NATUREZA DOS DIREITOS TUTELADOS NO MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NATUREZA DOS DIREITOS TUTELADOS NO MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO"

Transcrição

1 NATUREZA DOS DIREITOS TUTELADOS NO MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO Valéria Silva Galdino, Doutoranda e Mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. SUMÁRIO: 1. Introdução- 2. Natureza dos Direitos Tutelados- 2.1 Defesa de Direitos ou Interesses no Mandado de Segurança Coletivo- 2.2 Interesses Metaindividuais- 2.3 Mandado de segurança coletivo e tutela dos interesses difusos e individuais homogêneos- 3. Conclusão. RESUMO: O mandado de segurança coletivo encontra-se delineado no inciso LXX do artigo 5 o da Constituição Federal de 1988 e consiste em um remédio jurídico posto à disposição dos partidos políticos (com representação no Congresso Nacional), das organizações sindicais, das entidades de classe e das associações legalmente constituídas em funcionamento por um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados, visando resguardar direito líquido e certo, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do poder público. É utilizado para a defesa de direitos individuais, coletivos ou difusos. Alavras Chaves: Mandado de Segurança Coletivo- Interesses Individuais, Coletivos e Difusos. Abstract: The collective injunction is described in the article 5, LXX of the Federal Constitution of 1988 and consists of a remedy that the law puts at the disposal of political parties (which are represented in the National Congress), of unions, of class entities or associations legally constituted and which have been functioning for a year, in defense of the interests of their members or associates, aiming at protecting clear legal rights not covered by habeas corpus or habeas data, when the one responsible for the illegality or power abuse is a public authority or an agent of a legal entity in the exercise of the attributes of the public power. The collective injunction may be used for the defense of individual rights, collective or diffuse. Key words: Collective Injunction, Individual Collective and Diffuse Interests.

2 1 Introdução A Constituição Federal de 1988 introduziu uma série de inovações no que se refere aos direitos e garantias fundamentais, passando a tratar, especificamente, não só dos interesses individuais como também dos interesses difusos e coletivos. Para a instrumentalização e garantia desses direitos, surgiram novos institutos, tais como o habeas data, o mandado de injunção e o mandado de segurança coletivo. O presente artigo tem por objetivo analisar a natureza dos direitos tutelados no mandado de segurança coletivo. Define-se o mandado de segurança coletivo como o instrumento processual constitucional utilizado para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando houver lesão por ato ou omissão de agente do Poder Público têm legitimidade para impetrar, mandado de segurança coletivo os partidos políticos, organizações sindicais, as entidades de classe e associações legalmente constituídas há pelo menos um ano, nos interesses de seus membros ou filiados. Ressalte-se que o mandado de segurança coletivo presta-se somente para a defesa dos direitos coletivos, enquanto o mandado de segurança tradicional para a defesa dos direitos individuais. Aquele nada mais é do que uma forma de impetração do já conhecido mandamus, apenas mudando a legitimidade ativa (artigo 5 o, incisos LXIX e LXX da Constituição Federal). São pressupostos constitucionais desse instituto: a) direito líquido e certo não amparado por habeas corpus ou habeas data; b) ato praticado por autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições públicas. Cumpre destacar que os requisitos exigidos para admissibilidade do coletivo são os mesmos do mandamus individual.

3 2 Natureza dos Direitos Tutelados 2.1 Defesa de direitos ou interesses no mandado de segurança coletivo? Analisando os termos dos incisos LXIX e LXX, alínea b do artigo 5º da CF/88, surge a seguinte indagação: por que, na alínea b do inciso LXX, utilizou-se o termo interesses, quando no inciso LXIX foi utilizada a expressão direito líquido e certo? Não seria mais uma das imperfeições e atecnias pertinentes à linguagem do legislador constituinte? José Cretella Júnior (1991, p. 78) observa que há uma diferença significativa entre interesses e direitos, advertindo que Em defesa de interesses, nunca poderá ser impetrado nem mandado de segurança singular, nem mandado de segurança coletivo. O Poder Judiciário exerce o controle jurisdicional sobre atos do Poder Público que ferem, tão-só, direitos, atos eivados de ilegalidade ou abuso de poder. Esta parte final do art. 5º, LXX, b ( defesa dos interesses dos seus membros ou associados ), pode, no entanto, ser interpretada, em consonância com a 2ª parte do art. 8º, III. Kazuo Watanabe (1991, p.78) justifica a dúplice terminologia alegando a existência de uma sinonímia entre as expressões. Os termos interesses e direitos foram utilizados como sinônimos, certo é que, a partir do momento em que passam a ser amparados pelo direito, os interesses assumem o mesmo status de direitos, desaparecendo qualquer razão prática, e mesmo teórica, para a busca de uma diferenciação ontológica entre eles (grifo do autor). Ada Pellegrini Grinover (1996, p. 57), ao analisar o tema, sugere que A distinção entre direito subjetivo e interesse embate-se hoje e perde consistência, exatamente na medida em que os ordenamentos jurídicos da atualidade se preocupam em dar a mesma proteção a uns e outros, independentemente de sua divisibilidade e de sua precisa titularidade. A distinção que no sistema jurídico brasileiro é inteiramente despicienda, pois nem mesmo a justifica o critério de competência estabelecido nos países que adotam o contencioso administrativo seria retrógrada e não levaria em conta as modernas tendências do

4 direito e do processo. Não é por outra razão, aliás, que a doutrina mais atualizada prefere falar em direito, e não em interesses, difusos e coletivos. Uadi Lamêgo Bulos (1996, p. 57), louvando-se em J. J. Calmon de Passos, argumenta que a incongruência é aparente: De fato, o uso do vocábulo direito, na alínea b do inciso LXX, poderia levar o intérprete a concluir que todo e qualquer direito do associado seria suscetível de defesa pelo writ coletivo, ajuizado por associação em substituição processual, e isso seria demasiado, para não dizer anárquico. A redação do modo como foi adotada evita excessos. A utilização do termo interesses foi para reduzir a atuação dos substitutos processuais, na defesa daqueles direitos para cuja tutela manifestaram interesse em filiar-se à associação. Destarte, a legitimação diz respeito não à defesa dos direitos dos seus membros ou associados, tout court, sim dos direitos de seus membros ou associados, cujo substrato material seja um interesse de membro ou interesse de associado. Conclui-se que é inútil qualquer discussão sobre a diferenciação entre os termos interesses e direitos, uma vez que ambos foram protegidos pelo nosso ordenamento jurídico e causam os mesmos efeitos práticos. O partido político, o sindicato, a associação e a entidade de classe poderão impetrar mandamus nas seguintes hipóteses: a) mandado de segurança individual, com base no inciso LXIX do artigo 5 o da Constituição Federal de 1988, em defesa de interesse próprio, com o objetivo específico de tutelar direito líquido e certo da impetrante como pessoa jurídica; b) mandado de segurança singular, na qualidade de representante processual, para defender seus associados, identificados na petição inicial e pelos mesmos autorizados em assembléia, sem, contudo, afetar os fins da entidade (artigo 5 o, XXI da Constituição Federal); c) mandado de segurança coletivo como legitimado ativo, em regime de substituição processual, com o escopo de tutelar direito líquido e certo da categoria, embora isso ocorra através da entidade (artigo 5 o, inciso LXX da Constituição Federal).

