Esclarecimentos a dúvidas relativas à interpretação do Programa de Qualificação, colocadas por entidades interessadas na Qualificação.

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Esclarecimentos a dúvidas relativas à interpretação do Programa de Qualificação, colocadas por entidades interessadas na Qualificação."

Transcrição

1 Esclarecimentos a dúvidas relativas à interpretação do Programa de Qualificação, colocadas por entidades interessadas na Qualificação. 1 - Na sequência da análise do programa de procedimento relativo ao Sistema de Qualificação de Empreiteiros para as empreitadas de construção, ampliação ou remodelação de subestações de postos de corte construção civil ou montagem eléctrica, agradecemos confirmação de qual a data limite para entrega das Candidaturas. De acordo com o ponto IV.2.2) do anúncio JOUE, o Sistema é de duração indeterminada. Em resposta à questão colocada consideramos oportuno salientar a data mencionada no ponto VI.2) do anúncio no JOUE Em relação ao concurso referido em assunto e depois de analisada a documentação, constatamos que: Nas alíneas a) e b) do ponto VI.3 da SECÇÂO VI: INFORMAÇÔES COMPLEMENTARES integrado no Documento do Concurso, encontra-se referido que o pedido de qualificação deve ser enviado para o endereço indicado no anexo AIII. Após a análise dos documentos, Programa do Concurso, Programa de Qualificação e Anexos de I a XXVI inclusive, eventualmente por lapso nosso, não foi possível encontrar o referido anexo AIII. Solicitamos assim o favor de nos indicarem onde poderemos encontrar este anexo AIII referindo a morada para entrega do pedido de qualificação. 2.2 No documento Programa do Concurso no ponto I:1 da SECÇÃO I: ENTIDADE ADJUDICANTE encontra-se referido a dada altura Outra documentação pode ser obtida no.. A questão que colocamos é se para além dos documentos já analisados que referimos em A) deste mail - Programa do Concurso, Programa de Qualificação e Anexos de I a XXVI, - existe outra documentação? Se sim poderemos obtê-la por este meio? Na secção VI, ponto VI.2), do anúncio, está indicado que o pedido de qualificação deve ser formalizado, por, a) correio electrónico para o endereço indicado no anexo AIII e b) entrega em suporte CD na morada indicada no anexo AIII, no entanto, não conseguimos encontrar o respectivo anexo AIII. Por reorganização interna do JOUE, a informação que deveria constar no anexo A do referido anúncio, foi incluída no corpo do próprio anuncio, Secção I - I.1). A documentação relativa ao Sistema de Qualificação está publicada no site EDP, tal como referido no ponto VI.2) do anúncio JOUE. 3 - No caso de uma candidatura que não corresponde a um agrupamento de empresas qual deve ser o conteúdo do documento "Anexo XI - Decl Agrup", caso seja necessária a sua existência no CD do Processo de Candidatura. De acordo com o ponto 10.5 do Programa de Qualificação uma empresa que apresente um Pedido de Qualificação individual, não necessita de preencher o ANEXO XI.

2 4 - No caso de uma candidatura que não inclua a subcontratação de terceiros qual deve ser o contéudo do documento "Anexo II - Decl Subcontr Req Mínimos", caso seja necessária a sua existência no CD do Processo de Candidatura. De acordo com os pontos 3.5, e do Programa de Qualificação, uma empresa que não recorra a terceiros para preenchimento dos requisitos mínimos de Capacidade Económico-Financeira ou de Capacidade Técnica, não necessita de preencher os ANEXOS II, IX e X. 5 - No documento "ESE 2011 PQ Anexo IV - Questionario.xls", página "Info.Geral", item 9, gostaríamos de saber se poderemos adicionar às opções indicadas no campo "Tipo" as seguintes opções: Oficina, Fábrica. Pretende-se que preencham a tabela do item 9, do anexo IV, com todas as vossas instalações do tipo armazém, estaleiro e oficina podendo para isso acrescentar linhas se necessário. Outro tipo de instalações podem igualmente ser mencionadas como informação complementar. 6 - No documento "ESE 2011 PQ Anexo IV - Questionario.xls", página "Info. Específica Mont Electrica", item 5.1, gostaríamos de saber se equipamentos do tipo "Plataforma Elevatória" poderão ser contabilizados no item "Carro Barquinha", ou se poderá ser criada mais uma linha na tabela própria para o equipamento referido. Pretende-se que preencham a tabela respondendo aos itens solicitados. Outro tipo de equipamento pode igualmente ser mencionado como informação complementar. 7 - No documento "ESE 2011 PQ Anexo IV - Questionario.xls", página "Info. Específica Mont Electrica", item 8, gostaríamos que confirmassem a aplicabilidade para a Categoria de Obras de Montagem Eléctrica da tabela "Fundações Especiais" ou se se trata de uma gralha do modelo, podendo ser eliminada ou não preenchida. A tabela Fundações Especiais não deve ser considerada na informação específica para Montagem Eléctrica Num cenário de candidatura simultânea a ambas as categorias, no âmbito do Sistema de Qualificação de Empreiteiros da EDP Distribuição, S.A. para Empreitadas de Construção, Ampliação ou Remodelação de Subestações e Postos de Corte Construção Civil e Montagem Eléctrica, a questão que pretendemos ver esclarecida reside na metodologia de avaliação, isto é, se essa metodologia é efectuada de forma distinta para cada uma das categorias, não implicando a recusa de qualificação das duas categorias, por eventual incumprimento de requisitos de uma delas Relativamente a este processo de qualificação podem informar por favor, se nos podemos candidatar apenas à alínea b) Obras de montagem eléctrica, do ponto II.3) do anúncio, ou a candidatura tem que responder também à alínea a) Obras de construção civil? Para as duas categorias de obras presentes no Programa de Qualificação, a candidatura é feita de forma independente, ou seja, podem candidatar-se a uma ou a ambas conforme as vossas pretensões.

3 A apreciação e avaliação dos requisitos para a qualificação é feita de forma distinta, ou seja, uma categoria não influencia a outra. 9 - Os Directores de Obra e Projectistas têm que pertencer aos quadros da empresa? Sim. De acordo com o Anexo I do Programa de Qualificação, devem ser indicados os efectivos que pertencem ao quadro de pessoal da empresa Apenas pretendemos subcontratar outras empresas para Fornecimentos Técnicos (pág. 6 do Anexo I). No Programa de Qualificação refere que temos de enviar a documentação dos Subcontratados, mas no ANEXO I está uma nota que refere que na fase de qualificação não é obrigatória a identificação das empresas contratadas para fornecimentos técnicos (pág. 7)? De acordo com o Programa de Qualificação (ponto 11), os interessados na Qualificação, a título individual ou sob a forma de agrupamentos, podem recorrer a subcontratados para o preenchimento dos Requisitos Mínimos de Capacidade Financeira e de Capacidade Técnica, desde que estes emitam declaração através da qual se comprometam, incondicionalmente, a disponibilizar os meios necessários (Cfr. Anexo IX e Anexo X), durante o período de validade do Sistema de Qualificação. Quanto ao Fornecimento Técnico, mencionado no Anexo I (Trabalhos em Tensão; Sistemas de Extinção, Ventilação e Insonorização; Fornecimento e electrificação de armários de comando e controlo; Fornecimento de estruturas metálicas) pode ser subcontratado durante a fase de execução do(s) contrato(s) de empreitada, a empresas tecnicamente habilitadas e certificadas para os mesmos, não sendo obrigatória, na fase de Qualificação, a identificação das empresas subcontratadas Anexo I refere que o Responsável Técnico tem de estar inscrito na DGE como técnico responsável Nível I (pág. 4). Este requisito já não existe, a ANET é que emite declarações sobre os níveis de responsabilidades. Não é necessária a inscrição do técnico responsável na DGEG, bastando a inscrição na Ordem dos Engenheiros ou na ANET Ao analisar os Requisitos Gerais solicitados para a Categoria de Obras de Construção Civil, tendo em perspectiva que o alvará mínimo solicitado é Empreiteiro Geral ou Construtor Geral de Edifícios de Construção Tradicional Classe 3 (Até ,00 ), vimos por este meio solicitar que os operários, nomeadamente, os 12 Pedreiros, os 6 Armadores de Ferro e os 9 Pintores sejam considerados Requisitos Mínimos e, consequentemente, possam ser apresentados operários de empresas subcontratadas No que se refere aos Requisitos do Equipamento para a Categoria de Obras de Construção Civil, vimos solicitar que sejam considerados 2 Camiões como Requisitos Gerais e 1 Camião como Requisito Mínimo, podendo ser apresentado 1 Camião de uma empresa subcontratada. De acordo com o Anexo I do Programa de Qualificação, estão definidos Requisitos Gerais e Mínimos que são para cumprir conforme o estipulado.

