OBJETIVO Estabelecer a especificação de caixa para medição indireta de uso externo modelo F4. 2 RESPONSABILIDADES Compete aos órgãos responsáveis pelo patrimônio, suprimento,

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 30/01/2018 1 de 15 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para haste de aterramento e acessórios, para utilização nas Redes de Distribuição das

Leia mais

CAIXAS PARA EQUIPAMENTOS DE MEDIÇÃO. Características básicas e exigências mínimas para fabricação

CAIXAS PARA EQUIPAMENTOS DE MEDIÇÃO. Características básicas e exigências mínimas para fabricação ' CAIXAS PARA EQUIPAMENTOS DE MEDIÇÃO Características básicas e exigências mínimas para fabricação 1. Objetivo Estabelecer os aspectos relativos a caixas metálicas para equipamentos de medição, quanto

Leia mais

Edição Data Alterações em relação à edição anterior. 4ª 06/07/2009 Alteração do critério de aplicação e nos desenhos do ANEXO I.

Edição Data Alterações em relação à edição anterior. 4ª 06/07/2009 Alteração do critério de aplicação e nos desenhos do ANEXO I. Especificação Sucinta de entro de Medição para 9 Medidores M-9 (Tipo ) Processo Planejamento, Ampliação e Melhoria da Rede Elétrica Atividade Planeja o Desenvolvimento da Rede ódigo Edição Data VR.-00.080

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 18 / 02 / 2014 1 de 8 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padronizam as dimensões e as características mínimas exigíveis para a haste de aterramento e acessórios utilizados nas Redes de Distribuição,

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 01/03/ de 9

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 01/03/ de 9 01/03/2018 1 de 9 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para Cantoneira para Braço C, utilizados nas Redes de Distribuição da CEMAR Companhia

Leia mais

Quadro para Instrumentos para Medição Agrupada de Consumidor

Quadro para Instrumentos para Medição Agrupada de Consumidor CARACATERÍSTICAS DOS QUADROS ITEM FUNÇÃO CÓDIGO 01 PROTEÇÃO GERAL 300A E MEDIÇÃO DIRETA DO SERVIÇO 6797335 02 PROTEÇÃO GERAL 800A E MEDIÇÃO DIRETA DO SERVIÇO 6797338 03 PROTEÇÃO GERAL 800A E MEDIÇÃO INDIRETA

Leia mais

Gerência de Suprimentos e Logística: Solicitar em sua rotina de aquisição material conforme especificado nesta Norma;

Gerência de Suprimentos e Logística: Solicitar em sua rotina de aquisição material conforme especificado nesta Norma; 17 / 05 / 2012 1 de 10 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para parafuso olhal utilizado nas Redes e Linhas de Distribuição da CEMAR. 2 CAMPO

Leia mais

Padrão Técnico Distribuição Caixa de Medição Tipo II

Padrão Técnico Distribuição Caixa de Medição Tipo II 1- ÂMBITO DE APLICAÇÃO: Esta padronização se aplica a entradas de consumidores monofásicos e bifásicos onde o padrão de entrada tem medição voltada para o terreno, atendidos em tensão secundária de distribuição

Leia mais

CONHEÇA AQUI O PADRÃO PARA NOVA LIGAÇÃO

CONHEÇA AQUI O PADRÃO PARA NOVA LIGAÇÃO CONHEÇA AQUI O PADRÃO PARA NOVA LIGAÇÃO Para que a Celpa ligue a sua luz pela primeira vez, você precisa estar com o padrão de entrada de energia instalado corretamente. Chamamos de Padrão de Entrada Celpa

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 01 / 04 / 2013 1 de 6 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padronizam as dimensões e as características mínimas exigíveis para a haste de aterramento e acessórios utilizados nas Redes de Distribuição,

Leia mais

Padrão Técnico Distribuição Caixa de Medição Tipo V

Padrão Técnico Distribuição Caixa de Medição Tipo V 1- ÂMBITO DE APLICAÇÃO: Esta padronização se aplica a entradas de consumidores polifásicos onde o padrão de entrada tem medição voltada para a calçada atendidos em tensão secundária de distribuição das

Leia mais

COMPANHIA ESPÍRITO SANTENSE DE SANEAMENTO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PARA MONTAGEM DE QUADROS E PAINEIS ELÉTRICOS ODMN-VIT-ET