5 2.2 Interesses metaindividuais Segundo a Constituição Federal de 1988, não há dúvida de que o mandado de segurança coletivo tenha por objeto a tutela de interesses coletivos. Entretanto, resta saber se a segurança coletiva se presta à defesa de outro interesse metaindividual, ou seja, o difuso. São metaindividuais, transindividuais ou superindividuais aqueles interesses que transcendem a esfera particular de uma pessoa física ou jurídica determinada. Pertencem a uma comunidade amorfa, fluida, contingente, flexível, sem personalidade jurídica, cuja titularidade pertence à coletividade, a qual tem identidade social. (VIGORITI, 1979, p. 49). Os interesses metaindividuais têm como característica a indivisibilidade, formando uma categoria autônoma, inerente à sociedade de massas, daí resultando a sua incomensurável importância nos dias atuais. Tais interesses, de índole indivisível, podem ser visualizados nas seguintes hipóteses: consumidores ludibriados quanto à qualidade de um produto; poluição do ar; falsificação de produtos farmacêuticos; exterminação da fauna e da flora; deterioração do patrimônio cultural, histórico, artístico e turístico, etc. interesses se caracteriza José Carlos Barbosa Moreira afirma que a indivisibilidade desses [...] pela impossibilidade de sua divisão em cotas atribuíveis individualmente a cada um dos interessados e, entre estes, instaura-se uma união tão firme, que a satisfação de um só implica de modo necessário a satisfação de todos e, reciprocamente, a lesão de um só constitui, ipso facto, lesão da inteira coletividade. Rodolfo de Camargo Mancuso (1991, p. 276) observa que [...] a nota da indivisibilidade informa tanto o conceito dos difusos como o dos coletivos. Mas é preciso apreender naquele qualificativo justamente a especificidade que lhe justapôs o legislador: no caso dos difusos, a indivisibilidade aparece reportada a uma titularidade indefinida: pessoas indeterminadas e ligadas à circunstâncias de fato ; ao passo que no caso dos coletivos a indivisibilidade aparece reportada a um grau maior de concreção ou de subjetivação: pessoas ligadas

6 entre si ou com a parte contrária por uma relação jurídica base. Tratar-se-ia, pois, de uma indivisibilidade a dois graus ou a duas dimensões : no caso dos difusos ela é absoluta, em função mesmo da indeterminação dos sujeitos; no caso dos coletivos, ela é relativa, porque passível de afetação a um grupo, categoria, ou classe de pessoas, ou seja, a um ente esponenziale, como quer a doutrina italiana. Não resta qualquer dúvida quanto à aplicabilidade do mandado de segurança coletivo nos interesses metaindividuais, em decorrência do fato de que a lesão a esses interesses atinge toda a coletividade. 2.3 Mandado de segurança coletivo e tutela dos interesses difusos e individuais homogêneos O mandado de segurança coletivo constitui instrumento idôneo para a tutela dos interesses difusos? Há divergência doutrinária e jurisprudencial a respeito do assunto. Os doutrinadores que proclamam a possibilidade de os interesses difusos serem tutelados pelo mandado de segurança coletivo são: Ada Pellegrini Grinover (1990), Nelson Nery Júnior(1990)-1, Alfredo Buzaid (1992), Carlos Ari Sundfeld (1989), Celso Agrícola Barbi (1976) e Maria de Fátima V. Ramalho Leyser (1997)-2, dentre outros. José da Silva Pacheco (1991, p. 254) defende a possibilidade de o mandado de segurança coletivo ser utilizado para a tutela dos interesses difusos, afirmando que, [...] tendo a Constituição de 1988 declarado, expressamente, os direitos e deveres individuais e coletivos, como se vê na epígrafe do capítulo I do seu título II; e tendo enunciado literalmente, todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado (art. 225), parece-nos que não só cada pessoa residente no País tem esse direito líquido e certo, mas todos ou cada grupo intermediário da sociedade. Se o Poder Público não preservá-lo ou tomar medidas que o destruam ou afetem, inequívoca a pertinência do mandado de segurança, que pode ser singular ou coletivo. Nelson Nery Júnior (1997, p. 117) leciona: Do raciocínio que foi exposto, podemos concluir que o

7 mandado de segurança coletivo se presta à tutela de direitos difusos, coletivos e individuais. O que é coletivo não é o mérito, o objeto, o direito pleiteado por meio de mandado de segurança, mas sim a ação. Trata-se, portanto, de instituto processual que confere legitimidade para agir às entidades mencionadas no texto constitucional, pois os requisitos materiais para concessão da segurança não vêm mencionados no art. 5º, b, LXX, mas no n. LXIX. O art. 21 da LACP, nela introduzido pelo art. 117 do CDC, manda aplicar tanto a LACP quanto o CDC à defesa dos direitos e interesses difusos, coletivos e individuais, no que for cabível. Enquanto não for editada norma que regule o procedimento do mandado de segurança coletivo, a essa ação podem ser aplicados os sistemas do CDC e da LACP. Relativamente ao procedimento como um todo, deve aplicar-se ao mandado de segurança coletivo os dispositivos da LMS (Lei /51). Ovídio Baptista da Silva (1990, p. 137), argumentando pela impossibilidade de o mandado coletivo amparar tais interesses, demonstrou a inidoneidade dessa via para tal propósito: enquanto processo sumário documental (!) não se coaduna e nem poderá, jamais, abrigar sob o manto de sua proteção alguma coisa que não seja, rigorosamente, um direito subjetivo líquido e certo. Somente a evidência probatória desta categoria jurídica, capaz de ser provada documentalmente, poderá ter como veículo o procedimento resumido e célere do mandado de segurança. Celso Antonio Pacheco Fiorillo (1995, p ) preleciona: Embora amplamente admitido pela doutrina (v. Perfil do Mandado de Segurança Coletivo de Lúcia Valle Figueiredo, Ed. RT, 1989), posição também adotada em nosso trabalho, o Mandado de Segurança Coletivo não se apresenta como instrumento processual mais adequado para a defesa dos direitos difusos. Em primeiro lugar os sindicatos estariam limitados a promover ações tão-somente em face de autoridade públicas ou agentes de pessoas jurídicas no exercício de atribuições do Poder Público restando obviamente limitado o universo de pessoas no pólo passivo abarcadas pelo writ; em segundo lugar, os sindicatos teriam que demonstrar, antes de mais nada, a existência do direito líquido e certo violado através de comprovação a ser realizada de plano por documentos inequívocos e, via de regra, independentemente de exames técnicos conforme têm admitido a jurisprudência mais tradicional; em terceiro lugar a existência de lei ordinária (a Lei 1.533/51) inadequada em seus fundamentos para a proteção de direitos metaindividuais o que vêm trazendo enormes dificuldades para a atuação dos sindicatos até mesmo em face da

8 proteção de direitos dentro dos critérios tradicionais. Não destoa Uadi Lamêgo Bulos (1996, p ), ao afirmar que afigura-se-nos impertinente a utilização do writ coletivo para tutelar interesses difusos, os quais são perfeitamente protegidos por outros meios processuais, valendo destacar a ação civil pública (Lei 7.347/85). José Rogério Cruz e Tucci (1990, p ) admoesta: Por isso que, diferentemente com o que ocorre com os interesses chamados difusos - cuja titularidade é conferida a um número indeterminado e indefinido de pessoas, fática e circunstancialmente ligadas, de sorte a confundirem-se os de uma com os das outras, como se um só todo fosse -, concretos e delimitados se lhes apresentam a configuração legal e o correspondente estabelecimento dos respectivos direitos subjetivos. Segundo Uadi Lamêgo Bulos (1996, p. 64), A índole sumária do writ coletivo compatibiliza-se com a prova documental, a fim de adequar-se à liquidez e certeza do direito, suscetível de reconhecimento por parte do julgar como algo existente, inconcusso, alheio a qualquer investigação probatória que não seja a produzida, liminarmente, por via de documentos. Cremos que os interesses difusos, por serem espalhados, desorganizados, muito amplos, fluidos e amorfos, não podem ser comprovados, documentalmente, na petição inicial. No mesmo sentido, ainda: Carlos Mário da Silva Velloso (1990, p. 97), Ernani Fidélis dos Santos (1990, p. 132), dentre outros. E Celso Antônio Pacheco Fiorillo, Marcelo Abelha e Rosa Maria Andrade Nery (1996, p.203) concluem: Parece-nos óbvio que, tratando-se de direitos difusos, sempre os legitimados para a propositura da ação de mandado de segurança coletivo possuirão referida titularidade ativa para conduzir o processo, pois, implacavelmente, pela própria definição de direitos difusos estabelecido no art. 81, parágrafo único do CDC, tais direitos dirão respeito aos interesses de seus associados. Seja ele qualquer um dos legitimados no referido inciso, bem como aqueles arrolados no art. 82 do CDC, já que, como vimos antes, também possuem legitimidade para impetrar a espécie de ação civil pública de mandado de segurança coletivo.