4 13 - Após consulta do Programa de Qualificação, no ponto diz que os Requisitos Gerais de Qualificação devem ser cumpridos por todas as entidades que apresentam Pedidos de Qualificação para qualquer uma ou ambas as Categorias de Obra (Categoria de Obras de Construção Civil e/ou Categoria de Obras de Montagem Eléctrica). No caso de agrupamentos, cada membro deverá cumprir os presentes Requisitos a título individual. Ora, se uma empresa pretende candidatar-se ao Sistema de Qualificação de Empreiteiros e se não cumprir um dos Requisitos Gerais de Qualificação, deve esta empresa interessada integrar um agrupamento de empresas e aproveitar o Requisito da outra empresa para que o agrupamento no seu conjunto preencha devidamente os presentes Requisitos. É valida esta interpretação de Agrupamento de Empresas? De acordo com o ponto 9.2 do Programa de Qualificação, as entidades que apresentam Pedidos de Qualificação, devem cumprir a título individual todos os Requisitos Gerais de Qualificação (9.2.1) Conforme dispõe o ponto 3.9 do Programa de Qualificação (PQ), o Sistema de Qualificação possui o prazo indeterminado, sendo objecto de republicação anual nos termos legais. Por outro lado, o ponto VI.2 do Anúncio refere que os interessados que pretendam apresentar pedido de qualificação deverão fazê-lo até às 17:00 do dia Quer isto dizer que, posteriormente a esta data, não pode haver apresentação de pedido de qualificação por parte de uma empresa que pretenda qualificar-se a um procedimento que tem duração indeterminada? Ou pode haver apresentação de pedido de qualificação depois daquela data, tendo em conta o disposto no ponto 6.2 do PQ? De acordo com o ponto IV.2.2) do anúncio JOUE, o Sistema é de duração indeterminada. De acordo com o ponto 6.2 do Programa de Qualificação, o presente Sistema de Qualificação é um sistema aberto, o que permitirá a todos os interessados apresentarem os respectivos Pedidos de Qualificação em qualquer momento do período de vigência do sistema. No entanto, os Pedidos de Qualificação só serão considerados, para efeitos de envio dos convites a que se refere o número anterior, no âmbito de concursos a iniciar posteriormente à obtenção da Qualificação assim solicitada, pelo que salientamos a data mencionada no ponto VI.2) do anúncio no JOUE Conforme dispõe o ponto 3.7 do Programa de Qualificação (PQ), os interessados podem recorrer a terceiros subcontratados para cumprimento dos Requisitos Mínimos de Capacidade Técnica de uma ou de ambas as Categorias de Obras. De igual modo, o ponto refere que para obter qualificação, numa ou em ambas as Categorias de Obras referidas no ponto 3.4 do PQ, os interessados poderão recorrer a terceiros para preenchimento dos Requisitos Mínimos da Capacidade Técnica, tal como definidos no Anexo I. O Anexo I refere no ponto 3.2. quais são os Requisitos da Categoria de Obras de Construção Civil, mais concretamente os Alvarás Mínimos. Poder-se-á interpretar a titularidade de alvarás mínimos, designadamente, os alvarás correspondentes à titularidade das subcategorias da 1ª e 5ª categorias como requisitos mínimos, ou não?

5 Por exemplo, se um interessado na qualificação não possuir uma das subcategorias da 1ª categoria (exceptuando a 1ª) ou uma subcategorias da 5ª categoria, poderá recorrer a subcontratados, uma vez que essas categorias correspondem a alvarás mínimos e, à partida, a requisitos mínimos? O ponto do PQ dispõe que os interessados deverão ser detentores de Alvará ou de títulos de registo, contendo as seguintes habilitações mínimas: Obra de Montagem Eléctrica: Classe 6, na 3.ª e 4.ªsubcategorias da 4.ª categoria; Obra de Construção Civil: Classe 3, na rubrica empreiteiro geral ou construtor geral de edifícios de construção tradicional da 1.ª categoria. Sucede que os pontos 3.2 e 4.2 do Anexo I do PQ estabelecem, para além destas habilitações mínimas, outras que estão descritas nos quadros. Para efeitos de obtenção da qualificação, a titularidade das habilitações constantes do ponto do PQ e dos pontos 3.2, quanto a obras de Montagem Eléctrica, e 4.2, quanto a Obra de Construção Civil, é cumulativa ou não? No contexto do ponto 8 do Programa de Qualificação "Impedimentos e Habilitação", de acordo com o ponto 8.2 do Programa de Qualificação, o Interessado na Qualificação ou no caso de agrupamentos pelo menos um dos membros, terá de ser titular de Alvará, no mínimo, da classe referida no ponto No caso de agrupamento, os restantes membros que exercerem a actividade de construção e execução de obras deverão ser titulares de Alvará conforme indicado em Trata-se, portanto, de documentos de habilitação cujos requisitos os Interessados deverão evidenciar possuir para que o Pedido de Qualificação possa ser aceite Caso duas entidades/empresas sejam qualificadas, uma para Obras de Construção Civil e outra para Obras de Montagem Eléctrica, podem estas agruparem-se para apresentar proposta para a execução de uma obra que tenha as duas componentes (de Construção Civil e Montagem Eléctrica)? Nesta fase o que está em causa é a recepção dos Pedidos de Qualificação, sendo a apreciação e avaliação dos requisitos para a qualificação feita de forma distinta, ou seja, uma categoria não influencia a outra. Eventuais futuros concursos a lançar ao abrigo do presente Sistema de Qualificação, serão geridos de acordo com os respectivos cadernos de encargos Vimos solicitar o envio do Anexo II, que não encontramos na pasta de Anexos do programa de qualificação. O Anexo II do Programa de Qualificação está disponível em > Fornecedores > Qualificação de Fornecedores > Requisitos para Qualificação > Sistema de Qualificação de Empreiteiros da EDP Distribuição Energia, S.A., para Empreitadas de Construção, Ampliação ou Remodelação de.

