Esclarecimentos a dúvidas relativas à interpretação do Programa de Qualificação, colocadas por entidades interessadas na Qualificação.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Esclarecimentos a dúvidas relativas à interpretação do Programa de Qualificação, colocadas por entidades interessadas na Qualificação."

Transcrição

1 Esclarecimentos a dúvidas relativas à interpretação do Programa de Qualificação, colocadas por entidades interessadas na Qualificação. 1 - Na sequência da análise do programa de procedimento relativo ao Sistema de Qualificação de Empreiteiros para as empreitadas de construção, ampliação ou remodelação de subestações de postos de corte construção civil ou montagem eléctrica, agradecemos confirmação de qual a data limite para entrega das Candidaturas. De acordo com o ponto IV.2.2) do anúncio JOUE, o Sistema é de duração indeterminada. Em resposta à questão colocada consideramos oportuno salientar a data mencionada no ponto VI.2) do anúncio no JOUE Em relação ao concurso referido em assunto e depois de analisada a documentação, constatamos que: Nas alíneas a) e b) do ponto VI.3 da SECÇÂO VI: INFORMAÇÔES COMPLEMENTARES integrado no Documento do Concurso, encontra-se referido que o pedido de qualificação deve ser enviado para o endereço indicado no anexo AIII. Após a análise dos documentos, Programa do Concurso, Programa de Qualificação e Anexos de I a XXVI inclusive, eventualmente por lapso nosso, não foi possível encontrar o referido anexo AIII. Solicitamos assim o favor de nos indicarem onde poderemos encontrar este anexo AIII referindo a morada para entrega do pedido de qualificação. 2.2 No documento Programa do Concurso no ponto I:1 da SECÇÃO I: ENTIDADE ADJUDICANTE encontra-se referido a dada altura Outra documentação pode ser obtida no.. A questão que colocamos é se para além dos documentos já analisados que referimos em A) deste mail - Programa do Concurso, Programa de Qualificação e Anexos de I a XXVI, - existe outra documentação? Se sim poderemos obtê-la por este meio? Na secção VI, ponto VI.2), do anúncio, está indicado que o pedido de qualificação deve ser formalizado, por, a) correio electrónico para o endereço indicado no anexo AIII e b) entrega em suporte CD na morada indicada no anexo AIII, no entanto, não conseguimos encontrar o respectivo anexo AIII. Por reorganização interna do JOUE, a informação que deveria constar no anexo A do referido anúncio, foi incluída no corpo do próprio anuncio, Secção I - I.1). A documentação relativa ao Sistema de Qualificação está publicada no site EDP, tal como referido no ponto VI.2) do anúncio JOUE. 3 - No caso de uma candidatura que não corresponde a um agrupamento de empresas qual deve ser o conteúdo do documento "Anexo XI - Decl Agrup", caso seja necessária a sua existência no CD do Processo de Candidatura. De acordo com o ponto 10.5 do Programa de Qualificação uma empresa que apresente um Pedido de Qualificação individual, não necessita de preencher o ANEXO XI.

2 4 - No caso de uma candidatura que não inclua a subcontratação de terceiros qual deve ser o contéudo do documento "Anexo II - Decl Subcontr Req Mínimos", caso seja necessária a sua existência no CD do Processo de Candidatura. De acordo com os pontos 3.5, e do Programa de Qualificação, uma empresa que não recorra a terceiros para preenchimento dos requisitos mínimos de Capacidade Económico-Financeira ou de Capacidade Técnica, não necessita de preencher os ANEXOS II, IX e X. 5 - No documento "ESE 2011 PQ Anexo IV - Questionario.xls", página "Info.Geral", item 9, gostaríamos de saber se poderemos adicionar às opções indicadas no campo "Tipo" as seguintes opções: Oficina, Fábrica. Pretende-se que preencham a tabela do item 9, do anexo IV, com todas as vossas instalações do tipo armazém, estaleiro e oficina podendo para isso acrescentar linhas se necessário. Outro tipo de instalações podem igualmente ser mencionadas como informação complementar. 6 - No documento "ESE 2011 PQ Anexo IV - Questionario.xls", página "Info. Específica Mont Electrica", item 5.1, gostaríamos de saber se equipamentos do tipo "Plataforma Elevatória" poderão ser contabilizados no item "Carro Barquinha", ou se poderá ser criada mais uma linha na tabela própria para o equipamento referido. Pretende-se que preencham a tabela respondendo aos itens solicitados. Outro tipo de equipamento pode igualmente ser mencionado como informação complementar. 7 - No documento "ESE 2011 PQ Anexo IV - Questionario.xls", página "Info. Específica Mont Electrica", item 8, gostaríamos que confirmassem a aplicabilidade para a Categoria de Obras de Montagem Eléctrica da tabela "Fundações Especiais" ou se se trata de uma gralha do modelo, podendo ser eliminada ou não preenchida. A tabela Fundações Especiais não deve ser considerada na informação específica para Montagem Eléctrica Num cenário de candidatura simultânea a ambas as categorias, no âmbito do Sistema de Qualificação de Empreiteiros da EDP Distribuição, S.A. para Empreitadas de Construção, Ampliação ou Remodelação de Subestações e Postos de Corte Construção Civil e Montagem Eléctrica, a questão que pretendemos ver esclarecida reside na metodologia de avaliação, isto é, se essa metodologia é efectuada de forma distinta para cada uma das categorias, não implicando a recusa de qualificação das duas categorias, por eventual incumprimento de requisitos de uma delas Relativamente a este processo de qualificação podem informar por favor, se nos podemos candidatar apenas à alínea b) Obras de montagem eléctrica, do ponto II.3) do anúncio, ou a candidatura tem que responder também à alínea a) Obras de construção civil? Para as duas categorias de obras presentes no Programa de Qualificação, a candidatura é feita de forma independente, ou seja, podem candidatar-se a uma ou a ambas conforme as vossas pretensões.