9 Não obstante a tutela dos direitos difusos, na maioria das vezes, ser efetivada através da ação civil pública, isso não quer dizer que a Constituição tenha excluído a proteção de tais direitos do mandado de segurança coletivo. Os direitos difusos referentes ao meio ambiente, à preservação do patrimônio histórico, cultural, etc., podem ser garantidos pelo mandamus, desde que a prova documental seja incontroversa. Denota-se que a controvérsia está na lei a ser aplicada e não na prova, que deve ser incontestável. 2.4 Após essa análise, surge outra indagação: os interesses individuais homogêneos comportam a segurança coletiva? Por serem acordes aos requisitos constitucionais indispensáveis à propositura do mandado coletivo, os interesses individuais homogêneos poderão servir de substrato para os partidos políticos, sindicatos, associações e entidades de classe ingressarem em juízo. Esses interesses, diferentemente daqueles outros, embutem-se na estrutura procedimental do mandado de segurança coletivo, porque guardam algum tipo de referência com o grupo social, sendo oriundos de situações comuns que provêm da mesma origem. Nesse diapasão, discorre com profundidade Uadi Lamêgo Bulos (1996, p. 66), louvando-se em Ada Pellegrini Grinover (1990): Perfeitamente constatados, através de prova documental, coadunando, portanto, com a certeza e a liquidez do direito, os interesses homogêneos evidenciam a posição de direitos individuais, titularizados não nas mãos daquelas pessoas que sofrem uma lesão ou um perigo de lesão em decorrência do dano, real ou potencial, coletivamente causado (Mandado de segurança coletivo: legitimação, objeto e coisa julgada..., p. 120). Por serem divisíveis, receberam, de há muito, aquele tratamento atribuído as class actions, do sistema common law, onde um dado agrupamento de elevado número de indivíduos, ligados por um mesmo interesse envolvido no litígio, ingressavam em juízo a fim de verem satisfeitas suas pretensões. Inúmeras eram as vantagens, sendo a principal delas a de facilitar aos hipossuficientes o acesso à Justiça. Os interesses individuais homogêneos comportam o mandado de

10 segurança coletivo, uma vez que preenchem os requisitos indispensáveis à propositura do mandado de segurança coletivo. Portanto, quando provados através de documentos (direito líquido e certo), tais direitos recebem o devido amparo legal, tornando-se viável a defesa conjunta de vários interesses singulares. Assim, o mandado de segurança coletivo pode ser utilizado para a defesa de direitos individuais, coletivos ou difusos, lesados por ato ilegal de autoridade ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público. Não há no texto constitucional nenhum dispositivo que proíba a proteção dos direitos difusos por meio do mandado de segurança coletivo. E segundo as palavras de Nelson Nery Júnior (1990, p. 115), [...] não se deve interpretar a Constituição, quanto aos direitos e garantias fundamentais, de modo restritivo, mas sim procurar o sentido teleológico da norma, de sorte que seja efetivamente resguardado o direito fundamental garantido pela Constituição. 3 CONCLUSÃO O mandado de segurança coletivo foi instituído em nosso ordenamento jurídico e disciplinado como direito fundamental no inciso LXX do artigo 5.º da Carta Magna. É um remédio jurídico posto a disposição dos partidos políticos com representação no Congresso Nacional, das Organizações Sindicais, das Entidades de Classe ou das Associações legalmente constituídas em funcionamento a pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados, tendo por objetivo proteger direito líquido e certo lesado em decorrência de ilegalidade ou abuso de poder de autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do poder público. Analisando o dispositivo do texto constitucional, sob o prisma processual houve apenas uma modificação na legitimidade ativa. Os pressupostos exigidos para a admissibilidade do mandado de segurança coletivo são os mesmos do mandado de segurança singular. Ressalte-se que o mandado de segurança coletivo tem por objeto a tutela dos interesses metaindividuais, uma vez que esses interesses atingem toda a coletividade. Não são excluídos de sua proteção os direitos difusos apesar de serem tutelados pela ação civil pública. Os interesses individuais homogêneos também comportam o mandado de segurança coletivo, quando provados

11 através de documentos, mesmo não havendo dispositivo expresso no texto constitucional. A carta magna deve ser interpretada em relação aos direitos e garantias fundamentais de forma teleológica para que os direitos fundamentais possam ser efetivamente garantidos. Notas 1 No que tange aos direitos fundamentais, como o do mandado de segurança, a doutrina tem preconizado a incidência do princípio interpretativo da vis expansiva, segundo o qual devem ser adotadas técnicas concretas tendentes a favorecer a implantação e a estender o conteúdo dos direitos fundamentais. (NERY JÚNIOR, 1990, p ). 2 Ao que parece, este último posicionamento deve prevalecer, não se podendo efetuar uma interpretação restritiva do texto constitucional. Assim sendo, os direitos tuteláveis pelo mandado de segurança coletivo são os difusos, os coletivos propriamente ditos e os individuais homogêneos. (LEYSER, 1997, p ). BIBLIOGRAFIA ALVES, Alberto Monteiro. Mandado de segurança coletivo. Revista Eletrônica Jus Navigandi. Disponível em: < Acesso em: 26 jun ARRUDA ALVIM, Thereza Celina de. O direito processual de estar em juízo. São Paulo: R. dos Tribunais, BANDEIRA DE MELLO, Celso Antônio de. et al. Curso de mandado de segurança. São Paulo: R. dos tribunais, BARBI, Celso Agrícola. Do mandado de segurança. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1976.

12 MOREIRA, José Barbosa. A proteção jurídica dos interesses coletivos:. São Paulo: Saraiva, Temas de Direito Processual Civil, 3 BATALHA, Wilson de Souza Campos. Direito processual das coletividades e dos grupos. São Paulo: LTr, 1991 BITTAR, Carlos Alberto. Direitos do consumidor: Código de Defesa do Consumidor (Lei de 11 de setembro de 1990). 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, BULOS, Uadi Lâmmego. Mandado de segurança coletivo. São Paulo: R. dos Tribunais, BUZAID, Alfredo. Considerações sobre o mandado de segurança coletivo. São Paulo: Saraiva, PASSOS, José Joaquim Calmon de. Mandado de segurança coletivo, mandado de injunção, habeas data. Constituição e processo. Rio de Janeiro: Forense, CRETELLA JÚNIOR, José. Os writs na Constituição de Rio de Janeiro: Forense Universitária, Comentários às leis do mandado de segurança. São Paulo: Saraiva, Do mandado de segurança coletivo. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, DANTAS, David Diniz. Mandado de segurança coletivo Dissertação (Mestrado)- Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, São Paulo, DINAMARCO, Cândido Rangel. A instrumentalidade do processo. São Paulo: Malheiros, DONNINI, Rogério José Ferraz. Tutela jurisdicional dos direitos e interesses coletivos no Código do Consumidor. Revista de Direito do Consumidor, São Paulo, n. 10, p. 183, abr./jun FARIA, Luiz Alberto Gurgel de. Mandado de segurança coletivo legitimação e interesse. Revista dos Tribunais, n. 687, p.34-39, jan FERRAZ, Sérgio. Mandado de segurança (individual e coletivo): aspectos polêmicos. São Paulo: Malheiros, FIGUEIREDO, Lúcia Valle. Perfil do mandado de segurança coletivo. São Paulo: R. dos Tribunais, FIORILLO, Celso Antônio Pacheco. Os sindicatos e a defesa dos interesses difusos no Direito Processual Civil brasileiro. São Paulo: R. dos Tribunais, RODRIGUES, Marcelo Abelha; NERY, Rosa Maria Andrade. Direito processual ambiental brasileiro. Belo Horizonte: Del Rey, 1996.