6 18 - Vimos solicitar esclarecimento relativamente à alínea e) do ponto 13.2 do Programa de Qualificação, relativamente à identificação do Anexo para apresentação de Organigrama, uma vez que esse anexo corresponde ao Questionário de Informação técnica solicitado na alínea d) do mesmo ponto. O Interessado na Qualificação deverá apresentar o organigrama, quer seja a nível individual quer seja enquanto membro de um agrupamento, respeitando o definido no anexo XIV, nomeadamente na organização do CD e nome do respectivo ficheiro. Poderão igualmente anexar o referido organigrama (em suporte digital) na última linha do "Quadro 10 - Documentos a anexar" da folha "Informação Geral" do Anexo IV- Questionário No ponto 13.2.n) do Programa de Qualificação solicita-se aos interessados que apresentem os balanços e demonstrações de resultados dos últimos exercícios económicos, sem especificar quais. Devemos considerar que a norma se refere aos últimos três exercícios (2009, 2008 e 2007)? É correcto este entendimento? Sim. Os Balanços e Demonstrações de Resultados que devem apresentar referem-se aos últimos três exercícios (2007, 2008, 2009) No âmbito do preenchimento do ANEXO IV, existem diversos itens que se referem a dados/documentos de subempreiteiros/fornecedores abrangidos pelos Fornecimentos Técnicos (Anexo I). Uma vez que não existe obrigatoriedade de apresentar/identificar tais entidades, omite-se o preenchimento de tais células nos quadros ou introduz-se a expressão a subcontratar? Ou deve deixar-se por preencher? E os documentos, omite-se a sua apresentação? Devem preencher as células correspondentes com "a subcontratar" ou "meios próprios" consoante a situação a que recorram. A documentação nesta fase não necessita de ser apresentada No Anexo IV, ponto 8 solicitam o envio dos certificados de habilitações dos Executantes de trabalhos com formação específica. Perguntamos: O que devemos entender por executantes com formação específica? Tratar-se-á, por exemplo, de engenheiros técnicos? Os certificados exigidos destinam-se a comprovar a habilitação dos técnicos ou fornecedores que realizem trabalhos considerados especializados, conforme indicado no Anexo I ( pág. 3, 6 e 7) nomeadamente trabalhos em Tensão, Fundações Especiais, Sistemas de Extinção, Ventilação e Insonorização, etc.

7 22 - No Anexo IV, ponto 5.3 (informação geral) solicitam n.º da apólice de seguro de responsabilidade civil automóvel, ora, caso o candidato não tenha uma única apólice para todos os veículos, mas antes um seguro por veículo perguntamos: Devemos incluir todos os seguros de responsabilidade civil automóvel existentes? Devem enviar uma apólice de seguro de responsabilidade civil automóvel, como exemplo das vossas apólices. As restantes devem enviar numa listagem com o número da apólice de seguro de responsabilidade civil automóvel, viatura respeitante a esse seguro e valor No âmbito do Sistema de Qualificação de Empreiteiros da EDP Distribuição Energia, S.A. Subestações e Postos de Corte Construção Civil, vimos por este meio solicitar o seguinte esclarecimento: Existem duas empresas que partilham rigorosamente os mesmos accionistas e os mesmos administradores, sendo independentes juridicamente. A primeira empresa tem nos últimos tempos participado em concursos e realizado obras de construção civil em subestações como adjudicatária da EDP Distribuição, sendo estas obras realizadas com os seus encarregados e oficiais de construção civil e com a Direcção Técnica e com o Técnico de Segurança da segunda empresa. Pretendemos qualificar a segunda empresa na categoria de obra de construção civil, considerando a primeira como subcontratada. De forma a podermos preencher os requisitos gerais da segunda empresa, no que respeita aos encarregados de obra de construção civil, trabalhadores de construção civil e obras realizadas desta natureza, pretendemos que os recursos da primeira empresa possam ser considerados como recursos da segunda (uma vez que são empresas do mesmo grupo). Esta pretensão será aceite para a EDP? Quais os documentos que serão necessários apresentar para podermos assumir esta transferência de recursos? As empresas são diferentes logo são consideradas como entidades distintas. A avaliação e apreciação dos requisitos para a qualificação são feitas de forma distinta. Consideramos oportuno referir que poderão formar um agrupamento desde que os requisitos exigidos sejam cumpridos No âmbito do processo de Qualificação de Empreiteiros da EDP Distribuição, S.A. Subestações e Postos de Corte Construção Civil e Montagem Eléctrica, relativamente às fundações especiais (Obras de Construção Civil), solicitamos esclarecimento se é necessário na fase de qualificação, a identificação das empresas a subcontratar bem como a documentação do Anexo XIV subcontratado, ou se é aplicável o exigido para os Fornecimentos Técnicos (como por exemplo para os Trabalhos em Tensão nas obras de Montagem Eléctrica), para os quais não é exigida a apresentação dos documentos de identificação das empresas a subcontratar. No caso da categoria de obras de Construção Civil, informamos que os trabalhos relativos a Fundações Especiais poderão ser subcontratados durante a execução do contrato a empresas tecnicamente habilitadas e certificadas para a execução dos mesmos, não sendo obrigatória nesta fase a identificação da(s) empresa(s) a subcontratar.

8 25 - No âmbito do processo de Qualificação de Empreiteiros da EDP Distribuição, S.A., para obras de Construção Civil, gostaríamos de saber se a apresentação do nosso Alvará da 4ª subcategoria da 5ª categoria classe 3 (Fundações Especiais) é suficiente para cumprir com os requisitos mínimos para a actividade de Fundações Especiais? O Alvará não substitui o documento de certificação referido - Fornecedor Certificado com Sistema de Gestão de Qualidade no âmbito da actividade de Fundações Especiais. No entanto, chamamos a atenção para o teor da resposta número 24.

Esclarecimentos #2 ao Programa de Qualificação

Esclarecimentos #2 ao Programa de Qualificação SISTEMA DE QUALIFICAÇÃO DE EMPREITEIROS DA EDP DISTRIBUIÇÃO ENERGIA, S.A. (13/SQF/2013) Esclarecimentos #2 ao Programa de Qualificação 21.02.2014 1 2 Todas as empresas (individuais ou associadas) deverão

Leia mais

Esclarecimentos a dúvidas relativas à interpretação do Programa de Qualificação, colocadas por entidades interessadas na Qualificação.

Esclarecimentos a dúvidas relativas à interpretação do Programa de Qualificação, colocadas por entidades interessadas na Qualificação. Esclarecimentos a dúvidas relativas à interpretação do Programa de Qualificação, colocadas por entidades interessadas na Qualificação. 1. As empresas pré-qualificadas individualmente podem apresentar-se

Leia mais

P-Évora: Equipamento de controlo e telemetria 2008/S 132-176072 ANÚNCIO DE CONCURSO. Fornecimentos

P-Évora: Equipamento de controlo e telemetria 2008/S 132-176072 ANÚNCIO DE CONCURSO. Fornecimentos 1/5 P-Évora: Equipamento de controlo e telemetria 2008/S 132-176072 ANÚNCIO DE CONCURSO Fornecimentos SECÇÃO I: ENTIDADE ADJUDICANTE I.1) DESIGNAÇÃO, ENDEREÇOS E PONTOS DE CONTACTO: Águas do Centro Alentejo,

Leia mais

Esclarecimentos na fase de candidatura à qualificação

Esclarecimentos na fase de candidatura à qualificação Esclarecimentos na fase de candidatura à qualificação PERGUNTA 1 É obrigatória a formação em Passaporte de Segurança (ou equivalente) para todos os técnicos mencionados no Anexo X, separador Requisitos

Leia mais

I-Ispra: Fornecimento de um grupo electrogéneo trifásico 2012/S 187-306516. Anúncio de concurso. Fornecimentos

I-Ispra: Fornecimento de um grupo electrogéneo trifásico 2012/S 187-306516. Anúncio de concurso. Fornecimentos 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:306516-2012:text:pt:html I-Ispra: Fornecimento de um grupo electrogéneo trifásico 2012/S 187-306516 Anúncio de concurso

Leia mais

Luxemburgo-Luxemburgo: Serviços de tradução AMI14/AR-RU 2014/S 059-098331. Convite à manifestação de interesse

