PORTARIA Nº 743, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005 (*)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PORTARIA Nº 743, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005 (*)"

Transcrição

1 Edição Número 65 de 04/04/2006 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA Nº 743, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005 (*) O Secretário de Atenção à Saúde, no uso de suas atribuições, Considerando a necessidade de qualificar o Sistema de Informação Hospitalar do Sistema Único de Saúde- SIH/SUS, Considerando a necessidade de adequar o layout e o conteúdo do formulário - LAUDO PARA EMISSÃO DE AIH - AUTORIZAÇÃO DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR, visando padronização mínima de informações que possibilite ampliar capacidade de regulação, avaliação e controle dos serviços ofertados pelo SUS, resolve: Art. 1º - Excluir, a partir da competência agosto de 2006, os modelos vigentes de laudos para Emissão/autorização de internação hospitalar, a seguir relacionados: - Laudo Médico para Emissão de AIH e Laudo Médico para Solicitação de Mudança de Procedimento e de Procedimentos Especiais, constante no Modulo do Hospital, aprovado pela Resolução INAMPS nº 4, de 18 de maio de Laudo de Enfermagem para emissão de AIH de Parto Normal, definido na Portaria SAS/MS nº 163, de 22 de setembro de 1998; - Laudo Médico para Comunicação de Agravo Relacionado ao Trabalho, definido pela Portaria GM/MS nº 1.969, de 25 de outubro de Art. 2º- Definir novos modelos de Laudos para solicitação/autorização de internação hospitalares/sus, a seguir relacionados, e as respectivas orientações de preenchimento constantes do Anexo III desta Portaria: - LAUDO PARA SOLICITAÇÃO/AUTORIZAÇÃO DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR (ANEXO I), e - LAUDO PARA SOLICITAÇÃO/AUTORIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS ESPECIAIS E/OU MUDANÇA DE PROCEDIMENTO DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR (ANEXO II).

2 1º - Os gestores estaduais/municipais podem definir informações complementares que julguem necessárias, desde que não suprimam informações estabelecidas nos Anexos I e II desta Portaria. 2º - Os modelos de laudos definidos nesta Portaria serão disponibilizados para download no endereço: na opção "Documentação". Art. 3º - Estabelecer que a emissão do laudo está restrita à responsabilidade das seguintes categorias profissionais: médico, cirurgião-dentista e enfermeiro(a) obstetra. 1º - Os profissionais especificados no caput deste artigo deverão emitir laudos com procedimentos, em conformidade com suas áreas de atuação reconhecidas pelos respectivos Conselhos de Classe. 2º - O laudo deverá ser preenchido de forma legível, sem abreviaturas. Art. 4º - Definir que os portadores de certificado de obstetriz ou enfermeiro(a) obstetra, são os autorizados a emitir laudos de AIH para o procedimento Parto normal sem distócia realizado por enfermeiro(a) obstetra da Tabela do SIH/SUS, conforme Portaria SAS/MS nº 163, de 22 de setembro de Art. 5º - Definir que caberá ao Departamento de Informática do SUS - DATASUS, efetivar a adequação do Sistema de Informações Hospitalares (SIH), a fim de atender o disposto nesta Portaria. Art.6º- Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. JOSÉ GOMES TEMPORÃO ANEXO I ANEXO II - PARTE 1 ANEXO II - PARTE 2 ANEXO III INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO: LAUDO PARA SOLICITAÇÃO/AUTORIZAÇÃO DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR (ANEXO I) É o instrumento para solicitação/autorização de internação do paciente em estabelecimento de saúde com internação (públicos federais, estaduais, municipais, privados com ou sem fins lucrativos) integrantes do Sistema Único de Saúde SUS. O Laudo contém informações de identificação do paciente, sobre a anamnese, exame físico, exames complementares,

3 justificativa da solicitação; dados de identificação do profissional solicitante e autorizador; diagnóstico inicial, códigos de procedimentos de acordo com a Tabela do SUS e CID. O laudo deve ser corretamente preenchido em todos os seus campos, com letra legível, em 02 (duas) vias, sendo a primeira arquivada no Órgão Emissor/Autorizador de AIH da SES ou SMS e a segunda, anexada ao prontuário do paciente no estabelecimento.. O laudo de solicitação de internação eletiva deve ser autorizado antes da realização da mesma. O prazo entre a solicitação e a autorização deve ser de até 15 dias. O laudo emitido para internação de urgência, deve ser autorizado no prazo máximo de 02 (dois) dias úteis. IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO DE SAÚDE Campo 01 - Nome do Estabelecimento Solicitante: Preencher com o nome fantasia do estabelecimento solicitante. Campo 02 - CNES: Preencher com o número do CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde) do estabelecimento solicitante. Campo 03 - Nome Estabelecimento Executante: Preencher com o nome fantasia do estabelecimento executante. Repetir caso seja o mesmo do solicitante. Campo 04 - CNES: Preencher com o número do CNES do estabelecimento de saúde executante. Repetir caso seja o mesmo do solicitante. IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE Campo 05 - Nome do Paciente: Preencher com o nome do paciente sem abreviaturas. Se indispensável, abreviar somente o nome do meio. Campo 06 - Nº do Prontuário: número adotado pelo SAME ou similar do estabelecimento de saúde para identificar o paciente. Campo 07 - Cartão Nacional de Saúde (CNS): Preencher com o número do CNS do paciente. Campo 08 - Data de Nascimento: Preencher com a data de cimento do paciente no formato dd/mm/aaaa; Campo 09 - Sexo: Preencher com o sexo do paciente, assinalando com um "X" no quadro indicativo: 1 Masculino ou 3 -Feminino. Campo 10 - Nome da Mãe ou Responsável: Preencher com o nome completo da mãe ou do responsável pelo paciente. Se indispensável, abreviar somente o nome do meio.

4 Campo 11 - Telefone de Contato: Preencher com número de telefone que possa ser acionado pelo hospital para possíveis contatos com familiares do paciente. Campo 12 - Endereço: Preencher com o endereço completo - rua, número, complemento e bairro. Campo 13 - Município de Residência: Preencher com o nome do município de residência do paciente. Não abreviar o nome do município para facilitar pesquisa nos sistemas de informação. Campo 14 - Código IBGE do Município: Preencher com o código do IBGE do município de residência do paciente. Campo 15 - UF: Preencher com a sigla do estado (unidade da federação - UF). Utilizar duas letras. Campo 16 - CEP: Preencher com o Código de Endereçamento Postal (CEP) específico do logradouro. Não deve ser registrado o código genérico. JUSTIFICATIVA DA INTERNAÇÃO Campo 17 - Principais Sinais e Sintomas Clínicos: Preencher com os principais sinais e sintomas clínicos apresentados pelo paciente. Incluir dados da anamnese e do exame físico. Campo 18 - Condições que Justificam a Internação: Preencher com as condições clínicas do paciente que justificam a sua internação. Campo 19 - Principais Resultados de Provas Diagnósticas: Preencher com os principais resultados de provas diagnósticas/exames realizados antes da internação do paciente. Campo 20 - Preencher com a descrição do diagnóstico inicial ou com a hipótese diagnóstica. Campo 21 - Preencher com o CID 10 PRINCIPAL que corresponde à doença/lesão de base que motivou, em especial, o atendimento hospitalar (obrigatório); Campo 22 - Preencher com o CID 10 SECUNDÁRIO, ou seja, o que corresponde à doença/lesão que iniciou a cadeia de acontecimentos patológicos que conduziram diretamente a doença de base; Campo 23 - Preencher com o CID 10 CAUSAS ASSOCIADAS, ou seja, o que corresponde ao de outras patologias apresentadas pelo paciente. Obs: Todos os campos de CID são importantíssimos para avaliação epidemiológica, porém, os campos 22 e 23 não são obrigatórios, exceto nos casos previstos em normalização específica, estabelecida pelo gestor federal, estadual ou municipal.