COMPANHIA ESPÍRITO SANTENSE DE SANEAMENTO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PARA MONTAGEM DE QUADROS E PAINEIS ELÉTRICOS ODMN-VIT-ET COMPANHIA ESPÍRITO SANTENSE DE SANEAMENTO DE QUADROS E PAINEIS ELÉTRICOS ODMN-VIT-ET-2015-002 1 1. ESCOPO Esta Prescrição Técnica estabelece os requisitos técnicos gerais para execução da montagem, testes

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 24/09/2013 1 de 5 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para Braço Tipo L, utilizados nas Redes de Distribuição da Companhia Energética do Maranhão-CEMAR

Leia mais

CCM. Centro de Controle de Motores Conjunto de manobra e controle de baixa tensão. Painéis metálicos fabricados em aço carbono.

CCM. Centro de Controle de Motores Conjunto de manobra e controle de baixa tensão. Painéis metálicos fabricados em aço carbono. Centro de Controle de Motores Conjunto de manobra e controle de baixa tensão Painéis metálicos fabricados em aço carbono. Definição ( montado): é uma combinação de dispositivos e equipamentos de manobra,

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 24/09/2013 1 de 1 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para Cantoneira para Braço C, utilizados nas Redes de Distribuição da Companhia Energética

Leia mais

CAIXAS PARA EQUIPAMENTOS DE MEDIÇÃO E PROTEÇÃO

CAIXAS PARA EQUIPAMENTOS DE MEDIÇÃO E PROTEÇÃO NORM 1. TÉNI IXS PR EQUIPMENTOS DE MEDIÇÃO E PROTEÇÃO DEPRTMENTO DE PLNEJMENTO E ENGENHRI DPE OJETIVO SISTEM DE DOUMENTOS NORMTIVOS SUSISTEM DE NORMS TÉNIS NORM DE I XS PR EQUIPMENTOS DE MEDIÇÃO E PROTEÇÃO

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 09 / 04 / 2013 1 de 1 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para parafuso olhal utilizado nas Redes e Linhas de Distribuição da Companhia Energética

Leia mais

Sumário. N.Documento: Categoria: Versão: Aprovado por: Data Publicação: Página: 2704 Manual 1.7 Caius Vinicíus S Malagoli 11/10/ de 11

Sumário. N.Documento: Categoria: Versão: Aprovado por: Data Publicação: Página: 2704 Manual 1.7 Caius Vinicíus S Malagoli 11/10/ de 11 Sumário 1 Âmbito de Aplicação... 2 2 Objetivo... 2 3 Normas e documentos complementares... 2 4 Definições... 2 5 Condições gerais... 3 5.1 Dimensões... 3 5.2 Características Construtivas... 3 5.3 Identificação...

Leia mais

Padrão Técnico Distribuição Caixa de Medição Tipo III

Padrão Técnico Distribuição Caixa de Medição Tipo III 1- ÂMBITO DE APLICAÇÃO: Esta padronização se aplica a entradas de consumidores polifásicos onde o padrão de entrada tem medição voltada para o terreno, atendidos em tensão secundária de distribuição das

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 01 / 04 / 2013 1 de 6 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis de arruela quadrada para utilização nas redes e linhas de distribuição e subestações

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 26 / 07 / 2013 1 de 5 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis de Suporte de Topo Para Isolador Pilar para utilização nas Redes de Distribuição

Leia mais

[1] NBR 5426: Planos de amostragem e procedimentos na inspeção por atributos;

[1] NBR 5426: Planos de amostragem e procedimentos na inspeção por atributos; 26 / 06 / 2012 1 de 6 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para o gancho olhal utilizado nas Redes de Distribuição Aéreas da CEMAR. 2 CAMPO

Leia mais

ANEXO 1 VISÃO EXPLODIDA DOS COMPONENTES DO POSTE COMPACTO

ANEXO 1 VISÃO EXPLODIDA DOS COMPONENTES DO POSTE COMPACTO SUMÁRIO 1 - Finalidade 2 - Âmbito de Aplicação 3 - Notas Gerais 4- Materiais para o Poste Compacto 4.1 Poste de concreto duplo T com eletroduto embutido 4.2- Conetor spli-bolt para rabicho 4.3- Conector

Leia mais

CONECTOR TERMINAL DE COMPRESSÃO

CONECTOR TERMINAL DE COMPRESSÃO FIGURA 1A FIGURA 1B MAIO/2018 SRD/DPLD/VNTD VOLUME 1 Página 1 de 7 FIGURA 1C FIGURA 2A FIGURA 2B (vista do barril) FIGURA ILUSTRATIVA FIGURA ILUSTRATIVA Nota: figuras 1B, 2A e 2B referem-se exclusivamente