Luxemburgo-Luxemburgo: Serviços de tradução AMI14/AR-RU 2014/S 059-098331. Convite à manifestação de interesse 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:98331-2014:text:pt:html Luxemburgo-Luxemburgo: Serviços de tradução AMI14/AR-RU 2014/S 059-098331 Convite à manifestação

Leia mais

COMISSÃO DA MARCA DE QUALIDADE LNEC SECÇÃO DE INSCRIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

COMISSÃO DA MARCA DE QUALIDADE LNEC SECÇÃO DE INSCRIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO COMISSÃO DA MARCA DE QUALIDADE LNEC SECÇÃO DE INSCRIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO QUALIFICAÇÃO COMO GESTOR GERAL DA QUALIDADE DE EMPREENDIMENTOS DA CONSTRUÇÃO INSTRUÇÕES DE CANDIDATURA 1. DESTINATÁRIOS A Marca de

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:378383-2013:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:378383-2013:text:pt:html 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:378383-2013:text:pt:html Polónia-Varsóvia: Contrato-quadro para desenvolvimento de Intranet com base em SharePoint, sistema

Leia mais

França-Estrasburgo: Reparação da flocagem azul e amarela dos vigamentos do edifício Louise Weiss em Estrasburgo 2015/S 157-287593. Anúncio de concurso

França-Estrasburgo: Reparação da flocagem azul e amarela dos vigamentos do edifício Louise Weiss em Estrasburgo 2015/S 157-287593. Anúncio de concurso 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:287593-2015:text:pt:html França-Estrasburgo: Reparação da flocagem azul e amarela dos vigamentos do edifício Louise Weiss

Leia mais

Guia de Utilização. Acesso Universal

Guia de Utilização. Acesso Universal Guia de Utilização Índice PREÂMBULO...3 ACESSO À PLATAFORMA...3 ÁREA DE TRABALHO...4 APRESENTAR PROPOSTAS...9 RECEPÇÃO DE ADJUDICAÇÃO...18 PARAMETRIZAÇÃO DA EMPRESA...19 Acesso universal Proibida a reprodução.

Leia mais

Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais. Procedimentos

Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais. Procedimentos Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais EQUASS Assurance Procedimentos 2008 - European Quality in Social Services (EQUASS) Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução total ou parcial

Leia mais

I-Ispra: Fornecimento e instalação de cablagem estruturada, instalação de sistemas de voz-dados e redes de fibra ótica 2013/S 121-206362

I-Ispra: Fornecimento e instalação de cablagem estruturada, instalação de sistemas de voz-dados e redes de fibra ótica 2013/S 121-206362 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:206362-2013:text:pt:html I-Ispra: Fornecimento e instalação de cablagem estruturada, instalação de sistemas de voz-dados

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:190978-2014:text:pt:html Áustria-Viena: Serviços de limpeza a favor das instalações da Casa da União Europeia em Viena

Leia mais

Itália-Ispra: Fornecimento de uma ambulância de emergência 2013/S 164-284879. Anúncio de concurso. Fornecimentos

Itália-Ispra: Fornecimento de uma ambulância de emergência 2013/S 164-284879. Anúncio de concurso. Fornecimentos 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:284879-2013:text:pt:html Itália-Ispra: Fornecimento de uma ambulância de emergência 2013/S 164-284879 Anúncio de concurso

Leia mais

PROGRAMA DO CONCURSO

PROGRAMA DO CONCURSO PROGRAMA DO CONCURSO Page 1 ÍNDICE 1.º Objecto do Concurso 3 2.º Entidade Adjudicante 3 3.º Decisão de contratar 3 4.º Preço base 3 5.º Esclarecimentos 3 6.º Prazo para apresentação das candidaturas 3

Leia mais

GR-Tessalónica: Ministração de formação em TIC para o pessoal do Cedefop 2012/S 213-351312. Anúncio de concurso. Serviços

GR-Tessalónica: Ministração de formação em TIC para o pessoal do Cedefop 2012/S 213-351312. Anúncio de concurso. Serviços 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:351312-2012:text:pt:html GR-Tessalónica: Ministração de formação em TIC para o pessoal do Cedefop 2012/S 213-351312 Anúncio

Leia mais

B-Bruxelas: Estudo sobre a situação do mercado de encomendas da UE, com especial ênfase no comércio electrónico 2012/S 99-163950. Anúncio de concurso

B-Bruxelas: Estudo sobre a situação do mercado de encomendas da UE, com especial ênfase no comércio electrónico 2012/S 99-163950. Anúncio de concurso 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:163950-2012:text:pt:html B-Bruxelas: Estudo sobre a situação do mercado de encomendas da UE, com especial ênfase no comércio

Leia mais

Regime jurídico da qualificação profissional dos técnicos responsáveis por projectos, pela fiscalização de obra e pela direcção de obra

Regime jurídico da qualificação profissional dos técnicos responsáveis por projectos, pela fiscalização de obra e pela direcção de obra Área de Prática - Imobiliário Julho 2009 Regime jurídico da qualificação profissional dos técnicos responsáveis por projectos, pela fiscalização de obra e pela direcção de obra A Lei n.º 31/2009, de 03.07.,

Leia mais

I-Ispra: Fornecimento e manutenção de um sistema automatizado de imagiologia celular 2013/S 093-157518. Anúncio de concurso.

I-Ispra: Fornecimento e manutenção de um sistema automatizado de imagiologia celular 2013/S 093-157518. Anúncio de concurso. 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:157518-2013:text:pt:html I-Ispra: Fornecimento e manutenção de um sistema automatizado de imagiologia celular 2013/S

Leia mais

Sistema de qualificação Sectores especiais

Sistema de qualificação Sectores especiais União Europeia Publicação no suplemento do Jornal Oficial da União Europeia 2, rue Mercier, 2985 Luxembourg, Luxemburgo +352 29 29 42 670 ojs@publications.europa.eu Informação e formulários em linha: http://simap.europa.eu

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:198110-2014:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Concurso n.o 06A50/2014/M032 Contrato-quadro de serviços para controlo periódico

Leia mais

Bélgica-Bruxelas: Modelo para estudos de viabilidade de um novo projeto relativo a biocombustível comercial sustentável 2013/S 248-431845

Bélgica-Bruxelas: Modelo para estudos de viabilidade de um novo projeto relativo a biocombustível comercial sustentável 2013/S 248-431845 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:431845-2013:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Modelo para estudos de viabilidade de um novo projeto relativo a biocombustível

Leia mais

Diário da República, 1.ª série N.º 145 29 de Julho de 2008 5106-(19)

Diário da República, 1.ª série N.º 145 29 de Julho de 2008 5106-(19) Diário da República, 1.ª série N.º 145 29 de Julho de 2008 5106-(19) Portaria n.º 701-E/2008 de 29 de Julho O Código dos Contratos Públicos consagra a obrigação das entidades adjudicantes de contratos

Leia mais

MUNICÍPIO DE MONCHIQUE

MUNICÍPIO DE MONCHIQUE CONCURSO LIMITADO POR PRÉVIA QUALIFICAÇÃO ao abrigo dos artigos 162.º a 192.º do Código dos Contratos Públicos (CCP) aprovado pelo n.º 1, do art.º 1.º do D.L. n.º 18/2008, de 29/01 AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS

Leia mais

Luxemburgo-Luxemburgo: AO 10578 «Duplicação e reprodução de CD, DVD e produção de pens USB» 2014/S 012-016086. Anúncio de concurso.