13 GONÇALVES, Marcus Vinicius Rios. O ministério público e a defesa do consumidor. Revista de Direito do Consumidor, São Paulo, n. 7, p.54-59, jul./set GRINOVER, Ada Pellegrini et al. Código brasileiro de defesa do consumidor. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, GRINOVER, Ada Pellegrini, Mandado de segurança coletivo, Legitimação e Objeto. Revista de Processo, São Paulo, v.. 57, n. 15, p jan./mar Mandado de segurança coletivo: Legitimação, objeto e coisa julgada. Revista de Processo, n. 58, ano 15, jan./mar., São Paulo, 1990, p LEYSER, Maria de Fátima V. Ramalho. Mandado de segurança coletivo. Revista de Processo, São Paulo, n. 86, p , abr./jun MANCUSO, Rodolfo Camargo. Comentários ao Código de Proteção do Consumidor. São Paulo: Saraiva, MAZZILLI, Hugo Nigri. A defesa dos interesses difusos em juízo. 5. ed. São Paulo: R. dos Tribunais, NEGRÃO, Theotônio. Código de processo civil e legislação processual em vigor. 28. ed. São Paulo: Saraiva, NERY JÚNIOR, Nelson. Aspectos do processo civil no código de defesa do consumidor. Revista do Consumidor, São Paulo, n. 1, p , ano Código de Defesa do Consumidor comentado pelos autores do anteprojeto. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense, PACHECO, José da Silva. O mandado de segurança e outras ações constitucionais típicas. 2. ed. São Paulo: R. dos Tribunais, SANTOS, Ernani Fidélis dos. Mandado de segurança individual e coletivo (legitimação e interesse). In: TEIXEIRA, Sálvio de Figueiredo. Mandados de segurança e de injunção (Coord.). São Paulo: Saraiva, Mandado de segurança individual e coletivo legitimação e interesse. Revista do Curso de Direito da Universidade Federal de Uberlândia, v. 18, n. 1/ 2, p , dez SILVA, Ovídio Baptista. Mandado de segurança meio idôneo para a defesa de interesses difusos?. Revista de Processo, São Paulo, ano 15, n. 60, p , out./dez SUNDFELD, Carlos Ari. Mandado de segurança coletivo na Constituição de Revista de Direito Público, São Paulo, ano 22, n. 89, p , jan./mar TUCCI, José Rogério Cruz e. Class action e mandado de segurança coletivo, São Paulo, Saraiva, p.38, 1988.

14 VELLOSO, Carlos Mário da Silva. Do mandado de segurança coletivo e institutos afins na Constituição de In: TEIXEIRA, Sálvio de Figueiredo (Coord.). Mandados de segurança e de injunção. São Paulo: Saraiva, VIGORITI, Vincenzo. Interesse Colletivi e Processo La legitimazione ad Agire. Milão: Giuffrè, WATANABE, Kazuo. Código brasileiro de defesa do consumidor comentado pelos autores do anteprojeto. Rio de Janeiro: Forense, 1998.

PROCESSOS COLETIVOS. Bolsista Apresentador : Lessandra Bertolazi Gauer, Nome do Orientador: José Maria Rosa Tesheiner. Resumo

PROCESSOS COLETIVOS. Bolsista Apresentador : Lessandra Bertolazi Gauer, Nome do Orientador: José Maria Rosa Tesheiner. Resumo PROCESSOS COLETIVOS XI Salão de Iniciação Científica PUCRS Bolsista Apresentador : Lessandra Bertolazi Gauer, Nome do Orientador: José Maria Rosa Tesheiner Faculdade de Direito, PUCRS. Resumo 1. Tutela

Leia mais

Ação civil pública: bases constitucionais e evolução legislativa

Ação civil pública: bases constitucionais e evolução legislativa Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo Ação civil pública: bases constitucionais e evolução legislativa Hugo Nigro Mazzilli 1 Material disponível em: www.mazzilli.com.br 2 Peculiaridades da

Leia mais

Bases constitucionais e evolução legislativa da tutela dos interesses difusos e coletivos

Bases constitucionais e evolução legislativa da tutela dos interesses difusos e coletivos Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo Bases constitucionais e evolução legislativa da tutela dos interesses difusos e coletivos Hugo Nigro Mazzilli 1 Material disponível em: www.mazzilli.com.br

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Remédios Constitucionais e Garantias Processuais Remédios Constitucionais -habeas corpus, habeas data, mandado de segurança, mandado de injunção e ação popular

Leia mais

23. DIREITO E ATUALIDADE: DISPOSIÇÕES A CERCA DA LEI /09 E SEU REFLEXO NA TUTELA DOS MANDADOS DE SEGURANÇA COLETIVOS

23. DIREITO E ATUALIDADE: DISPOSIÇÕES A CERCA DA LEI /09 E SEU REFLEXO NA TUTELA DOS MANDADOS DE SEGURANÇA COLETIVOS 23. DIREITO E ATUALIDADE: DISPOSIÇÕES A CERCA DA LEI 12.016/09 E SEU REFLEXO NA TUTELA DOS MANDADOS DE SEGURANÇA COLETIVOS LAW AND PRESENT: PROVISIONS ABOUT LAW 12.016/09 AND IT REFLEX ON CUSTODY OF COLLECTIVE

Leia mais

Quanto ao objeto do mandado de segurança coletivo, nos termos do parágrafo único do art. 21 da Lei n /2009, os direitos protegidos podem ser:

Quanto ao objeto do mandado de segurança coletivo, nos termos do parágrafo único do art. 21 da Lei n /2009, os direitos protegidos podem ser: A Constituição Federal de 1988 criou o mandado de segurança coletivo, conforme prevê o art. 5º, LXX: "o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por: a) partido político com representação no Congresso

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Mandado de Segurança Bernardo Santana Alves Nascimento* Conceito e modalidades do Mandado de Segurança, sem deixar de lado o direito liquido e certo e a possibilidade de pedido liminar

Leia mais

Bases constitucionais e evolução legislativa da tutela de interesses difusos e coletivos

Bases constitucionais e evolução legislativa da tutela de interesses difusos e coletivos Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo Bases constitucionais e evolução legislativa da tutela de interesses difusos e coletivos Hugo Nigro Mazzilli 2016 1 Material disponível em: www.mazzilli.com.br

Leia mais

Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo. 11º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos (2017) Hugo Nigro Mazzilli

Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo. 11º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos (2017) Hugo Nigro Mazzilli Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo 11º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos (2017) Hugo Nigro Mazzilli 1 Hoje Ação civil pública: Origens Evolução histórica Peculiaridades

Leia mais

TUTELA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIFUSOS E COLETIVOS

TUTELA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIFUSOS E COLETIVOS MESTRADO TUTELA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIFUSOS E COLETIVOS EMENTA Os direitos fundamentais de terceira geração. Significado social e político da tutela dos interesses transindividuais. Direito Processual

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais - Remédios Constitucionais e Garantias Processuais Remédios Constitucionais habeas corpus, habeas data, mandado de segurança, mandado de injunção e ação popular

Leia mais

1.1. Origem Inglaterra - Brasil CF/ Conceito

1.1. Origem Inglaterra - Brasil CF/ Conceito 1.1. Origem Inglaterra - Habeas Corpus Act (1679) e ampliação com o New Habeas Corpus Act (1816). Brasil Constituição de 1824 proibia prisões arbitrárias; Código de Processo Criminal de 1832; Carta de

Leia mais

Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo. 10º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos Mód. III IC e ACP (2015)

Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo. 10º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos Mód. III IC e ACP (2015) Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo 10º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos Mód. III IC e ACP (2015) Hugo Nigro Mazzilli 1 Hoje Ação civil pública: Origens Evolução

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Remédios Constitucionais e Garantias Processuais Remédios Constitucionais -habeas corpus, habeas data, mandado de segurança, mandado de injunção e ação popular

Leia mais

o MINISTÉRIO PÚBLICO E O MANDADO DE

o MINISTÉRIO PÚBLICO E O MANDADO DE o MINISTÉRIO PÚBLICO E O MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO MARIA FÁTIMA VAQUERO RAMALHO LEYSER Promotora de Justiça de São Paulo. o mandado de segurança1 é uma garantia constitucional, estando previsto no

Leia mais

Renovação de Reconhecimento pela Portaria CEE/GP 211/08 de 28 de abril de D.O.E. 29/04/2008 Autarquia Municipal

