Esclarecimentos a dúvidas relativas à interpretação do Programa de Qualificação, colocadas por entidades interessadas na Qualificação.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Esclarecimentos a dúvidas relativas à interpretação do Programa de Qualificação, colocadas por entidades interessadas na Qualificação."

Transcrição

1 Esclarecimentos a dúvidas relativas à interpretação do Programa de Qualificação, colocadas por entidades interessadas na Qualificação. 1. As empresas pré-qualificadas individualmente podem apresentar-se agrupadas em fase de concurso? Nos termos do número 6.1. do Programa de Qualificação, "a EDP solicitará aos interessados qualificados a apresentação de propostas, no âmbito de Concursos Limitados por Prévia Qualificação e de Procedimentos de Negociação, enviando os correspondentes convites, instruídos com os programas e cadernos de encargos." Por conseguinte, só os interessados qualificados, com a exacta composição com que se encontram qualificados, individualmente ou em agrupamento, serão convidados e poderão apresentar propostas. 2. A Ordem dos Engenheiros e a DGEG informam que não é necessário o Técnico Responsável estar inscrito na DGEG, uma vez que o decreto-lei nº229/2006 de 24 de Novembro veio retirar essa obrigatoriedade. Não é necessária a inscrição do técnico responsável na DGEG, bastando a inscrição na Ordem dos Engenheiros ou na ANET. 3. Após leitura do Programa de Qualificação para o Sistema de Qualificação de Empreiteiros da EDP Distribuição, não consigo encontrar qual o processo a seguir para a que a nossa empresa mantenha a sua qualificação activa, uma vez que poderá vir a não concorrer para a futura celebração de contratos de empreitadas, mas pretende continuar devidamente credenciada. O Sistema de Qualificação técnica actualmente em vigor, por classe de obra, ir-se-á manter em paralelo com o agora apresentado. 4. Em substituição da minuta apresentada no anexo IX do Programa de Qualificação, poderá ser utilizada uma minuta alternativa?. Não.

2 5. Qual o âmbito desta qualificação, isto é, que tipo de empreitadas abrange? Ver ponto II.3) do Anúncio do JOUE. 6. As empresas que já estão registadas no nível Repro também têm de efectuar Pedido de Qualificação, para estarem integradas neste Sistema de Qualificação de Empreiteiros da EDP Distribuição? A inscrição das empresas interessadas no Sistema de Registo de Fornecedores do Grupo EDP, é apenas um dos requisitos obrigatórios para apresentar o Pedido de Qualificação. A empresa interessada, terá de instruir o seu Pedido de Qualificação conforme indicado no Anúncio do JOUE. 7. Podemos pedir a derrogação da Qualificação em TET MT? Não. São apenas aceites as prorrogações expressamente referidas no Programa de Qualificação. 8. Qual o enquadramento das empresas de Limpeza de Faixas? A Limpeza de Faixas não está abrangida no âmbito do presente Sistema de Qualificação. Posteriormente a EDP Distribuição irá definir o modo de contratar este serviço. 9. As empresas auto-suficientes Tecnica e Financeiramente, que não necessitem de subcontratar ou recorrer a terceiros, são obrigadas a apresentar os ANEXOS II, IX e X? De acordo com o Programa de Qualificação (pontos 3.5, e 9.7.7), uma empresa que não necessite de subcontratar as classes de obra TET AT e FO, nem tencione recorrer a terceiros para preenchimento dos requisitos mínimos de Capacidade Económico-Financeira ou de Capacidade Técnica, não necessitará de preencher os ANEXOS II, IX e X. 10. As empresas que apresentem um Pedido de Qualificação individual (sem recorrer a agrupamentos), são obrigadas a apresentar o ANEXO XI? De acordo com o Programa de Qualificação (ponto 10.5), uma empresa que apresente um Pedido de Qualificação individual, não necessitará de preencher o ANEXO XI.

3 11. Relativamente ao ponto 13.2 n) do Programa de Qualificação, é suficiente a apresentação de cópia certificada dos elementos pedidos, ou também as assinaturas dos representantes legais constantes nas demonstrações financeiras deverão ser reconhecidas?. Os documentos solicitados deverão ser assinados pelos representantes legais e as respectivas assinaturas reconhecidas. 12. Quais os exercícios económicos que devem ser apresentados? Os exercícios económicos a apresentar são os relativos a 2006, 2007 e As empresas que não tenham capacidade para concorrer ao concurso da nova empreitada, deverão enviar o ANEXO IV, para renovação da Qualificação? Caso uma empresa não esteja interessada ou não reúna as condições para responder a este Sistema de Qualificação, não necessita de enviar qualquer documento. Caso seja uma empresa já Qualificada por Classe de Obra, deverá aguardar indicação da EDP para actualizar os seus dados. 14. O Certificado de Registo Criminal dos titulares dos órgãos sociais de administração, direcção ou gerência é apenas para o representante legal, ou terá de ser apresentado um para cada um dos titulares dos órgãos? De acordo com o ponto 13.2 x) do Programa de Qualificação, é obrigatória a apresentação do Registo Criminal de cada um dos titulares dos orgãos sociais de administração, direcção ou gerência do interessado na Qualificação ou de cada membro do agrupamento, se aplicável. 15. Uma empresa que seja adjudicatária de uma DRC pode também ser subcontratada/subempreiteiro noutra DRC diferente? No presente Programa de Qualificação são definidos, exclusivamente, as regras, os critérios e os procedimentos que podem permitir aos interessados serem qualificados numa qualificação de âmbito nacional. As futuras adjudicações, bem como os respectivos requisitos, designadamente quanto à abrangência territorial e a sub-contratados (que não seja a subcontratação prevista nos números , , e 11.1., para preenchimento dos requisitos mínimos de capacidade financeira ou de capacidade técnica), serão definidos nos concursos que irão ser realizados nos termos previstos no número 6. do Programa de Qualificação.

4 16. Um empreiteiro que não possa qualificar-se isoladamente, poderá nesta fase apresentar-se integrando um agrupamento? Sim, desde que a empresa satisfaça os requisitos do Sistema de Qualificação. 17. Um agrupamento terá de manter a mesma composição em todo o periodo de vigência do Sistema de Qualificação, e posteriormente para apresentação de propostas e eventuais adjudicações? Sim. 18. Ou poderá apresentar-se, desde já, como sub-empreiteiro designado de apenas um empreiteiro "principal", ou poderá ser designado por vários empreiteiros, se assim o entender? Na fase de Qualificação, os interessados na Qualificação só necessitam de indicar os subempreiteiros a que recorram para preenchimento de requisitos mínimos de Capacidade Financeira e/ou de Capacidade Técnica, nos termos previstos nos números 9.6.3, 9.7.3, e do Programa de Qualificação, devendo os sub-contratados declarar que se comprometem incondicionalmente a disponibilizar os meios necessários durante a validade do Sistema de Qualificação. Nestes termos, a designação do mesmo sub-contratado, por vários interessados, para preenchimento de requisitos mínimos é possível desde que não ponha em causa nem condicione os meios que o sub-empreiteiro declarou afectar a cada um deles. 19. Sobre o ponto 3 do Programa de Qualificação, objecto e duração do sistema de qualificação, suscita-se a seguinte dúvida: o Sistema de Qualificação de Empreiteiros da EDP Distribuição, Energia S.A. destina-se apenas aos interessados na empreitada contínua a iniciar-se em Janeiro de 2010 ou destina-se a outras empreitadas para além dessa? O Sistema de Qualificação destina-se aos contratos de empreitada a celebrar durante a sua vigência e que se incluam no seu objecto. 20. As quantidades previstas de trabalhadores referidas no ANEXO I são cumulativas nas diferentes classes de obra, ou podem existir elementos comuns? Uma empresa que não possua esses meios fica excluída? As quantidades previstas de trabalhadores referidas no ANEXO I correspondem às necessidades mínimas identificadas para poderem realizar os volumes de trabalho previstos em cada grupo de classe de obras.