Leia mais

CONECTOR TERMINAL DE COMPRESSÃO

CONECTOR TERMINAL DE COMPRESSÃO FIGURA 1A FIGURA 1B 18/JANEIRO/2019 SPI/DPLD/VNTD VOLUME 1 Página 1 de 7 FIGURA 1C FIGURA 2A FIGURA 2B (vista do barril) FIGURA ILUSTRATIVA FIGURA ILUSTRATIVA Nota: as figuras 1B, 2A e 2B referem-se exclusivamente

Leia mais

CONECTOR DERIVAÇÃO PARA LINHA VIVA

CONECTOR DERIVAÇÃO PARA LINHA VIVA FIGURA 1 JUNHO/2017 DPLD/VNTD VOLUME 1 Página 1 de 5 DETALHE B (BICO) NOTAS: - O conector de derivação deve ter a parte superior do bico estendida, como mostra o modelo 1 do Detalhe B, visando facilitar

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 28/06/2005 1 de 5 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para manilhasapatilha utilizada nas Redes de Distribuição da Companhia Energética do

Leia mais

Sumário. N.Documento: Categoria: Versão: Aprovado por: Data Publicação: Página: Manual 1.1 Caius Vinicíus S Malagoli 11/10/ de 21

Sumário. N.Documento: Categoria: Versão: Aprovado por: Data Publicação: Página: Manual 1.1 Caius Vinicíus S Malagoli 11/10/ de 21 Sumário 1 Âmbito de Aplicação... 2 2 Objetivo... 2 3 Características gerais... 2 3.1 Tipo de material... 2 3.2 Identificação do fabricante... 2 3.3 Tampa e visor... 3 3.4 Acessórios... 3 3.5 Prazos...

Leia mais

SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DA DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA

SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DA DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA MANUAL ESPECIAL SISTEMA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DA DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA E-313.0049 ISOLADORES 1/19 1. FINALIDADE

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DE DISTRIBUIÇÃO Título ZINCAGEM EM GERAL

ESPECIFICAÇÃO DE DISTRIBUIÇÃO Título ZINCAGEM EM GERAL ESPECIFICAÇÃO DE DISTRIBUIÇÃO Título ZINCAGEM EM GERAL Código ETD-00.002 Data da emissão 11.01.1984 Data da última revisão 30.06.2006 Folha 1 SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Normas Complementares 3 Definições 4 Condições

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA BALCÃO POLIVALENTE BP ERG-03. Especificação Técnica revisada, conforme FSET nº. 43/2016 acordado com o DEOPE e DESAU.

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA BALCÃO POLIVALENTE BP ERG-03. Especificação Técnica revisada, conforme FSET nº. 43/2016 acordado com o DEOPE e DESAU. ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA BALCÃO POLIVALENTE NÚMERO: 162005 DESENHO: EMISSÃO: NOVEMBRO/2016 VALIDADE: NOVEMBRO/2021 REVOGA: 112050 REVOGA DESENHO: CÓDIGO ERP: 10050465-5 ORGÃO DEMANDANTE: DEOPE/DESAU APLICAÇÃO:

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 01/03/ de 9

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 01/03/ de 9 01/03/2018 1 de 9 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para Estribo para Braço Tipo L, utilizados nas Redes de Distribuição da CEMAR Companhia

Leia mais

CAIXAS PARA EQUIPAMENTOS DE MEDIÇÃO MATERIAL POLIMÉRICO

CAIXAS PARA EQUIPAMENTOS DE MEDIÇÃO MATERIAL POLIMÉRICO 1 - Objetivo Especificar as características básicas das caixas de medição fabricadas em material polimérico, com tampa transparente, para aplicação em entradas de serviço de unidades consumidoras atendidas

Leia mais

CONECTOR TERMINAL DE COMPRESSÃO

CONECTOR TERMINAL DE COMPRESSÃO FIGURA 1A FIGURA 1B FIGURA 2 OBS.: 1) Medidas em milímetros. 2) Dimensões ver Tabela 1. JANEIRO/2018 SRD/DPLD/VNTD VOLUME 1 Página 1 de 5 APLICAÇÃO TABELA 1 NTC PADRÃO CÓDIGO COPEL CONDUTORES DE COBRE