Renovação de Reconhecimento pela Portaria CEE/GP 211/08 de 28 de abril de D.O.E. 29/04/2008 Autarquia Municipal DE DIREITO PROCESSUAL 2013 EMENTA Do Processo Cautelar: características, pressupostos, classificação e competência. Procedimentos cautelares comuns e específicos. Tutelas de urgência e da evidência no

Leia mais

12. DA INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA EM PROL DA COLETIVIDADE THE REVERSAL OF THE BURDEN OF PROOF IN FAVOUR OF COLLECTIVITY

12. DA INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA EM PROL DA COLETIVIDADE THE REVERSAL OF THE BURDEN OF PROOF IN FAVOUR OF COLLECTIVITY 12. DA INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA EM PROL DA COLETIVIDADE THE REVERSAL OF THE BURDEN OF PROOF IN FAVOUR OF COLLECTIVITY Autor: Vinícius Fernandes Ormelesi - Orientador: Profa. Dra. Yvete Flávio da Costa

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Meios Autônomos de Impugnação Mandado de Segurança Prof. Gisela Esposel - Natureza jurídica: ação autônoma de impugnação - Destina-se a proteger os interesses do indivíduo contra

Leia mais

MANDADO DE INJUNÇÃO COLETIVO DOMITILA DUARTE ALVES 1 CARLOS ROBERTO PEGORETTI JUNIOR 2

MANDADO DE INJUNÇÃO COLETIVO DOMITILA DUARTE ALVES 1 CARLOS ROBERTO PEGORETTI JUNIOR 2 1 MANDADO DE INJUNÇÃO COLETIVO DOMITILA DUARTE ALVES 1 CARLOS ROBERTO PEGORETTI JUNIOR 2 RESUMO O presente trabalho tem por objetivo analisar o Mandado de Injunção Coletivo com todos os seus atributos

Leia mais

Sumário. Apresentação da série Prefácio Apresentação Capítulo II

Sumário. Apresentação da série Prefácio Apresentação Capítulo II Apresentação da série... 13 Prefácio... 15 Apresentação... 17 Capítulo I Natureza do instituto: introdução histórica ao mandado de segurança e direito comparado... 25 1. Judicial review a possibilidade

Leia mais

Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo. 10º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos Mód. III IC e ACP (2015)

Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo. 10º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos Mód. III IC e ACP (2015) Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo 10º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos Mód. III IC e ACP (2015) Hugo Nigro Mazzilli 1 Hoje Ação civil pública Legitimidade Representatividade

Leia mais

MANDADO DE SEGURANÇA: UM DIREITO LÍQUIDO E CERTO.

MANDADO DE SEGURANÇA: UM DIREITO LÍQUIDO E CERTO. MANDADO DE SEGURANÇA: UM DIREITO LÍQUIDO E CERTO. Elias Ferreira de ALMEIDA¹ Susana Chaves dos PASSOS² RESUMO: Neste artigo será tratado do tema de mandado de segurança, desde sua criação e suas características

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS NÚCLEO ACADÊMICO DE PESQUISA - NAP

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS NÚCLEO ACADÊMICO DE PESQUISA - NAP PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS NÚCLEO ACADÊMICO DE PESQUISA - NAP PROCESSO COLETIVO Cynthia Lessa Diogo Henrique Dias da Silva Eric Augusto Fernandes Giovanni Vilaça Juliana Maria Matos

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Ação Civil Pública para tutela ambiental Analisa os apectos atuais da Ação Civil Pública com base na Lei n. 7.437/85 no âmbito da tutela ambiental. Cláudia Melina Kamaroski Mundstoch

Leia mais

Processo PLANO DE ENSINO. Prof. Luis Fernando Alves

Processo PLANO DE ENSINO. Prof. Luis Fernando Alves 1 Teoria Geral do Processo PLANO DE ENSINO Prof. Luis Fernando Alves www.professorluisfernando.jur.adv.br 1. EMENTA 2 O Estado, o processo e a tutela jurisdicional. Fontes das normas processuais. Princípios

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS - TUTELAS COLETIVAS. Código 120 Curso Graduação

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS - TUTELAS COLETIVAS. Código 120 Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS - TUTELAS COLETIVAS Código 120 Curso Graduação Período 9º PERÍODO Turma (s) A B - D Carga Horária 32 horas relógio 39 horas-aula Eixo

Leia mais

Cód. barras: STJ (2013) Sumário APRESENTAÇÃO DA SÉRIE PREFÁCIO APRESENTAÇÃO... 17

Cód. barras: STJ (2013) Sumário APRESENTAÇÃO DA SÉRIE PREFÁCIO APRESENTAÇÃO... 17 Cód. barras: STJ00095950 (2013) Sumário APRESENTAÇÃO DA SÉRIE... 13 PREFÁCIO... 15 APRESENTAÇÃO... 17 CAPíTULO I NATUREZA DO INSTITUTO: INTRODUÇÃO HISTÓRICA AO MANDADO DE SEGURANÇA E DIREITO COMPARADO...

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS - TUTELAS COLETIVAS. Código 120 Curso Graduação

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS - TUTELAS COLETIVAS. Código 120 Curso Graduação 3 03 18/12/25 DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS - TUTELAS COLETIVAS Código 120 Curso Graduação Período 9º PERÍODO Turma (s) A B - D Carga Horária 32 horas relógio 39

Leia mais

Parece-nos que a corrente adotada para legitimidade nas ações coletivas é que a da

Parece-nos que a corrente adotada para legitimidade nas ações coletivas é que a da 23 UNIDADE 3 - A Legitimidade nas Ações Coletivas 3.1 Natureza Jurídica A natureza jurídica da legitimidade nas ações coletivas é explicada por 3 teorias: - legitimidade ordinária; - legitimidade extraordinária;

Leia mais

Página 2 Os direitos difusos foram conceituados pelo Código de Defesa do Consumidor como direitos ou interesses transindividuais, de natureza indivisí

Página 2 Os direitos difusos foram conceituados pelo Código de Defesa do Consumidor como direitos ou interesses transindividuais, de natureza indivisí Página 1 DIREITOS TRANSINDIVIDUAIS: UMA ANÁLISE DOS CONCEITOS UTILIZADOS PELO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Caracterizada a origem comum de direitos individuais, a tutela coletiva se mostrará como mais

Leia mais

DISCIPLINA: Direito Processual Civil II

DISCIPLINA: Direito Processual Civil II DISCIPLINA: Direito Processual Civil II CH total: 72h SEMESTRE DE ESTUDO: 6º Semestre TURNO: Matutino / Noturno CÓDIGO: DIR130 1. EMENTA: Direito probatório. Audiência de instrução e julgamento. Antecipação

Leia mais

MANDADO DE INJUNÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO - PEÇA PRÁTICA

MANDADO DE INJUNÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO - PEÇA PRÁTICA MANDADO DE INJUNÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO - PEÇA PRÁTICA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. MANDADO DE INJUNÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO... 4 Apontamentos Iniciais...4 Legitimidade... 5 Competência... 5 Procedimento...6

Leia mais

MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO: Tutela coletiva de direitos. MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO: Collective protection of rights

MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO: Tutela coletiva de direitos. MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO: Collective protection of rights MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO: Tutela coletiva de direitos MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO: Collective protection of rights Ariane Shermam Morais Vieira Rosana Ribeiro Felisberto Sumário: I Introdução. II

Leia mais

Mandado de Segurança. Exercícios Prof. Mauro Lopes. (bateria II)

Mandado de Segurança. Exercícios Prof. Mauro Lopes. (bateria II) Mandado de Segurança Exercícios Prof. Mauro Lopes (bateria II) 1) O procedimento da ação constitucional de mandado de segurança ADMITE que, em seu âmbito, seja realizado controle de constitucionalidade?