5 21. As empresas que não possuam certificação em sistemas de ambiente e segurança, mas que se encontrem em fase de criação e certificação dos mesmos podem concorrer ao presente Sistema de Qualificação? Os interessados na Qualificação, no que concerne à certificação no "Sistema de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho", deverão cumprir o disposto na alínea n) do número 9.2. e, no que concerne ao "Sistema de Gestão Ambiental", deverão cumprir o constante na alínea a) do número 9.3. do Programa de Qualificação. 22. Uma empresa encontra-se qualificada até 30/09/2009 como empreiteiro para execução de trabalhos para a EDP Distribuição em diversas classes de obra. Este novo Sistema de Qualificação substitui a qualificação atrás mencionada, ou é um sistema de qualificação independente? O Sistema de Qualificação actualmente em vigor, por classe de obra, ir-se-á manter em paralelo com o agora apresentado, pelo que terão oportunidade de manter a sua Qualificação técnica logo que lhes seja pedida a actualização dos dados. O novo Sistema de Qualificação é um sistema de qualificação independente e só as entidades qualificadas neste novo Sistema serão convidadas, nos termos do previsto no ponto 6. do Programa de Qualificação, para apresentar propostas nos concursos que venham a ser promovidos no seu âmbito. 23. Para poder concorrer às obras de empreitada contínua da EDP é necessário possuirmos esta nova qualificação ou é suficiente a qualificação já detida? Uma entidade que pretenda vir a ser consultada para a execução de trabalhos de construção, manutenção, reparação, assistência à rede e clientes e a realização de ordens de serviço comercial, em redes de Alta Tensão (AT) de Média Tensão (MT) e de Baixa Tensão (BT), conforme previsto no ponto 6. do Programa de Qualificação, deverá estar qualificada no âmbito do presente Sistema de Qualificação, pelo que deverá apresentar o seu pedido de qualificação. 24. No caso das obras de empreitada contínua, uma empresa que agora não seja qualificada neste sistema, pode concorrer a essas obras? Em caso afirmativo, poderá concorrer directamente ao abrigo da qualificação actual que já tem ou poderá através de subempreitada para uma empresa ou agrupamento agora qualificado? Só as entidades qualificadas neste novo Sistema serão convidadas, nos termos do previsto no ponto 6. do Programa de Qualificação, para apresentar propostas nos concursos de empreitadas que venham a ser promovidos no seu âmbito. A possibilidade de subcontratação no âmbito dos concursos supra referidos (que não seja a subcontratação prevista nos números , , e do Programa de Qualificação, para preenchimento dos requisitos mínimos de capacidade financeira ou de capacidade técnica), será definida nos respectivos cadernos de encargos.

6 25. É possível a subcontratação para preenchimento de requisitos mínimos de capacidade financeira e técnica, além dos referentes às classes CO TET AT e CO FO, ou terá de ser feito um agrupamento para cumprimento desses requisitos? A subcontratação para preenchimento de requisitos mínimos de capacidade técnica só é possível nos casos previstos nos números e , este último por força do número Uma empresa pode concorrer em mais do que um agrupamento? No caso de subcontratação pode participar através de mais do que um concorrente? Uma empresa não pode fazer parte simultaneamente de mais do que um agrupamento. Em sede de qualificação só devem ser indicados os subcontratados a que os interessados na Qualificação recorram para assegurar requisitos mínimos de Capacidade Financeira e/ou de Capacidade Técnica, nos termos previstos nos números 9.6.3, 9.7.3, e do Programa de Qualificação, devendo os subcontratados declarar que se comprometem incondicionalmente a disponibilizar os meios necessários durante a validade do Sistema de Qualificação. Nestes termos, a designação do mesmo subcontratado, por vários interessados, para preenchimento de requisitos mínimos é possível desde que não ponha em causa nem condicione os meios que o subempreiteiro declarou afectar a cada um deles. 27. Os subempreiteiros que deverão constar no pedido de qualificação individual ou dum agrupamento poderão ser subempreiteiros de mais do que uma entidade individual ou agrupamento e devido a esse facto apresentarem-se ao processo de qualificação com mais do que uma entidade? Estes subempreiteiros só podem ser subempreiteiros para as classes de obra TET AT, FO e Financeiros, ou nesta fase teremos de colocar no pedido de qualificação os subempreiteiros que serão necessários para outras classes de obra na fase de concurso em função das zonas onde pretenderemos operar? Em sede de qualificação só devem ser indicados os subcontratados a que os interessados na Qualificação recorram para assegurar requisitos mínimos de Capacidade Financeira e/ou de Capacidade Técnica, nos termos previstos nos números 9.6.3, 9.7.3, e do Programa de Qualificação, devendo os subcontratados declarar que se comprometem incondicionalmente a disponibilizar os meios necessários durante a validade do Sistema de Qualificação. Nestes termos, a designação do mesmo subcontratado, por vários interessados, para preenchimento de requisitos mínimos é possível desde que não ponha em causa nem condicione os meios que o subempreiteiro declarou afectar a cada um deles. A subcontratação para preenchimento de requisitos mínimos de capacidade técnica só é possível nos casos previstos nos números e , este último por força do número do Programa de Qualificação Nas outras classes de obra os interessados deverão dispor de capacidade para a correspondente execução. Na fase de Qualificação, os interessados na Qualificação só necessitam de indicar os subempreiteiros a que recorram para preenchimento de requisitos

7 mínimos de Capacidade Financeira e/ou de Capacidade Técnica, nos termos previstos nos números 9.6.3, 9.7.3, e do Programa de Qualificação, devendo os subcontratados declarar que se comprometem incondicionalmente a disponibilizar os meios necessários durante a validade do Sistema de Qualificação. Nestes termos, a designação do mesmo subcontratado, por vários interessados, para preenchimento de requisitos mínimos é possível desde que não ponha em causa nem condicione os meios que o subempreiteiro declarou afectar a cada um deles. 28. Os certificados de contagens MT são os mesmos obtidos através da formação de contagens BTN? Caso não sejam poderá ser manifestada a intenção de entrega posterior através de declaração de compromisso de obtenção de formação específica num prazo determinado. Se sim poderiam indicar esse prazo? Os certificados de contagens MT não são os obtidos através da formação de contagens BTN. Atempadamente será divulgada a metodologia e a calendarização para obtenção destes certificados. 29. Uma entidade que seja qualificada no âmbito deste Sistema de Qualificação poderá subcontratar um membro dum agrupamento? Ou terá de ser identificado desde já no Pedido de Qualificação? Na fase de Qualificação, os interessados na Qualificação só necessitam de indicar os subempreiteiros a que recorram para preenchimento de requisitos mínimos de Capacidade Financeira e/ou de Capacidade Técnica, nos termos previstos nos números 9.6.3, 9.7.3, e do Programa de Qualificação. A designação como subcontratado, para preenchimento de requisitos mínimos, de um membro de um agrupamento interessado na Qualificação é possível, desde que não ponha em causa nem condicione o compromisso de disponibilizar incondicionalmente os meios necessários durante a validade do Sistema de Qualificação. 30. Na fase de concurso, poderão ser efectuadas alianças entre entidades qualificadas (entre entidades individuais, entre entidades individuais e agrupamentos, entre agrupamentos)? Só as entidades qualificadas neste Sistema, a título individual ou em agrupamento, serão convidadas, nos termos do previsto no ponto 6. do Programa de Qualificação, para apresentar propostas nos concursos de empreitadas que venham a ser promovidos no seu âmbito e, por conseguinte, somente a essas entidades qualificadas poderão ser adjudicados os contratos. A possibilidade de subcontratação no âmbito dos concursos supra referidos (que não seja a subcontratação prevista nos números , , e do Programa de Qualificação, para preenchimento dos requisitos mínimos de capacidade financeira ou de capacidade técnica), será definida nos respectivos cadernos de encargos.

8 31. As empresas que sejam Qualificadas no âmbito deste Sistema de Qualificação poderão vir a ser consultadas para outros concursos que a EDP venha a lançar? As entidades qualificadas neste Sistema de Qualificação serão convidadas, nos termos do previsto no ponto 6. do Programa de Qualificação, para apresentar propostas nos concursos de empreitadas que venham a ser promovidos no seu âmbito. 32. As declarações a apresentar pelos concorrentes, constantes do Programa de Qualificação, tem o logótipo da EDP. Este logótipo deve ser mantido, ou substituído pelo da empresa candidata? As declarações deverão ser redigidas em papel, com o logotipo da entidade declarante. 33. No âmbito do Processo de Qualificação em curso e na sequência de algumas dúvidas na interpretação da minuta de declaração ambiental anexa ao regulamento do mesmo, são consideradas válidas adaptações à mesma? Ou teremos que transcrever directamente todo o texto constante das minutas disponibilizadas?. As declarações devem reproduzir as minutas constantes dos Anexos ao Programa de Qualificação, sendo que, no caso em que as mesmas prevêem situações alternativas, devem reproduzir a situação concreta de entidade declarante. 34. É necessário manifestar o interesse em concorrer à qualificação, em dia anterior à entrega da proposta? Não. Só são convidadas para apresentar propostas as entidades qualificadas. Há ainda que atender ao disposto no ponto VI.2) do Anúncio do Sistema de Qualificação. 35. Uma empresa está registada no Sistema de Registo de Fornecedores do Grupo EDP no nível REPRO, e o seu certificado está válido. No entanto, a informação relativa ao ano 2008 só ficará disponível no Sistema de registo a partir de 22 de Junho. Esta situação representa alguma limitação ou impedimento para que esta empresa apresente a sua candidatura neste Sistema de Qualificação? Consideramos que essa situação não representa nenhum impedimento ao Pedido de Qualificação, desde que os dados indicados estejam disponíveis no Sistema de Registo de Fornecedores até ao dia 30 de Junho 2009 e que tal seja evidenciado no processo de candidatura.