3 A apreciação e avaliação dos requisitos para a qualificação é feita de forma distinta, ou seja, uma categoria não influencia a outra. 9 - Os Directores de Obra e Projectistas têm que pertencer aos quadros da empresa? Sim. De acordo com o Anexo I do Programa de Qualificação, devem ser indicados os efectivos que pertencem ao quadro de pessoal da empresa Apenas pretendemos subcontratar outras empresas para Fornecimentos Técnicos (pág. 6 do Anexo I). No Programa de Qualificação refere que temos de enviar a documentação dos Subcontratados, mas no ANEXO I está uma nota que refere que na fase de qualificação não é obrigatória a identificação das empresas contratadas para fornecimentos técnicos (pág. 7)? De acordo com o Programa de Qualificação (ponto 11), os interessados na Qualificação, a título individual ou sob a forma de agrupamentos, podem recorrer a subcontratados para o preenchimento dos Requisitos Mínimos de Capacidade Financeira e de Capacidade Técnica, desde que estes emitam declaração através da qual se comprometam, incondicionalmente, a disponibilizar os meios necessários (Cfr. Anexo IX e Anexo X), durante o período de validade do Sistema de Qualificação. Quanto ao Fornecimento Técnico, mencionado no Anexo I (Trabalhos em Tensão; Sistemas de Extinção, Ventilação e Insonorização; Fornecimento e electrificação de armários de comando e controlo; Fornecimento de estruturas metálicas) pode ser subcontratado durante a fase de execução do(s) contrato(s) de empreitada, a empresas tecnicamente habilitadas e certificadas para os mesmos, não sendo obrigatória, na fase de Qualificação, a identificação das empresas subcontratadas Anexo I refere que o Responsável Técnico tem de estar inscrito na DGE como técnico responsável Nível I (pág. 4). Este requisito já não existe, a ANET é que emite declarações sobre os níveis de responsabilidades. Não é necessária a inscrição do técnico responsável na DGEG, bastando a inscrição na Ordem dos Engenheiros ou na ANET Ao analisar os Requisitos Gerais solicitados para a Categoria de Obras de Construção Civil, tendo em perspectiva que o alvará mínimo solicitado é Empreiteiro Geral ou Construtor Geral de Edifícios de Construção Tradicional Classe 3 (Até ,00 ), vimos por este meio solicitar que os operários, nomeadamente, os 12 Pedreiros, os 6 Armadores de Ferro e os 9 Pintores sejam considerados Requisitos Mínimos e, consequentemente, possam ser apresentados operários de empresas subcontratadas No que se refere aos Requisitos do Equipamento para a Categoria de Obras de Construção Civil, vimos solicitar que sejam considerados 2 Camiões como Requisitos Gerais e 1 Camião como Requisito Mínimo, podendo ser apresentado 1 Camião de uma empresa subcontratada. De acordo com o Anexo I do Programa de Qualificação, estão definidos Requisitos Gerais e Mínimos que são para cumprir conforme o estipulado.

4 13 - Após consulta do Programa de Qualificação, no ponto diz que os Requisitos Gerais de Qualificação devem ser cumpridos por todas as entidades que apresentam Pedidos de Qualificação para qualquer uma ou ambas as Categorias de Obra (Categoria de Obras de Construção Civil e/ou Categoria de Obras de Montagem Eléctrica). No caso de agrupamentos, cada membro deverá cumprir os presentes Requisitos a título individual. Ora, se uma empresa pretende candidatar-se ao Sistema de Qualificação de Empreiteiros e se não cumprir um dos Requisitos Gerais de Qualificação, deve esta empresa interessada integrar um agrupamento de empresas e aproveitar o Requisito da outra empresa para que o agrupamento no seu conjunto preencha devidamente os presentes Requisitos. É valida esta interpretação de Agrupamento de Empresas? De acordo com o ponto 9.2 do Programa de Qualificação, as entidades que apresentam Pedidos de Qualificação, devem cumprir a título individual todos os Requisitos Gerais de Qualificação (9.2.1) Conforme dispõe o ponto 3.9 do Programa de Qualificação (PQ), o Sistema de Qualificação possui o prazo indeterminado, sendo objecto de republicação anual nos termos legais. Por outro lado, o ponto VI.2 do Anúncio refere que os interessados que pretendam apresentar pedido de qualificação deverão fazê-lo até às 17:00 do dia Quer isto dizer que, posteriormente a esta data, não pode haver apresentação de pedido de qualificação por parte de uma empresa que pretenda qualificar-se a um procedimento que tem duração indeterminada? Ou pode haver apresentação de pedido de qualificação depois daquela data, tendo em conta o disposto no ponto 6.2 do PQ? De acordo com o ponto IV.2.2) do anúncio JOUE, o Sistema é de duração indeterminada. De acordo com o ponto 6.2 do Programa de Qualificação, o presente Sistema de Qualificação é um sistema aberto, o que permitirá a todos os interessados apresentarem os respectivos Pedidos de Qualificação em qualquer momento do período de vigência do sistema. No entanto, os Pedidos de Qualificação só serão considerados, para efeitos de envio dos convites a que se refere o número anterior, no âmbito de concursos a iniciar posteriormente à obtenção da Qualificação assim solicitada, pelo que salientamos a data mencionada no ponto VI.2) do anúncio no JOUE Conforme dispõe o ponto 3.7 do Programa de Qualificação (PQ), os interessados podem recorrer a terceiros subcontratados para cumprimento dos Requisitos Mínimos de Capacidade Técnica de uma ou de ambas as Categorias de Obras. De igual modo, o ponto refere que para obter qualificação, numa ou em ambas as Categorias de Obras referidas no ponto 3.4 do PQ, os interessados poderão recorrer a terceiros para preenchimento dos Requisitos Mínimos da Capacidade Técnica, tal como definidos no Anexo I. O Anexo I refere no ponto 3.2. quais são os Requisitos da Categoria de Obras de Construção Civil, mais concretamente os Alvarás Mínimos. Poder-se-á interpretar a titularidade de alvarás mínimos, designadamente, os alvarás correspondentes à titularidade das subcategorias da 1ª e 5ª categorias como requisitos mínimos, ou não?

5 Por exemplo, se um interessado na qualificação não possuir uma das subcategorias da 1ª categoria (exceptuando a 1ª) ou uma subcategorias da 5ª categoria, poderá recorrer a subcontratados, uma vez que essas categorias correspondem a alvarás mínimos e, à partida, a requisitos mínimos? O ponto do PQ dispõe que os interessados deverão ser detentores de Alvará ou de títulos de registo, contendo as seguintes habilitações mínimas: Obra de Montagem Eléctrica: Classe 6, na 3.ª e 4.ªsubcategorias da 4.ª categoria; Obra de Construção Civil: Classe 3, na rubrica empreiteiro geral ou construtor geral de edifícios de construção tradicional da 1.ª categoria. Sucede que os pontos 3.2 e 4.2 do Anexo I do PQ estabelecem, para além destas habilitações mínimas, outras que estão descritas nos quadros. Para efeitos de obtenção da qualificação, a titularidade das habilitações constantes do ponto do PQ e dos pontos 3.2, quanto a obras de Montagem Eléctrica, e 4.2, quanto a Obra de Construção Civil, é cumulativa ou não? No contexto do ponto 8 do Programa de Qualificação "Impedimentos e Habilitação", de acordo com o ponto 8.2 do Programa de Qualificação, o Interessado na Qualificação ou no caso de agrupamentos pelo menos um dos membros, terá de ser titular de Alvará, no mínimo, da classe referida no ponto No caso de agrupamento, os restantes membros que exercerem a actividade de construção e execução de obras deverão ser titulares de Alvará conforme indicado em Trata-se, portanto, de documentos de habilitação cujos requisitos os Interessados deverão evidenciar possuir para que o Pedido de Qualificação possa ser aceite Caso duas entidades/empresas sejam qualificadas, uma para Obras de Construção Civil e outra para Obras de Montagem Eléctrica, podem estas agruparem-se para apresentar proposta para a execução de uma obra que tenha as duas componentes (de Construção Civil e Montagem Eléctrica)? Nesta fase o que está em causa é a recepção dos Pedidos de Qualificação, sendo a apreciação e avaliação dos requisitos para a qualificação feita de forma distinta, ou seja, uma categoria não influencia a outra. Eventuais futuros concursos a lançar ao abrigo do presente Sistema de Qualificação, serão geridos de acordo com os respectivos cadernos de encargos Vimos solicitar o envio do Anexo II, que não encontramos na pasta de Anexos do programa de qualificação. O Anexo II do Programa de Qualificação está disponível em > Fornecedores > Qualificação de Fornecedores > Requisitos para Qualificação > Sistema de Qualificação de Empreiteiros da EDP Distribuição Energia, S.A., para Empreitadas de Construção, Ampliação ou Remodelação de.