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.194.767 - SP (2010/0089418-0) RELATOR RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO PROCURADOR : MINISTRO MAURO CAMPBELL MARQUES : BANCO BMG S/A : MARCELO GODOY MAGALHÃES E OUTRO(S) : FAZENDA DO

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais e Garantias Processuais -habeas corpus, habeas data, mandado de segurança, mandado de injunção e ação popular Parte 7 Profª. Liz Rodrigues Art. 5º, LXXI: conceder-se-á

Leia mais

MANDADO DE SEGURANÇA E MANDADO DE INJUNÇÃO

MANDADO DE SEGURANÇA E MANDADO DE INJUNÇÃO 50 Coleção LEIS ESPECIAIS para concursos Dicas para realização de provas com questões de concursos e jurisprudência do STF e STJ inseridas artigo por artigo Coordenação: LEONARDO GARCIA ABHNER YOUSSIF

Leia mais

1 Direito processual constitucional, 7

1 Direito processual constitucional, 7 1 Direito processual constitucional, 7 1.1 Esclarecimentos iniciais, 7 1.2 Direito processual constitucional: objeto de estudo, 8 1.3 Jurisdição, processo, ação e defesa, 10 1.4 Constituição e processo,

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br O mandado de segurança coletivo como instrumento para a defesa coletiva de direitos Renato Braga Vinhas * Filipe Loureiro Santos** 1. Introdução Com a evolução dos direitos coletivos

Leia mais

DIFERENÇAS ENTRE O MANDADO DE SEGURANÇA INDIVIDUAL E O MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO 1

DIFERENÇAS ENTRE O MANDADO DE SEGURANÇA INDIVIDUAL E O MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO 1 DIFERENÇAS ENTRE O MANDADO DE SEGURANÇA INDIVIDUAL E O MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO 1 Evandro Takeshi Kato Aluno do Curso de Graduação da Faculdade de Direito da USP Resumo: O presente trabalho tem por

Leia mais

PROVIDÊNCIAS JURÍDICAS

PROVIDÊNCIAS JURÍDICAS PROVIDÊNCIAS JURÍDICAS São também chamadas e conhecidas por remédios jurídicos. As sete providências jurídicas a seguir enumeradas, são asseguradas a toda e qualquer pessoa dentro do território nacional

Leia mais

SUMÁRIO. Agradecimentos... Nota do autor...

SUMÁRIO. Agradecimentos... Nota do autor... SUMÁRIO Agradecimentos......... 7 Nota do autor............. 9 Abreviaturas...... 11 Prefácio da jq edição...... 31 1. Introdução...... 33 2. Estado e Direito...... 41 2.1. Estado... 41 2.2. As Declarações

Leia mais

ESCOLA DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIFEI - DIVISÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE MAGISTRADOS

ESCOLA DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIFEI - DIVISÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE MAGISTRADOS Curso: Reflexos do Novo CPC na Tutela Coletiva Modalidade: EaD Período: 01/02 a 11/03/2019 Carga Horária: 30 horas Professor Responsável: Humberto Dalla PROGRAMA Ambientação 1 a 4 de fevereiro de 2019

Leia mais

Direitos e Garantias Fundamentais

Direitos e Garantias Fundamentais Direito Constitucional Direitos e Garantias Fundamentais Aplicação dos direitos fundamentais 1º As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata. Rol exemplificativo 2º

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

SOCIETIES AS PARTS IN COLECTIVE LITIGATION

SOCIETIES AS PARTS IN COLECTIVE LITIGATION 25. LEGITIMAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES NO PROCESSO COLETIVO SOCIETIES AS PARTS IN COLECTIVE LITIGATION Autor: Rafael dos Santos-Pinto Orientador: Prof. Ms. Diovani Vandrei Alves Discente do curso de Direito da

Leia mais

Interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos

Interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos Interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos Interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos A Tutela Coletiva (aspectos conceituais) Discutir sobre tutela coletiva desafia um dos principais

Leia mais

O acesso ao Poder Judiciário e as ações coletivas: legitimidade

O acesso ao Poder Judiciário e as ações coletivas: legitimidade O acesso ao Poder Judiciário e as ações coletivas: legitimidade Autor: Rodrigo Machado Coutinho Juiz Federal Substituto publicado em 30.10.2013 O Currículo Permanente de Direito Constitucional Módulo V,

Leia mais

O MEIO AMBIENTE COMO O BEM DE USO COMUM DO POVO

O MEIO AMBIENTE COMO O BEM DE USO COMUM DO POVO O MEIO AMBIENTE COMO O BEM DE USO COMUM DO POVO 1 Pablo Rodrigo Souza SILVA RESUMO: No Brasil a Constituição federal determina os direitos fundamentais como direitos do ser humano, tratam-se das garantias

Leia mais

HABEAS CORPUS SUBSTITUTIVO DE RECURSO ORDINÁRIO. NOVA ORIENTAÇÃO.

HABEAS CORPUS SUBSTITUTIVO DE RECURSO ORDINÁRIO. NOVA ORIENTAÇÃO. HABEAS CORPUS SUBSTITUTIVO DE RECURSO ORDINÁRIO. NOVA ORIENTAÇÃO. A Turma, acompanhando recente orientação do STF, decidiu não ser cabível a impetração de habeas corpus substitutivo de recurso ordinário,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Mandado de Segurança. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Mandado de Segurança. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Mandado de Segurança Prof ª. Eliane Conde Mandado de Segurança Fundamento legal: art. 5º, LXIX e LXX, da CF e Lei nº 12.016/09 conceder-se-á

Leia mais

TUTELAT C COLETIVA.. O direito processual. coletivos lato sensu: interesses difusos,

TUTELAT C COLETIVA.. O direito processual. coletivos lato sensu: interesses difusos, Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado ESPGE/SP Tutela coletiva Hugo Nigro Mazzilli 1 Conteúdo da aula: TUTELAT C COLETIVA.. O direito processual coletivo. O subsistema do processo coletivo: tutela

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS COMARCA DE BELO HORIZONTE. 1ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS COMARCA DE BELO HORIZONTE. 1ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte 1 de 5 16/10/2017 13:31 PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS COMARCA DE BELO HORIZONTE 1ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte Avenida Raja Gabaglia, 1753, Luxemburgo,

Leia mais

Habeas Corpus (HC): REMÉDIOS JURÍDICOS PARA GARANTIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS

Habeas Corpus (HC): REMÉDIOS JURÍDICOS PARA GARANTIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS REMÉDIOS JURÍDICOS PARA GARANTIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS Habeas Corpus (HC):. Histórico - o habeas corpus pode ser reportado à Magna Carta (1215). Contudo, sua formalização se deu pelo Habeas Corpus

Leia mais

DOS CONFLITOS DAS NORMAS EM SEDE DE MANDADO DE MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO OF CONFLICTS OF STANDARDS IN COLLECTIVE SECURITY OFFICER HEADQUARTERS

DOS CONFLITOS DAS NORMAS EM SEDE DE MANDADO DE MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO OF CONFLICTS OF STANDARDS IN COLLECTIVE SECURITY OFFICER HEADQUARTERS DOS CONFLITOS DAS NORMAS EM SEDE DE MANDADO DE MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO OF CONFLICTS OF STANDARDS IN COLLECTIVE SECURITY OFFICER HEADQUARTERS 96 Claudionor Pereira de Castro 1 RESUMO O presente artigo

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JATAÍ - CESUT A s s o c i a ç ã o J a t a i e n s e d e E d u c a ç ã o

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JATAÍ - CESUT A s s o c i a ç ã o J a t a i e n s e d e E d u c a ç ã o Ementa: PARTE 1 INTRODUÇÕES: CLASSIFICAÇÃO DAS AÇÕES; INTRODUÇÃO SOBRE O PROCESSO DE CONHECIMENTO; FORMAÇÃO, SUSPENSÃO E EXTINÇÃO DO PROCESSO; PARTE 2 PROCEDIMENTO COMUM: DA PETIÇÃO INICIAL; DA TUTELA

Leia mais

TEORIA GERAL DAS GARANTIAS. HABEAS CORPUS. HABEAS DATA MANDADO DE INJUNÇÃO. Profa. Me. Érica Rios

TEORIA GERAL DAS GARANTIAS. HABEAS CORPUS. HABEAS DATA MANDADO DE INJUNÇÃO. Profa. Me. Érica Rios TEORIA GERAL DAS GARANTIAS. HABEAS CORPUS. HABEAS DATA MANDADO DE INJUNÇÃO. Profa. Me. Érica Rios DIREITOS FUNDAMENTAIS E GARANTIAS DOS DIREITOS Tutela dos direitos e garantias fundamentais Direito e garantia