9 36. Uma empresa candidata à qualificação que recorre a uma terceira entidade para garantir as capacidades técnicas no âmbito dos TET-AT esta deverá, ou não, assinalar na sua candidatura que se candidata a TET-AT? É sempre a entidade interessada na qualificação que é qualificada só que, na circunstância, o faz com recurso a terceiros, nos termos do número do Programa de Qualificação. Assim, a empresa candidata deve assinalar que se candidata a TET-AT (neste caso). 37. Para efeitos de obter a Qualificação na CO TET AT é possível uma empresa recorrer a uma terceira entidade como subcontratada para esta capacidade técnica, sendo esta última uma Candidata a obter a sua Qualificação, junto da EDP Distribuição? A designação como subcontratado, para preenchimento de requisitos mínimos, de um interessado na Qualificação é possível, desde que não ponha em causa nem condicione o compromisso de disponibilizar incondicionalmente os meios necessários durante a validade do Sistema de Qualificação. 38. A DGEG já não é o organismo que tutela os Grupos Profissionais de Engenheiros e Engenheiros Técnicos. Perante a existência de documentos provisórios expirados, o mesmo organismo já não os revalida. Como fazer prova das exigências formuladas nos pontos 1 e 5 do Cap. 3 do ANEXO I? Deve ser comprovada a inscrição, respectivamente, na Ordem dos Engenheiros ou na Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos, nos termos previstos nos respectivos Estatutos (cfr. DL 229/2006). 39. Listagens de Ferramentas, Equipamentos e Viaturas Dado o elevado número destes elementos podem eles ser enviados (como feito noutras ocasiões) como anexo no formato pdf? É aceitável que as listagens de ferramentas, equipamentos, viaturas e obras, referentes ao Questionário (Anexo IV) possam ser enviadas em formato pdf anexo ao ficheiro; chamamos no entanto a atenção para os seguintes aspectos: a informação a constar nos ficheiros deve ser a referida nos quadros do Questionário; os títulos de cada um desses ficheiros devem ser o mesmo do quadro correspondente no Questionário; devem criar uma directoria com o mesmo nome do ficheiro do Questionário, onde introduzirão estes quadros; as listas de pessoal devem ser preenchidas directamente nos quadros correspondentes do Questionário. Sim. No caso em que existam várias marcas e modelos dentro da mesma família de ferramentas podemos colocar na designação o nome da família e a expressão vários no modelo e marca?

10 Podemos acrescentar colunas com a indicação da área ou empresa do grupo de afectação das viaturas e equipamentos? Não. A estrutura dos quadros deve ser mantida. 40. No anexo IV Questionário > Info. Especifica do Fornecedor > Quadro de Pessoal Estes dados devem ser relativos a que data? Actual ou 31/12/2008? Estes dados devem ser relativos à data do pedido de qualificação; Na listagem de colaboradores por Classe de obra, só interessa por os electricistas ou coloca-se todos os intervenientes em obra? Na listagem de colaboradores por Classe de obra, interessa referir, conforme se menciona, os trabalhadores que executam trabalhos de natureza eléctrica, isto é, electricistas de redes; Temos trabalhadores inscritos no curso TET-BT, mas este segundo a entidade formadora foi cancelado temporariamente, por indicação da EDP, podemos considerá-los para efeitos de qualificação como trabalhadores TET, apresentado para o efeito uma declaração da entidade formadora? Só podem ser referidos trabalhadores com as formações já concluídas e com aproveitamento. Quanto à certificação em Segurança e Ambiente, a nossa entidade está em processo de implementação destes dois sistemas, no programa de qualificação diz que se tem 6 meses após adjudicação para completar este processo e que se tem que evidenciar documentação. Que documentação é necessário evidenciar? Declaração da entidade consultora que nos está a apoiar nesta situação? Para obtenção da referida prorrogação tem que ser apresentada declaração da entidade consultora que está a apoiar a empresa no referido processo. 41. A qualificação só é possível se o candidato obtiver qualificação em todos os grupos de classes de obra, ou é possível a qualificação em alguns grupos de classes de obra? O candidato à qualificação (entidade individual ou agrupamento) deve possuir habilitação para todos os Grupos de Classes de Obra; as excepções são TET-AT e Fibras Ópticas, para as quais é aceite a subcontratação, nos termos dos números e 11. do Programa de Qualificação.

11 No anexo IV é exigido o envio de determinados documentos como por exemplo, certificados de habilitação. Não está considerada na estrutura do anexo XII a inclusão dos mesmos. Pergunta-se onde é que os mesmos podem ser incluídos? No Anexo IV (Questionário) pedem-se alguns documentos anexos; deverão criar uma directoria com o nome "Anexo IV - Questionário", onde colocarão o próprio ficheiro com o questionário e os anexos solicitados, com os nomes indicados. 42. O novo "Sistema de Qualificação de Empreiteiros da EDP Distribuição - Energia, S.A." vem na sequência de anos anteriores, em que se tinha de proceder à "RENOVAÇÃO DA QUALIFICAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE OBRAS DE CONSTRUÇÃO, REPARAÇÃO E MANUTENÇÃO DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉCTRICA DA EDP DISTRIBUIÇÃO? O novo Sistema de Qualificação é um sistema de qualificação independente dos anteriores e só as entidades qualificadas neste novo Sistema serão convidadas, nos termos do previsto no ponto 6. do Programa de Qualificação, para apresentar propostas nos concursos de empreitadas que, no seu âmbito, venham a ser promovidos pela EDP Distribuição. Ou trata-se de um processo diferente? Ou seja, temos de responder a este processo de maneira a manter a nossa qualificação? Este processo vem substituir o anterior? A qualificação técnica por classe de obra continuará a existir e oportunamente serão convidadas as empresas qualificadas a actualizar os seus dados. 43. É obrigatório indicar desde já em sede de Qualificação, quais as empresas a subcontratar para as CO TET-AT e CO FO? No âmbito da Qualificação, não é necessário identificar as empresas a subcontratar para efeitos de cumprimento do requisito técnico relativo à CO TET-AT e CO FO. 44. Pode o candidato apresentar o EBITDA em vez do RAI, para cumprimento dos Requisitos Gerais de Capacidade Económico-Financeira? Não. De acordo com o ponto 9.5.3, alínea c) do Programa de Qualificação, o rácio a apresentar é o RAI (Resultados Líquidos antes de deduzidos os impostos).

12 45. O relatório de contas de 2008 (IRS declaração Anual) da nossa empresa só estará disponível no início de Julho. É possível enviar os modelos referentes a 2005/2006/2007 e posteriormente enviar o de 2008? Aquando da entrega do Processo de Candidatura, devem ser incluídos o Balanço e Demonstração de Resultados referentes aos anos de 2006, 2007 e Todos os documentos tem de ser enviados via Fax e via Correio? O Processo de Candidatura deve ser entregue na morada indicada no Anúncio JOUE, no suporte indicado no Programa de Qualificação. 47. No ponto 13 do Programa de Qualificação que respeita aos documentos que instruem os pedidos de qualificação, na grande parte das declarações que são pedidas é exigido que estas sejam assinadas pelos representantes legais com poderes para o acto do interessado na qualificação ou de cada membro do agrupamento, se for o caso, com a certificação das assinaturas. Para esta certificação das assinaturas basta colocar o carimbo da Empresa e os representantes legais das empresas assinarem, ou para além disto terá de haver lugar a uma certificação da assinatura numa entidade competente para o efeito (notário, advogado, ou outros) As assinaturas deverão ser reconhecidas/certificadas por entidade competente, com menção especial da qualidade de representante legal com poderes para o acto 48. A não obtenção da qualificação técnica nas classes de obra CO TET AT e CO FO implica a não Qualificação para concurso, ou essas duas classes de obra são de qualificação facultativa? Consultar ponto 3.5 do Programa de Qualificação. 49. Documentação (C.V.; formações extras pedidas por vós; documentação pessoal,.) referente a totalidade dos funcionários. É necessário enviar? Só é necessário enviar os documentos referidos no Programa de Qualificação e seus ANEXOS. 50. Relativamente à alínea a) do ANEXO VII Declaração Ambiental, de acordo com a nossa interpretação do Decreto Lei esta legislação não é aplicável à nossa empresa. Isto porque a nossa empresa não é considerada produtora de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos uma vez que:

13 - não produz ou coloca no mercado nacional EEE sob marca própria; - não revende sob marca própria, EEE produzidos por outro fornecedor; - não importa ou coloca no mercado nacional EEE com carácter profissional. Relativamente à alínea g) do ANEXO VII Declaração Ambiental, de acordo com a nossa interpretação do Decreto Lei e após consulta à Direcção Regional da Agricultura, este diploma não é aplicável à nossa empresa, uma vez que não efectuamos o processamento da madeira, mas apenas o corte/decote das espécies referidas. Caso o nosso ponto de vista relativo aos dois pontos acima esteja correcto, deveremos preencher os pontos a) e g) do ANEXO VII? A declaração deverá reproduzir os termos constantes da minuta que constitui o Anexo VII. No que concerne à alínea a), não está em causa a qualidade de produtor de EEE mas de produtor de resíduos de EEE; No que respeita à alínea g) procura-se salvaguardar o entendimento de que sempre que ocorra manipulação de madeira os agentes em causa deverão estar registados. 51. Sobre o Programa de Qualificação, objecto e duração do sistema de qualificação, suscitam-se a seguinte dúvidas: a) Caso um dos membros saia do agrupamento, o agrupamento fica excluído da empreitada que estiver a decorrer? Respondido no número 10.3 do Programa de Qualificação. b) Caso uma empresa de um agrupamento entre em insolvência, o agrupamento fica automaticamente excluído da empreitada em que estiver envolvido? Respondido no número 10.9 do Programa de Qualificação. c) Caso um agrupamento que esteja no sistema de qualificação tenha obtido uma adjudicação numa empreitada, se esse agrupamento alterar a sua estrutura, por saída eventual de um deles, está já prevista alguma consequência? Respondido no número 10.6 do Programa de Qualificação. d) Qual é a entidade emissora do cartão técnico responsável TET e a que tipo de formação obriga, pedido no anexo IV, em Informação Específica do Fornecedor?

14 Não existe cartão de Técnico Responsável TET. O responsável TET deve possuir Carteira Profissional emitida pela OE ou pela ANET. Quanto ao cartão de Técnico Responsável, já referido em questão anterior. e) Para efeitos de qualificação, as empresas poderão subcontratar outras empresas para preencher os requisitos técnicos noutras classes de obra que não TET AT e FO? Respondida no número 3.5 do Programa de Qualificação. f) Uma empresa pode ser subcontratada por mais do que uma empresa ou agrupamento para preencher os requisitos técnicos de TET AT e FO? Os sub-empreiteiros a que os interessados na Qualificação recorram para preenchimento de requisitos mínimos de Capacidade Financeira e/ou de Capacidade Técnica, nos termos previstos nos números 9.6.3, 9.7.3, e do Programa de Qualificação, devem declarar que se comprometem incondicionalmente a disponibilizar os meios necessários durante a validade do Sistema de Qualificação. Nestes termos, a designação do mesmo sub-contratado, por vários interessados, para preenchimento de requisitos mínimos é possível desde que não ponha em causa nem condicione os meios que declara afectar a cada um deles. g) Uma empresa ou agrupamento pode indicar como subcontratado para preencher os requisitos técnicos em TET AT e FO uma outra empresa ou agrupamento que também se candidate à qualificação? A designação como subcontratado, para preenchimento de requisitos mínimos, de um interessado na Qualificação, a título individual ou como membro de um agrupamento, é possível, desde que não ponha em causa nem condicione o compromisso de disponibilizar incondicionalmente, como subcontratado e como interessado, os meios necessários durante a validade do Sistema de Qualificação. h) Pode um candidato ficar com a qualificação condicionada se não tiver capacidade técnica TET AT e/ou FO mas comprometendo-se com uma declaração de, caso a sua qualificação apenas dependa do cumprimento deste requisito, obter capacidade técnica nessas classes de obra atempadamente? A não obtenção de qualificação nas classes de obra TET AT e FO não é impeditiva da obtenção da qualificação pela entidade requerente, nos termos previstos nos números a i) Pode apresentar-se ao sistema de qualificação um agrupamento em que membros cumpram apenas requisitos técnicos e requisitos gerais de capacidade económico-financeira e outros apenas os requisitos mínimos de capacidade económico-financeira? Está respondido no Programa de Qualificação, nomeadamente: i) quanto aos requisitos gerais, respondido nos números , , , , e do Programa de Qualificação; ii)

15 quanto aos requisitos mínimos de capacidade económico-financeira, respondido nos números , e do Programa de Qualificação; iii) Quanto aos requisitos mínimos de capacidade técnica, respondido nos números e Relativamente ao Anexo IV ( folha BT, referente Grupo de Classes de Obra de BT): a que se referem como Certificados executante Caixas para LSBT (linha 114), devendo o pessoal com esta habilitação ser listado nas linhas 48 e seguintes? Quando se refere "Certificados executante Caixas para LSBT", pretendemos indicar o cartão comprovativo de formação com aproveitamento na execução de Acessórios para Redes Subterrâneas de BT. À data da entrega do processo de candidatura não há ainda comprovativos desses emitidos. No entanto, todo o pessoal com formação TET-BT tem formação na execução desses acessórios, pelo que deverá ser esse pessoal a ser listado 53. Relativamente à minuta do Anexo XI, na fase de reconhecimento das assinaturas, suscitou algumas dúvidas, uma vez que esta pretende nomear um representante legal de um agrupamento que legalmente ainda não existe. Solicitamos que nos esclareçam se podemos adaptar a minuta de acordo com o indicado no ponto (nome, número de documento de identificação e morada), na qualidade de representante legal da empresa (indicando os representantes legais das várias empresas) que compõe o agrupamento ABCD interessado na Qualificação no âmbito do Sistema de Qualificação de Empreiteiros da EDP Distribuição Energia, S.A., declara sob compromisso de honra, que: Pretende-se que sejam indicados os representantes legais de cada uma das empresas que compõem o agrupamento interessado na Qualificação, bem como a denominação completa destas, devendo a declaração ser subscrita por todos os representantes legais das diversas empresas que constituem o agrupamento interessado na Qualificação e as respectivas assinaturas serem reconhecidas nessa qualidade. Exemplo: A...(nome, número de documento de identificação e morada), na qualidade de representante legal da empresa X, B....(nome, número de documento de identificação e morada), na qualidade de representante legal da empresa Z)(indicando os representantes legais das várias empresas e a denominação completa da respectiva empresa) que compõe o agrupamento ABCD, interessado na Qualificação no âmbito do Sistema de Qualificação de Empreiteiros da EDP Distribuição Energia, S.A., declaram sob compromisso de honra, que: 54. Uma empresa que tenha início de actividade em Dezembro de 2006 mas em que esta só começou a facturar em Maio de 2007 e não tem o mínimo exigido de ,00 de média de facturação. Pode assim contar com este valor para a qualificação de empresa que vai pertencer a um agrupamento.

16 Para efeitos dos números e do Programa de Qualificação, no caso do interessado na Qualificação se ter constituído há menos de três exercícios só é tido em contra o Volume de Negócios do candidato nos exercícios concluídos, sendo o apuramento do valor médio adaptado em conformidade.

Esclarecimentos #2 ao Programa de Qualificação

Esclarecimentos #2 ao Programa de Qualificação SISTEMA DE QUALIFICAÇÃO DE EMPREITEIROS DA EDP DISTRIBUIÇÃO ENERGIA, S.A. (13/SQF/2013) Esclarecimentos #2 ao Programa de Qualificação 21.02.2014 1 2 Todas as empresas (individuais ou associadas) deverão

Leia mais

Esclarecimentos a dúvidas relativas à interpretação do Programa de Qualificação, colocadas por entidades interessadas na Qualificação.

Esclarecimentos a dúvidas relativas à interpretação do Programa de Qualificação, colocadas por entidades interessadas na Qualificação. Esclarecimentos a dúvidas relativas à interpretação do Programa de Qualificação, colocadas por entidades interessadas na Qualificação. 1 - Na sequência da análise do programa de procedimento relativo ao

Leia mais

Concurso limitado por prévia qualificação para a celebração de acordo quadro para a prestação do serviço de seguro automóvel

Concurso limitado por prévia qualificação para a celebração de acordo quadro para a prestação do serviço de seguro automóvel Concurso limitado por prévia qualificação para a celebração de acordo quadro para a prestação do serviço de seguro automóvel Convite à apresentação de propostas ANCP Outubro de 2010 Índice Artigo 1.º Objecto

Leia mais

COMISSÃO EXECUTIVA DA ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA NO TRABALHO DA CONSTRUÇÃO PROCEDIMENTOS PARA ATRIBUIÇÃO DO TÍTULO DE ENGENHEIRO ESPECIALISTA EM

COMISSÃO EXECUTIVA DA ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA NO TRABALHO DA CONSTRUÇÃO PROCEDIMENTOS PARA ATRIBUIÇÃO DO TÍTULO DE ENGENHEIRO ESPECIALISTA EM PROCEDIMENTOS PARA ATRIBUIÇÃO DO TÍTULO DE ENGENHEIRO ESPECIALISTA EM Procedimentos para a atribuição do título de Engenheiro Especialista em Segurança no Trabalho da Construção 1 Introdução...2 2 Definições...4

Leia mais

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes Perguntas Frequentes 1. Qual o diploma que estabelece o regime de constituição, gestão e funcionamento do mercado organizado de resíduos (MOR), nos termos do n.º 2 do artigo 62.º do Decreto-Lei n.º 178/2006,

Leia mais

Países Baixos-Haia: Limpeza e serviços conexos 2014/S 099-172131. Anúncio de concurso. Serviços

Países Baixos-Haia: Limpeza e serviços conexos 2014/S 099-172131. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:172131-2014:text:pt:html Países Baixos-Haia: Limpeza e serviços conexos 2014/S 099-172131 Anúncio de concurso Serviços

Leia mais

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação?