6 18 - Vimos solicitar esclarecimento relativamente à alínea e) do ponto 13.2 do Programa de Qualificação, relativamente à identificação do Anexo para apresentação de Organigrama, uma vez que esse anexo corresponde ao Questionário de Informação técnica solicitado na alínea d) do mesmo ponto. O Interessado na Qualificação deverá apresentar o organigrama, quer seja a nível individual quer seja enquanto membro de um agrupamento, respeitando o definido no anexo XIV, nomeadamente na organização do CD e nome do respectivo ficheiro. Poderão igualmente anexar o referido organigrama (em suporte digital) na última linha do "Quadro 10 - Documentos a anexar" da folha "Informação Geral" do Anexo IV- Questionário No ponto 13.2.n) do Programa de Qualificação solicita-se aos interessados que apresentem os balanços e demonstrações de resultados dos últimos exercícios económicos, sem especificar quais. Devemos considerar que a norma se refere aos últimos três exercícios (2009, 2008 e 2007)? É correcto este entendimento? Sim. Os Balanços e Demonstrações de Resultados que devem apresentar referem-se aos últimos três exercícios (2007, 2008, 2009) No âmbito do preenchimento do ANEXO IV, existem diversos itens que se referem a dados/documentos de subempreiteiros/fornecedores abrangidos pelos Fornecimentos Técnicos (Anexo I). Uma vez que não existe obrigatoriedade de apresentar/identificar tais entidades, omite-se o preenchimento de tais células nos quadros ou introduz-se a expressão a subcontratar? Ou deve deixar-se por preencher? E os documentos, omite-se a sua apresentação? Devem preencher as células correspondentes com "a subcontratar" ou "meios próprios" consoante a situação a que recorram. A documentação nesta fase não necessita de ser apresentada No Anexo IV, ponto 8 solicitam o envio dos certificados de habilitações dos Executantes de trabalhos com formação específica. Perguntamos: O que devemos entender por executantes com formação específica? Tratar-se-á, por exemplo, de engenheiros técnicos? Os certificados exigidos destinam-se a comprovar a habilitação dos técnicos ou fornecedores que realizem trabalhos considerados especializados, conforme indicado no Anexo I ( pág. 3, 6 e 7) nomeadamente trabalhos em Tensão, Fundações Especiais, Sistemas de Extinção, Ventilação e Insonorização, etc.

7 22 - No Anexo IV, ponto 5.3 (informação geral) solicitam n.º da apólice de seguro de responsabilidade civil automóvel, ora, caso o candidato não tenha uma única apólice para todos os veículos, mas antes um seguro por veículo perguntamos: Devemos incluir todos os seguros de responsabilidade civil automóvel existentes? Devem enviar uma apólice de seguro de responsabilidade civil automóvel, como exemplo das vossas apólices. As restantes devem enviar numa listagem com o número da apólice de seguro de responsabilidade civil automóvel, viatura respeitante a esse seguro e valor No âmbito do Sistema de Qualificação de Empreiteiros da EDP Distribuição Energia, S.A. Subestações e Postos de Corte Construção Civil, vimos por este meio solicitar o seguinte esclarecimento: Existem duas empresas que partilham rigorosamente os mesmos accionistas e os mesmos administradores, sendo independentes juridicamente. A primeira empresa tem nos últimos tempos participado em concursos e realizado obras de construção civil em subestações como adjudicatária da EDP Distribuição, sendo estas obras realizadas com os seus encarregados e oficiais de construção civil e com a Direcção Técnica e com o Técnico de Segurança da segunda empresa. Pretendemos qualificar a segunda empresa na categoria de obra de construção civil, considerando a primeira como subcontratada. De forma a podermos preencher os requisitos gerais da segunda empresa, no que respeita aos encarregados de obra de construção civil, trabalhadores de construção civil e obras realizadas desta natureza, pretendemos que os recursos da primeira empresa possam ser considerados como recursos da segunda (uma vez que são empresas do mesmo grupo). Esta pretensão será aceite para a EDP? Quais os documentos que serão necessários apresentar para podermos assumir esta transferência de recursos? As empresas são diferentes logo são consideradas como entidades distintas. A avaliação e apreciação dos requisitos para a qualificação são feitas de forma distinta. Consideramos oportuno referir que poderão formar um agrupamento desde que os requisitos exigidos sejam cumpridos No âmbito do processo de Qualificação de Empreiteiros da EDP Distribuição, S.A. Subestações e Postos de Corte Construção Civil e Montagem Eléctrica, relativamente às fundações especiais (Obras de Construção Civil), solicitamos esclarecimento se é necessário na fase de qualificação, a identificação das empresas a subcontratar bem como a documentação do Anexo XIV subcontratado, ou se é aplicável o exigido para os Fornecimentos Técnicos (como por exemplo para os Trabalhos em Tensão nas obras de Montagem Eléctrica), para os quais não é exigida a apresentação dos documentos de identificação das empresas a subcontratar. No caso da categoria de obras de Construção Civil, informamos que os trabalhos relativos a Fundações Especiais poderão ser subcontratados durante a execução do contrato a empresas tecnicamente habilitadas e certificadas para a execução dos mesmos, não sendo obrigatória nesta fase a identificação da(s) empresa(s) a subcontratar.

8 25 - No âmbito do processo de Qualificação de Empreiteiros da EDP Distribuição, S.A., para obras de Construção Civil, gostaríamos de saber se a apresentação do nosso Alvará da 4ª subcategoria da 5ª categoria classe 3 (Fundações Especiais) é suficiente para cumprir com os requisitos mínimos para a actividade de Fundações Especiais? O Alvará não substitui o documento de certificação referido - Fornecedor Certificado com Sistema de Gestão de Qualidade no âmbito da actividade de Fundações Especiais. No entanto, chamamos a atenção para o teor da resposta número 24.

Esclarecimentos #2 ao Programa de Qualificação

Esclarecimentos #2 ao Programa de Qualificação SISTEMA DE QUALIFICAÇÃO DE EMPREITEIROS DA EDP DISTRIBUIÇÃO ENERGIA, S.A. (13/SQF/2013) Esclarecimentos #2 ao Programa de Qualificação 21.02.2014 1 2 Todas as empresas (individuais ou associadas) deverão

Leia mais

Esclarecimentos a dúvidas relativas à interpretação do Programa de Qualificação, colocadas por entidades interessadas na Qualificação.