5 PROCEDIMENTO SOLICITADO Campo 24 - Preencher com a descrição do procedimento solicitado conforme a Tabela do SUS. Campo 25 - Preencher com o código do procedimento para o qual está sendo solicitada a internação, de acordo com a Tabela do SUS. Campo 26 - Preencher com a especialidade do leito/clínica. Campo 27 - Preencher com o código do caráter da internação, de acordo com a tabela especificada no Manual do SIH Campo 28 - Marcar com um "X" no documento CNS ou CPF que será utilizado pelo profissional solicitante/assistente. Campo 29 - Preencher com o nº do documento (CNS ou CPF) utilizado pelo profissional solicitante/assistente Campo 30 - Preencher com o nome do profissional que solicita a internação, o qual deve estar cadastrado no CNES. Campo 31 - Preencher com a data da solicitação, colocando dia mês e ano no formato dd/mm/aaaa. Campo 32 - O profissional solicitante deve obrigatoriamente assinar e apor o carimbo com o nº do registro no conselho de classe. Preencher apenas em caso de CAUSAS EXTERNAS (Acidentes ou Violências) Campo 33 - ACIDENTE DE TRÂNSITO - Marcar com um "X", se for o caso; Campo 34 - ACIDENTE DE TRABALHO TÍPICO - Marcar com um "X", se for o caso; Campo 35 - ACIDENTE DE TRABALHO NO TRAJETO -Marcar com um "X", se for o caso; Campo 36 - Preencher com o CNPJ da Seguradora, em caso de acidente de trânsito. Campo 37 - Preencher com o número do bilhete do seguro. Campo 38 - Preencher com o número de série do bilhete. Campo 39 - Preencher com o CNPJ da empresa empregadora - se acidente de trabalho.

6 Campo 40 Preencher com o número do Código Nacional de Atividade Econômica - CNAE da empresa empregadora. Campo 41 Preencher com o Código Brasileiro de Ocupação Reduzido/CBOR do acidentado. Campo 42 - Marcar com um "X" o vínculo com a previdência. AUTORIZAÇÃO Campo 43 - Preencher com o nome completo do profissional autorizador que deve estar obrigatoriamente cadastrado no CNES da unidade autorizadora/órgão emissor e também no Sistema de Informação Hospitalar Campo 44 - Preencher com o código do Órgão Emissor, devidamente cadastrado no Sistema de Informação Hospitalar, em conformidade com a Portaria SAS/MS nº 637, de 11 de novembro de Campo 45 - Marcar com um "X" no documento CNS ou CPF que será utilizado pelo Autorizador. Campo 46Preencher com o nº do documento (CNS ou CPF) (utilizado pelo profissional autorizador). Campo 47 - Preencher com a data da autorização, colocando o dia mês e ano (dd/mm/aaaa). Campo 48 - O profissional autorizador deve obrigatoriamente assinar e apor o carimbo com o nº do registro no conselho de classe. Campo 49- Reservado para registrar o número da AIH quando autorizado. O Ministério da Saúde recomenda a utilização de aplicativo para emissão e controle da numeração magnética das AIH, seja por meio do Módulo Autorizador disponibilizado pelo DATA SUS/MS, ou aplicativo próprio que o gestor disponha. LAUDO PARA SOLICITAÇÃO/AUTORIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS ESPECIAIS E/OU MUDANÇA DE PROCEDIMENTO DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR (ANEXO II) É o documento para solicitação de procedimentos especiais e/ou para mudança de procedimento a ser preenchido pelo profissional solicitante/assistente, com autorização do Diretor Clínico e do Gestor Local. A normalização sobre PROCEDIMENTO ESPECIAL e MUDANÇA DE PROCEDIMENTO encontra-se no Manual do Sistema de Internação Hospitalar, disponível para download no site www de.gov.br/sas. IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO E DO P ACIENTE

7 Os campos de 01 ao 16 - Seguir as mesmas orientações de preenchimento do Anexo I. Campo 17 - Preencher com o número da AIH que originou a internação e que necessite do procedimento especial ou que sofrerá mudança de procedimento. SOLICITAÇÃO DE MUDANÇA DE PROCEDIMENTO (marcar com um X no quadrado ao lado) Campo 18 - Preencher com o nome/descrição do procedimento principal e que foi inicialmente solicitado/autorizado. Campo 19 - Preencher com o código do procedimento principal, que foi inicialmente solicitado/autorizado, de acordo com a Tabela do SUS. Campo 20 - Preencher com o nome/descrição do novo procedimento para atender à mudança solicitada. Campo 21 - Preencher com o código do procedimento que está sendo solicitado para atender à mudança de procedimento de acordo com a Tabela do SUS. Campo 22 - Preencher com a descrição do diagnóstico inicial ou da hipótese diagnóstica do paciente. Campo 23 - Preencher com o CID 10 PRINCIPAL que corresponde à doença/lesão de base que motivou, em especial, o atendimento hospitalar. Pode mudar em relação ao colocado no Laudo Inicial (obrigatório). Campo 24 - Preencher com o CID 10 SECUNDÁRIO, ou seja, o que corresponde à doença/lesão que iniciou a cadeia de acontecimentos patológicos que conduziram diretamente a doença de base. Campo 25 - Preencher com o CID 10 CAUSAS ASSOCIADAS, ou seja, o que corresponde ao de outras patologias apresentadas pelo paciente. Obs: Todos os campos de CID são importantíssimos para avaliação epidemiológica, porém, os campos 24 e 25 não são obrigatórios, exceto os casos previstos em normalização específica, estabelecido pelo gestor federal, estadual ou municipal. SOLICITAÇÃO DE PROCEDIMENTO(S) ESPECIAL (AIS) -(marcar com um X no quadrado ao lado) Campo 26 - Preencher com o nome/descrição do procedimento principal e que foi inicialmente autorizado. Campo 27 - Preencher com o código do procedimento principal e que foi inicialmente autorizado.