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Índice Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Como efectuar uma operação de confirmação de estimativas? Como aceder ao Serviço de Certificação

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1/7 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:351310-2012:text:pt:html GR-Tessalónica: Prestação de serviços por parte de um organizador profissional de conferências

Leia mais

Instalações Eléctricas de Serviço Particular

Instalações Eléctricas de Serviço Particular Colégio de Engenharia Electrotécnica Instalações Eléctricas de Serviço Particular A problemática do enquadramento legal das Instalações Eléctricas de Serviço Particular tem sido objecto, ao longo do tempo,

Leia mais

Perguntas Frequentes sobre a Rede de Apoio ao Consumidor Endividado

Perguntas Frequentes sobre a Rede de Apoio ao Consumidor Endividado Perguntas Frequentes sobre a Rede de Apoio ao Consumidor Endividado A Direção-Geral do Consumidor (DGC) apresenta um conjunto de respostas às perguntas suscitadas com maior frequência. Em caso de dúvida,

Leia mais

Itália-Ispra: Fornecimento de uma ambulância de emergência 2013/S 164-284879. Anúncio de concurso. Fornecimentos

Itália-Ispra: Fornecimento de uma ambulância de emergência 2013/S 164-284879. Anúncio de concurso. Fornecimentos 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:284879-2013:text:pt:html Itália-Ispra: Fornecimento de uma ambulância de emergência 2013/S 164-284879 Anúncio de concurso

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1 / 8 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:102558-2016:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Serviços de subscrição de periódicos, publicações informativas, bases de

Leia mais

B-Bruxelas: Estudo comparativo relativo a contratos de computação em nuvem 2013/S 084-140907. Anúncio de concurso. Serviços

B-Bruxelas: Estudo comparativo relativo a contratos de computação em nuvem 2013/S 084-140907. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:140907-2013:text:pt:html B-Bruxelas: Estudo comparativo relativo a contratos de computação em nuvem 2013/S 084-140907

Leia mais

Tipos de procedimento e critérios de escolha: principais novidades para as empresas de obras públicas. Margarida Olazabal Cabral

Tipos de procedimento e critérios de escolha: principais novidades para as empresas de obras públicas. Margarida Olazabal Cabral Tipos de procedimento e critérios de escolha: principais novidades para as empresas de obras públicas Margarida Olazabal Cabral Empreitadas de obras públicas Tipos de procedimento: Concurso Público e Concurso

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES DIRECÇÃO GERAL DOS RECURSOS HUMANOS DA EDUCAÇÃO DIRECÇÃO DE SERVIÇOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MANUAL DE INSTRUÇÕES (APENAS PARA ESCOLAS) MANIFESTAÇÃO DE NECESSIDADES PARA COLOCAÇÕES CÍCLICAS ANO ESCOLAR

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:378383-2013:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:378383-2013:text:pt:html 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:378383-2013:text:pt:html Polónia-Varsóvia: Contrato-quadro para desenvolvimento de Intranet com base em SharePoint, sistema

Leia mais

REGULAMENTO DAS BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO PARA PÓS-GRADUAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO DESTINADAS A ESTUDANTES AFRICANOS DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE TIMOR LESTE

REGULAMENTO DAS BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO PARA PÓS-GRADUAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO DESTINADAS A ESTUDANTES AFRICANOS DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE TIMOR LESTE REGULAMENTO DAS BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO PARA PÓS-GRADUAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO DESTINADAS A ESTUDANTES AFRICANOS DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE TIMOR LESTE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artº. 1º. 1. Com o fim principal

Leia mais

Luxemburgo-Luxemburgo: Serviços de tradução AMI14/AR-RU 2014/S 059-098331. Convite à manifestação de interesse

Luxemburgo-Luxemburgo: Serviços de tradução AMI14/AR-RU 2014/S 059-098331. Convite à manifestação de interesse 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:98331-2014:text:pt:html Luxemburgo-Luxemburgo: Serviços de tradução AMI14/AR-RU 2014/S 059-098331 Convite à manifestação

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:120927-2013:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:120927-2013:text:pt:html 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:120927-2013:text:pt:html B-Geel: Fornecimento e manutenção de um novo carro de bombeiros para o corpo de bombeiros do

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:22100-2015:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:22100-2015:text:pt:html 1/7 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:22100-2015:text:pt:html Alemanha-Karlsruhe: Execução de tarefas de proteção contra as radiações em projetos de desmantelamento

Leia mais

FAQ S PORTARIA DE CERTIFICAÇÃO DE SOFTWARE - ÓPTICA DO UTILIZADOR-

FAQ S PORTARIA DE CERTIFICAÇÃO DE SOFTWARE - ÓPTICA DO UTILIZADOR- FAQ S PORTARIA DE CERTIFICAÇÃO DE SOFTWARE - ÓPTICA DO UTILIZADOR- Portaria n.º 363/2010, de 23 de Junho CONDIÇÕES DE EXCLUSÃO Q1: Quais os requisitos previstos para a dispensa de utilização de software

Leia mais

Circular nº 24/2015. Lei nº. 41/2015, de 3 de Junho. 17 de Junho 2015. Caros Associados,

Circular nº 24/2015. Lei nº. 41/2015, de 3 de Junho. 17 de Junho 2015. Caros Associados, Circular nº 24/2015 17 de Junho 2015 Assunto: Lei nº. 41/2015, de 3 de Junho. Caros Associados, 1. Foi publicado no Diário da República, 1ª. Série, nº. 107, de 3 de Junho de 2015, a Lei nº. 41/2015, de

Leia mais

Alemanha-Karlsruhe: Fornecimento de um analisador termogravimétrico (TGA) 2014/S 051-084398. Anúncio de concurso. Fornecimentos

Alemanha-Karlsruhe: Fornecimento de um analisador termogravimétrico (TGA) 2014/S 051-084398. Anúncio de concurso. Fornecimentos 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:84398-2014:text:pt:html Alemanha-Karlsruhe: Fornecimento de um analisador termogravimétrico (TGA) 2014/S 051-084398 Anúncio

Leia mais

Bélgica-Bruxelas: Estudo sobre a legislação aplicável aos contratos de seguro 2014/S 149-267125. Anúncio de concurso. Serviços

Bélgica-Bruxelas: Estudo sobre a legislação aplicável aos contratos de seguro 2014/S 149-267125. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:267125-2014:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Estudo sobre a legislação aplicável aos contratos de seguro 2014/S 149-267125

Leia mais

UK-Londres: Prestação de serviços de organização de viagens 2012/S 96-158472. Anúncio de concurso. Serviços

UK-Londres: Prestação de serviços de organização de viagens 2012/S 96-158472. Anúncio de concurso. Serviços 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:158472-2012:text:pt:html UK-Londres: Prestação de serviços de organização de viagens 2012/S 96-158472 Anúncio de concurso

Leia mais

Política WHOIS do Nome de Domínio.eu

Política WHOIS do Nome de Domínio.eu Política WHOIS do Nome de Domínio.eu 1/7 DEFINIÇÕES Os termos definidos nos Termos e Condições e/ou nas Normas de Resolução de Litígios do domínio.eu são utilizados no presente documento em maiúsculas.

Leia mais

Certificação de Software. Impacto nas operações das empresas

Certificação de Software. Impacto nas operações das empresas Certificação de Software Impacto nas operações das empresas Perguntas e respostas sobre o impacto da nova legislação relativa à certificação de software Page 2 of 5 Introdução A Portaria n.º 363/2010 de

Leia mais

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes Perguntas Frequentes I - De ordem geral: 1 - Em que consiste o incentivo fiscal ao abate de veículos em fim de vida previsto na lei da fiscalidade verde (Lei n.º 82-D/2014, de 31 de dezembro) Consiste

Leia mais

PROGRAMA DE CRIAÇÃO DE TALENTOS PARA ANGOLA BOLSA ESCOM Bolsa de Estudo para Cursos Superiores

PROGRAMA DE CRIAÇÃO DE TALENTOS PARA ANGOLA BOLSA ESCOM Bolsa de Estudo para Cursos Superiores PROGRAMA DE CRIAÇÃO DE TALENTOS PARA ANGOLA BOLSA ESCOM Bolsa de Estudo para Cursos Superiores A pretende impulsionar as actividades de Responsabilidade Social em Angola, contribuindo para o seu desenvolvimento.