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais e Garantias Processuais -habeas corpus, habeas data, mandado de segurança, mandado de injunção e ação popular Parte 8 Profª. Liz Rodrigues - Art. 5º, LXXIII:

Leia mais

Gustavo Filipe Barbosa Garcia CPC. e Processo do Trabalho. Atualizado com as Instruções Normativas 39 e 40 de 2016 do TST

Gustavo Filipe Barbosa Garcia CPC. e Processo do Trabalho. Atualizado com as Instruções Normativas 39 e 40 de 2016 do TST Gustavo Filipe Barbosa Garcia Novo CPC e Processo do Trabalho Atualizado com as Instruções Normativas 39 e 40 de 2016 do TST 2ª edição Revista, ampliada e atualizada 2017 Garcia-Novo CPC e Processo do

Leia mais

1. A Evolução do MS no Sistema Constitucional Direito Líquido e Certo a Evolução Conceitual... 24

1. A Evolução do MS no Sistema Constitucional Direito Líquido e Certo a Evolução Conceitual... 24 XXSUMÁRIO Nota Á 4ª Edição... 13 Nota à 3ª Edição... 15 Nota à 2ª Edição... 17 Nota à 1ª Edição... 19 Abreviaturas e Siglas... 21 01 Notícia Histórica Utilização do MS no Ordenamento Jurídico Brasileiro

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Linhas preliminares sobre os remédios constitucionais Alencar Frederico* Introdução Com o intuito de facilitar a vida dos colegas estudantes é que pensamos nessas linhas. Aqui o

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 Componente Curricular: DIREITO PROCESSUAL CIVIL II

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 Componente Curricular: DIREITO PROCESSUAL CIVIL II COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 Componente Curricular: DIREITO PROCESSUAL CIVIL II Código: DIR-369c Pré-requisito: Direito Processual Civil I

Leia mais

BIBLIOGRAFIA. BARROSO, Luís Roberto. O Direito Constitucional e a Efetividade de suas Normas. 5ª ed., Rio de Janeiro: Renovar, p.

BIBLIOGRAFIA. BARROSO, Luís Roberto. O Direito Constitucional e a Efetividade de suas Normas. 5ª ed., Rio de Janeiro: Renovar, p. 66 BIBLIOGRAFIA BARROSO, Luís Roberto. O Direito Constitucional e a Efetividade de suas Normas. 5ª ed., Rio de Janeiro: Renovar, 2001. 363 p.. Mandado de Injunção, Perfil Doutrinário e Evolução. Revista

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A legitimidade da ação civil pública para a defesa do meio ambiente Roberta Pappen da Silva INTRODUÇÃO A tutela ambiental é consagrada, desde os tempos primórdios, como categoria

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS

DIREITO CONSTITUCIONAL REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS DIREITO CONSTITUCIONAL REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS Atualizado até 13/10/2015 REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS Os remédios constitucionais funcionam como garantias fundamentais, mecanismos prestacionais em defesa

Leia mais

REVISTA SABER ELETRÔNICO Ano 1 Vol. 1 Nov / Jun 2010 ISSN AS AÇÕES COLETIVAS COMO INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO DA JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL

REVISTA SABER ELETRÔNICO Ano 1 Vol. 1 Nov / Jun 2010 ISSN AS AÇÕES COLETIVAS COMO INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO DA JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL AS AÇÕES COLETIVAS COMO INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO DA JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL Renata Romani de Castro 1 Resumo: O presente estudo tem como objetivo traçar algumas considerações a respeito das ações coletivas

Leia mais

146 TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DÉCIMA QUARTA CÂMARA CÍVEL MANDADO DE SEGURANÇA Nº

146 TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DÉCIMA QUARTA CÂMARA CÍVEL MANDADO DE SEGURANÇA Nº TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DÉCIMA QUARTA CÂMARA CÍVEL MANDADO DE SEGURANÇA Nº 0025334-41.2017.8.19.0000 IMPETRANTE: UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ IMPETRADO: EXMO

Leia mais

A nossa missão é aprovar você!

A nossa missão é aprovar você! MODELO DA PEÇA: ENUNCIADO: Na cidade de Belo Horizonte, existe um grande bairro chamado Venda Nova. O bairro é afastado do centro urbano e mesmo não obtendo nenhum investimento por parte do governo municipal

Leia mais

ADMINISTRATIVO CONSTITUCIONAL. EXERCÍCIOS ESPECIAIS 2ª FASE XXV EOAB Junho de 2018 GABARITO

ADMINISTRATIVO CONSTITUCIONAL. EXERCÍCIOS ESPECIAIS 2ª FASE XXV EOAB Junho de 2018 GABARITO ADMINISTRATIVO CONSTITUCIONAL EXERCÍCIOS ESPECIAIS 2ª FASE XXV EOAB Junho de 2018 GABARITO Enunciados Respostas 1 Considerando o cabimento, indique a diferença entre as ações: A. Mandado de segurança Art.

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br MANDADO DE SEGURANÇA: REQUISITOS 3) Ato coator comissivo ou omissivo: exige-se um

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2010/1 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV INTEGRAL PROFESSOR: MARCELO ZENKNER TURMA: 4ºANO

Leia mais

Aula 1 PROCESSO COLETIVO COMUM

Aula 1 PROCESSO COLETIVO COMUM Curso/Disciplina: Processo Coletivo Aula: Classificação do Processo Coletivo. Classificação Tricotômica dos Interesses Transindividuais. Microssistema da Tutela Coletiva - 1 Professor (a): Fabrício Bastos

Leia mais

AÇÃO CIVIL PÚBLICA. Bernardo Pimentel Souza

AÇÃO CIVIL PÚBLICA. Bernardo Pimentel Souza AÇÃO CIVIL PÚBLICA Bernardo Pimentel Souza 1. Legislação de regência A ação civil pública está consagrada no artigo 129, inciso III, da Constituição de 1988. Além das linhas mestras estampadas no dispositivo

Leia mais

UNIDADE: FACULDADE DE DIREITO GRUPOS DE PESQUISA INSTITUCIONAL

UNIDADE: FACULDADE DE DIREITO GRUPOS DE PESQUISA INSTITUCIONAL DEPARTAMENTO DE PROCESSUAL GRUPOS DE PESQUISA INSTITUCIONAL ÍNDICE Código Disciplina Página DIR 06-07846 GPI em Direito Processual Civil 2 DIR 06-07847 GPI em Direito Processual do Trabalho 3 DIR 06-07848

Leia mais

VISTOS lauda 1

VISTOS lauda 1 SENTENÇA Processo Físico nº: 0003090-25.2015.8.26.0411 Classe - Assunto Mandado de Segurança - Garantias Constitucionais Impetrante: Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pacaembu Impetrado:

Leia mais

A AÇÃO CIVIL PÚBLICA. SÁLVIO DE FIGUEIREDO TEIXEIRA* Desembargador do TJMG e Professor da UFMG

A AÇÃO CIVIL PÚBLICA. SÁLVIO DE FIGUEIREDO TEIXEIRA* Desembargador do TJMG e Professor da UFMG A AÇÃO CIVIL PÚBLICA SÁLVIO DE FIGUEIREDO TEIXEIRA* Desembargador do TJMG e Professor da UFMG A exemplo do ocorrido com a adoção do Juizado das Pequenas Causas, o legislador brasileiro, ao introduzir em

Leia mais

Anotações sobre o mandado de segurança coletivo e os direitos difusos.