Leia mais

Manual para Execução da Entrada de Serviço

Manual para Execução da Entrada de Serviço Manual para Execução da Entrada de Serviço DDI/SCD Junho/2009 MANUAL PARA EXECUÇÃO DA ENTRADA DE SERVIÇO Versão: junho/2009 ÍNDICE Introdução 1. Padrões Construtivos 1.1. Entradas de Serviço Comercializadas

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 02 / 01 / 2014 1 de 6 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis de conector cunha de cobre para utilização nas Redes de Distribuição da Companhia

Leia mais

Caixa para Medidor Monofásico

Caixa para Medidor Monofásico N O Data Revisões Visto Vanderlei Robadey Aprov. Antônio C.Alves Página 1 de 6 75± 75±5 N O Data Revisões Visto Vanderlei Robadey Aprov. Antônio C.Alves Página 2 de 6 N O Data Revisões Visto Vanderlei

Leia mais

a) ABNT NBR 15820:2010 caixa para medidor de energia elétrica requisitos; b) ABNT NBR 11003:2009 tintas determinação da aderência;

a) ABNT NBR 15820:2010 caixa para medidor de energia elétrica requisitos; b) ABNT NBR 11003:2009 tintas determinação da aderência; MANUAL ESPECIAL SISTEMA DE SERVIÇOS E CONSUMIDORES SUBSISTEMA MEDIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA E-321.0004 CAIXAS PARA APLICAÇÃO EM MEDIÇÃO DESCENTRALIZADA E COM UTILIZAÇÃO DE BARRAMENTO BLINDADO 1/18 1. FINALIDADE

Leia mais

Caixa de passagem e ligação

Caixa de passagem e ligação Caixa de passagem e ligação A prova de tempo e jatos potentes d água Características Construtivas Caixa de passagem e ligação fabricada em liga de alumínio fundido copper free de alta resistência mecânica

Leia mais

Caixa para medidor polifásico

Caixa para medidor polifásico FIRUGA 1: CAIXA COM TAMPA 252 VISTA SUPERIOR 132 74 A 385 PRÉ-FURO Ø5 48 A Ø2 FURO PARA LACRE MÍN. 10,5 15 LUVA W1/4 VISTA LATERAL ESQUERDA VISTA FRONTAL VISTA LATERAL DIREITA 35 39 51 VISTA INFERIOR Código

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO DT-SNT 05/11 NOVOS MODELOS DE CAIXAS EM POLICARBONATO

COMUNICADO TÉCNICO DT-SNT 05/11 NOVOS MODELOS DE CAIXAS EM POLICARBONATO COMUNICADO TÉCNICO DT-SNT 05/11 NOVOS MODELOS DE CAIXAS EM POLICARBONATO 1. OBJETIVO O presente comunicado técnico visa apresentar os novos modelos de caixas em policarbonato que podem ser utilizadas como

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 24/09/2013 1 de 1 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para Estribo para Braço Tipo L, utilizados nas Redes de Distribuição da Companhia Energética

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 12 / 04 / 2013 1 de 1 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis do isolador pilar de porcelana para sua utilização nas Redes de Distribuição da

Leia mais

CAIXAS PARA EQUIPAMENTOS DE MEDIÇÃO E DE DISTRIBUIÇÃO - CENTRO DE MEDIÇÃO MODULADO Fabricação em Chapa de Aço Carbono ou Chapa de Alumínio

CAIXAS PARA EQUIPAMENTOS DE MEDIÇÃO E DE DISTRIBUIÇÃO - CENTRO DE MEDIÇÃO MODULADO Fabricação em Chapa de Aço Carbono ou Chapa de Alumínio CAIXAS PARA EQUIPAMENTOS DE MEDIÇÃO Características básicas e exigências mínimas para fabricação 1. Objetivo Estabelecer os aspectos relativos a caixas metálicas para equipamentos de medição, quanto às

Leia mais

Caixa de ligação Ex d / Ex tb

Caixa de ligação Ex d / Ex tb Caixa de ligação Ex d / Ex tb A prova de explosão, tempo e jatos potentes d água Características Construtivas Caixa de passagem e ligação fabricada em liga de alumínio fundido copper free de alta resistência

Leia mais

Caixa de passagem e ligação

Caixa de passagem e ligação Caixa de passagem e ligação AR14 A prova de tempo e jatos potentes d água Características Construtivas Caixa de passagem e ligação fabricada em liga de alumínio fundido copper free de alta resistência