Esclarecimentos a dúvidas relativas à interpretação do Programa de Qualificação, colocadas por entidades interessadas na Qualificação. Esclarecimentos a dúvidas relativas à interpretação do Programa de Qualificação, colocadas por entidades interessadas na Qualificação. 1. As empresas pré-qualificadas individualmente podem apresentar-se

Leia mais

Luxemburgo-Luxemburgo: Serviços de tradução AMI14/AR-RU 2014/S 059-098331. Convite à manifestação de interesse

Luxemburgo-Luxemburgo: Serviços de tradução AMI14/AR-RU 2014/S 059-098331. Convite à manifestação de interesse 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:98331-2014:text:pt:html Luxemburgo-Luxemburgo: Serviços de tradução AMI14/AR-RU 2014/S 059-098331 Convite à manifestação

Leia mais

Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais. Procedimentos

Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais. Procedimentos Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais EQUASS Assurance Procedimentos 2008 - European Quality in Social Services (EQUASS) Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução total ou parcial

Leia mais

Itália-Ispra: Fornecimento de uma ambulância de emergência 2013/S 164-284879. Anúncio de concurso. Fornecimentos

Itália-Ispra: Fornecimento de uma ambulância de emergência 2013/S 164-284879. Anúncio de concurso. Fornecimentos 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:284879-2013:text:pt:html Itália-Ispra: Fornecimento de uma ambulância de emergência 2013/S 164-284879 Anúncio de concurso

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:190978-2014:text:pt:html Áustria-Viena: Serviços de limpeza a favor das instalações da Casa da União Europeia em Viena

Leia mais

Guia de Utilização. Acesso Universal

Guia de Utilização. Acesso Universal Guia de Utilização Índice PREÂMBULO...3 ACESSO À PLATAFORMA...3 ÁREA DE TRABALHO...4 APRESENTAR PROPOSTAS...9 RECEPÇÃO DE ADJUDICAÇÃO...18 PARAMETRIZAÇÃO DA EMPRESA...19 Acesso universal Proibida a reprodução.

Leia mais

COMISSÃO EXECUTIVA DA ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA NO TRABALHO DA CONSTRUÇÃO PROCEDIMENTOS PARA ATRIBUIÇÃO DO TÍTULO DE ENGENHEIRO ESPECIALISTA EM

COMISSÃO EXECUTIVA DA ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA NO TRABALHO DA CONSTRUÇÃO PROCEDIMENTOS PARA ATRIBUIÇÃO DO TÍTULO DE ENGENHEIRO ESPECIALISTA EM PROCEDIMENTOS PARA ATRIBUIÇÃO DO TÍTULO DE ENGENHEIRO ESPECIALISTA EM Procedimentos para a atribuição do título de Engenheiro Especialista em Segurança no Trabalho da Construção 1 Introdução...2 2 Definições...4

Leia mais

Comunicação documentos de transporte AT via Webservice Singest Sistema Integrado de Gestão. 22-05-2013 Cambragest Serviços de Gestão e Software

Comunicação documentos de transporte AT via Webservice Singest Sistema Integrado de Gestão. 22-05-2013 Cambragest Serviços de Gestão e Software Comunicação documentos de transporte AT via Webservice 22-05-2013 Cambragest Serviços de Gestão e Software I. Índice I. Índice... 1 II. Introdução... 2 III. Configuração de documentos de transporte...

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1 / 8 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:102558-2016:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Serviços de subscrição de periódicos, publicações informativas, bases de

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:289283-2012:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:289283-2012:text:pt:html 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:289283-2012:text:pt:html D-Francoforte no Meno: Prestação de serviços para o desenvolvimento e auditoria de sistemas

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:120927-2013:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:120927-2013:text:pt:html 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:120927-2013:text:pt:html B-Geel: Fornecimento e manutenção de um novo carro de bombeiros para o corpo de bombeiros do

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:265083-2015:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Estudo relativo ao papel da digitalização e da inovação para a criação de

Leia mais

I-Ispra: Fornecimento de um grupo electrogéneo trifásico 2012/S 187-306516. Anúncio de concurso. Fornecimentos

I-Ispra: Fornecimento de um grupo electrogéneo trifásico 2012/S 187-306516. Anúncio de concurso. Fornecimentos 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:306516-2012:text:pt:html I-Ispra: Fornecimento de um grupo electrogéneo trifásico 2012/S 187-306516 Anúncio de concurso

Leia mais

CANDIDATURAS ON-LINE. (http://www.siga.ipca.pt/cssnet)

CANDIDATURAS ON-LINE. (http://www.siga.ipca.pt/cssnet) CANDIDATURAS ON-LINE (http://www.siga.ipca.pt/cssnet) INTRODUÇÃO O presente documento consiste numa breve descrição do processo de candidaturas, online, de acesso aos cursos do IPCA. Encontra-se organizado

Leia mais

França-Estrasburgo: Reparação da flocagem azul e amarela dos vigamentos do edifício Louise Weiss em Estrasburgo 2015/S 157-287593. Anúncio de concurso

França-Estrasburgo: Reparação da flocagem azul e amarela dos vigamentos do edifício Louise Weiss em Estrasburgo 2015/S 157-287593. Anúncio de concurso 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:287593-2015:text:pt:html França-Estrasburgo: Reparação da flocagem azul e amarela dos vigamentos do edifício Louise Weiss

Leia mais

Países Baixos-Haia: Limpeza e serviços conexos 2014/S 099-172131. Anúncio de concurso. Serviços

Países Baixos-Haia: Limpeza e serviços conexos 2014/S 099-172131. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:172131-2014:text:pt:html Países Baixos-Haia: Limpeza e serviços conexos 2014/S 099-172131 Anúncio de concurso Serviços

Leia mais

Complemento ao Manual de Utilizador Plataforma de Estágios TIC

Complemento ao Manual de Utilizador Plataforma de Estágios TIC Complemento ao Manual de Utilizador Plataforma de Estágios TIC Direccionado para as escolas www.estagiostic.gov.pt Índice 1. Objectivo da Plataforma... 2 2. Acesso restrito... 2 3. Perfis... 2 3.1. O administrador...

Leia mais

Sistema de qualificação Sectores especiais

Sistema de qualificação Sectores especiais União Europeia Publicação no suplemento do Jornal Oficial da União Europeia 2, rue Mercier, 2985 Luxembourg, Luxemburgo +352 29 29 42 670 ojs@publications.europa.eu Informação e formulários em linha: http://simap.europa.eu

Leia mais

PROGRAMA DO CONCURSO

PROGRAMA DO CONCURSO PROGRAMA DO CONCURSO Page 1 ÍNDICE 1.º Objecto do Concurso 3 2.º Entidade Adjudicante 3 3.º Decisão de contratar 3 4.º Preço base 3 5.º Esclarecimentos 3 6.º Prazo para apresentação das candidaturas 3

Leia mais

Regime de qualificações nos domínios da construção urbana e do urbanismo Perguntas e respostas sobre a inscrição/renovação da inscrição

Regime de qualificações nos domínios da construção urbana e do urbanismo Perguntas e respostas sobre a inscrição/renovação da inscrição Regime de qualificações nos domínios da construção urbana e do urbanismo Perguntas e respostas sobre a inscrição/renovação da inscrição 1. Quais as instruções a seguir pelos técnicos que pretendam exercer

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:173161-2015:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:173161-2015:text:pt:html 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:173161-2015:text:pt:html Portugal-Lisboa: Canal de aquisição para computadores híbridos 2 em 1, leves e para utilização

Leia mais

Luxemburgo-Luxemburgo: AO 10578 «Duplicação e reprodução de CD, DVD e produção de pens USB» 2014/S 012-016086. Anúncio de concurso.