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:265083-2015:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Estudo relativo ao papel da digitalização e da inovação para a criação de

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE BANCOS GUIA PARA A MOBILIDADE DE SERVIÇOS BANCÁRIOS

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE BANCOS GUIA PARA A MOBILIDADE DE SERVIÇOS BANCÁRIOS ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE BANCOS GUIA PARA A MOBILIDADE DE SERVIÇOS BANCÁRIOS simplifica Como nasce este Guia O presente Guia baseia-se nos Princípios Comuns Para a Mobilidade de Serviços Bancários", adoptados

Leia mais

Concurso público para a prestação de serviços de iluminação, som e palco para a Feira do Livro a realizar entre 20 e 29 de Maio de 2011

Concurso público para a prestação de serviços de iluminação, som e palco para a Feira do Livro a realizar entre 20 e 29 de Maio de 2011 Concurso público para a prestação de serviços de iluminação, som e palco para a Feira do Livro a realizar entre 20 e 29 de Maio de 2011 Programa de concurso CMF Abril de 2011 Programa de concurso Pág.

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:293146-2015:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:293146-2015:text:pt:html 1/7 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:293146-2015:text:pt:html Grécia-Tessalónica: Desenvolvimento de tecnologias de informação e informações sobre o mercado

Leia mais

UK-Bramshill: Prestação de um serviço de linha de Internet alugada 2012/S 175-288060. Anúncio de concurso. Serviços

UK-Bramshill: Prestação de um serviço de linha de Internet alugada 2012/S 175-288060. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:288060-2012:text:pt:html UK-Bramshill: Prestação de um serviço de linha de Internet alugada 2012/S 175-288060 Anúncio

Leia mais

Anúncio de concurso. Obras

Anúncio de concurso. Obras 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:237146-2013:text:pt:html Itália-Ispra: Construção de uma central de trigeração com turbina a gás e respetiva manutenção

Leia mais

Declaração de Instalação, Modificação e de Encerramento dos Estabelecimentos de Restauração ou de Bebidas

Declaração de Instalação, Modificação e de Encerramento dos Estabelecimentos de Restauração ou de Bebidas PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS E MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DA INOVAÇÃO ANEXO Declaração de Instalação, Modificação e de Encerramento dos Estabelecimentos de Restauração ou de Bebidas abrangidos pelo

Leia mais

L-Luxemburgo: PE-ITEC-DIT-ITIM-2012/03-CLAVIS Software de gestão de documentos 2013/S 015-020052. Anúncio de concurso.

L-Luxemburgo: PE-ITEC-DIT-ITIM-2012/03-CLAVIS Software de gestão de documentos 2013/S 015-020052. Anúncio de concurso. 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:20052-2013:text:pt:html L-Luxemburgo: PE-ITEC-DIT-ITIM-2012/03-CLAVIS Software de gestão de documentos 2013/S 015-020052

Leia mais

COMISSÃO DA MARCA DE QUALIDADE LNEC SECÇÃO DE INSCRIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

COMISSÃO DA MARCA DE QUALIDADE LNEC SECÇÃO DE INSCRIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO COMISSÃO DA MARCA DE QUALIDADE LNEC SECÇÃO DE INSCRIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO QUALIFICAÇÃO COMO GESTOR GERAL DA QUALIDADE DE EMPREENDIMENTOS DA CONSTRUÇÃO INSTRUÇÕES DE CANDIDATURA 1. DESTINATÁRIOS A Marca de

Leia mais

GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA ERP PORTUGAL

GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA ERP PORTUGAL GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA ERP PORTUGAL Versão: 1.0 Data: 05-06-2009 Índice Acesso e estados dos Formulários... 3 Escolha do Formulário e submissão... 4 Bases para a navegação

Leia mais

Bélgica-Bruxelas: Recurso a informações públicas sobre sistemas de restrição de acesso 2013/S 138-239089. Anúncio de concurso.

Bélgica-Bruxelas: Recurso a informações públicas sobre sistemas de restrição de acesso 2013/S 138-239089. Anúncio de concurso. 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:239089-2013:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Recurso a informações públicas sobre sistemas de restrição de acesso 2013/S

Leia mais

Plataforma de Benefícios Públicos Acesso externo

Plataforma de Benefícios Públicos Acesso externo Índice 1. Acesso à Plataforma... 2 2. Consulta dos Programas de Beneficios Públicos em Curso... 3 3. Entrar na Plataforma... 4 4. Consultar/Entregar Documentos... 5 5. Consultar... 7 6. Entregar Comprovativos

Leia mais

I-Ispra: Fornecimento de um grupo electrogéneo trifásico 2012/S 187-306516. Anúncio de concurso. Fornecimentos

I-Ispra: Fornecimento de um grupo electrogéneo trifásico 2012/S 187-306516. Anúncio de concurso. Fornecimentos 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:306516-2012:text:pt:html I-Ispra: Fornecimento de um grupo electrogéneo trifásico 2012/S 187-306516 Anúncio de concurso

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO DE SOCIEDADES PROFISSIONAIS DE TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS E NOMEAÇÃO PELAS SOCIEDADES DE CONTABILIDADE DO RESPONSÁVEL TÉCNICO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1.º Âmbito O

Leia mais

Novo Formato de Logins Manual de Consulta

Novo Formato de Logins Manual de Consulta Gestão Integrada de Acessos Novo Formato de Logins Manual de Consulta Gestão Integrada de Acessos Histórico de Alterações Versão Descrição Autor Data 1.0 Versão inicial DSI/PPQ 2014-07-11 Controlo do documento

Leia mais

Manual de Procedimentos. Câmaras Municipais

Manual de Procedimentos. Câmaras Municipais Manual de Procedimentos Câmaras Municipais índice PÁGINA INICIAL... 4 1. Acesso à área reservada... 4 2. Recuperar senha de acesso... 4 3. Lembrar palavra-passe... 5 4. Consulta de legislação relacionada

Leia mais

Anúncio de Abertura de Procedimento de Negociação

Anúncio de Abertura de Procedimento de Negociação Anúncio de Abertura de Procedimento de Negociação Anúncio de Abertura de Procedimento de Negociação 1. Entidade Contratante: 1.1. Designação: Comissão Nacional Eleitoral - CNE 1.2. Endereço: Rua Amílcar

Leia mais

Restituição de cauções aos consumidores de electricidade e de gás natural Outubro de 2007

Restituição de cauções aos consumidores de electricidade e de gás natural Outubro de 2007 Restituição de cauções aos consumidores de electricidade e de gás natural Outubro de 2007 Ponto de situação em 31 de Outubro de 2007 As listas de consumidores com direito à restituição de caução foram

Leia mais

Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais. Procedimentos

Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais. Procedimentos Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais EQUASS Assurance Procedimentos 2008 - European Quality in Social Services (EQUASS) Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução total ou parcial

Leia mais

Luxemburgo-Luxemburgo: Serviços de medicina geral a prestar a favor do gabinete médico do Parlamento Europeu em Estrasburgo 2014/S 114-199811

Luxemburgo-Luxemburgo: Serviços de medicina geral a prestar a favor do gabinete médico do Parlamento Europeu em Estrasburgo 2014/S 114-199811 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:199811-2014:text:pt:html Luxemburgo-Luxemburgo: Serviços de medicina geral a prestar a favor do gabinete médico do Parlamento

Leia mais

Concursos e mobilidade. 5/6 de junho de 2014

Concursos e mobilidade. 5/6 de junho de 2014 Concursos e mobilidade 5/6 de junho de 2014 Regime de seleção, recrutamento e mobilidade do PD A satisfação das necessidades de pessoal docente das escolas é suprida através dos concursos: interno e externo

Leia mais

Comunicação documentos de transporte AT via Webservice Singest Sistema Integrado de Gestão. 22-05-2013 Cambragest Serviços de Gestão e Software

Comunicação documentos de transporte AT via Webservice Singest Sistema Integrado de Gestão. 22-05-2013 Cambragest Serviços de Gestão e Software Comunicação documentos de transporte AT via Webservice 22-05-2013 Cambragest Serviços de Gestão e Software I. Índice I. Índice... 1 II. Introdução... 2 III. Configuração de documentos de transporte...