8 Campo 28- Havendo necessidade de solicitação de diária de acompanhante ou diária de UTI, marcar um X no quadrado correspondente. Campos 29, 32 e 35 - Preencher, quando necessário, com o nome/descrição procedimento especial que está sendo solicitado para atender à necessidade de tratamento do paciente. Campos 30, 33 e 36 - Preencher com o código do procedimento especial que está sendo solicitado de acordo com a Tabela do SUS. Campos 31, 34 e 37 - Preencher com as quantidades correspondentes, nos casos em que couber (Ex.: quantidade de exames, OPM, medicamentos, etc) JUSTIFICATIVA DA SOLICITAÇÃO O profissional solicitante/assistente deve preencher a justificativa da solicitação de mudança de procedimento e/ou solicitação de procedimento especial que embase com segurança a autorização do gestor. PROFISSIONAL SOLICITANTE Campo 39 - Preencher com o nome do profissional que solicita a mudança de procedimento e/ ou procedimento especial, o qual deve estar obrigatoriamente cadastrado no CNES. Campo 40- Preencher com a data da solicitação, colocando dia mês e ano no formato dd/mm/aaaa. Campo 41 - Marcar com um "X" no documento CNS ou CPF que será utilizado pelo profissional solicitante/assistente. Campo 42 - Preencher com o nº do documento (CNS ou CPF) utilizado pelo profissional solicitante/assistente Campo 43 - O profissional solicitante deve obrigatoriamente assinar e apor o carimbo com o nº do registro no conselho de classe. AUTORIZAÇÃO Campo 44 - Preencher com o nome completo do profissional autorizador que deve estar obrigatoriamente cadastrado no CNES da unidade autorizadora/órgão emissor e também no Sistema de Informação Hospitalar. Campo 45 - Preencher com o código do Órgão Emissor, devidamente cadastrado no Sistema de Informação Hospitalar, em conformidade com a Portaria SAS/MS nº 637, de 11 de novembro de Campo 46 - Preencher com a data da autorização, colocando o dia mês e ano (dd/mm/aaaa).

9 Campo 47 - Marcar com um "X" no documento CNS ou CPF que será utilizado pelo Autorizador. Campo 48Preencher com o nº do documento (CNS ou CPF) (utilizado pelo profissional autorizador). Campo 49 - O profissional autorizador deve obrigatoriamente assinar e apor o carimbo com o nº do registro no conselho de classe. VERSO DO LAUDO - SOLICITAÇÃO DE PROCEDIMENTO(S)ESPECIAL(AIS) - CONTINUAÇÃO Somente utilizar se for necessária a solicitação/autorização de mais de 03 procedimentos especiais. Fica a critério do gestor a impressão destes campos no verso do laudo. (*) Republicada por ter saído no DOU nº 246, de 23/12/ 2005, Seção 1, pág. 124, com incorreção no original.

N.º 65 - Seção 1, terça-feira, 4 de abril de Ministério da Saúde SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE PORTARIA Nº 743, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005 (*)

N.º 65 - Seção 1, terça-feira, 4 de abril de Ministério da Saúde SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE PORTARIA Nº 743, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005 (*) N.º 65 - Seção 1, terça-feira, 4 de abril de 2006 Ministério da Saúde SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE PORTARIA Nº 743, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005 (*) O Secretário de Atenção à Saúde, no uso de suas atribuições,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO ESTADUAL. Portaria nº 237 de 31 de janeiro de 2008. O SECRETÁRIO DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA no uso de suas atribuições:

SERVIÇO PÚBLICO ESTADUAL. Portaria nº 237 de 31 de janeiro de 2008. O SECRETÁRIO DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA no uso de suas atribuições: SERVIÇO PÚBLICO ESTADUAL Portaria nº 237 de 31 de janeiro de 2008 O SECRETÁRIO DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA no uso de suas atribuições: Considerando o inciso XI, do artigo 17, da Lei nº 8.080 de 19/09/1990,

Leia mais

Diário Oficial Imprensa Nacional N.º 246 DOU de 23/12/05 Seção 1 - p. 124

Diário Oficial Imprensa Nacional N.º 246 DOU de 23/12/05 Seção 1 - p. 124 Diário Oficial Imprensa Nacional N.º 246 DOU de 23/12/05 Seção 1 - p. 124 MINISTERIO DA SAUDE SECRETÁRIO DE ATENÇÃO À SAÚDE PORTARIA Nº 743, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2005 REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA

Leia mais

PORTARIA No , DE 19 DE MAIO DE 2011

PORTARIA No , DE 19 DE MAIO DE 2011 PORTARIA No- 1.171, DE 19 DE MAIO DE 2011 Altera a denominação Comunicação de Internação Hospitalar (CIH) para Comunicação de Informação Hospitalar e Ambulatorial (CIHA). O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE,

Leia mais

!"#$% ""&' () *! * +,! -. /0!1 *2 /314 5#6#! "7 %* ""&' ) )8. * () *! *0!3*. ' 9*$ )4.* ') $ * :$* () *! *0!3)%;

!#$% &' () *! * +,! -. /0!1 *2 /314 5#6#! 7 %* &' ) )8. * () *! *0!3*. ' 9*$ )4.* ') $ * :$* () *! *0!3)%; !"#$% ""&' () *! * +,! -. /0!1 *2 /314 5#6#! "7 %* ""&' ) )8. * () *! *0!3*. ' 9*$ )4.* ') $ * :$* () *! *0!3)%; 5 ) < *. ) $ * 9 *.)* () *! *+,! -. 3' ?. *() *! *0!3 * )-) *-3 *:$* **)

Leia mais

4.2. GUIA DE SERVIÇO PROFISSIONAL / SERVIÇO AUXILIAR DIAGNÓSTICO E TERAPIA (SP / SADT)

4.2. GUIA DE SERVIÇO PROFISSIONAL / SERVIÇO AUXILIAR DIAGNÓSTICO E TERAPIA (SP / SADT) 4.2. GUIA DE SERVIÇO PROFISSIONAL / SERVIÇO AUXILIAR DIAGNÓSTICO E TERAPIA (SP / SADT) A Guia de Serviços Profissionais/ Serviço Auxiliar Diagnóstico e Terapia deve ser utilizada no atendimento a diversos

Leia mais

Guia de Solicitação de Internação Instrução de Preenchimento Manual

Guia de Solicitação de Internação Instrução de Preenchimento Manual A Guia de Solicitação de Internação deverá ser preenchida pela Eletrobras Furnas para autorizar as internações, tais como: internação normal (dia); hospital-dia (12 horas), curta permanência hospitalar

Leia mais

Ministério da Saúde PORTARIA Nº DE 19 DE MAIO DE 2011(*)

Ministério da Saúde PORTARIA Nº DE 19 DE MAIO DE 2011(*) 1 de 7 19/12/2011 13:54 ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 1.171 DE 19 DE MAIO DE 2011(*) Altera a denominação

Leia mais

Comunicação de Informação Hospitalar e Ambulatorial - CIHA (*)

Comunicação de Informação Hospitalar e Ambulatorial - CIHA (*) Circular 156/2011 São Paulo, 07 de Junho de 2011. Provedor(a) Administrador(a) Faturamento Comunicação de Informação Hospitalar e Ambulatorial - CIHA (*) Prezados Senhores, Segue anexada a esta circular

Leia mais

Legenda da guia de solicitação e de realização de serviço profissional / serviço auxiliar diagnóstico e Terapia (SP/SADT)

Legenda da guia de solicitação e de realização de serviço profissional / serviço auxiliar diagnóstico e Terapia (SP/SADT) Legenda da guia de solicitação e de realização de serviço / serviço auxiliar diagnóstico e Terapia (SP/SADT) Núm. do Dados da autorização 1 Registro ANS Registro da operadora na ANS String (6) 2 Número

Leia mais

Guia de Resumo de Internação Instrução de Preenchimento Manual

Guia de Resumo de Internação Instrução de Preenchimento Manual A Guia de Resumo de Internação deverá ser preenchida pela entidade de saúde que mantém compromisso de credenciamento especial firmado com a Eletrobras Furnas e destina-se à finalização de faturamentos