Luxemburgo-Luxemburgo: AO 10578 «Duplicação e reprodução de CD, DVD e produção de pens USB» 2014/S 012-016086. Anúncio de concurso. 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:16086-2014:text:pt:html Luxemburgo-Luxemburgo: AO 10578 «Duplicação e reprodução de CD, DVD e produção de pens USB» 2014/S

Leia mais

UK-Londres: Prestação de serviços de organização de viagens 2012/S 96-158472. Anúncio de concurso. Serviços

UK-Londres: Prestação de serviços de organização de viagens 2012/S 96-158472. Anúncio de concurso. Serviços 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:158472-2012:text:pt:html UK-Londres: Prestação de serviços de organização de viagens 2012/S 96-158472 Anúncio de concurso

Leia mais

Anúncio de concurso. Obras

Anúncio de concurso. Obras 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:237146-2013:text:pt:html Itália-Ispra: Construção de uma central de trigeração com turbina a gás e respetiva manutenção

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:378383-2013:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:378383-2013:text:pt:html 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:378383-2013:text:pt:html Polónia-Varsóvia: Contrato-quadro para desenvolvimento de Intranet com base em SharePoint, sistema

Leia mais

COMISSÃO DA MARCA DE QUALIDADE LNEC SECÇÃO DE INSCRIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

COMISSÃO DA MARCA DE QUALIDADE LNEC SECÇÃO DE INSCRIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO COMISSÃO DA MARCA DE QUALIDADE LNEC SECÇÃO DE INSCRIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO QUALIFICAÇÃO COMO GESTOR GERAL DA QUALIDADE DE EMPREENDIMENTOS DA CONSTRUÇÃO INSTRUÇÕES DE CANDIDATURA 1. DESTINATÁRIOS A Marca de

Leia mais

Bélgica-Bruxelas: Recurso a informações públicas sobre sistemas de restrição de acesso 2013/S 138-239089. Anúncio de concurso.

Bélgica-Bruxelas: Recurso a informações públicas sobre sistemas de restrição de acesso 2013/S 138-239089. Anúncio de concurso. 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:239089-2013:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Recurso a informações públicas sobre sistemas de restrição de acesso 2013/S

Leia mais

UK-Bramshill: Prestação de um serviço de linha de Internet alugada 2012/S 175-288060. Anúncio de concurso. Serviços

UK-Bramshill: Prestação de um serviço de linha de Internet alugada 2012/S 175-288060. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:288060-2012:text:pt:html UK-Bramshill: Prestação de um serviço de linha de Internet alugada 2012/S 175-288060 Anúncio

Leia mais

B-Bruxelas: Estudo comparativo relativo a contratos de computação em nuvem 2013/S 084-140907. Anúncio de concurso. Serviços

B-Bruxelas: Estudo comparativo relativo a contratos de computação em nuvem 2013/S 084-140907. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:140907-2013:text:pt:html B-Bruxelas: Estudo comparativo relativo a contratos de computação em nuvem 2013/S 084-140907

Leia mais

INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO. Por favor leia atentamente este documento antes de começar o seu processo de candidatura.

INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO. Por favor leia atentamente este documento antes de começar o seu processo de candidatura. INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO Por favor leia atentamente este documento antes de começar o seu processo de candidatura. Só serão aceites as candidaturas submetidas através do formulário online, disponibilizado

Leia mais

Anúncio de Abertura de Procedimento de Negociação

Anúncio de Abertura de Procedimento de Negociação Anúncio de Abertura de Procedimento de Negociação Anúncio de Abertura de Procedimento de Negociação 1. Entidade Contratante: 1.1. Designação: Comissão Nacional Eleitoral - CNE 1.2. Endereço: Rua Amílcar

Leia mais

Regulamento da 1ª Mostra/Venda Ordem para Criar!

Regulamento da 1ª Mostra/Venda Ordem para Criar! Regulamento da 1ª Mostra/Venda Ordem para Criar! (escultura, pintura, fotografia, instalação, vídeo, joalharia, moda,...) Armazém das Artes 1,2,3 e 4 de Dezembro de 2011 quinta-feira, sexta-feira, sábado

Leia mais

E-Bilbau: Prestação de um serviço de «helpdesk» 2012/S 99-163953. Anúncio de concurso. Serviços

E-Bilbau: Prestação de um serviço de «helpdesk» 2012/S 99-163953. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:163953-2012:text:pt:html E-Bilbau: Prestação de um serviço de «helpdesk» 2012/S 99-163953 Anúncio de concurso Serviços

Leia mais

GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA ERP PORTUGAL

GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA ERP PORTUGAL GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA ERP PORTUGAL Versão: 1.0 Data: 05-06-2009 Índice Acesso e estados dos Formulários... 3 Escolha do Formulário e submissão... 4 Bases para a navegação

Leia mais

Aplicação da Qualidade. Manual do Utilizador. Versão 1 2006-05-30

Aplicação da Qualidade. Manual do Utilizador. Versão 1 2006-05-30 Aplicação da Qualidade Versão 1 2006-05-30 Índice 1. Introdução 2. Acesso à Aplicação 3. Menu principal 3.1. Processo 3.1.1. Registo da Ocorrência - Fase 1 3.1.2. Análise das Causas - Fase 2 3.1.3. Acção

Leia mais

Perguntas mais frequentes

Perguntas mais frequentes Estas informações, elaboradas conforme os documentos do Plano de Financiamento para Actividades Estudantis, servem de referência e como informações complementares. Para qualquer consulta, é favor contactar

Leia mais

Actos de Engenharia - Instalações Eléctricas

Actos de Engenharia - Instalações Eléctricas Actos de Engenharia - Instalações Eléctricas Ponto de vista do Grupo de Trabalho Interno da Ordem dos Engenheiros Zita A. Vale zitavale@engenheiros.pt zitavale@sapo.pt zav@isep.ipp.pt 10.º ENCONTRO NACIONAL

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:400207-2014:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:400207-2014:text:pt:html 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:400207-2014:text:pt:html Luxemburgo-Luxemburgo: Contrato no domínio do aquecimento, ventilação e ar condicionado Realização

Leia mais

Alemanha-Karlsruhe: Fornecimento de um analisador termogravimétrico (TGA) 2014/S 051-084398. Anúncio de concurso. Fornecimentos

Alemanha-Karlsruhe: Fornecimento de um analisador termogravimétrico (TGA) 2014/S 051-084398. Anúncio de concurso. Fornecimentos 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:84398-2014:text:pt:html Alemanha-Karlsruhe: Fornecimento de um analisador termogravimétrico (TGA) 2014/S 051-084398 Anúncio

Leia mais

Guia para a declaração de despesas no Programa SUDOE

Guia para a declaração de despesas no Programa SUDOE Guia para a declaração de despesas no Programa SUDOE CAPÍTULO 1: INTRODUÇÃO... 2 CAPÍTULO 2: ACESSO AO MÓDULO DE GESTÃO DE DESPESAS PAGAS... 3 CAPÍTULO 3: GESTÃO DAS DESPESAS PAGAS... 4 3.1 Incorporação