Leia mais

Caixa de passagem e ligação

Caixa de passagem e ligação Caixa de passagem e ligação AR14 A prova de tempo e jatos potentes d água Características Construtivas Caixa de passagem e ligação fabricada em liga de alumínio fundido copper free de alta resistência

Leia mais

1.Objetivo 1. 2.Condições Gerais 1. 3.Informação dos Materiais 2. Quadro 1 - RTHP TRANSFORMADOR MONOFÁSICO 15,0/24,0/36,2kV 2

1.Objetivo 1. 2.Condições Gerais 1. 3.Informação dos Materiais 2. Quadro 1 - RTHP TRANSFORMADOR MONOFÁSICO 15,0/24,0/36,2kV 2 SUMÁRIO Pág. 1.Objetivo 1 2.Condições Gerais 1 3.Informação dos Materiais 2 Quadro 1 - RTHP TRANSFORMADOR MONOFÁSICO 15,0/24,0/36,2kV 2 DISTRIBUIÇÃO ND 2.6 Quadro 2 - RTHP TRANSFORMADOR TRIFÁSICO 15,0/24,0/36,2kV

Leia mais

COPEL POSTE DE CONCRETO PARA ENTRADAS DE SERVIÇO NTC

COPEL POSTE DE CONCRETO PARA ENTRADAS DE SERVIÇO NTC POSTE DE CONCRETO PARA ENTRADAS DE SERVIÇO NTC 9170 Exigências Mínimas 1 Objetivo Esta norma tem por finalidade estabelecer as condições mínimas para construção de postes de concreto armado, destinados

Leia mais

LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA TENSÃO

LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA TENSÃO 1. Introdução Esta norma técnica prevê as condições de atendimento aos Quadros de Sensores e Boosters da Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar. 2. Características Gerais Tensão de atendimento: 127

Leia mais

FIGURA 1 CONECTOR TERMINAL FIGURA 2 LUVA TERMOCONTRÁTIL FIGURA 3 DETALHE DE INSTALAÇÃO. Parafuso e Arruela. Conector. Luva

FIGURA 1 CONECTOR TERMINAL FIGURA 2 LUVA TERMOCONTRÁTIL FIGURA 3 DETALHE DE INSTALAÇÃO. Parafuso e Arruela. Conector. Luva FIGURA 1 E C D φ G F φ 10.0 + 0.2 A B CONECTOR TERMINAL FIGURA 2 I H LUVA TERMOCONTRÁTIL FIGURA 3 Rosca (Normal) DIN II 16 fios / in Sextavado Interno d1 h l1 l2 PARAFUSO D12 d2 m ARRUELA LISA DETALHE

Leia mais

Estabelecer as normas e padrões técnicos para o fornecimento de espaçador losangular. Coordenar o processo de revisão desta especificação.

Estabelecer as normas e padrões técnicos para o fornecimento de espaçador losangular. Coordenar o processo de revisão desta especificação. 05/03/2018 1 de 12 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para espaçador losangular para utilização nas Redes de Distribuição e Transmissão da

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA MESA DE HALL PÚBLICO MHP 02 ERG REVOGA: REVOGA DESENHO: DT-498/3 CÓDIGO ERP: ORGÃO DEMANDANTE: DERAT

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA MESA DE HALL PÚBLICO MHP 02 ERG REVOGA: REVOGA DESENHO: DT-498/3 CÓDIGO ERP: ORGÃO DEMANDANTE: DERAT EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA MESA DE HALL PÚBLICO MHP 02 ERG NÚMERO: 122010 DESENHO: DT-498/4 EMISSÃO: FEV/2012 VALIDADE: FEV/2017 REVOGA: 082027 REVOGA DESENHO: DT-498/3

Leia mais

agrupados Nº DET 1

agrupados Nº DET 1 CAIXA COM TAMPA VISTA SUPERIOR 22 100 27 53 FURO PARA LACRE Ø2 20 VISTA LATERAL DIREITA ROSCA W 1/4" PARA PARAFUSO DE SEGURANÇA 11 DET 1 VISTA INFERIOR DET 1 Código 6790320 Nº Data Revisões Aprov.: Vanderlei

Leia mais

Estabelecer as normas e padrões técnicos para o fornecimento de pré-formados metálicos. Coordenar o processo de revisão desta especificação.