Leia mais

MS/SAS/DRAC/CGSI-Coordenação Geral dos Sistemas de Informação

MS/SAS/DRAC/CGSI-Coordenação Geral dos Sistemas de Informação Este bloco de informações destina-se a: Identificar os profissionais que atuam no estabelecimento de saúde; Conhecer a real potencialidade de oferta de Recursos Humanos ligados a execução de ações e serviços

Leia mais

TISS. Troca de Informações em Saúde Suplementar MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA REDE CREDENCIADA PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS

TISS. Troca de Informações em Saúde Suplementar MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA REDE CREDENCIADA PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS TISS Troca de Informações em Saúde Suplementar MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA REDE CREDENCIADA PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS 2007 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 03 2. INFORMAÇÕES CONTATOS... 03 3. APRESENTAÇÃO... 04

Leia mais

Legenda da GUIA DE RESUMO DE INTERNAÇÃO

Legenda da GUIA DE RESUMO DE INTERNAÇÃO Legenda da GUIA DE RESUMO DE INTERNAÇÃO 1 Registro ANS Registro da operadora na ANS String (6) 2 Número da guia Número da guia String (20) 3 Nº Guia Solicitação Número da guia de solicitação. String (20)

Leia mais

Padrão TISS - Componente de Conteúdo e Estrutura - Maio

Padrão TISS - Componente de Conteúdo e Estrutura - Maio Padrão TISS - Componente de Conteúdo e Estrutura - Maio 2014 356 Registro ANS Nº da no prestador 1 2 Registro ANS Número da no prestador String 6 String 20 Registro da operadora de plano privado de assistência

Leia mais

BPA-I IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO DE SAÚDE IDENTIFICAÇÃO DO PROFISSIONAL EQUIPE IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE TELEFONE DE CONTATO Nº DO TELEFONE

BPA-I IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO DE SAÚDE IDENTIFICAÇÃO DO PROFISSIONAL EQUIPE IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE TELEFONE DE CONTATO Nº DO TELEFONE Ministério da Saúde sus Sistema Único de Saúde NOME DO ESTABELECIMENTO DE SAÚDE BPA-I IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO DE SAÚDE Boletim de Produção Ambulatorial Dados Individualizados CNES CARTÃO NACIONAL

Leia mais

LAUDO PARA SOLICITAÇÃO, AVALIAÇÃO E AUTORIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS DO COMPONENTE ESPECIALIZADO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO

LAUDO PARA SOLICITAÇÃO, AVALIAÇÃO E AUTORIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS DO COMPONENTE ESPECIALIZADO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO LAUDO PARA SOLICITAÇÃO, AVALIAÇÃO E AUTORIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS DO COMPONENTE ESPECIALIZADO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO SOLICITAÇÃO DO MEDICAMENTO Campo 1 - Nome do Paciente:

Leia mais

Manual de Preenchimento da TISS (Troca de Informações em Saúde Suplementar)

Manual de Preenchimento da TISS (Troca de Informações em Saúde Suplementar) Manual de Preenchimento da TISS (Troca de Informações em Saúde Suplementar) 0 Última Atualização: 08/05/07 9:30h SUMÁRIO I Introdução Página 2 II - Formulários/ Legendas Página 5 II.1 Guias Página 5 2.1.1

Leia mais

Número do Cartão Nacional de Saúde do beneficiário

Número do Cartão Nacional de Saúde do beneficiário Legenda da guia de resumo Núm. do 1 Registro ANS Registro da operadora na ANS String (6) 2 Número da guia Número da guia String (20) 3 Nº Guia Solicitação Número da guia de solicitação. String (20) 4 Data

Leia mais

Legenda da Guia de Solicitação de Internação

Legenda da Guia de Solicitação de Internação Registro ANS Número da no prestador 1 2 Registro ANS Nº da no prestador String 6 0 Registro da operadora de plano privado de assistência à saúde na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) Número que

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA A REDE DE PRESTADORES. GUIA DE SP/SADT (Serviço Profissional/Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia)

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA A REDE DE PRESTADORES. GUIA DE SP/SADT (Serviço Profissional/Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia) MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA A REDE DE PRESTADORES GUIA DE SP/SADT (Serviço Profissional/Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia) Recife/2007 SUMÁRIO PAG I Objetivos... 02 II Orientações Gerais... 04 III

Leia mais

Código Descrição Código Descrição

Código Descrição Código Descrição VI - TABELA DE DOMÍNIO TABELAS Código Descrição Código Descrição 01 02 03 04 Lista de Procedimentos Médicos AMB 90 Lista de Procedimentos Médicos AMB 92 Lista de Procedimentos Médicos AMB 96 Lista de Procedimentos

Leia mais

PORTARIA No- 855, DE 22 DE AGOSTO DE 2012

PORTARIA No- 855, DE 22 DE AGOSTO DE 2012 PORTARIA No- 855, DE 22 DE AGOSTO DE 2012 O Secretário de Atenção à Saúde, no uso de suas atribuições, Considerando a Portaria nº 3.088/GM/MS, de 23 de dezembro de 2011, que institui a Rede de Atenção

Leia mais

Manual de Preenchimento dos formulários da TISS. Versão

Manual de Preenchimento dos formulários da TISS. Versão Manual de Preenchimento dos formulários da TISS Versão 3.02.00 Agosto/2014 u Página 2 de 58 Sumário Instruções Gerais... 4 Guia de Consulta... 5 Guia de Serviço Profissional/Serviço Auxiliar de Diagnóstico

Leia mais

RESPONSABILI- DADE CONCEITO. Centralizado. Centralizado

RESPONSABILI- DADE CONCEITO. Centralizado. Centralizado PORTARIA Nº 857, DE 22 DE AGOSTO DE 2012 O Secretário de Atenção à Saúde, no uso de suas atribuições, Considerando a Portaria nº 3.088/GM/MS, de 23 de dezembro de 2011, que institui a Rede de Atenção Psicossocial

Leia mais

Manual de Instruções CAMED SAÚDE

Manual de Instruções CAMED SAÚDE Manual de Instruções CAMED SAÚDE Janeiro/2015 1 Sumário 1. Introdução... 5 2. Orientações Gerais... 6 2.1 Entrega de guias... 6 2.2 Numeração de guias... 6 2.3 Pacotes - Autorização e cobrança... 6 3.

Leia mais

ANEXO IV MOTIVOS DE GLOSAS

ANEXO IV MOTIVOS DE GLOSAS ANEXO IV MOTIVOS DE GLOSAS Descrição da Elegibilidade 1001 Número da carteira inválido Elegibilidade 1002 Número do Cartão Nacional de Saúde inválido Elegibilidade 1003 A admissão do Beneficiário no prestador

Leia mais

Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA Nº 778, DE 31 DE DEZEMBRO DE 2004

Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA Nº 778, DE 31 DE DEZEMBRO DE 2004 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA Nº 778, DE 31 DE DEZEMBRO DE 2004 O Secretário de Atenção à Saúde - Substituto, no uso de suas atribuições, Considerando a necessidade de garantir

Leia mais

ALTERAÇÃO NA TABELA DE PROCEDIMENTOS, MEDICAMENTOS E OPM DO SUS Diário Oficial da União Nº 241, Seção 1 sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

ALTERAÇÃO NA TABELA DE PROCEDIMENTOS, MEDICAMENTOS E OPM DO SUS Diário Oficial da União Nº 241, Seção 1 sexta-feira, 16 de dezembro de 2011 Circular 462/2011 São Paulo, 19 de dezembro de 2011. PROVEDOR(A) ADMINISTRADOR(A) ALTERAÇÃO NA TABELA DE PROCEDIMENTOS, MEDICAMENTOS E OPM DO SUS Diário Oficial da União Nº 241, Seção 1 sexta-feira, 16

Leia mais

CNES Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde

CNES Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO Ficha nº 34 Módulo Unidade de Atenção em Regime Residencial Dados Operacionais/ Identificação: Entende-se por Unidade de Atenção em Regime Residencial (UARR), os estabelecimentos

Leia mais

Manual de Instruções CAMED SAÚDE

Manual de Instruções CAMED SAÚDE Manual de Instruções CAMED SAÚDE Dezembro/2017 Sumário 1. Introdução... 5 2. Orientações Gerais... 6 2.1 Entrega de guias... 6 2.2 Numeração de guias... 6 2.3 PACOTES - Autorização e cobrança... 6 3. Formulários...