Leia mais

Bélgica-Bruxelas: Alojamento do sítio Internet do Comité das Regiões (CR) 2015/S 086-154249. Anúncio de concurso. Serviços

Bélgica-Bruxelas: Alojamento do sítio Internet do Comité das Regiões (CR) 2015/S 086-154249. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:154249-2015:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Alojamento do sítio Internet do Comité das Regiões (CR) 2015/S 086-154249

Leia mais

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes Perguntas Frequentes I - De ordem geral: 1 - Em que consiste o incentivo fiscal ao abate de veículos em fim de vida previsto na lei da fiscalidade verde (Lei n.º 82-D/2014, de 31 de dezembro) Consiste

Leia mais

P-Évora: Equipamento de controlo e telemetria 2008/S 132-176072 ANÚNCIO DE CONCURSO. Fornecimentos

P-Évora: Equipamento de controlo e telemetria 2008/S 132-176072 ANÚNCIO DE CONCURSO. Fornecimentos 1/5 P-Évora: Equipamento de controlo e telemetria 2008/S 132-176072 ANÚNCIO DE CONCURSO Fornecimentos SECÇÃO I: ENTIDADE ADJUDICANTE I.1) DESIGNAÇÃO, ENDEREÇOS E PONTOS DE CONTACTO: Águas do Centro Alentejo,

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:22100-2015:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:22100-2015:text:pt:html 1/7 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:22100-2015:text:pt:html Alemanha-Karlsruhe: Execução de tarefas de proteção contra as radiações em projetos de desmantelamento

Leia mais

Introdução. Artigo 1.º Objecto e âmbito de aplicação

Introdução. Artigo 1.º Objecto e âmbito de aplicação 1 REGULAMENTO DA VENDA DE LOTES PARA CONSTRUÇÃO DE HABITAÇÃO EM LOTEAMENTOS MUNICIPAIS A JOVENS NATURAIS OU RESIDENTES NO CONCELHO DAS CALDAS DA RAINHA Introdução Com o objectivo de fixar jovens nas freguesias

Leia mais

SIBA SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE BOLETINS DE ALOJAMENTO MANUAL DE UTILIZADOR

SIBA SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE BOLETINS DE ALOJAMENTO MANUAL DE UTILIZADOR SIBA SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE BOLETINS DE ALOJAMENTO MANUAL DE UTILIZADOR VERSÃO DATA DESCRIÇÃO AUTOR 1.0 24-10-2008 VERSÃO INICAL LÍDIA AGOSTINHO 1.1 20-11-2008 ACTUALIZAÇÃO DE ECRANS LÍDIA AGOSTINHO

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:405184-2014:text:pt:html Finlândia-Helsínquia: Prestação de serviços TI para aplicações TI da Agência Europeia dos Produtos

Leia mais

Regulamento das Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade para a Frequência do Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos.

Regulamento das Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade para a Frequência do Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos. Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril Regulamento n.º 100/2006 (Diário da República II Série de 16 de Junho de 2006) Regulamento das Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade

Leia mais

Tipos de procedimento e critérios de escolha: principais novidades para as empresas de obras públicas. Margarida Olazabal Cabral

Tipos de procedimento e critérios de escolha: principais novidades para as empresas de obras públicas. Margarida Olazabal Cabral Tipos de procedimento e critérios de escolha: principais novidades para as empresas de obras públicas Margarida Olazabal Cabral Empreitadas de obras públicas Tipos de procedimento: Concurso Público e Concurso

Leia mais

Luxemburgo-Luxemburgo: Serviços de medicina geral a prestar a favor do gabinete médico do Parlamento Europeu em Estrasburgo 2014/S 114-199811

Luxemburgo-Luxemburgo: Serviços de medicina geral a prestar a favor do gabinete médico do Parlamento Europeu em Estrasburgo 2014/S 114-199811 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:199811-2014:text:pt:html Luxemburgo-Luxemburgo: Serviços de medicina geral a prestar a favor do gabinete médico do Parlamento

Leia mais

Plataforma. Manual de Utilização Acesso ao Procedimento Fornecedor. Electrónica BizGov

Plataforma. Manual de Utilização Acesso ao Procedimento Fornecedor. Electrónica BizGov Plataforma Manual de Utilização Acesso ao Procedimento Fornecedor Electrónica BizGov 2010 Índice 1 Solicitar acesso ao procedimento 2 Anexar comprovativo de Pagamento de Peças Procedimentais 3 Aceitar

Leia mais

À Firma. À Firma. À firma

À Firma. À Firma. À firma À Firma À Firma À firma Sua Referência Sua Comunicação de Nossa Referência Data Assunto: Convite para apresentação de proposta. Ajuste Directo n.º 6/2009. Em cumprimento do disposto no artigo 115.º do

Leia mais

PROGRAMA DE CRIAÇÃO DE TALENTOS PARA ANGOLA BOLSA ESCOM Bolsa de Estudo para Cursos Superiores

PROGRAMA DE CRIAÇÃO DE TALENTOS PARA ANGOLA BOLSA ESCOM Bolsa de Estudo para Cursos Superiores PROGRAMA DE CRIAÇÃO DE TALENTOS PARA ANGOLA BOLSA ESCOM Bolsa de Estudo para Cursos Superiores A pretende impulsionar as actividades de Responsabilidade Social em Angola, contribuindo para o seu desenvolvimento.

Leia mais

Bélgica-Bruxelas: Estudo sobre a legislação aplicável aos contratos de seguro 2014/S 149-267125. Anúncio de concurso. Serviços

Bélgica-Bruxelas: Estudo sobre a legislação aplicável aos contratos de seguro 2014/S 149-267125. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:267125-2014:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Estudo sobre a legislação aplicável aos contratos de seguro 2014/S 149-267125

Leia mais

Bélgica-Bruxelas: Apoio à adoção dos serviços Copernicus pelos utilizadores 2014/S 177-312029. Anúncio de concurso. Serviços

Bélgica-Bruxelas: Apoio à adoção dos serviços Copernicus pelos utilizadores 2014/S 177-312029. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:312029-2014:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Apoio à adoção dos serviços Copernicus pelos utilizadores 2014/S 177-312029

Leia mais

Regulamento da Creditação

Regulamento da Creditação Regulamento da Creditação Por decisão do Director, ouvido o Conselho Técnico-Científico, é aprovado o presente Regulamento da Creditação, que visa disciplinar o processo de creditação, nos termos definidos

Leia mais

Regulamento dos Concursos Especiais de Acesso e Ingresso no Ciclo de Estudos Conducentes ao Grau de Licenciado

Regulamento dos Concursos Especiais de Acesso e Ingresso no Ciclo de Estudos Conducentes ao Grau de Licenciado Regulamento dos Concursos Especiais de Acesso e Ingresso no Ciclo de Estudos Conducentes ao Grau de Licenciado Versão: 01 Data: 15/06/2009 Elaborado: Verificado: Aprovado: RG-PR12-02 Vice-Presidente do

Leia mais

Secção I Matricula e Inscrição. Art.º 16.º ( conceito) Art.º 17.º (Matricula e Inscrição)

Secção I Matricula e Inscrição. Art.º 16.º ( conceito) Art.º 17.º (Matricula e Inscrição) Secção I Matricula e Inscrição Art.º 16.º ( conceito) 1. A matrícula é o acto pelo qual o estudante ingressa na universidade Agostinho Neto. 2. A matrícula á Universidade Agostinho Neto faz-se uma só vez.