Leia mais

REGULAMENTO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS REVISORES OFICIAIS DE CONTAS

REGULAMENTO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS REVISORES OFICIAIS DE CONTAS REGULAMENTO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS REVISORES OFICIAIS DE CONTAS N.º 2 do art.º 62.º do Decreto-Lei n.º 487/99, de 16 de Novembro, alterado pelo Decreto-Lei n.º 224/2008, de 20 de Novembro PREÂMBULO

Leia mais

(DE ACORDO COM O N.º 3 DO ARTIGO 11.º DO DECRETO-LEI N.º 145/2009, DE 17 DE JUNHO) INTRODUÇÃO pág. 2. ACESSO AO SISTEMA DE REGISTO pág.

(DE ACORDO COM O N.º 3 DO ARTIGO 11.º DO DECRETO-LEI N.º 145/2009, DE 17 DE JUNHO) INTRODUÇÃO pág. 2. ACESSO AO SISTEMA DE REGISTO pág. ORIENTAÇÕES PARA O REGISTO ON-LINE DE DISPOSITIVOS MÉDICOS DE CLASSES IIa, IIb, III E DISPOSITIVOS MÉDICOS IMPLANTÁVEIS ACTIVOS POR PARTE DOS FABRICANTES QUE COLOQUEM OS SEUS DISPOSITIVOS NO MERCADO NACIONAL

Leia mais

ESAI ESCOLA SUPERIOR DE ACTIVIDADES IMOBILIÁRIAS. Diário da República, 2.ª série N.º 200 17 de Outubro de 2006. Regulamento n.

ESAI ESCOLA SUPERIOR DE ACTIVIDADES IMOBILIÁRIAS. Diário da República, 2.ª série N.º 200 17 de Outubro de 2006. Regulamento n. ESAI ESCOLA SUPERIOR DE ACTIVIDADES IMOBILIÁRIAS Diário da República, 2.ª série N.º 200 17 de Outubro de 2006 Regulamento n.º 199/2006 O presente Regulamento é o regulamento interno da Escola Superior

Leia mais

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DE CORREIO ELECTRÓNICO DOS SOLICITADORES

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DE CORREIO ELECTRÓNICO DOS SOLICITADORES REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DE CORREIO ELECTRÓNICO DOS SOLICITADORES * Aprovado em assembleia-geral de 1/7/2003 Nos termos do al f) do n.º 1 do art.º 30.º, do n.º 6 do art.º 33.º e da alínea j) do art.º

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:190978-2014:text:pt:html Áustria-Viena: Serviços de limpeza a favor das instalações da Casa da União Europeia em Viena

Leia mais

FICHA DOUTRINÁRIA. Diploma: CIVA. Artigo: nº 14 do art. 29º; 36º. Assunto:

FICHA DOUTRINÁRIA. Diploma: CIVA. Artigo: nº 14 do art. 29º; 36º. Assunto: FICHA DOUTRINÁRIA Diploma: Artigo: Assunto: CIVA nº 14 do art. 29º; 36º Auto Facturação - Facturas elaboradas pelo adquirente dos bens e/ou serviços, em nome e por conta do fornecedor. Processo: nº 2791,

Leia mais

CIRCULAR N.º 15/2009 REGISTO DE ENTIDADES NA ANPC (Portaria n.º 773/2009)

CIRCULAR N.º 15/2009 REGISTO DE ENTIDADES NA ANPC (Portaria n.º 773/2009) CIRCULAR N.º 15/2009 A Portaria nº 773/2009, de 21 de Julho, que define o procedimento de registo, na Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), das entidades que exercem a actividade de comercialização,

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:289283-2012:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:289283-2012:text:pt:html 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:289283-2012:text:pt:html D-Francoforte no Meno: Prestação de serviços para o desenvolvimento e auditoria de sistemas

Leia mais

A AICCOPN NÃO SE RESPONSABILIZA PELA INSUFICIENTE OU INDEVIDA ADAPTAÇÃO DO SEU CLAUSULADO. MINUTA DE CONTRATO DE EMPREITADA DE OBRAS PARTICULARES

A AICCOPN NÃO SE RESPONSABILIZA PELA INSUFICIENTE OU INDEVIDA ADAPTAÇÃO DO SEU CLAUSULADO. MINUTA DE CONTRATO DE EMPREITADA DE OBRAS PARTICULARES ADVERTE-SE QUE ESTA MINUTA CONSTITUI APENAS UM EXEMPLO DE CONTRATO DE EMPREITADA DE OBRAS PARTICULARES, PELO QUE DEVERÁ SER ADAPTADA CASO A CASO EM FUNÇÃO DAS NEGOCIAÇÕES QUE TIVEREM LUGAR. A AICCOPN NÃO

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA ADMINISTRAÇÃO ELETRÓNICA E INTEROPERABILIDADE SEMÂNTICA

REGULAMENTO DO PROGRAMA ADMINISTRAÇÃO ELETRÓNICA E INTEROPERABILIDADE SEMÂNTICA REGULAMENTO DO PROGRAMA ADMINISTRAÇÃO ELETRÓNICA E INTEROPERABILIDADE SEMÂNTICA I. Objetivos 1. O Programa tem como objectivo geral contribuir para o desenvolvimento da Administração Eletrónica através

Leia mais

Itália-Ispra: Contrato-quadro de serviços relativo à manutenção de exaustores no JRC de Ispra Dividido em 3 lotes 2015/S 241-436449

Itália-Ispra: Contrato-quadro de serviços relativo à manutenção de exaustores no JRC de Ispra Dividido em 3 lotes 2015/S 241-436449 1 / 10 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:436449-2015:text:pt:html Itália-Ispra: Contrato-quadro de serviços relativo à manutenção de exaustores no JRC de Ispra

Leia mais

FAQ s METODOLOGIA DE INTERVENÇÃO / ORGANIZAÇÃO

FAQ s METODOLOGIA DE INTERVENÇÃO / ORGANIZAÇÃO FAQ s METODOLOGIA DE INTERVENÇÃO / ORGANIZAÇÃO 1) Quais os objectivos que se pretende atingir com a Sessão de Imersão e o Seminário de Diagnóstico? A Sessão de Imersão tem por objectivo a apresentação

Leia mais

Atributos da Proposta e Preço Contratual

Atributos da Proposta e Preço Contratual Atributos da Proposta e Preço Contratual António José da Silva Coutinho, portador do cartão de cidadão nº. 08419828, com domicílio profissional na Rua Castilho, 165, 4º, 1070-050 Lisboa, na qualidade de

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:40295-2014:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:40295-2014:text:pt:html 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:40295-2014:text:pt:html Alemanha-Karlsruhe: Fornecimento e instalação de um equipamento de ar condicionado para a ala

Leia mais

Incentivos à contratação

Incentivos à contratação Incentivos à contratação A empresa poderá beneficiar de incentivos quando pretende contratar novos trabalhadores. Os incentivos de que as empresas podem usufruir quando contratam novos trabalhadores podem

Leia mais

18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas

18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas 18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas Os Estados signatários da presente Convenção, Desejando facilitar o reconhecimento de divórcios e separações de pessoas obtidos

Leia mais

Regras de Filiação 2009/10

Regras de Filiação 2009/10 As Regras de Filiação, válidas para a época de 2009/2010 são as seguintes: 1) De acordo com o artigo 5º do Regulamento de Filiações da FPX, poderão filiar-se na FPX todos os indivíduos, independentemente

Leia mais

Regulamento do Global Management Challenge 2015

Regulamento do Global Management Challenge 2015 Regulamento do Global Management Challenge 2015 1. O Global Management Challenge é uma Competição de Estratégia e Gestão organizada em Portugal pela SDG Simuladores e Modelos de Gestão, S.A. em parceria

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:173161-2015:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:173161-2015:text:pt:html 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:173161-2015:text:pt:html Portugal-Lisboa: Canal de aquisição para computadores híbridos 2 em 1, leves e para utilização

Leia mais

Decreto-Lei n.º 478/99, de 9 de Novembro

Decreto-Lei n.º 478/99, de 9 de Novembro Decreto-Lei n.º 478/99, de 9 de Novembro Objecto... 2 Entidades competentes para a formação dos navegadores de recreio e para a realização dos respectivos exames... 2 Credenciação das entidades formadoras...

Leia mais

REGULAMENTO PARA PLANOS DE COMERCIALIZAÇÃO E VENDA. Capítulo I. Objecto e condições de elegibilidade das candidaturas. Artigo 1º.