Estabelecer as normas e padrões técnicos para o fornecimento de pré-formados metálicos. Coordenar o processo de revisão desta especificação. 05/10/2017 1 de 9 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis de afastador de armação secundária destinados a afastamento das Redes Secundárias de

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA MÓDULO DE PASSAGEM DE DUTOS MPD 01

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA MÓDULO DE PASSAGEM DE DUTOS MPD 01 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA MÓDULO DE PASSAGEM DE DUTOS MPD 01 NÚMERO: 132019 DESENHO: DT-576 EMISSÃO: MARÇO /2013 VALIDADE: MARÇO /2018 REVOGA: 112006 CÓDIGO ERP: Modelo A: 11990197-8 (CON) 10900153-2 (PER)

Leia mais

O que é Padrão de Entrada?

O que é Padrão de Entrada? 1 O que é Padrão de Entrada? O padrão de entrada é o conjunto de condutores, eletrodutos, poste, caixa de medição e demais acessórios utilizados na sua montagem, padronizados pela Cosern e de acordo com

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA MESA DE HALL PÚBLICO MHP 02 ERG

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA MESA DE HALL PÚBLICO MHP 02 ERG ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA MESA DE HALL PÚBLICO MHP 02 ERG NÚMERO: 172002 DESENHO: DT-498/4 EMISSÃO: FEV/2017 VALIDADE: FEV/2022 REVOGA: 122010 REVOGA DESENHO: DT-498/3 CÓDIGO ERP: 10050045-5 ORGÃO DEMANDANTE:

Leia mais

SISTEMA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA

SISTEMA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA MANUAL ESPECIAL SISTEMA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA E-313.0044 ILUMINAÇÃO PÚBLICA 1/20 1.

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 29 / 04 / 2013 1 de 5 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis de chapa de estai nas Redes de Distribuição da Companhia Energética do Maranhão-

Leia mais

QB-01. Quadro branco. Mobiliário. Obs.: Item que depende de instalação Utilizar o serviço Instalação de quadro branco (QB-01) Atenção

QB-01. Quadro branco. Mobiliário. Obs.: Item que depende de instalação Utilizar o serviço Instalação de quadro branco (QB-01) Atenção 2500 DETALHE 1 0 6 00 DETALHE 2 ( VER DETALHE CONSTRUTIVO MDF (mm) REVESTIDO EM LAMINADO MELAMÍNICO LOUSA QUADRICULADO COR: BRANCO BRILHANTE PISO ACABADO VISTA FRONTAL ESC. 1: ASSEGURAR QUADRICULADO COMPLETO

Leia mais

FIGURA 1 - CHAVE SECCIONADORA TRIPOLAR COM BASE PARA FUSÍVEL

FIGURA 1 - CHAVE SECCIONADORA TRIPOLAR COM BASE PARA FUSÍVEL FIGURA 1 - CHAVE SECCIONADORA TRIPOLAR COM BASE PARA FUSÍVEL OBS.: 1 - A base de sustentação deve prover esse espaçamento, caso necessário, para permitir a montagem da chave diretamente na parede. 2 -

Leia mais

PARAFUSOS DE CABEÇA QUADRADA, DE ROSCA DUPLA E DE CABEÇA ABAULADA FIGURA 1 - PARAFUSO DE CABEÇA QUADRADA (M16) - NTC /19 T A B E L A 1

PARAFUSOS DE CABEÇA QUADRADA, DE ROSCA DUPLA E DE CABEÇA ABAULADA FIGURA 1 - PARAFUSO DE CABEÇA QUADRADA (M16) - NTC /19 T A B E L A 1 FIGURA 1 - PARAFUSO DE CABEÇA QUADRADA (M16) - 811800/19 T A B E L A 1 Código Dimensões (mm) Código Dimensões (mm) COPEL A B (mín.) COPEL A B (mín.) 1800 15010938 40 ± 1.5 35 1809 15011065 250 ± 3.0 170

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 24/09/ 2013 1 de 6 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para o gancho olhal utilizadas nas Redes de Distribuição Aéreas da Companhia Energética

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO DISJUNTOR TRIPOLAR 15KV A VÁCUO PARA CÂMARAS DE TRANSFORMAÇÃO ES.DT.PDN

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO DISJUNTOR TRIPOLAR 15KV A VÁCUO PARA CÂMARAS DE TRANSFORMAÇÃO ES.DT.PDN SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO ESPECIFICAÇÃO CÓDIGO TÍTULO VERSÃO ES.DT.PDN.01.05.008 DE TRANSFORMAÇÃO 01 APROVADO POR MARCELO POLTRONIERI ENGENHARIA E CADASTRO-ES SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. HISTÓRICO

Leia mais