Leia mais

GUIA DE INSCRIÇÃO PCAND 2015-2016

GUIA DE INSCRIÇÃO PCAND 2015-2016 GUIA DE INSCRIÇÃO PCAND 2015-2016 INTRODUÇÃO À semelhança das épocas desportivas anteriores, o processo de inscrição na PCAND para a Época Desportiva 2015/2016 será realizado on-line, no site da PCAND

Leia mais

Manual de Utilizador Plataforma de Estágios TIC. www.estagiostic.gov.pt

Manual de Utilizador Plataforma de Estágios TIC. www.estagiostic.gov.pt Manual de Utilizador Plataforma de Estágios TIC www.estagiostic.gov.pt 1 Índice 1 Introdução 3 1.1 Programa de Estágios TIC 3 1.2 Objectivo da plataforma 3 1.3 Perfis 4 1.3.1 Escola 4 1.3.2 Empresa 4 1.3.3

Leia mais

Política WHOIS do Nome de Domínio.eu

Política WHOIS do Nome de Domínio.eu Política WHOIS do Nome de Domínio.eu 1/7 DEFINIÇÕES Os termos definidos nos Termos e Condições e/ou nas Normas de Resolução de Litígios do domínio.eu são utilizados no presente documento em maiúsculas.

Leia mais

Novo Formato de Logins Manual de Consulta

Novo Formato de Logins Manual de Consulta Gestão Integrada de Acessos Novo Formato de Logins Manual de Consulta Gestão Integrada de Acessos Histórico de Alterações Versão Descrição Autor Data 1.0 Versão inicial DSI/PPQ 2014-07-11 Controlo do documento

Leia mais

L-Luxemburgo: PE-ITEC-DIT-ITIM-2012/03-CLAVIS Software de gestão de documentos 2013/S 015-020052. Anúncio de concurso.

L-Luxemburgo: PE-ITEC-DIT-ITIM-2012/03-CLAVIS Software de gestão de documentos 2013/S 015-020052. Anúncio de concurso. 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:20052-2013:text:pt:html L-Luxemburgo: PE-ITEC-DIT-ITIM-2012/03-CLAVIS Software de gestão de documentos 2013/S 015-020052

Leia mais

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação?

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Índice Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Como efectuar uma operação de confirmação de estimativas? Como aceder ao Serviço de Certificação

Leia mais

Plataforma de Benefícios Públicos Acesso externo

Plataforma de Benefícios Públicos Acesso externo Índice 1. Acesso à Plataforma... 2 2. Consulta dos Programas de Beneficios Públicos em Curso... 3 3. Entrar na Plataforma... 4 4. Consultar/Entregar Documentos... 5 5. Consultar... 7 6. Entregar Comprovativos

Leia mais

Declaração de Instalação, Modificação e de Encerramento dos Estabelecimentos de Restauração ou de Bebidas

Declaração de Instalação, Modificação e de Encerramento dos Estabelecimentos de Restauração ou de Bebidas PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS E MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DA INOVAÇÃO ANEXO Declaração de Instalação, Modificação e de Encerramento dos Estabelecimentos de Restauração ou de Bebidas abrangidos pelo

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:352871-2012:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:352871-2012:text:pt:html 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:352871-2012:text:pt:html L-Luxemburgo: Concurso n. o SANCO/2012/C4/03 relativo a um projecto-piloto relacionado com o

Leia mais

REGULAMENTO DOS DIPLOMAS DE ESPECIALIZAÇÃO

REGULAMENTO DOS DIPLOMAS DE ESPECIALIZAÇÃO REGULAMENTO DOS DIPLOMAS DE ESPECIALIZAÇÃO Aprovado em reunião da Comissão Coordenadora do Conselho Científico em 22/11/2006 Aprovado em reunião de Plenário do Conselho Directivo em 13/12/2006 PREÂMBULO

Leia mais

EXERÍCIOS DE MODELAGEM DE BANCO DE DADOS

EXERÍCIOS DE MODELAGEM DE BANCO DE DADOS EXERÍCIOS DE MODELAGEM DE BANCO DE DADOS Exercício 1 Construa o modelo Entidades-Relacionamentos a partir da seguinte descrição do sistema: Uma empresa de venda de automóveis retende implementar um sistema

Leia mais

Prémio EDP Novos Artistas. Regulamento DO PRÉMIO

Prémio EDP Novos Artistas. Regulamento DO PRÉMIO Prémio EDP Novos Artistas Regulamento DO PRÉMIO 1. O Prémio EDP Novos Artistas, criado em 2000, é uma iniciativa da Fundação EDP. Com a atribuição deste prémio, a Fundação EDP confirma a sua responsabilidade

Leia mais

L-Luxemburgo: Mudança, transporte e manutenção 2012/S 89-145424. Anúncio de concurso. Serviços

L-Luxemburgo: Mudança, transporte e manutenção 2012/S 89-145424. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:145424-2012:text:pt:html L-Luxemburgo: Mudança, transporte e manutenção 2012/S 89-145424 Anúncio de concurso Serviços

Leia mais

Prémio Santander Totta / Universidade Nova de Lisboa, de Jornalismo Económico. Regulamento

Prémio Santander Totta / Universidade Nova de Lisboa, de Jornalismo Económico. Regulamento Prémio Santander Totta / Universidade Nova de Lisboa, de Jornalismo Económico Regulamento Considerando que se mostra da maior relevância: a) Reconhecer e premiar a excelência de trabalhos jornalísticos

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:184783-2015:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:184783-2015:text:pt:html 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:184783-2015:text:pt:html Reino Unido-Londres: Prestação de serviços de colocalização, serviços de fornecimento de serviços

Leia mais

(DE ACORDO COM O N.º 3 DO ARTIGO 11.º DO DECRETO-LEI N.º 145/2009, DE 17 DE JUNHO) INTRODUÇÃO pág. 2. ACESSO AO SISTEMA DE REGISTO pág.