Leia mais

PORTARIA Nº 576, DE 19 DE SETEMBRO DE 2011

PORTARIA Nº 576, DE 19 DE SETEMBRO DE 2011 PORTARIA Nº 576, DE 19 DE SETEMBRO DE 2011 O Secretário de Atenção à, no uso de suas atribuições, Considerando a Portaria nº 1.654/GM/MS, de 19 de julho de 2011, que institui o Programa Nacional de Melhoria

Leia mais

Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA/SAS Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012

Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA/SAS Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA/SAS Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012 A Secretária de Atenção à Saúde - Substituta, no uso de suas atribuições, Considerando a Portaria nº 3.088/GM/MS,

Leia mais

Implantação do Sistema de Gerenciamento de Consultas GERCON COMPLEXO REGULADOR - CMCE

Implantação do Sistema de Gerenciamento de Consultas GERCON COMPLEXO REGULADOR - CMCE Implantação do Sistema de Gerenciamento de Consultas GERCON COMPLEXO REGULADOR - CMCE COMPLEXO REGULADOR: DEFINIÇÃO / COMPETÊNCIA É a estrutura que congrega e articula os dispositivos operacionais de Regulação

Leia mais

Documentos necessários para abertura de processo de sinistro Doenças Graves Vida em Grupo

Documentos necessários para abertura de processo de sinistro Doenças Graves Vida em Grupo Central de Atendimento: 0800 730 0011 (segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, exceto feriados) SAC: 0800 730 0012 0800 730 0013 (deficiência auditiva ou de fala, 24h) Ouvidoria: 0800 200 1020 Acesse: www.prudentialdobrasil.com.br

Leia mais

DOU de 06/05/2016 (nº 86, Seção 1, pág. 141) MINISTÉRIO DO TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 521, DE 4 DE MAIO DE 2016

DOU de 06/05/2016 (nº 86, Seção 1, pág. 141) MINISTÉRIO DO TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 521, DE 4 DE MAIO DE 2016 DOU de 06/05/2016 (nº 86, Seção 1, pág. 141) MINISTÉRIO DO TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 521, DE 4 DE MAIO DE 2016 Substitui os Anexos I e II da Portaria nº 488, de 23

Leia mais

PADRÃO TISS COMPONENTE DE CONTEÚDO E ESTRUTURA. Parte V - Formulários do Plano de Contingência

PADRÃO TISS COMPONENTE DE CONTEÚDO E ESTRUTURA. Parte V - Formulários do Plano de Contingência PADRÃO TISS COMPONENTE DE CONTEÚDO E ESTRUTURA Parte V - Formulários do Plano de Contingência Padrão TISS - Componente de Conteúdo e Estrutura - Maio 2014 323 Registro ANS 1 Registro ANS String 6 Registro

Leia mais

Documentos necessários para abertura de processo de sinistro Doença Congênita de Filhos Vida em Grupo

Documentos necessários para abertura de processo de sinistro Doença Congênita de Filhos Vida em Grupo Central de Atendimento: 0800 730 0011 (segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, exceto feriados) SAC: 0800 730 0012 0800 730 0013 (deficiência auditiva ou de fala, 24h) Ouvidoria: 0800 200 1020 Acesse: www.prudentialdobrasil.com.br

Leia mais

AVISO DE SINISTRO DIÁRIAS POR INCAPACIDADE TEMPORÁRIA (DIT) ACIDENTE DO SEGURADO PRINCIPAL (TITULAR)

AVISO DE SINISTRO DIÁRIAS POR INCAPACIDADE TEMPORÁRIA (DIT) ACIDENTE DO SEGURADO PRINCIPAL (TITULAR) Pág. 1 /7 AVISO DE SINISTRO DIÁRIAS POR INCAPACIDADE TEMPORÁRIA (DIT) ACIDENTE DO SEGURADO PRINCIPAL (TITULAR) A análise do processo de sinistro começa com a comunicação de sinistro à Seguradora. No caso

Leia mais

Legenda da Guia de Resumo de Internação

Legenda da Guia de Resumo de Internação na Registro ANS 1 Registro ANS String 6 Registro da operadora de plano privado de assistência à saúde na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) Número da no prestador Número da de solicitação de internação

Leia mais

PMSP Prefeitura do Município de São Paulo

PMSP Prefeitura do Município de São Paulo PMSP Prefeitura do Município de São Paulo SMS Secretaria Municipal da Saúde ANEXO II REQUERIMENTO DE CADASTRO MUNICIPAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - CMVS OBSERVAR INSTRUÇÕES ANTES DE PREENCHER ESTE FORMULÁRIO

Leia mais

PORTARIA Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012

PORTARIA Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012 PORTARIA Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012 A Secretária de Atenção à Saúde - Substituta, no uso de suas atribuições, Considerando a Portaria nº 3.088/GM/MS, de 23 de dezembro de 2011, que institui a Rede

Leia mais

Legenda da Guia de Serviços Profissionais/Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia (SP/SADT)

Legenda da Guia de Serviços Profissionais/Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia (SP/SADT) na Registro ANS 1 Registro ANS String 6 Registro da operadora de plano privado de assistência à saúde na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) Número da no prestador 2 Nº da no prestador 0 Número

Leia mais

Documentos necessários para abertura de processo de sinistro Morte Acidental Vida em Grupo

Documentos necessários para abertura de processo de sinistro Morte Acidental Vida em Grupo Central de Atendimento: 0800 730 0011 (segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, exceto feriados) SAC: 0800 730 0012 0800 730 0013 (deficiência auditiva ou de fala, 24h) Ouvidoria: 0800 200 1020 Acesse: www.prudentialdobrasil.com.br

Leia mais

Para melhor atendê-lo, seguem abaixo todos os formulários e documentos necessários, juntamente com a orientação de como proceder ao envio.

Para melhor atendê-lo, seguem abaixo todos os formulários e documentos necessários, juntamente com a orientação de como proceder ao envio. Prezado (a) cliente: Para melhor atendê-lo, seguem abaixo todos os formulários e documentos necessários, juntamente com a orientação de como proceder ao envio. Procedimentos para envio dos documentos de

Leia mais

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO INSTRUÇÕES DE ENVIO DO FORMULÁRIO ESPECÍFICO PARA 01. No site da FAURGS, no Cronograma de Execução, clique no link. Documentos para Download: Edital Nº 01/2015 CECPODNR Consolidação Normativa Notarial

Leia mais

Regulação em Saúde no SUS e o Pacto Federativo.