Luxemburgo-Luxemburgo: AO 10578 «Duplicação e reprodução de CD, DVD e produção de pens USB» 2014/S 012-016086. Anúncio de concurso. 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:16086-2014:text:pt:html Luxemburgo-Luxemburgo: AO 10578 «Duplicação e reprodução de CD, DVD e produção de pens USB» 2014/S

Leia mais

Bélgica-Bruxelas: Alojamento do sítio Internet do Comité das Regiões (CR) 2015/S 086-154249. Anúncio de concurso. Serviços

Bélgica-Bruxelas: Alojamento do sítio Internet do Comité das Regiões (CR) 2015/S 086-154249. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:154249-2015:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Alojamento do sítio Internet do Comité das Regiões (CR) 2015/S 086-154249

Leia mais

Luxemburgo-Luxemburgo: Serviços de tradução para inglês 2015/S 152-279505. Anúncio de concurso. Serviços

Luxemburgo-Luxemburgo: Serviços de tradução para inglês 2015/S 152-279505. Anúncio de concurso. Serviços 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:279505-2015:text:pt:html Luxemburgo-Luxemburgo: Serviços de tradução para inglês 2015/S 152-279505 Anúncio de concurso

Leia mais

CANDIDATURAS ON-LINE. (http://www.siga.ipca.pt/cssnet)

CANDIDATURAS ON-LINE. (http://www.siga.ipca.pt/cssnet) CANDIDATURAS ON-LINE (http://www.siga.ipca.pt/cssnet) INTRODUÇÃO O presente documento consiste numa breve descrição do processo de candidaturas, online, de acesso aos cursos do IPCA. Encontra-se organizado

Leia mais

Países Baixos-Haia: Limpeza e serviços conexos 2014/S 099-172131. Anúncio de concurso. Serviços

Países Baixos-Haia: Limpeza e serviços conexos 2014/S 099-172131. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:172131-2014:text:pt:html Países Baixos-Haia: Limpeza e serviços conexos 2014/S 099-172131 Anúncio de concurso Serviços

Leia mais

Luxemburgo-Luxemburgo: Serviços de medicina geral a prestar a favor do gabinete médico do Parlamento Europeu em Estrasburgo 2014/S 114-199811

Luxemburgo-Luxemburgo: Serviços de medicina geral a prestar a favor do gabinete médico do Parlamento Europeu em Estrasburgo 2014/S 114-199811 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:199811-2014:text:pt:html Luxemburgo-Luxemburgo: Serviços de medicina geral a prestar a favor do gabinete médico do Parlamento

Leia mais

Anúncio de concurso. Fornecimentos

Anúncio de concurso. Fornecimentos 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:268964-2014:text:pt:html Itália-Ispra: Aluguer de curta e longa duração de viaturas e transporte de viaturas com o objetivo

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:400207-2014:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:400207-2014:text:pt:html 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:400207-2014:text:pt:html Luxemburgo-Luxemburgo: Contrato no domínio do aquecimento, ventilação e ar condicionado Realização

Leia mais

E-Alicante: Serviços de peritos financeiros relacionados com a gestão da tesouraria 2012/S 153-254863. Anúncio de concurso.

E-Alicante: Serviços de peritos financeiros relacionados com a gestão da tesouraria 2012/S 153-254863. Anúncio de concurso. 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:254863-2012:text:pt:html E-Alicante: Serviços de peritos financeiros relacionados com a gestão da tesouraria 2012/S 153-254863

Leia mais

Espanha-Alicante: Prestação de serviços de auditoria de certificação para o IHMI 2015/S 231-418942. Anúncio de concurso. Serviços

Espanha-Alicante: Prestação de serviços de auditoria de certificação para o IHMI 2015/S 231-418942. Anúncio de concurso. Serviços 1 / 6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:418942-2015:text:pt:html Espanha-Alicante: Prestação de serviços de auditoria de certificação para o IHMI 2015/S 231-418942

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:367014-2013:text:pt:html Espanha-Alicante: Prestação de serviços de apoio domiciliário a favor do pessoal estatutário

Leia mais

Bélgica-Bruxelas: Recurso a informações públicas sobre sistemas de restrição de acesso 2013/S 138-239089. Anúncio de concurso.

Bélgica-Bruxelas: Recurso a informações públicas sobre sistemas de restrição de acesso 2013/S 138-239089. Anúncio de concurso. 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:239089-2013:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Recurso a informações públicas sobre sistemas de restrição de acesso 2013/S

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:289283-2012:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:289283-2012:text:pt:html 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:289283-2012:text:pt:html D-Francoforte no Meno: Prestação de serviços para o desenvolvimento e auditoria de sistemas

Leia mais

B-Bruxelas: Estudo comparativo relativo a contratos de computação em nuvem 2013/S 084-140907. Anúncio de concurso. Serviços

B-Bruxelas: Estudo comparativo relativo a contratos de computação em nuvem 2013/S 084-140907. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:140907-2013:text:pt:html B-Bruxelas: Estudo comparativo relativo a contratos de computação em nuvem 2013/S 084-140907

Leia mais

Anúncio de Abertura de Procedimento de Negociação

Anúncio de Abertura de Procedimento de Negociação Anúncio de Abertura de Procedimento de Negociação Anúncio de Abertura de Procedimento de Negociação 1. Entidade Contratante: 1.1. Designação: Comissão Nacional Eleitoral - CNE 1.2. Endereço: Rua Amílcar

Leia mais

Anúncio de abertura de procedimento

Anúncio de abertura de procedimento 1 Obras Fornecimentos Anúncio de abertura de procedimento Serviços O procedimento está abrangido pelo Acordo sobre Contratos Públicos (ACP)? SECÇÃO I: ENTIDADE ADJUDICANTE I.1) DESIGNAÇÃO E ENDEREÇO OFICIAIS

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:120927-2013:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:120927-2013:text:pt:html 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:120927-2013:text:pt:html B-Geel: Fornecimento e manutenção de um novo carro de bombeiros para o corpo de bombeiros do

Leia mais

L-Luxemburgo: PE-ITEC-DIT-ITIM-2012/03-CLAVIS Software de gestão de documentos 2013/S 015-020052. Anúncio de concurso.

L-Luxemburgo: PE-ITEC-DIT-ITIM-2012/03-CLAVIS Software de gestão de documentos 2013/S 015-020052. Anúncio de concurso. 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:20052-2013:text:pt:html L-Luxemburgo: PE-ITEC-DIT-ITIM-2012/03-CLAVIS Software de gestão de documentos 2013/S 015-020052

Leia mais

Alemanha-Francoforte no Meno: BCE - Prestação de serviços de filmagem/vídeos/animação e de difusão na Web 2013/S 241-418284. Anúncio de concurso

Alemanha-Francoforte no Meno: BCE - Prestação de serviços de filmagem/vídeos/animação e de difusão na Web 2013/S 241-418284. Anúncio de concurso 1/7 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:418284-2013:text:pt:html Alemanha-Francoforte no Meno: BCE - Prestação de serviços de filmagem/vídeos/animação e de difusão

Leia mais

Colóquio: As Empresas de Serviços Energéticos em Portugal

Colóquio: As Empresas de Serviços Energéticos em Portugal Colóquio: As Empresas de Serviços Energéticos em Portugal Lisboa, 30 de Dezembro Miguel Matias Presidente da APESE Vice-Presidente Self Energy A Eficiência Energética na Cidade oportunidade na Reabilitação

Leia mais

À Firma. À Firma. À firma

À Firma. À Firma. À firma À Firma À Firma À firma Sua Referência Sua Comunicação de Nossa Referência Data Assunto: Convite para apresentação de proposta. Ajuste Directo n.º 6/2009. Em cumprimento do disposto no artigo 115.º do

Leia mais

Guia de Apoio ao Fornecedor. Introdução:

Guia de Apoio ao Fornecedor. Introdução: Guia de Apoio ao Fornecedor Introdução: A Feira Viva, EEM ao abrigo do Código dos Contratos Públicos adquiriu o acesso a uma plataforma electrónica, construlink, para elaboração dos procedimentos necessários

Leia mais

Bélgica-Bruxelas: Digitalização de documentos analógicos em suporte magnético 2014/S 180-316768. Anúncio de concurso. Serviços

Bélgica-Bruxelas: Digitalização de documentos analógicos em suporte magnético 2014/S 180-316768. Anúncio de concurso. Serviços 1/7 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:316768-2014:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Digitalização de documentos analógicos em suporte magnético 2014/S 180-316768

Leia mais

Luxemburgo-Luxemburgo: BEI - Seguros do património 2015/S 108-195062. Anúncio de concurso

Luxemburgo-Luxemburgo: BEI - Seguros do património 2015/S 108-195062. Anúncio de concurso 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:195062-2015:text:pt:html Luxemburgo-Luxemburgo: BEI - Seguros do património 2015/S 108-195062 Anúncio de concurso Secção

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:265083-2015:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Estudo relativo ao papel da digitalização e da inovação para a criação de

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA ATRIBUIÇÃO DE UMA LICENÇA DE TÁXI PARA A FREGUESIA DE REGO DA MURTA, COM ESTACIONAMENTO FIXO EM VENDA DOS OLIVAIS

CONCURSO PÚBLICO PARA ATRIBUIÇÃO DE UMA LICENÇA DE TÁXI PARA A FREGUESIA DE REGO DA MURTA, COM ESTACIONAMENTO FIXO EM VENDA DOS OLIVAIS CONCURSO PÚBLICO PARA ATRIBUIÇÃO DE UMA LICENÇA DE TÁXI PARA A FREGUESIA DE REGO DA MURTA, COM ESTACIONAMENTO FIXO EM VENDA DOS OLIVAIS PROGRAMA DE CONCURSO Artigo 1.º OBJECTO E VALIDADE DO CONCURSO 1.

Leia mais

Guia de utilização. Acesso Universal

Guia de utilização. Acesso Universal Guia de utilização Março de 2009 Índice Preâmbulo... 3 Acesso à Plataforma... 4 Área de Trabalho... 5 Apresentar Propostas... 12 Classificar Documentos... 20 Submeter a Proposta... 21 Solicitação de Esclarecimentos/Comunicações...

Leia mais

UK-Bramshill: Prestação de um serviço de linha de Internet alugada 2012/S 175-288060. Anúncio de concurso. Serviços

UK-Bramshill: Prestação de um serviço de linha de Internet alugada 2012/S 175-288060. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:288060-2012:text:pt:html UK-Bramshill: Prestação de um serviço de linha de Internet alugada 2012/S 175-288060 Anúncio

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE APOIO A BOLSAS DE QUALIFICAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO ARTÍSTICA 2016. Preâmbulo

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE APOIO A BOLSAS DE QUALIFICAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO ARTÍSTICA 2016. Preâmbulo REGULAMENTO DO PROGRAMA DE APOIO A BOLSAS DE QUALIFICAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO ARTÍSTICA 2016 Preâmbulo O departamento de Acção Cultural da Fundação GDA, através do programa de Apoio a Bolsas de Qualificação

Leia mais

Secção I Matricula e Inscrição. Art.º 16.º ( conceito) Art.º 17.º (Matricula e Inscrição)

Secção I Matricula e Inscrição. Art.º 16.º ( conceito) Art.º 17.º (Matricula e Inscrição) Secção I Matricula e Inscrição Art.º 16.º ( conceito) 1. A matrícula é o acto pelo qual o estudante ingressa na universidade Agostinho Neto. 2. A matrícula á Universidade Agostinho Neto faz-se uma só vez.

Leia mais

PEDIDO DE EMISSÃO DO ALVARÁ DE LICENÇA DE OBRA DE EDIFICAÇÃO E/OU DEMOLIÇÃO

PEDIDO DE EMISSÃO DO ALVARÁ DE LICENÇA DE OBRA DE EDIFICAÇÃO E/OU DEMOLIÇÃO Registo n.º Data / / O Funcionário PEDIDO DE EMISSÃO DO ALVARÁ DE LICENÇA DE OBRA DE EDIFICAÇÃO E/OU DEMOLIÇÃO Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Cascais IDENTIFICAÇÃO DO REQUERENTE (Preencher

Leia mais

Actos de Engenharia - Instalações Eléctricas

Actos de Engenharia - Instalações Eléctricas Actos de Engenharia - Instalações Eléctricas Ponto de vista do Grupo de Trabalho Interno da Ordem dos Engenheiros Zita A. Vale zitavale@engenheiros.pt zitavale@sapo.pt zav@isep.ipp.pt 10.º ENCONTRO NACIONAL

Leia mais

Bélgica-Bruxelas: Apoio à adoção dos serviços Copernicus pelos utilizadores 2014/S 177-312029. Anúncio de concurso. Serviços

Bélgica-Bruxelas: Apoio à adoção dos serviços Copernicus pelos utilizadores 2014/S 177-312029. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:312029-2014:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Apoio à adoção dos serviços Copernicus pelos utilizadores 2014/S 177-312029

Leia mais

Alemanha-Karlsruhe: Fornecimento de geradores de alta frequência e separadores para soldadura de placas de plástico 2014/S 224-395007

Alemanha-Karlsruhe: Fornecimento de geradores de alta frequência e separadores para soldadura de placas de plástico 2014/S 224-395007 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:395007-2014:text:pt:html Alemanha-Karlsruhe: Fornecimento de geradores de alta frequência e separadores para soldadura

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1 / 8 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:102558-2016:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Serviços de subscrição de periódicos, publicações informativas, bases de

Leia mais

Bélgica-Bruxelas: Estudo sobre a legislação aplicável aos contratos de seguro 2014/S 149-267125. Anúncio de concurso. Serviços

Bélgica-Bruxelas: Estudo sobre a legislação aplicável aos contratos de seguro 2014/S 149-267125. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:267125-2014:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Estudo sobre a legislação aplicável aos contratos de seguro 2014/S 149-267125

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:316749-2014:text:pt:html Suécia-Estocolmo: Serviços de gestão de documentos e serviços de bioinformática, bioestatística,

Leia mais

Luxemburgo-Luxemburgo: FL/SCIENT15 Serviços de tradução 2015/S 039-065697. Anúncio de concurso. Serviços

Luxemburgo-Luxemburgo: FL/SCIENT15 Serviços de tradução 2015/S 039-065697. Anúncio de concurso. Serviços 1/12 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:65697-2015:text:pt:html Luxemburgo-Luxemburgo: FL/SCIENT15 Serviços de tradução 2015/S 039-065697 Anúncio de concurso

Leia mais

E-Bilbau: Prestação de um serviço de «helpdesk» 2012/S 99-163953. Anúncio de concurso. Serviços

E-Bilbau: Prestação de um serviço de «helpdesk» 2012/S 99-163953. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:163953-2012:text:pt:html E-Bilbau: Prestação de um serviço de «helpdesk» 2012/S 99-163953 Anúncio de concurso Serviços

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:405184-2014:text:pt:html Finlândia-Helsínquia: Prestação de serviços TI para aplicações TI da Agência Europeia dos Produtos

Leia mais

UK-Londres: Prestação de serviços de organização de viagens 2012/S 96-158472. Anúncio de concurso. Serviços

UK-Londres: Prestação de serviços de organização de viagens 2012/S 96-158472. Anúncio de concurso. Serviços 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:158472-2012:text:pt:html UK-Londres: Prestação de serviços de organização de viagens 2012/S 96-158472 Anúncio de concurso