(DE ACORDO COM O N.º 3 DO ARTIGO 11.º DO DECRETO-LEI N.º 145/2009, DE 17 DE JUNHO) INTRODUÇÃO pág. 2. ACESSO AO SISTEMA DE REGISTO pág. ORIENTAÇÕES PARA O REGISTO ON-LINE DE DISPOSITIVOS MÉDICOS DE CLASSES IIa, IIb, III E DISPOSITIVOS MÉDICOS IMPLANTÁVEIS ACTIVOS POR PARTE DOS FABRICANTES QUE COLOQUEM OS SEUS DISPOSITIVOS NO MERCADO NACIONAL

Leia mais

MATRÍCULA ELECTRÓNICA. Manual do Utilizador

MATRÍCULA ELECTRÓNICA. Manual do Utilizador MATRÍCULA ELECTRÓNICA Manual do Utilizador ÍNDICE 1 PREÂMBULO... 2 2 UTILIZAÇÃO PELOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO... 3 2.1 Matrícula Electrónica - Acesso através do Portal das Escolas... 3 2.2 Registo de

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:316749-2014:text:pt:html Suécia-Estocolmo: Serviços de gestão de documentos e serviços de bioinformática, bioestatística,

Leia mais

Realizando Vendas no site do Cartão BNDES

Realizando Vendas no site do Cartão BNDES Realizando Vendas no site do Cartão BNDES Fornecedor Atualizado em 16/07/2013 Pág.: 1/23 Introdução Este manual destina-se a orientar os fornecedores que irão registrar as vendas no site do Cartão BNDES,

Leia mais

UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu. Guia de preenchimento do Formulário de Candidatura da Entidade Organizadora

UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu. Guia de preenchimento do Formulário de Candidatura da Entidade Organizadora UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu Guia de preenchimento do Formulário de Candidatura da Entidade Organizadora ÍNDICE ENQUADRAMENTO... 3 1. Descrição... Erro! Marcador não definido. 2. Entidade Gestora...

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES DIRECÇÃO GERAL DOS RECURSOS HUMANOS DA EDUCAÇÃO DIRECÇÃO DE SERVIÇOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MANUAL DE INSTRUÇÕES (APENAS PARA ESCOLAS) MANIFESTAÇÃO DE NECESSIDADES PARA COLOCAÇÕES CÍCLICAS ANO ESCOLAR

Leia mais

Luxemburgo-Luxemburgo: FL/SCIENT15 Serviços de tradução 2015/S 039-065697. Anúncio de concurso. Serviços

Luxemburgo-Luxemburgo: FL/SCIENT15 Serviços de tradução 2015/S 039-065697. Anúncio de concurso. Serviços 1/12 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:65697-2015:text:pt:html Luxemburgo-Luxemburgo: FL/SCIENT15 Serviços de tradução 2015/S 039-065697 Anúncio de concurso

Leia mais

Perguntas Frequentes sobre a Rede de Apoio ao Consumidor Endividado

Perguntas Frequentes sobre a Rede de Apoio ao Consumidor Endividado Perguntas Frequentes sobre a Rede de Apoio ao Consumidor Endividado A Direção-Geral do Consumidor (DGC) apresenta um conjunto de respostas às perguntas suscitadas com maior frequência. Em caso de dúvida,

Leia mais

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014 Para se inscrever na CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014, clique em http://ancine.brde.com.br/ancine/login.asp ou através do

Leia mais

FAQ S PORTARIA DE CERTIFICAÇÃO DE SOFTWARE - ÓPTICA DO UTILIZADOR-

FAQ S PORTARIA DE CERTIFICAÇÃO DE SOFTWARE - ÓPTICA DO UTILIZADOR- FAQ S PORTARIA DE CERTIFICAÇÃO DE SOFTWARE - ÓPTICA DO UTILIZADOR- Portaria n.º 363/2010, de 23 de Junho CONDIÇÕES DE EXCLUSÃO Q1: Quais os requisitos previstos para a dispensa de utilização de software

Leia mais

Regras de Filiação 2009/10

Regras de Filiação 2009/10 As Regras de Filiação, válidas para a época de 2009/2010 são as seguintes: 1) De acordo com o artigo 5º do Regulamento de Filiações da FPX, poderão filiar-se na FPX todos os indivíduos, independentemente

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:347015-2013:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:347015-2013:text:pt:html 1/8 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:347015-2013:text:pt:html Itália-Ispra: Prestação de serviços de desenvolvimento de hardware e software e fornecimentos

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 1.0 18/01/2013 Sempre consulte por atualizações deste manual em nossa página. O Cotação Web está em constante desenvolvimento, podendo ter novas funcionalidades adicionadas

Leia mais

Regulamento de Ingresso e Acesso para Estudantes Internacionais da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Disposição geral Objeto

Regulamento de Ingresso e Acesso para Estudantes Internacionais da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Disposição geral Objeto Regulamento de Ingresso e Acesso para Estudantes Internacionais da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa SECÇÃO A Disposição geral Artigo 1.º Objeto O presente regulamento define as normas aplicáveis

Leia mais

Estágio Clínico do 6º Ano, 2015/2016. I. Caracterização Geral

Estágio Clínico do 6º Ano, 2015/2016. I. Caracterização Geral Estágio Clínico do 6º Ano, 2015/2016 I. Caracterização Geral 1. O Estágio Clínico do 6º Ano tem a duração de 36 semanas e decorre em Hospitais e Centros de Saúde associados ao ensino clínico, nas seguintes

Leia mais

AVISO (20/GAOA/2015)

AVISO (20/GAOA/2015) AVISO (20/GAOA/2015) Humberto Fernando Leão Pacheco de Brito, Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, submete a consulta pública, para recolha de sugestões, por um período de 30 dias, a contar

Leia mais

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Introdução O presente documento descreverá de forma objetiva as principais operações para abertura e consulta de uma solicitação ao Setor de Desenvolvimento

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO DE SOCIEDADES PROFISSIONAIS DE TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS E NOMEAÇÃO PELAS SOCIEDADES DE CONTABILIDADE DO RESPONSÁVEL TÉCNICO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1.º Âmbito O

Leia mais

Informações gerais. Formação Inicial de Instrutores de Condução

Informações gerais. Formação Inicial de Instrutores de Condução Informações gerais Formação Inicial de Instrutores de Condução Condições de Acesso 12º Ano completo, equivalente ou superior 2 anos de Carta de Condução Não possuir doença contagiosa ou deficiência física

Leia mais

Entrega de Folhas de Férias

Entrega de Folhas de Férias Entrega de Folhas de Férias Questões mais frequentes FAQs Maio/2012 Versão 2.0 DDO É obrigatório adoptar o novo formato para envio da informação de Folhas de Férias estabelecido na legislação em vigor

Leia mais

b. A empresa nacional é também a única empresa autorizada pela fabricante estrangeira a comercializar tais produtos no país;

b. A empresa nacional é também a única empresa autorizada pela fabricante estrangeira a comercializar tais produtos no país; ESCLARECIMENTOS 3 1) Os documentos de capacidade de fornecimento de alguns itens poderão ser de sub fornecedores? Resposta: Informo que a habilitação técnica tem que ser da empresa participante da licitação

Leia mais

Aviso. O concurso comum é válido até um ano, a contar da data da publicação da lista classificativa final.

Aviso. O concurso comum é válido até um ano, a contar da data da publicação da lista classificativa final. Aviso Faz-se público que, por despacho do Exmo. Senhor Secretário para os Transportes e Obras Públicas, de 8 de Maio de 2013, e nos termos definidos na Lei n. o 14/2009 Regime das carreiras dos trabalhadores

Leia mais

CIRCULAR N.º 15/2009 REGISTO DE ENTIDADES NA ANPC (Portaria n.º 773/2009)

CIRCULAR N.º 15/2009 REGISTO DE ENTIDADES NA ANPC (Portaria n.º 773/2009) CIRCULAR N.º 15/2009 A Portaria nº 773/2009, de 21 de Julho, que define o procedimento de registo, na Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), das entidades que exercem a actividade de comercialização,

Leia mais