Regulação em Saúde no SUS e o Pacto Federativo. Cláudio Tavares - Diretor de Regulação, Avaliação e Controle da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (DRAC/SMS) Regulação em Saúde no SUS e o Pacto Federativo. Experiência do Município de Goiânia no

Leia mais

DADOS DO BENEFICIÁRIO

DADOS DO BENEFICIÁRIO GUIA DE SP/SADT Número do campo Nome do campo Observação 1 Registro ANS Nas guias em papel impressas pela Petrobras ou Petrobras Distribuidora e nas guias disponibilizadas no site da Petrobras, é dado

Leia mais

GUIA DE SERVIÇO PROFISSIONAL / SERVIÇO AUXILIAR DE DIAGNÓSTICO E TERAPIA - SP/SADT

GUIA DE SERVIÇO PROFISSIONAL / SERVIÇO AUXILIAR DE DIAGNÓSTICO E TERAPIA - SP/SADT GUIA DE SERVIÇO PROFISSIONAL / SERVIÇO AUXILIAR DE DIAGNÓSTICO E TERAPIA - SP/SADT 2- Nº Guia no Prestador 12345678901234567890 1 - Registro ANS 3 Número da Guia Principal 4 - Data da Autorização 5-Senha

Leia mais

ANEXO I - TABELA CÓDIGO DE CAMPO Tipo de Registro 00 Header Geral. Tipo de Registro 01 Header Parcial Estrutura completa

ANEXO I - TABELA CÓDIGO DE CAMPO Tipo de Registro 00 Header Geral. Tipo de Registro 01 Header Parcial Estrutura completa ANEXO I - TABELA CÓDIGO DE CAMPO Tipo de Registro 00 Header Geral Nome Conteúdo Tipo Tam Obrg Dicas de Preenchimento do 0900 Tipo de Arquivo 00 Tipo de Arquivo C 1 S Valor fixo igual a C - Cadastro 0829

Leia mais

Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA Nº 756, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2005

Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA Nº 756, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2005 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA Nº 756, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2005 O Secretário de Atenção à Saúde - Substituto, no uso de suas atribuições, e Considerando a Portaria nº 1.161/GM,

Leia mais

31 - Código CNES Nome do Contratado. 24-Tabela 25- Código do Procedimento 26 - Descrição 27-Qtde. Solic. 28-Qtde. Aut. ou Item Assistencial

31 - Código CNES Nome do Contratado. 24-Tabela 25- Código do Procedimento 26 - Descrição 27-Qtde. Solic. 28-Qtde. Aut. ou Item Assistencial Logo da Empresa GUIA DE SERVIÇO PROFISSIONAL / SERVIÇO AUXILIAR DE DIAGNÓSTICO E TERAPIA - SP/SADT 2- Nº Guia no Prestador 12345678901234567890 1 - Registro ANS 3 Número da Guia Principal 4 - Data da Autorização

Leia mais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ABERTURA DE SINISTRO INCAPACIDADE FÍSICA TOTAL E TEMPORÁRIA

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ABERTURA DE SINISTRO INCAPACIDADE FÍSICA TOTAL E TEMPORÁRIA DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ABERTURA DE SINISTRO INCAPACIDADE FÍSICA TOTAL E TEMPORÁRIA Prezado Cliente: Para nós é importante oferecer a você o apoio necessário neste momento. Para abertura do processo

Leia mais

GUIA DE SERVIÇO PROFISSIONAL / SERVIÇO AUXILIAR DE DIAGNÓSTICO E TERAPIA - SP/SADT

GUIA DE SERVIÇO PROFISSIONAL / SERVIÇO AUXILIAR DE DIAGNÓSTICO E TERAPIA - SP/SADT Logo da Empresa GUIA DE SERVIÇO PROFISSIONAL / SERVIÇO AUXILIAR DE DIAGNÓSTICO E TERAPIA - SP/SADT 2- Nº Guia no Prestador 12345678901234567890 1 - Registro ANS 3 Número da Guia Principal 4 - Data da Autorização

Leia mais

Manual de Instruções ODONTOLOGIA CAMED SAÚDE

Manual de Instruções ODONTOLOGIA CAMED SAÚDE Manual de Instruções ODONTOLOGIA CAMED SAÚDE SETEMBRO/2016 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Orientações Gerais... 4 2.1 Entrega de guias... 4 2.2 PACOTES - Autorização e cobrança... 4 3. Formulários... 4

Leia mais

Legenda da Guia de Resumo de Internação

Legenda da Guia de Resumo de Internação PADRÃO TISS COMPONENTE DE CONTEÚDO E ESTRUTURA Formulário do Plano de Contingência Legenda da Guia de Resumo de Internação Registro ANS 1 Registro ANS String 6 Registro da operadora de plano privado de

Leia mais

GUIA DE RESUMO DE INTERNAÇÃO

GUIA DE RESUMO DE INTERNAÇÃO Logo da Empresa GUIA DE RESUMO DE INTERNAÇÃO 2- Nº Guia no Prestador 12345678901234567890 1 - Registro ANS 3 - Número da Guia de Solicitação de Internação 4 - Data da Autorização / / Dados do Beneficiário

Leia mais

PROCEDIMENTOS EM SITUAÇÃO DE ACIDENTE DO TRABALHO

PROCEDIMENTOS EM SITUAÇÃO DE ACIDENTE DO TRABALHO PROCEDIMENTOS EM SITUAÇÃO DE ACIDENTE DO TRABALHO 1- PROVIDENCIAR A ASSISTÊNCIA DE URGÊNCIA / EMERGÊNCIA, ACIONANDO O SAMU OU CORPO DE BOMBEIRO. 2- REALIZAR O PREENCHIMENTO DA FICHA E DEPOIS DE PREENCHIDA

Leia mais

Documentos necessários para abertura de processo de sinistro Morte de filhos Vida em Grupo

Documentos necessários para abertura de processo de sinistro Morte de filhos Vida em Grupo Central de Atendimento: 0800 730 0011 (segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, exceto feriados) SAC: 0800 730 0012 0800 730 0013 (deficiência auditiva ou de fala, 24h) Ouvidoria: 0800 200 1020 Acesse: www.prudentialdobrasil.com.br

Leia mais

Manual de Instruções ODONTOLOGIA

Manual de Instruções ODONTOLOGIA Manual de Instruções ODONTOLOGIA CAMED SAÚDE DEZEMBRO/2017 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Orientações Gerais... 4 2.1 Entrega de guias... 4 2.2 PACOTES - Autorização e cobrança... 4 3. Formulários... 4

Leia mais

PORTARIA Nº 04, DE 20 DE JANEIRO DE 2009.