Anotações sobre o mandado de segurança coletivo e os direitos difusos. Anotações sobre o mandado de segurança coletivo e os direitos difusos. Jason Soares de Albergaria Neto* Letícia Fonseca Cruz Coelho** Cidade/Estado: Belo Horizonte/MG E-mail: jasonneto@jasonalbergaria.com.br

Leia mais

GABARITO ERRADO HABEAS DATA

GABARITO ERRADO HABEAS DATA HABEAS DATA LXXII - conceder-se-á habeas data: a) para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou

Leia mais

3. COMENTÁRIOS À JURISPRUDÊNCIA

3. COMENTÁRIOS À JURISPRUDÊNCIA 1. Acórdão 462 3. COMENTÁRIOS À JURISPRUDÊNCIA 3.1 DIREITOS INDIVIDUAIS HOMOGÊNEOS: INSTRUMENTO DE TUTELA COLETIVA DE DIREITOS INDIVIDUAIS E A SUA IDENTIFICAÇÃO SOB O EXAME DO CASO EM CONCRETO TÚLIO TEIXEIRA

Leia mais

Abreviaturas Apresentação PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO

Abreviaturas Apresentação PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO S umário Abreviaturas... 21 Apresentação... 23 PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO 1. Conceito, importância, funções e independência... 27 2. Garantias institucionais ou orgânicas

Leia mais

RELAÇÃO JURÍDICA AMBIENTAL

RELAÇÃO JURÍDICA AMBIENTAL RELAÇÃO JURÍDICA AMBIENTAL DOMITILA DUARTE ALVES 1 RESUMO O desenvolvimento econômico e social desenfreado e a constante degradação ambiental passaram a ameaçar não só o bem-estar do homem, mas sua própria

Leia mais

Ações Coletivas Passivas. Defendant Class Action

Ações Coletivas Passivas. Defendant Class Action Ações Coletivas Passivas Defendant Class Action Henrique Camacho Mestrando da FCHS/UNESP, área de concentração Sistemas Normativos e Fundamentos da Cidadania - Efetividade e Tutela dos Direitos Fundamentais

Leia mais

Autor: André Gomes Rabeschini

Autor: André Gomes Rabeschini Artigos Jurídicos Autor: André Gomes Rabeschini Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha programática e ideológica da Editora Letras Jurídicas. 2 Remédios Constitucionais

Leia mais

: MIN. DIAS TOFFOLI :RAUL CESAR CARRILLO ROMERO :JOSUÉ ALVES OLIVEIRA :PRESIDENTE DA REPÚBLICA :ADVOGADO-GERAL DA UNIÃO

: MIN. DIAS TOFFOLI :RAUL CESAR CARRILLO ROMERO :JOSUÉ ALVES OLIVEIRA :PRESIDENTE DA REPÚBLICA :ADVOGADO-GERAL DA UNIÃO MANDADO DE SEGURANÇA 32.669 DISTRITO FEDERAL RELATOR IMPTE.(S) ADV.(A/S) IMPDO.(A/S) IMPDO.(A/S) ADV.(A/S) : MIN. DIAS TOFFOLI :RAUL CESAR CARRILLO ROMERO :JOSUÉ ALVES OLIVEIRA :PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Leia mais

Meios de impugnação das decisões judiciais

Meios de impugnação das decisões judiciais Meios de impugnação das decisões judiciais Recurso É um meio de impugnação de determinada decisão judicial, interposto no âmbito do mesmo processo em que fora proferida. Tal impugnação poderá ser feita

Leia mais

ABRANGÊNCIA DO MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO * CHAMP D'APPLICATION DU MANDAT DE SÉCURITÉ COLLECTIF

ABRANGÊNCIA DO MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO * CHAMP D'APPLICATION DU MANDAT DE SÉCURITÉ COLLECTIF ABRANGÊNCIA DO MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO * CHAMP D'APPLICATION DU MANDAT DE SÉCURITÉ COLLECTIF RESUMO Thiago Caversan Antunes Luiz Fernando Bellinetti Trata da questão da delimitação da abrangência

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO AGRADECIMENTOS INTRODUÇÃO PRIMEIRA PARTE AÇÕES COLETIVAS

Sumário APRESENTAÇÃO AGRADECIMENTOS INTRODUÇÃO PRIMEIRA PARTE AÇÕES COLETIVAS SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 17 AGRADECIMENTOS... 25 INTRODUÇÃO... 31 PRIMEIRA PARTE AÇÕES COLETIVAS CAPÍTULO 1 AÇÕES COLETIVAS NO DIREITO ESTRANGEIRO... 43 1.1. Considerações iniciais... 43 1.2. As ações populares

Leia mais

A NATUREZA CONSTITUCIONAL DA RECLAMAÇÃO PARA O STF. A reclamação para o STF possui natureza constitucional.

A NATUREZA CONSTITUCIONAL DA RECLAMAÇÃO PARA O STF. A reclamação para o STF possui natureza constitucional. DAESCIO LOURENÇO BERNARDES DE OLIVEIRA A NATUREZA CONSTITUCIONAL DA RECLAMAÇÃO PARA O STF A reclamação para o STF possui natureza constitucional. Inicialmente, devemos entender o que define atividade jurisdicional.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO CONSUMIDOR

DIREITO PROCESSUAL DO CONSUMIDOR DIREITO PROCESSUAL DO CONSUMIDOR www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. DIREITOS TUTELADOS...5 Área de estudo... 5 Disciplina... 5 Defesa de Direitos... 5 2. LEGITIMADOS A PROPOR AÇÃO...9 Legitimidade no processo

Leia mais

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE Competência De acordo com o art. 102, I, a, CR(Constituição da República Federativa do Brasil), compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente,

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br MANDADO DE SEGURANÇA: PROCEDIMENTO (art. 5º, LXIX, CRFB c/c Lei nº 12.016/2009) -

Leia mais

Mandado de Segurança RUBENS KINDLMANN

Mandado de Segurança RUBENS KINDLMANN Mandado de Segurança RUBENS KINDLMANN Constituição Federal Art. 5º. LXIX - conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando

Leia mais

ASPECTO RELEVANTES DA AÇÃO CIVIL PÚBLICA E TUTELA DOS DIREITOS COLETIVOS DOS TRABALHADORES

ASPECTO RELEVANTES DA AÇÃO CIVIL PÚBLICA E TUTELA DOS DIREITOS COLETIVOS DOS TRABALHADORES 12 ASPECTO RELEVANTES DA AÇÃO CIVIL PÚBLICA E TUTELA DOS DIREITOS COLETIVOS DOS TRABALHADORES SIGNIFICANT ASPECT OF CIVIL ACTION AND PUBLIC PROTECTION OF RIGHTS OF WORKERS COLLECTIVE Thiago Daniel Ribeiro

Leia mais

FACELI FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES DAÍSE DE OLIVEIRA MOURA DIEGO DEMUNER MIELKE JANE DOS SANTOS PARIS

FACELI FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES DAÍSE DE OLIVEIRA MOURA DIEGO DEMUNER MIELKE JANE DOS SANTOS PARIS FACELI FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES DAÍSE DE OLIVEIRA MOURA DIEGO DEMUNER MIELKE JANE DOS SANTOS PARIS JURISDIÇÃO, PROCESSO E AÇÃO LINHARES ES OUTUBRO / 2011 DAÍSE DE OLIVEIRA MOURA DIEGO DEMUNER

Leia mais

FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. Curso de direito ambiental brasileiro. 10. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. Curso de direito ambiental brasileiro. 10. ed. São Paulo: Saraiva, 2009. Tutela Jurisdicional dos Direitos Fundamentais: ações constitucionais e ações coletivas o Profa. Dra. Consuelo Yatsuda Moromizato Yoshida Carga Horária: 45 horas Créditos: 3 Ementa: Tutela jurisdicional

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina DIREITO PROCESSUAL CIVIL

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO - 20/02 DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL III PROFESSORA: MARCELA CÂMARA TURMA: Oferta Especial

Leia mais

AÇÃO CIVIL PÚBLICA EM MATÉRIA AMBIENTAL. Tâmara Furlaneto 1

AÇÃO CIVIL PÚBLICA EM MATÉRIA AMBIENTAL. Tâmara Furlaneto 1 V EPCC Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 23 a 26 de outubro de 2007 AÇÃO CIVIL PÚBLICA EM MATÉRIA AMBIENTAL Tâmara Furlaneto 1 RESUMO: A ação civil pública é o tipo de ação para tutela

Leia mais