Leia mais

L-Luxemburgo: Mudança, transporte e manutenção 2012/S 89-145424. Anúncio de concurso. Serviços

L-Luxemburgo: Mudança, transporte e manutenção 2012/S 89-145424. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:145424-2012:text:pt:html L-Luxemburgo: Mudança, transporte e manutenção 2012/S 89-145424 Anúncio de concurso Serviços

Leia mais

Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia (BGCT) (M/F) AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO

Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia (BGCT) (M/F) AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia (BGCT) (M/F) AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO O Centro Ciência Viva de Constância torna pública a abertura de concurso para a atribuição de uma Bolsa de Gestão de Ciência

Leia mais

O artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 78/2006, de 4 de Abril, estabelece como estando abrangidos pelo SCE os seguintes edifícios:

O artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 78/2006, de 4 de Abril, estabelece como estando abrangidos pelo SCE os seguintes edifícios: Regime Jurídico da Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios (SCE) Departamento de Imobiliário 12 de Janeiro de 2009 O Decreto-Lei n.º 78/2006 de 4 de Abril aprovou o Sistema

Leia mais

Luxemburgo-Luxemburgo: BEI - Assistência em serviços de documentação, biblioteca, gestão de documentos e arquivos para o Grupo BEI 2015/S 016-023877

Luxemburgo-Luxemburgo: BEI - Assistência em serviços de documentação, biblioteca, gestão de documentos e arquivos para o Grupo BEI 2015/S 016-023877 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:23877-2015:text:pt:html Luxemburgo-Luxemburgo: BEI - Assistência em serviços de documentação, biblioteca, gestão de documentos

Leia mais

Portugal-Coimbra: Serviços de seguros 2015/S 118-214599. Anúncio de concurso. Serviços

Portugal-Coimbra: Serviços de seguros 2015/S 118-214599. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:214599-2015:text:pt:html Portugal-Coimbra: Serviços de seguros 2015/S 118-214599 Anúncio de concurso Serviços Directiva

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:126814-2015:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:126814-2015:text:pt:html 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:126814-2015:text:pt:html Alemanha-Karlsruhe: Serviços de gestão de projetos e planeamento para projetos de construção

Leia mais

CIRCULAR N.º 15/2009 REGISTO DE ENTIDADES NA ANPC (Portaria n.º 773/2009)

CIRCULAR N.º 15/2009 REGISTO DE ENTIDADES NA ANPC (Portaria n.º 773/2009) CIRCULAR N.º 15/2009 A Portaria nº 773/2009, de 21 de Julho, que define o procedimento de registo, na Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), das entidades que exercem a actividade de comercialização,

Leia mais

Luxemburgo-Luxemburgo: BEI - Sistema de informação de gestão de projetos 2014/S 014-019839. Anúncio de concurso

Luxemburgo-Luxemburgo: BEI - Sistema de informação de gestão de projetos 2014/S 014-019839. Anúncio de concurso 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:19839-2014:text:pt:html Luxemburgo-Luxemburgo: BEI - Sistema de informação de gestão de projetos 2014/S 014-019839 Anúncio

Leia mais

PROGRAMA DE CRIAÇÃO DE TALENTOS PARA ANGOLA BOLSA ESCOM Bolsa de Estudo para Cursos Superiores

PROGRAMA DE CRIAÇÃO DE TALENTOS PARA ANGOLA BOLSA ESCOM Bolsa de Estudo para Cursos Superiores PROGRAMA DE CRIAÇÃO DE TALENTOS PARA ANGOLA BOLSA ESCOM Bolsa de Estudo para Cursos Superiores A pretende impulsionar as actividades de Responsabilidade Social em Angola, contribuindo para o seu desenvolvimento.

Leia mais

Perguntas frequentes procedimentos Código dos Contratos Públicos

Perguntas frequentes procedimentos Código dos Contratos Públicos Perguntas frequentes procedimentos Código dos Contratos Públicos Questões de âmbito geral - Os novos procedimentos adotados pela FFCUL aplicam-se a que tipologias de projeto? Os novos procedimentos implementados

Leia mais

A ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

A ACESSO AO ENSINO SUPERIOR A ACESSO AO ENSINO SUPERIOR 1. Concurso Nacional de Acesso 1.1. Quem pode candidatar-se ao ensino superior? Podem candidatar-se ao ensino superior, os estudantes que satisfaçam cumulativamente, as seguintes

Leia mais

Entrega de Folhas de Férias

Entrega de Folhas de Férias Entrega de Folhas de Férias Guia do Utilizador Versão 4.0 Agosto/ 2014 Índice 1. Introdução 2. Criar/ Validar Folhas de Férias 3. Acesso à funcionalidade 4. Inserir/ Consultar Folhas de Férias 5. Comprovativo

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:216928-2013:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:216928-2013:text:pt:html 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:216928-2013:text:pt:html Bélgica-Geel: Fornecimento, instalação e manutenção de um microscópio eletrónico de varrimento

Leia mais

Regulamento de Acesso e Ingresso

Regulamento de Acesso e Ingresso Página 1 de 7 Preâmbulo O presente regulamento define as regras de acesso e ingresso nos cursos técnicos superiores profissionais do ISVOUGA e institui os critérios pelos quais se pautam as provas de avaliação

Leia mais

Circular nº 24/2015. Lei nº. 41/2015, de 3 de Junho. 17 de Junho 2015. Caros Associados,

Circular nº 24/2015. Lei nº. 41/2015, de 3 de Junho. 17 de Junho 2015. Caros Associados, Circular nº 24/2015 17 de Junho 2015 Assunto: Lei nº. 41/2015, de 3 de Junho. Caros Associados, 1. Foi publicado no Diário da República, 1ª. Série, nº. 107, de 3 de Junho de 2015, a Lei nº. 41/2015, de

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO FCP002/2014 Prestação de serviços de seguro Ramos Acidentes Trabalho e Pessoais

CONCURSO PÚBLICO FCP002/2014 Prestação de serviços de seguro Ramos Acidentes Trabalho e Pessoais CONCURSO PÚBLICO FCP002/2014 Prestação de serviços de seguro Ramos Acidentes Trabalho e Pessoais Diário da Republica Anuncio de Procedimento n.º6122/2014 de 31/10/2014 Na sequência da abertura de concurso

Leia mais

COMISSÃO EXECUTIVA DA ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA NO TRABALHO DA CONSTRUÇÃO PROCEDIMENTOS PARA ATRIBUIÇÃO DO TÍTULO DE ENGENHEIRO ESPECIALISTA EM

COMISSÃO EXECUTIVA DA ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA NO TRABALHO DA CONSTRUÇÃO PROCEDIMENTOS PARA ATRIBUIÇÃO DO TÍTULO DE ENGENHEIRO ESPECIALISTA EM PROCEDIMENTOS PARA ATRIBUIÇÃO DO TÍTULO DE ENGENHEIRO ESPECIALISTA EM Procedimentos para a atribuição do título de Engenheiro Especialista em Segurança no Trabalho da Construção 1 Introdução...2 2 Definições...4

Leia mais

PROPOSTA DE SEGURO TODOS OS RISCOS DESMONTAGEM, TRANSPORTE E MONTAGEM

PROPOSTA DE SEGURO TODOS OS RISCOS DESMONTAGEM, TRANSPORTE E MONTAGEM PROPOSTA DE SEGURO TODOS OS RISCOS DESMONTAGEM, TRANSPORTE E MONTAGEM INTERNATIONAL COMMERCIAL AND ENGINEERING ICE SEGUROS S.A. 141A Rua José Craveirinha Bairro de Polana Cidade de Maputo Moçambique INSTRUÇÕES