PORTARIA Nº 04, DE 20 DE JANEIRO DE 2009. PORTARIA Nº 04, DE 20 DE JANEIRO DE 2009. O Secretário de Atenção à Saúde, no uso de suas atribuições, Considerando a Portaria nº 2.582/GM, de 2 de dezembro de 2004, que inclui nas tabelas de procedimentos

Leia mais

GUIA DE RESUMO DE INTERNAÇÃO

GUIA DE RESUMO DE INTERNAÇÃO Logo da Empresa GUIA DE RESUMO DE INTERNAÇÃO 2- Nº Guia no Prestador 12345678901234567890 1 - Registro ANS 3 - Número da Guia de Solicitação de Internação 4 - Data da Autorização / / Dados do Beneficiário

Leia mais

CUIDAR DE VOCÊ. ESSE É O PLANO

CUIDAR DE VOCÊ. ESSE É O PLANO Página 1 de 18 Manual do Reembolso Unimed Cerrado CUIDAR DE VOCÊ. ESSE É O PLANO 2016 1 Página 2 de 18 Sumário APRESENTAÇÃO... 3 DIRETRIZES DO REEMBOLSO... 4 PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE O REEMBOLSO... 5 REEMBOLSO

Leia mais

Manual TISS Troca de Informações em Saúde Suplementar

Manual TISS Troca de Informações em Saúde Suplementar Manual TISS Troca de Informações em Saúde Suplementar Instruções para preenchimento Grupo 5 - Clínicas e Laboratórios Unimed Sorocaba Cooperativa de Trabalho Médico Av. Pres. Juscelino Kubitscheck de Oliveira,

Leia mais

Guias TISS As condições de preenchimento dos campos são: 1.Obrigatório: a situação na qual o termo deve ser preenchido, incondicionalmente;

Guias TISS As condições de preenchimento dos campos são: 1.Obrigatório: a situação na qual o termo deve ser preenchido, incondicionalmente; Guia Guias TISS 3.02.01 No TISS 3.02.00 a ANS definiu novo layout para troca de informações entre operadoras e prestadores de serviços, na autorização, cobrança, demonstrativos de pagamento e recurso de

Leia mais

Para melhor atendê-lo, seguem abaixo todos os formulários e documentos necessários, juntamente com a orientação de como proceder ao envio.

Para melhor atendê-lo, seguem abaixo todos os formulários e documentos necessários, juntamente com a orientação de como proceder ao envio. Prezado (a) cliente: Para melhor atendê-lo, seguem abaixo todos os formulários e documentos necessários, juntamente com a orientação de como proceder ao envio. Procedimentos para envio dos documentos de

Leia mais

PORTARIA Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012

PORTARIA Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012 PORTARIA Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012 Legislações - SAS Qui, 13 de Setembro de 2012 00:00 PORTARIA Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012 A Secretária de Atenção à Saúde - Substituta, no uso de suas atribuições,

Leia mais

MÓDULO HOSPITALAR PERFIS: SOLICITANTE E EXECUTANTE

MÓDULO HOSPITALAR PERFIS: SOLICITANTE E EXECUTANTE TUTORIAL SISREG MÓDULO HOSPITALAR PERFIS: SOLICITANTE E EXECUTANTE SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MT 2 ÍNDICE 1. Como acessar o SISREG III?... 3 2. Como alterar minha senha de acesso ao SISREG?... 4

Leia mais

DECRETO MUNICIPAL Nº 27, de 03 de abril de 2017

DECRETO MUNICIPAL Nº 27, de 03 de abril de 2017 DECRETO MUNICIPAL Nº 27, de 03 de abril de 2017 Dispõe Sobre a Normatização do Tratamento Fora do Domicílio - TFD do Município de Galiléia e dá Outras Providências. O Prefeito do Município de Galiléia,

Leia mais

SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO GUIAS TISS

SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO GUIAS TISS SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO GUIAS TISS 3.02.00 1 Sumário Campos obrigatórios das guias... 3 Tabelas de domínio TISS... 3 Relação de Terminologias unificadas da Saúde Suplementar...

Leia mais

Para melhor atendê-lo, seguem abaixo todos os formulários e documentos necessários, juntamente com a orientação de como proceder ao envio.

Para melhor atendê-lo, seguem abaixo todos os formulários e documentos necessários, juntamente com a orientação de como proceder ao envio. Prezado (a) cliente: Para melhor atendê-lo, seguem abaixo todos os formulários e documentos necessários, juntamente com a orientação de como proceder ao envio. Procedimentos para envio dos documentos de

Leia mais

REGULAÇÃO AMBULATORIAL. agendamento de consultas especializadas e exames complementares

REGULAÇÃO AMBULATORIAL. agendamento de consultas especializadas e exames complementares REGULAÇÃO LATO IAL REGULAÇÃO AMBULATORIAL agendamento de consultas especializadas e exames complementares Os Centros Municipais de Saúde e Clínicas da Família são as unidades responsá veis pelo seu cuidado.

Leia mais

Legenda da Guia de Serviços Profissionais/Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia (SP/SADT)

Legenda da Guia de Serviços Profissionais/Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia (SP/SADT) Registro ANS 1 Registro ANS String 6 Registro da operadora de plano privado de assistência à saúde na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) Nº da no prestador 2 Número da no prestador 0 Número que

Leia mais

Regulação da Atenção à Saúde. Prof. Dra. Lucieli Dias Pedreschi Chaves

Regulação da Atenção à Saúde. Prof. Dra. Lucieli Dias Pedreschi Chaves Regulação da Atenção à Saúde Prof. Dra. Lucieli Dias Pedreschi Chaves REGULAR EM SAÚDE O que? Por que? Quando? Como? Rede Assistencial nacional Rede ambulatorial extensa tendência descentralização Municípios

Leia mais

Resolução COFEN Nº 477 DE 14/04/2015

Resolução COFEN Nº 477 DE 14/04/2015 Resolução COFEN Nº 477 DE 14/04/2015 Publicado no DO em 17 abr 2015 Dispõe sobre a atuação de Enfermeiros na assistência às gestantes, parturientes e puérperas. O Conselho Federal de Enfermagem COFEN,

Leia mais

Manual de Preenchimento. Formulários Padrão Tiss Atualização: Maio/ 2016

Manual de Preenchimento. Formulários Padrão Tiss Atualização: Maio/ 2016 Manual de Preenchimento Formulários Padrão Tiss 3.02 Atualização: Maio/ 2016 DESDE 1983 Índice Introdução 3 Guia de Consulta 4 Guia SADT 5 Guia de Resumo de Internação 8 Guia de Solicitação de Internação

Leia mais

Origem da mensagem Prestador Prestador Prestador Prestador Prestador Prestador Prestador Prestador Prestador Prestador Prestador Operadora Operadora Operadora Operadora Operadora Operadora Nome da mensagem

Leia mais

ALTERAÇÃO NAS TABELAS DE HABILITAÇÃO E SERVIÇO/CLASSIFICAÇÃO DO SCNES Diário Oficial da União Nº 178 Seção 1, quinta-feira, 13 de setembro de 2012

ALTERAÇÃO NAS TABELAS DE HABILITAÇÃO E SERVIÇO/CLASSIFICAÇÃO DO SCNES Diário Oficial da União Nº 178 Seção 1, quinta-feira, 13 de setembro de 2012 Circular 365/2012 São Paulo, 14 de setembro de 2012. PROVEDOR(A) ADMINISTRADOR(A) ALTERAÇÃO NAS TABELAS DE HABILITAÇÃO E SERVIÇO/CLASSIFICAÇÃO DO SCNES Diário Oficial da União Nº 178 Seção 1, quinta-feira,

Leia mais

ANEXO II INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO. Informar o número do endereço da entidade sindical.