REGULAMENTO PARA PLANOS DE COMERCIALIZAÇÃO E VENDA. Capítulo I. Objecto e condições de elegibilidade das candidaturas. Artigo 1º. REGULAMENTO PARA PLANOS DE COMERCIALIZAÇÃO E VENDA Capítulo I Objecto e condições de elegibilidade das candidaturas Artigo 1º (Objecto) O Presente Regulamento tem por objecto a fixação das condições de

Leia mais

REGULAMENTO PASSATEMPO Dia da criança - Galaxy Tab A

REGULAMENTO PASSATEMPO Dia da criança - Galaxy Tab A REGULAMENTO PASSATEMPO Dia da criança - Galaxy Tab A 1. Definições 1.1. Passatempo: Iniciativa que visa premiar a fotografia do brinquedo mais criativo construído com materiais reciclados, no âmbito da

Leia mais

L-Luxemburgo: Mudança, transporte e manutenção 2012/S 89-145424. Anúncio de concurso. Serviços

L-Luxemburgo: Mudança, transporte e manutenção 2012/S 89-145424. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:145424-2012:text:pt:html L-Luxemburgo: Mudança, transporte e manutenção 2012/S 89-145424 Anúncio de concurso Serviços

Leia mais

E-Bilbau: Prestação de um serviço de «helpdesk» 2012/S 99-163953. Anúncio de concurso. Serviços

E-Bilbau: Prestação de um serviço de «helpdesk» 2012/S 99-163953. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:163953-2012:text:pt:html E-Bilbau: Prestação de um serviço de «helpdesk» 2012/S 99-163953 Anúncio de concurso Serviços

Leia mais

P-Évora: Equipamento de controlo e telemetria 2008/S 132-176072 ANÚNCIO DE CONCURSO. Fornecimentos

P-Évora: Equipamento de controlo e telemetria 2008/S 132-176072 ANÚNCIO DE CONCURSO. Fornecimentos 1/5 P-Évora: Equipamento de controlo e telemetria 2008/S 132-176072 ANÚNCIO DE CONCURSO Fornecimentos SECÇÃO I: ENTIDADE ADJUDICANTE I.1) DESIGNAÇÃO, ENDEREÇOS E PONTOS DE CONTACTO: Águas do Centro Alentejo,

Leia mais

Guia de Utilização. Acesso Universal

Guia de Utilização. Acesso Universal Guia de Utilização Índice PREÂMBULO...3 ACESSO À PLATAFORMA...3 ÁREA DE TRABALHO...4 APRESENTAR PROPOSTAS...9 RECEPÇÃO DE ADJUDICAÇÃO...18 PARAMETRIZAÇÃO DA EMPRESA...19 Acesso universal Proibida a reprodução.

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DOS CAMPOS DE FÉRIAS DA LIPOR

REGULAMENTO INTERNO DOS CAMPOS DE FÉRIAS DA LIPOR REGULAMENTO INTERNO DOS CAMPOS DE FÉRIAS DA LIPOR 1 1. Considerações Gerais A Lipor, Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, com sede em Baguim do Monte, concelho de Gondomar,

Leia mais

Luxemburgo-Luxemburgo: AO 10578 «Duplicação e reprodução de CD, DVD e produção de pens USB» 2014/S 012-016086. Anúncio de concurso.

Luxemburgo-Luxemburgo: AO 10578 «Duplicação e reprodução de CD, DVD e produção de pens USB» 2014/S 012-016086. Anúncio de concurso. 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:16086-2014:text:pt:html Luxemburgo-Luxemburgo: AO 10578 «Duplicação e reprodução de CD, DVD e produção de pens USB» 2014/S

Leia mais

À Firma. À Firma. À firma

À Firma. À Firma. À firma À Firma À Firma À firma Sua Referência Sua Comunicação de Nossa Referência Data Assunto: Convite para apresentação de proposta. Ajuste Directo n.º 6/2009. Em cumprimento do disposto no artigo 115.º do

Leia mais

FUNCHAL CAE Rev_3: 88101/88102 SERVIÇOS DE APOIO DOMICILIÁRIO. Instituto da Segurança Social I.P. e Câmara Municipal competente.

FUNCHAL CAE Rev_3: 88101/88102 SERVIÇOS DE APOIO DOMICILIÁRIO. Instituto da Segurança Social I.P. e Câmara Municipal competente. O conteúdo informativo disponibilizado pela presente ficha não substitui a consulta dos diplomas legais referenciados e da entidade licenciadora. FUNCHAL CAE Rev_3: 88101/88102 SERVIÇOS DE APOIO DOMICILIÁRIO

Leia mais

OFICIAL DA ORDEM MILITAR DE CRISTO MEDALHA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E BONS SERVIÇOS. Circular n.º 023-A/2014 Portal F.P.T. - Inscrições (Aditamento)

OFICIAL DA ORDEM MILITAR DE CRISTO MEDALHA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E BONS SERVIÇOS. Circular n.º 023-A/2014 Portal F.P.T. - Inscrições (Aditamento) Circular n.º 023-A/2014 Portal F.P.T. - Inscrições (Aditamento) Exmo. Sr. Presidente, A Direcção da F.P.T. tem emitido, ao longo dos últimos meses, diversas Circulares, com o objectivo de ir informando,

Leia mais

NOVA LEI DA IMIGRAÇÃO

NOVA LEI DA IMIGRAÇÃO 19 de Junho de 2007 NOVA LEI DA IMIGRAÇÃO Cláudia do Carmo Santos Advogada OBJECTIVOS Desburocratização de procedimentos Adequação da lei em vigor à realidade social Atracção de mão-de-obra estrangeira

Leia mais

Certificação de Software. Impacto nas operações das empresas

Certificação de Software. Impacto nas operações das empresas Certificação de Software Impacto nas operações das empresas Perguntas e respostas sobre o impacto da nova legislação relativa à certificação de software Page 2 of 5 Introdução A Portaria n.º 363/2010 de

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:244605-2015:text:pt:html Itália-Parma: Serviços de cantina, cafetaria e restauração e fornecimento de café e outras bebidas

Leia mais

GUIA PARA A FORMAÇÃO DE ENTIDADES A CREDENCIAR NO ÂMBITO DA SCIE

GUIA PARA A FORMAÇÃO DE ENTIDADES A CREDENCIAR NO ÂMBITO DA SCIE GUIA PARA A FORMAÇÃO DE ENTIDADES A CREDENCIAR NO ÂMBITO DA SCIE 1/17 Índice 1. Introdução... 3 2. Formação... 4 2.1 Objectivos gerais do curso... 4 2.2. Conteúdos programáticos... 4 2.3. Equipa formativa...

Leia mais

REGULAMENTO FINANCEIRO DO CDS/PP

REGULAMENTO FINANCEIRO DO CDS/PP DO CDS/PP (APROVADO EM CONSELHO NACIONAL A 24 DE NOVEMBRO DE 2007) Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1º (Âmbito de aplicação) 1. O presente Regulamento aplica-se a todos os órgãos nacionais, regionais

Leia mais

1. ÂMBITO E DISPOSIÇÕES INTRODUTÓRIAS

1. ÂMBITO E DISPOSIÇÕES INTRODUTÓRIAS REGULAMENTO Selecção de fornecedores qualificados para apresentação de propostas em concursos limitados de serviços de supervisão da construção de linhas e subestações da RNT Novembro 2010 Índice 1. ÂMBITO

Leia mais

Regime de qualificações nos domínios da construção urbana e do urbanismo Perguntas e respostas sobre a inscrição/renovação da inscrição

Regime de qualificações nos domínios da construção urbana e do urbanismo Perguntas e respostas sobre a inscrição/renovação da inscrição Regime de qualificações nos domínios da construção urbana e do urbanismo Perguntas e respostas sobre a inscrição/renovação da inscrição 1. Quais as instruções a seguir pelos técnicos que pretendam exercer

Leia mais

DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS CAPACIDADE PROFISSIONAL PARA A ACTIVIDADE DE TRANSPORTES RODOVIÁRIOS DE MERCADORIAS

DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS CAPACIDADE PROFISSIONAL PARA A ACTIVIDADE DE TRANSPORTES RODOVIÁRIOS DE MERCADORIAS DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS CAPACIDADE PROFISSIONAL PARA A ACTIVIDADE DE TRANSPORTES RODOVIÁRIOS DE MERCADORIAS MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA AS ENTIDADES FORMADORAS ÍNDICE OBJECTIVOS

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DOS CAMPOS DE FÉRIAS DA LIPOR

REGULAMENTO INTERNO DOS CAMPOS DE FÉRIAS DA LIPOR FÉRIAS DA LIPOR 1. Considerações Gerais A Lipor, Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, com sede em Baguim do Monte, concelho de Gondomar, realiza atividades de promoção e organização

Leia mais

R E G U L A M E N T O D E A V A L I A Ç Ã O

R E G U L A M E N T O D E A V A L I A Ç Ã O Escola Superior de Turismo e Hotelaria Instituto Politécnico da Guarda R E G U L A M E N T O D E A V A L I A Ç Ã O Data 2008-07-22 Conselho Científico Índice 1. Introdução... 3 2. Avaliação da aprendizagem...

Leia mais