Leia mais

Introdução. Artigo 1.º Objecto e âmbito de aplicação

Introdução. Artigo 1.º Objecto e âmbito de aplicação 1 REGULAMENTO DA VENDA DE LOTES PARA CONSTRUÇÃO DE HABITAÇÃO EM LOTEAMENTOS MUNICIPAIS A JOVENS NATURAIS OU RESIDENTES NO CONCELHO DAS CALDAS DA RAINHA Introdução Com o objectivo de fixar jovens nas freguesias

Leia mais

OCUPAÇÃO CIENTÍFICA DE JOVENS NAS FÉRIAS

OCUPAÇÃO CIENTÍFICA DE JOVENS NAS FÉRIAS OCUPAÇÃO CIENTÍFICA DE JOVENS NAS FÉRIAS 2015 REGULAMENTO Artigo 1º Âmbito e Enquadramento A Ciência Viva Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica promove o programa Ocupação Científica

Leia mais

Regulamento Geral dos Cursos de 1.º Ciclo de Estudos, conducentes ao grau de

Regulamento Geral dos Cursos de 1.º Ciclo de Estudos, conducentes ao grau de 3 APROVADO POR: Conselho Técnico Científico 26 09 2011 Data: / / 26 09 2011 Regulamento Geral dos Cursos de 1.º Ciclo de Estudos, conducentes ao grau de licenciado na ESEP INTRODUÇÃO Os Decretos Lei n.º

Leia mais

REGULAMENTO DE ACESSO E INGRESSO CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS DO ISVOUGA

REGULAMENTO DE ACESSO E INGRESSO CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS DO ISVOUGA Página 1 de 6 Preâmbulo O presente regulamento define as regras de acesso e ingresso nos cursos técnicos superiores profissionais do e institui os critérios pelos quais se pautam as provas de avaliação

Leia mais

CANDIDATURAS PÓS-GRADUAÇÃO (2º CICLO, 3º CICLO, CFA) Mestrados, Doutoramentos, Especializações

CANDIDATURAS PÓS-GRADUAÇÃO (2º CICLO, 3º CICLO, CFA) Mestrados, Doutoramentos, Especializações CANDIDATURAS PÓS-GRADUAÇÃO (2º CICLO, 3º CICLO, CFA) Mestrados, Doutoramentos, Especializações A formalização de candidatura a curso de pós-graduação (2º ciclo, 3º ciclo, cfa) pressupõe o acesso à respetiva

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:261867-2013:text:pt:html Espanha-Alicante: Contrato de apólices de seguros para danos materiais, responsabilidade civil

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1/9 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:213932-2013:text:pt:html B-Bruxelas: Serviços de especialização de médico-assistente e de dentista-assistente junto dos

Leia mais

APOIO AO BENEFICIÁRIO - FEDER - - MAIS CENTRO - GUIA DE SUBMISSÃO ELECTRÓNICA DOS PEDIDOS DE PAGAMENTO

APOIO AO BENEFICIÁRIO - FEDER - - MAIS CENTRO - GUIA DE SUBMISSÃO ELECTRÓNICA DOS PEDIDOS DE PAGAMENTO APOIO AO BENEFICIÁRIO - FEDER - - MAIS CENTRO - GUIA DE SUBMISSÃO ELECTRÓNICA DOS PEDIDOS DE PAGAMENTO GUIA DE PREENCHIMENTO: - SUBMISSÃO ELECTRÓNICA DOS PEDIDOS DE PAGAMENTO - SUBMISSÃO DE CHECK-LIST

Leia mais

Alemanha-Karlsruhe: Fornecimento de actínio-225 para aplicações no domínio da medicina nuclear 2015/S 022-034770. Anúncio de concurso.

Alemanha-Karlsruhe: Fornecimento de actínio-225 para aplicações no domínio da medicina nuclear 2015/S 022-034770. Anúncio de concurso. 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:34770-2015:text:pt:html Alemanha-Karlsruhe: Fornecimento de actínio-225 para aplicações no domínio da medicina nuclear

Leia mais

Agência - Contrato de prestação de serviços - Anúncio de concurso - Concurso público

Agência - Contrato de prestação de serviços - Anúncio de concurso - Concurso público 1/7 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:42434-2015:text:pt:html Irlanda-Dublim: Prestação de serviços para a formação e desenvolvimento do pessoal da Eurofound

Leia mais

SIBA SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE BOLETINS DE ALOJAMENTO MANUAL DE UTILIZADOR

SIBA SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE BOLETINS DE ALOJAMENTO MANUAL DE UTILIZADOR SIBA SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE BOLETINS DE ALOJAMENTO MANUAL DE UTILIZADOR VERSÃO DATA DESCRIÇÃO AUTOR 1.0 24-10-2008 VERSÃO INICAL LÍDIA AGOSTINHO 1.1 20-11-2008 ACTUALIZAÇÃO DE ECRANS LÍDIA AGOSTINHO

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE GESTÃO N.º 1/2010

ORIENTAÇÃO DE GESTÃO N.º 1/2010 ORIENTAÇÃO DE GESTÃO N.º 1/2010 APROVADA POR DELIBERAÇÃO DA COMISSÃO DIRECTIVA DE 19-03-2010 Altera o nº 4 da Orientação de Gestão nº 7/2008 e cria o ANEXO III a preencher pelos Beneficiários para registo

Leia mais

Alemanha-Karlsruhe: Fornecimento de um analisador termogravimétrico (TGA) 2014/S 051-084398. Anúncio de concurso. Fornecimentos

Alemanha-Karlsruhe: Fornecimento de um analisador termogravimétrico (TGA) 2014/S 051-084398. Anúncio de concurso. Fornecimentos 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:84398-2014:text:pt:html Alemanha-Karlsruhe: Fornecimento de um analisador termogravimétrico (TGA) 2014/S 051-084398 Anúncio

Leia mais

PROCEDIMENTO. Ref. Pcd. 3-sGRHF. Bolsas de Investigação Científica da UA, financiadas pela UA ou por outras verbas desde que não provenientes da FCT

PROCEDIMENTO. Ref. Pcd. 3-sGRHF. Bolsas de Investigação Científica da UA, financiadas pela UA ou por outras verbas desde que não provenientes da FCT PROCEDIMENTO Ref. Pcd. 3-sGRHF Bolsas de Investigação Científica da UA, financiadas pela UA ou por outras verbas desde que não provenientes da FCT Data: 14 /07/2011 Elaboração Nome: Fátima Serafim e Helena

Leia mais

Concurso de Ideias. Congresso Ibérico de Jovens Engenheiros

Concurso de Ideias. Congresso Ibérico de Jovens Engenheiros Congresso Ibérico de Jovens Engenheiros Braga, Maio 2012 REGULAMENTO O Prémio rege-se pelo presente regulamento, sendo o Júri soberano na sua interpretação, aplicação, e resolução de eventuais lacunas.

Leia mais

ISABEL RUTE DA CRUZ PAIS RIBEIRO

ISABEL RUTE DA CRUZ PAIS RIBEIRO Acordo quadro para a prestação de serviços de desenho, administração, operação e consolidação de infraestruturas de tecnologias de informação e comunicação (TIC) PROGRAMA DE CONCURSO Março de 2014 ÍNDICE

Leia mais

Concurso limitado por prévia qualificação para a celebração de acordo quadro para a prestação do serviço de seguro automóvel

Concurso limitado por prévia qualificação para a celebração de acordo quadro para a prestação do serviço de seguro automóvel Concurso limitado por prévia qualificação para a celebração de acordo quadro para a prestação do serviço de seguro automóvel Convite à apresentação de propostas ANCP Outubro de 2010 Índice Artigo 1.º Objecto

Leia mais