ANEXO II INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO. Informar o número do endereço da entidade sindical. ANEXO II INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO 1ª VIA - CONTRIBUINTE DADOS VENCIMENTO DA GUIA Vencimento Mês/Ano Informar a data de vencimento da guia no formato DD/MM/AAAA. No caso de recolhimento fora do prazo

Leia mais

ALTERAÇÃO NA TABELA DE ESTABELECIMENTOS DO SCNES Diário Oficial da União Nº 228, Seção 1 terça-feira, 29 de novembro de 2011

ALTERAÇÃO NA TABELA DE ESTABELECIMENTOS DO SCNES Diário Oficial da União Nº 228, Seção 1 terça-feira, 29 de novembro de 2011 Circular 400/2011 São Paulo, 30 de Novembro de 2011. PROVEDOR(A) ADMINISTRADOR(A) ALTERAÇÃO NA TABELA DE ESTABELECIMENTOS DO SCNES Diário Oficial da União Nº 228, Seção 1 terça-feira, 29 de novembro de

Leia mais

Solicitação de Cadastro - Relacionamento ABC

Solicitação de Cadastro - Relacionamento ABC Dados Profissionais Dados Pessoais Solicitação de Cadastro - Relacionamento ABC Unidade para Cadastro Assunção Bartira Brasil Ifor Ribeirão Pires São Caetano Nome Data de Nascimento CPF RG Foto Sexo Masculino

Leia mais

ANEXO II INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO

ANEXO II INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO ANEXO II INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO 1ª VIA - CONTRIBUINTE DADOS VENCIMENTO DA GUIA Vencimento Mês/Ano Informar a data de vencimento da guia no formato DD/MM/AAAA. No caso de recolhimento fora do prazo

Leia mais

1. Trajetória dos Sistemas de Informação da Atenção à Saúde no Brasil 2. Situação Atual: Fragmentação da Informação 3. CMD no Brasil 4.

1. Trajetória dos Sistemas de Informação da Atenção à Saúde no Brasil 2. Situação Atual: Fragmentação da Informação 3. CMD no Brasil 4. 1. Trajetória dos Sistemas de Informação da Atenção à Saúde no Brasil 2. Situação Atual: Fragmentação da Informação 3. CMD no Brasil 4. O que muda com o CMD 5. O Modelo de Informação do CMD 6. Arquitetura

Leia mais

Preencher com a data limite de validade da senha concedida pela Petrobras para a internação. 7 Data de emissão da guia

Preencher com a data limite de validade da senha concedida pela Petrobras para a internação. 7 Data de emissão da guia GUIA DE RESUMO DE INTERNAÇÃO Número do Nome do campo Observação campo 1 Registro ANS Nas guias em papel impressas pela Petrobras ou Petrobras Distribuidora e nas guias disponibilizadas no site da Petrobras,

Leia mais

TISS Manual de Instruções

TISS Manual de Instruções Nordeste Saúde Empresarial TISS Manual de Instruções Troca de Informações em Saúde Suplementar 1 ÍNDICE 1. Introdução...03 2. Orientações Gerais...03 3. Identificação do Beneficiário...04 4. Capa de Processo...05

Leia mais

Glosas. Código Descrição Grupo

Glosas. Código Descrição Grupo 1001 Número da carteira inválido Elegibilidade 1002 Número do Cartão Nacional de Saúde inválido Elegibilidade 1003 A admissão do Beneficiário no prestador ocorreu antes da inclusão do Beneficiário na Operadora

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU PESQUISA CLÍNICA EM DOENÇAS INFECCIOSAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU PESQUISA CLÍNICA EM DOENÇAS INFECCIOSAS CHAMADA ESPECIAL PARA CANDIDATOS EXTERNOS AO INI/FIOCRUZ EM DISCIPLINAS ELETIVAS OFERECIDAS PELO PROGRAMA DE PESQUISA CLINICA EM DOENÇAS INFECCIOSAS - PCDI (2019.1º) O Instituto Nacional de Infectologia

Leia mais

Padrão TISS - Componente de Conteúdo e Estrutura - Dezembro/ Assinatura do Beneficiário ou Responsável

Padrão TISS - Componente de Conteúdo e Estrutura - Dezembro/ Assinatura do Beneficiário ou Responsável Logo da Empresa GUIA DE SERVIÇO PROFISSIONAL / SERVIÇO AUXILIAR DE DIAGNÓSTICO E TERAPIA - SP/SADT 2- Nº Guia no Prestar 12345678901234567890 1 - Registro ANS 3 Número da Guia Principal 4 - Data da Autorização

Leia mais

PORTARIA Nº 195, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2019

PORTARIA Nº 195, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2019 PORTARIA Nº 195, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2019 Prorroga a estratégia de ampliação do acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 6, DE 25 DE AGOSTO DE Institui o Conjunto Mínimo de Dados da Atenção à Saúde e dá outras providências

RESOLUÇÃO N. 6, DE 25 DE AGOSTO DE Institui o Conjunto Mínimo de Dados da Atenção à Saúde e dá outras providências RESOLUÇÃO N. 6, DE 25 DE AGOSTO DE 2016 Institui o Conjunto Mínimo de Dados da Atenção à Saúde e dá outras providências A COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE, no uso das atribuições que lhe conferem o inciso

Leia mais

Documentos necessários para abertura de processo de sinistro Invalidez Funcional Permanente por Doença (IFPD) Vida em Grupo

Documentos necessários para abertura de processo de sinistro Invalidez Funcional Permanente por Doença (IFPD) Vida em Grupo Central de Atendimento: 0800 730 0011 (segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, exceto feriados) SAC: 0800 730 0012 0800 730 0013 (deficiência auditiva ou de fala, 24h) Ouvidoria: 0800 200 1020 Acesse: www.prudentialdobrasil.com.br

Leia mais

SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE PORTARIA Nº 142, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2014

SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE PORTARIA Nº 142, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2014 SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE PORTARIA Nº 142, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2014 Estabelece normas para o cadastramento no SCNES das equipes que realizarão serviços de avaliação e acompanhamento de medidas terapêuticas

Leia mais

Ficha de Cadastro de Equipe na Saúde Indígena

Ficha de Cadastro de Equipe na Saúde Indígena MINISTÉRIO DA SAÚDE ORIENTAÇÃO DE PREENCHIMENTO DA FICHA COMPLEMENTAR DAS EQUIPES DE ESMI EQUIPES MULTIDISCIPLINARES DE ATENÇÃO À SAÚDE INDÍGENA E ESMIAL EQUIPES MULTIDISCIPLINARES DE ATENÇÃO À SAÚDE INDÍGENA

Leia mais

ANEXO. Somente serão aceitos arquivos enviados pelo BBS/DATASUS. O telefone para acesso ao BBS é (0xx21)

ANEXO. Somente serão aceitos arquivos enviados pelo BBS/DATASUS. O telefone para acesso ao BBS é (0xx21) ANEXO Orientações para a transferência de informações do Cadastro de Beneficiários entre as Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde e a Agência Nacional de Saúde Suplementar: 1. Forma de transferência

Leia mais

Normas - Sistema Gestão da Informação

Normas - Sistema Gestão da Informação Página 1 de 6 Normas - Sistema Gestão da Informação Visão Anotada PORTARIA RFB Nº 1384, DE 09 DE SETEMBRO DE 2016 (Publicado(a) no DOU de 14/09/2016, seção 1, pág. 17) Disciplina a disponibilização, pela

Leia mais